Sou muito fã dos dois. Pra mim são os dois melhores autores de fantasia do momento. Mistborn (principalmente a primeira fase) é maravilhoso. Os dois autores estão na minha lista dos 5+ no quesito fantasia e ficção. A galera nos comentários leva demais pro coração, o Sanderson só falou que não gosta do gênero, elogiou mais o Martin do que criticou, eu que sou um fã tanto de grimdark e dark fantasy como de Alta fantasia vejo que no mercado tem espaço para ambos os gêneros. O mais importante é que ainda temos dois ótimos escritores de fantasia vivos e ainda produzindo obras fenomenais cada um no seu quadrado.
Aí, irmão, sucesso. Trás vídeos falando de Mistborn. Sou muito fã da história, canais como o seu fazem a diferença no brasil. Já que a maioria da população nunca pegou em um livro de fantasia. As vezes tenho que decorrer para canais gringos para me aprofundar mais nos livros que eu gosto. As vezes as pessoas só precisam de empolgação e uma edição dinâmica como a sua para sentir vontade de ler. As pessoas tem que conhecer leitura como diversão e entretenimento para assim darmos o próximo passo. Obrigado.
Miura fazia mangás, é algo totalmente diferente no mundo literário, e que era muito restrito ao mundo nipônico dirante a década de 80. Temos muitos exemplos de coisas que aconteciam no Japão antes do Ocidente, mas que são descobertas depois. Toro Muranishi foi um dos primeiros a criar uma empresa de produção pornográfica e monetizar essa fato, coisa que a PlayBoy fez e lucrou muito, mas que Muranishi nunca conseguiu manter por muito tempo após o estouro da bolha econômica do Japão em 80. Miura foi um cara sem igual, deu a saúde para produzir a obra.
Estou ansioso por futuros vídeos a respeito da obra do Sardeson. Ele vai estourar quando adaptarem seus livros. Acho que eles vão abranger um público ainda maior justamente por não serem tão sombrios quando a obra do Martin.
O grande sucesso de popularidade que foi Game of Thrones foi devido a um fator chamado de melodrama, o fato de ser basicamente uma novela com produção de cinema fez um grande publico se prender a serie inclusive um grande publico feminino, oque em grande parte também são o público majoritária em novelas, fora isso tem todo o universo, personagens trama e escrita que eram exelentes
@@El_Oreon Isso me lembrou que tanto a Globo quanto a Record fizeram novelas medievais imitando game of trones pra surfar em cima do sucesso da série. Essas só tinham o melodrama e olhe lá.
@@LeonTolstoiBrazuka nunca ouvi falar dessas novelas, mas foi uma coisa que notei, minha tia e minha mãe amavam got, e assistiam novela, eu notei o porquê vendo a serie e em grupos sobre got, tinha um publico feminino extranhamente grande
De onde saiu essa historia que o Tolkien é idealista? Varias historias do Tolkien retratam o mal (corrupção, traição, orgulho, gabância, vingança etc.). Tolkien só não é cínico para achar que tudo é mal, tem o Bem também.
Antes de quaisquer comparações entre eles, devemos lembrar que quando o primeiro livro das cronicas de gelo e fogo saíram, Martin tinha uma idade proxima doque o Brandon Sanderson tem hoje
Brandon Sardeson: Cria um sistema mágico elaborado com várias regras que serve como modelo para diversos outros autores. George R.R. Martin: Queima alguém ai ou pula no fogo, mas vai depender se R'hllor tá de bom humor.
Martin e Tolkien não curtem magia regrada, no caso, tratar magia como ciência. E faz todo sentido, já que a magia é misteriosa, algo que no passado não se poderia compreender, é fantástico/mágico... ( Faltou um exemplo ) Sanderson: Sistema totalmente balanceado e regrado para conjurar algo Martin: Sêmen = criatura de sombras que mata quem você quiser.
@@viserysIVa escola deles muda muito. Ainda que Tolkien parta bem mais da narrativa clássica que Martin, ambos são autores extremamente conceituais. Sanderson é um autor "concreto". Ele em muito pouco elabora suas histórias sob o nível da concditualização dos elementos. Ele prefere fazer um roteiro amarrado em detrimento disso. Já Tolkien e Martin são bem mais conceituais. Querendo ou não, isso reflete e muito em como cada um usa a magia. Sanderson é regrado, feito para ser conciso. Tolkien é de caráter mitológico, épico e lendário. Martin é sempre com aquele olhar introspectivo sobre a existência humana (Pouco importa como funciona, importa como isso afeta os personagens).
Cara, meu autor preferido de fantasia, sem dúvida. Gosto muito de ambos do vídeo, mas para mim, nenhum deles chegam aos pés de Robert E. Howard. O criador de Conan, Solomon Kane, Rei Kull e Bran Mak Mor. A fantasia, a polític, a geografica e cultura dos povos criados é algo incrível. Além da prosa deliciosa. Os vilões apresentados são breves, mas memoravéis como nenhum outro, como Tsotha Lanti. Você pretende trazer um vídeo sobre esse autor? Ou sobre o gênero de Sword and Sorcery (espada e feitiçaria)? Também existe a antitese desse escritor, assim como a apresentada no vídeo. Michael Moorcock, escritor de Elric de Melniboné. Diferente do Conan, um guerreiro implacavél que não ultilizada nada além de aço para derrotar seus inimigos, Elric é um usuário de magia e, além disso, ele é fraco, e precisa de poções para sustentar sua vida.
