Olá, bom dia! Parabéns pelo canal e pelos vídeos de fácil entendimento. Sem dúvida um dos melhores canais sobre Home Theater. Mas se me permite, gostaria de fazer um adendo: Sobre a resposta de frequência das caixas, deve-se também levar em consideração um outro fator! Que é a variação em decibéis nos extremos da resposta da caixa em questão: Vamos usar sua caixa central como exemplo: A JBL ES25C tem resposta de frequência total que compreende de 80Hz - 40kHz, mas essa medição é feita com -3dB nos extremos da resposta. Ou seja, ela responde os 80Hz com -3dB e chega aos 40kHz com -3dB. Isso significa que a ES25C consegue responder de forma linear dos 100Hz - 30kHz. Sabendo disso, o ideal é que o corte no crossover do Receiver seja feito em 100Hz, para evitar buracos de frequência com a integração do subwoofer. *Isso lembra o mesmo que ocorre com a potência de pico dos receivers medidos a 10% de THD para impressionar os consumidores, né verdade?! Heheheheh... Poucas empresas informam com clareza essas duas medições, e uma delas é a Polk Audio. Descrevendo a resposta de frequência total (com os -3dB) e a resposta de frequência linear. Citando um exemplo da Polk, vamos usar a caixa OWM3 (já que se aproxima bastante da JBL ES25C). Essa caixa tem resposta de frequência total de 80Hz - 25kHz, mas quando medida em sua variação de -3dB nos extremos (Lower and Upper -3dB Limits), ela responde dos 100 Hz → 22 Hz de forma linear/plana. (vide site oficial) Bem, é isso... Obrigado por tirar minha dúvida com relação aos ajustes do LFE e LFE+Main em um outro vídeo!!! Grande abraço!!!
Silvanio Silva exatamente , como disse no início do vídeo é apenas um ponto de partida para começar as configurações , onde as variações podem ocorrer em + ou - 3db . Alguns especialistas citam as referências mais importantes nas caixas frontais , não levando tão a sério as surround , porém outros defendem o ajuste perfeito em todas as caixas . Ao meu ver procuro sempre trabalhar um pouco acima do especificado !! Abraço e obrigado pela contribuição !!!
Parabéns pelo vídeo cara , nossa vc não sabe o quanto foi útil este vídeo para mim , tenho um denon 1910 há anos e nunca consegui achar essas regulagens para cada auto falantes , tenho umas caixas jbl sp5ii no gesso, agora consigo mandar uns graves para ela com o som ambiente baixo, cara ficou show , não só, ficou bom para filmes como ficou excelente para escutar musicas tenho um sub jbl es 250p também estava mal regulado, moro em apartamento e antes quando abria a porta do cineminha o grave saída pelo ambiente todo vibrando tudo, mas agora com essa correção de regulagem do denon que aprendi aí no seu canal ficou show o som aqui agora consigo escutar som em volume mais alto e com o grave mais forte sem que ele saia vibrando tudo aqui em casa. A correção das caixas frontais da central e do sub me proporcionaram um experiência fantástica obrigado mesmo.
Show amigo! Muito bem explicado, não vejo a hora da minha obra te minar pra ligar meu home e fazer todas as configurações que aprendi aqui no cana. Parabéns por nos ajudar tanto.
Ótimo video, bem explicativo. Vejo o pessoal que inicia neste hobby sempre em dúvida nos ajustes do crossover do receiver em relação as frequências que as caixas respondem.
