Eu acho que o mais grave do espiritismo é fazer a pessoa aceitar que tem alguma condição pq merece. Minha mãe me convenceu de frequentar um centro espírito pouco tempo antes de eu ser diagnosticada com uma doença neurológica que não tem cura. Eu sentia dores insuportáveis. No desespero, eu procurava qualquer tipo de tratamento para tentar aliviar as dores. Mesmo sem acreditar em deus, fui. Fiquei por um ano ouvindo pessoas dizerem que o que passamos aqui na terra é pq merecemos e devemos aceitar. Três anos depois descobri que a alimentação inflamatória era uma das causas das dores que eu sentia. Hj me livrei dos remédios controlados e as dores reduziram muito. Se eu tivesse aceitado o que os espíritas falam, eu estaria estagnada e jamais teria procurado melhorar. Eu acho isso até criminoso, pq tem pessoas que pioram muito a condição de saúde por causa desse papo furado.
@@Tatiana.M.Bottaro Ah sim, eu perguntei se era fibromialgia pq vi algumas pessoas tendo resultados surpreendentes fazendo justamente o que vc fez: desinflamando o organismo. Que bom que seus sintomas tem amenizado. Eu tbm passei por semelhanças do que vc passou nessa religião e qndo saí a cabeça melhorou bastante. Qndo eu levantava alguma questao sb um problema pessoal, sempre me diziam: 'vc deve ser mto endividada'. Aff! Ainda bem que nos libertamos disso tudo ne? Bjks Tudo de bom!
@@PIETRA_ZOE sim!!!! Ainda bem que nos libertamos! 🙌🏻 Que bom que vc tbm melhorou qdo saiu. Hj em dia estou muito mais cética do que antes. Fui "vítima" de muita pseudociência. Pesquiso tudo que não conheço antes de tomar alguma decisão. Desejo tudo de bom pra vc tbm!❤️
Sou uma mulher cadeirante, tenho 33 anos e tive paralisia cerebral tentei acreditar no espiritismo Há alguns anos atrás só pra ter esperança que em alguma outra vida eu iria andar. Mas fica tentando pensar no que eu teria feito de ruim me atormentava. Um senhor de um centro espírita que minha mãe frequentou explicava que eu poderia não ter feito nada cruel e só ter aceitado reencarnar assim porque estaria ajudando minha mãe completar a missão dela. Mas quando a gente pra para pensar em acontecimentos do mundo como a escravidão e o Holocausto não tem como aceitar que essas pessoas aceitaram reencarnar e sofrer tanto. Te conheci no canal do Daniel Gontijo! Parabéns pelo trabalho
Tudo que é plantado aqui, é colhido aqui. Para exemplificar(não estou afirmando que foi exatamente assim) já imaginou que os judeus do holocausto, nas suas vidas passados, eram os senhores de escravos? Tudo o que cada individuo faz volta para ele, e é assim que o equilibrio se forma no universo. Além disso, tudo é fase, ninguém sofre para sempre, e o sofrimento é sempre aprendizado. Mas também, só é possivel ver as coisas assim, se você acreditar piamemte em karma e dharma. Sem compreender esses conceitos, é compreensivel que você tenha essa visão.
@@ThaisElis o espiritismo(embora não sou espirita) tem o merito de negar o materialismo, mas o kardecismo parece vestir os epititos dele com os macacos de Darwin,.kkkkll
Alan Kardec escreveu o livro dos espíritos e depois lançou uma versão atualizada. Se era ditado pelos espíritos, então porque não acertaram na primeira?
SERÁ ATUALIZADO DE NOVO , A MEDIDA QUE O HOMEM EVOLUI NA COMPREENSÃO DAS COISAS MAIS AVANÇADA SE TORNA A COMPREENSÃO DO ESPIRITUAL, DESTA FORMA TUDO SEMPRE SERÁ ATUALIZADO! SE O WINDOWS ESTÁ NO 11 A SEGUNDA VERSÃO DE ALGUMA COISA É PLAUSÍVEL! O BRABO É OUVIR ATEU DIZENDO QUE DEUS NÃO EXISTE E FICA HORAS FALANDO DO NADA, RIDÍCULO, DEUS É PRA CRENTE@ ATEU DEVE FALAR DE CIÊNCIA!
Quem disse que espíritos são obrigados a acertar sempre, a não errar nunca? Quem disse que os espíritos são perfeitos e infalíveis só por serem espíritos? Quem disse isso, quando e onde?
Se alguém quiser vídeos mais aprofundados sobre o tema, acesse o canal questionando crenças. Ele não está mais sendo atualizado, mas os vídeos eram bons e feitos por um ex-espirita.
Estava exatamente assistindo a um vídeo do Morel, ele me ajudou a abrir a mente e questionar minhas crenças, quando comecei a duvidar de tudo que estava seguindo.
Matheus, parece um loop infinito: nessa vida eu sofro prque fui má na outra, na próxima serei feliz mas na outra serei infeliz e por ai vai; tem sempre alguém devendo para alguém, um eterno acerto de contas e nunca fecha. Fora coisas absurdas relacionadas a obes|d@de, que a pessoa é assim porque na vida passada ela foi uma profissional do se)(0. Obrigada, Professor!
No passado eu costumava dizer para as pessoas que se fosse para escolherem uma religião, que escolham o espiritismo, que é a menos pior. Mas hoje em dia eu já não faria o mesmo. Fui espírita por um pequeno período mas segui flertando e simpatizando com os conceitos "espiritas" por muitos anos, inclusive durante vários anos através da Conscienciologia, que esforça-se ao limite máximo para se desgarrar do espiritismo mas não consegue, afinal, nasceu lá, queira ou não, o que Waldo Vieira fez ao separar-se de Chico Xavier foi complexificar e enfeitar em niveis megalomaníacos os mesmos preceitos do espiritismo, retirando apenas toda aquela moldura floreada e complascente que o espiritismo (principalmente o brasileiro) tinha. Mas no cerne, são sim a mesma coisa. É muito difícil quando se é aberto ao espiritual não comprar certas ideias básicas (que vem de linhas teóricas muito mais antigas inclusive) como a reencarnação, o karma, os chacras, etc. Mas poxa, é só sair da bolha, respirar fundo um pouco da realidade, entrar de cabeça na ciência e na racionalidade, no existencialismo e na urgência da vida material em si para perceber como tudo isso é simplesmente um amontoado de desculpas e gambiarras pseudo-intelectuais para tentar dar sentido a coisas que A: Não sabemos o sentido e B: Não tem sentido mesmo...
Tenho mediunidade ostensiva desde que consigo me lembrar, com 3 anos de idade, e via espíritos, eu tenho 50 anos e até hoje vejo, ouço e sinto o que eles estão sentindo, e tenho certeza que somos seres eternos, vivendo uma experiência humana, como muitas, com a reencarnação, já fui muito ajudada e já vi curas espirituais de pessoas próximas, e eu vejo, não preciso acreditar no que me falam. Também consagro as Medicinas Sagradas, a Ayahuasca e Cogumelos mágicos, que são realmente Sagradas, nos cura de traumas, que muitas vezes são de vidas passadas, que foi o que aconteceu comigo e com outras pessoas que conheço. Acredito em Um Criador, na Espiritualidade Maior, mas não acredito nas religiões. O professor Hélio Couto ensina Mecânica Quântica e Espiritualidade, muito bom todo o conteúdo dele. Tem os canais de Saulo Calderon e Wagner Borges, muito bons também.
Curas: Você já viu alguém que teve algum membro totalmente decepado (braço ou perna por exemplo), nascer outro no lugar e a pessoa ter novamente uma vida normal?
Nos livros psicografados por Chico Xavier não há nada de errado. Apenas a convocação a prática do bem e do perdão que leva a libertação de qualquer um de nós, para o nosso encontro com Deus e a vida. Na obra de André Luiz só se fala, principalmente, do amor a Deus e ao próximo que é a chave da nossa libertação e da nossa felicidade. Como vê, por essas e outras, que não é um doutrina estagnada...
Matheus obrigado por suas reflexões. Estava assistindo um vídeo do Morel ( Questinando crenças) Um ex-espirita que questionava toda doutrina espírita! Eu que era espírita, mas estava questionando tudo àquilo... encontrei a pessoa certa no momento certo ✔️ Pra mim foi muito bom , me abriu a mente , me deu amplitude para questionar não só a Doutrina Espírita, mas todas as religiões 🙏🏽
Mas é bom lembrar que o Morel não é ateu nem materialista, e foi praticante de magia, sendo que ele dizia ter alcançado resultados reais com ela. Não o confundam com o que ele não é.
@@mariaalicedaniapedroza3667 Você fez um comentário infeliz. Sei muito bem o que ele É e o que Não é. Vejo em seu comentário uma possível qualidade de pessoa atrasada e preconceituosa.
@@Yuri.Explorer Nossa! Tudo ofende as pessoas hoje em dia, não? Quis deixar clara a questão que o Morel não deve ser usado como uma espécie de ídolo pelos ateus e materialistas, porque ele não é nada disso (nem eu). Ele questionou muitas coisas, mas nunca afirmou acreditar que só a matéria física existe, e afirmou acreditar em deus, e é bom que isso fique claro. Você você acha eu sou atrasada e preconceituosa por ter feito um comentário para esclarecer a questão, eu acho que você deve sofrer de alguma incapacidade cognitiva por não ter entendido o meu esclarecimento, que é bem necessário, na minha opinião.
carl Sagan disse uma vez algo interessante: os espíritos nunca dizem nada além do seu tempo. Por que algum espírito não veio para esclarecer algum mistério não resolvido?
Não sou espírita. Mas acredito na reencarnação. Gostaria de indicar ao filósofo a leitura do Livro de Ian Sthefenson sobre suas pesquisas sobre reencarnação. Também o caso de ON SETI ( uma senhora inglesa) que reconstruiu o templo de SETI em Abidos no antigo Egito. Coisa inacreditável .
Frequentei o centro espírita por um tempo , foi muito bom naquele momento da minha vida , recebi conforto emocional , os passes me faziam muito bem , o ambiente era ótimo , música relaxante , eles nos davam a palavra pra comentar o assunto da palestra , e nem sempre concordava . Foi um tempo muito bom , mas hoje não tenho mais vontade de ir sei que ,se eu quiser me conectar com a energia do universo que para mim é "Deus " não preciso ir a lugar algum , valeu a experiência!
Convivo com espíritas e os respeito, mas é triste ver como aqueles livros escritos 150 anos atrás e até hoje sem uma versão modernizada são utilizados no evangelho no lar: as pessoas leem o evangelho segundo o espiritismo, o livro dos espíritos e dos médiuns, cheios de palavras em desuso e não entendem o que está escrito....
Muitos já deixaram de falar comigo só pelo fato de eu não crer mais em NENHUM deus e não ter mais NENHUMA religião desde os 16 anos de idade. Agora quero distância dos religiosos FANÁTICOS que se ofendem quando se fala no deus deles e não quero sequer trocar mensagens com eles. Desejo que sejam felizes e após a morte cheguem ao céu e fiquem sentados eternamente à direita do "bom" deus deles. E que ganhem um automóvel no juízo final.
@@josevalverde7431 Ateísmo é outra ilusão; é o sujo (fanáticos religiosos) querendo falar do mal lavado (céticos fanáticos), repleto de sofismas ensejando o ceticismo.
Quando se está passando por uma dor muito intensa, como perder os pais ou perder os filhos, é até normal buscar conforto em uma religião. Aparentemente, na doutrina espírita esse acolhimento é bem menos nocivo e autoritário. Os livros trazem respostas pra muita coisa, mas é o fato de estar rodeado de pessoas que passaram ou estão passando por situações semelhantes - e apoiando umas as outras - que mantém essas pessoas na religião. No foi o meu caso. Eu ingressei por curiosidade, vivi aquilo por alguns anos, fiz boas amizades e depois sai. Apesar de não seguir mais a doutrina, algumas coisas se tornaram um hábito e eu ainda mantenho.
Quem leu e vivenciou a doutrina espírita participando das reuniões mediúnica de desobsessão nunca será um ex espírita. Como o palestrante falou que não aprofundou muito.
O Espiritismo não é sério, se fosse sério ele disporia de um método objetivo para desmascarar charlatões. Um exemplo claro disso foi o sobrinho de Chico. Amauri Pena, ele era tido como um prodígio, semelhante ao tio. Tendo escrito Os Curziadas ( Uma versão espiritual de Os Luziadas), Foi aclamado pela FEB como o novo Chico Xavier, mais tarde quando ele veio a público e confessou a Fraude, como o tio ele foi acusado de alcoólatra e Louco. Independente do fato dele ser acusado o tio ... Como ele conseguiu enganar tanta gente?? Porque a própria FEB ou os outros Espíritas ou até mesmo Chico não denunciaram a Fraude antes de ele confessar??
