Tive uma professora no ensino fundamental e um professor no ensino médio, que primeiro escreviam e depois explicavam. Era uma tranquilidade, uma segurança tão grande, que até analfabeto entendia. Eles falavam poucas palavras!. Fui pra faculdade e lá encontrei a prepotência. Um professor chegou na sala e disse que ninguém ali tinha capacidade de ser engenheiro porque não conseguia responder a prova dele. Resultado, foi expulso da faculdade e das escolas em que dava aula, porque o problema não eram os alunos, mas ele que não sabia ensinar. Dominar um assunto não quer dizer que a pessoa pode ser um professor 😒
Isso mesmo. O professor, além de dominar a disciplina, tem que ter didática, saber passar o conteúdo da melhor forma possível, se possível, da maneira mais simples, para que o estudante aprenda.
As piores aulas costumam mesmo ser nas universidades federais porque os professores dão no máximo 20 aulas por semana. Se o professor não tiver dom natural para ensinar a aula vai ser meio boca mesmo, só com a prática se consegue uma coisa com excelência.
Didática e teoria devem andar de MÃOS DADAS sempre. Teve um professor meu da faculdade que falou que o que mais importa é a PESQUISA, mas eu n consigo concordar totalmente cm isso, pq pesquisa e ensino devem sim andar lado a lado, pq UM complementa o OUTRO. Ambos são importantes. Vamos dar valor a todas as teorias. São criadas baseadas em culturas distintas e tal.
O vídeo é muito bom. O Professor Elon, que foi um dos gigantes de sua área, deixa muitas saudades nos corações de várias pessoas, e não só por seu conhecimento sobre a Matemática, mas também por sua erudição, por seu bom-humor e por tantas outras características, tal como podemos dizer sobre seu amigo Professor Morgado, que foi outro gigante. Seus livros são formidáveis, mas a maneira como o Professor explicava conceitos é algo memorável. Agradeço pelo vídeo! No entanto, vejo com grande tristeza a maneira desrespeitosa com que algumas pessoas se aproveitam do fato de o Professor ter mencionado sua interação com um ex-presidente, cujo nome sequer chega a ser mencionado, para utilizarem isso como um gancho para puxarem o assunto da política e começarem a propagar ódio e a vociferar à base de mentiras, xingamentos e comentários dos mais baixos possíveis. O nível de desrespeito é tanto, que vemos até pessoas que evidentemente jamais tiveram contato com o Professor Elon se atrevendo a associá-lo a um determinado político ou a uma determinada linha político-ideológica. Também vale lembrar que o Professor Elon tinha um profundo respeito pela Ciência; logo, qualquer tentativa de associá-lo a alguma pseudociência - coisa que vi alguns dos comentários se atrevendo a fazer - já mostra que a pessoa não o conheceu de fato. Seria muito mais respeitoso se as pessoas parassem de tentar associar o Professor Elon a pensamentos que, na verdade, pertencem a elas mesmas. Vi fazerem o mesmo com o Professor Morgado em seções de comentários de outros vídeos, e acho isso um grande desrespeito. Respeitem a memória do Professor Elon e a memória do Professor Morgado!
@@smotimizeSai daí sua bolsominion, política foi exatamente o que falou, pensar que pessoas acreditam nesses políticos ao ponto de brigarem é completamente estúpido. Principalmente vocês idiotas do bolsonaro e do Lula.
‘Problema do Brasil é o brasileiro’, dizem. Arrumem um país, que não considerado ao menos uma grande potência, onde um vídeo sobre debate puro e simples a cerca da matemática atinge 40K de espectadores, principalmente jovens.
@Lucas Barbosa mas em proporção? Msm na Índia, que tem uma população jovem pelo menos 20 vezes maior que a brasileira, não apresentam tais estatísticas.
a questão não deve ser a quantidade de gente que clicou em um vídeo recomendado por um algoritmo e sim a qualidade do ensino; existem indicadores de competitividade dos alunos e nesses o Brasil aparece lá embaixo
Matemática não é um bicho de sete cabeças. O problema é que ela é ensinada com métodos extremamente arcaicos baseados em decorar ao invés de entender. Quando mudarmos a forma de ensinar a matemática ela deixará de ser um monstro e passará a ser vista como a matéria fascinante que realmente é.
Não se resume a simploria questão decorar x entender. A memorização faz parte do processo do entendimento, o que falta é conhecimento profundo dos profundos e o verdadeiro comprometimento dos alunos. Em geral, o que temos é matéria jogada de qualquer maneira e alunos sem motivação nenhuma.
@@YAMAZAK1 Vo6 estudaram ou estudarão meu longo e enfadonho comentário ? Se V6 responderem, não sejais MONOSSILABICOS. E AOS FÚTEIS COM AS ACENTUAÇÕES GRÁFICAS . . . BOM DIA JEFERSON ! . . .
Esse canal é um bálsamo parados amantes de Física e Matemática, a partir de hoje começarei mararoná-lo! 😅🥰 Aliás, parabéns aos envolvidos pelo canal, top demais!!
Grande professor Elon Lages Lima... uma pena que o sr. não esteja mais entre nós, e uma pena maior ainda que os professores (e todo a cercania educacional que compõem as escolas atuais) não compactuem de seu pensamento.
Na minha experiência pessoal, a maior dificuldade é a falta de base. A maioria das pessoas não sabem direito e não se preocupam com a matemática básica da escola (frações, produtos notáveis, fatoração, funções, trigonometria, etc), daí quando vão estudar algum conteúdo como cálculo diferencial e integral, ficam com muita dificuldade e começam a odiar matemática. Eu tive dificuldade com certos conteúdos como cálculo mas depois que revisei completamente a matemática básica (desde os números naturais até trigonometria e números complexos) tudo passou a ser bem mais leve de estudar. Hoje em dia minha visão sobre a matemática é bem diferente e sinto gosto por estudar certos conteúdos.
Pois é! A Matemática é sempre a grande vilã, mas se fala pouco de Português e de outras disciplinas que aparentemente os alunos 'sabem'. Se fôssemos 'medir' os conhecimentos dos alunos em outras disciplinas o resultado da medição seria tão horrível quanto o é em Matemática. Cerca de 92% dos brasileiros não conseguem ler e entender um texto na língua materna e cerca de 90% dos formandos em Direito são reprovados no Exame da OAB.
Sem matemática não haveria uma infinidade de produtos que hoje são corriqueiros, eu não me envergonho de dizer que tenho dificuldades na matéria,porém nadar contra a corrente não dá, me esforço como posso pra compreender ao máximo, mesmo que leve tempo, não tem como viver sem o uso de cálculos, mesmo os mais básicos.
As pessoas que geralmente se dão bem em matemática são porque gostam. Quando você faz algo que gosta se torna mais fácil. E cada um tem um gosto e ainda bem, pois se não fosse assim, não teríamos diversidade no mundo.
Boa amigo, eu amo matemática, acho interessante, uma filosofia de vida, misturado com tudo do mundo, é bacana DMS, mas entendo que o pessoal acha difícil e chato. Tem q ter dedicação para aprender. Tem técnicas, como sentar na cadeira, pegar o livro/apostila/lista de exs, anotar, escrever, desenhar, esboçar, até compreender do que se trata. Na minha opinião, o mundo é muito abstrato, mas infelizmente as pessoas não enxergam isso, abstração está em todas as partes, uma compreensão profunda é um trabalho de cientista, NEM todo mundo vai ser cientista na vida, mas Cálculos básicos tem que ter uma ideia (porcentagem, regra de 3, juros) pq senão vc vai PERDER muito dinheiro por conta de um cálculo bobo que as vezes vc "esquece" de fazer (na correria do momento). Bom, já vdd vc pode perder MT dinheiro com isso, e eu tenho ctz de que NINGUÉM gosta disso. Por isso, há necessidade de aprender matemática também. Bom amigo, seu comentário foi top. Tmj
Matemática é persistência. O problema é acreditar que aprender é fácil. Não é. Aprender é difícil, suado, exige horas de cadeira. Quando se aprende esse fato, tudo o mais passa a ser possível.
Eu sempre tive dificuldades imensas com a Matemática, mas após muito sofrimento este ano quis subverter minha relação com ela. Acho que falta um maior incetivo no estudo da base, além disso, exemplos apresentados durante os ensino fundamental e médio fogem muito da realidade do estudante.
O cara ganhou o premio jabuti de literatura por um texto matematico (o que é praticamente impossível) , e os comentarios insistem em dizer que o cara nao e didático. Uma pergunta, o que é ser didático?
A pergunta agora é, por que os responsáveis por educação matemática pensam de forma aparentemente tão distante dos matemáticos profissionais aqui no Brasil? A consequência, pelo menos, sabemos: excelência na formação superior e mediocridade na formação básica.
Não acho correto generalizar assim. Apesar de ter muita gente ruim, há grandes professores na educação brasileira. Elon msm foi um professor de ensino básico, se não me engano, deu cursos de aperfeiçoamento de professores de matemática, escreveu livros, etc... Acho que ele mesmo creditava ao professor dele o motivo de ter ido pra matemática.
