O poder transformador da maternidade | Flávia Maciel de Aguiar | TEDxFranca

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024

Комментарии • 36

  •  4 года назад +17

    O documentário O Renascimento do parto, é um doc INCRÍVEL!

  • @priscilap8874
    @priscilap8874 4 года назад +11

    O problema é quando ( no meu caso) me preparei a gestaçao toda para um parto normal, nossa como sonhava com um parto normal humanizado... mas tive que ter uma cesarea de urgencia no sus em plena pandemia sem sequer um acompanhante comigo, nao pude nem pegar minha filha assim que nasceu. So vi de longe e peguei ela 6horas depois. Foi o momento mais traumatico da minha vida que ironicamente me deu o ser mais importante da minha vida toda. Com isso aprendi que independente da forma que um bebe nasce o importante é o amor e a importancia que ele tera em sua vida.

  • @paulamoreira407
    @paulamoreira407 4 года назад +9

    Tive meu filho em 2017, na Unicamp, fiz o curso de gestante lá, e se falava tanto em humanização... quando fui ter o parto, me deixaram longe do meu esposo, fiquei deitada na maca fina com fortes dores. Até o 10° dedo de dilatação. Deixaram meu marido entrar pq ele bateu na porta da sala desesperado, e eu já estava em expulsão. Ganhei meu bebê, ele veio pro meu colo, deixaram ele comigo por um bom tempo. Depois meu marido pode acompanha-lo nos exames.. na sala de recuperação, não podia tomar nem água, e eu estava muuuito cansada, morrendo de fome. Meu bebê chorando num bercinho, e eu não conseguia me levantar pra levá-lo, comecei a chorar, senti angústia..
    A humanização no hospital precisa melhorar muito.. ainda tem muito pra andar ...

  • @xviviborges
    @xviviborges 2 года назад +5

    Eu tive a minha filha no Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte, MG), atendimento 100% SUS. Minha filha nasceu de parto natural (sem anestesia), em posição vertical (banqueta) e meu marido esteve conosco a todo momento. Graças à Deus, as mulheres tem o Sofia em BH!!!

  • @Julichrys
    @Julichrys 5 лет назад +8

    Que palestra linda Flavia, parabéns por sua trajetória, que possamos encontrar mais médicas como você em cada cantinho do Brasil!

  • @anjopsicologo3150
    @anjopsicologo3150 2 года назад +1

    Confesso que a maternidade tem sido um assunto difícil para mim. Eu queria viver sem filhos. A vida me deu um filho maravilhoso. E estou infinitamente grata pela sua vida. O amo infinitamente, porém, desde que conheci o pai do meu filho sabia interiormente que não queria ter filhos com ele. Meu presente é bom. Tenho um trabalho legal, embora estou divorciada o pai do meu filho é um pai presente. Mas, eu preciso me sentir mas grata por minha vida, preciso ter menos resistência a minhas circunstâncias, preciso entrar no fluxo do presente e vibrar com gratidão por este momento. Isto é o que tenho. Eu gosto da minha vida, eu amo minha família, eu amo minhas circunstâncias porque sei que estão cheias de lições importantes. E graças a esse sentimento de insatisfação estou fazendo tratamento psicológicos. E isso é maravilhoso. Quero desfrutar sem nenhuma resistências, quero viver e já, irresponsavelmente ou responsavelmente, como for, só estar leve no fluxo do cotidiano. É isso que quero.

  • @fernanda1409135
    @fernanda1409135 2 года назад +2

    Amei esse Ted
    Estou em Boston com 36 semanas aqui na cidade a porcentagem é 15 cesariana
    Meu plano de parto e meu desejo é totalmente natural!

  • @thaispadua2289
    @thaispadua2289 4 года назад +8

    Ter um parto normal ou Natural não é sinônimo de alegria para algumas mulheres, eu mesma não desejo ter outro filho de parto normal e sofrer todas aquelas dores que até hoje me lembro. Acho que a mulher tem que ser livre e respeitada pela decisão de escolher qual parto vai ter ( se tiver como escolher, pq depende de cada corpo e situação).

  • @essenciadaluz5035
    @essenciadaluz5035 4 года назад +2

    Parabéns Flávia, pela sinceridade, amorosidade e vulnerabilidade desta palestra! É MUITO importante uma médica falar sobre isso pois as vezes a mulher que vai ser mãe é simplesmente abafada no meio médico. Ela muitas vezes se sente uma contra todo um sistema. Gratidão e parabéns!