Você nunca vai saber o porquê dos seus problemas. Você apenas conhece a doutrina, mas nunca terá acesso a verdade, pois não existe verdade, fica tudo na teoria, sem aprofundamentos.
Praticamente tudo que vc falou faz sentido. Só queria obter uma resposta convincente ou apenas a sua opinião sobre: 1- A origem do mundo e da vida inteligente; 2- Os milagres de um modo geral, em especial sobre corpos incorruptos, aqueles que a "ciência" ainda não conseguiu explicar. Dispenso as demais opiniões, por gentileza.
Hoje eu vejo que um dos pontos mais nocivos do kardecismo é pregar que a Terra é um lugar de provas e expiações. E que existe um outro mundo melhor, perfeito. Mas não é essa vida. Mas, por favor, essa vida é tudo o que temos. Não dá pra passar toda nossa existência negando a vida que temos aqui.
A natureza e as sociedades são nocivas. A existência é. A procriação também. Apesar disso existem. Por qual motivo o mundo sobrenatural não seria? A crença espírita - quando se estuda mais profundamente fica nítido, falo como pesquisador e não adepto, pois não sou - não crê em um Deus como o judaico-cristão. Eles acreditam que o mundo sobrenatural funciona tão naturalmente quanto o mundo físico. As coisas são como são, assim como no mundo físico (o que chamam de "leis"). Na lógica deles, buscam apenas explicar o sobrenatural para auxiliar na diminuição do sofrimento nesse processo natural de vida e pós-vida. Caso exista mundo sobrenatural e uma divindade de poderes semelhantes aos pensados na crença judaico-cristã, tudo indica que são nocivos. Tão nocivos quanto o mundo que nos é visível. E no qual não deveríamos procriar. No mais, recomendo as obras de Julio Cabrera.
O espiritismo carrega o mesmo fardo das outras religiões. Tem uma linguagem um pouco mais sofisticada, mas não deixa de ser mais do mesmo. Culpa, medo, castigo... Paraíso (mundos superiores), inferno (mundos inferiores), purgatório (Umbral), pecado original (erros de encarnação passada) etc. Na verdade, acaba sendo um pouco mais cruel, quando coloca a culpa na vítima. Nasceu pobre, porque foi rico em outra vida e não soube fazer bom uso do dinheiro; nasceu com alguma deficiência, porque fez alguém sofrer de alguma maneira em outra encarnação; o que dizer do tal resgate coletivo em que dezenas ou centenas de pessoas morrem por conta de um acidente, e a explicação é que fizeram muito mal em outras vidas?... Mulheres que aguentam maridos abusivos, porque entendem que é necessário para progredir espiritualmente etc. Gays que se sentem culpados por outras vidas etc. Pqp! Que meda! Dediquei dez anos da minha vida... 😅
Vejo que não compreenderam a essência do ensinamento. Valorizem a vida atual, façam todo bem que puder, melhorem se como pessoas, cultivando as virtudes e poderão ter momentos felizes nesta vida e na próxima.
É, de fato tem uns "furos". Porém, na questão social, de amparo aos necessitados, os espíritas são bem engajados em ajudar as pessoas carentes, isso é positivo.
Mas eles não fazem isso de forma desinteressada, a maioria deles são pessoas arrogantes, esnobes e com senso de superioridade, fora do momento espírita de caridade eles nem olhariam na cara de um mendigo, é só naquela hora ali, e fazem por interesses como eu já falei, assim até a Universal também faz
@@fernando4885é isso mesmo. Eu convivi dez anos com eles. Se sentem superiores e a caridade não passa de um passaporte para a entrada no "paraíso". Não existe empatia, mas interesse e sentimento de superioridade. Eu confio mais na caridade de um ateu.
@@rogeriasouza5976sim a caridade de um ateu é muito mais sincera. As pessoas romantizam demais espíritas, realmente só quem conviveu com eles sabem a peça que são, inclusive eles nem conversam com vc sobre a doutrina, não dão a mínima chance de vc esclarecer contradições ou erros na doutrina, eles cortam a conversa na hora pessoalmente.
Matheus fui espirita e perdi grande parte da minha vida dedicada a esta fantasia, na época dos fóruns de internet nem existia orkut, participei de um fórum de Pietro Ubalde ele era um espiritualista muito próximo do espiritismo, mesmo ele alegando que não era espirita os espiritas do Brasil considerava ele um espirita. La no forum foi a primeira vez que vi uma critica a minha crença vinda de um ateu e fiquei chocado como um ateu com a currículo que tinha e não acreditava na "ciência" do espiritismo e usava todo meu repertorio que aprendi sobre Pietro Ubalte, ele é considerado o filosófico mais proeminente da época a defender a existência de espíritos, ele foi o maior critico do método cientifico, foi por conta dele que eu fui estudar o método cientifico só para encontrar as falhas da ciência materialista para poder refutar qualquer ateu que aparecesse. No processo me tornei um ateu, pois todos ataques a ciência dele e de Kardec era espantalhos a medida que fui entendendo como a ciência funciona. Descobri que existiam varios textos e cartas de Kardec que nunca foram traduzidos para português e antropólogos e historiadores de varias nacionalidades se debruçaram sobre estes texto e fizeram seus artigos demonstrando o chorume de Kardec, o suco de xenofobia, racismo e todo tipo de preconceito daquela época, a comunidade espirita do Brasil nunca traduziu por interesses financeiros obvio. Ainda sim uma ou outra coisa passou despercebido. Nos centros é comum eles chamarem ateus para fazer um debate com um palestrante já assisti um na minha época, eles fazem isso para demonstrar que ateísmo é irracional e gera degeneração na sociedade, e depois de anos descobri que eles tinham um padrão para escolher os teus para debate, tinha que ser jovens não podia passar dos 20 anos de preferencia estudantes de graduação e usuário de drogas e abandonado alguma crença por motivos de revolta. Percebe o jogo de manipulação? Tinha que ter uma boa dicção mas não poderia ser um pós-doc, eles sempre buscavam jovens revolucionários revoltados com a sociedade. Se não me engano o Douglas Rodrigues do Universo Racionalista conseguiu fazer um debata a muitos anos atrás, não tenho certeza se era ele ou algum amigo dele, e lembro de ler uma historia parecida em blogs da época de um ateu com doutorado que teve que mentir e inventar uma historia de vida para conseguir fazer um debate no centro espirita. Hoje em dia é um pouco mais difícil pois as redes cosias entrega nossa carreira, mas caso você tenha interesse de fazer um debate deste vc teria que crias novas contas em rede social e esconder sua formação e postas fotos só de alguns amigos e familiares para que eles não descubra sua formação. Eles são espertos e sabem usar o google então tem que ser muito bem planejado. Seria épico vc conseguir fazer um debate deste e gravar o evento, ainda que seja um desafio maior gravar pois com certeza eles não permitiriam câmeras. Conversa com Douglas Rodrigues do Universo Racionalista ele tem algumas historias curiosas ao investigar o espiritas.
Tem um canal aqui no youtube que chama "questionando crenças", o homem que posta os videos foi espírita por 20 anos e super engajado, até que um dia ele começou a questionar o que vi ali e se tornou um crítico ferrenho da crença, questionando Kardec, Chico Xavier, as canalizações, Divaldo Franco e todos os principais dirigente do espiritismo brasileiro.
Professor, obrigado pelo vídeo. Perfeitas suas colocações. Religiões são e serão sempre nocivas, inclusive espíritas, candomblecistas, umbandistas e afins.
Sem intermediários - no Espiritismo não há pastores ou outros intérpretes da doutrina, oportunistas fizeram da religião meio de vida; as editoras faturaram muito com livros escritos em letras enormes e número imenso de páginas, só para obter maior rentabilidade;
Imagine um Hominídeo lá pelos 150 milhões de anos atrás percebendo o crescimento da barriga da companheira e um dia nasce um serzinho chorão. Quem fez isso? Não tinha a menor condição de entender, então, Deus. Além de outros fenômenos.
Ninguém é obrigado a acreditar ou aceitar nada, o que nao lhe dá o direito de desmerecer a doutrina espírita. Nem todos possuem afinidade, grau evolutivo para entender e aceitar. Isso diz sobre o livre arbítrio. Cada um de nós é dono e responsável por suas escolhas e não deve ser rechaçado por isso; temos aí o respeito! O espiritisto é uma doutrina consoladora por trazer, para quem acredita, a certeza da eternidade do espírito, entendimento que leva acalento aos que perdem alguém muito próximo. O fato de você nao acreditar nao faz com que não seja verdade. Mas, ao contrário do que voce disse, não existem só flores no espiristismo : existe a lei da colheita conforme o que se plantou. Nem todos vão para um lugar lindo e cheio de paz! Há os que vão para um lugar feio e cheio de ódio, pois assim era seu espírito quando na carne! Chamam de umbral, de inferno e há espíritos que parasitam muito tempo por lá até serem resgatados depois de um arrependimento sincero. Os espíritos somos nós sem a carne! Nao perdemos nossas características nem nossa consciência só porquê desencarnamos! Não nos tornamos mais inteligentes ou mais burros... cometeremos erros também e por isdo teremos que continuar a aprender para evoluir. Mas, repetindo, é uma questão de escolha e capacidade de aceitar e isso nao torna as pessoas dementes por acreditarem... há pessoas boas e más por aqui... e igualmente há espíritos do bem e do mal. Nao é o fato de crer em Deus ou não que o diferenciará e sim o fato de ter ou nao bom caráter, boas e generosas atitudes perante a vida! Que Deus esteja sempre com você - ele nao precisa da sua crença para isso -, iluminando sua mente e seu coração!!❤❤
Não existe uma resposta exata (aliás, estamos falando de filosofia). Mas eu diria que é a capacidade de analisar a realidade, o que, claro, requer um certo repertório adquirido.
Não existe um consenso. Porém, podemos dizer que questionar, buscar a verdade, ter a sabedoria como objetivo principal podem ser méritos de um filósofo.
Já fui espírita e foi uma experiência muito boa e interessante. Como em qualquer sistema de crenças, o que te mantém é o pertencimento de grupo. De fato, muitos são pessoas tranquilas, educadas e inteligentes. A maioria está disposta em ajudar o próximo. Mas com o tempo você começa a abrir mão de muita coisa e esquecer de si mesmo. Sem contar que muita gente chega na doutrina com problemas de todo tipo e você acaba absorvendo isso também.
Sou ateu desde 1983 , hoje com 66 anos , todo dia assisto um vídeo do Morel Felipe Wilkon adoro quando um EX-Espirita joga um banho de água fria na sua Antiga Crença ..
Tenho um livro: o Espiritismo , um fraude cativante, livro muito onteressante, registra experiencia pars além da materia, muitas experiencias interessante, o autor é um judeu.
O que é mais chato é que todos são conhecedores da verdade absoluta. O espiritismo em alguns aspectos chega a ser infantil. Você escolhe encarnar de determinadas formas para fazer alguém evoluir ou é forçado a reencarnar de determinada maneira por causa de ações em outras vidas. Pensem, alguém vai preso sem saber o crime que cometeu? Como você paga pela pessoa que foi na vida oassada sem saber o que fez? Ah, mas a alma sabe... tá! Sempre tem uma escapatória argumentativa.
Em uma época da minha vida eu estava muito mal e acreditei que poderia melhorar meu estado emocional indo em um centro espirita. Fui uma única vez...nunca MAIS voltei. Achei uma bela piada.
Já fui espírita, evangélico e umbandista, nunca percebi de fato o que está nos livros, constatei que existe uma lacuna entre o discurso e prática, entre o religioso no templo, em suas reuniões, culto e a vivência, no trato com os "irmãos". Fora do círculo religioso são como qualquer um, quanto a fenômenos, milagres, os desconheço, no entanto ouvir muitos testemunhos vindos de mentes fantasiosas, supersticiosas
"Nossas intuições mais básicas e imediatas, simplesmente não permitem levar isso a sério". Caso tomemos isso como regra, teríamos que considerar que a própria realidade observável não existe. Porque maioria esmagadora das vezes ela não faz sentido. Tomar como pressuposto que o mundo sobrenatural seria necessariamente melhor, mais lógico e mais perfeito que o mundo material já é um grande equívoco nesse tipo de reflexão. Os espíritas inclusive não pregam isso. Eles acreditam que o mundo é como é, seja material ou sobrenatural. Buscam apenas compreender seu funcionamento (não sentido) e amenizar os danos. Sobre problemas no pensamento espírita, o maior que observo é confiar em "espíritos". Ninguém vivo na terra seria confiável para diversas perguntas que eles realizam aos espíritos. Considerando que os espíritos são apenas pessoas que não vivem mais materialmente, qual seria o motivo de acreditar que apenas por isso sabem mais? Na crença espírita, até no mundo sobrenatural a fé é necessária (os espíritos, por exemplo, acreditam em Deus sem terem visto - em muitos casos é tido como uma espécie de fonte de energia). Quando a fé é necessidade não existe o saber de fato.
