É extremamente gratificante encontrar profissional do seu nível neste país. Lamento por não ter visto seus vídeos aulas antes. Conteúdo didático excepcional, parabéns.
@@Electrolab-Eletronica Olá! Tenho um motor eixo duplo MET DC 13 volts Modelo: 3A-1307215C 13cm de comprimento e 8cm de largura e gostaria de saber qual fonte usar, quantos volts e quantos amperes são suficientes para funcionar corretamente e também para que serve esse motor e se funciona submerso em óleo ou está fora?
Valdemar top de mais sua explicação foi a melhor que achei o YT, mas oque mais me impressiona alem da sua capacidade e conhecimento e sua boa vontade em explicar e responder as perguntas, muitos canais tem um Zilhao de videos, mas dar atenção ao usuário, e mais importante que encher de videos, parabéns mesmo, siga em frente amigo.
Muito legal, com bastante aplicações e de fácil montagem. Fiz uma maquininha para fazer circuito impresso, e este controle servirá para controlar a centrifugação.
Não sou muito de comentar, mas não posso deixar de demonstrar minha satisfação. E sem menosprezar aos demais, esse canal é o melhor que já vi na Net nesse nicho. Pela confiança que vc nos passa, pela forma limpa e didática que expõe os conteúdos e pelo conhecimento e domínio que tens do assunto ao qual se propõe. PARABÉNS e obrigado por tudo. Aguardo o próximo video
Olá prof. muito bom, como todos os outros vídeos que eu vi, seu. Vc tem algum vídeo ou dica para fazer este controle de velocidade, com controle remoto? ABS. Deus abençoe sempre.
Hello tudo bem? Uma sugestão na mesma linhagem, fale sobre o ESC, Electronic Speed Control, cada dia mais em uso devido aos motores brushless DC e também creio ser interessante falar sobre os controladores de step-motor... largamente empregado com Arduino e nos automóveis modernos...
Voltando, "fucei" 2 carros nacionais hibridos, fabricantes diferentes, usam ESCs e como já era de se esperar os motores já partem com muito torque mesmo em baixa rotação...
Certamente Geraldo. Vi uma competição de arrancada de um muscle car (depois testaram com um Porsche Carrera) e um Tesla. O Tesla deixou o gigante para trás nos primeiros 200m.
Ontem li um artigo onde Toyota e BMW já anunciaram o encerramento da fabricação de veículos c motores a explosão em seus respectivos países sedes a partir de 2025... somente elétricos desde então... p muitos que não sabem já existem 6 modelos elétricos fabricados no Brasil, eu conheci o Toyota e o Ford, dá "medo" o silêncio qdo vc para no semáforo.... pensa que o motor "morreu"...
Para não ser repetitivo, excelente ! não tinha visto sua aula. é com você que vou aprender a ler esquema elétrico.Passa mais, passa mais. se possível mais detalhado. Cara eu estou contente! um abraço.
Estou usando uma fonte FA-3005 da Instruterm e ela é bastante precisa e regulada. Acusa tensões e correntes na faixa de 0,1V e 10 mA, respectivamente. Uso-a, inclusive para acendimento de LEDs. Esse problema está me surpreendendo. O circuito funciona bem justamente a partir de 4 V (tensão mínima para polarização Mosfet, de acordo com o Datasheet do transistor). Parece-me que o Mosfet está gerando pulsos de alta tensão que estão provocando a queima do 555.Já redesenhei a placa, adicionando um 7812, incluindo um capacitor para aterramento de transientes, como também estou mantendo, para efeito de pesquisa, o Zener 13V. Em breve vou montá-la e efetuar os testes. Então, vou lhes informar sobre o resultado. Caso tenham alguma explicação para o fenômeno, queiram me informar, por favor. P.S. Estou usando um IRFZ44N. Obrigado pela sua atenção.
Comprei uma ventoinha 12v 80w pra por auxiliar no condensador do ac do carro... vou usar esse circuito no lugar do resistor de velocidade 1 que fica em série com a ventoinha.. creio que se eu deixar ele na metade do pwm vai funcionar legal, sem as perdas que o resistor tem. Obrigado pelo vídeo.
Acabei de me inscrever no canal, parabens pela explicaçao, vou ate montar este projeto so por aprendizagem, parece tao facil, agente sempre usa pwm prontos, mas vou tentar a nivel aprendizado, obrigado por enquanto
Agradeço, professor. Se possível, faça um vídeo explicando como funciona a fonte das lâmpadas de led, pois já vi alguns vídeos, não em português, que me deixaram confuso. Abraço a todos.
Um dia vou tentar fazer esse circuito PWM. Por enquanto eu uso o circuito SNA. Ele é linear, mas pode ser usado nas duas fases. Não é lá muito bom, principalmente quando eu uso em 127 ou 220 volts e me descuido, por que levo uns choques. O circuito SNA é o único que tem me salvado e o ruim é que às vezes eu vou cozinhar e fico sem sal. SNA= SAL NA ÁGUA 😂😂😂😂😂. Se quiserem, deixo a lista de materiais e como fazer.
Amigo, eu estava realmente precisando de um projeto desse. Bom bom parabéns bem explicado além da da o like, ainda me escrevir no seu canal tenho certeza que vem outros vídeos maravilhoso. Ótimo parabéns mais uma vez.
Mestre recentemente usei uma placa pwm em um ventilador 12v que fiz ele tava muito nervoso com a plaquinha posso controlar velocidade e ficou mais calmo kkk like Brother
Olá! Não tenho formação em eletro-eletrônica, mas acompanho seu canal a um tempo e estou gostando muito. Eu gostaria de passar uma sugestão: avalie a possibilidade de posicionar a câmera filmadora do seu lado esquerdo. Como voce é destro, sua mão cobre os desenhos e ilustrações que voce faz. Obrigado pelos seus vídeos.
Obrigado Ricardo! Já tentei reposicionar, mas devido ao espaço disponível não tenho ângulo para colocar a câmera na esquerda. Salvo com uma adaptação e suporte fixados na parede, o que torna a operação muito difícil. Vou verificar novamente outros ângulos possíveis.
Pensei a mesma coisa. Enquanto ele desenha um circuito, e vai explicando, ficamos sem ver o que ele está fazendo ou indicando. Quando ele termina o desenho, só aí podemos ver o que foi desenhado, e tentar entender onde ele estava fazendo a explicação. As vezes, me perco, por causa disso.
Olá, professor! Tenho assistido alguns de seus vídeos, mas tenho tido dificuldades na eletrônica... Sou estudante de engenharia civil, mas exerço isso como hobby. Já vi seu vídeo de recomendações de livros e qual é o mais indicado para o meu caso (para conseguir usar uns CIs e moldar os circuitos de acordo com minhas necessidades)? Parabéns pelos ÓTIMOS vídeos e um grande abraço! O Brasil realmente precisa desses vídeos!
Obrigado Jesse! É difícil fazer uma recomendação única, pois depende do seu objetivo. Se for trabalhar com eletrônica digital e microcontroladores, temos uma linha, se for atuar mais com eletrônica analógica, circuitos de áudio, RF e controle, temos outra linha. Recomendo começar pelos de eletrônica geral, como o do Gabriel Torres, "Eletrônica para autodidatas" e depois evoluir para a área de preferência.
@@Electrolab-Eletronica Olá amigo! Tenho um motor eixo duplo MET DC 13 volts Modelo: 3A-1307215C e gostaria de saber qual fonte usar, quantos volts e quantos amperes são suficientes para funcionar corretamente e também para que serve esse motor e se funciona submerso em óleo ou está fora?
top demais melhor aula que ja vi no youtube. O Senhor tem curso de eletronica nesta didatica para venda? E mais uma pergunta, esse sistema conseguiria movimentar um motor de vidro eletrico de carro? Obrigado por compartilhar conhecimento com tanta riqueza de detalhes e que Deus lhe abençoe professor.
