Eu me formei em Português/Inglês, pensava a mesma coisa quando cliquei no vídeo e a explicação dele foi exatamente o que aprendi há mais de 10 anos, antes de se discutir isso.
Ótimo. Espero que você, e todOs, aprendam o máximo da língua portuguesa e, ao mesmo tempo, da língua inglesa. Muitos que possuem a língua portuguesa como nativa fogem dela para outro idioma, como o português, assim errando ridiculamente em coisas básicas do português enquanto bem sabe da língua inglesa. A língua portuguesa pode ser difícil devida a máxime grande riqueza dela.
Pax levantando a pergunta já com um viés querendo dar uma lacrada, e o professor deu uma jantada nele maravilhosa kkkkk A cara do pax ouvindo a resposta já melhorou meu dia Eu gostava muito do pax, mas esse lance de querer ficar pagando pedágio pra lacracao tirou toda a graça dele
Jantado? Você é que é burro e não entendeu que o professor não passou pano para o pessoal defensor da linguagem neutra! Ele afirmou com todas as letras que isso é errado! E ele não é o único professor que afirmou isso!
Concordo com Noslen. Linguagem neutra é muito mais uma questão de militância política do que fenômeno linguístico. Percebo que algumas pessoas estejam criando uma sensação de fenômeno da língua para inserir ideologias de gênero/sexo etc. Traduzindo: alguns querem empurrar goela abaixo o seu ponto de vista e condição não levando em consideração ou respeito a opinião de outras pessoas.
Concordo com você que quase tudo, porém ideologia de gênero não existe, isso é um mito criado por motivos políticos. O que existe são estudos de gênero, e se trata de algo científico feito por pessoas estudas da área e direcionada a enteder melhor como isso funciona. OBS: Isso não é tratado em escolas, muito menos para crianças como alguns políticos fascistas tentar enganar os ignorantes. Fique bem.
Cara, de verdade, eu concordo com muita coisa que o Pax fala, acho legal essa questão de respeito ao próximo, sei que dentro das Igrejas exite muita gente arrogante que passa longe do verdadeiro evangelho, porém, apesar do Pax falar muito em respeito, ele vive sacaneando os evangélicos, como se fosse só no meio evangélico que existisse intolerância..... Intolerância existe em todos os meios não adianta criticar só um lado, tem muito gay intolerante e preconceituoso com quem frequenta uma Igreja, tem muito macumbeiro que vive fazendo piada com quem é evangélico e por aí vai....... Agora parece, na cabeça dele, que só os evangélicos são sacanas....., Até entendo a revolta dele, mas se é pra combater o preconceito, intolerância religiosa, que se combata de maneira sábia, respeitando a todos, macumbeiro, gay, evangélicos, católicos....
Sim , eu pensei a mesma coisa esses dias , acho que tem muita mágoa dentro dele pela igreja, e isso não é legal!! Ele não consegue ver que ele levantou uma bandeira contra os cristãos, parece que ele vê isso como uma missão.
Ele deve ter conhecido só gente terrível, eu conheço tantos cristãos verdadeiros que amam o evangelho e tem uma vida íntriga, não pode colocar todo mundo no pacote de imprestavel e intolerante . Mas eu creio que um dia ele vai abrir os seus olhos, e livrar dessa mágoa aí.
@@patydodoug ele é magoado com o Silas Malafaia, pois o Silas o cancelou..... Enfim... O Pax tem um lado legal de querer furar a bolha, porém, ele pode fazer isso sem ofender os cristãos, sem generalizar como se todos os cristãos fossem iguais.
@@patydodoug Sim, é verdade, ruclips.net/video/cHm6CKzcSTg/видео.html Nesse vídeo ele perde perdão, chora, por causa do preconceito que as religiões afros sofrem... Porém, quando o "portas do fundo" ofenderam os cristãos, com aqueles especiais de natal, o Pax faz um vídeo defendendo o "portas do fundo" dizendo que foi apenas humor........ Peraí, quer dizer que quando desrespeitam a fé dos cristãos ele trata como se fosse apenas humor e depois quer lacrar pedindo perdão de um pai de santo como se todos os cristãos fossem intolerantes!!!!!!!! Assim não dá.
Eu acho que na verdade o PAX pensou que o Professor Noslen iria "concordar" com a militância do pronome "neutre". Mas como ele disse: calma, tem a parte técnica que nem "todes"vão procurar saber. Ah, fora que quando o Pax lançou um ... 'Pra mim falar" quase que matou o teacher... rsrsrs. Dani, ser gordo é profissão? Você acha que não ofende quando faz suas "piadas de gordo"? Lembra do caso do apartamento de 10 m2 no seu show? Ah tá, você falou de si mesmo.
Minha filha, trabalhar numa escola inclusiva. Inclusiva , com crianças, cegas, autistas , cadeirantes, surdas etc.. A linguagem neutra excluir todas essas crianças.
@@guicarvo Não. Isso é uma tentativa desesperada de impor os pensamentos mimados de uma d!t@dur@ moderna que prega a "inclusão". Mas, quais as consequências disso para pessoas dislexicas, surdos oralizados, e cegos que desconhecem essa nova "desculpa" para cancelar pessoas? Isso inclui só essa minoria mesmo, tá. É Tipo o barbudo que diz que não é um cara, ameaça bater em uma mulher e depois pede respeito. Vocês arcoiris são todos assim.
@@guicarvo incluir pessoas, que piada mudar completamente o português de uma forma ridícula, é inclusão, inclusão seria por exemplo fazer mais livros em braille, isso é só modinha de usuário de twitter que fica em casa reclamando na internet falando de wandinha,
Essa bizarrice de "linguagem neutra" é uma das coisas mais patéticas que já vi na vida. Aos que apoiam essa idiotice, sugiro que usem essa linguagem numa redação de vestibular. Vão tirar uma nota muito boa 👍🏻
Namoral né cara respeito todos os crentes tem um bom exemplo e o autêntic games o cara foi cancelado por um bando de fresco e respondeu com uma educação sem igual.
Gente, para quem não entendeu eu estava sendo irônico com o teor do video. Para mim soou como uma sinalização de virtude como se ele fosse o diferente/melhor.
@@moonimarc mas de fato foi por motivo de separação. Essas pautas identitárias que colocam a sociedade contra a própria sociedade só interessam a casta política que usa dessa briga para avançar seus próprios interesses como aumento de privilégios, salários, cerceamento da liberdade que está acontecendo O TEMPO TODO no Brasil atual. Temos nos ligar para o que realmente importa agora.
A gente já viu isso em "1984", de George Orweel, quando o Estado totalitário mudava toda a língua e a linguagem a seu bel prazer, o que foi chamado de "Novafala". Na literatura também o tresloucado Policarpo quaresma queria mudar nossa língua para o tupi. Então, ou é algo tresloucado ou totalitário. Prefiro ficar com a primeira opção.
