Verdade. só que agora temos liberdade né. o Capitalismo pode sim ser moldado. O problemas é sempre o mesmo, o ser humano e seu egoismo. não foi por isso que sistemas passados cairam? incluindo experiências socialistas.
@@Richardnascimento.01 O absolutismo caiu por egoismo? da ultima vez q eu soube foi pq a burguesia pegou em armas e derrubou um sistema falido, pra implementar um outro q posteriormente tbm falharia, como podemos ver hj em dia.
Todo anarquista é especialista em economia indígena . Admiro isso neles. Os anarquistas querem transformar a sociedade moderna numa tribo de índios primitivos. É o único jeito de termos igualdade social , sem propriedade privada e sem livre iniciativa. Nada de individualismo. Tudo é decidido coletivamente. É a volta da economia de subsistência. Pior que feudalismo. Temos que abandonar a ciência também. Porque aí resolveremos tudo com uma dancinha. As armas devem voltar a ser o arco e a flecha. Para não corrermos o risco de genocídio. Assim a gente acaba com o capitalismo, que tantos males tem causado a humanidade. Hahahahah. ...
@@pascov1428 Mano,uma hora ATÉ vc vai perceber o quanto é cruel o capitalismo. Lembre-se:os militares foram excluídos da DEforma da previdência.São 14 milhões de desempregados e quem tá trabalhando,trabalha muito e vive mal.Quem vai segurar essa gente toda se ela se zangar? Luta de classes,meu amigo!
Essa frase é do Zizek... quando ele analisa os filmes de Hollywood... a indústria cinematográfica estadunidense consegue ver o apenas o fim do mundo, mas nunca a superação daquilo que causa o fim do mundo... o capitalismo
A Sabrina tem um vídeo sobre o livro Os despossuídos e tem algums da Rita Von Hunty que falam sobre imaginação política e arte que me fizeram pensar muito nessas outras sociedades e superação do capitalismo. Porque mts vezes a gente tem tanta coisa pra criticar no capitalismo que não conseguimos nos concentrar em pensar em outro mundo.
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Superficial...O capitalismo eh resultado, nao objetivo. Para entender o capitalismo, voce tem que entender a evolucao da moeda desde sua invencao. Quer acabar com o capitalismo? Acabe com a moeda. Mesmo num sistema comunista "perfeito", se existir moeda, essa existencia permitirah que uns tenham mais que outros.
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Verdade. Se bem que nós dias de hoje o capital avançou sem freios contra direitos já conquistados. "Pra quem se contenta com nada, perder direitos é razoável."
@@Tyuiobr Se pensarmos que a matriz dos direitos civis e, mais recentemente, dos direitos humanos no ocidente é totalmente liberal - com viés pandectista - os direitos conquistados são direitos liberais.Se a luta é no campo dos direitos, queiramos ou não, é uma luta liberal. O sujeito de direitos é uma construção tipicamente capitalista. Sempre penso sobre uma alternativa para isso, mas não vislumbro nada.
@Policarpo Quaresma se você se esforçar apenas um pouco para pensar fora da sua bolha, poderá até perceber que para a maioria dos brasileiros o racionamento é a realidade diária.
Devemos nos contentar com o que é nosso. Pouco, muito ou nada. O que é construído por outros, sem que tenha sido tomado do nosso, é dos outros. Tomar a força o que não era nosso antes é roubo...
Adoro o discurso: "ai mas na Escandinávia tudo funciona, olha a educação do povo... nos países do norte, tudo maravilhoso..." - A que custo tudo isso? Custo de exploração ambiental, dizimação dos povos originários, aumento da desigualdade e a crescente xenofobia! Essa é a "luta" que temos travar, combater o Capitalismo. PS: Excelente vídeo, compartilhado com sucesso!!!
Não sei se isso é um bom argumento, pois tudo que vc disse também aconteceu em países que nem de perto tiveram o sucesso do modelo escandinavo. No Brasil tudo isso se deu e olha a tragédia que somos. Escandinavos tem seus méritos sim, mas claro, nem tudo são flores
@V Lisboa por isso mesmo estou criticando. O modelo escandinavo deve ser elogiado. Todas as mazelas que tiveram por la, tbem se repetiu na história dos outros países e nem por isso os outros países tiveram o mesmo sucesso. Agora claro que nem tudo é flores, barbáries sempre aconteceram e seria anacronismo histórico julgar as ações de epocas anteriores aos olhos de hoje
Parte da esquerda precisa entender que quando liberais usam o lema "não há alternativa mas dá pra reformar um tiquinho" é aquele velho papo dos nossos pais "na volta a gente compra". Me desanima demais ver setores progressistas caindo nessas lorotas.
@V Lisboa A famosa trupe da esquerda liberal, também conhecida como turma do "desse muro eu não desço". E se você discorda deles, logo é "cancelado", e depois nós é que somos radicais!
Sabrina, entrei na universidade há pouco e pretendo seguir carreira acadêmica. A meta é ser tão boa quanto você! Ter essa eloquência, didática e inteligência (e vontade de aprender). Obrigada por compartilhar tamanho conhecimento e reflexões! Vamos à luta
As formas como as sociedades humanas se organizaram em função de sua reprodução variou ao longo da história. Na nossa sociedade, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, temos que trabalhar cada vez mais ao mesmo tempo que a incerteza sobre nosso futuro individual e social é cada vez maior. O Capital, enquanto mecanismo/relação social que orienta toda a produção da riqueza, está consumindo nossas vidas pelo trabalho incessante, ao mesmo tempo em que destrói cotidianamente a natureza e nos ameaça com a possibilidade de catástrofes irreversíveis (que podem regredir permanentemente o padrão de vida da população global) em função de uma acumulação infinita e carente de sentido. Porém, sua superação positiva, o comunismo, pode colocar no nosso horizonte um patamar de desenvolvimento da humanidade, da realização plena de todas as esferas da vida, quase que inimaginável do ponto de vista das relações sociais pré históricas que ainda mantemos, frente a um aumento de produtividade gigante que parece ser incapaz de resolver os inúmeros problemas sociais decorrentes de carências econômicas. O nível de desenvolvimento tecnológico hoje torna possível uma organização na forma de produzir a riqueza infinitamente mais eficiente do que é através do mercado. Tomando os meios de produção é possível acabar imediatamente com o desemprego (diminuindo imediatamente a jornada de trabalho) e definir a produção de riqueza diretamente segundo a necessidade dos indivíduos (informada por eles mesmos a um banco de dados ou calculada através de uma média de consumo) eliminando imediatamente 99% do desperdício. Convertendo a produção do lucro a produção das necessidades a riqueza será o mais durável possível, de tal forma que não seja mais necessário gastar mais tempo produzindo infinitamente mercadorias descartáveis, e que a qualidade dessa riqueza seja muito superior, uma vez que não buscará mais a propaganda de seus aspectos positivos e esconder os danos desse consumo decorrente de uma redução de custos de produção, transformando em última instância lixo em comida. Indivíduos satisfeitos e saudáveis são o terror do mercado. Ao vendedor interessa que os consumidores precisem sempre comprar, induzindo nossa sociedade a uma produção cada vez mais autodestrutiva e incapaz de resolver de uma vez nossos problemas (o tratamento ao invés da cura, obsolescência programada etc). Pela necessidade de um fluxo incessante de mercadorias, toda a produção de nossas necessidades se subordina a uma lógica de trabalho infinito e consumo infinito dos recursos, EM INTENSIDADE CADA VEZ MAIOR!!!!!! A REVOLUÇÃO É PRA ONTEM!!! NÃO DA MAIS TEMPO DE REFORMISMO, A AMEAÇA DE EXTINÇÃO É REAL!!!!
@@rodfernandesRF SABRINA É socialista, e ela está falando sobre sua ideologia tendenciosa de esquerda. Você não pode confiar em alguém que não é imparcial e vê os lados positivos da direita como a esquerda
pra mim esse argumento foi o mais importante pra eu começar a me considerar comunista. o bom é que eu sou teimosa e mesmo quando disseram não haver alternativa eu achei que então teríamos que construir uma nova. foi um caminho longo até eu perceber que o capitalismo tinha que acabar, mas agora que cheguei aqui, destruir o capitalismo é a coisa que eu mais quero que aconteça. um grande atalho pra mim foi achar você lá no twitter viu, obrigada sabrina.
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Obrigada por este video, Sabrina. Tem horas que parece que a gente não tem mais perspectiva, não sabe para onde ir, tudo parece desesperança. Obrigada por ajudar a mostrar o caminho!
Sá, eu estudei essa questão do fim da história na minha última aula de sociologia do ensino médio. Isso foi a oito anos atrás, mas me marcou muito! Ah, que bom ver vc falando sobre isso! O vídeo ficou muito bom!!!
