QUEM SOMOS NÓS I A Paixão Segundo G.H. por Yudith Rosenbaum
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Publicado em 1964, A Paixão Segundo GH”, de Clarice Lispector, expõe o mundo interno de GH e o processo da perda de individualidade diante de um acontecimento, inicialmente, banal: o encontro com uma barata. Quem nos conduz por esse conversa sobre a vida e obra de Clarice é Yudith Rosenbaum, professora doutora da Universidade de São Paulo na área de literatura brasileira.
O apresentador me fez desistir do vídeo que, sem ele, seria incrível.
0 apresentador ,acredito, intervinha demais..Poderia deixar.a professora mais livre.
Ele é inocente demais, esse menino. Dá raiva
E olha que, comparando a outros videos, ele melhorou bastante. Ele ja recebeu muita crítica relacionada a sua abordagem de entrevista. É terrivel mesmo. É aquele cara que não tem incursão no assunto, pega algumas pouquíssimas informações e acha que é um conhecedor ou quer botar o que aprendeu à prova.
E eu nem assistir só por conta das críticas sobre ele,nem perdo o meu tempo
Suportando ele pra aprender com essa diva, cara chato pqp
Essa professora merece todo o reconhecimento do mundo por ter a coragem de falar sobre uma obra tão difícil. Maravilinda!
Yudith Rosenbaum é extremamente paciente!!!
Eu vou rezar todo dia pra ter essa paciência mesmo, pra lidar com esse mansplaining e mansterrupting o tempo todo...
Esse entrevistador deveria ter ouvido mais. Me parece que ele que entrevista e é entrevistado. Gostaria de ter ouvido mais a entrevistada.
Todo mundo reclama dele.
Pois é .ele ainda não percebeu isso
Yudith sempre maravilhosa. Esse macho mediador é que não entendeu nada. As perguntas dele já começam todas erradas...
Clarice não tava buscando. Ela encontrou. a dificuldade é contar. Mesmo sendo a Deusa das palavras, não se fala o indizível. Ela queria nos levar a esse indizível que ela encontrou.
A busca da Clarice não é inatingível, ela o atingível. O que ela não consegue é transmiti-lo. Mas aí não é com ela, é com a gente que tem que não tentar acessar pela Razão. A parte dela foi feita!
Clarice imortal. Yudith Rosenbaum excepcional. Bravo!
Eu conheci Clarice Lispector por volta dos meus 12 anos, com uma grande professora de português que eu tive. Desde então nunca a abandonei! Clarice se tornou uma companheira pra vida; ela, pelo que leio, sente o que sinto sem saber dizer. Clarice está dentro de mim!
Que incrível sorte a sua!
🙏
Pq o apresentador faz assim, gente? Ele interrompe vários raciocínios incríveis dos entrevistados. É cruel isso.
9:50 - Início da fala sobre a Clarice e seu livro.
obrigado, fui direto para lá.
Eu tb, grata!
Mto obrigada
Obrigada 🥰👏🏼,por isso que no início dos vídeos,sempre vou lê os comentários 👏🏼🥰..
Já vou adiantar 😅😉
Professora , você é BRILHANTE !!!!
Vou ler de novo A Paixão segundo G.H.
Agora, sob sua LUZ.
Esse apresentador não deixa ela desenvolver as ideias. Interrompe muito. Fica aqui minha crítica para melhorar.
Ele traz ótimos entrevistados, mas compete com eles em vez de só provocá-los e deixá -los falar. É uma pena ele não ler no canal esses comentários tão frequentes para desenvolver uma auto crítica.
Mansplainer, esse apresentador.
Ele se achou o psicanalista da psicanalista especialista em Literatura. Deuses !!!
@@maryniceisch ele lê sim. Em outros vídeos ele chega até a responder os comentários como o vc fez. Quer dizer, esse comportamento dele é renitente, incomoda todo mundo. Mas ele se atentou a isso. Respondeu aos comentários que iria observar esse traço dele com rigor e tentar reduzir. E, olha, comparando com outros vídeos, dá pra dizer queele melhorou bastante.