Amigão, conheci sei canal ontem e estou maratonando seu videos, muito bons por sinal, gostaria que voce comentasse um pouco sobre a saga a roda do tempo, um das melhores fantasias que temos.
Eu estou lendo Sacramentadora, que é o terceiro livro de Os Relatos da guerra das tempestades, da qual O Caminho dos Reis é o primeiro, e nossa o Sanderson é um gênio da alta fantasia, e principalmente do worldbuilding, pois além de criar um mundo que foge dos padrões do gênero (que é uma fantasia medieval que se passa em mundos semelhantes ao nosso), onde Roshar é uma terra MUITO diferente da nossa, com geografia, fauna, flora e cultura muito distante do que entendemos por esses termos, ele ainda foi capaz de expandir isso pra literalmente um universo, que é a Cosmere, onde vários livros e sagas que se passam em mundos diferentes estão conectados, como se fossem planetas de uma mesma galáxia, o cara é FODA
Eu realmente odeio isso, cara, é chato demais. Um bom livros é aquele que você começa e termina e não precisa criar mil teorias, ou ler mais meia dúzia de obras para entender. Se o livro tem continuação, que pelo menos o último feche a história, não fique infinitamente publicando, como no caso de Duna. Tem muita coisa boa escrita fora da fantasia. Parece que precisamos de um novo Miguel de Cervantes para fazer uma paródia dessas obras chatas.
Eu tive uma certa dificuldade para ler Senhor dos aneis. O Tolkien tem que explicar mt coisa do mundo fantastico e no primeiro livro é chato. Mas eu entendo o pq tem e continuei firme e foi melhorando. Mas ai ter que ler uma narrativa que precisa contar sobre TUDO que existe de diferente naquele mundo e isso em diversos planetas, me parece mt entediante.
@@israelsiqueira2807 Mas cada saga é independente cara, eu falei de planetas apenas como forma de ilustrar a ideia da cosmere, ele não fica explicando varios mundos num livro não relaxa kkkkk as coisas que conectam as sagas normalmente são pequenos detalhes que só que leu tudo consegue captar, e tem um personagem que meio que aparece em várias sagas da cosmere, com nomes diferentes, fora isso são histórias fechadas e isoladas, algo semelhante ao que o Stephen King faz
Cara, também me cansa. Eu fico tentando entender o que a galera vê se tão genial em um cara descrever como uma cidade é detalhadamente durante páginas, e como as folhas de uma árvore são rosas e não verdes...sinceramente, penso que as pessoas tem um fetiche por "universos criados", desde quando Tolkien se popularizou lá nos anos 00. Todo livro de fantasia me parece a mesma coisa, reinados, elfos, sexo, guerras, magos e viagens por dimensões. Parece faltar alguém que não se preocupe em "nerdices" como nomes exóticos e termos pra cada magia, espada ou armadura usada por um personagem. Pra mim só parece tudo muito besto, uma tentativa de se levar a sério demais, tanto dos autores quanto dos leitores, que utilizam os termos "exoticos" pra se referirem a coisas banais. "O Galdenogoforylian ativou a Extrafvarity em nível 10 e conseguiu conquistar a Melidianorfindor" Traduzindo : O Zezinho usou uma magia forte e conquistou uma espada nova. É disso que eu estou falando...
Sério mano, eu acho que o Martim é um bom autor, pode até ser melhor no geral, mas no quesito fantasia, acho que o Sanderson é muito superior, mas entendo seu ponto de vista.
@@kaioresende5033 Eu acho que o Brandon cria universos melhores até, mais ricos, mas a escrita do George é Fantasia purinha, a batalha do bosque dos murmúrios, ou a apresentação do e Euron olho de Corvo, no Festim dos Corvos, pra mim é a prova disso. Depende muito do gosto de cada pessoa. Ainda bem que existe os dois autores pra ninguém passar vontade
Li as duas obras. Amo as duas. E cada um tem seu estilo. Adoro a parte sombria do Martin. E adoro a parte inspiradora do Brandon. Mas hoje pra mim, o Brandon é muito, mas muito superior ao Martin. Na quantidade, na qualidade, e muito mais. Porém gosto dos dois autores.
Eu reconheço que RR Martin é o maior escritor de fantasia vivo. Game of thrones é simplesmente brilhante, mas não sou fã. É realmente muito dark e olha que sou fã de berserk
É grimdark. Berserk é dark porque envolve uma estética pesada e carregada de elementos que causam desconforto...Game of Thrones (ASOIAF) é só extremamente humano mesmo...e é exatamente aí que mora o horror.
As diferentes percepções são incríveis. Comecei a Guerra dos Tronos recentemente, uma leitura lenta, mas não achei sombrio. Talvez possa ficar depois (mas já estou em mais da metade do livro e não vi isso). O incrível é que achei o Senhor dos Anéis bem mais sombrio. A fuga para despistar os a Espectros deixa a coisa bem “excitante” para mim. Existe uma atmosfera bem pesada em muitas partes do livro.