  • @solsarayu9889
    @solsarayu9889 5 лет назад +4

    Lindo ... Corajoso.. Que maravilhoso ver que as pessoas estão tomando essa consciência fantástica. Parabéns

  • @naay_abgar
    @naay_abgar 6 лет назад +12

    Tive meu primeiro filho através de um "parto natural" hospitalizado, que pra mim não pareceu tão natural, já que recebi hormônio sintético pra aumentar as contrações, tive minha bolsa rompida por uma enfermeira através de um instrumento que mais parecia uma agulha de tricô e recebi aquele corte no esfincter, apesar do meu filho nascer com apenas 2900kg. Estou na minha segunda gestação e meu desejo era poder ter um parto realmente humanizado, mas infelizmente, no Brasil de hoje, isso só é possível se a mãe tem grande poder aquisitivo. Nem mesmo aquelas que pagam convênio médico, como eu, têm acesso facilitado ou recursos oferecidos para realizarem essa escolha. (Se quiser fazer um parto humanizado hj, preciso desembolsar cerca de $5.000,00, apesar de já pagar meus impostos e um plano de saúde.) Resta a nós, mães de classe média, nos submeter a esse sistema dinheirista e aceitar o conceito de parto natural que inventaram na nossa sociedade. 😢

    • @bel1335
      @bel1335 6 лет назад +3

      Naay, não desista. Vá atrás de informações, se empodere. Se ainda não entrou, entre nesses grupos de parto humanizado no facebook. O " Cesária, não, obrigada" é ótimo. Mesmo sem tem uma equipe humanizada, vc tem direito por lei a saber o índice de cesarias de seu obstetra. Procure um dentro do plano mesmo que tenha um índice menor. Faça um plano de parto e deixe bem claro pro seu medico o que vc quer, certifique-se que seu marido conheça p seu plano de parto e que vai te apoiar e defender, pois na hora do parto vc não tem forças nem físicas nem emocionais pra ir contra o sistema. Exiga respeito, e se forem contra seus desejos e realizarem violência obstétrica, pergunte o nome das enfermeiras completo ( só isso já deixa elas com medo) e depois reporte, processe. Ajude a mudar esta realidade assustadora no Brasil.

    •  4 года назад +2

      Isso não e parto natural, foi um parto normal cheio de intervenções. Falo como doula . Inclusive vc sofreu violências obstetricas :(

  • @mundodaliz3769
    @mundodaliz3769 6 лет назад +4

    Parabéns Flávia! Que História linda a sua!!! Perfeito seu vídeo. Eu sou doula, me capacitei depois de passar por um parto normal cheio de VO e depois por um PD perfeito. A partir de agora seu vídeo fará parte do meu material de apoio para minhas doulandas. Me dá arrepios ouvir uma médica obstetra dizer que pariu. Ainda mais um parto domiciliar. Continue firme e forte na luta pela humanização. Um abraço!

  • @jacquelineoliveiracastro5406
    @jacquelineoliveiracastro5406 Год назад

    Fiz de tudo pra ter um parto normal, é meu sonho. Mas no meio do processo, já com 9cm, tive uma intercorrência com hemorragia e tive que ir pra cesariana. Mas o processo foi lindo, se Deus quiser o próximo bebê sera normal.

  • @kethelenmacedo3194
    @kethelenmacedo3194 2 года назад +1

    Que palestra linda ,emocionante

  • @natashaferrary5409
    @natashaferrary5409 Год назад

    Parto natural é uma experiência divina e mágica... deixa a mãe natureza guiar o nascimento do bebê!!! Eu tive liquido baixo no final da gestação, pra nao prejudicar a saúde do bebê, fiz cesárea, que foi emocionante, porém nao teve contato pele a pele, nao fiquei uns minutos com ele !!! Mas sou grata e to muito feliz bjos

  • @leticialino684
    @leticialino684 2 года назад

    Em 2009 meu filho nasceu de uma cesárea de emergência , não entendia nada sobre V.O e fomos muito desrespeitados desde o início .
    Na minha segunda gestação estudei muito , obtive muita informação e decidi parir minha filha em casa com parteira em pelo 2021 foi a melhor coisa que eu fiz ❤

  • @michellicarvalho4806
    @michellicarvalho4806 4 года назад +1

    Que relato incrível!! Parabéns, dra!!