Putz, como esse sujeito é chato - péssimo entrevistador ! Não deixa os convidados falarem, interrompe, fica "completando" as respostas dos entrevistados, uma pena...! Sempre tento ver esse programa porque os convidados são ótimos, mas sempre abandono por conta desse cara :( Deveria entrevistar a si mesmo :/
vim ver nos comentários se somente eu me incomodei com o entrevistador. Pasmei ao ver q todos o perceberam chato! poooow cara (entrevistador) deixa a MULHER FALAR SOBRE A MULHER ESCRITORA!
P
Exatamente
Que mulher maravilhosa. Aliás, mulheres maravilhosas Yudith e Clarice. Muitas vezes entrei no canal para perguntar por que só entrevista homem, agora elogio a inclusão de duas mulheres.
Mas ele ja entrevistou Marcia Imperator
NOSSA QUE CARA CHATO! eu acho que ele queria que o programa fosse só ele num monólogo! Ele não deixa os especialistas falarem.
Tive o privilégio de ter aula na Usp com essa professora maravilhosa, e acredito que de fato ela promove mudança em quem a ouve com ardor, como eu a ouvi.
A professora é especialista em Clarice e o cara acha q o que ele acha é mais certo que o que a professora fala
Mansplainer.
ele faz isso com homem também haha é um cacoete do entrevistador. mas o projeto todo é muito bom
Na verdade, penso eu que esse entrevistador ainda tem que aprender a entrevistar, ele parece que está fazendo sem interesse verdadeiro. Muito chato!
@@nayragoncalves511 Concordo, ele ainda tem muito a aprender.
Vai estudar lacan
Deslike pelo apresentador que não permite a professora desenvolver suas falas sem interrupções.
A professora Yudith revela um apaixonado saber na descoberta do texto/obra de Clarice. Excelente.
Deixa ela falar, caraca. Que cara incoveniente.
O que dizer desta entrevista...Extasiada, encantada, maravilhada! Deleite puro! Clarice é o escritor que melhor revela a alma humana, pelo menos a minha. Sua angústia existencial é nítida em seu semblante e em suas obras. Mas foi uma combatente muito corajosa em enfrentar sua escuridão,seus medos e suas fraquezas. Gratidão eterna, Clarice! Gratidão eterna, Celso!
Obrigado pelo que escreveu.
Sinto algo muito parecido que você.
Abri o vídeo mas quando vi que era o mesmo apresentador que interrompe a professora que falava de Nietzsche noutro vídeo, desisti.
Pois é, insuportável. A gente quer ouvir a Yudith, maravilhosa, e ele interrompe a cada frase😞
Vale a pena assistir pela Yudith.
YUDITH ROSENBAUM é maravilhosa! Eu tive aulas com ela, e era o mais sucesso entre os alunos. Muuuuito boa!
Deve ser mesmo. Gustaria de tê-la como professora. Inteligente e apaixonada pelo que faz
@@elianea.c.2294 Eu fiz aulas com ela como ouvinte - ou seja, a possibilidade existe!
Belissimo encontro! O Lucas com as simples e certeiras indagações e a Judith com as simples e certeirissimas respostas. Sem qualquer frescura de ambos. EXCELENTES ! OBRIGADO.
Clarice é para ser sentida...PARABÉNS ao Celso e a professora Yudith por suas obsevações sobre essa escritora única e fantástica.
Professora, além de maravilhosa você é extremamente paciente! seu brilho no olhar falando sobre Clarice é arrebatador. Obrigada!
Concordo completamente com os comentários , o entrevistador precisa ainda aprender qual o seu papel...e haja vaidade.
Profa. Yudith dando um show!!!!!
Água Viva era o romance da Clarice predileto meu. Demorei a ler A Paixão Segundo G. H. porque ela mesma disse que todos os seus livros eram uma preparação para o A Paixão Segundo G. H., que hoje, aos 32 anos, tornou-se meu romance predileto dela. É sem igual, junto com Um Sopro de Vida. O conto Perdoando Deus é, sem dúvida, o conto mais perturbador inesquecível, como O Bufálo, O Crime do Professor de Matemática, Laços de Família e Preciosidade.
nossa, compartilho o mesmo com voce! agua viva me fascina, mas a paixao segundo GH me despiu. O conto perdoando deus é absurdo, parece que Clarice sente Deus. Um sopro de vida, é belo.
