Óleo da PCX: TROCA aos 6300 km (DIY) | Ep.#18

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • O óleo para motor, recomendado pela Honda na Ásia, é o "Ultra G1 10W40 mineral" ou o "Ultra E1 10W30 mineral".
    É a segunda troca de óleo da PCX. Desta vez eu coloquei o Ultra G2 semi-sintético 10W40, que custa um pouco mais caro e garante maior vida-útil do motor.
    Mais para frente eu penso em colocar óleo "prime" para carro. Afinal de contas, scooter possui embreagem seca (não fica no bloco do motor, como na maioria das motos de câmbio manual) e por esse motivo podemos utilizar óleo 4T para carro.
    Particularmente eu gosto de algumas marcas de performance como a HKS, Trust e até mesmo algumas séries especiais da Castrol, Mobil e Motul.
    Compartilhem o vídeo, mande as suas dicas, escreva nos comentários.
    Se inscrevam para colaborar com o canal e receber, em primeira mão, as notificações dos novos vídeos. Não paga nada, o conteúdo é todo grátis.
    Obrigado pela audiência e até o próximo vídeo!

Комментарии • 83

  • @mathiassouza2848
    @mathiassouza2848 5 лет назад +1

    Excelente ,bem didático explicado de uma forma simples ,muitas pessoas tem receio de fazer a própria troca ,mas não é um bicho de sete cabeças , parabéns !

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      Valeu Mathias. Que bom que gostou. Gravei 2 versões: uma narrando passo a passo e a outra resumida, que foi a versão escolhida, com bastante corte e áudio gravado depois (em off). Mas confesso que deu mais trabalho na edição fazendo narração em off.
      Mas o importante é passar a informação de uma forma simples e clara. Em busca da perfeição! Forte abraço!

  • @Mig76
    @Mig76 5 лет назад +2

    Muito bem. Gostei muito da narração e da qualidade de realização.
    Eu trocaria o óleo da minha CB500X, porém tenho receio de problemas com a garantia do fabricante. Quando esta terminar, há muita manutenção que eu próprio farei ✌️

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +1

      Correto. No meu caso, além de me divertir com a troca, eu quis evitar o óleo genuíno (mineral 10W30) da revendedora e experimentar produtos melhores. Forte abraço.

  • @denisfalcao3383
    @denisfalcao3383 5 лет назад +2

    Bom dia, aqui é do Brasil Recife - Pe , obrigado pela dica, ótimo vídeo e parabéns !

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +3

      Valeu Denis! Acho que a Honda Brasil recomenda o Mobil1 10W40. Bom é evitar os óleos baratos.

  • @marciodabranquinha
    @marciodabranquinha 5 лет назад +3

    próxima troca de óleo da branquinha vou leva neste mecânico profissional do japão acabou de fazer vídeo, parabéns top demais sua dica. abraço

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      Professor aqui é você hein! Só tô fazendo o dever de casa kkkkk.
      Curioso para rodar com o 10W40 semi-sintético da Honda. Até então era o mineral 10W30 colocado pela oficina, na primeira revisão.
      Abraço meu amigo!

  • @LEO47417
    @LEO47417 5 лет назад +2

    Show👌👏👏

  • @betinhapsychedelic
    @betinhapsychedelic 5 лет назад +1

    Mais um vídeo perfeito!! Valeu Lutchi, já repassei pra galera do grupo. :-)

  • @ronnemagal6552
    @ronnemagal6552 5 лет назад +1

    Parabéns. Muito bem feito e bastante claro.

  • @fabiolima689
    @fabiolima689 4 года назад +1

    Ótimo vídeo Luciano tinha uma Yamaha Fazer FZ25 250 cilindradas ano 2019 mais quando vi a nova PCX DLX me apaixonei, não aguentei e vendi a Fazer e comprei PCX DLX branca muito linda sofri um pouco com dor nas costas mas dai vendo seu vídeos e do Marcinho da Branquinha comprei os amortecedores da Yss Dtg Plus dai comprei as molas com o Leo Daniel e troquei nossa a moto ficou maravilhoso acabou a minha dor nas costas hoje mandei fazer os bancos confort pra finalizar e ainda comprei os manetes esportivos com freio de estacionamento as manoplas com o pezinho de guidão o descanso lateral aumentado para parar em areia e não afundar e os pinos de alumínio das rodas todas essas peças em dourado .
    Acabei de fazer a revisão dos 1000 km e foi colocado óleo 10w30 semissintético e o mecânico falou que teria que trocar de 1000 em 1000 km falei que não no mínimo eu iria rodas 2000 mil km sendo que no manual estava falando que a próxima revisão era de 6000 mil km
    Se eu trocar de pelo menos 2000 mil km vc aconselha e obrigado

