Adaptação: viver em Portugal

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 фев 2025
  • Vídeo longo! Mas contamos como está sendo, para nossa família, a adaptação e como estamos lidando com toda mudança!

Комментарии • 510

  •  6 лет назад +54

    Vocês são Gente muito Bôa e sincera.Oxalá tôdos os brasileiros que vêm para cá fôssem assim como vós.Daqui a 1 ano já se Sentem em Casa.Meus amigos, os Brasileiros têm raízes Portuguêsas que estão bem guardadas(esquecidas) no fundo de vós mêsmos/as...´mantenham as raízes Brasileiras, mas DEscubram a Essência de Portugal dentro de vós, por Ela está lá...E não falo só de sangue, mas de Cultura, uma Cultura que Fundou o Brasil, construiu o Brasil... e Algo em vós ainda se vai Lembrar da Essência de Portugal que existe em vós...E claro, ainda não estar no LAR definitivo, é mêsmo chato, mas sim , vai tudo corrêr Bem.Vocês ainda se vão Sentir Portuguêses. Luso Abraço

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +10

      Obrigada Rogério! Nós não podemos esquecer de onde viemos mas precisamos adquirir um pouco da portuguesa.

    •  6 лет назад +4

      @@Canal.inspirate De nada. Compreendo Geórgia, mas não foi bem isso que eu referi... A História antes da estoriêta que vos contaram na "escola" ... «O gosto que temos pela lição da história, nos levou à presente compilação, unicamente para fazermos sentir aos nossos compatriotas, que descendemos de um povo, que, por seus feitos gloriosos, não tem imitador na terra.
      Um escritor Português, compilando os feitos dos seus naturais, demonstrou com a evidência dos fatos, que, nenhuma nação conhecida, teve homens mais esforçados e ilustres, do que a Nação Portuguesa.
      Na sua dominação havia brandura e generosidade, e se alguns excessos teve, não são comparáveis aos das outras nações.
      Sem sairmos da América, nos diz a história geral, que os Americanos do Norte, para sacudir o jugo Metropolitano, fizeram inauditos esforços, a comprarem a peso de ondas de sangue cada um palmo de terreno que possuem, e por sete anos de guerra cruenta, a sua Independência.
      Os Espanhóis da América, quase que tiveram a mesma sorte. Porém, nós, os Brasileiros, recebemos este nosso país abençoado, e mais que muito invejado pelo estrangeiro, como o filho que se emancipa, recebe das mãos paternas o casal e herdade de que já estava de posse.
      Éramos todos Portugueses, quantos éramos aqui antes da nossa emancipação política, e para ela fomos todos Brasileiros. ...»
      www.ebooksbrasil.org/eLibris/portuguesesmundo.html

    • @linooo6161
      @linooo6161 6 лет назад

      Rogério Maciel.

    • @cjnge6828
      @cjnge6828 5 лет назад +1

      Sra
      Já que falamos de países, pelo que a sra diz Portugal quase não podia, ser habitado por causa do frio, a sra esqueceu-se que todos os outros. Países europeus são mais frios
      mas ninguém se queixa

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  5 лет назад

      Aiii começou o mimimi!

  • @CelitaRoxo
    @CelitaRoxo 6 лет назад +34

    Eu passei por tudo isso, realmente não é facil, até porque os porrtugueses são fechados mas quando se tornam amigos é sincero.
    Está correto o vosso discurso , o caminho é esse aceitar e vivenciar essa nova cultura sem perder a vossa identidade. Meu conselho se me permitem é deixar um pouco de lado o Brasil, evitem conparaçoes e focalizem mais o vosso dia a dia.
    Forte abraço, força e sucesso

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +3

      Obrigada Célia! Sem duvidas! Vivemos muito aqui e como dizemos, comparar não é justo!

    • @joaopedralva2397
      @joaopedralva2397 6 лет назад +1

      se mudem europa e grande agradecemos

    • @dilmaangelo3605
      @dilmaangelo3605 6 лет назад +1

      Célia Regina verdade, comparações fica mais difícil doí mais

    • @marie3587
      @marie3587 5 лет назад

      integração na comunidade é igualmente muito importante, em atividades culturais ou desportivas, convívios, caminhadas, passeios da natureza, etc. existem em grande número em todas as vilas e cidades do país, as pessoas não devem ficar isoladas...
      mas ninguém vai buscar as pessoas a casa, têm de procurar;
      também devem transmitir confiança aos seus filhos para não prejudicar o futuro deles, não transmitir frustração:)
      votos de boa sorte!

    • @abcd29361
      @abcd29361 4 года назад

      @@J0A0CARL05 até mesmo pelo frio,acredito que influencia no comportamento.

  • @techall1003
    @techall1003 6 лет назад +8

    A forma de adaptação depende de cada um, quando estive em Portugal (Lisboa) me adaptei em dois meses e quando tive q voltar para o Brasil, foi o inverso, mas ainda pretendo voltar para esse país que eu me sinto em casa.

  • @angela.quintino
    @angela.quintino 6 лет назад

    Casal lindo.... Agradeço por dividirem essas emoções com os futuros aventureiros. Espero de coração que a calmaria e bem estar cheguem o mais breve possível para vocês. Eu e minha família embarcaremos nessa jornada no próximo ano, e saber um pouco do terreno novo em que pisaremos ajuda a nos prevenir. Quando decidi pela mudança, comecei a pensar nas roupas que levaria e como deixaria tudo o que é afetivo para trás. Aos poucos percebi que as roupas são os itens mais fáceis de serem substituídos. E vocês só validaram esse pensamento. A questão do local e das semelhanças são fatores que me preocupam muito, por isso desde o início decidi ir para o sul de Portugal, na esperança de encontrar invernos mais amenos. Como Setúbal poderia ser uma das minhas escolhas e já acompanho o canal há muitos meses, agora curto ainda mais acompanhar suas histórias. E se puderem ir contando como é o primeiro inverno de vocês aí, vou gostar muito de ver. Muita luz para vocês!!!!!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada amada pela mensagem! Que tudo se resolva e se resolverá! Setubal é ótimo! Grande beijos

  • @k2saude203
    @k2saude203 5 лет назад

    Parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor, confortante e auxiliador. Tenho vontade de morar por ai também, um dia, assim que me aposentar. Esse vídeo me conscientizou, sobre vários assuntos que é sempre um mistério, pra quem nunca foi e que pretende ir, morar em Portugal. Muito bonita a iniciativa. Parabéns.

  • @portocalice
    @portocalice 6 лет назад +4

    Já o disse em outras ocasiões: faço votos para que se dêem bem no nosso Pais, que se adaptem o melhor possível e sejam felizes. Um sincero abraço.

  • @templarioaqui6760
    @templarioaqui6760 6 лет назад +8

    A adaptação é fugir dos guetos, e vai ver que muda pra melhor saúde e felicidades, eu próprio sou imigrante em casa sou português, saio da porta fora sou alemão vou para convívios portugueses e também convívios alemãs, não vivo em guetos e amo a minha amada pátria Portugal, nada é fácil mas vencer dá um orgulho enorme felicidades.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Verdade! Tem que saber viver as duas culturas

    • @templarioaqui6760
      @templarioaqui6760 6 лет назад +1

      @@Canal.inspirate mais nada as vezes temos que comer o pão que o diabo amassou, mas depois conquistamos tudo com o nosso trabalho e educação, eu tenho orgulho em dizer sou português, e os meus amigos estrangeiros dizem este português honra os seus e sua pátria, e me chamam português vens a minha casa hoge as vezes digo que sim outras vezes digo que não mas sou respeitado pela minha nacionalidade e estou bem integrado na cultura alemã, francesas, inglesa, holandesa, luxemburguesa, italiana e espanhola sempre respeitei a cultura desses países sem perder a minha mais uma vez felicidades no começo tudo é difícil normal mas depois tudo é fácil 😎.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Sem duvidas! Não é fácil ser imigrante, viver duas culturas. Tem que saber viver elas da melhor forma

    • @joaopedralva2397
      @joaopedralva2397 6 лет назад

      imigrantes portueses sao imgrantes desde 1946 e ajudaram a levantar muitos paises destruidos pela guerra da sao floes de estufa e bota a baixo-

  • @marygloria3824
    @marygloria3824 6 лет назад

    Ola gosto muito de seus videos pela transparencia e sinceridade ,eu e meu marido estamos só esperando a aposentadoria para mudarmos para PORTUGAL assistindo seus videos me sinto muito mais confiante de recomeçar nossa vida, temos quase 60 anos não somos mais jovens,...mas são pessoas como voces que nos inspiram muito obrigado bj

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Queria Mary, obrigada pela mensagem! Venham confiante! Não tem idade ou época para começar tudo do zero! Apenas vontade! Bjs

  • @glauciapatuccioliveira5105
    @glauciapatuccioliveira5105 6 лет назад +6

    Parabéns pela maturidade!!! Esse vídeo irá ajudar muitas pessoas... na torcida por vcs💕🙏🏽

  • @valedogirassol2687
    @valedogirassol2687 6 лет назад

    Esse vídeo de vocês, casal lindo foi o que mais nos inspirou , primeiro porque sentimos que vocês são âncora, pés no chão, segundo a maneira de se expressar e terceiro realistas , amamos , parabéns, vamos em Abril, beijão.

