Verdade, Igor. Ótima reflexão mesmo. A Sabrina, a cada ano que passa, está mais inteligente e sensata. Por isto está incomodando muitos fascistas e alguns esquerdistas/progressistas. A Sabrina é necessária no YT
como é poder escrever livremente na internet (Liberdade de expressão e direitos individuais - invenções da Rev. Gloriosa, no séc. XVII - marcos do Liberalismo político, leia-se Direita), mas apoiar partidos que adulam, em pleno séc. XXI, regimes de exceção que proíbem a internet, o Facebook e o RUclips (e apoiam esses Estado de exceção por meio da internet livre, dos direitos individuais garantidos, que, por sua vez, são historicamente perseguidos, presos e assassinados em regimes de esquerda, anti-Liberais, na Europa, Caribe e África)?
@@tyrpamplona, "blá, blá, blá, liberdade" Vai falar isso pros milhões que estão na miséria por causa desse sistema e tudo é de propósito. Vocês falam tanto de liberdade, mas defendem que um punhado tenha bilhões, ou até trilhões, concentrando riquezas, enquanto milhões não podem nem reclamar, pois não adianta reclamar, já que não adianta, a liberdade é falsa, pois só quem tem voz nessa estrutura social é quem é super rico e isso é inegável, um mendigo não tem voz, não pode escolher, ele é ignorado pela sociedade capitalista. A miséria é estratégica e não tragédia, feita para que os trabalhadores aceitem serem explorados e não parem para refletir sobre sua posição na realidade, pois está cheio de problemas e tem a fome pela frente para se preocupar. Liberalismo é a liberdade para as elites explorarem quem não tem voz para denunciar ou poder para se defender.
@@diego-matos que sistema, imbecil? O PIB do Brasil deve crescer 5%, diferentemente, do que acontece e acontecerá, em grande parte do mundo, neste ano, de pandemia e crise inflacionária planetária por causa do Covid. E você leu o que escrevi acima? Então, como é poder escrever livremente na internet e ser um defensor de regimes de exceção, votando em partidos, que em suas páginas defendem chavismo e castrismo?
Sério quando a Sabrina falou que já ouviu que ter comida no prato é coisa de burguês, eu fiquei muito puto. Porque sinceramente, se o nosso referencial é comida no prato a gente tá bem mau viu
É,o Materialismo promove a fome,só inexiste quando estamos no plano do idealismo. O Materialismo é o que condiciona a mulher voltar à cozinha onde é o lugar dela,reduzindo à ideia de que a mãe é a cuidadora da 🏠,ao contrário do idealismo que busca emancipá-la.Ela não passaria ser mais a cozinheira da casa,mas a acolhedora de pessoas conhecidas,a mulher que faz as regras da 🏠,e não o homem,ele só fica na condição de planejador ou projetor. Quem transforma é a mulher,e não o homem
@@iagobraga4690 só passando pra dizer que adorei o comentário kkkkkkk Minha avó é outra explorada cheirosa. Achei um máximo ter gente comparando ela à burguesia por usar um sabonete de (às vezes encontramos na minha cidade por) 2,50.
Porque a esquerda se distanciou muito do debate sobre a burguesia. Há intelectuais da esquerda que ao mesmo tempo que colocavam a classe média como uma grande corja, culpando esta classe por reproduzir a ideologia hegemônica, justificavam os acordos com a burguesia brasileira que é responsável por dominar as outras classes materialimente e ideologicamente.
@@TeseOnze Embora tais falas não estejam erradas, a classe média é sim uma repetidora que vive de migalhas da elite e quer distância do proletariado, e pra isso se manter, passa a "fazer o jogo", logo tem sua parcela. Estou afirmando apenas no sentido geral.
Esse vídeo devia ser reproduzido em praça pública e ao ar livre de tão lúcido e direto. Sabrina, você e Rita são deusas da revolução. Gratidão por existirem.
Essa sua noção de privilégio é uma perspectiva muito importante pra nós hoje em dia. Vi muita gente se identificando com a burguesia apenas porque tem um poder de compra um pouco melhor, mas se esquece que esse poder de compra vem de um salário, por melhor que seja...
Maravilhosa! Te conheci hoje, e já vou seguir! Sou médica, assalariada, e considerada burguesa por muitos, exatamente por pagar um plano de saúde, ter filho em escola particular e poder usar um hidratante de 20 reais... nem casa própria tenho ainda, mas esses julgamentos são muito presentes em nossa sociedade! Realmente deve haver uma mudança nas estruturas da nossa mentalidade! Vou maratonar no seu canal e aprender muito! Pq preciso desconstruir muitos estereótipos tb!
A Sabrina é maravilhosa!!! Meu canal preferido! Recomendo também, caso ainda não conheça, a Rita/Guilherme (Canal Tempero Drag) e o canal do Jones Manoel (o canal tem o nome dele mesmo). São excelentes!
Sim, faço medicina e é complicado esse pensamento do pessoal. Todo mundo fala que vou ficar rica quando me formar e fica complicado dar essa explicação do vídeo pra cada pessoa que diz isso pra mim. A diferença de quem ganha mil pra quem ganha 10 mil é muuuuuuuuuito menor do que quem fatura milhões
Eu tava conversando com minha mãe sobre orçamento das universidades e minha mãe me disse uma coisa "O problema é que a população é tão pobre que não tem noção de o que é ser burguês, eles acham que ganhar 10 mil por mês, ter um carro e uma casa é ser burguês"
Pior é que de vez em quando eu ajudo com esse esteriótipo, pois gosto de falar tal coisa é coisa de burguês, geralmente como piada, mas acho que vou parar com isso.
Quando tentam nos convencer de que sabonete é coisa de burguês, certamente , tem gente espertalhona querendo nos convencer de que a desigualdade é bom e aceitável. Estão querendo convencer os incautos de que têm que se conformar com sua condição social, quase sempre passando por necessidades mais básicas. Que o povo brasileiro abra os olhos. Viva o povo brasileiro!
@@CH-vv5pe no caso o ideal seria ter transporte público gratuito (?!!!), não é sobre ter que pagar menos e sim sobre não pagar. Sem falar que não tem transporte público em São Paulo né, no sentido literal, de ser estatal, o órgão público só fiscaliza.
@@laisramos5855 O Estado tem dinheiro o suficiente pra pagar Motoristas e cobradores, o que fazem? Desviam verbas. O estado concede a uma empresa privada de ter lucros em cima, uma unica empresa, um monopólio, pagamos caro por onibus que poderiam der mt maid modernos e confortaveis, mas não, paramos no tempo.
Helbert Fernando concordo 100%... é o único motivo pelo qual ainda entro no RUclips. Tem diversos canais bons, mas esse da Sabrina é fora de série! É uma escola! Essa mulher é fenomenal!!! Toda minha admiração!
Marini já falava que aqui a superexploração é tão grande que não conseguimos nem o mínimo para a manutenção da nossa força de trabalho. Ou seja, você ganha tão pouco que não da para se alimentar direito. E quando vê o outro com um salário de professor universitário por exemplo, acha que o professor é burguês. Mas é porque aqui a exploração é muito grande.
"O consumo é determinado pelo modo de produção." Resumiu tudo o que penso sobre o assunto em uma frase. Isso sim é ser conhecedora de categorias! Massa!
Vídeo maravilhoso, Sá. Fogo na burguesia. Estou lendo veias abertas da América latina e acho que seria legal um vídeo sobre a relação entre a burguesia da centralidade do capital com a burguesia das periferias do capital. P.s: escrito com os pés, pq estou aplaudindo com as mãos :).
