Mal terminei a entrevista e já estou completamente fascinada! Mas seria consideravelmente mais confortável se o entrevistador não interrompesse Suze a cada instante... E Suze, não a conhecia ainda, já estou encantada!
Gabriele, fui aluno da Suze. Ela é maravilhosa mesmo. Quanto ao entrevistador, concordo totalmente contigo. Ele não é sempre assim, mas - nessa entrevista - fez inúmeras interrupções inúteis, acrescentando ou reiterando bobagens. Isso só atrapalha o raciocínio do entrevistado e cansa a audiência.
Nessas horas dá saudade do apresentador Renato Farias, que mesmo antenado com a obra a ser abordada, não atropela ou tenta embaraçar o entrevistado. Alguém explica para ele que não é um bate-papo noturno na casa de um figurão de um bairro nobre de São Paulo, mas uma entrevista séria sobre um dos mais palpitantes filósofos contemporâneos, que traz um conceito que precisa ser explanado e, por fim, capilarizado. Brilhante essa filósofa!
Manterrupting a entrevista toda. Que constrangedor não conseguir esperar a conclusão de uma reflexão, ser o mediador e não ter o treino da escuta paciente. De qualquer forma, Professora Suze Piza, prazer enorme em aprender contigo neste domingo aqui no Cariri. Obrigadaaa.
Ja a assisti antes... e eu concordo contigo... sabe.. é clara... o pensamento é mais eloquente que muito verbo... e tem se algumas professoras/es da USP que sao tao aclamados e vivem de decoreba erudita... a Susi é otima!!!
Suze Piza é rainha demais, tive o privilégio de ter aulas com essa mulher, foi definidor. E o apresentador precisa PARAR de interromper as pessoas como faz em todos os programas, chato demais cara, pare.
Parabéns para a convidada, e também pro canal. Existe um nó gigante no Brasil, toda uma população sem direito à sua história, que foi tratada como coisa, e continua...! Hoje, com 70 anos, chego a pensar que o Brasil, de fato, não existe.
O projeto é INCRÍVEL, acompanho a quase 2 anos e nunca me manifestei aqui nos comentários (NÃO SOU HATER). Entretanto a postura do apresentador tem me incomodado muito, sobretudo nesta ultima serie de videos "Pensamento Descolonial" onde analistas incríveis foram interrompidos inúmeras vezes durante suas falas, o apresentador demonstrou certas dificuldades ao tratar com pensamentos diferentes, e por vezes proferindo frases preconceituosas e retrogradas, prejudicando totalmente o fluxo de raciocínio. Prezado entrevistador, acredito que a ideia deste canal não seja reduzida meramente a: Assistir sua tentativa de elevação no intelecto, enquanto infla seu próprio ego. Seja digno ao executar seu papel.
Excepeciinal !!! Prfessora fora do circulo da USP , etc ... Mulher , mãe ! Eis ai um modelo de democracia para ser prnsando na construção de uma idéia de Quem Somos Nós !! Parabéns professora ! Valeu QSN .
Oi, gente, tudo bem? Eu adorei!!! Não quero ser chata nem nada, mas o entrevistador interrompe não direcionando, mas interrompendo raciocínios. É ótimo que seja uma conversa e que seja também feito para pessoas sem bagagem entenderem, uma vez que ele faz perguntas básicas. Eu nao sabia nada a respeito sobre isso, nem da existencia, e hoje eh sei um pouquinho. Entendo que os entrevistados precisem de direcionamentos para recortes, mas acho que hoje dificultou muito o entendimento com questões que não eram pertinentes e, principalmente, faltou timing, os momentos não eram os oportunos.