  • @tini1207
    @tini1207 6 лет назад +2

    Jorgea e Filipe, belas dicas e adorei ver o vídeo com os dois juntos! Façam outros! Sem dúvida que irão se adaptar e as mudanças e suas respectivas dificuldades são fundamentais para nosso crescimento pessoal e familiar e como disse a Jórgea " faz parte" Beijão pra vcs e pro Gabi! Sucesso família!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Obrigada querida! Nenhuma mudança é fácil, mas estamos juntos e nós apoiamos! Vamos fazer novos vídeos sim! Bjs

  • @flaviocarvalho250
    @flaviocarvalho250 6 лет назад +3

    Gostamos de vocês de graça......Sempre com boas informações......Parabéns e continuamos torcendo por vocês..... Obrigado e boa sorte sempre!!!

  • @lsvmuk
    @lsvmuk 6 лет назад +16

    Esperem 1 ano, pelo menos, para se adaptarem. Vim de África, Moçambique, muito jovem. Vivia lá ao ar livre, com amigos, nas casas deles. Viajava constantemente 300, 400 ou 500 kilometros, como se fosse um passeio. Quando cheguei a Lisboa, encontrei uma cidade velha, passei a viver fechado num apartamento, em que só via família, demasiada família, passei a deslocar-me de autocarro e pouco ia a casa de amigos, os poucos que fui encontrando, no outro lado da cidade. Lisboa, durante mais de 1 ano, foi um total desencanto.
    Mas, aos poucos, fui passando a viver em Lisboa, o meu espírito deixou de estar dividido entre o lá e o cá, passei a apreciar o que a nova cidade tinha e a outra não tinha, passei a perceber melhor como os “portugueses de cá” funcionavam, passou o passado a ser cada vez mais um passado distante. Enfim, passei a ser uma outra pessoa, que nunca mais se readaptaria a vida que tinha em África. Lisboa passou a ser a minha cidade, de onde não queria estar afastado mais de 1 semana.
    Cada pessoa é como é. Mas aconteceu o mesmo com muitas outras pessoas. Espero que aconteça o mesmo com a vossa família.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Verdade!

    • @lsvmuk
      @lsvmuk 6 лет назад +1

      Inspira -te Devem ter em conta 2 situações distintas: uma coisa é estarem acostumados, outra, diferente, é estarem adaptados. Pelo que percebi, vcs. estavam acostumados à vida na vossa cidade, mas, me parece, que não estavam adaptados. Tanto assim que sentiram necessidade de mudar de vida. Sentem saudades dos vossos costumes, alguns referidos na vossa conversa, não tanto dos factos que punham em causa a qualidade de vida que pretendem ter.
      Em Portugal, com o tempo, podem encontrar as oportunidades para melhorarem, de forma significativa, essa tal qualidade de vida e, por isso, adaptarem-se gradualmente ao novo lugar. Em minha opinião, deverão procurar por actividades que preencham o vosso dia a dia de forma qualitativa. Aquilo que vos agrada fazer e da sentido a vossa vida. Isso é o mais importante.
      Vão sempre sentir saudades de alguns costumes que tinham e não podem ser replicados. Mas, também aos poucos, vão substituindo por novos costumes, que vão perdendo, que deixarão saudades, e assim continuarão ao longo da vida.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Perfeita colocação! Ainda estamos nos adaptando a essa nova vida que desejamos

    • @joemarcosemportugal3574
      @joemarcosemportugal3574 6 лет назад +1

      Que legal seu depoimento que bom que você conseguiu se adaptar realmente é tudo novo e diferente para cada um de nós

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      😘

  • @cinthialeuckortizcofferi1642
    @cinthialeuckortizcofferi1642 6 лет назад

    Adorei a transparência de vcs e a coragem de expor os detalhes da adaptação de vcs, que é algo tão íntimo. Felipe, me mudei pra Caxias há 3 anos atrás e bem... um dia quem sabe fazemos um churras e meu marido conta os detalhes. Mas minha adaptação foi MUITO dificíl! Eu não estou aí ainda mas penso que sim, é importante ter memórias e se aproximar do que faz com que a gente se sinta em casa, mas tbm acho que estar aberto a uma nova cultura e aceitar que não teremos mais a nossa praça, a comida, a praia, o pinhão rsrsrs (jamais o chimarrão) mas haverão outros lugares, praias, comidas daquele lugar. Sem buscar comparações e estando abertos ao novo e ao diferente, não criamos expectativas! Foi assim que minha adaptação se tornou possível e acho que essa bagagem vai ser bem importante na minha adaptação em Portugal! Beijão!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada querida pelo comentário tão sincero e empático! Quando estiverem aqui fazemos um churras com chimas

    • @cinthialeuckortizcofferi1642
      @cinthialeuckortizcofferi1642 6 лет назад

      E só pra complementar... quase todo mundo fuma sim! 😂 e inclusive na maioria das vezes são desrespeitosos com crianças. Estava agora mesmo na paragem com a minha filha, sentou-se uma Sra ao nosso lado fumando e jogando fumaça no rosto dela.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      😂😂😂😂

  • @andreaanjos5828
    @andreaanjos5828 5 лет назад

    olá Georgia, sou nova no teu canal, te encontrei por acaso... estou gostando demais dos teus vídeos e pensando muito em ir pra Portugal, mas ainda está no pensar. Obrigada por compartilhar suas experiência, seus vídeos, pra mim, estão sendo os melhores, os mais completos.

  • @kKellinha20
    @kKellinha20 6 лет назад

    Adorei o vídeo! Daqui uns meses irei pra Portugal tbm..e esse vídeo me ajudou a cair ficha sobre a mudança. Vou levar comigo estas dicas... façam mais vídeos assim

  • @malvinars
    @malvinars 6 лет назад

    Lindo e equilibrado o depoimento de vocês! Precisamos sentir pertencente ao lugar, e isto leva tempo. Termos objetos que busque a nossa memória afetiva é muito importante. Bjs

  • @adelaide2663
    @adelaide2663 6 лет назад +5

    Boa noite Geórgia. Vcs me parecem muito transparentes em expor seus sentimentos. Aliás, senti isso desde o começo. Muita fé e força, acredito que tudo seja uma questão de tempo. Ocorre esse estranhamento em vários momentos de nossas vidas, um emprego novo, iniciando um novo curso... e por aí vai. O importante é que estão unidos e isso se transforma em ânimo. Essa questão de cigarro, tb percebi aí e olha que sou fumante. As regras aqui no Brasil estão cada vez mais rígidas. Bem, desejo sempre sucesso nessa nova fase de sua vida e acredite, tudo ficará bem é apenas uma questão de tempo. Vc verá que o bônus supera em muito o ônus. Bjinhos

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada querida Adelaide! 🙏🏻

    • @joaopedralva2397
      @joaopedralva2397 6 лет назад +2

      brasil e pais de terceiro mundo ?europa esta dois degraus mais assima

  • @GiovannaSalvatti
    @GiovannaSalvatti 6 лет назад

    Vocês são demais! Adorei o vídeo e é nítido que toda essa adaptação não foi fácil. Muito sucesso para vocês.