Perfeitas suas colocações , acho extremamente necessário vídeos assim e que sejam mesmo didáticos com exemplos pra galera entender . As vezes sinto que existe essa dificuldade e essa “disputa” por quem é mais “burguês” que o outro dentro das conversas que ouço entre os alunos e alunos que convivo e já convivi até por essa confusão de “quem é quem” dentro da sociedade que vivemos é uma confusão de conceitos mesmo. É isso num espaço micro , quanto mais quando pensamos no macro em que uma classe média acredita fielmente que faz parte da burguesia dos jatinhos que você citou .
Concordo. O que tem de gente perdendo tempo apontando dedos e caçando carteirinhas, ao invés de contribuir para a discussão e para ações realmente importantes...
O consumo compulsivo é estimulado na sociedade. Existe uma programação mental que joga pro consumo, pro celular, pra marca. O nível de consumo é visto como valor pessoal. Pura indução. A publicidade trabalham em cima principalmente de quem não pode consumir - criam o desejo de consumo e negam a condição de consumir -, isso é um crime contra a população. Ao invés da gente questionar os desejos, os gostos, os sabores, - as induções em geral - a gente prefere se enquadrar. A vida se resume a "trabalho", consumo, contas pra pagar. A sociedade está caminhando e a evolução é permanente. Aos poucos a consciência vai se espalhando...
Michael, se taxar os ricos eles pegam um jatinho e vão pra Europa , o que os ricos realmente tem medo é de concorrência, por isso eles financiam quem é contra a propriedade privada ( dos outros é claro)
@@Lessblanc para eles vão eu não sei, eles que vão fugir, não eu, o fato é que quando aumentam os impostos sobre os ricos acontece a fuga de capital, se duvidar até psolista concorda nisso
Curioso você falar em sabonete, eu fico pra morrer quando me chamam de burguesa por comprar meu sabonete dermatológico de 5-6 reais ou meu creme de 50-80 reais. Nada disso eu compro pensando em como sou gastona, fina e rica, tem mês que tenho que pedir ajuda pra minha família porque não tenho condições de comprar, se não minha pele vira aquele chão rachado de área desértica por causa da alergia, isso quando não opto pelos cremes mais baratos e tomo banho sem sabonete uns dias pra economizar a barra rezando pra não ter crise de novo. Fico pronta pra mandar a pessoa ir lá na casa do dono da empresa pra enfiar o dedo na cara de quem é burguês mesmo, essa geração não pode ver um jargão novo ou piada que já saem querendo saturar como o novo vocabulário militonto mesmo que não faça nenhum sentido com a realidade. Odeio essa comunidade forçada.
Não precisamos usar sabonete, é necessário se você trabalha com graxa ou tintas que tem dificuldade de limpeza. O sabonete acaba com os microorganismos ruins, ok , mas acaba com os bons TB. Vc pode usar apenas água e uma bucha vegetal e esfoliar a pela, já limpa muito bem, depois , se vc querum cheirinho gostoso, pode utilizar um óleo essencial, ou óleo de coco, que é super hidratante anti fúngico .. tem uma bióloga que fala sobre isso no canal pensando ao contrário. Abraço
@@ljanacarrion Então, não posso usar bucha nem esponja porque tenho pele muito sensível e histórico de alergias fortes em várias partes do corpo desde que eu nasci. Eu praticamente não usava sabonete quando morava no Sul, mas aqui no RJ não tem jeito, o calor é desgraçado e dá pra se banhar só com água nos dias nublados, mas nos dias de sol não é suficiente pra tirar aquela sensação de suor e sujeira principalmente depois que limpo a casa ou saio na rua. Às vezes eu ainda tomo banho só com água, mas não dá pra ser assim todos os dias.
Fugindo do assunto, também tenho dermatite atópica e ainda não encontrei o creme perfeito, qual sabonete e creme estão dando certo para ti? É o cetaphil ou outro?
eu geralmente usava esse termo '' isso 'e coisa de burgues'' ou ''burgues safado'' mas esse video me fez mudar de opiniao, graças a isso me sinto mais relaxado em questao de consumo, pois cmo sou de uma classe social mais baixa, e cm muita luta consegui um bom pc me achava errado por ter isso, mas vendo isso hj me sinto aliviado e cm uma perspectiva melhor de mim mesmo e da sociedade.
Obrigado por este vídeo. No momento que coloquei seu vídeo pra ouvir eu tava montando um veleiro de um coleção de revistas. Foi lançado em 2000/2001, eu tinha 14 anos, eram vários fascículos que continham uma revista, instruções de montagem e peças de madeira pra montagem de uma réplica de um lindo veleiro do século XVII. Tive que parar no fascículo 15/100 por falta de dinheiro. Este ano passado pude comprar todas as peças e agora estou realizando este projeto, feliz, realizado, mas me sentindo culpado porque é o tipo de coisa que minha mãe dizia "isso é coisa de burguês". Ela faleceu quando eu tinha 13, antes da primeira coleção. E por tudo isso sempre tive impressão que "coisa de burguês" eram coisas de bom gosto, refinadas, complexas, incluindo produtos de educação. Ao mesmo tempo me revoltava pensando "TODOS deveriam ter acesso a isso, que é tão legal, educativo, estimulante, criativo" e que tudo que é bom, refinado, estimulante e etc era separado pra pessoas igualmente selecionadas e tudo que é grosseiro e ruim é separado para o povo. De fato isso não deixa de ser verdade mas também não resume a ideia de burguesia, como vi no seu vídeo. Então vou montar meu veleiro em paz porque isso não vai me parecer ser um burguês. rsrsrs Se minha mãe estivesse aqui ela ia gostar de ver seus vídeos...
Fui chamado de burguês por comprar uma Heineken no rolê, sendo que os caras bebem 4x por semana e eu raramente bebo e daí quando vou beber não quero beber cerveja com milho.
Isso mesmo. É uma questão de escolha e prioridade. Simples. Se somar bebendo Heineken em um fim de semana, no mês, você ainda gasta menos que seus amigos que bebem três vezes na semana umas cervejas de milho a 5 por 10,00.
@@cinemacriativo.mp4 Miga, você está louca. A esquerda é muito ampla pra ser resumida numa frase, assim como a direita, mas garanto que nenhuma das vertentes é contra qualquer tipo de liberdade. O capitalismo que vende a ideia de liberdade na máxima "conquiste tudo com seu trabalho" quando o máximo que a gente consegue é comprar um carro usado em 48x.
@@ricknovais ok.. vou te provar que a esquerda é contra a liberdade de escolha.. manifeste aqui sua opinião sobre a CLT, sobre monopólios estatais e sobre produtos importados sobretaxados. Boa sorte, """miga""".
@@cinemacriativo.mp4 Querida, o ônus da prova é seu. Argumente. Se seu argumento depende do meu posicionamento, não é um argumento, só achismo. Mas eu vou deixar minha opinião sobre o que eu quero: propriedade privada dos meios de produção é um crime contra humanidade pois só serve de acumulação infinita da riqueza gerada por muitos trabalhadores nas mãos de pouquíssimas pessoas. Entenda: propriedade privada dos meios de produção não é casa, não é carro, não é tv, não é a padaria da esquina, o salão de cabeleireiro do bairro, nem celular, nem nenhum outro tipo de propriedade particular. São latifúndios, complexos industriais, fábricas, grandes centros geradores de riquezas. Beijo no coração 😘
Na minha humilde opinião, esse entrou pra lista dos melhores vídeos do canal! Admiro demais suas habilidade de pegar uma oportunidade do momento e fazer um vídeo indo muito além desse debate, construindo uma reflexão quase que atemporal.
