ALTO NIVEL DE CURTO-CIRCUITO MONOFASICO E TRANSFORMADOR SEM RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • No vídeo de hoje, vamos explorar um tema crucial para engenheiros eletricistas e profissionais da área: o alto nível de curto-circuito monofásico em transformadores sem resistência de aterramento. Você vai entender os riscos dessa configuração, quais são os impactos no sistema elétrico e como mitigar esses efeitos. Explicaremos o que é um curto-circuito monofásico, discutiremos sobre as diferentes configurações de aterramento de um transformador e mostraremos simulações práticas em diferentes cenários.
    🔔 Não se esqueça de se inscrever no canal, curtir o vídeo, compartilhar com os colegas e deixar suas dúvidas e comentários abaixo, ficaremos felizes em responder!
    Obrigado por assistir e até a próxima!
    E lembre-se... Pensou em energia, pensou Sensorless!

Комментарии • 4

  • @wilkerluizdeoliveira
    @wilkerluizdeoliveira 2 месяца назад

    Fala Galera!! Tô na área!! Grande abraço!! Emmanuel Chaves, grande Engenheiro assim como toda sua equipe!

  • @fernandodiniz7917
    @fernandodiniz7917 2 месяца назад

    Mas e na ocorrência de curto-circuito trifásico ? A corrente nas fases terá valor superior a corrente nominal também.

    • @sensorlessengenharia8627
      @sensorlessengenharia8627  2 месяца назад

      Exatamente. No curto-circuito trifásico a corrente de falta também é superior à corrente nominal, porém não haverá sobretensão, uma vez que as três fases estão em curto. Desse modo, o relé não atua pela proteção 59, como ocorre no curto-circuito monofásico.
      Devemos lembrar que as sobretensões também causam danos ao transformador, TPs e condutores. Considerando o exemplo do vídeo, caso sejam dimensionados cabos com isolação 8,7/15 kV e ocorra um curto-circuito monofásico no trafo sem resistência de aterramento, as fases sãs subiriam para 13,8 kV, ocasionado um possível rompimento da isolação dos cabos (13,8 > 8,7).