Minha reflexão: seja o anão! O anão foi o único que o tratou bem e sem indiferença, e foi o que ele recebeu em troca. Teve sua vida poupada e ainda ganhou um beijo genuíno. Não apenas violência gera violência, atitudes boas geram coisas boas e elas também se propagam!
Até sobre a pergunta final se violência gera violência, é só olhar a física. Joga uma bola forte na parede ela pinga e volta contra vc. O anão foi suave como vc disse, carinhoso e por isso o Arthur teve consideração e por isso ele teve sua vida poupada e recebeu um beijo genuíno. Fora que esss cena do anão tentando abrir a porta é a única cena engraçada do filme
Sobre a questao da paternidade do Coringa, eu interpretei como mais uma violencia sofrida por ele ainda no ventre materno. O abandono sofrido por sua mãe, que em sua ingenuidade, continuou crendo que o homem que a desrespeitou, abusou de sua ingenuidade, com desprezo e prepotencia. Talvez ela mesma nao tenha agredido o filho, mas se emvolvido com homens agressivos. Pareceu-me que ela tinha algum disturbio mental, porem de modo tendente a um retardo cognitivo e nao com viés violento.
eu sempre estou na academia na hora q ele.participa do programa da fatima bernardes, e eu sempre quero ouvir, mas a tv é praticamente no silencioso....
Professor, o senhor esqueceu de falar sobre o momento em que ele fala para a assistente social: "parece que você nunca me ouve né? Porque toda vez que eu venho aqui, você sempre fala as mesmas coisas". Penso que essa invisibilidade perpassa até pelos profissionais de saúde os quais nós (sou portadora de Transtorno de Personalidade Borderline) frequentamos. Às vezes a gente vai ao psiquiatra, principalmente, relata o que sente e como age, e ele mal olha na nossa cara. No geral, adorei sua análise, perfeita! Parabéns!
Mari Teixeira Nossa eu acabei de comentar isso. Eu também acho que não sou “ouvida” pela minha psicóloga. Meia hora de conversa toda semana e diz sempre a mesma coisa. E ainda frisa: “você vai ter que tomar remédio o resto da vida”. Eu não quero isso pra mim. Não vou não. Também sou borderline e bipolar com depressão ansiosa grave. Força Mari!
@@becauseeu querida, eu tive un psiquiatra q era assim. Ele nem olhava pra mim, ficava o tempo inteiro olhando pro notebook, n sei se consultando algo ou fazendo algo nada a ver. Mudei de psiquiatra, o último agora, mais atencioso. Ele disse q o medicamento eu posso até parar, mas a terapia nunca. Só que estou sem trabalho, e como pagar terapia? Dificil... força pra nós!
Também estou desempregada Mari, faço tratamento em uma instituição para mulheres que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência. Mas eu sempre tive séria resistência à terapia pq não gosto de falar sobre mim e sobre meu passado. Eu acredito que preciso ter mais coragem para enfrentar esses meus demônios e seguir sozinha. Não é fácil, sabemos, mas eu não gosto de ter alguém me dando ordens. Meus medicamentos são controlados por minha mãe e isso me deixa muito irritada. Às vezes me sinto uma criança sem capacidade de pensar por conta própria. Eu desejo que você consiga um bom terapeuta. Tente nas universidades, muitas delas oferecem tratamento gratuito. Um abraço!
@@becauseeu minha mãe só controlou meus medicamentos em um período que eu estava tendo muitas ideações suicidas e cheguei a tentar. Hoje eu mesma afasto as ideias suicidas pq me tornei espírita, e sei bem quão nefastas são as consequências dele. Já eu gosto muito de falar, se bobear conto minha vida toda pro uber rs... falar pra mim é uma forma de gastar o sofrimento. Aqui a triagem na universidade é tão difícil! Viver pra nós não e fácil, não é querida? Tenho 37 anos mas sem rumo na vida.
Eu também prestei muita atenção nessa parte até porque bem no dia que assistir o filme tive privilegio de assistir uma aula e a professora falava sobre a responsabilidade de não fazer um trabalho mecânico isso é algo que temos que nos policiar é ser mais natural possível. Ainda mais porque o profissional de saúde mental seja o psicologo ou psiquiatra no caso uma assistente a escuta especializada nunca substituirá a conversa intima que é essencial para vinculo gerar a confiança. Bem observado.
Eu fiquei em choque quando assisti o filme, normalmente gosto de conversar sobre o filme que acabei de assistir, mas esse eu precisei de horas pra digerir, pq ele é assustadoramente real. É absurdo ver como o filme retrata os problemas do mundo moderno, evidencia um pouco mais certos aspectos negativos e torna plausível a instauração do caos e da violência generalizada. O que mais me angustiou durante o filme inteiro é a solidão do Arthur, principalmente com a inocência que ele demonstra e você vê a dor que essa solidão causa. Há algum tempo passei por um episódio de depressão e me lembro do quanto foi doloroso buscar ajuda e contar pra amigos e familiares, pq é vergonhoso admitir fraqueza. Graças a Deus recebi ajuda e apoio, mas depois de chegar em casa, do cinema, eu chorei, pensando "Se eu não tivesse recebido ajuda?", "O que acontece com quem não consegue ajuda?"
@@lucimaradipolito4113 infelizmente isso acontece com todo mundo, cada um na sua medida, e as criticas negativas de que o filme é "perigoso" se baseiam nisso, na humanização que deram ao Coringa, que causa a empatia com todo mundo que se sente ou já se sentiu só, oprimido ou humilhado, ainda mais em um país com uma desigualdade tão grande quanto o nosso. Até certo ponto essa empatia é interessante, pq realmente nos da a capacidade de ver as críticas do filme sobre a perspectiva dele, mas no fim o Coringa não é um herói ele é a última cena do filme, um assassino a sangue frio, que vê graça e sente prazer no caos e não se importa com a dor dos outros. E nós só queremos receber um abraço, nos sentir acolhidos, sentir que pertencemos à alguma coisa.
Leonardo Persan , eu tive a mesma reação, sabe eu tenho um almanaque que ganhei num curso de desenho em 1990 e eu passei todos esses anos sem ler os quadrinhos, só me interessando pelas ilustrações ( Azilo de Arkham da editora Abril Jovem edição de 1990) na verdade nunca tive coragem de entender aquele roteiro, pq sempre me chocou muito. Quando terminei de assistir, fiquei como vc descreveu , chocada então lembrei do almanaque, nossa a descoberta foi singular, esse coringa do filme foi o único que fez jus ao Coringa dessa versão do meu almanaque. Finalmente consegui ler o almanaque com a maturidade que assisti o filme. Simplesmente amei. Recomendo a leitura tbm, pq as ilustrações falam por si só.
Sim cara, acho que concordo com quase tudo que você disse! O filme é extremamente impactante e REAL. É marcante a solidão do personagem e se eu não me engano ele foi muito baseado no Taxi Driver do Martin Scorsese, um filme com um personagem solitário meio que em busca de um propósito, onde sentimentos de indignação, impotência, raiva e tristeza envolvem o espectador e o personagem, mais ou menos parecido com o que o Pedro disse no vídeo, só que não de uma maneira tão forte igual é no Coringa. Eu assisti uma análise do filme de um canal do RUclips e o cara fala um pouco de várias semelhanças com Taxi Driver, tá em inglês, mas se quiser dar uma olhada tá ai: ruclips.net/video/rnyuxpky1Cw/видео.html Sinto muito por tudo que você passou e que bom que buscou ajuda, espero que esteja se sentindo melhor agora ou que esteja no processo em busca disso. Eu também já passei por episódios de depressão e em uma delas consegui buscar ajuda e contar pras pessoas, mas por mais que pareça vergonhoso admitir nossas fraquezas, eu acho que é uma atitude de muita coragem, ainda mais sendo homens e as vezes vivendo em meios machistas que dizem tanto pra gente que reprimir as emoções (já que ficar falando de emoções "não é coisa de macho"). Se sentir vulnerável é extremamente desconfortável pra gente, mas acho que é uma forma que temos de nos conectar com as pessoas, chorar talvez seja também uma maneira biológica que a gente tem de de criar laços, porque chorando você mostra que precisa de ajuda (igual quando um recém nascido chora quando tá com fome) e TODOS nós precisamos de ajuda em vários momentos da vida. Então em hipótese alguma deveríamos esconder o choro e nos isolarmos, mas a sociedade julga quem se sente fraco e demonstra essa fraqueza, é justamente por isso que acho que pra buscar ajuda você tem que ser muito corajoso! Mas ainda bem que a gente pode receber ajuda, porque como você disse muitas pessoas não podem e isso é muito triste.
Maria , vc nem imagina como a gente ama a psicologia ,qdo vc está doente ,e ninguém te entende e o psicológo te ouve , te entende no momento em q vc acha q tudo está perdido é como uma luz no fim de tudo de toda escuridão.
Uma das cenas que me chamou atenção, é quando ele é resgatado do carro da polícia então ele sobe em um outro carro e começa a fazer aquela dança estranha dele, a pessoas começam a ovacioná-lo, mas a expressão dele não é de satisfação e alegria e sim de tristeza e angústia. Quando ele era ingênuo e queria se aproximar das pessoas de uma forma pura, as pessoas o rejeitaram. Quando ele cometeu os crimes e se tornou violento, as pessoas o adoraram!
E olha que interessante eu vejo isso aqui na minha família o meu irmão que é um criminoso uma tranqueira, só dá trabalho a minha família adora agora eu que sou quieta ingênua sou odiada, isso é um fato real. Se você for bom as pessoas pisam em você.
@@reginacelisiqueirasthel191 essa dor e alguns q fazem nas pessoas querem tudo p elas esploram o pobre ,faz trabalhar como louco e paga mil e ainda ficam cuidando p tirar chega meia hora atrasado e descontam e não querem pagar os direitos , se tem sofrimento no mundo e culpa dos ricos pois querem tudo p eles acha q tem direito maiores e fasem o q querem e a justiça?protege os rico p ganhar algum e os políticos roub o dinheiro público
@@danielpassaia8469 meu caro, sou empresário e vivo com muito mais do que a maioria dos brasileiros. Não tenho empregados pois tercerizo todos os meus contratos. Mas a maior burrice da nossa economia é este ridículo salário mínimo. É desumano é tão brutal quanto a escravidão. Se fosse digno, certamente até os mais privilegiados ficariam verdadeiramente ricos. Essa é a parte ridícula da meritocracia. Ninguém é obrigado a se destacar. Alguém pode querer ser um pedreiro, uma cozinheira, um trabalhador comum; mas não precisa ser castigado por isso. E me impressiona que basta o pobre melhorar de vida pra imediatamente subjugar outro pobre. A prioridade não é o Ser Humano, mas sim a ostentação. Levei a cachorrinha da minha filha numa pet shop do shopping; a mulher me cobrou 200 reais por um banho com hidratação e mais umas frescuras. Eu disse pra ela que era descabido isso, pois tem diaristas que passam um dia inteiro de faxina pra ganhar a mesma coisa. Resposta dela: "tô com fila de espera", talvez se a diarista tivesse fila de espera, não cobraria R$ 200,00. Resumindo a culpa é do sistema. Mas tem gente gastando mais com os cachorros do que com a doméstica que passa o dia ralando. Nada é mais barato no Brasil do que um Ser Humano.
Os outros 20% é a representação do Coringa. Desse numero,muitos se tornam,depressivos,tímidos,assassinos,que auto-mutilam-se.Muitos aceitam viver,aparentemente bem,mas sob um jugo de opressão,sendo humilhados,passando vergonha,desprezando não a si próprios, mas a Deus que ABOMINA o ódio e desprezo oriundo de seu maior inimigo,Satanás.