Infelizmente não tem esperanças nem perspectivas pra mudanças ... A gente sofre muito por não conseguir passar o mês com nosso salário e os bonitos aí esbanjando com a riqueza erguida e sustentada com a nossa força de trabalho. É revoltante mas infelizmente não há a menos perspectiva de mudanças. As coisas no mercado estão cada vez mais caras, a energia e a água não param de subir... A gente estuda, se dedica, trabalha em dois trabalhos e simplesmente não dá pra manter a família
Mal começou o vídeo, mas preciso dizer: seu cabelo está lindo, foi uma ótima escolha virar ruiva, combinou muito com você! E o tema do vídeo é muito importante! Essa discussão sobre itens de consumo precisa ter mais visibilidade nos ambientes de esquerda.
Estou lendo Sintomas Mórbidos aqui em Natal. É um livro de base teórica densa, mas uma página sempre chama a outra. Uma leitura necessária e uma boa leitura. Um livro para estudar, mas também para apreciar. Belíssima edição por apenas 50 pilas. Ótimo. Sobre junho de 2013, indico um romance, as vezes a arte é a melhor linguagem, recomendo Exortações de um Maldito, de Brunno Mariano. Retrata, no meu entender, a formação de um reacionário e culmina na jornadas de junho de 2013. Também aborda feminicidio e há um certo regionalismo, além de acentuadas viradas narrativas. Estou adorando Sintomas Mórbidos.
Obrigado por todos os esclarecimentos Sabrina. Tenho uma prima que me "salvou" de ser uma pessoa pior do que sou hj. Essa forma "carinhosa" e calma de explicar é digna das maiores Mestras! Ajuda muito a esclarecer as ideias de quem está no erro. Seu vídeo sobre machismo eu vejo vez ou outra e aprendo sempre algo a mais. Axé prima!
Sabrina, eu acho incrível que você lê e responde os comentários, reforçando ainda mais o conteúdo do vídeo, principalmente para quem ainda está tão longe de ver as coisas como elas são!!! Você precisa ter uma paciência quase inabalável para fazer isso, mas por favor, não pare! Te admiro muito!
Como diz Derrick Jensen no seu artigo "Forget Short Showers" mudança pessoal não é a mesma coisa que mudança política mas os "mestres" sempre querem que pensemos que dessa maneira assim toda a culpa dos da problemas da sociedade acabam caindo para os indivíduos fica bem mais fácil manter as coisas do jeito que estão assim.
Depois desse vídeo, percebi como o meu pai é um grande de um burguês! O sabonete preferido dele é Phoebo hahahaha Que bizarro essas colocações de “coisa de burguês” o Twitter tá cheio dessas listinhas com coisas como “andar de uber”
Estou a quase quatro horas assistindo os melhores vídeos da minha vida. Envolvendo um dos assuntos que mais me prente. História e Economia. ❤️❤️❤️ Obrigada. Obs: o dia que eu tive ainda mais convicção dos meus ideais de tentar ser socialista. Foi quando eu vi a Bruna Marquezine se hospedou em um hotel de luxo na Grécia. O quarto que ela estava era o tamanho do terreno todo da minha casa(que é cerca de 180 metros quadrados). Aquilo me doeu de uma forma, não que ela não mereça, até pq pode ter sido uma permuta. Mas saber que tem pessoas que vivem em casa de taipa, que vivem em dois cômodos com mais de cinco pessoas, entre tantas outras desigualdade social.
Falou Moet-Hennessy Louis Vuitton de primeira sem gaguejar 😍 quero chegar nesse nível um dia!!! Parabéns pela ótima análise. Temos que abrir os olhos e acordar desse 'delírio capitalista' que estamos.
E a nossa indignação é interpretada como "*inveja*" de quem "*lutou*" para ter tudo o que tem (herdou/explorou). Porque nós temos que desejar e trabalhar pra ter. Vídeo muito bom. Obrigada , Sabrina.
O óbvio precisa ser dito: uma vez que no imaginário coletivo o termo burguês está sendo associado aos itens de consumo feito por pessoas sem capital. Mais um vídeo necessário e "cirúrgico", Sabrina!
Parabéns, já vi gente que quando ouve que o empresário explora o trabalhador pensa naquele dono de lojinha, que trabalha de segunda a segunda, pra ser manter. Mas uma explicação que se faz necessária.
Estou aprendendo muito com seus videos e dicas de leitura. Cresci ouvindo RAP`s que expõem muitos problemas sociais e sempre fui muito ligado a essa militância no dia a dia mas sem saber exatamente como agir para causar uma mudança minima em meu circulo ou em minha própria vida. Era uma militância baseada no ódio e ignorância. Através de um dos Rappers que mais ouço (Eduardo, ex integrante do Facção Central) comecei a ter compulsão por livros e ia lendo de tudo literalmente (de livros sobre cachorros e legumes á biografia de Che Guevara haha). Terminei meus estudos no EJA, fiz uma viagem de bicicleta de SP á Ushuaia (passando por casas de pessoas muito humildes e conversando sobres os problemas politicos de seus países Uruguai, Argentina e Chile) e ingressei na faculdade privada da minha cidade e estou cursando Licenciatura em História EAD. Faltam 3 semestres para me formar e estou muito empolgado com a area da sociologia e politica e, talvez, pretendo fazer uma pós nessa área. Enfim, o RAP e os livros mudaram minha vida, e o conhecimento compartilhado por professores como você me fazem crescer ainda mais. Queria dizer que é muito importante esse trabalho, logo poderei colaborar no "Apoia-se" e fortalecer. Abraços
Vc é muito gênia. Achei essa a melhor maneira de mostrar o “quem é quem” na guerra ideológica do sec XXI que compreende a internet tb. Achei essa uma informação PRECIOSA! Tema pro meu dia-a-dia! Muito obrigado!
Sabrina, isso me fez pensar sobre minha própria vida e das pessoas ao meu redor. Sério, eu já havia pensado nisso e sei que é uma “piada” comum, mas estando num curso “de burguês” como a Medicina, a gente vê dentro da militância esse tipo de “piada” tá indo longe demais!
Analise perfeita. Por diversas vezes, em conversas com amigos, fui chamado de invejoso por falar que temos que lutar contra todo esse poderio da burguesia e a sua ideologia introduzida na sociedade de forma praticamente imperceptível. Chegaram a me tratar com repulsa e ainda fui acusado de ser pobre de espirito por não querer algo melhor pra mim e minha família. Mesmo explicando sobre o que é burguesia e como ela opera, o desejo pela estar na pele do ultra rico é tão forte, que você mal consegue enxergar seu lugar na sociedade e que na realidade vivemos numa casta.
Sabrina, parabéns!! Esses dias fiz um comentário sobre a complexidade de entender seus vídeos e hoje tive uma visão super diferente. Achei o vídeo didático e acho que recebi a mensagem que vc queria passar. Gostei! 😍🤩
Eu amei esse vídeo!! Pq se tem uma coisa q me irrita, é pessoas me chamarem de rica por pouca coisa, como ter estudado em escola particular a minha vida toda, sendo q era só isso.. não sobrava dinheiro pra fazer atividade extracurricular, nem inglês, nem natação, nem pro lazer básico.. pra poder priorizar a educação básica de qualidade, eu não tinha mais nada, nem lazer, pq não sobrava dinheiro pra nada, era só da casa pra escola.. é privilégio, pq a maioria das pessoas não consegue estudar em escola particular, nem na marra.. mas não é coisa de rico e de burguês!! Eu odeio ser chamada de rica, sem nunca ter tido nem sequer luxo na vida, só o dinheiro pra priorizar edução, sem passar fome bo caminho!! É privilégio, mas não é coisa de rico ou burguês!! Vou compartilhar muuuuuuito esse vídeo!! 💜
Mais uma vez sensacional! Muito obrigado Professora Sabrina, por abrir nossos olhos e ajudar a construir uma sociedade melhor e menos exploradora. Gratíssimo.