Vale muito a pena, é quase como uma nova escola de fantasia, coisa que é difícil de encontrar. É tipo, você não consegue ler fantasia cristãs sem sentir muita influência de Tolkien e C.S. Lewis, não consegue ler Grimdark sem sentir que tempo pontos muito " Martinianos ", não lê Sci-fi sem sentir que há influência de Asimov, mas Sanderson consegue ser bem distinto.
Não sou "Brandonzete", mas os livros dele são ótimos. Conheci esse autor pelo Caminho dos Reis e segui lendo Palavras de Radiancia, Tress, Warbreaker e agora estou lendo Sacramentadora e estou gostando muito. Apenas Tress, que para mim, foi bem tedioso. O mais interessante que os livros se conectam mesmo alguns deles se passando em outros planetas.
Martin revolucionou a fantasia, wildbow a publicação. Sanderson tem musica do Blind Guardian, mas ainda não revolucionou, vamos aguardar o futuro para ver se ele vai surpreender.
Não curto game of trhones, pra mim, apela muito ao sensual, e não tem a jornada tão bem elaborada por Tolkien, tem personagens bons como tyrion ou Arya, mas a evolução de Bilbo, suas aventuras...
Sou muito fã das cronicas e agr to lendo o hobbit ( nao li senhor dos anéis ainda) Mn, vc ta falando dos filmes/ série? Pq nao sinto muito sentido nas suas críticas em relação as duas histórias citadas
@Lunar572y acompanhei a serie got, do tolkien, acompanhei Senhor dos Anéis, Hobbit, Silmarilion, Contos inacabados, gosto de aventuras fantasiosas, Game of Trhones e muito, real a serie, relaçoes entre irmãos, sensualidade, não da a sensação de rpg
Fantasia em geral não é pra mim. Chega um ponto onde (pra mim) fica algo extremamente besto, bobo mesmo. Seja lá qual for o autor. Exemplo, as tramas desinteressantes de The Witcher ou a mesmice cínica de Game of thrones. Isso tudo ja cansou.
Na minha opinião, ele não entrou no grande público por causa de política. O Sanderson gosta muito de heróis clássicos e figuras masculinas heróicas, apesar de boas e excelentes personagens femininas. Já o Martins agradou a agenda: encheu o enredo de mulheres poderosas e líderes, homens maus e relações homoafetivas diversas. O Branderson só vai chegar no povão, se ele respeitar as pautas da agenda política dos grandes estúdios, caso contrário, vai manter a sua originalidade e um público específico.
@anthonybatista384 Suponho que você seja uma pessoa com mais idade e goste de literatura. Talvez, por isso, não perceba certas questões políticas e ideológicas nas produções culturais. Isso já chegou na literatura e os autores devem cumprir o seu checklist como todos os outros, se quiserem sucesso, é claro.
Simplesmente não faz sentido isso, J. K Rowling tem uma das maiores sagas fantasiosas infantis, e é totalmente contra a agenda, não tem um personagem LGBT, além de ser abertamente contra e toda hora tentam cancelar sua obra e não conseguem, pois Harry Potter é atemporal. O problema de Brandon é não ter uma adaptação cinematográfica, sem conseguir uma adaptação cinematográfica pra furar a bolha que ele vive, vai continuar sendo nichado até o fim da vida.
Tragam bom senso pra você, fantasia vai além do que Martin fez, que é essa forçacão dissumulada em um mundo sombrio demais e que é fora de qualquer senso de realidade, foi isso que ele quis dizer, e ele tem razão.
@@unseen.walker Irmão, como assim fora de qualquer senso de realidade? Uma das melhores qualidades das Crônicas é justamente ser mais pé no chão e explorar a complexidade da natureza humana. Dito isso, há espaço para todos, inclusive Sanderson é excelente também, apesar de preferir a escrita do Martin.
Kkkk. Isso é muito óbvio. O Sanderson não gosta de genero Grimdark porque ele é cristão, nunca vi um cristão falar que gosta de violência. Com todo respeito devido a ideologia e religião do Sanderson, que são muito da característica artística dele, justifica seu estilo. Assim como eu não gosto do Nail Gaiman, porque eu acho ele um autor de fantasia muito fraquinho.
@@JasneuSansulek-me3nx Exatamente, por isso Tolkien não gostava de Duna, afinal lá é só tragédia também. O ideal é ser capaz de gostar dos dois mundos.
Imagina o cara ser "soft" ao ponto de não conseguir LER GoT, coisa que meu primo com 10 anos já lia e era fã KKKKKKKKK. Se abaixarem as calças, com certeza deve estar usando uma calcinha lilaz.
Cada um com seu estilo de leitura, cada pessoa tem seus traços de personalidade que vão definir aonde a pessoa irá se sentir confortável ou ter repulsa. As crônicas de gelo e fogo não estão imunes a isso.
Uma pena que o Sanderson "não gosta" de ASOIAF. Imaginava que um dia o velho Martin já admitir que precisava de um co-autor, e o Sanderson seria a pedida óbvia
99% dos livros de fantasia são tolices e mesmos os bons é coisa de nicho, como O Senhor dos Anéis. Não falo de filmes e séries, mas de uma leitura mais comum. Todos que conheço que leem tais obras são nerds, geeks, etc. Eu mesmo não suporto quase nada de fantasia. Eu nem conhecia esse autor falado no vídeo, fui pesquisar o tal Caminho dos Reis e já vi uma coisa que eu realmente não gostei, "Cavaleiros Radiantes". O que diabos é isso? Esses nomes infantis, de desenhos dos anos 80 para vender bonecos, são horríveis, tornam a coisa muito boba.
