Professor, como ficaria o calculo se os acionistas quisessem aumentar a sua participação da dívida?
Год назад+1
Olá Tobias, tudo bem? Nesse caso os pesos mudariam. Mas lembre-se que uma empresa menos alavancada tem menos custo de capital de terceiros (kd) e também menor custo de capital próprio (ke) fruto de um menor beta em função do menor risco. Resumindo, você deveria refazer as contas com os novos parâmetros em função da nova estrutura de capital. Abraços
Professor, tudo bem? No Brasil, os sócios de pequenas e médias empresas, sem uma governança ou políticas de remuneração de dividendos claras, os sócios tendem a retirar 100% do lucro obtido ou muito próximo. Neste caso eu posso afirmar que o retorno exigido do Ke é 100%? Muito obrigado! Edit: tem alguma literatura que rege sobre este tipo de situação?
3 года назад+2
Olá, Ótima pergunta. Na verdade, a estrutura de capital diz respeito à forma de financiamento de uma empresa, ou seja, como ela captará recursos para realizar suas atividades, que pode ser via bancos/credores ou sócios/acionistas. Quando falamos de valuation, nosso foco está no futuro/longo prazo, portanto, deveríamos imaginar como seria o mix de dívida e capital próprio da empresa com o passar do tempo. É claro que a política de dividendos impacta diretamente na estrutura de capital, pois em geral quanto mais se distribui do resultado, menos recursos internos a empresa teria para investir, e, portanto, maior o montante necessário de endividamento. Neste caso específico, você teria que analisar como efetivamente a empresa está financiando suas atividades e investimentos. Qual a proporção de dívida e capital próprio que esta empresa está utilizando, e se ela vai manter essa proporção ao longo do tempo ou tenderá a convergir para a mediana/média do setor ou alguma outra proporção. Em geral no Brasil, as empresas em early stage (estágios iniciais), e também pequenas e médias empresas, utilizam majoritariamente capital próprio (equity) como fonte de financiamento, mas é preciso realmente analisar qual é o caso específico, pois não quer dizer que uma empresa que distribua todo seu resultado para os sócios/acionista esteja de fato operando 100% com capital próprio, ou em outras palavras, sem dívida. Esperamos ter ajudado :) Até Mais
Mestre... Vejo que os slides mencionam Intro a Economia II. De qual curso seria?
3 года назад
Olá Faz parte de um curso de introdução à economia. É um trecho extraído de uma aula sobre custos de produção sob o olhar econômico. Falávamos sobre custo de oportunidade e lucro econômico. Abraços
Professor não entendi por que no meu cálculo ficou assim: D/D+E . KD . (1 -34%) +E/D+E . KE 0,40 . 6,996 . 0,70 + 0,60 . 13 1,95888 + 7,8 Wacc = 9,75888 Poderia me explicar ?
2 года назад
Olá Eduardo, tudo bem? Seu erro está no termo Kd*(1-34%) = 10,6%*0,66 = 6,996%. Esperamos ter ajudado. Att.
@ em professor queria fazer mais uma pergunta eu quero analizar o lojas Renner para saber se comprar ações da empresa é um bom investimento então como acho os valores para a fórmula do wacc, vamos dizer que eu acho o valor do empréstimo de terceiros e o capital próprio o de sócios e acionistas como vou achar o custo que o banco colocou e o custo do capital dos sócios e acionistas ?
Que professor maravilhoso. Explicação leve e detalhada. Faz parecer super simples. Bem diferente de quando estudei formalmente. Parabéns Prof.!
Explicação maravilhosa! Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo!!!
Excelente aula, muito, muito obrigado!!!
Excelente professor, parabéns e muito obrigada!
Esse canal é uma preciosidade!!! Nunca parem 🚀🚀🚀👏🏻👏🏻🤘🏻🤑🤑🤑
namoral que video bom, nem abri seu canal ainda, estou rezando para que voce ainda poste videos, voce é fera
Parabéns professor. Aula top! Nota 1.000!
Ótima abordagem...parabéns!!!
Muito bom!
Obrigado e parabéns pela Aula
Valeu!
Obrigado pelo apoio Débs :)
Fantástica essa aula!