Eu comprei este livro por uma Indicação do Henry Bugalho. Mas confesso que a leitura estava sendo muito difícil. Assim procurei na net sobre discussões sobre este livro é vim parar aqui. Agora vou voltar e terminar meu livro. Obrigada
Parabéns por sua trajetória obrigada pela contribuição .. terei uma nova visão e ficarei esperta. Curitiba ,o centro, é um exemplo de política racista... beijos
Celso,para entender um assunto, tão técnico,específico e com.conceitos poucos conhecidos,e necessário que o entrevistador ajude os ouvintes. Como você bem disse e um tema da Academia,que talvez nesse momento só interesse a poucos,estudiosos.
há anos as pessoas reclamam que o entrevistador interrompe demais e nada muda. tem que fazer o que pra darem um toque nele? um twittaço, levantar uma hashtag, mandar mil emails? uma ótima conversa, um ótimo programa mas está confuso gente! nossa pra que tanta intervenção? não deixa terminar um raciocínio. por favor Celso, consulte seus psicanalistas amigos da casa do saber, pq algo tem aí.. tem mais do entrevistador do que da convidada, que saco.
Excelente essa entrevista!!!! Gosto muito dessa dinâmica do programa porque ajuda a gente dá um certo intervalo para processar as ideias. E as intervenções do Celso cumprem muito esse papel de ajudar a gente , ainda durante a entrevista , pensar : peraí é isso mesmo.... obrigada pela entrevista !!!!
Acompanho o programa há anos e é excelente! Os temas sempre necessários e da 'ordem do dia'. Os entrevistados escolhidos sempre são maravilhosos, mas percebo que o entrevistador os aproveita mal porque interrompe demais e em momentos de conclusão de raciocínio... isso é pessimo! No mais, ela é maravilhosa
Ter uma entrevista como essa disponível aqui no RUclips é muito bom. Nos ajuda a ter acesso mais fácil a saberes interessantes, que nem sempre são fáceis de acessar. Parabéns pelo programa.
cara, seus convidados são realmente iluminadissimos... Piza, não a conhecia, muito bom o papo....valeu, excelente resumo, sinterico e objetivo...gracias
Caramba, é muito difícil não se irritar com o entrevistador... tantas interrupções desnecessárias e egóicas que a entrevista fica sem fluidez... se vc quer realmente contribuir com o suas ideias, entrevistador, aprenda a provocar! Vai assistir o Abujamra, ele dá uma aula!
Ótima exposição da Prof. Suze, principalmente se colocando no local de fala como latinaamericana diante de um autor negro do Sul global. Alem de dar sugestões sutis ao apresentador de como repensar seu comportamento colonizador ao conduzir a entrevista.
Obrigado por me apresentar Achille Mbembe, estou lendo sobre sua obra e vendo análises e comentários está sendo interessante quanto sua obra se identifica com o Brasil, somos exatamente isso.
Suze, adorei sua fala. Gostaria muito de conversar com suas ideias. Acho fundamental tenhamos mais espaço na nossa universidade para troca livre e respeitosa de visões sobre o mundo contemporâneo.
Vocês precisam fazer uma segunda, terceira, quarta parte etc e tal, com o seu Pedro Paulo Braga de Sena Madureira... Qualquer assunto! Uma elouquencia digna para o programa
Eu conheço um pouquim do Brasil: pernambucano, já visitei João Pessoa, Maceió, Natal, Fortaleza, Salvador, Aracaju, Belzonte, Rio, Sampa, Brasília, Curitiba, Porto Alegre. Descobri q o povo presta. Mas quem manda é perverso. E este é meu escopo!
Como falar sobre esse tema e ficar interrompendo a mulher de 30 em 30 segundos? Misericórdia... se leu, num leu direito, mano... tá precisano treinar mais a escuta. Aaaaafinal, é entrevista, então, quem precisa falar é a entrevistada. Quase não assisti até o fim por conta da chatice das interrupções. Bora se rever, né? Não só o Celso (o entrevistador), como toda a equipe do programa... já que, ao não corrigir a postura do cara, dá continuidade a esse tipo de postura, e legitima as interrupções como sendo o pensamento da própria equipe. Esse é uma prova de que existe separação entre conteúdo e forma, conceito e prática.
Exato! A Suze é maravilhosa, uma mulher filósofa espetacular, mas esse cara é chato pra burro! Além das interrupções, a entonação dele, o modo de falar, o trejeito, parece a todo tempo estar desmerecendo o assunto, como se estivesse desinteressado. CARA CHATO, INDELICADO!
