Bom, além dos conceitos, importante é saber se vc tiver carteira assinada, jornada de trabalho 40hs , décimo, férias, auxilio desemprego, vale transporte e vale alimentação, aposentadoria pública,i nsalubridade, hora extra, bolsa família, usa o SUS ou Universidade pública, e etc..etc...etc.. tudo isso foi conseguido com muito luta para vc pelos sindicatos....de esquerda. Pergunta aí o que a direita fez por você...além de meter medo da esquerda....por causa de tudo isso que ela conseguiu para você.
A direita venceu, principalmente a extrema direita, pois essas vem destruindo a esquerda no debate. A esquerda ta perdendo tão feio que voce ve canais de direita oferencendo dinheiro para que algum canal de esquerda os responda ou aceite o debate. Consistencia e honestidade intelectual anda a direita ultimamente. Fica a dica. Adicione na sua bolha canais como Alta Linguagem, universidade Libertaria, Marcelo Andrade, Espectro Cinza, Alexandre Porto, Ideias radicais
@@betorezende7645 amigo...esquece a paixão....vc tem carteira assinada ..? O que acha de ter férias...? Não gosta de férias...ah...olha, nós EUA não existem férias. Diz então pro seu patrão que vc não quer férias, que isso é coisa de esquerdista. Seja coerente.
A resposta é dada pelos povos que viveram sob governos de esquerda orientados pelo marxismo. O enorme progresso material e científico é produto do liberalismo e do capitalismo. Todo benefício tem um custo, e para pagá-lo o capitalismo produz riqueza.
Você disse que "O capitalismo é essencialmente desigual". Parabéns camarada. Vejo que você está deixando pra trás esse tal de pós modernismo e aceitando que existem essências. Ou seja algumas afirmações são essencialmente verdadeiras. Em outras palavras, existem coisas que são verdades absolutas. Uma delas é : "O capitalismo defende a desigualdade"
@@clairdeluma Oi Clair. Espero que você tenha percebido que meu comentário foi uma provocação intensionalmente jocosa. Quem é acostumado a assistir este canal, sabe que ele gosta de defender a compatibilidade entre o modernismo de Marx e o pós modernismo, sobretudo de Foucault. Por isso eu fiz a provocação, como se acreditasse que ele realmente estava defendendo o essencialismo. O uso da palavra "essencial" no contexto que ele aplicou, é coloquial ao invés de filosófico. Em outras palavras, ele quiz dizer que "o capitalismo é fundamentalmente desigual" (a desigualdade é um dos fundamentos do capitalismo). Eu aproveitei a ocasião pra brincar com ele, como se ele tivesse dito que "a desigualdade é a essência do capitalismo". Evidentemente, uma pessoa que aceita a literatura filosófica pós moderna, rejeita a possibilidade de haverem essências. Vejamos: Foucault (A verdade é um efeito do poder) Derrida (não há essências, apenas diferenças) Lyotard (Não há metanarrativa) Rorty (o objetivo da linguagem não é representar a realidade, mas produzir efeitos) Coloquei apenas uma frase meio emblemática de alguns pensadores pós modernos, mas cada um deles, gastou muito tempo em sua carreira para desmentir a possibilidade de haverem essências no sentido aristotélico do termo. Não dá pra ser essencialista e pós moderno ao mesmo tempo. Este é certamente o maior problema que o Daniel pode encontrar, quando tenta compatibilizar o essencialismo presente em toda a obra de Marx com a obra anti essencialista de Foucault. Acho nobre o esforço dele, mas não resisto a tentação de fazer algumas provocações.
O pós-modernismo não nega essências no sentido que eu usei. Ele nega o transcendental, um outro mundo, onde essas essências existiriam. Essências num viés "científico" são instrumentos necessários para analisar a realidade e eu teria que ser um lunático para negá-las.
Tem um live que eu fiz com o Gláucio Gonzales aqui no canal, sobre anarquismo. Ele é excelente e tem muito a nos ensinar, procura ali na playlist de lives.
Eu já cheguei há alguns anos atrás a assistir um vídeo de um cara que explicava 'comunismo' pejorativamente, vulgarmente, dizendo que o mesmo quer tornar as pessoas iguais (distorcer o conceito de igualdade para a ideia de uniformização-padronização social do capitalismo).
Eo Stuart Mill que via a Desigualdade (Não em ambito ecônomico, mais sim Moral) de cada individuo e sua diversidade como progresso e algo necessário justamente por isso valorizava a igualdade de oportunidades e lei, para potencializar autonomia individual e a diferença de cada um para proteger o individuo da Tirania social e estatal...