SENSACIONAL!
VOCÊ EXPLICOU E NÃO ME RESTA MAIS DÚVIDAS.
Muito bom, parabéns.
ótima aula, parabéns!!
Professor, como ficaria o calculo se os acionistas quisessem aumentar a sua participação da dívida?
Olá Tobias, tudo bem?
Nesse caso os pesos mudariam. Mas lembre-se que uma empresa menos alavancada tem menos custo de capital de terceiros (kd) e também menor custo de capital próprio (ke) fruto de um menor beta em função do menor risco. Resumindo, você deveria refazer as contas com os novos parâmetros em função da nova estrutura de capital.
Abraços
Próximo em Valuation... ;)
Será que seria possível disponibilizar o link desses arquivos?? Gostaria de baixar !! Sei que já faz 2 anos do upload do vídeo mas não custa tentar..
Professor, tudo bem?
No Brasil, os sócios de pequenas e médias empresas, sem uma governança ou políticas de remuneração de dividendos claras, os sócios tendem a retirar 100% do lucro obtido ou muito próximo. Neste caso eu posso afirmar que o retorno exigido do Ke é 100%?
Muito obrigado!
Edit: tem alguma literatura que rege sobre este tipo de situação?
Olá,
Ótima pergunta.
Na verdade, a estrutura de capital diz respeito à forma de financiamento de uma empresa, ou seja, como ela captará recursos para realizar suas atividades, que pode ser via bancos/credores ou sócios/acionistas. Quando falamos de valuation, nosso foco está no futuro/longo prazo, portanto, deveríamos imaginar como seria o mix de dívida e capital próprio da empresa com o passar do tempo. É claro que a política de dividendos impacta diretamente na estrutura de capital, pois em geral quanto mais se distribui do resultado, menos recursos internos a empresa teria para investir, e, portanto, maior o montante necessário de endividamento. Neste caso específico, você teria que analisar como efetivamente a empresa está financiando suas atividades e investimentos. Qual a proporção de dívida e capital próprio que esta empresa está utilizando, e se ela vai manter essa proporção ao longo do tempo ou tenderá a convergir para a mediana/média do setor ou alguma outra proporção. Em geral no Brasil, as empresas em early stage (estágios iniciais), e também pequenas e médias empresas, utilizam majoritariamente capital próprio (equity) como fonte de financiamento, mas é preciso realmente analisar qual é o caso específico, pois não quer dizer que uma empresa que distribua todo seu resultado para os sócios/acionista esteja de fato operando 100% com capital próprio, ou em outras palavras, sem dívida.
Esperamos ter ajudado :)
Até Mais
CARA TU TEM QUE DA AULA NO ESTRATÉGIA CONCURSOS NAMORAL NA MATÉRIA DE FINANÇAS PRIVADAS
NAMORAL VAI PRA LÁ NAMORAL AJUDA AI.
Mestre... Vejo que os slides mencionam Intro a Economia II. De qual curso seria?
Olá
Faz parte de um curso de introdução à economia. É um trecho extraído de uma aula sobre custos de produção sob o olhar econômico. Falávamos sobre custo de oportunidade e lucro econômico.
Abraços
Professor não entendi por que no meu cálculo ficou assim:
D/D+E . KD . (1 -34%) +E/D+E . KE
0,40 . 6,996 . 0,70 + 0,60 . 13
1,95888 + 7,8
Wacc = 9,75888
Poderia me explicar ?
Olá Eduardo, tudo bem?
Seu erro está no termo Kd*(1-34%) = 10,6%*0,66 = 6,996%.
Esperamos ter ajudado.
Att.
@ a entendi eu estava usando o 6,996 como capital de terceiros e ainda errei na taxa é 0,66 eu coloquei 0,70 kkkk
@ em professor queria fazer mais uma pergunta eu quero analizar o lojas Renner para saber se comprar ações da empresa é um bom investimento então como acho os valores para a fórmula do wacc, vamos dizer que eu acho o valor do empréstimo de terceiros e o capital próprio o de sócios e acionistas como vou achar o custo que o banco colocou e o custo do capital dos sócios e acionistas ?