Obrigado Rodrigo! Ainda não tenho curso disponível, mas há algumas dicas de cursos de eletrônica geral de terceiros na descrição deste vídeo. Sim, é possível usar motor de vidro elétrico, sempre dimensionando o MOSFET de saída para a corrente máxima de cada motor, pois varia muito de modelo para modelo.
Muito boa demonstração! Parabéns!!! Eu só não entendi a função dos diodos que ficam próximos ao pontenciômetro, mas isso porque sou iniciante nesse fantástico mundo da eletrônica.
Boa tarde, gostei muito da sua explicação,realmente muito elucidativa, mas se não for incomodo poderia me explicar que devo fazer para aumentar a potencia de saida pois vou usar um motor de 30A .Eu sou leigo. Obrigado
Oklá Jaime, obrigado! Esse circuito não seria adequado para uma corrente de 30A, dependendo da tensão de trabalho, o valor é muito alto é o circuito de controle precisa ser mais seguro para isso. Mas se a tensão for 12V, você pode tentar colocando um MOSFET mais potente (como o IRFP90N20D), num grande dissipador e com uma montagem mais robusta (fios e conexões no circuito de saída).
Sempre muito didático, agradeço desde já pela aula! Como aprendiz tenho uma dúvida, ao trabalhar com tensão de 30v terei que adicionar um regulador 7912 para alimentar o CI 555, essa voltagem excedente não vai danificar o regulador ? Algum componente para amortecer na entrada? Muito grato e forte abraço!
Parabéns pelo video. Cheguei agora no canal e respondeu perfeitamente minhas dúvidas. Sabe explicar muito bem e de forma didática. Qual a maneira de colocar um display em um esquema desses para ter um controle mais exato de da rotação desejada, podendo fazer variações na mesma e poder retornar a uma regulagem anterior sem dificuldades, apenas observando um display, seja de velocidade voltagem ou amperagem. Abs Cássio Coelho
Muito boa explicação! Sou iniciante e tenho uma dúvida: considerando um motor que drene 5A a uma tensão de 12V, a potência da fonte( individual para o motor ) _ sem considerar tolerância _ seria de 60W?
Boa noite. Obrigado por disponibilizar o conhecimento. Eu desejo saber como que eu reduziria a velocidade e programaria para sempre girar somente naquela velocidade (Bem lenta, por sinal), mas utilizando um interruptor comum, como esses de lâmpadas de casa, algo que eu pudesse controlar com o pé, por exemplo, como um botão true bypass. Agradeço de antemão.
Olá Moisés, depende do tipo do motor, se for um desses do vídeo, um motor CC, você pode ajustar e fixar uma velocidade baixa, com eese controle PWM, colocando um trimpot no lugar do potenciômetro e travando ele no valor desejado. Com um interruptor, você acionaria esse controle ou manteria uma outra velocidade ( por exemplo a máxima) como opção.
muito obrigado pelo video. Foi minha primeira montagem de um circuito. Antes apenas ligações mais simples, mas na placa primeira vez. Coloquei pra um motor de 7 ampere, funcionou bem. Coloquei o circuito numa lata de sardinha, usando a mesma como dissipador. Mas encontrei um problema. Usei o potenciometro de 50k e até mais da metade do potenciometro não sai, ta fechado. lá pelos 3/4 começa a sair até o 12v. Dificil uma regulagem mais baixa, la pelos 2 ou 3v. Acredito que conseguiria melhorar com um potenciometro de 47k ou menor, não? Mais uma vez agradeço pelo video, era o circuito exato que estava precisando.
Parabéns Luís pela montagem! Você pode tentar potenciômetros menores para ter um controle numa faixa menor, mas para ter precisão, seria melhor um potenciômetro multivoltas
botei um de 20k e ficou melhor, talvez um de 10k ajude. Mas vou deixar o de 20k por enquanto. Como retificar essa frequencia? é viável? é simples? como poderia pensar para resolver isso? Capacitores poderiam ter essa função?
Luís Guilherme Holl Em baixas velocidades esse é um ruído característico. Esse circuito não há muito o que fazer, salvo se tentar frequências diferentes no pwm.
Bom vídeo. Obrigado por dividir seu conhecimento. Controlar velocidade de Motores DC perto de 4000w "sem perder a potência " qual sistema de controle usar? Tem um nome para esse sistema de controle? Exemplo controlador de esteira ergométrica com motor DC.
Obrigado Emerson! Em geral motores DC com escovas podem ser controlador por circuitos PWM como esse do vídeo. A potência depende somente da capacidade do driver do controlador (MOSFETs em geral) que devem suportar acima da máxima do motor. Um tipo conhecido é o controlador ESC, que alguns modelos podem controlar motores sem escovas também.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela resposta. Estou agradecendo somente agora porque o RUclips não sei porque não me avisou de seu retorno. Vou pesquisar sobre o que me disse. Quero controlar um motor de esteira DC muito potente. Mais uma vez obrigado pela atenção.
Top!!! Muito bom a explicação. Muito obrigado! Estou procurando um motor DC como esse. Onde eu posso encontrar dele? Qual a referência dele para pesquisar? Obrigado!
Boa noite e parabéns pelo material. Explicação super detalhada. Tenho uma dúvida se seria possível associar um gerador de frequência para que eu pudesse modificar além do Pwm, a frequência do sinal.
Meu amigo eu vejo seus videos e tom util pq vc esplica com vontade eu nao sou escrito mas dou like pq e bom mas tenho duvidas no layout da placa sobre o potenciometro que e os diodos 4148 pq as trilhas da a entender que esta cortada ou e so para ligar os diodos
tenta fazer um vide-o de como fazer um servo motor ou o controle dele,quais circuitos integrados usar pois a maioria dos servo motores tem seus ci apagados pelos fabricantes
Sugestão anotada Charles! Há um vídeo no canal explicando o funcionamento dsos servos, mas não entra no detalhe do circuito interno: ruclips.net/video/wpw_mDDFRHQ/видео.html
Hola muy didáctico tu video. Estoy por construír un regulador de potencia. Para un motor de ventilador de aa de mi auto que funciona con 12 v y consume 10 amp. Soportará la carga? Un abrazo y gracias por tu trabajo.
É verdad Victor, estaba faltando un P en el código, el correcto es IRFP250N: www.infineon.com/dgdl/irfp250npbf.pdf?fileId=5546d462533600a4015356288b8b1fde
Parabéns pelo vídeo. Tenho uma dúvida: se eu trocar o potenciômetro de 50K por um de 100K o que acontece? Eu tenho um controlador PWM para ajustar a velocidade de um motor DC de toca discos de vinil. Mas percebo que ele é muito brusco. Não consigo estabelecer um ajuste fino na RPM do prato do toca discos. Se eu trocar o potenciômetro por outro de valor maior resolve? Obrigado.
Oi amigo gostei muito do seu vídeo..só mim tira uma dúvida preciso usar um motor num carrinho de madeira infantil que bateria vc mi indicaria e o motor valeu é grande abraço
parabéns gostei da sua didática vou fazer o circuito para um motor de 12 V 3A . Mais tem um motor 100V 3A vazedo fontes separadas um de 12V para o circuito e outra 100V para o motor posso utilizar este mesmo circuito com transistor de saída ou tenho que colocar outro com uma tensão maior. obrigado Deus abençoe sua vida.
Parabéns pelo vídeo, gostaria se possível fizesse um circuito para motor AC. Tenho uma esteira muito antiga que tem só uma velocidade e gostaria de variar a velocidade, para que minha mãe que já é idosa possa praticar uma caminhada.
Oi camarada ..Valeu muito obrigado pela atenção é que eu estou tentando projetar um controle de velocidade para o carrinho elétrico do meu afilhado aqui que é de 12 volts aqueles carrinhos sofisticados que tem atualmente um motor em cada roda...porque o acelerador é bem caro sabe!!!