@@euclidestorres2844 uma coisa muito simples acontece com os professores. Eles dão aula de costas pra classe escrevendo na lousa. Ou seja, a bunda que dá aula. Quem entende o que a bunda fala ?
A resposta é muito simples. Experimenta se dedicar para estudar, preparar ferramentas didáticas, se aperfeiçoar, dando aula 12 horas por dia em vários colégios e recebendo um salário mínimo.
@@marcelamaral7084 pois é meu amigo, geralmente quem está fora da educação tem resposta simples a tudo! Faço as suas as minhas palavras, quem achar que deve estar fraco que faça licenciatura e entre em.uma sala de aula para dar aulas. O grande professor Elon tem uma classe interessada, com alunos interessados a aula já começa com 80% de chances de dar certo.
Dá pra demonstrar 2 + 2 = 4 colocando 2 maçãs numa cesta e adicionando mais 2. Mas não consigo pensar numa demonstração tão simples para -4 / -2 = +2. Você poderia me dar uma? eu realmente quero entender matemática e não só decorar regras
@@toth4739 Infelizmente eu não conseguiria exemplificar as regras matemáticas de uma forma que você entenda, entretanto, a maioria se memoriza resolvendo questões. Essa da regra de sinais por exemplo, eu sei de cor só por ficar treinando. Isso é o que chamam de estudo ativo (resolver problemas enquanto aprende), o estudo passivo (assistir,ler, ouvir) seria somente pra você ter uma idéia da teoria, mas pra memorizar e entender, só resolvendo.
@@toth4739 Eu gosto de pensar que -4/-2=2, é o mesmo que perguntar quantas vezes -2 cabe em -4, ao que responderia 2. Mas você tem razão, a Matemática consegue ser muito complexa, se você me perguntasse 4/-2; o meu exemplo já não funcionaria...
Tive um professor de matemática no antigo científico que dizia “ Matemática é muito fácil ou impossível “. Daí, ninguém perguntava mais nada na aula . Ele também era advogado.
matemática é difícil pq não temos base, fundamental foi fraco, junto com o professor que so diz faz com essa equação ou desse modo passa 30 exercício e na minha época ficava coçando o saco, hj deve estar no celular no insta ou TT, e vai aglomerando, as duvidas. falta português tbm, pq para pegar do texto o que precisa para resolver, tem gente que tem dificuldade. pq nunca vai vir no enem essa babinha de resolva 2+2 =__________. isso é para fundamental. agora com 30 anos to la no curso do ferreto na base, e aulinha de interpretação de texto para resolver essa falta que tive.
O que falta é o porque das coisas no ensino, querem ensinar uma função mas não ensinam a origem. dizer que 1+1=2 e não falar o porque fica difícil de compreender. falta o ensino da origem, e deveria ser uma disciplina obrigatória na minha opinião.
@@giovannimartinsduarte5243 nocoes do basico de fisica na escola pública que eu estava até que foi ensinado corretamente e em ordem: trajetoria de movimento, leis de newton e essas paradas mais teoricas, até cinemática. Não é nem 5% do básico se pa, mas foi organizado.
Muitos estudantes têm esse questionamento: para que aprender isso ou aquilo em matemática, onde vou usar isso. Mas cadê o questionamento nas outras disciplinas: português, história, química, etc. O importante é aprender no momento em que está estudando tal assunto, para desenvolver o raciocínio lógico, abstrato, treinando a memória, o cérebro. Aí mais adiante, o aluno vai escolher em qual área que quer seguir. Matemática, muitas vezes não tem uma aplicação prática imediata, mas que, em determinado momento será aplicada. Então, não podemos ficar questionando, onde vou usar isso, ou aquilo, se não vamos estudar só as 4 operações básicas da aritmética, porcentagem, juros e alguma coisa de geometria, mas esse não é o caminho.
Quem não gosta de Matemática, representada pelos números na sua compreensão mais simples, busca se aperfeiçoar em Ciências Humanas e Politicas, como o "ilustre presidente" que se formou em Sociologia.
A matemática tem muitas coisas ligadas às formas e saber resolver um problema é diferente de entender os significados reais da simbologia. Não é só uma questão de ausência de bons professores, mais de pessoas que ententam e saibam explicar além do sentido de variáveis "vazias", as preenchendo de seu verdadeiro significado. Uma vez um matemático falou: o que é uma raiz quadrada? É um pedaço de arvore? Não, raiz = radix = lado. Logo, raiz quadrada = LADO do quadrado, pois possui altura e largura iguais, por isso referencia somente um lado. E assim são outros e outros e outros exemplos que não aprendemos o real SIGNIFICADO de fato. A matemática é fantástica, mas gênios são de fato um ponto fora da curva, pois eles enchergam além dos números e inclusive se utiliza de loops, ou seja, utilizam conceitos de programação e algoritmos, "de forma tosca" pois infelizmente não são adeptos do clean code 😄
Muito baseado em axiomas e convenções que alguém determinou. Comecei a buscar conteúdo de matemática em inglês, fiquei surpreso que explicações que nunca vi em português
Radix não significa lado, e lado não deriva de radix . A origem uso de "raíz" na matemática vem do árabe "jadara" (lido djadara) e significa raíz, origem, fundação. Seria mais crível que raíz tem uma relação com base, e a raíz quadrada seria então a base de um quadrado, que coincide de ser igual a seu lado. Mas isso é só uma conjectura.
O problema da matemática no Brasil é estrutural, pois o ensino de base é precário e os alunos são covardes e preguiçosos. Nesse viés, a matemática é um campo de conhecimento que, para compreender, é necessário um esforço mental comparado ao treino físico de alto nível. Dessa forma, o caminho é para o conhecimento da matéria é doloroso e desconfortável, mas a chegada ao esclarecimento matemático é imensamente gratificante. Diante disso, cabe aos professores a tarefa de instigar os alunos, todavia, é fulcral que o estudante abandone a covardia e ouse aprender.
O maior problema são os professores vagabundos que não dão a mínima para o ensino e não tem moral alguma para colocar ordem na sala, todos os professores que tive no ensino fundamental e médio eram os piores vermes que já pisaram na terra.
acho que depende da base que voce recebe ano a ano. mudei varias vezes de escola e nem sempre tive bons professores. acaba vc se perdendo. fiz um bom curso pre-vestibular com ótimo prof de matematica e entao passei a gostar.
Um professor assim é um filósofo. Antes de tudo, um amigo do conhecimento. Como a realidade brasileira é muito instável, a preocupação da maioria é com problemas diários, diplomas e salários, não sobra tempo para cultura. Reparou quantas citações ele fez? Não se adquire isso preocupado com assaltos e aumento de impostos.
A dificuldade em matemática está relacionada com a falha da capacidade de interpretação do texto proposto para aquele problema apresentado. Se você não consegue interpretar o texto é por não ter havido entendimento do que foi proposto. E se não há entendimento dificilmente haverá compreensão.
Não exatamente, é a falta do conhecimento básico. Os alunos não dominam a aritmética e já vão para a álgebra e estudam aquilo o fundamental e ens.medio todo depois. Os alunos não sabem somar, subtrair, multiplicar e dividir frações, não sabem o que é mmc, mdc, não sabem potenciação, radiciação e as operações inversas, quem dirá dominar uma equação.
KKKK, matemática não é interpretar texto somente, tem muitos cálculos que nem texto tem, é somente símbolos e números e você tem que desenrolar o cálculo, e para fazer isso, tem que usar as ferramentas da matemática que são os axiomas, definições, propriedades e corolários e isso tem que saber usar. Então matemática não se resume a uma simples interpretação de texto.
Ninguém gosta de matemática porquê os Professores ensinam mau, tratam a matemática como se fosse um conhecimento mágico e ensinam como se só eles podesem ter o conhecimento de tal forma fazem mistério que os conhecimentos mais rudimentares se tornam um terror pro aluno, ontem estava assistindo uma aula de regra de 3 para o concurso do Banco do Brasil , o professor foi resolvendoba conta e explicando, deu duas paginas para armar a conta , eis que de repente no final ele achou um número que eu não sei de omde ele tirou 1,3 , e usou este número para achar o resultado , eu vi diversas vezes o video para tentar entender de onde ele tirou este número ,e não descubri e ele não explicou e talvez eu nunca vá saber...é isso os professores sempre deixam o aluno com dúvida aff
Provavelmente se trata de regra de três composta, pois regra de 3 simples é uma conta pequena... Quando é assim eu fico procurando no RUclips o que é um absurdo já que pagamos pra estudar determinado assunto
Compreendo sua revolta. Os professores, mesmo os bons estão presos as abordagens medíocres e engessadas dos livros. Muitas vezes as coisas são tão mais simples. Os próprios livros são escritos no Matematiques puro. Nesse sistema falho, até uma regra de 3 vira um negócio bitolado e complicado. Tem que ser persistente e não culpar a Matemáticae certamente irá encontrar professores e materiais que lhe ajudem a evoluir
Matemática não é difícil...apenas faltam professores com didática adequada e com vontade de ensinar assim como faltam alunos com respeito pela arte de calcular
Tenho uma solução simples que abrange não apenas a matemática, mas também outras disciplinas. Não se trata de a matemática ser complicada! É simplesmente uma questão de não aplicá-la em seu cotidiano. Os conceitos e fórmulas matemáticas geralmente não se integram à rotina das pessoas, tornando-os distantes da prática diária.