Parabéns! Muito boa sua análise sobre a normalização dos indivíduos, que no capitalismo terminam por serem iguais e, portanto, não livres para viver nossa singularidade, exatamente por conta da enorme desigualdade social e falta de tempo pra ser livre e poder desenvolver suas diferenças. ❤
Olha o negacionismo aí... O Pco e o orientação Marxista tem toneladas do documentação sobre o genociddyo desse cara... O problema de vcs é simples falta total de k-rater
Professor Daniel, gostaria de deixar uma sugestão de leitura sobre a questão da igualdade que achei interessante. São os dois primeiros capítulos sobre o livro "O Despertar de Tudo" do antropólogo David Graeber. Ele toca em vários pontos mas, por cima, ele defende como o contato com povos ameríndios (acho que de outros lugares tmb, n me recordo) influenciou as ideias de igualdade/desigualdade e liberdade na Europa, posteriormente abraçadas, em parte, pelo Iluminismo (ou Iluminismos). Ele comenta sobre o porquê da questão que Rousseau tenta respondes sobre a desigualdade passa a ser importante no contexto político. Abraço!
@@brunorizzi6798 pois entao. Nas sociedades mais igualitarias ( escandinvas) quando se igualou a oportunidade viu que o resultado foi um aumento na desigualdade de resultados. La é onde muita mais mulheres escolheram trabalhar no campo medico e muito mais homens nos campos de engenharia. E aí? Como igualar isso? So com exrtema força burocratica como em regimes ditatoriais. Acha uma boa ideia?
N estou defendendo o que se deve fazer. Até pq estamos falando de sociedades bem diferentes pra você pegar uma e afirmar um dever ser geral e abstrato. O ponto da sugestão foi: como as ideias de igualdade e liberdade tão glorificadas no iluminismo sofreram influência a partir do contato com outros povos.
Cada vez que adotamos uma ideologia, já estamos fugindo da realidade. A realidade mostra que o marxismo cria políticos como Lenin, Stalin, Pol Pot, Fidel, Mao, etc., todos ditadores assassinos. Fato.
Não achei. Foi bastante honesto e colocou seu posicionamento político e econômico bem claro. Ele até me ajudou a entender que, no espectro político e econômico, estou mais para centro esquerda.
Um terra planista pode deixar sua posição bem clara, não significa q esteja correta . Pos modernismo é gnose pura, é esoterismo, é ocultismo, é macumba de burguês...
Opaaa, aviso sim. Sempre que eu for viajar pra algum estado, vou fazer um post no canal sobre isso, pra ver se encontro algum camarada pra tomar umas, hahaha. Grande abraço.
Eu tenho uma visão diferente sobre o pluralismo, o neoliberalismo é radicalmente a favor do pluralismo, pelo fato de que quanto mais plural uma sociedade, mais nichos de mercado ela terá, tô errado?
Se por acreditar e trabalhar para implementar igualdade cada vez mais absoluta se precisa ser de esquerda, logo quanto mais de esquerda, mais iludido e imaturo se é. Fora que, desigualdade n é necessariamente antiético, é algo plenamente comum. Ontologicamente um ente n é igual a outro, e ainda pela visão que a essencia não precede a existência, uma essencia n pode ser igual à outra mesmo assim.
10:55 Erradíssimo. Nós somos desiguais e a natureza é extremamente desigual. Existe o belo, existe o feio, existe o fraco, existe o forte, existem pessoas "saudáveis", existem pessoas com alguma deficiência, existe o jovem, existe o velho. E nenhum desses casos q eu citei é culpa do "capitalismo malvadão". A culpa é simplesmente da natureza. Qualquer pessoa que tenha uma doença ou um limitação física sabe exatamente o q eu tô falando. Isso ta até na literatura, na "moça coxa" do Brás Cubas. Quando eu vejo um marxista resumindo tudo ao "capitalismo malvadão" é só uma demonstração pura de ignorância sobre a natureza humana, a realidade dura da vida. Como diz o Pondé (autor q o Daniel adora kkk) a esquerda se "acha do bem".
Pq o capital é natural pq as formas de governos e sociedades modernas são naturais a pobreza e desigualdade SOCIAIS são naturais pq não foi o homem q criou tudo isso
Acredito que a primeira informação para esclarecer o que é direita e esquerda é esta: não é possível compreender todas as posições políticas somente no eixo esquerda-direita. Há posições políticas completamente diferentes que compartilham o mesmo eixo: é o caso da social-democracia e do comunismo soviético, na esquerda; e do conservadorismo e do libertarianismo, na direita. Como diz Norberto Bobbio: “Direita e esquerda não são conceitos absolutos. São conceitos relativos. [...] não são palavras que designam conteúdos fixados de uma vez para sempre. [...] O fato da direita e esquerda representarem uma oposição [...] não diz nada sobre o conteúdo das duas partes contrapostas. A oposição permanece, mesmo que o conteúdo dos dois opostos possa mudar.” Se fosse possível definir esquerda e direita em uma frase: a esquerda prioriza igualdade material e sociedade ao passo que a direita prioriza igualdade formal, indivíduo e eficiência econômica. Enquanto a esquerda defende que a desigualdade é socialmente construída, a direita aceita a desigualdade como natural. Acho que esses critérios deixam o debate mais complexo e rico, além de ser mais intelectualmente honesto.