@@hiataandersonsilvadonascim9301 Precisamos viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e conversar com cada pessoa para obedecer a Deus e viver os seus Mandamentos e os da sua Santa zigreja e agir como cristão para limpar essa casa de insetos peçonhentos...Precisamos agir com Jesus à nossa frente.
somos seres sociais porque somos animais que, ao nascer somos totalmente dependentes do outro. e essa situação originária, assim como as condições e a forma como cada um vivenciou isso marca nosso sistema psíquico e proporciona a base de nossa estrutura como sujeitos.
Conheci a Suze através de uma música (Extremo oriental- a sombra que me vigiava) No começo eles colocaram ela dizendo: "Tem um filósofo francês que é contemporâneo que é o Michel fucolt que trabalha muito a área de que o ser humano moderno ele é domesticado para agir de uma determinada maneira e ele usa termos como domesticação, adestramento..." Inclusive, quem souber qual vídeo ela fala isso, me digam por favor.
Pois não está funcionando, desagradável e irritante essa interrupção constante da linha de pensamento. Tanta gente falando, que tal um pouco de escuta?
Foucault propõe a subjetivação ao invés da sujeição. Saindo de Mbembe e retornando a Foucault, podemos reorientar nosso olhar e nossa narrativa ao eu subjetivo. Não há ainda uma solução, apenas uma crítica a fim de criarmos, imaginarmos uma possível saída. O ser está em construção!
Neste contexto do tráfico de escravos, o que lemos devem ser obras talvez, com tendências políticas diferentes. O que sei - e sei que sei pouco - , é que os europeus, sobretudo os ingleses faziam esta negociação na própria África, e muitas vezes eram indicados onde encontrar negros para ¨¨¨capturá-los¨¨... são palavras duras e pejorativas, mas que na época foi fato que não podemos mitigar. Os portugueses os compravam de piratas ingleses e de outros que dedicavam-se à pirataria não só para o Brasil, é bom lembrarmos... ,mas para todas as Américas... E, também para a Europa... Fatos crueis que reportam uma época que causou muitos traumas e indignações, que ainda levarão mais algum ou alguns séculos para serem revertidos e dificilmente repararão os danos não só de ordens econômicas, mas sobretudo morais e psicológicas.
Mal terminei a entrevista e já estou completamente fascinada! Mas seria consideravelmente mais confortável se o entrevistador não interrompesse Suze a cada instante...
E Suze, não a conhecia ainda, já estou encantada!
Concordo, interrompeu demais!
Gabriele, fui aluno da Suze. Ela é maravilhosa mesmo. Quanto ao entrevistador, concordo totalmente contigo. Ele não é sempre assim, mas - nessa entrevista - fez inúmeras interrupções inúteis, acrescentando ou reiterando bobagens. Isso só atrapalha o raciocínio do entrevistado e cansa a audiência.
Eu fui aluno da Suze na UFABC também e ela é maravilhosa. Uma das melhores professoras que eu tive com certeza.
Bem, então já sabemos do que se trata, né?
Men's interruption !
ela é uma professora incrível! 💛💛
Nessas horas dá saudade do apresentador Renato Farias, que mesmo antenado com a obra a ser abordada, não atropela ou tenta embaraçar o entrevistado. Alguém explica para ele que não é um bate-papo noturno na casa de um figurão de um bairro nobre de São Paulo, mas uma entrevista séria sobre um dos mais palpitantes filósofos contemporâneos, que traz um conceito que precisa ser explanado e, por fim, capilarizado. Brilhante essa filósofa!
Adorei a Suze! Também acho que o entrevistador precisa deixar a entrevistada falar mais. Grata pela oportunidade de ouvir a Suze!
Manterrupting a entrevista toda. Que constrangedor não conseguir esperar a conclusão de uma reflexão, ser o mediador e não ter o treino da escuta paciente. De qualquer forma, Professora Suze Piza, prazer enorme em aprender contigo neste domingo aqui no Cariri. Obrigadaaa.
O Celso é um excelente convidado dele mesmo (risos).
A dificuldade dele de sair do próprio lugar é palpável.
Com todo respeito aos demais convidados anteriores, mas este foi o melhor programa de 2020 até agora. Excelente. Aplaudo de pé.
Incrível mesmo!