  • @pr.josemarcilio
    @pr.josemarcilio 5 лет назад

    Mesmo assistindo vocês só agora e os outros vídeos ainda no Brasil, hj já em Portugal vos digo: AMEI DE CORAÇÃO Este bate papo que vocês nos passaram. Estou desde janeiro de 2019 em planejamento para ir morar em Portugal daqui para 2023. Gostei da sinceridade verdadeira de vocês. Abração

  • @giselefelix
    @giselefelix 6 лет назад +2

    Casal lindo!
    Adorei a dica da rotina,vou passar a andar de bicicleta,qdo retornar de vez,daqui a 2 meses.😀
    Fico feliz,em saber que o Gabi, está se adaptando bem.
    Eu me adapto fácil,mas,sou um pouco reservada,costumo ir pro trabalho e depois,direto pra casa,amo ler,e amo decoração,quando eu tenho tempo e dinheiro,eu saio em busca de antiquários,brechós,e lojas de decoração,isso me faz bem.
    Desejo que vocês sejam felizes!
    Um beijo carinhoso pro 👫

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +2

      Obrigada querida Giseli. Criar essa nova rotina é ótimo. Incorporar coisas diferentes nela então!

    • @giselefelix
      @giselefelix 6 лет назад

      Simmmm😀😗💐

  • @kassife
    @kassife 6 лет назад

    Casallll amei o vídeo!!! Sim; Felipe ja está sendo cotado para novas apresentações.... e aprovadíssimo!! Adorei... como sempre, informações de forma centrada e sem estrelismo.... eu simplesmente adoro os seus vídeos!!! Muito obrigada , você não imagina como isso tudo que vocês falaram é importante e NINGUÉM fala!!!

  • @carlosn5597
    @carlosn5597 6 лет назад +10

    Querida Jeorgia foi uma postagem espetacular acho que vi quase todos os seus videos desde o principio portanto o meu comentário vai ser um pouco longo. Acho que perdi um dos videos ... e acho que foi o primeiro com o Filipe presente muito agradável. Espero vê-lo muito mais vezes por aqui e até sozinho. Nos meus comentários também vou dar alguns exemplos meus. E grande parte dos comentários são para o Filipe.
    Para comentar tive de ver o video inteiro duas vezes.
    Plane(j)amento. - é preciso muita flexibilidade.. e saber fazer um gestão das situações. Por vezes é preciso dar um passo para a trás para dar dois para a frente.
    Jeorgia lembra-se como fez os seu primeiro orçamento? Não tem nada a haver.. Pensava ir para Oeiras e fez todo um estudo nessa base... mas teve a inteligência de de se adaptar à realidade no momento e no lugar isso não é para qualquer pessoa. Mas voçê chega lá ...embora Palmela já seja muuuito interessante
    Bom para o Filipe. Deixa eu explicar eu gosto muito viajar com a minha namorada E normalmente ficamos 5 a 6 dias.num país.. e a nossa filosofia é paguei o aluguer do apartamento ou hotel e estou legal. Logo sou um cidadão daquele lugar por 5 ou 6 dias é a minhs cidade neste tempo. Tenho direito de estar ali.
    E não concordo quando voçê diz que " não é o teu chão" .....é o seu chão sim. Voçê está legal no país e comprou, alugou o seu espaço é tém as suas coordenadas X,Y,Z no planeta é o seu espaço... Esse é o seu chão sim. E voçê tem o previlégio de ter dois X,Y,Z. Um aqui e outro no Brasil. E tem uma mulher e uma sogra de 5 estrelas. São um bom suporte, bom voçê sabe isso melhor que eu obviamente.
    Em minha opinião, acho que voçês ainda nem tiveram tempo para para começarem a adaptação... Com as obras nos dois apartamentos ainda não sei como tiveram tempo para isso...acho que isso vai ser mais tarde.
    Um ponto muito importante que têm de aprender com o Gabriel os portugueses são muito mais " fechados" que os brasileiros... na capacidade de expressão os brasileiros ganham de 10-0. E apesar de estarem num país estrangeiro provavelmente ( na maior parte dos casos) para terem uma boa amizade serão vocês a dar o primeiro passo... a minha namorada no inicio pensava... - - bom já estou a ver que o jantar vai ser estranho eu a falar e voçê ouvir... bom não foi assim.
    Filipe no dia a dia não tem que errar.... os portugueses percebem 99% do que voçê diz. Claro que há expressões vossas que não entendemos e vice- versa mas isso são raridades. Até há expressões que nós introduzimos no Brasil e aqui já não usamos e até desconhecemos. Uma conversa com a minha namorada a primeira vez que fui ao Brasil:
    Íamos de carro e passamos por um edificio colonial muito bem conservado e ela diz:
    - aquele edificio é tombado
    - ???? Não respondi mas pensei ( tombado só se for por dentro a mim parec-me bem direitinho)
    Mais á frente a mesma coisa.
    - aquele também é tombado
    - ?????????
    Bom à terceira não deu ... tive de responder.
    - Tombado como ? O edificio está direitinho voçês fazem contenção de fachada e depois deitam abaixo o interior????
    - Não o edificio é considerado património Nacional.
    - Oooops...
    E depois começei a pensar de onde vinha esse nome tombar... e na verdade vem de Portugal. O principal arquivo português chama-se "Torre do tombo".
    Portanto não tenha medo de meter conversa com um português, ele é que é fechado mas despois de começar pode ter aí um amigo para o resto da vida. Rotinas é uma boa ideia, são as mesmas pessoas e conhece rápidamente. Não esquecer a capacidade de expressão do brasileiro dá 10 a 0 ao português. Não tenha medo de meter conversa... nós compreendemos o que vocês dizem já devemos ter um 30 anos de doutoramento em telenovelas brasileiras e ainda mais em musicas. A primeira telenovela brasileira que passou em Portugal foi a " Gabriela".
    Bem no ultimo episódio Portugal parou literalmente as ruas estavam vazias. Portanto nós percebemos bem o que voçês dizem. Já o contrario é mais dificil mas é uma questão de prática. A minha namorada diz que nós falamos com a boca fechada kkkkk. Não tenha problemas em pedir por favor para falar mais devagar ou explicar de outra forma não há problema nenhum.
    Como atender ou despedir ao telefone não se preocupe nós sabemos como é no Brasil com o doutoramento de telenovelas. Agora também sei que é muito mais dificil de entender o português de Portugal ao telefone...mas é pratica...olhem como o Gabriel fez.
    Em relação em estar numa zona parecida com a do Brasil voçê é que sabe...mas desde que sinta que está no seu espaço xyz e tem por direito de ali estar tem é de se sentir em casa, não está cá por favor nem deve nada a ninguém está cá porque tem direito a estar e esse é também o seu espaço ( seja no Norte , no Centro, no Sul mas ilhas da Madeira ou nos Açores) tem espaço aqui e no rio grande do Sul. Você está onde deve estar com a melhor companhia.
    Bom olhem para o Gabriel e imitem mas como adultos não é preciso mais nada.
    Eu também sou apologista que no inicio devem ter amigos sobretudo portugueses dá para se adaptarem melhor e uma melhor inclusão... mas pronto é só uma opinião.
    Ha e aquele exercicio de adaptação à comida funcionou?
    Felicidades a voçês, Filipe apareça mais vezes. Um abração.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +4

      Carlos, teus comentários são ótimos sempre! Já passei o teu recado ao Felipe! Ah! E estamos sempre puxando conversa com os portugueses! 😊

  • @nararubiazacariassilva7093
    @nararubiazacariassilva7093 5 лет назад

    Gosto muito de ouvir as experiências de vcs! E muito bonita a trajetória de vcs

  • @RicardoSilva-bk9jj
    @RicardoSilva-bk9jj 6 лет назад +10

    Boa noite georgia, em primeiro lugar seja bem vinda a Portugal, o processo de adaptação a um novo País, a uma nova cultura, novos hábitos, novas pessoas tem sempre o seu tempo, eu vou usar uma frase de Fernando Pessoa( o maior Poeta Português) "Primeiro estranha-se, depois entranha-se".
    Sejam felizes em Portugal.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +2

      Totalmente Ricardo! Tenho essa frase escrita na minha agenda de Portugal, bem na contracapa!

  • @rosidemetrio3198
    @rosidemetrio3198 6 лет назад +2

    Meus queridos tenham paciência. O tempo, literalmente, resolverá tudo. Sejam fortes.
    #torcendoporestafamilialinda!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +2

      Sem duvidas rosi, não temos a verdadeira noção até viver

  • @adrianaushiha7442
    @adrianaushiha7442 5 лет назад

    Amuuu o seu canal!! Adoro a qualidade dos seus videos!!