A esquerda não defende que a desigualdade é socialmente construída, nem Marx, nem Engels, nem qualquer outro intelectual de esquerda afirmou isso. A desigualdade é natural porque somos seres desiguais em ambientes desiguais. A questão é que o sistema econômico e jurídico (que legitima o primeiro) aprofunda essas desigualdades a níveis superlativos que adoecem não só a humanidade como o meio ambiente que fabricou e mantém todos nós. A direita é prescritiva, se a desigualdade desejada pela burguesia, pela nobreza, pela aristocracia ou por qualquer outro grupo de corruptos privilegiados não for natural, que ela seja através da força. Daí surgem figuras imperialistas como Adolf Hitler que tem todo um ideário impositivo e sanguinário assentado nisso.
O identitarismo é muito mais anticientifico e relogioso na esquerda do que na direita. É so ver a questao trans. É um pensamento ultra-religioso e anti-cientifico.
@@Rob-h3w o que há de religioso e anticientífico no "pensamento trans"? Que pessoas trans existem e deve ser reconhecidas como tais? Bicho, isso é empiria básica, posso te apresentar algumas pessoalmente.
@@5driedgrams a religiosidade esta na crença de realmente serem do sexo oposto, contrariando a biologia estabelecida. Que pessoas trans existem é mais do que sabido, desde sempre.
@@Rob-h3w mas nenhum transgênero acredita ser do sexo oposto, tanto que fazem terapia hormonal, quando não cirurgias invasivas para se assemelharem ao máximo possível ao sexo oposto. Ser transgênero pressupõe o reconhecimento de não ser do sexo oposto. Agora, dizer que pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao sexo ser pseudocientífico ou religioso é absurdo. Essas pessoas estão aí, tem tempo, tem décadas, tem séculos, quando não milênios. Temos diretrizes de tratamento, temos muita empiria, muito estudo, muita metanálise sobre como lidar com essas pessoas e seus sintomas de incongruência de gênero. O negócio é real, não é ficção, não é sobrenatural, não tem nada de religião - a não ser naqueles que combatem a existência dessas pessoas, esses sim são religiosos, majoritariamente cristãos e muçulmanos.
Eu tenho uma critica em relação ao video. Primeiro, também sou comunista, mas o que eu sei, o que entendo é que esquerda e direita não é sobre igualdade e desigualdade, também é, mas não é centrado nisso, é centrado na Luta de Classes. O comportamento da classe dominante é reproduzido pela direita e a esquerda busca combater a classe dominante e introduzir uma sociedade em que a classe dominante não seja a burguesia, e sim os trabalhadores e suas pautas. A extrema direita visa salvar o capitalismo do avanço da luta de classes (atraves da perseguição dos que lutam contra o capital), enquanto a esquerda rad busca derrotar o capitalismo ao derrotar a classe dominante e tornar o mundo um mundo sem classes, sem pessoas acima de outras, um mundo onde a igualdade e a pluralidade são possiveis pois todos devem ser trabalhadores.
Luta de classes. A esquerda é contra, pois defende a igualdade, a direita é a favor, pois defende a desigualdade. Seu comentário tá correto, mas não refuta o meu ponto. Agradeço a reflexão.
Cosmologica? Nao entendi o que quer dizer com isso Eu entendo que hierarquias são inevitável s e que hierarquis se corrompem, mas nunca deixam de existir
O q tem a ver religião com negacionismo científico???? Vc formou uma frase mas não deu um argumento sequer pra provar isso?? A ciência tem autoridade em assunto religioso agora??
@@SovieticoAnonimo. e como vc vai fazer isso ? Como nivelar todo mundo socialmente e materialmente? Tem nocao da quantidade de autoritarismo pra tentar fazer algo do tipo?
@@Rob-h3w tendo controle dos meios de produção e retirando a burguesia de dentro das instituições burocráticas governamentais e substituindo ela por membro da classe trabalhadora q iram atender as necessidades da classe trabalhadora e lentamente mudando o sistema por dentro e por fora com trabalho coletivo para moldar a mente das futuras gerações para q elas já nasçam e cresçam em uma sociedade que preza pelo coletivo bem-estar social e o coletivo uma sociedade q de oportunidades iguais para q cada indivíduo possa florescer do seu jeito
É justamente a evolução e seleção natural que demonstra e provam essas desigualdades! Existe na natureza a cadeia alimentar, animais que seriam "melhores" ou "superiores", que predam os que estão abaixo. E na espécie humana, na sociedade humana, o processo de competição e luta por sobrevivência demonstrou quem são os melhores, os vitoriosos e dominantes. A própria existência da desigualdade já mostra que somos desiguais, que os melhores irão vencer e dominar. Tudo começou na criação da propriedade privada, que o homem com sua capacidade física estabeleceu essa propriedade privada, e logo depois, a posse da mulher. Essa sociedade baseada na propriedade privada foi evoluindo de Escravismo, para Feudalismo e depois Capitalismo. Eu sou de extrema direita, mas ao meu ver existem excessões quanto a questão da ciência e da racionalidade. A maior parte da direita é irracional e anticiência mesmo, mas tem as excessões(assim como eu). Eu vejo que o Capitalismo deve ser superado, mas não necessariamente a propriedade privada, pois estamos com problemas sérios ambientais para serem resolvidos; o tempo está acabando para buscar preservar o que resta e reverter os desastres climáticos. Os melhores e mais fortes continuarão a posse da propriedade, e se forem racionais, irão estabelecer um tipo de acordo e modelo de sociedade que seja mais eficiente e racional, que busca o máximo possível esse desenvolvimento sustentável.