Todo dia eu agradeço a existência desse canal! Sabrina, obrigado por compartilhar seu conhecimento e por seguir nos mostrando que a alternativa é coletiva!
Sabrina, como seu trabalho é importante! E como eu gosto desse trabalho! Já me posiciono fundamentalmente no campo socialista e seus debates são muito caros pra mim, pessoalmente. Mas o maior ganho pra mim não é vir aqui ouvir o que quero. É aprender muito sobre como falar com as pessoas que ainda não estão no nosso campo e estão buscando essas alternativas. Agradeço enormemente! É um aprendizado cotidiano entrar em contato com o seu trabalho. E pra mim que sou professor é fundamental! Um abraço grande e muita força e saúde pra lutar a boa luta!
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Ai que ótimo a notificação funcionou!! Vídeo excelente e esclarecedor, Sabrina. Isso me lembra o pensamento que eu comecei a ter sobre como o sistema educacional atual tem problemas de todo o lado e não parece ter alternativa ou nem por onde começar alguma mudança. A conclusão é a mesma: buscar a raíz do problema, que é também o sistema capitalista, cortá-la e fazer crescer algo novo.
@@layonsouza7470 o meu estudo sobre o sistema de ensino é ainda muito raso e minhas críticas são mais voltadas ao que eu e pessoas que conheço vemos, na posição de estudantes do ensino fundamental e médio. Uma das minhas principais críticas é como o foco no sistema não está realmente ligado ao aprendizado e desenvolvimento humano como ser crítico e cidadão. O estudo e a pressão que recebemos são muito mais voltados para avaliações quase constantes, pontuações e vestibulares, que não necessariamente são o futuro de todo mundo. Então, acabam ficando de lado noções mais aprofundadas sobre funcionamento da política, os direitos que temos, os tipos de impostos, etc.
@@anaquezia5532 Também estou no ensino médio. Eu e alguns amigos temos as mesmas críticas, e oq notamos em um ano (criticando e pensando em alternativas) é que, a raiz do problema é aquele já dito: Capitalismo. É muito horrível quando somos obrigados a aprender algo que praticamente é desnecessário para a maioria da sala após o vestibular (ou pelo menos, é isso q se entende pela forma que é passado para nós alunos), enquanto tem várias outras coisas muito mais importantes e que de fato todos precisam saber e que todos vão usar na vida (por ser cidadão e poder ser crítico de nossa realidade), como os exemplos que você apontou, mas que não é ensinado para nós, justamente para que continuamos na ignorância. E o pior é ver todos tão preocupados muito mais com nota (algo que não representa apenas o seu conhecimento, mas sim seu comportamento, as lições entregues e etc...), do que em aprender de fato (e não só decorar algo para uma prova). Muitas vezes o aluno tira 10 em uma PROVA (provando que eu havia aprendido o tema), mas por faltar de mais, ou por não entregar atividades, a nota final no boletinho é bem menor, acaba sendo bastante preocupante, pois o aluno corre o risco de bombar em algumas matérias, mesmo tendo o conhecimento que eles dizem se preocupar em passar. Então, nesse processo, chegamos também em mais uma conclusão, de que essas coisas ocorrem simplesmente pq, a escola pública (ou pleo menos, é nessa que eu me baseio aqui, por sempre ter frequentado-a), só está fazendo aquilo para o qual ela foi feita, para ensinar os crianças a respeitarem e obedecerem os patrões sem questionar, por isso você apenas deve ficar quieto no seu lugar (por isso as fileiras enfileiradas e tals) e obedecer e ouvir sem questionar o professor (e claro ter medo da diretora). - Aconselho pesquisar sobre a criação das primeiras escolas públicas. - E também assistir o documentário "LA EDUCACION PHOHIBIDA", (tem aqui no youtube mesmo, inclusive dublado no português). Ele fala sobre isso tudo, é meio grandinho (2Horas e meia), mas acredito que pode te ajudar a desenvolver ainda mais suas críticas e a pensar em alternativas. Beijos, muito obrigado por compartilhar comigo, e espero ter ajudado também. (Obs: me desculpa pelo tamanho do texto).
@@layonsouza7470 a minha experiência é de escola particular, e não é muito diferente do que você falou. Apesar de, acredito eu, a estrutura de uma escola particular ser melhor, o ensino continua sendo raso e limitante pra nós. A escola nem mesmo comporta assuntos necessários para a realidade tecnológica que vivemos, quanto mais para a nossa formação como cidadãos. Sobre isso da nota, me lembra o pensamento de Howard Gardner (o criador da teoria das inteligências múltiplas). Para ele, a educação não deve culminar na prova, ou seja, a gente n devia aprender para passar e ter nota alta. Para ele, a avaliação deveria ser mudada para realmente avaliar o quanto o aluno domina aquele assunto e, assim, continuar aprimorando o conhecimento dele sobre o assunto. Ele objetiva um aprendizado muito mais contínuo e leve do que o atual, que a gente basicamente esquece tudo depois que as provas passam. Recomendo ler a obra dele e vou procurar suas recomendações, valeu por escutar e obrigada pelas indicações ☺
@@anaquezia5532 Eu quem agradeço por essa oportunidade de discutir sobre esse assunto extremamente relevante. E muito obrigado também pela indicação, com certeza vou pesquisar sobre. :)
Mds que vídeo lindo!♥️♥️♥️ Salvei na minha playlist "explicações" onde eu guardo videos que vão me poupar estresse com reacionários, só mando o link😅😅😅 Muito obrigada não só por esse, mas todos os seus vídeos (já assisti todos). Lembro do dia em que comecei a te seguir no instagram. Pra mim não tinha alternativa, mas agora eu sei que tem alternativa sim mas que a gente vai ter que construir juntes😍😍😍 Tô em processo de filiação ao psol e quero construir o Subverta. Obrigada por me mostrar que não só eu mas a minha geração e aquelas gerações que vão vir depois de mim podem sim ter um futuro (e ele é vermelho e verde!)♥️♥️♥️🌱
Quem quiser também tenho algumas playlists sobre alguns assuntos. @Alasca, Catiorenea. e @V Lisboa Muito legal as playlists, vou usa-las com certeza. muito obrigado. Pessoal oq acham de criarmos playlists coletivas? no qual mais de uma pessoa pode inserir vídeos. Eu posso criar um email (um canal) só de playlists, e programa-las para qualquer um (ou selecionar quem quiser) poder colocar vídeos (que acharem conveniente) nessas playlists. Só uma ideia. Topam?
Toda nossa formação é feita para acreditarmos que não existe alternativa ao capitalismo, infelizmente. Muito bom, sabrina ❤
4 года назад+4
Eu preciso dedicar meu tempo estudando psicologia, e sou imensamente grata por poder me educar politicamente diariamente com camaradas tão competentes como você Sabrina. Obrigada sempre.
Não tô aqui pra dar satisfação pra nenhum metido a besta q louva e romantiza os trabalhadores. Trabalhadores é uma categoria social de produtividade e de estabilização da vida social. E estudante trabalha, só q é uma força produtiva diferente. É uma produção Intelectual. Nos respeitem seus patifes! Ofensas rasas não se sustentam, bando de arrogantes 😉 Nós aqui sabemos combater ignorância com altíssima qualidade. Eram pra ficar caladinhos se n entendem do assunto, n vir dar uma do dotadão sexista pra lacrar vindo reinvindicar trabalho no mercado de quem n conhece. Homens de nível baixo vcs dois aí!
Esse vídeo foi a coisa mais sensacional que eu podia receber no momento. Tem uns poucos dias eu surtei com alguns amigos, e lembro que a ultima coisa que falei foi justamente "tô tentando falar pra vocês que existem outros mundos, outras formas possíveis, mas vcs só sabem mandar meme e falar merda". enfim, tô chorando aqui depois de ver seu vídeo e queria compartilhar isso! brigado demais pelo trampo que você faz. (Comprei o sintomas mórbidos junto com o livro do mark fisher agora tô ansioso em dobro esperando a autonomia mandar hahahahah) Socialismo ou barbárie!!!
Ouvir você e tantos outros faz com que eu tenha esperança de que um outro mundo seja possível. Ansiosa para que esse sistema caia, não sei se a ansiedade é a melhor das hipóteses nesses casos mas não acho que seja tão evitável, haja vista, todas as coisas que sempre aconteceram mas que parece muito mais intenso agora que estamos em quarentena. Obrigada por partilhar seus conhecimentos Sabrina, por lutar inclusive por quem não consegue lutar sempre porque está tentando por hora, conseguir condições materiais e direitos mínimos. Vamos juntos!