Olá Evandro, esses motores em geral consomem uma corrente bem elevada. Um modelo similar a esse circuito poderia ser usado, mas como são dois motores, precisaria de uma capacidade bem maior, com um (ou mais) MOSFETs mais potente(s) e um grande dissipador. Ainda assim teria certa limitação, já que os controles desse tipo de motor são bem mais sofisticados. De qualquer forma, poderia ser uma boa experiência.
Olá, otimo site o seu com excelentes dicas didatica impecavel. Gostaria de saber se é possivel eu conrolar a velocidade de uma tupia alimentada em 127V, cujo motor é de escovas? Teria alguma forma de eu controla-la? Se sim, seria possivel informe sobre o projeto ou onde posso adquirir tal controle? Desde já agradeço sua atenção.
muito legal. sempre tive uma dúvida qto as frequências aplicadas em sistemas pwm. Já vi circuitos desde 1k hz, outros com 5k hz e ate mesmo 20k hz. mas não consegui ainda identificar quais as melhores para os diversos circuitos. Podes indicar um material didático que estuda a fundo os pwm. parabéns
tb já descobri na prática que pwm de frequência altas tendem a provocar uns zumbidos nos motores, tanto nos motores cc qto nos motores ca. Talvez ai algo para explorar mais a fundo apesar de não ser algo tão genérico.
Obrigado Sergio! Essa frequência deve ser relativamente elevada para evitar o funcionamento com vibrações, ressonâncias e ruídos no motor e normalmente é determinada na prática conforme o dispositivo a ser controlado. Abaixo de 20KHz aumenta a precisão do ajuste, porém pode gerar ruídos. Sendo na faixa acima de 20KHz e abaixo de 100KHz, ela não é crítica. Não tenho material em portugês que aborde com mais detalhes. Há uma ótima apostila (a nível de engenharia), mas está em inglês: www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=28&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjToLXdponVAhWMkJAKHfX-DFU4FBAWCFowBw&url=http%3A%2F%2Fwww.springer.com%2Fcda%2Fcontent%2Fdocument%2Fcda_downloaddocument%2F9781447128847-c2.pdf%3FSGWID%3D0-0-45-1326538-p174291486&usg=AFQjCNHFaJC18k5-uw09-0bA7G0wUPauSA
Amigo me ajuda ! Tenho um motor de impressora 12v e irei usar fonte 12v queria colocar um controlador de velocidade. Qual potenciômetro devo colocar . Ou como posso controlar esse motor de impressora .. obg . Excelente vídeo
Olá, motores de impressora são na maioria das vezes motores de passo, para identificar, normalmente eles têm de 04 a 08 fios na sua conexão e sendo assim, não podem ser controlados por reguladores comuns ou potenciômetros. Precisam de um controlador especial para isso.
Olá, professor. Ótimo vídeo explicativo. Mas gostaria de saber se seria possível, para controle do sentido do motor, implementar uma ponte H nesse circuito?
Caro, Muito bom o seu vídeo. Tenho uma dúvida pois sou leigo no assunto. Quando chegou a 4 (quatro) Amperes, por que tu não se assustaste ? Não é uma corrente muito alta para um ser humano ? Cordialmente.
Obrigado Patrick! Não havia perigo, pois a tensão era baixa! Correntes altas são perigosas em conjunto com tensões elevadas, tensões abaixo de 48V dificilmente causam problemas, mesmo com corrente da ordem de alguns amperes. Há um vídeo no canal que fala sobre choques elétricos e detalha esse assunto.
Oi, tudo bem ?. Ótimo vídeo, parabéns. Teria como deixar a frequência em uma faixa inaudível e manipular o duty cicle nela ? Ou a frequência é padrão pra pwm em motores? Percebo que em alguns os sons emitidos são muito altos e bem desagradáveis. Obrigado.
Olá! Sim, pode alterar a frequência e mesmo assim trabalhar o duty cycle em separado. Na verdade, a frequência normalmente já está fora da faixa audível, o que muitas vezes ocorre são vibrações no motor, que produzem os ruídos desagradáveis.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelo esclarecimento. Vou iniciar alguns testes. Quero construir uma máquina que usará um soprador térmico, mas que não seja muito barulhenta pois o funcionário ficará nela por horas. Poderia me recomendar uma faixa boa de frequência para começar ?
Essa não é uma questão simples, motores têm uma inércia e dependendo do tipo, podem não funcionar bem com frequências muito altas, além disso, o próprio controlador, dependendo dos MOSFETs, pode não funcionar bem também em frequências muito altas (tipo 100KHz). Eu testaria com 20KHz inicialmente, caso não funcione bem, pode testar o outro lado da faixa, com frequências baixas da ordem de 1KHz, nesse caso pode haver ruído.Tudo vai depender do motor usado.
Ok, farei isto sim. Inicialmente fiz alguns testes em motores ac, só que "domá-los" usando dimmer/triac via microcontrolador é tarefa muito complicada, então retifiquei a linha e para minha surpresa o motor continuou funcionando normalmente ! Isso me abriu a possibilidade do controle via pwm/mosfet (ou igbt) que além de consumir menos energia parece ser bem mais preciso. Muito obrigado pelas respostas amigo. Muito sucesso pra vc. Seu canal é o top da minha lista.
A princípio não, embora haja inversores que usam um chamado pwm senoidal, mas tem outra finalidade. Motores AC podem ser controlados de outras maneiras. Controle de potência por variação de fase, inversores de frequência, etc.
tem como usar o motor 2212 e colocar limite nele como acontece no servo, no caso nao queria que ele ficasse girando, queria que girasse ate um certo porte e quando eu colocasse o stick contrario invertesse o sentido da rotação
mas com a ponte h consigo determinar quantos graus deve gira o motor, exemplo quero que quando o stick tiver parado no centro nao aconteça nada mas quando vira para direita ou esquerda o motor só gire uns 70º
Só com um sensor com feedback, similar ao usado nos servos. Veja o vídeo sobre servos para um melhor entendimento. ruclips.net/video/wpw_mDDFRHQ/видео.html
Olá, tudo bem! Preciso controlar um motor 12V, 240W, 28A, é um motor Imobrás de eletroventilador automotivo, de ventoinha de carro, não precisa reverter a rotação. É possível fazer um circuito parecido com esse do vídeo? O que preciso alterar? O mosfet? Obrigado por enquanto!
Olá Marcelo, até é possível, usando a correta fonte de alimentação ou bateria, mas para essa corrente tão elevada, o ideal seria um circuito mais completo com proteções e controle. De qualquer forma, para este do vídeo o Mosfet e dissipador precisariam ser trocados por outros de maior capacidade.
@@Electrolab-Eletronica Precisamos usar esse motor em um modelo de barco em uma competição universitária. A fonte é uma bateria chumbo-ácido 12V 6Ah, não estamos conseguindo um ESC comercial para essa tensão e corrente, por isso estamos procurando alternativas.
O controle com PWM é um dos mais precisos. Furadeiras geralmente usam reostatos para controlar a velocidade, devido às altas correntes, quando em carga. Um controlador desses, precisaria suportar essas correntes com grandes MOSFETs e dissipadores de calor, mas funcionaria bem.
Olá amigo seu canal e muito produtivo parabéns amei . Sou estudante de eletrônica estou ainda no primeiro módulo o professor pediu para projetarmos controlador PWM aonde eu controle ciclo de trabalho ( Dot cycle), até aí tudo bem, projetei tudo certinho aonde usei um Mosfet de efeito de campo que me forneça 17A como 10v no GATe. Minha dúvida é quando alimento este drive PWM com a minha fonte que trabalha com até 3A, o circuito só trabalha com até 3A se colocar uma carga maior a fonte desarma . Mas na lógico eu não era para consumir da minha fonte e sim ser liberado está corrente do meu transistor certo ? Você poderia me ajudar em relação alimentação de entrada deste circuito. Tenho que ter uma fonte com amperagem 17a também? Me salva dês de já agradeço
Obrigado Amigo! A energia não pode ser criada, ela provem toda da fonte, sempre! Se o limite é 3A, qualquer que seja o circuito, não conseguirá drenar mais que 3A, melhor ainda é falarmos em termos de potência. Calcule sempre a potência máxima do circuito em termos da tensão x a corrente máxima da fonte. Este será o seu limite. Não importa se o seu MOSFET suporta 17A.