Isso que o professor fala é muito importante pq a língua escrita vai mudando conforme as pessoas mudam a língua falada e não com meia dúzia de pessoas dizendo como a língua vai ser daqui em diante. Foi assim por exemplo com o "você", que era Vossa mercê, mudou para vós micê e hoje é você, embora na Internet é "vc". Mas foi algo natural, não foi alguém ou algum grupo impondo. Sobre classificar as pessoa pela orientação sexual eu acho muito errado, é minimizar todo o ser de uma pessoa por somente um aspecto seu. Dizer que alguém é gay é o mesmo que classificar alguém como somente hetero, ou adúltero, ou qualquer outra coisa que não represente todo o ser da pessoa.
Sensacional! falou com propriedade, mostrou um vasto conhecimento sobre a língua e manteve um alto nível de respeito. essa com certeza é a melhor explicação sobre esse tema do pronome neutro. 👏👏👏👏
Nunca. Português é lindo e é a nossa língua. Jamais teremos inglês como língua nativa. Quem não gostar do português que vá para outro país. Alemão tem gênero neutro.
Jamais! Em 1928, o alfabeto turco sofreu reforma para adaptar-se à fonética e torná-lo mais compreensível, então a tradição da escrita foi quebrada, não a da fala e, a partir deste princípio, mais interessante seria, se criássemos outras regras de Ortografia e alterássemos o alfabeto, que não tivesse as letras k, q, w e y, assim, os fonemas seriam pronunciados e escritos da mesma maneira. Exemplos: oje, em vez de hoje; caza (casa); cazar (casar); asar (assar); casar (caçar); ficso (fixo); cero (quero); geha (guerra); compania (companhia); haspar (raspar); xaruto (charuto); axar (achar); jente (gente); ajir (agir); mílio (milho) etc.. Obs.: não haveria dígrafos; o til seria colocado sobre a letra n para substituir o nh. Obs.²: a letra agá em início de palavras não tem valor fonético no Português (hoje vem do Latim hodie); se a letra agá fosse usada para substituir o duplo erre ("rr") seria mais plausível! Inclusão é aceitar as diferenças, não impor normas linguísticas por decreto ou qualquer outra forma, apenas para satisfazer uma parcela da população, pois faria a Sociedade ser regida por regras de castas, o que representaria divisão e distanciamento entre as pessoas.
@@Anomalous_loafofbread mas they é plural da terceira pessoa, o problema semântico é com a terceira pessoa do singular, só aqui no Brasil que o problema em com os dois pronomes singular e plural.
4:52 todos e todas é a maneira mais ideal ao se referir a esse grupo de pessoas, vai muito além disso, mas fica difícil uma pessoa que mal sabe escrever o próprio nome é consegue respeitar o seu coleguinha do lado querer aprender algo tão complexo quanto à biologia humana, a regra é clara só se incomoda com a vida alheia quem está infeliz consigo mesmo
A língua sempre se adaptou para comunicação, não para agradar militâncias. Esse negócio é pura agenda inútil, até porque o Brasil têm vários números assustadores de analfabetos no português normal, imagine então para aprender uma nova linguagem KKKKK. Isso sem contar os cegos que iriam ser outro grupo que iria ser muito prejudicado por isso, então né, é foda implementar isso forçadamente só porque você quer ser chamado assim, não pode impor sua vontade sobre vários outros grupos que vão sair prejudicados demais no seus próprios dialetos.
Dentre todos os professores que usaram o mesmos pontos que o dele, ele foi um dos que mais expressou isso de uma forma polida e clara. E no meu ponto de vista, é interessante olhar isso pq a língua, inegavelmente (ao meu ver) reflete a linha de pensamento dos falantes. O único ponto é que, além da atribuição de gênero na palavra, os pronomes pessoais (ela, ele, ile, elx ou el@) poderiam ter sido discutidos, esse é um ponto que me intriga e que eu acho mt interessante de ser abordado, pq diferente do "todos"/"todas"/"todes" não vejo muitas resoluções além do "funciona" e "não funciona". É mt bom ouvir alguém poder falar disso propriedade, base e principalmente, respeito.
Fiquei muito aliviada com a resposta do professor, porque ele buscou explicar tudo didaticamente e de um jeito RESPEITOSO, o que é muito inportante, levando em consideração quem quer usar pronome neutro por não se sentir representado (pelo menos nos meus anos de escola, sempre prestando atenção, não me lembro de terem me falado isso sobre a língua ter sido traduzida assim, com o "todos" englobando neutro e masculino, foi uma coisa que descobri só na internet) Acho que também tem a parte de normalmente ser usado para se referir ao masculino aqui, então ficamos com isso na cabeça de que "todos" é masculino sem ter aprendido da história da tradução para o português Enfim, não acho legal e nem engraçado as pessoas que ficam "ele use prenene neutre", zoando e usando o fato do desconhecimento pra dizer que o uso está totalmente errado (até do ponto de vista social e sentimental) só porque não concorda com o gênero QUE NEM É DA PESSOA e quer invalidá-lo E "pronome" é um substantivo masculino, apesar do uso dele para tirar o gênero binário, não é "pronome neutre", é "pronome neutro"; tem que ter concordância nominal, né, engraçadinhos!
O problema é que essas pessoas não aceitam o uso dos pronomes e adjetivos no gênero masculino como inclusão porque afirmam que o gênero masculino é patriarcal, opressor e blá blá blá.
4:27 - se todo o extremo é mau, e de facto é, neste exato momento nós já estamos a viver num extremo assumido e tentando negociar como é que podemos ser mais extremistas ainda. Eu não posso ser obrigado a ser simpático, nem agradável, nem estar de acordo com seja o que for. A liberdade de pensamento, de expressão e de religião dá-me e ao outro o direito de verbalizar o que eu quiser desde que eu não incite ninguém à violência. Deste modo, a liberdade de expressão dá me o direito até de ofender quem eu quiser, eu não existo para agradar a uma minoria dentro de uma minoria nem à maioria sequer. Do mesmo modo, eu não existo para sustentar e apoiar os sentimentos e as ideias subjetivas de outra pessoa, essa pessoa não existe para sustentar as minhas ideias ou sentimentos subjetivos.
Lá nos EUA a turma da lacração definiram o pronome "They" para substituir He ou She (Ele/Ela) para quem não se define nem com nenhum dos dois pronomes! Mas acontece que They significa eles ou elas e já é o plural de He e She! Imaginem a confusão de chamar uma pessoa só no plural! Coisa de "maluqui"! Esse negócio de pronome neutro não vai vingar pois França, Canadá e outros países já estão acabando com essa idiotice!
