"Mas é preciso escolher pq o tempo foge. NÃO HÁ TEMPO PARA TUDO!!! Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo... É necessário aprender a "arte de abrir mão " a fim de nos dedicarmos aquilo que é ESSENCIAL ". ( RUBEM ALVES )
Um escritor brasileiro que não pode ser deixado de ser lido é Rubem Fonseca; seus contos são magistrais (embora quase sempre com temática de violência) e seu romance Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos é imperdível, uma autêntica obra de arte!
Literatura Argentina O jogo da amarelinha - Julio Cortázar Literatura Mexicana Pedro Áramo - Juan Rulfo Literatura Venezuelana Doña Bárbara - Rómulo Gallegos Literatura Paraguaia Eu o Supremo - Agusto Roa Bastos Literatura Chilena O Carteiro e o Poeta - Antonio Skármeta
Isa, vamos ler O Jogo da Amarelinha em uma leitura coletiva! Já tentei ler mas achei difícil sozinha. Também estou aguardando ansiosamente a leitura coletiva de Homero! Espero que você não desista dessa ideia. Beijos!
Ótimo vídeo. Adoro a Pinard, apoio desde o primeiro projeto! O trabalho deles é primoroso. Preenchem um pouco o vácuo deixado pela Cosac. Torcendo muito para esse projeto dar certo, vai ser um marco editorial!!!
"Certa vez, um erudito resolveu fazer ironia comigo. Perguntou-me: ´O que é que você leu?´ Respondi: ´Dostoievski´. Ele queria me atirar na cara os seus quarenta mil volumes. Insistiu: ´Que mais?´. E eu: ´Dostoievski´. Teimou: ´Só?´. Repeti: ´Dostoievski´. O sujeito, aturdido pelos seus quarenta mil volumes, não entendeu nada. Mas eis o que eu queria dizer: pode-se viver para um único livro de Dostoievski. Ou uma única peça de Shakespeare. Ou um único poema de não sei quem. O mesmo livro é um na véspera e outro no dia seguinte. Pode haver um tédio na primeira leitura. Nada, porém, mais denso, mais fascinante, mais novo, mais abismal do que a releitura". - Nelson Rodrigues
ela voltou com a franja!!!!!! 😍😍😍 que nostalgia, veio na minha mente todas as resenhas que eu via "antigamente" como "diário de anne frank e os livros da jojo moyes ahhhhhh me emocionei cara, depois que tive problema de visão fiquei um tempão sem ler
Oi Isa, vim comentar que estou ouvindo o podcats do Spotify com a leitura de o cortiço, e estou amando, principalmente pelas contextualizações históricas e de vocabulário que você faz. Trabalho maravilhoso! Parabéns! ❤
Sempre um vídeo super com a capacidade de fazer uma análise lúcida e excelente. A capacidade de caminhar e perceber as mudanças pelo caminho e acertar a rota é a maior prova do crescimento de qualquer pessoa. Parabéns pelo amadurecimento e a simpatia de sempre.
Boa tarde, moça bonita e tão talentosa ! Quando eu posso, não deixo de ver seus vídeos ! Tenho compulsão por livros. Compro livros e nem os leio a metade deles. Deus te abençoe !
Essas listas de "melhores" disso, "melhores" daquilo é muito eurocentrista e estadunidense...é como se os outros países não existissem..nem sempre vale a pena...
Muito interessante como com o tempo a gente vai acaba ampliando nossa visão sobre a literatura, né? Um projeto que eu vi algumas pessoas fazendo e gostaria de pôr em prática um dia é tentar ler um livro de cada país do mundo. Tem tanta coisa boa, às vezes pertinho da gente (como você falou dos livros da América Latina), que acabam passando despercebidos
Por que não criar volumes de listagem de livros notáveis, obras-primas, por região geográfica do mundo? Volume 1 250 [?] livros notáveis da literatura latino-americana de língua não portuguesa. [quantidade a definir] Volume 2: 250 [?] livros notáveis da literatura de países de língua portuguesa. [quantidade a definir] Volume 3: 250 [?] livros notáveis da literatura européia ocidental. [quantidade a definir] Volume 4: 250 [?] livros notáveis da literatura européia oriental. [quantidade a definir] Volume 5: 250 [?] livros notáveis da literatura africana de língua não portuguesa. [quantidade a definir] Volume 6: 250 [?] livros notáveis da literatura dos países do Oriente Médio [ou ásia ocidental]. [quantidade a definir] Volume 7: 250 [?] livros notáveis da literatura dos países da Ásia Central. [quantidade a definir] Volume 8: 250 [?] livros notáveis da literatura da Ásia Oriental [ou extremo oriente]. [quantidade a definir] Volume 9: 250 [?] livros notáveis da literatura do continente da Oceania. [quantidade a definir] Volume 10: 250 [?] livros notáveis da literatura dos EUA e do Canadá. [quantidade a definir] Será a maior listagem de obras-primas, clássicas, da literatura mundial.