Os bons não estão quietos. O problema é que os que agem realmente (e não ficam apenas olhando, elogiando e dizendo que fariam o mesmo - mas não fazem) são pouquíssimos.
Realmente é difícil, mas não adianta ficar sofrendo por conta do que aconteceu ou que ainda acontece, devemos nos manter forte e saber que o amanhã só à Deus pertence. Acredite, vivi mais de 10 anos na depressão, mas percebi que de nada adiantava eu ficar me vitimizando ou sofrendo por coisas do passado ou por antecedência. Enfim, cada um é cada um...
A geral e ignorante não pensa ,não observa vive dormindo e depois dão opiniões q só estraga mais não devemis levar em conta quem não ajuda ,mas sim p quem tem interresse
Sou médico psiquiatra, tenho 75 anos, até há 6 anos fui professor de psiquiatria na Universidade de Coimbra. Tenho livros publicados, alguns no Brasil. Sou fã dos seus vídeos e dou-lhe os parabéns pela honestidade, clareza e sabedoria fundamentada dos seus ensinamentos (embora os vídeos sejam um pouco longos para o tempo em que vivemos. Bastante de acordo com a sua visão do filme Corintea (em Portuga, Jocker), com reparos: 1. Apesar da descrição de internamentos anteriores e da tomada de medicamentos (falsos diagnósticos, internamentos desnecessários e medicamentos excessivos são frequentes em psiquiatria), não existe qualquer elemento que permita um verdadeiro diagnóstico psiquiátrico, pelo contrário. Alguns psiquiatras têm comentado que o filme pode contribuir para o estigma, uma vez que faz crer que se trata de uma doença mental que na verdade não o é. Pelo contrário, a resposta de riso que exprime rigidamente outra emoção (como bem afirma) está documentada em lesões neurológicas raras.
(Em continuação): Como disse um psiquiatra que citou, também me parece que o filme mostra o trajecto de alguém que se torna criminoso. A partir do primeiro homicídio a frio, mesmo em desespero, tudo muda na cabeça do seu autor. As defesas psicológicas (racionalização, etc) começam a funcionar. O filme é de facto uma metáfora condensada do tempo presente, mas tem muitos pormenores que nos fariam voltar a Freud. Parabéns pelos seus ensinamentos
Sorrisos descontrolados que na verdade exprimem desespero ou outro tipo de emoção negativa pode também ser exemplo de ataques depressivos? E se for, é sinal de uma depressão já desenvolvida e em certa escala atenuada? Ou, sei lá, pode apenas ser uma emoção reprimida?
Aqui na minha região as faculdades até disponibilizam atendimento, mas é só psicológico. Meu caso já foi encaminhado para psiquiatria, cada consulta é R $ 500,00 fora a medicação, que também é cara. Depressão severa.
Eu trato de transtorno de personalidade a um bom tempo e bom, felizmente estou 90% melhor confesso, gastei dinheiro pra ser oque sou hoje e tbm digo que antes eu era uma pessoa que estourava atoa, não cheguei a ter as mesmas características que o coringa apresenta no filme mas ainda sim, eu tinha uma particularidade que deixava as pessoas com medo, e hj reforço a dizer que estou melhor!
Sofro de depressão há 15 anos. É como se fosse uma dor física no peito. Graças a medicação estou melhor. Por isso eu sei qdo fala do preconceito com pessoas como nós. Obrigada por existir e nos compreender.
Também sofro. Me solidarizo com você. Percebi que pessoas acabam se afastando dos tristes. Possivelmente por medo de perceber a própria tristeza projetada num outro.
Fantástica a sua análise, tive um amigo que sofria de esquisofrenia, a vida toda foi negada a doença dele e os médicos diziam que era depressão, este não entendia porque era tão repudiado e judiado pela sociedade, não conseguia emprego, seus namoros eram todos feitos da sua imaginação, acabou se matando, era negligenciado pela própria família que não cobrava e não auxiliava no uso dos remédios, foi muito dolorido estar no velório dele e notar que poucas pessoas foram, é muito real essa discriminação da sociedade e do poder público pelas doenças psiquiatricas e psicológicas, parabéns pelo vídeo, acho que o melhor que já vi na web.
Eu tenho transtorno de personalidade borderline, me identifiquei com muitas coisas no filme. O desprezo, a rejeição, o fato de querer sempre sorrir quando dentro tá doendo tanto. Jamais reagi com violência. Mas já vi pessoas agindo contra si mesmo. Enfim.
Convivo com alguém que tem esse transtorno. Fomos ver o filme, ela disse que se sente exatamente como o coringa e me preocupei. Pois ela é muito violenta quando "rejeitada" ou algo não ocorre como o esperado. Filme incrivelmente impactante.
Olha, nos anos 60, aos 6 anos fui colocada num colégio interno mesmo ñ sendo órfã (minha mãe queria sossego...), onde fiquei até os 10 anos. Passei por situações bem difíceis e traumática, mas ñ fiquei com nenhuma mágoa da minha mãe por isso. Pelo contrário, superei, estudei, batalhei e hoje sou realizada. Estou aposentada, bem casada, tenho família, neta e busco me melhorar constantemente. Ñ me sinto injustiçada nem inferior. Sempre busquei tirar bons ensinamentos desta e de outras experiências "negativas" q a vida me apresentou. Sinto-me bem e vitoriosa. Seu vídeo é esclarecedor e me provou q graças a Deus, acho q ñ tenho transtorno mental, na verdade acho q minha mãe é q tinha ao internar 4 filhos pq ñ queria ter trabalho com eles. Mas, era minha mãe, lhe devo a vida e sempre entendi seu jeito de ser. Esse episódio me tornou forte e com vontade de vencer, o q consegui, decididamente.
Meus pais nos largaram pra sermos criados pelos tios. Eu me fiz, busquei autoconhecimento. Mas sempre tive baixa autoestima, um certo isolamento e dificuldade de me relacionar. Isso eu sei. Não passo essa informação para os outros.
Me impactou a cena do encontro dele com o suposto pai, principalmente a ingenuidade dele em se abrir, falar que só queria um abraço de pai...forte isso. E depois em resposta ele que foi buscar carinho, recebeu um soco na cara e não reagiu!!!! Triste demais.
Agora imagine a dor da filha do Pelé, que mesmo não tendo culpa por ter sido gerada por um irresponsável que estava somente buscando prazer sexual, que mesmo provando que foi gerada por ele, este ser asqueroso diz pra ela, que não é o DNA que faz filha, que é a convivência e aceitação. Que monstro cruel foi esse homem que o mundo insiste em chamar de "rei"! "Rei", só se for da ruindade!
Sofro com depressão e ansiedade e já ouvi coisas do tipo "Vai ler um livro pra parar de pensar tanto", "Levanta dessa cama, vc tem q reagir", "Sei q é difícil, mas não podemos nos colocar numa posição de coitada"
Sofro de bipolaridade tipo II e já ouvi coisas assim tb, principalmente porque predomino no polo depressivo. Então é bem complicado ouvir coisas “nossa, mas a meses atrás você não tinha curado da depressão? Por que voltou para depressão de novo?”, mas sabe, cuido a 12 anos desse transtorno e entendi que o amparo fornecido a mim vem por parte profissional e eu não julgo a quem me fere, porque eu sei qual minha essência, além disso, a maioria das pessoas carecem de conhecimento. Não que eu esteja em completude de algo, mas depois desses longos anos de tratamento, aprendi como filtrar melhor as coisas e ignorar o que não reflete ao que sou realmente.
Solidão é o estado depressivo da alma, quando pedimos socorro mas ninguém escuta. #Depressão não é frescura e Coringa é o melhor filme de 2019 sim. Abraço!!
É isso aí rapaz! Felizmente o crescente acesso à informação está fazendo com que a sociedade, ainda que a passos lentos, fique cada vez mais esclarecida quanto ao tema!
Se pudesse eu daria um milhão de likes neste vídeo. Sou paciente de transtorno mental e este conteúdo abriu novos horizontes de compreensão sobre este problema e fortaleceu outros. Parabéns e muito obrigado!
"Quanta gente não encontra nos aplausos das redes sociais, o eco do próprio vazio?" - Que vídeo sensacional!! Parabéns, eu vejo todos os seus vídeos, são incríveis!
Cara, você falou tanta verdade nessa sua análise, eu tenho transtorno de personalidade borderline, aqui no Brasil ter isso e como uma piada, acho que por isso me identifiquei e me emocionei tanto com esse filme, as vezes a sociedade é tão medíocre que cria monstros, eu entendo o personagem Arthur, a parte que ele diz " eu passo por vives todos os dias, vocês não me notam, são ruins, estão sempre gritando e esbravejando, não olham nada alem do próprio umbigo, não dão um sorriso ou comprimentam, não tem a mínima educação". Não sou palhaço como Arthur, mas sou um simples operador de caixa em um supermercado, realmente eu me vejo na visão das pessoas como uma máquina com braços que não tem sentimento algum e que fica lá passando os itens e responde perguntas e depois de respondidas sou completamente ignorado, a final já respondi as perguntas e já passei as compras, eu falo um "boa tarde" e nem olham na minha cara, isso torna tudo pior porque eu tenho que vestir essa máscara de que estou bem e você sabe que esse transtorno não é fácil, só que como você falou e no filme é mostrado nosso "sistema político" aqui é uma porcaria, não ligam pra nada disso e nem investem ... pra ajudar minha mãe é bipolar e depressiva e vivemos juntos, parecemos um casal de drogados tentando sair do vício, quando eu não estou explosivo e raivoso ela está vivendo de passado e irritada com a vida, ela já tá no ponto de não trabalhar, eu tenho 23 anos, estou lutando muito, é bem difícil mas estar aqui não é minha escolha nem quando estava sendo gerado no ventre da minha mãe, eu sou o vazio que tem dentro de mim, minhas emoções são frageladas e eu deixo qualquer pessoa me falar coisas, porque nada mais me fere de verdade sabe, desculpa o desabafo juro que era pra ser só um agradecimento a você ter feito esse vídeo tão expressivo e parecendo se importar, cada palavra sua é muito clara e super compreensiva, tu merece muito sucesso. Abraço.
Me identifiquei com o personagem, sofro de bordeline, depressão, ansiedade. As vezes me sinto revoltado com as pessoas que não compreendem que sou doente.
É o que todos estão me dizendo: "sai dessa, vc só pensa que o mundo acabou pra vc". Eu particularmente estou cada dia mais triste, não falo mais nada pra ninguém. Resolverei do meu modo. Na verdade vem de muito longe, só que começou a piorar mesmo de 1 ano pra cá. Enfim eu supero né. Superarei mesmo.
Esse filme mexeu tanto comigo q eu assisto a cena da dança na escada todo santo dia porque para mim aquele momento foi o "momento" da transformação, da mudança...esse filme é forte
O melhor profissional que conheci, passo horas ouvindo dr Calabrez falar, o tom da voz, o dominio em tudo que ensina é fascinante, super profissional sem gracinhas, sem ironia, 100%
A frase que não saia da minha cabeça ao sair do cinema: "'É preciso toda uma sociedade doentia para produzir um "vilão" como o Coringa". Creio que toda a pessoa que já tenha sofrido alguma forma de violência social entende e simpatiza com a revolta vingativa do personagem. Um filme profundo! Uma atuação esplendorosa! Uma análise instigante! Parabéns, Pedro! Admirável!
@@monicarejane8972 e verdade todo mundo acha q vencer e importante o vencedor tem todos os benefícios e o perdedor como fica?vai passar dificuldade e ainda ser humilhado tem gente q adora humilhar ,só q tudo tem limite e quando chega o cara toma medidas drásticas o vale tudo
Tem coisas que aconteceram na minha infancia que refletem na minha personalidade hoje. Nao me sentia amada , me sentia rejeitada e hoje tenho baixa auto estima e sou uma pessoa insegura e depressiva. Concordo com tudo que voce disse ! Voce ê sensacional!
