KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Simplesmente não consigo conter meu entusiasmo durante a realização da questão! Cada demonstração é indescritivelmente valiosa!!! Essa aula certamente é para os loucos! Os quais considero os melhores!
@@vitornaldolavaneto7603 Ah, quando digo "aos loucos" atenho-me a duas suposições: que a maioria das pessoas é ignorante e desconhece tal assunto, e tratam os que buscam como loucos! Seja pejorativamente ou não, eu usei deste pressuposto para elogiar os que estão aqui presentes! A outra denominação de loucura é o potencial imaginativo infinito que pude perceber nessa inscrição de triângulo em círculo! Pela primeira vez entendi o parâmetro de semelhança de triângulos graças à explicação! Escrevi o comentário enquanto pude sentir a euforia de entender a questão! Portanto, minhas exclamações foram 100% sinceras! Creio que tenha sido este o caso! Haha, mas entendo dizer que é fácil chamar para "loucos", é que de verdade, sempre me vem a frase do chapeleiro maluco de Alice no país das maravilhas à mente, consegues lembrar?
Outra forma de resolver seria usar o cálculo a•b = c•d para encontrar o valor da reta desconhecida. Vendo que c = d = 2, dá pra afirmar que a reta perpendicular a + b passa no centro do círculo, e portanto é o diâmetro. Basta então dividir a + b por dois. (4 + 1)/2 = 2,5.
Fera demais!!!!!! Resolvi usando o raciocínio do triângulo inscrito na circunferência. Tracei as hipotenusas dos triângulos com catetos 1/2 e 2/4, e calculei elas, dando √5 e 2√5 respectivamente. Elas formam um triângulo escaleno com o lado 4+1, com lados 5, √5 e 2√5, coincidentemente circunscrito pela circunferência. Utilizando a fórmula do triângulo inscrito: (a.b.c)/4R = Área do triângulo Sendo assim, temos que o raio do triângulo, única medida faltando na fórmula, vale 2,5.
Sábado de manhã e o que tenho de melhor pra fazer é apreciar essa beleza de explicação e expandir a mente. Obrigada por fazer a diferença nesse RUclips, Felipe!
Olá. Quando resolvi esse problema, observei que nele, particularmente, nao precisa aplicar o teorema mais geral. Pois ele tem a particularidade de que o segmento de 5 unidades é diametral pois ele divide o outro em duas partes iguais e o angulo entre eles é de 90⁰. Então como ele é um diametro, o raio tera medade de sua medida. Obviamente, isso é uma particularidade desse problema. Qualquer outro devemos aplicar a regra getal aqui apresentada de forma brilhante. Obrigado oelo vídeo. Esse apelo vidual ajuda muito ao aluno com maior dificuldade de entender essas coisas.
Resolvi essa questão de cabeça… e fiquei me perguntando pq um exercício tão simples merecia um vídeo de quase 16 minutos… então assisti e fiquei boquiaberto! Parabéns Guisoli! Que didática e quanto conhecimento mostrado, provado e ensinado com maestria. Obrigado!
Chamei o centro de (x,y), atribui coordenadas aos pontos, e resolvi um sistema onde as coordenadas sao x, y e r. Mas foi bom ter visto o vídeo, para aprender o conceito dw potencia de pontos.
Excelente!!! Tentei acompanhar acelerado, mas tive que reduzir. Kkkkk O sotaque mineiro na geometria ficou impagável! Parabéns pela clareza, simplicidade e competência da aula! Foi um verdadeiro passeio pela reflexão matemática e pela boa prática docente!
Parabéns pela didática. Sempre fui um apaixonado por geometria e por mais improvável que fosse, me divertia tentando resolver problemas de geometria plana .
Que aula!!! Conseguiu me fazer querer saber como que iria resolver essa questão.. Aproveitando tal desejo, deduziu duas equações maravilhosas e ainda matou a curiosidade de ver a resposta da equação.. uma coelhada numa cajadada só. Brabo demais!
Outra forma de resolução apartir da descoberta de y e que como uma das cordas cruza no ponto medio da outra ent ela e o diâmetro e sua metade o raio!!! Vlw pela aula!! simplesmente o cara que mais me espelho para aprender e vencer desafios!!!
