Quem foi o Barão de Mauá? | Jorge Caldeira

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • Torne-se Membro da Brasil Paralelo por R$10 mensais e apoie a mídia independente: bit.ly/3xAzWiK

Комментарии • 250

  • @brasilparalelo
    @brasilparalelo  3 года назад +6

    Apoie a Brasil Paralelo: bit.ly/apoie-bp

  • @joaohass4472
    @joaohass4472 19 дней назад +1

    Obrigado pelo documentário. Brasil imperial. Nossa história.

  • @marciomedeirosmamede1554
    @marciomedeirosmamede1554 5 лет назад +195

    O processo de falência do Barão de Mauá continua ativo. Minha casa é exatamente onde sua história começou, em Magé-RJ. O antigo porto da Guia de Pacobaiba esta jogado as traças e ao ferrugem, e os governos local, estadual e federal não fazem nada, para, ao menos resguardar a memória daquilo que foi o orgulho do Brasil, a primeira ferrovia nacional. Ao longo da antiga linha férrea moradores construíram casas e, até mesmo fazendas, destruindo assim o patrimônio histórico nacional.

    • @taneoc
      @taneoc 5 лет назад +16

      Pois é Marcio. O Brasil, o mais rico país do mundo em praticamente tudo, minérios, fauna, flora, hídrica, etc. e no entanto temos o povo pobre, sem recursos para uma vida digna, enquanto forças gananciosas nos subtraem as riquezas mantendo-nos em condição de colônia, pelas forças de suas armas mais sutis, como a mídia, a política, a corrupção, a mentira, etc. e o povo, ORA O POVO....

    • @lex.alexandre
      @lex.alexandre 5 лет назад +4

      D. Pedro II ficou chateado com o episódio da pá.
      A primeira estrada permitida por D. Pedro II, foi construída em paralelo ao trajeto da ferrovia de Mauá... Isso só para prejudicá-lo ainda mais

    • @FlavioLopezRock
      @FlavioLopezRock 5 лет назад +7

      Sou professor de História aqui na minha querida Magé e sei muito bem da sua tristeza. A valorização da nossa história é precária. Pra arrumar um ônibus com a prefeitura para fazer um passeio nos pontos turísticos incluindo o porto e a estação é quase uma missão impossível.

    • @juliavieirasantarittagusma1902
      @juliavieirasantarittagusma1902 4 года назад +5

      Não acredito que estou encontrando mageenses por aqui! Tbm sou da cidade, mas recentemente vim morar em Petrópolis por conta da faculdade.
      Meu pai morava em Mauá, a duas ruas do porto, e estou de prova do estado deplorável que aquilo se encontra. Hj em dia só serve pra Zé Droguinha, criança soltando pipa, alguns pescadores e carros de som tocando funk aos finais de semana.. triste demais

    • @horizonte8771
      @horizonte8771 4 года назад +2

      Era para ter-se investido nesse grande brasileiro, como fazem os americanos com seus titãs capitalistas.

  • @ozeiassilva9836
    @ozeiassilva9836 5 лет назад +125

    Poderiam fazer mais conteúdo assim, com outros grandes empresários do Brasil.

    • @LuziaRaquelGamaOliveira
      @LuziaRaquelGamaOliveira 5 лет назад +3

      Apoio

    • @ozeiassilva9836
      @ozeiassilva9836 5 лет назад +5

      Luis Antonio Galbiatti : Não gosto de comparação, mas já comparando, imagina o barão na época que vivemos, o que ele faria com a visão de mundo que ele tinha? A visão da vida? Mas como sempre, o Brasil sempre teve alguns carrapatos (Políticos) que não deixavam o Brasil progredir. Pouco se fala nele, pra mim, ele está acima de grandes empresários que surgiu no Brasil e no mundo, pq? Ele fez muito com pouco, pouco apoio, quase nada de recursos, nada de vontade dos outras pessoas que poderiam acelerar a transformação, ele só contava com a grande vontade, e visão de empreendedorismo. Agora vejo pessoas da minha idade, ou menos, ou mais, querendo ir embora do nosso Brasil, querendo empreender lá fora. O que eu vejo com isso, não estamos preparados emocionante preparados emocionante para adversidades na vida.

    • @sergiobelini9764
      @sergiobelini9764 5 лет назад +2

      A history já fez, chama Gigantes do Brasil e conta a história de vários mega empresários, Mauá, Martinelli, Matarazzo, etc

  • @calixtoportugal6553
    @calixtoportugal6553 5 лет назад +40

    A grandiosa história de empreendedorismo de Mauá, mostra bem o quanto é difícil empreender com a intervenção e burocracia do estado. Para um livre mercado e um forte capitalismo e prosperidade, o estado tem que ser sempre mínimo e não intervir em nada do que é privado.

    • @MatheusSousa-qc5yg
      @MatheusSousa-qc5yg 3 года назад +1

      Foi por causa da intervenção do estado e não da mornaquia

  • @ozeiassilva9836
    @ozeiassilva9836 5 лет назад +66

    Li o livro. Sensacional a história dele, a visão que ele tinha da vida e do empreendedorismo.