Pessoal, vamos parar de assistir aos vídeos da Sabrina; segundo o PhD e grande estudioso Eng. Daniel, Sabrina é burra. Estamos sendo ludibriados por ela! Ainda bem que ele nos avisou da ausência de inteligência da Sabrina. Por sorte temos uma luz de sensatez aqui no canal. Valeu Eng. Daniel!!!
@@eng.daniel7855 em primeiro lugar a sua opinião não me interessa e na verdade não sei o que você está fazendo gastando seu tempo assistindo esse canal e fazendo eu perder o meu lendo essa baboseira liberal, vai dar sua opinião lá no canal da jovem pan, do antagonista que tem mais a ver com você.
Ótimo apontamento! Quando trabalhei em shopping, percebi que tem um comportamento bem problematico, comum de quem trabalha nesses lugares, que é um pré julgamento frequente de clientes que trabalham em outra loja tbm do shopping e o funcionário passa a considerar pelas costas como se fosse um cliente burguês qualquer quando na vdd é alguém em uma situação parecida, por trabalharem no mesmo setor. A forma como nosso consumo é dividida faz com que estressados pelo péssimo serviço de uma empresa briguemos com a atendente de telemarketing. Ou que, quando em nosso horário de serviço, enxerguemos em um cliente claramente de renda próxima a nossa a imagem do burguês. Essas relações mascaram as reais opressões que vem principalmente do contratante dono da empresa, e nos consome com estresse diário toda saúde psicológica jogando proletários em horário de serviço contra proletários em seu momento de consumidor de necessidades básicas.
Inteligentíssima sua visão e colocação a respeito do tema. Vê- se de longe que tem muito estudo, embasamento, e senso crítico para não reproduzir somente um conteúdo mas para transmiti-lo com personalidade através de uma análise própria e bem contundente.
Sabrina eu tenho me sentido mt radical e extremista com a oposição, sinto que começo a achar q sou "stalinista", pq namoral da uma vontade de mandar os banqueiros cortar cana em um canavial até morrer q pqp.
Eles também não são burgueses são a classe media em ascenção que precisa a todo custo mostrar que tem uma grana, e acha que comprar coisas caras fazem deles ricos, aquele típico de pessoa que acha que tem algo a provar.
Professora, tenho uma opinião, parte dessa confusão vem do ressentimento que existem dentro da classe trabalhadora. Todos os meu chefes me venderam os modelos dele de vida como únicos possíveis, alguns de fato foram. E isso cria dentro do trabalhador um ressentimento que faz olharmos pra classe média e sentir vontade de desmerecer ( chamando de burguês) tudo que eles tem e nós não.
Para retomar o debate sobre a questão salarial, retomamos a comuna de Paris, que todos ganhem como um operário qualificado e de acordo com as próprias necessidades.
Ver burguesia onde não tem e normalizar onde ela realmente está! Mais didático que iisso? Ótima reflexão
Verdade, Igor. Ótima reflexão mesmo. A Sabrina, a cada ano que passa, está mais inteligente e sensata. Por isto está incomodando muitos fascistas e alguns esquerdistas/progressistas. A Sabrina é necessária no YT
como é poder escrever livremente na internet (Liberdade de expressão e direitos individuais - invenções da Rev. Gloriosa, no séc. XVII - marcos do Liberalismo político, leia-se Direita), mas apoiar partidos que adulam, em pleno séc. XXI, regimes de exceção que proíbem a internet, o Facebook e o RUclips (e apoiam esses Estado de exceção por meio da internet livre, dos direitos individuais garantidos, que, por sua vez, são historicamente perseguidos, presos e assassinados em regimes de esquerda, anti-Liberais, na Europa, Caribe e África)?
seu burgues safado
@@tyrpamplona, "blá, blá, blá, liberdade"
Vai falar isso pros milhões que estão na miséria por causa desse sistema e tudo é de propósito. Vocês falam tanto de liberdade, mas defendem que um punhado tenha bilhões, ou até trilhões, concentrando riquezas, enquanto milhões não podem nem reclamar, pois não adianta reclamar, já que não adianta, a liberdade é falsa, pois só quem tem voz nessa estrutura social é quem é super rico e isso é inegável, um mendigo não tem voz, não pode escolher, ele é ignorado pela sociedade capitalista. A miséria é estratégica e não tragédia, feita para que os trabalhadores aceitem serem explorados e não parem para refletir sobre sua posição na realidade, pois está cheio de problemas e tem a fome pela frente para se preocupar. Liberalismo é a liberdade para as elites explorarem quem não tem voz para denunciar ou poder para se defender.
@@diego-matos que sistema, imbecil? O PIB do Brasil deve crescer 5%, diferentemente, do que acontece e acontecerá, em grande parte do mundo, neste ano, de pandemia e crise inflacionária planetária por causa do Covid. E você leu o que escrevi acima? Então, como é poder escrever livremente na internet e ser um defensor de regimes de exceção, votando em partidos, que em suas páginas defendem chavismo e castrismo?
É coisa de burguês alimentar a treta entre a classe trabalhadora e sair ileso da discussão
Sério quando a Sabrina falou que já ouviu que ter comida no prato é coisa de burguês, eu fiquei muito puto.
Porque sinceramente, se o nosso referencial é comida no prato a gente tá bem mau viu
É,o Materialismo promove a fome,só inexiste quando estamos no plano do idealismo.
O Materialismo é o que condiciona a mulher voltar à cozinha onde é o lugar dela,reduzindo à ideia de que a mãe é a cuidadora da 🏠,ao contrário do idealismo que busca emancipá-la.Ela não passaria ser mais a cozinheira da casa,mas a acolhedora de pessoas conhecidas,a mulher que faz as regras da 🏠,e não o homem,ele só fica na condição de planejador ou projetor.
Quem transforma é a mulher,e não o homem
@@rodrigoferreira9527 é o organismo que promove a fome, sua socialista.
O que é coisa de Burguês então?
@@ph9619 Vê o vídeo
@@igorsantos8316 mas ela não falou de nenhum bem kkk, ela falou que o bem da burguesia é ser herdeiro ou Burguês (?)
1:23 é verdade, sou do Pará e uso muito Phebo, mas não exploro a classe trabalhadora, sou um explorado, cheiroso, mas ainda assim explorado
Salve, conterrâneo
Paraense explorada e perfumada ✌️
Onde você compra? No líder é mais de 3 reais... Acho um absurdo, porque é o mesmo preço em outras capitais
sou paraense e uso phebo, alias esse sabonete e fhoda rsrsr.
@@iagobraga4690 só passando pra dizer que adorei o comentário kkkkkkk
Minha avó é outra explorada cheirosa. Achei um máximo ter gente comparando ela à burguesia por usar um sabonete de (às vezes encontramos na minha cidade por) 2,50.
Impressionante que isso ainda deva ser explicado para a própria esquerda.
Porque a esquerda se distanciou muito do debate sobre a burguesia. Há intelectuais da esquerda que ao mesmo tempo que colocavam a classe média como uma grande corja, culpando esta classe por reproduzir a ideologia hegemônica, justificavam os acordos com a burguesia brasileira que é responsável por dominar as outras classes materialimente e ideologicamente.
Não é impressionante. As pessoas estão em constante aprendizado, inclusive as que se consideram de esquerda
@@TeseOnze Embora tais falas não estejam erradas, a classe média é sim uma repetidora que vive de migalhas da elite e quer distância do proletariado, e pra isso se manter, passa a "fazer o jogo", logo tem sua parcela. Estou afirmando apenas no sentido geral.