Vou discordar amigão, a Espada & Feitiçaria do Howard com seus personagens Rei Kull e Conan são muito legais. Eragon é uma saga muito legal, as obras do Bernard Cornwell, as obras de Tolkien, George MacDonald, Duna etc
Li um livro do Sanderson atualmente e realmente achei um apanhado de clichês (o que não teria problema se pelo menos fossem bem estruturados), mas dizer que livros de fantasia são tolices é prova latente de que lhe faltam melhores referências e mais leitura do gênero então. Crônicas de Gelo e Fogo, do Martin, é uma aula de política e criação de personagens. Qualquer coisa da Ursula K. Le Guin, além de ter uma prosa maravilhosa, toca em assuntos muito sensíveis e atuais; ali nos anos 70, por exemplo, a autora já debatia sobre o não-binarismo de gênero muito antes das discussões ocorrerem de forma muito infantil hoje em dia. As Brumas de Avalon, dos anos 80 que tu citou, escrita pela Marion Zimmer Bradley, conta as história de cavalaria do Rei Arthur e fala da ascensão do Cristianismo e queda das religiões pagãs, tudo do ponto de vista das personagens femininas dessas histórias, que até então haviam sido negligenciadas. E esses são só alguns dos exemplos. Não foque no que está em alta e é facilmente comercial, amigo, literatura fantástica é um mundo muito vasto e muito gostoso. Enfrente esse seu pré-conceito e divirta-se mais. Abraço!
Eu passei a detestar Martin... Não por causa de seus livros, mas sim pela demora absurda em terminar "As Crônicas de Gelo e Fogo"... Já considero esta a versão moderna de "Caverna do Dragão", por causa da sua falta de final... Não assisti o seriado da HBO e, quando o último livro for lançado, provavelmente sequer tentarei ler, pois já me esqueci de boa parte do que acontece na história... Afinal, li o último livro na época de seu lançamento, 14 anos atrás...
Sou muito fã dos dois. Pra mim são os dois melhores autores de fantasia do momento. Mistborn (principalmente a primeira fase) é maravilhoso. Os dois autores estão na minha lista dos 5+ no quesito fantasia e ficção. A galera nos comentários leva demais pro coração, o Sanderson só falou que não gosta do gênero, elogiou mais o Martin do que criticou, eu que sou um fã tanto de grimdark e dark fantasy como de Alta fantasia vejo que no mercado tem espaço para ambos os gêneros. O mais importante é que ainda temos dois ótimos escritores de fantasia vivos e ainda produzindo obras fenomenais cada um no seu quadrado.
Aí, irmão, sucesso. Trás vídeos falando de Mistborn. Sou muito fã da história, canais como o seu fazem a diferença no brasil. Já que a maioria da população nunca pegou em um livro de fantasia. As vezes tenho que decorrer para canais gringos para me aprofundar mais nos livros que eu gosto. As vezes as pessoas só precisam de empolgação e uma edição dinâmica como a sua para sentir vontade de ler. As pessoas tem que conhecer leitura como diversão e entretenimento para assim darmos o próximo passo. Obrigado.
Meu primeiro contato com o Brandon foi por mistborn, mas foi em caminho dos reis que ele me ganhou, uma das melhores sagas de fantasia que já li
Miura nos anos 80, escrevendo Berserk, ninguem lembra kkkk
Outra mídia e outro gênero.
Miura fazia mangás, é algo totalmente diferente no mundo literário, e que era muito restrito ao mundo nipônico dirante a década de 80. Temos muitos exemplos de coisas que aconteciam no Japão antes do Ocidente, mas que são descobertas depois. Toro Muranishi foi um dos primeiros a criar uma empresa de produção pornográfica e monetizar essa fato, coisa que a PlayBoy fez e lucrou muito, mas que Muranishi nunca conseguiu manter por muito tempo após o estouro da bolha econômica do Japão em 80.
Miura foi um cara sem igual, deu a saúde para produzir a obra.
"Ninguém lembra", tá.
@ eis a pessoa que não entendeu.
Pse, Miura influenciou muito mais o Dark Fantasy doq Martin, ASOIAF nem é Dark na real
Estou ansioso por futuros vídeos a respeito da obra do Sardeson. Ele vai estourar quando adaptarem seus livros. Acho que eles vão abranger um público ainda maior justamente por não serem tão sombrios quando a obra do Martin.
O grande sucesso de popularidade que foi Game of Thrones foi devido a um fator chamado de melodrama, o fato de ser basicamente uma novela com produção de cinema fez um grande publico se prender a serie inclusive um grande publico feminino, oque em grande parte também são o público majoritária em novelas, fora isso tem todo o universo, personagens trama e escrita que eram exelentes
@@El_Oreon Isso me lembrou que tanto a Globo quanto a Record fizeram novelas medievais imitando game of trones pra surfar em cima do sucesso da série. Essas só tinham o melodrama e olhe lá.