Ja a assisti antes... e eu concordo contigo... sabe.. é clara... o pensamento é mais eloquente que muito verbo... e tem se algumas professoras/es da USP que sao tao aclamados e vivem de decoreba erudita... a Susi é otima!!!
A professora Suze é incrível a aula dela é 1000%
@@sergiofigueiredo8847 , acorda você, sue imbecil! Está em todos os comentários destilando seu recalque.
Excelente professora Piza! Obrigado.
@@sergiofigueiredo8847 Desenvolva sua crítica. Não entendi.
@@coronatempo721 , não tem. É só mais um hater, que, posso apostar, nem assistiu ao programa inteiro.
@@rogeriasouza5976 Pois é. rsrs
Uma das melhores entrevistas que vi no canal!! Parabéns a toda equipe do Quem somos nós e principalmente a Professora e Filosofá Suze Piza!!!
Excelente a fala da entrevistada. Cada vez fica evidente que o entrevistador precisa de um divã.
É UM PROJETO ATRELADO AOS CÁLCULOS ECONÔMICOS E MÉDICOS, VINCULADOS AOS POLÍTICOS, DAÍ O TERMO NECROPOLÍTICA. OBRIGADA.
Achile é incrível
Bem desagradável o entrevistador... Suze Parabéns pura inteligência e gentileza!!!
Há uma diferença entre bate papo e entrevista. Este bate papo é de alto nível. Parabéns!!!
! ! ! TÔ VICIADO NESSA MULHER ! ! !
! ! ! MINHA POMBA GIRA QUE FAZ AS MELHORES PROVOCAÇÕES ! ! !
! ! ! AXÉ, PIZA, AXÉ ! ! !
Suze Piza é rainha demais, tive o privilégio de ter aulas com essa mulher, foi definidor. E o apresentador precisa PARAR de interromper as pessoas como faz em todos os programas, chato demais cara, pare.
Ótima guia pro Mbembe! Não conhecia a professora Suze, explica muito bem.
Suze sempre muito clara e objetiva. Sempre um prazer assistir seus cursos e aulas.
A Profa. Suzi é excelente. Não foi só uma entrevista, foi ma baita aula.
Parabéns para a convidada, e também pro canal. Existe um nó gigante no Brasil, toda uma população sem direito à sua história, que foi tratada como coisa, e continua...! Hoje, com 70 anos, chego a pensar que o Brasil, de fato, não existe.
Vim aqui comentar sobre as interrupções do cara (chato demais, contribuiu de menos).
Mas já fizeram isso muito bem! rs
Aulão! Obrigado 😘
Já li o ensaio de Mbembe! Agora, estou me preparando para ler a aula de Michel Foucault [biopolitica]... São coisas dadas e bem atuais nesse momento!
O entrevistador fala demais. QUER tomar o lugar da entrevistada.
O entrevistador QUER RECEITA DE BOLO para pensar sua ignorância...
O projeto é INCRÍVEL, acompanho a quase 2 anos e nunca me manifestei aqui nos comentários (NÃO SOU HATER).
Entretanto a postura do apresentador tem me incomodado muito, sobretudo nesta ultima serie de videos "Pensamento Descolonial" onde analistas incríveis foram interrompidos inúmeras vezes durante suas falas, o apresentador demonstrou certas dificuldades ao tratar com pensamentos diferentes, e por vezes proferindo frases preconceituosas e retrogradas, prejudicando totalmente o fluxo de raciocínio.
Prezado entrevistador, acredito que a ideia deste canal não seja reduzida meramente a: Assistir sua tentativa de elevação no intelecto, enquanto infla seu próprio ego.
Seja digno ao executar seu papel.
Excepeciinal !!! Prfessora fora do circulo da USP , etc ... Mulher , mãe ! Eis ai um modelo de democracia para ser prnsando na construção de uma idéia de Quem Somos Nós !! Parabéns professora ! Valeu QSN .
Muito obrigada pela entrevista, vibrando por mais entrevistas com pensadores latinos !
