@@rafaelfreitas2990 de toda a população que mora em casas de tijolo, tem móveis de madeira, eletrodomésticos com obsolescência programada, que vivem na cidade onde precisam de chuveiros pra tomar banho com água que exige energia para ser limpa, usam roupas e se alimentam de qualquer alimento, tirando as tribos isoladas que vivem na floresta, toda a população é refém do capitalismo para a SOBREVIVÊNCIA.
Rita, moro na Noruega e estou fazendo meu PhD em Previsão climática. Semana que vem vou dar uma palestra para estudantes noruegueses sobre o meu trabalho, mas eles gostariam de saber mais sobre consumo consciente. Gostaria muito de enviar esse vídeo pra eles para discutirmos, mas infelizmente não tem legendas em inglês :'(. Queria me oferecer pra traduzir uns vídeos pra vc no próximo semestre. Você é muito maravilhosa e precisa ser dividida com o mundo, minha querida! = )
O que eu absorvi para mim deste vídeo: Devemos sim fazer a nossa parte, mas apenas isso não é o bastante. Devemos também exigir das grandes empresas que elas também tomem atitudes. E lógico, devemos repensar e reconstruir a nossa sociedade, pois, não adianta as grandes empresas tomarem atitudes que ajudam o meio ambiente e que prejudicam o consumidor final com preços exorbitantes. Edit: Eu sei que nossos hábitos individuais não fazem grande diferença dentro dessa bola de neve chamada aquecimento global (bem oxímoro, né?), Entretanto, essa não é uma questão de fazer ou não diferença, mas sim uma questão de ética. Existem duas questões na filosofia que dão cabo deste assunto: o utilitarismo e o Kantianismo. O ultilitarismo diz que: não importa o quê ou como você faz, o importante é o resultado Já o Kantianismo diz que só se deve fazer aos outros aquilo que você gostaria que fizessem com você. Sua ética deve ser universal, ou seja, todos podem repetir seus atos sem que ninguém se prejudique no processo. Portanto, concluo que, mesmo que a diferença não seja grande, creio que devemos sim fazer a nossa parte. Mas como eu disse acima, só isso não basta. Devemos fazer, mas também devemos exigir. Ótimo vídeo! :D
se fizermos a nossa parte, repercutirá nos números da Indústria.... eles produzem em um ritmo frenético porque nosso consumo e modo de vida reflete a urgência, quantidade e "necessidade"... Sobre a população menos favorecida, basta andar nos bairros e lojas populares de 1,99 para ver a quantidade exorbitante de sacolas lotadas..... a Indústria Chinesa expande Mundo a fora com suas relíquias. SIM, PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE TAMBÉM!!!
@@anagrecchi5058 pensei o mesmo quando assisti o vídeo. Se a gente parar de consumir as indústrias vão sentir, e consequentemente reduzirá as grandes produções. Infelizmente o marketing é tão bem elaborado que criam necessidades e desejos nas pessoas que as induzem ao consumo. Muitas mentiras são propagadas nas grandes campanhas que convencem os humanos que precisam comprar coisas das quais não necessitam. Os capitalistas precisam parar, mas não também.
Se nós, apenas nós fizermos a nossa parte, o grande capital venderá menos produzirá coisas mais sofisticadas e aumentará o preço dos produtos, e aumentará seu lucro
Até pouco tempo ainda acompanhava gente como Gabriela Prioli e Pedro Dória. Ainda bem que evolui quanto à isso, agora sempre acompanho a esquerda radical e mais recentemente esse canal maravilhoso, estou a maratonar. ♥️
Entendi Ritinha, e vou continuar meu 0,0000000000000001% Eu poderia comprar, mas reformo roupas. Podia acender as lâmpadas, mas apago com amor. Junto roupa pra lavar de 1x, economizando água e energia, reaproveito toda água pra limpar a casa e o quintal. Quebrei o quintal e plantei 3 árvores, livres de veneno e nutridas pela compastagem caseira. Sei que não significa muito, mas a Cambacica que tá morando aqui, tá feliz. ADOREI o vídeo ♡
A verdade é que a Pecuária é a indústria mais voraz no uso de água, portanto não adianta nada economizar água no chuveiro e fazer churrasco todo fim de semana! #govegan
@@aliciagrossmann Evolutivamente, o ser humano se desenvolveu onívoro, não há debate sobre esse ponto. O que faz mal à saúde não é o consumo de carne, é o consumo excessivo de carne em uma alimentação pouco variada, além das porcarias que são adicionadas ao alimento para garantir uma produção em larga escala. Não se esqueça que os vegetarianos ainda correm risco de consumir elevadas doses de agrotóxico, por mais que cuidem da sua alimentação. Outro detalhe muito importante é que nem todos têm autonomia financeira para consumir produtos orgânicos ou de criação humanitária. Dessa forma, considero um reducionismo muito perigoso o maior argumento que se encontra ao tratar de hábitos alimentares: de que a salvação é a opção em massa pelo veganismo. Afinal de contas, a maior quantidade da nossa carne de boi vai à China e nosso frango ao Oriente Médio, não seria eu que teria de ajustar meus hábitos alimentares por serem eles os responsáveis pela degradação ambiental. Compreendo os argumentos com relação à saúde e à questão humanitária. Mas não podemos, nunca, nos esquecer que estamos submetidos a um sistema viciado, e que de nada adianta uma população vegana mas sem autonomia de impor uma alternativa viável à exploração predatória da agropecuária.
Ritinha e Rochelle maravilhosas, coloca legenda pra quem não ouve mas se emociona!!! A legenda automática é terrível, como é que os surdos vão poder desfrutar? 🥺
Oi Rita! Aqui na Suécia já existem lavanderias compartilhadas. Um edifício ou condomínio inteiro dividem uma sala com algumas máquinas de lavar e secar, assim não há necessidade de cada apartamento ter sua própria máquina. É só agendar um horário para a utilizacão. Funciona super bem, inclusive em muitas lavanderias existem bibliotecas para que as pessoas possam compartilhar livros ou ler algo enquanto esperam suas roupas serem lavadas. Gostaria muito de que o Brasil adotasse essa ideia.
@@leonardocorreabarros1611 né, ainda se usando de exemplo europeu, de um país que enriqueceu à base de colônias, que embora não sido o colonizador, se beneficiou muito dos acordos com colonizadores. Aí fica fácil fazer as coisas parecerem mais bonitinhas, "sustentabilidade pra mim, devastação ambiental pra vocês com minhas empresas aí em vosso território mineirando cada vez mais".
sim, amo o tempero dreg, amo o pensamento e dados apresentados por ela, como socialista, militante da comunidade LGBTQAI+, afro, feminista e dos animais, acho de isimia importância o conhecimento.
"Eu posso ser só uma, mas uma é tudo o que eu sou, eu não posso ser mais de uma." Frase mais sábia que eu já aprendi na minha vida. E sinceramente, se o que EU posso fazer é contribuir pra diminuir 20% do impacto, é o que eu vou fazer e se isso é "enxugar gelo", paciência. Consumo consciente não tem só a ver com comprar menos, tem a ver com alugar equipamentos que não são de uso frequente, dar preferência a comprar roupas que as pessoas estejam se desfazendo (brechós / grupos online), comprar só o que é *necessário*, reutilizar embalagens, entre outras coisas. Eu tenho perfeito entendimento que nem todo mundo tem poder aquisitivo pra fazer TODAS essas mudanças, mas cada um devia fazer o que pode em vez de só esperar que as 'grandes corporações' mudem suas posturas, porque isso sim é surreal.
Obrigada, Letícia! A gente tem q tomar cuidado com a possibilidade de normalizar a negligência! Pode ser o mínimo, mas a gente pode fazer o mínimo. Tem uma história q diz q um senhor estava na praia sozinho, tentando devolver ao mar centenas de estrelas-do-mar q ficaram presas na praia depois do avanço e retraimento da maré. Alguém chegou, viu aquele esforço "ridículo" e o questionou : - "vc nunca vai conseguir salvar todas"! O senhor parou pra ouvir com uma à mão e respondeu: - "não. Mas essa aqui eu vou"! E a lançou ao mar...
Concordo com vc. Mas quando o que a Rita quer dizer com esses fatos do consumo consciente pessoal não ser tão relevante em comparação ao do sistema capitalista não é para esperarmos um consumo consciente deles. É para entendermos a raiz do problema e arquitetarmos uma forma de cobrar isso do sistema (política)
O que a Eita coloca é análogo a nós não nos revoltarmos contra a sonegação fiscal de pequenos trabalhadores autônomos, mas nos revoltamos com a de grandes empresas. Então, porque nos revoltamos com o desperdício de água doméstico e nunca se falam sobre as grandes indústrias que usam 70% da água do Brasil e desperdiçam quase metade disso por mau uso?
14:30 "O problema, Sr. Thanos, não é a falta de recursos, é a distribuição extremamente desigual entre esses recursos, o que o seu planeta precisava era de uma reforma social, não de um genocídio. Tantos problemas nesse filme podiam ter sido evitados se alguém ao menos tivesse dado um intensivão de sociologia pro Thanos..." Tralhas do Jon
@@lucasAA927 É óbvio, se o Thanos o fez. Eu digo que não dá pra dobrar os recursos do universo todo (mesmo um ano após o meu primeiro comentário) pq seria algo extremamente difícil. Isso poderia até, no máximo, causar uma desordem na órbita de alguns planetas, e na real, não ajudaria em nada. O genocídio não foi apenas pra que as populações restantes tivessem mais recursos (dos que foram mortos), mas também, pra que as pessoas pudessem se unir de alguma forma numa tentativa de reconstruir ou pensar numa forma de realidade social, como você ter visto em Falcão e o Soldado Invernal e perdão pelo possível spoiler.
@@marcelleza acho q vc ainda não entendeu que o problema não são os recursos mas sim a má distribuição deles.. culpa do sistema em q estamos inseridos.
