AINDA HÁ UM DISCURSO DE QUE A COLONIZAÇÃO FOI BOA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 сен 2024
  • SE TORNE MEMBRO E POR APENAS R$7,99 POR MÊS VOCÊ VOCÊ SE TORNA PIRULETE E AINDA NOS AJUDA A MANTER O CANAL DE CORTES SEMPRE ATUALIZADO! :)
    OBRIGADO PIRULETES!!!
    ツ Lucas Basquerotto
    ツ Lucilene vampre
    ツ Vanessa Bonilla
    ツ Paulo Santos
    Link do vídeo completo: • LIVE DO NATAL

Комментарии • 839

  • @nunofoo8620
    @nunofoo8620 6 месяцев назад +114

    Sou português, nasci em 1980, e lembro-me de aprender sobre a historia da colonização do brasil no principio dos anos 90. Lembro-me de um episódio em particular:
    A professora mandou um aluno ler uma parte do manual escolar sobre a matéria. Nele dizia coisas como: "os portugueses construiram hospitais, igrejas e escolas no brasil" e coisas desse genero. Mais para a frente, o autor desvia da conversa para falar do cortez, o conquistador espanhol, dizendo que ele matou, robou, violou os nativos e tal..
    E foi aqui que a professora revirou os olhos e esclamou frustrada: "Sim, os espanhois mataram e robaram mas nós só construimos hospitais, igrejas e escolas.." em tom de sarcasmo.
    Foi uma lição de historia que eu aprendi tão bem que ainda me lembro três decadas depois. Não só sobre historia mas também sobre como cada povo tende a contar a sua história.
    Concordo com tudo o que disse no video.

    • @Alaminoar
      @Alaminoar 4 месяца назад

      Aqui no Brasil nem se fala do Cortez! O que é um erro. Bem como não estudar a Historia de Portugal. O Brasil só passa a existir depois de 1822 e como conhecemos hoje depois do Barão do Rio Branco!
      O tema é complexo e precisa analisar todos os aspectos do tema! Os indigenas do lado luso-brasileiro eram mais atrasados que os do lado de lá dos Andes. E os Incas não se estalaram com os indigenas amazonicos graças aos Andes e a densidade da floresta!
      O choque de Civilizações é sempre complexo em todos os lugares. Basta ver China x India, Paquistão x Índia, Coreia x Japão, Russia x Japão, Rússia x Europa Ocidental. É preciso lembrar que as guerras entre gauranis, tupis e outros eram constantes. Na região do Rio de Janeiro os Tamoios também viviam aos tapas com os que moravam no outro lado da baia. Sem falar as práticas de antropofagia!
      Julgar o passado pela ótica do presente, no meu entender, não faz sentido! Nenhum de nós eatava lá para tomar decisão, para analisar a situação e decidir!
      Não estou dizendo que não precisa haver um estudo e esclarecimento dos fatos.

    • @natalialinharesaguiar2983
      @natalialinharesaguiar2983 3 месяца назад +1

      Só pegaram os pontos positivos para si, inclusive os espanhois tb fizeram isso na américa Latina, inclusive as universidades mais antgas foram nos vices reinados da espanha enquanto o Brasil só foi ter universidade no século xix, antes disso somente os filhos abastado dos colonos iam estudar em lisboa.Não é atoa que até metade do século XX, a maioria da população brasileira eram completamente analfabeta, principalmente no norte e nordeste do País, meu pai e minha mãe são cearense(região nordeste) e são analfabeto ,mas eles sabe o valor do dinheiro , minha mãe faz contas de cabeça, tudo que ela apreendeu foi oralmente. Eu me arrisco a falar inclusive que a língua portuguesa foi amplamente difundida através da miscernação e da imigração de portugueses pobres, que viviam em aldeias , e que tb não eram alfabetizados.As histórias de trancosos, os mitos e as lendas eram coisas que eram partilhadas pelo os mais velhos oralmente.
      E ironicamente , a realidade hoje é outra, muita gente com graduação desempregada como é o meu caso.
      Inclusive os idosos aqui do interior ainda usam o antigo sistema de medida de peso e distância da época imperial
      Palavras com léguas de distância
      Alqueiros,terça de arroz, feijão ainda são utilizadas nas feiras das cidades do interior do nordeste.
      Confeço que não entendo esse sistema métrico, mas os idosos analfabetos daqui entendemm

    • @Dancerriodejaneiro
      @Dancerriodejaneiro Месяц назад +2

      ​​​@@natalialinharesaguiar2983É interessante você trazer essa vivência pessoal porque toca em um outro ponto: Tudo que temos como referência de cultura e conhecimento, é europeu. O saber de história, ciências naturais, matemática e medicina são tidos como eurocêntricos e fomos ensinados desde cedo que tudo isso é nossa referência de civilização. Advém daí essa ideia de que os europeus estavam nos fazendo um "favor" ao colonizar, trazendo o conhecimento, sabedoria e modernidade a nós, povos bárbaros que estávamos perdidos na obscuridade da ignorância.
      Isso é o que foi nos ensinado, mas a verdade é que as coisas não se deram bem assim.
      Está certo que importantes descobertas e a formação do conhecimento humano se deu na Europa, mas deixam intencionalmente de nos contar qual a origem de boa parte deste conhecimento. Esse é um costume criado deste o império romano, o de se apropriar do conhecimento dos povos conquistados militarmente e de "vender a ideia" de que essa cultura é originalmente sua. O próprio conhecimento militar, técnica naval, engenharia, organização política, filosofia, religião, moda e joalheria dos romanos foi absorvido de outros povos como os gregos, etruscos e alexandrinos. E essa mania de apropriação da civilização alheia se manteve pelos séculos seguintes na Europa e envolve muitas outras áreas. Quantos de nós sabiam que os Astecas tinham um sistema de esgoto e fornecimento de água muito mais avançado que o europeu, na época do Cortez? Ou que grande parte da base da matemática avançada veio da Arábia? Até a forma de escrever os números veio de lá (usamos hoje caracteres "arábicos". Antes só se escreviam em caracteres "romanos". Já imaginou precisar fazer uma conta com números grandes escrevendo "I, II, III, IV, V" em vez de "1,2,3,4,5"?). Ou que a forma de extrair e tratar metais foi em boa parte desenvolvida no continente africano? Ou que o conhecimento sobre muitas plantas medicinais usadas até hoje vieram de nativos americanos? Ou que a banana, milho, batata, arroz, e açúcar, que formam a base de grande parte dos alimentos mais consumidos no mundo até hoje, não são de origem européia, mas foram plantas domesticadas e desenvolvidas por nativos de seus países de origem? A pólvora, nanquim, papel e bússola são invenções chinesas.
      Então esse papo de que "os europeus vieram nos tirar da ignorância" e "onde estaríamos nós se eles não nos colonizassem?" é, no mínimo, conversa fiada. Talvez estivéssemos muito bem sem eles, para dizer a verdade.

  • @atillaramos
    @atillaramos 7 месяцев назад +51

    Morei um ano em Portugal e um ano na Espanha. Lisboa e Barcelona precisamente. Em diversos comentos conversei com diversas pessoas de diferentes idades e classes sociais. Meu mestrado é sobre educação e eu estudei nesses dois países. Bom, a experiência que eu tive foi a seguinte: de modo geral as escolas européias não têm um ensino crítico sobre o colonialismo. Isso se dá por um motivo muito simples: porque não lhes convém contar mesmo. Você acha que eles vão contar que os ancentrais deles ma.t@r/\m, est.uqr/
    am, exter..minaram vários povos e que a sociedade bonita deles e que prega os valores morais e de civilidade foi construída em cima de muito sangue? Eu acho que não. Mas, independente disso, eles poderiam ensinar autocrítica ao alunos e fazê-los compreender que a Europa construiu-se em cima da exploração e colonialismo para que isso não venha a se repetir. Porém, o que eu vejo é algo totalmente diferente. Ao colocar o colonialismo e as relações de poder construídas historicamente como um pormenor, a população européia tende a achar que um país é rico por simples mérito. E se um país tem problemas é simplesmente porque tem corruptos e tbm muitas pessoas que não se comportam de forma correta. Ou seja, a maioria pensa que, no fundo, no fundo é uma questão de cultura.

  • @gabrieldcf
    @gabrieldcf 7 месяцев назад +101

    Não só em Portugal. No próprio Brasil não há uma discussão séria sobre o quanto a escravidão aqui foi brutal.

    • @senhox970
      @senhox970 7 месяцев назад +13

      Pode se dizer que é insuficiente, mas séria ela existe sim.

    • @gabrieldcf
      @gabrieldcf 7 месяцев назад +17

      @@senhox970 existe uma discussão séria na academia, mas acho que na sociedade em geral ela ainda não chegou. Quando vemos retratações da escravidão em novelas, por exemplo, é uma versão muito mais leve dos acontecimentos... ao ponto de uma novela recente ter entrado numa polêmica sobre "racismo reverso" dos negros para os brancos. A ficção de massa produzida no Brasil trata muito pouco do período colonial, quando trata é geralmente do ponto de vista dos fazendeiros brancos e a violência é brutalidade do período é amenizada para poder passar às seis da tarde.

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 7 месяцев назад +1

      Isso é o que é mais discutido em âmbito acadêmico. Na verdade, isso compõe boanparte dos trabalhos acadêmicos em história do Brasil, hoje.

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 7 месяцев назад +1

      Vai dizer que nesse período, o Brasil foi o pais que melhor tratou os escravos? vai dizer que existia leis sobre tratamento mínimo?

    • @VitorCoisinhamaisfofa-yy6ut
      @VitorCoisinhamaisfofa-yy6ut 7 месяцев назад +2

      Sério? Isso muda o que a vida de alguém?

  • @liviamarianateodororosa2647
    @liviamarianateodororosa2647 7 месяцев назад +147

    Eu moro na Alemanha e conheci muitos europeus aqui de diversos países diferentes e eu percebi que eles tb não tinham estudado muito sobre o colonialismo dos próprios países nas Américas, Asia e África. Tive algumas conversas interessantes com alguns espanhóis por exemplo e eles ficaram surpresos com a nossa visão sobre a colonização deles e dos portugueses na América latina.🤔 foi interessante pra ambos os lados o bate papo. Acho que reparação histórica é inviável, mas a conscientização ajudaria no combate à xenofobia, creio eu.