Já é a terceira vez que assisto esse vídeo, sendo que os vídeos da Neurovox são longos mas quando chega no final, queria ouvir mais, essa é a sensação que tenho sempre. E ao terminar de ouvir, no volante eu vim pensando.. Esse homem não é apenas um homem que se formou doutor. Ele é diferente, ele tem coração, ele tem 'alma', ele fala com a alma! E só uma alma que já passou e sentiu as dores profundas nessa vida é que consegue se pôr no lugar do outro desse jeito e consegue ter a visão que tem! É uma visão não só de profissional mas uma visão de um ser humano muito profundo.
Perfeito! Meu marido sofre a mais de sete anos com a depressão, foram várias fases, há sofrimento nessa doença, justamente porque temos dificuldade de entender a depressão.
Acinelia coura , procura o Dr. Juarez callegaro, ele atende em Porto Alegre, trata depressão com nutrição cerebral com ótimos resultados, ele me curou.
Devemos demonstrar amor para as pessoas através das atitudes, uma ajuda, uma palavra, um olhar nos olhos, consideração, não ignorar, é o mínimo que devemos fazer!
Ontem um amigo disse que só vai para casa para dormir. Ele e viúvo e mora só. Refleti sobre isso e senti compaixão por tantas pessoas, incluindo a mim, que vivemos nossas cruzes e tentamos fugir delas de diversas formas. Nós humanos somos frágeis. Deus ilumine nossas cruzes pessoais e coletivas!🙏🙌❣️
Sou epiletico desde o falecimento de meu pai em 1988, aos 12 anos senti uma forte crise de medo meus amigos nao acreditavam tanto que escolhi viver isoladamente. Algo no filme fez notar semelhança quando te deixam tiram para palhaço.
O filme, indiscutivelmente, é angustiante, triste, real. Que vc sai do cinema com uma dor no peito, um nó na garganta e com vontade de gritar; por vc, para o mundo, pelo Arthur E vc foi sensacional nas análises 👏🏻
Carla Oliveira não foi nada. A temática política é desnecessária. Depois, se possível, leia... www.devotudoaocinema.com.br/2019/10/coringa-de-todd-phillips.html 📄
👌você é sempre muito sábio e esclarecedor em seus vídeos ! Porém , neste vc se superou !👍🏻 Simplesmente , magnificamente, real , cada palavra , sobre todos os tópicos ; rede social , o sofrimento emocional das pessoas .o julgamento...
Parabéns assisti seu vídeo hoje pela primeira vez realmente e inspirador e de exelente conteúdo gosto muito dessa área da psicanálise tenho um filho de transtorno neurológico psiquiátrico e bipolar quero me aprofundar mais para poder ajudá-lo a ter uma qualidade de vida sou divorciada e cuido dele sozinha desde que ele teve a primeira crise com 16 anos atualmente ele tem 31 anos faz acompanhamento no caps e eu colaboro nas reuniões de família e sou do conselho gestor do mesmo local.
Professor Pedro, você é uma das pessoas mais inteligentes que conheci. Moro na California - USA e me inspiro em cada vídeo que assisto seu. Comecei uma nova vida e você foi uma alavanca para mim. Um dia terei a oportunidade de lhe conhecer e te dizer o quanto você me ajudou. Thanks so much.
Cheguei me emocionar quando vc fala da vergonha que as pessoas têm de assumir sua complexidade. Como portadora de TAG só eu sei do exercício diário que é aceitar as limitações da existência.
Pedro, muito obrigada por compartilhar teu conhecimento rico, onde levaríamos anos para adquirir de forma acadêmica. Saiba que você consegue mudar a vida de muita gente pra melhor.
Refletindo sobre tudo q foi dito sobre o filme, passei a ser fã do Coringa, eu já passei por esse transtorno, todos rindo numa festa e eu com uma dor na minha alma, fingir que está tudo bem e também rir, quando na verdade contava cada segundo pra sair dali. Eu queria entender porquê sinto isso. Às vezes maltrato meu filho com palavras, mas não quero fazer isso porquê o amo profundamente. É difícil entender o que sentimos. Pedro Calabrez seus vídeos são maravilhosos. Quando estava tirando mim CNH, tinha tanto medo de ser reprovada novamente q pensava em desistir o tempo todo. Aí assisti um vídeo protagonismo e transformação no seu canal. E vc falou q precisamos desafiar nossa mente a aprender coisas novas, dentre outras coisas. E aquelas palavras me encorajaram a enfrentar o q na época era meu maior medo. E eu passei consegui em outubro de 2018. Esse vídeo foi inspirador pra mim. Nunca esquecerei. Te amo com todo respeito! Vc é um ser humano q Deus usa pra ajudar pessoas. Grande abraço. Gostaria muito de ganhar seu livro!
Sou Enfermeira e amo estudar sobre o tema que é ciência psicologia e estudo comportamental, seu conteúdo é simplesmente maravilhoso e Enriquecedor, essa aplicação ao filme foi espetacular de fato é o que vivemos hoje em sociedade o sorriso no rosto e a tristeza e o vazio da alma
Já passei por muitos problemas ,é sentia muita angústia e cheguei a tomar calmante mas nunca.aceitei ser triste!!busquei minha a cura p minha alma através da palavra é oração!!quero dizer q encontrei minha cura hj tenho momentos d tristeza !!!reluto é vou p os pés d meu psicólogo JESUS Falo tudo p ele e deixo as cuidados dele.
Passo e passei por muitas situações descritas na vida do coringa, sei exatamente o que ele sentiu e também tive muita vontade de sair agredindo e matando todas as pessoas que me violentaram, física e emocionalmente, punir TB quem não me protegeu.. Estou em tratamento até hoje, progredi e só agora aos 50 anos, falo do que vivi...passei tudo sozinha! Hoje sei dessa sociedade hipócrita, falsa, medíocre, que pisoteia em quem precisa de ajuda! Me reergo a cada dia, só me cerco de quem me faz bem, estou mais egoísta pela minha saúde! Adorei o vídeo, senti todas as dores novamente, mas de uma maneira a entender as dores humanas, hoje estou construindo outra vida!! Me sinto uma heroína..gente, mulher!! Obrigado pelo vídeo, pra mim foi um presente..👏❤️
Dois pontos: Quando ele apanhar dos meninos no começo do filme e o seu companheiro de profissão fala que a City tá cada vez pior e que ele precisa de uma arma. Ele diz: "Foram apenas crianças" "Eu não posso usar uma arma". Depois também quando ele vai na casa do Thomas Wayne, ele vê o filho do Thomas que no caso seria o Batman. Ele tenta fazer de tudo para o menino sorrir e quando não funcionar ele vai e coloca os dedos na boca do menino para forçar sorriso. São acontecimentos que podem ser pensado em várias perspectivas também. Filmaço!
Sim, inclusive muitos serial killers que cometeram crimes violentérrimos estavam plenamente conscientes do que faziam e não tinham problema mental algum
Sobre a reflexão proposta: uma coisa que reparei é o quanto ele vai “abraçando” o lance do riso. Ele continua rindo do mesmo jeito, mas ele não fica mais desconfortável. Porque antes, ele ria de coisas que pra ele e pra sociedade não tinham a menor graça, mas depois de todas as experiências, ele acha sim graça e conforto na risada desconfortavel (mais uma contradicao). Agora aquilo tem graça pra ele, o que fazia mal, de repente, se tornou o caminho para “o bem”, para o riso real. Ele não fica mais desesperado com a risada descontrolada. Algo interessante é a cena em que o anão não consegue alcancar a maçaneta: no cinema, todo mundo riu naquela hora. O próprio Joker estava aliviado. O diretor fez a gente ser que nem ele: rir de algo que não tem graça (e realmente se divertir com aquilo). Visceral. Esse filme é visceral. E eu particularmente também acho que a atuacao do Joaquin Phoenix é excepcional. A gente vai sentindo a mesma coisa que ele. A impotencia, a raiva, a tristeza, o poder. Creio que é por isso que muita gente não gostou, porque acabamos torcendo por ele. Ficamos na pele do “maluco”.
Obrigado pro trazer esse ponto e a oportunidade de reflexão desse detalhe. Desde a primeira cena dele se maquiando, o rádio (perfeitamente ignorável) informa das mazelas sociais que estão aumentando. A reação dele a essas noticias é rir, não por achar a tragédia social engraçado, mas por estar realmente sofrendo por ela. É isso que faz ele tentar forçar um sorriso. (O mesmo acontece no metrô quando os três babacas começam a assediar a moça que lia jornal na volta pra casa. A risada incontrolada dele sem querer salvou aquela mulher.) É importante lembrar que até então ele estava medicado e tinha alguma medida de catarse nos encontros com a assistente social. Logo de primeira eu entendi aquela escadaria do Bronx como a luta diária que ele tinha que travar contra a loucura... A medida que ele fica sem medicação e vai abraçando o que ele é, ele desce a escadaria da loucura feliz, dançando. Perfeitamente a vontade em ser quem é e fazer o que faz. E nesse sentido acho muito triste que quase ninguem tenha notado a metáfora da escadaria, do esforço pra se manter são que ela representa
Assisti ao filme novamente com essas visões que colocou. Da primeira vez não tinha gostado e não tinha visto com esses olhos, mesmo porque minha área é jurídica e não de saúde mental....e aí sim consegui enxergar outras coisas...e mudei minha opinião sobre o filme. Gratidão!! 🙌🏼
Todas as cenas em que o Arthur passa pelas escadas, são subidas tristes, com o clima escuro, cinza, sempre com dificuldade... Mas quando ele desce, como Coringa, ele está feliz, dançando, as cores são mais vibrantes... Creio que isso demonstra como foi difícil para ele manter a sanidade, a felicidade falsa. Porém, quando se liberta, se torna quase como outra pessoa, insano, porém feliz...
@@alessandroribeiro8541 tô entendendo nada irmão, tô falando das cenas do filme que podem representar a transformação do Arthur Triste (subida dificil), para Coringa "Feliz" (Descida fácil e alegre)
@@elaineoliveiras1 pq, de fato, ele não tem talento. Não canta bem, não é um compositor bom. Ele não tá reclamando da grana que tá recebendo, portanto, não há sofrimento. Humilhação é outra coisa.
Perfeita análise! O filme trouxe muitos contrastes que é real muitas vezes em nosso dia a dia. Após assistir o filme me senti triste sabendo que muitas pessoas passam sozinhas e caladas. Um vazio e o sentimento de abandono, mas muitas vezes o parecer vale mais que o ser.
Assisti esse video professor e fiquei impressionada com a clareza que o senhor aborda o filme tornando-o claro e nos faz pensar sobre a maneiras que entendemos as doenças mentais PARABÉNS.
Os peritor do INSS e judiciais deveriam assistir toda a critica sobre a depressao, pois é desesperador para nos advogados, ter q dar a noticia pro cliente em estado de depressao, de q o medico entendeu que ele nao tem incapacidade...
Eu passei por isso. Tive meu auxílio doença negado. O perito disse que trabalhar era a melhor coisa para mim, sendo que, naquele momento, eu não tinha a mínima condição. Isso para pagar 6 meses de auxílio, imagine se vão querer aposentar?
Assisto esse vídeo toda vez que sinto a Depressão me rondando, querendo“voltar”. E me recupero. Recupero as rédeas ao caminho que me leva à auto admiração de se encontrar. Obrigada!