Partindo do pressuposto que a pessoa teria que ler no mínimo três para escolha de cada notável, para criar essa lista de 2.500 notáveis, quantas vidas ela teria que ter?
Eu comprei, de bobeira, um livro chamado Farmácia Literária e, um dia lá, tava meio pra baixo e fui nos termos "tristeza/solidão" ver o que ele indicava: era o Dois Irmãos (Milton Hatoum). Eu li e reli o livro 1x em menos de 14 dias e é espetacular; tem tantas camadas que eu achei a indicação fraca pra questão de solidão, especialmente pq é um livro brasileiro e a nossa bagagem pra lê-lo é completamente diferente de um estrangeiro (as autoras são francesas). Meu argumento é que essas listas são bacanas qndo vamos de coração aberto pra ler aquela obra, porém elas vão nos passar uma impressão, certamente, mto superficial do potencial daquela estória - e até nos levar a interpretar a obra por viés bem torto.
Se eu fosse me tornar um apoiador (o que não farei não por falta de interesse no projeto, mas por falta de $), os 5 livros que apontaria como fundamentais a estarem nesta lista de 250 seriam: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, do Machado de Assis; VIDAS SECAS, do Graciliano Ramos; PEDRA BONITA, do José Lins do Rego; VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS, do Rubem Fonseca; e O CORTIÇO, do Aluísio Azevedo. Devo ainda dizer uma coisa a respeito dessas minhas sugestões: não, não são os "melhores livros de autores brasileiros"; são livros que julgo merecedores de estarem nesta lista universal (mas que, por serem escritos no "desconhecido" idioma português, são quase sempre ignorados pelos críticos e estudiosos de literatura no âmbito Estados Unidos/Europa). Bella, quando sairá esse livro da Catarse, tem previsão?
Inspirada em você (por ser minha chará e tudo o mais), alguns anos atrás decidi que também quero ler 1000 livros antes de morrer. no caso, só calculei quantos anos demoraria lendo em média 20 livros por ano, considerando dois livros por mês, e descobri que até os 60 eu atinjo essa meta (que não é concreta, óbvio). ao invés de seguir uma lista definida, eu só coloco mini metas anuais, as desse ano são, por exemplo, ler um livro de cada continente e ler pelo menos um livro de três séries que tenho em andamento. não tenho as caras de fazer um canal igual o seu mas desde o ano passado tenho feito um diário de leitura que é quase que a melhor parte de ler um livro novo kkkkkkkk minha intenção é dar mais atenção ao sul global, principalmente mulheres e pessoas não-brancas. com certeza esse livro de recomendações vai ter muita coisa boa, mas não se fixar nele também vai ser incrível!
Na minha lista tem: AS MIL E UMA NOITES; O NOME DA ROSA; O CAÇADOR DE PIPAS; Romance d'A PEDRA DO REINO E O PRÍNCIPE DO VAI-E-VOLTA; A SOMBRA DO VENTO.
Também senti isso quando estava sendo um livros sobre os grandes escritores da literatura universal. 3 ou 4 páginas analisando o perfil de escritores europeus, uma porrada de escritores americanos que não foram traduzidos para nenhuma outra língua. E uma página para falar de Machado de Assis e qualquer outro escritor/escritora que não fosse da europa ou EUA.