Amigão! Show de vídeo explicativo. Lembrando que algumas caixas acústicas tem um crossover imbutido dentro. E mesmo as vezes vc cortando bem baixo os Hz o crossover da caixa não deixa cair os Hz, ele limita o mínimo que a caixa pode chegar em Hz. Abraços
boa trade me dá força comprei jogo caixas Sony e pouco antiga tenho grade dúvida crossover vejo q normalmente e 80 Hz mais manual Caixa está falando assim ( se utilizar o amplificador com frequência de corte ajustável, recomendo selecionar 150hz (aproximadamente) para a frequência de corte das caixas acústicas central.frontais e traseira. Me ajuda qual seria melhor deixar obrigado e parabéns por TDS seu
Eu tenho um jogo de caixas antigos da Sony (cinzas) o manual original do receiver diz que a frequência delas é de 80 hz. Porém o receiver original delas não tinha a possibilidade de configurar crossover separadamente. Então creio que o próprio receiver fazia isto. Hoje eu utilizo um Pioneer VSX-834. Quando deixo em 80hz percebo que o som fica abafado e embolado, eu tenho que compensar na configuração dos agudos, qndo deixo em 150hz o som fica muito estridente e aí tenho que compensar na configuração dos graves. Tentei deixar em 100hz que seria o "médio" por assim dizer. Tbm não resolveu. Creio que essas caixas da Sony são muito limitadas por serem Full range, elas não conseguem distinguir as frequências corretamente.
Sou do som automotivo SQ, tenho uma dúvida, esse subwoofer cortado em 120hz não sobrepõe as frequências cortadas em 60 e 80hz? Pois no som automotivo se corta o sub em 80hz e os kits 2 vias em 80hz também pra não embolar o som por frequência sobreposta.
Esta é a configuração do filtro de baixa passagem (LPF) do canal de efeitos de baixa frequência (LFE). Geralmente é incluído nas configurações de crossover para gerenciamento de graves, mas não tem nada a ver com gerenciamento de graves. Este é o ponto de corte de alta freqüência para o LFE, também conhecido como canal .1 em uma fonte surround 5.1 / 6.1 / 7.1. Na prática, isso deve sempre ser definido para 120 Hz, pois o canal LFE suporta informações até essa frequência. Quando você define este valor abaixo de 120Hz, o receptor ou o pré-amplificador não redirecionará as informações do LFE para outros canais. Em vez disso, não é reproduzido pelo sistema surround. Também deve ser notado que esta configuração não tem nada a ver com a forma como os graves são gerenciados para os canais de faixa total em um sistema surround.
Ao contrário do som automotivo e dependo do caso a sobreposição pode algo bem vindo de maneira a complementar a deficiência de reprodução das caixas frontais em uma sala . A acústica é algo que influencia muito neste aspecto e cada instalação deve ser observada para que a sobreposição trabalhe a favor e não contra , cancelamento de fases podem ocorrer se o ajuste não for bem feito e a acústica pode colaborar para isso . Por isso só analisando caso a caso para sabermos o benefício ou prejuízo de determinados ajustes , mas na maioria das vezes o reforço da sobreposição somando a amplitude de uma sala é bem vinda !!!
bom dia, eu pedi para fazerem um cabo bicablado para mim e vi que ele pegou o positivo de um cabo e juntou com o positivo de outro e soldou e realizou o mesmo procedimento com o negativo. Cada cabo está saindo do receiver com 2 plugues banana e está chegando em cada caixa com 4 plugues. Será que isso não altera a impedância das caixas?
Amigao meu subwofer da ativo do aiwa tem 60 Hz , 90 HZ e 120 HZ , qual o melhor corte que eu deixo ele para melhor grave ???? Observação e Microsistens nao receiver ....grato
Boa tarde,ótimas explicações neste video,mas alguém aí sebe me dizer se eu posso deixar o crossover , ja q o meu receiver ñ aceita fazer individualmente as frontais,sorronds e a central ,neste caso quanto q eu tenho q deixar setado o crossover,acima 80hz...,fiquemtds com Deus e obrigado por enquanto...
