Um dos piores erros é não retirar as notificações, desabilitar ligação etc… pelo menos deixar no modo não me perturbe habilitado no smartphone. Do nada alguém liga e joga o aplicativo para segundo plano e fera tudo. Top dicas.
Valeu por ler o meu comentário, é que uma vez um amigo decolou do barco e o drone caiu na água, era um P4, kkkkkk Valéria falar também que uma vez eu guardei o drone dentro da mochila com a bateria conectada e fui fazer trilha, por algum motivo o drone ligou durante a caminhada e ficou o trajeto ligado, sorte que não deu pau, só fiquei sem aquela bateria.
pode colocar estes erros na lista tambem... 1- não use em vão o recurso RTH, ele foi feito para ser usado apenas em casos emergenciais como falha tecnica, queda de sinal, bateria baixa, interferencia magnetica. 2- não comprar como primeiro drone nenhum drone acima de 600 R$, se você comprar um drone muito caro como Mini Se, X8, C-Fly como primeiro drone e errado, a chance de dar PT nos primeiros voos e enorme, e fora que você vai comprar um drone que vai demorar muito para aprender a usar, comprar um drone caro sem nunca ter tido um drone e como nunca ter dirigido e comprar uma ferrari de 2 milhões como primeiro carro. 3- se for fazer um voo indoor com drones, se tiver a possibilidade ligue o drone fora de onde vai fazer o voo e ai sim va para onde va fazer o voo. 4- NÂO existe modo sem GPS, ate mesmo o modo ATT HOLD tem GPS. 5- não tenha um drone que chega a 4,5,6,7...10kms de distancia sem saber se de fato você precisa de um drone que chegue a esta distancia, não e vergonha ter um drone que chega a 10kms de distancia e nunca ter feito um long range, fazer voo long não lhe torna um piloto "melhor", assim como ter medo de fazer Long Range não lhe torna um piloto "pior". 6- evite usar os recursos decolagem/pouso automatico, o uso em vão destes recursos deixa o dono acomodado. 7-se possivel jogue fora o protetor de gimbal do drone, a BAG dos drones ja protegem o drone, use somente o protetor se você transportar o drone em algum outro tipo de BAG que não tenha proteção, como mochilas comuns por exemplo, muita gente usa o drone e logo em seguida colocam o protetor, depois que "queimam" o gimbal não sabem o por que. 8- nem todo drone caro e bom, nem todo drone barato e ruim. 9- tem alguns sites como Sky Vector que mostram se a area que você esta e uma No Fly Zone ou não, nem sempre toda area aberta e autorizada para fazer voos com drones. 10- e ultima, baseada na minha propria experiencia como importador de drones ha quase 8 anos, não tenha um drone que você não tenha condições para manter, e muito melhor ter um drone de 1000 R$ cujas peças são baratas e são encontradas aos montes, do que ter um DJI para fica bem na fita que qualquer peça e 30,40,50% ou mais do valor do drone e ter que deixar ele parado por não ter dinheiro para comprar as peças...e muito melhor um drone amador na mão de um profissional do que um drone profissional na mão de um amador.
Em nossos cursos tratamos de todas esses erros no planejamento de voo e no Checklist pré voo da aeronave, VMC, ponto mais alto, não confiar em sensores, programação etc...
Parabéns, mais um vídeo muito top como sempre... Gostei muito, e reforça o pensamento nos cuidados que devemos ter ao decolar um drone, eu mesmo quase perdi meu Mini SE, estava sem o protetor de hélices e ao tentar passar por baixo de uma passarela sobre pedras, acabei colidindo lateralmente com uma das estruturas, por milagre o drone não chegou a cair no mar, mas ficou por alguns segundo a "deriva" pois perdi a imagem, com o impacto ele deu erro na câmera... E por alguns segundo não tinha imagem no celular e nem visual, bate o desespero kkkk, mas corri e consegui visualizar ele que estava pairando mas quase caindo na agua pois perde o sensor de posicionamento sobre a água, por milagre eu consegui terminar de atravessar, e retornei para pouso, depois que desliguei e liguei novamente voltou tudo ao normal, conferi as hélices e o guimbal e estava tudo ok... Só por Deus 🙏🏻
Vender o drone e fazer terapia foi o melhor comentário que vc fez nesse vídeo, show, muito bom o conteúdo, mas confesso que já voei sem o cartão de memória hahaha
Referente a ventos, determinados locais tem peculiaridades, principalmente em áreas montanhosas, onde existem corredores de ventos e áreas de sombras de vento (atrás de um morro, por ex). Só a experiência pode minimizar esta condição
Descobri isso na prática esses dias. Subi quando ele passou da altura do muro deu aquela descontrolada, tomei um baita susto kkkk... Ainda bem que aprendi sem prejuízo.
Nunca tinha pegado no controle de um drone, primeiro dia pousei duas vezes numa tábua e já aprendi a pousar na mão, basta saber aonde são os sensores, no fimi x8 mini é na traseira, pegue pela frente.
Dois erros que cometi com o X8 Mini que comprei do Rafael: 1 - Não segui corretamente as instruções de calibragem do compass, aliás poucos vídeos explicam corretamente que, após calibrar, deve-se reiniciar o dispositivo. 2 - Pousar o equipamento na mão, no descuido, ao desarmar os motores derrubei ele, menos mal que de um metro. Quer pousar alguma coisa na mão compra um papagaio e ensina ele. Aliás vale um bônus aqui, mesmo com marcação mínima, comprei um jogo novo de hélices, original Fimi, elas giram muito rápido, não dá pra arriscar voar com Hélice desbalanceada e por causa de 80 reais perder um drone de 2000. Abraço!
caramba Leonardo, mas se vc e o drone estão bem então valeu o aprendizado. Sobre comprar hélices ou baterias paralelas, não faz sentido, já que o investimento no drone é alto e não vale à pena, como vc falou, arriscar isso por causa de 80 reais.