Oi, gente, tudo bem? Eu adorei!!! Não quero ser chata nem nada, mas o entrevistador interrompe não direcionando, mas interrompendo raciocínios. É ótimo que seja uma conversa e que seja também feito para pessoas sem bagagem entenderem, uma vez que ele faz perguntas básicas. Eu nao sabia nada a respeito sobre isso, nem da existencia, e hoje eh sei um pouquinho. Entendo que os entrevistados precisem de direcionamentos para recortes, mas acho que hoje dificultou muito o entendimento com questões que não eram pertinentes e, principalmente, faltou timing, os momentos não eram os oportunos.
Que delícia assistir à Professora Suze. Saudades de suas aulas.
Os comentários são desnecessários. Ela falou muito claramente e entendível.
Eu comprei este livro por uma Indicação do Henry Bugalho. Mas confesso que a leitura estava sendo muito difícil. Assim procurei na net sobre discussões sobre este livro é vim parar aqui. Agora vou voltar e terminar meu livro. Obrigada
Parabéns por sua trajetória obrigada pela contribuição .. terei uma nova visão e ficarei esperta. Curitiba ,o centro, é um exemplo de política racista... beijos
Livro incrível. Mbembe e seu pensamento decolonial alcançam o auge com Crítica da razão negra.
Celso,para entender um assunto, tão
técnico,específico e com.conceitos poucos conhecidos,e necessário que o entrevistador ajude os ouvintes.
Como você bem disse e um tema da Academia,que talvez nesse momento só interesse a poucos,estudiosos.
Suze fantástica 😍😍😍😍
há anos as pessoas reclamam que o entrevistador interrompe demais e nada muda. tem que fazer o que pra darem um toque nele? um twittaço, levantar uma hashtag, mandar mil emails? uma ótima conversa, um ótimo programa mas está confuso gente! nossa pra que tanta intervenção? não deixa terminar um raciocínio.
por favor Celso, consulte seus psicanalistas amigos da casa do saber, pq algo tem aí.. tem mais do entrevistador do que da convidada, que saco.
Eu acho engraçado quando a única intervenção possível na consciência da pessoa é relacionada a "levantar uma hashtag".
@@colunas.tortas hauhuah ele é dono do programa, continuem reclamando
se eu fosse ele eu tirava os comentarios, eu ia ficar chorando em posicao fetal o dia todo com tantas criticas rs
mas eu to rindo mesmo, ele fala demais e fala coisas leigas e eu quero ouvir o pensamento academico do autor
@@luaods Se não há twitaço, não é minha revolução.
Que maravilha te encontrar por aqui professora Suze. Saudades das suas necessárias aulas. Excelente entrevista!!!!!
Celso, mais uma vez obrigada pela entrevista. Conteúdo muito bom. É sempre revigorante tomar conhecimento de outros pensamentos. Obrigada!
Sensacional! Qto conhecimento!
Excelente essa entrevista!!!! Gosto muito dessa dinâmica do programa porque ajuda a gente dá um certo intervalo para processar as ideias. E as intervenções do Celso cumprem muito esse papel de ajudar a gente , ainda durante a entrevista , pensar : peraí é isso mesmo.... obrigada pela entrevista !!!!
Suze Piza, gratidão pela sua presença e conteúdo importante para entender um pouco a nossa "democracia".
Suze como sempre maravilhosa. Tive o privilégio de estar em suas aulas na UFABC, cada aula uma palestra!
Acompanho o programa há anos e é excelente! Os temas sempre necessários e da 'ordem do dia'. Os entrevistados escolhidos sempre são maravilhosos, mas percebo que o entrevistador os aproveita mal porque interrompe demais e em momentos de conclusão de raciocínio... isso é pessimo!
No mais, ela é maravilhosa
Ele quer mostrar que sabe, q estudou o assunto e chega a ser desagradável. Terapia resolve o problema dele.
Ter uma entrevista como essa disponível aqui no RUclips é muito bom. Nos ajuda a ter acesso mais fácil a saberes interessantes, que nem sempre são fáceis de acessar. Parabéns pelo programa.
Uau que papo maravilhoso!
Aplaudindo em pé Suze Piza 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Excelente! Muitas reflexões sobre a atualidade, muito bem articuladas pela professora! Parabéns!