Esse entrevistador é um caso sério. Convida alguém para entrevistar, mas ocupa o lugar do entrevistado. Fala mais e pergunta pouco. Estranho não?
Verdade...que falta faz uma boa análise pessoal.
Nossa. Total. Cara sem noção. E ainda corta o raciocínio da entrevistada, varias vezes.
Ele poderia estrevistar-se no espelho!
😃😃😃
Muito obrigada professora Rosenbaum por partilhar suas brilhantes, fascinantes reflexões à respeito da Clarice pessoa e escritora. Foi um grande prazer ouví-la. O seu tão generoso e afetuoso partilhar de percepções nos estimula a trazer à tona nossas próprias à respeito da obra dela. O seu olhar nos instiga a prestar uma atenção mais profunda aos meandros dos mistérios de Clarice.
Caramba, essa conversa poderia durar 10 horas hahaha amei, amei, amei!
Machado e Clarice na sequência. Felicidade indescritível. Eu não tenho palavras pra agradecer a iniciativa desse canal.
Sugestões humildes de um reles admirador:
Leva o Pondé pra falar de Nelson Rodrigues;
Façam um episódio de Grande Sertão Veredas (Mas acho q esse é fatal, não precisa nem pedir haha)
Esse apresentador não sabe de nada e fica interrompendo como se soubesse
Os entrevistados precisam "brigar" com o apresentador para conseguir falar.
O vídeo seria incrível se esse cara conseguisse escutar.
Essa professora e muito prazeroso de ouvir e falar da grande Clarice parabéns 👏👏👏👏👏
O apresentador me frustra interrompendo a linha de raciocínio dos entrevistados. Os temas e convidados são incríveis, mas a forma de conduzir a entrevista é desagradável.
Que maravilha que vai iniciar uma série sobre literatura!!!
Juan Castro obrigado, agora que vi a playlist!
Maravilhosa!! Amei as colocações da professora, muito enriquecedora!
Todo mundo tem aquele conhecido chato que lhe inteorrompe o tempo todo pra não acrescentar porra nenhuma e divagar sobre coisas que não sabe.
🤣🤣🤣🤣🤣
Essa professora é maravilhosa e veio de encontro da minha necessidade atual de encontrar na literatura ferramentas para minha clínica 😍😍😍😍
pra mim ela é doida, quer se inspirar na autora pra lá de louca.
A análise da professora Yudith sobre o livro de Clarice é transformadora, bem como o próprio livro, ela nos arranca dessa tranquilidade ilusória da vida humana para trazer a verdadeira face da experiência enquanto humano. ESPANTO! O espanto se torna indispensável, mas só com ele para o entendimento florescer. Apesar das interrupções constante do entrevistador, que show magistral da professora na explicação, é pura magia! A gente que agradece a postagem desse "bate-papo".🤗👏🏻🙌🏼
Obrigado pela aula professora
Clarice através desta excelentíssima professora Yudith Rosenbaum foi um prazer inenarrável! Obrigada!
Embora tenha muito muito interesse no assunto, vou interromper por não aguentar a chatice do entrevistador. Ele quer aparecer mais que a entrevistada.
Clarice Lispector ótima escritora e ótima explicação da professora
Nossa, o apresentador não deixa a Yudith desenvolver os pensamentos dela, fica tentando adivinhar o que ela quer falar. Péssimo.
A professora me ajudou a entender muito a Clarice Lispector. Quando era menina, o conto da galinha me fez pensar e repensar durante muito tempo. Também li Água Viva e fiquei confusa. Vou reler.
Que bate papo maravilhoso!!!!!!! Daria mil likes se pudesse!
Que mulher maravilhosa! Queria muito dar um abraco nela!