Olá, Sabrina! Comecei a ler o Manifesto do Partido Comunista nesta semana. Os prefácios da minha edição enriquecem bastante a leitura. Inclusive, nos prefácios o Engels diz que Bakunin traduziu o livro para o russo... Fiquei impressionado! Para mim, estou gostando, Marx e Engels eram mais flexíveis intelectualmente do que eu pensava. Enfim... A minha edição é da Edipro. Você conhece? Se sim, gosta dela? Abraços;)
A ideolgia Alemã tem uma boa analise da sociedade. Os 18 brumarios é meio estranho no começo necessita de mais atenção. Mas eles faz questionamentos interessantes sobre o iluminismo.
Eu era uma liberal de esquerda que acreditava que não existia nenhuma alternativa e o seu canal me abriu os olhos e desde do começo do ano estou assistindo o máximo de videos seu que eu consigo
SOCIALISMO so se for IGUAL o EUROPEU ....uma esquerda liberal de LIVRE MERCADO .. ...pois o SOCIALSIMO aos moldes CUBANOS /MARXISTAS é DITADURA ......... o povo quer LIBERDADE de trabalho e PENSAMENTO por isso socialismo tupiniquim esta com os dias contados ............
Como você faz isso!? Vc nos mostra umas verdades duras com brilhantes raciocínios e super fontes e ainda consegue lançar sempre no final uma pontinha de esperança no futuro. Seus vídeos são esclarecedores e instigadores ao mesmo tempo. Obrigada! 💙🙏🏻
Eu tava a um tempo sem acompanhar o canal e quando volto vejo como foi reformulado a questão do design, edição e fiquei impressionado. "Ensinar exige estética" como já dizia o bom velhinho da educação. Parabéns Sabrina e a equipe
@Iranildo Valentim Apenas troque a palavra "Capitalismo" por "As pessoas" e você entenderá , sou responsável pelo que digo e não pelo que você entende Ps. Estou lendo Sapiens
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Demorei pra ver este vídeo, na mesma época eu fiz uma atividade com meus alunos que no final levava a pensar em alternativa de vida sem mais valia, sem jornada de trabalho tal qual, e outros elementos do capital, eles demonstraram o sentimento de não haver saída quando falamos dos elementos lendo um conto do Quintana e a canção Geração coca-cola, fazendo uma analise e introduzindo termos e conceitos. Se não fizéssemos o exercício de produção de realidade possível eles teriam parado no conceito do fim do mundo e não ter saída. Teria ajudado muito se nós pudéssemos usar ele ❤. Amei.
Nem. Eu sou um exemplo disso: Venho de vez em quando aqui ou no Orientação Marxistas pra checar os argumentos e, na maioria das vezes, eu me decepciono com o quanto demonizam o capitalismo. Mas entendo que o fazem por acreditarem que estão em busca de algo bom pra todos.
@Matheus H L Nem adianta cara. O foco deles não é o povo. Isso é apenas uma desculpinha aleatória. O que importa mesmo é provar que comunismo e socialismo funcionam. Não importa o quanto eles matem pra isso...Afinal, é melhor que o trabalhador passe fome do que trabalhe sem ter o controle dos meios de produção :\
Maravilhoso! Se tem coisa que mais ouço é que não há alternativa, que a gente pode melhorar um pouco, mas o mundo é assim mesmo, só que não!!!!! Ótimo Sabrina!
vídeos como esse aquecem o coração e dão esperança e garra para seguirmos em frente na luta! obrigada por ser essa luzinha motivadora no fim do túnel, Sabrina . não há alternativa, vamos construir uma juntos 🧡
Totalmente contraditório, em um sistema político-economico que coloca a liberdade como valor máximo, uma das líderes maiores dele dizer a frase "There's no alternative". (Essa liberdade é a da burguesia, e nem é a do Livre Mercado, mas a do Livre Monopólio...)
Exatamente. Ela só concebeu essa frase por ser uma líder de Estado. E como tal, coloca o seu cargo monopolista acima do interesse da população. O corporativismo e o Estado são faces da mesma moeda.
Nossa!! MUITO OBRIGADA POR ESTE VÍDEO! Estava realmente precisando, hoje bateu um desânimo enorme, em específico com a conjuntura política do nosso país.
Vídeo excelente, Sabrina. Suas palavras finais me deixaram mais motivado. Estou no começo da minha formação como Ecossocialista e com toda certeza você foi e continua sendo uma inspiração. Costumo fazer parte daquela audiência quietinha, mas quero poder apoiar mais e estou me encaminhando para isso. Mesmo sendo apenas através de um comentário acho que já é um começo pra mim que sou um pouco introspectivo. Muito sucesso sempre e gratidão pelo seu trabalho.
No filme Argentino "Neve Negra" uma empresa Canadense compra fazendas na Patagonia para extração de madeira. É ficção mas acho que deve acontecer na vida real.
É sim, as grandes empresas dos países ricos gostam de extrair matéria-prima nos países pobres e explorar a mão de obra local. As leis nesses países periféricos são mais frouxas justamente pra facilitar isso. Por isso que eu não acredito ser possível, dentro do sistema capitalista, que todos os países tenham um padrão de vida nórdico. 🙁
A grande indústria de papel da Noruega planta eucalipto no sul do Brasil... assim eles ficam limpinhos e a remessa livre de lucros não se responsabiliza pela saúde do ambiente, do trabalhador e degradação do solo que não plantou alimentos... aliás: papel é um produto que o Brasil importa 🔥😓
A Holanda tem uma imensa m mineradora no norte do Brasil, poluindo rios. Indígenas morrendo ou com doenças de pele seríssimas devido a poluição por metais pesados.
Obrigado, Sabrina. Acompanho seus vídeos há um bom tempo e acho que nunca parei pra te agradecer por fazê-los, especialmente em uma época em que se tornam cada vez mais necessários. Mais uma vez, obrigado!
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
eu descobri o seu canal há pouco tempo. Eu faço mestrado na Alemanha e a minha monografia é sobre a falácia das licitações públicas sustentáveis (Green Public Procurement) na legislação da União Europeia. Os seus vídeos tem sido uma verdadeira inspiração nessa reta final do meu trabalho =)
@V Lisboa É uma decepção, não? Assim, o meu mestrado é focado em legislação no âmbito da União Europeia. Eu não sei qual a sua perspectiva sobre isso, mas eu sempre encarei a UE como uma "organização" menos HORRÍVEL, comparada as outras potências como os Estados Unidos e a China (tanto em direitos ambientais, humanos...) mas quanto mais eu leio, mais bate uma tristeza e mais entendo como que o que a UE desenvolveu na verdade foi uma forma de imperialismo "diplomático". Agora que eu sou mais esclarecida e já estou há alguns anos aqui na Alemanha, eu fico um pouco chocada em ver como o povo daqui realmente acredita que eles tem a "missão" de levar civilização para terceiros países e que o que parece ser apenas ACORDOS, negociações entre países, na vdd é uma puta imposição do que eles querem.No âmbito do desenvolvimento sustentável, o racismo ambiental é real e o que a UE tem em mente é um plano de terceirizar a responsabilidade deles sobre os danos causados o ambiente, do tipo: vamos deixar de produzir energia com carvão em nosso território, mas vamos estimular (com concessão de créditos) o consumo de carros eletrônicos, com baterias de lítio que vamos conseguir arregaçando o meio ambiente de terceiros e pra piorar, ainda colocam na nossa conta tudo de ruim que vem acontecendo em questão ambiental (óbvio que o Brasil tem sido um vexame nesse campo, mas eu não acho junto a UE sair como a "justiceira" dessas negociações)... Mas enfim, eu preciso terminar esse projeto, então escrevo quase chorando hahaha mas já preparando um projeto para pHD para abordar essa questão mais na esfera de direito internacional (para lidar com a forma que o bloco europeu tem conquistado uma falsa legitimidade para "liderar" assuntos ambientais).
Sabrina, muito obrigada por contextualizar essa questão do "fim da história" - isso é algo que se repete muito nas graduações de humanas (sou da história da arte) e que sempre me incomodou. Tenho a impressão de que às vezes se compra um "modismo acadêmico" sem questioná-lo e se adota muito facilmente o "fim da história", o "fim das grandes narrativas" e não se faz questão de tomar posição. Há alguém a quem esse discurso serve e não serve à classe trabalhadora!
O vídeo da muita esperança do que a gente pode mudar! Muito necessário ainda mais por tudo que ta acontecendo ultimamente. Toda vez que assisto aos seus vídeos minha concepção de que temos que superar esse sistema só aumenta.
Uma coisa que eu acho estranho(bizarro na realidade) é o fato de algumas pessoas tentarem desvincular a luta antifascista da luta anticapitalista... como diria uma banda que eu curto muito: "...Extrema direita, poder paramilitar Quem os treina? Que os financia? Isso tu sabes muito bem Não pararemos frente à agressão Devemos unir-nos, parar-lhes os pé Talvez não seja tarde desta vez..."