Uma excelente entrevista.
cara, seus convidados são realmente iluminadissimos... Piza, não a conhecia, muito bom o papo....valeu, excelente resumo, sinterico e objetivo...gracias
Que aula, parabéns a todos por nos proporcionar uma maravilha dessas 👏👏👏
Foi SENSACIONAL
O entrevistador não só interrompe como repete várias vezes "você entende?" Quando isso se dirige à uma mulher eh muito delicado!!!
Caramba, é muito difícil não se irritar com o entrevistador... tantas interrupções desnecessárias e egóicas que a entrevista fica sem fluidez... se vc quer realmente contribuir com o suas ideias, entrevistador, aprenda a provocar! Vai assistir o Abujamra, ele dá uma aula!
Senti o mesmo. Obrigada por compartilhar sua impressão
Difícil ser mulher e intelectual
Essa entrevista é uma aula!!! Parabéns pelo programa e amei a Suze😍
Ótima exposição da Prof. Suze, principalmente se colocando no local de fala como latinaamericana diante de um autor negro do Sul global. Alem de dar sugestões sutis ao apresentador de como repensar seu comportamento colonizador ao conduzir a entrevista.
Reconhecer o problema e resistir (a força) ao problema...
Obrigado por me apresentar Achille Mbembe, estou lendo sobre sua obra e vendo análises e comentários está sendo interessante quanto sua obra se identifica com o Brasil, somos exatamente isso.
Descobri a filosofia durante a quarentena foi esclarecedor para conseguir iniciar o entendimento do meu olhar para mundo
Amei a Suzy Piza, excelente reflexão!
Parabéns Celso, gosto muito da sua atuação, a Suze Piza também, ambos foram claro e precisos.
Suze, adorei sua fala. Gostaria muito de conversar com suas ideias. Acho fundamental tenhamos mais espaço na nossa universidade para troca livre e respeitosa de visões sobre o mundo contemporâneo.
É sempre muito bom aprender com este maravilhoso programa. Abre cada vez mais a cabeça da gente. Quanta coisa boa!
2021, alguém ? 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
A Suzi me despertou para o mestrado! Valeu ❤️
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário
Por todo o ensinamento, merci, Su!
Maravilhosa... Não a conhecia,adorei
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário gostei muito
Vocês precisam fazer uma segunda, terceira, quarta parte etc e tal, com o seu Pedro Paulo Braga de Sena Madureira... Qualquer assunto! Uma elouquencia digna para o programa
A suze sempre sendo perfeita, tão boa quanto nas aulas
Gênia
Muito Bom!!!
Como não amar a professora Suze genia
Eu conheço um pouquim do Brasil: pernambucano, já visitei João Pessoa, Maceió, Natal, Fortaleza, Salvador, Aracaju, Belzonte, Rio, Sampa, Brasília, Curitiba, Porto Alegre. Descobri q o povo presta. Mas quem manda é perverso. E este é meu escopo!
Excelente! Amei. Obrigada por disponibilizar o vídeo
Excelente!
Muito boa entrevista. Esse tema do racismo tem que ser mais debatido. Parabéns pela escolha
Como falar sobre esse tema e ficar interrompendo a mulher de 30 em 30 segundos? Misericórdia... se leu, num leu direito, mano... tá precisano treinar mais a escuta. Aaaaafinal, é entrevista, então, quem precisa falar é a entrevistada. Quase não assisti até o fim por conta da chatice das interrupções. Bora se rever, né? Não só o Celso (o entrevistador), como toda a equipe do programa... já que, ao não corrigir a postura do cara, dá continuidade a esse tipo de postura, e legitima as interrupções como sendo o pensamento da própria equipe. Esse é uma prova de que existe separação entre conteúdo e forma, conceito e prática.
Exato! A Suze é maravilhosa, uma mulher filósofa espetacular, mas esse cara é chato pra burro! Além das interrupções, a entonação dele, o modo de falar, o trejeito, parece a todo tempo estar desmerecendo o assunto, como se estivesse desinteressado. CARA CHATO, INDELICADO!
Nossa! Quanta falta de respeito a liberdade das pessoas.
Esse entrevistador é péssimo.
Ainda bem que a Suzi salvou a entrevista.
