BIKES ELÉTRICAS PODEM TIRAR CARROS DAS RUAS? E OS IMPOSTOS?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 дек 2024

Комментарии • 200

  • @marcoaurelio1853
    @marcoaurelio1853 4 года назад +67

    Uso a elétrica há um ano e meio para ir ao trabalho, mercado, dentista, igreja etc. Sou professor, chego à escola limpo, seco, descansado, pronto pra dar aula. Cidade pequena, o tempo de locomoção é o mesmo que de carro, talvez numa cidade maior seja ainda mais vantajoso, por fugir de congestionamentos. Mas o trânsito é perigoso mesmo assim, falta respeito por parte dos motoristas (na verdade acho que falta mais é costume de ver bicicletas nas vias). Muita gente se interessa, mas de fato se assusta com o preço inflacionado pelos impostos. Tenho também uma mountain bike para cicloturismo. Investi num bom modelo depois que comprei a elétrica. Ou seja, ela não me deixou "preguiçoso", ao contrário, me deu mais vontade de pedalar por lazer. Espero que este meu longo comentário seja pertinente. Abraços

    • @deniswang8682
      @deniswang8682 4 года назад +3

      boa noite! estou começando a pedalar como transporte e achei bem dificil de estacionar a bike. Alguns lugares tem bicicletario mas nao sao muito bem adequados para trava com ulock no quadro, que é a melhor forma de prender. Vc para ela nos estacionamentos? as bikes sao aceitas? como é a sua forma de estacionar a sua? Penso em colocar bagageiro mas a forma de guardar a bike ainda acho muito desanimador.

    • @marcoaurelio1853
      @marcoaurelio1853 4 года назад +1

      @@deniswang8682, esse é realmente um grande problema, acredito que minha experiência não se aplique no seu caso, infelizmente. Aqui não tem bicicletário, mas geralmente deixo em estacionamentos de supermercados ou em estabelecimentos de pessoas conhecidas (cidade pequena, tem essa possibilidade). E como trabalho numa escola, deixo dentro do prédio mesmo. Mas já deixei de ir de bike por não ter onde deixá-la 😕

    • @Alerosendo
      @Alerosendo 4 года назад +3

      pertinentessississsímo, Marco! falta de costume mesmo. reproduzimos boas atitudes e eles copiam. preço só pra quem pode. :)

    • @celsomaeda1656
      @celsomaeda1656 4 года назад +2

      Talvez com um aumento expressivo no número de ciclistas nas ruas, acabe aumentando o cuidado por parte das autoridades em relação aos ciclistas, nas ruas e espaços públicos,

    • @user-gb6nm2eo6z
      @user-gb6nm2eo6z 3 года назад

      bora buscar no Paraguai kkkkkk "free tax"

  • @cleberpolo369
    @cleberpolo369 4 года назад +33

    Meu pai recentemente comprou uma e-bike da oggi pra pedalar junto comigo, dps de uma tentativa frustrada com uma 29 (scott) que era pesada, ele não tinha preparo e tudo mais e acabou desanimando. Resultado: ele usa ela pra tudo, sobe e desce, pedais intermunicipais e até trilha já fizemos, respeitando o limite da bike, claro. É caro a bike? sim, e por diversos fatores que a gente já ta careca de saber,mas se botar na ponta da caneta, a gasolina que se economiza, a agilidade de não precisar procurar vagas e o beneficio a saúde, a bike se paga rapidamente. Virou um acessório para trabalho e lazer.

    • @Almirtatui
      @Almirtatui 4 года назад

      Sim é caro, mas as pessoas cultuam a compra de um Ifhone e muitas vezes não se importam com o preço. Ai faço a pergunta, e os benefícios que a bike nos trás?

  • @jcsetra
    @jcsetra 4 года назад

    Tu és brilhante. Parabéns por divulgar informações tão importantes para os ciclistas. Também tenho uma bicicleta elétrica e essa pesquisa é muito verdadeira nas suas conclusões. Parabéns, parabéns, parabéns!!!

  • @dalvasilva6955
    @dalvasilva6955 4 года назад

    Renata você é a maior voz que temos no Brasil para lutar pelas Bikes tanto elétricas quanto sem ser elétricas , eu tenho 4 bikes elétricas e já deixei de andar de carro a uns 14 anos e de lá para cá venho trocando minhas bikes normais por bikes elétricas .

  • @marcelofelixvictorvictor2917
    @marcelofelixvictorvictor2917 4 года назад

    Valeu Renata que pesquisa top demais.
    O maior problema na minha cidade Porto Velho, capital de Rondônia e a falta de clicovias, e locais adequados para marrar sua bicicleta. Praticamente zero locais onde se possa amarrar com segurança ou danificar sua bike. Espero que melhore!!!
    Muita saúde e sucesso para vc!!!!!

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад +1

      Acho que é o maior problema em todo o Brasil, sem infra estrutura, bicicleta elétrica é só um objeto de luxo para ocupar espaço na garagem.

  • @FabianoFariaNievola
    @FabianoFariaNievola 3 года назад

    Sensacional, Renata! VÁ DE BIKE! 🚴🏾‍♂️

  • @jussarameyer1454
    @jussarameyer1454 4 года назад +3

    Essa é a matéria do ano! Parabéns 🎈👏🎉 Renata!

  • @DiegoGenovez
    @DiegoGenovez 4 года назад +5

    Excelente vídeo Renata! Faz uma semana que comprei a minha bike elétrica, a mesma que você tem e estou amando voltar a pedalar. Encarei o preço dela que está acima de várias motos populares 0 km, mas acredito que valeu a pena. Pretendo vender o meu carro atual e adquirir um bem mais barato para emergências e com o restante cobrir o que gastei na e-bike. E assim economizo no IPVA, combustível, manutenção e de troca ainda saio ganhando na saúde física e mental. Pedalar é tudo de bom!

  • @victorbezerra7783
    @victorbezerra7783 4 года назад +11

    Comprei uma oggi e-tour 500, e como ciclista amador, estou amando. Na maior parte do tempo nem uso o auxílio dela, uso mais o auxílio em subidas mt inclinadas. Alem disso ela tem ajudado tanto na motivação quanto em me fazer pedalar e ir mt mais longe. As e-bikes são ótimas pra iniciação no pedal, e aos poucos vc vai conseguindo usar menos e menos auxílio até o momento que vc nem precisa mais do auxílio. Vc pode pedalar com seus amigos mais experientes e ainda tem a versatilidade de poder usar pra ir trabalhar sem chegar suado. Recomendo mt

  • @cyrovieira6471
    @cyrovieira6471 4 года назад

    Excelente vídeo, obrigado pela contribuição!!