Isso é capitalismo realista na veia. Só o capitalismo realista permite que uma crise econômica causada pelos próprio capitalismo o reforce ao invés de enfraquece-lo. Só o capitalismo realista permite que haja vários comunistas em uma rede social sem que isso abale nem minimamente a estrutura do capitalismo. Qual é a alternativa, Sabrina? Como nós podemos atacar a estrutura?
@V Lisboa Os keynesianos são socialistas que não se importam com a melhoria econômica, mas com a melhoria social. Eles costumam justificar a emissão de dinheiro que mais tarde causa inflação e possivelmente acabaremos como Venezuela.
@@alexanderg8466 Alguém que nunca leu Keynes na vida, como um cara tão apaixonado pelo capitalismo como Keynes poderia elaborar algo relacionado ao socialismo. Todos os países desenvolvidos adotam políticas econômicas keynesianas, inclusive os EUA e China.
@@rodfernandesRF Não falo de Keynes como socialista, mas as pessoas de hoje que falam dele são socialistas. As ideias de Keynes foram supostamente usadas como um modelo de salvação na grande depressão dos Estados Unidos, mas hoje se tornou um modelo para economias destruidoras do mundo.
Há pouco tempo eu realmente achava que não tinha alternativa. Através desse canal, do da Rita von Hunty e das várias leituras feitas eu descobri que, sim, há alternativa! Só precisamos lutar por ela e planejar minuciosamente esse novo futuro pra tudo dê certo.
Gosto de fazer o seguinte exercício mental: colocando-se no lugar de um cidadão romano morando na península itálica no primeiro século d.C, você seria capaz de imaginar que Roma um dia cairia? Seriam os Astecas capazes de imaginar que Tenochtitlán (que no século XV era uma cidade maior do que Paris) um dia seria reduzida a escombros? Da mesma forma, imaginavam os servos da idade média que alguns séculos mais tarde os reis perderiam não apenas seus tronos, mas também suas cabeças? A História nos mostra que sempre há alternativa.
Não tem como escapar de algo intrínsico ao ser humano. Capitalismo esteve, está e sempre estará presente nas sociedades. Mesmo que de forma reduzida ou oprimida. :\ Continua sonhando
Eu queria entender da onde que tu tira forças para ainda conseguir motivar a gente no final! ♥️ maravilhoso o vídeo! Não há alternativas a não ser lutar por um mundo melhor!
Um dia desses eu estava conversando com meu vizinho Alemão (moro na Hungria) e ele insistia em falar que a Alemanha caminhava para o socialismo perfeito, porque o povo lá tinha acesso a tudo. Eu respondi: eu não sei tudo de socialismo, mas não acho que essa seja a ideia. Os alemães tem tudo para os alemães, enquanto oprime vários outros países para conseguir manter esse "socialismo"que você diz ter orgulho. Vídeo muito bom e esclarecedor como sempre! Obrigada, Dr. Sabrina!
Sabrina, como foi p vc fazer mestrado e dr. em Sociologia; tendo se formado em Economia? Como é? Foi difícil? Tô pensando em fazer q nem vc. Me nota pfv
Quem vivia durante a Idade média ou no absolutismo, não achavam que esses modelos de sociedade um dia cairiam.
vô levar essa frase comigo agora, bem colocado
Verdade. só que agora temos liberdade né. o Capitalismo pode sim ser moldado. O problemas é sempre o mesmo, o ser humano e seu egoismo. não foi por isso que sistemas passados cairam? incluindo experiências socialistas.
Sim, temos que abrir os olhos
@@Richardnascimento.01 O absolutismo caiu por egoismo? da ultima vez q eu soube foi pq a burguesia pegou em armas e derrubou um sistema falido, pra implementar um outro q posteriormente tbm falharia, como podemos ver hj em dia.
Perfeito
Como dizia Leon Trotsky, "toda Revolução parece impossível até que se torne inadiável"
Todo anarquista é especialista em economia indígena . Admiro isso neles. Os anarquistas querem transformar a sociedade moderna numa tribo de índios primitivos. É o único jeito de termos igualdade social , sem propriedade privada e sem livre iniciativa. Nada de individualismo. Tudo é decidido coletivamente. É a volta da economia de subsistência. Pior que feudalismo. Temos que abandonar a ciência também. Porque aí resolveremos tudo com uma dancinha. As armas devem voltar a ser o arco e a flecha. Para não corrermos o risco de genocídio. Assim a gente acaba com o capitalismo, que tantos males tem causado a humanidade. Hahahahah. ...
@@joseCOSTA-ki1xt kkkkkkkkkkkkk
“Como dizia Leon Trotsky”, aquele mandou fuzilar muitas famílias, mas não participava. Já que é a família dos outros, dane-se né?!
Kkkl Tenta a sorte, os militares, nacionalistas e a extrema direita mandaram beijinhos.
@@pascov1428 Mano,uma hora ATÉ vc vai perceber o quanto é cruel o capitalismo. Lembre-se:os militares foram excluídos da DEforma da previdência.São 14 milhões de desempregados e quem tá trabalhando,trabalha muito e vive mal.Quem vai segurar essa gente toda se ela se zangar?
Luta de classes,meu amigo!
Não lembro onde li, mas é bem real: É mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo
Eu vi pela primeira vez num vídeo recente do Antídoto, "Quando foi que você parou de sonhar?". Será que foi aí também que viu?
Essa frase é do Zizek... quando ele analisa os filmes de Hollywood... a indústria cinematográfica estadunidense consegue ver o apenas o fim do mundo, mas nunca a superação daquilo que causa o fim do mundo... o capitalismo
Eu sinceramente penso a mesma coisa.
A Sabrina tem um vídeo sobre o livro Os despossuídos e tem algums da Rita Von Hunty que falam sobre imaginação política e arte que me fizeram pensar muito nessas outras sociedades e superação do capitalismo. Porque mts vezes a gente tem tanta coisa pra criticar no capitalismo que não conseguimos nos concentrar em pensar em outro mundo.
A França também achava que a monarquia nunca poderia cair e... vocês sabem. A História não acabou.
QUE VIDEO FODAAAAA
camarada !!!!!!!!
Braba
@@caiquemarlon5579 d+
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Superficial...O capitalismo eh resultado, nao objetivo. Para entender o capitalismo, voce tem que entender a evolucao da moeda desde sua invencao.
Quer acabar com o capitalismo? Acabe com a moeda. Mesmo num sistema comunista "perfeito", se existir moeda, essa existencia permitirah que uns tenham mais que outros.
Comentando pra engajar o algorítimo.
Deu certo, muito obrigado.
Respondendo comentário pra engajar o algoritmo.
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Parabéns
O livro "A lei" de Bastiat explica muito bem o que ela fala. Recomendo!
"Quem se contenta com pouco o nada é razoável."
Verdade. Se bem que nós dias de hoje o capital avançou sem freios contra direitos já conquistados. "Pra quem se contenta com nada, perder direitos é razoável."
Trabalho de formiguinha e pensando lá na frente
@@Tyuiobr Se pensarmos que a matriz dos direitos civis e, mais recentemente, dos direitos humanos no ocidente é totalmente liberal - com viés pandectista - os direitos conquistados são direitos liberais.Se a luta é no campo dos direitos, queiramos ou não, é uma luta liberal. O sujeito de direitos é uma construção tipicamente capitalista.
Sempre penso sobre uma alternativa para isso, mas não vislumbro nada.
@Policarpo Quaresma se você se esforçar apenas um pouco para pensar fora da sua bolha, poderá até perceber que para a maioria dos brasileiros o racionamento é a realidade diária.
Devemos nos contentar com o que é nosso. Pouco, muito ou nada. O que é construído por outros, sem que tenha sido tomado do nosso, é dos outros. Tomar a força o que não era nosso antes é roubo...
Eu amo que Sabrina inclui também os animais como sujeitos de direito. A revolução também é não-humana
Adoro o discurso: "ai mas na Escandinávia tudo funciona, olha a educação do povo... nos países do norte, tudo maravilhoso..." - A que custo tudo isso? Custo de exploração ambiental, dizimação dos povos originários, aumento da desigualdade e a crescente xenofobia! Essa é a "luta" que temos travar, combater o Capitalismo. PS: Excelente vídeo, compartilhado com sucesso!!!
Não sei se isso é um bom argumento, pois tudo que vc disse também aconteceu em países que nem de perto tiveram o sucesso do modelo escandinavo.
No Brasil tudo isso se deu e olha a tragédia que somos.
Escandinavos tem seus méritos sim, mas claro, nem tudo são flores
@V Lisboa por isso mesmo estou criticando. O modelo escandinavo deve ser elogiado. Todas as mazelas que tiveram por la, tbem se repetiu na história dos outros países e nem por isso os outros países tiveram o mesmo sucesso. Agora claro que nem tudo é flores, barbáries sempre aconteceram e seria anacronismo histórico julgar as ações de epocas anteriores aos olhos de hoje
Nem de longe esses países chegam perto da China em termos de poluição, nem juntando todos
Se junte aos ancaps então..