@@dronemoodbr valeu sim! Principalmente porque com isso passou a fase da empolgação e hoje voo com planejamento, com calma, e pouso no landing pad hahahahah. Valeu Rafael!
A primeira coisa que eu fiz foi colocar o controle pra carregar depois de ver o vídeo kkkk. É muito comum esquecer pois o controle dura mais de um vôo assim a gente esquece que ele precisa também de carga. Bom vídeo.
Um erro que me custou caro foi os motores do fpv racer ter vindo invertido de fábrica, aí coloquei as hélices no sentido errado. Ao voar o drone não subia, e fui testar na mão. Por causa do air mode, ele girou nos meus dedos e cortou fundo os dedos. Felizmente não foi nada grave. No drone havia adesivos mostrando que os motores estava com sentido alterado, mas por força do hábito não prestei atenção.
Excelente vídeo, comprei dois drones recreativos antes de pegar um que realmente me atendeu. Valeu muito a pena, pq você aprende, mas não se iluda, alcance de no máximo 150 metros e olhe lá kkkkk, dicas muito válidas, uso muito na minha profissão. Outra coisa muito importante: NAO poupe dinheiro no smartphone que você usará. Eu tenho dois xiaomi: redmi note 8 e redmi note 10 pro. Deixei o primeiro apenas para usar no drone, não sei quanto aos iPhones, mas na minha experiência o smartphone deve ter no mínimo 6gb de RAM.
Como sempre toppppp Rafa #PARABENS Sobre esquecer de retirar a proteção do gimbal resolvi comprando um protetor de helices que o Marcão indicou e fixei uma linha neste protetor e no protetor do gimbal. Como é impossivel voar sem retirar o protetor de helices nunca mais esqueci de tirar tambemo do gimbal
Muito bom o vídeo. Gostei do comentário sobre "falar de uma marca sem nunca ter visto ela". Tem muito "fãboy" que fala que só DJI é bom e o resto é lixo. O cara nunca vôou com um drone de outra marca. Tenho um DJI, e gosto muito. Mas vejo outros drones com excelente qualidade. Gostei do vídeo seu sobre o Rubsan Zino Mini Pro, fiquei impressionado com a qualidade de imagens noturnas. Torcendo para que tenham mais marcas com qualidade para termos um mercado mais competitivo. Parabéns pelo vídeo e pelo canal!!!
1- Insistir em voar com o drone ( DJI) próximo ao nível crítico. Quando ele entende que a bateria é insuficiente ele começa a descer sozinho independente do comando do operador, e isso é extremamente perigoso. Já fiz essa besteira sem saber onde o drone estava no céu mesmo estando a poucos metros, e o desespero bateu real. Ainda é possível manter a altitude mas vc tem que ficar brigando com o drone jogando pra cima, ao mesmo tempo que joga ele pra frente (ou pra trás) tentando achar o drone no mapa, e aquele apito infernal te impedindo de pensar. 2 - Voar dentro de carro e perseguir o drone. Se der ruim... ele volta pra base. Tá preparado? 3 - Voar sob chuvisco. O dano é a longo prazo. Motor enferruja e empipoca as laterais, componentes enferrujam e se entrar água na câmera.. ferrou. 4 - Voar com bateria estufada, ou furar a bateria. Preciso nem comentar. N vale a pena o risco. arriscar um equipamento de 22 mil por uma bateria de 800 reais. 5- Usar hélices não originais. Com hélice não se brinca. Vale a pena o risco? 5 - Quase que a situação do primeiro 1º e 4º tópico, voar em um local e se deslocar pra outro. Já ocorreu de eu subir por um lado da esquina e me mover pro outro; drone próximo a mim, já quase pousando, e por algum motivo deu RTH e subiu, e subiu em onde tinha fio de poste, deu uma comida no fio e por sorte n caiu, só dano nas hélices. 6 - Voar embaixo de alguma coisa, se for voar embaixo de fio ou árvore, fica atento, pq se der RTH ele vai subir e vai bater no que tiver em cima. 7- Confiar em Sensor. Pra ser bem sincero a única diferença positiva que vejo do Mavic 2 Pro pro mini 2 é a qualidade da câmera... de resto eu prefiro o mini 2, porque se for por sensor, aquilo mais atrapalha do que ajuda no M2P, e pelo visto é o que encarece o drone e o torna quase que 5 vezes mais caro. Quem nunca perdeu um take porque ele acusou um obstáculo que não existia, que atire a primeira pedra. 8 - Se falar de erros comuns... N manter espaço de armazenamento no celular. Tem celular que se encher demais ele trava, e trava ao ponto de não voltar mais. Já tive essa infelicidade, não por causa do APP DJI, mas o celular travar e eu ter que formatar. Imagine o celular travando em pleno voo... vai ter que confiar no RTH. RTH é uma coisa legal mas que você quer nunca precisar usar, é tipo capacete, seguro de vida e plano funerário. 9 - Voar próximo a estruturas metálicas. Eu tenho observado que os novos DJI tem menos esse problema, mas o M2P é calibrando a bússola o tempo todo, Air 1.. nusss. Lembro de um caso do rapaz que foi voar em um prédio abandonado com o Mavic 1, passando por dentro, a estrutura toda no aço e zinco, a bússola endoidou e perdeu o drone. 10 - Essa eu n sei se é comum, mas é daquelas que você aprende na prática. No M2P se você tiver com o cabo conectado em cima no controle ( mesmo sem nada) o conector de baixo não funciona, pra mostrar a imagem no celular ou tablet. 11 - E por último, voar de lado. não há problema algum em voar de lado, o problema é não dar aquela conferida antes ( com o próprio drone) se a área tá livre pra fazer aquele movimento. Acredito que a maioria dos acidentes de drone ocorrem assim, com o drone voando de lado.