Errado. Não temos motivo razoável para duvidar da existência da realidade observável justamente por nossas intuições básicas e imediatas. Se você duvidar disso, não vai conseguir assentar seu conhecimento em nada.
@@MatheusBenitesNão tinha visto que comentou sobre o nome "Allan". Reparei apenas agora, revendo o vídeo. A origem etimológica de Allan é de fato celta (druídas eram "sacerdotes" celtas).
Vão em busca de sentido. Ajuda clínica não auxilia nisso. Psiquiatras ajudam a estabilizar o funcionamento biológico do cérebro. Psicólogos ajudam algumas pessoas a tentarem suportar emocionalmente a realidade vivida. Porém, nada consegue conter a busca de sentido. Porque aparentemente não existe sentido na existência. Tenha certeza que sem religião os índices de auto morte seriam bem maiores. Como um Psicólogo convence uma mãe que perdeu o filho de forma grotesca de que entre a opção de auto morte e a de continuar vivendo, a de continuar vivendo é a melhor? Com ausência de sentido, para muitos não existiriam nem motivos para "aprender a lidar com a dor". A religião funciona para a maioria das pessoas como Ariano Suassuna explicou. Ele disse que acreditava em Deus por necessidade, pois não conseguiria viver no mundo se não acreditasse que existe um sentido, mesmo que desconhecido. Faz parte da função social da religião. Causa algumas auto mortes e impede outras. No mais, a solução é o antinatalismo por amor àqueles que ainda não existem e não merecem sofrer com a existência e com a reflexão sobre a existência. "Porque te amo, não nascerás!".
Como cristão, não concordo em nada com a doutrina espírita, porém, que seus adeptos tenham a liberdade de expressar sua fé como lhes convém. Não vejo edificação em criticar a crença alheia. Só digo uma coisa - que sejamos melhores como seres humanos, independente de religião ou fé.
Uma ida a um centro espírita não te dá base pra fazer essa análise e chegar a essa conclusão. Seu conhecimento é superficial, isso é fato. Concordar ou discordar de você é pessoal.
Sou Budista, já acompanhei minha amiga para assistir uma palestra espirita, apenas ouvi e não emiti nenhuma opinião, como não é minha crença não tem que fazer sentido pra mim, fico pensado pq uma pessoa não religiosa faz tanta questão que uma crença faça sentido pra ele?
Creio que seja pelo mesmo motivo que todas as pessoas fazem suas coisas. Suportar a tragédia que é a existência. As pessoas que assim fazem, sofreriam mais no mundo se assim não fizessem. É a mesma coisa de produzir arte. Ao artista seria sofrimento não produzi-la.
@@wm_wm01 Eu quis dizer pq um ateu tem tanta necessidade de uma crença responda suas questoes ao invés de ignora las. Usei eu como exemplo por ser Budista pouco me importa o que diz as outras crenças, não tenho opinião, elas não tem que explicar minhas questões entendeu ?
@@eduardoadriano8185 Eu entendi. E minha resposta foi justamente a respeito disso. "As pessoas que assim fazem" é referência àqueles que você definiu como os que não crêem e se preocupam na lógica da crença dos que crêem.
@@MatheusBenites Para um indivíduo se empenhar em "melhorar o mundo" precisa (1) acreditar que existe possibilidade para isso; (2) acreditar que existe sentido nisso. Nem todos pensam assim.
Para um ateu descrever sua visita a um centro espírita fica difícil. Ele não tem o conhecimento necessário para emitir uma opinião justa, pois ele fala com base naquilo que ele acredita, defende, ele não estudou, não vivenciou, não leu as obras básicas, não conhece todas as atividades espiritas, mesmo se conhecesse sua opinião expressa sua opinião pessoal, talvez falar daquilo que não se conhece não seja sensato. Um exemplo, eu falar de medicina, quando nunca estudei medicina. Considero o espiritismo fantástico, uma benção em minha vida. Nossa mente se abre para o conhecimento, as dúvidas são dissipadas, nos torna pessoas melhores, pois aprendemos o sentido da vida. Amar o semelhante, fazer o bem , fazer nossa reforma íntima, entender o porque das vicissitudes da vida, de onde viemos e para onde vamos. É preciso ler estudar. Enfim só conhecendo de verdade para entender a grandeza da doutrina espírita . Quanto a críticas que a doutrina recebe, se tiver fundamento, certamente serão levadas em consideração, contudo, vi algumas que partem de pessoas até sem conhecimento do espiritismo, analisam ligeiramente e já acham que entendem, algumas dá para perceber sim uma intenção de atingir o espiritismo, talvez para chamar a atenção sobre si, falo como alguém que segue o espiritismo, não como representante, pois sei que os dirigentes da doutrina não se preocupam com críticas, querem cumprir sua missão, fazendo o bem. Já que as obras falam por si mesmos, os frutos mostram que árvore é boa.
Este es el tema que a mí me cuesta vencer estoy dentro de varios grupos de ateo y también de cristianos a los cuales los respeto pero me está costando mucho vencer la temática de espíritus debido a las experiencias que tuve en mi casa sin siquiera saber lo que era
Ahahaha, quer dizer que você tem um obsessor que não lhe permite ir ao centro espírita? Há pessoas "sentidas" pelo seu relato, pelo visto. Eu posso confirmar que espiritismo é realmente nocivo pois fui um crente. Hoje consigo correlacionar esses pontos que citou no vídeo como causadores de uma extrema insensibilidade. Essas justificativas levam sim o crente a ser insensível com pessoas que julgam que tiveram um "merecido" karma proveniente de outra vida. Me incluo nesso rol pois acreditei nisso e hoje reconheço que me ajudou a ser uma pessoa um tanto insensível para certas questões... justamente por esses "julgamentos" de vidas alheias, tão comum ao espiritismo.
Para quem leu centenas de livros e filosofias, emitir uma opinião de tom categórico sem fazer uma imersão mínima na literatura - não apens clássica mas contemporânea sobre - é no mínimo pobre ou arrogante.
Que absurdo você rejeitar o Hinduísmo sem fazer uma imersão mínima na literatura de todos os livros Rigveda e valakhīlya - não apenas clássica mas contemporânea sobre - é no mínimo pobre ou arrogante. Lembre-se tem que ler em sânscrito pois as traduções foram feitas por homens e tem um monte de interpretações erradas.
Não concordo com a "lavratura do atestado definitivo" estudado tão pouco o assunto. Esse livro que codifica este movimento, que não devia ser religião em suas definições, não se apresenta definitivo, nem produzido por anjos, mas sujeito à permanente revisão. Imaginem questionar o ateísmo com a mesma superficialidade de análise, não chega a conclusão nenhuma (apesar da imensa oposição que a ciência matemática da estatística confere à impossibilidade da criação espontânea ter consciência).
Boa tarde e optchá ório Mateus Bentes. Espero que esteja tudo bem por aí. Espiritismo, um mágico Rudne, naquela época desmascarou ' Alan Kardec '! Fui ' espírita ' e sei o teatro que há lá! Excelente semana. Abraços e sucesso sempre! 😱👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌹🏆
Sugiro que estude sobre o hinduísmo. Vai te dar uma boa visão do que pode ser a espiritualidade fora do Ocidente e vai te dar a noção sobre como a ideia de Deus não se trata de se provar ou não sua existência.
A arrogância humana é insuperável. Ser ateu é livre arbítrio. É simples acreditar em algo que se vê, mas é impossível impossível ler um livro sem abri-lo.
O espiritismo é uma doutrina cheia de contradição, inclusive existem vários erros nos livros, e contradições entre os ditos espíritos da codificação, só tem duas pessoas que acredita e promove o espiritismo, os leigos ou os desonestos
O espiritismo no meu entender é algo tão simplista,que fico em duvida que foi DESENVOLVIDA por um estudioso como o tal KARDEC!! Tem imagens do Chico Xavier na tal casa dos milagres do estu......DOR.......
O maior absurdo do espiritismo, para mim, é sua concepção de hierarquia espiritual e a prepotência em explicar tudo sem nunca explicar nada. O perfil das pessoas que são adeptas dessa crença é bem previsível. Geralmente aparentam possuir algum poder que as fazem sentir superiores aos outros, simplesmente porque atribuíram algum significado para uma experiência supostamente sobrenatural. Como disse o Pondé, é uma crença infantil para pessoas imaturas intelectualmente, que inspiram pena pela ignorancia arrogante que exalam
Candomblé também é assim, ninguém ensina porque tem hierarquia e, a grana para "fazer santo" e crescer nessa hierarquia, é alta. Tem que vender dois rins. Se juntar todas as religiões e ainda acrescentar maçonaria, a gente percebe muita semelhança. Ego, poder, dinheiro e vaidade.
FB Souza: Espiritismo esplika MUITA KOIZA & o faz kom lójika. Por ezemplo, somos TODOS diferentes , não só na kor da pele (pretos, brankos & amarelos) komo também em gráu de intelijênsisa & moralidade . Kem ensinou Roberto Carlos a kantar ou Siênsia a A. Einstein ? Prokure resposta melhor do ke no "prinsípio das múltiplas ezistênsias" ou "reenkarnasão" , defendida pelo Espiritismo. Boa sorte ! VP Werneck, KOF/Brazil P.S.- Eskrita fonemikamente (pelo som serto).
Benites - _________- Paz e Bem! Sua narrativa é muito bem construída, mas gostaria de saber o quanto você pagou para adentrar ao centro espírita? Se você recebeu alguma oferta de cura dos seus males caso os tenha? E mais importante, que eu te interrogo: - Qual é a sua proposta de bem estar para a construção de uma sociedade mais justa e humana para o planeta Terra? Meu amigo já é fato provado que construir uma crítica é bem mais fácil do que provar algo que não temos matéria para demostrar. O espiritismo é uma luz para os caminhos daqueles que desejam se encontrar, nesse mundo onde a maldade impera. Bem sei que as suas dificuldades em acreditar em algo além da sua compreensão é natural, afinal ganhar notoriedade fazendo o bem é para poucos, mas mesmo assim. Boa sorte jovem.
O verdadeiro ESPIRITISMO não é diferente das outras religiões, no que se diz respeito a sua originalidade, são raros os verdadeiros Espíritas, como são raros os verdadeiros católicos, como são raros os verdadeiros evangélicos, e assim por diante 😢
Matheus, com todo respeito, você não entendeu nada e está falando de algo que não conhece. Deveria se aprofundar mais para ter embasamento para falar da doutrina espírita. Reconheço seu esforço para pensar sobre o assunto. Grande abraço
Rudolf Steiner, pai da Antroposofia, também chegou a várias conclusões semelhantes ao Espiritismo. E olha que ele foi tradutor de vários filósofos famosos, entre eles. Nietzsche. Vários médicos têm documentado a importância da Espiritualidade em quadros de doenças, entre elas as mentais. O que você tem a falar sobre isso?
@reinaldoodesouza2075 por que precisou o Oráculo de Delfos, através da sacerdotisa, afirmar que Sócrates era o homem mais inteligente de Atenas? Se a Filosofia é tão soberana porque perguntar a uma sacerdotisa em transe?
Mais deplorável é que o tratamento espiritual e as cirurgiasw feitas por curandeiros espíritas sempre resultam em mais poder, muita grana e, como a cereja do bolo, algum escândalo sexual no final da história.
Eu não me entendo como um ateu, mas o que a filosofia espiritualista que Kardec chamou de espiritismo me convenceu por muito tempo, você não questionou e acho que seria importante na sua análise, trata-se da teoria de Fé Raciocinada. Mas desejo boa sorte no seu trabalho.
para resposta @reinaldodesouza2075 mostrar o ónus da prova para descrente!se: mostram se quiserem, a constituição da liberdade de culto ou seja desde que o mundo é mundo em todos grupos humanos há uma referencia a relações dos homens com pós morte. milagres e salvações de supostos pecados, a liturgia, a forma de representar tem rituais e dialética de cada lugar, as discussões internas de cada grupo vão existir, mas na prática pouco vai mudar e se mudar será a versão da mesma coisa. Ateu falando de religião é que é patético, ele não acredita, se não acredita está falando do nada para ninguém! se algo não existe é pura perda de tempo tratar da não existência, agora se algo existe e voce acredita nessa possibilidade, discutir sua características e especificidades é normal e isso chama-se de estudo, elementos e fundamentos e seus postulados! leigos tentam tratar de coisas complexas com seus pensamentos simplórios, é a Internet dando voz a especialista de coisa nenhuma! cansativo!!!
