Fui uma leitora compulsiva dos 7 aod 50 anos. Cursei letra e fii professora durante toda minha vida de traballhadora.Lia td e quando ia a bienal ficava maluca. Com a internet leio mto mas nao mais literatura. Vou retomat `a literatura para reler Machado agora com meus 72 anos e aposentada.Adorei a entrevista
Agradeço só Celso e todos que participam do Quem Somos Nós pela oportunidade de nos introduzir aos mais variados temas humanos. Não dê bola àqueles que só vêem as interrupções, esquecendo que não se tratam de palestras. Até porque as colocações são importantes para o raciocínio ser mais tangível ao grande público.
Eu li todas as obras de Machado de Assis, ele é bom de cabo a rabo. Mestre dos Mestres, escritor brasileiro mais universal que conheço. Tudo o que ele escreveu me acrescentou. Ou refletindo, ou rindo de me acabar, ou observando como esse cidadão escrevia bem. Show!!!
Não sou "dinossaura", mas aprecio também. Gosto da facilidade e praticidade de um leitor digital como o Kindle, mas a estante com livros de papel é sempre maior e mais prazerosa de se ter.
Excelente entrevista. Amo a obra machadiana. O conto "Missa do Galo" é maravilhoso. Aliás, os contos do Machado são riquíssimos espelhos da alma humana.
Minha filha ama o monteiro Lobato, sabe tudo sobre a vida dele. Gostaria muito De comprar Essa Ediçao de capa dura pra Ela. Eu amo o cheiro do livro abrimos. Nao me adaptei aos tablets etc. Adorei o programa, muito Bom.
Que conversa gostosa! Ficaria ouvindo este bate-papo por horas...Interessantíssimo saber mais sobre a vida é a obra de MA. Um deleite, como sempre! Obrigada!
Sem dúvida, um dos melhores programas da série. Gostaria de ter escutado um pouco mais sobre MPBC, mas foi compensado pelo que se comentou sobre outras obras. O Alcides sabe demais; explicou muito sobre nós, humanos.
Começo meu domingo tendo um enorme prazer com essa linda e profunda conversa. Parabéns(Celso) pela qualidade na condução do programa.Sempre te achei intuitivo ,criativo e inteligente....mas acho que vc tem melhorado muito sua capacidade de entrevistador. E o professor é realmente calmo , perspicaz e brilhante. ABS a todos que fazem esse programa.
6 лет назад+2
Marcio, muito obrigado pelo comentário tão gentil. Esperamos continuar a trazer programas cada vez melhores. Um abraço
Que delícia de entrevista!!!👏👏👏 Parabéns professor, vc tem muito de Machado 😉 Celso, parabéns p vc tbm! Conduziu bem a conversa. E é claro, parabéns ao nosso maior escritor Machado de Assis!
Год назад+1
Perfeito ótima análise em cima desse maravilhoso livro ❤
Fiquei admirada com uma das falas de vcs no qual se refere a inteligência como sendo algo de "berço", porém a inteligência ela não está e nem vem de condições sociais mas sim ela pode ser desenvolvida de acordo com as vivências e a necessidade de sobrevivência na qual o individuo precisa ter uma expertise de observação muito além do aparente.
Após encontrar este canal no RUclips, abandonei até minha TV a cabo. Excelente conteúdo, tema fantástico, mas faltou abrodr mais sobre Brás Cubas. Professor Villaça exerce a maestria com naturalidade.
Que bom que postaram o vídeo... pq o áudio do podcast eu já escutei umas mil vezes kkkkkkkkkk esse foi um dos melhores temas. Queria ouvir mais conversas sobre a obra de Machado.
6 лет назад+3
Muito obrigado pelo comentário! Ter o Alcides Villaça falando sobre Machado com a gente é um privilégio. Esperamos tê-lo de volta em breve. Um abraço!
Parabéns pelo programa! Adoro o canal e o apresentador, Celso. Gostaria muito de ouvir sobre o Drummond. Obrigado por compartilhar essas conversas maravilhosas!