Electrolab muitíssimo obg pela sua informação agradeço de vdd seu canal e maravilhoso vc explica muito bem. Imaginei por que segundo a lei de kirchhoff soma das malhas tem que dar "0". Agradeço mais uma vez pela atenção .
Boa noite tenho um motor redutor 24v,com 45walts,e da minha panela para mexer doce porém quanto instalei o controlador ,a minha fonte queimou o fusível a minha energia residencial é de 127 v ,vc poderia me ajudar ,gostaria da sua opinião se possível ,parabéns pelos vídeos ,obrigado.
muito boa explicação !!!!!! mas como eu colocaria um ntc no lugar do potenciometro como eu faria pois o ntc tem dois terminais eo potenciometro são três?
Obrigado Pedro! São três, mas neste circuito dois estão ligados juntos, portanto o NTC entra no mesmo lugar. Você deve atentar para a faixa de resistência que atua esse NTC, de forma a atuar próximo à faixa do potênciômetro. Ou ainda, colocar os dois em série e ajustar o limiar de operação no pot (que pode ser nesse caso um trimpot).
Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado.. mas tenho uma dúvida.. dei uma olhada no circuito impresso que passou para um rapaz nos comentários e teve algumas mudanças em relação ao circuito exibido no vídeo.. qual deles devo seguir?
Excelente video e excelente canal. Se puder tirar uma duvida, ficaria muito agradecido. Esse controle mantem o torque em baixa rotação ou ele vai aumentando conforme a rotação aumenta? Mais uma vez parabéns pelo canal!!!
Professor estou tentando regular a velocidade de uma moto eletrica de criança bateria 12 volts com um mosfet canal n tc1665 sp0002 e um gerador de pwm xy-lpwm gostaria de saber se é possivel o projeto e se tem como fazer a reversão do motor invertendo o positivo e negativo normalmente....me ajuda se puder 👍 obg
Olá Manoel, só é possível inverter a rotação do motor se usar uma ponte H com 04 MOSFETs para fazer o controle de velocidade nos dois sentidos. Pesquise por ponte H completa.
É extremamente gratificante encontrar profissional do seu nível neste país. Lamento por não ter visto seus vídeos aulas antes. Conteúdo didático excepcional, parabéns.
Obrigado Ricardo! Seja sempre bem-vindo ao canal!
O cara é bom mesmo.
Não tinha observado o quanto seu canal é importante, você explica muito bem em todos aspectos e tem muita técnica, obrigado pela dedicação. ...
Muito obrigado James!!
Esse vídeo foi o melhor que encontrei falando, mostrando e detalhando o circuito, parabéns pelo vídeo ótimo trabalho
Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica Olá! Tenho um motor eixo duplo MET DC 13 volts Modelo: 3A-1307215C 13cm de comprimento e 8cm de largura e gostaria de saber qual fonte usar, quantos volts e quantos amperes são suficientes para funcionar corretamente e também para que serve esse motor e se funciona submerso em óleo ou está fora?
Valdemar top de mais sua explicação foi a melhor que achei o YT, mas oque mais me impressiona alem da sua capacidade e conhecimento e sua boa vontade em explicar e responder as perguntas, muitos canais tem um Zilhao de videos, mas dar atenção ao usuário, e mais importante que encher de videos, parabéns mesmo, siga em frente amigo.
Obrigado Alexandre e seja sempre bem vindo ao canal! Mas eu não sou o Valdemar, rsrrsrsr! Me chamo Eloy, o Valdemar é de outro canal.
@@Electrolab-Eletronica Nossa Eloy, me desculpa.
O 555 é realmente o componente mais versátil da eletrônica. valeu Eloy!
Com certeza! Valeu André!!
Muito legal, com bastante aplicações e de fácil montagem. Fiz uma maquininha para fazer circuito impresso, e este controle servirá para controlar a centrifugação.
Obrigado Antônio! Sucesso no seu projeto!
Muito bom professor , fiz muito esse circuito no senai tb utilizando um PIC.
valeu!!!
Obrigado Vandir! É um bom projeto usando o PIC para gerar o PWM!
Não sou muito de comentar, mas não posso deixar de demonstrar minha satisfação.
E sem menosprezar aos demais, esse canal é o melhor que já vi na Net nesse nicho.
Pela confiança que vc nos passa, pela forma limpa e didática que expõe os conteúdos e pelo conhecimento e domínio que tens do assunto ao qual se propõe.
PARABÉNS e obrigado por tudo.
Aguardo o próximo video
Obrigado Divino pelas palavras de incentivo! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Olá prof. muito bom, como todos os outros vídeos que eu vi, seu.
Vc tem algum vídeo ou dica para fazer este controle de velocidade, com controle remoto?
ABS. Deus abençoe sempre.
Olá Sebastião! Obrigado! Ainda não tenho video para uso com controle remotpo. Sugestão anotada!
@@Electrolab-Eletronica olá prof. também quero um desses de controle remoto, se for viável... obrigado
Parabéns pelo vídeo! Excelente didática, conseguiu trazer a teoria e mostrar na prática. Contribuiu muito para o aprendizado de muitos estudantes.
Obrigado Anderson!
Hello tudo bem? Uma sugestão na mesma linhagem, fale sobre o ESC, Electronic Speed Control, cada dia mais em uso devido aos motores brushless DC e também creio ser interessante falar sobre os controladores de step-motor... largamente empregado com Arduino e nos automóveis modernos...
Voltando, "fucei" 2 carros nacionais hibridos, fabricantes diferentes, usam ESCs e como já era de se esperar os motores já partem com muito torque mesmo em baixa rotação...
Certamente Geraldo. Vi uma competição de arrancada de um muscle car (depois testaram com um Porsche Carrera) e um Tesla. O Tesla deixou o gigante para trás nos primeiros 200m.
Olá Geraldo!! Boa sugestão a do ESC, coloquei na lista! Obrigado! Step Motor, já estava na lista.
Positivo e operante... kkkk
Ontem li um artigo onde Toyota e BMW já anunciaram o encerramento da fabricação de veículos c motores a explosão em seus respectivos países sedes a partir de 2025... somente elétricos desde então... p muitos que não sabem já existem 6 modelos elétricos fabricados no Brasil, eu conheci o Toyota e o Ford, dá "medo" o silêncio qdo vc para no semáforo.... pensa que o motor "morreu"...
Estava precisando de um circuito desse, e a explicação detalhada veio de bônus, muito obrigado pôr compartilhar seus conhecimentos.
Obrigado Seu Jocas!
Ele funciona pra controlar luninosidade de LEDs?
Funciona sim!
Excelente, super didático. Como é bom trabalhar com DC. Se for fazer a análise de um PWM em circuito trifásico fica mais complicado. Vlw.
Verdade Evandro! DC em geral facilita!
Para não ser repetitivo, excelente ! não tinha visto sua aula. é com você que vou aprender a ler esquema elétrico.Passa mais, passa mais. se possível mais detalhado. Cara eu estou contente! um abraço.
Obrigado Reinaldo!! Bons estudos!
parabéns por sua Didática de ensinar fica fácil de compreender sua aula explicativa
Obrigado Mr. Alcand!
Estou usando uma fonte FA-3005 da Instruterm e ela é bastante precisa e regulada. Acusa tensões e correntes na faixa de 0,1V e 10 mA, respectivamente. Uso-a, inclusive para acendimento de LEDs. Esse problema está me surpreendendo. O circuito funciona bem justamente a partir de 4 V (tensão mínima para polarização Mosfet, de acordo com o Datasheet do transistor). Parece-me que o Mosfet está gerando pulsos de alta tensão que estão provocando a queima do 555.Já redesenhei a placa, adicionando um 7812, incluindo um capacitor para aterramento de transientes, como também estou mantendo, para efeito de pesquisa, o Zener 13V. Em breve vou montá-la e efetuar os testes. Então, vou lhes informar sobre o resultado. Caso tenham alguma explicação para o fenômeno, queiram me informar, por favor. P.S. Estou usando um IRFZ44N. Obrigado pela sua atenção.
