Onde estava o Ministro astronauta nessa época? O problema do Brasil é que pessoas que se dizem expert em certos temas não o são e ocupam cargos estratégicos na hierarquia do governo...
O problema não é ministro A ou B, não é presidente X ou Y. Mas sim, o sistema. O Brasil SEMPRE será um país que torra bilhões de reais em 1 ou 2 dias com emendas parlamentares para uma votação pífia no congresso pra ganhar votos para um Projeto que seja de interesse da maioria dos partidos. Hoje não vivemos uma democracia em prol de uma população, mas sim em prol da classe mais privilegiada do nosso país. Veja um exemplo da reforma tributária. Feita pra bos ferrar com mais impostos, mas que teve um saldo de pagamentos que beirava a casa da dezena de bilhões para o congresso (dinheiro esse equivalente ao saldo estratosférico para a pasta da cultura para o ano de 2023 todo) ai ja sabe porque a cultura teve todo esse dinheiro investido. Tudo gira em torno da perpetuação de quem está no poder e também das mamatas de quem está no congresso. O pior é que por causa daquele prefeito favorito, o povo vota em deputado X, governador Y (que muitas vezes tem ideais que não representa o cidadão) mas o pobre coitado não conhece seu candidato, mas vota so por causa do prefeito fulano... Há toda uma sistemática na educação pra tornar as pessoas burras desse jeito. Simples assim!
Recentemente a Alemanha negou uma peça para os nossos tanques e o Brasil teve que se virar produzido. Temos competência e projetos preparados para Chips e motores, mas no momento éo país acha melhor importar ou ter acordos. Chega de sermos meros contadores estilo Marcopolo ou Embraer. Vamos ter que produzir do zero aí produto final no mínimo tratores, pois caso aja uma guerra, vamos morrer de fome quando todos os tratores quebrarem.
Tem que ver paises asiaticos e china madaram muitos alunos para aprender e aprimora conhecimento do pais para esses paises de primeiro mundo. Precisa sim melhorar esse ambito no Brasil.
@@DanLibertyIsto não é totalmente verdade. Porque a EMBRAER, igualmente as outras fabricantes de avião, fabricam todos os componentes da fuselagem, trem de pouso, os sistemas hidráulicos e parte dos avionicos. Sendo que, nenhuma fabricante produzem os seus motores e parte dos avionicos, fazendo então, a integração destas partes com todas as partes fabricadas por elas. Somente, assim é que fabricam todos os aviões. E o motivo disto é a alta complexidade e custos de desenvolvimento de uma aeronave que qundo dividido em epresas especializadas em determinadas partes os custos e riscos tendem a diminuir.
Resumindo passamos de um desgoverno acéfalo de nascimento, a um presidente que ainda com pouca escolaridade se preocupa de ciência, educação saúde ... povo, e não se veste com as cores da nossa bandeira para assim tentar nos convencer que é um bom brasileiro ao invés sabe demostra com boas práticas como se preocupa com o Brasil e seu povo. Espero que a cidade de São Paulo demonstre que sim tem um cérebro e sabem usá-lo não votando em marçal chega de acéfalos criminosos na política.
É mesmo? CEITEC ainda como Estatal? Quero ver se o barba gastará 3 a 5 Bilhões numa fabrica de 5 nm, pq isso sim é tecnologia mínima para quem quer ser algum tipo de liderança....lembrando que tem gente fazendo 3 nm a um custo de 10bi/fabrica.
Nem o Japão ou China produzem chips desse tamanho ainda, só a TSMC de Taiwan. Lógico que o Brasil não tem capacidade de produzir chips assim, de ponta. Mas produz chips maiores, que tem demanda pros nossos setores domésticos, o que é mais do que suficiente pra atual conjuntura
Não é só construir a fábrica.. a China mesmo ainda não consegue fazer chips de 3nm apesar de despejar bilhões por ano. Aliás, nem os EUA conseguem fazer Chips de 3nm ainda. Precisa desenvolver a tecnologia e isso envolve dinheiro e pessoas.