Eu jamais me curvo ao que os críticos colocam como "As Grandes Obras da Literatura". Há autores, inclusive brasileiros, que são colocados lá no topo da Literatura que, se eu pudesse, meteria fogo em todas as obras. Eu sempre li muito e sou terrivelmente crítico à crítica. Ultimamente, há muito lixo cultural no mercado. Para mim, os clássicos são os meus favoritos, e sempre releio obras dignas de serem revisitadas. Há autores, como Érico Veríssimo e Cecília Meireles, pelos quais sou aficionado, que me fizeram comprar todos os títulos de suas obras. O meu projeto tem sido a minha biblioteca com as minhas obras favoritas, todavia jamais pensando no que a crítica dita.
4% de livros brasileiros me parece bem, afinal. Uma pessoa tem de tentar se botar no lugar do outros, e para inglês Brasil e latino americano geralmente é coisa demasiado exótica.
O canal chama Ler antes morrer. O q por si só ja é um enigma pq ler depois de morrer é uma tese bastante ousada em termos esotéricos. Dai a linda se decepciona com um livro q sugere ler 1001 livros.... antes de morrer.... vish.... q looping mais doidin Mas q é gata... isso é!!!
Eu apoio todos os livros da Pinard, só fico chateada que eles não mandam em caixa e sim em envelope, então todos os meus livros dessa editora chegam amassados aqui em casa. Sempre passo essa crítica construtiva e eles ignoram, mesmo os livros sendo bem caros.
Mais um informe bacana, Lindona. Também desconfio que esse tipo de lista é injusta e limitadora, que pode deixar os leitores engessados/concentrados demais num estilo ou autores específicos. Mesmo assim, acredito ser importante sabermos pelo menos quais livros e autores estarão na tal lista final.
O tema é complicado, pois sempre haverá a subjetividade de excluir boas obras, ou incluir outras não tão boas. Acredito que só uma lista simples de livros não seja tão honesta com grandes obras. Talvez a tendência dos especialistas que elaborarão essa lista possa levá-la a ser preenchida majoritariamente com livros contemporâneos, deixando clássicos de lado. Do mesmo modo, quem vai compor a lista também pode escolher os clássicos e excluir ótimos livros contemporâneos. Talvez para uma seleção mais plural e honesta, desde o início deveríamos criar divisões, como clássicos e contemporâneos. Cada país, através de membros das suas respectivas academias de letras, professores, autores, críticos e simples leitores, deveria elaborar sua própria lista de livros nacionais que seria levada à análise final para compor a lista global. Um pouco parecido com a escolha de filmes do Oscar, mas tomando os cuidados para não dar peso demais à opinião popular (com votações online, curtidas, sugestões) e cair no erro de incluir obras de pouca qualidade, porém, populares apenas pela representatividade do autor em redes sociais, afinal, sabemos que influenciadores com milhões de seguidores conseguem movimentar qualquer lista de votação aberta. Contudo, acredito que não se pode excluir a opinião popular dessa votação. Deixá-la restrita apenas a especialistas pode deixar a lista elitizada demais, ou popular demais, ou poderia atender a interesses econômicos de grandes editoras. Enfim, cada país deveria criar sua lista da forma mais plural possível e livre de influências ou tendências.
Estou acompanhando seu canal há pouco tempo. Achei interessantíssima a sua colocação. Poderia fazer uma lista de livros brasileiros e latinos? Seria maravilhoso pra acompanhar ❤❤❤
Outra coisa, deveria haver espaço nisso para narrativas gráficas, principalmente quadrinhos e obras ilustradas da literatura infantil que devem ser prestigiadas. Ou Ziraldo estaria de fora? Marcatti? Marcelo Quintanilha? Lourenço Mutarelli, que não é só quadrinista, mas seus quadrinhos são impactantes e sua literatura, como "Cheiro do Ralo"? Ou Beco do Rosário da maravilhosa quadrinista Ana Luiza Koehler?
Eu tinha esse livro, presenteei meu irmão com ele. Justamente porque achei o almanaque fraco, com várias lacunas literárias em termos de autores e autoras importantes não citados na obra.
Amei saber sobre literatura Latino Americana. Eu tinha zero referencia. Por favor, Isabela, traga mais referencias assim. É muito importante, só é lembrado quem é visto.