Excelente! Tenho um Autel Evo Nano Plus e ao decolar ele falou algo q nao ouvi direito e pousou. Fircei a decolagem e qdo estava a cerca de 34 mts de altura a tela do cel apagou e ele caiu sem rth Sorte q quebrei somente as helices Ao verificar o q ocorreu ele estava me avisando q meu iphone estava com 10% de batera. N deu tempo nem de ele ativar o rth pois estava em franca subida Vivendo e aprendendo na marra !
Excelente trabalho. Sempre pesquiso sobre esse assunto, erros cometidos, o que não fazer, cuidados ao pilotar. Alguns dos erros apresentados nunca tinha passa pela minha cabeça.
Perfeito, caso queira fazer uma segunda edição deste vídeo, eu incluiria: comprar um equipamento caro por impulso, não pesquisar nada sobre ele, descobrir que comprou gato por lebre e depois gravar vídeos no RUclips falando mal do equipamento.
Sei que vem tarde, mas decolar de um barco, principalmente com mastro, não é complicado. O problema é que quando você está a voar perto do barco tem de se lembrar que existe mais um vetor, que é o deslocamento do barco. Se acrescentar a isso vento e deslocação rápida te digo que você precisa de saber controlar o bicho.
Um dos piores erros é não retirar o protetor de gimbal . (sendo que eu tinha retirado para calibral coloquei de volta devido que eu fui para outro local )
tenho um pergunta que vai fora do escopo mais se aguem puder da uma luz já vale .ganhei um radio controle do syma x8pro e gostaria de utilizar no projeto de drone com Arduino que estou prestes a iniciar , tem algum receptor que converse com esse radio?
Parabéns pelo seu trabalho. Que Deus te abençoe sempre. Obrigado por ajudar pessoas inclusive como eu. Querendo muito ter um drone mais sem saber qual . Obrigado mesmo.
Meu medo é decolar com o número de satélites ok, definido Home Point e no meio do voo perder o sinal do radio e baixar a quantidade de satélites mínimos e ele não conseguir voltar ao HP.
quanto a decolar drone de embarcações, é realmente comum, porém na hora do RTH, o barco normalmente não estará na mesma posição de decloagem, mesmo ancorado, ele gira com o vento e marés, então pergunto, daria para programar o RTH para seguir o sinal do controle como se fosse um ILS ?
Sempre me polício... Mais rádio vez e outra esqueço.... Bateria .. outra de ligar o drone e esquecer de tirar o protetor.. e outra era desligar o drone após descer e esquecer de dar stop na gravação..e corromper... Mais erros superados... Um programa consegui corrigir o erro no final da gravação e me atento a não errar mais kkk abraço
Olá Rafael. Um erro grave que aconteceu com o meu ,mavic mini . Mesmo com 8 meses de experiência.Foi fazer uma inversão de marcha,nas montanhas. E como não possuí sensor, traseiro colidiu com uma árvore.E ADEUS MEU BRINQUEDO.
Lembrei agora não de um erro mais de algo que acontece muito ,tu procura um lugar afastado tranquilo pra levantar o drone aí do nada aparece gente de tudo quanto é lado pra ver o drone ,pais com criança querendo que tu deixe o filho pilotar um pouquinho ,que altura vai? Como tu controla? Dá pra ver a imagem da câmera no celular? Quanto custa? Tu vende? Deixa eu mexer um pouco ? Kkkkkkkkkkkkkkk
Meu maior erro era brincar com minha cachorra pulando atrás do drone... até que vacilei e ela derrubou o mini se....deu uma trinca bem leve na parte traseira
Costumo sempre tirar os hélices dos rotores após os vôos. Não sei a durabilidade da pressão da mola dos modelos e me parece mais favorável fazer sempre isso, que consequentemente obriga a revisar os encaixes, do que colocá-las e nunca mais atentar a esta situação.
Rafael, eu sou deficiente visual, (portador de Visão Monocular). Gostaria de saber se há algum óculos de FPV que possa desabilitar a visão de um olho e transferir tudo para o outro??? Eu sempre quis voar FPV, mas tentei com um óculos comum e fiquei vendo apenas a metade da visão do Drone, o que inviabiliza totalmente o voo. 😓
Meno eu só apaixonado por drones, mas cara os drones estão muitos caros!!!! E ainda eu nem trabalho é impossível poder comprar essas pequenas maravilhas
pooooutz 😜 essa de voar dentro de casa, pousar na mão e o drone acelerar aconteceu comigo… agonia do cão!!!! não larguei não… quase afundei os botões tentando desligar… no final consegui 😝 e melei a zorba!!
Eu derrubei meu primeiro drone (Phantom 3) no segundo voo, pq achei que conseguiria voar ele baixo e foi quando uma árvore seca me provou que estava errado. Kkkkkkk E tbm quase fritei um Mavic 2 PRO em cima de uma rede de alta tensão, primeiro por que era meu primeiro voo com ele e segundo, por falta de atenção, ao dar um comando errado, durante um serviço de inspeção que tava realizando na rede. Kkkkkk Várias estórias!
Rafael, estou para recebeu meu Zino Mini Pro na próxima semana. Dúvida: a plaquinha desse drone que fica embaixo do dissipador de calor deve ser retirada antes do voo? Parabéns pelo vídeo. P.S.: tentei cancelar a compra depois de ver tantos reviews negativos. Não toparam.
No meu último voo, passei um aperto com a bateria do celular (um iPhone 6s). Vi o aviso de 20%, 10% e resolvi terminar a cena e voltar. Quando chegou a 5%, o drone ainda estava a mais de 200m e voltei o mais rápido que deu. Minha dúvida: o que acontece se a bateria do celular acabar com o drone a mais de 200 m (por exemplo) de distância?
A melhor foi a de não confiar em tudo que vê no RUclips... Rsrsrs. Mas a do Mateus Coelho já aconteceu comigo. Decolei o Mavic Pro que uma hélice só estava presa devido à rotação progressiva. Ao desacelerar pra pairar a hélice subiu na vertical e caiu no mesmo ponto alguns segundos após o drone se esborrachar no chão sem danos. Tava a um metro e meio do chão. Sorte, apesar do erro.
