Dicas de um ajuste técnico no crossover do Home theater

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 янв 2025

Комментарии • 35

  • @VillelaMendes
    @VillelaMendes Год назад

    Muito eficiente a explicação, nós que estamos iniciando no assunto agradecemos as informações

  • @SilvanioChannel
    @SilvanioChannel 6 лет назад +7

    Olá, bom dia! Parabéns pelo canal e pelos vídeos de fácil entendimento. Sem dúvida um dos melhores canais sobre Home Theater.
    Mas se me permite, gostaria de fazer um adendo:
    Sobre a resposta de frequência das caixas, deve-se também levar em consideração um outro fator! Que é a variação em decibéis nos extremos da resposta da caixa em questão:
    Vamos usar sua caixa central como exemplo: A JBL ES25C tem resposta de frequência total que compreende de 80Hz - 40kHz, mas essa medição é feita com -3dB nos extremos da resposta. Ou seja, ela responde os 80Hz com -3dB e chega aos 40kHz com -3dB. Isso significa que a ES25C consegue responder de forma linear dos 100Hz - 30kHz. Sabendo disso, o ideal é que o corte no crossover do Receiver seja feito em 100Hz, para evitar buracos de frequência com a integração do subwoofer.
    *Isso lembra o mesmo que ocorre com a potência de pico dos receivers medidos a 10% de THD para impressionar os consumidores, né verdade?! Heheheheh...
    Poucas empresas informam com clareza essas duas medições, e uma delas é a Polk Audio. Descrevendo a resposta de frequência total (com os -3dB) e a resposta de frequência linear.
    Citando um exemplo da Polk, vamos usar a caixa OWM3 (já que se aproxima bastante da JBL ES25C). Essa caixa tem resposta de frequência total de 80Hz - 25kHz, mas quando medida em sua variação de -3dB nos extremos (Lower and Upper -3dB Limits), ela responde dos 100 Hz → 22 Hz de forma linear/plana. (vide site oficial)
    Bem, é isso... Obrigado por tirar minha dúvida com relação aos ajustes do LFE e LFE+Main em um outro vídeo!!!
    Grande abraço!!!

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  6 лет назад +5

      Silvanio Silva exatamente , como disse no início do vídeo é apenas um ponto de partida para começar as configurações , onde as variações podem ocorrer em + ou - 3db . Alguns especialistas citam as referências mais importantes nas caixas frontais , não levando tão a sério as surround , porém outros defendem o ajuste perfeito em todas as caixas . Ao meu ver procuro sempre trabalhar um pouco acima do especificado !! Abraço e obrigado pela contribuição !!!

  • @alcidesvalerioouverney5934
    @alcidesvalerioouverney5934 Месяц назад

    Otimo instrucao aprendi muito obrigado

  • @rodrigogomes2168
    @rodrigogomes2168 6 лет назад +1

    Parabéns pelo vídeo cara , nossa vc não sabe o quanto foi útil este vídeo para mim , tenho um denon 1910 há anos e nunca consegui achar essas regulagens para cada auto falantes , tenho umas caixas jbl sp5ii no gesso, agora consigo mandar uns graves para ela com o som ambiente baixo, cara ficou show , não só, ficou bom para filmes como ficou excelente para escutar musicas tenho um sub jbl es 250p também estava mal regulado, moro em apartamento e antes quando abria a porta do cineminha o grave saída pelo ambiente todo vibrando tudo, mas agora com essa correção de regulagem do denon que aprendi aí no seu canal ficou show o som aqui agora consigo escutar som em volume mais alto e com o grave mais forte sem que ele saia vibrando tudo aqui em casa. A correção das caixas frontais da central e do sub me proporcionaram um experiência fantástica obrigado mesmo.

  • @fernandoviol215
    @fernandoviol215 6 лет назад

    Show amigo! Muito bem explicado, não vejo a hora da minha obra te minar pra ligar meu home e fazer todas as configurações que aprendi aqui no cana. Parabéns por nos ajudar tanto.

  • @George_Nagata
    @George_Nagata 6 лет назад

    Ótimo video, bem explicativo. Vejo o pessoal que inicia neste hobby sempre em dúvida nos ajustes do crossover do receiver em relação as frequências que as caixas respondem.