Na natureza alguns são "superiores " aos outros por critérios de força na maior parte das vezes. Na nossa sociedade é completamente diferente, aqui o dinheiro compra a força/poder, e isso que determina quem tem vantagens ou não na vida, não é quem é melhor. Eu sou melhor que o elow musk em diversas coisas, pq ele tem poder e eu sou um Zé ninguém? Pq ele tem dinheiro, que veio de uma família que tinha minas de diamantes, que explora a séculos outras pessoas. Vc tem que ser muito limitado pra achar que europeus eram superiores a indígenas e por estado certos em descer um genocídio com eles. A humanidade cresceu assim, o capitalismo cresceu assim. Não tem nada a ver com ser superior, tem a ver com sorte, se vc tiver sorte de nascer no lugar certo, na família certa, vc pode até atropelar um ciclista, vide o Thor Batista. Ele é melhor que eu eu algo? Ele é superior a mim? Claro que não, ainda assim não faz diferença
@@edersonborba5668 eu desprezo o Capital e o dinheiro. Nessa sociedade completamente distorcida em que vivemos, quem está no topo é quem tem mais dinheiro, e esse cara está lá basicamente pelo que você falou: sorte de nascer ali. O que vale é a competição entre dois indivíduos no mano a mano, pra ver quem é o melhor fisicamente e também intelectualmente. Os que são melhores nesses atributos vencem a competição e dominam. Eu não vejo qualquer legitimidade no Elon Musk ou qualquer capitalista possuir os bens que tem, eles são c0v@rde$ que se escondem atrás do Estado pra garantir sua propriedade, e isso é absurdo. Sou totalmente a favor de invadir e saquear a propriedade deles, mostrando que eles são apenas fr@c0tes$ c0v@rde$.
@@edersonborba5668 mas basicamente o que eu disse que o critério válido é o da força e inteligência; os melhores nesses aspectos irão vencer a competição. Hoje no Capitalismo temos esses absurdos que você falou, e eu repúdio isso totalmente; quem está no topo(como o Elon Musk), está lá por sorte, assim como você disse.
Continua, por favor! Estou gostando muito dos conteudos.
"A igualdade não é o oposto da diferença" acho que Deleuze gostaria dessa frase.
Perfeito, Daniel! Excelente explicação!
Bom, além dos conceitos, importante é saber se vc tiver carteira assinada, jornada de trabalho 40hs , décimo, férias, auxilio desemprego, vale transporte e vale alimentação, aposentadoria pública,i nsalubridade, hora extra, bolsa família, usa o SUS ou Universidade pública, e etc..etc...etc.. tudo isso foi conseguido com muito luta para vc pelos sindicatos....de esquerda. Pergunta aí o que a direita fez por você...além de meter medo da esquerda....por causa de tudo isso que ela conseguiu para você.
A direita venceu, principalmente a extrema direita, pois essas vem destruindo a esquerda no debate. A esquerda ta perdendo tão feio que voce ve canais de direita oferencendo dinheiro para que algum canal de esquerda os responda ou aceite o debate. Consistencia e honestidade intelectual anda a direita ultimamente. Fica a dica. Adicione na sua bolha canais como Alta Linguagem, universidade Libertaria, Marcelo Andrade, Espectro Cinza, Alexandre Porto, Ideias radicais
@@betorezende7645 amigo...esquece a paixão....vc tem carteira assinada ..? O que acha de ter férias...? Não gosta de férias...ah...olha, nós EUA não existem férias. Diz então pro seu patrão que vc não quer férias, que isso é coisa de esquerdista. Seja coerente.
A resposta é dada pelos povos que viveram sob governos de esquerda orientados pelo marxismo. O enorme progresso material e científico é produto do liberalismo e do capitalismo. Todo benefício tem um custo, e para pagá-lo o capitalismo produz riqueza.
Bom dia Galera!
Maravilhosa explicação 😊
Que vídeo bom da porra
Ótimo post.
Muito bom professor Daniel, concordo.