  • @rogerioramosdecampos271
    @rogerioramosdecampos271 4 года назад

    Belíssimas informações !!!

  • @mauriciofarias7258
    @mauriciofarias7258 4 года назад

    Bom dia!
    Olha, eu assistí ao seu outro vídeo sobre o novo motor da Shimano e amei! Adoraria ter uma bicicleta com um motor daqueles!
    Principalmente onde moro: Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, localiza-se na região serrana. E aqui faz-se necessária uma maior proliferação de bicicletas assim assistidas, devido à sua geografia.
    Nossa, seria MUITO BOM ter uma loja/revenda dessas bicicletas por aqui!
    Ótimo vídeo!

  • @leogoncalves188
    @leogoncalves188 4 года назад +1

    Quando vc vai fazer um video sobre o uso da sua Oggi eletrica ao longo do tempo????

  • @nildomartins4017
    @nildomartins4017 4 года назад +8

    Bom dia meu nome e Nildo Martins trabalho a 10km de minha residência comprei uma Evibe tur da Caloi deixo o carro em casa e vou de segunda a sexta de bike mesmo tendo só uns 3 km de ciclovia.Paguei caro na bike elétrica ainda não se pagou totalmente , não me arrependo. e um sensação de liberdade quando estou pedalando nada me prende durante a viagem, e sem contar que chego com mais disposição no serviço. tenho 47 anos.
    Só vou pra shopping, mercado com ela por que não tem um ligar seguro pra guarda-la

    • @vitormlb1199
      @vitormlb1199 4 года назад

      Sobre "não se pagar ainda": sei que é difícil julgar a relevância disso pros outros, afinal não sabemos a situação financeira de cada um e normalmente quem compra elétricas tem um aperto financeiro menor no dia-a-dia (infelizmente até isso é elitizado aqui no Brasil)....mas esse conceito é relativo: talvez não tenha pago financeiramente (ainda) no entanto pense na saúde, no pique e no bem conquistados no exercício: valem mais que a grana economizada em combustível ou condução, até porque ajuda a gastar menos dinheiro lá na frente (menos remédios com os males da ociosidade física). Estou no mesmo caminho e venho pensando além do retorno financeiro, por isso compartilhei meu pensamento contigo. No mais, boa sorte e pé no pedal!

  • @chicopacheco253
    @chicopacheco253 4 года назад

    Parabéns pelo video, show!!

  • @PauloFerreira-wp2it
    @PauloFerreira-wp2it 4 года назад +1

    Temos que adotar uma estratégia política (eleger políticos que se preocupem com essa temática e forte lobby no Congresso Nacional, Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais)), para reivindicar redução de tributos sobre as bicicletas, construção de mais ciclovias, educação de motoristas no sentido de uma direção profilática contra acidentes etc. Espaços como o seu canal a Aliança Bike são fundamentais, para a efetividade dessas estratégias.

  • @bassoto2008
    @bassoto2008 4 года назад +2

    Redução de impostos para bikes já.

  • @yagobeckmann8384
    @yagobeckmann8384 4 года назад

    Amei a ultima frase. Renata você é demais! Sou do Rio e admiro muito seu trabalho e ativismo.

  • @leogalo31
    @leogalo31 4 года назад +1

    Renata para o Governo não são interessantes as e-bikes pq não rendem IPVA, não consomem combustível que gera tributos , não tomam multas, não pagam estacionamento rotativo etc etc . Triste realidade! Mas eu como ciclista vou aderir apesar do meu trabalho ficar 25km de distância da minha casa.

  • @analista_investidor9729
    @analista_investidor9729 4 года назад

    Grande Video Renata....

  • @davibenitez7055
    @davibenitez7055 4 года назад

    Excelente incentivo para deixar o carro em casa Renata, mas uma questão que deve ser bem pensada é o correto descarte das baterias. Fazer uma forma das montadoras reaproveitarem , e quando não puder mais ter uso ir para reciclagem , cuidando para a substância lítio não poluir o ambiente.

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад +1

      É Davi, tem várias coisas a se pensar, primeiro de onde viram estas baterias e esses motores, vamos nos tornar dependentes da tec estrangeira, um sistema tão simples, mas que custa os olhos da cara, pior ainda não temos a minima pesquisa nesta área. É como os carros, a quem sonhe com o carro elétrico brasileiro até hoje, mas de concreto só temos milhões indo pelo ralo nas pesquisas financiadas pela itaipu/governo. Preferiria que tivéssemos infraestrutura, cultura.

  • @canaldamel5970
    @canaldamel5970 4 года назад

    Realmente está crescendo o mercado de bike

  • @sandrolibras
    @sandrolibras 4 года назад +2

    Tenho uma excelente bike elétrica e utilizo a contento para deslocamento de 28km diários (ida e volta). Muito mais prazeroso que meu antigo carro, além de chegar sem suor.

  • @RIVABIKE
    @RIVABIKE 4 года назад

    Bike é o Futuro ✌🏾🚴🏾‍♂️

  • @edcarlospinheiro4967
    @edcarlospinheiro4967 4 года назад +2

    Políticas públicas são sim importantíssimas, mas a população, precisa agir nesse sentido, todos devem ser educados.

  • @hiltoneyoliveira7698
    @hiltoneyoliveira7698 4 года назад

    Penso nas oportunidades de discussão que estão se perdendo nas cidades que já tem uma facilidade a mais de implantação de ciclovias pelo perfil facilitado de relevo como em muitas cidades litorâneas e virar esse jogo pela qualidade de vida. Mas além de vários outros aspectos que devem ser necessariamente considerados à efetiva implantação, a "usabilidade" da ciclovia por outros que não ciclistas também também é um ponto considerável que não pode ser desprezado. Mães e pais com bebês, corredores, pedestres com ou sem animais na ciclovia conferem um risco considerável.