Você merece todos os aplausos. Aos 53 anos eu tive respostas Tive resposta de coisas que durante muito tempo eu busquei essas e hoje encontrei aqui no seu vídeo obrigada
Assisti ao filme antes de olhar o vídeo e realmente os detalhes apreciados em separado me fizeram refletir ainda mais sobre o filme o que, naturalmente, acrescentou para a minha crítica quanto à obra. Com o intuito de me colocar no lugar do Coringa e também expressar a minha opinião, fiz um poema em forma de monólogo, sendo o Coringa o atuante: Tenho um propósito e uma razão para viver. Eu sei que posso fazer coisas grandiosas, eu tenho vontade de vencer. Mas, olhe bem. Há algo errado em você. Há um engano em corrigir os erros para enfim acertar. O erro está internalizado. Parece crescer um vazio dentro de mim. Tudo me falta. Tudo e mais um pouco. Um grande pouco que me faz querer explodir. Explodir e ser. Como uma flor que desabrocha em meio à brisas suaves. Como quem teme a tempestade necessitando de uma. Recomeçar com dedicação à um papel em branco. Para não corrompê-lo. Ou a mim. Quanto tempo eu preciso para ver o que eu não sou? Eu quero é não precisar não ser. Quero a mim. Quero saber quem eu posso ser. Há ainda mais uma chance. Vou tentar até o último acréscimo, darei o melhor de mim. As suas intenções são boas, mas não há nada mais que isso. Como o mérito não é condizente com o esforço e a dedicação? Qual é o sentido da luta se o vencedor é sempre o mesmo? Como o dinheiro pode pagar pelo que não tem valor? Pois me ensinam então essa arte da manipulação para eu poder manipular o que eu sinto! Mas eu tenho uma voz, que está agoniada clamando em mim. Há um sentido. Eu sou parte do ruído da multidão.
Só vi o filme neste mês de fevereiro. Eu vi algumas resenhas "sem spoilers", inclusive, uma delas foi no canal Saúde da Mente, e nessa, o médico psiquiatra abordou as questões mentais. Gostei muito. Agora, voltando para a sua análise, eu devo dizer, que na minha "humilde opinião", vejo sim, como um filme psicológico, eu que em alguns anos atrás, já tive diagnósticos de transtorno de ansiedade e depressão, e me sentia envergonhada por ter esses problemas de saúde. Tenho formação voltada para a Pedagogia, gosto de pesquisar e tenho imenso interesse nas questões sociais, psicológicas, comportamentais e nas relações humanas em geral... Na minha visão, a sua análise, foi a que mais me identifiquei pela amplitude de tantas abordagens. Eu não poderia esperar por menos de você, Pedro! 👏👏👏 O que me marcou muito tbm no filme foi a frase que ele escreveu, e que, dizia mais ou menos assim: "O pior de ter uma doença mental, é ver que as pessoas querem que você finja que não tem." E aí, fica muito claro o aspecto da aceitação social. Ou a pessoa se enquadra e finge ser o que não é para ser aceita, ou, se torna invisível e/ou ridicularizada, inapropriada.
Nossa! Essa reflexão! Que ser iluminado esse professor . Que Deus o abençoe sempre pra que ele continue nos presenteando com essa sabedoria e discernimento . Amém 🙏♥️♥️
Pedro suas explanações sobre esse filme foram incríveis! Tenho um filho autista e uma mãe esquizofrênica. Fiz Psicopedagogia Clínica e Institucional para compreender melhor alguns aspectos, me ajudou bastante; porém desde o meio deste mês de março/21 (ocasião em que tive a feliz oportunidade de te conhecer) acompanho suas palestras, tem sido esclarecedor além de motivador para mim. Apesar de todos esses fatos, antes de assistir esse vídeo, havia detestado esse filme. Agora após suas explicações, julgo o filme espetacular. Obrigada por partilhar com tantas pessoas seus conhecimentos. Desde que o conheci, julgo estar muito mais atenta à circunstâncias antes não focadas. Tenho crescido bastante intelectualmente e a cada novo material que vejo, minha admiração e respeito pelo seu belíssimo trabalho só aumenta!
Primeiro estou lendo seu livro. Muito bom até agora. Segundo tenho depressão. Faço exercícios físicos psicóloga e psiquiatra e medicação. Também tenho dificuldade de me conectar com as pessoas. Mas nunca foi assim. Aquela pessoa extrovertida sumiu. Me sinto outra pessoa
🔥 Formação em Inteligência para Resultados ▶ ruclips.net/video/ifssL7YClWc/видео.html
Minha reflexão: seja o anão! O anão foi o único que o tratou bem e sem indiferença, e foi o que ele recebeu em troca. Teve sua vida poupada e ainda ganhou um beijo genuíno. Não apenas violência gera violência, atitudes boas geram coisas boas e elas também se propagam!
Até sobre a pergunta final se violência gera violência, é só olhar a física. Joga uma bola forte na parede ela pinga e volta contra vc. O anão foi suave como vc disse, carinhoso e por isso o Arthur teve consideração e por isso ele teve sua vida poupada e recebeu um beijo genuíno. Fora que esss cena do anão tentando abrir a porta é a única cena engraçada do filme
Né?!
O amigo empático n era o anão à tôa. Anões são invisíveis na nossa sociedade.
Sobre a questao da paternidade do Coringa, eu interpretei como mais uma violencia sofrida por ele ainda no ventre materno. O abandono sofrido por sua mãe, que em sua ingenuidade, continuou crendo que o homem que a desrespeitou, abusou de sua ingenuidade, com desprezo e prepotencia. Talvez ela mesma nao tenha agredido o filho, mas se emvolvido com homens agressivos. Pareceu-me que ela tinha algum disturbio mental, porem de modo tendente a um retardo cognitivo e nao com viés violento.
mas ser anão só te deixa no mesmo sofrimento, o que não ajuda em nada.
Se tivesse uma série no netflix com o Dr. Calabrez, eu assistiria num fôlego só.
Espero que haja!
Eu também!
eu sempre estou na academia na hora q ele.participa do programa da fatima bernardes, e eu sempre quero ouvir, mas a tv é praticamente no silencioso....
Com toda certeza!
haja fôlego!
Professor, o senhor esqueceu de falar sobre o momento em que ele fala para a assistente social: "parece que você nunca me ouve né? Porque toda vez que eu venho aqui, você sempre fala as mesmas coisas". Penso que essa invisibilidade perpassa até pelos profissionais de saúde os quais nós (sou portadora de Transtorno de Personalidade Borderline) frequentamos. Às vezes a gente vai ao psiquiatra, principalmente, relata o que sente e como age, e ele mal olha na nossa cara.
No geral, adorei sua análise, perfeita!
Parabéns!
Mari Teixeira
Nossa eu acabei de comentar isso. Eu também acho que não sou “ouvida” pela minha psicóloga. Meia hora de conversa toda semana e diz sempre a mesma coisa. E ainda frisa: “você vai ter que tomar remédio o resto da vida”. Eu não quero isso pra mim. Não vou não. Também sou borderline e bipolar com depressão ansiosa grave. Força Mari!
@@becauseeu querida, eu tive un psiquiatra q era assim. Ele nem olhava pra mim, ficava o tempo inteiro olhando pro notebook, n sei se consultando algo ou fazendo algo nada a ver. Mudei de psiquiatra, o último agora, mais atencioso. Ele disse q o medicamento eu posso até parar, mas a terapia nunca. Só que estou sem trabalho, e como pagar terapia? Dificil... força pra nós!
Também estou desempregada Mari, faço tratamento em uma instituição para mulheres que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência. Mas eu sempre tive séria resistência à terapia pq não gosto de falar sobre mim e sobre meu passado.
Eu acredito que preciso ter mais coragem para enfrentar esses meus demônios e seguir sozinha. Não é fácil, sabemos, mas eu não gosto de ter alguém me dando ordens. Meus medicamentos são controlados por minha mãe e isso me deixa muito irritada. Às vezes me sinto uma criança sem capacidade de pensar por conta própria.
Eu desejo que você consiga um bom terapeuta. Tente nas universidades, muitas delas oferecem tratamento gratuito.
Um abraço!
@@becauseeu minha mãe só controlou meus medicamentos em um período que eu estava tendo muitas ideações suicidas e cheguei a tentar. Hoje eu mesma afasto as ideias suicidas pq me tornei espírita, e sei bem quão nefastas são as consequências dele. Já eu gosto muito de falar, se bobear conto minha vida toda pro uber rs... falar pra mim é uma forma de gastar o sofrimento. Aqui a triagem na universidade é tão difícil! Viver pra nós não e fácil, não é querida? Tenho 37 anos mas sem rumo na vida.
Eu também prestei muita atenção nessa parte até porque bem no dia que assistir o filme tive privilegio de assistir uma aula e a professora falava sobre a responsabilidade de não fazer um trabalho mecânico isso é algo que temos que nos policiar é ser mais natural possível. Ainda mais porque o profissional de saúde mental seja o psicologo ou psiquiatra no caso uma assistente a escuta especializada nunca substituirá a conversa intima que é essencial para vinculo gerar a confiança. Bem observado.
Esconder tristeza tbm é uma defesa para que outros não se aproveitem da nossa fragilidade e vulnerabilidade. Nem sempre é EGO.
Concordo com vc.Nem tudo que parece realmente É.
Sim,as vzs finjo não ter problemas no serviço pra evitar isso
Concordo . Eu escondo meu estado depressivo das pessoas pra me preservar.
Verdade, eu tenho q fazer isso diariamente
Verd
Eu fiquei em choque quando assisti o filme, normalmente gosto de conversar sobre o filme que acabei de assistir, mas esse eu precisei de horas pra digerir, pq ele é assustadoramente real.
É absurdo ver como o filme retrata os problemas do mundo moderno, evidencia um pouco mais certos aspectos negativos e torna plausível a instauração do caos e da violência generalizada.
O que mais me angustiou durante o filme inteiro é a solidão do Arthur, principalmente com a inocência que ele demonstra e você vê a dor que essa solidão causa.
Há algum tempo passei por um episódio de depressão e me lembro do quanto foi doloroso buscar ajuda e contar pra amigos e familiares, pq é vergonhoso admitir fraqueza.
Graças a Deus recebi ajuda e apoio, mas depois de chegar em casa, do cinema, eu chorei, pensando "Se eu não tivesse recebido ajuda?", "O que acontece com quem não consegue ajuda?"
Me vejo nele 😢
@@lucimaradipolito4113 infelizmente isso acontece com todo mundo, cada um na sua medida, e as criticas negativas de que o filme é "perigoso" se baseiam nisso, na humanização que deram ao Coringa, que causa a empatia com todo mundo que se sente ou já se sentiu só, oprimido ou humilhado, ainda mais em um país com uma desigualdade tão grande quanto o nosso.
Até certo ponto essa empatia é interessante, pq realmente nos da a capacidade de ver as críticas do filme sobre a perspectiva dele, mas no fim o Coringa não é um herói ele é a última cena do filme, um assassino a sangue frio, que vê graça e sente prazer no caos e não se importa com a dor dos outros.
E nós só queremos receber um abraço, nos sentir acolhidos, sentir que pertencemos à alguma coisa.
@@leonardopersan6941 é verdade
Leonardo Persan , eu tive a mesma reação, sabe eu tenho um almanaque que ganhei num curso de desenho em 1990 e eu passei todos esses anos sem ler os quadrinhos, só me interessando pelas ilustrações ( Azilo de Arkham da editora Abril Jovem edição de 1990) na verdade nunca tive coragem de entender aquele roteiro, pq sempre me chocou muito.
Quando terminei de assistir, fiquei como vc descreveu , chocada então lembrei do almanaque, nossa a descoberta foi singular, esse coringa do filme foi o único que fez jus ao Coringa dessa versão do meu almanaque. Finalmente consegui ler o almanaque com a maturidade que assisti o filme. Simplesmente amei. Recomendo a leitura tbm, pq as ilustrações falam por si só.