O Brasil tem impulsionar dentro do país o ensino e melhores empregos e salarios para setor ensino e criacao de tecnologia. Ciencia e Tecnologia e Cuidado com meio ambiente.
O Brasil precisa investir pesadamente em educação. Nesse contexto investir em ciência e tecnologia resultaria num caminho natural. Mas é preciso sublinhar que o investimento brasileiro em "gente" em primeiro lugar é a grande quebra de paradigma. No Brasil ainda estamos na esteira de políticas públicas atrasadas e básicas. Políticas de segurança alimentar e assistencal, Importantes não restam duvidas, mas insuficientes. Para criar um povo campeão é preciso muito mais! A grande virada no destino do Brasil passa por esses investimentos acima citados (educação, ciência, tecnologia,...) passam também por políticas de Estado de longo prazo. A maioria desses investimentos trará retorno significativo e expressivo no médio e no longo prazos. Aí que reside o "x" da questão. Os governos anteriores não faziam porque os resultados não trariam votos para um eventual segundo mandato e também por certa miopia e complexo de vira-latas. *Por esses motivos as iniciativas devem ser vistas e efetivadas como Politicas de Estado. Alicerce, construção e projeção do futuro do Brasil. Só para se ter uma ideia, por exemplo, os investimentos sérios e importantes em Educação de 1° mundo surtiriam efeitos em 30 a 40 anos depois. Antes disso seriam trabalho duro, investimento maciço e pesquisa/aplicada séria. Como resultante colocariam o Brasil pari passo com 1° mundo. Dada a capacidade de trabalho, criatividade e potencial do brasileiro. Vale a pena investir! Foi assim que fizeram o Japão pós Guerra, a Coréia do Sul, a China, etc.
Nossa que notícia lamentável, só agora tá pensando em investir em chip misericórdia,vai demorar 500 anos pra ser feito até lá acho que não vamos mais usar Chips.
O problema não é a extinção dessa empresa, e sim a sua gestão. Como pode uma empresa que ficou anos e anos mamando dinheiro público, e não tinha nem um produto no mercado? Enquanto o CEO da empresa, tudo concursado tinha dezenas de artigos científicos públicados? Send que para produzir um artigo científico no nível de públicar em revistas boas leva um tempão! Portanto, fica evidente que o foco do CEU era acadêmico e usando a estatal como mesa de laboratório academico para produzir artigos. Fui em um chat sugerir que eles tinham que produzir em parceria com empresas comerciais CHIPs para suprir pequenas empresas, me responderam em CAIXA ALTA, na MAIOR IGNORÂNCIA. Se fosse país sério, os responsáveis tinham mais é que devolver os salários pelo tempo de não produção. Se o governo vai reabrir, agora tinha que colocar um CEO de mercado, um gerente comércial e terem metas de vendas.
A CEITEC já havia produzido mais 162 milhões de chips e vendido ao mercado, esta empresa estava passando por um período de maturação como todas as outras que são criadas mundo a fora, somente depois ela passaria a ter lucros. É normal o subsídio em empresa de semicondutores em todos os países, devido aos altos custos de implantação e somente após anos é que elas dão retorno financeiro.