    • @lutchirider
      @lutchirider  4 года назад +2

      Saudações Fabio! Fico contente ao saber de alguém feliz com a moto, independente da cilindrada e da categoria. Como vc disse, a PCX fica muito boa com amortecedores YSS (com ajuste pré-carga) e molas menos rígidas na frente. O banco também ajuda.
      No meu caso, que sofro com princípio de hérnia, scooter é complicado. Consigo rodar tranquilo os 78km que eu faço diariamente, mas acima dessa quilometragem não dá pra mim. Já tive a confortável Majesty 250 (XMAX) e recentemente eu andei na ADV150 (com amortecedores Showa). Descobri que a posição de pilotar (ereta na scooter) é o principal motivo das dores na coluna. Tanto é que na YZF-R25 não sinto nenhuma dor, mesmo em viagem longa. Acho que moto de estilo Cruiser (Harley, Rebel, Virago, etc) também não serve pra mim.
      Mas sobre a troca de óleo, o assunto é muito polêmico nos grupos de wattsapp. Marcio troca a cada 1000km. Eu troco a cada 5000km. O manual recomenda 6000km. A PCX não tem filtro de óleo (como nas motos maiores) portanto 6000km é o limite aceitável para garantir a longevidade do motor de uma PCX.
      Com o passar do tempo, vc passa a perceber quando o óleo perdeu as propriedades originais (o motor fica diferente; o ruído aumenta; há trepidação com o motor frio...). No meu caso troco a cada 5000km, poderia ser nos 6000km mas tem um risco do óleo baixar mais do que deve. Motores com mais de 30 mil km já começam a queimar mais óleo, o suficiente para ter que completar o nível nos 3000km.
      Se você utiliza a moto no extremo (60% do tempo rodando acima de 90km/h e acelerando forte nas arrancadas) é bom fazer a troca mais cedo, entre 3000 e 4000km. Nada contra quem faz a troca a cada 1000 ou 2000km mas é desnecessário para o uso urbano. A PCX não é moto de competição e o motor nem gira tanto (pico de potência aos 8500rpm).
      Aqui no Japão, país muito preocupado com as questões ambientais, trocar óleo a cada 1000km chega a ser um pecado. Tem a questão do descarte (óleo mineral) e da reciclagem (sintético).
      A indústria petroquímica trabalha para desenvolver óleo cada vez mais eficientes e duradores. Os carros mais modernos (e as motos premium de alta cilindrada) trocam óleo a cada 15.000 ou 20.000km. Tecnologia criada pensando no meio-ambiente.
      Forte abraço.

  • @destinosobrequatrorodas4346
    @destinosobrequatrorodas4346 5 лет назад +2

    BOM ENSINAMENTO , MEU AMIGO VALEU TMJ

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +1

      Só assim para poder colocar meu óleo preferido. Se deixasse para a concessionária trocar, iria sempre de óleo mineral 10W30 (original da Honda). Forte abraço!

  • @bno0145
    @bno0145 5 лет назад +1

    Boa tarde colega, estamos aqui novamente e venho te dizer que acho show seus vídeos.
    Tenho uma Nmax 2019 com 50km novinha e comprei Yamaha mas acho a PCX mais elegante mas diferencial na escolha foi a tecnologia no motor sistema VVA e o ABS duplo.
    No restaste a Honda é bem melhor "acho"

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      O motor da NMAX é melhor de performance geral: 4 válvulas fazem a diferença. Teria fácil uma NMAX porque eu gosto da posição de dirigir dela. O que pesou na escolha pela Honda foi somente o tanque maior e o smart key. Assistência técnica no Japão da Yamaha é tão boa como a da Honda. Inclusive a loja onde eu comprei a PCX (a Red Baron) representa varias marcas nacionais e importadas.

