Acordo ortográfico-Antônio Houaiss-1990

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 дек 2024

Комментарии • 55

  • @isabela.ferreira3792
    @isabela.ferreira3792 4 года назад +7

    Este senhor desconhecia a Língua Portuguesa e a pronúncia portuguesa em Portugal, nas várias regiões.
    Este senhor era adepto da deslusitanização da Língua Portuguesa.
    Este senhor está na génese do Acordo Ortográfico de 1990, por motivos económicos.
    Este senhor era brasileiro, filho de libaneses. A sua Língua Materna era a Libanesa, não era a Portuguesa. Daí este "desamor" pela língua do ex-colonizador.

    • @telaacida
      @telaacida 4 года назад +1

      Libanês como "língua materna"?

    • @isabela.ferreira3792
      @isabela.ferreira3792 4 года назад +1

      @@telaacida sim, Língua Materna, aquela que se aprende no berço, a Língua dos nossos antepassados, a Língua dos nossos Pais.

    • @telaacida
      @telaacida 4 года назад +1

      @@isabela.ferreira3792 eu não sabia que existia a língua libanesa. Pelo que eu saiba, a língua oficial do Líbano é o árabe.
      E esse senhor conhece mais a língua portuguesa que qualquer um zé povinho. Além de brasileiro nato, ele é um estudioso muito respeitado no Brasil e em Portugal.
      Ah, eu esqueci, os portugueses não gostam de admitir que falamos a mesma língua e sim um tal de "brasileiro". Se tiver alguma reclamação é com as academias de letras e as universidades do seu país, que aceitaram o tal acordo de bom grado.

    • @telaacida
      @telaacida 4 года назад +1

      @@isabela.ferreira3792 mas não existe a "língua libanesa", só o árabe na região. E isso não o invalida como estudioso e intelectual da língua portuguesa. Ele, acima de tudo, era brasileiro nato e criador do maior dicionário da língua portuguesa.
      Quem escolheu divergir na escrita foi Portugal, pois, criou uma reforma ortográfica sem comunicar ao Brasil. Como eu disse: se quiser reclamar é com os intelectuais do teu país, que consentiram com a reforma ortográfica.

    • @isabela.ferreira3792
      @isabela.ferreira3792 4 года назад +2

      Caro @@telaacida no Líbano fala-se, além do Francês, e alguns dialectos, o Árabe Libanês, que é uma variante do Árabe falado no Líbano, (tal como a variante brasileira do Português) embora muitos considerem o Libanês uma língua separada (tal como no Brasil e fora dele há quem considere a variante do Português falado no Brasil uma língua separada - o BRASILEIRO, e não sou eu que o digo, mas linguistas brasileiros).
      O senhor Houaiss era brasileiro nato, filho de libaneses, com todo um passado e antepassados libaneses. Nada o ligou nunca a Portugal e à Língua Portuguesa. O senhor Houaiss conhecia a Variante Brasileira do Português, que quis DESLUSITANIZADA (isto dito por ele) e os seus dicionários são a maior prova disso. Eu sei, tenho-os, porque aprendi a ler e a escrever no Brasil. E DESLUSITANIZAR significa AFASTAR o Português, da sua Matriz: a Língua Portuguesa.
      Os Portugueses não têm nada que gostar ou não gostar do que os Brasileiros falam ou escrevem. Os Portugueses sabem, como todo o mundo sabe, que no Brasil escreve-se e fala-se uma VARIANTE do Português, que o maior dialectologista português, Leite de Vasconcelos, considerava DIALECTO, que é o mesmo que VARIANTE.
      Brasil e Portugal não falam a mesma Língua: em Portugal falamos Português. No Brasil fala-se a Variante Brasileira do Português, que um dia será a Língua Brasileira (é só uma questão de tempo).
      Português falam e escrevem os africanos de expressão portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, etc.), porque estes não deslusitanizaram o Português, e escrevem-no e falam-no à moda Portuguesa. Os Cabo-verdianos falam e escrevem o Crioulo cabo-verdiano, e que já é Língua Oficial, oriundo do Português. Um dia será a vez do Brasil.
      Quando um português e um brasileiro vão à televisão debater qualquer assunto, até as crianças dizem que um fala português e o outro fala brasileiro. E isto é elementar.
      O Brasil mantém o “português” na Língua por conveniências políticas, contudo, a bandeira que a caracteriza é a brasileira. E só uma questão de tempo, para retirarem o “português” da designação da Língua.
      Numa coisa dou-lhe razão: a reclamação a fazer será junto às universidades e academia de letras portuguesas, bem como junto aos políticos portugueses que, atacados por um gigantesco complexo de inferioridade, acharam que se se colassem ao Brasil, no que respeita à Língua, agigantavam-se. Mas esqueceram-se de um pormenor: a língua que o Brasil fala e escreve já não é portuguesa. E isto é tão desprestigiante para Portugal que a imprensa internacional noticiou o Acordo Ortográfico de 1990 (que substituiu a grafia portuguesa pela brasileira) como sendo a PRIMEIRA VEZ na História que uma ex-colónia (Brasil) determina como o ex-colonizador (Portugal) vai escrever a própria Língua (a Língua Portuguesa, a oficial, a Materna) no presente e no futuro. Este isto é vergonhoso para Portugal e para os Portugueses.