Alguém poderia me ajudar? Eu tenho um mini 2 tenho uma bateria nova e guardei o drone com ela descarregada por 7 dias e quando fui carregar ela novamente ela não dava nem sinal, no drone também não dá nem sinal, tem alguma forma que da para recuperar a bateria nesse caso ?
o comentário do FALA JC.... provavelmente foi em relação ao RTH, vc decolar do barco em movimento e depois o drone fazer o RTH para o ponto de saída..... pode acontecer eheheheh
Esse Aki ...NINGUÉM FAZ: Voar com o co-piloto ... atento e desempenhando fielmente a função !!! E é obrigatório ainda !!! Fala verdade ... tu faz ? Kkkkkkkkkkk
Foi igual uma vez, comprei uma cervejinha artesanal, muito boa, tudo pra bater um papo e acabou dando confusão por causa de anti vacina x pro vacina 😅 Nunca compra cerveja cara pra conversar de política pública hahaha
Muito bom saber e eu queria comprar um drone mas nao sei qual e as limitações de voo. Eu vivo em Londres e o governo aplicou leis rigidas aos drones por causa de alguns espertalhões que levaram os drones para perto do aeroporto. Como sabe aqui tem os mais movimentados da europa, ponde em perigo uma aeronave devido á proximação de um drone que quaise colidia com um avião. A policia confiscou o drone e foram presos. Por isso é mau usar um drone por aqui sem licênça.
A questão é que o mercado de Drones está cheio de amadores, tanto prestadores de serviço como donos de empresas; para alegria dos profissionais as normas internacionais irão entrar em vigor e eu estarei ajudando na fiscalização junto com o SNA e ANAC pra acabar com essa várzea e vamos deixar o mercado mais limpo, mais profissional e dentro dos padrões como deve e tem que ser, quem não seguir as regras vão sofrer as consequências, no caso multas ou falência.
Boa tarde cmg aconteceu assim Decolei o drone perto de uma árvore ai ele perdeu o sinal e ativou rth quando ele chegou se posicionou foi baixar e bateu nos galhos da árvore
Já fiz alguns vídeos falando sobre isso. Sarpas. Não é uma coisa realista esperar que as pessoas usam um sistema como esse, burocrático, com linguagem técnica, toda vez que for voar. Ainda mais sem campanhas de divulgação massivas das leis. E do outro lado o ministério público que não pune ninguém, mesmo havendo denúncias
3:35 Isso é a maior hipocrisia que tem... Return to home a 100m é muito mais seguro do que 40, não faz o menor sentido. Abaixo dos 120m você não invade o espaço aéreo tripulado, então não tem problemas por razões óbvias.
Vc mencionou ler manual dos dronezinhos chineses . Aí te pergunto a DJI é de onde ? Porque as vezes as pessoas usam a expressão Xing ling ? Não entendo
Um dos piores erros é não retirar as notificações, desabilitar ligação etc… pelo menos deixar no modo não me perturbe habilitado no smartphone. Do nada alguém liga e joga o aplicativo para segundo plano e fera tudo. Top dicas.
Haha
Show de mais.
Prazer fazer parte do vídeo. 🚀💯
Valeu por ler o meu comentário, é que uma vez um amigo decolou do barco e o drone caiu na água, era um P4, kkkkkk
Valéria falar também que uma vez eu guardei o drone dentro da mochila com a bateria conectada e fui fazer trilha, por algum motivo o drone ligou durante a caminhada e ficou o trajeto ligado, sorte que não deu pau, só fiquei sem aquela bateria.
pode colocar estes erros na lista tambem...
1- não use em vão o recurso RTH, ele foi feito para ser usado apenas em casos emergenciais como falha tecnica, queda de sinal, bateria baixa, interferencia magnetica.
2- não comprar como primeiro drone nenhum drone acima de 600 R$, se você comprar um drone muito caro como Mini Se, X8, C-Fly como primeiro drone e errado, a chance de dar PT nos primeiros voos e enorme, e fora que você vai comprar um drone que vai demorar muito para aprender a usar, comprar um drone caro sem nunca ter tido um drone e como nunca ter dirigido e comprar uma ferrari de 2 milhões como primeiro carro.
3- se for fazer um voo indoor com drones, se tiver a possibilidade ligue o drone fora de onde vai fazer o voo e ai sim va para onde va fazer o voo.
4- NÂO existe modo sem GPS, ate mesmo o modo ATT HOLD tem GPS.
5- não tenha um drone que chega a 4,5,6,7...10kms de distancia sem saber se de fato você precisa de um drone que chegue a esta distancia, não e vergonha ter um drone que chega a 10kms de distancia e nunca ter feito um long range, fazer voo long não lhe torna um piloto "melhor", assim como ter medo de fazer Long Range não lhe torna um piloto "pior".
6- evite usar os recursos decolagem/pouso automatico, o uso em vão destes recursos deixa o dono acomodado.
7-se possivel jogue fora o protetor de gimbal do drone, a BAG dos drones ja protegem o drone, use somente o protetor se você transportar o drone em algum outro tipo de BAG que não tenha proteção, como mochilas comuns por exemplo, muita gente usa o drone e logo em seguida colocam o protetor, depois que "queimam" o gimbal não sabem o por que.
8- nem todo drone caro e bom, nem todo drone barato e ruim.
9- tem alguns sites como Sky Vector que mostram se a area que você esta e uma No Fly Zone ou não, nem sempre toda area aberta e autorizada para fazer voos com drones.
10- e ultima, baseada na minha propria experiencia como importador de drones ha quase 8 anos, não tenha um drone que você não tenha condições para manter, e muito melhor ter um drone de 1000 R$ cujas peças são baratas e são encontradas aos montes, do que ter um DJI para fica bem na fita que qualquer peça e 30,40,50% ou mais do valor do drone e ter que deixar ele parado por não ter dinheiro para comprar as peças...e muito melhor um drone amador na mão de um profissional do que um drone profissional na mão de um amador.