  • @marcosmacedo6630
    @marcosmacedo6630 5 лет назад +1

    Muito bom!!!👍👍👍👏👏👏

  • @hemulolemosgoncalves8473
    @hemulolemosgoncalves8473 5 лет назад +1

    Show! valeu pela dica!

  • @JoaoLuizLuna
    @JoaoLuizLuna 5 лет назад +2

    Bom Dia Lutchi. Aqui No BRASIL/RECIFE. Para limpeza pode ser usado o WD40??

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      Sim João. Pode ser WD40. Na falta, querosene, gasolina ou álcool também serve. Eu uso um produto próprio, de spray que contém tinner, bom para retirar gordura.

  • @fabianjp2959
    @fabianjp2959 4 года назад +1

    Boa dica , vou uzar pra trocar olio da minha super cub 👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍👍

  • @kuwaharavideo
    @kuwaharavideo Год назад

    Muito boa sua explicação ! Adquirimos 2 pcx , pra mim e minha esposa , seus vídeos são bem úteis com dicas valiosas ! Forte abraço do Pai do MC Igu da Recayd Mob , o IGU nasceu ai no Japão em Toyooka - Hiyogo ken

    • @lutchirider
      @lutchirider  Год назад

      Que legal! Vcs moraram em Hyogo! Espero que possam matar um pouco da saudade assistindo os vídeos de passeios. Pretendo esticar mais e rodar o Japão todo.

  • @danielrodrigo8700
    @danielrodrigo8700 5 лет назад +1

    Primeiramente parabéns pelo trabalho esta show de bola!!!!No brasil pcx honda recomenda troca óleo cada mil kilometro pode me dar explicação melhor sobre assunto

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      Rodrigo Modesto. Valeu! Se não me engano devo ter visto no manual da PCX brasileira a recomendação de troca a cada 5000 ou 6000 km (no manual japonês/tailandês/indonésio/europeu está 6000 km). Com exceção da primeira troca, que deve ser feita entre 500 e 1000 km.
      1000 eu acho muito precoce para uma motor que não é esportivo e não gira mais que 8500 rpm. Mas conheço sim gente que troca o óleo da PCX a cada 1000 km. Não há efeito colateral, mas também não é por conta disso que seu motor vá durar mais. Troque em intervalos de 3000 a 5000 km que está ótimo.

  • @emersonarruda2871
    @emersonarruda2871 4 года назад +1

    Manda mais vídeos de manutenção 👍

    • @lutchirider
      @lutchirider  4 года назад +1

      Opa. Quando surgir a oportunidade gravo sim. Valeu Emerson

  • @silasandrade3630
    @silasandrade3630 4 года назад +1

    Cara os seus vídeos são muito bons

  • @anselmo0764
    @anselmo0764 2 года назад +3

    Óleo saiu cor de piche,muitos kms pra trocar o óleo

    • @lutchirider
      @lutchirider  2 года назад

      Normal Anselmo. Faz parte do processo de oxidação do óleo, somado ao acréscimo de carbono produzido pela combustão interna. Se eu troco com 1000km vai sair da mesma cor, experiência própria.
      Agora de ADV, continuarei trocando a cada 5 mil (o manual recomenda a cada 7 mil).
      Forte abraço

  • @diegogt32
    @diegogt32 5 лет назад +1

    Eu quando tinha pcx em todas as 3 que tive eu colocava no parafuso do cater um imã d aquele redondinhos e outra coisa que descobri nunca colocar 800ml de óleo 780ml é máximo pra não suja tbi

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +1

      Pode crer a dica é boa, já que a PCX não tem filtro de óleo (de papel filtro, só tem aquela tela metálica).
      Aquele parafuso de alumínio, com Ímã vale para catar algumas partículas de metal.
      E não colocar óleo na conta serve para todas as motos. Sempre sobra um restinho no cárter ou nas peças e isso acaba influenciando na conta final. Melhor começar com menos (e ir acrescentando as poucos) do que colocar a quantidade recomendada e correr o risco de ter que drenar o excesso.
      Forte abraço!