Lembrando que pelo menos um país escandinavo, a Finlândia, foi colaboracionista de Hitler, praticando massacres e mantendo campos de concentração.
Parte da esquerda precisa entender que quando liberais usam o lema "não há alternativa mas dá pra reformar um tiquinho" é aquele velho papo dos nossos pais "na volta a gente compra". Me desanima demais ver setores progressistas caindo nessas lorotas.
@V Lisboa A famosa trupe da esquerda liberal, também conhecida como turma do "desse muro eu não desço". E se você discorda deles, logo é "cancelado", e depois nós é que somos radicais!
Sabrina, entrei na universidade há pouco e pretendo seguir carreira acadêmica. A meta é ser tão boa quanto você! Ter essa eloquência, didática e inteligência (e vontade de aprender). Obrigada por compartilhar tamanho conhecimento e reflexões! Vamos à luta
Capitalismo tá fazendo hora extra no mundo.
e passando o rodo em bilhões de indivíduos no mundo.
@@enzopistola45 rsrsrsrs se não existe Estado, nem existiria capitalismo gênio 🤣🤣🤣🤣🤣
@@melanciafeliz Porque?
@@VidadeTIvlog porque é o Estado que faz o controle social que a burguesia precisa.
Juliana Creao Isso se chama corporativismo, não capitalismo.
Então vamos nos unir para acabar com Estado :)
Ou a gente acaba com o capitalismo ou o capitalismo acaba com o mundo
As formas como as sociedades humanas se organizaram em função de sua reprodução variou ao longo da história. Na nossa sociedade, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, temos que trabalhar cada vez mais ao mesmo tempo que a incerteza sobre nosso futuro individual e social é cada vez maior. O Capital, enquanto mecanismo/relação social que orienta toda a produção da riqueza, está consumindo nossas vidas pelo trabalho incessante, ao mesmo tempo em que destrói cotidianamente a natureza e nos ameaça com a possibilidade de catástrofes irreversíveis (que podem regredir permanentemente o padrão de vida da população global) em função de uma acumulação infinita e carente de sentido. Porém, sua superação positiva, o comunismo, pode colocar no nosso horizonte um patamar de desenvolvimento da humanidade, da realização plena de todas as esferas da vida, quase que inimaginável do ponto de vista das relações sociais pré históricas que ainda mantemos, frente a um aumento de produtividade gigante que parece ser incapaz de resolver os inúmeros problemas sociais decorrentes de carências econômicas. O nível de desenvolvimento tecnológico hoje torna possível uma organização na forma de produzir a riqueza infinitamente mais eficiente do que é através do mercado. Tomando os meios de produção é possível acabar imediatamente com o desemprego (diminuindo imediatamente a jornada de trabalho) e definir a produção de riqueza diretamente segundo a necessidade dos indivíduos (informada por eles mesmos a um banco de dados ou calculada através de uma média de consumo) eliminando imediatamente 99% do desperdício. Convertendo a produção do lucro a produção das necessidades a riqueza será o mais durável possível, de tal forma que não seja mais necessário gastar mais tempo produzindo infinitamente mercadorias descartáveis, e que a qualidade dessa riqueza seja muito superior, uma vez que não buscará mais a propaganda de seus aspectos positivos e esconder os danos desse consumo decorrente de uma redução de custos de produção, transformando em última instância lixo em comida. Indivíduos satisfeitos e saudáveis são o terror do mercado. Ao vendedor interessa que os consumidores precisem sempre comprar, induzindo nossa sociedade a uma produção cada vez mais autodestrutiva e incapaz de resolver de uma vez nossos problemas (o tratamento ao invés da cura, obsolescência programada etc). Pela necessidade de um fluxo incessante de mercadorias, toda a produção de nossas necessidades se subordina a uma lógica de trabalho infinito e consumo infinito dos recursos, EM INTENSIDADE CADA VEZ MAIOR!!!!!! A REVOLUÇÃO É PRA ONTEM!!! NÃO DA MAIS TEMPO DE REFORMISMO, A AMEAÇA DE EXTINÇÃO É REAL!!!!
Não acho que seja capitalismo, mas corporativismo.
@@alexanderg8466 Isso é uma falácia liberal e se não me engano, a própria Sabrina já tem um vídeo desmentindo isso.
@@rodfernandesRF
SABRINA É socialista, e ela está falando sobre sua ideologia tendenciosa de esquerda. Você não pode confiar em alguém que não é imparcial e vê os lados positivos da direita como a esquerda
Não existe imparcialidade, assim como não existe nada positivo vindo da direita.
pra mim esse argumento foi o mais importante pra eu começar a me considerar comunista. o bom é que eu sou teimosa e mesmo quando disseram não haver alternativa eu achei que então teríamos que construir uma nova.
foi um caminho longo até eu perceber que o capitalismo tinha que acabar, mas agora que cheguei aqui, destruir o capitalismo é a coisa que eu mais quero que aconteça.
um grande atalho pra mim foi achar você lá no twitter viu, obrigada sabrina.
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Viva o socialismo democrático, kkkkk, que não existe, pelo menos no nosso planeta Terra.
Te apoio demais! Somos comunistas!
Obrigada por este video, Sabrina. Tem horas que parece que a gente não tem mais perspectiva, não sabe para onde ir, tudo parece desesperança. Obrigada por ajudar a mostrar o caminho!
Sá, eu estudei essa questão do fim da história na minha última aula de sociologia do ensino médio. Isso foi a oito anos atrás, mas me marcou muito! Ah, que bom ver vc falando sobre isso! O vídeo ficou muito bom!!!
Mais um ótimo vídeo, parabéns! Lembrado Rosa Luxemburgo: "Socialismo ou barbárie"
Todo dia eu agradeço a existência desse canal! Sabrina, obrigado por compartilhar seu conhecimento e por seguir nos mostrando que a alternativa é coletiva!
Sabrina, como seu trabalho é importante! E como eu gosto desse trabalho! Já me posiciono fundamentalmente no campo socialista e seus debates são muito caros pra mim, pessoalmente. Mas o maior ganho pra mim não é vir aqui ouvir o que quero. É aprender muito sobre como falar com as pessoas que ainda não estão no nosso campo e estão buscando essas alternativas. Agradeço enormemente! É um aprendizado cotidiano entrar em contato com o seu trabalho. E pra mim que sou professor é fundamental! Um abraço grande e muita força e saúde pra lutar a boa luta!
Contrapoints é excelente, fiquei mt feliz de ver vc citando ela
Agradeço muito pelo seu trabalho, sempre uso envio seus vídeos para pessoas que estão a minha volta
Não há alternativa. Temos que construí-las juntos
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Ai que ótimo a notificação funcionou!! Vídeo excelente e esclarecedor, Sabrina. Isso me lembra o pensamento que eu comecei a ter sobre como o sistema educacional atual tem problemas de todo o lado e não parece ter alternativa ou nem por onde começar alguma mudança. A conclusão é a mesma: buscar a raíz do problema, que é também o sistema capitalista, cortá-la e fazer crescer algo novo.
Conte um pouco sobre suas críticas ao sistema educacional. Seria legal. ;)
@@layonsouza7470 o meu estudo sobre o sistema de ensino é ainda muito raso e minhas críticas são mais voltadas ao que eu e pessoas que conheço vemos, na posição de estudantes do ensino fundamental e médio. Uma das minhas principais críticas é como o foco no sistema não está realmente ligado ao aprendizado e desenvolvimento humano como ser crítico e cidadão. O estudo e a pressão que recebemos são muito mais voltados para avaliações quase constantes, pontuações e vestibulares, que não necessariamente são o futuro de todo mundo. Então, acabam ficando de lado noções mais aprofundadas sobre funcionamento da política, os direitos que temos, os tipos de impostos, etc.
@@anaquezia5532
Também estou no ensino médio. Eu e alguns amigos temos as mesmas críticas, e oq notamos em um ano (criticando e pensando em alternativas) é que, a raiz do problema é aquele já dito: Capitalismo. É muito horrível quando somos obrigados a aprender algo que praticamente é desnecessário para a maioria da sala após o vestibular (ou pelo menos, é isso q se entende pela forma que é passado para nós alunos), enquanto tem várias outras coisas muito mais importantes e que de fato todos precisam saber e que todos vão usar na vida (por ser cidadão e poder ser crítico de nossa realidade), como os exemplos que você apontou, mas que não é ensinado para nós, justamente para que continuamos na ignorância.