Já tô é na faculdade... não sei pq q eu to aqui 1 da manhã assistindo vídeo de demonstração de geometria KKKKKK (aamooo teus vídeos por sinal, teriam me sido muito úteis no pre vest)
Adorei a resolução, e principalmente a dedução das equações! Um detalhe que seria interessante você ter falado no final é que logo ao fazer a Potência de Ponto (i), *nesse caso,* você já conseguiria facilmente encontrar o raio. Utilizando a Potência de Ponto descobrimos que a parte de cima da linha vertical mede 2, e sabemos que a parte de baixo mede 2, ou seja, a linha horizontal está no meio do círculo. E como sabemos que a linha horizontal mede 5, e por essa estar no meio do círculo, ela é o diâmetro, então o raio mede metade de 5.
Otimo video. Não sabia do teorema do 4r2, mas resolvi de outra forma: Como as cordas se interceptam em angulo reto e como C e D são inguais, (valem 2), conclui-se que a corda A+B passa pelo centro da circunferência. E, se A+B =5, o raio da circunferência é 2,5....
Dá pra pular essa etapa final. Dps de descobrir q o segmento y vale 2, dá pra perceber que a corda RS corta PQ na metade e com um ângulo de 90 graus, o que significa que RS é o diâmetro e vale 5. Daí só divide por 2 e acha 2,5. Só um outro jeito de pensar, vc é fera Felipe!!!
Fiz de um jeito q dá pra fazer de cabeça: Primeiramente, fiz potencia de ponto, encontra-se, desse modo, 2 naquele segmento q tá faltando. Agora, por mais q a figura não ajude, a corda que vale 5 faz parte da mediatriz da corda q mede 4. Portanto, a corda que vale 5 é diametro e o raio é 2,5
Tem razão, mas é difícil um a gente perceber isso , pois ao desenharmos a figura do problema sem régua e compasso as retas e circunferência não obedecem as proporções reais , dificultando essa percepção imediata.
Fiz de um jeito bem mais fácil kkkkkk. Fiz a relação métrica normal, descobrindo que o outro pedaço da reta vertical é 2. Assim, é só pensar que, se essa reta é cortada no meio por uma perpendicular, esta última só pode ser o diâmetro (5), então o raio é 5/2.
Fiz assim: Considerando que X é o restante da corda com valor 2 e fazendo potência de ponto: 2*X = 4*1 X = 2 Sendo assim, descobrimos que o X é o mesmo que o seu complementar, logo a corda perpendicular a esta está no meio da circunferência, sendo então a soma desta o diâmetro, e a metade o raio: Diâmetro = 4 + 1 = 5; Raio = D/2 = 5/2
Tem como concluí que a corda 1+4 é um diâmetro por semelhança de triângulos: Seja A, B e C, os pontos contidos no círculo dos segmentos 2, 1 e 4, respectivamente, e X o ponto de encontro de 4 e 1. Assim, os triângulos retângulos ABX e ACX são semelhantes por semelhança de cateto-cateto, pois (AX)/(BX) = (CX)/(AX) = 2. Repare que AX (triângulo ABX) é o lado correspondente de CX (triângulo ACX), portanto os ângulos inscritos BÂX e XÂC são complementares, então BÂC é reto e subtende uma meia circunferência, o que mostra que BC é um diâmetro. Deixando explicadinho fica meio comprido, mas é mais rápido de perceber no olhômetro.
Boa observação pequeno gafanhoto, mas precisa dar mais detalhes da mediatriz que passa sempre no centro de uma circunferência quando corta uma corda em seu ponto médio... enfim rsrs! O que está no vídeo serve pra aprender certas propriedades da circunferência, ninguém liga pro valor do raio!
a partir do momento que vc descobriu que o outro pedaço da corda valia 2, já dava pra saber o raio só pelas informações das outras cordas. pois a corda da horizontal corta exatamente no meio da corta na vertical (por terem dois pedaços de valor 2), sendo assim, a corda da horizontal é automaticamente o diâmetro, ai fica fácil pra achar o raio, só dividir por 2
Nesse caso específico dava pra resolver só usando a potencia de ponto, se uma reta horizontal corta uma reta vertical no meio (os dois lados são iguais a 2), o diâmetro será exatamente o comprimento da reta horizontal, então o raio será 5/2 = 2,5. No mais, vídeo foda como sempre!