    • @marciobarbosa2723
      @marciobarbosa2723 5 лет назад +2

      Qual o nome por favor ?

    • @jamillyabdokalik502
      @jamillyabdokalik502 5 лет назад +1

      Qual nome do livro ???

    • @ozeiassilva9836
      @ozeiassilva9836 5 лет назад +12

      Jamilly Abdo Kalik : Livro de Jorge Caldeira. Maua empresário do império.

    • @getthekool1758
      @getthekool1758 9 месяцев назад

      Pessoal, leiam também os livros: 101 brasileiros que fizeram história e História do Brasil com empreendedores.
      Precisamos de referências reais sobre a história dos grandes brasileiros, que são jogados prá debaixo do tapete pela esquerda, que gosta que o povo tenha baixa autoestima e idolatre a estupradores, saqueadores e assassinos como se fossem heróis.

  • @RicardoRPires
    @RicardoRPires 5 лет назад +20

    *Os Brasileiros tem muito que aprender c/ o "Brasil Paralelo"*

  • @arielpessoa3821
    @arielpessoa3821 5 лет назад +40

    A baixa qualidade de ensino e a falta de conhecimento até mesmo dos professores nos faz não saber de nossos heróis muito menos a história de nosso país.

    • @samuelnp1
      @samuelnp1 3 года назад +2

      Não fale sobre o que você não sabe. No 8º ano falamos do Barão de Mauá nas aulas de História e passamos o filme sobre a vida dele: Mauá, o imperador e o rei. Se você considera ele um herói é algo seu, pois em história não ensinamos quem são os heróis ou vilões, por ser algo subjetivo, mas ensinamos a crítica histórica.

    • @MatheusSousa-qc5yg
      @MatheusSousa-qc5yg 3 года назад

      @@samuelnp1esse é o pior filme sobre a história

    • @containerbicicletas
      @containerbicicletas 4 месяца назад

      ​@@samuelnp1no Brasil os alunos sabem mais do Che Guevara do que Mauá.

    • @paulohenriquemachado9239
      @paulohenriquemachado9239 3 месяца назад

      Vai estudar, bolsominio.