Gostei da entrevista, mas falou pouco sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas especificamente. O papo fluiu tanto que ele acabou falando de tudo um pouco sobre vida e obra de Machado.
"Burrice, despreparo pra viver, equivocados, prepotentes vazios (...) arrogância sem lastro nenhum vaidade sem razão de ser, os personagens que são assim levam bordoada da vida e dele". Lembrei do Pedro Rubião de Alvarenga.
o programa e a que se propõe, excelente. Porém, falaram mais de Machado, tendado explicar a vida pela obra e a obra pela vida, que deixaram o que realmente importa, a obra em si, de lado.
4 месяца назад+3
11:45 Esse entrevistador desconsidera completamente a taxa de mortalidade do século 19... Ter 25 anos significava já estar na metade da vida. A concepção atual não cola.
Eu vim falar isso, como o entrevistado é interrompido nessa entrevista. Vários raciocínios não foram concluídos pela interrupção do entrevistador. Uma pena. Mas o programa é muuuuuito bom, obrigada 🙏
Eu vi o programa mais como um diálogo do que uma entrevista. Gostei bastante do entrevistador, normalmente o mais comum é o entrevistador não saber nada do assunto e o entrevistado falando sozinho. Mas bom, é só minha opinião.
Além de interromper, ele empobrece a entrevista com simplificações impertinentes é que evidenciam que pouco conhece da obra de Machado. Casa do Saber, certamente vcs teriam melhor opção de entrevistador. Seria profícua uma substituição.
Machado de Assis foi o anti-medalhão por excelência, se impôs ao mundo por conta do seu talento; não em função de conveniências mesquinhas.
4 месяца назад+1
Machado não era monarquista (a monarquia era sustentada pelo trabalho escravizado no latifúndio), ele temia (nas crônicas) que a República quebraria com a integração nacional pela disputa das oligarquias, o que não ocorreu.
Pessoal vejo muitos reclamarem do Celso, ainda que o cara interrompa o entrevistado, a gente tem que primeiro entender o formato do programa, é um slowtalk, a ideia nao é ser uma entrevista dura, e sim um bate papo, e bate papo tem interrupções como qualquer outra conversa. Mano o cara disponibiliza gratuitamente as aulas/temas/abordagens da CASA DO SABER gratuitamente, e ainda tem pessoa que reclama. Obrigado Celso, pelo conteúdo.
Cara, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ele atrapalha, muitas vezes interrompe o pensamento do autor, repete inúmeras vezes o que o entrevistado já falou. Aff, horrível!
Machado de Assis é um gênio. Cristianismo só serve para mulheres e mendigos ou meu caso com Marcela durou 11 meses e 22 mil conto de Reis. Visão de consciência do autor é gigantesca. Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o Legado da nossa misereria humano: Brás cubas. Brás cubas tinha dinheiro Mem emplasto fez. Obrigado por postar!
Bom dia caríssimo professor! O livro digital tem muitas vantagens, tais como: 1 - Não tem peso; 2 - Posso fazer marcações e comentários, e apagar quando desejar; 3 - Posso fazer pesquisas, de forma rápida e eficiente; 4 - Capacidade de mudar as fontes, cor de fundo... 5 - Possibilidade de levar uma biblioteca em um dispositivo; 6 - Não é possível emprestá-lo; 7 - Pesquisa em um dicionário. Entre outras vantagens o fato de não ser possível emprestá-lo é uma das principais.
Tenho 66 anos. Li cerca de 400 livros, desde os gregos aos modernos. Ha 10 anos leio só pela internet, 1o) porque baixo varios livros de graça, 2o) Copio os textos, salvo no word em letras bem grandes que nao casam a minha vista e leio com conforto 3o) O espaço de uma casa custa muito caro, nao da pra manter uma biblioteca com centenas de livros. Conclusão, é dificil manter a nostalgia de ter livros fisicos.
A teoria do medalhão me lembra a cena entre Polônio e Laerte onde o primeiro ensina o segundo como se comportar socialmente durante sua viagem a Paris. Pai orienta filho.