  • @emersondamacena3967
    @emersondamacena3967 4 года назад +1

    Ótimo vídeo, porém me encontro desempregado e ainda não tenho condições de comprar a minha bike comum, mas tenho fé que com a mobilização dos amantes do pedal essa situação de juros , taxas vai se reverter é dar condições para todos terem uma bike elétrica e melhorar a mobilidade e a saúde não só dos grandes centros mas de todo território nacional.....ADORO VC RENATA😘

  • @Ronald_Marcal
    @Ronald_Marcal 4 года назад

    Os impostos prejudicam por que são importadas. Produzir bicicletas em certos polos industrais, como a Zona Franca de Manaus (e outros) garante ao produtor insenção de impostos (as vezes chegando até serem isentos de todos eles) que tornam os produtos mais acessíveis ao mercado brasileiro. Existem até algumas empresas pequenas que produzem bicicletas elétricas (mais "biciclomotores") e vendem no mercado regional (norte e nordeste) com preço convidativo.
    No momento, o principal fator que diminui o potencial de consumo é a alta do dólar, e o endividamento massivo das famílias devido às altas taxas de juros para o consumidor. Aqui em Fortaleza, no começo do ano, uma empresa de gadgets de informática (ibyte/goldentec) chegaram a lançar uma e-bike custando 2999, e eu cheguei a cogitar comprar uma. Esse preço poderia ser mais convidativo em outras circunstâncias se o dolar estivesse no patamar de 5 ano atrás, por exemplo, na casa dos R$2,50, o que representaria uma redução de praticamente 50% nos preços praticados hoje (mesmo com impostos).
    O verdadeiro fator que faz com que as bikes elétricas tenham um menor consumo é a mentalidade das pessoas em relação ao custo-benefício pessoal, somado à uma dúviva básica relacionado à duração da vida útil do equipamento. Isto é, gastar 6K reais (que é mais ou menos o preço de entrada de e-bikes de grandes marcas no país) sabendo que dentro de 3 anos ele precisará trocar a bateria, é extremamente arriscado pois não sabemos se até lá aquele equipamento terá tido sucesso no país e continuará produzindo peças de reposição (sobretudo a própria bateria, o motor e a controladora). Ou seja, ao adquirirmos uma e-bike, hoje, nós corremos o risco de estarmos somente comprando o que será uma bicicleta comum daqui a três anos que custa menos de mil, será que vale a pena correr esse risco?
    Então, sem que as empresas deem garantias extremamente extendidas sobre esses produtos, sem aumentar os preços que já são bem elevados, acho muito difícil que e-bikes consigam vingar no país.

  • @fabioquintaoafonso
    @fabioquintaoafonso 4 года назад +1

    Matéria fantástica!
    Meus parabéns!

  • @celsomaeda1656
    @celsomaeda1656 4 года назад

    Com certeza, ainda vamos ter mudanças no quadro geral do uso alternativo de transporte, de preferência no sentido das bikes elétricas , que parece ser um bom caminho para todos, já que ainda somos pais de terceiro mundo, onde a economia gerada e a saúde adiquirida seriam muito vantajoso para todos, menos para os preguiçosos, !!!!

  • @thiagosmith4980
    @thiagosmith4980 4 года назад

    Sou seu fã !!! Parabéns por passar seus idéias e conhecimento !!

  • @celsomaeda1656
    @celsomaeda1656 4 года назад

    Realmente, o custo da bicicleta elétrica ainda é alto , abaixando o preço , já deve aumentar em muito o uso delas, os outros motivos deverão ser sanados logo em seguida!!!!

  • @tiozaodabikespbr
    @tiozaodabikespbr 4 года назад

    Essas bikes nas retas atrapalham o fluxo das bikes normais, elas são lentas e as ciclovias são estreitas e não permitem ultrapassagem.

  • @DougsSantosP
    @DougsSantosP 4 года назад +30

    Desafio é cruzar o extremo da Zona Leste ao centro de São Paulo não podendo usar uma ciclovia de mais de 15km por falta de segurança.

    • @abranco4523
      @abranco4523 4 года назад

      Eu faço isto a mais de ano e nunca tive problemas

    • @DougsSantosP
      @DougsSantosP 4 года назад +1

      @@abranco4523 Tem sorte. Ciclovia do parque ecológico é um desafio

    • @designerivan9775
      @designerivan9775 4 года назад

      moro no ABC e ir pra SP é um desafio tb, nem tanto por falta de acessos , mas eu n tenho preparo fisico não! muita subida! Por isso fico de olho em bike eletrica, especialmente se tiver uma com freio regenerativo hahahaha

    • @conhecimentoaproximadosobr6773
      @conhecimentoaproximadosobr6773 4 года назад

      eu uso a ciclofaixa todo dia ali no trecho da penha é um horror mas o numero de ciclistas ta aumentando ^^

  • @allanmarquezini777
    @allanmarquezini777 4 года назад +4

    Não somente as e-bikes, mas precisamos ter acesso à bikes de nivel superior. Pagamos muito caro por coisas que em certos países já nem se usa. Enquanto as bikes urbanas de países mais evoluidos já contam com caixas de câmbio seladas(manutenção quase zero), correia dentada no lugar de corrente(não precisa lubrificar e dura mais de 10 000km), cubos de dinamo(pra gerar energia para as luzes e até mesmo, carregar o celular), etc...Pagamos caro pra burro em bikes sem vergonhas que nem sequer vem com bagageiro e para-lamas.

  • @marcelosuetam
    @marcelosuetam 4 года назад +1

    Renata, parabéns pelo trabalho. Você poderia fazer um comparativo das bicicletas disponíveis no mercado?

  • @adevaldogomes7916
    @adevaldogomes7916 4 года назад

    Estamos nos aproximando da mobilidade saudável.....

  • @WhiteLotusZuko
    @WhiteLotusZuko 4 года назад +1

    Voce que é a nossa voz sobre ciclismo, poderia fazer um movimento de redução de impostos em bikes eletricas, visto o benefícios delas mais que óbvios, pode ser em vão visto o estado incompetente que temos, mas seria bonito você tomando a frente

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      Acho que seria mais importante um movimento por infra estrutura, não são excludentes, mas me parece que trabalhamos pelos interesses das industrias, ao invés delas trabalharem conjuntamente conosco pelo desenvolvimento do modal.