    • @Pirulla25
      @Pirulla25 7 месяцев назад +12

      Exato!

    • @rmlazzari
      @rmlazzari 7 месяцев назад +2

      Talvez a reparação histórica em dinheiro não seja necessária. Bastava que os governantes de países colonialistas, candidatos a impérios, determinassem a retirada de seus representantes do país colonizado. Ninguém, especialmente administradores e dirigentes de empresas privadas, dá dinheiro a outros, no máximo fazem investimentos e quem investe espera retorno. Além disso o verbo "investir" admite dois complementos: investir "em" e investir "contra"... De ambos se espera retorno.
      Assim clamar por reparação histórica em dinheiro acaba sendo uma forma de manter laços que, como sempre, tendem a se tornar laços de ascendência e poder de uns povos sobre os outros.

    • @edsonamarodesouza9595
      @edsonamarodesouza9595 7 месяцев назад

      Os espanhóis têm o relato do bispo Bartolomeu de las Casas, declarado Santo pela Igreja Católica. Ele assume a crueldade que a Espanha fez e toma partido dos nativos.

    • @Tcthomascruz
      @Tcthomascruz 7 месяцев назад

      A colonização é tão mascarada que boa parte dos brs nem sabem de fato o que é/foi.

    • @Wilikrdp
      @Wilikrdp 7 месяцев назад +4

      @@rmlazzari você tá dizendo que a forma ideal de reparação é cortar laços econômicos entre os países?
      Nega que investimentos de um país a outro traga prosperidade?

  • @republicadodeusnaoexiste
    @republicadodeusnaoexiste 7 месяцев назад +48

    Quando as pessoas recebem lucros resultantes das ações de seus antepassados, ninguém reclama. Quando alguém cobra, pelo menos, um reconhecimento do que seus antepassados fizeram de atrocidades a outros povos, muitos vem dizer: "nada tenho a ver com o que os meus antepassados fizeram" kkk

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 7 месяцев назад +1

      vc tem que especificar esse Lucro. Em que época o tal explorado ainda esta pagando. Se for de hoje, burro é o que paga, se for no período histórico das colonizações extraindo recursos naturais, esse explorador não deve nada.

    • @republicadodeusnaoexiste
      @republicadodeusnaoexiste 7 месяцев назад

      @@williammelek8318 muito fácil e óbvio dar exemplos. Há muita gente que é rica hoje porque herdou fortuna de antepassados que eram comerciantes ou traficantes de pessoas escravizadas.
      Ao mesmo tempo, há muita gente que é muito pobre hoje porque seus antepassados foram escravizados.

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 6 месяцев назад

      Que lucro? Os Khoisans e outras tribos receberam as terras que perderam pros bantus de volta? Falando em receber de volta, quem vai receber se os brasileiros são todos miscigenados?

    • @MrJairorate
      @MrJairorate 6 месяцев назад +4

      @@Henrique-zb8nm abaixa essa mão monark

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 6 месяцев назад +1

      @@MrJairorate vcs conseguem discutir sem essa frases de efeitos bobas de adolescentes? O nível de vcs é esse msm

  • @augustotomazini
    @augustotomazini 7 месяцев назад +105

    Eu acho ótimo que a dicção do Pirula é entendível até no 2x, não são todos que tem esse dom

    • @patrick000ification
      @patrick000ification 7 месяцев назад +4

      O Pirulla tem uma grande vantagem, é que os vídeos dele apesar de longos podem ser escutados em 2x, pois ele fala muito devagar

    • @eric45005
      @eric45005 7 месяцев назад +2

      Nao fala devagar, e outra, tem gente q fala devagar e mesmo assim nao da pra entender ​@@patrick000ification

    • @patrick000ification
      @patrick000ification 7 месяцев назад

      @@eric45005 ??? Kkkkk ele fala muito bem, da pra entender em 2x tranquilamente

    • @augustotomazini
      @augustotomazini 7 месяцев назад +2

      @@patrick000ification acredito que não seja o fato de ele falar devagar, mas a clareza da voz dele que ajuda muito

    • @eric45005
      @eric45005 7 месяцев назад

      @@patrick000ification Ele fala bem sim, da pra entender, mas a velocidade dele é normal

  • @joseelvis5481
    @joseelvis5481 7 месяцев назад +22

    Sobre os Sapiens, tem um episódio de um podcast chamado NAVIO DOS LOUCOS no qual três professores de história analisam o livro do ponto de vista da historiografia. RECOMENDO

  • @brnduarte
    @brnduarte 7 месяцев назад +52

    Tenho 2 filhos em idade escolar em Portugal e a mais velha já disse que a história do Brasil é uma linha de rodapé dentro de todo o contexto das grandes navegações. Justamente pelo fato de valorizarem os grandes feitos de Fernão de Magalhães,, Vasco Da Gama e todos os outros a história das colónias tanto no Brasil como em África e Asia, assim como os prejuízos das colonização, do trafico negreiro e tudo o que é importante para nós brasileiros e outros povos colonizados, se dilui neste contexto.
    A grande maioria dos estudantes entendem mto superficialmente o impacto das colonizações, e aquilo que sabem acabam por conhecer a partir do contato com outros brasileiros. Naturalmente muito desta influência se choca com aquilo que ouviram a vida toda de seus pais e familiares. O resultado são pessoas pouco informadas e sem qualquer empatia com as pautas que nos são relevantes sobre o processo colonizador.

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 7 месяцев назад +1

      A questão não é ser atacante e defensor, é o que era, é como o mundo era.
      Errado era os portugueses, certo sempre foram os indígenas que matavam crianças e comiam humanos. Agora, dizer que a colonização não trouxe o resto do mundo ao mesmo padrão civilizacional é sacanagem. Se esses conflitos não tivessem acontecido nos últimos 1000 anos, estaria acontecendo hoje e de forma mais irracional ainda.

    • @capixabandokamilolucio6792
      @capixabandokamilolucio6792 7 месяцев назад +4

      O problema de Portugal é que a história deles é sempre mascarada, como a narrativa da revolução dos cravos.

    • @somenteumaleatorio-xm2lp
      @somenteumaleatorio-xm2lp 7 месяцев назад +1

      Eu sei qual foi o impacto, o resultado do impacto somos nois aqui agora discutindo sobre isto kk😅

    • @KaracGaltran
      @KaracGaltran 7 месяцев назад +1

      Isso é bem verdade; educação é feita de escolhas, por servir, exatamente, para a propagação de ideias específicas. Em todo lugar é assim, mas existem sempre escolhas piores do que outras.

    • @viralataavulso
      @viralataavulso 6 месяцев назад +1

      A gente aprende muito do Brasil quando estudamos história ibérica.

  • @lucasmarquesdecamargos4298
    @lucasmarquesdecamargos4298 7 месяцев назад +10

    Bicho, aqui na Alemanha, ensino de história comeca na unificacao do Bismark. Se culpam pela segunda guerra e tal, mas tem muita gente, jovem com ensino superior inclusive que nao sabia que a Namíbia foi colônia alema, por exemplo. É muito complicado essa questao colonialista na europa continental. Isso informa muito como eles têm uma visao bem simplista e pobre sobre racismo. Tirando as ilhas britânicas, aqui no continente, eles só chamam racismo o que for uma ofensa direta sobre a cor da pele, chamar de macaco, etc (ou nem isso no caso espanhol, né...). Nao fazem a menor ideia de que as atitudes escrotas deles com imigrantes nao brancos, ou toda a estrutura rígida da sociedade deles é em si racista. E ficam bem ofendidos quando se aponta racismo.

    • @casssmith
      @casssmith 7 месяцев назад

      o n4zismo é a cortina de fumaça do colonialismo europeu

  • @gabrielgalski
    @gabrielgalski 7 месяцев назад +51

    acho que o que as pessoas desses países "desenvolvidos" não entendem é que elas não devem tomar as culpas por algo foi feito anteriormente, e sim entender que existe um contexto para um imigrante estar no seu país hoje tentando uma vida melhor ou algum outro pais requerer uma desculpa formal ou reparação histórica, entender que essa situação foi gerada devido a uma ação que seu próprio pais gerou direta ou indiretamente anteriormente. tentar demonizar as pessoas ou apagar o que foi feito tirando totalmente a sua culpa e jogando para debaixo do tapete não vai acabar com o problema de verdade, mesmo que a culpa não seja sua as consequências tendem a aparecer uma hora e você precisa saber o porque, pois a parte afetada não tem as condições de esquecer tão facilmente.

    • @gabrielsilva-pl3dx
      @gabrielsilva-pl3dx 7 месяцев назад +7

      Igualmente o Brasil precisa fazer com as próprias populações indígenas e até mesmo se responsabilizar pelo Paraguai, apesar de o Paraguai de hoje estar relativamente bem.

    • @Sherlika_Gregori
      @Sherlika_Gregori 7 месяцев назад

      Mas é preciso retornar tudo que foi roubado nos países colonizados e que estão nos museus .

    • @henriquelinopacheco15
      @henriquelinopacheco15 7 месяцев назад +10

      Em conversas por redes sociais, muitos portugueses dizem que os bandeirantes eram heróis. Eles não enxergam os bandeirantes como assassinos de povos.
      É como se eles fossem "Dora aventureira" fazendo trilhas mata adentro e não apenas tinham direito absoluto de extrair, mas também índios tinham de aceitar a posse territorial e a serem escravizados, caso contrário os bandeirantes "seriam forçados a se defenderem".