Acho que as indústrias nunca vão parar de produzir enquanto houver pessoas ávidas ( egocêntricas, narcisista, vendidas, infelizes, inseguras etc) pra consumir...inclusive aquelas que pra se sentirem melhores ou pertencentes a um grupo fazem até sacrifícios de compra
Sou professora de Ciências e comecei 2019 fazendo trabalho sobre Brumadinho fazendo questão de chamar de tragédia da Vale. Passei o ano pedindo para os alunos pararem de dizer "nós, seres humanos destruímos o meio ambiente", quem destrói são os capitalistas. Mas, fiz trabalho sobre consumo consciente, guilt! Obrigada por esse vídeo!
Outro ponto que pensei: a gnt não pode usar a desculpa de que nossas escolhas não tem tanto peso pra simplesmente não mudar. É a mesma coisa que pensar "posso roubar um pouquinho aqui nessa pequena empresa que trabalho já que a minha corrupção não faz diferença dado o fato que a maior parte da corrupção é feita por políticos". Assim fica mto fácil se eximir de responsabilidade. Não acho que seja o melhor caminho.
Sou professor de geografia de ensino médio. Engraçado como eles chegam do EF com essa ideia de que "nós destruímos". Nas minhas aulas eu combato essa ideia. Mas claro, deixo a ressalva de que não é pra sair esculhambando tbm rsrs
@@ligianhafor A corrupção não é feita pelos políticos. O Grande Capital produz a corrupção, produz e mantem o políticos corruptos eliminando os políticos não corruptos e eliminando os políticos menos corruptos.
A mudança a partir de escolhas individuais pode ser pequena mas ainda assim é uma mudança. Pequenas ações, às vezes, não sempre mas às vezes, reverberam em grandes resultados. Banir o plástico descartável da sociedade é também um passo válido, mesmo que a inústria despeje muito mais plástico, este é um outro passo que também precisa ser dado, mas não tira a importância do primeiro. A concientização as pessoas também leva à pressão por mudanças dos grandes. Todos que podem fazer algo devem. Senão o mundo vira aquele lugar que a pessoa joga o lixo no chão pq não vai fazer diferença, pq já tá tudo imundo mesmo. "ah, vou jogar esse monte de copo, canudo e sacola na praia, afinal quem polui mesmo é a indústria, minha sujeira é fichinha perto dela, nem me importo..." O lixo que vai parar dentro dos animais ou estrangulando partes animais não tem etiqueta dizendo se veio da indústria ou da sociedade... Concordo com muita coisa dita no vídeo, que os grandes é que são responsáveis pelo dano maior, mas não concordo que por causa da cagada de um setor, outro ache que possa lavar as próprias mãos. Não se pode querer diminuir o senso de responsabilidade nesses tempos, é necessário incrementar, avolumar o senso de responsabilidade nas pessoas.
A galera não tá tomando cuidado com esse discurso, pq elas acham que a maioria vai entender. A MAIORIA TÁ SENDO RACISTA, XENOFÓBICA, RELIGIOSA MALUCA, ETC. Esse é o status quo. A normal, infelizmente, é a grande maioria que está reproduzindo asneiras e não são pessoas que refletem (nem foram ensinadas a pensar em si). Então, precisa ficar claro que a mudança individual é importantíssima. Já percebi que com muitos detalhes dos assuntos a Rita deixa a parada ambígua e isso é perigoso.
Vim ver esse vídeo por recomendação da Karen Bachini, ela disse que vc era professorx de literatura e falava umas coisas bem legais Não me arrependo nem um pouco! Aliás, Adorei essa recomendação! Boa parte das informações, como a quantidade que as indústrias utilizam de energia e etc, a obsolescência programada, entre outros, foram temas abordados nas minhas aulas de geografia e atualidades (me senti uma verdadeira gênia). O jeito que vc fala penetra na mente e me faz querer ouvir mais, buscar informação. Ganhou uma inscrita! 💕
Fico com dúvidas com relação a um comportamento do tipo: "foda-se é culpa das grandes empresas". Há que se pensar não apenas no consumo, mas no desejo, nas imagens de felicidade urbana e universal que mobilizam as pessoas a trabalharem 60 horas por semana para estarem em posições mais confortáveis/privilegiadas (comendo carne, no ar condicionado, no condomínio fechado, com seu pet do lado).
Mas o que foi falado no vídeo é que "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" e essa "uma coisa" (a mudança de hábitos individuais) não pode ter o efeito revolucionário que nós achamos que pode ter e nem deve ser tratada como tal. Em nenhum momento foi falando pra gente tacar o foda-se e esculhambar, mas sim pra gente ter o pé no chão e enxergar as coisas como elas realmente são, de forma lúcida, confirme a realidade material da nossa sociedade.
@@lucasalvesdias9568 o problema é que eu acho que muita gente compreendeu que a nós (consumidores) podemos sim tacar o foda-se porque o problema está não em nós, que estamos consumindo, mas sim com as empresas que produzem pro nosso consumo. E eu acho que cagar pra tudo que tá acontecendo e esperar uma mudança cair do céu não é a mais agradável das opções.
Sim, da pra mudar os hábitos que querendo ou não fazem mal para o planeta e cobrar que grandes empresas também o façam. É bem melhor que sentar e ficar um apontando o dedo pro outro
Exatamente, acredito que a problemática é bem mais profunda, para uma mudança efetiva seria necessária a quebra de vários paradigmas em níveis individuais e coletivos. A busca por melhorias deve ser conjunta na esfera moral e política, e a palavra chave é a expansão de consciência. Se os detentores da propriedade privada são a minoria e a maioria é a classe trabalhadora/consumidora, onde está o real poder? Na massa consumidora/trabalhadora, esse discurso de terceirizar a responsabilidade pelo estado caótico do nosso planeta, só nos distancia da noção do nosso poder pessoal de criar a nossa própria realidade, nos dando a sensação de vítima das circunstâncias, sensação de impotência e/ou aumentando a zona de conforto, isso gera o que a burguesia quer brecha pra alienação e manipulação, tirando o nosso senso de poder pessoal. Uma sociedade com capacidade de raciocínio crítico, consequentemente irá contestar essa cadeia de exploração, criando preceitos morais pautados no ideal do que realmente importa que é o Ser e não o Ter idealizado pelo sistema capitalista, a massa tendo essa consciência, irá de forma consequente pressionar as grandes empresas a adotarem um sistema de produção coerente com a nova forma consciente do planeta. A base de toda problemática com certeza é moral, está no ego do ser humano, viver na ilusão de que para ser feliz vc precisa dominar o outro e sentir-se superior de alguma forma, isso gera ganância, desigualdades... Enquanto não cair a ficha individual de que todos somos um, essa "guerra" entre classes vai perpetuar por milênios, o trabalho é de formiguinha e cada um deve plantar sua semente.
Entendi seu ponto, diva. Mas, se as pessoas fossem menos consumistas, isso causaria um impacto nessas indústrias. Uma cultura novo precisa começar de algum.lugar. Ficar esperando as grandes indústrias desistirem do seu lucro também é ilusão. Minha opinião. Bjos!
A questão é que nós produzimos, por exemplo, comida suficiente para alimentar TODAS as pessoas do MUNDO e ainda sobrar, mas existem milhões de pessoas MORRENDO DE FOME. Consumimos apenas 1/4 dos alimentos produzidos no planeta, o restante é jogado fora. Jogado fora. Não é por demanda que as industrias produzem. O desperdício no capitalismo também é o que faz o capital girar. Por isso é tão importante perceber que mudar seus hábitos pessoais não vai mudar o mundo. Como ela mesma disse, quase ninguém realmente consome, a maioria das pessoas compram o que cabe no bolso. E a ideia não é ficar esperando as industrias mudarem, é criar movimentos que forcem as industrias a mudarem, como taxação nos casos de desperdício, por exemplo, ou valores mais altos para consumo de energia por industrias. Existem sim maneiras de mudar os hábitos de consumo das industrias. Foquem nisso, não no seu banho de 10min.
@@arthurmvandrade taxa indústria, aumentar valor do consumo de energia deles, todo esse aumento será repassado p o consumidor, no final o pobre vai continuar sustentando tudo. Agora se os indivíduos deixam de comprar, com certeza o impacto é maior, ou seja, a ação deve ser individual tb.
Super importante falarmos disso, pois as indústrias não vão mudar enquanto estiverem obtendo o máximo de lucro com a exploração. A partir do momento em que começarmos a repensar nossas decisões de consumo (não só em frequência, mas também analisando de onde vem o que compramos) é que as empresas vão mudar a forma como produzem seus bens
Encerrou 2019 com chave de ouro! Estou muito envolvido nesses assuntos ultimamente, e me assustando com cada informação nova que absorvo. Eu pensei que você iria citar também o documentário "Cowspiracy", que está no Netflix. Lá, os pesquisadores também provam como a exploração animal, com a finalidade da produção de carne, detona completamente o meio ambiente, nos quesitos terra, água e tudo o mais. Fica a dica, também. Sucesso em 2020!
Num país em que 22% afirmam que "tanto faz" democracia ou ditadura, a matrix está muito longe de colapsar, companheiro: cuidado com a bolha, que é a adaptação mais cruel da própria matrix...
@@Niellylb não. Colapso seria uma crise tão profunda que só se teria uma alternativa, tipo no Chile, onde estão morrendo por mudanças. Aqui, no caso, onde as pessoas ainda não entendem conceitos simples (como ditadura e democracia), acho bem dificil um colapso, porque quem não entende conceitos não entende nada... Por isso acho que as bolhas vão nos levando a adaptações, e à não-luta: Uma bolha não luta porque acha o colapso inevitável; a outra bolha não luta porque acha que está estabilizado e vai melhorar; e outras bolhas não lutam porque tanto faz (permanecerá bom ou ruim, independente do que aconteça, "porque o governo não me resolve, quem me resolve sou eu"); E assim, permanecemos na inércia, adaptados ao sistema. Isso são as bolhas de adaptação e manutenção da matrix, que resiste e raramente colapsa. A luta deve se dar, os conceitos precisam ser entendidos, pra que se tenha oportunidade de escolha e decisão de um novo modelo, mesmo que este não colapse.
