Num geral a esquerda negligência as redes sociais. UMA BURRICE SEM TAMANHO. Não se inscrevem em canais, não curtem vídeos, não comentam, não compartilham.. a direita faz isso quase que metodicamente! Os números de qualquer canalzinho da direita são estarrecedores. O cara posta um vídeo agora, no momento seguinte tem meio milhão de acessos... sim, háfinanciamento, robôs, e tudo mais, mas ainda assim o público da direita é muito mais engajado. A direita monopoliza o debate nas redes. Quando é que a esquerda vai sair da academia, das roda de conversa na Federal, e perceber FINALMENTE que um dos lugares do grande debate tá aqui: internet, RUclips? Eu já escutei professor da Federal, militante (do portão pra dentro do campus), menosprezando o que se faz no RUclips, falando com desdém.. Esquerda: Parem de negligenciar isso aqui, COMPARTILHEM, se inscrevem, comentem, assistam....
Ótima colocação. Tenho notado até uma boa melhora desde 2018 pra cá... não sei se é apenas impressão ou se tenho treinado melhor o algoritmo do youtube. Algo que tenho me questionado é sé não estamos precisando de uma esquerda mais treteira/conspiratória também, uma esquerda meio porra louca até hahaha Idealmente isso provavelmente não seria bom pro debate, mas penso que pragmaticamente, estrategicamente, talvez seja uma ferramenta necessária para os dias de hoje. Estou pensando pelo lado da audiência/visibilidade e linguagem. O trabalho da esquerda no Brasil me parece sempre um tanto inglório, é coisa de formiguinha mesmo, sempre buscando a conscientização e um entendimento melhor das coisas. Já a direita por aqui basicamente vomita falácia de senso comum, caricaturas, conspirações o dia todo. Isso vindo de alguém que já pensou "ser" de direita por conviver nesses ciclos sociais e consumir essa baboseira. Veja que não estou defendendo uma visão maniqueísta de bem x mal. Estou falando especificamente da situação brasileira, pela minha experiência, obviamente. Agora vc tocou mesmo num ponto que acho fundamental, a academia precisa ocupar a internet pra ontem.
4 года назад+52
Conteúdo de esquerda é mais difícil de produzir pq tem que romper o senso comum. Não é o caso do conteúdo de direita. Qualquer teoria da conspiração, racismo, misoginia, enfim, qualquer discurso de ódio sempre cola melhor, mais rápido, mais fácil pq esses sentimentos já estão distribuídos fartamente no próprio público. As pessoas ouvem o que querem ouvir, o que mais se parece com suas próprias idéias. Então esse descompasso, que de fato existe, não é um problema da própria esquerda. Ouso até dizer que alguns colegas desconsideram esse trabalho de divulgação nas redes sociais exatamente porque sabem da enorme desigualdade das forças em questão. As próprias redes sociais, inclusive, não foram criadas pra isso. Fazer esse trabalho da Sabrina, Jones e outros é um troço extremamente difícil, muito mais que escrever papers em revistas científicas pq requer uma assimilação da estética do senso comum para entregar um conteúdo revolucionário. É difícil!
Uma coisa não foi mencionada: a direita ocupa o youtube desde 2010, a esquerda só começou a ocupar em peso o youtube em 2018, a direita tem canais com mais de 3 milhões de inscritos, é mt mais fácil canais menores crescerem quando vc já tem uma clientela que já conhece e gosta dos pratos que você está vendendo, a esquerda ainda está em fase de dar amostra grátis desses pratos pra fazer a clientela conhecer a comida
Eu acompanho a Sabrina há uns 2 anos mais ou menos. E eu mudei. Mudei minha forma de me relacionar com minha alimentação e entender pra além disso, entender que veganismo está no horizonte de uma sociedade possível. Mudei minha forma de enxergar a realidade e agir sobre ela. Hoje, ao ouvir tudo que ela disse, me dei conta de que não sou mais a mesma pessoa, me tornei melhor e tenho evoluído mais, a cada dia. E devo a boa parte dessa mudança a ela.❤
@@gustavocaires1249 não tem nada de hipocrisia nesse falso comparativo. Aborto é questão de saúde pública. Não se mede a partir da moral. Veganismo é sobre respeito a vida existente, material. Aborto é sobre feto, que nada sente, e não sobre crianças.
Mandei os vídeos da Rita para minha mãe, ela uma pessoa comum, pobre, não teve acesso a educação superior, sempre proletária, me disse "minha filha, ela fala de uma forma que eu entendo, até comprei caderno para poder anotar"
@@artursilvasemper2205 quanto empenho, porém eu atenuo. Leia individualmente o evangelho e não escute a opinião dos outros sobre escrituras metaforicas milenares. Se eu quero me deixar influenciar pelo evangelho, eu prefiro comprar uma bíblia do que ir a igreja, aliás vulgo Canção Nova que promove o anticomunismo, antibruxaria distorcida de religiões independentes e exaltação do discurso do armamento. Dúvidas? Assista às missas de quarta feira às 20:00 na canção nova
@@artursilvasemper2205 canal novo tempo também distorce descaradamente a bíblia, expondo opinião sobre obviedades, se no livro de João, ele disse "isso isso e aquilo', nada de apoiar discuros falando "daquilo, este, aquele"
@@artursilvasemper2205 evangelho? Quem mais está fazendo mal ao Brasil, no momento, são justamente as igrejas evangélicas e seus pastores celerados. Alguns como o Feliciano gastando dinheiro público para fazer tratamento dentário caríssimo. Quando o próprio Cristo negava toda essa opulência dando seu sangue e a sua carne por ter sido contra os vendilhões do templo. Me poupe;
Eu falo "Eu sou comunista" e fui massacrado sempre. Que falta camaradas de universidade como você ou o Jones fizeram na minha formação. Convivi com trotskistas, mas via que tinha algo que não batia; li um pouco de Marx e pensei: "Essa galera não leu Marx". Seu trabalho de conscientização é muito bom. Parabéns! PS: Hasta la vitória, siempre!
Albert Einstein sobre Lênin: "I honor Lenin as a man who completely sacrificed himself and devoted all his energy to the realization of social justice. I do not consider his methods practical, but one thing is certain: men of his type are the guardians and restorers of the conscience of humanity." Isso eu nunca vi ninguém propagando, agora o falso decálogo já vi até professor proferindo.
@@ConteudoLibertario "Decálogo de Lênin", que não é de Lênin, mas por ser compartilhado a exaustão como se fosse, muitas pessoas ainda acreditam que é verídico.
Uma dica: Pegue "O Capital", coloque-o debaixo do braço aos finais de semana, saia de porta em porta oferecendo instrução às pessoas. Ofereça estudo pessoal dessa ideologia de 1 hora por semana para quem quiser. Se acreditam de verdade que essa ideologia irá salvar as pessoas e o mundo, façam isso. Mas se a motivação não for salvar as pessoas, se não acreditam que essa ideologia pode salvar, ou se a motivação não é o amor ao próximo, então continue fazendo o que já fazem, não fará nenhuma diferença. Aliás, não fará diferença nenhuma de qualquer forma, porque a salvação dos homens não depende de ideologia política mas sim do amor, justiça, poder e sabedoria de Deus, no tempo designado.
@Cezar A. Martins vc poderia compartilhar a fonte de onde retirou esse comentário de Einstein. Foi em alguma entrevista dele, algum livro? Não conhecia essa citação, obrigada por compartilhar.
Pra mim, a comunicação é uma coisa grande. E tem que ser fácil sim. A população brasileira é majoritariamente avessa à leitura e aos discursos longos e rebuscados. As esquerdas têm é que falar direto para as grandes maiorias.
@@TeseOnze, obrigada por me responder!! Então, eu não tenho instagram!! Minha participação nas redes sociais é reduzidíssima!! Há uma outra forma de eu ter acesso a essa lista?
Comentário para engajamento. Seu trabalho é extramamente importante, fico muito feliz toda vez que vejo seus vídeos. Mesmo que o conteúdo seja pesado e desanimador.
Sabrina, seria maravilhoso se vc fizesse uma série sobre eleições municipais: qual o papel do vereador, do prefeito, a construção de conselhos municipais, gestão participativa etc dentro da ÓTICA MARXISTA, especialmente do ECOSSOCIALISMO. Pq a impressão que tenho é que muitas vezes focamos no macro, mas quem dá sustentação a esse "status quo" tb são as pessoas que se envolvem no pleito municipal e a forma desvirtuada de como fazem política.
Ainda não assisti o vídeo mas queria dizer que hoje de manhã procurei um vídeo seu sobre o tema pq eu tava DOIDA pra ouvir oq vc tem a dizer e agora tô muito feliz e realizada hahahaha
@@jaav9117 você assistiu o vídeo? Teve o mínimo de curiosidade de ir atrás e pesquisar o trabalho da Sabrina e da "esquerda lavadora de cérebros"? Acho muito improvável então discutir com você seria extremamente contra producente. Passar bem.