  • @flaviagomes791
    @flaviagomes791 5 лет назад +2

    Que vídeo incrível! Gratidão por isso 🌷

  • @gessicamoreira2281
    @gessicamoreira2281 2 года назад

    Que incrível 🤍🤍🤍🤍🙏🏻

  • @renatabarrosandeemcasa
    @renatabarrosandeemcasa 6 лет назад +2

    Nossa, que relato maravilhoso. Já estou compartilhando com amigas.
    Não pude ter meu filho naturalmente e até hj tenho dúvida da real necessidade de cesária, já que a prioridade dos médicos de convênio são comumente a indicação de cesária. Linda lição deixada aqui.

  • @jessicaarruda5341
    @jessicaarruda5341 6 лет назад +1

    Maravilhoso ! Minha primeira filha veio através de um parto cheio de intervenções e violência obstétrica pelo SUS. Hoje estou na segunda gravidez e estou me informando, me emponderando e cheia de esperanças por um parto respeitoso nesse sistema.

  • @alinelus9487
    @alinelus9487 6 лет назад +14

    Tive 10 horas de tentativa ao um parto normal... e depois de 11 horas tive um parto cesariano e vi q eu sofri muito mais no parto normal que no parto cesáreo.. tive a mesma assistência e nem qdo cheguei em casa de pois de 3 dias qdo realmente meu bebê estava bem sai do hospital e está bem pronta pra volta pra casa e não me senti menos privilegiada ou q eu tenha sofrido menos ou mais pelo contrário vi q sofri muito menos . Vi q eu sofri muito mais tentando parto normal.. então desculpe... mas acho q tá levando sua história mais q a verdade ..

    • @lucineidefernandes3952
      @lucineidefernandes3952 4 года назад +1

      Concordo

    • @alinea.dossantos7121
      @alinea.dossantos7121 3 года назад +1

      Já eis aí uma diferença, vc pôde tentar... E teve suas próprias experiências. Nem todas pode dizer que ao menos pôde tentar

  • @Loremarsh
    @Loremarsh 4 года назад

    Chorei de emoção Deus é lindo!!!

  • @sabrinaab1009
    @sabrinaab1009 6 лет назад +1

    MUITO , MUITO, MUITO BOM!

  • @vivianpedo7592
    @vivianpedo7592 4 года назад

    Amei !!!

  • @vivermelhor4832
    @vivermelhor4832 Год назад

    Se não me engano, na Espanha o parto é tentado ser normal mas quase a metade cai na cesaria de urgência. Eu tive lá u.a cesaria de urgência e depois de 20 dias de parto eu quase q me rastejava.

  • @pattydamascenoacervodefami7855
    @pattydamascenoacervodefami7855 3 года назад

    Tive meu períneo cortado. A ferida ficou na alma.
    Fiquei cerca de 40 dias sem conseguir me sentar para amamentar. Não tive rede de apoio na pamdemia.
    Sozinha, cortada e cuidando da minha filha da maneira que conseguia.

    • @tragomel_eu
      @tragomel_eu 2 года назад

      Há pouco tempo minha prima que está estudando enfermagem me disse que era proibido cortarem, tinha que ser rasgado pelo próprio bebe se for o caso e ainda que for cortado tem que ser costurado que permite uma rápida cicatrização. Enfim, ela disse que se cortarem poderiamos processar

  • @camilatolotto
    @camilatolotto 2 года назад

    Eu acho tudo isso lindo! Passei por isso também. Primeiro parto não me preparei; no segundo estava segura e foi uma experiência muito melhor e marcante! Mas é uma pena que isso só aconteça com quem tem grana para bancar o parto humanizado. No SUS os partos normais são outras histórias (mulheres negligenciadas) e nos particulares como já dito na palestra os partos normais são minorias. Precisamos mudar essa realidade para que todas as mulheres, independe da sua situação financeira possam ter parto tranquilo que faz toda diferença!

  • @marciapiresfotografia-foto4776
    @marciapiresfotografia-foto4776 6 лет назад +1

    Video Perfeito! Sabias palavras

  • @laisribeiro01
    @laisribeiro01 4 года назад +7

    Achei a visão fantasiosa parto não é um momento sublime é sofrido, odeio quem romântica esse momento difícil as mulheres e ainda defende parto humanizados que podem durar até 23 horas, expondo a uma dor horrível....cada um escolhe como quer ganhar o filho

    •  4 года назад +3

      Dor não e sinônimo de sofrimento. O parto pode sim ser sublime e um momento maravilhoso. Prova disso são os diversos relatos de parto positivos por aí.