  • @emersonclayton6412
    @emersonclayton6412 6 лет назад +1

    Parabéns Georgia pelos Relatos...Independentemente das circunstâncias, não desanime. Seja persistente e nunca desista de seus sonhos e objetivos, mesmo quando as coisas não saírem da forma como você planejou.
    Lembre-se de que as derrotas e frustrações podem e devem ser o combustível motivador para você continuar lutando e recomeçar quantas vezes forem necessárias!
    Ano que vem estarei aí... espero conhecer vcs pessoalmente.
    Fiquem com Deus Família!
    Abraços.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada pelas palavras! Sem duvidas temos bem certeza que são coisas que todos precisamos superar e aos poucos vai acontecendo.

    • @joaopedralva2397
      @joaopedralva2397 6 лет назад

      para o ano eleicoes muito vai mudar

  • @marcianunesdasilva7595
    @marcianunesdasilva7595 6 лет назад +5

    A fadinha de cabelos vermelhos e o anjo barroco com seus cachos💕
    Amei!
    Vídeo muito positivo.
    Inspirador.
    VIDA NOVA COM LETRAS MAIÚSCULAS.
    Amei o vídeo.
    Já assistiu o filme "VALENTE " ?
    Tu és a menina valente com seus cabelos vermelhos.
    Deus os abençoe
    😙😚da tia Marcia
    🌷

  • @mariangelapinheiro9767
    @mariangelapinheiro9767 6 лет назад +1

    Força ao casal. Que vocês possam se harmonizar e acalmar seus corações o mais breve possível.
    Eu quero ir para aí justamente para o contrário. Coisas diferentes, lugares diferentes, costumes diferentes e povo diferente. Mas cada um é cada um. Força e paz.

  •  6 лет назад +27

    Façam amigos/as Portuguêses/as porque quando sômos amigos/as , sômos mêsmo amigos/as.

    • @cristinalopes513
      @cristinalopes513 6 лет назад +1

      Facão amigos portugueses ,vai ser muito importante ,quando VCs derem por isso já não se conseguem ver sem Portugal

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Temos amigos portugueses 😊

    • @tassiafernandesparis9171
      @tassiafernandesparis9171 4 года назад

      Com certeza!!! Morei em Portugal há 20 anos e ainda tenho amigas na terrinha. É amizade de verdade, pra vida toda.

  • @CelitaRoxo
    @CelitaRoxo 6 лет назад +3

    Boa tarde meninos. Compreendo muito bem o que estão sentindo e por msis esforço que vocês façam sempre haverá comparações e a saudade doi. Entretanto, por mais que demore isso passa. Eu demorei 3 anos para aceitar a adaptaçao.

  • @simonecarvalhoherculano8196
    @simonecarvalhoherculano8196 6 лет назад

    Vídeo maravilhoso!! Parabéns e obrigada por expor tão bem esse primeiro momento em Portugal. Pelo menos pra mim, ajudou muito. Valeu!! Um beijo grande pra vocês e que tudo melhore ainda mais!!✌😘

  • @vilmacarvalho4141
    @vilmacarvalho4141 5 лет назад

    Georgia vc e o Felipe transmite uma calma tao grande que fica dificel de imaginar vc aflita, inquieta, nervosa, aguniada acho que até a briga de voces deve ser com calma kkkk vc poderia ser psicologa, passa uma paz de espirito. Adoroooo seus vídeos!

  • @Rhodiny
    @Rhodiny 6 лет назад

    Parabéns pelo vídeo! Muito bacana! Sempre achei vc bem pé no chão Georgia. E essa de relatar o q vc e seu marido tem passado durante a adaptação de vcs foi 10! 😘

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada Juju, como disse né, nem tudo são flores e não adianta mentir!

  • @nos445
    @nos445 6 лет назад

    Estou aqui há um pouco mais de 3 meses e realmente vocês descreveram perfeitamente o que acontece em relação a adaptação, a se encontrar, entrar numa rotina, casal... me ajudaram muito com o relato de vocês pois ainda estamos passando por esse stress da adaptação, sem falar no medo e insegurança na questão do emprego, em ser qualificado e não conseguir se encaixar no mercado de trabalho🙈, dúvidas se realmente escolhemos a região certa p morar, só por Deus🙏🏻🙌🏻
    Que tudo de certo na vida de vocês e todos nós brasileiros nos adaptemos e consigamos encontrar a tão sonhada qualidade de vida🙏🏻❤️🙌🏻😘😘

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Querida Fernanda! É sempre bom sabermos que namoráramos só, que isso não está acontecendo apenas conosco. Toda mudança traz medos e inseguranças, mas isso passa, a vida vai se ajeitando e aos poucos nossa nova vida vai acontecendo. Grande beijo

  • @mirodaud9785
    @mirodaud9785 5 лет назад

    Muito interessante estes depoimentos. É um banho de realidade. Com certeza quando deixamos nossos lastros, "bambeamos" e muitas vezes nos perguntamos se fizemos bem. Calma e paciência e muita certeza de que tudo vai dar certo, é nisso que temos que acreditar. Fazer amigos portugueses também ajuda nesta fase de adaptação.As pessoas por vezes não decidem pelo medo do novo, outras se arrependem e não deixam o projeto amadurecer. Gostei. Obrigado por compartilhar sua experiência.

  • @sorayaanjos9476
    @sorayaanjos9476 6 лет назад

    Geórgia e Filipe, boa noite. Antes de mais nada quero dar os parabéns por aqui virem e trazer o que realmente estão sentindo e passando. Claro que só vocês mesmos sabem a dimensão mas...muito bom trazer essa "realidade". Os relatos aqui mesmo falados, mostram que todos nós seres humanos mesmo que com as diferenças individuais, em essência somos iguais. A meu ver, isso ajuda muito pois nos momentos mais difíceis, vocês lembraram desses mesmos comentários e dirão: vamos conseguir...respira-se fundo e "inspira-te". Vão conseguir, tenho certeza.
    Antes de terminar gostaria de falar do seu comentário sobre cigarro. Estou agora em Portugal para conhecer e...pesquisar. É impressionante e pra mim foi uma surpresa negativa o quanto "todos" fumam. Fiquei a pensar que a industria de tabaco, em Portugal deve dar um lucro imenso. Bem, desejo que muito breve tudo entre em uma fase nova e tranquila. Que Deus abençoe essa linda família

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada querida, esse foi o intuito, mostrar outras visões.

  • @pedrobaptista5441
    @pedrobaptista5441 6 лет назад

    Gostei muito do video. Muita sinceridade dos dois, é preciso é que haja muita cumplicidade entre o casal, e isso nota-se em vocês. Desejo-lhes as maiores felicidades aqui em Portugal

  • @sizenandovictorinoandrade957
    @sizenandovictorinoandrade957 6 лет назад

    Gostei das dicas de vocês! Não se preocupem que logo estarão adaptados. A mudança é muito recente. Boa sorte e sejam felizes! Vocês merecem!! Beijinhos no Gabriel!!!

  • @sandrajardim8485
    @sandrajardim8485 6 лет назад

    Também sou gaúcha morando há 15 anos em Brasília e se Deus quiser em fevereiro estaremos em Portugal. Obrigada pelas dicas, pela forma tranquila e sincera que nos passam as experiências de vcs. Se Deus quiser logo esteremos todos adaptados pois também estamos indo pensando no futuro de nossos filhos de 9 e 12 anos. Ah, qual cidade vcs estão? Um forte abraço e fiquem com Deus.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Oi querida Sandra, obrigada pela mensagem. Estamos em setubal

  • @tatianasa8836
    @tatianasa8836 6 лет назад

    Felicidades família!!! Vai da tudo certo!

  • @lkalmeidaalmeidafilha168
    @lkalmeidaalmeidafilha168 4 года назад

    Muito bom os vídeos , em breve estarei aí. Planejamento total

  • @albanosousa7756
    @albanosousa7756 6 лет назад

    Espero que sejam Felizes por cá vai ser óptimo um abraço.

  • @marciopelizzaro8427
    @marciopelizzaro8427 6 лет назад

    Mas bah tche bem legal video tiraram algumas duvidas boas . Abração e sucesso a familia !