O esclarecimento do professor foi racional e bem vindo. O restante ninguém é obrigado a pensar como foi dito. O respeito ao ser humano é fundamental, mas o respeito às diferenças também é importante. E qual a diferença será mais importante. Aquela que um grupo impõe por meio de lei? Ninguém tem o poder de mudar o pensamento das pessoas, mas essa necessidade de mandar no pensamento alheio é a fonte dos conflitos. Salvo os casos extremos que passam a prejudicar fisicamente e com injúrias ao cidadão, estas sim, merecem uma resposta jurídica. Mas a verdade é que tudo que fazem é para conflitar contra o Evangelho. Um meio de chegar a finalidade de calar a voz dos ensinamentos cristãos.
1:24 ... e existe o conceito irrefutável e indiscutível que a liberdade de um indivíduo acaba quando começa a liberdade do próximo. Assim sendo, todos os trans-"seja o que for" têm todo o direito de viver e de se exprimirem de acordo com os seus sentimentos e pontos de vista mas não têm o direito de impor ao próximo que utilize uma linguagem que tal próximo não queira usar. A partir do momento em que alguem tem o poder de me obrigar a falar como ele quer já não vivemos em democracia mas sim numa ditadura.
A representatividade de um grupo não pode ter como base justificativa o uso de liguagem obrigatória e compulsória que rejeita a realidade objetiva e consensual que é a base da comunicação sem a qual a comunicação em si se torna impossível.
Nossa professor Noslen... Obrigado, apenas isso! Que explicação, que aula generosa e rica👏🏼👏🏼👏🏼 melhor que isso só ressuscitando o Portinari e mandando ele desenhar hahaha
Nessa briga entre quem acha válido e faz chacota, eu torço pela briga! Acho ridiculo lutar para as pessoas falarem de forma neutra, mas acho ainda mais ridiculo como tem pessoas que se ofendem profundamente com uma coisa tão idiota! Tode mundo é idiota nesse processo.
Pax você não consegue se ver por uma terceira pessoa, mas você tá com tanto ódio dos crentes, vejo uma mágoa muito grande. Faz isso não, libera perdão aí.
Finalmente alguém desenhou pra essa galerinha que acha q vai mudar o mundo impondo uma linguagem neutra que não existe. Outra idiotice são as siglas do movimento que acabou de ser mudada novamente, criar uma sopa de letrinha não vai mudar nada na luta pelo respeito, só complica e cria discussões fúteis e cada vez mais brigas
CANETA AZUL,AZUL CANETA...PALMAS PARA MANOEL GOMES🤗🤗🤗 Manoel gomes: -obrigado a todes voceizes demaizi.[[[ E pensar que a gente ia ter que falar igual manoel gomes]]]
Você diz que a língua evolui e certo acredito nisso também, mas a linguagem neutra já foi tirado no latim não seria um retrocesso voltar com ela agora, nesse caso não estaríamos evoluindo estaríamos dificultando para pessoas com dislexia ou problemas de aprendizagem.
Não virou piada, isso é uma piada. Como falava o saudoso Enéias carneiro, "eu não tenho preconceito, mas tenho um conceito." Se você abre mão dos princípios, se curvará às ideologias insistentes.
E no caso de todas as crianças?, Todas as pessoas?. Engloba tanto as crianças femininas quando masculino e pessoas tbm . Acho que o professor está corretíssimo.
No latim, havia os pronomes masculino, feminino e neutro. Ao passar para a língua portuguesa - isso é uma regra - o neutro foi para o masculino. Exemplos: Bom dia a todos! (Inclui todo mundo) Bom dia a todos e todas! (É uma redundância, desnecessária) Bom dia a todes! (É um dialeto de algumas tribos)
Se os homens de juntassem pra criar um pronome masculino exclusivo já que o "neutro" e o feminino são exclusivos, iam chamar de frescura, exceto se esse grupo fosse formado por homens gays, aí sim é válido
O que ñ foi falado ( ou falado errado) é que no Latim o neutro era usado apenas para COISAS!!!! Assim como hoje no Inglês, Alemão, etc....Se querem ser tratados como coisas, blza!!
10 mulheres e um homem. não é os meninos. Ola pessoal. boa a todos. Esse todos não tá se referindo a sexualidade do indivíduos. mas a quantidade ninguém tá usando usando o todos pra se referi apenas ao indivíduo do sexo masculino. todos é sim de fato um prononome masculino. Pode ser usado apenas para multidão do sexo indivíduos do sexo masculino. Mas quando no meio deles houver pelo menos um um indivíduo do sexo oposto. o texto tbm não pode ser usado quando a multidão for penas do sexo feminino, nesse caso é todas. ninguém tá deixando de cumprimentar um público misto. pq falou boa tarde a todos vcs. agora se vc homem trans e que ser chamado de ela ai podemos pronomes usar pronomes pessoais. como ele ou ela. embora não concorde em chamar ele de ela ou vice -versa Eu uso sim como sinônimo de respeito. Mas não de concordância
A língua sempre foi política. E a norma culta ela normalmente marginaliza a quilo que não reflete o padrão da elite. A quem a linguagem contempla quando falamos em norma culta? Se o interesse da comunicação for excludente, ela só servirá pra uma parcela e não para a população.
foi delícia de mais ver a cara do PAX de decepção....pois ouviu do professor tudo ao contrário daquilo que a "torcida" gostaria de ter ouvido...PAX, engole o choro, engole?!
Eu não concordo quando dizem opção e , nem mesmo orientação sexual . Por que? Porque na minha opinião ninguém é orientado a ser heterossexual , homossexual ou trans ! Assim como ninguém é orientado a ser ladrão, assassino . etc..
O pronome NEUTRO é uma das piores criações. Eu vi adolescente da geração Z falando que ele serve pra inclusão.... Pessoas dislexas,mudas e surdas sem sombra de dúvidas vão conseguir aceitar isso sem problemas né uau (ironia). O NEUTRO!! Já existe no português a questão de você souber usar ou não depende de você, não tem o do pq você criar uma coisa que já existe
Errou rude dizendo que a linguagem não interfere no preconceito. Estudos mostram que a ausência de certas palavras em certos idiomas modificam a maneira como as pessoas se relacionam e sentem as coisas. Imaginem que não existisse a palavra "amor". Continuaríamos amando, mas existiria muito conflito e desentendimento sem poder dar o nome aos bois. Decepcionado!
Não se trata de a linguagem neutra ser uma piada ou não. Como disse o professor, ela não se enquadra na gramática da língua portuguesa e não é amplamente aceita. Para mim, jamais ser, pois espero e torço muito para que a comunidade LGBT trave as lutas certas em lugar de ficar se sentindo oprimido pelo próprio idioma dizendo que ele é uma construção machista. Prove que isso é verdade e tente convencer a professores que as linguas não são construções coletivas que evoluem naturalmente.
As línguas são binárias porque os únicos seres vivos capazes de utilizar a língua, capazes de transformar conceitos em palavras são também binários tal como todos os outros mamíferos. Não existe um terceiro sexo. Se os únicos seres vivos capazes de falar fossem da framília de animais partenogenicos, nesse caso a língua já não seria binária, talvez fosse unitária ou neutra. O que é triste é o facto de algo tão simples como a natureza binária do ser humano, algo tão óbvio ter que ser explicado como se se tratasse de uma tese de doutoramento e quando nos encontramos nesse ponto em termos sociais então significa que estamos metidos em grandes sarilhos.