@@TeseOnze Tipo Marilena Chauí?
Jessé de Souza, principalmente, faz isso demais, esquerda liberal
Esse vídeo devia ser reproduzido em praça pública e ao ar livre de tão lúcido e direto.
Sabrina, você e Rita são deusas da revolução. Gratidão por existirem.
Deveriam passar os vídeos da Sabrina nos monitores dentro dos metros e trens de São Paulo.
@@brunabarros7129 acho justo!
KKKKKK
kkkkk deu vontade
@@brunabarros7129 Nos metros de São Paulo, nos ônibus do Recife , etc.
Essa sua noção de privilégio é uma perspectiva muito importante pra nós hoje em dia. Vi muita gente se identificando com a burguesia apenas porque tem um poder de compra um pouco melhor, mas se esquece que esse poder de compra vem de um salário, por melhor que seja...
Maravilhosa! Te conheci hoje, e já vou seguir! Sou médica, assalariada, e considerada burguesa por muitos, exatamente por pagar um plano de saúde, ter filho em escola particular e poder usar um hidratante de 20 reais... nem casa própria tenho ainda, mas esses julgamentos são muito presentes em nossa sociedade! Realmente deve haver uma mudança nas estruturas da nossa mentalidade! Vou maratonar no seu canal e aprender muito! Pq preciso desconstruir muitos estereótipos tb!
A Sabrina é maravilhosa!!! Meu canal preferido!
Recomendo também, caso ainda não conheça, a Rita/Guilherme (Canal Tempero Drag) e o canal do Jones Manoel (o canal tem o nome dele mesmo). São excelentes!
Sim, faço medicina e é complicado esse pensamento do pessoal. Todo mundo fala que vou ficar rica quando me formar e fica complicado dar essa explicação do vídeo pra cada pessoa que diz isso pra mim. A diferença de quem ganha mil pra quem ganha 10 mil é muuuuuuuuuito menor do que quem fatura milhões
@@fernandadourado9311 vem pra DENEM!
hahah lindo ver as médicas e futuras mediquinhas nesse canal! vamo q vamo s2
Senti-me representado.
Eu tava conversando com minha mãe sobre orçamento das universidades e minha mãe me disse uma coisa "O problema é que a população é tão pobre que não tem noção de o que é ser burguês, eles acham que ganhar 10 mil por mês, ter um carro e uma casa é ser burguês"
Ninguém pode ter um Hyundai na garagem que já se acham os capitalistas. É bem isso.
Eu tentando explicar burguesia pra minha amiga que acha que rico é o dono da padaria de uma cidade de 15 mil habitantes. Difícil. Não consegui.
@@giselle5039 o q é burguês ?
Pior é que de vez em quando eu ajudo com esse esteriótipo, pois gosto de falar tal coisa é coisa de burguês, geralmente como piada, mas acho que vou parar com isso.
Eu também!
Eu também
Tb
Eu também :l
O ruim dessa piada é que ela perpetua uma desinformação. Maioria das pessoas não faz ideia do que significa um burguês.
Quando tentam nos convencer de que sabonete é coisa de burguês, certamente , tem gente espertalhona querendo nos convencer de que a desigualdade é bom e aceitável. Estão querendo convencer os incautos de que têm que se conformar com sua condição social, quase sempre passando por necessidades mais básicas. Que o povo brasileiro abra os olhos. Viva o povo brasileiro!
Desigualdade não é um problema. É isso que os socialistas burros não entendem. Essa ideologia assassina já foi refutada várias vezes na história
Enquanto aumenta a tarifa do transporte público em São Paulo o Doria tá pegando o jatinho dele
Não deveria ter transporte "público" ,deveria tudo ser por iniciativa privada, a concorrência ia garantir um preço bem baixo.
@@CH-vv5pe no caso o ideal seria ter transporte público gratuito (?!!!), não é sobre ter que pagar menos e sim sobre não pagar. Sem falar que não tem transporte público em São Paulo né, no sentido literal, de ser estatal, o órgão público só fiscaliza.
@@laisramos5855 O Estado tem dinheiro o suficiente pra pagar Motoristas e cobradores, o que fazem? Desviam verbas. O estado concede a uma empresa privada de ter lucros em cima, uma unica empresa, um monopólio, pagamos caro por onibus que poderiam der mt maid modernos e confortaveis, mas não, paramos no tempo.
O canal mais importante do RUclips. Pelo menos do meu RUclips
Helbert Fernando concordo 100%... é o único motivo pelo qual ainda entro no RUclips. Tem diversos canais bons, mas esse da Sabrina é fora de série! É uma escola! Essa mulher é fenomenal!!! Toda minha admiração!
Tá difícil reconhecer o verdadeiro inimigo a distância entre pobre e rico aqui no Brasil e tão imensa que nós não temos nem referencial !!!!
A referência as Kardashians é excelente.
Marini já falava que aqui a superexploração é tão grande que não conseguimos nem o mínimo para a manutenção da nossa força de trabalho.
Ou seja, você ganha tão pouco que não da para se alimentar direito. E quando vê o outro com um salário de professor universitário por exemplo, acha que o professor é burguês. Mas é porque aqui a exploração é muito grande.
"O consumo é determinado pelo modo de produção."
Resumiu tudo o que penso sobre o assunto em uma frase.
Isso sim é ser conhecedora de categorias!
Massa!
Acompanhando o crescimento do canal inscrito a inscrito. Que se torne enorme!!
Força e muita saúde mental pra aguentar os comentários.
Vídeo maravilhoso, Sá. Fogo na burguesia. Estou lendo veias abertas da América latina e acho que seria legal um vídeo sobre a relação entre a burguesia da centralidade do capital com a burguesia das periferias do capital.
P.s: escrito com os pés, pq estou aplaudindo com as mãos :).
Perfeitas suas colocações , acho extremamente necessário vídeos assim e que sejam mesmo didáticos com exemplos pra galera entender . As vezes sinto que existe essa dificuldade e essa “disputa” por quem é mais “burguês” que o outro dentro das conversas que ouço entre os alunos e alunos que convivo e já convivi até por essa confusão de “quem é quem” dentro da sociedade que vivemos é uma confusão de conceitos mesmo. É isso num espaço micro , quanto mais quando pensamos no macro em que uma classe média acredita fielmente que faz parte da burguesia dos jatinhos que você citou .
Cirúrgica. Foda. Didática. Sempre nos fazendo refletir.
A burguesia pode pegar um voo fretado de UTI aérea para ter acesso à serviços médicos no exterior, em hospitais nos quais eles são sócios.
Esse vídeo nunca foi TÃO necessário. Todo o twitter deveria ver
Concordo. O que tem de gente perdendo tempo apontando dedos e caçando carteirinhas, ao invés de contribuir para a discussão e para ações realmente importantes...
o twitter eh um dos lugares que eu mais vejo distorcendo essas coisas...
O consumo compulsivo é estimulado na sociedade. Existe uma programação mental que joga pro consumo, pro celular, pra marca. O nível de consumo é visto como valor pessoal. Pura indução. A publicidade trabalham em cima principalmente de quem não pode consumir - criam o desejo de consumo e negam a condição de consumir -, isso é um crime contra a população. Ao invés da gente questionar os desejos, os gostos, os sabores, - as induções em geral - a gente prefere se enquadrar. A vida se resume a "trabalho", consumo, contas pra pagar. A sociedade está caminhando e a evolução é permanente. Aos poucos a consciência vai se espalhando...