  • @alexandretorres9350
    @alexandretorres9350 6 лет назад +2

    Gostei do vosso testemunho. É realista, otimista e pedagógico.
    Também sou ex-fumador, mas não sinto a pressão que vocês sentem. Pode até ser distração minha mas tanto no trabalho como no shopping não vejo pessoas a fumar. Aliás, em Portugal é proibido fumar em locais fechados. Mas constato que muitos brasileiros queixam-se disso, por isso deve ser um problema.
    Quanto à adaptação, acho que tem muito a ver com o perfil de cada um. Há muitos portugueses com depressão e vivem em Portugal e existem muitos estrangeiros felizes e também vivem em Portugal.

  • @celiaanaiuliandiniz3572
    @celiaanaiuliandiniz3572 6 лет назад

    Geórgia e Felipe , parabéns pelo vídeo ! Vocês formam uma família linda , continuem com fé e força , porque tudo vai dar certo .
    Felipe você se saiu super bem 👏👏
    Geórgia, e sua mãe , como está se adaptando? Adorei também o seu vídeo com ela ... é muito fofa e forte !
    Sobre mim : eu e meu namorado - Luciano, pretendemos ir para Portugal em 2019 , aliás , estamos nos organizando para casarmos antes de partir .
    Pretendo aplicar para uma vaga , no ensino superior , numa das universidades portuguesas , mas ainda não tenho definido exatamente em qual instituição, pois dependo de alguns fatores . O Luciano é analista de sistemas e até onde pesquisamos, trata-se de uma área carente de bons profissionais, então estamos muito otimistas quanto a ele conseguir um bom trabalho .
    Mas , se me permite , gostaria de compartilhar com você , sobre a minha maior dificuldade , que será deixar minha mãe por um tempo , aqui no Brasil , pois quero muito levá-la comigo, depois da nossa instalação e adaptação em Portugal. Ela diz que não irá , mas eu digo sempre a ela que virei buscá-la . Eu a amo demais, fazemos muitas coisas juntas e estou sentindo muito em deixá-la. Porém, estou indo atrás de um sonho que sempre tive , mas nunca pude sequer pensar nisso ...
    Enfim , como vocês disseram no vídeo , cada pessoa , cada casal terá que enfrentar o que vier pela frente , tendo sempre em mente os motivos que nos levaram até Portugal.
    O relato sincero de vocês , me emocionou ; nos mostra aqui desse lado , que mesmo com todo o preparo e organização de vocês , também têm que enfrentar a adaptação .
    Desculpe a extensão da mensagem...
    Grande abraço e muito obrigada 🙏

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Querida Célia, me emocionei com tua mensagem. Querida dará tudo certo! Seu namorado terá um campo bem amplo para trabalhar e vc vai gostar muito das universidades. Quanto a tua mãe, depois que vcs estiverem aqui, tu traz ela. Uma visita de 3 meses e ela vai querer ficar aqui! Beijos

  • @nandaalmeida1716
    @nandaalmeida1716 6 лет назад +10

    Deve ser difícil, não tenho experiência de emigração, sempre vivi no meu país, embora tenha viajado pela Europa, é diferente. É outro país, outro continente, outra cultura, começar do zero, vida nova. Mas daqui a pouco tempo, vão rir-se desta dificuldade. Sejam felizes!

  • @Pedablios
    @Pedablios 6 лет назад +2

    Queridos!!! Adorei ver o Filipe! Precisamos marcar nosso churrasco hein! Nada melhor que uma carne assada para ancorar a gauchada. Sucesso a vocês!! 😘

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Bah!!! Só pelo nosso churrasco hein!

    • @augustotorres1137
      @augustotorres1137 6 лет назад +2

      Pedablios , é pecado cobiçar o marido alheio . É um dos 10 mandamentos

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +2

      Eles são um casal amigo!

    • @augustotorres1137
      @augustotorres1137 6 лет назад +2

      @@Canal.inspirate Eu sei ! Também vejo o canal deles .

    • @Pedablios
      @Pedablios 6 лет назад

      Mas que barbaridade!! 😂😘

  • @olgamaria6090
    @olgamaria6090 6 лет назад

    Gostei muito do video, muito legal vcs mostrarem esse lado da adaptação, da saudades. Deus que ajude,, logo estarão adaptados.

  • @virginiaduarte7060
    @virginiaduarte7060 6 лет назад

    Muito lindo o vídeo de vocês 😘

  • @NerdsonJr
    @NerdsonJr 6 лет назад

    Muito bom ver o relato de vocês!
    Eu, por outro lado, sinto-me tão bem em Portugal que o retorno sempre torna-se doloroso. Já estive 3 vezes aí, e regressarei à terrinha novamente no próximo ano.
    Felicidades e boa adaptação!!!

  • @LindaSch567
    @LindaSch567 5 лет назад

    Não se preocupem com a adaptação, tudo virá no tempo certo. Eu vivo na Europa há 31 anos e por experiência própria lhes digo que a adaptação não é fácil, mas com o tempo a gente entende que o nosso país tem muitas coisas boas, mas a gente tem que escolher o que é melhor pra nós e principalmente pros nossos filhos. Eu sei que aqui não é o lugar ideal pra se viver, por alguns aspectos (se é que existe algum lugar ideal no mundo), mas pra mim é melhor ficar aqui, pelo menos por enquanto. Nosso futuro só Deus sabe. Pra esquecer as tristezas a gente tem que realmente se ocupar com algo, preencher o tempo com coisas úteis. E trabalhar, ganhar dinheiro pra poder viajar, que é a melhor coisa que se pode fazer aqui na Europa. Boa sorte!

  • @Sandra-tw8pw
    @Sandra-tw8pw 6 лет назад

    Obrigada, Geórgia e Felipe. Adaptação é um processo que tem um tempo e esse tempo varia de pessoa para pessoa. O importante é não ter ilusão de será um mar de rosas, pois mudar de país é um renascimento. Vocês têm um grande estímulo que é o Gabi e se ele está bem, vocês ficarão também. Agradeço a sinceridade, pois muitas pessoas ainda estão iludidas com informações incorretas de alguns. Recomeçar não é fácil, tem que ter perseverança. Vocês se organizaram bem, são unidos e juntos vão conseguir a vida sonhada. . Desejo tudo o que há de melhor para vocês. Fiquem bem. 💕💕💕💕💕💕💕

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Querida Sandra, obrigada pela mensagem! Tu conseguiste entender nossa mensagem 🙏🏻😊

  • @tanialeon1535
    @tanialeon1535 6 лет назад

    Ótimo video, valeu muito para quem tb está com ideia de morar em Portugal. Abraços.

  • @nelson1953
    @nelson1953 6 лет назад

    Olá! Espero e desejo que a vossa ansiedade acabe depressa e possam levar a vida que desejaram para a vossa família. Quanto ao vosso filho será fácil adaptar-se porque as crianças arranjam amigos mais facilmente. Bem-vindos a Portugal!

  • @marciafalcaro6272
    @marciafalcaro6272 6 лет назад

    Ótimo vídeo! Ótimas dicas!! Obrigada Queridos! 😘😘😘

  • @mariacandidamorroni474
    @mariacandidamorroni474 4 года назад

    .Boa noite meus amigos.... eu entendo vcs...mais e assim mesmo...Portugal e lindo, um pais pequeno, mais muito organizado...Graças a DEUS sou neta de portugueses, já estive ai por duas vezes...agora estou muito velha pra estar viajando.Espero que gostem de Portugal.. é um pais pequeno, mais muito acolhedor...Um abraço meu desejo de coração que vcs se acostumem ai...Abraços meus...