Seria lindo um pouco de Clarice Lispector aiiii no quem somos nós
6 лет назад+1
Oi, Rhuan! Dentro dessa série, ainda teremos um vídeo sobre "A Paixão Segundo G. H." com a professora Yudith Rosenbaum. Por enquanto, você pode escutar o programa em nosso site www.quemsomosnos.com.br/serie/literatura-brasileira-classica/ abraço!
Eu tenho essa mesma tristeza desse querido professor... Deus me livre de kindles ou qualquer outro troço eletrônico. Eu beijo os livros. Sou igual a menina de Felicidade Clandestina
Descobri este canal hoje. Gostei muito e já me inscrevi. Algumas pessoas reclamam nos comentários que o entrevistador fala muito. Discordo. Acho que o entrevistador faz intervenções pertinentes e necessárias.
Esse entrevistador é um relativista. Se quer entende a saudade dos livros físicos que sente o entrevistado. Outra coisa deprimente é escutar ele utilizando o tempo todo o pronome você para se dirigir a um idoso professor que tanto já ensinou e que tanto já acumulou de sabedoria.
Fenomenal... quanta lucidez nesse admirável professor, na ministração dessa Aula!
Fui uma leitora compulsiva dos 7 aod 50 anos. Cursei letra e fii professora durante toda minha vida de traballhadora.Lia td e quando ia a bienal ficava maluca. Com a internet leio mto mas nao mais literatura. Vou retomat `a literatura para reler Machado agora com meus 72 anos e aposentada.Adorei a entrevista
Pois é dona Maria, essa tal internet prende demais nossa atenção.
Que aula magnífica! Como é bom ter acesso a um conteúdo de tanta qualidade aqui no RUclips.
Agradeço só Celso e todos que participam do Quem Somos Nós pela oportunidade de nos introduzir aos mais variados temas humanos. Não dê bola àqueles que só vêem as interrupções, esquecendo que não se tratam de palestras. Até porque as colocações são importantes para o raciocínio ser mais tangível ao grande público.
Nada como um professor competente e experiente pra nos ensinar
"E' tudo um jogo e eu conheço as regras." Que aula! Que Prodessor ! perfeito.
Eu li todas as obras de Machado de Assis, ele é bom de cabo a rabo. Mestre dos Mestres, escritor brasileiro mais universal que conheço. Tudo o que ele escreveu me acrescentou. Ou refletindo, ou rindo de me acabar, ou observando como esse cidadão escrevia bem. Show!!!
É mesmo!
Ótimas reflexões sobre o Machado de Assis. Estou lendo Memórias Póstumas de Brás Cubas e essa entrevista está me ajudando a entender o livro.
Obrigado por compartilhar conosco. Boa tarde.
Nós, "dinossauros", apreciamos até o cheiro do papel (novo ou velho) e os aromas da tinta de impressão!
ALEXANDRE ELI CINCINATO siiiiimmm
Livros!!!
Verdade..Não tem igual..A tecnologia tem sua importância e facilidades, mas o livro penso que é insubstituível.
Não sou "dinossaura", mas aprecio também. Gosto da facilidade e praticidade de um leitor digital como o Kindle, mas a estante com livros de papel é sempre maior e mais prazerosa de se ter.
Hahaha exatamente isso!!
Muito bom. Parabéns.
Que riqueza de conhecimento e humildade de saber que na literatura, Machado é, não foi!
43:24 Ninguém!
Muito obrigada professor pelos seus conhecimentos 👏👏👏👏
Excelente entrevista. Amo a obra machadiana. O conto "Missa do Galo" é maravilhoso. Aliás, os contos do Machado são riquíssimos espelhos da alma humana.
Minha filha ama o
monteiro Lobato, sabe tudo sobre a vida dele. Gostaria muito
De comprar Essa
Ediçao de capa dura pra
Ela. Eu amo o cheiro do livro abrimos. Nao me adaptei aos tablets etc.
Adorei o programa, muito
Bom.
Que conversa gostosa! Ficaria ouvindo este bate-papo por horas...Interessantíssimo saber mais sobre a vida é a obra de MA. Um deleite, como sempre! Obrigada!