Você disse que "O capitalismo é essencialmente desigual". Parabéns camarada. Vejo que você está deixando pra trás esse tal de pós modernismo e aceitando que existem essências. Ou seja algumas afirmações são essencialmente verdadeiras. Em outras palavras, existem coisas que são verdades absolutas. Uma delas é : "O capitalismo defende a desigualdade"
E onde o pós-modernismo nega essências????
Ele nega afirmações do tipo que Capitalismo é. natural ou universal. E isso um marxista também nega.
@@clairdeluma Oi Clair. Espero que você tenha percebido que meu comentário foi uma provocação intensionalmente jocosa.
Quem é acostumado a assistir este canal, sabe que ele gosta de defender a compatibilidade entre o modernismo de Marx e o pós modernismo, sobretudo de Foucault. Por isso eu fiz a provocação, como se acreditasse que ele realmente estava defendendo o essencialismo.
O uso da palavra "essencial" no contexto que ele aplicou, é coloquial ao invés de filosófico. Em outras palavras, ele quiz dizer que "o capitalismo é fundamentalmente desigual" (a desigualdade é um dos fundamentos do capitalismo). Eu aproveitei a ocasião pra brincar com ele, como se ele tivesse dito que "a desigualdade é a essência do capitalismo".
Evidentemente, uma pessoa que aceita a literatura filosófica pós moderna, rejeita a possibilidade de haverem essências. Vejamos:
Foucault (A verdade é um efeito do poder)
Derrida (não há essências, apenas diferenças)
Lyotard (Não há metanarrativa)
Rorty (o objetivo da linguagem não é representar a realidade, mas produzir efeitos)
Coloquei apenas uma frase meio emblemática de alguns pensadores pós modernos, mas cada um deles, gastou muito tempo em sua carreira para desmentir a possibilidade de haverem essências no sentido aristotélico do termo. Não dá pra ser essencialista e pós moderno ao mesmo tempo.
Este é certamente o maior problema que o Daniel pode encontrar, quando tenta compatibilizar o essencialismo presente em toda a obra de Marx com a obra anti essencialista de Foucault.
Acho nobre o esforço dele, mas não resisto a tentação de fazer algumas provocações.
O pós-modernismo não nega essências no sentido que eu usei. Ele nega o transcendental, um outro mundo, onde essas essências existiriam. Essências num viés "científico" são instrumentos necessários para analisar a realidade e eu teria que ser um lunático para negá-las.
Mas gostei da sua provocação. Ainda vou escrever sobre isso, mas tá foda, é um processo lento e demorado.
Seria interessante falar sobre o Anarquismo
Tem um live que eu fiz com o Gláucio Gonzales aqui no canal, sobre anarquismo. Ele é excelente e tem muito a nos ensinar, procura ali na playlist de lives.
Ótimo conteúdo!
Eu já cheguei há alguns anos atrás a assistir um vídeo de um cara que explicava 'comunismo' pejorativamente, vulgarmente, dizendo que o mesmo quer tornar as pessoas iguais (distorcer o conceito de igualdade para a ideia de uniformização-padronização social do capitalismo).
Eo Stuart Mill que via a Desigualdade (Não em ambito ecônomico, mais sim Moral) de cada individuo e sua diversidade como progresso e algo necessário justamente por isso valorizava a igualdade de oportunidades e lei, para potencializar autonomia individual e a diferença de cada um para proteger o individuo da Tirania social e estatal...
Continua sendo liberal. Para a época, estaria à esquerda do espectro
@@luizfelipeoliveira1597 E hoje ele seria do que?
Parabéns! Muito boa sua análise sobre a normalização dos indivíduos, que no capitalismo terminam por serem iguais e, portanto, não livres para viver nossa singularidade, exatamente por conta da enorme desigualdade social e falta de tempo pra ser livre e poder desenvolver suas diferenças. ❤
Perfeito, eu sou de esquerda radical
Tamo juntooooo.
*Extrema esquerda.
Ta maluco, só aqui na minha rua stalin matou 15 milhões
Aqui ele furtou melões!
kkkkk
Amigo ele invadiu a minha casa e levou toda a comida
Olha o negacionismo aí... O Pco e o orientação Marxista tem toneladas do documentação sobre o genociddyo desse cara... O problema de vcs é simples falta total de k-rater
Nesse caso era o Seu Stalin, um sinhorzinho que apenas colhia milhos no lote vago
Igualdades para humanos subjetivamente diversos
Baita vídeo! Divulgando por aqui
Valeuuuu.
Eu sou esquerda até a medula. 😊
Tamo junto, haha.
Professor Daniel, gostaria de deixar uma sugestão de leitura sobre a questão da igualdade que achei interessante. São os dois primeiros capítulos sobre o livro "O Despertar de Tudo" do antropólogo David Graeber. Ele toca em vários pontos mas, por cima, ele defende como o contato com povos ameríndios (acho que de outros lugares tmb, n me recordo) influenciou as ideias de igualdade/desigualdade e liberdade na Europa, posteriormente abraçadas, em parte, pelo Iluminismo (ou Iluminismos). Ele comenta sobre o porquê da questão que Rousseau tenta respondes sobre a desigualdade passa a ser importante no contexto político. Abraço!