Matemática é, mal comparando, um idioma; você só aprende se for pela base até o final. Não se aprende inglês sem saber o que é um verbo ou substantivo, ou vc vai decorar infinitas frases já prontas para dizer que sabe fluentemente? Se vc sabe para que serve cada ferramenta da matemática, você pode pegar cada uma delas para fazer algo novo, o que decorando e simplesmente repetindo métodos não será possível.
A maioria dos alunos protestam dizendo que não vão precisar de um monte de coisas que aprendem, virou até meme ironizar a "fórmula de Bháskara". Mas o principal benefício de estudar matemática não é aprender equações e fórmulas para resolver problemas. De fato, para a maioria dos cidadãos comuns, não surgirá uma situação onde claramente terão que aplicar uma fórmula para solucionar. O principal ganho em estudar matemática é o desenvolvimento elevado da capacidade de raciocínio e abstração. Isso é o que todos terão que usar a todo momento na vida. Ninguém vai discordar que ter bom raciocínio é algo necessário para qualquer pessoa em qualquer ramo da sociedade
muitas pessoas não se dão a chance de aprender matemática e reclamam do nível que é apresentado nas escolas, dizendo que nunca usarão Baskhara no dia a dia kkkk, mas esquecem o real propósito desse assunto "complicado" que é desenvolver o pensamento lógico! Não há outra matéria que desenvolva isso tão bem quanto. Será que é possível desenvolver o pensamento lógico só com matematica basica?? Não né, assuntos difíceis são necessarios para isso. O estudo não é completo sem o raciocínio lógico, assim como também não é possivel sem a interpretação de texto. Não existem matérias ''boas'' ou ''ruins'', todas são necessarias para o individuo, obvio que teremos afinidades distintas, mas não é bom demonizar nada, só precisamos dar uma chance.
Mas é vdd. A gente não vai usar baskhara no dia a dia. Aí, quando o aluno pergunta no que a gente vai usar, os caras falam "Ahn, para com isso. Estuda, aprende e cala a boca". Se o aluno não pergunta, como ele vai aprender? É mais fácil falar que baskhara realmente é inútil, doq ficar de baitolice
Exatamente! Acho que é esta a diferença entre os jovens, " meu filho não é tão inteligente quanto o teu", etc...ele apenas só amadureceu antes, ele procura entender o que tá fazendo, enquanto o outro está apenas decorando fórmulas, por exemplo
Difícil é História, que tem dezenas de interpretações para um só fato e dezenas de métodos de análise. Matemática tem um resultado só. Povo ainda está na fase de achar que é decoreba.
Na verdade, eu acho bem mais fácil, basicamente tu só precisa de uma boa memória, eu aprendi fácil fácil apenas assistindo vídeo pro lazer, é muito mais fácil pra mim
Matemática de ensino médio não é difícil ensinar, nem de aprender. Oq ocorre ao meu ver, é que péssimos professores, com problemas graves de ética, por mera soberba, preferem tentar parecer inteligentes e superiores ao fazerem os alunos se sentirem burros e miseráveis. Qualquer aluno de um ano a frente, ensina a um aluno de um ano anterior a matemática com extrema facilidade, uma vez que já decifrou todo o intricado código criptografado pelo professor daquela simplíssima mensagem
Muitos professores principalmente nos porões do Estado, não por vontade própria, tal que, a fim de obedecerem ordens de esconderem a verdadeira essência da matemática, tais como: origem, regras de sinais, dialeto e símbolos gregos, recitar a tabuada em turma, testes de curiosidades, pontos positivos para acertos, entre outros, transformando então as paredes escolares como meras prisões dotadas de vazio e sem importâncias.
Na minha opinião, o ensino deveria constar apenas de Português e Matemática, dos 6 aos 12 anos, pelo menos. Essas são as ferramentas básicas do aprendizado, e só a partir de então, introduzir outras disciplinas, como Geografia e Biologia, continuando com Matemática e Português.
Mas em que momento o ser humano aprende conviver em sociedade? Tem que ter a presença da ética, filosofia e sociologia também, na minha opinião, claro.
@@victoraraujo7227 Só em conhecer a língua portuguesa com profundidade, ele já teria condições de discernimento suficientes para interpretar qualquer texto, por mais complexo que seja. Isso não exclui o ensino das displinas de Humanas posteriormente, quando o aluno teria mais embasamento para questionar o que é dito em aula. Do jeito que está hoje, a aluno tem 10 displinas e não aprende nenhuma adequadamente.
No meu entender não existem coisas fáceis ou difíceis. Falando em termos de adjetivos, um objeto ou coisa não pode, simultaneamente, possuir características antagônicas entre si. Uma pessoa não pode ser ao mesmo tempo gorda e magra, alta e baixa; um produto não pode ser caro e, ao mesmo tempo barato; etc... Da mesma forma, transformada de Fourier não pode ser fácil e difícil ao mesmo tempo. A dificuldade está nas pessoas, da mesma forma que uma coisa é barata ou cara conforme a capacidade financeira de cada um. Dizer que uma coisa é difícil é um ato de auto-piedade ou desculpa para não enfrentar o problema. Dizer "Matemática é difícil!!" é muito mais fácil do do que dizer "Eu tenho dificuldade com matemática!", uma vez que superar dificuldades depende exclusivamente de cada um, e não do problema. Para exemplificar, eu tinha dificuldade de tocar a valsa nro 7 de Chopin ao piano. Enfrentando e estudando dedicadamente a partitura, agora eu toco sem problemas. Quem, ou o quê, mudou? eu ou as notas na partitura?
Bato nessa mesma tecla há anos. É mais fácil culpar a matemática do que sua preguiça de estudá-la. Descobri isso quando comecei nos estudos para concursos militares.
Algo fácil é o que vc consegue aprender ou fazer rapidamente. Matemática não é fácil, assim como tocar piano também não. São coisas que levam anos de dedicação e muitas pessoas morrem sem chegar no ápice do conhecimento. Eu considero tais coisas difíceis, coisas que levam anos de dedicação. Mas, é só minha humilde opinião.
Existe sentido no que você disse, porém como apontado pelo colega acima, para uma pessoa normal com ensino médio excelente chegar a discutir matemática de ponta hoje em dia se leva pelo menos 10 anos de dedicação quase exclusiva. O tempo é um critério para dizer se algo é complexo ou não. Claro que tocar no piano algo complexo é um grande mérito. Porém imagine que você quisesse/precisasse ao invés de reproduzir, criar algo em nível semelhante ao que você reproduziu. Quanto tempo será que levaria?
@@Felipe_Ribeir0Atirou no que viu, acertou no que não viu... foi exato no ponto certo: "querer". Compor, criar, sempre foi um dos meus objetivos. mas enquanto eu estava naquelas de "ah! como seria bom se....", "ah! eu gostaria muito de...", não saia nada. Só quendo eu mudei para "Eu vou compor..." e enfrentei livros, estudos, etc... é que começou a sair coisa que preste. Hoje eu tenho mais de 150 esboços de obras e um quinteto de cordas foi submetido a uma chamada de orquestra para execução em 2024. Aí entra o "querer é poder", mas é querer mesmo! Reconhecer e querer superar suas dificuldades com a mesma intensidade de quando você quer ir ao banheiro quando está de "piriri!" e nada neste mundo te impedirá disso!
Rapaz me desculpa à minha sinceridade mais têm pessoas que gostam ou odeiam é isso têm algumas que aprendem ou não eu sou mais português tranquilo na matemática um desastre vem de cada um simples assim 😮
É incrível ver as pessoas externalizando as visões políticas pessoais pra falar que o tal presidente é fulano de tal Parece que a linha de raciocínio é "eu não gosto de fulano, logo só pode ter sido ele que disse isso"
Na escola não temos tempo de aprender essas coisas! Nós temos uma certa densidade de conteúdo e pouco tempo para vê-lo... daí a matemática é vista de forma simplificada... equações são simplificações de teorias, teoremas, corolados, etc. O que falta para as pessoas talvez seja a capacidade de memorizar aquela expressão sem ter um significado concreto associado: é aí que reside o problema, já que nossa memória funciona por associação
@@AlexeiDimitri Tem um outro problema também. Matemática é algo que se constrói aos poucos, como una edifício. Cada nova aprendizagem é uma ferramenta necessária para a aprendizagem seguinte. Como muitas vezes o aluno não aprende de verdade o básico acaba tendo dificuldade no conteúdo seguinte e fica nesse ciclo de aprende mal e tem dificuldade durante anos. E tem gente que ainda defende progressão automática. Formaremos uma geração de incapazes.
vc nao precisa saber tanto do que ta fazendo, decora um bocado de coisa da maneira correta que ce passa. Depois de 1 semestre nao se lembra mais de 80% do conteudo @@gcxnha426
Infelizmente, muitos dos que se inclinam para a matemática, tem poucas habilidades psicossociais. Pouco se interessam pelo processo humano da aprendizagem. Esse é um grande problema no Brasil.