Fiz de outra forma, Segui a lei dos Senos, primeiramente liguei alguns pontos e fez 2 triângulos retângulos embaixo, Posteriormente usei Pitágoras para descobrir os lados, e por fim apliquei a formula A/sen(a)= 2R... e deu 2,5
2.5 é a resposta correta, no final do video ele sem querer 'passou' o dois multiplicando ao invés de dividindo, resultando em 2 vezes 5 quando era pra ser 2 dividindo 5.
Da pra assumir que as cordas são os eixos coordenados (x,y) e resolver a equação da circunferência pra (x0,y0,R) a partir dos pontos definidos, (4,0), (-1,0), (0,-2).
Video muito bom ! Cheio de demonstrações e ideias importantes ! Acho que tu devia ter dado atenção à particularidade desse problema, que eu e alguns caras percebemos : o desenho das cordas não está em proporção, mas a potência de ponto mostra que a corda de tamanho 5, na verdade, é o diâmetro. Logo, R = 2,5 sai de imediato. Era uma sacada importante se for uma questão de velocidade. Mas o vídeo está ótimo ! Rico em demonstrações e ideias boas
Na verdade, é até interessante que a gente faça as figuras não exatas, para concluir depois pelas propriedades apresentadas que determinadas condições devem ser impostas e que a figura não é exatamente como foi desenhada.
Eu fiz somente a potência de ponto, como os dois pedaços verticais eram iguais foi fácil perceber que o diâmetro era 5, logo o raio era 2,5. Ainda assim, ótimo video, essa do 4r² = a² + b² + c² + d² quando as cordas são perpendiculares eu não sabia
Tbm pode ser resolvido definindo um ponto para o centro da circunferência ( xc , yc) , e calculando as distâncias desse centro aos pontos de coordenadas conhecidas , essa distância será sempre o raio . Lembrando q a origem do sistema cartesiano será na interseção das retas , pra facilitar as coordenadas e o cálculo das distâncias . Como vc tem duas incógnitas ( Xc e Yc ) , necessitará de , pelo menos , duas equações pra encontrá-las . Essas equações sairão das distâncias entre o centro e os três pontos de interseção das retas com a circunferência , e q possuem distâncias definidas .
Muito boas demonstrações! Depois de provar que os segmentos das cordas a*b = c*d, fica fácil deduzir que a corda horizontal é a mediatrz da corda vertical, portanto a corda horizontal é o diâmetro. D= 5 . Então r = 2,5
Bom demais! Só pelo primeiro princípio dava para saber, porque o arco da vertical ficou dividido no meio. Mas também é bom ver outros métodos de resolução. Gosto MT dos seus vídeos!
CAAAARRRRAAAA. MDS tu nem tinha terminado a demonstração e eu já tinha entendido da onde que surgiu ela e eu fiquei em êxtase quando eu acertei. que fodaaa kkkkkkk. Adora as demonstrações. Valeu
Bela demonstração, mas fica facil depois de aplicar o Teorema das Cordas perceber que a corda de tamanho 5 é o diâmetro, uma vez que divide a outra ao meio e é perpendicular a ela.
Resolvi de forma diferente: tracei uma reta paralela a corda horizontal, passando pelo centro da circunferencia. Encontrei 2 triângulos retângulos com hipotenuza igual ao raio. Por teorema de Pitágoras encontrei as 2 equações. Igualei as duas e encontrei o raio = 5/2 e descobri que esta corda horizontal na verdade é o diâmetro da circunferência. Depois assisti o seu vídeo. Eu não lembrava dessa propriedade das cordas que você utilizou.
Fiz diferente. A corda horizontal tem um valor total de 5, logo sua metade é 2,5. Tracei um triagulo retangulo, sendo 2,5 um dos catetos, a hipotenusa a reta correspondente ao raio e outro segmento ligado a corda central formando outro cateto. Dái, fiz sen de 6O= 2,5/hipotenusa, encontrando assim, um raio de aproximadamente 2,8.
top demais, em um comentário abaixo o Luis observa que daria para resolver sem a equação maior, também dá para resolver com relação de ângulos e arcos utilizando o seno, é uma brincadeira boa e com fórmulas mais conhecidas.