@@The123Diegog sim... por isso Rita, Sabrina e outros da resistência são tão fundamentais. .. vem muito mais por ai, as seitas estão cada vez mais organizadas e bem endinheiradas... agora vem com força uma da Ucrânia, que vai confundir direita e esquerda... uma tal de Allatra, vem até com proposta de mudança de economia mundial, anti-bancos e tals...seita com discurso sofisticado, que vai dar trabalho pra esquerda mundial.
O vídeo “parece” conflitar com uma das máximas da filosofia de Gandhi: seja vc mesmo a transformação que vc quer ver no mundo. Mas entendi a mensagem de que não adiantaria de quase nada nossas escolhas individuais se as grandes indústrias/corporações não fizessem a parte delas.
acho que adiantaria sim, é importante a pessoa saber que está fazendo sua parte , Marx morreu esperando um mudança coletiva e nada. Acho q cada um pode ir contagiando ao menos quem vive ao ser redor com boas atitudes, fora que é uma questão de saúde optar por produtos melhores no sentido d poluir menos e ter menos componentes que prejudiquem o metabolismo físico.
Em relação à obsolescência programada, li a respeito da União Europeia ter aprovado recente uma lei obrigando os fabricantes de eletrodomésticos a manterem peças de reposição para esses produtos por, no mínimo, 10 anos. É pequeno ainda mas, achei um baita avanço.
AMEI, já tinha assistido faz tempo esse documentário e esquecido sobre o mesmo, depois q vi teu comentário achei em HD Dublado e já baixei pra colocar minha família pra assistir rs vlw
Muito bom! Se todos os esforços dessas campanhas ao estilo "cada um fazendo sua parte, o Mundo se torna melhor" fosse direcionado a conscientizar as pessoas sobre o que é o modo de produção capitalista e como ele está nos conduzindo a extinção, os efeitos teriam sido muito mais efetivos. Aceitar que o problema é de escolha de cada um nos conduzirá a acatar a sugestão do presidente de fazer cocô dia sim dia não. Ali ele expôs sem os devidos retoques a ideia de consumo consciente. Um único adendo, pois esse vídeo chega a muita gente, é que também não adianta ligar o foda-se no consumo individual. Ele é uma parte menor do problema, mas até para formação de uma consciência ecológica e mudança de ideologia e racionalidade neoliberal, devemos construir uma nova ética de consumo. Feliz 2020!
Realmente, para podermos ter mudanças significativas no meio ambiente, precisamos da atuação das grandes indústrias e dos governantes, mas eu em particular me sinto muito bem tomando pequenas atitudes ecológicas, como tomar banhos curtos, separar o lixo, evitar o consumo desnecessário, etc. São atitudes que podem ser insignificantes para o mundo, porém, para mim, significam muito! È uma forma de dizer a natureza que a amo. Dessa forma, me sinto com a consciência leve e vivo mais feliz.
Quando vejo sobre consumo consciente, penso que pouco adianta consumir pouco se é produzido tanto!! Não entendo a logística de lojas, sempre entupidas de produtos, renovando (?) alguns, mas com outros tão “os mesmos” e mesmo assim, muitas lojas vazias e a população sem “poder” de compra...além do mais, quando assisti a Cowspiracy, eu também tinha um pouco de TEC por causa dessa história de “consciência”! Mas a consciência doeu mesmo depois de assistir a “A carne é fraca” e ver o quanto somos enganados e fazemos os outros sofrer! Já sou vegetariana estrita, objetivando o veganismo, estudando o Ecossocialismo... tenho muito a agradecer a vc, Rita, ao Humberto do Saia da Matrix, ao Jones do Jones Manoel, a Boitempo pela imersão em um mundo mais realista! Porque capetalismo deveria ser uma peça de museu esquecida no passado! Obrigada por compartilhar! Que este ano sejamos mais felizes e cada vez mais conscientes da nossa vida e de tudo ao nosso redor! Bora lutar!
Compra celulares intermediários e com o tempo substitui o sistema operacional por um não oficial, esses geralmente são mais otimizados que os oficiais.
Rita obrigada por você postar esses vídeos!!Eu sou uma adolescente que se interessa muito em poder mudar um pouco esse mundo,e sempre busco a entender como nossa sociedade funciona. Você é muito necessária!!!❤️
Chega a ter ser assustador, quando vc percebe que a "verdade" é bem mais profunda, que uma simples mudança de hábito . Mas devemos entender as engrenagens
Último vídeo do ano e eu nao esperava menos, uma das melhores coisas que conheci no RUclips esse ano. Muito obrigado Dona Rita, espero aprender mais em 2020.
Caraí você é incrível demais. Todos seus vídeos sempre são maravilhosos e criativos! Eu nunca havia pensado sobre essa perspectiva ... E por mais complexo q possa parecer o assunto vc fala nele de uma forma muito simples e compreensível... Tipo nossa você com certeza deve ser um(a) ótimo(a) professor(a). Parabéns pelo trabalho e espero que tenha cada vez mais reconhecimento e público. Você é uma inspiração pra mim.
Eu tenho uma meia dúzia de amigos com um discurso, ou outro desses. Seja para desligar as luzes alguns minutos em um dia; ou deixar de usar o carro; evitar "canudinhos"... Todos quando falei que isso era mais para alívio pessoal de pequeno burguês do que mudança efetiva da sociedade, todos me afrontaram: "pelo menos faço MINHA parte". Parabéns pelo vídeo! Não tive sua verve com os meus amigos de classe média... mas, foi excelente ver que não sou o único com lucidez nesse mundo escroto.
Rita, ser coerente com a própria consciência também é importante. Não querer compactuar e assumir um estilo de vida diferente nos transformar e só verdadeiramente transformados encontramos forças para transformar o mundo... Feliz 2020 para você!!!!♥
Mas ela n disse pras pessoas n terem consciência, não por acaso ela é vegana. Ela só disse que bater nessa mesma tecla repetidamente e culpabilizar as pessoas não serve de nada. Ou muda o sistema, a indústria, ou o mundo vai acabar, com ou sem atitudes individuais.
Concordo em parte! Embora isso não faça a menor diferença. Acho que conscientizar sobre consumo e descarte adequado é um ponta pé inicial. É o primeiro passo para atitudes mais impactantes de fato!
2019 apesar de tão hard ne trouxe o conhecimento do Tempero drag e isso me fez um grande bem. Tem sido uma fonte prazerosa de saberes e reflexões. Obrigado, Rita! 🤗
Rita, dentre as poucas coisas boas que aconteceram esse ano em minha vida, foi conhecer pessoas interessantes como você! Muito obrigada por compartilhar comigo sua sagacidade, inteligência e cultura! Desejo a você um 2020 pleno de realizações, muito Amor e Saúde... Receba um grande beijo meu! Cristina
Bem na hora que eu estava mexendo nos recicláveis, recebi a notificação do canal e fui ver o vídeo. Só não jogo tudo no lixo pela minha vó que sempre fez isso (reutiliza tudo até hoje) antes de virar um discurso da classe média.
Continue reciclando, por favor. Quanto mais gente pensar que "o individual não importa", mais longe do coletivo estaremos. Eu entendi o que ela quis dizer no vídeo, mas, vou continuar com minhas ações individuais.
@@taiiimacedo Eu também vou seguir reciclando e tendo atitudes que aprendi com minha vó (principalmente com o uso de água), mas que me deu vontade de jogar tudo fora, deu. Ainda mais porque moro numa cidade que não tem coleta seletiva e isso dificulta qualquer ação individual.
Rita! Sou Eng. Ambiental (grandes bosta) e acho você é DEMAIS. Parabéns! E obrigado por ser uma das pessoas que consegue pular o gap tecnicista que nos mata e dificulta a conscientização.
Tenho uma Startup voltada para que as empresas respondam pelo resíduo gerado por ela, atingindo todo o ciclo sustentável. Esse mercado é sombrio, e está muito difícil de encontrar parcerias, por conta da máfia que encontra-se em meio dessa temática.
Rita e Equipe, Sem dúvida alguma, 2019 foi um ano muito difícil e cheio de retrocessos, mas com certeza ter chegado a esse canal foi um dos tesouros raros que levarei desse ano doido. Obrigado pela maneira como você tem levantado esse debate político com lucidez e de uma maneira clara. Tenho acompanhado seus vídeos faz um tempinho, mas esse mexeu tanto comigo, porque me emocionou demais. É justamente por pensar que ta tudo tão uma merda, a gente se cansa de lutar, mas você renovou minhas energias e me inspira também a seguir em frente! E, mais uma vez, obrigado!
Amei o vídeo. Inclusive, a fim de complementar o assunto, eu tive um professor em Engenharia Elétrica que se recusava a usar o termo energia limpa, pois cada uma das formas de geração de energia impacta o meio ambiente. Claro, algumas com mais impacto que outras, mas até mesmo as placas solares são um grande problema se forem usadas em grande escala. O que fazer com o resíduo gerado pelas placas após as células fotovoltaicas se tornarem obsoletas? Serão descartadas em aterros ou necessita de um local seguro, como na geração por energia nuclear? Mas quase ninguém pensa nisso, afinal as grandes empresas do setor elétrico vendem a indulgência de que basta você usar lâmpadas de led e instalar painéis solares, que você ajudou o planeta. Será mesmo?
como eu amo essa mulher, que intelectualidade.... obrigada por essa aula que você nos deu, quero levar logo menos para os meus alunos com o tema Desenvolvimento Sustentável.