E o pior é ver todos tão preocupados muito mais com nota (algo que não representa apenas o seu conhecimento, mas sim seu comportamento, as lições entregues e etc...), do que em aprender de fato (e não só decorar algo para uma prova). Muitas vezes o aluno tira 10 em uma PROVA (provando que eu havia aprendido o tema), mas por faltar de mais, ou por não entregar atividades, a nota final no boletinho é bem menor, acaba sendo bastante preocupante, pois o aluno corre o risco de bombar em algumas matérias, mesmo tendo o conhecimento que eles dizem se preocupar em passar.
Então, nesse processo, chegamos também em mais uma conclusão, de que essas coisas ocorrem simplesmente pq, a escola pública (ou pleo menos, é nessa que eu me baseio aqui, por sempre ter frequentado-a), só está fazendo aquilo para o qual ela foi feita, para ensinar os crianças a respeitarem e obedecerem os patrões sem questionar, por isso você apenas deve ficar quieto no seu lugar (por isso as fileiras enfileiradas e tals) e obedecer e ouvir sem questionar o professor (e claro ter medo da diretora).
- Aconselho pesquisar sobre a criação das primeiras escolas públicas.
- E também assistir o documentário "LA EDUCACION PHOHIBIDA", (tem aqui no youtube mesmo, inclusive dublado no português). Ele fala sobre isso tudo, é meio grandinho (2Horas e meia), mas acredito que pode te ajudar a desenvolver ainda mais suas críticas e a pensar em alternativas.
Beijos, muito obrigado por compartilhar comigo, e espero ter ajudado também.
(Obs: me desculpa pelo tamanho do texto).
@@layonsouza7470 a minha experiência é de escola particular, e não é muito diferente do que você falou. Apesar de, acredito eu, a estrutura de uma escola particular ser melhor, o ensino continua sendo raso e limitante pra nós. A escola nem mesmo comporta assuntos necessários para a realidade tecnológica que vivemos, quanto mais para a nossa formação como cidadãos. Sobre isso da nota, me lembra o pensamento de Howard Gardner (o criador da teoria das inteligências múltiplas). Para ele, a educação não deve culminar na prova, ou seja, a gente n devia aprender para passar e ter nota alta. Para ele, a avaliação deveria ser mudada para realmente avaliar o quanto o aluno domina aquele assunto e, assim, continuar aprimorando o conhecimento dele sobre o assunto. Ele objetiva um aprendizado muito mais contínuo e leve do que o atual, que a gente basicamente esquece tudo depois que as provas passam. Recomendo ler a obra dele e vou procurar suas recomendações, valeu por escutar e obrigada pelas indicações ☺
@@anaquezia5532 Eu quem agradeço por essa oportunidade de discutir sobre esse assunto extremamente relevante. E muito obrigado também pela indicação, com certeza vou pesquisar sobre. :)
Mds que vídeo lindo!♥️♥️♥️ Salvei na minha playlist "explicações" onde eu guardo videos que vão me poupar estresse com reacionários, só mando o link😅😅😅 Muito obrigada não só por esse, mas todos os seus vídeos (já assisti todos). Lembro do dia em que comecei a te seguir no instagram. Pra mim não tinha alternativa, mas agora eu sei que tem alternativa sim mas que a gente vai ter que construir juntes😍😍😍 Tô em processo de filiação ao psol e quero construir o Subverta. Obrigada por me mostrar que não só eu mas a minha geração e aquelas gerações que vão vir depois de mim podem sim ter um futuro (e ele é vermelho e verde!)♥️♥️♥️🌱
disponibilize a playlist para a gente também poder acessar. ;)
Por favor, vc pode disponibilizar essa playlist?????
vc pode disponibilizar a playlist?
Eu também tenho umas playlists. Confiram lá.
Quem quiser também tenho algumas playlists sobre alguns assuntos.
@Alasca, Catiorenea. e @V Lisboa
Muito legal as playlists, vou usa-las com certeza. muito obrigado.
Pessoal oq acham de criarmos playlists coletivas? no qual mais de uma pessoa pode inserir vídeos. Eu posso criar um email (um canal) só de playlists, e programa-las para qualquer um (ou selecionar quem quiser) poder colocar vídeos (que acharem conveniente) nessas playlists. Só uma ideia. Topam?
Um livro que li recentemente que me fez pensar em muitas coisas sobre o tema é o "Como ser anticapitalista no século XXI?" Do Erik Olin Wright.
1 ano depois, esse vídeo envelheceu MUITO bem. É um raio-x da realidade
"Um outro mundo é necessário" 👏🏾👏🏾👏🏾
Toda nossa formação é feita para acreditarmos que não existe alternativa ao capitalismo, infelizmente. Muito bom, sabrina ❤
Eu preciso dedicar meu tempo estudando psicologia, e sou imensamente grata por poder me educar politicamente diariamente com camaradas tão competentes como você Sabrina. Obrigada sempre.
Fazer disputa pela população para garantir o avanço das nossas políticas em prol do socialismo. Revolução para o povo, com o povo 😉✊🏻🚩
Trabalhar não quer ne ?
Vai trabalhar larga de ser adolescente ta achando que brasileiros liga pra isso
@@AK-hm9ir E tu responde por todos os brasileiros bichão?
Não tô aqui pra dar satisfação pra nenhum metido a besta q louva e romantiza os trabalhadores.
Trabalhadores é uma categoria social de produtividade e de estabilização da vida social.
E estudante trabalha, só q é uma força produtiva diferente. É uma produção Intelectual. Nos respeitem seus patifes!
Ofensas rasas não se sustentam, bando de arrogantes 😉
Nós aqui sabemos combater ignorância com altíssima qualidade. Eram pra ficar caladinhos se n entendem do assunto, n vir dar uma do dotadão sexista pra lacrar vindo reinvindicar trabalho no mercado de quem n conhece. Homens de nível baixo vcs dois aí!
@@mateusqueiroz5172 não mas ta na cara que o povo não vai fazer isso kkkkk pode ter certeza
Esse vídeo foi a coisa mais sensacional que eu podia receber no momento. Tem uns poucos dias eu surtei com alguns amigos, e lembro que a ultima coisa que falei foi justamente "tô tentando falar pra vocês que existem outros mundos, outras formas possíveis, mas vcs só sabem mandar meme e falar merda". enfim, tô chorando aqui depois de ver seu vídeo e queria compartilhar isso! brigado demais pelo trampo que você faz.
(Comprei o sintomas mórbidos junto com o livro do mark fisher agora tô ansioso em dobro esperando a autonomia mandar hahahahah)
Socialismo ou barbárie!!!
Meu Deus esse vídeo não podia ser mais necessário!!! Sabrina, obrigada!!!!! ❤️
Amo suas aulas. Você é uma professora, maravilhosa. Gratidão! "Não há alternativa senão construir, uma".🙏🏾☀️💛🌞
Ouvir você e tantos outros faz com que eu tenha esperança de que um outro mundo seja possível.
Ansiosa para que esse sistema caia, não sei se a ansiedade é a melhor das hipóteses nesses casos mas não acho que seja tão evitável, haja vista, todas as coisas que sempre aconteceram mas que parece muito mais intenso agora que estamos em quarentena.
Obrigada por partilhar seus conhecimentos Sabrina, por lutar inclusive por quem não consegue lutar sempre porque está tentando por hora, conseguir condições materiais e direitos mínimos. Vamos juntos!
A professora toda arrumada , com apartamento lindo . Eu recomendo a ela , que doe tudo aos pobres dando exemplo de dividir a riqueza com os pobres .
Entendeu tudo caíque é isso mesmo que é o comunismo, cuidado que eles vão tomar teu play2
ai da até esperança em continuar vendo esses videos aaa 💛
Essa tese de fim da História naturaliza a desigualdade social e a exploração.
Sem falar que pensa uma História pelos e para os " vencedores "
@@aliceanp6 Isso aí. O sistema torna atraente a possibilidade de ascensão social e aliena os cidadãos.
Olá, Sabrina! Comecei a ler o Manifesto do Partido Comunista nesta semana. Os prefácios da minha edição enriquecem bastante a leitura. Inclusive, nos prefácios o Engels diz que Bakunin traduziu o livro para o russo... Fiquei impressionado! Para mim, estou gostando, Marx e Engels eram mais flexíveis intelectualmente do que eu pensava. Enfim... A minha edição é da Edipro. Você conhece? Se sim, gosta dela? Abraços;)
Eles são incríveis e super coerentes em suas colocações. Eu amo um Marx e Engels
A ideolgia Alemã tem uma boa analise da sociedade. Os 18 brumarios é meio estranho no começo necessita de mais atenção. Mas eles faz questionamentos interessantes sobre o iluminismo.
Olá.
Pelo visto você está em todas... hehehe
Ótimo sábado.
@@andreluisgallo1982 Eu?! Espera só até você conhecer o Fábio Bertolotto kkkkk
@@ronaldothomejunior3702 Oi.
Então imagina ele... hehehe
Ótima tarde.
Sabrina, obrigado! Você é muito didática, paciente, explicativa. Fácil de entender.Parabens!