Parece bom, mas como sempre, o governo não vai investir dinheiro nesse setor. Ja são mais de 20 anos nisso e nada saiu. O governo Brasileiro gasta mais com o congresso do que com o setor de tecnologia
Brasil sempre olhando pro passado, o tempo de investir nisso ja passou, Brasil nunca vai conseguir alcançar o nível os demais países como EUA, Korea, Taiwan, China. Temos que olhar para tecnologias emergentes que vão moldar o futuro como IA, Robotica, Industria 5.0, Metaverso. Affs Governo só faz bosta mesmo, só estão fazendo isso para poder roubar mesmo. Outra coisa é que esse país nem tem estrutura para formar profissionais para competir nesse ramo, Brasil não tem formado nem programadores suficientes para atender demanda interna. E os poucos profissionais que se formam para trabalhar nesse ramo vão trabalhar pra fora pq é muito mais vantajoso, tanto do ponto de vista de grana, quanto moral e ético. No Brasil para alguma indústria de alto valor agregado prosperar, teria que mudar o sistema econômico., político, moral e social como um todo, isso não vai acontecer por pelo menos 100 anos
O Brasil tem a 3a maior fábrica de aeronaves comerciais do mundo. Tecnologia nós temos. O Japão não tem. A Coreia não tem. Taiwan não tem. Nós temos. Falta patriotismo aos patriotas... Metaverso não decolou; Robótica e Indústria 5.0 dependem de chips semicondutores.
Agora é um dos melhores períodos para se investir em semicondutores, devido ela ser a base de várias outras indústrias. A CEITEC já possuía um grande quadro de profissionais qualificados, que foram perdidos com o seu fechamento desastroso.
O Brasil não precisa estar na vanguarda da produção de Chips. Podemos muito bem ser competitivos produzindo Chips de segunda ou terceira geração. Concordo com todo o resto da sua resposta
Não podemos perder um grande negócio! Imagina o quanto dinheiro políticos e corporativistas podem roubar da Ceitec! A Ceitec é um ativo ou passivo? Não deveríamos nos focar em setores que trazem retorno "Lucro" ao país invés de jogar dinheiro fora em pesquisas que provavelmente não trarar retorno a Banânia! A Austrália só exporta comodites e ainda assim é desenvolvida!
A crise que levou a privatização da EMBRAER foi gerado pela hiperinflação dos anos 80 e início dos anos 90. E, depois com a privatização veio o controle inflacionário do pais com o plano real, o que permitiu o retorno dos lucros da empresa. Apartir, deste momento se pode desenvolver novos e bons projetos de aviões.
Nunca fabricou nem abasteceu nada. Uma empresa de burocratas. A matéria prima de semicondutor é OURO, qual a fonte da CEITIC? Que competitividade? Isso é ridículo 😂
Isso não é uma entrevista mas, sim, uma verdadeira aula!
Excelente noticia para a soberania nacional.
Veja o Paulo gala, ele é um bom economista desenvolvimentista
Soberania ao pro politicos
Aí sim o Brasil estará no caminho correto, tecnologia e o caminho que qualquer nacao rica
Tudo exigi chips,o Brasil precisa do #CEITEC
Estado tem que gerir saúde, educação básica e infraestrutura. Deixa o resto pro privado.
Onde estava o Ministro astronauta nessa época? O problema do Brasil é que pessoas que se dizem expert em certos temas não o são e ocupam cargos estratégicos na hierarquia do governo...
O problema não é ministro A ou B, não é presidente X ou Y. Mas sim, o sistema. O Brasil SEMPRE será um país que torra bilhões de reais em 1 ou 2 dias com emendas parlamentares para uma votação pífia no congresso pra ganhar votos para um Projeto que seja de interesse da maioria dos partidos. Hoje não vivemos uma democracia em prol de uma população, mas sim em prol da classe mais privilegiada do nosso país.
Veja um exemplo da reforma tributária. Feita pra bos ferrar com mais impostos, mas que teve um saldo de pagamentos que beirava a casa da dezena de bilhões para o congresso (dinheiro esse equivalente ao saldo estratosférico para a pasta da cultura para o ano de 2023 todo) ai ja sabe porque a cultura teve todo esse dinheiro investido. Tudo gira em torno da perpetuação de quem está no poder e também das mamatas de quem está no congresso.
O pior é que por causa daquele prefeito favorito, o povo vota em deputado X, governador Y (que muitas vezes tem ideais que não representa o cidadão) mas o pobre coitado não conhece seu candidato, mas vota so por causa do prefeito fulano... Há toda uma sistemática na educação pra tornar as pessoas burras desse jeito. Simples assim!