Sua análise foi interessante, todavia muito superficial. Já fui espírita, não sou mais, pois não encontrei o espírito lá. No entanto, em relação a sua análise, você misturou um pouco de doutrina espírita com movimento espírita. No movimento espírita (as pessoas) você encontrará de tudo, muita coisa não corroborada pela doutrina espírita. Por exemplo, Chico Xavier pertence ao movimento espírita, suas obras não são doutrinárias. Muitas delas até divergentes da doutrina. Cada pessoa do movimento espírita, cada centro espírita, pode ter suas nuanças. Avaliar alguns trechos de um dos livros da doutrina e apenas uma visita a um dos centros espíritas é algo muito superficial. Não estou defendendo a doutrina espírita, mas é bom destacar a diferença entre ela e o movimento espírita, as pessoas são muito criativas e distorcem muito as coisas. Abraço
Fui espirita estudioso hoje vejo como um produto do racionalismo em voga na metade do sec. 19 época que ensinava teodiceia nas universidades. Positivista sim
Já fui espírita por pouco mais de um ano, mas nunca acreditei em tudo o que eles dizem e escreveram. Acho que o Kardec nunca quis criar uma doutrina, sua intenção era vender livros, aproveitando o modismo da época. No livro dos espíritos tem muita, muita bobagem, assim como qualquer livro de natureza religiosa. O grande defeito do espiritismo é querer ter resposta para tudo, querer explicar tudo, mesmo sabendo que não há resposta para tudo. E o que mais estragou esta nova doutrina, foi querer incorporar o evangelho, talvez para atrair mais seguidores. Esta é minha singela opinião.
fato apenas...o pior de tudo são as falácias logicas usadas para defender seus autores e seus dogmas, e ainda por cima usam de apelo a emoção e hipnose para convencimento
Outra questão que talvez se devesse levar em consideração é que o Espiritismo não se coloca como uma Doutrina perfeita. Como qualquer outra ela falha ou seus membros falham. Não é uma Teologia hermética. Os espíritas não negam que João de Deus errou, pelo contrário. Assim como padres e pastores de suas respectivas igrejas erram. Perfeição você não vai encontrar nas religiões, muito menos na Filosofia.
BOM, PRA QUEM É ATEU, EU ME CALO, MAS PARA QUEM AINDA NUTRI ALGUM TIPO DE FÉ EM DEUS, O ESPIRITISMO CONTINUA SENDO O CONJUNTO DE IDEIAS MAIS RAZOÁVEIS, E EXPLICA O MOTIVO DE TANTA COISA EXTRANHA, OU ERRADA NO MUNDO, PRA COMEÇO DE HISTÓRIA, CRER NUM DEUS SEM A IDEIA DA REENCARNAÇÃO É BEM COMPLICADO
Gostaria que você desse uma pesquisada no Racionalismo Cristão,pois é uma doutrina espírita, porém tendo como linha a evolução e não seguem a bíblia. Vejo algo interessante nessa doutrina. Também sou um quase ateu, porém, penso que não somos apenas matéria ,pois penso eu que matéria não tem sentimentos e consciência. Em deus não creio mais e não tenho dúvidas.
Eu sou um admirador da filosofia nietzschena, mas frente aos casos de EQM, atestado por médicos ateus também, eu fui obrigado a repensar algumas coisas. Não que algum livro religioso seja fonte da verdade absoluta, de modo algum. O ateu costuma fugir dos casos de EQM, os religiosos dos conhecimentos de natureza biológica e naturais. Tanto um quanto outro, se apegaram a uma premissa e não estão tão dispostos a abandonar, ainda que suas convicções sejam abaladas. Hoje eu acredito em ET e em uma consciência superior, todas de algum modo envolvidas e acredito que nossa razão é míope. Porém não tenho uma verdade, mesmo com todas evidências de vida alienígena e vida após a morte (essa última já está praticamente atestada pela medicina científica, mas não com o método científico) Recomendo que assistam o documentário "vida após a vida" e também leiam o livro. Tenho certeza que não serão mais os mesmos e toda filosofia se renova.
Nos casos de EQM, não há como provar que a experiência aconteceu quando o cérebro estava desligado, porque ele voltou à ativa. A experiência onírica pode muito bem ter acontecido depois de "ressuscitado". Recomendo o livro da Susan Blackmore sobre EQM, "Seeing myself".
@@MatheusBenites existem vários relatos de pessoas que descreveram eventos que ocorriam quando clinicamente elas não poderiam saber, devido seu estado de saúde, seja inconsciente, coma ou mesmo, morte clínica e quando recobraram a consciência narraram esses fatos aos médicos e os mesmos testemunharam. Sobre as hipóteses para explicar EQM, nenhuma delas foi capaz de explicar eventos narrados fora do corpo confirmados posteriormente pela equipe médica. Transformações profundas na personalidade, perda do medo da morte e recuperações popularmente conhecidas como milagrosas. Já li artigos científicos que compararam efeitos de drogas como ayuasca, metanfetamina, alucinações por drogas hospitalares e falta de oxigênio no cérebro pelos pilotos de aviões, que alegam uma semelhante visão de túnel com as EQM, e a conclusão é que nenhuma delas teve a mesma repercussão na vida e personalidade das pessoas e qualidade dessas mesmas experiências. Existe na medicina um expressão conhecida como recuperação espontânea ou algo do tipo. É um fato que foge a lógica científica. Os indivíduos que atestam a veracidade das EQM são pessoas que testemunharam e não apenas conjecturaram. Ateus que passearam por eqm deixaram de ser. Já estive no seu lugar, mas as minhas pesquisas foram tão aprofundadas no assuntos que fui obrigado a ceder a honestidade intelectual e dispensar a vaidade da razão. Quando eu tiver um tempo compartilharei contigo os artigos científicos que registaram acompanhamento de anos, fizeram as devidas comparações de drogas e alucinações, privação de oxigênio com as eqms. Apesar de ter sido confrontado com essa realidade, não passei a frequentar nenhuma religião, até porque, em nenhum desses contatos havia a "preocupação" em "revelar" a verdade e não afirmaram que era importante crer em Jesus, Alá, Buda, Kardec e tal. Obs: EQM pra acontecer não precisa do cérebro estar "desligado". Por isso mesmo, alguns cientistas já concluíram que a consciência não é produto do cérebro. Ele é apenas um órgão que aloja a consciência para seu funcionamento como se apresenta pra cada um de nós e seu prejuízo pode acarretar mau funcionamento, mas jamais o cérebro é responsável pela existência da consciência.
@@FeNan4172 Quando você diz: "alguns cientistas já concluíram que a consciência não é produto do cérebro" Isso demostra sua total falta de conhecimento de como a ciência funciona, não importa a opinião de cientista, tudo na ciência é comprovado com artigo cientifico revisado por pares. O termo "consciência" nem tem um consenso cientifico sobre sua definição, portanto qualquer definição sobre o tema é pura especulação, como é explicado neste artigo. Qualidade e quantidade: a consciência na ciência e na filosofia contemporâneas Sergio L. de C. Fernandes Ou resumido nesca canal do youtube ruclips.net/video/ujqgVWHcBjc/видео.html Perdeu seu tempo escrevendo este textão.
5:47 - 6:00: "Mas você está supondo que Deus existe, né?! Tudo isso faz sentido dentro de uma teologia que você coloca a doque de que Deus já existe. Mas não tem nenhum momento a prova de que Deus existe." Esse tipo de argumento que você utilizou não serviria também para o seu ateísmo? Você supõe que Deus não existe, mas também não dispõe de provas da inexistência de Deus. E, ademais, a pressuposição da inexistência de Deus só faz sentido dentro do ateísmo, bem como a pressuposição da existência de tal só faz sentido dentro da teologia, como você disse. Sendo assim, achei esse seu primeiro argumento bem insustentável.
Não é bem assim uma forma de calar... ok. Allan Kardec não adota essa postura não crítica. É só ler as Revistas Espiritas dele enfrentando os dogmáticos da Europa. Estão lá a defesa dele à critica. Qto ao Brasil, os líderes e os seguidores aceitam essas ideias não críticas, como normais, mas são devotos com resquícios e viés religiosos, e não fazem o exercício filosófico e científico das críticas. Se me fiz entender ... abçs
Boa tarde Mathews. Penso que você erra ao trazer o exemplo do deficiente físico. Muitas vezes o deficiente físico vem desta forma porque no planejamento espiritual ele escolheu vir desta forma, para se regenerar dos erros que ele cometeu em vidas passadas.
Eu acho que o mais grave do espiritismo é fazer a pessoa aceitar que tem alguma condição pq merece. Minha mãe me convenceu de frequentar um centro espírito pouco tempo antes de eu ser diagnosticada com uma doença neurológica que não tem cura. Eu sentia dores insuportáveis. No desespero, eu procurava qualquer tipo de tratamento para tentar aliviar as dores. Mesmo sem acreditar em deus, fui. Fiquei por um ano ouvindo pessoas dizerem que o que passamos aqui na terra é pq merecemos e devemos aceitar. Três anos depois descobri que a alimentação inflamatória era uma das causas das dores que eu sentia. Hj me livrei dos remédios controlados e as dores reduziram muito. Se eu tivesse aceitado o que os espíritas falam, eu estaria estagnada e jamais teria procurado melhorar. Eu acho isso até criminoso, pq tem pessoas que pioram muito a condição de saúde por causa desse papo furado.
Era fibromialgia?
Que bom que esta melhor agora.
Mto relevante seu comentário.
Obg por ter compartilhado 👍🏻
@@PIETRA_ZOE eu sofro de polineuropatia periférica sensitiva
@@Tatiana.M.Bottaro Ah sim, eu perguntei se era fibromialgia pq vi algumas pessoas tendo resultados surpreendentes fazendo justamente o que vc fez: desinflamando o organismo.
Que bom que seus sintomas tem amenizado. Eu tbm passei por semelhanças do que vc passou nessa religião e qndo saí a cabeça melhorou bastante.
Qndo eu levantava alguma questao sb um problema pessoal, sempre me diziam: 'vc deve ser mto endividada'.
Aff! Ainda bem que nos libertamos disso tudo ne? Bjks Tudo de bom!
@@PIETRA_ZOE sim!!!! Ainda bem que nos libertamos! 🙌🏻 Que bom que vc tbm melhorou qdo saiu. Hj em dia estou muito mais cética do que antes. Fui "vítima" de muita pseudociência. Pesquiso tudo que não conheço antes de tomar alguma decisão.
Desejo tudo de bom pra vc tbm!❤️
@@Tatiana.M.Bottaro 🌷
Sou uma mulher cadeirante, tenho 33 anos e tive paralisia cerebral tentei acreditar no espiritismo Há alguns anos atrás só pra ter esperança que em alguma outra vida eu iria andar. Mas fica tentando pensar no que eu teria feito de ruim me atormentava. Um senhor de um centro espírita que minha mãe frequentou explicava que eu poderia não ter feito nada cruel e só ter aceitado reencarnar assim porque estaria ajudando minha mãe completar a missão dela.
Mas quando a gente pra para pensar em acontecimentos do mundo como a escravidão e o Holocausto não tem como aceitar que essas pessoas aceitaram reencarnar e sofrer tanto.
Te conheci no canal do Daniel Gontijo! Parabéns pelo trabalho
Assist também ao canal do Morel, ex espírita, Questionando crenças, é excelente.
Tudo que é plantado aqui, é colhido aqui. Para exemplificar(não estou afirmando que foi exatamente assim) já imaginou que os judeus do holocausto, nas suas vidas passados, eram os senhores de escravos? Tudo o que cada individuo faz volta para ele, e é assim que o equilibrio se forma no universo. Além disso, tudo é fase, ninguém sofre para sempre, e o sofrimento é sempre aprendizado. Mas também, só é possivel ver as coisas assim, se você acreditar piamemte em karma e dharma. Sem compreender esses conceitos, é compreensivel que você tenha essa visão.
Otima reflexao Thais!
Tudo de bom pra vc🌷
@@Apenasumintelectual tudo invenção humana
@@ThaisElis o espiritismo(embora não sou espirita) tem o merito de negar o materialismo, mas o kardecismo parece vestir os epititos dele com os macacos de Darwin,.kkkkll
Alan Kardec escreveu o livro dos espíritos e depois lançou uma versão atualizada. Se era ditado pelos espíritos, então porque não acertaram na primeira?
SERÁ ATUALIZADO DE NOVO , A MEDIDA QUE O HOMEM EVOLUI NA COMPREENSÃO DAS COISAS MAIS AVANÇADA SE TORNA A COMPREENSÃO DO ESPIRITUAL, DESTA FORMA TUDO SEMPRE SERÁ ATUALIZADO! SE O WINDOWS ESTÁ NO 11 A SEGUNDA VERSÃO DE ALGUMA COISA É PLAUSÍVEL! O BRABO É OUVIR ATEU DIZENDO QUE DEUS NÃO EXISTE E FICA HORAS FALANDO DO NADA, RIDÍCULO, DEUS É PRA CRENTE@ ATEU DEVE FALAR DE CIÊNCIA!