Claudio Araujo depende de alguns fatores , potência admitida da caixa vs potência do receiver , se está com a correção acústica ( auto calibração ) , qual o canal em questão , por exemplo no canal central a demanda de graves é diferente dos canais frontais , enfim , o problema de frequências acima de 80 hz é que contribuem para deixar o subwoofer localizado , e isso é ruim , mas se vc pode deixar uma folga , aconselho que deixe , todo cuidado é válido
Acabei de verificar e as minhas caixas Torres chegam em 40Hz e meu sub por incrível que parece só chega em 41Hz, neste caso deixo o corte da caixa torre e, 40Hz? Pq ele mataria completamente o sub, correto? Neste caso o que poderia fazer? Deixar as torres com 60Hz para o sub trabalhar nos 20Hz que sobraram?
Mesmo se configurar minha caixa frontal torre em 40Hz e o subwoofer em 40Hz, o subwoofer só tocaria os graves feitos para o canal do subwoofer? O restante dos graves iriam para a caixa torre?
Claudio Araujo antes de responder sua pergunta gostaria que vc assistisse meu vídeo “ Large vs Small “ , assista por favor , vai tirar muitas dúvidas sua
Vc não vai perder estas informações, vc vai enviar e vai forçar a caixa a tocar em 40hz isto pode queimar seu falante com o tempo, na verdade bookshelf mesmo falando que começa em tantos hz o ideal e subir um pouco para ela trabalhar com mais folga e deixar o sub tomando conta destas frequências baixas, para as suas bookshelf que começa em 50hz o ideal seria deixá-las a 80hz como estava no início
Muito eficiente a explicação, nós que estamos iniciando no assunto agradecemos as informações
Olá, bom dia! Parabéns pelo canal e pelos vídeos de fácil entendimento. Sem dúvida um dos melhores canais sobre Home Theater.
Mas se me permite, gostaria de fazer um adendo:
Sobre a resposta de frequência das caixas, deve-se também levar em consideração um outro fator! Que é a variação em decibéis nos extremos da resposta da caixa em questão:
Vamos usar sua caixa central como exemplo: A JBL ES25C tem resposta de frequência total que compreende de 80Hz - 40kHz, mas essa medição é feita com -3dB nos extremos da resposta. Ou seja, ela responde os 80Hz com -3dB e chega aos 40kHz com -3dB. Isso significa que a ES25C consegue responder de forma linear dos 100Hz - 30kHz. Sabendo disso, o ideal é que o corte no crossover do Receiver seja feito em 100Hz, para evitar buracos de frequência com a integração do subwoofer.
*Isso lembra o mesmo que ocorre com a potência de pico dos receivers medidos a 10% de THD para impressionar os consumidores, né verdade?! Heheheheh...
Poucas empresas informam com clareza essas duas medições, e uma delas é a Polk Audio. Descrevendo a resposta de frequência total (com os -3dB) e a resposta de frequência linear.
Citando um exemplo da Polk, vamos usar a caixa OWM3 (já que se aproxima bastante da JBL ES25C). Essa caixa tem resposta de frequência total de 80Hz - 25kHz, mas quando medida em sua variação de -3dB nos extremos (Lower and Upper -3dB Limits), ela responde dos 100 Hz → 22 Hz de forma linear/plana. (vide site oficial)
Bem, é isso... Obrigado por tirar minha dúvida com relação aos ajustes do LFE e LFE+Main em um outro vídeo!!!
Grande abraço!!!
Silvanio Silva exatamente , como disse no início do vídeo é apenas um ponto de partida para começar as configurações , onde as variações podem ocorrer em + ou - 3db . Alguns especialistas citam as referências mais importantes nas caixas frontais , não levando tão a sério as surround , porém outros defendem o ajuste perfeito em todas as caixas . Ao meu ver procuro sempre trabalhar um pouco acima do especificado !! Abraço e obrigado pela contribuição !!!