Parabéns, Sabrina!!! Falou tudo e mais um pouco. Nós precisamos esclarecer certos conceitos que possuem interpretações equivocadas, como a própria "ditadura do proletariado", e também temos de aprender a lidar com distorções históricas, e entre outros problemas. Enquanto não estivermos dispostos a botar a mão na massa e sair da nossa bolha, nossa zona do conforto, nada vai mudar e o pensamento crítico vai estar cada vez mais escasso entre as pessoas. O senso comum se tornará sinônimo de concepções direitistas da realidade, e nós vamos nos enfraquecer enquanto comunistas. O que precisamos é de radicalidade. Obrigada pelo excelente conteúdo, camarada 💗
16:43 "Eu tenho certeza que quando eu olho ali pro Twitter, eu vejo a forma como a galera dentro da esquerda, e aí falando especificamente da esquerda marxista, debate as diferenças entre si, eu sinto um pouco de vergonha alheia. É ataque moral, é individual, é gente xingando um ao outro de lixo. Se torna um pouco insuportável, e me deixa um pouco pessimista sobre a possibilidade de construir alguma coisa com todos esses campos." Esse é um debate urgente. Fragmentação da esquerda, saúde mental e toxicidade, comprometimento e capacidade de articulação da esquerda nesse momento decisivo.
A intelectualidade da esquerda foi entrando em decadência gradativamente. Se tornaram vítimas do Próprio veneno, quando implantou a Filosofia de Antonio Gramsci no Brasil. A direita intelectual está usando as estratégias da própria esquerda contra ela.
O anti comunismo se tornou uma política das classes dominantes há muito tempo, desde os tempos de Getúlio Vargas. O PT nos seus primórdios, fazia discussões sobre as ideias da esquerda, i struia a população, ia nos sindicatos e mobilizava os trabalhadores. Porem se tornou um partido burocrata. Hoje a esquerda deve começar de onde parou, de onde jamais deveria ter parado. Infelizmente esre estado de coisa é fruto do relaxamento dos partidos de esquerda , do seu engessamento seja de estratégia seja de ação política. Precisamos voltar aos nossos primórdios, discutir as ideias e ensina-las ao nosso povo , aos nossos trabalhadores a terem consciência de classe.
@@fernandohenriquemonteiro8275 não só foi um partido de massas como ainda é, a questão é qual é a estratégia, entende? Ser um partido de massas não é igual a defender os interesses da classe trabalhadora e muito menos ser comunista.
O Comunismo e o Socialismo é Impraticável e insustentável, Fracassou em todas as nações ao qual foi Experimentada !! A Experiência mundial em outras nações já nos diz e mostrou isto !! É teimosia de vocês achar que um dia dará certo !! É pura Utopia, que obviamente gera miséria e fome !! Por isso nuca existiu e nunca existirá !!! Vocês são típicos sonhadores e continuarão sendo !!! O Capitalismo não é o melhor sistema, porém é o menos pior deles, pois temos a possibilidade de acessão, algum grau de liberdade, tecnologia e livre comércio !!! Acordem deste sonho utópico e voltem pra realidade !!!
Sabrina, você precisa vir a Vitória - Espírito Santo. Tem mta gente que gosta de você aqui. Você e necessário para este momento no país! Vídeo ótimo. Bj ❤️🌈🙏🏾
Um video que saiu logo após uma noite debatendo e tentando explicar para pessoas o que é comunismo, a figura do Stalin, Lênin, e até o nazismo não ser de esquerda. Foi difícil, não sei se consegui realmente mudar alguma coisa nessas pessoas, mas ao menos tenho certeza de que uma reflexão eu devo ter deixado.
@@luffy7864 não, Nazismo é de extrema direita, um movimento parasitário, anticomunista, que utiliza de diversas narrativas pra defender um ideal preconceituoso, racista, xenófobo e chauvinista.
@@fernandomelo8062 o nazismo era anticapitalista, pó isso disse que ele é uma mistura de esquerda com direita. Sem contar o nome nazi partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães, sendo assim mesmo que os nazistas sejam de extrema direita, eles tinham alguns pensamentos de esquerda,
@@luffy7864 você está analisando de um ponto de vista meio torto. O anticapitalismo do Nazismo era parte de um discurso que veio das crises da República de Weimar, já que o desemprego era alto e isso era uma forma de atrair pessoas. Outro ponto sobre o anticapitalismo é que era um discurso vazio, você pode pesquisar agora no Google, "empresas que utilizaram força de trabalho dos campos de concentração nazistas", vai aparecer muitas empresas que estão até hoje no mercado. Sobre o nome do Partido, existem diversos pontos sobre, desde a disputa do nome Socialismo até uma diferença entre Socialismo e Nacional-Socialismo, mas é bem visivel que o movimento Nazista não tem nada de Socialismo.
A Sabrina parece abatida :/ mas é compreensível levando-se em conta o trabalho que ela faz, trabalho de base tentando politizar as pessoas, isso é muito, mas muito difícl mesmo, ainda mais no brasil...
Concordo plenamente Sabrina, essa estratégia anterior, de vamos devagar e de forma palatável que nos trouxe até aqui, que trouxe o retrocesso que estamos vivendo, nos pegando de surpresa justamente quando estávamos certos de estar avançando e consolidando esses avanços.
Que vídeo, hein, Sabrina! Brilhante! Parabéns por tudo: pela ótima maneira de se posicionar e se comunicar, tudo com uma fundamentação sólida. Realmente um exemplo para todos. Agradecido! ^^
O Comunismo e o Socialismo é Impraticável e insustentável, Fracassou em todas as nações ao qual foi Experimentada !! A Experiência mundial em outras nações já nos diz e mostrou isto !! É teimosia de vocês achar que um dia dará certo !! É pura Utopia, que obviamente gera miséria e fome !! Por isso nuca existiu e nunca existirá !!! Vocês são típicos sonhadores e continuarão sendo !!! O Capitalismo não é o melhor sistema, porém é o menos pior deles, pois temos a possibilidade de acessão, algum grau de liberdade, tecnologia e livre comércio !!! Acordem deste sonho utópico e voltem pra realidade !!!
Sabrina NOTA MIL !!!✌👍👏 O problema da ESQUERDA é ter complexo de ser de esquerda. Parece que a esquerda tem problema de consciência ou sentimento de culpa em ser de esquerda. SABER RESOLVER A CONTRADIÇÃO. Sem dúvida alguma. Saber ser Comunista, Leninista, Marxista, Trotskysta é assimilar essa identidade e encarar todas as contradições. Nós mesmos enquanto pessoas temos as nossas contradições e aprendemos a superar. Parabéns Sabrina. A ESQUERDA precisa assumir a ruptura sem qualquer complexo.
@@DNRJ461BSB O canal q refere trata temas bem genéricos, quase um "fait divers", sem pretensões de mudança social ou luta de classes, pese embora seu "pivôt" se dizer anarquista (ou por causa disso... ). Nada contra. Cada um tem o seu papel a desempenhar, e será válido desde que feito com honestidade.
Sabrina, esse vídeo de hj está sendo muito importante para mim... Pois complementa o que estou lendo no seu livro sobre a comunicação e como a esquerda precisa fazer os debates e também interpelar as bases... Parabéns pelo seu livro!!! Já estou no finalzinho...
Este foi um dos melhores vídeos seus...na questão de realmente explicar e debater fatos históricos... é isso! Falar com a massa...com o povo, mas de forma aberta, clara, objetiva, sem palavras difíceis, sem citar autores que as pessoas dificilmente conhecem, explicar abertamente os erros e acertos do passado, falar o que é comunismo de forma ampla, falar sobre Gulag, Che Guevara e a homofobia, União Soviética, Mao Tse, Cuba, enfim...todos estes temas falados aos quatro cantos pela direita conservadora, de forma a atacar severamente o Comunismo. As pessoas PRECISAM entender o que é!!!!! Fora das universidades, fora do contexto intelectual, vocês precisam explicar realmente o que é...o que foi...se deu certo em algum lugar, pq os idealistas deste método são tão massacrados, pq cometeram tais erros, enfim... acompanho vc há alguns meses...sigo Jones, sigo Alberto, sigo pq quero entender além do que me foi dito. Obrigada...e continuarei acompanhando, para definitivamente formar minha posição política...que já cheguei a conclusão que não é de DIREITA!!!!
Sabrina, esse seu vídeo veio muito a calhar, pois por me posicionar mais firmemente e radicalmente de uns tempos pra cá, isso vem afetando minha vida pessoal, pelo fato de eu não mais aceitar calado as besteiras que falam, ou os ataques gratuitos que sofro por me identificar como comunista e de esquerda radical, eu era um moderado, e até um pouco anticomunista confesso, porém quando resolvi estudar mais, percebi que me identifico com o comunismo,marxista e suas vertentes, e justamente por debater, defender as minhas ideias, que acabei me aprofundando mais e enfrentando as contradições expostas por quem discorda, porém chegou ao ponto de quem votou no Bolsonaro ou os moderados e progressistas, cansarem de falarem de política, e começarem a querer podar o que falo, me acusarem de ser radical demais, por não mais aceitar calado, admito que já passei dos limites algumas vezes, mas eu me sinto como você, não dá pra deixar que eles continuem a ditar as regras, controlar o que pode ou não ser dito, e convenientemente se tornarem insentões, e lavarem as mãos para tudo que está aí,cansei de ouvir que devia esquecer o Bolsonaro,que não tinha jeito, etc. Cansei de ficar calado e ver amigos defendendo o Guedes, dizendo que comunismo e nazismo são a mesma coisa etc. E justamente por ser contra, me torno o chato, o extremista, etc, mas mesmo diante de tudo isso, apesar do cansaço, não desisto, pretendo me aprofundar ainda mais e achar espaços de militância, para poder dedicar um tempo a causa e ajudar a construir um discurso contra hegemônico!