@@hiataandersonsilvadonascim9301 Precisamos viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e conversar com cada pessoa para obedecer a Deus e viver os seus Mandamentos e os da sua Santa zigreja e agir como cristão para limpar essa casa de insetos peçonhentos...Precisamos agir com Jesus à nossa frente.
Massa! Merci.
somos seres sociais porque somos animais que, ao nascer somos totalmente dependentes do outro. e essa situação originária, assim como as condições e a forma como cada um vivenciou isso marca nosso sistema psíquico e proporciona a base de nossa estrutura como sujeitos.
mesmo que tenhamos uma uma solidão, uma experiência íntima de separação, identificada com nosso corpo e nossas experiências sentidas como em separado.
Que bom escutar outros pontos de vista
EXCELENTE : )
Ótimo!
Conheci a Suze através de uma música
(Extremo oriental- a sombra que me vigiava)
No começo eles colocaram ela dizendo:
"Tem um filósofo francês que é contemporâneo que é o Michel fucolt que trabalha muito a área de que o ser humano moderno ele é domesticado para agir de uma determinada maneira e ele usa termos como domesticação, adestramento..." Inclusive, quem souber qual vídeo ela fala isso, me digam por favor.
O apresentador precisa "DEScolonizar-se". Essa série de entrevistas denota isso.
Chato pra caramba interrompe toda hora aff
Ele.é chato não permitiu ela dizer nada mas sempre faz isso com todos os convidados
Kkkkk ... Concordo com a chatice dele! Mas é taum bunitinho...kkkk. Amei a Suze! Tem identificações entre nós!
O que uma coisa tem a ver com outra?
@@colunas.tortas 😳
Necropolitica é um ato cruel vil e horrendo mas que infelizmente existe e faz parte do sistema
Muito bom, mas pode ser melhor, como foi dito aqui nos comentários: "O apresentador precisa "DEScolonizar-se"". Obrigado!
Por favor falem sobre o Cheikh Anta Diop
O quem somos nós, não é uma entrevista, é um bate papo, uma conversa esse é o formato do programa, não tem nenhum erro do Celso fazer interrupções.
Pois não está funcionando, desagradável e irritante essa interrupção constante da linha de pensamento. Tanta gente falando, que tal um pouco de escuta?
falem sobre Ptah Hotep, Imothep
Amei vc, Suze! Tomaria uma cana boa contigo, em minha fantasia dionisíaca! Somos sobreviventes, né?
Foucault propõe a subjetivação ao invés da sujeição. Saindo de Mbembe e retornando a Foucault, podemos reorientar nosso olhar e nossa narrativa ao eu subjetivo. Não há ainda uma solução, apenas uma crítica a fim de criarmos, imaginarmos uma possível saída. O ser está em construção!
SOMOS NÓS! Cara, acorda! Oxê!
Quando ela começa a falar sobre necropolitica?
Ideia pesada e firme
Neste contexto do tráfico de escravos, o que lemos devem ser obras talvez, com tendências políticas diferentes. O que sei - e sei que sei pouco - , é que os europeus, sobretudo os ingleses faziam esta negociação na própria África, e muitas vezes eram indicados onde encontrar negros para ¨¨¨capturá-los¨¨... são palavras duras e pejorativas, mas que na época foi fato que não podemos mitigar. Os portugueses os compravam de piratas ingleses e de outros que dedicavam-se à pirataria não só para o Brasil, é bom lembrarmos... ,mas para todas as Américas... E, também para a Europa... Fatos crueis que reportam uma época que causou muitos traumas e indignações, que ainda levarão mais algum ou alguns séculos para serem revertidos e dificilmente repararão os danos não só de ordens econômicas, mas sobretudo morais e psicológicas.
Apresentadorzinho desatualizado... de alma colonizada...
Tem vídeo sobre a Sobonfu Somé?
Eu gostei das interrupções do entrevistador, porque ele representa o outro lado que não compreende. Ao meu ver é importante!
Discurso perverso como sintoma? AMEI! É porraí!!!
Não sei pq (e sei), lembrei do filme de Muylaert, "Que horas ela volta?"... Tvz por ser nordestino, prestes a me tornar "retirante acadêmico"...