Tb pensando muito nisso!!! É pura verdade q a indústria é o peso maior da balança e q no último ano o que os bilionários lucraram resolveria a miséria no mundo, mas pensar em mudar qq dessas coisas é o q resolveria o desequilíbrio global, deixa pouco espaço pra ter esperança!!! 😰😱
Sim, pode! A gente não pode negligenciar o q a gente pode fazer. Por menor q seja, é alguma coisa! Tamb não dá pra ficar por conta de esperar pela mudança estrutural do sistema. A gente sempre pode contribuir com nossa parte, e vai saber a influência em cadeia q a gente pode exercer
@@quinhavieri2178 Como o veganismo. Cada vez mais o veganismo tá crescendo e as grandes marcas já estão de olho nesse público. A Nestlé criou no ano passado um hambúrguer vegetal e disse que até o final do ano pretende vender um bilhão em produtos veganos. Não podemos subestimar o poder da massa
Sim! Acho q a gente deve fazer o q a gente pode, não importa o quão ínfimo possa ser. Tipo, "um canudo é só um canudo"... se 8bilhões de pessoas continuarem a pensar assim... Tem uma história q diz q um senhor estava na praia sozinho, tentando devolver ao mar centenas de estrelas-do-mar q ficaram presas na praia depois do avanço e retraimento da maré. Alguém chegou, viu aquele esforço "ridículo" e o questionou : - "vc nunca vai conseguir salvar todas"! O senhor parou pra ouvir com uma à mão e respondeu: - "não. Mas essa aqui eu vou"! E a lançou ao mar...
Ritinhaaaaa... vídeo perfeito. Te indico o livro: Economia de Gaia da Gaia Education. Bem interessante. Trabalho com meio ambiente e desenvolvimento sustentável e este ano, tive um bom debate com um professor sobre os modelos economicos que temos e sua insustentabilidade. Estou cursando Gestão Ambiental na Usp e trabalho com meio ambiente há 9 anos, diretamente voltada para gestão pública. Neste debate com meu professor, discuti justamente a falta que percebi do curso de gestão, voltado para o pensamento de um modelo economico diferente do capitalismo e do socialismo. Rever e repensar o consumo e principalmente os lucros das grandes industrias a qualquer custo. Entende quando Al Gore fala sobre a questão do consumo pessoal, pois quem gira a economia é o consumidor e se o mesmo deixa de consumir, haverá uma pressão de mudança deste modelo econômico. Porém, vc muito bem colocou ao final do vídeo, sobre as classes mais baixas não terem opção de compra e que consomem o que lhes cabe no bolso. Ao meu ver, tem que haver uma mudança na parte mais alta. Ou seja, uma pressão das governanças, uma mudança da indústria e na economia baseada no consumo exacerbado.
Esse é o primeiro vídeo/conteúdo sobre consumo consciente que não está dentro de uma bolha da riqueza. Todas as vertentes foram olhadas e principalmente dos mais pobres. Eu cresci usando roupas que eram doadas pelos outros, pois minha mãe não tinha o dinheiro pra comprar. Acha mesmo que eu posso escolher usar um tecido de algodão sustentável em que uma blusa custa 200 reais? Não. Sobreviver é prioridade. Eu ameeeei
O minha lindaaaá indispensável eu te desejo o mais excelente em 2020 mil bjs e de novo eu adoraria conversar contigo pra sempre...está raro encontrar tanta clareza e consciência
A atitude pessoal pode não ser um valor significativo de mudança mas ela não precisa ser desencorajada pois repensar sobre o q se usa e como se consome é benéfico para as pessoas, fora ser uma questão de melhorar a saúde optar por produtos que ajudam ao meio ambiente e a nós mesmos. Também é uma coisa boa para autoestima se sentir fazendo algo útil para o planeta. Espero q cada vez mais as pessoas se contagiem pelo "faça você mesmo".
Acho que dizer que se pararmos de consumir, ou consumirmos somente o necessário para que isso tenha efeito na produção do grande capital é de uma ingenuidade imensa, num mundo quase idílico. Precisamos é fazer ruir esse sistema de dentro pra fora com uma Revolução, pois o capital nunca se renderá de boa vontade. Além disso e preciso ter a opção do que colocaremos no lugar e acho válida a recomendação da Rita de estudarmos o Ecossocialismo.
Como é que eu vou namorar alguém se eu estou tão apaixonado pela Rita?
SIMMMM
KKKKK SEI BEM
Clona. rs
Ué, não dá para, de repente, namorar a Rita?!
Poliamor?
Rita e Sabrina são minhas melhores descobertas em 2019
As minhas também! Foi reconfortante para mim encontrar canais que me ensinem as palavras para defender coisas em que acredito.
Qual canal da Sabrina?
@@seraqueepsicologico É o Tese Onze. Excelente canal!
@@seraqueepsicologico Tese Onze
Minha também, descobri a Rita por meio de uma ficagem, e agora não largo o canal desta pessoa
A mensagem é clara: o problema não é as pessoas, é o modo de produção no qual elas estão inseridas.
Mas e esse modo de produção atende as demandas de quem?
Daniel Francener mas, não por isso, devemos não fazer a nossa parte como seres humanos que precisamos!
@@rafaelfreitas2990 de toda a população que mora em casas de tijolo, tem móveis de madeira, eletrodomésticos com obsolescência programada, que vivem na cidade onde precisam de chuveiros pra tomar banho com água que exige energia para ser limpa, usam roupas e se alimentam de qualquer alimento, tirando as tribos isoladas que vivem na floresta, toda a população é refém do capitalismo para a SOBREVIVÊNCIA.
Fato
Então, temos que matar esse tal capitalismo, que e um sistema de reprodução de dinheiro, e não de bens antes que ele nos mate!
Rita, moro na Noruega e estou fazendo meu PhD em Previsão climática. Semana que vem vou dar uma palestra para estudantes noruegueses sobre o meu trabalho, mas eles gostariam de saber mais sobre consumo consciente. Gostaria muito de enviar esse vídeo pra eles para discutirmos, mas infelizmente não tem legendas em inglês :'(. Queria me oferecer pra traduzir uns vídeos pra vc no próximo semestre. Você é muito maravilhosa e precisa ser dividida com o mundo, minha querida! = )
Espero esse dia chegar!
Leilana conta pra gente como foi a palestra
Up
Maravilhosa!! queria saber da palestra haha
E a palestra? como foi?
O que eu absorvi para mim deste vídeo: Devemos sim fazer a nossa parte, mas apenas isso não é o bastante. Devemos também exigir das grandes empresas que elas também tomem atitudes. E lógico, devemos repensar e reconstruir a nossa sociedade, pois, não adianta as grandes empresas tomarem atitudes que ajudam o meio ambiente e que prejudicam o consumidor final com preços exorbitantes.
Edit: Eu sei que nossos hábitos individuais não fazem grande diferença dentro dessa bola de neve chamada aquecimento global (bem oxímoro, né?), Entretanto, essa não é uma questão de fazer ou não diferença, mas sim uma questão de ética. Existem duas questões na filosofia que dão cabo deste assunto: o utilitarismo e o Kantianismo.
O ultilitarismo diz que: não importa o quê ou como você faz, o importante é o resultado
Já o Kantianismo diz que só se deve fazer aos outros aquilo que você gostaria que fizessem com você. Sua ética deve ser universal, ou seja, todos podem repetir seus atos sem que ninguém se prejudique no processo.
Portanto, concluo que, mesmo que a diferença não seja grande, creio que devemos sim fazer a nossa parte. Mas como eu disse acima, só isso não basta. Devemos fazer, mas também devemos exigir.
Ótimo vídeo! :D
se fizermos a nossa parte, repercutirá nos números da Indústria.... eles produzem em um ritmo frenético porque nosso consumo e modo de vida reflete a urgência, quantidade e "necessidade"... Sobre a população menos favorecida, basta andar nos bairros e lojas populares de 1,99 para ver a quantidade exorbitante de sacolas lotadas..... a Indústria Chinesa expande Mundo a fora com suas relíquias. SIM, PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE TAMBÉM!!!
@@anagrecchi5058 pensei o mesmo quando assisti o vídeo. Se a gente parar de consumir as indústrias vão sentir, e consequentemente reduzirá as grandes produções. Infelizmente o marketing é tão bem elaborado que criam necessidades e desejos nas pessoas que as induzem ao consumo. Muitas mentiras são propagadas nas grandes campanhas que convencem os humanos que precisam comprar coisas das quais não necessitam.
Os capitalistas precisam parar, mas não também.
Se nós, apenas nós fizermos a nossa parte, o grande capital venderá menos produzirá coisas mais sofisticadas e aumentará o preço dos produtos, e aumentará seu lucro
Se essas grandes indústrias permanecem o mundo perecerá. A fim da existência humana é uma questão de tempo, pouco tempo.
Tava numa festa sair correndo do barulho me escondi aqui no quarto só pra vê essa pessoa maravilhosa sendo maravilhosa falando coisas maravilhosas.
Ótima decisão 😋
Até pouco tempo ainda acompanhava gente como Gabriela Prioli e Pedro Dória. Ainda bem que evolui quanto à isso, agora sempre acompanho a esquerda radical e mais recentemente esse canal maravilhoso, estou a maratonar. ♥️
Meu Deus, as vezes ter conhecimento me assunta e me deixa sem um norte.
Quase sempre meu amigo... Fico na eterna dúvida se ter este conhecimento é realmente "libertador", os ignorantes parecem mais felizes.
@@Saga_Roger os ignorantes de fato o são!
Rapaz, você disse tudo que eu senti e não fui capaz de traduzir em palavras
Concordo. Fico sem saber lidar com meus pensamentos e ações.
Também vejo os ignorantes com uma felicidade tão genuína em seu mundo de.consumo e sua médiocridade q eu não consigo
Melhor acontecimento de 2019 foi conhecer este canal. De resto foi só ódio pelo desgoverno e putaria.
«Millones de niños dormirán en las calles alrededor del mundo, ninguna de ellas es cubana».
Me emocioné.
Entendi Ritinha, e vou continuar meu 0,0000000000000001%
Eu poderia comprar, mas reformo roupas. Podia acender as lâmpadas, mas apago com amor. Junto roupa pra lavar de 1x, economizando água e energia, reaproveito toda água pra limpar a casa e o quintal.
Quebrei o quintal e plantei 3 árvores, livres de veneno e nutridas pela compastagem caseira. Sei que não significa muito, mas a Cambacica que tá morando aqui, tá feliz.