  • @bikevasfciclismocorridaeav4811
    @bikevasfciclismocorridaeav4811 5 лет назад

    Ótimo vídeo. Muito didático.

  • @bernardobolson9045
    @bernardobolson9045 6 лет назад +1

    Amigão! Show de vídeo explicativo. Lembrando que algumas caixas acústicas tem um crossover imbutido dentro. E mesmo as vezes vc cortando bem baixo os Hz o crossover da caixa não deixa cair os Hz, ele limita o mínimo que a caixa pode chegar em Hz. Abraços

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  6 лет назад +1

      Bernardo Bolson exatamente , porem pode não danificar a caixa , mas fica sem reproduzir o necessário deixando buracos na música

  • @aleksandroloto2692
    @aleksandroloto2692 3 года назад +1

    boa trade me dá força comprei jogo caixas Sony e pouco antiga tenho grade dúvida crossover vejo q normalmente e 80 Hz mais manual Caixa está falando assim ( se utilizar o amplificador com frequência de corte ajustável, recomendo selecionar 150hz (aproximadamente) para a frequência de corte das caixas acústicas central.frontais e traseira. Me ajuda qual seria melhor deixar obrigado e parabéns por TDS seu

    • @diegomarques3792
      @diegomarques3792 Год назад

      Eu tenho um jogo de caixas antigos da Sony (cinzas) o manual original do receiver diz que a frequência delas é de 80 hz. Porém o receiver original delas não tinha a possibilidade de configurar crossover separadamente. Então creio que o próprio receiver fazia isto. Hoje eu utilizo um Pioneer VSX-834. Quando deixo em 80hz percebo que o som fica abafado e embolado, eu tenho que compensar na configuração dos agudos, qndo deixo em 150hz o som fica muito estridente e aí tenho que compensar na configuração dos graves. Tentei deixar em 100hz que seria o "médio" por assim dizer. Tbm não resolveu. Creio que essas caixas da Sony são muito limitadas por serem Full range, elas não conseguem distinguir as frequências corretamente.

  • @Diegofm1984
    @Diegofm1984 6 лет назад +2

    Sou do som automotivo SQ, tenho uma dúvida, esse subwoofer cortado em 120hz não sobrepõe as frequências cortadas em 60 e 80hz? Pois no som automotivo se corta o sub em 80hz e os kits 2 vias em 80hz também pra não embolar o som por frequência sobreposta.

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  6 лет назад

      Esta é a configuração do filtro de baixa passagem (LPF) do canal de efeitos de baixa frequência (LFE). Geralmente é incluído nas configurações de crossover para gerenciamento de graves, mas não tem nada a ver com gerenciamento de graves. Este é o ponto de corte de alta freqüência para o LFE, também conhecido como canal .1 em uma fonte surround 5.1 / 6.1 / 7.1. Na prática, isso deve sempre ser definido para 120 Hz, pois o canal LFE suporta informações até essa frequência. Quando você define este valor abaixo de 120Hz, o receptor ou o pré-amplificador não redirecionará as informações do LFE para outros canais. Em vez disso, não é reproduzido pelo sistema surround. Também deve ser notado que esta configuração não tem nada a ver com a forma como os graves são gerenciados para os canais de faixa total em um sistema surround.

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  6 лет назад

      Ao contrário do som automotivo e dependo do caso a sobreposição pode algo bem vindo de maneira a complementar a deficiência de reprodução das caixas frontais em uma sala . A acústica é algo que influencia muito neste aspecto e cada instalação deve ser observada para que a sobreposição trabalhe a favor e não contra , cancelamento de fases podem ocorrer se o ajuste não for bem feito e a acústica pode colaborar para isso . Por isso só analisando caso a caso para sabermos o benefício ou prejuízo de determinados ajustes , mas na maioria das vezes o reforço da sobreposição somando a amplitude de uma sala é bem vinda !!!

  • @herbertsilva740
    @herbertsilva740 Год назад

    Caso eu colocar as torres, vou precisar só alterar pra LFE+MAN ? Só? E LARDE ? Não vai precisar mecher com esse 80…. 60hz?