@@LeonTolstoiBrazuka nunca ouvi falar dessas novelas, mas foi uma coisa que notei, minha tia e minha mãe amavam got, e assistiam novela, eu notei o porquê vendo a serie e em grupos sobre got, tinha um publico feminino extranhamente grande
To lendo o Volume 3 dos Relatos da tempestade, e é incrivel como parece que tu ainda esta lendo o primeiro livro, tudo se conecta.
De onde saiu essa historia que o Tolkien é idealista? Varias historias do Tolkien retratam o mal (corrupção, traição, orgulho, gabância, vingança etc.). Tolkien só não é cínico para achar que tudo é mal, tem o Bem também.
S man, esse negócio de só achar que existe o mal é cinismo msm
Tolkien: bem contra o mal
Martin: tons de cinza
Antes de quaisquer comparações entre eles, devemos lembrar que quando o primeiro livro das cronicas de gelo e fogo saíram, Martin tinha uma idade proxima doque o Brandon Sanderson tem hoje
Brandon Sardeson: Cria um sistema mágico elaborado com várias regras que serve como modelo para diversos outros autores.
George R.R. Martin: Queima alguém ai ou pula no fogo, mas vai depender se R'hllor tá de bom humor.
Exato! Simula muito bem a vida real porque tudo depende do ponto de vista e crença
Talvez R'hollor nem exista! E isso é muito mais legal
Martin e Tolkien não curtem magia regrada, no caso, tratar magia como ciência.
E faz todo sentido, já que a magia é misteriosa, algo que no passado não se poderia compreender, é fantástico/mágico...
( Faltou um exemplo )
Sanderson: Sistema totalmente balanceado e regrado para conjurar algo
Martin: Sêmen = criatura de sombras que mata quem você quiser.
@@viserysIVa escola deles muda muito. Ainda que Tolkien parta bem mais da narrativa clássica que Martin, ambos são autores extremamente conceituais.
Sanderson é um autor "concreto". Ele em muito pouco elabora suas histórias sob o nível da concditualização dos elementos. Ele prefere fazer um roteiro amarrado em detrimento disso. Já Tolkien e Martin são bem mais conceituais. Querendo ou não, isso reflete e muito em como cada um usa a magia. Sanderson é regrado, feito para ser conciso. Tolkien é de caráter mitológico, épico e lendário. Martin é sempre com aquele olhar introspectivo sobre a existência humana (Pouco importa como funciona, importa como isso afeta os personagens).
Sinceramente prefiro a magia misteriosa e que afeta os personagens, sempre para dar problemas a eles, nunca soluções KKKKKKKKKKK
Eu sou muito fã desse cara🤩 Também sou muito fã do
Jeoger martin🤩
Sanderson e simplesmente genial
Cara, meu autor preferido de fantasia, sem dúvida. Gosto muito de ambos do vídeo, mas para mim, nenhum deles chegam aos pés de Robert E. Howard. O criador de Conan, Solomon Kane, Rei Kull e Bran Mak Mor. A fantasia, a polític, a geografica e cultura dos povos criados é algo incrível. Além da prosa deliciosa. Os vilões apresentados são breves, mas memoravéis como nenhum outro, como Tsotha Lanti. Você pretende trazer um vídeo sobre esse autor? Ou sobre o gênero de Sword and Sorcery (espada e feitiçaria)?
Também existe a antitese desse escritor, assim como a apresentada no vídeo. Michael Moorcock, escritor de Elric de Melniboné. Diferente do Conan, um guerreiro implacavél que não ultilizada nada além de aço para derrotar seus inimigos, Elric é um usuário de magia e, além disso, ele é fraco, e precisa de poções para sustentar sua vida.
Amigão, conheci sei canal ontem e estou maratonando seu videos, muito bons por sinal, gostaria que voce comentasse um pouco sobre a saga a roda do tempo, um das melhores fantasias que temos.
Muito obrigado! Pode ter certeza que vou falar bastante da Roda do Tempo por aqui, especialmente quando a série voltar!
Antes que vire moda: eu já sou fã do Brandon há uns 10 anos😅
Michael Moorcock o criador de Elric e Robert E. Howard, foram grandes autores que revolucionáram a fantasia depois de Tolkien.
Robert E. Howard veio antes. Ele morre em 1936, 1 ano e 3 meses antes da publicação do Hobbit. Conan é bem anterior ao Hobbit.
@@mayconrralvese são estilos bem diferentes
Mas vocês gostam mesmo desses autores? Pergunta genuína.
Pq tô lendo e não consigo me empolgar muito
@@ovfilho o problema não está neles,apenas não são o teu estilo ou tu não tem bagagem literária o suficiente ou tu tá lendo em um momento inadequado
MISTBORN É UMA SERIE BEM CONHECIDA DELE E MUITO BOA
Chegou a ler a segunda saga?
@@E.3.N.D AINDA NÃO, MAS VI QUE É BEM INTERESSANTE, MAS É PAGINA PRA CARAMBA - 1.200 PAGINAS POR LIVRO, VER AGUARDAR UM POUCO
Quando eu lembro q às crônicas de gelo e fogo serão no mínimo sete livros, meus amigos é triste.
O martin vai morrer e o Sanderson vai completar, igual foi com a roda do tempo
Seriam*
@@jacosilva6436 Isso daria tão errado.