Vivo o mesmo dilema da versão "1001 Filmes Pra ver Antes de Morrer". Enquanto cinefilo FERVOROSO eu tive a mesma reflexão enquanto ia abandonando aos poucos a coletanea quando me dei conta de que todos os filmes citados ali vinha de uma perspectiva 70% americana 20% europeia e 10% pra baixo de criticos regionais de culturas diversas, o que acaba deixando filmes magníficos e históricos de fora da lista.
Bons livros não precisam se adaptar a modinhas, estilos de vida ou preferências pessoais. Bons livros são bons livros mesmo se a gente ou a sociedade não concorda com eles. Acho essa ideia mais baseada na diversidade e público latino americano uma oportunidade de indicar livros mais fracos literalmente. Essas indicações são pra tentar moldar os leitores a ideias específicas. Evitar que pessoas tenham diferenças de opinião. No passado livros eram banidos por não representar a sociedade e agora são escolhidos pra representar uma sociedade. Acho essa idea nada mais que uma forma de lavagem cerebral e controle das massas leitoras.
Sou igual a senhora, sigo esse canal desde 2016 e posso concordar que eles esquecem de alguns clássicos, mais não é obrigatório lê todos mesmo se for brasileiros.
"Mas é preciso escolher pq o tempo foge. NÃO HÁ TEMPO PARA TUDO!!!
Não poderei escutar todas as músicas que desejo, não poderei ler todos os livros que desejo, não poderei abraçar todas as pessoas que desejo...
É necessário aprender a "arte de abrir mão " a fim de nos dedicarmos aquilo que é ESSENCIAL ".
( RUBEM ALVES )
esse livro é qual dele?
"O tempo ruge", como diria o professor Parapopó.
Um escritor brasileiro que não pode ser deixado de ser lido é Rubem Fonseca; seus contos são magistrais (embora quase sempre com temática de violência) e seu romance Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos é imperdível, uma autêntica obra de arte!
Desse autor, li apenas Agosto, há muitos anos atrás. Na época, gostei muito do livro. Bem contundente!
Adoro Rubem Fonseca..!!
Meu escritor brasileiro favorito!
VASTAS Emoções é muito bom
Ele é maravilhoso.
Literatura Argentina
O jogo da amarelinha - Julio Cortázar
Literatura Mexicana
Pedro Áramo - Juan Rulfo
Literatura Venezuelana
Doña Bárbara - Rómulo Gallegos
Literatura Paraguaia
Eu o Supremo - Agusto Roa Bastos
Literatura Chilena
O Carteiro e o Poeta - Antonio Skármeta
Parabéns, Isa, lhe admiro muito, sobretudo pela lucidez nas suas resenhas críticas!
Isa, vamos ler O Jogo da Amarelinha em uma leitura coletiva! Já tentei ler mas achei difícil sozinha.
Também estou aguardando ansiosamente a leitura coletiva de Homero! Espero que você não desista dessa ideia. Beijos!
Nossa que lindo você continuar mantendo o incentivo a Lermos mais sobre a Literatura Latino Americana .📚❤❤
Ótimo vídeo. Adoro a Pinard, apoio desde o primeiro projeto! O trabalho deles é primoroso. Preenchem um pouco o vácuo deixado pela Cosac. Torcendo muito para esse projeto dar certo, vai ser um marco editorial!!!
"Certa vez, um erudito resolveu fazer ironia comigo. Perguntou-me: ´O que é que você leu?´ Respondi: ´Dostoievski´. Ele queria me atirar na cara os seus quarenta mil volumes. Insistiu: ´Que mais?´. E eu: ´Dostoievski´. Teimou: ´Só?´. Repeti: ´Dostoievski´. O sujeito, aturdido pelos seus quarenta mil volumes, não entendeu nada. Mas eis o que eu queria dizer: pode-se viver para um único livro de Dostoievski. Ou uma única peça de Shakespeare. Ou um único poema de não sei quem. O mesmo livro é um na véspera e outro no dia seguinte. Pode haver um tédio na primeira leitura. Nada, porém, mais denso, mais fascinante, mais novo, mais abismal do que a releitura".
- Nelson Rodrigues
parabens pelo canal, gratidão
Qualquer esforço é válido! Parabéns pela iniciativa. Boa sorte!
ela voltou com a franja!!!!!! 😍😍😍 que nostalgia, veio na minha mente todas as resenhas que eu via "antigamente" como "diário de anne frank e os livros da jojo moyes ahhhhhh me emocionei cara, depois que tive problema de visão fiquei um tempão sem ler
Eu li Dona Barbara e estou lendo Huaspungo atualmente. Ambos da Pinard. Ótima editora!