Que diálogo maravilgoso! Ameeee!❤
Estou curiosa pra ler Clarisse. Conheci apenas fragmentos. Agora preciso ler. Senti vontade de sair correndo para uma livraria.
Não consegui terminar o vídeo por causa do entrevistador que não deixa a pesquisadora desenvolver suas ideias.
tive essa mesmíssima sensação. Até vim nos comentários para ver se outras pessoas tiveram essa sensação.
Esse apresentador deveria dizer as fontes, quem são essas pessoas que falam que a literatura perdeu a influência, porque todo argumento precisa de fundamento. Ficou muito no "achismo" e pelo que percebi, coloca a literatura em uma posição de inferioridade, frente a escolha profissional da entrevistada. Para mim, psicanálise tem muito haver com a literatura sim, tanto é, que muitos dos transtornos psicológicos, tem os seus nomes, provenientes dos mitos gregos, como o Complexo de Édipo. Quem cursou a disciplina de Teoria literária na faculdade, entende essa relação da psicanálise com a literatura, e portanto, entenderá o poder transformador da literatura referido pela profa. Yudith Rosenbaum.
Concordo plenamente com você, inclusive algumas considerações feitas sobre a própria Clarice me pareceram bastante inapropriadas.
@@wladimirsaburri4058 Bom que você falou. Achei esse debate ridículo. Uma pessoa que trabalhou como psicanalista de consultório durante 10 anos fazer essas atribuições dos aspectos da loucura como eles fizeram é inaceitável. Eles estão desconstruindo a escritora Clarice. Horrorosos!
Me parece que ele nem leu nem estudou nada para essa entrevista. Mas, não me surpreendeu, esse senhor é um péssimo entrevistador.
@@wladimirsaburri4058 Exatamente!
@@nayragoncalves511 Verdade, ele estava muito despreparado.
Eu assisti porque é a Yudith. Mas que sacrifício.
bota sacrifício nisso, que entrevistador INSUPORTAVEL
Obrigada por esta entrevista, eu amo essa autora. 😊
Esse cara sempre incomoda todo mundo. Uma pena pq a maioria dos comentários acabam reclamando dele e pouco comentando sobre o assunto e os convidados. Triste hein.
Melhor análise da obra e da personalidade da pessoa Clarice Lispector, que já ouvi até hoje.
Pensei isso também!!
Útil importante relevante excelência
Tive aula com essa professora maravilhosa ❤
Esse programa me dá agonia...tem convidados incríveis mas o entrevistador atrapalha tudo.
A professora é incrível. O entrevistador precisa esperar a exposição pra fazer suas questões. Insuportável tanta interrupção.
Obrigado!!
Obrigada aos dois pela aula.
O entrevistador é um chato, mas graças à entrevistada vale a pena assistir. "O espontâneo sem a forma é catarse, não é literatura". Genial
Excelente !!!!!! Parabéns doutora !!!!
Clarice nos joga no abismo de nós mesmos através das coisas mais sutis e banais!
Eu queria saber o que saiu errado nessa excelente interpretação pessoal sobre o fascinante mundo de Clarice Lispector, da professora Yudith Rosenbaum e, realmente, acredito que tenha sido as constantes invasões do apresentador, na ânsia de querer entender rapidamente os pensamentos complexos de Clarice sob um ponto racional e simplista. Com isso, perdeu-se muito o foco, com a diluição das ideias, da própria Yudith, que justamente deveria ser de fato a principal condutora da conversa. Uma pena.
Sempre bom ouvir e aprender sobre a Clarice.
este está se tornando meu canal preferido
Diálogo riquissimo! Obrigada
É impressão minha ou ele não deixa ela falar direito!
Oi, Daniele. É que a ideia do programa é ser como um bate papo - não tanto uma entrevista, como geralmente estamos acostumados. Abraço :)
O q ele faz são provocações para conduzir a conversa. É natural num intrvistador, ou então seria palestra.
Ele nunca deixa ninguém falar. A ideia é conversar, mas ele não consegue
@@pietromoresco1988
Discordo. Estou no oitavo minuto da conversa entre os dois. A senhora falou por seis minutos e meio e o senhor por um e meio...