  • @jbaventurasdemotos4842
    @jbaventurasdemotos4842 3 года назад +1

    Valeu deus abençoe trocava de 1000 em mil agora vou trocar de 300 em 3000 valeu um abraço

    • @lutchirider
      @lutchirider  3 года назад

      3000 km tá de bom tamanho Novais.

  • @danilomoreira66
    @danilomoreira66 2 года назад +3

    Ola..como vai?
    Olhei na descrição do video que iria colocar óleo para carro na pcx...chegou a colocar?
    Achei legal o oleo 10w40...aqui na minha região e muito quente acho que ele seria mais adequado....tenho uma pcx 150 e uma biz....gosto dos seus videos...esses antigos nao tinha visto aindan...ate!

    • @lutchirider
      @lutchirider  2 года назад +2

      Fala Danilo. Sim eu uso óleo pra carro, tanto na ex-PCX como na atual ADV. Só não gravo vídeo para não criar polêmica e ser massacrado por metade da população. Scooter ainda é uma moda recente no Brasil e vai demorar um pouco pro povo entender que o motor tem “caixa seca” (transmissão fica do lado de fora).
      Mas detalhe: A Biz não aceita óleo pra carro, pois o câmbio é lubrificado pelo mesmo óleo do motor.

    • @danilomoreira66
      @danilomoreira66 2 года назад +1

      @@lutchirider legal...nas Harley sei que pode usar oleo para motores a diesel...no manual fala que pode....e nem me atinei que na pcx o sistema é parecido...embreagem fora....na proxima troca vou da pcx vou colocar um 10w40...

    • @lutchirider
      @lutchirider  2 года назад +1

      @@danilomoreira66 Sim pode colocar na PCX sem problema. A maioria das Harley, Ducati e alguns modelos da BMW também têm caixa seca e podem ser lubrificados com óleo para carro (4T).

    • @giulianocarvalho5990
      @giulianocarvalho5990 7 месяцев назад +1

      Danilo, tenho uma Harley e uma PCX, na Harley sempre uso óleo para motor de carro, pois a embreagem e o câmbio é separado e não usa o mesmo óleo, e como faz pouco tempo que estou com a PCX e sei que ela TB não compartilha óleo com sistema de embreagem vou colocar um bom óleo sintético para motores de automóveis.

  • @gustavoborges7709
    @gustavoborges7709 5 лет назад +1

    Lutchi, blz? Achei estranho que aqui no Brasil a Honda recomenda 10W30 e aí no Japão o 10W40. Penso deveria ser invertido, devido ao clima.
    Já venho usando 10W40 na minha, desde a última troca. Abraço e parabéns pelo vídeo!

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      Oi Gustavo. Na prática não há diferença entre as viscosividades 10w30 e 10w40. E em relação ao clima, tanto o Brasil como o Japão têm grandes variações de temperaturas, dependendo da região. São Joaquim-SC... até mesmo Petrópolis-RJ fazem muito frio. O Japão chega a 36 graus no verão e o inverno de Hokkaido a temperatura cai pra 15C negativo. O valor de viscosividade que interessa, relacionado a temperatura (com motor frio), é o número à esquerda do “W” - no caso é o mesmo (diferente do 5W40 por exemplo).
      Outro ponto: como a PCX não é uma moto de alta performance acho que variações na janela entre 30 e 40 (indicações de temperaturas com motor aquecido) está ok.
      Só para reforçar, o ideal para o “all season” com inverno rigoroso seria o 5W40 ou 5W30. Mas se vc mora na Amazônia, poderia usar o 15W30.
      Claro que se eu tivesse uma Fireblade estaria mais atento a especificação.
      Forte abraço

  • @userJR89
    @userJR89 5 лет назад +1

    Parabéns pelo vídeo. Vou fazer eu próprio a troca de óleo da minha PCX, é a primeira vez a troca dos 1000km, além do óleo genuíno também comprei a anilha do parafuso do cárter para substituir a velha e anilha vedante do filtro do óleo pois irei também limpar a rede, por causa das limalhas que o motor pode ter do amaciamento. Recomenda mais algum ponto de verificação?