O mesmo vale pra quem implica com certas palavras dizendo que são de origem racista, como: "denegrir". Dizer que a palavra denegrir é uma palavra de origem racista é uma coisa. Dizer q ela é utilizada nos dias de hoje, com o mesmo significado racista é uma inverdade. Denegrir, nos dias de hoje, tem o sentido de ferir a imagem de alguém, ou seja, se já teve um significado racista, esse significado já foi esvaziado pela evolução da língua, há tempos.
Melhor resposta até professor, o que falta é estudo do português. Acho que a falta de conhecimento é até compreensível visto que muitos são analfabetos funcionais
Uma coisa que ainda me deixa encafifado... Como os caras vão se referir à pessoa que se diz "menine" A menine ou O menine, nesse caso, vão ter que usar o masculino ou o feminino. Os menines? As menines? Es menines? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas assim..."todes" eu concordo q é errado de se falar, mas agora "ele/dele" não é neutro, é claramente pronome masculino, a única coisa que acho válida é o elu/delu, q é algo especificamente da pessoa. Acho que talvez o noslen deve ter se confundido achando q era só o "todes", pq ele n fala das outras formas do pronome.
Masculino terminado em UN foi meio meteção de louco. Depende muito da declinação, na verdade. A maioria das palavras masculinas do latim são da primeira declinação US no nominativo que passam a ser O no acusativo. Talvez ele se refira a alguma outra declinação, mas palavras terminadas sm UN não são comuns... Se alguém puder esclarecer essa canelada, eu ficaria grato
Eu aprendi que a linguagem é viva e está sempre se adaptando. No passado não existia o pronome Você e com o tempo foi mudando. Até mesmo o pronome "a gente" sempre foi muito criticado mas todos nós usamos. Acredito que futuramente possa haver uma modificação.
Você é redução de vossa mercê e trata-se de pronome de tratamento, cuja conjugação (no Português brasileiro) está na terceira pessoa. Existem muitos vícios de linguagens e erros gramaticais no Brasil; exemplos disso são os empregos equivocados de pronomes retos e oblíquos, usados na linguagem coloquial. Exemplos: "tu vai" (o correto é tu vais), "me dê" esse livro (dê-me esse livro é a forma correta) etc.
Eu me formei em Português/Inglês, pensava a mesma coisa quando cliquei no vídeo e a explicação dele foi exatamente o que aprendi há mais de 10 anos, antes de se discutir isso.
Que ótimo, querido. Estou cursando também!
Ótimo. Espero que você, e todOs, aprendam o máximo da língua portuguesa e, ao mesmo tempo, da língua inglesa.
Muitos que possuem a língua portuguesa como nativa fogem dela para outro idioma, como o português, assim errando ridiculamente em coisas básicas do português enquanto bem sabe da língua inglesa.
A língua portuguesa pode ser difícil devida a máxime grande riqueza dela.
Sim, dentro do bom senso,eu tinha uma enciclopédia maravilhosa;Conheça o seu idioma
Pax levantando a pergunta já com um viés querendo dar uma lacrada, e o professor deu uma jantada nele maravilhosa kkkkk
A cara do pax ouvindo a resposta já melhorou meu dia
Eu gostava muito do pax, mas esse lance de querer ficar pagando pedágio pra lacracao tirou toda a graça dele
Penso exatamente assim
A cara do PAX sendo jantado pelo professor me fez ganhar a tarde de hoje
Ele levantou a bola esperando uma coisa e veio outra hahahaha
KKKKKKKK exatamente!
@@daviramos778 ele levantou a bola e levou um chute, o professor confundiu ele com a bola.
Jantado? Você é que é burro e não entendeu que o professor não passou pano para o pessoal defensor da linguagem neutra! Ele afirmou com todas as letras que isso é errado! E ele não é o único professor que afirmou isso!
@@jordangandolfi3981 kkkkkkkk GORDOFOBIA
A cara de negação do pax em relação ao que o professor explicou é muito nítida kkkkkkk
Precisamos de mais professores de português como o Noslen.
Pablo Jamilk
Noslen foi o único que falou a opinião dele sem ser intolerante, foda dms
não é bem opnião é um fato, tipo dizer que a terra é redonda ser uma opnião e não um fato
não é nem opinião, ele falou fatos relacionados à nossa língua
Pax: Vou lacrar com essa pergunta! 😜
Professor: "....querem enfiar guela abaixo algo que não tem discussão..."
Pax: Fui lacrado🥴
Ele disse q a luta é válida
O professor tá certo, ele também critica comentários iguais ao seu, que não tem maturidade e leva pra um lado provocativo, dando margem pra discursões
@@carloskawa2201a lute é valide*
Concordo com Noslen. Linguagem neutra é muito mais uma questão de militância política do que fenômeno linguístico. Percebo que algumas pessoas estejam criando uma sensação de fenômeno da língua para inserir ideologias de gênero/sexo etc. Traduzindo: alguns querem empurrar goela abaixo o seu ponto de vista e condição não levando em consideração ou respeito a opinião de outras pessoas.
A linguajem evolui pra facilitar a comunicação não pra agradar alguém.
Fenômeno linguístico nem sempre responde as mudanças da língua, às vezes se muda de tanto repetir
@@creatorwashington4696 Exatamente
Concordo com você que quase tudo, porém ideologia de gênero não existe, isso é um mito criado por motivos políticos. O que existe são estudos de gênero, e se trata de algo científico feito por pessoas estudas da área e direcionada a enteder melhor como isso funciona. OBS: Isso não é tratado em escolas, muito menos para crianças como alguns políticos fascistas tentar enganar os ignorantes. Fique bem.
@@creatorwashington4696nesse caso nao ta facilitando nada, esta complicando pra agradar uma galera que acha que pode tudo. Abrx amigue
Professores como esse são os que me fazem reafirmar que o conhecimento e estudo são a base para a formação de bom senso e educação
Nossa, como o PAX mudou seus conceitos viu!!! É de dar pena!! O professor deu um show de conhecimentos linguísticos em cima dele.
estilo Priscila Alcântara
Eles não querem viver a verdade, pois sabem que serão perseguidos pelo mundo!
Acho que era um personagem, ironia da parte dele
Tá ficando cada vez mais longe das escrituras infelizmente ...eu curtia ele mas vi que ta cada vez mais longe da verdade.
Infelizmente, o que ele tem de musicalidade não tem de bíblia.