  • @KRAKOA889
    @KRAKOA889 5 лет назад +118

    Quem foi Barão de Mauá? E quais foram seus empreendimentos realizados?
    QUEM FOI: O Barão de Mauá - Irineu Evangelista de Souza (Arroio Grande, 28 de dezembro de 1813 - Petrópolis, 21 de outubro de 1889) -, foi um brilhante EMPRESÁRIO, INDUSTRIAL, BANQUEIRO, DIPLOMATA e POLÍTICO, que nasceu no Brasil, em uma cidade chamada Arroio Grande, pertencente ao município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Muito cedo perdeu o pai e, ao lado de um tio que era CAPITÃO DA MARINHA MERCANTE, mudou-se para o Rio de Janeiro.
    De origens simples, ASCENDEU SOCIALMENTE pelos PRÓPRIOS MÉRITOS e INICIATIVA, sendo considerado um dos homens mais importantes do país à época. Com 11 ANOS de idade já trabalhava na função de BALCONISTA em uma loja de tecidos; graças à sua ESPERTEZA foi PROGREDINDO ACELERADAMENTE. No ano de 1830 empregou-se em uma firma de importação de propriedade de RICARDO CARRUTHER, com quem APRENDEU INGLÊS, CONTABILIDADE e a ARTE DE COMERCIALIZAR. Com 23 anos subiu de posição, tornou-se GERENTE e pouco tempo depois SÓCIO da companhia. Após realizar uma viagem à Inglaterra, em 1840, concluiu que o BRASIL PRECISAVA de CAPITAL para INVESTIR na INDUSTRIALIZAÇÃO.
    Convivendo em uma SOCIEDADE RURAL e ESCRAVOCRATA, o contato com a MENTALIDADE EMPRESARIAL BRITÂNICA que, nos meados do século XIX, gestava a SEGUNDA FASE da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, foi DETERMINANTE para a FORMAÇÃO do PENSAMENTO de Mauá. Irineu decidiu SOZINHO AVANÇAR em DIREÇÃO ao PROGRESSO, EDIFICOU os ESTALEIROS da Companhia Ponta da Areia, CONSTRUIU, no ano de 1846 a INDÚSTRIA NÁUTICA BRASILEIRA, que se estabeleceu no Rio de Janeiro, mais precisamente em Niterói. Em questão de um ano já possuía a MAIOR INDÚSTRIA do país, CONTRIBUINDO para colocar no MERCADO de TRABALHO MAIS de MIL OPERÁRIOS, FABRICANDO CALDEIRAS para máquinas a vapor, INVESTINDO em ENGENHOS de AÇÚCAR, GUINDASTES, PRENSAS, ARMAS e TUBOS para ENCANAMENTO de ÁGUA. Quando houve as batalhas contra Oribe, Rosas e López, a Companhia Ponta da Areia FORNECEU os NAVIOS e CANHÕES necessários. Deste momento em diante, Irineu Evangelista resolveu se dedicar a duas atividades em potencial - dividiu-se entre a profissão de INDUSTRIAL e a de BANQUEIRO.
    O seu ESTILO LIBERAL de ADMINISTRAR era PERSONALÍSSIMO para o Brasil, país acostumado à FORTE CENTRALIZAÇÃO MONÁRQUICA que o Poder Moderador, expresso na Constituição de 1824, havia reafirmado. Os seus primeiros passos como EMPRESÁRIO foram marcados pela OUSADIA de projeto, APOSTANDO no EMPREGO à TECNOLOGIA de PONTA. Em toda a sua carreira preocupou-se com a correta GESTÃO de RECURSOS, marcada por uma ADMINISTRAÇÃO DESCENTRALIZADA, onde a RESPONSABILIDADE de cada INDIVÍDUO na cadeia de comando era VALORIZADA. A sua POLÍTICA SALARIAL expressava, em si própria, um INVESTIMENTO nos TALENTOS de seus empregados, tendo sido PIONEIRO, no país, na DISTRIBUIÇÃO de LUCROS da empresa aos FUNCIONÁRIOS. Em complemento, INCENTIVAVA os seus COLABORADORES mais próximos a MONTAR EMPRESAS e a fazer NEGÓCIOS por CONTA PRÓPRIA. O nível de GERÊNCIA era contemplado com CRÉDITOS e APOIO LOGÍSTICO para operar os EMPREENDIMENTOS, o que combinado com a AUTONOMIA ADMINISTRATIVA e com a PARTICIPAÇÃO nos LUCROS, permitia FAZER FACE à MAIORIA das DIFICULDADES.
    Desse modo, Mauá controlou oito das dez maiores empresas do país: as restantes eram o Banco do Brasil e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, ambas empreendimentos estatais. Chegou a controlar dezessete empresas, com filiais operando em seis países. Sua fortuna em 1867, atingiu o valor de 115 mil contos de réis, enquanto o orçamento do Império do Brasil para aquele ano contava apenas com 97 mil contos de réis. Estima-se que a sua fortuna seria equivalente a 60 bilhões de dólares, nos dias de hoje.
    Ao longo de sua vida recebeu os títulos de barão (1854) e de visconde com grandeza (1874) de Mauá. É patrono do Ministério dos Transportes e pioneiro em várias áreas econômicas do Brasil. Um de seus maiores feitos foi ter empreendido a construção da primeira ferrovia brasileira.
    Mauá também foi muito conhecido por suas ideias contrárias à escravidão, o que o distanciava das elites políticas do Império, o que se ressentiu indiretamente nos seus interesses comerciais. Com o passar dos anos, Mauá foi se afundando em dívidas, pois sempre que não conseguia recursos, fosse através de subscrições, ou através do apoio financeiro do governo, lançava mão das reservas de sua base de operações: o Banco Mauá & Cia.
    Então incompreendido por uma sociedade rural e escravocrata, atualmente é considerado o símbolo dos empreendedores capitalistas brasileiros do século XIX. Foi precursor da valorização da mão-de-obra, do investimento em tecnologia, das transnacionais brasileiras, da globalização, do multilateralismo e do Mercosul. Ironicamente, hoje conhecemos a sua biografia graças à exposição de motivos que apresentou aos credores e ao público ao falir, em 1887.
    EMPREENDIMENTOS REALIZADOS:
    • Foi precursor na área dos serviços públicos, entre várias de suas atuações podemos citar:
    •1851 - Rio de Janeiro - Construiu uma companhia de gás voltada para a iluminação pública do Rio de Janeiro.
    • 1852 - Colocou em ordem as corporações de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas.
    • 1854 - Introduziu a primeira estrada ferroviária, que ia da Raiz da Serra à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
    • 1854 - Contribuiu com a fase inicial da União e Indústria, a primeira estrada ladrilhada do país, que compreendia o trecho de Petrópolis a Juiz de Fora.
    • 1874 - Ajustou o assentamento do cabo submarino, entre tantas outras realizações.
    • Através de uma sociedade firmada com capitalistas da Inglaterra e cafeicultores de São Paulo, tomou parte na construção da Recife and São Francisco Railway Company, da estrada de ferro dom Pedro II - hoje a Central do Brasil -, e da São Paulo Railway - atual Santos-Jundiaí.
    • Deu início à edificação do canal do mangue, no Rio de Janeiro, e respondeu pela implantação dos primeiros cabos telegráficos e submarinos, conectando o Brasil à Europa.
    • Na carreira política foi deputado pelo Rio Grande do Sul em vários mandatos, porém, em 1873, renunciou ao seu encargo para poder se dedicar a seus negócios que se encontravam em risco desde a crise bancária de 1864.
    Quer Aprenda mais?Descubra em ruclips.net/user/results?search_query=o+bar%C3%A3o+de+maua

    • @mathema010
      @mathema010 5 лет назад +9

      E ainda aparece gente que paga pau para a monarquia brasileira. A iniciativa privada foi e sempre será o motor de desenvolvimento de uma sociedade.

    • @aessim
      @aessim 5 лет назад +5

      Pqp o cara tá aqui no BP e ainda não entendeu nada.