@@wessky19 deu certo com a roda do tempo e o sanderson é o grande nome da fantasia atual, nunca que daria errado e pelo menos veríamos o final da saga
Não sei o que é mais decepcionante, o não lançamento de The Winds of Winter ou o lançamento de Wind and Truth.
To com medo de gastar meu dinheiro. É tão ruim assim? Kkk
@ Acho que ainda vale a pena pra fechar a saga, mas é melhor se preparar kkkk
@@Jonjão-lm65a maioria das críticas falam bem do livro
@@gabrieltomita4324fechar o primeiro ciclo da saga né? Pra fechar a saga falta os outros 5 livros 😅
Mil vezes as obras do vovô George Martins, Sanderson precisa caminhar um pouco mais.
Faz logo um vídeo sobre caminho dos reis poxa! Kkk
vou falar em... Bernard Cornwell coloca os dois no bolço (os 3 são ótimos, mas ele é mais)
Cornwell é escritor de ficção histórica e não fantasia
Sanderson é maravilhoso, quando vão adaptar as obras dele? O cara manda bem demais.
Eu estou lendo Sacramentadora, que é o terceiro livro de Os Relatos da guerra das tempestades, da qual O Caminho dos Reis é o primeiro, e nossa o Sanderson é um gênio da alta fantasia, e principalmente do worldbuilding, pois além de criar um mundo que foge dos padrões do gênero (que é uma fantasia medieval que se passa em mundos semelhantes ao nosso), onde Roshar é uma terra MUITO diferente da nossa, com geografia, fauna, flora e cultura muito distante do que entendemos por esses termos, ele ainda foi capaz de expandir isso pra literalmente um universo, que é a Cosmere, onde vários livros e sagas que se passam em mundos diferentes estão conectados, como se fossem planetas de uma mesma galáxia, o cara é FODA
Eu realmente odeio isso, cara, é chato demais. Um bom livros é aquele que você começa e termina e não precisa criar mil teorias, ou ler mais meia dúzia de obras para entender. Se o livro tem continuação, que pelo menos o último feche a história, não fique infinitamente publicando, como no caso de Duna. Tem muita coisa boa escrita fora da fantasia. Parece que precisamos de um novo Miguel de Cervantes para fazer uma paródia dessas obras chatas.
Eu tive uma certa dificuldade para ler Senhor dos aneis. O Tolkien tem que explicar mt coisa do mundo fantastico e no primeiro livro é chato. Mas eu entendo o pq tem e continuei firme e foi melhorando.
Mas ai ter que ler uma narrativa que precisa contar sobre TUDO que existe de diferente naquele mundo e isso em diversos planetas, me parece mt entediante.
@@israelsiqueira2807 Mas cada saga é independente cara, eu falei de planetas apenas como forma de ilustrar a ideia da cosmere, ele não fica explicando varios mundos num livro não relaxa kkkkk as coisas que conectam as sagas normalmente são pequenos detalhes que só que leu tudo consegue captar, e tem um personagem que meio que aparece em várias sagas da cosmere, com nomes diferentes, fora isso são histórias fechadas e isoladas, algo semelhante ao que o Stephen King faz
@rhuamcordeiro6209 Hum. Vou ver a premissa e algumas análises. Mas o livro é realmente mt grande pra mim, vai demorar até eu comprar.
Cara, também me cansa. Eu fico tentando entender o que a galera vê se tão genial em um cara descrever como uma cidade é detalhadamente durante páginas, e como as folhas de uma árvore são rosas e não verdes...sinceramente, penso que as pessoas tem um fetiche por "universos criados", desde quando Tolkien se popularizou lá nos anos 00.
Todo livro de fantasia me parece a mesma coisa, reinados, elfos, sexo, guerras, magos e viagens por dimensões. Parece faltar alguém que não se preocupe em "nerdices" como nomes exóticos e termos pra cada magia, espada ou armadura usada por um personagem.
Pra mim só parece tudo muito besto, uma tentativa de se levar a sério demais, tanto dos autores quanto dos leitores, que utilizam os termos "exoticos" pra se referirem a coisas banais.
"O Galdenogoforylian ativou a Extrafvarity em nível 10 e conseguiu conquistar a Melidianorfindor"
Traduzindo : O Zezinho usou uma magia forte e conquistou uma espada nova.
É disso que eu estou falando...
Elrick de melnibone de Michael Moorcock
Por mais videos do sanderson
5:07 Acho que a melhor tradução seria certo em vez de direito
Do que eu li dos dois, na minha opinião George R.R Martim escreve fantasia muito melhor do que Brandon. Mas é só minha opinião.
Tem nem comparação.
Sério mano, eu acho que o Martim é um bom autor, pode até ser melhor no geral, mas no quesito fantasia, acho que o Sanderson é muito superior, mas entendo seu ponto de vista.
@@kaioresende5033 Eu acho que o Brandon cria universos melhores até, mais ricos, mas a escrita do George é Fantasia purinha, a batalha do bosque dos murmúrios, ou a apresentação do e
Euron olho de Corvo, no Festim dos Corvos, pra mim é a prova disso.
Depende muito do gosto de cada pessoa. Ainda bem que existe os dois autores pra ninguém passar vontade
Eu acho só o Brandon ruim de diálogos.