Sim cara, acho que concordo com quase tudo que você disse! O filme é extremamente impactante e REAL. É marcante a solidão do personagem e se eu não me engano ele foi muito baseado no Taxi Driver do Martin Scorsese, um filme com um personagem solitário meio que em busca de um propósito, onde sentimentos de indignação, impotência, raiva e tristeza envolvem o espectador e o personagem, mais ou menos parecido com o que o Pedro disse no vídeo, só que não de uma maneira tão forte igual é no Coringa.
Eu assisti uma análise do filme de um canal do RUclips e o cara fala um pouco de várias semelhanças com Taxi Driver, tá em inglês, mas se quiser dar uma olhada tá ai: ruclips.net/video/rnyuxpky1Cw/видео.html
Sinto muito por tudo que você passou e que bom que buscou ajuda, espero que esteja se sentindo melhor agora ou que esteja no processo em busca disso. Eu também já passei por episódios de depressão e em uma delas consegui buscar ajuda e contar pras pessoas, mas por mais que pareça vergonhoso admitir nossas fraquezas, eu acho que é uma atitude de muita coragem, ainda mais sendo homens e as vezes vivendo em meios machistas que dizem tanto pra gente que reprimir as emoções (já que ficar falando de emoções "não é coisa de macho").
Se sentir vulnerável é extremamente desconfortável pra gente, mas acho que é uma forma que temos de nos conectar com as pessoas, chorar talvez seja também uma maneira biológica que a gente tem de de criar laços, porque chorando você mostra que precisa de ajuda (igual quando um recém nascido chora quando tá com fome) e TODOS nós precisamos de ajuda em vários momentos da vida. Então em hipótese alguma deveríamos esconder o choro e nos isolarmos, mas a sociedade julga quem se sente fraco e demonstra essa fraqueza, é justamente por isso que acho que pra buscar ajuda você tem que ser muito corajoso!
Mas ainda bem que a gente pode receber ajuda, porque como você disse muitas pessoas não podem e isso é muito triste.
Como não amar a psiquiatria e a psicologia com uma pessoa dessas♥️
Se eu fosse médica, seria psiquiatra. Acho maravilhoso aprender sobre o cérebro humano e as emoções.
Maria , vc nem imagina como a gente ama a psicologia ,qdo vc está doente ,e ninguém te entende e o psicológo te ouve , te entende no momento em q vc acha q tudo está perdido é como uma luz no fim de tudo de toda escuridão.
Se Deus quiser irei fazer,espero que eu contribua com algo na vida de alguém.
Estou estudando justamente pra isso, quero tentar ajudar as pessoas a passarem por suas lutas.... Lutas tão difíceis 💔
Ma Luna, creio que você não esteja se referindo à médica do filme! Tem dó!
"Muitas vezes um sorriso esconde uma dor, que só Deus conhece."
Conhece, mais não intervém difícil de acreditar não, ou apenas estamos jogado ao sofrimento.
A maioria das vezes,já observei muuuuito isso pois tenho uma família grande,os mais divertidos,são os que carregam as maiores feridas...
Esse filme merecia era uns 20 oscar e uns 10 globo de ouros... SIMPLESMENTE ESPETACULAR!
Penso o mesmo
Verdade concordo plenamente ❤❤❤
Uma das cenas que me chamou atenção, é quando ele é resgatado do carro da polícia então ele sobe em um outro carro e começa a fazer aquela dança estranha dele, a pessoas começam a ovacioná-lo, mas a expressão dele não é de satisfação e alegria e sim de tristeza e angústia.
Quando ele era ingênuo e queria se aproximar das pessoas de uma forma pura, as pessoas o rejeitaram. Quando ele cometeu os crimes e se tornou violento, as pessoas o adoraram!
E olha que interessante eu vejo isso aqui na minha família o meu irmão que é um criminoso uma tranqueira, só dá trabalho a minha família adora agora eu que sou quieta ingênua sou odiada, isso é um fato real. Se você for bom as pessoas pisam em você.
Caraca, mano. Uma reflexão melhor e mais real que a outra. Ótima observação!
@@nayrabeatriz1013 né?
Meu supervisor falou a mesma coisa .
Que gostou desta cena .
Eu gostei da cena da escada .
Esse filme é tão bom que cada um tem sua cena favorita.
@@Kleciareiss
Eu acho que na cena da escada é uma feliz e nessa cena do Sorriso de sangue também
Quantos Arthur existem no mundo, que choram escondido sem serem vistos, esperando uma palavra de carinho, um afago,um olhar.....
O mundo e frio não dá p esperar nada tem q se virar
Muita dor meu amigo, para qual o mundo fecha os olhos, porque a maioria está sofrida.
@@reginacelisiqueirasthel191 essa dor e alguns q fazem nas pessoas querem tudo p elas esploram o pobre ,faz trabalhar como louco e paga mil e ainda ficam cuidando p tirar chega meia hora atrasado e descontam e não querem pagar os direitos , se tem sofrimento no mundo e culpa dos ricos pois querem tudo p eles acha q tem direito maiores e fasem o q querem e a justiça?protege os rico p ganhar algum e os políticos roub o dinheiro público
@@danielpassaia8469 meu caro, sou empresário e vivo com muito mais do que a maioria dos brasileiros. Não tenho empregados pois tercerizo todos os meus contratos. Mas a maior burrice da nossa economia é este ridículo salário mínimo. É desumano é tão brutal quanto a escravidão. Se fosse digno, certamente até os mais privilegiados ficariam verdadeiramente ricos.
Essa é a parte ridícula da meritocracia. Ninguém é obrigado a se destacar. Alguém pode querer ser um pedreiro, uma cozinheira, um trabalhador comum; mas não precisa ser castigado por isso. E me impressiona que basta o pobre melhorar de vida pra imediatamente subjugar outro pobre. A prioridade não é o Ser Humano, mas sim a ostentação. Levei a cachorrinha da minha filha numa pet shop do shopping; a mulher me cobrou 200 reais por um banho com hidratação e mais umas frescuras. Eu disse pra ela que era descabido isso, pois tem diaristas que passam um dia inteiro de faxina pra ganhar a mesma coisa. Resposta dela: "tô com fila de espera", talvez se a diarista tivesse fila de espera, não cobraria R$ 200,00. Resumindo a culpa é do sistema. Mas tem gente gastando mais com os cachorros do que com a doméstica que passa o dia ralando.
Nada é mais barato no Brasil do que um Ser Humano.
@@danielpassaia8469b b
"Não entendem o que eu sou, não entendem o que eu faço, não entendem a dor e a lágrima do palhaço"
Racionais mc's é foda
😓
isso é reflexo de uma sociedade doente, misoginia. Na verdade ele não é doente,mas os 80% dos estão assistindo esse video,por exemplo.
Os outros 20% é a representação do Coringa. Desse numero,muitos se tornam,depressivos,tímidos,assassinos,que auto-mutilam-se.Muitos aceitam viver,aparentemente bem,mas sob um jugo de opressão,sendo humilhados,passando vergonha,desprezando não a si próprios, mas a Deus que ABOMINA o ódio e desprezo oriundo de seu maior inimigo,Satanás.
Verdade Jhonny falou tudo
Esse filme é simplesmente GENIAL. Da atuação do Joaquim Phonix à direção, roteiro, figurinos, tudoooo.
O filme retrata o mundo caótico que vivenciamos. Como diz Martin Luther King Jr. O que me preocupa não é o grito dos maus mas é o silencio dos bons.
Os bons não estão quietos. O problema é que os que agem realmente (e não ficam apenas olhando, elogiando e dizendo que fariam o mesmo - mas não fazem) são pouquíssimos.
Veio direto do Enem
Simplesmente meus olhos não param de lacrimejar, pois me vejo no lugar dele, baseado na minha infância e por tudo que passo atualmente.
Não é fácil.
Não te conheço, mas receba meu abraço!
Outro abraço te mando daqui! ❤ Não é fácil, mas é possível.
Tudo vai melhorar,busque a Deus ,não há amigo melhor ♥️
Realmente é difícil, mas não adianta ficar sofrendo por conta do que aconteceu ou que ainda acontece, devemos nos manter forte e saber que o amanhã só à Deus pertence.
Acredite, vivi mais de 10 anos na depressão, mas percebi que de nada adiantava eu ficar me vitimizando ou sofrendo por coisas do passado ou por antecedência.
Enfim, cada um é cada um...
Vc não tá só
Eu tive anos de depressão e sofria sem ajuda,minha família falava que era frescura me xingavam ,hoje eu me cuido sozinha
A geral e ignorante não pensa ,não observa vive dormindo e depois dão opiniões q só estraga mais não devemis levar em conta quem não ajuda ,mas sim p quem tem interresse
Tbm amiga, boa noite...forças a nós....
muito orgulhosa de você! muito bom ler isso e ver que você procurou ajuda, mesmo sozinha para sair dessa situação
Ansiedade, Bipolaridade e Borderline são as minhas doenças que a sociedade me deixou assim para chegar nessa situação
Sou médico psiquiatra, tenho 75 anos, até há 6 anos fui professor de psiquiatria na Universidade de Coimbra. Tenho livros publicados, alguns no Brasil.
Sou fã dos seus vídeos e dou-lhe os parabéns pela honestidade, clareza e sabedoria fundamentada dos seus ensinamentos (embora os vídeos sejam um pouco longos para o tempo em que vivemos.
Bastante de acordo com a sua visão do filme Corintea (em Portuga, Jocker), com reparos:
1. Apesar da descrição de internamentos anteriores e da tomada de medicamentos (falsos diagnósticos, internamentos desnecessários e medicamentos excessivos são frequentes em psiquiatria), não existe qualquer elemento que permita um verdadeiro diagnóstico psiquiátrico, pelo contrário. Alguns psiquiatras têm comentado que o filme pode contribuir para o estigma, uma vez que faz crer que se trata de uma doença mental que na verdade não o é.
Pelo contrário, a resposta de riso que exprime rigidamente outra emoção (como bem afirma) está documentada em lesões neurológicas raras.
(Em continuação): Como disse um psiquiatra que citou, também me parece que o filme mostra o trajecto de alguém que se torna criminoso. A partir do primeiro homicídio a frio, mesmo em desespero, tudo muda na cabeça do seu autor. As defesas psicológicas (racionalização, etc) começam a funcionar.
O filme é de facto uma metáfora condensada do tempo presente, mas tem muitos pormenores que nos fariam voltar a Freud.
Parabéns pelos seus ensinamentos
José Luís Pio Abreu
Parabéns por tirar um pouco do seu precioso tempo pra dar uma ideia do seu ponto de vista.
Sorrisos descontrolados que na verdade exprimem desespero ou outro tipo de emoção negativa pode também ser exemplo de ataques depressivos? E se for, é sinal de uma depressão já desenvolvida e em certa escala atenuada?
Ou, sei lá, pode apenas ser uma emoção reprimida?
@@jlpdca já quero adquirir seus livros, obrigada por seu comentário com humildade contida nele.👏
"Transtorno mental não é coisa só de gente rica", mas o tratamento infelizmente é. 😔
Se eu estou correto vc pode ir em faculdades, e lá se dá tratamento psicológico gratuito.
Qual Transtorno você tem?
Aqui na minha região as faculdades até disponibilizam atendimento, mas é só psicológico. Meu caso já foi encaminhado para psiquiatria, cada consulta é R $ 500,00 fora a medicação, que também é cara. Depressão severa.
@@vanessahonorato6138 caps... se não tiver, va a defensoria publica
Eu trato de transtorno de personalidade a um bom tempo e bom, felizmente estou 90% melhor confesso, gastei dinheiro pra ser oque sou hoje e tbm digo que antes eu era uma pessoa que estourava atoa, não cheguei a ter as mesmas características que o coringa apresenta no filme mas ainda sim, eu tinha uma particularidade que deixava as pessoas com medo, e hj reforço a dizer que estou melhor!