    • @KRAKOA889
      @KRAKOA889 5 лет назад +3

      @@aessim 3 MOTIVOS PARA SER CONTRA A REPÚBLICA ruclips.net/video/OZd_Sb20PDM/видео.html

    • @KRAKOA889
      @KRAKOA889 5 лет назад +2

      @@mathema010 VANTAGENS DA MONARQUIA SOBRE A DEMOCRACIA! ruclips.net/video/PIvcTOKWct4/видео.html

    • @Marcos-tm9hx
      @Marcos-tm9hx 4 года назад

      Daniel Cândido oxe uque a monarquia fez idiota

  • @edicarlosgomessilvasantos9254
    @edicarlosgomessilvasantos9254 Год назад +1

    Gaúcho de Arroio Grande - RS e brilhou com escola de pensamento importado seguindo seus passos me distancio a cada dia da escola de pensamento tupiniquim.

  • @josimarfamaral
    @josimarfamaral 5 лет назад +17

    "Mauá, empresário do Império." A melhor e mais completa biografia jamais escrita sobre o grande Irineu Evangelista de Souza, o barão/Visconde de Mauá!

  • @adroaldofranciscodasilva2799
    @adroaldofranciscodasilva2799 5 лет назад +83

    O Brasil sempre um passo ou dois atrás dos países de primeiro mundo, parabéns ao Brasil paralelo, tmj por um Brasil melhor 🙏👏👍✌️

    • @kali9279
      @kali9279 5 лет назад +3

      @André Lima a monarquia era bem melhor, do que hoje.
      OBS:não sou monarquista.

    • @rafaelpereira1338
      @rafaelpereira1338 5 лет назад +3

      Ué, mas os EUA fazia protecionismo naquela época pois os produtos europeus tinham um nível de qualidade superior e mais baratos ao dos americanos e fazem essas medidas até hoje taxando os produtos importados, se não fazer isso tu fode com a indústria nacional.
      O Brasil fazia a mesma coisa.
      Agora eu vendo os outros comentários, a galera está julgando as decisões daquela época século 19 usando o contexto atual do século 21 assim e uma comparação desleal até imbecil no meu ponto de vista.
      Se a galera for discutir ou julgar uma década, século ou algum período histórico devemos usar o contexto e as opções que se tinha naquela época para assim podemos entender o que levou tal decisão e assim julgar.

    • @adroaldofranciscodasilva2799
      @adroaldofranciscodasilva2799 5 лет назад +3

      Nosso maior problema é cultural, aqui se acha maravilhoso passar a perna em todo mundo levar vantagem em tudo, concordo com você deve ser por isso que eles são a maior potência do planeta até hoje lógico que com um concorrente de peso hoje que se chama China 👍✌️

    • @rafaelpereira1338
      @rafaelpereira1338 5 лет назад +3

      @@adroaldofranciscodasilva2799, o historiador Jorge Caldeira levantou um ponto sobre a criação do banco central ou se tivesse para aquela época que poderia melhorar as condições dos empresários BRs, eu entendo que os políticos de não se aventurar nessa ideia até pq estamos falando sobre o dinheiro público e naquele tempo não se tinha garantias que essa ideia se vingaria ou seria um desastre e o dinheiro público ir pró ralo.
      Eu não sei ao certo o pq associam o Imperador a ser um dos maiores fatores para a decadência de Mauá, se for por causa do que eu tinha mencionado antes a galera tem que entender o lado de Dom Pedro II, ele não podia jogar o país para uma aventura sem tem um mínimo certeza que dará certo.
      Agora eu acho do brasileiro querer dar uma melhor que os outros seja consequências da educação republicana, isso no meu ponto de vista.

  • @paulohenriquemachado9239
    @paulohenriquemachado9239 3 месяца назад

    Muito bom Cardeira. Li seu livro.

  • @brunab.j.2546
    @brunab.j.2546 3 года назад +2

    Esse livro do Jorge Caldeira sobre Mauá é o meu favorito da vida... simplesmente fantástico!

  • @lucassanches-g3c
    @lucassanches-g3c 5 лет назад +7

    Quem tem História da Riqueza no Brasil, do Caldeira, dá um like.

    • @millena_lira
      @millena_lira 5 лет назад +1

      Essa é uma das minhas leituras neste mês. Estou adorando.

    • @lucassanches-g3c
      @lucassanches-g3c 5 лет назад +1

      @@millena_lira, maravilha.

  • @mansioncameraszoio275
    @mansioncameraszoio275 5 лет назад +4

    Mauá, (Irineu Evangelista de Sousa) foi o maior empresário e self-made-man que já surgiu no Brasil, até a data de hoje !
    Como nosso país não homenageia seus gigantes, este foi quase completamente esquecido, e nunca teve o seu lugar de honra que merece !
    Se fosse nos EUA ou Europa seria cultuado como um dos maiores heróis nacionais ...

  • @felipebistene2422
    @felipebistene2422 5 лет назад +3

    Execelente Conteúdo, parabéns equipe Brasil Paralelo !

  • @RaposeiroNato
    @RaposeiroNato 5 лет назад +20

    Show de bola! Leiam a biografia de Mauá. Muito interessante. Desse mesmo autor. Jorge Caldeira.