Puro sofismo, comparar um S.O. com uma religião, péssimo, tenta de novo.@@xikomarkes
@@xikomarkes?
@@tiagocarvalho5571 tiatgo??????
Quem disse que espíritos são obrigados a acertar sempre, a não errar nunca? Quem disse que os espíritos são perfeitos e infalíveis só por serem espíritos? Quem disse isso, quando e onde?
Fui espírita muito atuante por dez anos. Você foi certeiro nas suas observações. ❤❤❤
Sou ateia, estou muito feliz em ver um canal tão excelente como o seu.
Se alguém quiser vídeos mais aprofundados sobre o tema, acesse o canal questionando crenças. Ele não está mais sendo atualizado, mas os vídeos eram bons e feitos por um ex-espirita.
Estava exatamente assistindo a um vídeo do Morel, ele me ajudou a abrir a mente e questionar minhas crenças, quando comecei a duvidar de tudo que estava seguindo.
@@sandra.lima. Que pena que ele parou. Ele tem dois canais, mas parou com os dois.
@@zimmerevidio quais são esses canais? :))
Siiimmm. Eu já não era espírita quando conheci o canal do Morel, mas ele me trouxe outras reflexões sobre o espiritismo.
Matheus, parece um loop infinito: nessa vida eu sofro prque fui má na outra, na próxima serei feliz mas na outra serei infeliz e por ai vai; tem sempre alguém devendo para alguém, um eterno acerto de contas e nunca fecha. Fora coisas absurdas relacionadas a obes|d@de, que a pessoa é assim porque na vida passada ela foi uma profissional do se)(0. Obrigada, Professor!
No passado eu costumava dizer para as pessoas que se fosse para escolherem uma religião, que escolham o espiritismo, que é a menos pior. Mas hoje em dia eu já não faria o mesmo. Fui espírita por um pequeno período mas segui flertando e simpatizando com os conceitos "espiritas" por muitos anos, inclusive durante vários anos através da Conscienciologia, que esforça-se ao limite máximo para se desgarrar do espiritismo mas não consegue, afinal, nasceu lá, queira ou não, o que Waldo Vieira fez ao separar-se de Chico Xavier foi complexificar e enfeitar em niveis megalomaníacos os mesmos preceitos do espiritismo, retirando apenas toda aquela moldura floreada e complascente que o espiritismo (principalmente o brasileiro) tinha. Mas no cerne, são sim a mesma coisa.
É muito difícil quando se é aberto ao espiritual não comprar certas ideias básicas (que vem de linhas teóricas muito mais antigas inclusive) como a reencarnação, o karma, os chacras, etc. Mas poxa, é só sair da bolha, respirar fundo um pouco da realidade, entrar de cabeça na ciência e na racionalidade, no existencialismo e na urgência da vida material em si para perceber como tudo isso é simplesmente um amontoado de desculpas e gambiarras pseudo-intelectuais para tentar dar sentido a coisas que A: Não sabemos o sentido e B: Não tem sentido mesmo...
Mandou bem éssa, tudo o que eles oferecem é uma efêmera segurança psicológica .
Tenho mediunidade ostensiva desde que consigo me lembrar, com 3 anos de idade, e via espíritos, eu tenho 50 anos e até hoje vejo, ouço e sinto o que eles estão sentindo, e tenho certeza que somos seres eternos, vivendo uma experiência humana, como muitas, com a reencarnação, já fui muito ajudada e já vi curas espirituais de pessoas próximas, e eu vejo, não preciso acreditar no que me falam.
Também consagro as Medicinas Sagradas, a Ayahuasca e Cogumelos mágicos, que são realmente Sagradas, nos cura de traumas, que muitas vezes são de vidas passadas, que foi o que aconteceu comigo e com outras pessoas que conheço.
Acredito em Um Criador, na Espiritualidade Maior, mas não acredito nas religiões.
O professor Hélio Couto ensina Mecânica Quântica e Espiritualidade, muito bom todo o conteúdo dele.
Tem os canais de Saulo Calderon e Wagner Borges, muito bons também.
Busque ajuda psicológica imediatamente kkkkkkkk
Curas: Você já viu alguém que teve algum membro totalmente decepado (braço ou perna por exemplo), nascer outro no lugar e a pessoa ter novamente uma vida normal?
Nos livros psicografados por Chico Xavier não há nada de errado. Apenas a convocação a prática do bem e do perdão que leva a libertação de qualquer um de nós, para o nosso encontro com Deus e a vida. Na obra de André Luiz só se fala, principalmente, do amor a Deus e ao próximo que é a chave da nossa libertação e da nossa felicidade. Como vê, por essas e outras, que não é um doutrina estagnada...
Matheus obrigado por suas reflexões. Estava assistindo um vídeo do Morel ( Questinando crenças) Um ex-espirita que questionava toda doutrina espírita! Eu que era espírita, mas estava questionando tudo àquilo... encontrei a pessoa certa no momento certo ✔️
Pra mim foi muito bom , me abriu a mente , me deu amplitude para questionar não só a Doutrina Espírita, mas todas as religiões 🙏🏽
Morel é incrível!!! Conheci ele início do ano. Esse homem é muito lúcido.
Mas é bom lembrar que o Morel não é ateu nem materialista, e foi praticante de magia, sendo que ele dizia ter alcançado resultados reais com ela. Não o confundam com o que ele não é.
@@mariaalicedaniapedroza3667 Eu sei muito bem o que Morel é e o que ele não é 😉 Sua atrasada e preconceituosa.
@@mariaalicedaniapedroza3667 Você fez um comentário infeliz. Sei muito bem o que ele É e o que Não é. Vejo em seu comentário uma possível qualidade de pessoa atrasada e preconceituosa.
@@Yuri.Explorer Nossa! Tudo ofende as pessoas hoje em dia, não? Quis deixar clara a questão que o Morel não deve ser usado como uma espécie de ídolo pelos ateus e materialistas, porque ele não é nada disso (nem eu). Ele questionou muitas coisas, mas nunca afirmou acreditar que só a matéria física existe, e afirmou acreditar em deus, e é bom que isso fique claro. Você você acha eu sou atrasada e preconceituosa por ter feito um comentário para esclarecer a questão, eu acho que você deve sofrer de alguma incapacidade cognitiva por não ter entendido o meu esclarecimento, que é bem necessário, na minha opinião.
carl Sagan disse uma vez algo interessante: os espíritos nunca dizem nada além do seu tempo. Por que algum espírito não veio para esclarecer algum mistério não resolvido?
Pois é... Sagan tinha razão. Pq o limite é o conhecimento de cada época... o resto é "tonteria" como diria o Prof. Osvaldo Luiz Ribeiro.🤜🤛👍
Não sou espírita. Mas acredito na reencarnação. Gostaria de indicar ao filósofo a leitura do Livro de Ian Sthefenson sobre suas pesquisas sobre reencarnação. Também o caso de ON SETI ( uma senhora inglesa) que reconstruiu o templo de SETI em Abidos no antigo Egito. Coisa inacreditável .
O Morel Felipe Wilkon refutou todo o espiritismo no canal dele
Canal: Questionando Crenças
Morel é phoda!
Maravilhoso! ❤
Top
Esse cara é um gnóstico freestyle.
Frequentei o centro espírita por um tempo , foi muito bom naquele momento da minha vida , recebi conforto emocional , os passes me faziam muito bem , o ambiente era ótimo , música relaxante , eles nos davam a palavra pra comentar o assunto da palestra , e nem sempre concordava .
Foi um tempo muito bom , mas hoje não tenho mais vontade de ir sei que ,se eu quiser me conectar com a energia do universo que para mim é "Deus " não preciso ir a lugar algum , valeu a experiência!
Blza cara, isso é sinal que já teve algum progresso, parabéns por ter se livrado desta gaiola.
Paz, e Boa sorte na sua jornada.
Convivo com espíritas e os respeito, mas é triste ver como aqueles livros escritos 150 anos atrás e até hoje sem uma versão modernizada são utilizados no evangelho no lar: as pessoas leem o evangelho segundo o espiritismo, o livro dos espíritos e dos médiuns, cheios de palavras em desuso e não entendem o que está escrito....
Muitos já deixaram de falar comigo só pelo fato de eu não crer mais em NENHUM deus e não ter mais NENHUMA religião desde os 16 anos de idade. Agora quero distância dos religiosos FANÁTICOS que se ofendem quando se fala no deus deles e não quero sequer trocar mensagens com eles. Desejo que sejam felizes e após a morte cheguem ao céu e fiquem sentados eternamente à direita do "bom" deus deles. E que ganhem um automóvel no juízo final.
Me fez lembrar a viagem do Camus ao Brasil, quando visitou um terreiro...ele também foi um "obstáculo" para os rituais.
😂estou imaginando a cara dele. Já quero saber mais a respeito.
@@jff989eu também 😅
Roberto, quando eu trabalhava com Cinema eu adaptei essa história do Camus para um curta-metragem: ruclips.net/video/KgbPtcmbz60/видео.html
@@MatheusBenites obrigado pela indicação. Assisti e gostei muito! Parabéns a todos os envolvidos. Obs: fiquei interessado em visitar Iguape.
"Dormi" nessa ilusão e embuste por dezoito anos. Acordei!!!
Parabéns pela coragem!
Eu me dediquei por dez anos.
Meu nobre, perdão, o ateismo tambem não é uma ilusão?
@@josevalverde7431 acredito. Porém, mais real... Abraço
@@josevalverde7431 Ateísmo é outra ilusão; é o sujo (fanáticos religiosos) querendo falar do mal lavado (céticos fanáticos), repleto de sofismas ensejando o ceticismo.
Quando se está passando por uma dor muito intensa, como perder os pais ou perder os filhos, é até normal buscar conforto em uma religião. Aparentemente, na doutrina espírita esse acolhimento é bem menos nocivo e autoritário. Os livros trazem respostas pra muita coisa, mas é o fato de estar rodeado de pessoas que passaram ou estão passando por situações semelhantes - e apoiando umas as outras - que mantém essas pessoas na religião. No foi o meu caso. Eu ingressei por curiosidade, vivi aquilo por alguns anos, fiz boas amizades e depois sai. Apesar de não seguir mais a doutrina, algumas coisas se tornaram um hábito e eu ainda mantenho.
Verdade cara, religião é uma coisa viciosa.a gente precisa raciocinar e questionar para se libertar delas.
Boas reflexões, mano!
Obrigado, Daniel. É nós!
Quem leu e vivenciou a doutrina espírita participando das reuniões mediúnica de desobsessão nunca será um ex espírita. Como o palestrante falou que não aprofundou muito.
O Espiritismo não é sério, se fosse sério ele disporia de um método objetivo para desmascarar charlatões.
Um exemplo claro disso foi o sobrinho de Chico.
Amauri Pena, ele era tido como um prodígio, semelhante ao tio.
Tendo escrito Os Curziadas ( Uma versão espiritual de Os Luziadas), Foi aclamado pela FEB como o novo Chico Xavier, mais tarde quando ele veio a público e confessou a Fraude, como o tio ele foi acusado de alcoólatra e Louco.
Independente do fato dele ser acusado o tio ...
Como ele conseguiu enganar tanta gente?? Porque a própria FEB ou os outros Espíritas ou até mesmo Chico não denunciaram a Fraude antes de ele confessar??
Ex espírita aqui, é tudo fraude.
@@MarcosKligmanFalácia do Escocês??
Eu trabalhei com desobsessão e com apometria e sou ex-espírita.
Sempre fui ateia, só demorei um tempo para admitir.
Você nunca vai saber o porquê dos seus problemas. Você apenas conhece a doutrina, mas nunca terá acesso a verdade, pois não existe verdade, fica tudo na teoria, sem aprofundamentos.
Eu adoro esses assuntos gosto de ouvir gente inteligente
Praticamente tudo que vc falou faz sentido. Só queria obter uma resposta convincente ou apenas a sua opinião sobre: 1- A origem do mundo e da vida inteligente; 2- Os milagres de um modo geral, em especial sobre corpos incorruptos, aqueles que a "ciência" ainda não conseguiu explicar. Dispenso as demais opiniões, por gentileza.
Depois que Alan Kardec morreu ele já falou com alguém?
Hoje eu vejo que um dos pontos mais nocivos do kardecismo é pregar que a Terra é um lugar de provas e expiações. E que existe um outro mundo melhor, perfeito. Mas não é essa vida. Mas, por favor, essa vida é tudo o que temos. Não dá pra passar toda nossa existência negando a vida que temos aqui.
Sim, e também pensar que merecemos estar na condição que estamos, em função de vidas passadas. Por ex: deficientes físicos e mentais.