  • @oldairfialho4589
    @oldairfialho4589 5 лет назад

    Bacana, vocês falarem de uma maneira muito sincera. Dá pra sentir, que as coisas não são tão faceis, como a gente imagina. Morar em outro país, não é fácil pra niguêm.. Me senti um pouco angustiado com o depoimento de vocês dois, senti a dor de vocês, ai respirei profundamente por alguns instantes e me recompus. É muito importante o relato de vocês, as pessoas precisam , saber que problemas terão, que serem enfrentados. E o trabalho, então!! Esse tambèm é um grande problema, pena, que não abordaram, esse assunto. Achei um horror em saber, que os portugueses fumem tanto. Acho que estranharei muito, mas o país deles! o que fazer?! Descobrir um novo despertar, esse acredito ser o melhor caminho. Já experimentei, esse olhar, quando vivi em outro país, e esse deverá ser o foco, é muito importante, as pessoas buscarem, aquilo, que mais sabem fazer, acreditar, que é possível, se redescobrirem, nada é impossível. O universo é nosso, não importa, aonde estivermos, esse é o nosso tempo. A solidão que te devora, uma coisa é querer estar sozinho, a outra é se sentir só. Ah!! Como desejei alguém , um amigo, alguém da minha terrinha, para um bom papo, sem ter que preocupar com o idioma, rir, divertirsse, confabular sobre projetos de vida. A principio, tudo é maravilhados, afinal, tudo novo, um país, lindo civilizado, um lugar de consumo de qualquer cidadão(ã). Ainda bem queridos, vocês não estão só, são uma familia, linda, maravilhosa! Nada como o tempo, direpente, tudo pode acontecer. Um novo tempo surgirá. NAMASTÊ ! Um grande abraço!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  5 лет назад

      Obrigada querido oldair! E com o tempo tudo se ajusta. Já estamos bem adaptados! Menos angustiados!

  • @vanessaares4365
    @vanessaares4365 6 лет назад

    A adaptação acontece, sim, com o tempo. Força! Moro há 12 anos em Londres e sinto que hoje aqui é minha casa, meu lar, minha referência. Quando viajo, é daqui que sinto falta.

  • @anapaulaazambuja3391
    @anapaulaazambuja3391 6 лет назад

    Gente o vídeo com vcs dois está muito legal!!! ❤️

  • @itaandradeparaty
    @itaandradeparaty 6 лет назад

    Passando para deixar um presente:
    "Um sábio luso brasileiro por quem nitrimos grande benquerença, que tem certezas contagiantes como a do advento do tempo do menino, nos apresentou outro dia a uns velhos imigrantes brasileiros, perfeitamente integrados em Lisboa: uns jacarandás enormes, roxo puro, quebrando aqui e ali a uniformidade castanha dos telhados.
    Devem ter chegado ha muito tempo. Foram crescendo despercebidos. Foram se adaptando, eles aos telhados e os telhados a eles. Devem ter começado a florescer devagar, um pouco mais a cada ano, até esta explosão de cor, tão despudoradamente tropical. Só foi preciso que a terra lhes aceitasse as raízes e as alimentasse. O tronco, já traziam em si mesmos.
    Somos também como aqueles jacarandás, não precisamos de muito para desabrochar, só queremos que nos deixem deitar aqui nossas próprias raízes.
    Já entendemos que a terra é fértil, que a convivência é possível e que nenhuma pluralidade é redutora. Pelo contrário, só podemos enriquecer com novas cores as primaveras que, oxalá, hão de vir."
    Texto de Virgínia de Freitas- 1992- Na altura, presidente da casa do Brasil em Lisboa
    Assim que é e assim será. Abraço grande

  • @zenaidepereira4407
    @zenaidepereira4407 6 лет назад

    ficou linda a blusa!!

  • @zenaidepereira4407
    @zenaidepereira4407 6 лет назад

    Gostei muito das suas dicas p quem pretende ir p Portugal.

  • @heric_youtube
    @heric_youtube 6 лет назад

    Perfeito !!!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Obrigada 🙏🏻

    • @heric_youtube
      @heric_youtube 6 лет назад

      @@Canal.inspirate magina, eu que agradeço !
      Já saímos fora do Brasil 1x e infelizmente não foi uma boa escolha (Orlando).
      Voltamos em 2016 e agora estamos pensando em sair novamente, desta vez para Portugal.
      Porém não estamos nem um pouco preparado financeiro para isso, então tenho que esperar
      Acabei de ver o vídeo que vc fala sobre abdicar das coisas e pessoas e sobre o que aconteceu num grupo de WhatsApp com os gerentes.
      Antes de eu ir para os EUA, apesar de ser apenas técnico, eu tinha uma certa "moral" na empresa, então viajava a trabalho todo mês, ficava em ótimos hotéis, taxi padrão executivo me levava ora cima e pra baixo...mas ganhava $4000 am e tinha um gol 2001...kkk...era sugado pela empresa, mas aos olhos dos outros eu tinha um "super cargo."
      Quando fui para os EUA, eu lavava prato e tinha vergonha de falar isso para os meus amigos brasileiros, mesmo eu estando feliz com que eu fazia e entendo que aquilo era apenas um trecho do caminho a ser percorrido, mas não foi fácil ...me julgaram assim como fizeram com vc, a minha esposa é Biomédica e lá fazia faxina 4x semana, ganhava bem e estava feliz !!! Porém o julgamento foi demais e junto com a fragilidade de estar longe, não resistimos a 4 meses e voltamos para começar do zero quase sem dinheiro.
      Hoje conseguimos nos colocar numa situação igual como estávamos antes de sair do BR, tão igual que já pensamos em sair novamente.
      Meu filho tem 9 anos e estuda numa escola pública municipal, muito boa por sinal, mas isso vai somente até o próximo ano...depois só por Deus a outra escola e não temos condições de pagar escola particular.
      É difícil a decisão de abandonar os pais...mas precisamos mudar a nossa rotina, mudar o nosso círculo, mudar as coisas simples e complexas...viver aqui é viver mediano (não estou falando de patrimônio)...Deus nos deu esta curta vida e temos que aproveitar ela !!! Parabéns a vcs e muito obrigado!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Que linda mensagem e parabéns por terem ido e voltado. Não somos árvores para viver fixo. Temos que ir em busca do que nos faz feliz e não do que os outros acham que é felicidade. Se preparem, estabilizem e venham!

  • @Choranão-s9g
    @Choranão-s9g 5 лет назад

    Estou em Portugal a 25 dias e também sou uma ex fumante... e realmente aqui é uma tentação diária para não fumar, pois em todos os lugares tem alguém fumando. Mas estou conseguindo me trabalhar para tirar isso da minha vida. Adorei o video.Parabéns

  • @j.henrique8106
    @j.henrique8106 5 лет назад

    Caros! já passei por isso e quando se toma uma decisão desta natureza, é olhar para a frente e se socializar. Parece que até os 100 dias a nossa percepção é crítica. Mas quando entendem a necessidade de assumir uma nova vida, nos adaptamos! Sigam em frente!!!

  • @armandobrandao2515
    @armandobrandao2515 6 лет назад

    desfrute casal vcs estao num melhores paises do mundo em qualidade de vida eu moro no brasil ha 8 anos morei nova york 38 anos onde fui criado 8 anos de portugal ode nasci entao adoro o brasil amo os estados unidos e paixao uma paixao viajei mais de 10 paises e portugal sem duvida sejam pacientes vcs estao num pais muito especial abracos da Bahia

  • @airtonsalviano3786
    @airtonsalviano3786 6 лет назад +1

    Muito legal vossas explicações. Muito obrigado

  •  6 лет назад

    Oi querida! Que bom saber que, mesmo com as dificuldades, está tudo bem. Um abraço.

  • @lucianebittencourt2586
    @lucianebittencourt2586 6 лет назад

    Boa terapia hj hehehe
    Vcs são uns amores
    Sucesso sempre seus lindos
    Bjs

  • @Vargas.811
    @Vargas.811 6 лет назад +16

    Isso mesmo eu nunca fumei e fico horrorizada com os portugueses nessa questao.Exatamente e eu falo sempre pra eles o quanto eles fumam e a resposta e que fumavam muito mais tempos atras. Vivo aqui a quase 4 anos e trouxe meu cobertor do Brasil durmo com ele.Sim mesmo com 4 anos ainda nao me sinto adaptada .Acho que no inicio eu me sentia melhor porque era tudo novidade .Vou uma vez ao ano no Brasil mas com poucos dias ja quero retornar a Portugal.Quando moramos em um pais onde nos vemos que tudo funciona e que temos qualidade de vida ai queremos ir ao Brasil para visitar a familia e comer a nossa comida mas logo logo queremos retornar a Portugal. Acho que nunca seremos ou estaremos adaptados a lugar nenhum.O que mais me ajudou e ajuda e a parte espiritual. Saber que podemos estar em qualquer lugar e estarmos bem pois estamos vivenciando sempre diferentes coisas que serao um rico aprendizado. E saber que nos escolhemos e decidimos essa mudanca entao sera melhor para nos pois nunca estaremos sozinhos mas sempre acompanhado
    Saber que tudo foi criado para nossa evolucao e que estamos cumprindo essa nova etapa. O mais importante de tudo.Estamos aqui nesse planeta para sermos felizes entao que sejamos.Onde colocarmos nossos pes e la que devemos ficar e devemos nos sentir felizes .