Otimo instrucao aprendi muito obrigado
Parabéns pelo vídeo cara , nossa vc não sabe o quanto foi útil este vídeo para mim , tenho um denon 1910 há anos e nunca consegui achar essas regulagens para cada auto falantes , tenho umas caixas jbl sp5ii no gesso, agora consigo mandar uns graves para ela com o som ambiente baixo, cara ficou show , não só, ficou bom para filmes como ficou excelente para escutar musicas tenho um sub jbl es 250p também estava mal regulado, moro em apartamento e antes quando abria a porta do cineminha o grave saída pelo ambiente todo vibrando tudo, mas agora com essa correção de regulagem do denon que aprendi aí no seu canal ficou show o som aqui agora consigo escutar som em volume mais alto e com o grave mais forte sem que ele saia vibrando tudo aqui em casa. A correção das caixas frontais da central e do sub me proporcionaram um experiência fantástica obrigado mesmo.
Show amigo! Muito bem explicado, não vejo a hora da minha obra te minar pra ligar meu home e fazer todas as configurações que aprendi aqui no cana. Parabéns por nos ajudar tanto.
Ótimo video, bem explicativo. Vejo o pessoal que inicia neste hobby sempre em dúvida nos ajustes do crossover do receiver em relação as frequências que as caixas respondem.
Ótimo vídeo. Muito didático.
Amigão! Show de vídeo explicativo. Lembrando que algumas caixas acústicas tem um crossover imbutido dentro. E mesmo as vezes vc cortando bem baixo os Hz o crossover da caixa não deixa cair os Hz, ele limita o mínimo que a caixa pode chegar em Hz. Abraços
Bernardo Bolson exatamente , porem pode não danificar a caixa , mas fica sem reproduzir o necessário deixando buracos na música
boa trade me dá força comprei jogo caixas Sony e pouco antiga tenho grade dúvida crossover vejo q normalmente e 80 Hz mais manual Caixa está falando assim ( se utilizar o amplificador com frequência de corte ajustável, recomendo selecionar 150hz (aproximadamente) para a frequência de corte das caixas acústicas central.frontais e traseira. Me ajuda qual seria melhor deixar obrigado e parabéns por TDS seu
Eu tenho um jogo de caixas antigos da Sony (cinzas) o manual original do receiver diz que a frequência delas é de 80 hz. Porém o receiver original delas não tinha a possibilidade de configurar crossover separadamente. Então creio que o próprio receiver fazia isto. Hoje eu utilizo um Pioneer VSX-834. Quando deixo em 80hz percebo que o som fica abafado e embolado, eu tenho que compensar na configuração dos agudos, qndo deixo em 150hz o som fica muito estridente e aí tenho que compensar na configuração dos graves. Tentei deixar em 100hz que seria o "médio" por assim dizer. Tbm não resolveu. Creio que essas caixas da Sony são muito limitadas por serem Full range, elas não conseguem distinguir as frequências corretamente.
Sou do som automotivo SQ, tenho uma dúvida, esse subwoofer cortado em 120hz não sobrepõe as frequências cortadas em 60 e 80hz? Pois no som automotivo se corta o sub em 80hz e os kits 2 vias em 80hz também pra não embolar o som por frequência sobreposta.
Esta é a configuração do filtro de baixa passagem (LPF) do canal de efeitos de baixa frequência (LFE). Geralmente é incluído nas configurações de crossover para gerenciamento de graves, mas não tem nada a ver com gerenciamento de graves. Este é o ponto de corte de alta freqüência para o LFE, também conhecido como canal .1 em uma fonte surround 5.1 / 6.1 / 7.1. Na prática, isso deve sempre ser definido para 120 Hz, pois o canal LFE suporta informações até essa frequência. Quando você define este valor abaixo de 120Hz, o receptor ou o pré-amplificador não redirecionará as informações do LFE para outros canais. Em vez disso, não é reproduzido pelo sistema surround. Também deve ser notado que esta configuração não tem nada a ver com a forma como os graves são gerenciados para os canais de faixa total em um sistema surround.
