Это видео недоступно.
Сожалеем об этом.

Como lidar com a ansiedade do cliente por resultados?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 авг 2024

Комментарии • 1

  • @psiluizaaguiar
    @psiluizaaguiar  3 месяца назад

    Psi, para aumentar as chances de entendimento do cliente, adapte cada explicação ou intervenção que fizer à sua idade, escolaridade e experiência. Leia outras metáforas sobre o processo psicoterápico abaixo.
    - Crianças: Fazer terapia é como aprender a andar de bicicleta. Você vai ter a minha ajuda, a dos seus pais e/ou cuidadores, para começar. Depois, será como ter rodinhas na bicicleta. Até que você não vai precisar de alguém te segurando ou de ter rodinhas para se equilibrar. Vai levar um tempo e pode ser que você caia algumas vezes, mas estamos juntos nessa.
    - Adolescentes: Você já parou para pensar quanto tempo levou para aprender a ler com a velocidade que hoje você lê os seus livros? Levou um tempo, né? Com a terapia também será assim. Para aprender a regular o que você sente, primeiro você vai aprender a reconhecer as emoções como aprendeu as letras do alfabeto. Depois, você vai interpretar o que você está sentindo. Por fim, com muita prática comigo, você vai conseguir não só interpretar como também comunicar para outras pessoas o que está se passando dentro de você.
    - Adultos: Pense no processo psicoterápico como o processo de construção de uma casa. No início, nós criamos o projeto. Depois, a cada sessão, tijolo por tijolo, montamos e fortalecemos a estrutura. Eventualmente você terá uma “casa” que foi construída com cuidado, dedicação e orientação especializada.
    - Idosos: Imagine a psicoterapia é como cuidar da sua horta. No começo, você precisou de ajuda para aprender como plantar e cuidar das sementes, não foi? Aqui, eu vou te ajudar a cultivar uma vida mais saudável e satisfatória. Assim como uma horta requer paciência e dedicação ao longo das estações, a psicoterapia também é um processo contínuo de crescimento e transformação.