Recentemente a Alemanha negou uma peça para os nossos tanques e o Brasil teve que se virar produzido. Temos competência e projetos preparados para Chips e motores, mas no momento éo país acha melhor importar ou ter acordos. Chega de sermos meros contadores estilo Marcopolo ou Embraer. Vamos ter que produzir do zero aí produto final no mínimo tratores, pois caso aja uma guerra, vamos morrer de fome quando todos os tratores quebrarem.
Tem que ver paises asiaticos e china madaram muitos alunos para aprender e aprimora conhecimento do pais para esses paises de primeiro mundo.
Precisa sim melhorar esse ambito no Brasil.
Nem país comunista produz do zero , nós temos é de tornar viável a produção, exportando e criando mercado.
O Brasil tem que investir cada vez mais nessa tecnologia de semi condutores para que sejamos independente nessa tecnologia.
Isso é essencial para o desenvolvimento, mas o brasil esta bastante atrazado
O Brasil tem a 3a maior fábrica de aeronaves comerciais do mundo. Tecnologia nós temos.
@@tauantaiguara o brasil so monta as aeronaves, toda a tecnologia e desenvolvimento é importado, a unica coisa q temos é mao de obra barata.
@@DanLibertyIsto não é totalmente verdade. Porque a EMBRAER, igualmente as outras fabricantes de avião, fabricam todos os componentes da fuselagem, trem de pouso, os sistemas hidráulicos e parte dos avionicos. Sendo que, nenhuma fabricante produzem os seus motores e parte dos avionicos, fazendo então, a integração destas partes com todas as partes fabricadas por elas. Somente, assim é que fabricam todos os aviões. E o motivo disto é a alta complexidade e custos de desenvolvimento de uma aeronave que qundo dividido em epresas especializadas em determinadas partes os custos e riscos tendem a diminuir.
Se essa empresa fosse no Ceará já estaria fazendo os melhores Chips do mundo 😊
@@Alejandrocasabranca 😂😂😂 gostei da piada, melhores do mundo
Até que fim ❤❤❤
Resumindo passamos de um desgoverno acéfalo de nascimento, a um presidente que ainda com pouca escolaridade se preocupa de ciência, educação saúde ... povo, e não se veste com as cores da nossa bandeira para assim tentar nos convencer que é um bom brasileiro ao invés sabe demostra com boas práticas como se preocupa com o Brasil e seu povo. Espero que a cidade de São Paulo demonstre que sim tem um cérebro e sabem usá-lo não votando em marçal chega de acéfalos criminosos na política.
O problema que só consome recursos e nada entrega.
É mesmo? CEITEC ainda como Estatal? Quero ver se o barba gastará 3 a 5 Bilhões numa fabrica de 5 nm, pq isso sim é tecnologia mínima para quem quer ser algum tipo de liderança....lembrando que tem gente fazendo 3 nm a um custo de 10bi/fabrica.
Nem o Japão ou China produzem chips desse tamanho ainda, só a TSMC de Taiwan. Lógico que o Brasil não tem capacidade de produzir chips assim, de ponta. Mas produz chips maiores, que tem demanda pros nossos setores domésticos, o que é mais do que suficiente pra atual conjuntura
Não é só construir a fábrica.. a China mesmo ainda não consegue fazer chips de 3nm apesar de despejar bilhões por ano. Aliás, nem os EUA conseguem fazer Chips de 3nm ainda. Precisa desenvolver a tecnologia e isso envolve dinheiro e pessoas.
O Brasil tem impulsionar dentro do país o ensino e melhores empregos e salarios para setor ensino e criacao de tecnologia.
Ciencia e Tecnologia e Cuidado com meio ambiente.
O Brasil precisa investir pesadamente em educação.
Nesse contexto investir em ciência e tecnologia resultaria num caminho natural.
Mas é preciso sublinhar que o investimento brasileiro em "gente" em primeiro lugar é a grande quebra de paradigma.
No Brasil ainda estamos na esteira de políticas públicas atrasadas e básicas.