Martin é absurdamente melhor em quase tudo. Só não ganha em sistemas de magia que é o Sanderson foca
Li as duas obras. Amo as duas. E cada um tem seu estilo. Adoro a parte sombria do Martin. E adoro a parte inspiradora do Brandon. Mas hoje pra mim, o Brandon é muito, mas muito superior ao Martin. Na quantidade, na qualidade, e muito mais. Porém gosto dos dois autores.
Eu reconheço que RR Martin é o maior escritor de fantasia vivo. Game of thrones é simplesmente brilhante, mas não sou fã. É realmente muito dark e olha que sou fã de berserk
É grimdark. Berserk é dark porque envolve uma estética pesada e carregada de elementos que causam desconforto...Game of Thrones (ASOIAF) é só extremamente humano mesmo...e é exatamente aí que mora o horror.
As diferentes percepções são incríveis. Comecei a Guerra dos Tronos recentemente, uma leitura lenta, mas não achei sombrio. Talvez possa ficar depois (mas já estou em mais da metade do livro e não vi isso).
O incrível é que achei o Senhor dos Anéis bem mais sombrio. A fuga para despistar os a Espectros deixa a coisa bem “excitante” para mim. Existe uma atmosfera bem pesada em muitas partes do livro.
Fresco
Não é "Dark" o suficiente para mim.
Beserk é muito "heróico" para mim.
Logo irei ler Brandon Sanderson. Infelizmente tenho muita coisa para ler antes
kkkkk nem fala
Vale muito a pena, é quase como uma nova escola de fantasia, coisa que é difícil de encontrar.
É tipo, você não consegue ler fantasia cristãs sem sentir muita influência de Tolkien e C.S. Lewis, não consegue ler Grimdark sem sentir que tempo pontos muito " Martinianos ", não lê Sci-fi sem sentir que há influência de Asimov, mas Sanderson consegue ser bem distinto.
Concordo com ele😊
Falta so uma serie de tv pra levantar de vez o Sanderson, mas sem a serie de tv pra mim já é maior de Martin
Não sou "Brandonzete", mas os livros dele são ótimos. Conheci esse autor pelo Caminho dos Reis e segui lendo Palavras de Radiancia, Tress, Warbreaker e agora estou lendo Sacramentadora e estou gostando muito. Apenas Tress, que para mim, foi bem tedioso. O mais interessante que os livros se conectam mesmo alguns deles se passando em outros planetas.
GRRM também se inspirou em duna, ned e leto tem a história iguaizinhas.
Trouxe esss vídeo só pra gerar treta né 😂😂😂😂
Too dark é bobeira, eu não gosto por achar apelativo a forma que o R. R faz as coisas. Tem de ser sutil pra chocar
Voce tem o titulo do livro do Adam Roberts
Martin revolucionou a fantasia, wildbow a publicação.
Sanderson tem musica do Blind Guardian, mas ainda não revolucionou, vamos aguardar o futuro para ver se ele vai surpreender.
Não curto game of trhones, pra mim, apela muito ao sensual, e não tem a jornada tão bem elaborada por Tolkien, tem personagens bons como tyrion ou Arya, mas a evolução de Bilbo, suas aventuras...
Sou muito fã das cronicas e agr to lendo o hobbit ( nao li senhor dos anéis ainda)
Mn, vc ta falando dos filmes/ série? Pq nao sinto muito sentido nas suas críticas em relação as duas histórias citadas
@Lunar572y acompanhei a serie got, do tolkien, acompanhei Senhor dos Anéis, Hobbit, Silmarilion, Contos inacabados, gosto de aventuras fantasiosas, Game of Trhones e muito, real a serie, relaçoes entre irmãos, sensualidade, não da a sensação de rpg
Eu sou o contrário, amo demais GoT e corro de tudo que vai pra esse lado mais do heroísmo a la Tolkien 😅
oq n gosto realmente em Got é essa visão cinica demais... mas ao msm tempo é bem legal
Fantasia em geral não é pra mim. Chega um ponto onde (pra mim) fica algo extremamente besto, bobo mesmo. Seja lá qual for o autor.
Exemplo, as tramas desinteressantes de The Witcher ou a mesmice cínica de Game of thrones.
Isso tudo ja cansou.
Cara seja bem vindo ao mundo do sanderson
Valeu!! Tamo junto! Haha
Na minha opinião, ele não entrou no grande público por causa de política. O Sanderson gosta muito de heróis clássicos e figuras masculinas heróicas, apesar de boas e excelentes personagens femininas. Já o Martins agradou a agenda: encheu o enredo de mulheres poderosas e líderes, homens maus e relações homoafetivas diversas. O Branderson só vai chegar no povão, se ele respeitar as pautas da agenda política dos grandes estúdios, caso contrário, vai manter a sua originalidade e um público específico.
Quanta bobagem rapaz
@anthonybatista384 Suponho que você seja uma pessoa com mais idade e goste de literatura. Talvez, por isso, não perceba certas questões políticas e ideológicas nas produções culturais. Isso já chegou na literatura e os autores devem cumprir o seu checklist como todos os outros, se quiserem sucesso, é claro.
Simplesmente não faz sentido isso, J. K Rowling tem uma das maiores sagas fantasiosas infantis, e é totalmente contra a agenda, não tem um personagem LGBT, além de ser abertamente contra e toda hora tentam cancelar sua obra e não conseguem, pois Harry Potter é atemporal. O problema de Brandon é não ter uma adaptação cinematográfica, sem conseguir uma adaptação cinematográfica pra furar a bolha que ele vive, vai continuar sendo nichado até o fim da vida.