Sofro de depressão há 15 anos. É como se fosse uma dor física no peito. Graças a medicação estou melhor. Por isso eu sei qdo fala do preconceito com pessoas como nós. Obrigada por existir e nos compreender.
Nice você já e vencedora por está nesse vídeo aprendendo,e sinal que você quer melhorar,te desejo toda sorte
Me trato de Tag e agora síndrome do Pânico há 4 anos tbm. O tratamento me devolveu a vida tbm.
Obrigada!
Também sofro. Me solidarizo com você. Percebi que pessoas acabam se afastando dos tristes. Possivelmente por medo de perceber a própria tristeza projetada num outro.
Continue firme, nunca desista!!
Fantástica a sua análise, tive um amigo que sofria de esquisofrenia, a vida toda foi negada a doença dele e os médicos diziam que era depressão, este não entendia porque era tão repudiado e judiado pela sociedade, não conseguia emprego, seus namoros eram todos feitos da sua imaginação, acabou se matando, era negligenciado pela própria família que não cobrava e não auxiliava no uso dos remédios, foi muito dolorido estar no velório dele e notar que poucas pessoas foram, é muito real essa discriminação da sociedade e do poder público pelas doenças psiquiatricas e psicológicas, parabéns pelo vídeo, acho que o melhor que já vi na web.
Que tristeza 😿
Pedro faz uma análise do filme Clube da Luta...
Parabéns pelo seu canal!👏🏻👏🏻👏🏻
Rafael Silva Eurolook ótima ideia!!! Esse filme é demais!!
Up
Boa!
Boaaa!!!!!
Temos q fazer esse pedido chegar até ele.
Excelente pedida!!! Esse filme merece uma analise mais profunda de um especialista na área...
Eu tenho transtorno de personalidade borderline, me identifiquei com muitas coisas no filme.
O desprezo, a rejeição, o fato de querer sempre sorrir quando dentro tá doendo tanto.
Jamais reagi com violência.
Mas já vi pessoas agindo contra si mesmo.
Enfim.
Convivo com alguém que tem esse transtorno.
Fomos ver o filme, ela disse que se sente exatamente como o coringa e me preocupei.
Pois ela é muito violenta quando "rejeitada" ou algo não ocorre como o esperado.
Filme incrivelmente impactante.
@@kahsilva5639 rejeição é um dos principais gatilhos
@@katiacristina2239 Sim...
Eu fui diagnosticado com isso 3 meses atrás. Estou me medicando mas parece que a dor nunca some
Só quem passa sabe
Olha, nos anos 60, aos 6 anos fui colocada num colégio interno mesmo ñ sendo órfã (minha mãe queria sossego...), onde fiquei até os 10 anos. Passei por situações bem difíceis e traumática, mas ñ fiquei com nenhuma mágoa da minha mãe por isso. Pelo contrário, superei, estudei, batalhei e hoje sou realizada. Estou aposentada, bem casada, tenho família, neta e busco me melhorar constantemente. Ñ me sinto injustiçada nem inferior. Sempre busquei tirar bons ensinamentos desta e de outras experiências "negativas" q a vida me apresentou. Sinto-me bem e vitoriosa. Seu vídeo é esclarecedor e me provou q graças a Deus, acho q ñ tenho transtorno mental, na verdade acho q minha mãe é q tinha ao internar 4 filhos pq ñ queria ter trabalho com eles. Mas, era minha mãe, lhe devo a vida e sempre entendi seu jeito de ser. Esse episódio me tornou forte e com vontade de vencer, o q consegui, decididamente.
Brevíssima,parece à minha história, obrigado pela sua história.
🌹
Naquele tempo era bem comum os filhos serem criados em colégios internos, devia ser ruim eu imagino.
Meus pais nos largaram pra sermos criados pelos tios. Eu me fiz, busquei autoconhecimento. Mas sempre tive baixa autoestima, um certo isolamento e dificuldade de me relacionar. Isso eu sei. Não passo essa informação para os outros.
👏👏👏👏👏👏👏
Me impactou a cena do encontro dele com o suposto pai, principalmente a ingenuidade dele em se abrir, falar que só queria um abraço de pai...forte isso. E depois em resposta ele que foi buscar carinho, recebeu um soco na cara e não reagiu!!!! Triste demais.
Agora imagine a dor da filha do Pelé, que mesmo não tendo culpa por ter sido gerada por um irresponsável que estava somente buscando prazer sexual, que mesmo provando que foi gerada por ele, este ser asqueroso diz pra ela, que não é o DNA que faz filha, que é a convivência e aceitação. Que monstro cruel foi esse homem que o mundo insiste em chamar de "rei"! "Rei", só se for da ruindade!
@@josemiramorim8482 verdade mesmo
Sofro com depressão e ansiedade e já ouvi coisas do tipo "Vai ler um livro pra parar de pensar tanto", "Levanta dessa cama, vc tem q reagir", "Sei q é difícil, mas não podemos nos colocar numa posição de coitada"
Sofro de bipolaridade tipo II e já ouvi coisas assim tb, principalmente porque predomino no polo depressivo. Então é bem complicado ouvir coisas “nossa, mas a meses atrás você não tinha curado da depressão? Por que voltou para depressão de novo?”, mas sabe, cuido a 12 anos desse transtorno e entendi que o amparo fornecido a mim vem por parte profissional e eu não julgo a quem me fere, porque eu sei qual minha essência, além disso, a maioria das pessoas carecem de conhecimento. Não que eu esteja em completude de algo, mas depois desses longos anos de tratamento, aprendi como filtrar melhor as coisas e ignorar o que não reflete ao que sou realmente.
Desista dessas pessoas, mas não desista de "você "
Verdade!
Menina condo a noite vier perturbar suavida
@@Esther-jo9tx , sei como é isso. E pior, pelo menos no meu caso, a pior cobrança vem da minha própria família.
Solidão é o estado depressivo da alma, quando pedimos socorro mas ninguém escuta.
#Depressão não é frescura e Coringa é o melhor filme de 2019 sim.
Abraço!!
Com toda certeza, mais uma obra prima cinematografica; porém de conotação real.
É isso aí rapaz! Felizmente o crescente acesso à informação está fazendo com que a sociedade, ainda que a passos lentos, fique cada vez mais esclarecida quanto ao tema!
@@angelicabrandao2560 Sim, ainda bem que tem os pros* sobre tudo isso.
Eu achei esse filme sensacional, trás uma reflexão incrível, e mostra que empatia salva, e a falta mata.
Se pudesse eu daria um milhão de likes neste vídeo. Sou paciente de transtorno mental e este conteúdo abriu novos horizontes de compreensão sobre este problema e fortaleceu outros. Parabéns e muito obrigado!
Que aula, cara! Poxa... depois do filme "Coringa", esse vídeo foi o que mais me emocionou.
Acredito que só quem em algum momento da vida passou por situações dolorosas tem a capacidade da verdadeita e profunda empatia.
Ou algo contrário, sofre tanto q não liga pra mais nada e nem ngm
@@brunagobi7393 Exatamente!
Essa é aquela notificação que a gente espera ancioso. Esse canal mudou muito meu ponto de vista sobre diversos aspectos.
ansioso*
Esse canal está mudando minha vida.
Sempre compartilho os vídeos!
ansioso
estudar é importante
@@christianedealencar8208 cuidar do proprio rabo tbm é importante.
@@j.pcarrijo6317 além de não estudar, não tem educação
Um vídeo de uma hora e meia na base do improviso não é pra qualquer um. Tem que ter uma bagagem incrível. Parabéns!
"Quanta gente não encontra nos aplausos das redes sociais, o eco do próprio vazio?" -
Que vídeo sensacional!! Parabéns, eu vejo todos os seus vídeos, são incríveis!
Cara, você falou tanta verdade nessa sua análise, eu tenho transtorno de personalidade borderline, aqui no Brasil ter isso e como uma piada, acho que por isso me identifiquei e me emocionei tanto com esse filme, as vezes a sociedade é tão medíocre que cria monstros, eu entendo o personagem Arthur, a parte que ele diz " eu passo por vives todos os dias, vocês não me notam, são ruins, estão sempre gritando e esbravejando, não olham nada alem do próprio umbigo, não dão um sorriso ou comprimentam, não tem a mínima educação".
Não sou palhaço como Arthur, mas sou um simples operador de caixa em um supermercado, realmente eu me vejo na visão das pessoas como uma máquina com braços que não tem sentimento algum e que fica lá passando os itens e responde perguntas e depois de respondidas sou completamente ignorado, a final já respondi as perguntas e já passei as compras, eu falo um "boa tarde" e nem olham na minha cara, isso torna tudo pior porque eu tenho que vestir essa máscara de que estou bem e você sabe que esse transtorno não é fácil, só que como você falou e no filme é mostrado nosso "sistema político" aqui é uma porcaria, não ligam pra nada disso e nem investem ...
pra ajudar minha mãe é bipolar e depressiva e vivemos juntos, parecemos um casal de drogados tentando sair do vício, quando eu não estou explosivo e raivoso ela está vivendo de passado e irritada com a vida, ela já tá no ponto de não trabalhar, eu tenho 23 anos, estou lutando muito, é bem difícil mas estar aqui não é minha escolha nem quando estava sendo gerado no ventre da minha mãe, eu sou o vazio que tem dentro de mim, minhas emoções são frageladas e eu deixo qualquer pessoa me falar coisas, porque nada mais me fere de verdade sabe, desculpa o desabafo juro que era pra ser só um agradecimento a você ter feito esse vídeo tão expressivo e parecendo se importar, cada palavra sua é muito clara e super compreensiva, tu merece muito sucesso. Abraço.
Muitas vezes,as pessoas so conseque entender o outro,
Quando elas passam pela mesma situação.. enquanto a dor ,nao doe nela, tá tudo bem .
Você importa!
Se estivesse aqui, ia te dar um abraço apertado e olhar nos seus olhos e DIZER QUE VOCÊ IMPORTA!
Minha filha é bordelaine, muito desespero 😢
Além de excelente profissional tem um uma grande sensibilidade e consciência social. Estou encantada!
Fernanda David VERO!
Me identifiquei com o personagem, sofro de bordeline, depressão, ansiedade. As vezes me sinto revoltado com as pessoas que não compreendem que sou doente.
É o que todos estão me dizendo: "sai dessa, vc só pensa que o mundo acabou pra vc". Eu particularmente estou cada dia mais triste, não falo mais nada pra ninguém. Resolverei do meu modo. Na verdade vem de muito longe, só que começou a piorar mesmo de 1 ano pra cá. Enfim eu supero né. Superarei mesmo.
Tenho TDAH e este vídeo é perfeito, Obrigado Prof. Pedro Calabrez.
Esse filme mexeu tanto comigo q eu assisto a cena da dança na escada todo santo dia porque para mim aquele momento foi o "momento" da transformação, da mudança...esse filme é forte
Esse momento do meu ponto de vista, foi brilhante. Uma cena maravilhosa.
Eu também !!!
Tbm gostei muito
O melhor profissional que conheci, passo horas ouvindo dr Calabrez falar, o tom da voz, o dominio em tudo que ensina é fascinante, super profissional sem gracinhas, sem ironia, 100%
Faço suas palavras, as minhas tbm... Top esse professor.. ☺
Vc é para mim uma ilha de sanidade nesse mundo louco das redes. Obrigada por dividir seus pensamentos e conhecimentos
A frase que não saia da minha cabeça ao sair do cinema: "'É preciso toda uma sociedade doentia para produzir um "vilão" como o Coringa". Creio que toda a pessoa que já tenha sofrido alguma forma de violência social entende e simpatiza com a revolta vingativa do personagem. Um filme profundo! Uma atuação esplendorosa! Uma análise instigante! Parabéns, Pedro! Admirável!