É sempre um prazer assistir a Isa! ❤
Muito bom esse projeto! Não conhecia a editora Pinard, valeu pela dica!
Os Tambores de São Luís de Josué Montello, com certeza merece está nessa lista 😉
Que iniciativa maravilhosa!
Oi Isa, vim comentar que estou ouvindo o podcats do Spotify com a leitura de o cortiço, e estou amando, principalmente pelas contextualizações históricas e de vocabulário que você faz. Trabalho maravilhoso! Parabéns! ❤
Que bacana. Gostei muito desse projeto
Boa noite, Isa!😘😘 Felicitações pelo dia das mulheres! Minha singela homenagem...🙌🏼🙏🏼🙌🏼🙏🏼
Sempre um vídeo super com a capacidade de fazer uma análise lúcida e excelente. A capacidade de caminhar e perceber as mudanças pelo caminho e acertar a rota é a maior prova do crescimento de qualquer pessoa. Parabéns pelo amadurecimento e a simpatia de sempre.
Boa tarde, moça bonita e tão talentosa !
Quando eu posso, não deixo de ver seus vídeos !
Tenho compulsão por livros. Compro livros e nem os leio a metade deles.
Deus te abençoe !
Dinheiro sobrando.
Não conhecia a Pinard. Projeto apoiado!
Parabéns! Que maravilha!!!?
Como sempre, ótima síntese. Obrigado pelas dicas e esclarecimentos. Parabéns.
A Isabela é, e sempre vai ser a minha paixão platônica. Comprei vários livros só pela qualidade das resenhas que ela faz. Perfeita dms!
Antes de acabar de ver o vídeo já entrei lá no Catarse e apoiei o projeto . Ansiosa !!
Que notícia maravilhosa ! Estou torcendo muito pelo sucesso desse trabalho. 👋🏾😘
Espero que entre Incidente em Antares, de Érico Veríssimo.
Concordo! O livro e o autor merecem...❤
Um dos meus favoritos
da vida! 😍📚✌🏽
Gratidão!
Perfeito Isabel. Meu total apoio à sua decisão.
Projeto bem legal!
Essas listas de "melhores" disso, "melhores" daquilo é muito eurocentrista e estadunidense...é como se os outros países não existissem..nem sempre vale a pena...
São
Verdade
Valer à pena, valem - agora, que são listas desfalcadas, quanto a isto não há dúvida.
Muito interessante como com o tempo a gente vai acaba ampliando nossa visão sobre a literatura, né? Um projeto que eu vi algumas pessoas fazendo e gostaria de pôr em prática um dia é tentar ler um livro de cada país do mundo. Tem tanta coisa boa, às vezes pertinho da gente (como você falou dos livros da América Latina), que acabam passando despercebidos
Por que não criar volumes de listagem de livros notáveis, obras-primas, por região geográfica do mundo?
Volume 1 250 [?] livros notáveis da literatura latino-americana de língua não portuguesa. [quantidade a definir]
Volume 2: 250 [?] livros notáveis da literatura de países de língua portuguesa. [quantidade a definir]
Volume 3: 250 [?] livros notáveis da literatura européia ocidental. [quantidade a definir]
Volume 4: 250 [?] livros notáveis da literatura européia oriental. [quantidade a definir]
Volume 5: 250 [?] livros notáveis da literatura africana de língua não portuguesa. [quantidade a definir]
Volume 6: 250 [?] livros notáveis da literatura dos países do Oriente Médio [ou ásia ocidental]. [quantidade a definir]
Volume 7: 250 [?] livros notáveis da literatura dos países da Ásia Central. [quantidade a definir]
Volume 8: 250 [?] livros notáveis da literatura da Ásia Oriental [ou extremo oriente]. [quantidade a definir]
Volume 9: 250 [?] livros notáveis da literatura do continente da Oceania. [quantidade a definir]
Volume 10: 250 [?] livros notáveis da literatura dos EUA e do Canadá. [quantidade a definir]
Será a maior listagem de obras-primas, clássicas, da literatura mundial.