"Ain, sombrio de mais"
Tragam, tragam um armário feminino para esta mocinha.
Tragam bom senso pra você, fantasia vai além do que Martin fez, que é essa forçacão dissumulada em um mundo sombrio demais e que é fora de qualquer senso de realidade, foi isso que ele quis dizer, e ele tem razão.
Eu vou me sentir muito bocó te explicando que isso foi uma piada, mas então: foi uma piada. Não precisa chorar, mocinha. @@unseen.walker
@@unseen.walker Irmão, como assim fora de qualquer senso de realidade? Uma das melhores qualidades das Crônicas é justamente ser mais pé no chão e explorar a complexidade da natureza humana. Dito isso, há espaço para todos, inclusive Sanderson é excelente também, apesar de preferir a escrita do Martin.
Kkkk. Isso é muito óbvio. O Sanderson não gosta de genero Grimdark porque ele é cristão, nunca vi um cristão falar que gosta de violência. Com todo respeito devido a ideologia e religião do Sanderson, que são muito da característica artística dele, justifica seu estilo. Assim como eu não gosto do Nail Gaiman, porque eu acho ele um autor de fantasia muito fraquinho.
@@JasneuSansulek-me3nx Exatamente, por isso Tolkien não gostava de Duna, afinal lá é só tragédia também. O ideal é ser capaz de gostar dos dois mundos.
Imagina o cara ser "soft" ao ponto de não conseguir LER GoT, coisa que meu primo com 10 anos já lia e era fã KKKKKKKKK. Se abaixarem as calças, com certeza deve estar usando uma calcinha lilaz.
Cada um com seu estilo de leitura, cada pessoa tem seus traços de personalidade que vão definir aonde a pessoa irá se sentir confortável ou ter repulsa.
As crônicas de gelo e fogo não estão imunes a isso.
Cara ele tá reclamando de que? Elden Ring é incrível
Ele estava brincando que eles deveriam ter chamado ele pra escrever o jogo, e não o Martin haha
George Martin = Brandon
Coldplay = Regis Tadeu
Entendedores entenderão...
Uma pena que o Sanderson "não gosta" de ASOIAF. Imaginava que um dia o velho Martin já admitir que precisava de um co-autor, e o Sanderson seria a pedida óbvia
Impossível, Sanderson e Tolkien não teriam capacidade de terminar aquilo nem em 200 encarnações kkkkkkk
99% dos livros de fantasia são tolices e mesmos os bons é coisa de nicho, como O Senhor dos Anéis. Não falo de filmes e séries, mas de uma leitura mais comum. Todos que conheço que leem tais obras são nerds, geeks, etc. Eu mesmo não suporto quase nada de fantasia. Eu nem conhecia esse autor falado no vídeo, fui pesquisar o tal Caminho dos Reis e já vi uma coisa que eu realmente não gostei, "Cavaleiros Radiantes". O que diabos é isso? Esses nomes infantis, de desenhos dos anos 80 para vender bonecos, são horríveis, tornam a coisa muito boba.
Vou discordar amigão, a Espada & Feitiçaria do Howard com seus personagens Rei Kull e Conan são muito legais. Eragon é uma saga muito legal, as obras do Bernard Cornwell, as obras de Tolkien, George MacDonald, Duna etc
Li um livro do Sanderson atualmente e realmente achei um apanhado de clichês (o que não teria problema se pelo menos fossem bem estruturados), mas dizer que livros de fantasia são tolices é prova latente de que lhe faltam melhores referências e mais leitura do gênero então. Crônicas de Gelo e Fogo, do Martin, é uma aula de política e criação de personagens. Qualquer coisa da Ursula K. Le Guin, além de ter uma prosa maravilhosa, toca em assuntos muito sensíveis e atuais; ali nos anos 70, por exemplo, a autora já debatia sobre o não-binarismo de gênero muito antes das discussões ocorrerem de forma muito infantil hoje em dia. As Brumas de Avalon, dos anos 80 que tu citou, escrita pela Marion Zimmer Bradley, conta as história de cavalaria do Rei Arthur e fala da ascensão do Cristianismo e queda das religiões pagãs, tudo do ponto de vista das personagens femininas dessas histórias, que até então haviam sido negligenciadas. E esses são só alguns dos exemplos. Não foque no que está em alta e é facilmente comercial, amigo, literatura fantástica é um mundo muito vasto e muito gostoso. Enfrente esse seu pré-conceito e divirta-se mais. Abraço!
Eu tmb tenho 2 pés atras com tudo isso que vem com essa roupagem de Tolkien. Não suporto e me dá preguiça de ler!
Eu passei a detestar Martin... Não por causa de seus livros, mas sim pela demora absurda em terminar "As Crônicas de Gelo e Fogo"... Já considero esta a versão moderna de "Caverna do Dragão", por causa da sua falta de final... Não assisti o seriado da HBO e, quando o último livro for lançado, provavelmente sequer tentarei ler, pois já me esqueci de boa parte do que acontece na história... Afinal, li o último livro na época de seu lançamento, 14 anos atrás...