Sabrina, muito obrigado por essas aulas! Acho importante pois não estudo esses temas e você (e também a Rita) é uma porta de entrada, uma forma de conhecer e buscar me informar, saber onde procurar para aprofundar e tudo mais. Seu trabalho é importante e fundamental, um ótimo caminho para entender melhor tantos conceitos tão "demonizados" por aí!
Pois é! Sabe que tinha pavor da palavra Comunismo, um medo horroroso, até começar a enxergar as contradições nos discursos e ir dar uma lida nas coisas, até chegar em você. Não sabia (continuo não sabendo) nada de história, no ensino fundamental as aulas eram bizarro e no ensino médio minha escola passou por um experimento do governo e nós escolhíamos se nosso conjunto de aulas seria de humanas, exatas ou biológicas. Escolhi exatas, não tinha história, nem geografia, nem sociologia ou filosofia. Agora com o passar de muitos anos comecei a perceber que não dá pra entender o que tá acontecendo se não souber o minimo sobre o que já aconteceu, e por aí vai. Mas agradeço a você, Sabrina, por dar esse super empurrão para superar o medo do comunismo hahaha!
Muito interessante a sua abordagem, Sabrina. Por isso te admiro tanto. Penso que é hora de a esquerda se articular e usar a comunicação para “explicar” e expressar suas ideias, sob pena de ficarmos perdidos nesse joguinho de só rebater. Hora de externar o pensamento de modo a fazer as pessoas entenderem o pensamento político, como vc bem pontuou.
Muitíssimo obrigada, Sabrina! A sua coerência, muitas vezes, me tira de uma sinuca! Estava bastante dividida com relação à ocupação dos espaços na internet para o debate político. Resolver as nossas contradições é uma necessidade e precisa e envolver as "bases", inclusive e principalmente nas redes! Só entendi com clareza isso agora!!!!
Alentador, principalmente para quem precisa falar dessas figuras e do contexto onde atuaram em espaços de troca de conhecimento. Valeu pelo vídeo, Sabrina!
No final dos teus vídeos eu sinto um desejo tão grande de te agradecer, diversos são os motivos e nem cabe cita-los, apenas agradecer. Então, muito obrigada, você está mudando perspectivas.
3:07 - 3:36 Perfeito, Sabrina! Concordo inteiramente. Precisamos levar alternativas às pessoas em vez de apenas criticar, gerando um discurso vazio. Abraços;)
Oi Sabrina! Toda vez q converso c meu pai fico mto triste, pq ele tem aquela visão de defesa de ditadura, adoração ao Bolsonaro, etc. Mas sinto q qq coisa q eu diga vai simplesmente irrita lo. Por isso entendo q nao devo entrar nessa discussão c ele.
Sabrina, faz algum tempo que acompanho os seus vídeos, mas nunca fiz um comentário, por vergonha de ter quase "zero" bagagem. Gosto muito pois seus esforço de tornar assuntos profundos e espinhosos, em algo mais palpável é louvável. Obrigado.
Oi Sabrina. Tenho estudado Makarenko, pedagogo ucraniano do início do século XX e ele se embasou muito em Lenin. Ambos são atuais e necessários em nossos tempos de nazifascimo tupiniquim de Bozoasno e cia.
Sabrina, penso como você! Fui dirigente sindical bancário por muitos anos e sempre atuei muito na formação política da base, dos trabalhadores, politizando todas as questões. Obrigado por seus vídeos e por dedicação às causas da classe trabalhadora. Abraços!
E foi exatamente pra saber esse histórico que eu acabei parando nesse canal hoje. Preciso ler mais, aprender mais, pra argumentar melhor e não sei nem por onde começar kk
Sobre argumentar melhor, não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre isso, mas ver o básico de lógica, até daquela lógica matemática que vemos no comecinho de cursos de exatas acho que me ajudou bastante. Além disso, ler sobre falácias. Eu também tô tentando melhorar nessas coisas. Tô cansado de não entender alguns textos e ficar dependente de pessoas no RUclips falando sobre os autores originais em vez de buscar informação na obra original.
@@wackenroader O que tem a ver ação humana com aprender a argumentar? Ela precisa estudar uma base, que é a lógica, e não pegar um livro que já aplica a lógica.
Vraaaaaauuuuu, Sabrina!!! Excelente!!! Mto grata por pessoas como vc, Jones, Débora, Rita Von Hunty, Thiago... Eu compartilho os conteúdos de vcs pra todo lado sem vergonha e sem medo, mas confesso q no início ficava com receio por ter sempre essa coisa do comunismo atrelada a todos vcs e a gente sabe bem o trabalho q a direita faz contra isso (bem como vc disse no vídeo). Hj em dia nem ligo, as pessoas têm mais é q se apropriar desse conhecimento mesmo, com nome, sobrenome e os caralho! Só assim pra gente entender q projeto a gente quer e como chegar nele.
Oi, Sabrina. Concordo contigo que a direita está usando o youtube há mais tempo e de forma mais eficaz que nós, e não só no caso da politica propriamente dita, mas em várias outras ciências. O próprio Olavo, como tu falou, fala da História o tempo todo, de modo bastante negacionista. No Historiar-se (canal a partir do qual estou comentando), fazemos vídeos com discussões historiográficas. Mas logo que começamos a fazer vídeos de historia, ficamos impressionados com a força da direita por aqui. A série “Brasil Paralelo”, financiada pelo MBL, é enorme, e faz uma grande revisão da história como temos feito na academia. É dificil pensar em como nós (esquerda) vamos dar conta de ultrapassar eles, pois eles sabem usar os algoritmos, tem muita grana, e sabem disputar o senso comum melhor que nós. Enfim, seus vídeos trazem algumas esperanças...
É isso mesmo Sabrina! Há quem inclusive, se identifique com a esquerda, mas tem medo de aderi-la, exatamente por não querer lhe dá com as contradições a ela implicadas. No fundo, penso que, quem não quer lhe dar com as contradições comunistas, também não tem interesse em lhe dar com as contradições capitalistas.
Concordo com você. O que eu quis dizer é que, muitas pessoas, ainda que se identifiquem com as ideias comunistas contidas na esquerda, não se disponibilizam a estudar as teorias como você bem colocou, pois não querem de certo modo, se comprometer. E em muitos casos, não estão interessadas em lhe dar com as contradições do capitalismo, uma vez que, para isso, não basta lhe dar com suas contradições, mas é preciso antes disso, ser anti-capitalista.
Em fim, uma voz da esquerda coerente, clara e, definitivamente, necessária para desconstrução do pensamento conservador advindo do Olavismo. Até que enfim o You Tube me indicou um vídeo de alguém que já deveria ter aparecido nessa plataforma para mais pessoas, há muito mais tempo. Não que não tenha outras pessoas de esquerda fazendo isso (deve ter muitas), mas pelo menos, você é a 1º pessoal (ou 1º canal), nessa linha de pensamento, que o You Tube me indica. Seu discurso é muito pertinente e urgente para que possamos combater o Bolsonarismo no campo das ideias e vai ajudar muita gente a entender o quanto o Olavo foi leviano na construção de teorias baseadas (e tergiversadas) em obras de outros autores. Você vai muito longe nessa plataforma, pode acreditar. Parabéns!
Embasamento histórico é extremamente importante, faz-nos compreender o que somo hoje. As pessoas desprezam muito a história atualmente, acho que isso é um dos porquês da situação está como está.
"Eu defendo a ditadura revolucionária do proletariado, tal qual Marx, Engels, Lênin. Matar pessoas, em uma revolução, é uma contingência que acontece. os bolcheviques não venceram o exército branco com flores. Essa abordagem personalista de Stálin é ceder ao liberalismo". Jones Manoel É verdade que devemos falar sobre a revolução, sobre o comunismo, sobre os acertos e os erros que ocorreram na história. Entretanto, na minha opinião, a fala do Jones foi infeliz, por que banaliza a violência. Sobre o anticomunismo e Lenin, você esta coberta de verdade. Precisamos falar sobre ele e toda a conjuntura do momento em que ele existiu. Lenin lutava contra o imperialismo e por isso buscava uma forma de organização com força suficiente para combater o mesmo. Na minha visão é por isso que ele falava sobre ditadura do proletariado. Uma organização ampla, com um comando central único para ser coesa e eficiente. Precisamos falar com as pessoas sobre as ditaduras que ocorreram na história e a diferença sobre elas. "A realidade não é tão binária".