Partindo do pressuposto que a pessoa teria que ler no mínimo três para escolha de cada notável, para criar essa lista de 2.500 notáveis, quantas vidas ela teria que ter?
Eu comprei, de bobeira, um livro chamado Farmácia Literária e, um dia lá, tava meio pra baixo e fui nos termos "tristeza/solidão" ver o que ele indicava: era o Dois Irmãos (Milton Hatoum). Eu li e reli o livro 1x em menos de 14 dias e é espetacular; tem tantas camadas que eu achei a indicação fraca pra questão de solidão, especialmente pq é um livro brasileiro e a nossa bagagem pra lê-lo é completamente diferente de um estrangeiro (as autoras são francesas).
Meu argumento é que essas listas são bacanas qndo vamos de coração aberto pra ler aquela obra, porém elas vão nos passar uma impressão, certamente, mto superficial do potencial daquela estória - e até nos levar a interpretar a obra por viés bem torto.
Quando a internet era mato, havia um site chamado farmácia literária ou algo muito parecido, mas eram frases retiradas de livros. Será que tem a ver?
@@miladyrosa não sei te dizer, pq eu encontrei esse livro como recomendação no site da Livrarias Curitiba após comprar O Livreiro Mágico de Paris
Muito bom! ❤
Se eu fosse me tornar um apoiador (o que não farei não por falta de interesse no projeto, mas por falta de $), os 5 livros que apontaria como fundamentais a estarem nesta lista de 250 seriam: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, do Machado de Assis; VIDAS SECAS, do Graciliano Ramos; PEDRA BONITA, do José Lins do Rego; VASTAS EMOÇÕES E PENSAMENTOS IMPERFEITOS, do Rubem Fonseca; e O CORTIÇO, do Aluísio Azevedo. Devo ainda dizer uma coisa a respeito dessas minhas sugestões: não, não são os "melhores livros de autores brasileiros"; são livros que julgo merecedores de estarem nesta lista universal (mas que, por serem escritos no "desconhecido" idioma português, são quase sempre ignorados pelos críticos e estudiosos de literatura no âmbito Estados Unidos/Europa). Bella, quando sairá esse livro da Catarse, tem previsão?
Inspirada em você (por ser minha chará e tudo o mais), alguns anos atrás decidi que também quero ler 1000 livros antes de morrer. no caso, só calculei quantos anos demoraria lendo em média 20 livros por ano, considerando dois livros por mês, e descobri que até os 60 eu atinjo essa meta (que não é concreta, óbvio).
ao invés de seguir uma lista definida, eu só coloco mini metas anuais, as desse ano são, por exemplo, ler um livro de cada continente e ler pelo menos um livro de três séries que tenho em andamento.
não tenho as caras de fazer um canal igual o seu mas desde o ano passado tenho feito um diário de leitura que é quase que a melhor parte de ler um livro novo kkkkkkkk
minha intenção é dar mais atenção ao sul global, principalmente mulheres e pessoas não-brancas. com certeza esse livro de recomendações vai ter muita coisa boa, mas não se fixar nele também vai ser incrível!
Obrigada oor por esse video e ficar sabendo dessa grande e deliciosa novidade.❤
Que legal!!
Já li mais que 1001, eu mesmo escolhi os livros, clássicos do meu coração e prazer como leitor .
Tô querendo ler a minha lista de 1001 livros favoritos fique completa, ainda tô no meio do caminho....
Na minha lista tem:
AS MIL E UMA NOITES;
O NOME DA ROSA;
O CAÇADOR DE PIPAS;
Romance d'A PEDRA DO REINO E O PRÍNCIPE DO VAI-E-VOLTA;
A SOMBRA DO VENTO.
O canal esta cada dia melhor!! Obrigada Isa❤
Sou das antigas, tenho esse, confesso que li poucos dai. Recordo do "Canone Ocidental" dos anos 90, muito criticado pela falta de representatividade
Que projeto maravilhoso. Adorei que você divulgou.❤❤❤
Interessante🤔✍🏻
Também senti isso quando estava sendo um livros sobre os grandes escritores da literatura universal. 3 ou 4 páginas analisando o perfil de escritores europeus, uma porrada de escritores americanos que não foram traduzidos para nenhuma outra língua. E uma página para falar de Machado de Assis e qualquer outro escritor/escritora que não fosse da europa ou EUA.