Presidente mais inteligente culturalmente. Esse presidente que ele se refere é o responsável pelo maior crime de lesa pátria do Brasil. Logo vemos a razão da matemática ter sido eleita pelo sistema como conhecimento aferidor de QI. Caráter e ética são atributos de pessoas inteligentíssimas. Saber resolver enigmas matemáticos não é e nunca será uma capacidade mais inteligente do que o poder de agir eticamente.
@Ricardo Vidal Não, macho. O "analfabeto" criou a OBMEP e os IFs. Seria mais fácil ser o miliciano, burro pra "garai"que tem nojo de pobres ou professores, por exemplo. Mar era o "farol".
É MESMO. POIS 7 DE 80 DEZENAS NÃO SÃO 26.472.637 Apostas. E com todas as vênias ! # os senhores, doutores e mestres ? seriam capazes de encontrar os totais de grupos, que geram N sub grupos + # inter grupais e o total de apostas filtradas e nos revelar o total de apostas finais com 7 de 80 dezenas ? # 3 O POVO QUER SABER ?. . .0
A matemática é difícil porque professores de matemática ruins se formam no Brasil e se mostram incapazes de estimular o interesse pela matéria no aluno. Matemática é mágica, mas infelizmente muitas pessoas não tiveram o seu interesse despertado por uma parcela de professores.
@@masterzada8229 Não é difícil. É difícil pra quem não absorveu cada etapa da matéria nas fases escolares por culpa de professores ruins. Se você não aprendeu a dividir na pré escola, terá dificuldade para aprender fração no fundamental, por exemplo. E esse é o cenário, infelizmente.
@@laercioalmeida8699 Ual! Seu comentário mudou a minha vida! Cada palavra sua foi incrível! Parabéns! Você é demais! Toma uma estrela dourada na testa ⭐, agora que ganhou atenção pode ir dormir.
Aprendi a gostar de matemática vendo documentários sobre físicos, filósofos (em que muitos dominavam a matemática) e vendo canais de ciências mais descontraídos. Realmente é bem difícil ver um professor de matemática que sabe cativar o aluno, eu nunca vi um.
Eu n preciso saber como meu estômago funciona 100% para poder comer, assim como n preciso saber muito de matemática para seguir a vida, então pra mim faz sentido
Imagina se ele tivesse vivido para ver o Governo atual atacando não só a Matemática, mas toda a Ciência no Brasil, tudo com motivos políticos e ainda com o apoio de fanáticos. E o pior: é um indivíduo tão tosco ao ponto de não saber o básico de estatística ou mesmo dizer que a Terra tem 271 átomos e ainda sim ser orgulhoso o suficiente para querer se meter na Ciência brasileira e se dar uma medalha.
Só imbecis se acham atacados pelo atual presidente, pis se acostumaram com corruPTos e sendo corruPTos , indo pela lei do menor esforço, sendo desonestos intelectualmente e sendo autênticos traidores.
"rei não estuda geometria", aí que ele se enganou. Na antiguidade, muitos reis e imperadores estudavam não só geometria, mas outras áreas da matemática juntamente com conhecimentos clássicos da literatura e arte. Alexandre, o Grande, foi um deles, inclusive, tendo como preceptor nada menos, nada mais, um sujeito chamado Aristóteles. Todavia, não precisamos ir tão longe no tempo e no espaço para buscarmos exemplos de imperadores estudiosos. Basta saber que o nosso Pedro II era um aficcionado estudioso de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive da geometria euclidiana(com certeza ele lera Elementos em grego). Não é à toa q o melhor e mais famoso colégio público federal do Brasil leva o seu nome, o Colégio Pedro II.
Não é isso não. A matemática "ensinada" nas escolas e universidades é pura burocracia que irrita e não acrescenta nada a ninguém. A platéia que ficou aos risos provavelmente não resolve problemas matemáticos. A matemática de verdade é filosófica, é pensamento produtivo.
Queria saber quem foi o tal presidente , a princípio pensei tratar-se de Lula, Bolsonaro ou Temer , mas essa definição de mais ilustre em termos de educação e formação cultural que tivemos não se encaixa em nenhum dos três, pensei que talvez pudesse ser o Itamar , mas ele era engenheiro e no mínimo a aplicação da matemática ele deveria gostar em algum ponto da vida , Sarney não era Erudito, não sei se o professor Elon teria idade para falar de JK , então alguém sabe de quem ele falava ?
@@alanveiga452 "o presidente mais ilustre, em termos de educação, formação cultural...". Com absoluta certeza ele não estava se referindo ao Lula, mas só dois presidentes podem ser colocado nesse categoria, Collor (porém pouco provável que eles estava se referindo ao msm), e o considerado intelectual FHC (o mais provável).
o que o professor comenta no vídeo sobre o presidente é no minuto 7:25 , e acrescenta que foi um Presidente com excelente bagagem cultural que o Brasil já teve. sem sombra de dúvidas, deve ter se referido ao Fernando Henrique Cardoso (FHC), que foi um grande acadêmico das ciências humanas, sendo sua área de interesse as Ciências Sociais, e que devesse sentir dificuldades com a matemática. àqueles que falam do Lula, não chorem. 2022 ele é eleito e vocês choram bonito!
Deus te ouça Lula 2022, entre um analfabeto e um Boçal (Bolsonaro) fico com o analfabeto. Pois com um pouco de dedicação e esforço se consegue alfabetiza-lo. Já o Boçal por convicção esse não tem cura.
Fiquei enojada da matematica nesta geracao q contextualiza o contextualizado e aplica lógicas ilógicas com respostas q só existem na cabeça de quem criou pra deixar acéfalos acéfalos, inaptos de perceberem q ludibriam sua inteligênca e cognição os deixando zumbis de suas preposições, essa classe de prof. Acadêmicos, "revolucionaram" a matemática pra vcs não os tirarem de suas eternas cadeiras, porq a vdd é q a matemática na sua matriz e essência, é descomplicada, mas uma junta do ministério da educação, nunca deixará vc saber disso, senão os jovens aprendem muito rápido, e eles se tornam sem precisão, aponsentariam antes de seu tempo.
Caraca, não conseguiu entender? Está entendido que ela está reclamando de "lógicas ilógicas". Uma coisa que só faz sentido na cabeça de um indivíduo. Muitas provas atualmente não pregam conceitos matemáticos ou raciocínio lógicos, é por exemplo contextualizar uma questão de cálculo de frações (Necessidade? Nenhuma, faz o aluno só sentir burro) as questões atualmente são mais difíceis pelo português do que pela matemática em si.
@@ruanmack8507 Isso aí nn é pra fazer o aluno se sentir burro não moço... é pra ele ter certeza que realmente é burro. Mlk nn tem interpretação de texto e quer vir chorar no RUclips
Não diga bobagem sobre um presidente honesto do período militar ou anterior. Eles eram sinceros e não jogavam para torcida (as "bolhas") como hoje, criando narrativas. O encontro relembrado por esse excelente professor (excelente) e por um excelente presidente da República não deve ser maculado por críticas desse tipo que você fez. Não sei se você entende o que eu escrevi... Pons asinorum também existe fora da matemática...
Tive uma professora no ensino fundamental e um professor no ensino médio, que primeiro escreviam e depois explicavam. Era uma tranquilidade, uma segurança tão grande, que até analfabeto entendia. Eles falavam poucas palavras!. Fui pra faculdade e lá encontrei a prepotência. Um professor chegou na sala e disse que ninguém ali tinha capacidade de ser engenheiro porque não conseguia responder a prova dele. Resultado, foi expulso da faculdade e das escolas em que dava aula, porque o problema não eram os alunos, mas ele que não sabia ensinar.
Dominar um assunto não quer dizer que a pessoa pode ser um professor 😒
Exatamente.
Isso mesmo. O professor, além de dominar a disciplina, tem que ter didática, saber passar o conteúdo da melhor forma possível, se possível, da maneira mais simples, para que o estudante aprenda.
As piores aulas costumam mesmo ser nas universidades federais porque os professores dão no máximo 20 aulas por semana. Se o professor não tiver dom natural para ensinar a aula vai ser meio boca mesmo, só com a prática se consegue uma coisa com excelência.
Didática e teoria devem andar de MÃOS DADAS sempre. Teve um professor meu da faculdade que falou que o que mais importa é a PESQUISA, mas eu n consigo concordar totalmente cm isso, pq pesquisa e ensino devem sim andar lado a lado, pq UM complementa o OUTRO. Ambos são importantes. Vamos dar valor a todas as teorias. São criadas baseadas em culturas distintas e tal.
Um Ariano Suassuna da matemática.
Uma aula com esse professor devia ser algo indescritível!
O vídeo é muito bom. O Professor Elon, que foi um dos gigantes de sua área, deixa muitas saudades nos corações de várias pessoas, e não só por seu conhecimento sobre a Matemática, mas também por sua erudição, por seu bom-humor e por tantas outras características, tal como podemos dizer sobre seu amigo Professor Morgado, que foi outro gigante. Seus livros são formidáveis, mas a maneira como o Professor explicava conceitos é algo memorável.