    • @diogo7525
      @diogo7525 7 месяцев назад +2

      @@gabrielsilva-pl3dx bota relativo nesse relativamente bem, moro aqui na fronteira e é feio, se vc adentra mais afundo no paraguai... ta mto feio

    • @Rodrygo127
      @Rodrygo127 7 месяцев назад

      @@henriquelinopacheco15 Em primeiro lugar devemos ter um contexto. muitos "heróis" como dizes se devem à época pois para os europeus à época para além-mar não existia nada, apenas medo e terror, ou seja aqueles que se aventuraram ao desconhecido e superaram esses medos para nós europeus são heróis. Depois há que saber separar aguas em todos os aspetos pois à imagem do colonialismo português dependendo da zona, terra o método foi diferente. em alguns pontos foram escravizados indios, em outros houve uma relação de trocas comerciais e acordos e em outros casos houve uma miscigenação que levou a uma mistura de raças. O caso do Brasil por exemplo para a época a escravidão era normal porém não eram os portugueses que escravizavam, os pts compravam nos mercados negreiros da costa africana escravos e depois os levavam para o brasil. e isto foi o que foi feito na sua maioria. daí quando os brasileiros levantam aqueel argumento do "nós fomos escravizados e somos indios etc.." acaba por ser uma falsa verdade pois a sua percentagem de veracidade é muito baixa. Obviamente que de acordo com os nossos valores de hoje o que foi feito estava errado, no entanto para a altura era perfeitamente normal estando inserido numa politica expansionista. politica esta que fazia milhares de mortos por toda a europa em batalhas de definição e expansão de fronteiras. se formos ver a história da humanidade toda ela está emersa em expanções territoriais e em muitos casos os casos eram muito piores que os proprios exemplos do colonialismo. Com isto tudo, eu sou estudante de história e obviamente o colonialismo não foi um período de orgulho, no entanto nós evoluimos e aprendemos com o passado e isso é o que aprendemos com a história, prova disso foi a abolição da escravidão. Devemos aprender sim com o passado, podemos julgar ou criticar a história especialmente se tivermos em consideração o seu contexto e não apenas julgar e criticar com os nossos valores dos dias atuais. e ambos sabemos que é isso que constantemente acontece nos dias atuais.

  • @karlamcs1
    @karlamcs1 7 месяцев назад +10

    O livro Os condenados da terra de Frantz Fanon é uma ótima análise sobre o colonialismo do ponto de vista de quem foi colonizado.

  • @Sherlika_Gregori
    @Sherlika_Gregori 7 месяцев назад +19

    Leiam o livro de Paul Scott ( ficção ) chamado The Jewel and the Crown pra entender como os ingleses tratavam os indianos na própria Índia durante a Segunda Guerra .

    • @alienligenali
      @alienligenali 7 месяцев назад +3

      O filme indiano RRR (tem na Netflix) também mostra, ainda que no estilo kaleidoscópico de Bollywood, o sentimento de humilhação diante da colonização inglesa.

    • @dek6922
      @dek6922 7 месяцев назад

      O genocídio resultante da Fome de Bengala não foi ficção e os baba-ovos do Churchill fazem mil piruetas retóricas para defendê-lo.

    • @eduardolourenco4212
      @eduardolourenco4212 4 месяца назад

      Essas coisas são "engraçadas", os europeus dos séculos passados eram podres, dignos de nojo. Hoje, eu acho o povo brasileiro muito mais provável de implementar tiranias em outros povos, se tivéssemos a oportunidade, do que os ingleses, por exemplo. Como diz a velha frase: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se torna o opressor"

  • @Bruno19941501
    @Bruno19941501 7 месяцев назад +78

    Filhos, Netos e bisnetos de Portugueses, poloneses,Italianos e afins possuem terras e mais terras BRASILEIRAS de herança de seus pais e avós que ganharam terras BRASILEIRAS DE GRAÇA, enquanto o brasileiro pra ter um terreno de 20 x 40 tem que financiar por 25 anos

    • @tsuyk2632
      @tsuyk2632 7 месяцев назад +25

      sou bisneto de tudo isso ai e nao ganhei porra nenhuma kk abraços

    • @5driedgrams
      @5driedgrams 7 месяцев назад

      @@tsuyk2632 problema teu. Abraço.

    • @vrodinger
      @vrodinger 7 месяцев назад +21

      E isso não refuta em nada o que o camarada disse acima. A menos que ele tenha dito que TODOS os filhos, netos...
      Mas ele disse "ALGUNS" de maneira implícita, mas disse. Portanto, para refutar tal afirmação você deveria dizer "todos os filhos, netos... NÃO receberam terras de graça" além disso, provar tal afirmação.
      A afirmação dele não precisa de provas, pois é algo muito bem conhecido. Infelizmente você não conhece as políticas públicas na época do Brasil colônia, mas recomendo pesquisar sobre o ideário de branqueamento.

    • @mariajosepersevalli1458
      @mariajosepersevalli1458 7 месяцев назад +16

      Então eu dei azar...meus bisavós fugiram da miséria na Itália, meu avô acabou num orfanato católico em SP e foi resgatado por parentes. Jovem se tornou operário, casou com uma operaria e minha mãe foi operária. A minha geração foi a primeira a ter acesso ao ensino público e sou a primeira a concluir o ensino superior. Ninguém recebeu nada do governo e a conquista de bens veio através de muito trabalho.

    • @opedropedro
      @opedropedro 7 месяцев назад +1

      Aqui no sul as terras foram loteadas pela companhia sul Brasil e vendidas... Como os outros apontaram, os imigrantes italianos e alemães não ganharam porra nenhuma de graça... E as terras na verdade eram tudo mato...

  • @JoseSantos-xh9mp
    @JoseSantos-xh9mp 7 месяцев назад +5

    NãO faz muito tempo ouvi um historiador portugues afirmando que o assunto da escravidão foi resolvido no seculo 19? Resolvido para quem? como? com que conseguencias? Tem o livro do Lauriano Gomes sobre a escravidão. Li e gostei.

  • @hannah.AsaSul
    @hannah.AsaSul 6 месяцев назад +2

    Por isso amo ouvir o Pirulla, seus comentários sempre muito ricos de conhecimento!
    Bravo👏🏽👏🏽👏🏽

  • @GabrielSoares-uo6oz
    @GabrielSoares-uo6oz 7 месяцев назад +5

    Detalhe moro na Europa, europeus não estudam história dos outros povos e são muito nacionalistas, muito resistentes a criticas históricas a respeito das colonizações por esse nacionalismo

  • @mariathaisdossantosmaia7127
    @mariathaisdossantosmaia7127 7 месяцев назад +63

    7:59 Pirula: "A Alemanha até que não foi tão colonialista assim!"
    Namíbia: "Eu sou uma piada para você?!" 🤡

    • @gabrielsilva-pl3dx
      @gabrielsilva-pl3dx 7 месяцев назад +5

      Queria e papua 🤡🤡

    • @mistyfields
      @mistyfields 7 месяцев назад +23

      Comparado aos holandeses, espanhóis, portugueses, franceses, ingleses.....

    • @camaradasaurus
      @camaradasaurus 7 месяцев назад

      ​@@mistyfieldsEles tentaram colonizar a Europa💀💀

    • @camaradasaurus
      @camaradasaurus 7 месяцев назад +1

      ​@@mistyfieldsA Alemanha tentou colonizar a Europa💀💀

    • @jcbritobr
      @jcbritobr 7 месяцев назад +15

      ​@@mistyfields antes mesmo de ser Alemanha eles já tocavam o terror na região. Não tem essa de menos. Só não fizeram mais porque não puderam. Na segunda guerra mesmo.

  • @fabioanunciada3659
    @fabioanunciada3659 4 месяца назад +2

    Sou Português e goste muitoi da sua opinião acerca da falta de auto-crítica de parte do povo Português em relação a maneira como colonionizámos. Quando se fala dessa época, fala-se sempre da parte das grandes conquistas e aquilo que descobrimos e construímos, mas muito pouco na maneira como o fizemos e a maneira como tratámos seres humanos como animais, pior que gado em certos casos. Eu discuti inclusive com família e não foi uma discussão muito saudável. Na minha opinião, muito por causa da educação que temos na escola, a história é contada como lhes convém e quem não procura informação fora desses livros escolares, não terá acesso à mesma. Acho tremendamente injusto a maneira como nós Portugueses olhamos para o lado dizendo "naquela época era diferente", como se as pessoas naquela altura não fossem pessoas como nós somos hoje. Tenho imenso orgulho em ser Português, mas muita vergonha na parte da escravidão. Bem haja.

  • @arzf2009
    @arzf2009 7 месяцев назад +15

    Lembro que escrevi que os portugueses minimizam o fato dos colonizadores que mataram, escravizaram e violentaram os povos originários num vídeo sobre como os brasileiros são tratados mal pelos portugueses e um português me respondeu que os povos que aqui estavam eram belicosos, canibais e violentos… Como se isso pudesse justificar todas as atrocidades que foram feitas pelos colonizadores aqui. Isso me dá um cansaço de viver!

  • @Idilio_Chirindja
    @Idilio_Chirindja 7 месяцев назад +16

    Quem vem a Moçambique percebe claramente o passado colonialista português e o descaso do colonizador pelo atraso que a exploração causou.

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 7 месяцев назад +5

      Antes dos portugueses Moçambique era uma potência? O que tinha em Moçambique?

    • @eoac
      @eoac 7 месяцев назад

      Moçambique e os demais países africanos estão pobres por causa dos ditadores e políticos corruptos

    • @alienligenali
      @alienligenali 7 месяцев назад +1

      Sim, é preciso lembrar que Moçambique era um dos maiores portos de saída de navios negreiros e que o Brasil era basicamente o "centro de distribuição" das pessoas que conseguiam chegar vivas. Uma vergonha que carregaremos para o resto da vida. No Brasil quase todos os resquícios da existência da escravidão na era colonial portuguesa foram destruídos, com exceção das grandes casas e fazendas que mostravam a opulência e a riqueza (conquistadas pelo roubo) da época. Acho muito importante que Mocambique ainda preserve os fortes e as fortalezas dessa época pra não esquecer o que aconteceu.

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 7 месяцев назад +3

      @@alienligenali o que Moçambique tinha de desenvolvimento anterior aos portugueses que era superior aos atuais?

    • @gabrielbesson960
      @gabrielbesson960 7 месяцев назад +2

      @@Henrique-zb8nm o que qualquer país tinha de desenvolvimento anterior à 1500 que era superior aos atuais?

  • @Toni1974ize
    @Toni1974ize 7 месяцев назад +4

    O livro " Escravidão " os três volume deveríamos ser lançados em Portugal.

    • @Toni1974ize
      @Toni1974ize 7 месяцев назад

      Autor: Laurentino Gomes.

  • @alienligenali
    @alienligenali 7 месяцев назад +24

    Um livro excelente pra ser lido e relido toda vez que for preciso relembrar o que a colonização fez com a América Latina e, principalmente, com nós, América do Sul, é "As veias abertas da América Latina" de Eduardo Galeano. Brutal, só isso.

    • @Wilikrdp
      @Wilikrdp 7 месяцев назад +5

      Qual é, Galeano nem é consenso em respeito na academia, ele é mais quisto no meio político ideológico

    • @victorpetrarca2471
      @victorpetrarca2471 7 месяцев назад +2

      O próprio autor disse que falou algumas bobagens nesse livro, pq era jovem. Por favor....