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Que lindo lia! Concordo contigo! Da saudades mas depois de um tempo não se adapta mais lá.

    • @Vargas.811
      @Vargas.811 6 лет назад +3

      Inspira -te Procurem sempre se sentirem felizes sorriem sempre e agradeca por estar em um pais melhor pois nunca eu acho que estaremos adaptados .Nossas raizes falarao mais alto mas temos que ser felizes nos sentir felizes mesmo com um simples som de um canto de passaro aqui mesmo com essas lindas flores que encantam Portugal.Feliz sim e sempre e o nosso proposito aqui nesse planeta
      Nada de tristeza olhe os passaros os animais ai aqui a mudanca do tempo o lindo ceu azul tudo isso nos faz sentir felizes mesmo nao estando adaptados porque o criador nos fez assim e tudo isso tambem entao queridos e tudo para nossa felicidade e alegria. Voces sao muito maduros e percebi uma enorme sensibilidade sejam felizes.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    • @marie3587
      @marie3587 5 лет назад

      o que os portugueses deixaram nas colónias sempre foi mais do que o que trouxeram, por isso ficaram pobres!!!
      vejam Luanda (Angola) mais moderna do que Lisboa
      ruclips.net/video/RsD7bjz6ILY/видео.html
      em Moçambique (Lourenço Marques)
      ruclips.net/video/kiheHNbUpmA/видео.html
      Macau
      ruclips.net/video/P_T6U22avhg/видео.html
      Goa
      ruclips.net/video/0X9BxB4jEYA/видео.html

  • @vitorsilva2274
    @vitorsilva2274 6 лет назад +17

    Gostei do vosso vídeo e concordo com o que afirmam sobra a adaptação, é um outro país, uma outra cultura, um outro continente, mas como parece ser o caso estão abertos para se adaptarem à vossa nova realidade, uma coisa muito importante e boa, que é a de vosso filho se estar a adaptar, têm mais de metade do vosso problema de adaptação resolvido ao verem que ele está feliz, Portugal como qualquer outro país terá coisas melhores e piores que o Brasil, se como acho que é o caso serão mais as melhores que as piores que irão encontrar, a família os amigos, alguns cheiros, irão sentir falta, mas isso é um preço a pagar por um bem maior, mas, se viessem para qualquer um país da Europa de certo que a adaptação seria muito mais difícil, Brasil-Portugal têm a língua em comum, embora com algumas diferenças, o clima embora seja mais frio que o do Brasil, será o menos agreste para os brasileiros, algumas comidas também são parecidas, agora qualquer outro país terá um clima mais agreste, a língua será um grande problema, os costumes não terão mesmo nada a ver com os do Brasil, as comidas totalmente diferentes e com muito menos sabor que em Portugal, sejam bem vindos a Portugal e que encontrem tudo aquilo que vos levaram a essa aventura em busca de melhor vida.

  • @hensiq
    @hensiq 6 лет назад

    Excelente vídeo!
    Todos nós sabemos que uma adaptação qualquer que seja ela, requer sacrifícios. Imagine o seu filho a estudar em uma Escola totalmente diferente daquela que ele frequentava no Brasil, com professores diferentes a aplicar didática diferenciada; a convivência com os seus coleguinhas; o idioma entendível, porém novo e diferente, etc.
    Então, essa integração ao novo ambiente em que nos encontramos, tem uma grande influência sobre os nossos comportamentos.
    No entanto, temos e devemos aceitar tudo isso como um desafio saudável, agradável, que tem como propósito realizar as nossas conquistas.
    Cada dia, será um dia diferente e teremos sempre um novo desafio. O importante é vencermos cada um desses desafios com alegria.
    Aliás, vocês já venceram tantos desafios até chegarem aí nesse lindo país onde as pessoas são amáveis...
    Muita paz para todos.
    Abraços

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Querido Henrique, sempre com uma mensagem positiva e de força. Obrigada pelas palavras!

  • @heloisabeatrizteixeiradasi7063
    @heloisabeatrizteixeiradasi7063 6 лет назад

    Muito importante esse vídeo. Tive sentimentos bem parecidos quando troquei de morada aqui mesmo no Rio, apesar de ter sido uma decisão minha, o bairro era o que eu queria, o apartamento tem exatamente o piso que eu queria, meus objetos pessoais estavam à mão e, mesmo assim eu passei por um período de adaptação em que ficava me questionando se havia feito a coisa certa.
    Vou sozinha para Portugal, tenho parentes aí mas, obviamente eles não estarão disponíveis o tempo todo. Obrigada!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Olá querida Heloisa. Exatamente, toda mudança nos gera um pouco de desconforto e isso é normal acontecer.

  • @KistnaEuropa
    @KistnaEuropa 6 лет назад +7

    Estive em Portugal em julho e quero migrar em 2021 com minha esposa e família, estou registrando meus planos

  • @biaoliveira5110
    @biaoliveira5110 6 лет назад +1

    Logo, Logo...às coisas entram no eixo. Tenham Fé Casal 💑 Como diz o Chico Xavier " Tu Passa Tristezas, Alegrias...Tudo Passa" Torcendo por Vocês Família 👪.

  • @eudeniatavares4575
    @eudeniatavares4575 6 лет назад

    Amei 💝👏💝💝💝👏

  • @joaquimsilva5502
    @joaquimsilva5502 6 лет назад +3

    Boa noite bao ser muito felizes em portugal abraço

  • @VoltaireMM
    @VoltaireMM 6 лет назад +15

    Emigrar nunca foi fácil, nunca será fácil. É necessário resiliência para ultrapassar as adversidades do dia de cada dia. O lugar ideal apenas existe no nosso imaginário. As afinidades vão surgindo a pouco e pouco, a integração na sociedade portuguesa é importante para que se sintam bem. Nada será como dantes. Portugal oferece mil e uma oportunidades culturais onde podem socializar naturalmente. Vejam a agenda cultural do município onde vivem, a maioria gratuita e muito diversificada. Vejam as piscinas municipais, os encontros literários, as festas regionais, os desportos e tantas coisas mais que poderão preencher os vossos momentos de lazer, tornando-os mais gratificantes. e enriquecedores. Há tanta coisa que se pode fazer em Portugal e que seria impossível no Brasil, proporcionada pela segurança que este país oferece a quem nos escolhe. Emigrar nunca foi para todos. Será sempre e apenas para alguns que persistem.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Perfeito José!

    • @joaopedralva2397
      @joaopedralva2397 6 лет назад +2

      tudo muitp bom e portugues a pagar.-a sguranca nao e rao asim ha de tudo como na europa o pior e o terurismo e o jadistas qurr matam e ferem mcentenas quando atiam um dia sera a nosssa vez inflelismente . nao vivamos so de ellusoes

    • @luisvicente1817
      @luisvicente1817 6 лет назад +2

      João Pedralva repete em Português por favor!!!

  • @anaglaicy8789
    @anaglaicy8789 6 лет назад

    Obrigada por compartilhar!

  • @marthaluciadeoliveira9617
    @marthaluciadeoliveira9617 6 лет назад

    Esse vídeo me fez lembrar muito um poema do Fernando Pessoa: "O rio que corre pela minha aldeia", acho que seja o título e começa assim: O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
    Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
    Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. [...] Desejo que essa fase de adaptação tão permeada por turbulências, passe logo para vocês e que aconteça da maneira mai suave possível. Tudo de bom pra vocês. Bjs.

  • @rafaelzinhuw
    @rafaelzinhuw 6 лет назад

    Georgia, queria te dar parabéns pelo vídeo. Não sou de comentar em vídeo, apesar de só ver RUclips na vida rsrs, mas esse tive de compartilhar minha opinião. Estou a 2 anos fazendo pesquisas para minha viagem para Portugal em março de 2019.
    E nunca vi um vídeo tão detalhadado sobre esse assunto . Meus parabéns, apesar da pouca bagagem de RUclipsrs que tem, está trazendo excelentes vídeos com excelente conteúdo.
    Parabéns de coração .
    Outro detalhe é o uso do Felipe no vídeo, porque ele nunca apareceu ?
    O cara fala muito bem e faz uma expressões maravilhosa, super engraçado gostei muito da participação dele. Sei que ele deve ter vergonha por isso não apareceu antes. Mas trabalho isso com ele . Ele é bom !
    Rsrs.
    Parabéns !!!