Ai se eu tivesse tido uma professora de sociologia maravilhosa como a Sabrina :/ Maaaas muito obrigada por criar o desejo em mim de estudar e aprender sobre história, política e afins ❤️ Eu era aquela pessoa que dizia que odiava história e política haha
Sabrina, sempre que lembro de Frida, vc me vem à cabeça. Ambas ocupam um lugar especial em meu coração. Sou muito grato pelos seus ensinamentos. Vc me inspira 😊💚
olha esse vídeo foi pertinente. Nesses dias tive uma discussão no tt sobre porque "continuar defendendo o socialismo pós-sec XX", e foi aí justamente que eu me vi forçado a traçar uma linha explicativa que tente chamar atenção primeiro pra a importância do sentido das ideias, o que não escapa do sentido das ideias já pensadas em séculos passados.
Realmente, Sabrina, não existe comunista sem prática e muito menos sem teoria! Sobre a importância da História e do que é História, recomendo o episódio 2 do podcast História Oral: castbox.fm/app/castbox/player/id2374240/id186838020 Ótimo vídeo! Muito obrigado, abraços e, por favor, continue a compartilhar seus conhecimentos e reflexões! ♥
Pod casts são importantíssimos, pois como trabalhadores, podemos ouvir enquanto fazemos nossas tarefas, diferente de vídeos e outros recursos que precisam do touch screen.
Passando pra agradecer pelo seu trabalho, luta e força de transformar a realidade professora. Percebi no meu processo (sempre contínuo) de conscientização das explorações e das opressões que dialogar com as pessoas mostrando as contradições na sua forma ESTRUTURAL pelo método do materialismo histórico, elas percebem de forma mais profunda como de fato, está acontecendo a destruição da humanidade e da natureza pelo capitalismo. Vi pessoas no supermercado falando que tem muito transgênico na prateleira e legumes ruins por culpa do capitalismo, dos problemas da monocultura.
Parabéns, Sabrina! Outro dia, um colega de trabalho (evangélico) me questionou sobre a liberdade de Cuba, se lá é ditadura ou não. Ao invés de confrontá-lo, apenas disse a ele para comparar os índices de desenvolvimento de Cuba com países da mesma região. Não precisei dizer mais nada, já que o analfabetismo, a mortalidade infantil e o próprio IDH da ilha é muito melhor do que outros países caribenhos e da América Central. A partir disso, fazer o diálogo ideológico ficou "mais fácil". Enfim, foi uma experiência recente que tive e que, de certa maneira, funcionou, já que terminou a conversa com ele dizendo "não tenho como contrapor estes dados". Valeu!
Passei os últimos anos aprendendo marketing e tentando entender como a máquina funciona, nesse caminho parei de comer carne e me deparo muito com vocês falando sobre consumismo e estratégias que são tão fáceis de serem aplicadas e também reconhecidas, quando estudamos a área. Agora, to aprendendo com vocês, Sabrina e Rita, lendo diversos livros (inclusive Silvia F.) pra poder aproveitar esse conhecimento prévio da comunicação e disseminar melhor ainda as ideias da esquerda.
sua didática é incrível, suas aulas aqui no RUclips e os debates que você apresenta nas redes são extremamente necessárias. obrigada por dedicar sua vida para isso.
Obrigado por + 1 ótimo vídeo, Sabrina! SEMPRE vão achar uma desculpa pra tentar nos calar. Aprendi isso com Copa no Brasil! Até 2014, era "não é hora de criticar, é hora de trabalhar pra copa dar certo", na copa era "não é hora de criticar, é hora de aproveitar o evento, torcer pelo Brasil" e depois da copa "Agora não adianta criticar, por q não falou nada lá em 2008 quando aceitaram a copa? Agora já não adianta falar mais, águas passadas." NUNCA "é hora" da gnt falar.
Essa quarentena está me fazendo maratonar Sabrina, Rita Von Hunty, Jones, História liberta e etc.... E revendo os vídeos é incrível como estão linkados com o momento atual não só de pandemia mas como tbm as novas ações desumanas do governo. Materialismo histórico é a lente que permite enxergar o que há por trás da cortina e a frente do palco. 💜
Sabrina, qual sua opinião sobre Mikhail Bakunin e Emma Goldman, que criticavam abertamente o socialismo e a União Soviética, respectivamente, em seu início? Não quero provocar, apenas saber o que você pensa sobre eles. Abraços;)
@@ronaldothomejunior3702 Para Emma Goldman, a Revolução Russa falhou por causa de ter sido concentrada apenas pelo Partido Bolchevique, que foi organizado e centralizado no Estado soviético. Por estar dominado por uma manifestação ideológica de cunho socioeconômico, o Partido Bolchevique buscou monopolizar as relações sociais dentro da Rússia: todas as atividades políticas, econômicas e até mesmo culturais no propósito de modela-las para que o povo agisse de acordo com as ideias do Partido.
Caralhoooooooo! Q video!!! Compartilhando pra todos. Principalmente na materia do site do intercept e na resposta q o jones (aquele lindo) deu no Opera mundi
Falar de Lenin é essencial, uma das bases do marxismo moderno, esconder Lenin do público é esconder grande parte do movimento comunista, importante é ressaltar os acertos e mostrar os erros, onde eles aconteceram, e como evitá-los
Num geral a esquerda negligência as redes sociais. UMA BURRICE SEM TAMANHO.
Não se inscrevem em canais, não curtem vídeos, não comentam, não compartilham.. a direita faz isso quase que metodicamente! Os números de qualquer canalzinho da direita são estarrecedores. O cara posta um vídeo agora, no momento seguinte tem meio milhão de acessos... sim, háfinanciamento, robôs, e tudo mais, mas ainda assim o público da direita é muito mais engajado.
A direita monopoliza o debate nas redes.
Quando é que a esquerda vai sair da academia, das roda de conversa na Federal, e perceber FINALMENTE que um dos lugares do grande debate tá aqui: internet, RUclips?
Eu já escutei professor da Federal, militante (do portão pra dentro do campus), menosprezando o que se faz no RUclips, falando com desdém..
Esquerda: Parem de negligenciar isso aqui, COMPARTILHEM, se inscrevem, comentem, assistam....
Ótima colocação. Tenho notado até uma boa melhora desde 2018 pra cá... não sei se é apenas impressão ou se tenho treinado melhor o algoritmo do youtube.
Algo que tenho me questionado é sé não estamos precisando de uma esquerda mais treteira/conspiratória também, uma esquerda meio porra louca até hahaha
Idealmente isso provavelmente não seria bom pro debate, mas penso que pragmaticamente, estrategicamente, talvez seja uma ferramenta necessária para os dias de hoje. Estou pensando pelo lado da audiência/visibilidade e linguagem.
O trabalho da esquerda no Brasil me parece sempre um tanto inglório, é coisa de formiguinha mesmo, sempre buscando a conscientização e um entendimento melhor das coisas. Já a direita por aqui basicamente vomita falácia de senso comum, caricaturas, conspirações o dia todo. Isso vindo de alguém que já pensou "ser" de direita por conviver nesses ciclos sociais e consumir essa baboseira. Veja que não estou defendendo uma visão maniqueísta de bem x mal. Estou falando especificamente da situação brasileira, pela minha experiência, obviamente.
Agora vc tocou mesmo num ponto que acho fundamental, a academia precisa ocupar a internet pra ontem.
Conteúdo de esquerda é mais difícil de produzir pq tem que romper o senso comum. Não é o caso do conteúdo de direita. Qualquer teoria da conspiração, racismo, misoginia, enfim, qualquer discurso de ódio sempre cola melhor, mais rápido, mais fácil pq esses sentimentos já estão distribuídos fartamente no próprio público. As pessoas ouvem o que querem ouvir, o que mais se parece com suas próprias idéias. Então esse descompasso, que de fato existe, não é um problema da própria esquerda. Ouso até dizer que alguns colegas desconsideram esse trabalho de divulgação nas redes sociais exatamente porque sabem da enorme desigualdade das forças em questão. As próprias redes sociais, inclusive, não foram criadas pra isso. Fazer esse trabalho da Sabrina, Jones e outros é um troço extremamente difícil, muito mais que escrever papers em revistas científicas pq requer uma assimilação da estética do senso comum para entregar um conteúdo revolucionário. É difícil!
Simples : porque os argumentos de esquerda são rasos e utópicos
Mateus Ribeiro
E o que o Sr faz por aqui ???
Uma coisa não foi mencionada: a direita ocupa o youtube desde 2010, a esquerda só começou a ocupar em peso o youtube em 2018, a direita tem canais com mais de 3 milhões de inscritos, é mt mais fácil canais menores crescerem quando vc já tem uma clientela que já conhece e gosta dos pratos que você está vendendo, a esquerda ainda está em fase de dar amostra grátis desses pratos pra fazer a clientela conhecer a comida
Sabrina e Rita Von Hunty estão mudando minha vida.
@@DNRJ461BSB Já ouvi falar.
@Gabriel Freitas Ela é tudo pra mim 😍
Saparada s2
Se junta elas 2 meu cérebro explode
Belas referências pra vida.
Seria bacana uma série de vídeos, desmistificando o senso comum sobre esses assuntos que a maior parte da esquerda parece ter medo de falar sobre.
Também acho, mas numa linguagem mais simples para todos entenderem!
Seria o meu sonho!!!
Excelente sugestão!
@@angelicapereira2194 Jones Manoel. A linguagem dele é mais simplificada.