    • @Wilikrdp
      @Wilikrdp 7 месяцев назад +2

      @@victorpetrarca2471 exatamente
      Mas né, um livro amado por professores e recomendado aos montes

    • @otimistarj
      @otimistarj 7 месяцев назад +3

      @@Wilikrdp do ponto de vista de referencias históricas um livro muito fraco. Mera propaganda ideologica.

    • @Wilikrdp
      @Wilikrdp 7 месяцев назад +2

      @@otimistarj História da riqueza no Brasil: Cinco séculos de pessoas, costumes e governos do Jorge Caldeira é muito melhor
      De fato os cara foi até cartórios para fazer historiografia

  • @MarcosCedrazB
    @MarcosCedrazB 7 месяцев назад +21

    Engraçado que eu tava discutindo essa semana com um gringo que tava falando que não sabia pq falavam de colonização como algo ruim... depois que expliquei calmamente, ele mudou o discurso falando que as pessoas que vivem hoje nesses países não tem nada a ver com o que o país fez décadas atrás (engraçado como as pessoas dos países que eles colonizaram podem sofrer por causa da colonização até hoje né...)

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 7 месяцев назад +1

      Ae vc quer que essas pessoas façam o que? Paguem pensam pros países que portugal colonizou a séculos atrás?

    • @nightnight7933
      @nightnight7933 7 месяцев назад

      A península ibérica foi dominada por islamiscos, vc acha que os islâmicos atuais têm algo a ver com isso?

    • @MarcosCedrazB
      @MarcosCedrazB 7 месяцев назад +16

      @@dagobertosantosdeoliveira9546 Sim. E não se trata das pessoas individualmente, e sim de nações. Portugal e todo país que colonizou outro deveria pagar monetariamente como compensação. Se a França cobra essa "pensão" das suas colônias até hoje, porquê não? Vocês minimizam muito o impacto de ações só porquê estão distantes historicamente...

    • @MarcosCedrazB
      @MarcosCedrazB 7 месяцев назад

      Dominação não é colonização. Procure entender o que significa colonização primeiro. @@nightnight7933

    • @MarcosCedrazB
      @MarcosCedrazB 7 месяцев назад +16

      Mesma coisa sobre famílias que até hoje estão milionárias ou bilionárias com herança vinda da escravização de pessoas. Deveriam ser expropriadas e a grana ir pra mitigações das consequências dessa grana deles.

  • @luanova4214
    @luanova4214 7 месяцев назад +5

    Como português afirmo, tenho a mesma percepção do pirula

  • @igormarins1227
    @igormarins1227 7 месяцев назад +4

    Viva Portugal viva o legado dos grandes navegadores.

  • @somenteumaleatorio-xm2lp
    @somenteumaleatorio-xm2lp 7 месяцев назад

    Sendo algo bom ou não, tudo isto foi necessário para chegarmos na situação que estamos hoje.😊

  • @filmesplanetarios4190
    @filmesplanetarios4190 7 месяцев назад +16

    Como alguem que leu o livro O Despertar de Tudo - Uma Nova Historia da Humanidade, tem q levar em conta alguns pontos:
    A Critica em si que ele faz de Sapiens nao é que é determenista, mas que é Escatologico/Teleologico, no sentido que a historia humana estaria levando a algum fim, em alguma direcao (como, por exemplo, a ideia de que ao domesticar cerais os humanos estariam condenados a se organizar em Estados autoritarios com propriedade privada, pelo menos imediatamente ao se domesticar cereais)
    O segundo ponto e mais importante é de nao tratar o livro só como uma critica ao Sapiens (ou ao Germes, Aço e Polvora), o livro em si tem muito conteudo proprio e aborda muito mais questoes e discussoes, as partes em q diretamente falam do harari nao sao nem 5% do livro. Ele faz um traçado bem maior da historia humana sobre como (Nao) surgiram a desigualdade social, o Estado, a liberdade, as formas de propriedade, os modos de producao, a agricultura/o cultivo, as cidades, a democracia, o iluminismo, etc, em uma proposta de ver os povos nao-europeus como conscientes, autonomos, imaginativos e em certa parte donos dos proprios destinos

    • @Alaminoar
      @Alaminoar 7 месяцев назад

      On Guns, Germs and Steel na realidade mostra a influência da geografia na evolução da espécie humana. De fato, ele mostra claramente como os humanos reagiram ao ambiente onde estavam.
      Não li o Sapiens então não comento. O que sei é que o Harari fala muito bem do Jared Diamonds.

    • @pboechat
      @pboechat 7 месяцев назад

      @Pirulla25 eis aqui um bom argumento do demerito da obra do Harari: historia feita d maneira teleologica/escatologica. E assim ele faz um cherry picking meio grosseiro da historia pra corroborar seu ponto.

    • @pboechat
      @pboechat 7 месяцев назад

      ​@@Alaminoarmas dai a implicar q a historia eh determinada por fatores geograficos ja eh outra coisa!

    • @Alaminoar
      @Alaminoar 7 месяцев назад +1

      @@pboechat tanto a história é influenciada pela geografia que a história está repleta de exemplos.
      Sabe por que os bascos nunca foram conquistados pelos muçulmanos? A geografia da região facilitou a defesa, formando uma barreira natural! Permitiu uma resistência maior e serviu de base para os visigodos recuperarem o território.
      Sabe o que facilitou a entrada dos muçulmanos na Ibéria? A proximidade das costas! Gibraltar está a 14 km do Marrocos.
      A China e a India não estão em guerra aberta hoje porque existe uma cordilheira chamada Himalaia.
      As pessoas tendem a morar perto de vulcões pois os terrenos são mais férteis!
      Não se pode desvincular uma da outra. São duas variáveis onde só existe um parco controle, ou tentativa de, em uma delas!

    • @Alaminoar
      @Alaminoar 7 месяцев назад

      @@pboechat para finalizar, o Desfiladeiro das Termopilas foi o local escolhido pelos gregos e espartanos para deter os persas pelo afunilamento e a posição tatica que a região permitia na época! E não esqueça que se não fosse as Termopilas não estariamos cá a digitar!

  • @lucipimenta6927
    @lucipimenta6927 6 месяцев назад +1

    Amei o vídeo!
    Infelizmente a colonização não é um assunto levado a sério. E tem pessoas que defendem

  • @caiopinheiro2238
    @caiopinheiro2238 7 месяцев назад +5

    Na minha faculdade de História a gnt considera o Harari quase um Narloch

  • @otimistarj
    @otimistarj 7 месяцев назад +2

    Wendrow critica a perspectiva de que o surgimento da agricultura levou a formação do Estado. Segundo David Graeber e David Wengrow: “Os cultivadores iniciais, ao que parece, executavam o mínimo de trabalho necessário para a subsistência a fim de permanecer nas localidades onde estavam, que ocupavam por razões alheias à agricultura: a caça, a coleta, a pesca, o comércio”, ou seja, a agricultura é praticada de forma complementar e não como resposta à necessidades de aumento populacional". Ele critica o conceito de uma revolução agricola. Para David Graeber e David Wengrow: “No Crescente Fértil do Oriente Médio, considerado por muito tempo como o berço da “Revolução Agrícola”, não houve nenhuma “guinada” do forrageador paleolítico para o agricultor neolítico. A transição de uma subsistência baseada em recursos silvestres para uma vida baseada na produção de alimentos levou cerca de 3 mil anos. [...] Evidentemente, não faz mais sentido utilizar expressões como “a Revolução Agrícola” ao tratarmos de processos de tão desmesurada extensão e complexidade" . Numa perspectiva crítica tanto a Rousseau como a Hobbes, David Graeber e David Wengrow consideram que mesmo antes da invenção da agricultura, já havia muita complexidade e diversidade social entre os bandos de caçadores coletores; a agricultura não determinou o aparecimento da propriedade privada; as primeiras sociedades agrícolas e as mais antigas cidades tinham organização relativamente igualitária e democrática, sem necessidade de monarcas e sumos sacerdotes, ou seja a revolução agrícola não teria marcado o início da desigualdade. Os autores questionam o modelo de Hobbes e Rousseau como idealizados, pois argumentam que entre o aparecimento dos primeiros agricultores no Oriente Médio e o surgimento do que costumamos chamar de primeiros Estados há um período de cerca de 6 mil anos, e mesmo em muitas partes do mundo a agricultura nunca levou ao surgimento de um Estado

  • @tm69
    @tm69 7 месяцев назад +4

    Falta a Espanha nesse bolo, a América Latina e o Marrocos que o diga

  • @edrod6875
    @edrod6875 7 месяцев назад +41

    pensando economicamente, os países ricos são ricos por causa das riquezas retiradas dos países colonizados. Diamantes, prata, ouro.

    • @dinamosflams
      @dinamosflams 7 месяцев назад +5

      borracha, cacau, madeiras nobres, temperos... foram eles sim que fizeram as descobertas e os desenvolvimentos, sobre as costas de quem?

    • @literalmenteeu7217
      @literalmenteeu7217 7 месяцев назад +10

      Se fosse só questão de recursos (algo que não falta no Brasil atual) esses nativos seriam tão ou mais desenvolvidos que Portugal em seu tempo, mas não tinham nem escrita. Como você acha que era a África antes dos europeus? Como você acha que eles conseguiram colonizar tantos países se não tivessem riquezas antes?

    • @edrod6875
      @edrod6875 7 месяцев назад +7

      @@literalmenteeu7217 nunca pensaram em compartilhar tecnologia. Viram a oportunidade e aproveitaram, e disso que se trata, da índole. A intenção sempre foi saquear e pilhar.

    • @rogeriasouza5976
      @rogeriasouza5976 7 месяцев назад +2

      Eles já eram ricos. Ficaram mais ricos.

    • @Alaminoar
      @Alaminoar 7 месяцев назад +6

      Economicamente falando, por que os nativos que detinham as ditas riquezas não eram ricos? Matéria prima é um meio, não um fim em si!