Eu diria q e o governo e empresarios q só q tudo p eles e nada p outros e todo mundo aprende
penso que ele perdeu o equilíbrio emocional,lutou muito e perdeu, chegou ao limite máximo e perdeu para a dor de abandono e violência que sentia.
@@monicarejane8972 e verdade todo mundo acha q vencer e importante o vencedor tem todos os benefícios e o perdedor como fica?vai passar dificuldade e ainda ser humilhado tem gente q adora humilhar ,só q tudo tem limite e quando chega o cara toma medidas drásticas o vale tudo
Não existe provas coisa pior nosse mundo do que ser regeitado e desorganizado, só sabe quem passa
Tenho o transtorno mental chamado transtorno afetivo bipolar.
Esse vídeo é muitíssimo esclarecedor.
Minha vontade é mostrá-lo a todos que me criticam.
O que seria seu transtorno?
Sinto a mesma coisa , as pessoas não acredita nessa doença, se sinta apoiada, pois já tenho essa doença a 15 anos , não desista , VC não está sozinha
Quem te critica precisa ESTUDAR. Se o respeito fizesse parte do "cardápio" de todos, a vida teria muito mais sabor!
Faça Pedro um vídeo sobre desigualdade, por favor. Gratidão por seus ensinamentos...🙌🏼🙏🏼🥰
Tem coisas que aconteceram na minha infancia que refletem na minha personalidade hoje. Nao me sentia amada , me sentia rejeitada e hoje tenho baixa auto estima e sou uma pessoa insegura e depressiva. Concordo com tudo que voce disse ! Voce ê sensacional!
Aquele tapa na cara de domingo para acordamos para a realidade. Parabéns, excelente vídeo!
Né?!
No final do vídeo, tu sugeriu fazer um vídeo sobre: Desigualdade social e violência. Faça! Tema muito importante.
Ótima reflexão sobre o tema , vou assistir o filme tbm. PARABENS Pedro!
Já é a terceira vez que assisto esse vídeo, sendo que os vídeos da Neurovox são longos mas quando chega no final, queria ouvir mais, essa é a sensação que tenho sempre. E ao terminar de ouvir, no volante eu vim pensando.. Esse homem não é apenas um homem que se formou doutor. Ele é diferente, ele tem coração, ele tem 'alma', ele fala com a alma! E só uma alma que já passou e sentiu as dores profundas nessa vida é que consegue se pôr no lugar do outro desse jeito e consegue ter a visão que tem! É uma visão não só de profissional mas uma visão de um ser humano muito profundo.
concordo...
Curinga foi um soco no estômago! Nunca mais sair do cinema tão impactada!!! Viva a ARTE!!!
Perfeito! Meu marido sofre a mais de sete anos com a depressão, foram várias fases, há sofrimento nessa doença, justamente porque temos dificuldade de entender a depressão.
Acinelia coura , procura o Dr. Juarez callegaro, ele atende em Porto Alegre, trata depressão com nutrição cerebral com ótimos resultados, ele me curou.
@@iracimesnerovicz3283 fala o que ele faz ou o que ele fez com você . Por favor
Biomassa de banana Verde.
Pesquise sobre e também nos canais do Dr. Thiago Rocha e Dr. Samuel Dalle Laste.
Devemos demonstrar amor para as pessoas através das atitudes, uma ajuda, uma palavra, um olhar nos olhos, consideração, não ignorar, é o mínimo que devemos fazer!
Ontem um amigo disse que só vai para casa para dormir. Ele e viúvo e mora só. Refleti sobre isso e senti compaixão por tantas pessoas, incluindo a mim, que vivemos nossas cruzes e tentamos fugir delas de diversas formas. Nós humanos somos frágeis. Deus ilumine nossas cruzes pessoais e coletivas!🙏🙌❣️
Sou epiletico desde o falecimento de meu pai em 1988, aos 12 anos senti uma forte crise de medo meus amigos nao acreditavam tanto que escolhi viver isoladamente. Algo no filme fez notar semelhança quando te deixam tiram para palhaço.
Também sou epilética desde 13 anos.Sei bm o que tu falas,mesmo por motivos diferentes.Tentamos o sorriso mas nosso coração chora.So por Deus
O filme, indiscutivelmente, é angustiante, triste, real. Que vc sai do cinema com uma dor no peito, um nó na garganta e com vontade de gritar; por vc, para o mundo, pelo Arthur
E vc foi sensacional nas análises 👏🏻
Carla Oliveira não foi nada.
A temática política é desnecessária.
Depois, se possível, leia...
www.devotudoaocinema.com.br/2019/10/coringa-de-todd-phillips.html
📄
@@LauraFreireLiFe Pra mim foi!!!!
👌você é sempre muito sábio e esclarecedor em seus vídeos ! Porém , neste vc se superou !👍🏻 Simplesmente , magnificamente, real , cada palavra , sobre todos os tópicos ; rede social , o sofrimento emocional das pessoas .o julgamento...
O contraste : Ricos assistiam a ópera como se vivessem em outro mundo, outra realidade.... Enquanto fora do teatro a cidade pegava fogo ...
E a polícia tentando aplacar a fúria do povo...todos vítimas.
A VIDA COMO ELA É !!!!!!!!!SEM MÁSCARAS!!!!!!!!!!!
@@jaciramariabarcellos8361 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns assisti seu vídeo hoje pela primeira vez realmente e inspirador e de exelente conteúdo gosto muito dessa área da psicanálise tenho um filho de transtorno neurológico psiquiátrico e bipolar quero me aprofundar mais para poder ajudá-lo a ter uma qualidade de vida sou divorciada e cuido dele sozinha desde que ele teve a primeira crise com 16 anos atualmente ele tem 31 anos faz acompanhamento no caps e eu colaboro nas reuniões de família e sou do conselho gestor do mesmo local.
Aí é que está o detalhe, conseguir um bom profissional em assistência social, inclusive no brasil, onde a desigualdade social é gigantesca.
Professor Pedro, você é uma das pessoas mais inteligentes que conheci. Moro na California - USA e me inspiro em cada vídeo que assisto seu. Comecei uma nova vida e você foi uma alavanca para mim. Um dia terei a oportunidade de lhe conhecer e te dizer o quanto você me ajudou. Thanks so much.
Parabéns pela coragem! Já é vencedora! 🌺
Cheguei me emocionar quando vc fala da vergonha que as pessoas têm de assumir sua complexidade. Como portadora de TAG só eu sei do exercício diário que é aceitar as limitações da existência.
Pedro, muito obrigada por compartilhar teu conhecimento rico, onde levaríamos anos para adquirir de forma acadêmica. Saiba que você consegue mudar a vida de muita gente pra melhor.
Não poderia ter ouvido uma análise tão bela, rica em detalhes e em perfeita sintonia. Parabéns pelo seu trabalho. Excelente!
Refletindo sobre tudo q foi dito sobre o filme, passei a ser fã do Coringa, eu já passei por esse transtorno, todos rindo numa festa e eu com uma dor na minha alma, fingir que está tudo bem e também rir, quando na verdade contava cada segundo pra sair dali. Eu queria entender porquê sinto isso. Às vezes maltrato meu filho com palavras, mas não quero fazer isso porquê o amo profundamente. É difícil entender o que sentimos. Pedro Calabrez seus vídeos são maravilhosos. Quando estava tirando mim CNH, tinha tanto medo de ser reprovada novamente q pensava em desistir o tempo todo. Aí assisti um vídeo protagonismo e transformação no seu canal. E vc falou q precisamos desafiar nossa mente a aprender coisas novas, dentre outras coisas. E aquelas palavras me encorajaram a enfrentar o q na época era meu maior medo.
E eu passei consegui em outubro de 2018. Esse vídeo foi inspirador pra mim. Nunca esquecerei.
Te amo com todo respeito!
Vc é um ser humano q Deus usa pra ajudar pessoas.
Grande abraço.
Gostaria muito de ganhar seu livro!
O nome do filme certinho é???...
Coringa?
Marcia Clavery também sou assim . Força linda !
Marcia Clavery passei a ser fã tbm
Sou Enfermeira e amo estudar sobre o tema que é ciência psicologia e estudo comportamental, seu conteúdo é simplesmente maravilhoso e Enriquecedor, essa aplicação ao filme foi espetacular de fato é o que vivemos hoje em sociedade o sorriso no rosto e a tristeza e o vazio da alma
se
Já passei por muitos problemas ,é sentia muita angústia e cheguei a tomar calmante mas nunca.aceitei ser triste!!busquei minha a cura p minha alma através da palavra é oração!!quero dizer q encontrei minha cura hj tenho momentos d tristeza !!!reluto é vou p os pés d meu psicólogo JESUS Falo tudo p ele e deixo as cuidados dele.
Vc me descreveu. Continue na fé estamos no caminho certo.
Joaquin Phoenix é maravilhoso. Ele merece o Oscar.
e ele ganhou!! o Dr acertou no palpite!!
Você pode disponibilizar os áudios dos vídeos do canal no Spotify, como um podcast? Obrigado!
É só baixar em MP3 ue
aTube Catcher tá aí pra isso rs
RUclips premium > Spotify
Olá quem eu vejo por aqui!!
MEU SONHOOOOOOOOOO
Como é que você consegue obter tanta informação a cada vídeo? Meu Deus! Explica como você faz isso!
Passo e passei por muitas situações descritas na vida do coringa, sei exatamente o que ele sentiu e também tive muita vontade de sair agredindo e matando todas as pessoas que me violentaram, física e emocionalmente, punir TB quem não me protegeu..
Estou em tratamento até hoje, progredi e só agora aos 50 anos, falo do que vivi...passei tudo sozinha!
Hoje sei dessa sociedade hipócrita, falsa, medíocre, que pisoteia em quem precisa de ajuda!
Me reergo a cada dia, só me cerco de quem me faz bem, estou mais egoísta pela minha saúde! Adorei o vídeo, senti todas as dores novamente, mas de uma maneira a entender as dores humanas, hoje estou construindo outra vida!! Me sinto uma heroína..gente, mulher!! Obrigado pelo vídeo, pra mim foi um presente..👏❤️
Melhor filme que já assisti perfeito, esse ator é tremendamente talentoso.
Joaquim é foda
Dois pontos:
Quando ele apanhar dos meninos no começo do filme e o seu companheiro de profissão fala que a City tá cada vez pior e que ele precisa de uma arma. Ele diz: "Foram apenas crianças" "Eu não posso usar uma arma".
Depois também quando ele vai na casa do Thomas Wayne, ele vê o filho do Thomas que no caso seria o Batman. Ele tenta fazer de tudo para o menino sorrir e quando não funcionar ele vai e coloca os dedos na boca do menino para forçar sorriso. São acontecimentos que podem ser pensado em várias perspectivas também. Filmaço!
O Coringa é um reflexo da sociedade
Professor fala sobre o filme “ Precisamos falar sobre o Kevin” .
Que beleza meu Deus! Parabéns...
Os especialistas afirmam que os piores criminosos e mais perigosos do mundo, normalmente são extremamente calmos e manipuladores.👨💼💻👀
Pois é. Por isso, na minha opinião, o coringa mostrado no filme não tem perfil de um sociopata. Ele é sentimental, emotivo, tem empatia e afeto.
@@martareis964 konge
Muito forte....
O coringa representa toda a sociedade da clase mas pobre que são trata com indiferença e sem respeito.