Em nossos cursos tratamos de todas esses erros no planejamento de voo e no Checklist pré voo da aeronave, VMC, ponto mais alto, não confiar em sensores, programação etc...
Parabéns, mais um vídeo muito top como sempre... Gostei muito, e reforça o pensamento nos cuidados que devemos ter ao decolar um drone, eu mesmo quase perdi meu Mini SE, estava sem o protetor de hélices e ao tentar passar por baixo de uma passarela sobre pedras, acabei colidindo lateralmente com uma das estruturas, por milagre o drone não chegou a cair no mar, mas ficou por alguns segundo a "deriva" pois perdi a imagem, com o impacto ele deu erro na câmera... E por alguns segundo não tinha imagem no celular e nem visual, bate o desespero kkkk, mas corri e consegui visualizar ele que estava pairando mas quase caindo na agua pois perde o sensor de posicionamento sobre a água, por milagre eu consegui terminar de atravessar, e retornei para pouso, depois que desliguei e liguei novamente voltou tudo ao normal, conferi as hélices e o guimbal e estava tudo ok... Só por Deus 🙏🏻
Vender o drone e fazer terapia foi o melhor comentário que vc fez nesse vídeo, show, muito bom o conteúdo, mas confesso que já voei sem o cartão de memória hahaha
Referente a ventos, determinados locais tem peculiaridades, principalmente em áreas montanhosas, onde existem corredores de ventos e áreas de sombras de vento (atrás de um morro, por ex).
Só a experiência pode minimizar esta condição
Descobri isso na prática esses dias. Subi quando ele passou da altura do muro deu aquela descontrolada, tomei um baita susto kkkk... Ainda bem que aprendi sem prejuízo.
Mano, esse merece um segundo vídeo com o mesmo tema, utilidade pública
Nunca tinha pegado no controle de um drone, primeiro dia pousei duas vezes numa tábua e já aprendi a pousar na mão, basta saber aonde são os sensores, no fimi x8 mini é na traseira, pegue pela frente.
Dois erros que cometi com o X8 Mini que comprei do Rafael:
1 - Não segui corretamente as instruções de calibragem do compass, aliás poucos vídeos explicam corretamente que, após calibrar, deve-se reiniciar o dispositivo.
2 - Pousar o equipamento na mão, no descuido, ao desarmar os motores derrubei ele, menos mal que de um metro. Quer pousar alguma coisa na mão compra um papagaio e ensina ele. Aliás vale um bônus aqui, mesmo com marcação mínima, comprei um jogo novo de hélices, original Fimi, elas giram muito rápido, não dá pra arriscar voar com Hélice desbalanceada e por causa de 80 reais perder um drone de 2000.
Abraço!
caramba Leonardo, mas se vc e o drone estão bem então valeu o aprendizado. Sobre comprar hélices ou baterias paralelas, não faz sentido, já que o investimento no drone é alto e não vale à pena, como vc falou, arriscar isso por causa de 80 reais.
@@dronemoodbr valeu sim! Principalmente porque com isso passou a fase da empolgação e hoje voo com planejamento, com calma, e pouso no landing pad hahahahah. Valeu Rafael!
A primeira coisa que eu fiz foi colocar o controle pra carregar depois de ver o vídeo kkkk. É muito comum esquecer pois o controle dura mais de um vôo assim a gente esquece que ele precisa também de carga. Bom vídeo.
Um erro que me custou caro foi os motores do fpv racer ter vindo invertido de fábrica, aí coloquei as hélices no sentido errado. Ao voar o drone não subia, e fui testar na mão. Por causa do air mode, ele girou nos meus dedos e cortou fundo os dedos. Felizmente não foi nada grave.
No drone havia adesivos mostrando que os motores estava com sentido alterado, mas por força do hábito não prestei atenção.
Excelente vídeo, comprei dois drones recreativos antes de pegar um que realmente me atendeu. Valeu muito a pena, pq você aprende, mas não se iluda, alcance de no máximo 150 metros e olhe lá kkkkk, dicas muito válidas, uso muito na minha profissão.
Outra coisa muito importante: NAO poupe dinheiro no smartphone que você usará. Eu tenho dois xiaomi: redmi note 8 e redmi note 10 pro. Deixei o primeiro apenas para usar no drone, não sei quanto aos iPhones, mas na minha experiência o smartphone deve ter no mínimo 6gb de RAM.
Como sempre toppppp Rafa #PARABENS
Sobre esquecer de retirar a proteção do gimbal resolvi comprando um protetor de helices que o Marcão indicou e fixei uma linha neste protetor e no protetor do gimbal. Como é impossivel voar sem retirar o protetor de helices nunca mais esqueci de tirar tambemo do gimbal
Muito útil esse vídeo para min e outros que são aspirantes a piloto de Drone no Breve futuro
Muito bom o vídeo. Gostei do comentário sobre "falar de uma marca sem nunca ter visto ela". Tem muito "fãboy" que fala que só DJI é bom e o resto é lixo. O cara nunca vôou com um drone de outra marca. Tenho um DJI, e gosto muito. Mas vejo outros drones com excelente qualidade. Gostei do vídeo seu sobre o Rubsan Zino Mini Pro, fiquei impressionado com a qualidade de imagens noturnas. Torcendo para que tenham mais marcas com qualidade para termos um mercado mais competitivo. Parabéns pelo vídeo e pelo canal!!!
valeu Daniel
1- Insistir em voar com o drone ( DJI) próximo ao nível crítico. Quando ele entende que a bateria é insuficiente ele começa a descer sozinho independente do comando do operador, e isso é extremamente perigoso. Já fiz essa besteira sem saber onde o drone estava no céu mesmo estando a poucos metros, e o desespero bateu real. Ainda é possível manter a altitude mas vc tem que ficar brigando com o drone jogando pra cima, ao mesmo tempo que joga ele pra frente (ou pra trás) tentando achar o drone no mapa, e aquele apito infernal te impedindo de pensar.