Políticas de segurança alimentar e assistencal,
Importantes não restam duvidas, mas insuficientes.
Para criar um povo campeão é preciso muito mais!
A grande virada no destino do Brasil passa por esses investimentos acima citados
(educação, ciência, tecnologia,...) passam também por políticas de Estado de longo prazo.
A maioria desses investimentos trará retorno significativo e expressivo no médio e no longo prazos.
Aí que reside o "x" da questão.
Os governos anteriores não faziam porque os resultados não trariam votos para um eventual segundo mandato e também por certa miopia e complexo de vira-latas.
*Por esses motivos as iniciativas devem ser vistas e efetivadas como Politicas de Estado.
Alicerce, construção e projeção do futuro do Brasil.
Só para se ter uma ideia, por exemplo, os investimentos sérios e importantes em Educação de 1° mundo surtiriam efeitos em 30 a 40 anos depois.
Antes disso seriam trabalho duro, investimento maciço e pesquisa/aplicada séria.
Como resultante colocariam o Brasil pari passo com 1° mundo. Dada a capacidade de trabalho, criatividade e potencial do brasileiro.
Vale a pena investir!
Foi assim que fizeram o Japão pós Guerra, a Coréia do Sul, a China, etc.
Teremos chips de grafeno ?
Nossa que notícia lamentável, só agora tá pensando em investir em chip misericórdia,vai demorar 500 anos pra ser feito até lá acho que não vamos mais usar Chips.
O problema não é a extinção dessa empresa, e sim a sua gestão. Como pode uma empresa que ficou anos e anos mamando dinheiro público, e não tinha nem um produto no mercado? Enquanto o CEO da empresa, tudo concursado tinha dezenas de artigos científicos públicados? Send que para produzir um artigo científico no nível de públicar em revistas boas leva um tempão! Portanto, fica evidente que o foco do CEU era acadêmico e usando a estatal como mesa de laboratório academico para produzir artigos. Fui em um chat sugerir que eles tinham que produzir em parceria com empresas comerciais CHIPs para suprir pequenas empresas, me responderam em CAIXA ALTA, na MAIOR IGNORÂNCIA. Se fosse país sério, os responsáveis tinham mais é que devolver os salários pelo tempo de não produção. Se o governo vai reabrir, agora tinha que colocar um CEO de mercado, um gerente comércial e terem metas de vendas.
Fico me perguntando de onde virá matéria prima, vão fazer o que com quem?
A CEITEC já havia produzido mais 162 milhões de chips e vendido ao mercado, esta empresa estava passando por um período de maturação como todas as outras que são criadas mundo a fora, somente depois ela passaria a ter lucros. É normal o subsídio em empresa de semicondutores em todos os países, devido aos altos custos de implantação e somente após anos é que elas dão retorno financeiro.
Pó empresa pública não funciona, é cabide de emprego pra políticos
Não dá as pessoas são muito ruim de trabalho
Lá vem o doutrinado pelo neoliberalismo capitaneado pela nossa eterna quinta coluna(Globo).
@@paulofernandosouza Nao eh doutrinacao, sao fatos no Brasil, isto aqui nao eh China
Quais chips eles fabricam? Qual foi o lucro da empresa nesse periodo x investimento recebido?
Muito bom
Excelente
Foi pra isso que fiz o L! Voa, Brasil!
Parece bom, mas como sempre, o governo não vai investir dinheiro nesse setor. Ja são mais de 20 anos nisso e nada saiu. O governo Brasileiro gasta mais com o congresso do que com o setor de tecnologia
Exatamente, só conversinha.... no dia em que o Brasil produzir chips de 5nm, eu mordo minha língua...