    • @MatheusMedeirosFerreira
      @MatheusMedeirosFerreira 5 лет назад

      livro mentiroso

    • @RaposeiroNato
      @RaposeiroNato 5 лет назад

      @@MatheusMedeirosFerreira, livro mentiroso, mas não disse o quê. Comentário como esse e nada é a mesma coisa. Kkkkk

    • @MatheusMedeirosFerreira
      @MatheusMedeirosFerreira 5 лет назад +1

      @@RaposeiroNato livros desse cara são cheios de mentiras, Dom Pedro II e o Visconde de Mauá eram amigos e não provoquei a falência de Mauá, foram outros empresários, nunca existiu inimizade ou constrangimento por causa do trabalho, pelo contrário fui ovacionado e ainda guardei a pá no museu só pra sacanear os ingleses, detalhe a família do barão e a minha são amigas até hj

    • @RaposeiroNato
      @RaposeiroNato 5 лет назад

      @@MatheusMedeirosFerreira, obrigado pelo esclarecimento. Tenho vários amigos monarquistas, mas estou estudando bem esse período.

    • @MatheusMedeirosFerreira
      @MatheusMedeirosFerreira 5 лет назад +1

      @@RaposeiroNato pode crer TV imperial, Débora Settim e o Principe Luiz Philippe sempre indicam coisas muito boas pra estudar e livros, estude a Questão Christie é uma história que acho que vc vai gostar muito

  • @diegovinicius3734
    @diegovinicius3734 5 лет назад +14

    Concordo, podem tb falar do barão de guaraciaba , o barão negro que também foi um empreendedor

  • @MisteriosdoMundo280
    @MisteriosdoMundo280 11 месяцев назад

    Livro sensacional, no final gera um misto de raiva e tristeza...

  • @oinfinitoeouniverso4802
    @oinfinitoeouniverso4802 5 лет назад +6

    PARABÉNS AO CANAL BRASIL PARALELO TRAZENDO CONTEÚDOS DE NÍVEIS MUITO MAIS ALTOS QUE OS POBRES CONTEÚDOS COMPRADOS E ENCOMENDADOS DO VELHO E ANTIGO FORMADO, A QUASE JÁ EXTINTA TELEVISÃO. OS CANAIS EM REDES SOCIAIS COMO RUclips SÃO O FUTURO, VIERAM PRA FICAR E DAQUI PRA FRENTE, SÓ MELHORAR. #heltsantos

  • @Tatianacrm
    @Tatianacrm 5 лет назад +20

    Assisti o Filme Imperador e o Rei ,muito Bacana o que o Barão conseguiu naquela época ajudou no progresso da nação.Mas realmente os mesmo que eram contra ele e o progresso ,eram a favor da escravidão.

    • @MatheusSousa-qc5yg
      @MatheusSousa-qc5yg 3 года назад +1

      Na vdd Tati,o imperador era contra a escravidão

    • @herusmedici4228
      @herusmedici4228 3 года назад +4

      Aquele filme é muito enviesado, coloca como o sabotador de Mauá o Pedro II, quando não é verdade, foram dois líderes do Parlamento que negaram a ele o empréstimo que salvaria seus negócios.

    • @thiagoalves3379
      @thiagoalves3379 2 года назад

      @@MatheusSousa-qc5yg e fez o que pra acabar com ela? O barão fez, o imperador colocou a culpa na aristocracia e ficou aprovando leis até aonde não cabia mais pra prolongar a escravidão
      Aliás fez sim .. o imperador abolicionista institucionalizou o castigo e a pena de morte
      Brasil e seus heróis de conto de fadas sempre estará ferrado …

    • @thiagoalves3379
      @thiagoalves3379 2 года назад

      @@herusmedici4228 não precisa desse filme pra perceber que dom Pedro II fez pouco ou nada pra mudar a condição atrasada do país
      Se um empreendedor conseguiu ele poderia ter feito muito mais na condição de imperador

    • @herusmedici4228
      @herusmedici4228 2 года назад

      @@thiagoalves3379 Blá blá blá

  • @philhavefun182
    @philhavefun182 5 лет назад +7

    Pra mim ele está entre os 5 maiores brasileiros de todos os tempos.

  • @silviaaltavista7766
    @silviaaltavista7766 5 лет назад +1

    Infelizmente,personalidades brilhantes como o Barão de Mauá; não são valorizados e nem aparecem nos livros de escola.Se seguissem o exemplo dele,o Brasil seria uma grande potência à muito tempo .Que bom que existem pessoas corajosas e comprometidas com a verdade como vocês, desse canal .

  • @RaphaelFreeStep1
    @RaphaelFreeStep1 5 лет назад +2

    Parabéns ao Brasil Paralelo, sempre muita qualidade nos conteúdos!!!

  • @MotaJunior7
    @MotaJunior7 5 лет назад +1

    A história do Brasil precisa ser resgatada na íntegra. Sem manipulações, sem exclusões, sem sofismas. A verdade deve ser ensinada à todos.