  • @MusiCaninesTheMusicalDogs
    @MusiCaninesTheMusicalDogs 4 года назад +1

    Quando vai rolar um vídeo sobre bicicletas e trikes reclinados?

  • @vascotrimailovas1373
    @vascotrimailovas1373 4 года назад +2

    Trimailovas 2020 like sempre 🚴‍♂️🇧🇷🏁😷🙌
    Parabéns Renata
    Bora pedalar 🚴‍♂️🚴‍♂️🚴‍♂️🚴‍♂️

  • @guroncorroni
    @guroncorroni 4 года назад

    Uso bicicleta a 2 anos para ir ao trabalho e aos finais de semana como diversão... recentemente adaptei para elétrica e destaco dois pontos principais: não chegar suado no trabalho; muito mais segurança ao andar no transito, por estar mais próximo da velocidade dos carros. De negativo? Nada.

  • @paulovitornovaescardozo6951
    @paulovitornovaescardozo6951 4 года назад

    Aqui na minha cidade (niteroi) uma marca acabou dominando o mercado local de bikes eletricas, onde quer que eu va tem alguem pedalando em uma bike lev, seria perfeito se houvessem mais analises sobre esses modelos para compartilhar com aqueles que sao ceticos ainda

  • @augustobrito1976
    @augustobrito1976 4 года назад

    Desde 2010, quando eu reparava, de dentro do ônibus, preso no engarrafamento, a quantidade de carros ocupando espaço com apenas uma pessoa dentro, como seria legal poder ir de bike pra faculdade. A questão era que a faculdade não era perto o suficiente para ir a pé e nem longe que necessitasse de carro ou até transporte público coletivo, mas infelizmente o caminho mais certo não permitia o uso de bicicleta (Linha Vermelha, RJ)... Na época eu estudava a possibilidade de criar uma bicicleta elétrica...

  • @lgcampinas
    @lgcampinas 4 года назад

    Sou um amante da bicicleta, bicicleta elétrica e ciclomotor elétrico (se é que se pode chamá-la assim).
    Concordo com você em quase tudo.
    Só tem um detalhe:
    O que eu percebo é que se está planejando uma tributação e um conjunto de exigências, que no conjunto, desencoraja o consumidor entusiasta a comprar e usar uma e-bike para o dia a dia, substituindo o carro e ônibus.
    Os detentores das indústrias de veículos automotores e produtores de combustíveis dominam as forças políticas contrárias aos nossos interesses.

  • @cleylsonb8144
    @cleylsonb8144 4 года назад +1

    Renata faz um revew completo da Oggi lite tour e, estou aguardando desde que vc pegou ela.

    • @Rafa-vm6zf
      @Rafa-vm6zf 4 года назад +1

      também gostaria MUITO de ver esse review!

  • @alexandremendes2701
    @alexandremendes2701 4 года назад +7

    1 - Preço, 2 - medo de assalto/roubo da bicicleta (Rio de Janeiro).

    • @lucasneves3045
      @lucasneves3045 4 года назад

      Mora na Zona Norte do Rio, né? Sou de Campo Grande e posso pedalar despreocupado.

    • @alexandremendes2701
      @alexandremendes2701 4 года назад

      @@lucasneves3045 ando tranquilo no meu bairro (Freguesia), e nos bairros próximos, mas minha bicicleta é muito simples, não teria coragem de colocar uma bicicleta de maior valor nas ruas.

    • @lucasneves3045
      @lucasneves3045 4 года назад +1

      @@alexandremendes2701 Tenho uma elétrica e trabalho com entrega aqui. Onde eu moro ando despreocupado, mas quando eu vou pra outro lugar já fico mais paranoico. Agora quando vou pra Zona Norte prefiro ficar o minimo de tempo parado, lá é extremamente perigoso.

    • @alexandremendes2701
      @alexandremendes2701 4 года назад

      @@lucasneves3045 tem regiões mais perigosas mesmo.

    • @vitormlb1199
      @vitormlb1199 4 года назад +1

      Sim, vale pra deslocamento local. Mas infelizmente não vejo bicicleta como opção viável de deslocamento no Rio de Janeiro pra quem vai de uma zona pra outra: imagina o corajoso que mora na Norte e trabalha no Centro por exemplo? Simplesmente não tem estrutura. A estrutura cicloviária (como toda a estrutura do Rio) só existe pro pessoal da orla, pra galera do Rio de Manoel Carlos.

  • @Crispindelcistia
    @Crispindelcistia 4 года назад

    Renata, boa tarde! Vi que estão reabrindo a velha discussão sobre o destino do minhocão (mantém ou derruba?). Eu, pessoalmente, enxergo nisso uma grande oportunidade de, em vez do desmanche puro e simples, transformá-lo (entre outras coisas) numa ciclorrota (suspensa) de integração entre centro e bairros. Está praticamente pronta! Há uma ideia de um plebiscito para que o povo decida. Tenho dúvidas se a maioria da população já teria, hoje, uma "boa visão" do assunto para decidir algo tão importante. Haja visto as críticas por ocasião da criação das primeiras ciclovias em São Paulo. A iniciativa privada tem setores com interesse em apoiar e investir nessa ideia (já vimos manifestações a respeito, da Uber, por exemplo) e assim gerar uma nova modalidade de cidade "para todos" (com mais pessoas e menos carros), similar a outros países, que você sempre mostra e incentiva. Gostaria de sugerir este assunto pra que o "Bike é Legal" abra este debate no canal. Que tal um vídeo (ou mesmo uma live) sobre isso? Abraços ciclísticos e sustentáveis!

  • @adrianobuenominossi3573
    @adrianobuenominossi3573 4 года назад

    O motor elétrico a qual eu instalei na minha bike de alumínio o motor e só uma ajuda um reforço e o motor q eu instalei e pra mim uma praticidade por ser uma invenção muito boa e o pedal da minha bike vai ser assistido

  • @rafafit1904
    @rafafit1904 4 года назад

    Bike elétrica é show demais. Seja como modal ou como exercício. Quem critica como uma prática de exercício é porque nunca andou em uma e apenas se baseou por achismos. Agora o lobby das grandes montadoras para manter essa imensa taxação sobre as e-bikes é enorme. Inclusive dos donos de combustível. Só que o governo não enxerga que nessas bikes muita coisa pode ser resolvida: trânsito, poluição, acidentes e inclusive saúde pública (obesidade e suas consequências).