Up
"Não existe disputa do senso comum se a gente fica calado"
Ponto final!!!
Essa é pra tatuar na testa
Eu acompanho a Sabrina há uns 2 anos mais ou menos. E eu mudei. Mudei minha forma de me relacionar com minha alimentação e entender pra além disso, entender que veganismo está no horizonte de uma sociedade possível. Mudei minha forma de enxergar a realidade e agir sobre ela. Hoje, ao ouvir tudo que ela disse, me dei conta de que não sou mais a mesma pessoa, me tornei melhor e tenho evoluído mais, a cada dia. E devo a boa parte dessa mudança a ela.❤
👏👏👏👏👏
@@DNRJ461BSB não to atribuindo a responsabilidade pelo meu processo de mudança à Sabrina.
Faço minhas as suas palavras!
mas Gozado é o vegano que protege os animais e é a favor do aborto de um ser humano. Hipocrisia Social.
@@gustavocaires1249 não tem nada de hipocrisia nesse falso comparativo. Aborto é questão de saúde pública. Não se mede a partir da moral. Veganismo é sobre respeito a vida existente, material. Aborto é sobre feto, que nada sente, e não sobre crianças.
Mandei os vídeos da Rita para minha mãe, ela uma pessoa comum, pobre, não teve acesso a educação superior, sempre proletária, me disse "minha filha, ela fala de uma forma que eu entendo, até comprei caderno para poder anotar"
Que fofo ❤️
Tem uma frase bem curiosa que diz: "Se um povo não conhece a sua história ele está condenado a repeti-la". Nunca vi tanto sentido. (*・~・*)
Essa frase é de Edmund Burke.
@@artursilvasemper2205 quanto empenho, porém eu atenuo. Leia individualmente o evangelho e não escute a opinião dos outros sobre escrituras metaforicas milenares. Se eu quero me deixar influenciar pelo evangelho, eu prefiro comprar uma bíblia do que ir a igreja, aliás vulgo Canção Nova que promove o anticomunismo, antibruxaria distorcida de religiões independentes e exaltação do discurso do armamento. Dúvidas? Assista às missas de quarta feira às 20:00 na canção nova
@@artursilvasemper2205 canal novo tempo também distorce descaradamente a bíblia, expondo opinião sobre obviedades, se no livro de João, ele disse "isso isso e aquilo', nada de apoiar discuros falando "daquilo, este, aquele"
@@artursilvasemper2205 evangelho? Quem mais está fazendo mal ao Brasil, no momento, são justamente as igrejas evangélicas e seus pastores celerados. Alguns como o Feliciano gastando dinheiro público para fazer tratamento dentário caríssimo. Quando o próprio Cristo negava toda essa opulência dando seu sangue e a sua carne por ter sido contra os vendilhões do templo. Me poupe;
@@artursilvasemper2205 evangélho fantasia
Eu falo "Eu sou comunista" e fui massacrado sempre. Que falta camaradas de universidade como você ou o Jones fizeram na minha formação. Convivi com trotskistas, mas via que tinha algo que não batia; li um pouco de Marx e pensei: "Essa galera não leu Marx". Seu trabalho de conscientização é muito bom. Parabéns!
PS: Hasta la vitória, siempre!
Albert Einstein sobre Lênin:
"I honor Lenin as a man who completely sacrificed himself and devoted all his energy to the realization of social justice. I do not consider his methods practical, but one thing is certain: men of his type are the guardians and restorers of the conscience of humanity."
Isso eu nunca vi ninguém propagando, agora o falso decálogo já vi até professor proferindo.
@@ConteudoLibertario "Decálogo de Lênin", que não é de Lênin, mas por ser compartilhado a exaustão como se fosse, muitas pessoas ainda acreditam que é verídico.
Um decalago falso dos estados unidos. Que tinha um conteúdo que Lenin. Querendo destruir. o ocidente
Grande Einstein um socialista e grande cientista efeito fotoelétrico e Relatividade geral e especial. e mecânica dos fluidos
Uma dica: Pegue "O Capital", coloque-o debaixo do braço aos finais de semana, saia de porta em porta oferecendo instrução às pessoas. Ofereça estudo pessoal dessa ideologia de 1 hora por semana para quem quiser. Se acreditam de verdade que essa ideologia irá salvar as pessoas e o mundo, façam isso. Mas se a motivação não for salvar as pessoas, se não acreditam que essa ideologia pode salvar, ou se a motivação não é o amor ao próximo, então continue fazendo o que já fazem, não fará nenhuma diferença. Aliás, não fará diferença nenhuma de qualquer forma, porque a salvação dos homens não depende de ideologia política mas sim do amor, justiça, poder e sabedoria de Deus, no tempo designado.
@Cezar A. Martins vc poderia compartilhar a fonte de onde retirou esse comentário de Einstein. Foi em alguma entrevista dele, algum livro? Não conhecia essa citação, obrigada por compartilhar.
Tava assistindo um vídeo antigo da Sabrina e ela vai e lança um vídeo novo. Pense na emoção... poucas pessoas entenderão!
Pra mim, a comunicação é uma coisa grande. E tem que ser fácil sim. A população brasileira é majoritariamente avessa à leitura e aos discursos longos e rebuscados. As esquerdas têm é que falar direto para as grandes maiorias.
2:55
"nossa harry vc fala o nome de você-sabe-quem?????"
Que tal sugerir uma bibliografia sobre URSS e Cuba? Concordo em fazermos o debate, mas precisamos discutir com base em referências!!
Tô sempre sugerindo lá no instagram ;)
@@TeseOnze, obrigada por me responder!! Então, eu não tenho instagram!! Minha participação nas redes sociais é reduzidíssima!! Há uma outra forma de eu ter acesso a essa lista?
Opa! Também tenho muito interesse no material.
Geralmente, os vídeos dela são cheios de conteúdos bibliográficos nas descrições dos vídeos.
É só acessar.
@@TeseOnze Também queria sugestões de leituras e não tenho instagram.
Eu era dessas, mas com o tempo mudei radicalmente de ideia. Traduziu o que sinto agora.
Radical demais é sempre um elogio! Sensacional!!!
Comentário para engajamento. Seu trabalho é extramamente importante, fico muito feliz toda vez que vejo seus vídeos. Mesmo que o conteúdo seja pesado e desanimador.
Sabrina, seria maravilhoso se vc fizesse uma série sobre eleições municipais: qual o papel do vereador, do prefeito, a construção de conselhos municipais, gestão participativa etc dentro da ÓTICA MARXISTA, especialmente do ECOSSOCIALISMO. Pq a impressão que tenho é que muitas vezes focamos no macro, mas quem dá sustentação a esse "status quo" tb são as pessoas que se envolvem no pleito municipal e a forma desvirtuada de como fazem política.
Ainda não assisti o vídeo mas queria dizer que hoje de manhã procurei um vídeo seu sobre o tema pq eu tava DOIDA pra ouvir oq vc tem a dizer e agora tô muito feliz e realizada hahahaha
Você tá sofrendo uma lavagem cerebral da esquerda.Eles são especialistas em distorcer a realidade para passar crível as besteiras que falam
@@jaav9117 você assistiu o vídeo? Teve o mínimo de curiosidade de ir atrás e pesquisar o trabalho da Sabrina e da "esquerda lavadora de cérebros"? Acho muito improvável então discutir com você seria extremamente contra producente. Passar bem.
@@LeticiaLima-uc2yy vi o vídeo/não acompanho o trabalho dela.A grande questão é:por que você se considera de esquerda?
Tá com cara de ser robô esse cara.
@@TamaraZeiger se não concorda com vc é robô kkkkkk blz
Parabéns, Sabrina!!! Falou tudo e mais um pouco. Nós precisamos esclarecer certos conceitos que possuem interpretações equivocadas, como a própria "ditadura do proletariado", e também temos de aprender a lidar com distorções históricas, e entre outros problemas. Enquanto não estivermos dispostos a botar a mão na massa e sair da nossa bolha, nossa zona do conforto, nada vai mudar e o pensamento crítico vai estar cada vez mais escasso entre as pessoas. O senso comum se tornará sinônimo de concepções direitistas da realidade, e nós vamos nos enfraquecer enquanto comunistas. O que precisamos é de radicalidade.
Obrigada pelo excelente conteúdo, camarada 💗
Explicar as contradições é fundamental para a esquerda brasileira! Excelente vídeo, concordei demais!
Sai daí bolsominion nós que somos 70%
Parabéns e muito grato por vc se dispor ! Me inscrevi há pouco tempo !
16:43 "Eu tenho certeza que quando eu olho ali pro Twitter, eu vejo a forma como a galera dentro da esquerda, e aí falando especificamente da esquerda marxista, debate as diferenças entre si, eu sinto um pouco de vergonha alheia. É ataque moral, é individual, é gente xingando um ao outro de lixo. Se torna um pouco insuportável, e me deixa um pouco pessimista sobre a possibilidade de construir alguma coisa com todos esses campos."
Esse é um debate urgente. Fragmentação da esquerda, saúde mental e toxicidade, comprometimento e capacidade de articulação da esquerda nesse momento decisivo.