  • @lfernandoh79
    @lfernandoh79 5 лет назад +8

    Muito bom. Mostra como o advento da República na verdade era uma luta para manter o status quo de exploração do país, não mais dos escravos libertos pela princesa, mas de toda a nação pelos oligopolios.

  • @SaudeTV
    @SaudeTV 5 лет назад +6

    O livro "História da riqueza no Brasil", do Caldeira, é excelente. Se possível, leiam.

  • @rodrigodiploms
    @rodrigodiploms 5 лет назад +7

    Sempre fui fã do Barão de Mauá,o prepulsor da indústria do Brasil....

  • @alinaranny9208
    @alinaranny9208 5 лет назад +3

    Muito bom!!!!

  • @francinecosta9551
    @francinecosta9551 5 лет назад +9

    Faltou dizer que o homem era um miserável, órfão,trabalhava em trabalho semiescravo, com pouca idade.

  • @samuelgomes552
    @samuelgomes552 5 лет назад +7

    Vamos lá pessoal!
    1 milhão de inscritos

  • @nicolasfernando7196
    @nicolasfernando7196 Год назад

    Adoraria conhecer pessoalmente Jorge caldeira

  • @prigomes2617
    @prigomes2617 5 лет назад +6

    Perfeito conteúdo,parabéns pelo belo trabalho 🍀✌

  • @ricardos.cabral8409
    @ricardos.cabral8409 2 года назад

    Foi importante para mim , conhecer o outro ângulo da História da vida empresarial do Barão de Mauá , Espero ter continuidade.

  • @crisbarros4388
    @crisbarros4388 Год назад

    Excelente conteúdo!!
    Havia assisitido um vídeo onde ele, o Barão conta a vida dele, e nesse vídeo ele diz ser o criador do Banco dl Brasil, e que foi vítima ee ataques contra a sua dignidade, acusado de pedofilia entre outros absurdos, até que conseguiram destruir toda a sua joa reputação até levá-lo à falência, vindo depois à falecer.... fiquei chocada

  • @rodrigodefreitas3991
    @rodrigodefreitas3991 5 лет назад +3

    Comprem o livro dele sobre Barão de Mauá, é excelente!

  • @darciborre4962
    @darciborre4962 5 лет назад +1

    Parbens gostei muito do canal

  • @cactus9362
    @cactus9362 3 года назад +3

    SEM DÚVIDA UM HOMEM À FRENTE DO SEU TEMPO E INCOMODOU MUITA GENTE.

  • @nortonfurtado718
    @nortonfurtado718 5 лет назад +1

    mil parabéns.... vcs fazem o que o atual ministro da Educação não faz como obrigação....

  • @gestapinhu
    @gestapinhu 5 лет назад +1

    Gostaria de assistir a história dos outros barões, e também a história do André Rebouças. Excelente trabalho de vocês

  • @lex.alexandre
    @lex.alexandre 5 лет назад +2

    O primeiro grande livro que li foi o deste escritor Jorge Caldeira. "Mauá, empresário do império"

  • @augustothegray7883
    @augustothegray7883 5 лет назад

    Gente! Vamos divulgar esses vídeos do canal para ajudar eles a ter 1 milhão de inscritos! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 obrigado

  • @leandrohenrique3830
    @leandrohenrique3830 5 лет назад

    O melhor documentário histórico do Brasil, está no Brasil Paralelo.

  • @bergsoncarvalho9212
    @bergsoncarvalho9212 3 года назад +2

    O Mauá é um exemplo do que o Brasil pode ser!!!!!!!!!!!

  • @Robinho-fs5bu
    @Robinho-fs5bu 10 месяцев назад

    Sabemos que grandes empresários, atuam no nosso país, desde a sua descoberta, por isso, sugiro a esse canal, que faça uma linha do tempo com os grandes empresários atuantes no Brasil desde o seu descobrimento, até os dias atuais.

  • @ozeiassilva9836
    @ozeiassilva9836 5 лет назад +23

    Ele estava a ano luz, dos brasileiros que governam.

  • @fabioantoniofernandes2674
    @fabioantoniofernandes2674 5 лет назад +2

    Parabéns pelos conteúdos.
    Podem falar mais, bem mais sobre o Mauá, seria ótimo.

  • @crisferreira7522
    @crisferreira7522 3 года назад

    Excelente trabalho. Infelizmente a maioria dos brasileiros não conhecem a história do Brasil.

  • @32710Shadow
    @32710Shadow 5 лет назад +1

    Sempre quis saber o que aconteceu de verdade com o Barão de Mauá. Obrigada pelo ótimo conteúdo.

  • @buckrogers8672
    @buckrogers8672 5 лет назад +1

    Um exemplo de Brasileiro que deveria ser mais valorizado nos livros de historia

  • @eliseufonsecafonteles7246
    @eliseufonsecafonteles7246 2 года назад

    Excelente aula, obrigado!

  • @robinsoner8009
    @robinsoner8009 5 лет назад

    Jorge Caldeira é mto bom. Parabéns!

  • @gerfersonsilva4232
    @gerfersonsilva4232 5 лет назад +10

    Se tivéssemos 3 Mauá teríamos outro Brasil

  • @dagnerdente
    @dagnerdente 5 лет назад +11

    Barao de Maua é Uma avenida cheia de radar em Mauá!