Comprei uma ventoinha 12v 80w pra por auxiliar no condensador do ac do carro...
vou usar esse circuito no lugar do resistor de velocidade 1 que fica em série com a ventoinha.. creio que se eu deixar ele na metade do pwm vai funcionar legal, sem as perdas que o resistor tem.
Obrigado pelo vídeo.
Será um bom uso Eduardo! Use um bom dissipador para o MOSFET. Obrigado!
uma das melhores se não for a melhor explicação sobre controle de velocidade de motores de através de PWM parabéns.
Obrigado Hebert! Em breve novos vídeos no canal!
Estava precisando desse controle, essa foi a melhor explicação que encontrei. Valeu.
Obrigado Antonio!
O cara tem o dom de explicar 🤝👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️
Valeu Dallas!
Acabei de me inscrever no canal, parabens pela explicaçao,
vou ate montar este projeto so por aprendizagem,
parece tao facil, agente sempre usa pwm prontos,
mas vou tentar a nivel aprendizado,
obrigado por enquanto
Obrigado Luiz! Seja bem vindo ao canal!
Valeu professor muito bem explicado didático prático simples objetivo e muito profissional Valeu muito obrigado!!!
Obrigado Evandro!
Valeu prezado muito bem muito obrigado você é objetivo prático simples e muito profissional Adorei suas aulas!!!
Obrigado Evandro! Seja sempre bem vindo ao canal!
Bom dia Professor Eloy...! Ja ouvi muito sobre pwm porem a melhor explicação já ouvida foi a sua. Parabéns pela competência....!
Obrigado Alan!!
Muito bom !!! Um fator muito importante deste circuito é o torque do motor !Parabéns ... !!!
Bem lembrado Franklim! Obrigado!
Boa tarde.O Senhor ñfaz um para mim? Se possível passe o valor,obgd.991082595.
Agradeço, professor. Se possível, faça um vídeo explicando como funciona a fonte das lâmpadas de led, pois já vi alguns vídeos, não em português, que me deixaram confuso. Abraço a todos.
Obrigado Luiz! Sugestão anotada!
Esse canal realmente é ouro, parabéns.
Obrigado Douglas!
Excelente, fiz um desse ficou ótimo a resposta é bem precisa.
Obrigado Jairo!
Meus parabéns seus vídeos são ótimos meio complexo para quem é leigo no assunto mas assim que puder vou fazer um curso de eletrônica básica
Obrigado Fabio! Sim, vale a pena, há alguns online recomendados pelo canal.
Sem conhecimento.
Ajuda muito !
PWM é saída ,
parabéns.
Obrigado Sueli!
Um dia vou tentar fazer esse circuito PWM.
Por enquanto eu uso o circuito SNA.
Ele é linear, mas pode ser usado nas duas fases.
Não é lá muito bom, principalmente quando eu uso em 127 ou 220 volts e me descuido, por que levo uns choques.
O circuito SNA é o único que tem me salvado e o ruim é que às vezes eu vou cozinhar e fico sem sal.
SNA= SAL NA ÁGUA 😂😂😂😂😂.
Se quiserem, deixo a lista de materiais e como fazer.
Amigo, eu estava realmente precisando de um projeto desse. Bom bom parabéns bem explicado além da da o like, ainda me escrevir no seu canal tenho certeza que vem outros vídeos maravilhoso. Ótimo parabéns mais uma vez.
Obrigado Silvio! Seja bem vindo ao canal!
Mestre recentemente usei uma placa pwm em um ventilador 12v que fiz ele tava muito nervoso com a plaquinha posso controlar velocidade e ficou mais calmo kkk like Brother
Rsrsrsr, boa solução Agnaldo!!!
Parabéns. Projeto e explicação top demais!. Só faltou ligar o sinal do gerador PWM no osciloscópio rsrs.
Obrigado Francis! É verdade, mas eu mostro esse mesmo circuito no vídeo “o que é PWM” e lá aparece o sinal no osciloscópio.
Excelente Vídeo!!!!
Na internet somente achava controle de motor DC com Arduíno mas precisava somente do controle da Velocidade .
Obrigado Leandro!
Olá! Não tenho formação em eletro-eletrônica, mas acompanho seu canal a um tempo e estou gostando muito. Eu gostaria de passar uma sugestão: avalie a possibilidade de posicionar a câmera filmadora do seu lado esquerdo. Como voce é destro, sua mão cobre os desenhos e ilustrações que voce faz. Obrigado pelos seus vídeos.
Obrigado Ricardo! Já tentei reposicionar, mas devido ao espaço disponível não tenho ângulo para colocar a câmera na esquerda. Salvo com uma adaptação e suporte fixados na parede, o que torna a operação muito difícil. Vou verificar novamente outros ângulos possíveis.
Pensei a mesma coisa. Enquanto ele desenha um circuito, e vai explicando, ficamos sem ver o que ele está fazendo ou indicando. Quando ele termina o desenho, só aí podemos ver o que foi desenhado, e tentar entender onde ele estava fazendo a explicação. As vezes, me perco, por causa disso.
Este circuito é um velho conhecido meu, o recurso pwm é amplamente utilizado nos circuitos na atualidade.
Olá Warley! Com certeza, uma solução para muitas situações!
Ótimo circuito e explicação, obrigado por postar o seu projeto.
Obrigado Mauro!
Muito bom vídeo Professor, parabéns e obrigado por compartilhar um pouco da sua experiência conosco.
Obrigado Deivis!
Olá, professor! Tenho assistido alguns de seus vídeos, mas tenho tido dificuldades na eletrônica... Sou estudante de engenharia civil, mas exerço isso como hobby. Já vi seu vídeo de recomendações de livros e qual é o mais indicado para o meu caso (para conseguir usar uns CIs e moldar os circuitos de acordo com minhas necessidades)? Parabéns pelos ÓTIMOS vídeos e um grande abraço! O Brasil realmente precisa desses vídeos!
Obrigado Jesse! É difícil fazer uma recomendação única, pois depende do seu objetivo. Se for trabalhar com eletrônica digital e microcontroladores, temos uma linha, se for atuar mais com eletrônica analógica, circuitos de áudio, RF e controle, temos outra linha. Recomendo começar pelos de eletrônica geral, como o do Gabriel Torres, "Eletrônica para autodidatas" e depois evoluir para a área de preferência.
Entendi! Muito obrigado!!
@@Electrolab-Eletronica Olá amigo! Tenho um motor eixo duplo MET DC 13 volts Modelo: 3A-1307215C e gostaria de saber qual fonte usar, quantos volts e quantos amperes são suficientes para funcionar corretamente e também para que serve esse motor e se funciona submerso em óleo ou está fora?
top demais melhor aula que ja vi no youtube. O Senhor tem curso de eletronica nesta didatica para venda? E mais uma pergunta, esse sistema conseguiria movimentar um motor de vidro eletrico de carro? Obrigado por compartilhar conhecimento com tanta riqueza de detalhes e que Deus lhe abençoe professor.
Obrigado Rodrigo! Ainda não tenho curso disponível, mas há algumas dicas de cursos de eletrônica geral de terceiros na descrição deste vídeo. Sim, é possível usar motor de vidro elétrico, sempre dimensionando o MOSFET de saída para a corrente máxima de cada motor, pois varia muito de modelo para modelo.
@@Electrolab-Eletronica show de bola. Muito obg. Me ajudou demais.
Testado e aprovado!!! Muito top!
Obrigado Lucas!
Muito boa demonstração! Parabéns!!! Eu só não entendi a função dos diodos que ficam próximos ao pontenciômetro, mas isso porque sou iniciante nesse fantástico mundo da eletrônica.
Obrigado Marcio!