Eu já apoiei esse projeto e espero muito que seja finalizado.
Essa ideia da raspadinha é genial 📚
fantástico!!!
adorei o jeito que você apresentou! que ideia maravilhosa.. esse mês não vai dar mas quero me organizar para participar disso
PODERIA fazer um video sobre o livro: CORAÇAO DE CACHORRO autor: mikhail bulgakov....
Obrigado, Isa..!!
Bela iniciativa! Sucesso!!!
Amei ❤
Agora sim, gostei da sua decisão 👏👏
Que projeto massa! Fiquei interessada em apoiar! Quero muito ver essa lista lkkkk
Virou meu sonho de consumo!
Dois Irmãos, de Milton Hatoum! Maravilhoso! Mostra muito as nuances do Brasil, trabalho análogo a escravidão, relações humanas! Enfim ... Imperdível!
que ideia genial! amei
Espero que entre Capitaes de areia do Jorge Amado
As vezes eles não cabem, ué?!?! É opinião. Vamos respeitar ué
Eu jamais me curvo ao que os críticos colocam como "As Grandes Obras da Literatura". Há autores, inclusive brasileiros, que são colocados lá no topo da Literatura que, se eu pudesse, meteria fogo em todas as obras. Eu sempre li muito e sou terrivelmente crítico à crítica. Ultimamente, há muito lixo cultural no mercado. Para mim, os clássicos são os meus favoritos, e sempre releio obras dignas de serem revisitadas. Há autores, como Érico Veríssimo e Cecília Meireles, pelos quais sou aficionado, que me fizeram comprar todos os títulos de suas obras. O meu projeto tem sido a minha biblioteca com as minhas obras favoritas, todavia jamais pensando no que a crítica dita.
Eu tenho esse livro e gosto muito..
Isa, eu tenho uma edição do "Eu, o Supremo", dos anos 90, pelo Círculo do Livro.
Comprei esse livro assim que foi lançado, mas confesso que depois não concordei. Foi bem antes de começar a seguir seu canal Isabela.
Huasipungo! Livro equatoriano. Muito bom!
Yo el supremo trata do primeiro ditador do Paraguay: José Gaspar Rodríguez de Francia, não Alfredo Stroessner
4% de livros brasileiros me parece bem, afinal. Uma pessoa tem de tentar se botar no lugar do outros, e para inglês Brasil e latino americano geralmente é coisa demasiado exótica.
Foi uma pena que esse projeto não atingiu a meta 😢
Torcendo demaaais pra esse livro rolar!!!
Ele serve só de base, cada país tem suas edições modificadas. E apenas um título.
é um lindo projeto pena que os livros são tão caros...
Ideia interessante
Fui olhar a campanha da Pinard e não atingiu a meta. Fiquei tão interessada nessa lista com visão latino americana.
Meu sonho é ler essa lista completa😢
os poucos livros que li dessa lista, todos valeram a pena.
O canal chama Ler antes morrer. O q por si só ja é um enigma pq ler depois de morrer é uma tese bastante ousada em termos esotéricos. Dai a linda se decepciona com um livro q sugere ler 1001 livros.... antes de morrer.... vish.... q looping mais doidin Mas q é gata... isso é!!!
❤❤❤
Eu apoio todos os livros da Pinard, só fico chateada que eles não mandam em caixa e sim em envelope, então todos os meus livros dessa editora chegam amassados aqui em casa. Sempre passo essa crítica construtiva e eles ignoram, mesmo os livros sendo bem caros.
Que susto kkk
Mais um informe bacana, Lindona. Também desconfio que esse tipo de lista é injusta e limitadora, que pode deixar os leitores engessados/concentrados demais num estilo ou autores específicos. Mesmo assim, acredito ser importante sabermos pelo menos quais livros e autores estarão na tal lista final.