Sim, inclusive muitos serial killers que cometeram crimes violentérrimos estavam plenamente conscientes do que faziam e não tinham problema mental algum
Ficaria o dia inteiro escutando ele! ❤
Sobre a reflexão proposta: uma coisa que reparei é o quanto ele vai “abraçando” o lance do riso. Ele continua rindo do mesmo jeito, mas ele não fica mais desconfortável. Porque antes, ele ria de coisas que pra ele e pra sociedade não tinham a menor graça, mas depois de todas as experiências, ele acha sim graça e conforto na risada desconfortavel (mais uma contradicao). Agora aquilo tem graça pra ele, o que fazia mal, de repente, se tornou o caminho para “o bem”, para o riso real. Ele não fica mais desesperado com a risada descontrolada.
Algo interessante é a cena em que o anão não consegue alcancar a maçaneta: no cinema, todo mundo riu naquela hora. O próprio Joker estava aliviado. O diretor fez a gente ser que nem ele: rir de algo que não tem graça (e realmente se divertir com aquilo).
Visceral. Esse filme é visceral.
E eu particularmente também acho que a atuacao do Joaquin Phoenix é excepcional. A gente vai sentindo a mesma coisa que ele. A impotencia, a raiva, a tristeza, o poder. Creio que é por isso que muita gente não gostou, porque acabamos torcendo por ele. Ficamos na pele do “maluco”.
Obrigado pro trazer esse ponto e a oportunidade de reflexão desse detalhe. Desde a primeira cena dele se maquiando, o rádio (perfeitamente ignorável) informa das mazelas sociais que estão aumentando. A reação dele a essas noticias é rir, não por achar a tragédia social engraçado, mas por estar realmente sofrendo por ela. É isso que faz ele tentar forçar um sorriso. (O mesmo acontece no metrô quando os três babacas começam a assediar a moça que lia jornal na volta pra casa. A risada incontrolada dele sem querer salvou aquela mulher.)
É importante lembrar que até então ele estava medicado e tinha alguma medida de catarse nos encontros com a assistente social. Logo de primeira eu entendi aquela escadaria do Bronx como a luta diária que ele tinha que travar contra a loucura... A medida que ele fica sem medicação e vai abraçando o que ele é, ele desce a escadaria da loucura feliz, dançando. Perfeitamente a vontade em ser quem é e fazer o que faz.
E nesse sentido acho muito triste que quase ninguem tenha notado a metáfora da escadaria, do esforço pra se manter são que ela representa
Creio que é por isso que muita gente não gostou, porque acabamos torcendo por ele. Ficamos na pele do “maluco”.
Faz todo sentido.
Que excelênte comentário!
Assisti ao filme novamente com essas visões que colocou. Da primeira vez não tinha gostado e não tinha visto com esses olhos, mesmo porque minha área é jurídica e não de saúde mental....e aí sim consegui enxergar outras coisas...e mudei minha opinião sobre o filme. Gratidão!! 🙌🏼
Oscar de melhor ator, pela performance de Joaquim Phoenix.
Merecidíssimo o prêmio
Ator fantástico.
Silvio Leandro foi fantástico 👏🏻👏🏻
Chego a conclusão que, nós influenciamos o meio e o meio nos influencia.
Tatiane Braz você vai gostar de Cornelius Castoriadis e Tb de Vigotski, procure as obras deles, acho que vc pode gostar.
Mas é isso mesmo: somos produto do nosso meio ao mesmo tempo que somos produtor
Violência nunca será a resposta. O filme é maravilhoso e o seu vídeo tbm.
Todas as cenas em que o Arthur passa pelas escadas, são subidas tristes, com o clima escuro, cinza, sempre com dificuldade... Mas quando ele desce, como Coringa, ele está feliz, dançando, as cores são mais vibrantes... Creio que isso demonstra como foi difícil para ele manter a sanidade, a felicidade falsa. Porém, quando se liberta, se torna quase como outra pessoa, insano, porém feliz...
Mania.
O Arthur apresenta transtorno afetivo bipolar psicótico, é nítido.
@@alessandroribeiro8541 tô entendendo nada irmão, tô falando das cenas do filme que podem representar a transformação do Arthur Triste (subida dificil), para Coringa "Feliz" (Descida fácil e alegre)
@@BeTheVillain e é exatamente isso, os ciclos de depressão e mania na qual a pessoa dissimula e se sente autoconfiante e muito enérgica.
@@alessandroribeiro8541 Acho que agora eu peguei
Professor: essa música da caneta azul é um exemplo da nossa sociedade, pra sorrir de uma humilhação de uma pessoa...
Ele foi humilhado? Não sabia
Foi humilhado?
O cara tá é ganhando dinheiro.
@@asincera8142 pois é, eu vi vídeos em vários lugares estava até fazendo show .
Mas ele está fazendo show por conta de ser exposto ao "ridículo" e não por conta de um talento.
@@elaineoliveiras1 pq, de fato, ele não tem talento. Não canta bem, não é um compositor bom. Ele não tá reclamando da grana que tá recebendo, portanto, não há sofrimento. Humilhação é outra coisa.
Perfeita análise! O filme trouxe muitos contrastes que é real muitas vezes em nosso dia a dia. Após assistir o filme me senti triste sabendo que muitas pessoas passam sozinhas e caladas.
Um vazio e o sentimento de abandono, mas muitas vezes o parecer vale mais que o ser.
Aqueles vídeos extensos que você assiste prestando atenção do começo ao fim. Gratidão ao professor e ao canal.
Excelente documentário está sendo o maior centista da sociedade brasileira, ímpar!!ameiiii
Assisti esse video professor e fiquei impressionada com a clareza que o senhor aborda o filme tornando-o claro e nos faz pensar sobre a maneiras que entendemos as doenças mentais PARABÉNS.
Os peritor do INSS e judiciais deveriam assistir toda a critica sobre a depressao, pois é desesperador para nos advogados, ter q dar a noticia pro cliente em estado de depressao, de q o medico entendeu que ele nao tem incapacidade...
Como assim? De se aponsentar?
Gratidão pelo seu bom coração. Por mais advogados(as) humanas assim!
@@culto2841 auxílio doença e por fim aposentadoria por invalidez
Eu passei por isso. Tive meu auxílio doença negado. O perito disse que trabalhar era a melhor coisa para mim, sendo que, naquele momento, eu não tinha a mínima condição. Isso para pagar 6 meses de auxílio, imagine se vão querer aposentar?
Assisto esse vídeo toda vez que sinto a Depressão me rondando, querendo“voltar”. E me recupero. Recupero as rédeas ao caminho que me leva à auto admiração de se encontrar. Obrigada!
Parabéns, Pedro Calabrez pela denúncia sobre o nosso sistema de saúde!
Você merece todos os aplausos.
Aos 53 anos eu tive respostas
Tive resposta de coisas que durante muito tempo eu busquei essas e hoje encontrei aqui no seu vídeo obrigada
Estou simplesmente maravilhada com os seus vídeos, vi por acaso na internet. Quero assistir todos rsrs
Certamente o melhor filme 🎥 de 2019 mais só pra nós que conseguimos perceber
Assisti ao filme antes de olhar o vídeo e realmente os detalhes apreciados em separado me fizeram refletir ainda mais sobre o filme o que, naturalmente, acrescentou para a minha crítica quanto à obra. Com o intuito de me colocar no lugar do Coringa e também expressar a minha opinião, fiz um poema em forma de monólogo, sendo o Coringa o atuante:
Tenho um propósito e uma razão para viver.
Eu sei que posso fazer coisas grandiosas, eu tenho vontade de vencer.
Mas, olhe bem.
Há algo errado em você.
Há um engano em corrigir os erros para enfim acertar.
O erro está internalizado.
Parece crescer um vazio dentro de mim.
Tudo me falta.
Tudo e mais um pouco.
Um grande pouco que me faz querer explodir.
Explodir e ser.
Como uma flor que desabrocha em meio à brisas suaves.
Como quem teme a tempestade necessitando de uma.
Recomeçar com dedicação à um papel em branco.
Para não corrompê-lo. Ou a mim.
Quanto tempo eu preciso para ver o que eu não sou?
Eu quero é não precisar não ser.
Quero a mim. Quero saber quem eu posso ser.
Há ainda mais uma chance.
Vou tentar até o último acréscimo, darei o melhor de mim.
As suas intenções são boas, mas não há nada mais que isso.
Como o mérito não é condizente com o esforço e a dedicação?
Qual é o sentido da luta se o vencedor é sempre o mesmo?
Como o dinheiro pode pagar pelo que não tem valor?
Pois me ensinam então essa arte da manipulação para eu poder manipular o que eu sinto!
Mas eu tenho uma voz, que está agoniada clamando em mim.
Há um sentido.
Eu sou parte do ruído da multidão.
Muito lindo. Show seu poema
Gostei do.poema
Olá, Natascha!
Profundo...
Abraços!
⚘
Só vi o filme neste mês de fevereiro. Eu vi algumas resenhas "sem spoilers", inclusive, uma delas foi no canal Saúde da Mente, e nessa, o médico psiquiatra abordou as questões mentais. Gostei muito.
Agora, voltando para a sua análise, eu devo dizer, que na minha "humilde opinião", vejo sim, como um filme psicológico, eu que em alguns anos atrás, já tive diagnósticos de transtorno de ansiedade e depressão, e me sentia envergonhada por ter esses problemas de saúde.
Tenho formação voltada para a Pedagogia, gosto de pesquisar e tenho imenso interesse nas questões sociais, psicológicas, comportamentais e nas relações humanas em geral...
Na minha visão, a sua análise, foi a que mais me identifiquei pela amplitude de tantas abordagens. Eu não poderia esperar por menos de você, Pedro! 👏👏👏
O que me marcou muito tbm no filme foi a frase que ele escreveu, e que, dizia mais ou menos assim:
"O pior de ter uma doença mental, é ver que as pessoas querem que você finja que não tem."
E aí, fica muito claro o aspecto da aceitação social. Ou a pessoa se enquadra e finge ser o que não é para ser aceita, ou, se torna invisível e/ou ridicularizada, inapropriada.
Achei esse filme excelente, muito profundo e verdadeiro em relação a mente humana!!
A profundidade psicológica é extraordinária!
Nossa! Essa reflexão! Que ser iluminado esse professor . Que Deus o abençoe sempre pra que ele continue nos presenteando com essa sabedoria e discernimento . Amém 🙏♥️♥️
Pedro suas explanações sobre esse filme foram incríveis! Tenho um filho autista e uma mãe esquizofrênica. Fiz Psicopedagogia Clínica e Institucional para compreender melhor alguns aspectos, me ajudou bastante; porém desde o meio deste mês de março/21 (ocasião em que tive a feliz oportunidade de te conhecer) acompanho suas palestras, tem sido esclarecedor além de motivador para mim.
Apesar de todos esses fatos, antes de assistir esse vídeo, havia detestado esse filme. Agora após suas explicações, julgo o filme espetacular. Obrigada por partilhar com tantas pessoas seus conhecimentos. Desde que o conheci, julgo estar muito mais atenta à circunstâncias antes não focadas. Tenho crescido bastante intelectualmente e a cada novo material que vejo, minha admiração e respeito pelo seu belíssimo trabalho só aumenta!
Eu assisti 😭😭😭😭eu chorei 😭😭😭😭realidade da nossa vida atual das pessoas 😭😭😭atrás de um sorriso muita tristeza e angústia no mundo
Primeiro estou lendo seu livro. Muito bom até agora. Segundo tenho depressão. Faço exercícios físicos psicóloga e psiquiatra e medicação. Também tenho dificuldade de me conectar com as pessoas. Mas nunca foi assim. Aquela pessoa extrovertida sumiu. Me sinto outra pessoa
Como assim essa dificuldade de se conectar?
Estou buscando meu autoconhecimento. Confesso, vc tem me ajudado muito. Parabéns, pelos vídeos!
Idem
Eu amo esse filme. As reflexões pra mim foram muito intensas. ❤