  • @user-wj5no9wv7w
    @user-wj5no9wv7w 7 месяцев назад

    Li o Despertar de Tudo e vi com outros olhos o Sapiens, realmente percebi o determinismo histórico que permeia a obra e que se baseia em um achismo do "bom senso comum" histórico eurocentrista que não considera grande parte das descobertas arqueológicas recentes e das discussões sobre estes achados (apesar de não acreditar em bom senso kkk). Desta forma muitas ideias simplistas e simplórias são apresentadas como verdades, toda a história humana parece ter seguido, e continua a seguir, um caminho único e inexorável, sendo ignorada a gigantesca variabilidade das culturas e história humana e os enormes buracos nesta trama que estão sendo revelados por achados extraordinários como Gobleki Tepe. Essa ideia de que a história humana segue um ciclo de desenvolvimento que passam por etapas do mais atrasado para o mais "evoluído" (proposital Pirulla, também sou biólogo e essa noção popular de evolução como melhoria também permeia a história, sociologia e antropologia) é uma simplificação falsa e ideológica. O que o livro de Graeber e Wengrow traz como alerta é que a história humana é muito mais rica e complexa que Harari e muitos outros autores demonstram, e que essa desinformação pode ser perigosa, inclusive sustentando a inevitabilidade de muitas mazelas históricas.

  • @jptolledo
    @jptolledo 7 месяцев назад +2

    Adoro ver o Pirula falando sobre neocolonialismo e imperialismo

  • @craquejota
    @craquejota 7 месяцев назад +2

    acabei de ler um tweet de um "historiador" que diz que a gente tem que ser grato a Portugal kkkkk

  • @angelicadacosta2764
    @angelicadacosta2764 7 месяцев назад +4

    Os impactos do colonialismo e imperialisno tinha que ser uma disciplina nos países que sofreram este processo.

    • @eduardobolzan1
      @eduardobolzan1 7 месяцев назад +1

      Mas isso não é currículo obrigatório no Br? Lembro que vi isso no ensino médio.

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 7 месяцев назад +3

      ridículo, só precisamos saber de nossa historia, nào uma inflação de ódio contra outro pais.
      só se fala do negativo, positivo o povo esquece.

    • @MrJairorate
      @MrJairorate 6 месяцев назад

      @@williammelek8318 sim vira-latinha, temos que jurar a bandeira, ajoelhar, rolar no chão e latir 3x. Quem sabe assim as potências imperialistas não coçam nossa barriguinha por ser um bom garoto né?
      acorda pra vida prr. desperta esse ódio por quem te açoita!

    • @RoyMatzem
      @RoyMatzem Месяц назад

      Depende, vai ser ensinado os impactos positivos também oh vai ser enviesado?

  • @omarr.dasilva9530
    @omarr.dasilva9530 7 месяцев назад +5

    foi muito vantajoso para os exploradores .. kkkkk

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 7 месяцев назад +3

      Depende do ponto de vista. Era uma merda. Sair de uma região e ir pra outro que vc não queria estar.
      Pessoal fala como se os exploradores não tivessem tido o trabalho de fazer tudo isso.
      Eles chegavam nas terras e só ordenavam. kkkk

    • @MrJairorate
      @MrJairorate 6 месяцев назад

      @@williammelek8318 quando se fala de colonizadores se fala principalmente da coroa, que ordenava. os capangas, mandados pra atuar tinham que ter o arduo trabalho de matar, estuprar e mandar os escravos fazerem o trabalho duro. TADINHOS!!!

    • @sacr007
      @sacr007 5 месяцев назад

      @@williammelek8318 mano, o explorador é tipo, a pessoa que lucra com a exploração. É o cara que manda um inferior dele pra fazer o serviço.
      Vc pega um capitão, ele via um missão aqui no Brasil, como uma forma de alavancar a carreira dele em portugal.

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 5 месяцев назад +2

      @@sacr007 seu comentário não trouxe nada para mudar o fato de meu comentário.

  • @fernandoaas
    @fernandoaas 6 месяцев назад +1

    O ponto principal é que não foram "cagadas", foi tudo intencional e planejado para c.... e aliás ocorre até hoje.

  • @danielmartinsfranco4564
    @danielmartinsfranco4564 7 месяцев назад +1

    Sobre os refugiados do clima, na minha visão eles também são consequência do habitar colonial da terra, toda a riqueza das nações europeias advém da exploração insana de recursos nas colônias, uma lógica de exploração que ainda persiste e que produziu o desequilíbrio ecossistemico. globalização por consumo, injustiça climática, escala do problema... O olho desse furacão é o habitar colonial da terra. A cultura colonial está presente materialmente e cognitivamente por quase todo o mundo e dificulta o processo imaginário de uma "solução", que é mais explícita em diversas outras cosmovisoes, ontologias e maneiras de habitar. O feitiço é brabo.

  • @VeteranVandal
    @VeteranVandal 7 месяцев назад +3

    Isso tem outros paralelos, como os defensores do atual sistema econômico, e nesse caso inclui o Pirula.

  • @teeb.2904
    @teeb.2904 7 месяцев назад +4

    Sapiens ignora a existência de ENGLES quando tenta explicar o porque existe machismo

    • @eric45005
      @eric45005 7 месяцев назад

      Como Sapiens explica o machismo?

    • @teeb.2904
      @teeb.2904 7 месяцев назад +3

      Ele não explica. Tem um capítulo que se dedica a questão e que não leva a conclusão nenhuma, aí se yuval tivesse lido engles.....

  • @Pedro_r_
    @Pedro_r_ 6 месяцев назад

    Essas posições do garari q citou são vistas logo no início de "21 lições para o século 21" ele diz q thatcher era uma paladina da liberdade

  • @robertoacsor
    @robertoacsor 7 месяцев назад +2

    Pirulla, mas muito disso não acabou.. temos ainda o controle financeiro ou como alguns dizem.. escravidão monetária, por ex... a França, que exerce até hoje este domínio sobre vários países africanos. Metade do próprio dinheiro é obrigado a ficar nos bancos da franceses, nem a taxa de juros os países africanos podem decidir.

  • @alfredo.miranda
    @alfredo.miranda 7 месяцев назад

    Um pouco que eu tive contato com essas questões de ensino de historia, ou até msm geografia, nos países desenvolvidos do Ocidente, eles basicamente ensinam a parte que foi boa para eles, oq teve de ruim deixa em off.

  • @MrGX200
    @MrGX200 6 месяцев назад +2

    Isso me lembra o comportamento de muitos brasileiros que culpam os portugueses pelos efeitos destrutivos da colonização, sem considerar que muitos dos descendentes dos portugueses invasores hoje vivem no Brasil. O Brasil é um país majoritariamente luso descendente. Os portugueses violentadores viveram aqui e aqui deixaram seus descendentes, que hoje, muitas vezes, culpam os irmãos do outro lado do Atlântico (que também são descendentes dos violentadores, mas não somente).

    • @fabiov5374
      @fabiov5374 6 месяцев назад +1

      Sabe que (fora a ENORME colonização alemã, italiana, japonesa, holandesa, etc) a maior parte da população veio da África, né?
      Fora o que restou da população indígena.
      E que se existem ainda linhagem de portugueses no Brasil é porque eles não são puros?

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 6 месяцев назад

      ​@@fabiov5374não, a maior herança é portuguesa mesmo, goste ou não

    • @MrJairorate
      @MrJairorate 6 месяцев назад

      @@Henrique-zb8nm fonte?

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 6 месяцев назад +1

      Tu tá falando português, faça um teste genético, como já fizeram com brasileiros, pesquisa a origem de Fátima dos principais alimentos, da arquitetura e da organização brasileira
      A base da cultura brasileira é portuguesa

    • @MrGX200
      @MrGX200 6 месяцев назад +1

      @@fabiov5374 Fábio, a maior parte da herança genética do brasileira é portuguesa. Em 2008 a FGV produziu um estudo genético gigantesco no país inteiro, que mostrou que, se o Brasil fosse um único indivíduo, ele teria aproximadamente 65% de origem europeia, aproximadamente 25% de origem africana e 10% de origem indígena. Talvez você tenha a impressão de que o Brasil é muito menos "português" por conta da região onde você vive, que pode ter sido pouco interessante para imigrantes europeus ou pode ser muito cosmopolita (como é o caso dos grandes centros do país).

  • @RubensNeiva
    @RubensNeiva Месяц назад

    Sou fã do Harari. Ele é uma mistura de filósofo com divulgador científico.
    Do ponto de vista de “profecias”, ele errou muito. Exemplo: desconsiderou a nossa incapacidade de enfrentar pandemias (em Sapiens).
    Harari escreveu Sapiens muito jovem. O idealismo faz parte da juventude.

  • @manelcardoso4650
    @manelcardoso4650 7 месяцев назад +9

    Ola pirula, na minha geração (tenho 28), ja é algo assumido e discutido, mas as gerações anteriores não. tirando os fachos né

  • @georgelucas5300
    @georgelucas5300 7 месяцев назад +10

    tá certo que não podemos culpar os portugueses atuais e que é um assunto complicado. Mas fico pensando quantas famílias ainda são ricas por causa dessa invasão
    tem muitas famílias atuais que são muito ricas por consequência da colonização

    • @onlytrue7348
      @onlytrue7348 7 месяцев назад

      Existem fazendas gigantes do período colônia que são gigantescas e além de não repararem os escravos são muitos os herdeiros que hoje dão de moralistas dos bons costumes pressionando o congresso a permitir trabalho analogo a escravidão como o vampiro assinou e fui parar no STF. Claro que isso foi jogada para passar todo o restante do texto e ficando esse absurdo como boi de piranha, mas se o povo moscar eles colocam isso e não estão nem aí...

    • @UiliamLima-jv9yu
      @UiliamLima-jv9yu 7 месяцев назад

      E voce tá no Brasil por causa de que?

    • @georgelucas5300
      @georgelucas5300 7 месяцев назад +2

      @@UiliamLima-jv9yu por que essas famílias retêm todo o dinheiro e me deixa com nada

    • @UiliamLima-jv9yu
      @UiliamLima-jv9yu 7 месяцев назад

      @@georgelucas5300 Ah, entendi, tá chateado que a porção coloinal não foi bem distribuída aos brancos.