Muito bom o método de resolução, ele nos ensina coisas novas, mas tem um outro jeito muito fácil de resolver esta questão, sabendo que 1 + 4 e o diâmetro do circulo, basta dividir por 2 e acha o raio = 2,5.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Simplesmente não consigo conter meu entusiasmo durante a realização da questão! Cada demonstração é indescritivelmente valiosa!!! Essa aula certamente é para os loucos! Os quais considero os melhores!
Exatamente hahahahaha
nao exagera, a aula é muito legal,mas é muito facil pra falar que é para "loucos"
@@vitornaldolavaneto7603 Ah, quando digo "aos loucos" atenho-me a duas suposições: que a maioria das pessoas é ignorante e desconhece tal assunto, e tratam os que buscam como loucos! Seja pejorativamente ou não, eu usei deste pressuposto para elogiar os que estão aqui presentes!
A outra denominação de loucura é o potencial imaginativo infinito que pude perceber nessa inscrição de triângulo em círculo! Pela primeira vez entendi o parâmetro de semelhança de triângulos graças à explicação! Escrevi o comentário enquanto pude sentir a euforia de entender a questão! Portanto, minhas exclamações foram 100% sinceras!
Creio que tenha sido este o caso! Haha, mas entendo dizer que é fácil chamar para "loucos", é que de verdade, sempre me vem a frase do chapeleiro maluco de Alice no país das maravilhas à mente, consegues lembrar?
@@Fidalgo_Alexandrino "Pra quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve".
Seu comentário é de fato representativo
Oq?
Outra forma de resolver seria usar o cálculo a•b = c•d para encontrar o valor da reta desconhecida.
Vendo que c = d = 2, dá pra afirmar que a reta perpendicular a + b passa no centro do círculo, e portanto é o diâmetro. Basta então dividir a + b por dois.
(4 + 1)/2 = 2,5.
Se ele fosse resolver assim, o vídeo teria 30 segundos
Também fiz assim!
Fera demais!!!!!! Resolvi usando o raciocínio do triângulo inscrito na circunferência.
Tracei as hipotenusas dos triângulos com catetos 1/2 e 2/4, e calculei elas, dando √5 e 2√5 respectivamente.
Elas formam um triângulo escaleno com o lado 4+1, com lados 5, √5 e 2√5, coincidentemente circunscrito pela circunferência.
Utilizando a fórmula do triângulo inscrito: (a.b.c)/4R = Área do triângulo
Sendo assim, temos que o raio do triângulo, única medida faltando na fórmula, vale 2,5.
Brabo, multiplique-se e vire professor de todas as escolas do Brasil!
Kage bushin no jutsu
Kkkkkk
ensina ele a fazer mitose
Cara, eu tenho 41 anos, cai aqui sei la como, nao vou usar isso nunca mais na minha vida, mas fiquei encantado pela aula! Que didática!! Parabens!!
Vc entendeu?!
Sou matemático, e lhe parabenizo. Você tem muita paciência para explicar tudo muito bem.
Sábado de manhã e o que tenho de melhor pra fazer é apreciar essa beleza de explicação e expandir a mente. Obrigada por fazer a diferença nesse RUclips, Felipe!
Como é deliciosa a Geometria Plana. Nossa que saudade. Fazia trocentos anos sem um fazer exercícios assim. Como é delicioso rever tudo iss..
Olá. Quando resolvi esse problema, observei que nele, particularmente, nao precisa aplicar o teorema mais geral. Pois ele tem a particularidade de que o segmento de 5 unidades é diametral pois ele divide o outro em duas partes iguais e o angulo entre eles é de 90⁰. Então como ele é um diametro, o raio tera medade de sua medida.
Obviamente, isso é uma particularidade desse problema. Qualquer outro devemos aplicar a regra getal aqui apresentada de forma brilhante. Obrigado oelo vídeo.
Esse apelo vidual ajuda muito ao aluno com maior dificuldade de entender essas coisas.