2 - Voar dentro de carro e perseguir o drone. Se der ruim... ele volta pra base. Tá preparado?
3 - Voar sob chuvisco. O dano é a longo prazo. Motor enferruja e empipoca as laterais, componentes enferrujam e se entrar água na câmera.. ferrou.
4 - Voar com bateria estufada, ou furar a bateria. Preciso nem comentar. N vale a pena o risco. arriscar um equipamento de 22 mil por uma bateria de 800 reais.
5- Usar hélices não originais. Com hélice não se brinca. Vale a pena o risco?
5 - Quase que a situação do primeiro 1º e 4º tópico, voar em um local e se deslocar pra outro. Já ocorreu de eu subir por um lado da esquina e me mover pro outro; drone próximo a mim, já quase pousando, e por algum motivo deu RTH e subiu, e subiu em onde tinha fio de poste, deu uma comida no fio e por sorte n caiu, só dano nas hélices.
6 - Voar embaixo de alguma coisa, se for voar embaixo de fio ou árvore, fica atento, pq se der RTH ele vai subir e vai bater no que tiver em cima.
7- Confiar em Sensor. Pra ser bem sincero a única diferença positiva que vejo do Mavic 2 Pro pro mini 2 é a qualidade da câmera... de resto eu prefiro o mini 2, porque se for por sensor, aquilo mais atrapalha do que ajuda no M2P, e pelo visto é o que encarece o drone e o torna quase que 5 vezes mais caro. Quem nunca perdeu um take porque ele acusou um obstáculo que não existia, que atire a primeira pedra.
8 - Se falar de erros comuns... N manter espaço de armazenamento no celular. Tem celular que se encher demais ele trava, e trava ao ponto de não voltar mais. Já tive essa infelicidade, não por causa do APP DJI, mas o celular travar e eu ter que formatar. Imagine o celular travando em pleno voo... vai ter que confiar no RTH. RTH é uma coisa legal mas que você quer nunca precisar usar, é tipo capacete, seguro de vida e plano funerário.
9 - Voar próximo a estruturas metálicas. Eu tenho observado que os novos DJI tem menos esse problema, mas o M2P é calibrando a bússola o tempo todo, Air 1.. nusss. Lembro de um caso do rapaz que foi voar em um prédio abandonado com o Mavic 1, passando por dentro, a estrutura toda no aço e zinco, a bússola endoidou e perdeu o drone.
10 - Essa eu n sei se é comum, mas é daquelas que você aprende na prática. No M2P se você tiver com o cabo conectado em cima no controle ( mesmo sem nada) o conector de baixo não funciona, pra mostrar a imagem no celular ou tablet.
11 - E por último, voar de lado. não há problema algum em voar de lado, o problema é não dar aquela conferida antes ( com o próprio drone) se a área tá livre pra fazer aquele movimento. Acredito que a maioria dos acidentes de drone ocorrem assim, com o drone voando de lado.
Excelente! Tenho um Autel Evo Nano Plus e ao decolar ele falou algo q nao ouvi direito e pousou.
Fircei a decolagem e qdo estava a cerca de 34 mts de altura a tela do cel apagou e ele caiu sem rth
Sorte q quebrei somente as helices
Ao verificar o q ocorreu ele estava me avisando q meu iphone estava com 10% de batera.
N deu tempo nem de ele ativar o rth pois estava em franca subida
Vivendo e aprendendo na marra !
Piloto de drone carente....kkkk. Rafael essa foi show! Já fui um "carente", nunca mais!
Ótimo vídeo. Bem instrutivo.
Excelente trabalho. Sempre pesquiso sobre esse assunto, erros cometidos, o que não fazer, cuidados ao pilotar. Alguns dos erros apresentados nunca tinha passa pela minha cabeça.
Perfeito, caso queira fazer uma segunda edição deste vídeo, eu incluiria: comprar um equipamento caro por impulso, não pesquisar nada sobre ele, descobrir que comprou gato por lebre e depois gravar vídeos no RUclips falando mal do equipamento.
Sei que vem tarde, mas decolar de um barco, principalmente com mastro, não é complicado. O problema é que quando você está a voar perto do barco tem de se lembrar que existe mais um vetor, que é o deslocamento do barco. Se acrescentar a isso vento e deslocação rápida te digo que você precisa de saber controlar o bicho.
Decolar e pousar num barco em movimento demanda de fato alguns cuidados e técnicas para não ter problemas e até perder o drone,
Verdade
Um dos piores erros é não retirar o protetor de gimbal . (sendo que eu tinha retirado para calibral coloquei de volta devido que eu fui para outro local )
Não lembrar de esperar conectar os satélite já aconteceu e o pior é vc acionar RTH e ver que se esqueceu de esperar.
tenho um pergunta que vai fora do escopo mais se aguem puder da uma luz já vale .ganhei um radio controle do syma x8pro e gostaria de utilizar no projeto de drone com Arduino que estou prestes a iniciar , tem algum receptor que converse com esse radio?
Boa. Foi ótimo este formato. Gostei da interação.
Eu já esqueci várias vezes e de levar as baterias ou o cabo de transmissão kkkk valeu barbicha
Parabéns pelo seu trabalho. Que Deus te abençoe sempre. Obrigado por ajudar pessoas inclusive como eu. Querendo muito ter um drone mais sem saber qual . Obrigado mesmo.
Meu medo é decolar com o número de satélites ok, definido Home Point e no meio do voo perder o sinal do radio e baixar a quantidade de satélites mínimos e ele não conseguir voltar ao HP.