      Por isso, nós, que amamos a nossa Língua e a nossa Cultura e o nosso País, lutaremos para que o Brasil fique com a sua Variante, e nós fiquemos com a nossa Língua, a original, até porque seria um retrocesso se Portugal trocasse a sua Língua por uma Variante de si própria.
      Não concorda, caro Peter Shelton Alves? Mas o problema não é dos Brasileiros, que puxam a brasa para a sardinha deles (como se diz por cá). O problema é dos políticos portugueses, complexados, ignorantes e cheios de interesses obscuros.

  • @keiladiasp
    @keiladiasp 4 года назад

    Perfeito👏👏👏👏👏

  • @diegomatheus30
    @diegomatheus30 3 года назад +6

    Este senhor fez um desserviço aos povos de língua portuguesa.

  • @jgaiato1760
    @jgaiato1760 6 лет назад +6

    Completamente complexado e ignorante sobre o que é respeitar a diferença...seja de uma língua ou de um povo

  • @jpbastos
    @jpbastos 9 лет назад +7

    Absolutamente ridículo...

  • @HellNahDwag
    @HellNahDwag 4 месяца назад

    Verdade meu bom, no próximo acordo, tire os H's pois, de acordo com o senhor, não agrega valor algum: Homem, Homenagem, homologação, etc. Argumento que é, convenhamos, insuficiente e, bem como disse o próprio, caprichoso. Enfim, 'des'obrigado Houaiss pelo crime que cometeu a língua portuguesa. Não só do Brasil, mas de todo os países lusófonos.

  • @NaliniXS
    @NaliniXS 5 лет назад +2

    Nem toda a gente diz "idéia" e "aldéia", Senhor, isso é um "falar" lisboeta, sobretudo dos locutores da TV, que dizem "kâixa" quando querem dizer "QUEIXA", "cadavres", "pscina", mnistério... e vão comendo vogais.

    • @nunonunes5024
      @nunonunes5024 3 года назад +3

      nalini xs, o fenómeno que refere acontece em todas as línguas do mundo, porque o discurso tende universalmente para a celeridade. Em todos as línguas...menos na "língua brasileira", onde um fenómeno inverso ocorre: acrescentar vogais (que se traduz no acrescento de sílabas às palavras).
      Os brasileiros pronunciam te-qui-nô-lo-gia em vez de tecnologia; á-di-vô-ga-do em vez de advogado; su-bi-má-ri-no em vez submarino, etc. E comem consoantes dizendo picina em vez de piscina; decer em vez de descer; crecer em vez de crescer. O falar brasileiro torna-se cada vez mais mastigado e penoso de ouvir! Repito, este fenómeno é exclusivo da "língua brasileira". O "L" no fim das palavras é substituído por "U", ex. Brásiu.
      E o "R" no fim das palavras desaparece; ex: fazê em vez de fazer; andá em vez de andar, etc.

    • @NaliniXS
      @NaliniXS 3 года назад

      @@nunonunes5024 Muito obrigada. Realmente assim é. Mas é irritante a 'amputação 'lisboeta. Só empobrece a língua, no meu humilde entender.
      O inglês americano é prova disso.

  • @lauramartins5953
    @lauramartins5953 5 лет назад +5

    Mentiroso. Nenhum português confunde "ideia" com "aldeia".

    • @lauramartins5953
      @lauramartins5953 5 лет назад +3

      @@Leandro_Andrade. Eu sou portuguesa.