  • @AntonioSilva-qu5wk
    @AntonioSilva-qu5wk 3 года назад +1

    O Brasil no século IX estava em pleno processo de desenvolvimento, os ingleses traíram Mauá e o levaram a falência. E os possitivistas faliram o Brasil.

  • @lindomarcastilhoteodoro8430
    @lindomarcastilhoteodoro8430 Год назад

    O imortal barão de Mauá é o retrato do que é ser empreendedor e visionário no Brasil.

  • @vinicius121299nunes
    @vinicius121299nunes 5 лет назад +5

    Brasil desde sempre atrapalhando quem quer produzir.

  • @jrrodrigues2559
    @jrrodrigues2559 5 лет назад

    Ou seja, a legislação brasileira não mudou nada. Continua fechando empresas por altos impostos, e gerando pobreza como sempre. Não existe país rico com tantas burocracia para empresas.

  • @luizao469108
    @luizao469108 3 года назад

    Uma pena que o Barão de Mauá não teve outros empreendedores com os mesmos objetivos. O Brasil seria outro país no século XX.

  • @aguia10abencoada61
    @aguia10abencoada61 5 лет назад

    Obg ,pelo aprendizado

  • @canalcontaqueeuteconto67
    @canalcontaqueeuteconto67 3 года назад

    Parabéns pelo vídeo. Muito bom, indico muito. Eu também fiz um vídeo sobre esse incrível personagem da história do Brasil.

  • @angelaandradedeazevedosodr2290
    @angelaandradedeazevedosodr2290 5 лет назад +2

    Sensacional empresário . Admirável Barão de Mauá.

  • @tiaoguimaraes1382
    @tiaoguimaraes1382 3 года назад

    Muito bom me inscrevi e gostei muito

  • @dorivalgastaldi
    @dorivalgastaldi 5 лет назад

    Mauá deveria ser abordado de um ponto de vista de um empreendedor liberal, pelos feitos , que sentimos até o reflexo, até os dias de hoje. Foi muito maior, e mais impressionante, do que exposto acima. Na minha opinião.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 2 года назад

    Grato por postar, visando a nossa formação.

  • @paulohenriquemachado9239
    @paulohenriquemachado9239 3 месяца назад

    Falência do Mauá foi em decorrência do império britânico. A mesma situação ocorre hj com interesse americano. Diz o Caldeira no seu livro.

  • @guedertnp7
    @guedertnp7 5 лет назад

    Irineu Evangelista de Souza. Grande homem e empreendedor do império.

  • @assismuxfeldtpaimcunha7860
    @assismuxfeldtpaimcunha7860 2 года назад

    Show

  • @gi4nthardoficial134
    @gi4nthardoficial134 5 лет назад +2

    👏👏👏

  • @matheussergio9496
    @matheussergio9496 3 года назад

    Um grande homem que foi duramente injustiçado pelo Império. Imagino o quão grande o nosso país seria caso não obstassem os empreendimentos desse empresário singular.

  • @feucampos2182
    @feucampos2182 5 лет назад +10

    O Brasil continua com a mesma filosofia do século 19 só não se tem mais escravos.
    Espero que em 2019 isso mude radicalmente, estamos no século 21.
    #capitalismoja

  • @rafaelmaia3106
    @rafaelmaia3106 5 лет назад

    Excelente!

  • @TheNunesnd
    @TheNunesnd 5 лет назад +1

    Barão de Mauá merece filme próprio, uma nova versão daquele "Mauá, o Imperador e o Rei".

    • @walmirtenorio4585
      @walmirtenorio4585 3 года назад +1

      Esse filme é uma desinformação catastrófica.

    • @TheNunesnd
      @TheNunesnd 3 года назад +1

      @@walmirtenorio4585 por isso que precisa ser refeito

  • @nicklg3190
    @nicklg3190 4 года назад

    mUITO TOP

  • @josecarlossalto6913
    @josecarlossalto6913 5 лет назад

    Peço que seja aprofundada as informações referentes ao Barão de Mauá, sobre o potencial perdido pelo Brasil em se destacar na área naval.O por que? E se fosse diferente...

  • @luizaugustobagetti5154
    @luizaugustobagetti5154 5 лет назад

    Muito bom, gostaria de conhecer mais a fundo o momento histórico do Brasil e do mundo no tempo do Barão de Mauá e suas influencias. Acho que o empresariado brasileiro vem sendo sabotando a muito tempo e por um motivo especifico. Não querem dividir o poder com outras classes.

  • @iaraaparecidadesouzaviana3242
    @iaraaparecidadesouzaviana3242 5 лет назад

    Meu apoio ao Brasil Paralelo

  • @alessandramartins1196
    @alessandramartins1196 5 лет назад +1

    E de lá pra cá mudou? Na minha visão não. O Governo sempre foi o entrave para o desenvolvimento do Brasil. E acho que isso tornou com que muitos empresários pensassem e pensem mais no lucro no que nos funcionários.( o escravismo continua... hoje o funcionário é considerado um número em muitas empresas.) E o próprio governo é o causador desse cenário.