Alguem ja viu uma utopia ser uma unidade ja que ela não existe?
@Vency Derts nao somente, antes dele tambem ocorria, de diversas outras formas. Tem essa discussão no livro da Sabrina
A intelectualidade da esquerda foi entrando em decadência gradativamente. Se tornaram vítimas do Próprio veneno, quando implantou a Filosofia de Antonio Gramsci no Brasil. A direita intelectual está usando as estratégias da própria esquerda contra ela.
Comentando 1 ano depois pra dizer que esse vídeo continua se fazendo necessário! Obrigada sabrina ❤
O anti comunismo se tornou uma política das classes dominantes há muito tempo, desde os tempos de Getúlio Vargas. O PT nos seus primórdios, fazia discussões sobre as ideias da esquerda, i struia a população, ia nos sindicatos e mobilizava os trabalhadores. Porem se tornou um partido burocrata. Hoje a esquerda deve começar de onde parou, de onde jamais deveria ter parado. Infelizmente esre estado de coisa é fruto do relaxamento dos partidos de esquerda , do seu engessamento seja de estratégia seja de ação política. Precisamos voltar aos nossos primórdios, discutir as ideias e ensina-las ao nosso povo , aos nossos trabalhadores a terem consciência de classe.
Sim, discurso antigo... gerações passadas...
Só um aviso aos navegantes, o PT nasce das derrotas das greves do ABC, JAMAIS foram comunistas, a conversa de “PT se afastou das bases” é petista
@@fernandohenriquemonteiro8275 não só foi um partido de massas como ainda é, a questão é qual é a estratégia, entende? Ser um partido de massas não é igual a defender os interesses da classe trabalhadora e muito menos ser comunista.
@@fernandohenriquemonteiro8275 Ai levou o debate pra outro nível
O Comunismo e o Socialismo é Impraticável e insustentável, Fracassou em todas as nações ao qual foi Experimentada !! A Experiência mundial em outras nações já nos diz e mostrou isto !! É teimosia de vocês achar que um dia dará certo !! É pura Utopia, que obviamente gera miséria e fome !! Por isso nuca existiu e nunca existirá !!! Vocês são típicos sonhadores e continuarão sendo !!! O Capitalismo não é o melhor sistema, porém é o menos pior deles, pois temos a possibilidade de acessão, algum grau de liberdade, tecnologia e livre comércio !!! Acordem deste sonho utópico e voltem pra realidade !!!
Sabrina, você precisa vir a Vitória - Espírito Santo. Tem mta gente que gosta de você aqui. Você e necessário para este momento no país! Vídeo ótimo. Bj ❤️🌈🙏🏾
Quero muito - a última vez que fui foi em 2018, já tá na hora de voltar mesmo!
Meu senhor jeovegan, SIIIIIIIMMMMM!!!!!!! VEM PRO ES, Sabrinaaaaa!!!!!!!!!!!
Um video que saiu logo após uma noite debatendo e tentando explicar para pessoas o que é comunismo, a figura do Stalin, Lênin, e até o nazismo não ser de esquerda. Foi difícil, não sei se consegui realmente mudar alguma coisa nessas pessoas, mas ao menos tenho certeza de que uma reflexão eu devo ter deixado.
@@distributistacristao4273 eu disse que o nazismo não é de esquerda, claro que Stalin e Lênin são de esquerda
@@fernandomelo8062 nazismo é uma mistura, de esquerda com direita.
@@luffy7864 não, Nazismo é de extrema direita, um movimento parasitário, anticomunista, que utiliza de diversas narrativas pra defender um ideal preconceituoso, racista, xenófobo e chauvinista.
@@fernandomelo8062 o nazismo era anticapitalista, pó isso disse que ele é uma mistura de esquerda com direita. Sem contar o nome nazi partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães, sendo assim mesmo que os nazistas sejam de extrema direita, eles tinham alguns pensamentos de esquerda,
@@luffy7864 você está analisando de um ponto de vista meio torto. O anticapitalismo do Nazismo era parte de um discurso que veio das crises da República de Weimar, já que o desemprego era alto e isso era uma forma de atrair pessoas. Outro ponto sobre o anticapitalismo é que era um discurso vazio, você pode pesquisar agora no Google, "empresas que utilizaram força de trabalho dos campos de concentração nazistas", vai aparecer muitas empresas que estão até hoje no mercado.
Sobre o nome do Partido, existem diversos pontos sobre, desde a disputa do nome Socialismo até uma diferença entre Socialismo e Nacional-Socialismo, mas é bem visivel que o movimento Nazista não tem nada de Socialismo.
Llegara un dia en el q deje de ver a Sabrina como la idola ... por ahora sigo encantado y de acuerdo con todo lo q dice
Pero nada de ídolas por acá, sigamos trabajando todos juntos por la construcción de los debates y de la lucha!
@@solon366 sabão em pó ou liquido???
A Sabrina parece abatida :/ mas é compreensível levando-se em conta o trabalho que ela faz, trabalho de base tentando politizar as pessoas, isso é muito, mas muito difícl mesmo, ainda mais no brasil...
Estamos contigo Sabrina, continue falando, debatendo, estamos aqui ouvindo e ressonando!
Concordo plenamente Sabrina, essa estratégia anterior, de vamos devagar e de forma palatável que nos trouxe até aqui, que trouxe o retrocesso que estamos vivendo, nos pegando de surpresa justamente quando estávamos certos de estar avançando e consolidando esses avanços.
Parabéns Sabrina, conseguiu resumir o sentimento de muitos que seguem a teoria marxiana de forma séria, sem romantismo ou paixão com o umbigo próprio.
Não há problemas em falar de Lenin, o problema é endeusar políticos e terceirizar responsabilidades...
Que vídeo, hein, Sabrina! Brilhante! Parabéns por tudo: pela ótima maneira de se posicionar e se comunicar, tudo com uma fundamentação sólida. Realmente um exemplo para todos. Agradecido! ^^
Como militante me sinto no dever de te agradecer pelo conteúdo que você produz.
O Comunismo e o Socialismo é Impraticável e insustentável, Fracassou em todas as nações ao qual foi Experimentada !! A Experiência mundial em outras nações já nos diz e mostrou isto !! É teimosia de vocês achar que um dia dará certo !! É pura Utopia, que obviamente gera miséria e fome !! Por isso nuca existiu e nunca existirá !!! Vocês são típicos sonhadores e continuarão sendo !!! O Capitalismo não é o melhor sistema, porém é o menos pior deles, pois temos a possibilidade de acessão, algum grau de liberdade, tecnologia e livre comércio !!! Acordem deste sonho utópico e voltem pra realidade !!!
Sabrina NOTA MIL !!!✌👍👏 O problema da ESQUERDA é ter complexo de ser de esquerda. Parece que a esquerda tem problema de consciência ou sentimento de culpa em ser de esquerda. SABER RESOLVER A CONTRADIÇÃO. Sem dúvida alguma. Saber ser Comunista, Leninista, Marxista, Trotskysta é assimilar essa identidade e encarar todas as contradições. Nós mesmos enquanto pessoas temos as nossas contradições e aprendemos a superar. Parabéns Sabrina. A ESQUERDA precisa assumir a ruptura sem qualquer complexo.
@@DNRJ461BSB O canal q refere trata temas bem genéricos, quase um "fait divers", sem pretensões de mudança social ou luta de classes, pese embora seu "pivôt" se dizer anarquista (ou por causa disso... ). Nada contra. Cada um tem o seu papel a desempenhar, e será válido desde que feito com honestidade.
Sabrina, esse vídeo de hj está sendo muito importante para mim... Pois complementa o que estou lendo no seu livro sobre a comunicação e como a esquerda precisa fazer os debates e também interpelar as bases... Parabéns pelo seu livro!!! Já estou no finalzinho...
Oxe, que legal que casou com essa parte do debate. Agradeço a leitura!
Tenho aprendido muito com tigo parabéns bém esclarecido seus videos.
Sempre é hora de falar de Lenin. E de Marx, Fanon, Rosa, Mariguela, Engels, e de revolução e de socialismo e comunismo.
Toda ajuda é muito bem vinda, pra ajudar nessa loucura toda. Obrigada
Esse vídeo é um suspiro de alívio de certa forma. Obrigado.
Este foi um dos melhores vídeos seus...na questão de realmente explicar e debater fatos históricos... é isso! Falar com a massa...com o povo, mas de forma aberta, clara, objetiva, sem palavras difíceis, sem citar autores que as pessoas dificilmente conhecem, explicar abertamente os erros e acertos do passado, falar o que é comunismo de forma ampla, falar sobre Gulag, Che Guevara e a homofobia, União Soviética, Mao Tse, Cuba, enfim...todos estes temas falados aos quatro cantos pela direita conservadora, de forma a atacar severamente o Comunismo. As pessoas PRECISAM entender o que é!!!!! Fora das universidades, fora do contexto intelectual, vocês precisam explicar realmente o que é...o que foi...se deu certo em algum lugar, pq os idealistas deste método são tão massacrados, pq cometeram tais erros, enfim... acompanho vc há alguns meses...sigo Jones, sigo Alberto, sigo pq quero entender além do que me foi dito.