Estatal não faz esforço nenhum pra inovação
Brasil sempre olhando pro passado, o tempo de investir nisso ja passou, Brasil nunca vai conseguir alcançar o nível os demais países como EUA, Korea, Taiwan, China. Temos que olhar para tecnologias emergentes que vão moldar o futuro como IA, Robotica, Industria 5.0, Metaverso. Affs Governo só faz bosta mesmo, só estão fazendo isso para poder roubar mesmo. Outra coisa é que esse país nem tem estrutura para formar profissionais para competir nesse ramo, Brasil não tem formado nem programadores suficientes para atender demanda interna. E os poucos profissionais que se formam para trabalhar nesse ramo vão trabalhar pra fora pq é muito mais vantajoso, tanto do ponto de vista de grana, quanto moral e ético. No Brasil para alguma indústria de alto valor agregado prosperar, teria que mudar o sistema econômico., político, moral e social como um todo, isso não vai acontecer por pelo menos 100 anos
O Brasil tem a 3a maior fábrica de aeronaves comerciais do mundo. Tecnologia nós temos.
O Japão não tem. A Coreia não tem. Taiwan não tem. Nós temos.
Falta patriotismo aos patriotas... Metaverso não decolou; Robótica e Indústria 5.0 dependem de chips semicondutores.
Agora é um dos melhores períodos para se investir em semicondutores, devido ela ser a base de várias outras indústrias. A CEITEC já possuía um grande quadro de profissionais qualificados, que foram perdidos com o seu fechamento desastroso.
O Brasil não precisa estar na vanguarda da produção de Chips. Podemos muito bem ser competitivos produzindo Chips de segunda ou terceira geração. Concordo com todo o resto da sua resposta
@@tauantaiguara e os semicundutores que usamos nessas aeronaves são produzidos onde?
Não podemos perder um grande negócio!
Imagina o quanto dinheiro políticos e corporativistas podem roubar da Ceitec!
A Ceitec é um ativo ou passivo?
Não deveríamos nos focar em setores que trazem retorno "Lucro" ao país invés de jogar dinheiro fora em pesquisas que provavelmente não trarar retorno a Banânia!
A Austrália só exporta comodites e ainda assim é desenvolvida!
A Nova Zelândia também. São os 2 únicos casos no mundo.
O problema sempre será os zoião pra tirar vantagem
👏👏👏
🤔😀😃😄😁😆😅😂🤣😭😢😟😞
Ai irá ficar 3x, 4x mais caro kkkk.
Caro é abrir mão da soberania nacional.
Kkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Sai dessa Jacaré! Vai alavancar em nada a competitividade. Vai criar cabide de emprego. 1:28
Kakaka... 16 bilhões " ministério da cultura "
e um setor estratégico como este, alguns copos de cachaça. 😊
Né.. Complicado.
Uma empresa dessa, dava muito mais produção na mão de uma empresa privada, lembra da Embraer na mão do governo?
A crise que levou a privatização da EMBRAER foi gerado pela hiperinflação dos anos 80 e início dos anos 90. E, depois com a privatização veio o controle inflacionário do pais com o plano real, o que permitiu o retorno dos lucros da empresa. Apartir, deste momento se pode desenvolver novos e bons projetos de aviões.
Existe chip semicondutores de pessima qualidade principalmente da china.
É uma republica das bananas! Acho difícil acontecer com uma carga tributária alta.
Mais um cabide de cargos para a máfia dos "cumpanhero"
Só privatizar
@@ygorsousa5142 Privatizar é vender pros EUA, Japão ou Taiwan. Ou seja, não avança em nada a soberania nacional.
Boa ideia. Basta investir uns 5 bilhões e teremos muitos cargos em comissão e milhares de empregos estatais.
Essa estatal nunca apresentou nada e nem vai, isso e pra mamar grana 😂😂
Criar mais estatais para aparelhar o estado, dando emprego para os militantes. E justificar a gastança.
Nunca fabricou nem abasteceu nada. Uma empresa de burocratas. A matéria prima de semicondutor é OURO, qual a fonte da CEITIC? Que competitividade? Isso é ridículo 😂
Eeeeeeeee gada véia!
Muuuuuuuuuuuuuu!