ADOREI o vídeo ♡
Que alegria ler seu comentário :))
Amor você faz certinho, mas precisamos nos unir luta para mudar esse sistema
Comentário para fazer algorítimo enxergar e espalhar a palavra.
👏👏👏 👍
A verdade é que a Pecuária é a indústria mais voraz no uso de água, portanto não adianta nada economizar água no chuveiro e fazer churrasco todo fim de semana! #govegan
Assista Cowspiracy, vc vai adorar.
Como disse a Rita, a opção pelo veganismo não serve como movimento social de resistência nem substitui o pleito por alternativas.
@@moscanaveia mas, salva animais, pessoas, sua saúde, o planeta terra.
@@aliciagrossmann Evolutivamente, o ser humano se desenvolveu onívoro, não há debate sobre esse ponto. O que faz mal à saúde não é o consumo de carne, é o consumo excessivo de carne em uma alimentação pouco variada, além das porcarias que são adicionadas ao alimento para garantir uma produção em larga escala. Não se esqueça que os vegetarianos ainda correm risco de consumir elevadas doses de agrotóxico, por mais que cuidem da sua alimentação. Outro detalhe muito importante é que nem todos têm autonomia financeira para consumir produtos orgânicos ou de criação humanitária. Dessa forma, considero um reducionismo muito perigoso o maior argumento que se encontra ao tratar de hábitos alimentares: de que a salvação é a opção em massa pelo veganismo. Afinal de contas, a maior quantidade da nossa carne de boi vai à China e nosso frango ao Oriente Médio, não seria eu que teria de ajustar meus hábitos alimentares por serem eles os responsáveis pela degradação ambiental.
Compreendo os argumentos com relação à saúde e à questão humanitária. Mas não podemos, nunca, nos esquecer que estamos submetidos a um sistema viciado, e que de nada adianta uma população vegana mas sem autonomia de impor uma alternativa viável à exploração predatória da agropecuária.
@@sorayarocha8983ruclips.net/video/aTv8Qp25oKg/видео.html
Rita Von Hunty acaba de entrar para a lista de personagens aleatórios que derrotariam o Thanos ✨
Ritinha e Rochelle maravilhosas, coloca legenda pra quem não ouve mas se emociona!!! A legenda automática é terrível, como é que os surdos vão poder desfrutar? 🥺
Ai meu deus, esse foi o comentário mais lindo que li hoje. Eu chorei! Que legal, sério! A vida realmente é surpreendente. Diversidade importa!
Oi Rita! Aqui na Suécia já existem lavanderias compartilhadas. Um edifício ou condomínio inteiro dividem uma sala com algumas máquinas de lavar e secar, assim não há necessidade de cada apartamento ter sua própria máquina. É só agendar um horário para a utilizacão. Funciona super bem, inclusive em muitas lavanderias existem bibliotecas para que as pessoas possam compartilhar livros ou ler algo enquanto esperam suas roupas serem lavadas. Gostaria muito de que o Brasil adotasse essa ideia.
Não vai fazer diferença, foi o que ela disse.
Se o Brasil adotasse essa ideia, 70% do consumo de água daqui continuaria sendo feito pelas indústrias.
moça, tu poderia ver denovo o vídeo? Mais dessa vez prestando bastante atenção
kkkkkk
@@leonardocorreabarros1611 né, ainda se usando de exemplo europeu, de um país que enriqueceu à base de colônias, que embora não sido o colonizador, se beneficiou muito dos acordos com colonizadores. Aí fica fácil fazer as coisas parecerem mais bonitinhas, "sustentabilidade pra mim, devastação ambiental pra vocês com minhas empresas aí em vosso território mineirando cada vez mais".
Eu dou like antes mesmo de assistir até o final porque no Tempero Drag a satisfação é garantida! Feliz 2020 Rita
sim, amo o tempero dreg, amo o pensamento e dados apresentados por ela, como socialista, militante da comunidade LGBTQAI+, afro, feminista e dos animais, acho de isimia importância o conhecimento.
Eu também sempre dou like antes de chegar no final, porque já vou me surpreendendo desde o início.
"Eu posso ser só uma, mas uma é tudo o que eu sou, eu não posso ser mais de uma." Frase mais sábia que eu já aprendi na minha vida. E sinceramente, se o que EU posso fazer é contribuir pra diminuir 20% do impacto, é o que eu vou fazer e se isso é "enxugar gelo", paciência. Consumo consciente não tem só a ver com comprar menos, tem a ver com alugar equipamentos que não são de uso frequente, dar preferência a comprar roupas que as pessoas estejam se desfazendo (brechós / grupos online), comprar só o que é *necessário*, reutilizar embalagens, entre outras coisas. Eu tenho perfeito entendimento que nem todo mundo tem poder aquisitivo pra fazer TODAS essas mudanças, mas cada um devia fazer o que pode em vez de só esperar que as 'grandes corporações' mudem suas posturas, porque isso sim é surreal.
Obrigada, Letícia! A gente tem q tomar cuidado com a possibilidade de normalizar a negligência!
Pode ser o mínimo, mas a gente pode fazer o mínimo.
Tem uma história q diz q um senhor estava na praia sozinho, tentando devolver ao mar centenas de estrelas-do-mar q ficaram presas na praia depois do avanço e retraimento da maré. Alguém chegou, viu aquele esforço "ridículo" e o questionou : - "vc nunca vai conseguir salvar todas"!
O senhor parou pra ouvir com uma à mão e respondeu: - "não. Mas essa aqui eu vou"! E a lançou ao mar...
Mas mesmo assim se só mudarmos as nossas posturas n vai adiantar nada e vamos matar o Planet do mesmo jeito
Pq quem polui mesmo é a elite.
Concordo com vc. Mas quando o que a Rita quer dizer com esses fatos do consumo consciente pessoal não ser tão relevante em comparação ao do sistema capitalista não é para esperarmos um consumo consciente deles. É para entendermos a raiz do problema e arquitetarmos uma forma de cobrar isso do sistema (política)
O que a Eita coloca é análogo a nós não nos revoltarmos contra a sonegação fiscal de pequenos trabalhadores autônomos, mas nos revoltamos com a de grandes empresas. Então, porque nos revoltamos com o desperdício de água doméstico e nunca se falam sobre as grandes indústrias que usam 70% da água do Brasil e desperdiçam quase metade disso por mau uso?
14:30 "O problema, Sr. Thanos, não é a falta de recursos, é a distribuição extremamente desigual entre esses recursos, o que o seu planeta precisava era de uma reforma social, não de um genocídio. Tantos problemas nesse filme podiam ter sido evitados se alguém ao menos tivesse dado um intensivão de sociologia pro Thanos..."
Tralhas do Jon
Ou ele podia ter usado a manopla do infinito para DUPLICAR os recursos em todo o universo...
@@marcelleza n tem jeito de fazer isso, de duplicar os recursos de todo o universo
@@Eachant mas tem como matar metade? Uai, uai
@@lucasAA927 É óbvio, se o Thanos o fez. Eu digo que não dá pra dobrar os recursos do universo todo (mesmo um ano após o meu primeiro comentário) pq seria algo extremamente difícil. Isso poderia até, no máximo, causar uma desordem na órbita de alguns planetas, e na real, não ajudaria em nada. O genocídio não foi apenas pra que as populações restantes tivessem mais recursos (dos que foram mortos), mas também, pra que as pessoas pudessem se unir de alguma forma numa tentativa de reconstruir ou pensar numa forma de realidade social, como você ter visto em Falcão e o Soldado Invernal e perdão pelo possível spoiler.
@@marcelleza acho q vc ainda não entendeu que o problema não são os recursos mas sim a má distribuição deles.. culpa do sistema em q estamos inseridos.
Para cada frase saída da boca dessa criatura, sai um “coraçãozinho flutuando” dos meus olhos! Rita, tu és MAAAAARAAA! ❤❤❤❤❤❤❤❤👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Acho que as indústrias nunca vão parar de produzir enquanto houver pessoas ávidas ( egocêntricas, narcisista, vendidas, infelizes, inseguras etc) pra consumir...inclusive aquelas que pra se sentirem melhores ou pertencentes a um grupo fazem até sacrifícios de compra
Sou professora de Ciências e comecei 2019 fazendo trabalho sobre Brumadinho fazendo questão de chamar de tragédia da Vale. Passei o ano pedindo para os alunos pararem de dizer "nós, seres humanos destruímos o meio ambiente", quem destrói são os capitalistas. Mas, fiz trabalho sobre consumo consciente, guilt! Obrigada por esse vídeo!
Outro ponto que pensei: a gnt não pode usar a desculpa de que nossas escolhas não tem tanto peso pra simplesmente não mudar. É a mesma coisa que pensar "posso roubar um pouquinho aqui nessa pequena empresa que trabalho já que a minha corrupção não faz diferença dado o fato que a maior parte da corrupção é feita por políticos". Assim fica mto fácil se eximir de responsabilidade. Não acho que seja o melhor caminho.
Sou professor de geografia de ensino médio. Engraçado como eles chegam do EF com essa ideia de que "nós destruímos". Nas minhas aulas eu combato essa ideia. Mas claro, deixo a ressalva de que não é pra sair esculhambando tbm rsrs
@@ligianhafor A corrupção não é feita pelos políticos.
O Grande Capital produz a corrupção, produz e mantem o políticos corruptos eliminando os políticos não corruptos e eliminando os políticos menos corruptos.
Tô pensando sobre isso desde " O canudo de plástico não é o seu inimigo", Feliz Ano Novo sua linda
A mudança a partir de escolhas individuais pode ser pequena mas ainda assim é uma mudança. Pequenas ações, às vezes, não sempre mas às vezes, reverberam em grandes resultados. Banir o plástico descartável da sociedade é também um passo válido, mesmo que a inústria despeje muito mais plástico, este é um outro passo que também precisa ser dado, mas não tira a importância do primeiro. A concientização as pessoas também leva à pressão por mudanças dos grandes. Todos que podem fazer algo devem. Senão o mundo vira aquele lugar que a pessoa joga o lixo no chão pq não vai fazer diferença, pq já tá tudo imundo mesmo. "ah, vou jogar esse monte de copo, canudo e sacola na praia, afinal quem polui mesmo é a indústria, minha sujeira é fichinha perto dela, nem me importo..."