  • @alalima75
    @alalima75 4 года назад

    No vídeo anterior eu comentei e essa pesquisa veio a confirmar tudo o que eu disse. Se não tiver um investimento em ciclovias e ciclofaixas e principalmente uma lei que determine que prédios públicos, comerciais comportem bicicletas vai ser difícil a bike virar um meio de transporte de massa e nem estou falando da elétrica, a elétrica ainda tem um degrau a mais, o custo. Numa busca você vê bike elétrica com motor de 250W por R$2.800,00... fica difícil competir.
    Acredito que se cada vez mais pessoas usarem bike independente das dificuldades vai chegar uma hora que o poder público perceberá a necessidade de se adequar de forma a atender esta necessidade. Agora se a pessoa esperar mudança pra usar bike vai morrer esperando. Aqui as coisas funcionam no fórceps.

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      Perfeito André, essa conversa de baixar imposto de elétrica, parece muito mais um anseio da industria. O que precisamos "antes de tudo" é: Espaço (infra estrutura), e Cultura (bike é: transporte, saúde, educação)

  • @jjulioklos
    @jjulioklos 4 года назад +1

    Deixei meu carro em casa esse ano! Ando no máximo 5 km/dia no deslocamento casa/trabalho. A vida muda, o olhar pra cidade também. A bike elétrica com menor imposto traria uma Gama muito grande de usuários. Conte comigo aqui no RS pra bater nessa tecla sempre! Valeu

  • @josefrancisco-be6ty
    @josefrancisco-be6ty 4 года назад

    Olá,menina Renata...por favor, confirma pra mim se a escolha que eu fiz de uma bike pra mim, foi a melhor decisão, ou não....Caloi 700 confort aro 29 tamanho 19.... Tenho 1,80 e peso 130 kg...da um pitaco aí do alto da sua experiência se tá bom assim... abraço....

  • @lucasneves3045
    @lucasneves3045 4 года назад

    Concordo contigo, Renata! Por isso que eu defendo a bicicleta elétrica, elas podem agregar muito mais ciclistas nas cidades. Eu mesmo tenho uma e não me arrependo o dinheiro gasto. Tenho uma velocidade mais constante e facilita muito mais nas subidas. Pessoas tem que entender que o carro não é a unica forma de sair do A e para chegar no ponto B, alem dos ciclistas tem que parar de torcer o nariz paras as E-bikes.

  • @jorgethino8199
    @jorgethino8199 4 года назад

    Roubam até bikes velhas e então e-bikes serão mais lucrativas para os ladrões. Os ladrões usam de violência para roubar jogando o ciclista no chão e o pior matando. Há dez anos atrás tive uma bicicletaria aqui em Ribeirão Preto e toda semana vinha um ou mais clientes dizendo que tinha sido assaltado, fora outros que nem vinham mais na minha loja e então não ficava sabendo. Isto é o Brasil, mas sou otimista e acredito que vai melhorar daqui há 300 anos.

  • @zaakcerveira
    @zaakcerveira 4 года назад +1

    Excelente matéria, valeu

  • @lil_ol
    @lil_ol 4 года назад

    Eu estava paquerando uma e-bike, mas pelo valor não dá, é quase uma moto. Devemos fazer pressão, pois há muitos corporativistas que não querem a redução dos impostos por ser um potencial risco aos seus negócios.

  • @fe.cavalli
    @fe.cavalli 4 года назад

    Pesquisa importantíssima para conhecimento público e para respaldar a importância da discussão e pressionar os governantes a olharem a questão com mais atenção e prioridade.

  • @rosenfeld8
    @rosenfeld8 4 года назад

    é por conta de todos esses problemas que eu ainda uso a moto para locomoção. Anda na velocidade dos carros, é fácil estacionar, gasta pouquíssima gasolina e tem manutenção barata. Pena que polui um pouco.

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      Proporcionalmente é oque mais manda pessoas para os hospitais, mas eu te entendo, tem vantagens.

  • @conteudoanimal
    @conteudoanimal 4 года назад +1

    Resposta : Nunca ... os carros tem um apelo gigante ...

  • @SilviaBallan
    @SilviaBallan 4 года назад

    estou entrando no mundo: Não usar o carro ou moto, e ter uma bike elétrica. Minha filha fez 13 anos e está com 40Kgs. Estou em busca desse veiculo elétrico eficiente e aceito dicas! POde ser uma bike elétrica para carregar garupa e baixa velocidade (até 20 Km/h) e minha intenção não é chegar primeiro, mas chegar com uma bike forte (como se fosse uma moto elétrica que não corre)

  • @tiagomendes847
    @tiagomendes847 4 года назад

    A bicicleta já é meu principal meio de locomoção, mas tenho o problema de suar demais, o que prejudica o uso para o trabalho (principalmente por ter que andar engravatado frequentemente), por isso eu e minha esposa estamos atrás de uma bike elétrica; mesmo com a vontade, os preços são proibitivos, o que pra mim reduz muito a lógica da mobilidade. Eu nunca vou ter coragem de deixar na rua, presa por cadeado, uma bicicleta de 6 mil reais, como faço com minha caloi 10 urbanizada.

  • @williamwill182
    @williamwill182 4 года назад

    Acho que mesmo se houver um incentivo para as bikes elétricas o preço não vai cair muito, pois eles nunca irão zerar os impostos. E quando (e se) esses incentivos chegarem eu DUVIDO que eles serão repassados integralmente ao consumidor, vamos combinar que essas fabricantes de bike não são santas e são tão gananciosas quanto empresas que fabricam carros, afinal de contas o que elas mais querem é LUCRO, então vai ser simplesmente um abatimento que vai gerar um lucro maior para as empresas e elas irão culpar outros fatores econômicos para as bikes elétricas continuarem (menos) caríssimas. Foi exatamente isso que aconteceu quando aconteceu abatimento de impostos para carros.
    Pegando a realidade de HOJE eu acho que os preços já poderiam ser um pouco menores do que são...essa seria uma hora excelente pra essas empresas serem transparentes, pegar o preço de mercado da bike e sair destrinchando pra mostrar que o lucro deles é baixíssimo e que o preço é o menor possível...mas claro que nunca irão fazer isso e todos sabemos o porquê. Meu resumo final é, o governo é sim o maior culpado mas não dá pra botar muita fé nas fabricantes de bike não....bike elétrica continuará sendo para poucos.
    Isso claro é somente MINHA OPINIÃO sobre o assunto.