    • @jjunl_37
      @jjunl_37 3 года назад +1

      @@isabela.ferreira3792 Agora pronto! O Brasil tinha seu próprio idioma e estava feliz com ele até chegar Portugal e tornar a língua portuguesa compulsória e agora vocês acham que podem nos cobrar alguma coisa. Vocês não estão em condições de dar lição de moral em ninguém já que nem moral vocês têm para tal

    • @isabela.ferreira3792
      @isabela.ferreira3792 3 года назад +1

      ​@@jjunl_37 Bem, quem está por trás deste comentário não tem a coragem de dar o nome nem a cara, por algum motivo há-de ser. E o motivo principal é, sem dúvida, expor-se à sua abissal IGNORÂNCIA.
      Vamos lá a ver por partes:
      - O Brasil NÃO tinha o seu próprio idioma, porque o Brasil antes de 1500 NÃO existia. O que existia era um imenso território habitado por indígenas com as suas próprias culturas, línguas e dialeCtos, que depois do descobrimento desse território pelo grande navegador português Pedro Álvares Cabral, os Portugueses MANTIVERAM, acrescentando-lhes uma nova Língua: a Língua Portuguesa, da GRANDE família linguística indo-europeia, que eles assimilaram muito naturalmente.
      - A Península Ibérica ao longo da sua existência, foi habitada, desde a pré-história, por vários povos que tinham as suas próprias culturas, línguas e dialeCtos, e com a ocupação romana e muçulmana, esses povos assimilaram o Latim e o Árabe também muito naturalmente, porque sempre foi assim, em todas as épocas e com todos os povos do mundo, que foram absorvidos pelos grandes impérios. Daí que a Língua Portuguesa tenha na sua génese uma amálgama de Línguas, que fizeram dela uma Língua RICA, que está considerada uma das mais belas e íntegras Línguas do mundo.
      - Foi essa Língua que os Portugueses introduziram no que veio a ser o Brasil, povoado pelos indígenas, os verdadeiros donos do Brasil (e que agora os brasileiros querem descartar, algo que nem o colonizador fez) e por vários outros povos que vieram ali fixar-se, entre eles OBVIAMENTE os Portugueses, que nele deixaram uma CULTURA e um IDIOMA europeus, que se juntaram às culturas autóCtones e africanas, amalgamadas com a italiana, a grega, a alemã, entre outras, que também influenciaram a Língua que os BRASILEIROS, já de terceira geração, adoPtaram depois do 7 de Setembro de 1822, quando se libertaram do colonizador. Poderiam ter escolhido uma Língua indígena, o Tupi-Guarani, por exemplo, mas ficaram com o Português, que HOUAISS DESLUSITANIZOU, afastando-o da sua genetriz, não tendo por isso, mais poder nenhum sobre o Português, que deixou de ser Português, para ser brasileiro.
      - Portanto, seria de toda a racionalidade, os Brasileiros ficarem com a sua riquíssima Língua Brasileira, que agrega uma amálgama de idiomas provenientes de vários outros povos, e alterações que fizeram por sua conta e risco, introduzindo-lhe um outro registo linguístico.
      - Por fim, devo dizer-lhe que não é da elegância, nem da racionalidade, virar o bico a este prego. Quem está a cobrar aos Portugueses, de um modo absolutamente IGNORANTE uma faCtura que não lhes pertence, são os brasileiros ignorantes como você, que nada sabendo de nada, vem para o RUclips fazer estes comentários que envergonham os Brasileiros Cultos e o Brasil.
      - Quanto à moral ou à lição de moral, ficou aqui bem evidente, quem dá lição a quem.

    • @jjunl_37
      @jjunl_37 3 года назад

      @@isabela.ferreira3792 Brasil é apenas um nome que deram a um território, território este que havia habitantes com cultura e idiomas próprios além de uma civilização avançada. O que aconteceu é que os portugueses proibiram que continuassem com seus idiomas e forçaram a falar português, não foi uma escolha e agora você vem me falar que eles poderiam ter ficado com sua língua depois de séculos sendo oprimidos e obrigados a falar uma língua estranha. Ninguém aqui está cobrando nada aos portugueses, caso você não tenha percebido o Brasil pouco se importa com o que os portugueses fazem da própria vida, o que queremos é que vocês parem de agir como se ainda fossemos sua colônia já que agora o Brasil nada tem a ver com Portugal