Muito obrigado, Elaine!
Villaça maravilhoso!!
Que bate papo maravilhoso !!!
Muito bom mesmo. Parabéns.
Uma aula maravilhosa! Que professor deslumbrante!!!!!!!!!!
Excelente! Vida longa ao canal! Muito obrigado.
Sem dúvida, um dos melhores programas da série. Gostaria de ter escutado um pouco mais sobre MPBC, mas foi compensado pelo que se comentou sobre outras obras. O Alcides sabe demais; explicou muito sobre nós, humanos.
OBRIGADO POR ESSE CANAL !!!!!!
Atualidade impressionante. "O homem é um agente da natureza." E não está no controle.
Empulhar = iludir, embromar, enganar.
No mais, aula maravilhosa de um professor sensacional.
Muito obrigada!
Começo meu domingo tendo um enorme prazer com essa linda e profunda conversa.
Parabéns(Celso) pela qualidade na condução do programa.Sempre te achei intuitivo ,criativo e inteligente....mas acho que vc tem melhorado muito sua capacidade de entrevistador.
E o professor é realmente calmo , perspicaz e brilhante.
ABS a todos que fazem esse programa.
Marcio, muito obrigado pelo comentário tão gentil. Esperamos continuar a trazer programas cada vez melhores. Um abraço
Sensacional 👏👏👏👏📚
Excelente programa! Acho que seria massa um sobre o Saramago
Excelente sugestão, Gabriel! Muito obrigado.
@ Apoio de mais!!!
Ler Machado nos leva a questionar quem somos nós! Excelente aula!
Obrigado, Nair. Ter o Alcides Villaça como convidado é um privilégio :) Um abraço!
Totalmente demais. Maravilhoso momento do programa. Gratíssima, senhores
Ótima entrevista, como outras que vi.
Que aula! Ouvir esse professor é um deleite!
Fantástica aula!👏
conversa maravilhosa.
Excelentes professor e entrevistador!
Que delícia de conversa.
INCRÍVEL
Que delícia de entrevista!!!👏👏👏
Parabéns professor, vc tem muito de Machado 😉
Celso, parabéns p vc tbm! Conduziu bem a conversa.
E é claro, parabéns ao nosso maior escritor Machado de Assis!
Perfeito ótima análise em cima desse maravilhoso livro ❤
Que privilégio ouvir esse professor! Muito obrigada!!!
Excelente vídeo
Que aula!
O professor, formidável.
Adorei!!! Ótima conversa! Me deu vontade de ler Machado...
Fiquei admirada com uma das falas de vcs no qual se refere a inteligência como sendo algo de "berço", porém a inteligência ela não está e nem vem de condições sociais mas sim ela pode ser desenvolvida de acordo com as vivências e a necessidade de sobrevivência na qual o individuo precisa ter uma expertise de observação muito além do aparente.
desnutrição e stress pre natal podem afetar negativamente a inteligencia
Magnifico conteúdo!!Ainda saudosa e para sempre!
Maravilhoso! Obrigada
!
Muito bom!!
Excelente aula!
Após encontrar este canal no RUclips, abandonei até minha TV a cabo. Excelente conteúdo, tema fantástico, mas faltou abrodr mais sobre Brás Cubas. Professor Villaça exerce a maestria com naturalidade.
Teve uns momentos muito profundis, quando eles estavam entrevistando atores pornôs 😃
Além disso assinei o youtube, os mais bem investidos 30 e poucos reais mensais de todas minhas vidas possíveis e imagináveis!
Muito bom!! Professor é ótimo
Que bom que postaram o vídeo... pq o áudio do podcast eu já escutei umas mil vezes kkkkkkkkkk esse foi um dos melhores temas. Queria ouvir mais conversas sobre a obra de Machado.
Muito obrigado pelo comentário! Ter o Alcides Villaça falando sobre Machado com a gente é um privilégio. Esperamos tê-lo de volta em breve. Um abraço!
Estou amando essa série! Poderia ficar horas ouvindo essas conversas com esses professores 😍😍
Excelente e interessantíssimo, como sempre!