O lixo que vai parar dentro dos animais ou estrangulando partes animais não tem etiqueta dizendo se veio da indústria ou da sociedade... Concordo com muita coisa dita no vídeo, que os grandes é que são responsáveis pelo dano maior, mas não concordo que por causa da cagada de um setor, outro ache que possa lavar as próprias mãos. Não se pode querer diminuir o senso de responsabilidade nesses tempos, é necessário incrementar, avolumar o senso de responsabilidade nas pessoas.
A galera não tá tomando cuidado com esse discurso, pq elas acham que a maioria vai entender. A MAIORIA TÁ SENDO RACISTA, XENOFÓBICA, RELIGIOSA MALUCA, ETC. Esse é o status quo. A normal, infelizmente, é a grande maioria que está reproduzindo asneiras e não são pessoas que refletem (nem foram ensinadas a pensar em si). Então, precisa ficar claro que a mudança individual é importantíssima. Já percebi que com muitos detalhes dos assuntos a Rita deixa a parada ambígua e isso é perigoso.
Vim ver esse vídeo por recomendação da Karen Bachini, ela disse que vc era professorx de literatura e falava umas coisas bem legais
Não me arrependo nem um pouco! Aliás, Adorei essa recomendação! Boa parte das informações, como a quantidade que as indústrias utilizam de energia e etc, a obsolescência programada, entre outros, foram temas abordados nas minhas aulas de geografia e atualidades (me senti uma verdadeira gênia). O jeito que vc fala penetra na mente e me faz querer ouvir mais, buscar informação. Ganhou uma inscrita! 💕
Ingrid eu tbm vim pela Karen Bachini!
Fico com dúvidas com relação a um comportamento do tipo: "foda-se é culpa das grandes empresas".
Há que se pensar não apenas no consumo, mas no desejo, nas imagens de felicidade urbana e universal que mobilizam as pessoas a trabalharem 60 horas por semana para estarem em posições mais confortáveis/privilegiadas (comendo carne, no ar condicionado, no condomínio fechado, com seu pet do lado).
Vítor Schneider 👏👏👏
Mas o que foi falado no vídeo é que "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" e essa "uma coisa" (a mudança de hábitos individuais) não pode ter o efeito revolucionário que nós achamos que pode ter e nem deve ser tratada como tal.
Em nenhum momento foi falando pra gente tacar o foda-se e esculhambar, mas sim pra gente ter o pé no chão e enxergar as coisas como elas realmente são, de forma lúcida, confirme a realidade material da nossa sociedade.
@@lucasalvesdias9568 o problema é que eu acho que muita gente compreendeu que a nós (consumidores) podemos sim tacar o foda-se porque o problema está não em nós, que estamos consumindo, mas sim com as empresas que produzem pro nosso consumo. E eu acho que cagar pra tudo que tá acontecendo e esperar uma mudança cair do céu não é a mais agradável das opções.
Sim, da pra mudar os hábitos que querendo ou não fazem mal para o planeta e cobrar que grandes empresas também o façam. É bem melhor que sentar e ficar um apontando o dedo pro outro
Exatamente, acredito que a problemática é bem mais profunda, para uma mudança efetiva seria necessária a quebra de vários paradigmas em níveis individuais e coletivos.
A busca por melhorias deve ser conjunta na esfera moral e política, e a palavra chave é a expansão de consciência.
Se os detentores da propriedade privada são a minoria e a maioria é a classe trabalhadora/consumidora, onde está o real poder? Na massa consumidora/trabalhadora, esse discurso de terceirizar a responsabilidade pelo estado caótico do nosso planeta, só nos distancia da noção do nosso poder pessoal de criar a nossa própria realidade, nos dando a sensação de vítima das circunstâncias, sensação de impotência e/ou aumentando a zona de conforto, isso gera o que a burguesia quer brecha pra alienação e manipulação, tirando o nosso senso de poder pessoal.
Uma sociedade com capacidade de raciocínio crítico, consequentemente irá contestar essa cadeia de exploração, criando preceitos morais pautados no ideal do que realmente importa que é o Ser e não o Ter idealizado pelo sistema capitalista, a massa tendo essa consciência, irá de forma consequente pressionar as grandes empresas a adotarem um sistema de produção coerente com a nova forma consciente do planeta.
A base de toda problemática com certeza é moral, está no ego do ser humano, viver na ilusão de que para ser feliz vc precisa dominar o outro e sentir-se superior de alguma forma, isso gera ganância, desigualdades... Enquanto não cair a ficha individual de que todos somos um, essa "guerra" entre classes vai perpetuar por milênios, o trabalho é de formiguinha e cada um deve plantar sua semente.
Fiquei muito tempo pensando no que escrever pra demostrar a gratidão que tenho por você e seus videos, mas nao tenho palavras
Ariane Pauluci nem eu! É muita coisa! Está além da abrangência das palavras
Nossa. Exatamente isso. Rita, obrigada pela didática e paciência. Sou fã. 💜
Entendi seu ponto, diva. Mas, se as pessoas fossem menos consumistas, isso causaria um impacto nessas indústrias. Uma cultura novo precisa começar de algum.lugar. Ficar esperando as grandes indústrias desistirem do seu lucro também é ilusão. Minha opinião. Bjos!
Exato! Super entendo o q ela disse, mas tenho medo disso gerar uma negligência ainda maior de quem poderia mudar seus hábitos...
@@quinhavieri2178 sim, isso pode gerar um validação para as pessoas continuarem com hábitos consumistas.
A questão é que nós produzimos, por exemplo, comida suficiente para alimentar TODAS as pessoas do MUNDO e ainda sobrar, mas existem milhões de pessoas MORRENDO DE FOME. Consumimos apenas 1/4 dos alimentos produzidos no planeta, o restante é jogado fora. Jogado fora. Não é por demanda que as industrias produzem. O desperdício no capitalismo também é o que faz o capital girar. Por isso é tão importante perceber que mudar seus hábitos pessoais não vai mudar o mundo. Como ela mesma disse, quase ninguém realmente consome, a maioria das pessoas compram o que cabe no bolso.
E a ideia não é ficar esperando as industrias mudarem, é criar movimentos que forcem as industrias a mudarem, como taxação nos casos de desperdício, por exemplo, ou valores mais altos para consumo de energia por industrias. Existem sim maneiras de mudar os hábitos de consumo das industrias. Foquem nisso, não no seu banho de 10min.
@@arthurmvandrade taxa indústria, aumentar valor do consumo de energia deles, todo esse aumento será repassado p o consumidor, no final o pobre vai continuar sustentando tudo. Agora se os indivíduos deixam de comprar, com certeza o impacto é maior, ou seja, a ação deve ser individual tb.
Bruno Araujo mas nós já não consumimos nem metade do que é produzido, qual a lógica?
Rita você é a melhor descoberta de 2019 na minha vida! Obrigada!
Rt
primeira vez na minha vida que vejo uma pessoa brasileira mencionar o Kirkpatrick Sale! Que legal!!!
Super importante falarmos disso, pois as indústrias não vão mudar enquanto estiverem obtendo o máximo de lucro com a exploração. A partir do momento em que começarmos a repensar nossas decisões de consumo (não só em frequência, mas também analisando de onde vem o que compramos) é que as empresas vão mudar a forma como produzem seus bens
Encerrou 2019 com chave de ouro! Estou muito envolvido nesses assuntos ultimamente, e me assustando com cada informação nova que absorvo. Eu pensei que você iria citar também o documentário "Cowspiracy", que está no Netflix. Lá, os pesquisadores também provam como a exploração animal, com a finalidade da produção de carne, detona completamente o meio ambiente, nos quesitos terra, água e tudo o mais. Fica a dica, também. Sucesso em 2020!
Mais um tema relevante dessa fada sensata.
Presente de ano novo
obrigado, Rita.
😏😁
A MATRIX já está colapsando, é insustentável.
Num país em que 22% afirmam que "tanto faz" democracia ou ditadura, a matrix está muito longe de colapsar, companheiro: cuidado com a bolha, que é a adaptação mais cruel da própria matrix...
@@mandalasdeluzsimonegoncalv7572 não entendi. nesse caso, ai não estaria mais próximo ainda de colapsar como ele disse?
@@Niellylb não.
Colapso seria uma crise tão profunda que só se teria uma alternativa, tipo no Chile, onde estão morrendo por mudanças.
Aqui, no caso, onde as pessoas ainda não entendem conceitos simples (como ditadura e democracia), acho bem dificil um colapso, porque quem não entende conceitos não entende nada...
Por isso acho que as bolhas vão nos levando a adaptações, e à não-luta:
Uma bolha não luta porque acha o colapso inevitável;
a outra bolha não luta porque acha que está estabilizado e vai melhorar;
e outras bolhas não lutam porque tanto faz (permanecerá bom ou ruim, independente do que aconteça, "porque o governo não me resolve, quem me resolve sou eu");
E assim, permanecemos na inércia, adaptados ao sistema. Isso são as bolhas de adaptação e manutenção da matrix, que resiste e raramente colapsa.
A luta deve se dar, os conceitos precisam ser entendidos, pra que se tenha oportunidade de escolha e decisão de um novo modelo, mesmo que este não colapse.
@@mandalasdeluzsimonegoncalv7572 entendi. realmente, vc esta certo.
@@The123Diegog sim... por isso Rita, Sabrina e outros da resistência são tão fundamentais. .. vem muito mais por ai, as seitas estão cada vez mais organizadas e bem endinheiradas... agora vem com força uma da Ucrânia, que vai confundir direita e esquerda... uma tal de Allatra, vem até com proposta de mudança de economia mundial, anti-bancos e tals...seita com discurso sofisticado, que vai dar trabalho pra esquerda mundial.