Resolvi essa questão de cabeça… e fiquei me perguntando pq um exercício tão simples merecia um vídeo de quase 16 minutos… então assisti e fiquei boquiaberto! Parabéns Guisoli! Que didática e quanto conhecimento mostrado, provado e ensinado com maestria. Obrigado!
Chamei o centro de (x,y), atribui coordenadas aos pontos, e resolvi um sistema onde as coordenadas sao x, y e r. Mas foi bom ter visto o vídeo, para aprender o conceito dw potencia de pontos.
Excelente!!!
Tentei acompanhar acelerado, mas tive que reduzir. Kkkkk O sotaque mineiro na geometria ficou impagável!
Parabéns pela clareza, simplicidade e competência da aula! Foi um verdadeiro passeio pela reflexão matemática e pela boa prática docente!
Parabéns pela didática. Sempre fui um apaixonado por geometria e por mais improvável que fosse, me divertia tentando resolver problemas de geometria plana
.
Parabéns pela ótima explicação! O seu entusiasmo com a matemática é contagiante! Gratidão.
Que aula!!! Conseguiu me fazer querer saber como que iria resolver essa questão.. Aproveitando tal desejo, deduziu duas equações maravilhosas e ainda matou a curiosidade de ver a resposta da equação.. uma coelhada numa cajadada só. Brabo demais!
Eureka 😍😍😍 sabe criação entendendo o funcionamento de algum coisa? me senti assim agora, obrigado por compartilhar 🙏🙌
Outra forma de resolução apartir da descoberta de y e que como uma das cordas cruza no ponto medio da outra ent ela e o diâmetro e sua metade o raio!!!
Vlw pela aula!! simplesmente o cara que mais me espelho para aprender e vencer desafios!!!
Filipe e seus sarcasmos! Muito boa, à aula tanto pelas informações passadas quanto pela a didática.
Já tô é na faculdade... não sei pq q eu to aqui 1 da manhã assistindo vídeo de demonstração de geometria KKKKKK (aamooo teus vídeos por sinal, teriam me sido muito úteis no pre vest)
Valeu Luiza!!
Achei que era só eu que tinha esses delírios a noite. As vezes me pego vendo quântica ou "pq o céu é azul" em uma diferença de minutos. Hahaha
Revisar faz bem ao cérebro
Eu já terminei a faculdade e to aqui vendo os vídeos kkkkkkk
Relaxa Luiza, já acabei o PhD há anos e curto tbém estes vídeos!
Adorei a resolução, e principalmente a dedução das equações!
Um detalhe que seria interessante você ter falado no final é que logo ao fazer a Potência de Ponto (i), *nesse caso,* você já conseguiria facilmente encontrar o raio.
Utilizando a Potência de Ponto descobrimos que a parte de cima da linha vertical mede 2, e sabemos que a parte de baixo mede 2, ou seja, a linha horizontal está no meio do círculo. E como sabemos que a linha horizontal mede 5, e por essa estar no meio do círculo, ela é o diâmetro, então o raio mede metade de 5.
Excelente sua explicação. Continue fazendo demonstração de todas as fórmulas na matemática do 1° e 2° graus. Parabéns.
Excelente demonstração com didática e passo a passo sem enrolação. Show de geometria!!!
Vc tem vídeo falando sobre trigonometria da circunferência com questões do dia a dia?
Otimo video. Não sabia do teorema do 4r2, mas resolvi de outra forma: Como as cordas se interceptam em angulo reto e como C e D são inguais, (valem 2), conclui-se que a corda A+B passa pelo centro da circunferência. E, se A+B =5, o raio da circunferência é 2,5....
Dá pra pular essa etapa final. Dps de descobrir q o segmento y vale 2, dá pra perceber que a corda RS corta PQ na metade e com um ângulo de 90 graus, o que significa que RS é o diâmetro e vale 5. Daí só divide por 2 e acha 2,5. Só um outro jeito de pensar, vc é fera Felipe!!!
Fiz de um jeito q dá pra fazer de cabeça:
Primeiramente, fiz potencia de ponto, encontra-se, desse modo, 2 naquele segmento q tá faltando. Agora, por mais q a figura não ajude, a corda que vale 5 faz parte da mediatriz da corda q mede 4. Portanto, a corda que vale 5 é diametro e o raio é 2,5
Muito top, parabéns, daria para resolver por arcos e seno também.