Obrigada...e continuarei acompanhando, para definitivamente formar minha posição política...que já cheguei a conclusão que não é de DIREITA!!!!
Sabrina, esse seu vídeo veio muito a calhar, pois por me posicionar mais firmemente e radicalmente de uns tempos pra cá, isso vem afetando minha vida pessoal, pelo fato de eu não mais aceitar calado as besteiras que falam, ou os ataques gratuitos que sofro por me identificar como comunista e de esquerda radical, eu era um moderado, e até um pouco anticomunista confesso, porém quando resolvi estudar mais, percebi que me identifico com o comunismo,marxista e suas vertentes, e justamente por debater, defender as minhas ideias, que acabei me aprofundando mais e enfrentando as contradições expostas por quem discorda, porém chegou ao ponto de quem votou no Bolsonaro ou os moderados e progressistas, cansarem de falarem de política, e começarem a querer podar o que falo, me acusarem de ser radical demais, por não mais aceitar calado, admito que já passei dos limites algumas vezes, mas eu me sinto como você, não dá pra deixar que eles continuem a ditar as regras, controlar o que pode ou não ser dito, e convenientemente se tornarem insentões, e lavarem as mãos para tudo que está aí,cansei de ouvir que devia esquecer o Bolsonaro,que não tinha jeito, etc. Cansei de ficar calado e ver amigos defendendo o Guedes, dizendo que comunismo e nazismo são a mesma coisa etc. E justamente por ser contra, me torno o chato, o extremista, etc, mas mesmo diante de tudo isso, apesar do cansaço, não desisto, pretendo me aprofundar ainda mais e achar espaços de militância, para poder dedicar um tempo a causa e ajudar a construir um discurso contra hegemônico!
Sabrina, muito obrigado por essas aulas!
Acho importante pois não estudo esses temas e você (e também a Rita) é uma porta de entrada, uma forma de conhecer e buscar me informar, saber onde procurar para aprofundar e tudo mais. Seu trabalho é importante e fundamental, um ótimo caminho para entender melhor tantos conceitos tão "demonizados" por aí!
Você me dá coragem. Obrigado! ♥️
Pois é! Sabe que tinha pavor da palavra Comunismo, um medo horroroso, até começar a enxergar as contradições nos discursos e ir dar uma lida nas coisas, até chegar em você. Não sabia (continuo não sabendo) nada de história, no ensino fundamental as aulas eram bizarro e no ensino médio minha escola passou por um experimento do governo e nós escolhíamos se nosso conjunto de aulas seria de humanas, exatas ou biológicas. Escolhi exatas, não tinha história, nem geografia, nem sociologia ou filosofia. Agora com o passar de muitos anos comecei a perceber que não dá pra entender o que tá acontecendo se não souber o minimo sobre o que já aconteceu, e por aí vai. Mas agradeço a você, Sabrina, por dar esse super empurrão para superar o medo do comunismo hahaha!
Sempre mandando no ponto! Viva o Tese 11! Fora Bolsonaro!
Sempre um aprendizado, sempre uma aula, sempre um avanço, obrigado professora Sabrina.
Muito interessante a sua abordagem, Sabrina. Por isso te admiro tanto. Penso que é hora de a esquerda se articular e usar a comunicação para “explicar” e expressar suas ideias, sob pena de ficarmos perdidos nesse joguinho de só rebater. Hora de externar o pensamento de modo a fazer as pessoas entenderem o pensamento político, como vc bem pontuou.
Muitíssimo obrigada, Sabrina! A sua coerência, muitas vezes, me tira de uma sinuca! Estava bastante dividida com relação à ocupação dos espaços na internet para o debate político. Resolver as nossas contradições é uma necessidade e precisa e envolver as "bases", inclusive e principalmente nas redes! Só entendi com clareza isso agora!!!!
Alentador, principalmente para quem precisa falar dessas figuras e do contexto onde atuaram em espaços de troca de conhecimento. Valeu pelo vídeo, Sabrina!
No final dos teus vídeos eu sinto um desejo tão grande de te agradecer, diversos são os motivos e nem cabe cita-los, apenas agradecer. Então, muito obrigada, você está mudando perspectivas.
3:07 - 3:36 Perfeito, Sabrina! Concordo inteiramente. Precisamos levar alternativas às pessoas em vez de apenas criticar, gerando um discurso vazio. Abraços;)
Makhno deveria ter exterminado os bolcheviques, isso salvaria muita gente, e salvaria a reputação do comunismo que eles desgraçaram.
Muito esclarecedora!!!!!! Parabéns Sabrina
Oi Sabrina! Toda vez q converso c meu pai fico mto triste, pq ele tem aquela visão de defesa de ditadura, adoração ao Bolsonaro, etc. Mas sinto q qq coisa q eu diga vai simplesmente irrita lo. Por isso entendo q nao devo entrar nessa discussão c ele.
Sabrina, faz algum tempo que acompanho os seus vídeos, mas nunca fiz um comentário, por vergonha de ter quase "zero" bagagem. Gosto muito pois seus esforço de tornar assuntos profundos e espinhosos, em algo mais palpável é louvável. Obrigado.
Oi Sabrina. Tenho estudado Makarenko, pedagogo ucraniano do início do século XX e ele se embasou muito em Lenin. Ambos são atuais e necessários em nossos tempos de nazifascimo tupiniquim de Bozoasno e cia.
Incrível como cada vídeo você nos surpreende! Obrigada!
Excelente reflexão. Obrigada
Sabrina, penso como você! Fui dirigente sindical bancário por muitos anos e sempre atuei muito na formação política da base, dos trabalhadores, politizando todas as questões. Obrigado por seus vídeos e por dedicação às causas da classe trabalhadora. Abraços!
Excelente perspectiva! Há como gravar um vídeo sobre Lênin?
Distanciamento histórico para compreensão do hoje por meio da história é um caminho assertivo para mudarmos essa realidade!!!!!
E foi exatamente pra saber esse histórico que eu acabei parando nesse canal hoje. Preciso ler mais, aprender mais, pra argumentar melhor e não sei nem por onde começar kk
Sobre argumentar melhor, não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre isso, mas ver o básico de lógica, até daquela lógica matemática que vemos no comecinho de cursos de exatas acho que me ajudou bastante. Além disso, ler sobre falácias.
Eu também tô tentando melhorar nessas coisas. Tô cansado de não entender alguns textos e ficar dependente de pessoas no RUclips falando sobre os autores originais em vez de buscar informação na obra original.
@@wackenroader O que tem a ver ação humana com aprender a argumentar? Ela precisa estudar uma base, que é a lógica, e não pegar um livro que já aplica a lógica.
Vraaaaaauuuuu, Sabrina!!! Excelente!!! Mto grata por pessoas como vc, Jones, Débora, Rita Von Hunty, Thiago... Eu compartilho os conteúdos de vcs pra todo lado sem vergonha e sem medo, mas confesso q no início ficava com receio por ter sempre essa coisa do comunismo atrelada a todos vcs e a gente sabe bem o trabalho q a direita faz contra isso (bem como vc disse no vídeo). Hj em dia nem ligo, as pessoas têm mais é q se apropriar desse conhecimento mesmo, com nome, sobrenome e os caralho! Só assim pra gente entender q projeto a gente quer e como chegar nele.
Um vídeo mais que necessário em tempos atuais!
Muito bom esse vídeo! Continue o ótimo trabalho de divulgar tanto conhecimento! Me tornei um apoiador recentemente.
Oi, Sabrina.
Concordo contigo que a direita está usando o youtube há mais tempo e de forma mais eficaz que nós, e não só no caso da politica propriamente dita, mas em várias outras ciências. O próprio Olavo, como tu falou, fala da História o tempo todo, de modo bastante negacionista. No Historiar-se (canal a partir do qual estou comentando), fazemos vídeos com discussões historiográficas. Mas logo que começamos a fazer vídeos de historia, ficamos impressionados com a força da direita por aqui. A série “Brasil Paralelo”, financiada pelo MBL, é enorme, e faz uma grande revisão da história como temos feito na academia. É dificil pensar em como nós (esquerda) vamos dar conta de ultrapassar eles, pois eles sabem usar os algoritmos, tem muita grana, e sabem disputar o senso comum melhor que nós. Enfim, seus vídeos trazem algumas esperanças...
É isso mesmo Sabrina! Há quem inclusive, se identifique com a esquerda, mas tem medo de aderi-la, exatamente por não querer lhe dá com as contradições a ela implicadas. No fundo, penso que, quem não quer lhe dar com as contradições comunistas, também não tem interesse em lhe dar com as contradições capitalistas.
Concordo com você. O que eu quis dizer é que, muitas pessoas, ainda que se identifiquem com as ideias comunistas contidas na esquerda, não se disponibilizam a estudar as teorias como você bem colocou, pois não querem de certo modo, se comprometer. E em muitos casos, não estão interessadas em lhe dar com as contradições do capitalismo, uma vez que, para isso, não basta lhe dar com suas contradições, mas é preciso antes disso, ser anti-capitalista.