    • @georgelucas5300
      @georgelucas5300 7 месяцев назад

      @@UiliamLima-jv9yu pois é. Só alguns brancos ficaram com tudo. Quero minha parte também

  • @aldirpaz5450
    @aldirpaz5450 7 месяцев назад +1

    Aqui no Brasil tinha um profesaor de história e autor de livros escolar chamado Armando Souto Maior. E ele romantizava a história do Brasil como se tudo acontecesse na maior naturalidade. Essa adotado na epoca da ditadura pra se ter idéia. So faltava dizer que os escravos vinheram espontaneamente e que a proclamação da república foi do enteresse e bom para todo o povo

  • @Alaminoar
    @Alaminoar 7 месяцев назад +2

    Pirula, sugiro o livro do Jared Diamonds, Guns, Germs and Stell. O Harari inclusive se refere a este autor como um dos seus inspiradores para escrever o Sapiens!

  • @marcandrebarbosa1511
    @marcandrebarbosa1511 7 месяцев назад +1

    Lembrei do canal história ibérica hehe ele é super apaixonado por Portugal

  • @canalphi2673
    @canalphi2673 7 месяцев назад +117

    Eu acho que um grande problema dessas discussões é que se quer imputar responsabilidade de Portugal hoje pro Portugal do século 16, isso não faz nenhum sentido, então o assunto vira taboo para a sociedade pq ninguém quer assumir responsabilidade, se fosse tratado apenas como questão histórica seria muito mais fácil de discutir

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 7 месяцев назад +25

      Exato, acho uma tremendo infantilidade isso dos brasileiros, querer responsabilidades as pessoas de uma coisa que aconteceu a 500 anos atrás. Passado é passado, nós não devemos nada a quem viveu a época da colonização. Não podemos mudar o passado mas podemos construir um futuro melhor pra todos os brasileiros

    • @manelcardoso4650
      @manelcardoso4650 7 месяцев назад +109

      q seculo 16?? portugal so foi corrido de africa em 74, e msm sobre o brasil a questão é assumir-mos que tivemos mal ponto, e a maneira como se ensina na escola é ridicula, so glorifica e enche de eufemismos os massacres.

    • @jadilzoca4971
      @jadilzoca4971 7 месяцев назад +76

      ué continua sendo Portugal e nunca deixou de se beneficiar de seu colonialismo tem gente viva hj que viu Portugal lutar guerras na África pra manter suas colônias

    • @canalphi2673
      @canalphi2673 7 месяцев назад +10

      @@jadilzoca4971 ai não se trata de reparação histórica pq as pessoas estão vivas, imagina se seu pai comete um crime e vc vai preso, não faz sentido, é até difícil de definir quem são os antepassados, Portugal não era uma democracia, quem se beneficiou mais na época da escravidão foi a aristocracia, voltando centenas de anos é até difícil de saber quem são descendentes ou não deles, e ai onde para se vc voltar centenas de anos? Romanos invadiram metade do mundo, árabes tbm... não faz nenhum sentido isso, as desigualdades hoje tiveram origem históricas, isso é diferente de dizer que as pessoas ou países de hoje tem responsabilidade por coisas de centenas de anos atrás

    • @nightnight7933
      @nightnight7933 7 месяцев назад +6

      ​@@manelcardoso4650 Te desafio a achar um único livro aprovado pelo MEC que glorifica o colonialismo

  • @valpacheco4364
    @valpacheco4364 7 месяцев назад +6

    Eu moro aqui no norte e eu vejo que os índios adoram a civilização, eu não acho que os índios foram extintos, acho que eles evoluiram, estão todos aqui nas grandes cidades.
    Os índios querem evoluir ter boa moradia, ter celular ter carro.
    Ilusão de quem acha que índio quer passar o resto da vida caçando paca para comer e tomando banho de rio.

  • @augustograssi1284
    @augustograssi1284 7 месяцев назад +2

    Olha sinceramente pirula, eu tambem nao achei nenhuma dessas criticas. Sobre Israel eu não vi nenhuma defesa no livro, talvez voce esteja se referindo essa defesa ao livro.
    No Sapiens ele critica o tempo todo o colonialismo, ele so faz um apontamento para que tudo nem tudo são mocinhos e vilões, sim o imperialismo teve diversas coisas ruins, mas dizer que tuuuuudo foi ruim é ser no minimo preguiçoso intelectualmente.

  • @mrcaponi
    @mrcaponi 6 месяцев назад +1

    Já vi um vídeo do Harari criticando o Netanyahu na época daquele angu de eleições gerais a cada 2 meses.

  • @uriaheep100
    @uriaheep100 6 месяцев назад +1

    Para entender e necessario ler sobre o assunto, pirulla!

    • @Henrique-zb8nm
      @Henrique-zb8nm 6 месяцев назад

      Não só ler e sim pensar sobre, ter pensamento próprio, só digerir narrativa tbm não te faz conhecedor do assunto

  • @GabrielSoares-uo6oz
    @GabrielSoares-uo6oz 7 месяцев назад

    Já ouvi varias vezes falando a respeito de Israel, vejo diversas falhas da academia a respeito de posicionamentos, da construção do estado de Israel e dos fatos que ocorreram lá... Problema da academia geralmente é não considerar a deficiência das fontes primarias no quesito viés (isso falando das duas partes)... Existem varias simplificações na academia se considerar o método científico não deveriam ser feitas, simplificações essas que envolvem um viés materialista para um conflito teológico... A desconsideração que os Judeus já estavam comprando terras a muito tempo, que já havia uma comunidade grande ali e que sofria ataques diários dos extremistas da região fazendo com que antes da declaração de independência de Israel houvesse unidades militares irregulares e o fato de que já havia planos de uma independência por parte dos colonos judaicos... Os as visões a cerca do sionismo(sionismo é basicamente a autodeterminação do povo judeu) são limitadas também mas no principio da formação de Israel o sionismo foi carregado de um realismo politico muito intenso devido a todas as cargas históricas... Ao mesmo tempo o povo Árabe sempre sofreu muito com a opressão dos estados que na segunda guerra eram considerados os aliados (França, Inglaterra, EUA) que foram altamente exploratórios e não tinham a cultura comercial que os judeus já dominavam para se erguer, esses já adotaram uma politica não Clawsevitziana da guerra se baseando por influencia soviética de manutenção da força na tática de guerrilha... E como a visão das potencias da época era uma visão simplesmente material obviamente oriunda da corrente idealista e liberal das Nações Unidas, resolveram um conflito muito mais profundo somente com a divisão territorial e largando de mão os problemas que isso pode acarretar... E ainda hoje pela diferença de doutrina de Guerra há uma dificuldade israelense em dominar as narrativas, pois a tática de guerrilha consiste em atacar e se esconder no lugar onde vai causar o maior desgaste moral possível... Problema é que o governo atual mesmo estando no poder já caiu por impopularidade e por diversos problemas internos, os israelenses mais progressistas que faziam oposição eram justamente os mortos nos ataques, e como já é um governo de extrema direita vai colocar suas pautas de extrema direita em prática. Juntando que a imprensa não conta dos soldados que já retornaram para casa e da redução de contingente( não creio que por pauta ideológica mas pelo foco da noticia que vende mais) Só para expressar que afirmativas simplistas são complexas ali, essa é a pesquisa da minha vida e não sei o que poderia ser feito, só acho que quiseram passar o problema adiante. Aconselho ler: O Filho do Hamas, Mosab Hassam Yousef; Da Guerra, Carl von Clausewitz; A Guerra de Guerrilhas, Che Guevara

  • @deivisonaj
    @deivisonaj 7 месяцев назад +1

    Minha bolha aqui em Portugal é mais consciente disso, são bem críticos as consequências.

  • @ericklopes4046
    @ericklopes4046 7 месяцев назад

    Quem leu Sapiens e gostou, como eu, por favor leia O Processo Civilizatório de Darcy Ribeiro. A diferença entre os dois é abismal, tem nem comparação o nível de riqueza teórica de um e de outro.

  • @anonimoanonimo2924
    @anonimoanonimo2924 7 месяцев назад +1

    A colonização foi boa para um parcela da população, pra outra parte foi um inferno.
    Para a maioria dos europeus que vieram foi bom. Para os nativos foi horrível.
    Para o africano cada um que julgue...

  • @m_arxesini935
    @m_arxesini935 7 месяцев назад +15

    Já conversei com alguns jovens portugueses, a realidade é que eles realmente só não querem ter q assumir a cagada que os ancestrais deles fizeram, é basicamente isso aqui: todos os culpados já morreram, eu n tenho nada a ver com isso e também não tenho interesse em lidar com o problema. Só quero q ele suma da minha vista.
    E sim, eles ainda acham que nos fizeram um favor com a colonização

    • @dagobertosantosdeoliveira9546
      @dagobertosantosdeoliveira9546 7 месяцев назад +5

      É estão certos mesmo UE. Eles não tem culpa pelo que pessoas que viveram a 500 anos atrás fizeram.

    • @nightnight7933
      @nightnight7933 7 месяцев назад +3

      Onde está o erro? É a mesma coisa que vc querer dizer que os brasileiros atuais são os mesmo que cometeram um genocídio no Paraguai.

    • @natanoliveira5626
      @natanoliveira5626 7 месяцев назад +1

      Só uma coisa bonitão: ELES SÃO SEUS ANSESTRAIS TAMBÉM, ou você é 100% indio?

    • @onlytrue7348
      @onlytrue7348 7 месяцев назад

      Uma coisa é certa, a dúvida que fizeram o Brasil assumir para deixar de ser colônia deveria ser auditada, atualizada e transferida para Portugal. Quanto a estrutura atual só uma revolução, como estão as coisas, não importa o tanto de migalhas que papai Lula ofereça para passar sua política liberal, o povo só vai receber o curativo para as feridas, mas elas continuarão a ser feitas. Ahh mas molusco é melhor que o palhaço, claro, até um "monte" que meu cachorro faz é melhor que aquele palhaço que achava bonito cuspir nas feridas do povo, mas uma bandagem ou um assoprinho não resolvem, queremos dignidade!

    • @UiliamLima-jv9yu
      @UiliamLima-jv9yu 7 месяцев назад

      Mais ancestrais dos brasileiros, tolo

  • @alexalencar9324
    @alexalencar9324 7 месяцев назад +1

    Bom ensaio!

  • @mcarlossy
    @mcarlossy 6 месяцев назад

    As escolas portuguesas nada diz sobre a escravidão.