    • @isabela.ferreira3792
      @isabela.ferreira3792 3 года назад

      @@jjunl_37 A sua IGNORÂNCIA não terá limites? Continua no registo da ignorância, para envergonhar os Brasileiros Cultos e o Brasil? Não se dá conta disso? NÃO compreendeu nada do que escrevi?
      Então vejamos:
      O BRASIL NÃO é apenas um NOME. Será um nome apenas para os esquerdistas idiotas que não sabem LER a HISTÓRIA, na sua faceta universal.
      O Brasil é um País territorialmente grande, mas pequeno no tamanho de certas mentalidades que o apoucam, por aí, como é o seu caso. É um País que podia ser os Estados Unidos da América do Sul se tivesse gente inteligente que o catapultasse para o FUTURO. Já tiveram 199 anos para o fazer e ainda não conseguiram. Porquê? Por causa de gente como você.
      O Brasil tinha e continua a ter os seus habitantes autóctones com culturas próprias, mas NÃO com civilizações avançadas. Os indígenas brasileiros eram o que continuam a ser hoje: um povo que vive da Floresta, e que os brasileiros do ano 2021 d. C. querem DESTRUIR.
      Avançadas foram as Civilizações dos Maias, dos Astecas e dos Incas, que o colonizador espanhol EXTINGUIU. A Cultura autóctone brasileira foi poupada pelo colonizador português. Os indígenas brasileiros eram aliados dos portugueses quando se travavam guerras contra holandeses e ingleses e outros povos que quiseram invadir o território brasileiro. Ambos os povos, portugueses e indígenas, só tinham a ganhar com essa aliança. A história que contam aos brasileiros nas escolas é uma GRANDE MENTIRA. Nas escolas estão a formar ANALFABETOS FUNCIONAIS, com tanta mentira que lhes injeCtam, por conta da ignorância esquerdista que assentou arraiais no Brasil.
      Acontece que os portugueses não obrigaram ninguém a falar Português, porque até aos dias de hoje os indígenas brasileiros usam os seus idiomas e dialectos, MAS TAMBÉM o Português. Tal como os indígenas norte-americanos. E assim como os indígenas brasileiros aprenderam Português, os portugueses aprenderam os idiomas autóctones para poderem COMUNICAR. Tal como aconteceu nos EUA e em todos os outros territórios colonizados por ingleses, franceses, holandeses e espanhóis.
      Chegada aqui, vejo, devo acrescentar que sem surpresa alguma, pois a sua ignorância ultrapassa TODOS os limites, que NÃO conseguiu perceber o que eu disse quanto à escolha do IDIOMA depois do Grito do Ipiranga. E se não percebeu, não adianta repetir, porque o seu cérebro já está formatado. Levou uma lavagem cerebral com toda a desinformação possível a este respeito, que JAMAIS conseguirá apanhar o comboio que continua em movimento.
      Depois vem o mais CARICATO, o que demonstra a sua desmedida IGNORÂNCIA: quem está a tentar colonizar Portugal através do abestalhado Acordo Ortográfico de 1990 é o Brasil, e não o contrário.
      Antônio Houaiss, o ideólogo-mor da aberração ortográfica, que dá pelo nome de AO90, é que fez uma tentativa de colonizar Portugal. Não conseguiu em vida, e não será depois de morto que o conseguirá, porque os seus seguidores devem milhares de Reais à inteligência.
      E nós cá estaremos para defender o que é nosso.
      Os brasileiros mais incultos, como você, é que ainda não conseguiram cortar o cordão umbilical com o ex-colonizador, e continuam a sofrer do complexo do colonizado, mais conhecido por complexo de vira-lata, querendo continuar a chamar PORTUGUESA a uma língua que há muito é exclusivamente brasileira.
      No dia em que conseguirem andar pelos próprios pés, e se desvincularem definitivamente de Portugal, chamando Língua Brasileira ao que agora chamam “Português do Brasil” impropriamente, verão que conseguirão crescer como Povo. Enquanto ficarem agarrados a esse pedaço do cordão umbilical que já uniu Portugal e Brasil num só território, num só reino, o Brasil marcará passo e não se tornará um país INDEPENDENTE. Gente como você é que continua a sentir-se colonizada.
      Nós, Portugueses, já nos afastámos há muitos das nossas ex-colónias. Demos-lhes todas as ferramentas para serem GRANDES países. O Brasil foi o primeiro a receber a “carta de alforria” e veja em que pé está: um país dos mais caóticos do mundo.
      A culpa é dos Portugueses? Não é com toda a certeza. A culpa é de gente como você: ignorante, analfabeta e que sofre do complexo de vira-lata, como o afirmou Nelson Rodrigues.
      Vá estudar HISTÓRIA. Não se atenha às historinhas inventadas por mentes pequenas, com desejos de ser grandes, mas que não têm capacidade para tal. Que é o seu caso.