Tem razão, mas é difícil um a gente perceber isso , pois ao desenharmos a figura do problema sem régua e compasso as retas e circunferência não obedecem as proporções reais , dificultando essa percepção imediata.
Que espetáculo de demonstração, parabéns!!!!!!!!!
Nunca soube da existência da fórmula do Raio. Cara, isso expandiu, vai ficando cada vez mais fácil de fazer questão
Fiz de um jeito bem mais fácil kkkkkk. Fiz a relação métrica normal, descobrindo que o outro pedaço da reta vertical é 2. Assim, é só pensar que, se essa reta é cortada no meio por uma perpendicular, esta última só pode ser o diâmetro (5), então o raio é 5/2.
Cada vez que vejo os vídeos fico mais alucinado e cada vez mais noto que preciso de um nivelamento em matemática urgente... Não lembro de 95% disso...
Fiz assim:
Considerando que X é o restante da corda com valor 2 e fazendo potência de ponto:
2*X = 4*1
X = 2
Sendo assim, descobrimos que o X é o mesmo que o seu complementar, logo a corda perpendicular a esta está no meio da circunferência, sendo então a soma desta o diâmetro, e a metade o raio:
Diâmetro = 4 + 1 = 5;
Raio = D/2 = 5/2
fiz isso tbm, logo q bati o olho
Tem como concluí que a corda 1+4 é um diâmetro por semelhança de triângulos:
Seja A, B e C, os pontos contidos no círculo dos segmentos 2, 1 e 4, respectivamente, e X o ponto de encontro de 4 e 1. Assim, os triângulos retângulos ABX e ACX são semelhantes por semelhança de cateto-cateto, pois (AX)/(BX) = (CX)/(AX) = 2. Repare que AX (triângulo ABX) é o lado correspondente de CX (triângulo ACX), portanto os ângulos inscritos BÂX e XÂC são complementares, então BÂC é reto e subtende uma meia circunferência, o que mostra que BC é um diâmetro.
Deixando explicadinho fica meio comprido, mas é mais rápido de perceber no olhômetro.
Acertô miseravi.
Fiz também da mesma forma. Obrigado
Boa observação pequeno gafanhoto, mas precisa dar mais detalhes da mediatriz que passa sempre no centro de uma circunferência quando corta uma corda em seu ponto médio... enfim rsrs! O que está no vídeo serve pra aprender certas propriedades da circunferência, ninguém liga pro valor do raio!
Definição de maestria ao lecionar. Máximo respeito 👏👏
a partir do momento que vc descobriu que o outro pedaço da corda valia 2, já dava pra saber o raio só pelas informações das outras cordas. pois a corda da horizontal corta exatamente no meio da corta na vertical (por terem dois pedaços de valor 2), sendo assim, a corda da horizontal é automaticamente o diâmetro, ai fica fácil pra achar o raio, só dividir por 2
Sim isso é meio óbvio, o que ele ensina é o raciocínio para chegar no resultado
Já vi essa vinheta várias vezes e me surpreendo cada vez que vejo novamente
Nesse caso específico dava pra resolver só usando a potencia de ponto, se uma reta horizontal corta uma reta vertical no meio (os dois lados são iguais a 2), o diâmetro será exatamente o comprimento da reta horizontal, então o raio será 5/2 = 2,5. No mais, vídeo foda como sempre!
mestre faz um video explicando o LIGO e ondas gravitacionais por favor
To estudando isso agora em math no EM tu é foda d+ mano ótimo trabalho q vc faz pprt tmjjj
ele e incrível msm a minha escola nao ensina assim, da a formula somente e pronto. Se quiser um conhecimento extra tem que ser longe da escola
Excelente, nem em engenharia aprendi isto, excelente aula!
E nem era pra aprender mesmo....nada a ver....vc queria matemática ou engenharia?
Eu conhecia esses dois teoremas, mas não lembrava da dedução. Vlw, Guisoli... muito clara sua explanação.