Militando pra ganhar mais, isso tá em alta hoje em dia
Cara, de verdade, eu concordo com muita coisa que o Pax fala, acho legal essa questão de respeito ao próximo, sei que dentro das Igrejas exite muita gente arrogante que passa longe do verdadeiro evangelho, porém, apesar do Pax falar muito em respeito, ele vive sacaneando os evangélicos, como se fosse só no meio evangélico que existisse intolerância.....
Intolerância existe em todos os meios não adianta criticar só um lado, tem muito gay intolerante e preconceituoso com quem frequenta uma Igreja, tem muito macumbeiro que vive fazendo piada com quem é evangélico e por aí vai.......
Agora parece, na cabeça dele, que só os evangélicos são sacanas....., Até entendo a revolta dele, mas se é pra combater o preconceito, intolerância religiosa, que se combata de maneira sábia, respeitando a todos, macumbeiro, gay, evangélicos, católicos....
Falou tudo...
Sim , eu pensei a mesma coisa esses dias , acho que tem muita mágoa dentro dele pela igreja, e isso não é legal!! Ele não consegue ver que ele levantou uma bandeira contra os cristãos, parece que ele vê isso como uma missão.
Ele deve ter conhecido só gente terrível, eu conheço tantos cristãos verdadeiros que amam o evangelho e tem uma vida íntriga, não pode colocar todo mundo no pacote de imprestavel e intolerante . Mas eu creio que um dia ele vai abrir os seus olhos, e livrar dessa mágoa aí.
@@patydodoug ele é magoado com o Silas Malafaia, pois o Silas o cancelou.....
Enfim... O Pax tem um lado legal de querer furar a bolha, porém, ele pode fazer isso sem ofender os cristãos, sem generalizar como se todos os cristãos fossem iguais.
@@patydodoug Sim, é verdade,
ruclips.net/video/cHm6CKzcSTg/видео.html
Nesse vídeo ele perde perdão, chora, por causa do preconceito que as religiões afros sofrem...
Porém, quando o "portas do fundo" ofenderam os cristãos, com aqueles especiais de natal, o Pax faz um vídeo defendendo o "portas do fundo" dizendo que foi apenas humor........
Peraí, quer dizer que quando desrespeitam a fé dos cristãos ele trata como se fosse apenas humor e depois quer lacrar pedindo perdão de um pai de santo como se todos os cristãos fossem intolerantes!!!!!!!!
Assim não dá.
A única coisa que tornou o video relevante, foi a aula do professor Noslen.
Quieta Fêmea
Eu acho que na verdade o PAX pensou que o Professor Noslen iria "concordar" com a militância do pronome "neutre". Mas como ele disse: calma, tem a parte técnica que nem "todes"vão procurar saber. Ah, fora que quando o Pax lançou um ... 'Pra mim falar" quase que matou o teacher... rsrsrs. Dani, ser gordo é profissão? Você acha que não ofende quando faz suas "piadas de gordo"? Lembra do caso do apartamento de 10 m2 no seu show? Ah tá, você falou de si mesmo.
kkkkkkkk pax se deu mal, ele tá numa onda de querer se decolado demais nos seus pensamentos que tá ficando chato.
@@renatoalmeida5419 Ele tá demais...Esse Paxxxxx! rsrsrsrs...
Minha filha, trabalhar numa escola inclusiva. Inclusiva , com crianças, cegas, autistas , cadeirantes, surdas etc.. A linguagem neutra excluir todas essas crianças.
Isso mesmo, Irmão.
e dizer que se tiver 10 mulheres e 1 homem podia chamar "os meninos" kkkkk pqp
Professor almoçou ein kkkk mandou bem demais. Traduz Parcimônia PAX kkkkkkk
Noslen é um grande profissional , aprendi muito com ele . ❤
"A linguagem neutra é o terraplanismo do português"
@@guicarvo Irmão, vocês da geração z querem mudar tudo o que vêem, não fode KKKKKKKK
"Pronome neutro é tão útil quanto abreviar não com n"
@@guicarvo Não. Isso é uma tentativa desesperada de impor os pensamentos mimados de uma d!t@dur@ moderna que prega a "inclusão". Mas, quais as consequências disso para pessoas dislexicas, surdos oralizados, e cegos que desconhecem essa nova "desculpa" para cancelar pessoas? Isso inclui só essa minoria mesmo, tá. É Tipo o barbudo que diz que não é um cara, ameaça bater em uma mulher e depois pede respeito. Vocês arcoiris são todos assim.
@@guicarvo incluir pessoas, que piada mudar completamente o português de uma forma ridícula, é inclusão, inclusão seria por exemplo fazer mais livros em braille, isso é só modinha de usuário de twitter que fica em casa reclamando na internet falando de wandinha,
Essa bizarrice de "linguagem neutra" é uma das coisas mais patéticas que já vi na vida. Aos que apoiam essa idiotice, sugiro que usem essa linguagem numa redação de vestibular. Vão tirar uma nota muito boa 👍🏻
O professor pode até desenhar que o PAX DA LACRAÇÃO não vai conseguir entender...
O Pax tá igual ao Felipe Neto, daqui a pouco vai tá dando selinho na boca do Pablo Vittar, só pra dizer que não é intolerante!!!!!!!!
Mano tu disse tudo, Pax da lacração, nossa tá ficando chato demais, melhor voltar a entrevistar só músicos.
Kkkkk
se o Pax forçar mais caga
Me tirem uma dúvida, esse pax já foi pastor mesmo ou era só comédia?
O professor Noslen o melhor do Brasil!
Esse professor ganhou meu respeito!
"Nossa, olha como eu sou bonzinho! Sou o único crente que respeita os gays. Eu sou mesmo muito bom!"
Parabéns
Não faz mais que obrigação kkk
Namoral né cara respeito todos os crentes tem um bom exemplo e o autêntic games o cara foi cancelado por um bando de fresco e respondeu com uma educação sem igual.
Deixa os outros te elogiarem!
Gente, para quem não entendeu eu estava sendo irônico com o teor do video.
Para mim soou como uma sinalização de virtude como se ele fosse o diferente/melhor.
Professor noslen modo sério é sinistro kkk
Parabéns Noslen, não caiu na lábia astuta de hipócrita "pax".
Melhor explicação que já ouvi . Nossa Lingua já inclui todos. ✍Parabéns
O problema (não técnico) é que isso já nasceu politizado. Nunca foi exclusivamente por inclusão e sim por política de pautas e de classes.
cabeçudo, n sei se sabe mas inclusão É política.
@@moonimarc não chama ele de cabeçudo 😠
@@moonimarc mas de fato foi por motivo de separação. Essas pautas identitárias que colocam a sociedade contra a própria sociedade só interessam a casta política que usa dessa briga para avançar seus próprios interesses como aumento de privilégios, salários, cerceamento da liberdade que está acontecendo O TEMPO TODO no Brasil atual. Temos nos ligar para o que realmente importa agora.
É bem simples, explicou o professor. Existe a norma, que é a linguagem correta. E o que não é a norma, que não é a linguagem correta.