Boa tarde, gostei muito da sua explicação,realmente muito elucidativa, mas se não for incomodo poderia me explicar que devo fazer para aumentar a potencia de saida pois vou usar um motor de 30A .Eu sou leigo. Obrigado
Oklá Jaime, obrigado! Esse circuito não seria adequado para uma corrente de 30A, dependendo da tensão de trabalho, o valor é muito alto é o circuito de controle precisa ser mais seguro para isso. Mas se a tensão for 12V, você pode tentar colocando um MOSFET mais potente (como o IRFP90N20D), num grande dissipador e com uma montagem mais robusta (fios e conexões no circuito de saída).
Parabéns bem sempre com ótimos vídeos e bem explicados
Obrigado Dantas!
Sempre muito didático, agradeço desde já pela aula!
Como aprendiz tenho uma dúvida, ao trabalhar com tensão de 30v terei que adicionar um regulador 7912 para alimentar o CI 555, essa voltagem excedente não vai danificar o regulador ? Algum componente para amortecer na entrada?
Muito grato e forte abraço!
Olá Maurício, o 7812 suporte até 40V na entrada, portanto vai regular bem os 30V para 12V, use um pequeno dissipador nele para melhor funcionamento.
Meu canal é uma fonte de conhecimento....Deus abençoe!
Valeu Pcbs!
Parabéns professor, muito legal.
Obrigado Silvio!
Parabéns pelo video. Cheguei agora no canal e respondeu perfeitamente minhas dúvidas. Sabe explicar muito bem e de forma didática.
Qual a maneira de colocar um display em um esquema desses para ter um controle mais exato de da rotação desejada, podendo fazer variações na mesma e poder retornar a uma regulagem anterior sem dificuldades, apenas observando um display, seja de velocidade voltagem ou amperagem. Abs Cássio Coelho
Obrigado. Precisa ser um circuito de tacômetro. Tem vídeo no canal mostrando um exemplo.
Muito boa explicação! Sou iniciante e tenho uma dúvida: considerando um motor que drene 5A a uma tensão de 12V, a potência da fonte( individual para o motor ) _ sem considerar tolerância _ seria de 60W?
Obrigado Dirceu. Isso mesmo, no mínimo 60W. Ideal uma de 100W, para tolerância.
@@Electrolab-Eletronica Eu que agradeço. MUITO SUCESSO!
Boa noite. Obrigado por disponibilizar o conhecimento.
Eu desejo saber como que eu reduziria a velocidade e programaria para sempre girar somente naquela velocidade (Bem lenta, por sinal), mas utilizando um interruptor comum, como esses de lâmpadas de casa, algo que eu pudesse controlar com o pé, por exemplo, como um botão true bypass.
Agradeço de antemão.
Olá Moisés, depende do tipo do motor, se for um desses do vídeo, um motor CC, você pode ajustar e fixar uma velocidade baixa, com eese controle PWM, colocando um trimpot no lugar do potenciômetro e travando ele no valor desejado. Com um interruptor, você acionaria esse controle ou manteria uma outra velocidade ( por exemplo a máxima) como opção.
@@Electrolab-Eletronica obrigado. Ajudou demais!!
muito obrigado pelo video. Foi minha primeira montagem de um circuito. Antes apenas ligações mais simples, mas na placa primeira vez. Coloquei pra um motor de 7 ampere, funcionou bem. Coloquei o circuito numa lata de sardinha, usando a mesma como dissipador. Mas encontrei um problema. Usei o potenciometro de 50k e até mais da metade do potenciometro não sai, ta fechado. lá pelos 3/4 começa a sair até o 12v. Dificil uma regulagem mais baixa, la pelos 2 ou 3v. Acredito que conseguiria melhorar com um potenciometro de 47k ou menor, não?
Mais uma vez agradeço pelo video, era o circuito exato que estava precisando.
Parabéns Luís pela montagem! Você pode tentar potenciômetros menores para ter um controle numa faixa menor, mas para ter precisão, seria melhor um potenciômetro multivoltas
botei um de 20k e ficou melhor, talvez um de 10k ajude. Mas vou deixar o de 20k por enquanto. Como retificar essa frequencia? é viável? é simples? como poderia pensar para resolver isso? Capacitores poderiam ter essa função?
Luís Guilherme Holl Em baixas velocidades esse é um ruído característico. Esse circuito não há muito o que fazer, salvo se tentar frequências diferentes no pwm.
essa frequencia seria alterada pelo capacitor C2?
resolvi colocando um motor mais silencioso!!!
Bom vídeo. Obrigado por dividir seu conhecimento. Controlar velocidade de Motores DC perto de 4000w "sem perder a potência " qual sistema de controle usar? Tem um nome para esse sistema de controle? Exemplo controlador de esteira ergométrica com motor DC.
Obrigado Emerson! Em geral motores DC com escovas podem ser controlador por circuitos PWM como esse do vídeo. A potência depende somente da capacidade do driver do controlador (MOSFETs em geral) que devem suportar acima da máxima do motor. Um tipo conhecido é o controlador ESC, que alguns modelos podem controlar motores sem escovas também.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pela resposta. Estou agradecendo somente agora porque o RUclips não sei porque não me avisou de seu retorno. Vou pesquisar sobre o que me disse. Quero controlar um motor de esteira DC muito potente. Mais uma vez obrigado pela atenção.
Muito bom eloy...... Pode fazer um circuito inversor para motores Ac ? Tipo de bike elétrica....obrigado.
Obrigado Alessandro! Sugestão anotada!
Caro e Amado Amigo, Você é MUITO BOM, Parabéns.
Muito obrigado Gilberto!!
De Nada Amadão, Você MERECE.
Excelente trabalho, meus parabéns!
Obrigado!
MUITO BOA EXPLANAÇÃO
Obrigado Eduardo!
Top!!! Muito bom a explicação. Muito obrigado!
Estou procurando um motor DC como esse. Onde eu posso encontrar dele? Qual a referência dele para pesquisar?
Obrigado!
Obrigado André! Ele não tem mais a inscrição. Comprei há anos e ele era para movimentação de portão de garagem.
Muito boa a aula, professoar... vlw mesmo... parabéns!!
Obrigado Ademar!!
Boa noite e parabéns pelo material. Explicação super detalhada. Tenho uma dúvida se seria possível associar um gerador de frequência para que eu pudesse modificar além do Pwm, a frequência do sinal.
Boa noite Francisco, sim é possível.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção e pergunto: há material disponivel no canal para montagem desse outro projeto?
Não tem, seria bem específico.
Meu amigo eu vejo seus videos e tom util pq vc esplica com vontade eu nao sou escrito mas dou like pq e bom mas tenho duvidas no layout da placa sobre o potenciometro que e os diodos 4148 pq as trilhas da a entender que esta cortada ou e so para ligar os diodos
Obrigado David! Os diodos são ligados nesses pontos. Confira a ligação também pelo esquema.
olá excelente. o diodo de proteção seria para evitar a sobrecarga negativa ao desligá-lo?
Obrigado Oliveira! Sim exato, tem um vídeo recente no canal que trata somente desse diodo, conhecido como diodo flyback ou roda livre.
por isso que adoro seus videos
Obrigado Juliano!!
Ficou muito top cara! Parabéns
Obrigado Roberto!
Muito boa a explicação...
Obrigado Hans!
tenta fazer um vide-o de como fazer um servo motor ou o controle dele,quais circuitos integrados usar pois a maioria dos servo motores tem seus ci apagados pelos fabricantes
Sugestão anotada Charles! Há um vídeo no canal explicando o funcionamento dsos servos, mas não entra no detalhe do circuito interno: ruclips.net/video/wpw_mDDFRHQ/видео.html
Hola muy didáctico tu video. Estoy por construír un regulador de potencia. Para un motor de ventilador de aa de mi auto que funciona con 12 v y consume 10 amp. Soportará la carga? Un abrazo y gracias por tu trabajo.