Fiz de outra forma, Segui a lei dos Senos, primeiramente liguei alguns pontos e fez 2 triângulos retângulos embaixo, Posteriormente usei Pitágoras para descobrir os lados, e por fim apliquei a formula A/sen(a)= 2R... e deu 2,5
2.5 é a resposta correta, no final do video ele sem querer 'passou' o dois multiplicando ao invés de dividindo, resultando em 2 vezes 5 quando era pra ser 2 dividindo 5.
Cara! Sensacional tua boa didática.
Que didática perfeita! Parabéns pelo vídeo, questão fera dms!!
Muito boa explicação!!! Direto ao ponto 👏👏👏👏👏👏👏👏
Da pra assumir que as cordas são os eixos coordenados (x,y) e resolver a equação da circunferência pra (x0,y0,R) a partir dos pontos definidos, (4,0), (-1,0), (0,-2).
eca eca analítica KKKKKKKKK, brincadeira
Bom vídeo, professor.
Confesso que meu cérebro "esquentou" um pouco, mas entendi perfeitamente.
Obrigado pela aula.
Parabéns.
Show de bola. Resultado top demais.
Explicação excelente. Muito bom👏👏👏
Video muito bom ! Cheio de demonstrações e ideias importantes ! Acho que tu devia ter dado atenção à particularidade desse problema, que eu e alguns caras percebemos : o desenho das cordas não está em proporção, mas a potência de ponto mostra que a corda de tamanho 5, na verdade, é o diâmetro. Logo, R = 2,5 sai de imediato. Era uma sacada importante se for uma questão de velocidade. Mas o vídeo está ótimo ! Rico em demonstrações e ideias boas
nunca vou parar de dizer o quanto sou grata ao canal por me fazer ver o quão bela é a matemática. Obrigada pela vigésima vez ♥
Figura 100% confiável essa daí, em Felipe kkkkkkk
AS APARÊNCIAS ENGANAM!!!!!!!!!!!!
n entendi...
Na verdade, é até interessante que a gente faça as figuras não exatas, para concluir depois pelas propriedades apresentadas que determinadas condições devem ser impostas e que a figura não é exatamente como foi desenhada.
@@enzobigliardiballin7957se as medidas estivessem na vida real a imagem seria diferente
isso é geometria plana sem spoiler ksksksk
Boa . . . Muito bem explicado
Cacei um triangulo inscrito e fiz por lei dos senos. Obrigado Morgado, me tirou do buraco da geometria
Precisamos incentivar esse tipo de nostalgia. Muito obrigado pelo vídeo 🙏
Seu canal está cada vez mais top. Adoro sua energia, paz
Muito Bom .
Descobri esse canal hoje ... Parabéns !!!!
Legal! Interessante! Valeu!
Me dá esperança quando vejo jovens gostando de matemática!
Nem tudo está perdido!
Video maravilhoso como sempre,aprecio muito seu trabalho!!!
Como sempre arransando assistindo e maratonando esse videos
Parabéns! Excelente, simples e objetivo.
Muito obrigado por ter aumentado o meu conhecimento!
Que vídeo e explicação incrível!!!
Imagino o desenvolvimento disso tudo na geometria analítica seria show...
Eu fiz somente a potência de ponto, como os dois pedaços verticais eram iguais foi fácil perceber que o diâmetro era 5, logo o raio era 2,5. Ainda assim, ótimo video, essa do 4r² = a² + b² + c² + d² quando as cordas são perpendiculares eu não sabia
Sensacional a questão e a resolução!
Bom dia Mestre
Grato
esse cara é simplesmente genial
Excelente 👏👏. Só no final me deu um TOC por vc ter usado ponto(notação americana). Ficou parecendo um produto.
Gostei demais muito boa a explicação
Tbm pode ser resolvido definindo um ponto para o centro da circunferência ( xc , yc) , e calculando as distâncias desse centro aos pontos de coordenadas conhecidas , essa distância será sempre o raio . Lembrando q a origem do sistema cartesiano será na interseção das retas , pra facilitar as coordenadas e o cálculo das distâncias . Como vc tem duas incógnitas ( Xc e Yc ) , necessitará de , pelo menos , duas equações pra encontrá-las . Essas equações sairão das distâncias entre o centro e os três pontos de interseção das retas com a circunferência , e q possuem distâncias definidas .