É necessário estudar variedades linguísticas.
@@lucasking7263 "Corte rapido: Tramontina"
O caba disse de forma inteligente e educada que quem usa "ile/dile" é burro, muito bom! 🐧
Eu acho q vc não entendeu oq ele quis dizer, reveja o vídeo novamente
A gente já viu isso em "1984", de George Orweel, quando o Estado totalitário mudava toda a língua e a linguagem a seu bel prazer, o que foi chamado de "Novafala". Na literatura também o tresloucado Policarpo quaresma queria mudar nossa língua para o tupi. Então, ou é algo tresloucado ou totalitário. Prefiro ficar com a primeira opção.
Isso que o professor fala é muito importante pq a língua escrita vai mudando conforme as pessoas mudam a língua falada e não com meia dúzia de pessoas dizendo como a língua vai ser daqui em diante. Foi assim por exemplo com o "você", que era Vossa mercê, mudou para vós micê e hoje é você, embora na Internet é "vc". Mas foi algo natural, não foi alguém ou algum grupo impondo.
Sobre classificar as pessoa pela orientação sexual eu acho muito errado, é minimizar todo o ser de uma pessoa por somente um aspecto seu. Dizer que alguém é gay é o mesmo que classificar alguém como somente hetero, ou adúltero, ou qualquer outra coisa que não represente todo o ser da pessoa.
Sensacional! falou com propriedade, mostrou um vasto conhecimento sobre a língua e manteve um alto nível de respeito. essa com certeza é a melhor explicação sobre esse tema do pronome neutro. 👏👏👏👏
Quando o conhecimento atinge o preconceito! Noslen é o cara !
Adota o inglês como língua nativa,tá tudo resolvido 👍🏻
Mas lá eles não querem usar o pronome it
Nunca. Português é lindo e é a nossa língua. Jamais teremos inglês como língua nativa. Quem não gostar do português que vá para outro país. Alemão tem gênero neutro.
Jamais!
Em 1928, o alfabeto turco sofreu reforma para adaptar-se à fonética e torná-lo mais compreensível, então a tradição da escrita foi quebrada, não a da fala e, a partir deste princípio, mais interessante seria, se criássemos outras regras de Ortografia e alterássemos o alfabeto, que não tivesse as letras k, q, w e y, assim, os fonemas seriam pronunciados e escritos da mesma maneira. Exemplos: oje, em vez de hoje; caza (casa); cazar (casar); asar (assar); casar (caçar); ficso (fixo); cero (quero); geha (guerra); compania (companhia); haspar (raspar); xaruto (charuto); axar (achar); jente (gente); ajir (agir); mílio (milho) etc..
Obs.: não haveria dígrafos; o til seria colocado sobre a letra n para substituir o nh.
Obs.²: a letra agá em início de palavras não tem valor fonético no Português (hoje vem do Latim hodie); se a letra agá fosse usada para substituir o duplo erre ("rr") seria mais plausível!
Inclusão é aceitar as diferenças, não impor normas linguísticas por decreto ou qualquer outra forma, apenas para satisfazer uma parcela da população, pois faria a Sociedade ser regida por regras de castas, o que representaria divisão e distanciamento entre as pessoas.
@@PedroSantos-vp9st "It" é usado para referir a animais ou objetos. O neutro no inglês seria "they" que já é e sempre foi usado como forma neutra.
@@Anomalous_loafofbread mas they é plural da terceira pessoa, o problema semântico é com a terceira pessoa do singular, só aqui no Brasil que o problema em com os dois pronomes singular e plural.
4:52 todos e todas é a maneira mais ideal ao se referir a esse grupo de pessoas, vai muito além disso, mas fica difícil uma pessoa que mal sabe escrever o próprio nome é consegue respeitar o seu coleguinha do lado querer aprender algo tão complexo quanto à biologia humana, a regra é clara só se incomoda com a vida alheia quem está infeliz consigo mesmo
A língua sempre se adaptou para comunicação, não para agradar militâncias. Esse negócio é pura agenda inútil, até porque o Brasil têm vários números assustadores de analfabetos no português normal, imagine então para aprender uma nova linguagem KKKKK.
Isso sem contar os cegos que iriam ser outro grupo que iria ser muito prejudicado por isso, então né, é foda implementar isso forçadamente só porque você quer ser chamado assim, não pode impor sua vontade sobre vários outros grupos que vão sair prejudicados demais no seus próprios dialetos.
Caí de paraquedas aqui mas resolvi assistir, e mais uma vez vi o "pax" ser ridicularizado assim como no debate na musical fm😂😂
Noslem sempre muito respeitoso, melhor professor de português que já conheci
Que professor sábio! Responde com muita sabedoria e respeito. Eu o adoro ❤
Ensina a ele que a raiz da língua portuguesa é o latim, o mesmo não ocorre com o inglês
Pra resumir o que ele quis dizer é:
Quem falou que o "O" pertece a homens?, quem impôs isso?
O PAX com a cara de: Eu to cagando pro que vc tá dizendo é eu que tenho a razão KKKK
Dentre todos os professores que usaram o mesmos pontos que o dele, ele foi um dos que mais expressou isso de uma forma polida e clara.
E no meu ponto de vista, é interessante olhar isso pq a língua, inegavelmente (ao meu ver) reflete a linha de pensamento dos falantes.
O único ponto é que, além da atribuição de gênero na palavra, os pronomes pessoais (ela, ele, ile, elx ou el@) poderiam ter sido discutidos, esse é um ponto que me intriga e que eu acho mt interessante de ser abordado, pq diferente do "todos"/"todas"/"todes" não vejo muitas resoluções além do "funciona" e "não funciona".
É mt bom ouvir alguém poder falar disso propriedade, base e principalmente, respeito.
Ele é mais que um professor, ele é inteligente e ético!
Fiquei muito aliviada com a resposta do professor, porque ele buscou explicar tudo didaticamente e de um jeito RESPEITOSO, o que é muito inportante, levando em consideração quem quer usar pronome neutro por não se sentir representado (pelo menos nos meus anos de escola, sempre prestando atenção, não me lembro de terem me falado isso sobre a língua ter sido traduzida assim, com o "todos" englobando neutro e masculino, foi uma coisa que descobri só na internet)
Acho que também tem a parte de normalmente ser usado para se referir ao masculino aqui, então ficamos com isso na cabeça de que "todos" é masculino sem ter aprendido da história da tradução para o português
Enfim, não acho legal e nem engraçado as pessoas que ficam "ele use prenene neutre", zoando e usando o fato do desconhecimento pra dizer que o uso está totalmente errado (até do ponto de vista social e sentimental) só porque não concorda com o gênero QUE NEM É DA PESSOA e quer invalidá-lo
E "pronome" é um substantivo masculino, apesar do uso dele para tirar o gênero binário, não é "pronome neutre", é "pronome neutro"; tem que ter concordância nominal, né, engraçadinhos!