Hola Victor, gracias! Para esa aplicacíon recomendo un MOSFET con mas potencia, como un IRF2550N.
@@Electrolab-Eletronica Mil gracias por tu pronta respuesta y Feliz año nuevo!!!
@@Electrolab-Eletronica IRF2550N, ese Mosfet no encuentro la Datasheet!
É verdad Victor, estaba faltando un P en el código, el correcto es IRFP250N: www.infineon.com/dgdl/irfp250npbf.pdf?fileId=5546d462533600a4015356288b8b1fde
@@Electrolab-Eletronica De nuevo Gracias por tu paciencia!!
Abrazo!
Parabéns pelo vídeo. Tenho uma dúvida: se eu trocar o potenciômetro de 50K por um de 100K o que acontece? Eu tenho um controlador PWM para ajustar a velocidade de um motor DC de toca discos de vinil. Mas percebo que ele é muito brusco. Não consigo estabelecer um ajuste fino na RPM do prato do toca discos. Se eu trocar o potenciômetro por outro de valor maior resolve? Obrigado.
Pode resolver Felipe, mas o ideal seria trocar por um de 50K multivoltas, para ter mais precisão no ajuste.
Oi amigo gostei muito do seu vídeo..só mim tira uma dúvida preciso usar um motor num carrinho de madeira infantil que bateria vc mi indicaria e o motor valeu é grande abraço
Obrigado amigo! Infelizmente não saberia indicar esse material no seu caso, não tenho tido muito contato com esse mercado de motores e baterias.
parabéns gostei da sua didática vou fazer o circuito para um motor de 12 V 3A . Mais tem um motor 100V 3A vazedo fontes separadas um de 12V para o circuito e outra 100V para o motor posso utilizar este mesmo circuito com transistor de saída ou tenho que colocar outro com uma tensão maior. obrigado Deus abençoe sua vida.
Obrigado Adilson! Nesse caso para os 100V, use pelo menos o IRF640 por segurança, e um bom dissipador.
Electrolab Obrigado meu amigo
excelente. posso usar para controlar um patinete eletrico motor bem parecido?
Obrigado! Sim, desde que a corrente seja adequada, do contrário terá que usar um MOSFET mais "parrudo" e um grande dissipador de calor nele.
Muito legal,.dá para fazer reversao com relé ou com adicional no circuito eletrônico?
Sim, com uma ponte H.
Parabéns pelo vídeo, gostaria se possível fizesse um circuito para motor AC. Tenho uma esteira muito antiga que tem só uma velocidade e gostaria de variar a velocidade, para que minha mãe que já é idosa possa praticar uma caminhada.
Obrigado Artur! A solução poderia passar pelo uso de um TRIAC. Sugestão anotada.
Oi camarada ..Valeu muito obrigado pela atenção é que eu estou tentando projetar um controle de velocidade para o carrinho elétrico do meu afilhado aqui que é de 12 volts aqueles carrinhos sofisticados que tem atualmente um motor em cada roda...porque o acelerador é bem caro sabe!!!
Olá Evandro, esses motores em geral consomem uma corrente bem elevada. Um modelo similar a esse circuito poderia ser usado, mas como são dois motores, precisaria de uma capacidade bem maior, com um (ou mais) MOSFETs mais potente(s) e um grande dissipador. Ainda assim teria certa limitação, já que os controles desse tipo de motor são bem mais sofisticados. De qualquer forma, poderia ser uma boa experiência.
Obrigado pela atenção!!!
Olá, otimo site o seu com excelentes dicas didatica impecavel. Gostaria de saber se é possivel eu conrolar a velocidade de uma tupia alimentada em 127V, cujo motor é de escovas? Teria alguma forma de eu controla-la? Se sim, seria possivel informe sobre o projeto ou onde posso adquirir tal controle?
Desde já agradeço sua atenção.
Obrigado! Motores A/C podem ser controlados com dimmers. Porocure por dimmers com TRIACs, para controle de velocidade de motores AC.
muito legal.
sempre tive uma dúvida qto as frequências aplicadas em sistemas pwm. Já vi circuitos desde 1k hz, outros com 5k hz e ate mesmo 20k hz.
mas não consegui ainda identificar quais as melhores para os diversos circuitos.
Podes indicar um material didático que estuda a fundo os pwm.
parabéns
tb já descobri na prática que pwm de frequência altas tendem a provocar uns zumbidos nos motores, tanto nos motores cc qto nos motores ca.
Talvez ai algo para explorar mais a fundo apesar de não ser algo tão genérico.
Obrigado Sergio! Essa frequência deve ser relativamente elevada para evitar o funcionamento com vibrações, ressonâncias e ruídos no motor e normalmente é determinada na prática conforme o dispositivo a ser controlado. Abaixo de 20KHz aumenta a precisão do ajuste, porém pode gerar ruídos. Sendo na faixa acima de 20KHz e abaixo de 100KHz, ela não é crítica. Não tenho material em portugês que aborde com mais detalhes. Há uma ótima apostila (a nível de engenharia), mas está em inglês: www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=28&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjToLXdponVAhWMkJAKHfX-DFU4FBAWCFowBw&url=http%3A%2F%2Fwww.springer.com%2Fcda%2Fcontent%2Fdocument%2Fcda_downloaddocument%2F9781447128847-c2.pdf%3FSGWID%3D0-0-45-1326538-p174291486&usg=AFQjCNHFaJC18k5-uw09-0bA7G0wUPauSA
Amigo me ajuda ! Tenho um motor de impressora 12v e irei usar fonte 12v queria colocar um controlador de velocidade. Qual potenciômetro devo colocar . Ou como posso controlar esse motor de impressora .. obg . Excelente vídeo
Olá, motores de impressora são na maioria das vezes motores de passo, para identificar, normalmente eles têm de 04 a 08 fios na sua conexão e sendo assim, não podem ser controlados por reguladores comuns ou potenciômetros. Precisam de um controlador especial para isso.
Olá, professor. Ótimo vídeo explicativo. Mas gostaria de saber se seria possível, para controle do sentido do motor, implementar uma ponte H nesse circuito?
Obrigado Davi! Sim é possível, geralmente usam um CI L293, que facilita muito a implementação.
GOSTO MUITO DO SEU CANAL SAUDE SEMPRE LIKE
Muito obrigado amigo!!
Caro,
Muito bom o seu vídeo. Tenho uma dúvida pois sou leigo no assunto.
Quando chegou a 4 (quatro) Amperes, por que tu não se assustaste ?
Não é uma corrente muito alta para um ser humano ?
Cordialmente.
Obrigado Patrick! Não havia perigo, pois a tensão era baixa! Correntes altas são perigosas em conjunto com tensões elevadas, tensões abaixo de 48V dificilmente causam problemas, mesmo com corrente da ordem de alguns amperes. Há um vídeo no canal que fala sobre choques elétricos e detalha esse assunto.
Oi, tudo bem ?. Ótimo vídeo, parabéns.
Teria como deixar a frequência em uma faixa inaudível e manipular o duty cicle nela ? Ou a frequência é padrão pra pwm em motores? Percebo que em alguns os sons emitidos são muito altos e bem desagradáveis.
Obrigado.
Olá! Sim, pode alterar a frequência e mesmo assim trabalhar o duty cycle em separado. Na verdade, a frequência normalmente já está fora da faixa audível, o que muitas vezes ocorre são vibrações no motor, que produzem os ruídos desagradáveis.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado pelo esclarecimento. Vou iniciar alguns testes. Quero construir uma máquina que usará um soprador térmico, mas que não seja muito barulhenta pois o funcionário ficará nela por horas. Poderia me recomendar uma faixa boa de frequência para começar ?
Essa não é uma questão simples, motores têm uma inércia e dependendo do tipo, podem não funcionar bem com frequências muito altas, além disso, o próprio controlador, dependendo dos MOSFETs, pode não funcionar bem também em frequências muito altas (tipo 100KHz). Eu testaria com 20KHz inicialmente, caso não funcione bem, pode testar o outro lado da faixa, com frequências baixas da ordem de 1KHz, nesse caso pode haver ruído.Tudo vai depender do motor usado.