Eu era uma liberal de esquerda que acreditava que não existia nenhuma alternativa e o seu canal me abriu os olhos e desde do começo do ano estou assistindo o máximo de videos seu que eu consigo
SOCIALISMO so se for IGUAL o EUROPEU ....uma esquerda liberal de LIVRE MERCADO .. ...pois o SOCIALSIMO aos moldes CUBANOS /MARXISTAS é DITADURA ......... o povo quer LIBERDADE de trabalho e PENSAMENTO por isso socialismo tupiniquim esta com os dias contados ............
Como você faz isso!? Vc nos mostra umas verdades duras com brilhantes raciocínios e super fontes e ainda consegue lançar sempre no final uma pontinha de esperança no futuro. Seus vídeos são esclarecedores e instigadores ao mesmo tempo. Obrigada! 💙🙏🏻
Sempre há alternativas, mas ela só virá com muita luta.
Eu tava a um tempo sem acompanhar o canal e quando volto vejo como foi reformulado a questão do design, edição e fiquei impressionado.
"Ensinar exige estética" como já dizia o bom velhinho da educação.
Parabéns Sabrina e a equipe
"O problema se chama capitalismo, e a resposta se chama Socialismo"
vao para cuba bando de hipocritas
@V Lisboa Se voce me garantir que nunca mais vai voltar pago agora
@Iranildo Valentim Apenas troque a palavra "Capitalismo" por "As pessoas" e você entenderá , sou responsável pelo que digo e não pelo que você entende
Ps. Estou lendo Sapiens
Vou correr atrás do meu sonho materialista enquanto você corre atrás do seu sonho etéreo , han! piada
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
Esse vídeo me dá muita força e ânimo pra prosseguir. Obrigada, Sabrina, você é importante e necessária!!!!
Saudade dos teus videos! Que bom que ta melhor! E que vídeo foda, você sempre é muito assertiva.
Demorei pra ver este vídeo, na mesma época eu fiz uma atividade com meus alunos que no final levava a pensar em alternativa de vida sem mais valia, sem jornada de trabalho tal qual, e outros elementos do capital, eles demonstraram o sentimento de não haver saída quando falamos dos elementos lendo um conto do Quintana e a canção Geração coca-cola, fazendo uma analise e introduzindo termos e conceitos. Se não fizéssemos o exercício de produção de realidade possível eles teriam parado no conceito do fim do mundo e não ter saída. Teria ajudado muito se nós pudéssemos usar ele ❤. Amei.
Eu acho que a internet é a nova televisão.
Oi.
Já é e faz mais tempo do que possa imaginar.
Ótimo sábado.
É melhor que a televisão na verdade.
@@jp2mengo Olá queridos, a minha fala é sobre produção daquilo que chamamos alienação, antes alienados pela tv e agora pela rede.
Comentando para ajudar no algorítimo, EU AMO ESSE CANAL!!!
O irónico dos liberais é que falam muito do "Saia do sua zona de conforto" mas para sair do "conforto" do sistema eles enrolam.
Nem. Eu sou um exemplo disso: Venho de vez em quando aqui ou no Orientação Marxistas pra checar os argumentos e, na maioria das vezes, eu me decepciono com o quanto demonizam o capitalismo. Mas entendo que o fazem por acreditarem que estão em busca de algo bom pra todos.
@Matheus H L Nem adianta cara. O foco deles não é o povo. Isso é apenas uma desculpinha aleatória. O que importa mesmo é provar que comunismo e socialismo funcionam. Não importa o quanto eles matem pra isso...Afinal, é melhor que o trabalhador passe fome do que trabalhe sem ter o controle dos meios de produção :\
@Matheus H L So se for milhoes de nazis
Maravilhoso! Se tem coisa que mais ouço é que não há alternativa, que a gente pode melhorar um pouco, mas o mundo é assim mesmo, só que não!!!!! Ótimo Sabrina!
Sabrina sempre muito útil e muito didática! Obrigado por mais um vídeo cheio de aprendizados!
vídeos como esse aquecem o coração e dão esperança e garra para seguirmos em frente na luta! obrigada por ser essa luzinha motivadora no fim do túnel, Sabrina . não há alternativa, vamos construir uma juntos 🧡
Totalmente contraditório, em um sistema político-economico que coloca a liberdade como valor máximo, uma das líderes maiores dele dizer a frase "There's no alternative". (Essa liberdade é a da burguesia, e nem é a do Livre Mercado, mas a do Livre Monopólio...)
Liberdade para explorar e destruir...
Exatamente. Ela só concebeu essa frase por ser uma líder de Estado. E como tal, coloca o seu cargo monopolista acima do interesse da população.
O corporativismo e o Estado são faces da mesma moeda.
Reflexão super importante e que precisa andar no bolso. Todo debate no dia a dia, um momento ou outro, acaba caindo nessa de que não tem jeito.
Um outro mundo não só é possível; é necessário!
Mto bom 👏🏽
Muito bom Sabrina! Um outro mundo é possível e necessário!
O susto que eu levei na conclusão, véi
😂😂😂
Ser verdadeiramente radical é tornar a esperança mais possível do que o desespero convincente (WILLIAMS, Raymond)
a sensação que eu tenho é que tudo que eu quero dizer você consegue dizer de um jeito mais calmo e mais inteligente, grata sempre por seus videos
Salve Sabrina , lindo te ouvir sobre esse assunto ... like dado ...
abraços
Nossa!! MUITO OBRIGADA POR ESTE VÍDEO! Estava realmente precisando, hoje bateu um desânimo enorme, em específico com a conjuntura política do nosso país.
socialismo ou barbárie! ♥️♥️♥️♥️
já estamos na barbárie. só há uma escolha: o socialismo.
Lembrando q tem varios tipos de socialismo
@@robinhood9289 tem o Nacional socialismo
Marxismo é o puro achismo. Só falam de mais valia e valor trabalho. Cadê os números? Achismo é a ciência dos analfabetos.
Vídeo excelente, Sabrina. Suas palavras finais me deixaram mais motivado. Estou no começo da minha formação como Ecossocialista e com toda certeza você foi e continua sendo uma inspiração. Costumo fazer parte daquela audiência quietinha, mas quero poder apoiar mais e estou me encaminhando para isso. Mesmo sendo apenas através de um comentário acho que já é um começo pra mim que sou um pouco introspectivo. Muito sucesso sempre e gratidão pelo seu trabalho.
No filme Argentino "Neve Negra" uma empresa Canadense compra fazendas na Patagonia para extração de madeira. É ficção mas acho que deve acontecer na vida real.
É sim, as grandes empresas dos países ricos gostam de extrair matéria-prima nos países pobres e explorar a mão de obra local. As leis nesses países periféricos são mais frouxas justamente pra facilitar isso. Por isso que eu não acredito ser possível, dentro do sistema capitalista, que todos os países tenham um padrão de vida nórdico. 🙁
A grande indústria de papel da Noruega planta eucalipto no sul do Brasil... assim eles ficam limpinhos e a remessa livre de lucros não se responsabiliza pela saúde do ambiente, do trabalhador e degradação do solo que não plantou alimentos... aliás: papel é um produto que o Brasil importa 🔥😓
A Holanda tem uma imensa m mineradora no norte do Brasil, poluindo rios. Indígenas morrendo ou com doenças de pele seríssimas devido a poluição por metais pesados.
Obrigado, Sabrina. Acompanho seus vídeos há um bom tempo e acho que nunca parei pra te agradecer por fazê-los, especialmente em uma época em que se tornam cada vez mais necessários. Mais uma vez, obrigado!
"Quem tem que ser alternativa é quem bate tanto na política neoliberal quanto na conservadora" 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Você gosta de História, cultura, filosofia e economia? Então peço que se inscreva no meu canal; sou historiador e estou criando uma série de vídeos acerca desses temas! E o resultado final está ficando muito bacana; garanto que você não se arrependerá! :)
eu descobri o seu canal há pouco tempo. Eu faço mestrado na Alemanha e a minha monografia é sobre a falácia das licitações públicas sustentáveis (Green Public Procurement) na legislação da União Europeia. Os seus vídeos tem sido uma verdadeira inspiração nessa reta final do meu trabalho =)
@V Lisboa É uma decepção, não? Assim, o meu mestrado é focado em legislação no âmbito da União Europeia. Eu não sei qual a sua perspectiva sobre isso, mas eu sempre encarei a UE como uma "organização" menos HORRÍVEL, comparada as outras potências como os Estados Unidos e a China (tanto em direitos ambientais, humanos...) mas quanto mais eu leio, mais bate uma tristeza e mais entendo como que o que a UE desenvolveu na verdade foi uma forma de imperialismo "diplomático". Agora que eu sou mais esclarecida e já estou há alguns anos aqui na Alemanha, eu fico um pouco chocada em ver como o povo daqui realmente acredita que eles tem a "missão" de levar civilização para terceiros países e que o que parece ser apenas ACORDOS, negociações entre países, na vdd é uma puta imposição do que eles querem.No âmbito do desenvolvimento sustentável, o racismo ambiental é real e o que a UE tem em mente é um plano de terceirizar a responsabilidade deles sobre os danos causados o ambiente, do tipo: vamos deixar de produzir energia com carvão em nosso território, mas vamos estimular (com concessão de créditos) o consumo de carros eletrônicos, com baterias de lítio que vamos conseguir arregaçando o meio ambiente de terceiros e pra piorar, ainda colocam na nossa conta tudo de ruim que vem acontecendo em questão ambiental (óbvio que o Brasil tem sido um vexame nesse campo, mas eu não acho junto a UE sair como a "justiceira" dessas negociações)... Mas enfim, eu preciso terminar esse projeto, então escrevo quase chorando hahaha mas já preparando um projeto para pHD para abordar essa questão mais na esfera de direito internacional (para lidar com a forma que o bloco europeu tem conquistado uma falsa legitimidade para "liderar" assuntos ambientais).