  • @orlandof7
    @orlandof7 4 года назад

    Eu acho que as bicicletas elétricas deveriam assistir até a velocidade máxima de uns 50 km/h. Dessa forma a velocidade ficaria ainda mais próximas dos veículos, resolvendo o problema de quando não houver as ciclofaixas.
    E para quem disser que com essa velocidade fica perigoso, aí eu faço uma analogia novamente com um carro. Não é porque um carro atinge 200 km/h, que você vai ficar nessa velocidade em trecho urbano, perto de pessoas, etc. Dessa forma o ciclista também tem que ter o bom senso de não estar nessa velocidade em áreas com a presença de pedestres ou também de outros ciclistas.

  • @sergioluizcapodagliovolasc4821
    @sergioluizcapodagliovolasc4821 4 года назад

    Matéria excelente Renata, pena o governo não ajudar com os impostos, fora do consumidor comum adquirir.

  • @DanielDinois
    @DanielDinois 4 года назад

    Adoraria ter uma bike, seja elétrica ou não, mas a insegurança é muito grande por dois motivos: o primeiro é que a grande vulnerabilidade em caso de acidente, pois estaria exposto todos os dias e bastaria um único babaca para acabar com minha vida; em segundo lugar é o perigo de ser roubado ou assaltado, infelizmente é um bem material muito fácil de ser levado, ficaria preocupado o tempo todo, tanto ao rodar quanto quando tivesse que deixar a bike para fazer minhas atividades.

  • @rodrigoferrogames
    @rodrigoferrogames 4 года назад

    Impostos no Brasil no geral é imoral. Tb não vejo nenhum interesse do poder público em beneficiar a população em qualquer sentindo. É vergonhoso o que acontece nesse país em relação a mobilidade urbana principalmente quando se sabe que a bicicleta pode salvar as cidades e as pessoas .

  • @OsBalangoso
    @OsBalangoso 4 года назад +1

    Eu tinha uma Skape S, vendi para comprar a Easy Rider Evibe, que é muito melhor que a Skape, porem ainda é uma bicicleta elétrica de entrada da Caloi. Foram as duas melhores compras, a Skape em 2019 e a Caloi em 2020. Compraria uma bike de melhor qualidade e melhor autonomia tranquilamente, porem os preços ainda são impeditivos. Se os impostos não fossem de descolar o rego da bunda eu compraria uma infinitamente melhor que eu poderia usar na mobilidade urbana e ainda usar para fazer cicloviagens. Quem sabe uma dia se o governo abrir os olhos para o ciclismo no Brasil.
    Eu ando em media 300km com minha Caloi por mês, ela tem uma autonomia que esta entre 40km e 60km usando apenas o nível 01 de assistência, que já é suficiente para ajudar nas subidas da minha cidade.
    Mas enfim, precisamo que essa realidade seja alterada rapidamente para que mais pessoas tenham acesso a vários modelos de bicicletas elétricas no Brasil.

    • @hiltoneyoliveira7698
      @hiltoneyoliveira7698 4 года назад

      Comprei uma Pedalla Gioia pra minha esposa mas tem sido eu quem uso. Seu preço pelo que vem é imbatível. Mas é preciso trocar alguns componentes inferiores por outros melhores (trocador, pedais, catraca e cambio traseiro) e mesmo fazendo isso creio que ela é a melhor escolha custo-benefício do mercado.

  • @gato549
    @gato549 4 года назад +1

    Isso é um tanto utópico, não da para deixar o carro e ficar só na bike, agora é moda falar em bicicleta,mas a classe pobre aqui no Brasil faz uso da bike a muitas décadas.
    Na minha cidade (não vou falar o nome) bicicletas eram para poucos,mesmo na década de 70 era muito caro,mas quem podia comprava.
    Depois ficou popular,todo pobre tinha uma, agora virou um super negócio,da muita grana, virou coisa de rico, tudo no ramo do ciclismo é muito caro,e se você não tem um mega bike, não tiver roupas especiais aí você está excluindo do grupo.
    Virou transporte de grife,tem bicicletas mais caras que um carro popular,e a fabricação de uma bike gera muito resíduo industrial, baterias contamina muito o meio ambiente,no fim das contas polui tanto quanto qualquer outro veículo industrializado.
    Não tem nada de ecológico,para produzir uma bike consomem milhões de litros de água,polui o meio ambiente com souventes,polui o ar com a mineração,com a fundição do aço,com todos os processos industriais igual a qualquer outro veículo.
    O melhor é andar a pé,te garanto que polui bem menos não precisa de capacete,roupas de malha e nem fazer parte de grupinhos, você sendo você mesmo 😁.
    Mas sabe como é,os usuários de qualquer coisa que não seja apenas andar, vão tentar demonizar esse comentário,e terão um argumento que justificará tudo que eles fazem, porque só eles que estão certos,mesmo assim vou continuar viajando a pé, é olha que eu ja fui muito longe,mesmo sem carro moto ou bicicleta 👍
    Antes que alguém fale alguma bobagem,eu já fiz meu exame de sanidade mental,e foi constatado que não sou louco e que também não tem nenhum cara gordinho do meu lado chamado Sancho pança 😂
    Caso alguém tenha interesse,estou formando um grupo de andantes pela natureza, até agora só tenho o meu cachorro como companheiro de viagem, vamos lutar por um mundo livre de veículos 😝 o negócio é andar a pé, é totalmente ecológico 👈
    Tenham uma excelente semana,e lembre-se: andemos sempre que puder a pé 🏃🏃

  • @MLN9249
    @MLN9249 4 года назад

    Infelizmente ainda é mais barato vc comprar uma Moto usada q uma bike elétrica.

  • @luanova66
    @luanova66 4 года назад +1

    Renata parabéns! Movimento e-bike acessível é muito importante, para reduzir impostos temos que cobrar de nossos deputados e senadores. Aqui no Paraná os 3 senadores são muito alinhados com o povo, vou começar a falar com eles no Twitter sobre esse assunto. Já os deputados são uma chacota, mas quem sabe nos outros estados sejam bons!