O vídeo “parece” conflitar com uma das máximas da filosofia de Gandhi: seja vc mesmo a transformação que vc quer ver no mundo. Mas entendi a mensagem de que não adiantaria de quase nada nossas escolhas individuais se as grandes indústrias/corporações não fizessem a parte delas.
acho que adiantaria sim, é importante a pessoa saber que está fazendo sua parte , Marx morreu esperando um mudança coletiva e nada. Acho q cada um pode ir contagiando ao menos quem vive ao ser redor com boas atitudes, fora que é uma questão de saúde optar por produtos melhores no sentido d poluir menos e ter menos componentes que prejudiquem o metabolismo físico.
A postura individual de Gandhi foi peitar o colonianismo de frente
Em relação à obsolescência programada, li a respeito da União Europeia ter aprovado recente uma lei obrigando os fabricantes de eletrodomésticos a manterem peças de reposição para esses produtos por, no mínimo, 10 anos. É pequeno ainda mas, achei um baita avanço.
Assistam o documentário “a história das coisas” é curtinho, tem no RUclips e exemplifica muito bem o que a Rita fala nesse vídeo.
AMEI, já tinha assistido faz tempo esse documentário e esquecido sobre o mesmo, depois q vi teu comentário achei em HD Dublado e já baixei pra colocar minha família pra assistir rs vlw
Adorei a indicação. Obrigado!
Amo esse documentário. Super didático e eficiente.
Muito bom! Se todos os esforços dessas campanhas ao estilo "cada um fazendo sua parte, o Mundo se torna melhor" fosse direcionado a conscientizar as pessoas sobre o que é o modo de produção capitalista e como ele está nos conduzindo a extinção, os efeitos teriam sido muito mais efetivos. Aceitar que o problema é de escolha de cada um nos conduzirá a acatar a sugestão do presidente de fazer cocô dia sim dia não. Ali ele expôs sem os devidos retoques a ideia de consumo consciente.
Um único adendo, pois esse vídeo chega a muita gente, é que também não adianta ligar o foda-se no consumo individual. Ele é uma parte menor do problema, mas até para formação de uma consciência ecológica e mudança de ideologia e racionalidade neoliberal, devemos construir uma nova ética de consumo.
Feliz 2020!
Rita voce deveria ser traduzida ao espanhol e ficar popular em Latinoamérica como sucedeu com Porta dos Fundos!!!
completamente necesario !
Realmente, para podermos ter mudanças significativas no meio ambiente, precisamos da atuação das grandes indústrias e dos governantes, mas eu em particular me sinto muito bem tomando pequenas atitudes ecológicas, como tomar banhos curtos, separar o lixo, evitar o consumo desnecessário, etc. São atitudes que podem ser insignificantes para o mundo, porém, para mim, significam muito! È uma forma de dizer a natureza que a amo. Dessa forma, me sinto com a consciência leve e vivo mais feliz.
Um vídeo mais interessante do que o outro... A sua didática é perfeita, Rita... Te conheci a poucos dias e não consigo parar de maratonar no canal
Quando vejo sobre consumo consciente, penso que pouco adianta consumir pouco se é produzido tanto!! Não entendo a logística de lojas, sempre entupidas de produtos, renovando (?) alguns, mas com outros tão “os mesmos” e mesmo assim, muitas lojas vazias e a população sem “poder” de compra...além do mais, quando assisti a Cowspiracy, eu também tinha um pouco de TEC por causa dessa história de “consciência”! Mas a consciência doeu mesmo depois de assistir a “A carne é fraca” e ver o quanto somos enganados e fazemos os outros sofrer! Já sou vegetariana estrita, objetivando o veganismo, estudando o Ecossocialismo... tenho muito a agradecer a vc, Rita, ao Humberto do Saia da Matrix, ao Jones do Jones Manoel, a Boitempo pela imersão em um mundo mais realista! Porque capetalismo deveria ser uma peça de museu esquecida no passado! Obrigada por compartilhar! Que este ano sejamos mais felizes e cada vez mais conscientes da nossa vida e de tudo ao nosso redor! Bora lutar!
A maioria dos celulares que comprei tinha obsolência programada de 6 meses. Kkkkkkkkkkkkkkk cada k é uma lágrima
Dai fode, já tive celulares assim tbm, mas esse meu atual até q tá aguentando
Compra celulares intermediários e com o tempo substitui o sistema operacional por um não oficial, esses geralmente são mais otimizados que os oficiais.
Oxímoro, obsolescência, capitalosceno, aaah, eu te amo, Rita!
Somos duas, amo ela tbm
Então no lugar do Iphone você gostaria de continuar usando o tijolao?
vídeo de utilidade pública. Muito enriquecedor de conhecimento e fazendo-me pensar. (sou estudante de gestão ambiental)
Rita obrigada por você postar esses vídeos!!Eu sou uma adolescente que se interessa muito em poder mudar um pouco esse mundo,e sempre busco a entender como nossa sociedade funciona.
Você é muito necessária!!!❤️
Chega a ter ser assustador, quando vc percebe que a "verdade" é bem mais profunda, que uma simples mudança de hábito . Mas devemos entender as engrenagens
"Vamos falar sobre reciclagem fazendo artesanato com garrafa PET!" - TODO santo ano.
Acaba gastando mais ainda pq tem q compra evea,fita, e tals
Vc é muito inteligente , bem didática , canhoteira e maravilhosa !
Um documentário que considero bastante interessante é A História das Coisas - Anne Leonard (2007), mas não vejo muito as pessoas falando sobre ele.
Tenho 64 anos e aprendo sempre contigo. 🥰
Último vídeo do ano e eu nao esperava menos, uma das melhores coisas que conheci no RUclips esse ano. Muito obrigado Dona Rita, espero aprender mais em 2020.
Caraí você é incrível demais.
Todos seus vídeos sempre são maravilhosos e criativos! Eu nunca havia pensado sobre essa perspectiva ... E por mais complexo q possa parecer o assunto vc fala nele de uma forma muito simples e compreensível... Tipo nossa você com certeza deve ser um(a) ótimo(a) professor(a). Parabéns pelo trabalho e espero que tenha cada vez mais reconhecimento e público. Você é uma inspiração pra mim.
Como sempre esclarecedora, lúcida e encantadora. Apresenta com clareza ímpar todos os aspectos das classes sociais e suas lutas.
Cada vídeo que eu vejo da Rita é um "Esse é o melhor vídeo que eu vi esse ano! Que assunto necessário de debate"
Eu tenho uma meia dúzia de amigos com um discurso, ou outro desses. Seja para desligar as luzes alguns minutos em um dia; ou deixar de usar o carro; evitar "canudinhos"... Todos quando falei que isso era mais para alívio pessoal de pequeno burguês do que mudança efetiva da sociedade, todos me afrontaram: "pelo menos faço MINHA parte".
Parabéns pelo vídeo! Não tive sua verve com os meus amigos de classe média... mas, foi excelente ver que não sou o único com lucidez nesse mundo escroto.
Você foi um presente que ganhei em 2019. Muita saúde para você e toda equipe do Tempero drag. Gosto muito do trabalho de vocês. Beijinhos e tchaaaau
Que delícia de 16 minutos falando de coisas amargas
Eu amo esse chocolate amargo amado.a....
Não adianta, o amargo existe e é necessário
Não adianta esconder a sujeira p/ debaixo do tapete, né non.
Realmente, delicioso amargo
Oi...
Verdade seja dita: amo seus videos, voce fez meu 2019 melhor.
Abraco.
Rita, vc é maravilhosa. Verbaliza de forma brilhante o que todos deveriam saber e cobrar.
Nossa!.Dr. Rita como eu aprendo com você!.. gracias 🙏🌷😘💓
Rita, você é incrível, na falta de uma única palavra que seja adequada a sua grandeza e inteligência! Obrigada por seus vídeos! ❤😘
Rita, ser coerente com a própria consciência também é importante. Não querer compactuar e assumir um estilo de vida diferente nos transformar e só verdadeiramente transformados encontramos forças para transformar o mundo... Feliz 2020 para você!!!!♥
Ela não disse q não é pra fazer nada, mas disse q isso sozinho não resolve nada
Mas ela n disse pras pessoas n terem consciência, não por acaso ela é vegana. Ela só disse que bater nessa mesma tecla repetidamente e culpabilizar as pessoas não serve de nada. Ou muda o sistema, a indústria, ou o mundo vai acabar, com ou sem atitudes individuais.
Berrator Moura ela não disse e nem eu.
@@MrBerrator ela não disse e nem eu. Apenas ressaltei o que eu acho importante.
Os melhores 16 minutos do meu Réveillon!
Uau!!!! Cheia de classe, inteligente... e o melhor explica de uma forma simples, clara... de fácil compreensão. Compartilhei no meu Facebook
Concordo em parte! Embora isso não faça a menor diferença. Acho que conscientizar sobre consumo e descarte adequado é um ponta pé inicial. É o primeiro passo para atitudes mais impactantes de fato!
2019 apesar de tão hard ne trouxe o conhecimento do Tempero drag e isso me fez um grande bem. Tem sido uma fonte prazerosa de saberes e reflexões. Obrigado, Rita! 🤗
Rita, dentre as poucas coisas boas que aconteceram esse ano em minha vida, foi conhecer pessoas interessantes como você! Muito obrigada por compartilhar comigo sua sagacidade, inteligência e cultura! Desejo a você um 2020 pleno de realizações, muito Amor e Saúde... Receba um grande beijo meu! Cristina
Bem na hora que eu estava mexendo nos recicláveis, recebi a notificação do canal e fui ver o vídeo. Só não jogo tudo no lixo pela minha vó que sempre fez isso (reutiliza tudo até hoje) antes de virar um discurso da classe média.
Mas a gente tem q continuar fazendo a nossa parte. Não importa o quão "ínfimo" possa ser...
Continue reciclando, por favor. Quanto mais gente pensar que "o individual não importa", mais longe do coletivo estaremos. Eu entendi o que ela quis dizer no vídeo, mas, vou continuar com minhas ações individuais.