Gostei muito
Adoro Machado de Assis
Ótimo.
Adoro este canal...parabéns aos criadores!
Belíssima entrevista! Bastante elucidador! Uma das melhores.
Muito bom.
Entrevista ótima
Parabéns pelo programa! Adoro o canal e o apresentador, Celso. Gostaria muito de ouvir sobre o Drummond. Obrigado por compartilhar essas conversas maravilhosas!
PROFESSOR GENIAL !!!!!!!!!!
Excelente!!!
Um dos melhores livros que já li
Dóis
Canal massa. Obrigado.
Sem dúvidas esse foi o melhor que teve!
Gostei da entrevista, mas falou pouco sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas especificamente. O papo fluiu tanto que ele acabou falando de tudo um pouco sobre vida e obra de Machado.
No fim da entrevista eu já tinha esquecido que o assunto da entrevista era o Memórias Póstumas. Lembrei com o teu comentário.
Olá, Guilherme. Esta é a proposta do Quem Somos Nós. Os encontros são papos que fluem e os temas são pontos de partida para as conversas.
Exato
Ótima entrevista!
"Burrice, despreparo pra viver, equivocados, prepotentes vazios (...) arrogância sem lastro nenhum vaidade sem razão de ser, os personagens que são assim levam bordoada da vida e dele". Lembrei do Pedro Rubião de Alvarenga.
Machado! Afiado até no nome!
👽
🙏🏻
Ótimo! O professor Villaça é muito bom. Que tal um programa sobre Fernando Pessoa? Poderia ser uma série sobre o Pessoa, já que ele foi tantos!
o programa e a que se propõe, excelente. Porém, falaram mais de Machado, tendado explicar a vida pela obra e a obra pela vida, que deixaram o que realmente importa, a obra em si, de lado.
11:45 Esse entrevistador desconsidera completamente a taxa de mortalidade do século 19... Ter 25 anos significava já estar na metade da vida. A concepção atual não cola.
Machado de Assis sempre me maravilha.
Gente, deixa o entrevistado falar.
Eu vim falar isso, como o entrevistado é interrompido nessa entrevista. Vários raciocínios não foram concluídos pela interrupção do entrevistador. Uma pena.
Mas o programa é muuuuuito bom, obrigada 🙏
Concordo. Ele tem um prazer em antagonizar!
Nessa entrevista ele está até deixando...
Eu vi o programa mais como um diálogo do que uma entrevista. Gostei bastante do entrevistador, normalmente o mais comum é o entrevistador não saber nada do assunto e o entrevistado falando sozinho. Mas bom, é só minha opinião.
Além de interromper, ele empobrece a entrevista com simplificações impertinentes é que evidenciam que pouco conhece da obra de Machado. Casa do Saber, certamente vcs teriam melhor opção de entrevistador. Seria profícua uma substituição.
Trata-se de uma conversa , não de um monólogo! Parabéns !
Machado de Assis foi o anti-medalhão por excelência, se impôs ao mundo por conta do seu talento; não em função de conveniências mesquinhas.
Machado não era monarquista (a monarquia era sustentada pelo trabalho escravizado no latifúndio), ele temia (nas crônicas) que a República quebraria com a integração nacional pela disputa das oligarquias, o que não ocorreu.
Freud tinha que tomar umas aulas com Machado de Assis, pois como o escritor brasileiro conhece a alma humana!
O melhor entrevistado, com o pior entrevistador... esse cara deveria fazer um podcast, não um programa de entrevistas.
Pessoal vejo muitos reclamarem do Celso, ainda que o cara interrompa o entrevistado, a gente tem que primeiro entender o formato do programa, é um slowtalk, a ideia nao é ser uma entrevista dura, e sim um bate papo, e bate papo tem interrupções como qualquer outra conversa.
Mano o cara disponibiliza gratuitamente as aulas/temas/abordagens da CASA DO SABER gratuitamente, e ainda tem pessoa que reclama.
Obrigado Celso, pelo conteúdo.