Rapaz, duvido que exista alguém que não cometa erros com drone. Mas ainda acho que o maior erro é achar que só os outros é que erram.
ah bem lembrado Adson. O tal do orgulho nos faz pensar q erramos menos q os outros hehehe.
Ótimo vídeo, bem instrutivo. Parabéns!!!
quanto a decolar drone de embarcações, é realmente comum, porém na hora do RTH, o barco normalmente não estará na mesma posição de decloagem, mesmo ancorado, ele gira com o vento e marés, então pergunto, daria para programar o RTH para seguir o sinal do controle como se fosse um ILS ?
Sempre me polício... Mais rádio vez e outra esqueço.... Bateria .. outra de ligar o drone e esquecer de tirar o protetor.. e outra era desligar o drone após descer e esquecer de dar stop na gravação..e corromper... Mais erros superados... Um programa consegui corrigir o erro no final da gravação e me atento a não errar mais kkk abraço
Olá Rafael. Um erro grave que aconteceu com o meu ,mavic mini .
Mesmo com 8 meses de experiência.Foi fazer uma inversão de marcha,nas montanhas. E como não possuí sensor, traseiro colidiu com uma árvore.E ADEUS MEU BRINQUEDO.
Melhor canal de drone 👍👍👍😃😃😃❤️❤️❤️
Lembrei agora não de um erro mais de algo que acontece muito ,tu procura um lugar afastado tranquilo pra levantar o drone aí do nada aparece gente de tudo quanto é lado pra ver o drone ,pais com criança querendo que tu deixe o filho pilotar um pouquinho ,que altura vai? Como tu controla? Dá pra ver a imagem da câmera no celular? Quanto custa? Tu vende? Deixa eu mexer um pouco ? Kkkkkkkkkkkkkkk
Essa música de fundo é muito boa kskssk abraço
Meu maior erro era brincar com minha cachorra pulando atrás do drone... até que vacilei e ela derrubou o mini se....deu uma trinca bem leve na parte traseira
Top esse vídeo. Vou ver bastantes vídeos seu antes de comprar, pois não entendo nada de Drones.
Excelente seu conteudo, estou interessado no meu primeiro drone, experiência ZERO, estou de olho em um DJI MINI SE, alguma recomendação? Abraços!
Costumo sempre tirar os hélices dos rotores após os vôos. Não sei a durabilidade da pressão da mola dos modelos e me parece mais favorável fazer sempre isso, que consequentemente obriga a revisar os encaixes, do que colocá-las e nunca mais atentar a esta situação.
Revisando sempre não tem problema. O problema é a pressa. Faz sentido o que vc falou
Rafael, eu sou deficiente visual, (portador de Visão Monocular). Gostaria de saber se há algum óculos de FPV que possa desabilitar a visão de um olho e transferir tudo para o outro??? Eu sempre quis voar FPV, mas tentei com um óculos comum e fiquei vendo apenas a metade da visão do Drone, o que inviabiliza totalmente o voo. 😓
Opa, todos esses modelos convencionais que usam 2 telinhas ao invés de uma, exibem a imagem completa nas duas telas. Acho que é o que vc precisa
Disputar o espaço aéreo com aeronave tripulada é a pior situação!
Meno eu só apaixonado por drones, mas cara os drones estão muitos caros!!!! E ainda eu nem trabalho é impossível poder comprar essas pequenas maravilhas
pooooutz 😜 essa de voar dentro de casa, pousar na mão e o drone acelerar aconteceu comigo… agonia do cão!!!! não larguei não… quase afundei os botões tentando desligar… no final consegui 😝 e melei a zorba!!
Boa tarde.
Já aconteceu de ir viajar e levar o Fimi x8 2020 e sair empolgado quando estava quase chegando lembrei que não trouxe o carregado.
Boa Rafael ,,vó acompanhar..pra ver se cometo algum deles,,,vlw
num modo geral acidentes acontecem após uma distração, mesmo a pessoa sabendo o que deve fazer
Muito bom Rafael, tmj
Eu demorei pra acostumar a tira a proteção da câmera do Cfly... agora tô esperto
Eu derrubei meu primeiro drone (Phantom 3) no segundo voo, pq achei que conseguiria voar ele baixo e foi quando uma árvore seca me provou que estava errado. Kkkkkkk E tbm quase fritei um Mavic 2 PRO em cima de uma rede de alta tensão, primeiro por que era meu primeiro voo com ele e segundo, por falta de atenção, ao dar um comando errado, durante um serviço de inspeção que tava realizando na rede. Kkkkkk Várias estórias!
Obg pelo conteúdo !
Rafael, estou para recebeu meu Zino Mini Pro na próxima semana. Dúvida: a plaquinha desse drone que fica embaixo do dissipador de calor deve ser retirada antes do voo? Parabéns pelo vídeo. P.S.: tentei cancelar a compra depois de ver tantos reviews negativos. Não toparam.
Excelente vídeo!
No meu último voo, passei um aperto com a bateria do celular (um iPhone 6s). Vi o aviso de 20%, 10% e resolvi terminar a cena e voltar. Quando chegou a 5%, o drone ainda estava a mais de 200m e voltei o mais rápido que deu. Minha dúvida: o que acontece se a bateria do celular acabar com o drone a mais de 200 m (por exemplo) de distância?
Sair para voar e não esquece o rádio, óculos, bateria, os dois, os três... Não está saindo ora voar o suficiente, vai acontecer, certeza! 🙈🤣🤣🤣🤣🤣🤣
kkkkkkkk com certeza
Deveria existir uma opção de aviso sonoro para o percentual da bateria. Isso evitaria muitos acidentes.
Existe sim...tenho um zino mino pro e avisa direitinho!
O Mini 2 da DJI também também tem um aviso sonoro.
O kf102 avisa, o próprio controle do drone fica apitando kkk é uma pito muito agudo, pior que o meu dispertador
Referente a fios, a visualização pode ser muito difícil dependendo das condições do dia. Não diria que é um erro e sim uma adversidade.
