ATUAÇÃO DA FUNÇÃO 67N COM MÚLTIPLOS GERADORES

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Olá! No vídeo de hoje, vamos explorar um tema bastante relevante no campo da proteção elétrica: a proteção de sobrecorrente direcional de neutro em sistemas de geração.
    Imagine um cenário comum em sistemas de geração, onde múltiplos geradores estão conectados em estrela a um barramento comum. Nesse tipo de configuração, surgem desafios para garantir um disparo seletivo em casos de faltas à terra. Cada gerador contribui com uma corrente de terra para faltas que ocorrem no sistema. No entanto, a contribuição dessas correntes de terra é praticamente igual.
    Ao utilizar apenas a proteção 51N, que é comumente empregada, torna-se impossível obter um disparo seletivo para faltas à terra, independentemente da magnitude dessas correntes. Mas então, como solucionar esse desafio?
    No exemplo apresentado neste vídeo, todos os geradores e o transformador elevador são aterrados por resistência, com cada um deles limitado a uma contribuição máxima de 100 Ampères para faltas à terra. Quando ocorre um curto-circuito entre o gerador 1 e o disjuntor DJ1, é desejável desligar apenas o disjuntor DJ1, isolando e interrompendo apenas o gerador afetado pelo curto-circuito.
    Entretanto, a proteção 51N, por si só, não consegue identificar a direção da corrente. Mas há uma solução: a proteção de sobrecorrente de terra direcional, conhecida como 67N. Essa proteção é instalada no local do disjuntor e atua somente na corrente de falta à terra que flui em direção ao gerador afetado. Ela não é ativada para faltas à terra no barramento, no sistema ou nos outros geradores. Enquanto isso, a proteção 51N desempenha um papel de proteção de backup, acionando-se em faltas à terra não seletivas, com valores mais altos ou temporização mais longa.
    É importante ressaltar que a operação do elemento 67N depende da contribuição de corrente de sequência zero vinda do sistema e dos geradores adjacentes. Durante o processo de partida, antes que o gerador esteja sincronizado com o sistema, a proteção de falta à terra é fornecida exclusivamente pelo elemento 51N, o qual possui um temporizador para atuação.
    Esperamos que você tenha compreendido a importância da proteção 67N nesse contexto de múltiplos geradores conectados em estrela. Se você gostou do vídeo, não se esqueça de deixar seu like e de compartilhar. Fique ligado no nosso canal para mais conteúdos sobre proteções e sistemas elétricos. Obrigado pela audiência e até o próximo vídeo!
    E lembre-se... pensou em energia, pensou na Sensorless Engenharia!
    Entre em contato conosco.
    emmanuel.chaves@sensorlessengenharia.com.br leandro.perdigao@sensorlessengenharia.com.br caio.ferreira@sensorlessengenharia.com.br

Комментарии • 4