O tema é complicado, pois sempre haverá a subjetividade de excluir boas obras, ou incluir outras não tão boas. Acredito que só uma lista simples de livros não seja tão honesta com grandes obras. Talvez a tendência dos especialistas que elaborarão essa lista possa levá-la a ser preenchida majoritariamente com livros contemporâneos, deixando clássicos de lado. Do mesmo modo, quem vai compor a lista também pode escolher os clássicos e excluir ótimos livros contemporâneos. Talvez para uma seleção mais plural e honesta, desde o início deveríamos criar divisões, como clássicos e contemporâneos. Cada país, através de membros das suas respectivas academias de letras, professores, autores, críticos e simples leitores, deveria elaborar sua própria lista de livros nacionais que seria levada à análise final para compor a lista global. Um pouco parecido com a escolha de filmes do Oscar, mas tomando os cuidados para não dar peso demais à opinião popular (com votações online, curtidas, sugestões) e cair no erro de incluir obras de pouca qualidade, porém, populares apenas pela representatividade do autor em redes sociais, afinal, sabemos que influenciadores com milhões de seguidores conseguem movimentar qualquer lista de votação aberta. Contudo, acredito que não se pode excluir a opinião popular dessa votação. Deixá-la restrita apenas a especialistas pode deixar a lista elitizada demais, ou popular demais, ou poderia atender a interesses econômicos de grandes editoras. Enfim, cada país deveria criar sua lista da forma mais plural possível e livre de influências ou tendências.
Gosto muito de passear na livraria. Mas não vejo muito espaço para clássicos da literatura brasileira.
❤
Isa, não é necessário separar brasileiros e latinoamericanos... Brasil é América Latina 😊
Eu sigo os 1001 para meus projetos de leitura mas procuro outras fontes para ler outras obras.
Estou acompanhando seu canal há pouco tempo. Achei interessantíssima a sua colocação. Poderia fazer uma lista de livros brasileiros e latinos? Seria maravilhoso pra acompanhar ❤❤❤
Outra coisa, deveria haver espaço nisso para narrativas gráficas, principalmente quadrinhos e obras ilustradas da literatura infantil que devem ser prestigiadas. Ou Ziraldo estaria de fora? Marcatti? Marcelo Quintanilha? Lourenço Mutarelli, que não é só quadrinista, mas seus quadrinhos são impactantes e sua literatura, como "Cheiro do Ralo"? Ou Beco do Rosário da maravilhosa quadrinista Ana Luiza Koehler?
quadrinho não é literatura
Eu tinha esse livro, presenteei meu irmão com ele. Justamente porque achei o almanaque fraco, com várias lacunas literárias em termos de autores e autoras importantes não citados na obra.
Amei saber sobre literatura Latino Americana. Eu tinha zero referencia. Por favor, Isabela, traga mais referencias assim. É muito importante, só é lembrado quem é visto.
E eu pensando que o nome do canal era homenagem ao livro,fui baitado kkk
Você já leu os livros de Giselda Laporta?
Macunaima
E a hora da estrela
Vivo o mesmo dilema da versão "1001 Filmes Pra ver Antes de Morrer". Enquanto cinefilo FERVOROSO eu tive a mesma reflexão enquanto ia abandonando aos poucos a coletanea quando me dei conta de que todos os filmes citados ali vinha de uma perspectiva 70% americana 20% europeia e 10% pra baixo de criticos regionais de culturas diversas, o que acaba deixando filmes magníficos e históricos de fora da lista.
Será que você consegue um desconto, para nós, na DARKSIDE, para a leitura coletiva, se eles toparem participar?
Queria ser um especialista
Muito legal o projeto, pena que é caríssimo, o que o torna bem inacessível para nós leitores "médios".
Bons livros não precisam se adaptar a modinhas, estilos de vida ou preferências pessoais. Bons livros são bons livros mesmo se a gente ou a sociedade não concorda com eles.
Acho essa ideia mais baseada na diversidade e público latino americano uma oportunidade de indicar livros mais fracos literalmente.
Essas indicações são pra tentar moldar os leitores a ideias específicas. Evitar que pessoas tenham diferenças de opinião.
No passado livros eram banidos por não representar a sociedade e agora são escolhidos pra representar uma sociedade.
Acho essa idea nada mais que uma forma de lavagem cerebral e controle das massas leitoras.
Sou igual a senhora, sigo esse canal desde 2016 e posso concordar que eles esquecem de alguns clássicos, mais não é obrigatório lê todos mesmo se for brasileiros.