  • @josefrazao1010
    @josefrazao1010 5 лет назад +1

    bom dia, eu pedi para fazerem um cabo bicablado para mim e vi que ele pegou o positivo de um cabo e juntou com o positivo de outro e soldou e realizou o mesmo procedimento com o negativo. Cada cabo está saindo do receiver com 2 plugues banana e está chegando em cada caixa com 4 plugues. Será que isso não altera a impedância das caixas?

  • @thiagomartins1434
    @thiagomartins1434 2 года назад

    Eai Juju muita coisa mudou né. Padrão thx agora RS 80hz. Tira audissey poe audissey kkkk

  • @lfct2425
    @lfct2425 2 года назад

    Bom dia, como eu aceso o menu do receiver na TV

  • @BARTYBENGALOVE
    @BARTYBENGALOVE 6 лет назад +1

    Amigao meu subwofer da ativo do aiwa tem 60 Hz , 90 HZ e 120 HZ , qual o melhor corte que eu deixo ele para melhor grave ????
    Observação e Microsistens nao receiver ....grato

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  6 лет назад +1

      BARTYBENGATOLA neste caso é mais gosto pessoal , coloque uma musica bem gravada e vai fazendo as mudanças para ver qual gosta mais

  • @fernandomaia7754
    @fernandomaia7754 6 лет назад

    Show de bola.

  • @herbertsilva740
    @herbertsilva740 2 года назад

    Galera minhas satélites jbl scs500 todas vai na msm frequência de 100hz isso msm ????

  • @joaomarcosguerra9594
    @joaomarcosguerra9594 4 года назад

    Boa tarde,ótimas explicações neste video,mas alguém aí sebe me dizer se eu posso deixar o crossover , ja q o meu receiver ñ aceita fazer individualmente as frontais,sorronds e a central ,neste caso quanto q eu tenho q deixar setado o crossover,acima 80hz...,fiquemtds com Deus e obrigado por enquanto...

  • @claudiofca
    @claudiofca 4 года назад +1

    Não seria melhor deixar uma folga sempre de 10% para não ficar no limite da frequência da caixa?

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  4 года назад +1

      Claudio Araujo depende de alguns fatores , potência admitida da caixa vs potência do receiver , se está com a correção acústica ( auto calibração ) , qual o canal em questão , por exemplo no canal central a demanda de graves é diferente dos canais frontais , enfim , o problema de frequências acima de 80 hz é que contribuem para deixar o subwoofer localizado , e isso é ruim , mas se vc pode deixar uma folga , aconselho que deixe , todo cuidado é válido

    • @claudiofca
      @claudiofca 4 года назад

      Acabei de verificar e as minhas caixas Torres chegam em 40Hz e meu sub por incrível que parece só chega em 41Hz, neste caso deixo o corte da caixa torre e, 40Hz? Pq ele mataria completamente o sub, correto? Neste caso o que poderia fazer? Deixar as torres com 60Hz para o sub trabalhar nos 20Hz que sobraram?

    • @claudiofca
      @claudiofca 4 года назад +1

      Mesmo se configurar minha caixa frontal torre em 40Hz e o subwoofer em 40Hz, o subwoofer só tocaria os graves feitos para o canal do subwoofer? O restante dos graves iriam para a caixa torre?

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  4 года назад +1

      Claudio Araujo antes de responder sua pergunta gostaria que vc assistisse meu vídeo “ Large vs Small “ , assista por favor , vai tirar muitas dúvidas sua

    • @amigosdohometheater5140
      @amigosdohometheater5140  4 года назад +1

      Claudio Araujo assista esse vídeo :
      ruclips.net/video/wRX_81jFC3o/видео.html

  • @iran9709
    @iran9709 2 года назад

    Vc não vai perder estas informações, vc vai enviar e vai forçar a caixa a tocar em 40hz isto pode queimar seu falante com o tempo, na verdade bookshelf mesmo falando que começa em tantos hz o ideal e subir um pouco para ela trabalhar com mais folga e deixar o sub tomando conta destas frequências baixas, para as suas bookshelf que começa em 50hz o ideal seria deixá-las a 80hz como estava no início