A natureza e as sociedades são nocivas. A existência é. A procriação também. Apesar disso existem. Por qual motivo o mundo sobrenatural não seria?
A crença espírita - quando se estuda mais profundamente fica nítido, falo como pesquisador e não adepto, pois não sou - não crê em um Deus como o judaico-cristão. Eles acreditam que o mundo sobrenatural funciona tão naturalmente quanto o mundo físico. As coisas são como são, assim como no mundo físico (o que chamam de "leis"). Na lógica deles, buscam apenas explicar o sobrenatural para auxiliar na diminuição do sofrimento nesse processo natural de vida e pós-vida.
Caso exista mundo sobrenatural e uma divindade de poderes semelhantes aos pensados na crença judaico-cristã, tudo indica que são nocivos. Tão nocivos quanto o mundo que nos é visível. E no qual não deveríamos procriar.
No mais, recomendo as obras de Julio Cabrera.
O espiritismo carrega o mesmo fardo das outras religiões. Tem uma linguagem um pouco mais sofisticada, mas não deixa de ser mais do mesmo. Culpa, medo, castigo... Paraíso (mundos superiores), inferno (mundos inferiores), purgatório (Umbral), pecado original (erros de encarnação passada) etc. Na verdade, acaba sendo um pouco mais cruel, quando coloca a culpa na vítima. Nasceu pobre, porque foi rico em outra vida e não soube fazer bom uso do dinheiro; nasceu com alguma deficiência, porque fez alguém sofrer de alguma maneira em outra encarnação; o que dizer do tal resgate coletivo em que dezenas ou centenas de pessoas morrem por conta de um acidente, e a explicação é que fizeram muito mal em outras vidas?... Mulheres que aguentam maridos abusivos, porque entendem que é necessário para progredir espiritualmente etc. Gays que se sentem culpados por outras vidas etc. Pqp! Que meda! Dediquei dez anos da minha vida... 😅
Isso mesmo, fomos criados aqui, e sempre faremos parte deste lindo planeta azul.
Vejo que não compreenderam a essência do ensinamento. Valorizem a vida atual, façam todo bem que puder, melhorem se como pessoas, cultivando as virtudes e poderão ter momentos felizes nesta vida e na próxima.
Estou conhecendo seu trabalho agora. Muito obrigada por existir
O mundo é um grande absurdo, mas da pra curtir!
É, de fato tem uns "furos". Porém, na questão social, de amparo aos necessitados, os espíritas são bem engajados em ajudar as pessoas carentes, isso é positivo.
Isso é de fato positivo. Mas podemos fazer isso muito melhor sem a superstição e a autoilusão.
Mas eles não fazem isso de forma desinteressada, a maioria deles são pessoas arrogantes, esnobes e com senso de superioridade, fora do momento espírita de caridade eles nem olhariam na cara de um mendigo, é só naquela hora ali, e fazem por interesses como eu já falei, assim até a Universal também faz
@@fernando4885 Real
@@fernando4885é isso mesmo. Eu convivi dez anos com eles. Se sentem superiores e a caridade não passa de um passaporte para a entrada no "paraíso". Não existe empatia, mas interesse e sentimento de superioridade. Eu confio mais na caridade de um ateu.
@@rogeriasouza5976sim a caridade de um ateu é muito mais sincera. As pessoas romantizam demais espíritas, realmente só quem conviveu com eles sabem a peça que são, inclusive eles nem conversam com vc sobre a doutrina, não dão a mínima chance de vc esclarecer contradições ou erros na doutrina, eles cortam a conversa na hora pessoalmente.
Matheus fui espirita e perdi grande parte da minha vida dedicada a esta fantasia, na época dos fóruns de internet nem existia orkut, participei de um fórum de Pietro Ubalde ele era um espiritualista muito próximo do espiritismo, mesmo ele alegando que não era espirita os espiritas do Brasil considerava ele um espirita. La no forum foi a primeira vez que vi uma critica a minha crença vinda de um ateu e fiquei chocado como um ateu com a currículo que tinha e não acreditava na "ciência" do espiritismo e usava todo meu repertorio que aprendi sobre Pietro Ubalte, ele é considerado o filosófico mais proeminente da época a defender a existência de espíritos, ele foi o maior critico do método cientifico, foi por conta dele que eu fui estudar o método cientifico só para encontrar as falhas da ciência materialista para poder refutar qualquer ateu que aparecesse. No processo me tornei um ateu, pois todos ataques a ciência dele e de Kardec era espantalhos a medida que fui entendendo como a ciência funciona.
Descobri que existiam varios textos e cartas de Kardec que nunca foram traduzidos para português e antropólogos e historiadores de varias nacionalidades se debruçaram sobre estes texto e fizeram seus artigos demonstrando o chorume de Kardec, o suco de xenofobia, racismo e todo tipo de preconceito daquela época, a comunidade espirita do Brasil nunca traduziu por interesses financeiros obvio. Ainda sim uma ou outra coisa passou despercebido.
Nos centros é comum eles chamarem ateus para fazer um debate com um palestrante já assisti um na minha época, eles fazem isso para demonstrar que ateísmo é irracional e gera degeneração na sociedade, e depois de anos descobri que eles tinham um padrão para escolher os teus para debate, tinha que ser jovens não podia passar dos 20 anos de preferencia estudantes de graduação e usuário de drogas e abandonado alguma crença por motivos de revolta. Percebe o jogo de manipulação? Tinha que ter uma boa dicção mas não poderia ser um pós-doc, eles sempre buscavam jovens revolucionários revoltados com a sociedade.
Se não me engano o Douglas Rodrigues do Universo Racionalista conseguiu fazer um debata a muitos anos atrás, não tenho certeza se era ele ou algum amigo dele, e lembro de ler uma historia parecida em blogs da época de um ateu com doutorado que teve que mentir e inventar uma historia de vida para conseguir fazer um debate no centro espirita.
Hoje em dia é um pouco mais difícil pois as redes cosias entrega nossa carreira, mas caso você tenha interesse de fazer um debate deste vc teria que crias novas contas em rede social e esconder sua formação e postas fotos só de alguns amigos e familiares para que eles não descubra sua formação. Eles são espertos e sabem usar o google então tem que ser muito bem planejado.
Seria épico vc conseguir fazer um debate deste e gravar o evento, ainda que seja um desafio maior gravar pois com certeza eles não permitiriam câmeras.
Conversa com Douglas Rodrigues do Universo Racionalista ele tem algumas historias curiosas ao investigar o espiritas.
Tem um canal aqui no youtube que chama "questionando crenças", o homem que posta os videos foi espírita por 20 anos e super engajado, até que um dia ele começou a questionar o que vi ali e se tornou um crítico ferrenho da crença, questionando Kardec, Chico Xavier, as canalizações, Divaldo Franco e todos os principais dirigente do espiritismo brasileiro.
Parabéns por sua coragem de esclarecer as pessoas
Professor, obrigado pelo vídeo. Perfeitas suas colocações. Religiões são e serão sempre nocivas, inclusive espíritas, candomblecistas, umbandistas e afins.
Sem intermediários - no Espiritismo não há pastores ou outros intérpretes da doutrina, oportunistas fizeram da religião meio de vida; as editoras faturaram muito com livros escritos em letras enormes e número imenso de páginas, só para obter maior rentabilidade;
A existência da realidade é a prova de um criador assim como um aquário não sobrevive por conta própria a vida necessita de um cuidador superior
Imagine um Hominídeo lá pelos 150 milhões de anos atrás percebendo o crescimento da barriga da companheira e um dia nasce um serzinho chorão. Quem fez isso? Não tinha a menor condição de entender, então, Deus. Além de outros fenômenos.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SER RACIONAL E INTELIGENTE?
Ninguém é obrigado a acreditar ou aceitar nada, o que nao lhe dá o direito de desmerecer a doutrina espírita. Nem todos possuem afinidade, grau evolutivo para entender e aceitar. Isso diz sobre o livre arbítrio. Cada um de nós é dono e responsável por suas escolhas e não deve ser rechaçado por isso; temos aí o respeito! O espiritisto é uma doutrina consoladora por trazer, para quem acredita, a certeza da eternidade do espírito, entendimento que leva acalento aos que perdem alguém muito próximo. O fato de você nao acreditar nao faz com que não seja verdade. Mas, ao contrário do que voce disse, não existem só flores no espiristismo : existe a lei da colheita conforme o que se plantou. Nem todos vão para um lugar lindo e cheio de paz! Há os que vão para um lugar feio e cheio de ódio, pois assim era seu espírito quando na carne! Chamam de umbral, de inferno e há espíritos que parasitam muito tempo por lá até serem resgatados depois de um arrependimento sincero. Os espíritos somos nós sem a carne! Nao perdemos nossas características nem nossa consciência só porquê desencarnamos! Não nos tornamos mais inteligentes ou mais burros... cometeremos erros também e por isdo teremos que continuar a aprender para evoluir. Mas, repetindo, é uma questão de escolha e capacidade de aceitar e isso nao torna as pessoas dementes por acreditarem... há pessoas boas e más por aqui... e igualmente há espíritos do bem e do mal. Nao é o fato de crer em Deus ou não que o diferenciará e sim o fato de ter ou nao bom caráter, boas e generosas atitudes perante a vida! Que Deus esteja sempre com você - ele nao precisa da sua crença para isso -, iluminando sua mente e seu coração!!❤❤
O que faz de alguém um filósofo?
questionar, estar ciente, ter a possibilidade de usar ferramentas do intelecto, fazer mais perguntas e dar menos respostas...vc é um filosofo.
Não existe uma resposta exata (aliás, estamos falando de filosofia). Mas eu diria que é a capacidade de analisar a realidade, o que, claro, requer um certo repertório adquirido.
@bungas-não necessariamente...
Não existe um consenso. Porém, podemos dizer que questionar, buscar a verdade, ter a sabedoria como objetivo principal podem ser méritos de um filósofo.
Já fui espírita e foi uma experiência muito boa e interessante. Como em qualquer sistema de crenças, o que te mantém é o pertencimento de grupo. De fato, muitos são pessoas tranquilas, educadas e inteligentes. A maioria está disposta em ajudar o próximo. Mas com o tempo você começa a abrir mão de muita coisa e esquecer de si mesmo. Sem contar que muita gente chega na doutrina com problemas de todo tipo e você acaba absorvendo isso também.
Sou ateu desde 1983 , hoje com 66 anos , todo dia assisto um vídeo do Morel Felipe Wilkon adoro quando um EX-Espirita joga um banho de água fria na sua Antiga Crença ..
Tenho um livro: o Espiritismo , um fraude cativante, livro muito onteressante, registra experiencia pars além da materia, muitas experiencias interessante, o autor é um judeu.
E é por istoo que eu AMOOO O SEU CANAAL!!! KKKKK❤
O que é mais chato é que todos são conhecedores da verdade absoluta. O espiritismo em alguns aspectos chega a ser infantil. Você escolhe encarnar de determinadas formas para fazer alguém evoluir ou é forçado a reencarnar de determinada maneira por causa de ações em outras vidas. Pensem, alguém vai preso sem saber o crime que cometeu? Como você paga pela pessoa que foi na vida oassada sem saber o que fez? Ah, mas a alma sabe... tá! Sempre tem uma escapatória argumentativa.
Em uma época da minha vida eu estava muito mal e acreditei que poderia melhorar meu estado emocional indo em um centro espirita. Fui uma única vez...nunca MAIS voltei. Achei uma bela piada.
Já fui espírita, evangélico e umbandista, nunca percebi de fato o que está nos livros, constatei que existe uma lacuna entre o discurso e prática, entre o religioso no templo, em suas reuniões, culto e a vivência, no trato com os "irmãos". Fora do círculo religioso são como qualquer um, quanto a fenômenos, milagres, os desconheço, no entanto ouvir muitos testemunhos vindos de mentes fantasiosas, supersticiosas
"Nossas intuições mais básicas e imediatas, simplesmente não permitem levar isso a sério". Caso tomemos isso como regra, teríamos que considerar que a própria realidade observável não existe. Porque maioria esmagadora das vezes ela não faz sentido.
Tomar como pressuposto que o mundo sobrenatural seria necessariamente melhor, mais lógico e mais perfeito que o mundo material já é um grande equívoco nesse tipo de reflexão. Os espíritas inclusive não pregam isso. Eles acreditam que o mundo é como é, seja material ou sobrenatural. Buscam apenas compreender seu funcionamento (não sentido) e amenizar os danos.
Sobre problemas no pensamento espírita, o maior que observo é confiar em "espíritos". Ninguém vivo na terra seria confiável para diversas perguntas que eles realizam aos espíritos. Considerando que os espíritos são apenas pessoas que não vivem mais materialmente, qual seria o motivo de acreditar que apenas por isso sabem mais?