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +2

      João Rodrigues. Perfeito!
      Depois dessa troca de 1000km a recomendação é abrir o parafuso do “filtro” a cada 2 trocas. Não é bem um filtro, por se tratar de uma tela de metal. A peça não consegue reter sujeiras pequenas. Motos maiores têm filtros de papel especial né.
      E só reforçando: 1. apertar muito o parafuso corre risco de espanar a rosca. 2. Nunca colocar óleo em excesso. 3. Retirada do óleo velho e a medição do nível do óleo novo tem que ser feito com motor aquecido (nunca frio).

  • @EDSONSOUZAPRETA
    @EDSONSOUZAPRETA 2 года назад +2

    Boa noite Luciano....tudo bem com vc?....preciso de uma ajuda...minha pcx entra dia 28 pra revisão de 1000 km. Me da uma ideia de quanto a quanto tempo faço a troca de óleo....obrigado 🙏🙏

    • @lutchirider
      @lutchirider  2 года назад +4

      Fala Edson. O manual da PCX no Japão recomenda troca a cada 7 mil km. No Brasil o manual deve recomendar a cada 6 mil km (precisa conferir).
      Eu trocava a cada 5 mil km, vendi a moto com 46 mil km rodados e nunca tive problema com o nível de óleo no cárter. Trocando a cada 7 mil km, o óleo baixa um pouco e é necessário completar o nível. Portanto eu posso recomendar troca a cada 5 mil km.
      Agora se você é daqueles que utiliza a moto em situações extremas (arrancadas em aceleração máxima, roda muito acima dos 100 km/h, não espera o motor aquecer para sair, faz retomadas com acelerador no máximo...) eu recomendo troca a cada 4 mil km.
      Se você utiliza a moto de só vez em quando e roda menos de 5 mil km por ano, troque a cada ano, independente da quilometragem.

    • @EDSONSOUZAPRETA
      @EDSONSOUZAPRETA 2 года назад +2

      @@lutchirider obrigadoooo Luciano....vou no seu conselho....mais muito obrigado mesmo pela dica .. abração a vc e família...🙏🤗

  • @ViajandoduasRodas
    @ViajandoduasRodas 4 года назад +1

    ja deixando aquele like

  • @alexsantos745
    @alexsantos745 4 года назад +2

    Helo, tudo bom
    É o msm procedimento para as PCX do brasil 2017/2018, é só fazer tudo igual a voce que tudo dará certo no final?
    Para abrir tanto o parafuso lateral debaixo do pé esquerdo(o grandão do filtro de óleo) de número 17 se não me engano, quanto o parafuso número 12(embaixo do motor chamado de bujão) , pois bem, para abrir e remover os parafusos, pra que lado deve-se girar os parafusos...? Sentido horário fecha/véda e anti-horário desenrosca e abre , é isso? Ta certo meu raciocínio? Pergunto pois tenho muito medo de espanár a bagáça... :( , Valeu Obrigado

    • @lutchirider
      @lutchirider  4 года назад +1

      Oi Alex! Obrigado pelo comentário.
      Sim, o procedimento é o mesmo das PCX das gerações anteriores (com excessão da primeira geração, que não tinha motor ESP e foi comercializada somente na Ásia e na Europa).
      O parafuso lateral (do filtro simplificado) eu abri, na terceira troca de óleo (não gravei vídeo), mas não lembro qual é a medida da chave.
      E correto. Os parafusos da PCX apertam no sentido horário - inclusive os dos retrovisores (retrovisores da maioria das Yamaha aperta no sentido anti-horário).
      Forte abraço!

  • @alexcarvalho9281
    @alexcarvalho9281 5 лет назад +1

    Acho que aqui no Brasil se vc trocar o óleo por conta própria na garantia da moto eles arrumam um jeito de te tirar a garantia.Brasil... né

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +3

      Pode acontecer. Mas que eu saiba não é nenhuma violação de regra, ou de condição imposta pela garantia não. Já para mim que comprei a moto numa rede japonesa, com varias marcas nacionais e importadas (não farei propaganda), tenho direito a um estoque de 30 litros de óleo, querendo ou não, com a taxa da troca inclusa. Só que se eu deixar na mão deles, eles colocam o 10W30 mineral, recomendado pelo fabricante, que aparece nos dados do meu estoque.
      Minha intenção é experimentar outros tipos de óleo, portanto vou continuar trocando por conta própria.
      Abraços!