Ok, farei isto sim. Inicialmente fiz alguns testes em motores ac, só que "domá-los" usando dimmer/triac via microcontrolador é tarefa muito complicada, então retifiquei a linha e para minha surpresa o motor continuou funcionando normalmente ! Isso me abriu a possibilidade do controle via pwm/mosfet (ou igbt) que além de consumir menos energia parece ser bem mais preciso.
Muito obrigado pelas respostas amigo. Muito sucesso pra vc. Seu canal é o top da minha lista.
Obrigado ! Boa sorte no projeto!
Legal, tem como fazer esse sistema pwm em 110 ou 220 volts?
A princípio não, embora haja inversores que usam um chamado pwm senoidal, mas tem outra finalidade. Motores AC podem ser controlados de outras maneiras. Controle de potência por variação de fase, inversores de frequência, etc.
tem como usar o motor 2212 e colocar limite nele como acontece no servo, no caso nao queria que ele ficasse girando, queria que girasse ate um certo porte e quando eu colocasse o stick contrario invertesse o sentido da rotação
Olá Leandro, só com uma ponte H, para que ele gire nos dois sentidos.
mas com a ponte h consigo determinar quantos graus deve gira o motor, exemplo quero que quando o stick tiver parado no centro nao aconteça nada mas quando vira para direita ou esquerda o motor só gire uns 70º
Só com um sensor com feedback, similar ao usado nos servos. Veja o vídeo sobre servos para um melhor entendimento. ruclips.net/video/wpw_mDDFRHQ/видео.html
Electrolab Entendi Muito obrigado acho melhor comprar um servo mesmo
Olá, tudo bem! Preciso controlar um motor 12V, 240W, 28A, é um motor Imobrás de eletroventilador automotivo, de ventoinha de carro, não precisa reverter a rotação. É possível fazer um circuito parecido com esse do vídeo? O que preciso alterar? O mosfet? Obrigado por enquanto!
Olá Marcelo, até é possível, usando a correta fonte de alimentação ou bateria, mas para essa corrente tão elevada, o ideal seria um circuito mais completo com proteções e controle. De qualquer forma, para este do vídeo o Mosfet e dissipador precisariam ser trocados por outros de maior capacidade.
@@Electrolab-Eletronica Precisamos usar esse motor em um modelo de barco em uma competição universitária. A fonte é uma bateria chumbo-ácido 12V 6Ah, não estamos conseguindo um ESC comercial para essa tensão e corrente, por isso estamos procurando alternativas.
Como sempre professor, aula excepcional. Eu poderia implementar esse projeto para uma furadeira, parafusadeira 18v?
Obrigado Maviel! Sim, poderia, considerando sempre a corrente máxima.
@@Electrolab-Eletronica top demais, esse é melhor modelo para esse fim de furadeira professor?
O controle com PWM é um dos mais precisos. Furadeiras geralmente usam reostatos para controlar a velocidade, devido às altas correntes, quando em carga. Um controlador desses, precisaria suportar essas correntes com grandes MOSFETs e dissipadores de calor, mas funcionaria bem.
@@Electrolab-Eletronica no caso esses reostatos fica um pouco menores as montagens e tao preciso quanto o pwm?
Sim, menores e a precisão depende da qualidade deles.
Olá amigo seu canal e muito produtivo parabéns amei . Sou estudante de eletrônica estou ainda no primeiro módulo o professor pediu para projetarmos controlador PWM aonde eu controle ciclo de trabalho ( Dot cycle), até aí tudo bem, projetei tudo certinho aonde usei um Mosfet de efeito de campo que me forneça 17A como 10v no GATe. Minha dúvida é quando alimento este drive PWM com a minha fonte que trabalha com até 3A, o circuito só trabalha com até 3A se colocar uma carga maior a fonte desarma . Mas na lógico eu não era para consumir da minha fonte e sim ser liberado está corrente do meu transistor certo ? Você poderia me ajudar em relação alimentação de entrada deste circuito. Tenho que ter uma fonte com amperagem 17a também? Me salva dês de já agradeço
Obrigado Amigo! A energia não pode ser criada, ela provem toda da fonte, sempre! Se o limite é 3A, qualquer que seja o circuito, não conseguirá drenar mais que 3A, melhor ainda é falarmos em termos de potência. Calcule sempre a potência máxima do circuito em termos da tensão x a corrente máxima da fonte. Este será o seu limite. Não importa se o seu MOSFET suporta 17A.
Electrolab muitíssimo obg pela sua informação agradeço de vdd seu canal e maravilhoso vc explica muito bem. Imaginei por que segundo a lei de kirchhoff soma das malhas tem que dar "0". Agradeço mais uma vez pela atenção .
Bons estudos Master!
Parabéns, muito bem explicado e e esclarecedor.
Obrigado Lazaro!
top era este circuito que eu preciso, obrigado por compartilhar
Valeu Elidio!
Muito bom.
Deixa te fazer uma pergunta.
Você consegue montar um controlador trifásico para motor de 110 volts para veículos elétricos...?
Obrigado Alessandro. Não faço projetos ou serviços fora do canal.
Boa noite tenho um motor redutor 24v,com 45walts,e da minha panela para mexer doce porém quanto instalei o controlador ,a minha fonte queimou o fusível a minha energia residencial é de 127 v ,vc poderia me ajudar ,gostaria da sua opinião se possível ,parabéns pelos vídeos ,obrigado.
Olá Rodrigo, precisa ver se a saída da fonte é de 24V e suporta pelo menos 3 a 5A, já que na partida do motor podemos ter picos de corrente.
Olá Eloy, gostei muito do seu plano, circuito que você usou com a placa eu consigo comprar pronto.
Obrigado Oswaldir! Creio que encontre alguns circuitos desse tipo para vender no mercado livre.
muito boa explicação !!!!!! mas como eu colocaria um ntc no lugar do potenciometro como eu faria pois o ntc tem dois terminais eo potenciometro são três?
Obrigado Pedro! São três, mas neste circuito dois estão ligados juntos, portanto o NTC entra no mesmo lugar. Você deve atentar para a faixa de resistência que atua esse NTC, de forma a atuar próximo à faixa do potênciômetro. Ou ainda, colocar os dois em série e ajustar o limiar de operação no pot (que pode ser nesse caso um trimpot).
Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado.. mas tenho uma dúvida.. dei uma olhada no circuito impresso que passou para um rapaz nos comentários e teve algumas mudanças em relação ao circuito exibido no vídeo.. qual deles devo seguir?
Obrigado Sema! Não me recordo de mudanças, aquela PCI é a que usei na montagem, com base no mesmo diagrama do vídeo. Você encontrou diferenças?
SHOW! Grato!
Obrigado!
Parabéns, ótimo vídeo e muito bem explicado.
Obrigado Leandro!
Maravilha isso mesmo que eu estava buscando!!!Obrigado professor!
Que bom que ajudou Caneludo!
Excelente video e excelente canal. Se puder tirar uma duvida, ficaria muito agradecido. Esse controle mantem o torque em baixa rotação ou ele vai aumentando conforme a rotação aumenta? Mais uma vez parabéns pelo canal!!!
Obrigado Luciano! O torque se mantem praticamente inalterado em qualquer rotação, com pequenas diferenças.
Show! Obrigado pela atenção!@@Electrolab-Eletronica
Excelente !
Obrigado José!
Professor estou tentando regular a velocidade de uma moto eletrica de criança bateria 12 volts com um mosfet canal n tc1665 sp0002 e um gerador de pwm xy-lpwm gostaria de saber se é possivel o projeto e se tem como fazer a reversão do motor invertendo o positivo e negativo normalmente....me ajuda se puder 👍 obg
Olá Manoel, só é possível inverter a rotação do motor se usar uma ponte H com 04 MOSFETs para fazer o controle de velocidade nos dois sentidos. Pesquise por ponte H completa.