@ mas entao seria bom que fossem usadas pessoas diferentes? Porque é sempre que faz as provocações... Em todos os programas fica a sensaçao de uma especie de soberba dele em querer dominar varios assuntos
Precisam assistir a entrevista de Clarice Lispector realizada em 1977 pela TV cultura, sobre quando ela começou a escrever para os jornais.
O entrevistador interrompe a entrevistada o tempo todo Que cara chato!!
Professora maravilhosa 🤗
Que delícia de bate papo!
Se eu estivesse na platéia iria aplaudir de Pé.
Clarice sem dúvidas foi e é ainda hoje uma grande escritora. Cada vez mais que eu leio essa mulher, mais eu cresço e me apaixono. Eterna Clarice e Parabéns a Professora, ambas muito belas ♥
Professora Yudith, MARAVILHOSA! : )
Genial! O entrevistador atrapalha mais do que conduz a conversa, mas a professora é incrível e consegue transmitir bastante sobre a Clarice e sua obra, através da sua simplicidade, simpatia e principalmente paciência.
Fantástico!!! Gratidão!!#
Essa professora podia fazer essa apresentação no Café Filosófico só para não ter a intervenção desse sujeito!! Sujeito chato!!! Pelo amor de Deus!!!
Perfeito
Isso mesmo, tudo é um ciclo, já está havendo uma busca, um resgate da essência do Poder da Literatura.....
Odeio quando o entrevistador não deixa o entrevistado falar. Ela tinha tanto a passar, mas ele interfere em todas as partes do vídeo, não tem uma fala completa da ESPECIALISTA. Parabéns pela paciência, professora. Eu teria ido embora.
Gostaria muito de ter assistido todo, mas com esse apresentador é impossível, infelizmente.
prfa. muito paciente realmente...brilhante seu estudo sobre a Clarisse! Sobre o Guimaraes Rosa, achei equivoco o comentário, pois quando ele fala do Sertão na sua obra, ele o tempo todo traz para a reflexão de que "Sertão (Ser Tao), é dentro da gente" a obra dele, no Grande SERTAO: VEREDAS, é uma genial simbologia do interior do ser humano e não como simples "regionalismo" conforme citado.
Excelente entrevista! Agora acho q conseguirei ler Clarice !
Essa coisa de não ter palavras, de não ter como dizer certas coisas, e que está muito presente na Paixão segundo g h, tem a ver com a questão mística que interessava muito à Clarice. Olga Boreli, melhor amiga dela dar uns certos sinais de um provável influência da mística cristã medieval nessa obra, no prefácio da edição critica do livro.
Esclarecedor!👏👏👏👏👏👏
Perfeito. Obrigada a todos.
Muito bom mesmo o máximo OBRIGADO
Esse cara é vaidoso demais! Fica querendo se evidenciar o tempo todo! É aquele chato que quando vê que alguém tá mandando bem, quer mostrar que também sabe... Aff! Professora excelente, e eu doida para ouvi-la sem interrupções! Amigo, um conselho: senta, ouve e aprende...
Esse livro é uma obra genial a nível mundial. É um livro espetacular!
Yudith maravilhosa … assisti por ela
Espero que esse senhor esteja lendo esses comentários porque suas interrupções praticamente estragaram a entrevista.
uau 100% macho palestrinha, deixa a Yudith perfeita falar meu, ninguem se importa com o achismo e análise senso comum que vc quer fazer
Só mandou mal no "Meu". Porém concordo e temos que aceitar as diferenças.
Ótima entrevistada!
90% dos comentarios em todos os videos do canal sao criticas ao apresentador.
Ele melhorou, neste sentido, bastante, e podemos ser tolerantes.
Infelizmente!
Nesse papo sobre Clarice, o entrevistador é um desafio à parte. Kkkkkkk
Realmente um dos melhores Qsn !
penso o mesmo q as pessoas sobre o entrevistador. ouvi em podcast e quis rever, mas desisti. as interrupções são constantes e inadequadas. manterrupting, mansplanning.