Na crença espírita, até no mundo sobrenatural a fé é necessária (os espíritos, por exemplo, acreditam em Deus sem terem visto - em muitos casos é tido como uma espécie de fonte de energia). Quando a fé é necessidade não existe o saber de fato.
Errado. Não temos motivo razoável para duvidar da existência da realidade observável justamente por nossas intuições básicas e imediatas. Se você duvidar disso, não vai conseguir assentar seu conhecimento em nada.
@@MatheusBenites Com a frase estava apenas levando o pressuposto às últimas consequências. Obviamente tornando-o um absurdo.
@@MatheusBenitesNão tinha visto que comentou sobre o nome "Allan". Reparei apenas agora, revendo o vídeo. A origem etimológica de Allan é de fato celta (druídas eram "sacerdotes" celtas).
E as irmãs Fox?
Tem muita gente que frequenta os centros espíritas em busca de conforto, quando deveria buscar ajuda profissional para aprender a lidar com a dor.
Vão em busca de sentido. Ajuda clínica não auxilia nisso. Psiquiatras ajudam a estabilizar o funcionamento biológico do cérebro. Psicólogos ajudam algumas pessoas a tentarem suportar emocionalmente a realidade vivida. Porém, nada consegue conter a busca de sentido. Porque aparentemente não existe sentido na existência. Tenha certeza que sem religião os índices de auto morte seriam bem maiores.
Como um Psicólogo convence uma mãe que perdeu o filho de forma grotesca de que entre a opção de auto morte e a de continuar vivendo, a de continuar vivendo é a melhor?
Com ausência de sentido, para muitos não existiriam nem motivos para "aprender a lidar com a dor".
A religião funciona para a maioria das pessoas como Ariano Suassuna explicou. Ele disse que acreditava em Deus por necessidade, pois não conseguiria viver no mundo se não acreditasse que existe um sentido, mesmo que desconhecido.
Faz parte da função social da religião. Causa algumas auto mortes e impede outras.
No mais, a solução é o antinatalismo por amor àqueles que ainda não existem e não merecem sofrer com a existência e com a reflexão sobre a existência. "Porque te amo, não nascerás!".
Contra dor é só anador.
Como cristão, não concordo em nada com a doutrina espírita, porém, que seus adeptos tenham a liberdade de expressar sua fé como lhes convém. Não vejo edificação em criticar a crença alheia. Só digo uma coisa - que sejamos melhores como seres humanos, independente de religião ou fé.
Uma ida a um centro espírita não te dá base pra fazer essa análise e chegar a essa conclusão. Seu conhecimento é superficial, isso é fato. Concordar ou discordar de você é pessoal.
Todos temos a nossa verdade incontestável! Somos livres para semear e obrigados a colher! Aguardemos!
Sou Budista, já acompanhei minha amiga para assistir uma palestra espirita, apenas ouvi e não emiti nenhuma opinião, como não é minha crença não tem que fazer sentido pra mim, fico pensado pq uma pessoa não religiosa faz tanta questão que uma crença faça sentido pra ele?
Creio que seja pelo mesmo motivo que todas as pessoas fazem suas coisas. Suportar a tragédia que é a existência. As pessoas que assim fazem, sofreriam mais no mundo se assim não fizessem. É a mesma coisa de produzir arte. Ao artista seria sofrimento não produzi-la.
@@wm_wm01 Eu quis dizer pq um ateu tem tanta necessidade de uma crença responda suas questoes ao invés de ignora las. Usei eu como exemplo por ser Budista pouco me importa o que diz as outras crenças, não tenho opinião, elas não tem que explicar minhas questões entendeu ?
Que tal melhorar o mundo? Impedir que pessoas vivam na autoilusão e prejudiquem suas vidas? Sejam abusadas?
@@eduardoadriano8185 Eu entendi. E minha resposta foi justamente a respeito disso. "As pessoas que assim fazem" é referência àqueles que você definiu como os que não crêem e se preocupam na lógica da crença dos que crêem.
@@MatheusBenites Para um indivíduo se empenhar em "melhorar o mundo" precisa (1) acreditar que existe possibilidade para isso; (2) acreditar que existe sentido nisso.
Nem todos pensam assim.
Bom é as ideologia de atual sai de Alan cardek que deu um ensinamento para ideia atual adultrina atual é melhor?
Gostei incrivel.
Para um ateu descrever sua visita a um centro espírita fica difícil. Ele não tem o conhecimento necessário para emitir uma opinião justa, pois ele fala com base naquilo que ele acredita, defende, ele não estudou, não vivenciou, não leu as obras básicas, não conhece todas as atividades espiritas, mesmo se conhecesse sua opinião expressa sua opinião pessoal, talvez falar daquilo que não se conhece não seja sensato. Um exemplo, eu falar de medicina, quando nunca estudei medicina.
Considero o espiritismo fantástico, uma benção em minha vida. Nossa mente se abre para o conhecimento, as dúvidas são dissipadas, nos torna pessoas melhores, pois aprendemos o sentido da vida. Amar o semelhante, fazer o bem , fazer nossa reforma íntima, entender o porque das vicissitudes da vida, de onde viemos e para onde vamos. É preciso ler estudar. Enfim só conhecendo de verdade para entender a grandeza da doutrina espírita .
Quanto a críticas que a doutrina recebe, se tiver fundamento, certamente serão levadas em consideração, contudo, vi algumas que partem de pessoas até sem conhecimento do espiritismo, analisam ligeiramente e já acham que entendem, algumas dá para perceber sim uma intenção de atingir o espiritismo, talvez para chamar a atenção sobre si, falo como alguém que segue o espiritismo, não como representante, pois sei que os dirigentes da doutrina não se preocupam com críticas, querem cumprir sua missão, fazendo o bem. Já que as obras falam por si mesmos, os frutos mostram que árvore é boa.
Este es el tema que a mí me cuesta vencer estoy dentro de varios grupos de ateo y también de cristianos a los cuales los respeto pero me está costando mucho vencer la temática de espíritus debido a las experiencias que tuve en mi casa sin siquiera saber lo que era
No apresuréis a explicar con Espíritus lo que no sabéis explicar. Está bien no saber explicar ciertas cosas
Assista os vídeo do Morel Felipe Wilkon, canal questionando crenças 😉
@@MatheusBenites👏👏👏👏
Gostaria de comentar, mas tenho medo de levar uma pedrada.
Não tenha medo. Coloque seu ponto de vista.
@@rogeriasouza5976medo impede nossos sonhos, e quem cala consente. 😂
Ahahaha, quer dizer que você tem um obsessor que não lhe permite ir ao centro espírita? Há pessoas "sentidas" pelo seu relato, pelo visto. Eu posso confirmar que espiritismo é realmente nocivo pois fui um crente. Hoje consigo correlacionar esses pontos que citou no vídeo como causadores de uma extrema insensibilidade. Essas justificativas levam sim o crente a ser insensível com pessoas que julgam que tiveram um "merecido" karma proveniente de outra vida. Me incluo nesso rol pois acreditei nisso e hoje reconheço que me ajudou a ser uma pessoa um tanto insensível para certas questões... justamente por esses "julgamentos" de vidas alheias, tão comum ao espiritismo.
A impressão que dá é o que o brasileiro "acredita em tudo".
Realmente, aqueles que se negam a analisar provas e fatos e a usarem o bom senso e a lógica, acreditam "em tudo" 😊
Muita "mistura" de crenças e superstições... e pouca leitura. O que vier, o cabra engole sem questionar.😂😂😂😂
@@joseantonioribeirodesousa295 pois é.☺️
Quando desencarna, tanto o ateu,quanto o fanático é que se depara com a realidade que o espiritismo mostra .
O Sr é espírita? E qual seria essa realidade?
O senhor lembra de desencanar?
Como pode afirmar?
E pensar que eu já fui espírita 😅, que vergonha kkk
Não é vergonha, mano. Certeza que sem essa experiência você não teria o discernimento que tem hoje.
E não aprendeu nada.
Talvez um dia você tenha vergonha de ter sido ateu.
@@resiliencia3994lá não se aprende nada mesmo, a não ser negócio de encarnameto.😂
Para quem leu centenas de livros e filosofias, emitir uma opinião de tom categórico sem fazer uma imersão mínima na literatura - não apens clássica mas contemporânea sobre - é no mínimo pobre ou arrogante.
Que absurdo você rejeitar o Hinduísmo sem fazer uma imersão mínima na literatura de todos os livros Rigveda e valakhīlya - não apenas clássica mas contemporânea sobre - é no mínimo pobre ou arrogante.
Lembre-se tem que ler em sânscrito pois as traduções foram feitas por homens e tem um monte de interpretações erradas.
Espíritos preconceituosos, arrogantes, que se acham no delireito de julgar moralmente as pessoas comuns. Xô!
Não concordo com a "lavratura do atestado definitivo" estudado tão pouco o assunto.
Esse livro que codifica este movimento, que não devia ser religião em suas definições, não se apresenta definitivo, nem produzido por anjos, mas sujeito à permanente revisão.
Imaginem questionar o ateísmo com a mesma superficialidade de análise, não chega a conclusão nenhuma (apesar da imensa oposição que a ciência matemática da estatística confere à impossibilidade da criação espontânea ter consciência).
Boa tarde e optchá ório Mateus Bentes.
Espero que esteja tudo bem por aí.
Espiritismo, um mágico Rudne, naquela época desmascarou ' Alan Kardec '!
Fui ' espírita ' e sei o teatro que há lá!
Excelente semana.
Abraços e sucesso sempre!
😱👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌹🏆
Obrigado pelo apoio constante, Ana!
Sugiro que estude sobre o hinduísmo. Vai te dar uma boa visão do que pode ser a espiritualidade fora do Ocidente e vai te dar a noção sobre como a ideia de Deus não se trata de se provar ou não sua existência.
A arrogância humana é insuperável. Ser ateu é livre arbítrio. É simples acreditar em algo que se vê, mas é impossível impossível ler um livro sem abri-lo.
O espiritismo é uma doutrina cheia de contradição, inclusive existem vários erros nos livros, e contradições entre os ditos espíritos da codificação, só tem duas pessoas que acredita e promove o espiritismo, os leigos ou os desonestos
O espiritismo no meu entender é algo tão simplista,que fico em duvida que foi DESENVOLVIDA por um estudioso como o tal KARDEC!! Tem imagens do Chico Xavier na tal casa dos milagres do estu......DOR.......
Pois é...
O maior absurdo do espiritismo, para mim, é sua concepção de hierarquia espiritual e a prepotência em explicar tudo sem nunca explicar nada. O perfil das pessoas que são adeptas dessa crença é bem previsível. Geralmente aparentam possuir algum poder que as fazem sentir superiores aos outros, simplesmente porque atribuíram algum significado para uma experiência supostamente sobrenatural. Como disse o Pondé, é uma crença infantil para pessoas imaturas intelectualmente, que inspiram pena pela ignorancia arrogante que exalam
Candomblé também é assim, ninguém ensina porque tem hierarquia e, a grana para "fazer santo" e crescer nessa hierarquia, é alta. Tem que vender dois rins. Se juntar todas as religiões e ainda acrescentar maçonaria, a gente percebe muita semelhança. Ego, poder, dinheiro e vaidade.
FB Souza: Espiritismo esplika MUITA KOIZA & o faz kom lójika. Por ezemplo, somos TODOS diferentes , não só na kor da pele (pretos, brankos & amarelos) komo também em gráu de intelijênsisa & moralidade . Kem ensinou Roberto Carlos a kantar ou Siênsia a A. Einstein ? Prokure resposta melhor do ke no "prinsípio das múltiplas ezistênsias" ou "reenkarnasão" , defendida pelo Espiritismo. Boa sorte ! VP Werneck, KOF/Brazil P.S.- Eskrita fonemikamente (pelo som serto).
Benites -
_________- Paz e Bem!
Sua narrativa é muito bem construída, mas gostaria de saber o quanto você pagou para adentrar ao centro espírita?
Se você recebeu alguma oferta de cura dos seus males caso os tenha?
E mais importante, que eu te interrogo: - Qual é a sua proposta de bem estar para a construção de uma sociedade mais justa e humana para o planeta Terra?
Meu amigo já é fato provado que construir uma crítica é bem mais fácil do que provar algo que não temos matéria para demostrar. O espiritismo é uma luz para os caminhos daqueles que desejam se encontrar, nesse mundo onde a maldade impera. Bem sei que as suas dificuldades em acreditar em algo além da sua compreensão é natural, afinal ganhar notoriedade fazendo o bem é para poucos, mas mesmo assim. Boa sorte jovem.
SE POSSÍVEL.
TENTE: LER A PERGUNTA N° 459 LIVRO DOS ESPÍRITOS.