Toda vez que ouço alguem falando que taxar os super ricos é punir o sucesso alheio me dá um negocio igual quando o PCO vê o mamãe falei no rolê
se taxar os super ricos há fuga de capital, e aí o que já tá ruim vai ficar pior ainda
Michael, se taxar os ricos eles pegam um jatinho e vão pra Europa , o que os ricos realmente tem medo é de concorrência, por isso eles financiam quem é contra a propriedade privada ( dos outros é claro)
Na minha opinião pessoal o ideal não é taxar mais os ricos, e sim taxar menos os pobres. Olha o imposto cobrado no arroz e feijão.
@@antoniovinicius4177 vão fugir pra onde meu querido? para as ilhas? só se for, alias já fazem isso mesmo
@@Lessblanc para eles vão eu não sei, eles que vão fugir, não eu, o fato é que quando aumentam os impostos sobre os ricos acontece a fuga de capital, se duvidar até psolista concorda nisso
Curioso você falar em sabonete, eu fico pra morrer quando me chamam de burguesa por comprar meu sabonete dermatológico de 5-6 reais ou meu creme de 50-80 reais. Nada disso eu compro pensando em como sou gastona, fina e rica, tem mês que tenho que pedir ajuda pra minha família porque não tenho condições de comprar, se não minha pele vira aquele chão rachado de área desértica por causa da alergia, isso quando não opto pelos cremes mais baratos e tomo banho sem sabonete uns dias pra economizar a barra rezando pra não ter crise de novo.
Fico pronta pra mandar a pessoa ir lá na casa do dono da empresa pra enfiar o dedo na cara de quem é burguês mesmo, essa geração não pode ver um jargão novo ou piada que já saem querendo saturar como o novo vocabulário militonto mesmo que não faça nenhum sentido com a realidade. Odeio essa comunidade forçada.
Não precisamos usar sabonete, é necessário se você trabalha com graxa ou tintas que tem dificuldade de limpeza. O sabonete acaba com os microorganismos ruins, ok , mas acaba com os bons TB. Vc pode usar apenas água e uma bucha vegetal e esfoliar a pela, já limpa muito bem, depois , se vc querum cheirinho gostoso, pode utilizar um óleo essencial, ou óleo de coco, que é super hidratante anti fúngico .. tem uma bióloga que fala sobre isso no canal pensando ao contrário. Abraço
@@ljanacarrion Então, não posso usar bucha nem esponja porque tenho pele muito sensível e histórico de alergias fortes em várias partes do corpo desde que eu nasci. Eu praticamente não usava sabonete quando morava no Sul, mas aqui no RJ não tem jeito, o calor é desgraçado e dá pra se banhar só com água nos dias nublados, mas nos dias de sol não é suficiente pra tirar aquela sensação de suor e sujeira principalmente depois que limpo a casa ou saio na rua. Às vezes eu ainda tomo banho só com água, mas não dá pra ser assim todos os dias.
Fugindo do assunto, também tenho dermatite atópica e ainda não encontrei o creme perfeito, qual sabonete e creme estão dando certo para ti? É o cetaphil ou outro?
@@kiara6237 o
eu geralmente usava esse termo '' isso 'e coisa de burgues'' ou ''burgues safado'' mas esse video me fez mudar de opiniao, graças a isso me sinto mais relaxado em questao de consumo, pois cmo sou de uma classe social mais baixa, e cm muita luta consegui um bom pc me achava errado por ter isso, mas vendo isso hj me sinto aliviado e cm uma perspectiva melhor de mim mesmo e da sociedade.
Esse canal é essencial !!!
Com quantos miseráveis se faz um burguês - bilionário!!
Obrigado por este vídeo. No momento que coloquei seu vídeo pra ouvir eu tava montando um veleiro de um coleção de revistas. Foi lançado em 2000/2001, eu tinha 14 anos, eram vários fascículos que continham uma revista, instruções de montagem e peças de madeira pra montagem de uma réplica de um lindo veleiro do século XVII. Tive que parar no fascículo 15/100 por falta de dinheiro. Este ano passado pude comprar todas as peças e agora estou realizando este projeto, feliz, realizado, mas me sentindo culpado porque é o tipo de coisa que minha mãe dizia "isso é coisa de burguês". Ela faleceu quando eu tinha 13, antes da primeira coleção. E por tudo isso sempre tive impressão que "coisa de burguês" eram coisas de bom gosto, refinadas, complexas, incluindo produtos de educação. Ao mesmo tempo me revoltava pensando "TODOS deveriam ter acesso a isso, que é tão legal, educativo, estimulante, criativo" e que tudo que é bom, refinado, estimulante e etc era separado pra pessoas igualmente selecionadas e tudo que é grosseiro e ruim é separado para o povo. De fato isso não deixa de ser verdade mas também não resume a ideia de burguesia, como vi no seu vídeo.
Então vou montar meu veleiro em paz porque isso não vai me parecer ser um burguês. rsrsrs
Se minha mãe estivesse aqui ela ia gostar de ver seus vídeos...
Fui chamado de burguês por comprar uma Heineken no rolê, sendo que os caras bebem 4x por semana e eu raramente bebo e daí quando vou beber não quero beber cerveja com milho.
Isso mesmo. É uma questão de escolha e prioridade. Simples. Se somar bebendo Heineken em um fim de semana, no mês, você ainda gasta menos que seus amigos que bebem três vezes na semana umas cervejas de milho a 5 por 10,00.
Segundo a esquerda, as pessoas não devem ter liberdade de escolha pra consumir.
@@cinemacriativo.mp4 Miga, você está louca. A esquerda é muito ampla pra ser resumida numa frase, assim como a direita, mas garanto que nenhuma das vertentes é contra qualquer tipo de liberdade. O capitalismo que vende a ideia de liberdade na máxima "conquiste tudo com seu trabalho" quando o máximo que a gente consegue é comprar um carro usado em 48x.
@@ricknovais ok.. vou te provar que a esquerda é contra a liberdade de escolha.. manifeste aqui sua opinião sobre a CLT, sobre monopólios estatais e sobre produtos importados sobretaxados.
Boa sorte, """miga""".
@@cinemacriativo.mp4 Querida, o ônus da prova é seu. Argumente. Se seu argumento depende do meu posicionamento, não é um argumento, só achismo.
Mas eu vou deixar minha opinião sobre o que eu quero: propriedade privada dos meios de produção é um crime contra humanidade pois só serve de acumulação infinita da riqueza gerada por muitos trabalhadores nas mãos de pouquíssimas pessoas. Entenda: propriedade privada dos meios de produção não é casa, não é carro, não é tv, não é a padaria da esquina, o salão de cabeleireiro do bairro, nem celular, nem nenhum outro tipo de propriedade particular. São latifúndios, complexos industriais, fábricas, grandes centros geradores de riquezas.
Beijo no coração 😘
Gente, como que eu só conheci vc agora???? Que maravilha! Obrigada por esclarecer de forma tão simples!!
Na minha humilde opinião, esse entrou pra lista dos melhores vídeos do canal! Admiro demais suas habilidade de pegar uma oportunidade do momento e fazer um vídeo indo muito além desse debate, construindo uma reflexão quase que atemporal.
Infelizmente não tem esperanças nem perspectivas pra mudanças ... A gente sofre muito por não conseguir passar o mês com nosso salário e os bonitos aí esbanjando com a riqueza erguida e sustentada com a nossa força de trabalho.
É revoltante mas infelizmente não há a menos perspectiva de mudanças.
As coisas no mercado estão cada vez mais caras, a energia e a água não param de subir...
A gente estuda, se dedica, trabalha em dois trabalhos e simplesmente não dá pra manter a família
Mal começou o vídeo, mas preciso dizer: seu cabelo está lindo, foi uma ótima escolha virar ruiva, combinou muito com você!