Em fim, uma voz da esquerda coerente, clara e, definitivamente, necessária para desconstrução do pensamento conservador advindo do Olavismo. Até que enfim o You Tube me indicou um vídeo de alguém que já deveria ter aparecido nessa plataforma para mais pessoas, há muito mais tempo. Não que não tenha outras pessoas de esquerda fazendo isso (deve ter muitas), mas pelo menos, você é a 1º pessoal (ou 1º canal), nessa linha de pensamento, que o You Tube me indica. Seu discurso é muito pertinente e urgente para que possamos combater o Bolsonarismo no campo das ideias e vai ajudar muita gente a entender o quanto o Olavo foi leviano na construção de teorias baseadas (e tergiversadas) em obras de outros autores. Você vai muito longe nessa plataforma, pode acreditar. Parabéns!
Excelente!!!!!!!
Embasamento histórico é extremamente importante, faz-nos compreender o que somo hoje. As pessoas desprezam muito a história atualmente, acho que isso é um dos porquês da situação está como está.
"Eu defendo a ditadura revolucionária do proletariado, tal qual Marx,
Engels, Lênin. Matar pessoas, em uma revolução, é uma contingência que
acontece. os bolcheviques não venceram o exército branco com flores.
Essa abordagem personalista de Stálin é ceder ao liberalismo".
Jones Manoel
É verdade que devemos falar sobre a revolução, sobre o comunismo, sobre os acertos e os erros que ocorreram na história.
Entretanto, na minha opinião, a fala do Jones foi infeliz, por que banaliza a violência.
Sobre o anticomunismo e Lenin, você esta coberta de verdade. Precisamos falar sobre ele e toda a conjuntura do momento em que ele existiu. Lenin lutava contra o imperialismo e por isso buscava uma forma de organização com força suficiente para combater o mesmo. Na minha visão é por isso que ele falava sobre ditadura do proletariado. Uma organização ampla, com um comando central único para ser coesa e eficiente. Precisamos falar com as pessoas sobre as ditaduras que ocorreram na história e a diferença sobre elas. "A realidade não é tão binária".
Vc é maravilhosa continue. Muito conhecimento, vá em frente. A nossa geração precisa de jovens como vc.
Ai se eu tivesse tido uma professora de sociologia maravilhosa como a Sabrina :/ Maaaas muito obrigada por criar o desejo em mim de estudar e aprender sobre história, política e afins ❤️ Eu era aquela pessoa que dizia que odiava história e política haha
Sabrina, sempre que lembro de Frida, vc me vem à cabeça. Ambas ocupam um lugar especial em meu coração. Sou muito grato pelos seus ensinamentos. Vc me inspira 😊💚
Vem Tatiana, vem Rafael, vem Demori, vem TIB assistir isso!
Certo, seus emojis me convenceram.
Obrigado, Sabrina! Coerência histórica, ética e pedagogia, sempre. ✊🏼
Certeiro sua crítica ao monopólio do debate. Concordo e sigo o exemplo!
olha esse vídeo foi pertinente. Nesses dias tive uma discussão no tt sobre porque "continuar defendendo o socialismo pós-sec XX", e foi aí justamente que eu me vi forçado a traçar uma linha explicativa que tente chamar atenção primeiro pra a importância do sentido das ideias, o que não escapa do sentido das ideias já pensadas em séculos passados.
Realmente, Sabrina, não existe comunista sem prática e muito menos sem teoria!
Sobre a importância da História e do que é História, recomendo o episódio 2 do podcast História Oral: castbox.fm/app/castbox/player/id2374240/id186838020
Ótimo vídeo! Muito obrigado, abraços e, por favor, continue a compartilhar seus conhecimentos e reflexões! ♥
Pod casts são importantíssimos, pois como trabalhadores, podemos ouvir enquanto fazemos nossas tarefas, diferente de vídeos e outros recursos que precisam do touch screen.
@@milenesacco8707 Isso mesmo, Milena! E também dá para escutar no trajeto de casa ao trabalho naqueles engarrafamentos que perdemos anos dentro.
Passando pra agradecer pelo seu trabalho, luta e força de transformar a realidade professora. Percebi no meu processo (sempre contínuo) de conscientização das explorações e das opressões que dialogar com as pessoas mostrando as contradições na sua forma ESTRUTURAL pelo método do materialismo histórico, elas percebem de forma mais profunda como de fato, está acontecendo a destruição da humanidade e da natureza pelo capitalismo. Vi pessoas no supermercado falando que tem muito transgênico na prateleira e legumes ruins por culpa do capitalismo, dos problemas da monocultura.
ótimo vídeo, Sabrina! 👏👏❤
Você arrasa taaaanto que nem sei!!!! Que incrível!!! Dá super vontade de estudar e nos organizarmos mais e mais.
Perfeito ❤️
@@artursilvasemper2205 evangélico capitalista fld de fanatismo, piada pronta
Parabéns, Sabrina! Outro dia, um colega de trabalho (evangélico) me questionou sobre a liberdade de Cuba, se lá é ditadura ou não. Ao invés de confrontá-lo, apenas disse a ele para comparar os índices de desenvolvimento de Cuba com países da mesma região. Não precisei dizer mais nada, já que o analfabetismo, a mortalidade infantil e o próprio IDH da ilha é muito melhor do que outros países caribenhos e da América Central. A partir disso, fazer o diálogo ideológico ficou "mais fácil". Enfim, foi uma experiência recente que tive e que, de certa maneira, funcionou, já que terminou a conversa com ele dizendo "não tenho como contrapor estes dados". Valeu!
Vídeo perfeito.
Passei os últimos anos aprendendo marketing e tentando entender como a máquina funciona, nesse caminho parei de comer carne e me deparo muito com vocês falando sobre consumismo e estratégias que são tão fáceis de serem aplicadas e também reconhecidas, quando estudamos a área. Agora, to aprendendo com vocês, Sabrina e Rita, lendo diversos livros (inclusive Silvia F.) pra poder aproveitar esse conhecimento prévio da comunicação e disseminar melhor ainda as ideias da esquerda.
Assistindo e aprendendo .
sua didática é incrível, suas aulas aqui no RUclips e os debates que você apresenta nas redes são extremamente necessárias. obrigada por dedicar sua vida para isso.
Sabrina, como sempre, brilhante!
Obrigado por + 1 ótimo vídeo, Sabrina!
SEMPRE vão achar uma desculpa pra tentar nos calar. Aprendi isso com Copa no Brasil! Até 2014, era "não é hora de criticar, é hora de trabalhar pra copa dar certo", na copa era "não é hora de criticar, é hora de aproveitar o evento, torcer pelo Brasil" e depois da copa "Agora não adianta criticar, por q não falou nada lá em 2008 quando aceitaram a copa? Agora já não adianta falar mais, águas passadas."
NUNCA "é hora" da gnt falar.
Pra defender qualquer posição, precisa ter referências... Não podemos ignorar as nossas. Obrigada Sabrina 💐
Sabrina você é INCRÍVEL!!!! Obrigado por esse vídeo!
Viva lenin, todo poder aos sovietes
@@ZhukovZ Stalin eu nunca gostei.
Essa quarentena está me fazendo maratonar Sabrina, Rita Von Hunty, Jones, História liberta e etc.... E revendo os vídeos é incrível como estão linkados com o momento atual não só de pandemia mas como tbm as novas ações desumanas do governo. Materialismo histórico é a lente que permite enxergar o que há por trás da cortina e a frente do palco. 💜
Esse é seu melhor vídeo (ou, pelo menos, tá no top 3). Impecável. Obrigada!
Sabrina, qual sua opinião sobre Mikhail Bakunin e Emma Goldman, que criticavam abertamente o socialismo e a União Soviética, respectivamente, em seu início? Não quero provocar, apenas saber o que você pensa sobre eles. Abraços;)
@@ZhukovZ Kkkkkkk então
@@ZhukovZ eu me expressei mal na pergunta. Mas quanto a Emma, não. Você poderia comentar!
@@joaon7 eu me expressei mal na pergunta. Ato falho. Mas não errei sobre Emma Goldman. Você poderia comentar?
@@ronaldothomejunior3702 Para Emma Goldman, a Revolução Russa falhou por causa de ter sido concentrada apenas pelo Partido Bolchevique, que foi organizado e centralizado no Estado soviético. Por estar dominado por uma manifestação ideológica de cunho socioeconômico, o Partido Bolchevique buscou monopolizar as relações sociais dentro da Rússia: todas as atividades políticas, econômicas e até mesmo culturais no propósito de modela-las para que o povo agisse de acordo com as ideias do Partido.
@@joaon7 obrigado. Abraços;)
Ocupar as mídias e desmistificar balelas liberais é urgente. Parabéns por mais um excelente vídeo, Sabrina.
Vídeo sobre gulag seria bom
Caralhoooooooo! Q video!!!
Compartilhando pra todos. Principalmente na materia do site do intercept e na resposta q o jones (aquele lindo) deu no Opera mundi
Falar de Lenin é essencial, uma das bases do marxismo moderno, esconder Lenin do público é esconder grande parte do movimento comunista, importante é ressaltar os acertos e mostrar os erros, onde eles aconteceram, e como evitá-los
Concordo
Uma das bases ou uma das deturpações do marxismo. Leia: "O leninismo contra a revolução" do GCI (Grupo Comunista Internacional).