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Olá Rafael, obrigada pela mensagem, nosso intuito com o canal sempre foi trazer nossa vivência, nua e crua! Felipe não aprecia por vergonha mas sabíamos que esse assunto requeria um visão além da minha. Mas ele já disse que irá participar de outros vídeos também.
      🙏🏻

  • @manemong
    @manemong 6 лет назад +2

    Meus queridos amigos, não menorizando as vossas dificuldades naturais de adaptação, nós temos uma expressão que corporiza de alguma forma tudo o que acabam de expressar. "Dar tempo ao tempo..." é a mezinha para tudo! É talvez uma simplificação mas, não tarda nada, estarão aqui a rir-se das dificuldades iniciais. Com as crianças é mais fácil pois elas não percepcionam a realidade da mesma forma. Mas sejam felizes que bem devem merecer......!

  • @lunat9169
    @lunat9169 6 лет назад

    Parabéns pelo vídeo.

  • @adrianadaluzfelicio2752
    @adrianadaluzfelicio2752 6 лет назад +1

    boa noite ao casal, o Ano que vem estarei indo sim pra Portugal, mas o meu marido é português, ele vem nos buscar, tenho dois filhos um de 18 anos e outro de 22 anos porem este é autista, minha preoculpação é com ele, ñ sei se ele vai se adaptar embora ele seja mentalmente com 5 anos, bjs

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Olá querida. Aqui tem muitos programas para pessoas especiais. Teu marido deve conhecer. Ele terá apoio e vai se adaptar sim. Bjs

    • @adrianadaluzfelicio2752
      @adrianadaluzfelicio2752 6 лет назад

      @@Canal.inspirate obrigada por mim dar esta força, queria que mim tirasse uma dúvida, aqui no Brasil eu recebo o auxilio doença dele, que é um salario minimo daqui, será que eu consigo de receber este auxilio ñ sei como se chama air será que ele tem direito de receber air? bjsss

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Tem que ver se aqui tu tem esse direito

  • @neideromero3124
    @neideromero3124 6 лет назад

    Parabéns por estarem conseguindo ficarem sem cigarro, porque até hoje não consegui largar,,, eu e meu marido (que é português nato, e que veio pra SP ainda pequeno), não conseguimos parar de fumar. Sabemos que faz mal, mas também não nos esforçamos pra parar. Qualquer sinal de tensão, acendemos um cigarro. Já ouvi dizer que o cigarro em Portugal é bem caro... e nós já somos idosos (acima de 60), o que piora. Abraços ao casal.

  • @KistnaEuropa
    @KistnaEuropa 6 лет назад +2

    Sou do RS também, nasci em Santa Cruz do Sul e moro em POA

  • @larissavasconcelos6457
    @larissavasconcelos6457 5 лет назад

    Parabéns boas dicas

  • @louisebrandaodesa6429
    @louisebrandaodesa6429 6 лет назад

    Muito bom inspirar-me com vcs!! ✌️🙌

  • @boacena42
    @boacena42 6 лет назад +3

    Olá casal bonito!.. Vão ver que tudo vai mudar para melhor. O vosso filho está adaptado, olhem para ele e libertertem-se do saudosismo, esquecem como ele, um pouco o Brasil. O Deus do Brasil é o mesmo de Portugal, Ele está dentro de nós, e ajuda sempre a superar qualquer adversidade. Nao há nada que Lhe resista. Decidam ser felizes em Portugal, e vão ver como tudo muda. Basta decidirem, e Deus faz o resto por nós!!

  • @antonioguerreiro331
    @antonioguerreiro331 6 лет назад

    Tenham tranquilidade por Portugal é um país pequeno mas os portugueses têm o coração grande e longo longo vão estar adaptados

  • @fernandavasconcelos8039
    @fernandavasconcelos8039 6 лет назад

    Como disseram e bem, é mais fácil para uma criança se adaptar a uma mudança. Nos adultos, poderá ser mais difícil - alguns reagem bem e outros menos bem. Agora não se esqueçam que estão neste momento a criar raízes noutro local, e, daqui a uns anos, já têm raízes por cá. É um processo temporário e vocês vão superar. A TV Portuguesa pode ajudar, porque se habituam às expressões que usamos. A rádio também. E como disseram tudo vai dar certo. O que não podem é deixar que o desânimo vos invada.

  • @vilmasantos665
    @vilmasantos665 6 лет назад

    Bem eu, qdo vcs falam de ir sozinha. terminei uma faculdade gostaria de fazer uma pós em Portugal, tenho um filho de 25 anos mas não sonha meus sonhos, sou viúva ha dez anos, e me voltei aos estudos, tenho me sentido otima. Estou curtindo ver seus videos acho bem sinceros e válidos. obgdo. bjus aiiii cigarros kkk eu nem fumo nem bebo

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Vilma, não entenda mal. Apenas falamos que as pessoas precisam saber que adaptação nem sempre é fácil e rápido. Dará tudo certo aqui!

  • @ruineves9839
    @ruineves9839 6 лет назад

    Finalmente !!! O Filipe apareceu. Agora vai dar tudo certo. ..

  • @morenamilo8012
    @morenamilo8012 6 лет назад

    Oi meninos. Realmente varias famílias estão voltando para o Brasil devido a não se adaptarem ao país. Desejo a vcs, FORÇA, FOCO E FÉ...

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      Verdade morena. Foi por isso que quisemos fazer o vídeo. Para quem está vindo saber que não é tão simples e fácil não

  • @vitoralves2246
    @vitoralves2246 6 лет назад +26

    Inspira-te .....Georgea, vocês ainda um dia vão rir de tudo o que sentem agora, não tenham dúvida. Olhem para o vosso filho!.....ele será rapidamente um portuguesinho.

  • @branquela9
    @branquela9 6 лет назад

    Muito bom esse depoimento de vocês. Essa pergunta eu me faço todos os dias :-Será que vou me adaptar?
    Também vivi minha vida inteira aqui no Brasil, embora seja casada com um estrangeiro e tenha ficado alguns meses no país dele e tenha viajado muito. Aqui sempre foi minha base. Pretendo levar meus pertences favoritos. Acho até melhor que levar roupas.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Exatamente mas te digo, eu que vivi 5 anos fora, um dia, do nada tu te dá conta que sim, já pegou aquela cidade para ti. Bjs

  • @davidlguerr
    @davidlguerr 6 лет назад +16

    Por favor, não exagerem com isso do tabaco. A percentagem de fumantes em Portugal é de 20%, portanto não é "todo mundo fumando". Nenhum dos meus pais fuma, nem meus amigos. Talvez seja mais fácil de ver gente fumando do que no Brasil, mas não é todo mundo. Aliás, na Europa até estamos abaixo da média europeia.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад +1

      David, é maneira de falar que todos fumam. Mas é impressionante! Talvez pq no Brasil já mãos se pode fumar em quase nenhum lugar, não se vê muita gwbtw

    • @davidlguerr
      @davidlguerr 6 лет назад +3

      @@Canal.inspirate Aqui também poucos são os locais onde se pode fumar. E dentro de shopping fechado não pode. Se fumam, estão a fazer algo que não é permitido. Os únicos shoppings que tem locais onde se pode fumar, são aqueles com áreas ao ar livre.

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Olha, se era aberto eu não sei, mas era no shopping! Saímos do banheiro e sentimos o cheiro de cigarro e vimos um café com essa área

    • @davidlguerr
      @davidlguerr 6 лет назад +2

      @@Canal.inspirate Infelizmente ainda existem cafés e restaurantes com área de fumadores. Mas eu ainda me recordo do tempo em que se fumava mesmo em todo o lado, uma pessoa ia num restaurante e tava alguém do lado fumando. Odeio quando vou na rua e o vento empurra fumaça para cima de mim :(

    • @Canal.inspirate
      @Canal.inspirate  6 лет назад

      Sim, eu lembro disso. Trabalhei numa empresa q tinha uma sala de vidro no meio do Hall de entrada. Terrível

  • @carlospontes34
    @carlospontes34 6 лет назад

    Vão andar na linha,sim. Fico contente ,entre crianças e tudo universal.