Eu li o conto antes de assistir o vídeo. Agradeço muito por você sempre que possível disponibilizar o texto comentado. Do Andreiev eu tinha lido Luz e Sombras no livro Antologia dos Contos Russos e gostado bastante. O conto " A Paz" também é muito bom , e como vc disse, engraçado e reflexivo e o final é sensacional ! Sugiro que vc faça mais vídeos de contos de autores menos conhecidos do grande público.
Essa é a ideia, meu amigo rsrs Tem gente que não lê o conto que eu compartilho rssr Eu lembro que você tinha comentado que já o conhecia mesmo. Muito bom conto, quero ler mais do homem! Opa, pode deixar, my friend!
Oi, Carlos! Gostei muito deste conto que nos traz um sentimento de assombro com a presença do personagem do diabo e adorei as tantas reflexões interessantíssimas que fizeste. Achei engraçado que é oferecido ao moribundo uma opção diferente daquilo que sempre desejamos aos que partem: "descanse em paz". O diabo lhe oferece a vida eterna. Mas não a "vida eterna", na qual os cristãos acreditam como verdade, mas uma existência para todo o sempre, no Inferno, onde conservará o seu "eu", a sua individualidade. Também achei bastante irônico e crítico quando o diabo diz que seu mestre sugeriu que os próprios pecadores deviam inventar os castigos a serem aplicados a eles mesmos. Por aí se vê o quão grande pode ser a maldade dos homens, que até o mestre do diabo lhes delega a criação e aplicação dos castigos. rsrsrs Carlos, e vou te contar que eu tenho este livro. Eu o comprei juntamente com "O Músico Cego" e "Perdição", depois de ver o vídeo de "Mil comprinhas de novembro", do ano passado. Ainda não li, mas já o separei para ler até o fim do ano. Parece ser uma coletânea maravilhosa, com esta temática do assombro, trazendo tantos grandes autores da literatura universal, com um ou outro menos conhecido. Carlos, adorei o conto, o vídeo e as tuas reflexões! Um abraço!!
Oi, Solange! Que bom que gostou muito do conto! Realmente, uma situação insólita! O que gostei foi da atitude do diabo, meio melancólico, entediado, mas até sincero: "aí, não". rsrs Como digo, "é, meus amigos" rsrs a gente sabe criar castigos perversos... Ah, você já tem o livro, maravilha! Essa coleçãozinha é muito boa! Eu tenho outros títulos dela, só me falta ler srrs É uma surpresa agradável ver esses nomes conhecidos por outras áreas escrevendo coisas nessa temática da surpresa, do assombro! Que bom, Solange! Muito obrigado! Forte abraço!
Adoro esses vídeos de contos!
Há mais contos vindo por aí! rsrs
Adorei ❤
Que bom que gostou, Cristina!
Eu li o conto antes de assistir o vídeo. Agradeço muito por você sempre que possível disponibilizar o texto comentado. Do Andreiev eu tinha lido Luz e Sombras no livro Antologia dos Contos Russos e gostado bastante. O conto " A Paz" também é muito bom , e como vc disse, engraçado e reflexivo e o final é sensacional !
Sugiro que vc faça mais vídeos de contos de autores menos conhecidos do grande público.
Essa é a ideia, meu amigo rsrs Tem gente que não lê o conto que eu compartilho rssr
Eu lembro que você tinha comentado que já o conhecia mesmo. Muito bom conto, quero ler mais do homem!
Opa, pode deixar, my friend!
Vou ler o continho antes de ver o vídeo! Mas já digo quedesconheço o autor!
Espero que goste! Autor renomado, viu? Só é pouco falado!
Oi, Carlos! Gostei muito deste conto que nos traz um sentimento de assombro com a presença do personagem do diabo e adorei as tantas reflexões interessantíssimas que fizeste.
Achei engraçado que é oferecido ao moribundo uma opção diferente daquilo que sempre desejamos aos que partem: "descanse em paz". O diabo lhe oferece a vida eterna. Mas não a "vida eterna", na qual os cristãos acreditam como verdade, mas uma existência para todo o sempre, no Inferno, onde conservará o seu "eu", a sua individualidade.
Também achei bastante irônico e crítico quando o diabo diz que seu mestre sugeriu que os próprios pecadores deviam inventar os castigos a serem aplicados a eles mesmos. Por aí se vê o quão grande pode ser a maldade dos homens, que até o mestre do diabo lhes delega a criação e aplicação dos castigos. rsrsrs
Carlos, e vou te contar que eu tenho este livro. Eu o comprei juntamente com "O Músico Cego" e "Perdição", depois de ver o vídeo de "Mil comprinhas de novembro", do ano passado. Ainda não li, mas já o separei para ler até o fim do ano. Parece ser uma coletânea maravilhosa, com esta temática do assombro, trazendo tantos grandes autores da literatura universal, com um ou outro menos conhecido.
Carlos, adorei o conto, o vídeo e as tuas reflexões!
Um abraço!!
Oi, Solange! Que bom que gostou muito do conto! Realmente, uma situação insólita!
O que gostei foi da atitude do diabo, meio melancólico, entediado, mas até sincero: "aí, não". rsrs
Como digo, "é, meus amigos" rsrs a gente sabe criar castigos perversos...
Ah, você já tem o livro, maravilha! Essa coleçãozinha é muito boa! Eu tenho outros títulos dela, só me falta ler srrs
É uma surpresa agradável ver esses nomes conhecidos por outras áreas escrevendo coisas nessa temática da surpresa, do assombro!
Que bom, Solange! Muito obrigado!
Forte abraço!