Igualdade de oportunidade ou de resultado?
@@Rob-h3w Num sentido amplo, as duas. Em oposição às sociedades hierárquicas do antigo regime.
@@brunorizzi6798 pois entao. Nas sociedades mais igualitarias ( escandinvas) quando se igualou a oportunidade viu que o resultado foi um aumento na desigualdade de resultados. La é onde muita mais mulheres escolheram trabalhar no campo medico e muito mais homens nos campos de engenharia. E aí? Como igualar isso? So com exrtema força burocratica como em regimes ditatoriais. Acha uma boa ideia?
N estou defendendo o que se deve fazer. Até pq estamos falando de sociedades bem diferentes pra você pegar uma e afirmar um dever ser geral e abstrato. O ponto da sugestão foi: como as ideias de igualdade e liberdade tão glorificadas no iluminismo sofreram influência a partir do contato com outros povos.
@@brunorizzi6798 se isso fosse verdade vc nao teria os mesmos resultados em sociedades que implantaram regimes totalitarios
A realidade te refuta. A realidade é o melhor argumento.
A realidade está do meu lado. O choro é livre.
Não a realidade refutar vc a realidade me radicalizou a realidade é oq me mantém focado e fiel as ideias do camarada Karl Marx
Cada vez que adotamos uma ideologia, já estamos fugindo da realidade. A realidade mostra que o marxismo cria políticos como Lenin, Stalin, Pol Pot, Fidel, Mao, etc., todos ditadores assassinos. Fato.
A realidade está do lado de um RUclipsr de esquerda, fonte: esse mesmo RUclipsr de esquerda.
Isso é ciência de ponta...
Força humanidade :D
Muito bom
❤❤❤❤❤❤
Se a referência da igualdade, é a luta , a busca da sobrevivência seríamos igual a qualquer ser biológico? Uma ameba, por exemplo?
Lacrou
Realmente foi parcial...Só não precisava exagerar!!!...kkk...
Não achei. Foi bastante honesto e colocou seu posicionamento político e econômico bem claro.
Ele até me ajudou a entender que, no espectro político e econômico, estou mais para centro esquerda.
Um terra planista pode deixar sua posição bem clara, não significa q esteja correta . Pos modernismo é gnose pura, é esoterismo, é ocultismo, é macumba de burguês...
Quando vier no Rio de Janeiro me avisa para bebermos umas e outras e filosofar na medida do possível, kkkk, mas é sério
Opaaa, aviso sim. Sempre que eu for viajar pra algum estado, vou fazer um post no canal sobre isso, pra ver se encontro algum camarada pra tomar umas, hahaha. Grande abraço.
E feministas radicais se enquadrariam em qual espectro?
Eu tenho uma visão diferente sobre o pluralismo, o neoliberalismo é radicalmente a favor do pluralismo, pelo fato de que quanto mais plural uma sociedade, mais nichos de mercado ela terá, tô errado?
Se por acreditar e trabalhar para implementar igualdade cada vez mais absoluta se precisa ser de esquerda, logo quanto mais de esquerda, mais iludido e imaturo se é.
Fora que, desigualdade n é necessariamente antiético, é algo plenamente comum.
Ontologicamente um ente n é igual a outro, e ainda pela visão que a essencia não precede a existência, uma essencia n pode ser igual à outra mesmo assim.
Falou pouco, mas falou bosta.
Tamo falando de materialidade e das necessidades básicas das pessoas
Pera ele disse q a desigualdade não é antiética? Meu Deus
Quando um aluno discorda de você na sala de aula essa é a sua resposta padrão também?
Daniel, você é organizado em algum partido político? Coletivo?
'Totalitário é isso que tu és. Dogmático.'
Afrontoso ❤
Hahahaha, sua linda.
Up
10:55 Erradíssimo. Nós somos desiguais e a natureza é extremamente desigual. Existe o belo, existe o feio, existe o fraco, existe o forte, existem pessoas "saudáveis", existem pessoas com alguma deficiência, existe o jovem, existe o velho. E nenhum desses casos q eu citei é culpa do "capitalismo malvadão". A culpa é simplesmente da natureza. Qualquer pessoa que tenha uma doença ou um limitação física sabe exatamente o q eu tô falando. Isso ta até na literatura, na "moça coxa" do Brás Cubas. Quando eu vejo um marxista resumindo tudo ao "capitalismo malvadão" é só uma demonstração pura de ignorância sobre a natureza humana, a realidade dura da vida. Como diz o Pondé (autor q o Daniel adora kkk) a esquerda se "acha do bem".
Como dizer que não entendeu o vídeo sem dizer que não entendeu o vídeo...