Não vou mentir, adoraria ler esses trabalhos 😍
@Omega hai foleet eu também querroooo! hahahah
@Omega hai foleet ainda não. Tenho 1 mês ainda e eu to toda perdida em várias coisas. Meu orientador não tá sendo muito parça tbm hahaha
Gosto quando os titulos são assim, direto ao ponto haha
Sabrina, muito obrigada por contextualizar essa questão do "fim da história" - isso é algo que se repete muito nas graduações de humanas (sou da história da arte) e que sempre me incomodou. Tenho a impressão de que às vezes se compra um "modismo acadêmico" sem questioná-lo e se adota muito facilmente o "fim da história", o "fim das grandes narrativas" e não se faz questão de tomar posição. Há alguém a quem esse discurso serve e não serve à classe trabalhadora!
comentando p ajudar o canal. ótimo debate, sabrina! 💖
O vídeo da muita esperança do que a gente pode mudar! Muito necessário ainda mais por tudo que ta acontecendo ultimamente. Toda vez que assisto aos seus vídeos minha concepção de que temos que superar esse sistema só aumenta.
Melhor notificação toda quinta feira 💛
só o título já resume tudo. comento primeiro pra depois assistir. avante!
Uma coisa que eu acho estranho(bizarro na realidade) é o fato de algumas pessoas tentarem desvincular a luta antifascista da luta anticapitalista... como diria uma banda que eu curto muito:
"...Extrema direita, poder paramilitar
Quem os treina? Que os financia?
Isso tu sabes muito bem
Não pararemos frente à agressão
Devemos unir-nos, parar-lhes os pé
Talvez não seja tarde desta vez..."
De fato, não há alternativa...
Graciosa, lapidar na práxis e destreza na exposição das ideias. Excelente trabalho!
Finalmente!!!!!!!
Sabrina não vou mentir que chorei com esse final do vídeo. Enquanto há vida, há luta. Até a vitória sempre.
Isso é capitalismo realista na veia. Só o capitalismo realista permite que uma crise econômica causada pelos próprio capitalismo o reforce ao invés de enfraquece-lo. Só o capitalismo realista permite que haja vários comunistas em uma rede social sem que isso abale nem minimamente a estrutura do capitalismo. Qual é a alternativa, Sabrina? Como nós podemos atacar a estrutura?
Que final perfeito. Um outro mundo é possível, e nós vamos lutar por ele, porque um outro mundo também é necessário.❤❤
Como disse o Ciro: com a desmoralização do comunismo, a esquerda tentou dorar a pílula e humanizar o neoliberalismo.
@mendes mendes, cite fatos.
Quando vc explica é tão maravilhoso, mas quando eu vou explicar o que vc explicou, fica péssimo rsrsrs Por isso eu compartilho o vídeo! Obrigada! 🌻🍃
Sabrina, você poderia falar um pouco sobre o keynesianismo? e como ele influencia na manutenção do cap?
Não acho que seja capitalismo, mas corporativismo.
@V Lisboa Os keynesianos são socialistas que não se importam com a melhoria econômica, mas com a melhoria social. Eles costumam justificar a emissão de dinheiro que mais tarde causa inflação e possivelmente acabaremos como Venezuela.
@@alexanderg8466 Alguém que nunca leu Keynes na vida, como um cara tão apaixonado pelo capitalismo como Keynes poderia elaborar algo relacionado ao socialismo. Todos os países desenvolvidos adotam políticas econômicas keynesianas, inclusive os EUA e China.
@@rodfernandesRF Não falo de Keynes como socialista, mas as pessoas de hoje que falam dele são socialistas.
As ideias de Keynes foram supostamente usadas como um modelo de salvação na grande depressão dos Estados Unidos, mas hoje se tornou um modelo para economias destruidoras do mundo.
@@alexanderg8466 Quanta asneira.
Há pouco tempo eu realmente achava que não tinha alternativa. Através desse canal, do da Rita von Hunty e das várias leituras feitas eu descobri que, sim, há alternativa! Só precisamos lutar por ela e planejar minuciosamente esse novo futuro pra tudo dê certo.
Gosto de fazer o seguinte exercício mental: colocando-se no lugar de um cidadão romano morando na península itálica no primeiro século d.C, você seria capaz de imaginar que Roma um dia cairia? Seriam os Astecas capazes de imaginar que Tenochtitlán (que no século XV era uma cidade maior do que Paris) um dia seria reduzida a escombros? Da mesma forma, imaginavam os servos da idade média que alguns séculos mais tarde os reis perderiam não apenas seus tronos, mas também suas cabeças?
A História nos mostra que sempre há alternativa.
Não tem como escapar de algo intrínsico ao ser humano. Capitalismo esteve, está e sempre estará presente nas sociedades. Mesmo que de forma reduzida ou oprimida. :\
Continua sonhando
Eu queria entender da onde que tu tira forças para ainda conseguir motivar a gente no final! ♥️ maravilhoso o vídeo! Não há alternativas a não ser lutar por um mundo melhor!
Sabrina “desenhando” no vídeo. Mais claro, impossível.
Tinha que se juntar aos ancaps
Um dia desses eu estava conversando com meu vizinho Alemão (moro na Hungria) e ele insistia em falar que a Alemanha caminhava para o socialismo perfeito, porque o povo lá tinha acesso a tudo. Eu respondi: eu não sei tudo de socialismo, mas não acho que essa seja a ideia. Os alemães tem tudo para os alemães, enquanto oprime vários outros países para conseguir manter esse "socialismo"que você diz ter orgulho. Vídeo muito bom e esclarecedor como sempre! Obrigada, Dr. Sabrina!
12:03 "Nada mais parecido com um Saquarema que um Luzia no poder". E já se diz isso desde o tempo do Império, né? Abraços, galera!
Te admiro muito, Sabrina!
Parabéns pelo sua atividade verdadeiramente revolucionária.
Seguimos!
sasa falando da natalie o crossover dos meus sonhos
esse tipo de vídeo até ajuda a alimentar esperanças, nos faz sentir menos sozinhos
Sabrina, como foi p vc fazer mestrado e dr. em Sociologia; tendo se formado em Economia? Como é? Foi difícil? Tô pensando em fazer q nem vc. Me nota pfv
Bora ai Brow, corre atrás do seu objetivo de pesquisa
Eu fiz economia num programa interdisciplinar, então não sei como seria a experiência em outros programas que não esse. 😬
vai fazer, tu dá seus pulos. universidade sempre foi foda mesmo né, então isso vc já deve estar acostumado... kkk
@@gustavoaffonso8942 verdade pós é f...
Eu tô comendo o pao do diabo em uma aqui
Mas escolhe direito o grupo, orientador, etc
Minimiza os riscos aí
E lógico, busca escrever o projeto e saber onde vc quer chegar e que seja possível naquele período
Ótimo vídeo, Sabrina!
Amei que você citou o vídeo da Contrapoints, um canal de esquerda estadunidense maravilhoso! 💕💞
Vamos juntos, camaradas!
"Civilização ocidental" é o novo "a raça ariana". Quase um apito de cachorro.
Não se esqueça do "As mInorias". Ambos os lados gostam de coletivizar e manipular bem o rebanho. kkk
Que vídeo incrível. Acho que é o meu favorito do canal, pq é um ótimo vídeo pra compartilhar com todo mundo. Obrigada, professora. ✨✨
Pra quer uma Gabriela priolli ,se temos uma sabrina Fernandes inteligente e bem informada .
Apoiado!!!! Com a relatora!!!! Não há alternativas para um sistema da morte e destruição!!!!
É necessária a luta anti-capitalista. A cada dia isso fica mais claro.
Que vídeo maravilhoso!