Agradeço pelo vídeo!
No entanto, vejo com grande tristeza a maneira desrespeitosa com que algumas pessoas se aproveitam do fato de o Professor ter mencionado sua interação com um ex-presidente, cujo nome sequer chega a ser mencionado, para utilizarem isso como um gancho para puxarem o assunto da política e começarem a propagar ódio e a vociferar à base de mentiras, xingamentos e comentários dos mais baixos possíveis.
O nível de desrespeito é tanto, que vemos até pessoas que evidentemente jamais tiveram contato com o Professor Elon se atrevendo a associá-lo a um determinado político ou a uma determinada linha político-ideológica.
Também vale lembrar que o Professor Elon tinha um profundo respeito pela Ciência; logo, qualquer tentativa de associá-lo a alguma pseudociência - coisa que vi alguns dos comentários se atrevendo a fazer - já mostra que a pessoa não o conheceu de fato.
Seria muito mais respeitoso se as pessoas parassem de tentar associar o Professor Elon a pensamentos que, na verdade, pertencem a elas mesmas. Vi fazerem o mesmo com o Professor Morgado em seções de comentários de outros vídeos, e acho isso um grande desrespeito.
Respeitem a memória do Professor Elon e a memória do Professor Morgado!
Obrigado pelo comentário, Tito.
Ninguém falou de política e o filósofo já deduziu coisa. Aff
replicou aquilo que penso. Seu comentário devia ser fixado. Obrigado.
@@smotimizeSai daí sua bolsominion, política foi exatamente o que falou, pensar que pessoas acreditam nesses políticos ao ponto de brigarem é completamente estúpido.
Principalmente vocês idiotas do bolsonaro e do Lula.
‘Problema do Brasil é o brasileiro’, dizem. Arrumem um país, que não considerado ao menos uma grande potência, onde um vídeo sobre debate puro e simples a cerca da matemática atinge 40K de espectadores, principalmente jovens.
Mas tbm é bom lembra, a lavagem cerebral a qual fomos submetidos há anos.
"Exemplo quando vem de cima têm mais impacto"
verdade
Professores são queridos no Brasil
@Lucas Barbosa mas em proporção? Msm na Índia, que tem uma população jovem pelo menos 20 vezes maior que a brasileira, não apresentam tais estatísticas.
a questão não deve ser a quantidade de gente que clicou em um vídeo recomendado por um algoritmo e sim a qualidade do ensino; existem indicadores de competitividade dos alunos e nesses o Brasil aparece lá embaixo
Matemática não é um bicho de sete cabeças. O problema é que ela é ensinada com métodos extremamente arcaicos baseados em decorar ao invés de entender.
Quando mudarmos a forma de ensinar a matemática ela deixará de ser um monstro e passará a ser vista como a matéria fascinante que realmente é.
Não se resume a simploria questão decorar x entender. A memorização faz parte do processo do entendimento, o que falta é conhecimento profundo dos profundos e o verdadeiro comprometimento dos alunos.
Em geral, o que temos é matéria jogada de qualquer maneira e alunos sem motivação nenhuma.
@@YAMAZAK1 Vo6 estudaram ou estudarão meu longo e enfadonho comentário ? Se V6 responderem, não sejais MONOSSILABICOS. E AOS FÚTEIS COM AS ACENTUAÇÕES GRÁFICAS . . . BOM DIA JEFERSON ! . . .
@@francisscoadesousa7900 não
Esse canal é um bálsamo parados amantes de Física e Matemática, a partir de hoje começarei mararoná-lo! 😅🥰
Aliás, parabéns aos envolvidos pelo canal, top demais!!
Grande professor Elon Lages Lima... uma pena que o sr. não esteja mais entre nós, e uma pena maior ainda que os professores (e todo a cercania educacional que compõem as escolas atuais) não compactuem de seu pensamento.
Na minha experiência pessoal, a maior dificuldade é a falta de base.
A maioria das pessoas não sabem direito e não se preocupam com a matemática básica da escola (frações, produtos notáveis, fatoração, funções, trigonometria, etc), daí quando vão estudar algum conteúdo como cálculo diferencial e integral, ficam com muita dificuldade e começam a odiar matemática.
Eu tive dificuldade com certos conteúdos como cálculo mas depois que revisei completamente a matemática básica (desde os números naturais até trigonometria e números complexos) tudo passou a ser bem mais leve de estudar. Hoje em dia minha visão sobre a matemática é bem diferente e sinto gosto por estudar certos conteúdos.
Elon Lages, um dos maiores matemáticos do Brasil. Era meu conterrâneo. Saudades desse homem. 😔 Que Deus o tenha!
Pois é! A Matemática é sempre a grande vilã, mas se fala pouco de Português e de outras disciplinas que aparentemente os alunos 'sabem'. Se fôssemos 'medir' os conhecimentos dos alunos em outras disciplinas o resultado da medição seria tão horrível quanto o é em Matemática. Cerca de 92% dos brasileiros não conseguem ler e entender um texto na língua materna e cerca de 90% dos formandos em Direito são reprovados no Exame da OAB.
Sem matemática não haveria uma infinidade de produtos que hoje são corriqueiros, eu não me envergonho de dizer que tenho dificuldades na matéria,porém nadar contra a corrente não dá, me esforço como posso pra compreender ao máximo, mesmo que leve tempo, não tem como viver sem o uso de cálculos, mesmo os mais básicos.
As pessoas que geralmente se dão bem em matemática são porque gostam. Quando você faz algo que gosta se torna mais fácil. E cada um tem um gosto e ainda bem, pois se não fosse assim, não teríamos diversidade no mundo.
Boa amigo, eu amo matemática, acho interessante, uma filosofia de vida, misturado com tudo do mundo, é bacana DMS, mas entendo que o pessoal acha difícil e chato. Tem q ter dedicação para aprender. Tem técnicas, como sentar na cadeira, pegar o livro/apostila/lista de exs, anotar, escrever, desenhar, esboçar, até compreender do que se trata. Na minha opinião, o mundo é muito abstrato, mas infelizmente as pessoas não enxergam isso, abstração está em todas as partes, uma compreensão profunda é um trabalho de cientista, NEM todo mundo vai ser cientista na vida, mas Cálculos básicos tem que ter uma ideia (porcentagem, regra de 3, juros) pq senão vc vai PERDER muito dinheiro por conta de um cálculo bobo que as vezes vc "esquece" de fazer (na correria do momento). Bom, já vdd vc pode perder MT dinheiro com isso, e eu tenho ctz de que NINGUÉM gosta disso. Por isso, há necessidade de aprender matemática também. Bom amigo, seu comentário foi top. Tmj
Matemática é persistência. O problema é acreditar que aprender é fácil. Não é. Aprender é difícil, suado, exige horas de cadeira. Quando se aprende esse fato, tudo o mais passa a ser possível.
Eu sempre tive dificuldades imensas com a Matemática, mas após muito sofrimento este ano quis subverter minha relação com ela. Acho que falta um maior incetivo no estudo da base, além disso, exemplos apresentados durante os ensino fundamental e médio fogem muito da realidade do estudante.
Eis um catedrático: domina a área, excelente professor, um homem de cultura, escritor...
O cara ganhou o premio jabuti de literatura por um texto matematico (o que é praticamente impossível) , e os comentarios insistem em dizer que o cara nao e didático. Uma pergunta, o que é ser didático?
Para algumas pessoas, ser didático é ser raso ou simplista.
@@lailajaiane6850será que não são as pessoas que acham isso que são os verdadeiros rasos?
ele ganhou esse prêmio em "Álgebra Linear". em "Geometria Analítica e Álgebra Linear" ele já não conseguiu ser tão didático
Pelo que eu saiba, Didático é algo ou alguém que ensina. Como um livro de determinada matéria.
Grande e saudoso mestre Elon!
A pergunta agora é, por que os responsáveis por educação matemática pensam de forma aparentemente tão distante dos matemáticos profissionais aqui no Brasil? A consequência, pelo menos, sabemos: excelência na formação superior e mediocridade na formação básica.
Não acho correto generalizar assim. Apesar de ter muita gente ruim, há grandes professores na educação brasileira. Elon msm foi um professor de ensino básico, se não me engano, deu cursos de aperfeiçoamento de professores de matemática, escreveu livros, etc... Acho que ele mesmo creditava ao professor dele o motivo de ter ido pra matemática.
@@euclidestorres2844 uma coisa muito simples acontece com os professores. Eles dão aula de costas pra classe escrevendo na lousa. Ou seja, a bunda que dá aula. Quem entende o que a bunda fala ?
A resposta é muito simples. Experimenta se dedicar para estudar, preparar ferramentas didáticas, se aperfeiçoar, dando aula 12 horas por dia em vários colégios e recebendo um salário mínimo.
@@marcelamaral7084 pois é meu amigo, geralmente quem está fora da educação tem resposta simples a tudo!
Faço as suas as minhas palavras, quem achar que deve estar fraco que faça licenciatura e entre em.uma sala de aula para dar aulas.