  • @robfurnari1
    @robfurnari1 5 лет назад +2

    Barão de Mauá deveria ter empreendido nos Estados Unidos.

  • @priscillacanovasmafei3220
    @priscillacanovasmafei3220 3 года назад

    Dezembro de 2020... Plena pandemia mundial...e eu aqui aprendendo mais sobre a história do Brasil... que os governantes esconderam durante tempos... assim quero saber mais sobre o "Tiradentes"... sobre outros episódios que nos foram contados e não têm veracidade...

  • @marcelosouza5700
    @marcelosouza5700 4 года назад +1

    O filme "maua o imperador e o rei" mostra uma relação ruim do imperador dom Pedro 2 com o barao de maua..mas na realidade eles eram amigos...quando houve o golpe republicano a familia do barao se auto-exilou em solidariedade ao imperador

  • @elizabethcordeiro7187
    @elizabethcordeiro7187 5 лет назад +2

    Não mudou muita coisa de lá pra cá.

  • @mentalidadeconservadora4839
    @mentalidadeconservadora4839 5 лет назад +1

    Mauá - O Primeiro Gigante ESSE FILME E BASEADO NA VERDADEIRA ESTORIA ALGUEM PODE MI RESPONDER

  • @felipepereira6130
    @felipepereira6130 5 лет назад

    Os políticos e funcionários públicos odeiam os executivos é a guerra que sempre existiu como diz Carvalho

  • @agnesjasmineborgesguedes3084
    @agnesjasmineborgesguedes3084 5 лет назад

    Muito bom.

  • @joseeduardo998
    @joseeduardo998 5 лет назад

    Façam um vídeo sobre Delmiro Gouveia! O Mauá do sertão!

  • @mariolucio6290
    @mariolucio6290 5 лет назад

    Top

  • @alancosta3684
    @alancosta3684 5 лет назад +3

    👈👍👍👍

  • @Fernando-ny8on
    @Fernando-ny8on 5 лет назад +1

    Pelo que fiquei sabendo, os ingleses acabaram com os negócios dele.

  • @SuperValor1
    @SuperValor1 7 месяцев назад

    Barao de Maua foi um brasileiro que nasceu num pais atrasado, uma terra em que ser mau carater é a regra

  • @luizeduardomunozia1492
    @luizeduardomunozia1492 Месяц назад

    Ele é parente da minha avó é ela é de Arroio Grande

  • @sobreliberdadeeafins2869
    @sobreliberdadeeafins2869 4 года назад +2

    #MonarquiaJa

  • @jaguar8208
    @jaguar8208 5 лет назад

    Eh importante contar nossa história desde a chegada dos portugueses, precisamos ter filmes, series, tudo sobre a história do Brasil, não falar só de escravidão e exportação, mas todo tipo de atividade que aconteceu no Brasil e colocar num contexto mundial!

  • @omardauaidar
    @omardauaidar 5 лет назад

    Excelente vídeo

  • @J.baptistt
    @J.baptistt 11 месяцев назад

    Grande homem, morreu honrado.

  • @RyRy794
    @RyRy794 5 лет назад +3

    Patrono da Marinha Mercante!

  • @regicoelho5051
    @regicoelho5051 5 лет назад

    Como conhecemos pouco a história dos grandes homens do passado de nossa nação.

  • @miriammacedo3974
    @miriammacedo3974 5 лет назад +3

    Sobre ele ser a favor ou não de ter escravos. Moro em Pindamonhangaba... Há aqui um palacete, hoje Museu Histórico, segundo conta-se aqui, era sua casa. Acontece que nos porões da casa há um espaço com estátuas de escravos torturados de várias formas. O registro neste espaço conta que era o espaço onde ficavam e eram torturados os escravos da casa... É apenas um registro que faço. Sou fã do BP. Mas, agora fiquei com esta dúvida...

    • @derniercaesar5319
      @derniercaesar5319 5 лет назад

      como são essas estatuas?

    • @EdgarGuediguian
      @EdgarGuediguian 5 лет назад +1

      Pode ser que ele tenha adquirido esse imóvel já com essa configuração, o que não significa que ele praticava tortura de escravos.

    • @magilacorrea4788
      @magilacorrea4788 5 лет назад

      Concordo. Acho que este palestrante aí tá falando maluquices.

    • @miriammacedo3974
      @miriammacedo3974 5 лет назад +7

      Fui verificar e confundi os barões. Este do qual se refere o Palacete é o Barão ou Visconde da Palmeira (Antônio Salgado da Silva). Peço desculpas pela confusão. Segundo consta, ele teve escravos aos quais libertou antes da Lei Áurea. Foi capitão da guarda nacional e provedor da Sta. Casa de misericórdia... A cidade tem muitas referências a esses personagens ilustres da época citada.

    • @rosemarsantos6102
      @rosemarsantos6102 5 лет назад

      @@magilacorrea4788 O problema das pessoas é achar. Veja o comentário seguinte de Miriam Macedo.

  • @lima77511
    @lima77511 5 лет назад

    Mais vídeos como esse plx.