  • @marcosommersantos9249
    @marcosommersantos9249 7 месяцев назад

    Somos todos descendentes e beneficiários da colonização. Recebemos muito mais do que perdemos. Inclusive, sob o ponto de vista institucional. A colonização foi pre-revolução francesa, promovida por monarquias absolutistas escravistas. O problema de brasileiros na europa, é que brasileiros falam muito mal do Brasil, especialmente para os estrangeiros. Depois de queimarem a imagem do Brasil, até para justificarem a sua mudança em busca de emprego em Portugal, não entendem porque sao mal vistos. Somos arrogantes, e o que mais incomoda os europeus é a nossa arrogância.

  • @ricardonascimento9461
    @ricardonascimento9461 6 месяцев назад

    Esse e um dos motivos que eu nao gosto do termo "colonialismo" porque ainda passa a ideia de que ha algo bom, positivo ou seja, o termo "colonizador" ainda e "positivo".

  • @DanielLopes-jk3vs
    @DanielLopes-jk3vs 7 месяцев назад +11

    Sou historiador. Achei Sapiens uma baita de uma obra! O que eu não tenho mais paciência é a galerinha socialista chamando suas obras preferidas de "críticas". Me dá muita vontade de vomitar

    • @joaovitorteixeirabento
      @joaovitorteixeirabento 7 месяцев назад

      Esses webcomunistas são uns dogmáticos Daniel, pra eles Marx e Engels zeraram o pensamento ocidental e tudo que veio depois não tem valor, só os textos de Lênin e olhe lá.

    • @joaovitorteixeirabento
      @joaovitorteixeirabento 7 месяцев назад +3

      Esses caras são uns dogmáticos Daniel, pra eles Marx e Engels zeraram o pensamento ocidental e tudo que veio depois não tem valor, apenas os textos de Lênin e olhe lá.

    • @synadenium
      @synadenium 7 месяцев назад +2

      @@joaovitorteixeirabento não é questão de zerar o pensamento, há aqueles que querem ter uma discussão. Sobre marx e engels... Po mano, tem mecânicas do capitalismo explicados por eles, há alguns séculos atrás, que ainda hoje não são compreendidos por grande parte do nosso povo. Acho fundamental entrar nessa discussão.

    • @vitormouravisoni
      @vitormouravisoni 7 месяцев назад +1

      E daí que vc seja historiador? Quais críticas você tem ao livro "O Princípio de Tudo", que mostra os erros do Sapiens?

    • @synadenium
      @synadenium 7 месяцев назад

      @@vitormouravisoni kkkkkkkkkk que dissonância cognitiva da porra foi essa véi

  • @Heavy-metaaal
    @Heavy-metaaal 6 месяцев назад +1

    Mano, os portugueses são muito ufanistas. Quem vive de passado é museu mano! Com todo o respeito aos portugueses, mas tá na hora de virar a página!

  • @gabrielbaleeiro6896
    @gabrielbaleeiro6896 6 месяцев назад

    A Alemanha fez um genocídio terrível na Namíbia. Bélgica também foi terrível na RD do Congo, antigo Congo Belga.

  • @Zidurok
    @Zidurok 6 месяцев назад

    Para mim, que descendo de europeus e indígenas, colonização foi excelente! rsrs Se não, não estaria aqui.

  • @eric45005
    @eric45005 7 месяцев назад +6

    O Gustavo Machado fez umaboa critica a esse livro do harari

    • @synadenium
      @synadenium 7 месяцев назад +1

      só é uma pena, o gustavo viver em um mundo paralelo

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 7 месяцев назад +2

    Agora, falta de critica em relação ao colonialisno nos temos aqui mesmo. Mauor paete doa brasileiroa brancos, acha que a colonizacao portuguesa foi muito boa, q a cristianização dos indios tb foi boa, eles acham q a escravidão foi ruim maia da boca pra fora, defendem todo o legado colonial proveniente disso, romantizam os bandeirantes e tudo mais, e ateh hj, praticam na amazonia, o que era praticado no passado. Ou seja, o Brasil, enquanto estado, tem uma elite que promove o colonialismo ateh hj. Ateh hj os brancos vao pra amazonia tomar terras dos nativos, devastando tudo, roubando tudo e etc. Existe no meio urbano e nos jovens, esse progressismo baseado em identidade q eh meio esoterico e meio mistico, como eu disse no outro comentario, mas inexiste uma leitura histórica que leve em conta o processo de exploração economica e de saque em que isso se dá. Vitou muito mais uma coisa sobre "epistemologias" do que sobre as práticas de exploração colonial em si. Ser colonizado n eh adotar o pensamento cientifico, eh ter suas terras roubadas, sua comunidade destruida e ser explorado para o beneficio de uma elite invasora. E as pessoas nao botam essa discução em termos economicos no mainstream, pq isso mexe com todo o sistema economico vigente. Entao vc vai ver coisas tipo discuções sobre identidade casadas com empreendedorismo na Folha de Sao Paulo, jornal que apoia totalmentr, em sua linha editorial, a manuntenção do modelo agro-exportador como motor da economia, modelo que tem o colonialismo na amazonia como força motriz. Entao se faz uma discução cultural sobre diversidade, mas ela eh vazia, pq quem esta fazendo essa discução, no final quer manter as coisas como estão pq de uma certa maneira, eh beneficiado pelo colonialismo.

  • @josevinicius6908
    @josevinicius6908 7 месяцев назад +3

    Cof cof Thiago Braga cof cof

    • @synadenium
      @synadenium 7 месяцев назад +1

      e braga, de maneira alguma, é um sobrenome portugues kkkkkkk

    • @alxjr5521
      @alxjr5521 7 месяцев назад +4

      Esse maluco é uma piada, kkkkkkkkkk... currículo e experiência historiográfica dele são nulos, kkkkk

    • @josevinicius6908
      @josevinicius6908 7 месяцев назад +3

      @@alxjr5521 Os nerdola adoram ele ksksksksks

  • @DenisCavalcantiMartins
    @DenisCavalcantiMartins 7 месяцев назад +8

    Não foi boa.
    Fim de papo.

    • @UiliamLima-jv9yu
      @UiliamLima-jv9yu 7 месяцев назад +2

      pros nativos, apenas, pro ancestrais brancos do pirulla parece ter sido ok

  • @hordynaelmf
    @hordynaelmf Месяц назад

    E dizem que os índios eram santos.

  • @felipechaves1745
    @felipechaves1745 7 месяцев назад

    Parei de ler Sapiens depois do capítulo "Mocinhos e bandidos na história" em que ele tenta defender os processos de colonização. No final das contas, seu segundo assunto tem tudo a ver com o livro. Sem dizer o fato de que o autor, durante todo o livro, mistura ciência, opinião e devaneios, sem deixar claro que é isso que ele tá fazendo.

  • @brunoosanchees
    @brunoosanchees 7 месяцев назад +2

    mto coerente, como sempre.

  • @FelipeSantos-qo6pq
    @FelipeSantos-qo6pq 6 месяцев назад

    No livro há umas passadas de pano bem pesadas pro Colonialismo, tem até um trecho que fala que devemos ser gratos ao colonialismo pelas coisas que temos (e com isso ignorando os genocídios e a escravização dos povos nativos). Sem falar que o fato do autor dividir a história da humanidade de forma progressiva (fase da caça-coleta, fase agrícola, revolução científica) já é um viés complicado, pois além de irrrealista, foi um pensamento muito usado no passado pra justificar o colonialismo.
    Sobre o capitalismo, ele não afirma que é um sistema perfeito, mas nos capítulos finais do livro ele fala do capitalismo de forma muito positiva, talvez até demais hahaha

  • @rafaelcapuano8280
    @rafaelcapuano8280 3 месяца назад

    Autocrítica é complicada.

  • @professorsilva9388
    @professorsilva9388 7 месяцев назад

    Os portugueses não só não discutem as atrocidades do passado colonial como também existe um revisionismo histórico e romantização desse passado. O salazarismo teve como projeto mentir e reescrever os livros de história, criar um mito de um passado glorioso, do bom colonizador, como ferramenta de manipulação ideológica. É a mesma estratégia do fascismo, chegam à sandice de se compararem ao Império Romano (como Mussolini). Vejam a reportagem da DW: Portugal romantiza o passado colonial brasileiro?

  • @JoseSantos-xh9mp
    @JoseSantos-xh9mp 7 месяцев назад +1

    Hahari .Não o levo a sério. Tenho lido alguns economistas e cientista politicos liberais e fico espantado com a visão historica e da economia. Uma visão acritica e deturpada.

  • @igorlopes7589
    @igorlopes7589 6 месяцев назад

    Alguém poderia explicar como que a migração da América central pros EUA é climática? Pensei que fosse por pobreza etc

  • @alex.silva10
    @alex.silva10 7 месяцев назад +4

    Esse posicionamento sobre reconhecimento da merda que fizeram é o passo seguinte sobre o relacionamento de ex-colônia e metrópole. O primeiro passo é retorno de relíquias históricas para os museus dos países de origem, e aceitação do multiculturalismo, depois vem reconhecimento que fizeram merda e até uma possível reparação(fomento do conhecimento de graça, dando cursos gratuito ou de livros disponíveis de graça para ex colônia).

    • @synadenium
      @synadenium 7 месяцев назад +1

      diante de tanto chorume, esse foi um dos comentários mais lúcidos que li aqui.

    • @Alaminoar
      @Alaminoar 7 месяцев назад

      ​@@synadeniumcom base no seu comentário eu acho que deveria se fazer o seguinte:
      1 - acabar com todo o registro civil
      2 - acabar com todo o conjunto de leis de qualquer tipo
      3 - destruir todos os sistemas sanitários
      4 - demolir todas as construções, empresas etc
      5 - adotar o sistema nomade (qualquer tipo de industria é proibido, pesca com anzol e rede também)
      6 - retornar as guerras entre upis, guaranis, etc
      7 - não usar bovinos, equinos, caprinos, ovinos para mais nada
      8 - medicina nem pensar, nada de antibióticos, operações etc
      9 - ceelular, Internet, tv, radio esquece
      Era muito melhor aquela época!

  • @lilicabrac
    @lilicabrac 7 месяцев назад

    Sempre há a opção de renunciar ao "Ocidente" e se refugiar da civilização, mas ninguém o faz. A romantização das navegações fez parte da formação dos idiomas e dos surgimentos das primeiras nações (unificação dos Estados modernos), vide os Lusíadas. Enfim, a colonização foi ruim e boa, dependendo de quem conta a história.