O grande professor Elon tem uma classe interessada, com alunos interessados a aula já começa com 80% de chances de dar certo.
@@mariomarinho6480 🤣🤣🤣
Matemática não é difícil ! Entrando, vale lembrar que conhecimento é poder !
Dá pra demonstrar 2 + 2 = 4 colocando 2 maçãs numa cesta e adicionando mais 2. Mas não consigo pensar numa demonstração tão simples para -4 / -2 = +2. Você poderia me dar uma? eu realmente quero entender matemática e não só decorar regras
@@toth4739 Só a teoria de equações não lineares já quebra o argumento dele.
@@toth4739 Infelizmente eu não conseguiria exemplificar as regras matemáticas de uma forma que você entenda, entretanto, a maioria se memoriza resolvendo questões. Essa da regra de sinais por exemplo, eu sei de cor só por ficar treinando. Isso é o que chamam de estudo ativo (resolver problemas enquanto aprende), o estudo passivo (assistir,ler, ouvir) seria somente pra você ter uma idéia da teoria, mas pra memorizar e entender, só resolvendo.
@@toth4739 Eu gosto de pensar que -4/-2=2, é o mesmo que perguntar quantas vezes -2 cabe em -4, ao que responderia 2. Mas você tem razão, a Matemática consegue ser muito complexa, se você me perguntasse 4/-2; o meu exemplo já não funcionaria...
Tive um professor de matemática no antigo científico que dizia “ Matemática é muito fácil ou impossível “.
Daí, ninguém perguntava mais nada na aula .
Ele também era advogado.
se fosse medico eu perguntar se era o Eneis, mas o Leibniz era Advogado e matematico, polimata no caso.
Fermat também era advogado.
A matemática é linda😍😍♥️♥️♥️
matemática é difícil pq não temos base, fundamental foi fraco, junto com o professor que so diz faz com essa equação ou desse modo passa 30 exercício e na minha época ficava coçando o saco, hj deve estar no celular no insta ou TT, e vai aglomerando, as duvidas.
falta português tbm, pq para pegar do texto o que precisa para resolver, tem gente que tem dificuldade. pq nunca vai vir no enem essa babinha de resolva 2+2 =__________. isso é para fundamental.
agora com 30 anos to la no curso do ferreto na base, e aulinha de interpretação de texto para resolver essa falta que tive.
E vc vai vencer, campeão!
Não desista irmão
Ferreto na veia kkkkk vendo ele tmb
Exatamente
É normal termos difículdades, somos seres de qualidade e profundidade, e não computadores perfeitos, pois a matemática é uma ciência perfeita
O professor Paulo Cezar sentado ao fundo. Fiz um curso de verão no IMPA com ele em 2003.
Nossa, não sabia que matemática podia ser tão legal !
O que falta é o porque das coisas no ensino, querem ensinar uma função mas não ensinam a origem. dizer que 1+1=2 e não falar o porque fica difícil de compreender. falta o ensino da origem, e deveria ser uma disciplina obrigatória na minha opinião.
Concordo, não consegui entender fisica no ensino médio, passei decorando
@@giovannimartinsduarte5243 nocoes do basico de fisica na escola pública que eu estava até que foi ensinado corretamente e em ordem: trajetoria de movimento, leis de newton e essas paradas mais teoricas, até cinemática. Não é nem 5% do básico se pa, mas foi organizado.
@@machina1337 Sim, é verdade, mas ver por cima como é dado na escola é menos de meio caminho andado, na minha opinião.
@@giovannimartinsduarte5243 o meu "professor" de física não liga pra gente socorro😭
@@Guildonx se vc tem tempo pra aprender, é melhor aprender por agora
Depende muito de quem está ensinando a matemática. Porque já tive um professor que ensinou de uma forma que não tinha como não aprender.
Muitos estudantes têm esse questionamento: para que aprender isso ou aquilo em matemática, onde vou usar isso. Mas cadê o questionamento nas outras disciplinas: português, história, química, etc. O importante é aprender no momento em que está estudando tal assunto, para desenvolver o raciocínio lógico, abstrato, treinando a memória, o cérebro. Aí mais adiante, o aluno vai escolher em qual área que quer seguir. Matemática, muitas vezes não tem uma aplicação prática imediata, mas que, em determinado momento será aplicada. Então, não podemos ficar questionando, onde vou usar isso, ou aquilo, se não vamos estudar só as 4 operações básicas da aritmética, porcentagem, juros e alguma coisa de geometria, mas esse não é o caminho.
Quem não gosta de Matemática, representada pelos números na sua compreensão mais simples, busca se aperfeiçoar em Ciências Humanas e Politicas, como o "ilustre presidente" que se formou em Sociologia.
Quanta sabedoria... Mestre Elon Lages Lima, eterno.
Professor Elon que saudades!
Ele morreu?
@@fisica_altas_energias em 2017
@@moraisneto2616 uma pena ;(
Fantástico, quanta erudição e espirituosidade! Me lembrou Ariano Suassuna :)
A matemática tem muitas coisas ligadas às formas e saber resolver um problema é diferente de entender os significados reais da simbologia. Não é só uma questão de ausência de bons professores, mais de pessoas que ententam e saibam explicar além do sentido de variáveis "vazias", as preenchendo de seu verdadeiro significado. Uma vez um matemático falou: o que é uma raiz quadrada? É um pedaço de arvore? Não, raiz = radix = lado. Logo, raiz quadrada = LADO do quadrado, pois possui altura e largura iguais, por isso referencia somente um lado. E assim são outros e outros e outros exemplos que não aprendemos o real SIGNIFICADO de fato. A matemática é fantástica, mas gênios são de fato um ponto fora da curva, pois eles enchergam além dos números e inclusive se utiliza de loops, ou seja, utilizam conceitos de programação e algoritmos, "de forma tosca" pois infelizmente não são adeptos do clean code 😄
Perfeito.
Muito baseado em axiomas e convenções que alguém determinou. Comecei a buscar conteúdo de matemática em inglês, fiquei surpreso que explicações que nunca vi em português
@@allanbum buscou onde?
Radix não significa lado, e lado não deriva de radix . A origem uso de "raíz" na matemática vem do árabe "jadara" (lido djadara) e significa raíz, origem, fundação. Seria mais crível que raíz tem uma relação com base, e a raíz quadrada seria então a base de um quadrado, que coincide de ser igual a seu lado. Mas isso é só uma conjectura.
Ouso dizer que foi o Fernando Henrique Cardoso.
Grande e saudoso mestre!
O problema da matemática no Brasil é estrutural, pois o ensino de base é precário e os alunos são covardes e preguiçosos. Nesse viés, a matemática é um campo de conhecimento que, para compreender, é necessário um esforço mental comparado ao treino físico de alto nível. Dessa forma, o caminho é para o conhecimento da matéria é doloroso e desconfortável, mas a chegada ao esclarecimento matemático é imensamente gratificante.
Diante disso, cabe aos professores a tarefa de instigar os alunos, todavia, é fulcral que o estudante abandone a covardia e ouse aprender.
Karalho, o mano redigiu um texto dissertativo-argumentativo
@@moisesmendesteles5413 enem é complicado, meu mano :(
sapere aude!!!!
@@tamparthur SAPERE AUDE!!!!
O maior problema são os professores vagabundos que não dão a mínima para o ensino e não tem moral alguma para colocar ordem na sala, todos os professores que tive no ensino fundamental e médio eram os piores vermes que já pisaram na terra.
Um colosso, apenas, meus amigos, um colosso.
acho que depende da base que voce recebe ano a ano.
mudei varias vezes de escola e nem sempre tive bons professores. acaba vc se perdendo.
fiz um bom curso pre-vestibular com ótimo prof de matematica e entao passei a gostar.
A pergunta que eu faço, é: onde estão os professores assim ?
No impa Kkkkkkkkkkkk
Presente, kkkkk
No passado brasileiro!
Um professor assim é um filósofo. Antes de tudo, um amigo do conhecimento. Como a realidade brasileira é muito instável, a preocupação da maioria é com problemas diários, diplomas e salários, não sobra tempo para cultura. Reparou quantas citações ele fez? Não se adquire isso preocupado com assaltos e aumento de impostos.
@ desgraçadamente verdadeiro.
No Brasil, os presidentes são desta forma. Não entende, mas usam as vezes de má fé!!
Esse canal é muito bom
Sensacional professor!!
Grande Mestre!!
A dificuldade em matemática está relacionada com a falha da capacidade de interpretação do texto proposto para aquele problema apresentado. Se você não consegue interpretar o texto é por não ter havido entendimento do que foi proposto. E se não há entendimento dificilmente haverá compreensão.
Não exatamente, é a falta do conhecimento básico. Os alunos não dominam a aritmética e já vão para a álgebra e estudam aquilo o fundamental e ens.medio todo depois. Os alunos não sabem somar, subtrair, multiplicar e dividir frações, não sabem o que é mmc, mdc, não sabem potenciação, radiciação e as operações inversas, quem dirá dominar uma equação.