Eis duas maneiras de se discutir um assunto polêmico: a maneira rasa e simplista x a maneira profunda e séria. Exemplo perfeito!
O problema é que essas pessoas não aceitam o uso dos pronomes e adjetivos no gênero masculino como inclusão porque afirmam que o gênero masculino é patriarcal, opressor e blá blá blá.
Noslen, que sabedoria 😊❤️
George Orwell explica a razão de quererem impor essa aberração.
em qual livro?
Vamos ser felizes! Não mudar história da gramática! E a fé! Não dá! Mas ser feliz e dever 🌻
Ele comparando o inglês com a lingua portuguesa!! Senhorrrrr ei morro e não vejo tudo
05:20 Exatamente, concordo!
O professor falou tudo, e o Pax mudou muito!
4:27 - se todo o extremo é mau, e de facto é, neste exato momento nós já estamos a viver num extremo assumido e tentando negociar como é que podemos ser mais extremistas ainda. Eu não posso ser obrigado a ser simpático, nem agradável, nem estar de acordo com seja o que for. A liberdade de pensamento, de expressão e de religião dá-me e ao outro o direito de verbalizar o que eu quiser desde que eu não incite ninguém à violência. Deste modo, a liberdade de expressão dá me o direito até de ofender quem eu quiser, eu não existo para agradar a uma minoria dentro de uma minoria nem à maioria sequer. Do mesmo modo, eu não existo para sustentar e apoiar os sentimentos e as ideias subjetivas de outra pessoa, essa pessoa não existe para sustentar as minhas ideias ou sentimentos subjetivos.
Lá nos EUA a turma da lacração definiram o pronome "They" para substituir He ou She (Ele/Ela) para quem não se define nem com nenhum dos dois pronomes! Mas acontece que They significa eles ou elas e já é o plural de He e She! Imaginem a confusão de chamar uma pessoa só no plural! Coisa de "maluqui"! Esse negócio de pronome neutro não vai vingar pois França, Canadá e outros países já estão acabando com essa idiotice!
O esclarecimento do professor foi racional e bem vindo. O restante ninguém é obrigado a pensar como foi dito. O respeito ao ser humano é fundamental, mas o respeito às diferenças também é importante. E qual a diferença será mais importante. Aquela que um grupo impõe por meio de lei? Ninguém tem o poder de mudar o pensamento das pessoas, mas essa necessidade de mandar no pensamento alheio é a fonte dos conflitos. Salvo os casos extremos que passam a prejudicar fisicamente e com injúrias ao cidadão, estas sim, merecem uma resposta jurídica. Mas a verdade é que tudo que fazem é para conflitar contra o Evangelho. Um meio de chegar a finalidade de calar a voz dos ensinamentos cristãos.
1:24 ... e existe o conceito irrefutável e indiscutível que a liberdade de um indivíduo acaba quando começa a liberdade do próximo. Assim sendo, todos os trans-"seja o que for" têm todo o direito de viver e de se exprimirem de acordo com os seus sentimentos e pontos de vista mas não têm o direito de impor ao próximo que utilize uma linguagem que tal próximo não queira usar. A partir do momento em que alguem tem o poder de me obrigar a falar como ele quer já não vivemos em democracia mas sim numa ditadura.
A representatividade de um grupo não pode ter como base justificativa o uso de liguagem obrigatória e compulsória que rejeita a realidade objetiva e consensual que é a base da comunicação sem a qual a comunicação em si se torna impossível.
Munsum, realmente, era um homem à frente do seu tempo. Kkkkk
Gênio!
Professor sensacional. Recomendo.
Nossa professor Noslen... Obrigado, apenas isso! Que explicação, que aula generosa e rica👏🏼👏🏼👏🏼 melhor que isso só ressuscitando o Portinari e mandando ele desenhar hahaha
Nessa briga entre quem acha válido e faz chacota, eu torço pela briga! Acho ridiculo lutar para as pessoas falarem de forma neutra, mas acho ainda mais ridiculo como tem pessoas que se ofendem profundamente com uma coisa tão idiota! Tode mundo é idiota nesse processo.
Pax você não consegue se ver por uma terceira pessoa, mas você tá com tanto ódio dos crentes, vejo uma mágoa muito grande. Faz isso não, libera perdão aí.
Finalmente alguém desenhou pra essa galerinha que acha q vai mudar o mundo impondo uma linguagem neutra que não existe. Outra idiotice são as siglas do movimento que acabou de ser mudada novamente, criar uma sopa de letrinha não vai mudar nada na luta pelo respeito, só complica e cria discussões fúteis e cada vez mais brigas
CANETA AZUL,AZUL CANETA...PALMAS PARA MANOEL GOMES🤗🤗🤗
Manoel gomes:
-obrigado a todes voceizes demaizi.[[[ E pensar que a gente ia ter que falar igual manoel gomes]]]
Você diz que a língua evolui e certo acredito nisso também, mas a linguagem neutra já foi tirado no latim não seria um retrocesso voltar com ela agora, nesse caso não estaríamos evoluindo estaríamos dificultando para pessoas com dislexia ou problemas de aprendizagem.
Não virou piada, isso é uma piada. Como falava o saudoso Enéias carneiro, "eu não tenho preconceito, mas tenho um conceito." Se você abre mão dos princípios, se curvará às ideologias insistentes.
Daniel Lacrax apanhando no proprio "programe"
E no caso de todas as crianças?, Todas as pessoas?. Engloba tanto as crianças femininas quando masculino e pessoas tbm . Acho que o professor está corretíssimo.
No latim, havia os pronomes masculino, feminino e neutro.
Ao passar para a língua portuguesa - isso é uma regra - o neutro foi para o masculino.
Exemplos:
Bom dia a todos! (Inclui todo mundo)
Bom dia a todos e todas! (É uma redundância, desnecessária)
Bom dia a todes! (É um dialeto de algumas tribos)
O cara fala do inglês que já adotou o neutro, mas duvido ele perceber um gringo sendo sarcástico com o Pax
Se os homens de juntassem pra criar um pronome masculino exclusivo já que o "neutro" e o feminino são exclusivos, iam chamar de frescura, exceto se esse grupo fosse formado por homens gays, aí sim é válido
Noslen é o melhor!
Um grupo com 10 homens e 1 mulher pode ser “a galera”? Não, tem q ser “o galero”.
Sim... Ou, " Boa tarde a todas as pessoas presentes"... Pronto, resolvido o problema do todos.
Todes kkkk
@@farao27br sim
Se fosse um grupo de 10 homens ou de 10 mulheres seria a mesma coisa; a galera serve pra todos, não tem isso de "galere".
Ou pode falar:" Todas as pessoas"
O que ñ foi falado ( ou falado errado) é que no Latim o neutro era usado apenas para COISAS!!!! Assim como hoje no Inglês, Alemão, etc....Se querem ser tratados como coisas, blza!!