DEPOIS PESQUISAR
O verdadeiro ESPIRITISMO não é diferente das outras religiões, no que se diz respeito a sua originalidade, são raros os verdadeiros Espíritas, como são raros os verdadeiros católicos, como são raros os verdadeiros evangélicos, e assim por diante 😢
🤔🤔. Realmente "não há prova que Deus existe", para os cegos .
E contestar que há espíritos , só há uma resposta: "você vai viver"!!
👍🏼🤗
Matheus, com todo respeito, você não entendeu nada e está falando de algo que não conhece. Deveria se aprofundar mais para ter embasamento para falar da doutrina espírita. Reconheço seu esforço para pensar sobre o assunto. Grande abraço
Rudolf Steiner, pai da Antroposofia, também chegou a várias conclusões semelhantes ao Espiritismo. E olha que ele foi tradutor de vários filósofos famosos, entre eles. Nietzsche. Vários médicos têm documentado a importância da Espiritualidade em quadros de doenças, entre elas as mentais. O que você tem a falar sobre isso?
Placebo !!
ruclips.net/video/on70LmaR_2A/видео.htmlfeature=shared
Experiências de Quase Morte, narradas por pacientes e comprovadas por médicos e enfermeiros, é placebo?
Ateu adora falar em "placebo" e "refutação", em sua seita, dizem que são mantras poderosos.
@reinaldoodesouza2075 por que precisou o Oráculo de Delfos, através da sacerdotisa, afirmar que Sócrates era o homem mais inteligente de Atenas? Se a Filosofia é tão soberana porque perguntar a uma sacerdotisa em transe?
Eterna busca por respostas
Matheus, você chegou a ler livros do Tomás de Aquino?
Mais deplorável é que o tratamento espiritual e as cirurgiasw feitas por curandeiros espíritas sempre resultam em mais poder, muita grana e, como a cereja do bolo, algum escândalo sexual no final da história.
O espiritismo é um produto do seu tempo e o pensamento do século XIX que o gerou não consegue abarcar a complexidade do mundo atual.
Eu não me entendo como um ateu, mas o que a filosofia espiritualista que Kardec chamou de espiritismo me convenceu por muito tempo, você não questionou e acho que seria importante na sua análise, trata-se da teoria de Fé Raciocinada. Mas desejo boa sorte no seu trabalho.
Se você não acreditar, não acontece kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
para resposta @reinaldodesouza2075 mostrar o ónus da prova para descrente!se: mostram se quiserem, a constituição da liberdade de culto ou seja desde que o mundo é mundo em todos grupos humanos há uma referencia a relações dos homens com pós morte. milagres e salvações de supostos pecados, a liturgia, a forma de representar tem rituais e dialética de cada lugar, as discussões internas de cada grupo vão existir, mas na prática pouco vai mudar e se mudar será a versão da mesma coisa. Ateu falando de religião é que é patético, ele não acredita, se não acredita está falando do nada para ninguém! se algo não existe é pura perda de tempo tratar da não existência, agora se algo existe e voce acredita nessa possibilidade, discutir sua características e especificidades é normal e isso chama-se de estudo, elementos e fundamentos e seus postulados! leigos tentam tratar de coisas complexas com seus pensamentos simplórios, é a Internet dando voz a especialista de coisa nenhuma! cansativo!!!
Sua análise foi interessante, todavia muito superficial. Já fui espírita, não sou mais, pois não encontrei o espírito lá. No entanto, em relação a sua análise, você misturou um pouco de doutrina espírita com movimento espírita. No movimento espírita (as pessoas) você encontrará de tudo, muita coisa não corroborada pela doutrina espírita. Por exemplo, Chico Xavier pertence ao movimento espírita, suas obras não são doutrinárias. Muitas delas até divergentes da doutrina. Cada pessoa do movimento espírita, cada centro espírita, pode ter suas nuanças. Avaliar alguns trechos de um dos livros da doutrina e apenas uma visita a um dos centros espíritas é algo muito superficial. Não estou defendendo a doutrina espírita, mas é bom destacar a diferença entre ela e o movimento espírita, as pessoas são muito criativas e distorcem muito as coisas. Abraço
a doutrina foi toda refutada pelo Morel
Fui espirita estudioso hoje vejo como um produto do racionalismo em voga na metade do sec. 19 época que ensinava teodiceia nas universidades. Positivista sim
Já fui espírita por pouco mais de um ano, mas nunca acreditei em tudo o que eles dizem e escreveram. Acho que o Kardec nunca quis criar uma doutrina, sua intenção era vender livros, aproveitando o modismo da época. No livro dos espíritos tem muita, muita bobagem, assim como qualquer livro de natureza religiosa. O grande defeito do espiritismo é querer ter resposta para tudo, querer explicar tudo, mesmo sabendo que não há resposta para tudo. E o que mais estragou esta nova doutrina, foi querer incorporar o evangelho, talvez para atrair mais seguidores. Esta é minha singela opinião.
fato apenas...o pior de tudo são as falácias logicas usadas para defender seus autores e seus dogmas, e ainda por cima usam de apelo a emoção e hipnose para convencimento
Perfeito! Respeito a fé. Mas o que não cola é esse apelo pseudocientífico.
Singela opinião de um crítico literário que analisou livros psicografados de (outrora) grandes autores: "Realmente, a morte faz muito mal às pessoas".
Sabe de nada inocente.
😂😂😂sabe de nada inocente
16:00 dessa parte em diante eu ri muito kk, espiritismo é puro delírio mesmo 😂🤣
Pensei que ia mostrar ele visitando o centro espírita.
Outra questão que talvez se devesse levar em consideração é que o Espiritismo não se coloca como uma Doutrina perfeita. Como qualquer outra ela falha ou seus membros falham. Não é uma Teologia hermética. Os espíritas não negam que João de Deus errou, pelo contrário. Assim como padres e pastores de suas respectivas igrejas erram. Perfeição você não vai encontrar nas religiões, muito menos na Filosofia.
BOM, PRA QUEM É ATEU, EU ME CALO, MAS PARA QUEM AINDA NUTRI ALGUM TIPO DE FÉ EM DEUS, O ESPIRITISMO CONTINUA SENDO O CONJUNTO DE IDEIAS MAIS RAZOÁVEIS, E EXPLICA O MOTIVO DE TANTA COISA EXTRANHA, OU ERRADA NO MUNDO, PRA COMEÇO DE HISTÓRIA, CRER NUM DEUS SEM A IDEIA DA REENCARNAÇÃO É BEM COMPLICADO
Espiritismo e Grande Mentiras OK
Gostaria que você desse uma pesquisada no Racionalismo Cristão,pois é uma doutrina espírita, porém tendo como linha a evolução e não seguem a bíblia. Vejo algo interessante nessa doutrina. Também sou um quase ateu, porém, penso que não somos apenas matéria ,pois penso eu que matéria não tem sentimentos e consciência. Em deus não creio mais e não tenho dúvidas.
Eu sou um admirador da filosofia nietzschena, mas frente aos casos de EQM, atestado por médicos ateus também, eu fui obrigado a repensar algumas coisas. Não que algum livro religioso seja fonte da verdade absoluta, de modo algum.
O ateu costuma fugir dos casos de EQM, os religiosos dos conhecimentos de natureza biológica e naturais. Tanto um quanto outro, se apegaram a uma premissa e não estão tão dispostos a abandonar, ainda que suas convicções sejam abaladas. Hoje eu acredito em ET e em uma consciência superior, todas de algum modo envolvidas e acredito que nossa razão é míope. Porém não tenho uma verdade, mesmo com todas evidências de vida alienígena e vida após a morte (essa última já está praticamente atestada pela medicina científica, mas não com o método científico)
Recomendo que assistam o documentário "vida após a vida" e também leiam o livro. Tenho certeza que não serão mais os mesmos e toda filosofia se renova.
Nos casos de EQM, não há como provar que a experiência aconteceu quando o cérebro estava desligado, porque ele voltou à ativa. A experiência onírica pode muito bem ter acontecido depois de "ressuscitado". Recomendo o livro da Susan Blackmore sobre EQM, "Seeing myself".
@@MatheusBenites existem vários relatos de pessoas que descreveram eventos que ocorriam quando clinicamente elas não poderiam saber, devido seu estado de saúde, seja inconsciente, coma ou mesmo, morte clínica e quando recobraram a consciência narraram esses fatos aos médicos e os mesmos testemunharam. Sobre as hipóteses para explicar EQM, nenhuma delas foi capaz de explicar eventos narrados fora do corpo confirmados posteriormente pela equipe médica. Transformações profundas na personalidade, perda do medo da morte e recuperações popularmente conhecidas como milagrosas. Já li artigos científicos que compararam efeitos de drogas como ayuasca, metanfetamina, alucinações por drogas hospitalares e falta de oxigênio no cérebro pelos pilotos de aviões, que alegam uma semelhante visão de túnel com as EQM, e a conclusão é que nenhuma delas teve a mesma repercussão na vida e personalidade das pessoas e qualidade dessas mesmas experiências.
Existe na medicina um expressão conhecida como recuperação espontânea ou algo do tipo. É um fato que foge a lógica científica.
Os indivíduos que atestam a veracidade das EQM são pessoas que testemunharam e não apenas conjecturaram. Ateus que passearam por eqm deixaram de ser.
Já estive no seu lugar, mas as minhas pesquisas foram tão aprofundadas no assuntos que fui obrigado a ceder a honestidade intelectual e dispensar a vaidade da razão. Quando eu tiver um tempo compartilharei contigo os artigos científicos que registaram acompanhamento de anos, fizeram as devidas comparações de drogas e alucinações, privação de oxigênio com as eqms. Apesar de ter sido confrontado com essa realidade, não passei a frequentar nenhuma religião, até porque, em nenhum desses contatos havia a "preocupação" em "revelar" a verdade e não afirmaram que era importante crer em Jesus, Alá, Buda, Kardec e tal.
Obs: EQM pra acontecer não precisa do cérebro estar "desligado". Por isso mesmo, alguns cientistas já concluíram que a consciência não é produto do cérebro. Ele é apenas um órgão que aloja a consciência para seu funcionamento como se apresenta pra cada um de nós e seu prejuízo pode acarretar mau funcionamento, mas jamais o cérebro é responsável pela existência da consciência.
@@FeNan4172 Quando você diz: "alguns cientistas já concluíram que a consciência não é produto do cérebro"
Isso demostra sua total falta de conhecimento de como a ciência funciona, não importa a opinião de cientista, tudo na ciência é comprovado com artigo cientifico revisado por pares.
O termo "consciência" nem tem um consenso cientifico sobre sua definição, portanto qualquer definição sobre o tema é pura especulação, como é explicado neste artigo.
Qualidade e quantidade: a consciência na ciência e na filosofia contemporâneas
Sergio L. de C. Fernandes
Ou resumido nesca canal do youtube
ruclips.net/video/ujqgVWHcBjc/видео.html
Perdeu seu tempo escrevendo este textão.
Faz um video refutando as provas da existência da alma
e cadê as provas da existência da alma? onde estão as provas?
Hã?
@@fernando4885 A alma é o DNA, você duvida que os seres vivos tem DNA? não? então está provado que alma existe.
@@eduardoribeiro9497😂😂😂😂😂😂😂
@@eduardoribeiro9497Rapaz! Da onde você tirou essa informação?? Fonte ? Provas ? Tens ?
Espiritismo não é religião: é doutrina e ciência da natureza
5:47 - 6:00: "Mas você está supondo que Deus existe, né?! Tudo isso faz sentido dentro de uma teologia que você coloca a doque de que Deus já existe. Mas não tem nenhum momento a prova de que Deus existe." Esse tipo de argumento que você utilizou não serviria também para o seu ateísmo? Você supõe que Deus não existe, mas também não dispõe de provas da inexistência de Deus. E, ademais, a pressuposição da inexistência de Deus só faz sentido dentro do ateísmo, bem como a pressuposição da existência de tal só faz sentido dentro da teologia, como você disse. Sendo assim, achei esse seu primeiro argumento bem insustentável.
Toda crença/seita impõe padrões e pede para que não hajam pensamentos críticos. Em resumo, isso serve tão somente para os ignorantes e tolos
Não é bem assim uma forma de calar... ok. Allan Kardec não adota essa postura não crítica. É só ler as Revistas Espiritas dele enfrentando os dogmáticos da Europa. Estão lá a defesa dele à critica. Qto ao Brasil, os líderes e os seguidores aceitam essas ideias não críticas, como normais, mas são devotos com resquícios e viés religiosos, e não fazem o exercício filosófico e científico das críticas. Se me fiz entender ... abçs
Boa tarde Mathews. Penso que você erra ao trazer o exemplo do deficiente físico. Muitas vezes o deficiente físico vem desta forma porque no planejamento espiritual ele escolheu vir desta forma, para se regenerar dos erros que ele cometeu em vidas passadas.