    • @emersonbortolot4348
      @emersonbortolot4348 5 лет назад +1

      @@lutchirider Por incrível que pareça eu nunca confiei na concessionária, não sei mas as vezes acho que não trocar o óleo e quando trocam, colocam mineral.

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +1

      Obrigado pelo comentário Emerson Bortolot. Desconfiar é importante sim, questionar o mecânico também.
      Quanto ao óleo mineral, diferente da recomendação no Brasil, por aqui o manual manda colocar mineral ou superior. Estamos falando de uma scooter urbana, que não atinge 10 mil rpm e ainda por cima a embreagem é seca, fica fora do bloco do motor. Não vejo problema em usar óleo mineral (claro que não pode ser de marca duvidosa).

  • @ronaldojunior9579
    @ronaldojunior9579 11 месяцев назад

    Irmão me recomendarão trocar a cada 1000km e só ando pro serviço . Agora fico com medo de deixar rodar mais km . Então pelo visto posso deixar rodar mais .

    • @lutchirider
      @lutchirider  11 месяцев назад

      Ronaldo, pelo meu manual (do Japão) a recomendação é troca a cada 7 mil km. Aí no Brasil eu acredito que o manual esteja pedindo a cada 5 mil km. Seguir as instruções do manual você estará garantindo uma longa vida útil do motor, além de colaborar com o meio-ambiente (evitando descartes desnecessários de óleo).

  • @natanaelgomes7185
    @natanaelgomes7185 4 года назад +2

    Tenho uma PCX 2019 o óleo deve ser trocado a cada 6000km

    • @lutchirider
      @lutchirider  4 года назад +3

      Obrigado pela participação Natanael. Troca de óleo recomendada no manual da PCX japonesa é a cada 6000km. Acho que é bom trocar entre 3000 e 5000km para evitar ter que completar o óleo no nível recomendado. É normal o óleo da PCX baixar um pouco, para isso devemos ir acrescentando até o nível ficar entre as duas marcações na vareta.
      Minha PCX está hoje com 21000 km e, trocando a cada 5000km não preciso completar antes da troca - o nível fica próximo da linha de baixo da vareta. Já não diria o mesmo nos 6000km. Acho que seria preciso completar.

    • @natanaelgomes7185
      @natanaelgomes7185 4 года назад +1

      @@lutchirider valeu mesmo pela atenção e seu vídeo foi muito bom ajudou bastante e sua resposta agora mim deixou bem claro como devo fazer obrigado mesmo fica com Deus vou acompanhar seus vídeos ótimo

  • @RAFAEL80844
    @RAFAEL80844 Год назад

    Tudo certo Luciano, pode só esclarecer no manual dela aí qual óleo e indicado, aqui diz 10w 30, acredito que motor deve ser o mesmo então queria saber se a honda muda dependendo do lugar ,se mudo pq ser devido às temperaturas?Abraço

    • @lutchirider
      @lutchirider  Год назад +1

      Sim Rafael. Muda conforme o país. No inverno japonês a temperatura costuma ficar entre 2C e -10C. E no verão o “calor infernal” chega a 40C, com umidade a 85%. Portanto o óleo recomendado é um que tenha uma janela de viscosidade mais ampla, para todas as estações. O manual japonês da PCX recomenda o 10W40.

  • @denerfrancis1752
    @denerfrancis1752 Год назад

    Opa, blz?! Para a lubrificação do CVT, ai no Japão, utilizam o mesmo óleo?

    • @lutchirider
      @lutchirider  Год назад +1

      O manual recomenda o mesmo óleo do motor Dener. Existem óleos premium específicos mas não vejo necessidade em um motor tão pequeno .

  • @RAFAEL80844
    @RAFAEL80844 Год назад

    Amigo por ai o óleo indicado para o câmbio é o mesmo do motor?