@@taiiimacedo Eu também vou seguir reciclando e tendo atitudes que aprendi com minha vó (principalmente com o uso de água), mas que me deu vontade de jogar tudo fora, deu. Ainda mais porque moro numa cidade que não tem coleta seletiva e isso dificulta qualquer ação individual.
Quando tivemos o problema da água em São Paulo, eu já tinha pensado nesse consumo desenfreado. Lamentável. Parabéns Rita, você é gigante.
Rita!
Sou Eng. Ambiental (grandes bosta) e acho você é DEMAIS.
Parabéns!
E obrigado por ser uma das pessoas que consegue pular o gap tecnicista que nos mata e dificulta a conscientização.
Tenho uma Startup voltada para que as empresas respondam pelo resíduo gerado por ela, atingindo todo o ciclo sustentável. Esse mercado é sombrio, e está muito difícil de encontrar parcerias, por conta da máfia que encontra-se em meio dessa temática.
que foda!!!!
Rita e Equipe,
Sem dúvida alguma, 2019 foi um ano muito difícil e cheio de retrocessos, mas com certeza ter chegado a esse canal foi um dos tesouros raros que levarei desse ano doido. Obrigado pela maneira como você tem levantado esse debate político com lucidez e de uma maneira clara. Tenho acompanhado seus vídeos faz um tempinho, mas esse mexeu tanto comigo, porque me emocionou demais. É justamente por pensar que ta tudo tão uma merda, a gente se cansa de lutar, mas você renovou minhas energias e me inspira também a seguir em frente!
E, mais uma vez, obrigado!
Você daria uma excelente ministra da Economia também Rita,você é foda.
Não só da economia, como da cultura, da educação, do meio ambiente hahahaha ela é ótima demais
Certeza? Ela basicamente vai industrializar o Brasil, só que ao contrário
Magnífica sua clareza de ideias! Muito grata por compartilhar conosco seu entendimento do mundo sob o ponto de vista do querido tio Carlinho.
A Rita foi a melhor coisa q me aconteceu em 2019!!! E hj faço questão de apresentar para todo mundo!!!!
Rita, obrigada pela luta com informações e inteligência.
Amei o vídeo. Inclusive, a fim de complementar o assunto, eu tive um professor em Engenharia Elétrica que se recusava a usar o termo energia limpa, pois cada uma das formas de geração de energia impacta o meio ambiente. Claro, algumas com mais impacto que outras, mas até mesmo as placas solares são um grande problema se forem usadas em grande escala. O que fazer com o resíduo gerado pelas placas após as células fotovoltaicas se tornarem obsoletas? Serão descartadas em aterros ou necessita de um local seguro, como na geração por energia nuclear? Mas quase ninguém pensa nisso, afinal as grandes empresas do setor elétrico vendem a indulgência de que basta você usar lâmpadas de led e instalar painéis solares, que você ajudou o planeta. Será mesmo?
Último dia do ano e ela posta essa aula maravilhosa!!!
Aos 7:40 a Rita já emociona com a frase de Fidel...
O que é progresso? Já vem uma reflexão. Obrigada pelas indicações, pelas reflexões. 💕🌻
como eu amo essa mulher, que intelectualidade.... obrigada por essa aula que você nos deu, quero levar logo menos para os meus alunos com o tema Desenvolvimento Sustentável.
Desanimador 😱😢
Mas a mudança individual em massa não "obriga" a indústria a mudar?
Tb pensando muito nisso!!! É pura verdade q a indústria é o peso maior da balança e q no último ano o que os bilionários lucraram resolveria a miséria no mundo, mas pensar em mudar qq dessas coisas é o q resolveria o desequilíbrio global, deixa pouco espaço pra ter esperança!!! 😰😱
Sim, pode! A gente não pode negligenciar o q a gente pode fazer. Por menor q seja, é alguma coisa! Tamb não dá pra ficar por conta de esperar pela mudança estrutural do sistema.
A gente sempre pode contribuir com nossa parte, e vai saber a influência em cadeia q a gente pode exercer
@@quinhavieri2178 Como o veganismo. Cada vez mais o veganismo tá crescendo e as grandes marcas já estão de olho nesse público. A Nestlé criou no ano passado um hambúrguer vegetal e disse que até o final do ano pretende vender um bilhão em produtos veganos.
Não podemos subestimar o poder da massa
@@HudaNunes Apesar de ainda ser uma indústria q continua com seu impacto ambiental independente do q vende (nestlé), mas já é uma mudança...
@@quinhavieri2178 sim! Se as pessoas tivessem mais consciência a gente mudava essa bagaça 😂
eita, a notificação que eu amo 💖
Rita vc foi uma das poucas coisas boas desse ano. UFA!!! Acabou 2019!!
Ótima reflexão. Inteligente, corajosa e provocadora.
QUE AULA!!! Muito obrigada, Rita, seu trabalho é maravilhoso e necessário
Concordo com vc, Ritinha... Mas tbm acho que as pessoas devem fazer sua parte.
Sim! Acho q a gente deve fazer o q a gente pode, não importa o quão ínfimo possa ser. Tipo, "um canudo é só um canudo"... se 8bilhões de pessoas continuarem a pensar assim...
Tem uma história q diz q um senhor estava na praia sozinho, tentando devolver ao mar centenas de estrelas-do-mar q ficaram presas na praia depois do avanço e retraimento da maré. Alguém chegou, viu aquele esforço "ridículo" e o questionou : - "vc nunca vai conseguir salvar todas"!
O senhor parou pra ouvir com uma à mão e respondeu: - "não. Mas essa aqui eu vou"! E a lançou ao mar...
tambem acredito q a tomada de consciencia comeca por nos
Ela nao disse que nao é pra fazer. Disse apenas que nao resolve o problema. Por mais que a gente se esforce nao resolve.
@@giselle5039 Sim! Mas é fácil se confundir nesse discurso. No fim entendi, mas tenho medo de q outras pessoas deixem de fazer sua parte...
@@quinhavieri2178 Na verdade a parte é a conscientizaçao do que realmente acontece e o que é preciso fazer. Essa é a parte de cada um.
Parabéns por todo trabalho desse ano! Orgulho demais!!
Ritinhaaaaa... vídeo perfeito.
Te indico o livro: Economia de Gaia da Gaia Education. Bem interessante.
Trabalho com meio ambiente e desenvolvimento sustentável e este ano, tive um bom debate com um professor sobre os modelos economicos que temos e sua insustentabilidade. Estou cursando Gestão Ambiental na Usp e trabalho com meio ambiente há 9 anos, diretamente voltada para gestão pública. Neste debate com meu professor, discuti justamente a falta que percebi do curso de gestão, voltado para o pensamento de um modelo economico diferente do capitalismo e do socialismo. Rever e repensar o consumo e principalmente os lucros das grandes industrias a qualquer custo.
Entende quando Al Gore fala sobre a questão do consumo pessoal, pois quem gira a economia é o consumidor e se o mesmo deixa de consumir, haverá uma pressão de mudança deste modelo econômico. Porém, vc muito bem colocou ao final do vídeo, sobre as classes mais baixas não terem opção de compra e que consomem o que lhes cabe no bolso.
Ao meu ver, tem que haver uma mudança na parte mais alta. Ou seja, uma pressão das governanças, uma mudança da indústria e na economia baseada no consumo exacerbado.
www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a06v26n74.pdf recomendo esse artigo.
Eu conheci esse canal como uma recomendação de uma aula sobre Eficiência Energética e eu tô passada, chocada, maravilhada!!! Eu amei MUITO já sou fã
Esse é o primeiro vídeo/conteúdo sobre consumo consciente que não está dentro de uma bolha da riqueza. Todas as vertentes foram olhadas e principalmente dos mais pobres. Eu cresci usando roupas que eram doadas pelos outros, pois minha mãe não tinha o dinheiro pra comprar. Acha mesmo que eu posso escolher usar um tecido de algodão sustentável em que uma blusa custa 200 reais? Não. Sobreviver é prioridade. Eu ameeeei
O minha lindaaaá indispensável eu te desejo o mais excelente em 2020 mil bjs e de novo eu adoraria conversar contigo pra sempre...está raro encontrar tanta clareza e consciência
Um vídeo fantástico! Tenho fãs que "vivem" de amor por mim, quando declaro que festividades de fim de ano é apenas consumo capitalista.
Neste assunto, sugiro a leitura do livro: "Winners takes all: The Elite charade of Changing thr World" do autor Anand Giridharadas.
Nossa, Ritinha, que espetáculo!
Como você simplifica a vida pra nós. Obrigada!
Escuto e processo as informações com mais clareza...tudo faz sentido... gratidão por você existir, Rita!
melhor parte de RUclips de 2019 ..... tempero drag..... muito obrigado tia Rita
A atitude pessoal pode não ser um valor significativo de mudança mas ela não precisa ser desencorajada pois repensar sobre o q se usa e como se consome é benéfico para as pessoas, fora ser uma questão de melhorar a saúde optar por produtos que ajudam ao meio ambiente e a nós mesmos. Também é uma coisa boa para autoestima se sentir fazendo algo útil para o planeta. Espero q cada vez mais as pessoas se contagiem pelo "faça você mesmo".
Acho que dizer que se pararmos de consumir, ou consumirmos somente o necessário para que isso tenha efeito na produção do grande capital é de uma ingenuidade imensa, num mundo quase idílico. Precisamos é fazer ruir esse sistema de dentro pra fora com uma Revolução, pois o capital nunca se renderá de boa vontade. Além disso e preciso ter a opção do que colocaremos no lugar e acho válida a recomendação da Rita de estudarmos o Ecossocialismo.
Amo com furor uterino seus vídeos!!! Você é maravilhosa, Rita! Amo você 🌹🥰
Vida inteligente no planeta, ajudando a gente a entender onde a real! Thanks Rita e sua sabedoria, mais que oportuna, necessária
Rita, sua linda. Pesquiso sobre isso em meu mestrado. Vc é brilhante na explanação