Pq o capital é natural pq as formas de governos e sociedades modernas são naturais a pobreza e desigualdade SOCIAIS são naturais pq não foi o homem q criou tudo isso
Acredito que a primeira informação para esclarecer o que é direita e esquerda é esta: não é
possível compreender todas as posições políticas somente no eixo esquerda-direita.
Há posições políticas completamente diferentes que compartilham o mesmo eixo: é o caso
da social-democracia e do comunismo soviético, na esquerda; e do conservadorismo e
do libertarianismo, na direita. Como diz Norberto Bobbio:
“Direita e esquerda não são conceitos absolutos. São conceitos relativos.
[...] não são palavras que designam conteúdos fixados de uma vez para sempre.
[...] O fato da direita e esquerda representarem uma oposição
[...] não diz nada sobre o conteúdo das duas partes contrapostas. A oposição permanece, mesmo que o conteúdo dos dois opostos possa mudar.”
Se fosse possível definir esquerda e direita em uma frase: a esquerda prioriza
igualdade material e sociedade ao passo que a direita prioriza igualdade formal,
indivíduo e eficiência econômica.
Enquanto a esquerda defende que a desigualdade é socialmente construída, a direita aceita a desigualdade como natural.
Acho que esses critérios deixam o debate mais complexo e rico, além de ser mais intelectualmente honesto.
A esquerda não defende que a desigualdade é socialmente construída, nem Marx, nem Engels, nem qualquer outro intelectual de esquerda afirmou isso. A desigualdade é natural porque somos seres desiguais em ambientes desiguais. A questão é que o sistema econômico e jurídico (que legitima o primeiro) aprofunda essas desigualdades a níveis superlativos que adoecem não só a humanidade como o meio ambiente que fabricou e mantém todos nós.
A direita é prescritiva, se a desigualdade desejada pela burguesia, pela nobreza, pela aristocracia ou por qualquer outro grupo de corruptos privilegiados não for natural, que ela seja através da força. Daí surgem figuras imperialistas como Adolf Hitler que tem todo um ideário impositivo e sanguinário assentado nisso.
O identitarismo é muito mais anticientifico e relogioso na esquerda do que na direita.
É so ver a questao trans. É um pensamento ultra-religioso e anti-cientifico.
@@Rob-h3w o que há de religioso e anticientífico no "pensamento trans"? Que pessoas trans existem e deve ser reconhecidas como tais? Bicho, isso é empiria básica, posso te apresentar algumas pessoalmente.
@@5driedgrams a religiosidade esta na crença de realmente serem do sexo oposto, contrariando a biologia estabelecida. Que pessoas trans existem é mais do que sabido, desde sempre.
@@Rob-h3w mas nenhum transgênero acredita ser do sexo oposto, tanto que fazem terapia hormonal, quando não cirurgias invasivas para se assemelharem ao máximo possível ao sexo oposto. Ser transgênero pressupõe o reconhecimento de não ser do sexo oposto.
Agora, dizer que pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao sexo ser pseudocientífico ou religioso é absurdo. Essas pessoas estão aí, tem tempo, tem décadas, tem séculos, quando não milênios. Temos diretrizes de tratamento, temos muita empiria, muito estudo, muita metanálise sobre como lidar com essas pessoas e seus sintomas de incongruência de gênero. O negócio é real, não é ficção, não é sobrenatural, não tem nada de religião - a não ser naqueles que combatem a existência dessas pessoas, esses sim são religiosos, majoritariamente cristãos e muçulmanos.
Como eu ja disse, vc não refuta sequer objeções nos comentários, apenas repete frases de efeito... O cara quer ganhar na força bruta.
Eu tenho uma critica em relação ao video. Primeiro, também sou comunista, mas o que eu sei, o que entendo é que esquerda e direita não é sobre igualdade e desigualdade, também é, mas não é centrado nisso, é centrado na Luta de Classes. O comportamento da classe dominante é reproduzido pela direita e a esquerda busca combater a classe dominante e introduzir uma sociedade em que a classe dominante não seja a burguesia, e sim os trabalhadores e suas pautas. A extrema direita visa salvar o capitalismo do avanço da luta de classes (atraves da perseguição dos que lutam contra o capital), enquanto a esquerda rad busca derrotar o capitalismo ao derrotar a classe dominante e tornar o mundo um mundo sem classes, sem pessoas acima de outras, um mundo onde a igualdade e a pluralidade são possiveis pois todos devem ser trabalhadores.
Luta de classes. A esquerda é contra, pois defende a igualdade, a direita é a favor, pois defende a desigualdade. Seu comentário tá correto, mas não refuta o meu ponto. Agradeço a reflexão.
Quando você fala em igualdade vc fala em igualdade de oportunidade ou de resultado?
Nenhum dos dois. Falo na inexistência de qualquer hierarquia cosmológica que nos diferencie.
Cosmologica? Nao entendi o que quer dizer com isso
Eu entendo que hierarquias são inevitável s e que hierarquis se corrompem, mas nunca deixam de existir
O q tem a ver religião com negacionismo científico???? Vc formou uma frase mas não deu um argumento sequer pra provar isso??