Caramba esse cara é gênio manja muito parabéns...
Show de bola!! Parabéns pelo trabalho!!
Muito boas demonstrações! Depois de provar que os segmentos das cordas a*b = c*d, fica fácil deduzir que a corda horizontal é a mediatrz da corda vertical, portanto a corda horizontal é o diâmetro. D= 5 . Então r = 2,5
você estudou no Bernoulli de BH? A aula me lembrou bastante o professor Marcelo
Muito top, gostei da demonstração
Só passando para deixar claro que eu quero renovar minha matrícula no desvendando a matemática. Daqui não saio, daqui ninguém me tira.
Hahaahah tmj Pedro!!!
Bom demais. Valeeeu!!!
Bom demais! Só pelo primeiro princípio dava para saber, porque o arco da vertical ficou dividido no meio. Mas também é bom ver outros métodos de resolução.
Gosto MT dos seus vídeos!
CAAAARRRRAAAA. MDS tu nem tinha terminado a demonstração e eu já tinha entendido da onde que surgiu ela e eu fiquei em êxtase quando eu acertei. que fodaaa kkkkkkk. Adora as demonstrações. Valeu
muito bom o vídeo, gostei demais!!!
Nao deu nem tempo de ver mulher!!!!
Kkkkkk
@@UniversoNarrado tenho superpoderes que nem o Enzo
@@UniversoNarrado KKKKKK vei-
melhor aula que já assisti, parabéns mano, continue com vídeos assim, ou melhores ainda (se tiver como ser melhor)
Já tava com saudade desse canal
eu jurei que não entenderia absolutamente nada, mas na real eu entendi até boa parte. belo trabalho professor 🥳
Bela demonstração, mas fica facil depois de aplicar o Teorema das Cordas perceber que a corda de tamanho 5 é o diâmetro, uma vez que divide a outra ao meio e é perpendicular a ela.
Que vídeo bom cara. Mto obg
Geometria plana é um negócio muito bonito, cara
Cara demonstrando fica tão claro, pô, vlw, mano!
Resolvi de forma diferente: tracei uma reta paralela a corda horizontal, passando pelo centro da circunferencia. Encontrei 2 triângulos retângulos com hipotenuza igual ao raio. Por teorema de Pitágoras encontrei as 2 equações. Igualei as duas e encontrei o raio = 5/2 e descobri que esta corda horizontal na verdade é o diâmetro da circunferência. Depois assisti o seu vídeo. Eu não lembrava dessa propriedade das cordas que você utilizou.
Excelente aula, bem esclarecedora.
Amo geo plana, fiz muitas demostrações de teoremas, agora irei para geo espacial
Gostaria de saber se possível qual é o equipamento que ele utiliza ????... Achei interessante
Rapaz, sabia dessas propriedades não! Algumas sim outras não rsrs.. show!! Parabéns..
Se garantiu, cara. Dei valor.
esse canal é mt foda!!!! torço demaaaaaaaaissssss por vcccccc!!!!!!
Fiz diferente. A corda horizontal tem um valor total de 5, logo sua metade é 2,5. Tracei um triagulo retangulo, sendo 2,5 um dos catetos, a hipotenusa a reta correspondente ao raio e outro segmento ligado a corda central formando outro cateto. Dái, fiz sen de 6O= 2,5/hipotenusa, encontrando assim, um raio de aproximadamente 2,8.
Muito bom seu canal!!!
Show. Nota 1000.
top demais, em um comentário abaixo o Luis observa que daria para resolver sem a equação maior, também dá para resolver com relação de ângulos e arcos utilizando o seno, é uma brincadeira boa e com fórmulas mais conhecidas.
Pela vinheta já valeu o like!
Parabéns pela explanação!
Muito bom o método de resolução, ele nos ensina coisas novas, mas tem um outro jeito muito fácil de resolver esta questão, sabendo que 1 + 4 e o diâmetro do circulo, basta dividir por 2 e acha o raio = 2,5.
A expressão 4r^2, pode ser interpretada como o quadrado do diâmetro, dessa forma a relação fica mais fácil de memorizar.