    • @MrJairorate
      @MrJairorate 6 месяцев назад

      tu não citou uma coisa boa

  • @ericLpereira1989
    @ericLpereira1989 6 месяцев назад

    Quando e onde foram essas declarações problemáticas do Yuval comrelação a Israel? Não lembro de nenhuma ocasião nos livros que ele passe pano pros problemas de lá. Pelo contrário até, no 21 Lições Para o Século 21 ele critica bastante os dogmas e simplismos que regem problemas de nacionalismo e xenofobia de Israel. E cheguei a ver uns vídeos dele falando sobre o tema durante esses eventos recentes contra o Hamas mas do que eu vi achei que ele reconheceu problemas dos dois lados da guerra.

  • @casssmith
    @casssmith 7 месяцев назад

    uma coisa que eu percebi é que os ibéricos romantizam a história colonial deles mais do que outros países europeus, os caras ficam comparando qual potencia matou mais indígenas e pagando de misericordiosos em comparação com os britânicos

  • @cesaraugusto8633
    @cesaraugusto8633 7 месяцев назад +1

    A narrativa colonialista é poderosa.... qualquer meia culpa abre brechas para reparações, e isso (mesmo com todo o avanço civilizatório - que está se perdendo agora-) os países colonizadores do passado não tem condições de ressarcir. Então, se mantém essa narrativa.

    • @uriaheep100
      @uriaheep100 6 месяцев назад

      Só deixar de dar dinheiro e armas para a Ucrânia, por exemplo.

  • @rmlazzari
    @rmlazzari 7 месяцев назад

    O que aconteceu com Portugal ao colonizar partes da América, da Índia e da África não é, a meu ver, elogiável mas é compreensível: a ignorância sobre o que é civilidade grassava solta na Europa naquele tempo. Já quanto à invasão sionista à Palestina, não tem desculpa. Se a concepção de um país a ser chamado de Israel ocorreu durante um consenso positivista, em que se imaginava haver superioridade inerente de uns povos sobre outros, sua aplicação se deu quando boa parte do mundo já apontava o colonialismo armado como incivilizado, até como reação aos milhões de mortos decorrentes da chamada 2a. Guerra Mundial. Assim se o holocausto judeu foi criminalizado por judeus e não judeus, já era inadmissível praticar limpeza étnica sobre qualquer outro povo, ainda mais pelo povo que sofrera algo parecido.

  • @Sherlika_Gregori
    @Sherlika_Gregori 7 месяцев назад +9

    Sobre a colonização, eu recomendo que todo brasileiro que more em Portugal , só retorne depois de recuperar todo o ouro roubado do Brasil.
    Esses países que um
    Dia foram colonizadores ainda tem mentalidade de colonizador .

    • @tupnikov
      @tupnikov 7 месяцев назад

      Roubado?

    • @jonnyso1
      @jonnyso1 7 месяцев назад

      Essa piada perdeu a graça tem uns 10 anos. Mais importante, valor de ouro e diamante é relativo, o que eles roubaram mesmo e que tem impacto muito maior foi o tempo e trabalho dos outros, sem falar nas vidas.

    • @rodiceiarodrigues1147
      @rodiceiarodrigues1147 7 месяцев назад

      @@jonnyso1perdeu não. Tô rindo muito aqui kkkkkkk

    • @Club.Milhas1
      @Club.Milhas1 7 месяцев назад +1

      Não existia o conceito de Brasil, era só um várias tribos guerreando entre si

    • @caraqualquer9907
      @caraqualquer9907 6 месяцев назад

      @@Club.Milhas1 idai

  • @user-lt3kd8zq3t
    @user-lt3kd8zq3t 6 месяцев назад

    Minha família tem um membro condenado por acusações de ped05ilia e basicamente n soube processar isso e cada um tem sua teoria conspiratoria de como ele e inocente.
    Acredito que processar algo tão traumático comprometedor e pesado seja tão complexo que a certos irmãos tugas só resta se refugiar em discursos nacionalistas e negacionists.
    Sem generalizar eu amo todos o países lusofolos do mundo inclusive o primeiro deles

  • @ragnarsilva3484
    @ragnarsilva3484 7 месяцев назад +2

    Será pirulla que os web comuna voltacte amar ????

  • @lilicabrac
    @lilicabrac 7 месяцев назад

    Leia Armas, Germes e Aço

  • @phelippesantos4565
    @phelippesantos4565 7 месяцев назад

    Apesar de ser necessário essas considerações feitas por eles, poderia mexer na base de alguma estrutura do pensamento religioso, apesar da motivação ser econômica as justificativas para alguns atos foram baseadas em pensamentos baseados em conceitos discriminatorios. Sei q hj em dia temos outros pilares q sustentam os pesanentos q nos acompanhou daquela epoca até hj, mas eles assumirem sozinhos essa cagada jogando a merda no ventilador, seria um ato de muita coragem. A cobrança de reparação ia ser mais cobrada do q o procon covra a oi.

  • @thiagopimenta9847
    @thiagopimenta9847 6 месяцев назад

    Uma salada aí em pirula. Quanto aos conceitos e proposições de harari uma das mais controversas está na ideia de revoluções agrícola e tecnológicas. A principal crítica está no determinismo dos períodos que não podem ser tão claros como propostos pelos autores Clássicos e o próprio harari. Por exemplo: os Estados não surgem durante o período de revolução agrícola uma vez que os estudos mais contemporâneos afirmas que estados complexos já existiam com caçadores coletores

  • @patriciaqueiroz692
    @patriciaqueiroz692 6 месяцев назад

    Time Pirula!

  • @vitoroliva2780
    @vitoroliva2780 7 месяцев назад

    Com o passar dos anos, com o marco da independência ficando cada vez mais antigo, a responsabilidade dos colonizadores vai se "diluindo". Pois, tendo como exemplo o nosso país, que tem um potencial imenso e é, desde o século xx apontado como o país do futuro, mas nunca se desenvolve amplamente. Será que ainda dá pra apontar Portugal como responsável pelo país ter uma distribuição de renda tão desigual?

    • @Julc6783
      @Julc6783 6 месяцев назад +1

      O imperialismo existe e impede que os países da periferia do capitalismo se desenvolvam, a teoria da dependência explica bem isso, mas respondendo a sua pergunta, Portugal cumpriu o seu papel num determinado momento da história, depois veio a Inglaterra e os Estados Unidos, ou seja, ainda não conseguimos a nossa independência.

    • @Mafagafos06
      @Mafagafos06 4 месяца назад

      Falta riqueza, não distribuição. Pare de repetir Papinho de pessoal de esquerda que é analfabeta em economia.

  • @rogeriasouza5976
    @rogeriasouza5976 7 месяцев назад +6

    E a história segue... Saimos das garras do imperialismo português e caímos nas garras do imperialismo americano e nem sempre nos damos conta disso 😅

    • @rmlazzari
      @rmlazzari 7 месяцев назад +1

      Verdade, nossos classe média estão sempre carentes de um dominador para chamarem de seus (e para lhes afagarem suas caninidades)...

    • @williammelek8318
      @williammelek8318 7 месяцев назад +3

      Nada a ver. Vc vive em um planeta, vc tem que se resolver com os outros grupos.
      A culpa do Brasil ser o que é, é do Brasil.

    • @lixialong8036
      @lixialong8036 7 месяцев назад

      ​@@rmlazzariBla bla de classe media, todos nos somos colonia dos paises ricos, pobres e classe media

    • @lixialong8036
      @lixialong8036 7 месяцев назад

      ​​@@williammelek8318Nao tem a ver com o fato de sair um monte de dinheiro, riqueza e Capital do brasil para outros paises nao, ta serto, vc é um genio

    • @rmlazzari
      @rmlazzari 7 месяцев назад

      @@williammelek8318, exato. Cabe a nós mantermos a dominação sobre nós ou assumirmos a responsabilidade por nossa liberdade. Por exemplo, não adianta pedir por favor que a CIA pare de infiltrar os interesses dos oligarcas do dólar, através do aliciamento e do suborno a juízes (como Moro), promotores (Dallagnol é exemplo), policiais, políticos... funcionários públicos em geral, que interrompa a propaganda que os classe média usam para se alienarem de suas brasilidades. Os americanos não vão parar de fazer algo que os faz lucrar. Se quisermos parar de perder, a responsabilidade sobre isso é totalmente nossa.

  • @gladstonearantes
    @gladstonearantes 7 месяцев назад

    Pô, o Harari é mega crítico de Israel e, principalmente, do Netanyahu. Dizer que ele “defende” Israel é demais!

  • @khalira1
    @khalira1 7 месяцев назад +6

    culpa "histórica"? culpa até hoje!
    é auqela história de quando vc visita a Holanda e quando a Holanda visita você kkk

  • @dek6922
    @dek6922 7 месяцев назад

    Todo determinismo seja colonial, geográfico ou religioso entre outros, já começa errando.

  • @Alaminoar
    @Alaminoar 4 месяца назад

    Várias vezes já fiquei parado no trânsito lá na Ponte 25 de Abril, que liga Lisboa a Almada e Caparica!
    E todas às vezes deslumbrei-me em ver o estuário do Tejo e imaginar a coragem (e possivel loucura) daqueles que 540 anos atrás lançavam-se ao Atlântico em caravelas, barcos com pouco mais de 30 metros, se tanto, e encaravam a incerteza, a falta de comunicação, as doenças, o desconhecimento de praticamente tudo que faz da aventura maritima atualmente um pouco menos perigosa e incerta que naquela época!
    Fora as doenças, o escorbuto, provisões escassas.
    A tecnologia de ponta naquela época era o navegar contra o vento, desenvolvido pelos portugueses!
    Ao chegar aos trópicos enfrentar um ambiente inóspito, um clima agressivo, doenças desconhecidas! Sendo certo que doenças foram transmitidas dos europeus, para os nativos, no sentido contrário isso também ocorreu! A maioria jamais retornou a Portugal vivo!
    Se o brasil é independente de Portugal desde 1822, portanto 200 anos, e hoje ainda quer permanecer um subdesenvolvido, o é por conta meramente de suas atitudes presentes, por ima mentalidade tacanha, revanchsita!
    Se os brasileiros passasem a seguir os passos daqueles marinheiros que aqui chegaram, tivessem a coragem de se arriscar que tiveram, talvez o futuro fosse mais promissor!
    Pirula, o que muitos chamam de romantismo eu chamo de coragem para enfrentar o risco!
    Explorar a Antártica hoje é infinitamente mais seguro que navegar no Atlântico em 1500!!