E o tema do vídeo é muito importante! Essa discussão sobre itens de consumo precisa ter mais visibilidade nos ambientes de esquerda.
Estou lendo Sintomas Mórbidos aqui em Natal. É um livro de base teórica densa, mas uma página sempre chama a outra. Uma leitura necessária e uma boa leitura. Um livro para estudar, mas também para apreciar. Belíssima edição por apenas 50 pilas. Ótimo. Sobre junho de 2013, indico um romance, as vezes a arte é a melhor linguagem, recomendo Exortações de um Maldito, de Brunno Mariano. Retrata, no meu entender, a formação de um reacionário e culmina na jornadas de junho de 2013. Também aborda feminicidio e há um certo regionalismo, além de acentuadas viradas narrativas. Estou adorando Sintomas Mórbidos.
Obrigada pelo seu trabalho! 😘
Obrigado por todos os esclarecimentos Sabrina. Tenho uma prima que me "salvou" de ser uma pessoa pior do que sou hj. Essa forma "carinhosa" e calma de explicar é digna das maiores Mestras! Ajuda muito a esclarecer as ideias de quem está no erro. Seu vídeo sobre machismo eu vejo vez ou outra e aprendo sempre algo a mais. Axé prima!
Vendo esse vídeo fiquei com a mesma sensação de ouvir o primeiro episódio de Fogo no Parquim
MUITO PUTO
Sabrina, eu acho incrível que você lê e responde os comentários, reforçando ainda mais o conteúdo do vídeo, principalmente para quem ainda está tão longe de ver as coisas como elas são!!! Você precisa ter uma paciência quase inabalável para fazer isso, mas por favor, não pare! Te admiro muito!
Como diz Derrick Jensen no seu artigo "Forget Short Showers" mudança pessoal não é a mesma coisa que mudança política mas os "mestres" sempre querem que pensemos que dessa maneira assim toda a culpa dos da problemas da sociedade acabam caindo para os indivíduos fica bem mais fácil manter as coisas do jeito que estão assim.
Meu Deus! A clareza de raciocínio dessa mulher é admirável. Parabéns, Sabrina!
Eu estava entendo tudo errado, obrigada!
Mulher você é tão inteligente ! Eu amei o vídeo !!!! Tem muito a esclarecer pra muita gente retrógrada aqui nesse país !
Depois desse vídeo, percebi como o meu pai é um grande de um burguês! O sabonete preferido dele é Phoebo hahahaha
Que bizarro essas colocações de “coisa de burguês” o Twitter tá cheio dessas listinhas com coisas como “andar de uber”
Phebo é muito bom, mas é caro. Pra uma parte da população é impossível. Acaba virando privilégio. É o tal nivelar por baixo.
Prefiro protex antibacteriano
Já vi gente dizendo que pijama é coisa de burguês kkkkkkkkkkk
Mais um vídeo incrível e super necessário!
Muito bom suas explanações, com muita propriedade, referências e segurança. Descobri você no canal da Rita Von Hunt e não parei de assistir mais.
Muito bom o vídeo, já me deu bons argumentos pro debate do dia a dia.
Estou a quase quatro horas assistindo os melhores vídeos da minha vida. Envolvendo um dos assuntos que mais me prente. História e Economia. ❤️❤️❤️ Obrigada.
Obs: o dia que eu tive ainda mais convicção dos meus ideais de tentar ser socialista. Foi quando eu vi a Bruna Marquezine se hospedou em um hotel de luxo na Grécia. O quarto que ela estava era o tamanho do terreno todo da minha casa(que é cerca de 180 metros quadrados).
Aquilo me doeu de uma forma, não que ela não mereça, até pq pode ter sido uma permuta.
Mas saber que tem pessoas que vivem em casa de taipa, que vivem em dois cômodos com mais de cinco pessoas, entre tantas outras desigualdade social.
Você é a Professora comunista que eu nunca tive. Sonhos se realizam...
Falou Moet-Hennessy Louis Vuitton de primeira sem gaguejar 😍 quero chegar nesse nível um dia!!! Parabéns pela ótima análise. Temos que abrir os olhos e acordar desse 'delírio capitalista' que estamos.
Vídeo massa! Me lembrou o vídeo que me fez fazer a inscrição nesse canal, o "Socialista de iPhone". Mandou muito bem!
E a nossa indignação é interpretada como "*inveja*" de quem "*lutou*" para ter tudo o que tem (herdou/explorou). Porque nós temos que desejar e trabalhar pra ter. Vídeo muito bom. Obrigada , Sabrina.
O óbvio precisa ser dito: uma vez que no imaginário coletivo o termo burguês está sendo associado aos itens de consumo feito por pessoas sem capital. Mais um vídeo necessário e "cirúrgico", Sabrina!
Um dos melhores vídeos do canal. Perfeito.
Parabéns, já vi gente que quando ouve que o empresário explora o trabalhador pensa naquele dono de lojinha, que trabalha de segunda a segunda, pra ser manter. Mas uma explicação que se faz necessária.
Estou aprendendo muito com seus videos e dicas de leitura. Cresci ouvindo RAP`s que expõem muitos problemas sociais e sempre fui muito ligado a essa militância no dia a dia mas sem saber exatamente como agir para causar uma mudança minima em meu circulo ou em minha própria vida. Era uma militância baseada no ódio e ignorância. Através de um dos Rappers que mais ouço (Eduardo, ex integrante do Facção Central) comecei a ter compulsão por livros e ia lendo de tudo literalmente (de livros sobre cachorros e legumes á biografia de Che Guevara haha). Terminei meus estudos no EJA, fiz uma viagem de bicicleta de SP á Ushuaia (passando por casas de pessoas muito humildes e conversando sobres os problemas politicos de seus países Uruguai, Argentina e Chile) e ingressei na faculdade privada da minha cidade e estou cursando Licenciatura em História EAD. Faltam 3 semestres para me formar e estou muito empolgado com a area da sociologia e politica e, talvez, pretendo fazer uma pós nessa área. Enfim, o RAP e os livros mudaram minha vida, e o conhecimento compartilhado por professores como você me fazem crescer ainda mais. Queria dizer que é muito importante esse trabalho, logo poderei colaborar no "Apoia-se" e fortalecer. Abraços
Vc é muito gênia. Achei essa a melhor maneira de mostrar o “quem é quem” na guerra ideológica do sec XXI que compreende a internet tb.
Achei essa uma informação PRECIOSA! Tema pro meu dia-a-dia!
Muito obrigado!
Sabrina, isso me fez pensar sobre minha própria vida e das pessoas ao meu redor. Sério, eu já havia pensado nisso e sei que é uma “piada” comum, mas estando num curso “de burguês” como a Medicina, a gente vê dentro da militância esse tipo de “piada” tá indo longe demais!
Tese Onze: um canal necessário. Obrigado, Sabrina!
Meteu o dedo na ferida e girou, adorei, Sabrina! As pessoas não fazem ideia do que realmente é a burguesia, e essa mistificação é proposital.
como sempre muito lúcida! parabéns
Analise perfeita.
Por diversas vezes, em conversas com amigos, fui chamado de invejoso por falar que temos que lutar contra todo esse poderio da burguesia e a sua ideologia introduzida na sociedade de forma praticamente imperceptível.
Chegaram a me tratar com repulsa e ainda fui acusado de ser pobre de espirito por não querer algo melhor pra mim e minha família. Mesmo explicando sobre o que é burguesia e como ela opera, o desejo pela estar na pele do ultra rico é tão forte, que você mal consegue enxergar seu lugar na sociedade e que na realidade vivemos numa casta.