KKKK, matemática não é interpretar texto somente, tem muitos cálculos que nem texto tem, é somente símbolos e números e você tem que desenrolar o cálculo, e para fazer isso, tem que usar as ferramentas da matemática que são os axiomas, definições, propriedades e corolários e isso tem que saber usar. Então matemática não se resume a uma simples interpretação de texto.
@@psdorivalmas tudo o que aprendemos não depende de interpretação de textos? Para aprender o axioma não é necessário interpretar o texto?
@@ehmendes1boa
Na falha da interpretação na falha da escolha tá um pouco confuso
Ninguém gosta de matemática porquê os Professores ensinam mau, tratam a matemática como se fosse um conhecimento mágico e ensinam como se só eles podesem ter o conhecimento de tal forma fazem mistério que os conhecimentos mais rudimentares se tornam um terror pro aluno, ontem estava assistindo uma aula de regra de 3 para o concurso do Banco do Brasil , o professor foi resolvendoba conta e explicando, deu duas paginas para armar a conta , eis que de repente no final ele achou um número que eu não sei de omde ele tirou 1,3 , e usou este número para achar o resultado , eu vi diversas vezes o video para tentar entender de onde ele tirou este número ,e não descubri e ele não explicou e talvez eu nunca vá saber...é isso os professores sempre deixam o aluno com dúvida aff
Provavelmente se trata de regra de três composta, pois regra de 3 simples é uma conta pequena... Quando é assim eu fico procurando no RUclips o que é um absurdo já que pagamos pra estudar determinado assunto
Compreendo sua revolta. Os professores, mesmo os bons estão presos as abordagens medíocres e engessadas dos livros. Muitas vezes as coisas são tão mais simples. Os próprios livros são escritos no Matematiques puro. Nesse sistema falho, até uma regra de 3 vira um negócio bitolado e complicado. Tem que ser persistente e não culpar a Matemáticae certamente irá encontrar professores e materiais que lhe ajudem a evoluir
Matemática não é difícil...apenas faltam professores com didática adequada e com vontade de ensinar assim como faltam alunos com respeito pela arte de calcular
Tenho uma solução simples que abrange não apenas a matemática, mas também outras disciplinas. Não se trata de a matemática ser complicada! É simplesmente uma questão de não aplicá-la em seu cotidiano. Os conceitos e fórmulas matemáticas geralmente não se integram à rotina das pessoas, tornando-os distantes da prática diária.
matemática é complicada sim
Matemática é, mal comparando, um idioma; você só aprende se for pela base até o final.
Não se aprende inglês sem saber o que é um verbo ou substantivo, ou vc vai decorar infinitas frases já prontas para dizer que sabe fluentemente?
Se vc sabe para que serve cada ferramenta da matemática, você pode pegar cada uma delas para fazer algo novo, o que decorando e simplesmente repetindo métodos não será possível.
A maioria dos alunos protestam dizendo que não vão precisar de um monte de coisas que aprendem, virou até meme ironizar a "fórmula de Bháskara". Mas o principal benefício de estudar matemática não é aprender equações e fórmulas para resolver problemas. De fato, para a maioria dos cidadãos comuns, não surgirá uma situação onde claramente terão que aplicar uma fórmula para solucionar. O principal ganho em estudar matemática é o desenvolvimento elevado da capacidade de raciocínio e abstração. Isso é o que todos terão que usar a todo momento na vida. Ninguém vai discordar que ter bom raciocínio é algo necessário para qualquer pessoa em qualquer ramo da sociedade
muitas pessoas não se dão a chance de aprender matemática e reclamam do nível que é apresentado nas escolas, dizendo que nunca usarão Baskhara no dia a dia kkkk, mas esquecem o real propósito desse assunto "complicado" que é desenvolver o pensamento lógico! Não há outra matéria que desenvolva isso tão bem quanto. Será que é possível desenvolver o pensamento lógico só com matematica basica?? Não né, assuntos difíceis são necessarios para isso. O estudo não é completo sem o raciocínio lógico, assim como também não é possivel sem a interpretação de texto. Não existem matérias ''boas'' ou ''ruins'', todas são necessarias para o individuo, obvio que teremos afinidades distintas, mas não é bom demonizar nada, só precisamos dar uma chance.
Mas é vdd. A gente não vai usar baskhara no dia a dia.
Aí, quando o aluno pergunta no que a gente vai usar, os caras falam "Ahn, para com isso. Estuda, aprende e cala a boca". Se o aluno não pergunta, como ele vai aprender? É mais fácil falar que baskhara realmente é inútil, doq ficar de baitolice
Excelentes palavras!!! acho que sempre quis falar isso mas não consegui traduzir pra palavras.
Exatamente! Acho que é esta a diferença entre os jovens, " meu filho não é tão inteligente quanto o teu", etc...ele apenas só amadureceu antes, ele procura entender o que tá fazendo, enquanto o outro está apenas decorando fórmulas, por exemplo
Matemática não e difícil . É problema que nós mesmos erramos nós cálculos.
Difícil é História, que tem dezenas de interpretações para um só fato e dezenas de métodos de análise. Matemática tem um resultado só. Povo ainda está na fase de achar que é decoreba.
Na verdade, eu acho bem mais fácil, basicamente tu só precisa de uma boa memória, eu aprendi fácil fácil apenas assistindo vídeo pro lazer, é muito mais fácil pra mim
Eu sei conta simples de +/- um pouco de divisão e tábuada quase toda.
Parabéns
Bora aprender mais
MITO❤❤❤
Pois é. Existem coisas que são o "X" da questão...
E eu que acho Matemática uma coisa linda, mas continuo uma porta nessa disciplina? Não sei mais que pacto fazer pra mudar isso 😊
Tem o canal Universo Narrado, que acho muito bom.
Matemática de ensino médio não é difícil ensinar, nem de aprender. Oq ocorre ao meu ver, é que péssimos professores, com problemas graves de ética, por mera soberba, preferem tentar parecer inteligentes e superiores ao fazerem os alunos se sentirem burros e miseráveis.
Qualquer aluno de um ano a frente, ensina a um aluno de um ano anterior a matemática com extrema facilidade, uma vez que já decifrou todo o intricado código criptografado pelo professor daquela simplíssima mensagem
Muitos professores principalmente nos porões do Estado, não por vontade própria, tal que, a fim de obedecerem ordens de esconderem a verdadeira essência da matemática, tais como: origem, regras de sinais, dialeto e símbolos gregos, recitar a tabuada em turma, testes de curiosidades, pontos positivos para acertos, entre outros, transformando então as paredes escolares como meras prisões dotadas de vazio e sem importâncias.
Qual é esse artigo do Poincaré?
Acho na minha pobre opinião que muita coisa escrita e atribuída a grandes matemáticos nunca foram escritas por eles.
O professor Elon tem vídeos muito bons. kkkkk
Ótima iniciativa!
Na minha opinião, o ensino deveria constar apenas de Português e Matemática, dos 6 aos 12 anos, pelo menos. Essas são as ferramentas básicas do aprendizado, e só a partir de então, introduzir outras disciplinas, como Geografia e Biologia, continuando com Matemática e Português.
Mas em que momento o ser humano aprende conviver em sociedade? Tem que ter a presença da ética, filosofia e sociologia também, na minha opinião, claro.
@@victoraraujo7227 Só em conhecer a língua portuguesa com profundidade, ele já teria condições de discernimento suficientes para interpretar qualquer texto, por mais complexo que seja. Isso não exclui o ensino das displinas de Humanas posteriormente, quando o aluno teria mais embasamento para questionar o que é dito em aula. Do jeito que está hoje, a aluno tem 10 displinas e não aprende nenhuma adequadamente.
Resposta fácil para um problema complexo.
Galera quer ensinar sociologia e filosofia pra quem mal consegue interpretar uma receita de bolo.
Exatamente isso. Quem sabe ler e interpretar o que lê se torna livre para continuar aprendendo.
No meu entender não existem coisas fáceis ou difíceis. Falando em termos de adjetivos, um objeto ou coisa não pode, simultaneamente, possuir características antagônicas entre si. Uma pessoa não pode ser ao mesmo tempo gorda e magra, alta e baixa; um produto não pode ser caro e, ao mesmo tempo barato; etc... Da mesma forma, transformada de Fourier não pode ser fácil e difícil ao mesmo tempo. A dificuldade está nas pessoas, da mesma forma que uma coisa é barata ou cara conforme a capacidade financeira de cada um. Dizer que uma coisa é difícil é um ato de auto-piedade ou desculpa para não enfrentar o problema. Dizer "Matemática é difícil!!" é muito mais fácil do do que dizer "Eu tenho dificuldade com matemática!", uma vez que superar dificuldades depende exclusivamente de cada um, e não do problema.
Para exemplificar, eu tinha dificuldade de tocar a valsa nro 7 de Chopin ao piano. Enfrentando e estudando dedicadamente a partitura, agora eu toco sem problemas. Quem, ou o quê, mudou? eu ou as notas na partitura?
Bato nessa mesma tecla há anos. É mais fácil culpar a matemática do que sua preguiça de estudá-la. Descobri isso quando comecei nos estudos para concursos militares.