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      Aproveita e explica para eles que ciclovia custa a metade e rende 10vzs mais, quem sabe eles entendam que é o melhor investimento, inclusive politico.

  • @andrebernardes8554
    @andrebernardes8554 4 года назад

    Eu sempre andei de bike em torno de 200. A 300km na semana com Uma mountain bike normal devido a alguns problems fisicos abandonei a bike mais gostaria de voltar e Uma eletrica pra mim seria muito bom mais temos ainda o problema do custo de Uma bike dessas

  • @dellbarcoalencar2426
    @dellbarcoalencar2426 4 года назад

    Tenho bike normal e vou 2x por semana pro trabalho (30km pra ir e 30km pra voltar). Meu sonho é conseguir uma bike elétrica, pra me livrar de vez do transporte público e ir td dia de bike!

    • @davibenitez7055
      @davibenitez7055 4 года назад

      Estou interessado em um kit elétrico de conversão, sai mais barato que uma bike de loja/ marca.

  • @carlinhusoliveira
    @carlinhusoliveira 4 года назад

    Tinha um carro pra uso de final de semana, não rodava nem 100 km por mês com o carro, vendi comprei uma e-bike, e em 10 dias com a bike já rodei 250km, tenho um pouco de medo que roubem a bicicleta, mas fora isso, a bicicleta é espetacular, quem acha que é coisa de preguiçoso andar em e-bike, ta precisando andar em uma e mudar seu conceito, porque eu ando num ritmo mais forte, vou mais longe, e me canso do mesmo jeito, as vezes até mais, a bicicleta te auxilia, mas não pedala por você...

  • @samuelnogueira1862
    @samuelnogueira1862 4 года назад

    o Governo, seja ele qual for, é um saco sem fundo. Os políticos não falam bom dia... falam bom imposto... imposto. Sem retorno algum para a sociedade

  • @csakamatsu
    @csakamatsu 4 года назад

    A ciclovia do Rio Pinheiros não permite biciletas elétricas, isto também deve ser corrigido.

  • @ArlindoPereira
    @ArlindoPereira 4 года назад

    Sobre o comentário da faixa etária, chama a atenção que mais da metade dos utilizadores tem 50 anos ou mais.

  • @tomaziniwolverine1054
    @tomaziniwolverine1054 4 года назад

    Vc poderia falar das Gavel????

  • @aleciomarcelo2893
    @aleciomarcelo2893 4 года назад

    Vc tem vídeos com a bike da Caloi?

  • @adrianobuenominossi3573
    @adrianobuenominossi3573 4 года назад

    Eu tenho duas bikes uma linda bike com dupla suspenção e tbm eu tenho mais uma bike com suspenção e a mesma eu instalei motor elétrico a mesma n vai ser elétrica vai ser mecanica o motor e só pra dar uma força no passeio

  • @GabrielLima-fp7hg
    @GabrielLima-fp7hg 4 года назад +6

    Bike e transporte do futuro , já chegou a muito tempo !!

    • @matheustoddynho
      @matheustoddynho 4 года назад

      Corrigindo... Sempre existiu nunca deixou de existir e sim diminuiram o uso da mesma

    • @GabrielLima-fp7hg
      @GabrielLima-fp7hg 4 года назад

      @@matheustoddynho deixa de existir teria que proibir os ciclistas , nada fora do normal pra governos imbecis a treta seria muito grande !!

  • @renatopaes8717
    @renatopaes8717 4 года назад

    Sabemos que só se resolve o problema do uso das bikes com política, precisamos de alguém no congresso, porque você não se candidata para deputada federal? Com certeza será eleita, todos os ciclistas votarão em você. Já tem o meu voto.

  • @Mike_1337
    @Mike_1337 4 года назад

    Enquanto o Estado for proprietário de uma petrolífera, não haverá incentivo fiscal para o meio de transporte elétrico. Seja um carro ou uma bicicleta...

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      No dia que ele não for mais, conheceremos os lobistas, aqueles que governam, sem nunca aparecer. Na verdade nunca conheceremos, eles já estão ai faz tempo, mas o pessoal prefere acreditar que "Agro é tudo!"

  • @_beagle
    @_beagle 4 года назад

    É outro mundo se deslocar numa bike. Ainda mais elétrica. Nem se compara com carro. Carro só ébom em dia de chuva. No Brasil não vinga por causa dos impostos. Assim que muita gente aderir, vai cair imposto pra tudo. Ter CNH até pra andar de bike.

  • @esmeraldinonascimento7936
    @esmeraldinonascimento7936 4 года назад

    Essa pesquisa tem que chegar às mãos do ministro dos transportes, prefeitos e governadores.

  • @betabeta9649
    @betabeta9649 4 года назад

    Excelente vídeo.

  • @Alerosendo
    @Alerosendo 4 года назад

    isso. ir de pedal é prazer :)

  • @RobertoHerreraPeres
    @RobertoHerreraPeres 4 года назад +2

    Obrigado pelas informações. É uma luta legislativa né? Precisamos de parlamentares que represente os ciclistas

  • @VMBCJ
    @VMBCJ 4 года назад

    as bike lev possui aceleradores, ainda assim aparecem na revista

  • @JoPaSantos
    @JoPaSantos 4 года назад

    Como é que um país como o Brasil, que produz aviões, não teria tecnologia e indústria para fazer bikes elétricas?

    • @abranco4523
      @abranco4523 4 года назад

      Quem falou que não tem?

    • @JoPaSantos
      @JoPaSantos 4 года назад +1

      @@abranco4523 produção de todos os componentes???

    • @abranco4523
      @abranco4523 4 года назад

      @@JoPaSantos não tem nada em uma bike elétrica que seja tão complexo assim. O que faz não ser produzida no Brasil são alguns fatores.
      • Mercado ainda pequeno;
      • Concorrência (escala) de países como a China;
      • Falta de incentivo;
      • Custo Brasil (impostos, custo de mão de obra, matéria prima, etc...)

    • @JoPaSantos
      @JoPaSantos 4 года назад

      @@abranco4523 obviamente é ausência de um projeto nacional. Impostos, custo de mão-de-obra, concorrência com outros países, isso poderia ser simplesmente secundário se houvesse incentivo e certa proteção à indústria brasileira.