Cara, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ele atrapalha, muitas vezes interrompe o pensamento do autor, repete inúmeras vezes o que o entrevistado já falou. Aff, horrível!
O que importa é o conteúdo.
PM-MG
Se eu fã de Machado fiquei mais ainda nosso Patrono da Literatura
Machado de Assis é um gênio.
Cristianismo só serve para mulheres e mendigos ou meu caso com Marcela durou 11 meses e 22 mil conto de Reis. Visão de consciência do autor é gigantesca. Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o Legado da nossa misereria humano: Brás cubas. Brás cubas tinha dinheiro Mem emplasto fez. Obrigado por postar!
Bom dia caríssimo professor!
O livro digital tem muitas vantagens, tais como:
1 - Não tem peso;
2 - Posso fazer marcações e comentários, e apagar quando desejar;
3 - Posso fazer pesquisas, de forma rápida e eficiente;
4 - Capacidade de mudar as fontes, cor de fundo...
5 - Possibilidade de levar uma biblioteca em um dispositivo;
6 - Não é possível emprestá-lo;
7 - Pesquisa em um dicionário.
Entre outras vantagens o fato de não ser possível emprestá-lo é uma das principais.
Dependendo do App que vc usa vem com a função de tradução.Isso manda me ajudando a estudar inglês pois volta e meia tem uma expressão que eu n sei
Tenho 66 anos. Li cerca de 400 livros, desde os gregos aos modernos. Ha 10 anos leio só pela internet, 1o) porque baixo varios livros de graça, 2o) Copio os textos, salvo no word em letras bem grandes que nao casam a minha vista e leio com conforto 3o) O espaço de uma casa custa muito caro, nao da pra manter uma biblioteca com centenas de livros. Conclusão, é dificil manter a nostalgia de ter livros fisicos.
A teoria do medalhão me lembra a cena entre Polônio e Laerte onde o primeiro ensina o segundo como se comportar socialmente durante sua viagem a Paris. Pai orienta filho.
Seria lindo um pouco de Clarice Lispector aiiii no quem somos nós
Oi, Rhuan! Dentro dessa série, ainda teremos um vídeo sobre "A Paixão Segundo G. H." com a professora Yudith Rosenbaum. Por enquanto, você pode escutar o programa em nosso site www.quemsomosnos.com.br/serie/literatura-brasileira-classica/ abraço!
Eu tenho essa mesma tristeza desse querido professor... Deus me livre de kindles ou qualquer outro troço eletrônico. Eu beijo os livros. Sou igual a menina de Felicidade Clandestina
Machado é atemporal.
Descobri este canal hoje. Gostei muito e já me inscrevi. Algumas pessoas reclamam nos comentários que o entrevistador fala muito. Discordo. Acho que o entrevistador faz intervenções pertinentes e necessárias.
TAVA NA HORA DE FAZER SOBREOS ESCRITORES BRASILEIROS
Esse entrevistador é um relativista. Se quer entende a saudade dos livros físicos que sente o entrevistado. Outra coisa deprimente é escutar ele utilizando o tempo todo o pronome você para se dirigir a um idoso professor que tanto já ensinou e que tanto já acumulou de sabedoria.
Professor, Capitu traiu ou não?
Bentinho “ o Bento “
Estava certo ou não ?
Tire essa dúvida cruel.
Com admiração pelo Sr.
👏👏👏👏👏
Para sanar a sua dúvida:
medium.com/@lucaspereiranovaes/em-dom-casmurro-capitu-n%C3%A3o-traiu-bentinho-eis-as-raz%C3%B5es-cf0b1140103c
Hola!! me interesaría leer Bras Cubas en Portugués, dónde lo puedo conseguir online?? Saludos desde Argentina!!
Audiobook completo "Memórias Póstumas de Brás Cubas": ruclips.net/video/DUZ0P2LCW50/видео.html
Eu amo o livro em papel. Mas acho que o aluno troca o digital apenas pelo fato do acesso ao digital ser mais fácil…
Em que momento ele fala sobre a vida de Brás Cubas
55:42 isso é muito MAX STIRNER.