Show! 👏👏👏👏
Falto falar do cara que comprou o drone e não aguenta a ansiedade e decola dentro de casa sem GPS , não precisa nem dizer o resto né
kkkk essa história se repete infinitas vezes
ja deixe proteção mais percebi logo 😅😅😅
Me diverti com todos um melhor que outro
Opa… blz? Tá tranquilo? Então pega uma cerveja pq já vai começar mais um vídeo do DroneModelismo sobre o dronut x1… abraços sou seu fã
abraço irmão
Topzzera esse tipo de vídeo.
Você por aqui, top. 👏👏
Muito bom. Parabéns
Tem tanta dica que pode ser falado que em apenas 1 semana já descobri várias
Aquele vídeo bacana de sábado!
A melhor foi a de não confiar em tudo que vê no RUclips... Rsrsrs. Mas a do Mateus Coelho já aconteceu comigo. Decolei o Mavic Pro que uma hélice só estava presa devido à rotação progressiva. Ao desacelerar pra pairar a hélice subiu na vertical e caiu no mesmo ponto alguns segundos após o drone se esborrachar no chão sem danos. Tava a um metro e meio do chão. Sorte, apesar do erro.
putz, sorte mesmo
Já decolei o meu mini 2 de uma catamarã, e consegui pegar ele enquanto o catamarã ainda estava em movimento... kkkkkkkkkkkk
Parabéns pelo vídeo
Esse aí dava uma parte 2, o melhor foi o piloto de drone carente 😂😂😂
é o q mais tem kkk
tu não presta.
Tentar pousar com ele de frente pra vc (comandos invertidos).
Bah clássico
Alguém poderia me ajudar?
Eu tenho um mini 2 tenho uma bateria nova e guardei o drone com ela descarregada por 7 dias e quando fui carregar ela novamente ela não dava nem sinal, no drone também não dá nem sinal, tem alguma forma que da para recuperar a bateria nesse caso ?
Top este vídeo 😁😁😁😁
Salve tiozinho curto muito seu estilo de apresentação.
o comentário do FALA JC.... provavelmente foi em relação ao RTH, vc decolar do barco em movimento e depois o drone fazer o RTH para o ponto de saída..... pode acontecer eheheheh
Vlw
Esse Aki ...NINGUÉM FAZ:
Voar com o co-piloto ... atento e desempenhando fielmente a função !!!
E é obrigatório ainda !!!
Fala verdade ... tu faz ?
Kkkkkkkkkkk
Por experiência própria, bater papo enquanto pilota pode nao ser seguro… 😂😂😂
Já vi que deu merda hahaha
Foi igual uma vez, comprei uma cervejinha artesanal, muito boa, tudo pra bater um papo e acabou dando confusão por causa de anti vacina x pro vacina 😅
Nunca compra cerveja cara pra conversar de política pública hahaha
@@carlosedulira ficou pendurado num pé de manga a 20m de altura, quase 2 horas pra recuperar e um trincado na câmera pois tive que derrubar… 😂😂😂
@@flightman2006maq puuuutz hahahahah
Exato
Voar perto de fio deixa o drone maluco mesmo
Muito bom saber e eu queria comprar um drone mas nao sei qual e as limitações de voo. Eu vivo em Londres e o governo aplicou leis rigidas aos drones por causa de alguns espertalhões que levaram os drones para perto do aeroporto. Como sabe aqui tem os mais movimentados da europa, ponde em perigo uma aeronave devido á proximação de um drone que quaise colidia com um avião. A policia confiscou o drone e foram presos. Por isso é mau usar um drone por aqui sem licênça.
ficou legal
Excelente Conteúdo.
Rafael, passei o vídeo inteiro curioso o que é aquilo vermelho pendurado atrás! Kkkkk Perdi algum vídeo?
A questão é que o mercado de Drones está cheio de amadores, tanto prestadores de serviço como donos de empresas; para alegria dos profissionais as normas internacionais irão entrar em vigor e eu estarei ajudando na fiscalização junto com o SNA e ANAC pra acabar com essa várzea e vamos deixar o mercado mais limpo, mais profissional e dentro dos padrões como deve e tem que ser, quem não seguir as regras vão sofrer as consequências, no caso multas ou falência.
Muitos “piloto” de drone deveria ir para terapia mesmo, kkkkkkk.
14:24 kkk boa
Eu fazia muito .... Ficar olhando pro drone e não na tela.
Boa tarde cmg aconteceu assim
Decolei o drone perto de uma árvore ai ele perdeu o sinal e ativou rth quando ele chegou se posicionou foi baixar e bateu nos galhos da árvore
Nunca esqueci o telemóvel kkkkk
Cara, sou novo nesse mundo dos drones e te sigo a alguns meses. Tenho notado um certo desgosto seu com relação ao DECEA. Explica pra gente o motivo.
Já fiz alguns vídeos falando sobre isso. Sarpas. Não é uma coisa realista esperar que as pessoas usam um sistema como esse, burocrático, com linguagem técnica, toda vez que for voar. Ainda mais sem campanhas de divulgação massivas das leis. E do outro lado o ministério público que não pune ninguém, mesmo havendo denúncias
Perdi um inspire 1 pousando num Iate. Vento muito forte e muita onda. 😭
Putz que agonia meu.
Tem uma que ninguém falou e é muito importante o telefone sem bataria 😂😂😂😂
Bah é verdade
3:35 Isso é a maior hipocrisia que tem... Return to home a 100m é muito mais seguro do que 40, não faz o menor sentido. Abaixo dos 120m você não invade o espaço aéreo tripulado, então não tem problemas por razões óbvias.
Por isso tenho um celular só pra esse fim...
Essa semana fui voar e por duas vezes esqueci a bateria em casa , penssa !
Vc mencionou ler manual dos dronezinhos chineses . Aí te pergunto a DJI é de onde ? Porque as vezes as pessoas usam a expressão Xing ling ? Não entendo