Kkkkkkkkkk, e tá certo tem que chamar esses caras de coisa do diabo kkkk
Parabéns professor. Deu show
Conversa respeitosa assim eu gostaria de ouvir mais dessas
10 mulheres e um homem. não é os meninos. Ola pessoal. boa a todos. Esse todos não tá se referindo a sexualidade do indivíduos. mas a quantidade ninguém tá usando usando o todos pra se referi apenas ao indivíduo do sexo masculino. todos é sim de fato um prononome masculino. Pode ser usado apenas para multidão do sexo indivíduos do sexo masculino. Mas quando no meio deles houver pelo menos um um indivíduo do sexo oposto. o texto tbm não pode ser usado quando a multidão for penas do sexo feminino, nesse caso é todas. ninguém tá deixando de cumprimentar um público misto. pq falou boa tarde a todos vcs. agora se vc homem trans e que ser chamado de ela ai podemos pronomes usar pronomes pessoais. como ele ou ela. embora não concorde em chamar ele de ela ou vice -versa Eu uso sim como sinônimo de respeito. Mas não de concordância
A língua sempre foi política. E a norma culta ela normalmente marginaliza a quilo que não reflete o padrão da elite.
A quem a linguagem contempla quando falamos em norma culta?
Se o interesse da comunicação for excludente, ela só servirá pra uma parcela e não para a população.
Já admirava o Noslem. Depois dessa aulinha, admiração a perder de vista 😊
Parabéns, Noslen!
Então Boa noite à TODOS. KKK
Noslen. Adoro as aulas dele!
foi delícia de mais ver a cara do PAX de decepção....pois ouviu do professor tudo ao contrário daquilo que a "torcida" gostaria de ter ouvido...PAX, engole o choro, engole?!
Deu pra notar ele engolindo seco quando ele disse que já existem termos neutros no português KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu não concordo quando dizem opção e , nem mesmo orientação sexual .
Por que?
Porque na minha opinião ninguém é orientado a ser heterossexual , homossexual ou trans !
Assim como ninguém é orientado a ser ladrão, assassino . etc..
O pronome NEUTRO é uma das piores criações. Eu vi adolescente da geração Z falando que ele serve pra inclusão.... Pessoas dislexas,mudas e surdas sem sombra de dúvidas vão conseguir aceitar isso sem problemas né uau (ironia). O NEUTRO!! Já existe no português a questão de você souber usar ou não depende de você, não tem o do pq você criar uma coisa que já existe
Errou rude dizendo que a linguagem não interfere no preconceito. Estudos mostram que a ausência de certas palavras em certos idiomas modificam a maneira como as pessoas se relacionam e sentem as coisas. Imaginem que não existisse a palavra "amor". Continuaríamos amando, mas existiria muito conflito e desentendimento sem poder dar o nome aos bois. Decepcionado!
Meu Deus do céu cara, tá no fundo do poço msm kkkk.
Parabéns professor 👏🎉
Não se trata de a linguagem neutra ser uma piada ou não. Como disse o professor, ela não se enquadra na gramática da língua portuguesa e não é amplamente aceita. Para mim, jamais ser, pois espero e torço muito para que a comunidade LGBT trave as lutas certas em lugar de ficar se sentindo oprimido pelo próprio idioma dizendo que ele é uma construção machista. Prove que isso é verdade e tente convencer a professores que as linguas não são construções coletivas que evoluem naturalmente.
Eu te amo, professor Noslen. Eu te amo
Isso só mostra que o bullying e o preconceito virou necessidade
As línguas são binárias porque os únicos seres vivos capazes de utilizar a língua, capazes de transformar conceitos em palavras são também binários tal como todos os outros mamíferos. Não existe um terceiro sexo. Se os únicos seres vivos capazes de falar fossem da framília de animais partenogenicos, nesse caso a língua já não seria binária, talvez fosse unitária ou neutra. O que é triste é o facto de algo tão simples como a natureza binária do ser humano, algo tão óbvio ter que ser explicado como se se tratasse de uma tese de doutoramento e quando nos encontramos nesse ponto em termos sociais então significa que estamos metidos em grandes sarilhos.
Parabéns Professor!
Jantou cedo o professor!
Perfeira explicação! 👏👏👏👏
O mesmo vale pra quem implica com certas palavras dizendo que são de origem racista, como: "denegrir". Dizer que a palavra denegrir é uma palavra de origem racista é uma coisa. Dizer q ela é utilizada nos dias de hoje, com o mesmo significado racista é uma inverdade. Denegrir, nos dias de hoje, tem o sentido de ferir a imagem de alguém, ou seja, se já teve um significado racista, esse significado já foi esvaziado pela evolução da língua, há tempos.
Melhor resposta até professor, o que falta é estudo do português. Acho que a falta de conhecimento é até compreensível visto que muitos são analfabetos funcionais
Uma coisa que ainda me deixa encafifado...
Como os caras vão se referir à pessoa que se diz "menine"
A menine ou O menine, nesse caso, vão ter que usar o masculino ou o feminino.
Os menines?
As menines?
Es menines?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não querem conquistar o respeito em si, querem forçar o respeito com essas coisas e isso só gera mais raiva em quem não respeita.
Parabéns pela entrevista, ficou ótima.
Meu amigo não é galera mais antiga; a questão aqui é língua correta. Nada tem haver com ideologia.
Mas assim..."todes" eu concordo q é errado de se falar, mas agora "ele/dele" não é neutro, é claramente pronome masculino, a única coisa que acho válida é o elu/delu, q é algo especificamente da pessoa. Acho que talvez o noslen deve ter se confundido achando q era só o "todes", pq ele n fala das outras formas do pronome.
Masculino terminado em UN foi meio meteção de louco. Depende muito da declinação, na verdade. A maioria das palavras masculinas do latim são da primeira declinação US no nominativo que passam a ser O no acusativo. Talvez ele se refira a alguma outra declinação, mas palavras terminadas sm UN não são comuns... Se alguém puder esclarecer essa canelada, eu ficaria grato
Eu aprendi que a linguagem é viva e está sempre se adaptando. No passado não existia o pronome Você e com o tempo foi mudando. Até mesmo o pronome "a gente" sempre foi muito criticado mas todos nós usamos. Acredito que futuramente possa haver uma modificação.
Você é redução de vossa mercê e trata-se de pronome de tratamento, cuja conjugação (no Português brasileiro) está na terceira pessoa.
Existem muitos vícios de linguagens e erros gramaticais no Brasil; exemplos disso são os empregos equivocados de pronomes retos e oblíquos, usados na linguagem coloquial. Exemplos: "tu vai" (o correto é tu vais), "me dê" esse livro (dê-me esse livro é a forma correta) etc.
Se o pessoal do passado criticava a palavra "a gente", imagina "todes" e "amigues"?
Como o professor explicou: um processo evolutivo (acrescento lógico) e natural, e não, enfiando goela abaixo.