Ao contrário do som automotivo e dependo do caso a sobreposição pode algo bem vindo de maneira a complementar a deficiência de reprodução das caixas frontais em uma sala . A acústica é algo que influencia muito neste aspecto e cada instalação deve ser observada para que a sobreposição trabalhe a favor e não contra , cancelamento de fases podem ocorrer se o ajuste não for bem feito e a acústica pode colaborar para isso . Por isso só analisando caso a caso para sabermos o benefício ou prejuízo de determinados ajustes , mas na maioria das vezes o reforço da sobreposição somando a amplitude de uma sala é bem vinda !!!
Caso eu colocar as torres, vou precisar só alterar pra LFE+MAN ? Só? E LARDE ? Não vai precisar mecher com esse 80…. 60hz?
bom dia, eu pedi para fazerem um cabo bicablado para mim e vi que ele pegou o positivo de um cabo e juntou com o positivo de outro e soldou e realizou o mesmo procedimento com o negativo. Cada cabo está saindo do receiver com 2 plugues banana e está chegando em cada caixa com 4 plugues. Será que isso não altera a impedância das caixas?
Eai Juju muita coisa mudou né. Padrão thx agora RS 80hz. Tira audissey poe audissey kkkk
Bom dia, como eu aceso o menu do receiver na TV
Amigao meu subwofer da ativo do aiwa tem 60 Hz , 90 HZ e 120 HZ , qual o melhor corte que eu deixo ele para melhor grave ????
Observação e Microsistens nao receiver ....grato
BARTYBENGATOLA neste caso é mais gosto pessoal , coloque uma musica bem gravada e vai fazendo as mudanças para ver qual gosta mais
Show de bola.
Galera minhas satélites jbl scs500 todas vai na msm frequência de 100hz isso msm ????
Boa tarde,ótimas explicações neste video,mas alguém aí sebe me dizer se eu posso deixar o crossover , ja q o meu receiver ñ aceita fazer individualmente as frontais,sorronds e a central ,neste caso quanto q eu tenho q deixar setado o crossover,acima 80hz...,fiquemtds com Deus e obrigado por enquanto...
Não seria melhor deixar uma folga sempre de 10% para não ficar no limite da frequência da caixa?
Claudio Araujo depende de alguns fatores , potência admitida da caixa vs potência do receiver , se está com a correção acústica ( auto calibração ) , qual o canal em questão , por exemplo no canal central a demanda de graves é diferente dos canais frontais , enfim , o problema de frequências acima de 80 hz é que contribuem para deixar o subwoofer localizado , e isso é ruim , mas se vc pode deixar uma folga , aconselho que deixe , todo cuidado é válido
Acabei de verificar e as minhas caixas Torres chegam em 40Hz e meu sub por incrível que parece só chega em 41Hz, neste caso deixo o corte da caixa torre e, 40Hz? Pq ele mataria completamente o sub, correto? Neste caso o que poderia fazer? Deixar as torres com 60Hz para o sub trabalhar nos 20Hz que sobraram?
Mesmo se configurar minha caixa frontal torre em 40Hz e o subwoofer em 40Hz, o subwoofer só tocaria os graves feitos para o canal do subwoofer? O restante dos graves iriam para a caixa torre?
Claudio Araujo antes de responder sua pergunta gostaria que vc assistisse meu vídeo “ Large vs Small “ , assista por favor , vai tirar muitas dúvidas sua
Claudio Araujo assista esse vídeo :
ruclips.net/video/wRX_81jFC3o/видео.html
Vc não vai perder estas informações, vc vai enviar e vai forçar a caixa a tocar em 40hz isto pode queimar seu falante com o tempo, na verdade bookshelf mesmo falando que começa em tantos hz o ideal e subir um pouco para ela trabalhar com mais folga e deixar o sub tomando conta destas frequências baixas, para as suas bookshelf que começa em 50hz o ideal seria deixá-las a 80hz como estava no início