    • @abranco4523
      @abranco4523 4 года назад

      @@JoPaSantos EU acredito que não precisaria nem proteção e sim incentivos REAIS. Falta um projeto nacional de desenvolvimento na área. Instituições de ensino e mentes a gente tem "de sobra".

  • @amandaferreira7536
    @amandaferreira7536 4 года назад +1

    Como ja falei em outro vídeo, não é interessante para a máfia do petróleo junto com os políticos gananciosos, que a população deixem de abastecer seus veículos periodicamente nos postos de combustível.
    Enquanto isso estes produtos como as bicicletas e seus derivados, continuam sendo brinquedos de luxo para uma menoria .
    Nem todas as pessoas em geral possuem veículos, no entanto quem não tem, também contribui ajudando deixando de pegar transporte público e consequentemente diminuindo a frota de veículos nas ruas.
    Menos transporte público nas ruas, menos abastecimento e menos dinheiro no bolso dos gananciosos.
    Como a maioria da população é assalariada, fica difícil ganhar esta batalha.

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      Resumindo, acho que não é interessante que as pessoas controlem o consumismo, a mensagem é continuem se escravizando em dividas. Liberdade, não interessa a sociedade de consumo, porque fazer ciclofaixas para esta galera. Quem sabe se eles colocarem uma bicicleta na parcela 36vzs. Triste e real!

  • @0102MOA
    @0102MOA 4 года назад

    Só espero que desenvolvamos alguma tecnologia, ao invés de comprar a raspa do tacho da tecnologia gringa e repassar aqui como se fosse luxo. De fato bicicleta era para ser simples, mas isso não vende muito então a industria incrementa nossas ambições para um produto de alto custo, para mim mais importante é "infra estrutura", a bicicleta é o de menos.

  • @Wco663
    @Wco663 4 года назад

    Massa! A luta pela redução dos impostos nas bikes tb faz parte de um modelo de ciclomobilidade ativa. Nesse governo atual, acho impossível, mas temos q encampar a luta inclusive pelos subsídios para aquisição de e-bikes, tal como em muitos locais na Europa. Com certeza a e-bike será porta de entrada p muita gente q, inclusive, pode acabar dispensando o motor, seja no lazer, seja na própria ciclomobilidade.

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      Acho que ciclo mobilidade passa por infraestrutura, embora os temas não sejam excludentes, me parece ter uma questão de prioridade ai.

  • @icaro25sp
    @icaro25sp 4 года назад

    O Estado vive dos impostos sobre os combustíveis fósseis. Carros elétricos e bikes? Vai ser difícil.

    • @luanova66
      @luanova66 4 года назад

      Isso é verdade! O ICMS sobre combustíveis faz com que NÃO haja incentivo para bicicletas e veículos elétricos. Precisamos começar a GRITAR!

    • @0102MOA
      @0102MOA 4 года назад

      @@luanova66 Gritar para quem, a industria automobilística nunca quis investir em carros elétricos, menos manutenção, menos peças, mais duráveis. quem foi nessa direção, foi por exigência do estado, ou pelo medo de ficar para traz.

  • @lenimsilva311
    @lenimsilva311 4 года назад

    Que pena que pra um Assalariado é impossível ter uma Bicicleta Elétrica Eu moro em São Paulo. E mesmo querendo uma. Eu já desisti.

  • @tobiasegg7360
    @tobiasegg7360 4 года назад +2

    A semelhança entre carros e e-bikes é o preço 🤣😂🤣😂🤣😂

  • @jacksonhoBR
    @jacksonhoBR 4 года назад

    NA PESQUISA NÃO CONTA OS PATINETES, MONOCICLOS E BIKES COM MOTORIZAÇÃO ACIMA DOS 350 WATTS

  • @gilbertoromani2237
    @gilbertoromani2237 4 года назад

    Bom haja polêmica nesse assunto. Já acompanho esse desenvolvimento. O grande problema da bike elétrica é a bateria. Não falo em autonomia, mas em durabilidade mesmo. Aliás bateria é sucesso em autos híbridos que geram energia também. A bike não gera, só consome. Mas tudo bem se realmente eles conseguirem uma bateria com durabilidade muda totalmente o foco. Até 2 anos atrás bike elétrica não atraía em função das baterias e vários amigos meus mudaram para aqueles motorzinhos a combustão.
    Então ainda tenho essa dúvida. Autonomia ótima. Durabilidade péssima. As últimas que vi essa foi a conclusão.

  • @danielthuler8510
    @danielthuler8510 4 года назад +3

    ABSURDOOOOOO ESSE IPI DE 35% deveria ser no máximo 5%....ou ALÍQUOTA ZERO....Excelente matéria

  • @kapone2008
    @kapone2008 4 года назад

    O IPI foi criado com a função de regular a economia. Infelizmente nossos representantes não nós representam. Só representam seus próprios interesses ou de seus patrocinadores. O melhor que podemos fazer é votar em pessoas que não estão no poder e trocarmos por pessoas mais sensatas.

  • @danielribas1109
    @danielribas1109 4 года назад

    Ótimo vídeo, lamentável não só a tributação da bicicleta elétrica mas das bicicletas no geral. Lambança do lobby da Caloi lá em 2010, sob o pretexto de defender a indústria nacional, na prática só pra lucrar mais no protecionismo burro da farsa da zona franca de Manaus. Nas propostas da reforma tributária, pelo que soubemos até agora, o Rodrigo Maia tem dado atenção às pautas ligadas ao meio ambiente, de repente com essa abordagem poderíamos criar ou apoiar algum movimento pedindo a diminuição da tributação sobre bicicletas e acessórios/componentes, sejam nacionais ou importados. A bicicleta como meio de transporte e o ciclismo enquanto esporte não vão se democratizar no Brasil com bicicleta câmbio tourney e cubo de rosca sendo vendida a 3 mil reais, como a indústria nacional farsante que importa tudo da China e pinta na zona franca de Manaus tem feito. O Brasil está na contramão do mundo, vários países oferecem diversos incentivos fiscais para incentivar o uso da bicicleta, aqui temos a adoração e endeusamento do carro inclusive nas políticas públicas.