A ciência tem autoridade em assunto religioso agora??
Como todos podemos ser unicos e iguais ao mesmo tempo???
Isso nao faz sentido nenhum
Continua no canal que vai passar a fazer sentido.
Espero que haja uma argumentação mais convincente acerca
Iguais materialmente e socialmente únicos como pessoas 👍
@@SovieticoAnonimo. e como vc vai fazer isso ? Como nivelar todo mundo socialmente e materialmente? Tem nocao da quantidade de autoritarismo pra tentar fazer algo do tipo?
@@Rob-h3w tendo controle dos meios de produção e retirando a burguesia de dentro das instituições burocráticas governamentais e substituindo ela por membro da classe trabalhadora q iram atender as necessidades da classe trabalhadora e lentamente mudando o sistema por dentro e por fora com trabalho coletivo para moldar a mente das futuras gerações para q elas já nasçam e cresçam em uma sociedade que preza pelo coletivo bem-estar social e o coletivo uma sociedade q de oportunidades iguais para q cada indivíduo possa florescer do seu jeito
Gente que loucura! Onde vc vive?! Mto triste. Vc precisa se informar melhor antes de gravar essas coisas. Que absurdo.
É justamente a evolução e seleção natural que demonstra e provam essas desigualdades!
Existe na natureza a cadeia alimentar, animais que seriam "melhores" ou "superiores", que predam os que estão abaixo. E na espécie humana, na sociedade humana, o processo de competição e luta por sobrevivência demonstrou quem são os melhores, os vitoriosos e dominantes. A própria existência da desigualdade já mostra que somos desiguais, que os melhores irão vencer e dominar. Tudo começou na criação da propriedade privada, que o homem com sua capacidade física estabeleceu essa propriedade privada, e logo depois, a posse da mulher.
Essa sociedade baseada na propriedade privada foi evoluindo de Escravismo, para Feudalismo e depois Capitalismo.
Eu sou de extrema direita, mas ao meu ver existem excessões quanto a questão da ciência e da racionalidade. A maior parte da direita é irracional e anticiência mesmo, mas tem as excessões(assim como eu). Eu vejo que o Capitalismo deve ser superado, mas não necessariamente a propriedade privada, pois estamos com problemas sérios ambientais para serem resolvidos; o tempo está acabando para buscar preservar o que resta e reverter os desastres climáticos.
Os melhores e mais fortes continuarão a posse da propriedade, e se forem racionais, irão estabelecer um tipo de acordo e modelo de sociedade que seja mais eficiente e racional, que busca o máximo possível esse desenvolvimento sustentável.
Na natureza alguns são "superiores " aos outros por critérios de força na maior parte das vezes. Na nossa sociedade é completamente diferente, aqui o dinheiro compra a força/poder, e isso que determina quem tem vantagens ou não na vida, não é quem é melhor. Eu sou melhor que o elow musk em diversas coisas, pq ele tem poder e eu sou um Zé ninguém? Pq ele tem dinheiro, que veio de uma família que tinha minas de diamantes, que explora a séculos outras pessoas. Vc tem que ser muito limitado pra achar que europeus eram superiores a indígenas e por estado certos em descer um genocídio com eles. A humanidade cresceu assim, o capitalismo cresceu assim. Não tem nada a ver com ser superior, tem a ver com sorte, se vc tiver sorte de nascer no lugar certo, na família certa, vc pode até atropelar um ciclista, vide o Thor Batista. Ele é melhor que eu eu algo? Ele é superior a mim? Claro que não, ainda assim não faz diferença
@@edersonborba5668 eu desprezo o Capital e o dinheiro. Nessa sociedade completamente distorcida em que vivemos, quem está no topo é quem tem mais dinheiro, e esse cara está lá basicamente pelo que você falou: sorte de nascer ali. O que vale é a competição entre dois indivíduos no mano a mano, pra ver quem é o melhor fisicamente e também intelectualmente. Os que são melhores nesses atributos vencem a competição e dominam. Eu não vejo qualquer legitimidade no Elon Musk ou qualquer capitalista possuir os bens que tem, eles são c0v@rde$ que se escondem atrás do Estado pra garantir sua propriedade, e isso é absurdo. Sou totalmente a favor de invadir e saquear a propriedade deles, mostrando que eles são apenas fr@c0tes$ c0v@rde$.
@@edersonborba5668 difícil esse RUclips. Te respondi na boa, nem te ataquei, e ainda sim apagou/bloqueou meu comentário.
@@edersonborba5668 mas basicamente o que eu disse que o critério válido é o da força e inteligência; os melhores nesses aspectos irão vencer a competição.
Hoje no Capitalismo temos esses absurdos que você falou, e eu repúdio isso totalmente; quem está no topo(como o Elon Musk), está lá por sorte, assim como você disse.
Exatamente. Esportes mostram isso