Esse vídeo se complementa TANTO com o Opulence, da Contrapoints. Quem souber inglês, veja!
Tem legenda!
Eu aprendo tanto com essa mulher! Muito obrigada por fazer o que você faz ❤️
6:06 O velho "dividir para conquistar".
Sabrina, parabéns!! Esses dias fiz um comentário sobre a complexidade de entender seus vídeos e hoje tive uma visão super diferente. Achei o vídeo didático e acho que recebi a mensagem que vc queria passar. Gostei! 😍🤩
Tem uma linguagem fácil mas é um vídeo para se assistir prestando bastante atenção.
Santo Marx, quanto conhecimento e eloquência!! 🖤
Eu amei esse vídeo!! Pq se tem uma coisa q me irrita, é pessoas me chamarem de rica por pouca coisa, como ter estudado em escola particular a minha vida toda, sendo q era só isso.. não sobrava dinheiro pra fazer atividade extracurricular, nem inglês, nem natação, nem pro lazer básico.. pra poder priorizar a educação básica de qualidade, eu não tinha mais nada, nem lazer, pq não sobrava dinheiro pra nada, era só da casa pra escola.. é privilégio, pq a maioria das pessoas não consegue estudar em escola particular, nem na marra.. mas não é coisa de rico e de burguês!! Eu odeio ser chamada de rica, sem nunca ter tido nem sequer luxo na vida, só o dinheiro pra priorizar edução, sem passar fome bo caminho!! É privilégio, mas não é coisa de rico ou burguês!!
Vou compartilhar muuuuuuito esse vídeo!! 💜
Excelente, principalmente pelo enjôo que deveríamos sentir por estes bilionários. Tem que haver indignação e não admiração, como geralmente ocorre.
@victor e conversa de mulher que pega o auxílio e faz churrasco todo final de semana ignora
Sabrina, parabéns pelo seu trabalho. Sua didática é fantástica e facilita muito a compreensão do assunto. Obrigado continue sempre.
Aquela cena do Matias chamando todo mundo de “burguês safado” tá na lista de cagadas que o tropa de elite deixou como legado.
Mas todo burguês é safado
Mais uma vez sensacional! Muito obrigado Professora Sabrina, por abrir nossos olhos e ajudar a construir uma sociedade melhor e menos exploradora. Gratíssimo.
Sua inteligência é impressionante.
Pessoal, vamos parar de assistir aos vídeos da Sabrina; segundo o PhD e grande estudioso Eng. Daniel, Sabrina é burra. Estamos sendo ludibriados por ela! Ainda bem que ele nos avisou da ausência de inteligência da Sabrina.
Por sorte temos uma luz de sensatez aqui no canal.
Valeu Eng. Daniel!!!
@@eng.daniel7855 vc é burguês ou só tem um Jeep Renegade na garagem?
@@eng.daniel7855 em primeiro lugar a sua opinião não me interessa e na verdade não sei o que você está fazendo gastando seu tempo assistindo esse canal e fazendo eu perder o meu lendo essa baboseira liberal, vai dar sua opinião lá no canal da jovem pan, do antagonista que tem mais a ver com você.
Ela foda ne? Um dominio de Marxismo fudido
@@lialiberal7789 isso é irônico não é?
Que pensamento, a forma de explicar espetacular, continue com essas aulas, tenho aprendido muito. Privilégio ver um canal como o Teze onze.
Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor... Paulo Freire.
Na Venezuela por exemplo, coisa de burguês é ter papel higiênico.
Os venezuelanos sofrem muito
Assim como já pensava Marx em seus estudos sobre a ideologia: isso é a tal da falsa consciência sobre uma realidade.
A ideologia é energia,magia exotérica
Ótimo apontamento!
Quando trabalhei em shopping, percebi que tem um comportamento bem problematico, comum de quem trabalha nesses lugares, que é um pré julgamento frequente de clientes que trabalham em outra loja tbm do shopping e o funcionário passa a considerar pelas costas como se fosse um cliente burguês qualquer quando na vdd é alguém em uma situação parecida, por trabalharem no mesmo setor. A forma como nosso consumo é dividida faz com que estressados pelo péssimo serviço de uma empresa briguemos com a atendente de telemarketing. Ou que, quando em nosso horário de serviço, enxerguemos em um cliente claramente de renda próxima a nossa a imagem do burguês. Essas relações mascaram as reais opressões que vem principalmente do contratante dono da empresa, e nos consome com estresse diário toda saúde psicológica jogando proletários em horário de serviço contra proletários em seu momento de consumidor de necessidades básicas.
Sabrina
"Por você eu ficaria rico num mês; eu DORMIRIA DE MEIA pra virar BURGUÊS "
Sua linha de raciocínio é simplesmente impecável, sem dúvida uma reflexão muito necessária em nosso contexto
Meu pai, um professor universitário, outro dia me disse que é um pequeno burguês....ele é historiador, a alienação de classes é real!
Inteligentíssima sua visão e colocação a respeito do tema. Vê- se de longe que tem muito estudo, embasamento, e senso crítico para não reproduzir somente um conteúdo mas para transmiti-lo com personalidade através de uma análise própria e bem contundente.
PUTA QUE PARIU QUE VÍDEO PERFEITO
Excelente, Sabrina! Obrigada pelo teu esforço em compartilhar essas análises com a gente.
Sabrina eu tenho me sentido mt radical e extremista com a oposição, sinto que começo a achar q sou "stalinista", pq namoral da uma vontade de mandar os banqueiros cortar cana em um canavial até morrer q pqp.
Hahahaha. O ódio é justificado, esquenta não. Manda brasa no ep do fogo no parquim
O sonho do oprimido é se tornar opressor!!!
Gulag canavieiro kkkkk
"A ideologia do consumismo ajuda a mascarar a consciência de classe" (13:05)
Aquele vídeo que abre os seus olhos definitivamente, prefeito Sabrina 🌎😊♥️
@Victor E Na verdade eu quis dizer perfeito e o corretor fez ficar prefeito kkkkkkk nem tinha percebido, mas ela também seria uma ótima prefeita 😊
@Victor E kkkkkkkkkkk
Ótimo vídeo. As pessoas só atacam a classe média remediada e esquecem quem realmente manda em TUDO
Sobre itens de luxo de facto, procurem vídeos com título "Quanto custa o Outfit?", aí sim vão entender o que é de fato usar coisa de burguês 😂😂😂
Eles também não são burgueses são a classe media em ascenção que precisa a todo custo mostrar que tem uma grana, e acha que comprar coisas caras fazem deles ricos, aquele típico de pessoa que acha que tem algo a provar.
Que vídeo
Mais um vídeo excelente...
Professora, tenho uma opinião, parte dessa confusão vem do ressentimento que existem dentro da classe trabalhadora. Todos os meu chefes me venderam os modelos dele de vida como únicos possíveis, alguns de fato foram. E isso cria dentro do trabalhador um ressentimento que faz olharmos pra classe média e sentir vontade de desmerecer ( chamando de burguês) tudo que eles tem e nós não.
Eu vi essa tour do Phebo kkkkkk fiquei de cara com o pessoal falando isso.
Cadê? Perdi essa
@@hsantana128 Twitter
Nossa, essa análise é perfeita! Obrigada Sabrina!!! Você é demais
Posso dormir de meias tranquilo então!?
Para retomar o debate sobre a questão salarial, retomamos a comuna de Paris, que todos ganhem como um operário qualificado e de acordo com as próprias necessidades.
Necessário
As vezes fico com vontade de curtir duas vezes, e lembro que já sou um apoiador no apoia-se. 💛