  • @eduveloso8266
    @eduveloso8266 2 года назад

    Eu troco o óleo a cada 1000km e ele já está bem queimado

    • @lutchirider
      @lutchirider  2 года назад +6

      Fala Edu. A cor do óleo fica escura quase que imediatamente por conta da oxidação (contato com o ar) e pelo acúmulo de nanopartículas de carbono (natural em motores a combustão). Queimar não acontece, pois o ponto de auto-ignição do lubrificante usado é superior a 210°C.
      Vc pode abrir o cárter de um carro moderno (que troca óleo a cada 30.000 km) e o óleo novo, com 1000 km, vai estar escuro. A cor não tem relação direta com a viscosidade e a performance do óleo.
      Eu tenho no Japão o diploma de “Engenheiro de Manuseio de Produtos Inflamáveis, categorias 1, 2 e 3” e tenho experiência com lubrificantes sintéticos e minerais, derivados do petróleo.

  • @HermanoPonce
    @HermanoPonce Год назад

    Edu troco com 6000 km

    • @lutchirider
      @lutchirider  Год назад

      O meio-ambiente agradece. Menos óleo para descartar/reciclar (se é que reciclam corretamente no Brasil).
      Tem gente que troca a cada 1000 km. Não é moto de alta-performance, para circuito, portanto não vejo necessidade disso.

  • @assistenciagoer8536
    @assistenciagoer8536 5 лет назад +1

    Acho que fica mais legal vc falar naturalmente do jeito que vc é.
    Essa locução tipo dublagem de TV Show americana com musiquinha avaiana de fundo é muito artificial e chata.

    • @lutchirider
      @lutchirider  5 лет назад +1

      Obrigado pelo comentário. Um dia eu acerto companheiro. Abs.

  • @nosboretiel1
    @nosboretiel1 3 года назад +1

    Cara, tenho moto há mais de trinta anos.
    Minha filha no último ano, resolveu comprar uma moto também.
    E, para minha surpresa e tristeza, comprou esta "motoquinha."
    Vou te falar uma coisa...
    Ô motinha complicada, velho!
    As peças, custam um absurdo, quase não se encontra nada fora da Honda, a mão de obra dessa joça, é astronômica e como se tudo isto não fosse o bastante, ainda existem as informações desencontradas em qualquer assunto, quando se trata de PCX.
    Trocas de óleos, cada um diz uma quilometragem, manutenção com 20 mil km.....
    É complicado...!
    A moto é da minha filha.
    Mas a dor de cabeça, é só minha. Afinal, é o papai quem cuida de tudo.
    Ah, e mais uma coisinha:
    Eu, não recomendo!
    Nem a moto, nem a troca de óleo perto dos 6 mil km.
    Já compraram uma porcaria cara pra cacete, troquem o óleo com 2 mil, pô!
    Óleo da transmissão, façam o mesmo!
    Economizar em óleo??
    Nem a Honda sabe te orientar direito. Aqui em Brasília tem algumas concessionárias e a opinião deles são diferentes em todos os assuntos.
    Resumindo:
    Uma porcaria.

    • @lutchirider
      @lutchirider  3 года назад +3

      Robson motos cada vez mais complicadas de entender e caras na manutenção é a tendência desse mundo cada vez mais ecológico, que vem estipulando níveis de emissão de poluentes praticamente impossíveis.
      É um caminho sem volta.
      Aquela torneirinha de três posições da mangueira do tanque para o sub-tanque... o afogador... distribuidor... carburador... Muitas lembranças boas dessa época - algumas nem tanto boas mas me diverti bastante com os problemas mecânicos da época.
      Hoje o resultado de toda a eletrônica embarcada (limitando o excesso de poluentes; ignição/injeção eletrônica; controle de tração; motor de arranque do tipo AGC...) somado aos investimentos para a segurança do motociclista, têm elevado o preço das motos (e dos carros também).
      E scooter nem se fala. Qualquer ralada na carenagem vai custar um rim pra trocar a peça.
      Acho que não tem como fugir disso. Ainda dá pra encontrar uma moto antiga em bom estado. Dá pra manter por uns 10 anos... quem sabe mais do que isso.
      Forte abraço

    • @Jadson.S
      @Jadson.S 2 года назад +5

      Moto sensacional. Uso Scooter por quase 10 anos, gosto é gosto. Não tenho dor de cabeça nenhuma.

    • @valdirroberto5443
      @valdirroberto5443 Год назад +1

      Muito boa a moto tenho uma 2016 top 30 mil km agora.quando for trocar quero outra pcx😊