Algo fácil é o que vc consegue aprender ou fazer rapidamente. Matemática não é fácil, assim como tocar piano também não. São coisas que levam anos de dedicação e muitas pessoas morrem sem chegar no ápice do conhecimento. Eu considero tais coisas difíceis, coisas que levam anos de dedicação. Mas, é só minha humilde opinião.
Existe sentido no que você disse, porém como apontado pelo colega acima, para uma pessoa normal com ensino médio excelente chegar a discutir matemática de ponta hoje em dia se leva pelo menos 10 anos de dedicação quase exclusiva. O tempo é um critério para dizer se algo é complexo ou não.
Claro que tocar no piano algo complexo é um grande mérito. Porém imagine que você quisesse/precisasse ao invés de reproduzir, criar algo em nível semelhante ao que você reproduziu. Quanto tempo será que levaria?
@@Felipe_Ribeir0Atirou no que viu, acertou no que não viu... foi exato no ponto certo: "querer". Compor, criar, sempre foi um dos meus objetivos. mas enquanto eu estava naquelas de "ah! como seria bom se....", "ah! eu gostaria muito de...", não saia nada. Só quendo eu mudei para "Eu vou compor..." e enfrentei livros, estudos, etc... é que começou a sair coisa que preste. Hoje eu tenho mais de 150 esboços de obras e um quinteto de cordas foi submetido a uma chamada de orquestra para execução em 2024. Aí entra o "querer é poder", mas é querer mesmo! Reconhecer e querer superar suas dificuldades com a mesma intensidade de quando você quer ir ao banheiro quando está de "piriri!" e nada neste mundo te impedirá disso!
@@rcgatto quantos anos você levou para chegar nesse nível?
Rapaz me desculpa à minha sinceridade mais têm pessoas que gostam ou odeiam é isso têm algumas que aprendem ou não eu sou mais português tranquilo na matemática um desastre vem de cada um simples assim 😮
Excellent fico fa do Canal! Congratulacoes para brasileiros matematicos ou nao!
É incrível ver as pessoas externalizando as visões políticas pessoais pra falar que o tal presidente é fulano de tal
Parece que a linha de raciocínio é "eu não gosto de fulano, logo só pode ter sido ele que disse isso"
Matematica não é difícil. O problema são os professores mal preparados e que não sabem mostrar o caráter científico da matemática e sua utilidade.
Matemática é difícil, mas ela é extremamente simples. Se matemática não fosse difícil, vc estaria chamando a maioria das pessoas de imbecis.
@Professor Márcio Rocha É o famoso "copia, mas não faz igual"
@@lucdiniz3226 Penso o mesmo. Matemática é simples em seu conteúdo mas não trivial em seu aprendizado.
Na escola não temos tempo de aprender essas coisas! Nós temos uma certa densidade de conteúdo e pouco tempo para vê-lo... daí a matemática é vista de forma simplificada... equações são simplificações de teorias, teoremas, corolados, etc.
O que falta para as pessoas talvez seja a capacidade de memorizar aquela expressão sem ter um significado concreto associado: é aí que reside o problema, já que nossa memória funciona por associação
@@AlexeiDimitri Tem um outro problema também. Matemática é algo que se constrói aos poucos, como una edifício. Cada nova aprendizagem é uma ferramenta necessária para a aprendizagem seguinte. Como muitas vezes o aluno não aprende de verdade o básico acaba tendo dificuldade no conteúdo seguinte e fica nesse ciclo de aprende mal e tem dificuldade durante anos. E tem gente que ainda defende progressão automática. Formaremos uma geração de incapazes.
Esses professores deveriam organizar o vestibular nacional, pois o Enem é uma vergonha alheia...
Infelizmente eles ja se foram
Pq tu acha que o Enem é vergonha alheia?
ENEM é desumano...
vc nao precisa saber tanto do que ta fazendo, decora um bocado de coisa da maneira correta que ce passa. Depois de 1 semestre nao se lembra mais de 80% do conteudo
@@gcxnha426
Acho que o que torna matemática difícil no geral e que cada problema têm sua lógica.
Como é o nome do livro que o Elon lê a tradução que fez do artigo de Poincare?
@@joaorodriguesjota Obrigado!
RIP professor
Sério??😢😮
Infelizmente, muitos dos que se inclinam para a matemática, tem poucas habilidades psicossociais. Pouco se interessam pelo processo humano da aprendizagem. Esse é um grande problema no Brasil.
Preconceito puro e inveja de sobra.
Comoconsigo achar essas aulas completas?
Descrição do vídeo tem a aula completa
Eu teria respondido a esse Presidente: "Vossa Excelência odeia a Matemática porque não teve os professores que eu tive".
Matemática
Presidente mais inteligente culturalmente. Esse presidente que ele se refere é o responsável pelo maior crime de lesa pátria do Brasil. Logo vemos a razão da matemática ter sido eleita pelo sistema como conhecimento aferidor de QI. Caráter e ética são atributos de pessoas inteligentíssimas. Saber resolver enigmas matemáticos não é e nunca será uma capacidade mais inteligente do que o poder de agir eticamente.
Verdade.
Obrigado pelo apoio amigos.
@Ricardo Vidal Não, macho. O "analfabeto" criou a OBMEP e os IFs. Seria mais fácil ser o miliciano, burro pra "garai"que tem nojo de pobres ou professores, por exemplo. Mar era o "farol".
Tal presidente ilustre seria FHC?
Está na descrição so vídeo, "Aula do professor Elon Lages Lima, do IMPA, no 25° CBM - 2005".
Em 2005 o presidente era o Ladrão.
Sim, pela descrição que ele faz de ser o presidente "mais ilustre em termos de educação e formação cultural", é o FHC.
O próprio FHC.
@@dionisioricardo A aula é de 2005, o professor não disse que conversou com o presidente no mesmo ano
É MESMO. POIS 7 DE 80 DEZENAS NÃO SÃO 26.472.637 Apostas. E com todas as vênias ! # os senhores, doutores e mestres ? seriam capazes de encontrar os totais de grupos, que geram N sub grupos + # inter grupais e o total de apostas filtradas e nos revelar o total de apostas finais com 7 de 80 dezenas ? # 3 O POVO QUER SABER ?. . .0
Ele fala bem lentamente na velocidade 2x
Qual presidente foi??
Lula
@@QuimicacomPotassio kkkkkkkkkkkkkk
boa
Estou em dúvida se foi o Lula ou o Bolsonaro...
@@gilbertogarbi4479 bolsonaro era presidente em 2005?
todos
Matemática é difícil hahahah só é fácil pra quem acha fácil
Estudar matemática exige um grande esforço físico (a nível cerebral); o ser humano odeia esforço físico 😁😁😁
@@Nãoquero_papocom_aNASA exige isso e coisas mais. Se fosse só o consumo de glicose no cérebro seria ótimo.
A matemática é difícil porque professores de matemática ruins se formam no Brasil e se mostram incapazes de estimular o interesse pela matéria no aluno. Matemática é mágica, mas infelizmente muitas pessoas não tiveram o seu interesse despertado por uma parcela de professores.
o que não muda o fato dela ser difícil kkkkk
@@masterzada8229 Não é difícil. É difícil pra quem não absorveu cada etapa da matéria nas fases escolares por culpa de professores ruins. Se você não aprendeu a dividir na pré escola, terá dificuldade para aprender fração no fundamental, por exemplo. E esse é o cenário, infelizmente.
Nunca tinha lido tanta besteira na minha vida. Sua cabeça deve ser vaga igual esse seu comentário.
@@laercioalmeida8699 Ual! Seu comentário mudou a minha vida! Cada palavra sua foi incrível! Parabéns! Você é demais! Toma uma estrela dourada na testa ⭐, agora que ganhou atenção pode ir dormir.
Aprendi a gostar de matemática vendo documentários sobre físicos, filósofos (em que muitos dominavam a matemática) e vendo canais de ciências mais descontraídos. Realmente é bem difícil ver um professor de matemática que sabe cativar o aluno, eu nunca vi um.
Eu odeio ortografia, eu queria escrever XUVA.....kkkkkkkkk kkkkkkkkk. Mas gosto de matemática
Eu li XUXA... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@wallacemorais6968 idem hehehe
Eu n preciso saber como meu estômago funciona 100% para poder comer, assim como n preciso saber muito de matemática para seguir a vida, então pra mim faz sentido
Engenheiros: Simplesmente não existo
O que acontece que a matemática e física mudam todo dia e o sistema de ensino publico e de decorar e colar vive de passado
em que ano isso?
Foi em 2005.
É difícil porque não é fácil! Kkk
kkk
Resumindo...
Up
F
Imagina se ele tivesse vivido para ver o Governo atual atacando não só a Matemática, mas toda a Ciência no Brasil, tudo com motivos políticos e ainda com o apoio de fanáticos. E o pior: é um indivíduo tão tosco ao ponto de não saber o básico de estatística ou mesmo dizer que a Terra tem 271 átomos e ainda sim ser orgulhoso o suficiente para querer se meter na Ciência brasileira e se dar uma medalha.
Só imbecis se acham atacados pelo atual presidente, pis se acostumaram com corruPTos e sendo corruPTos , indo pela lei do menor esforço, sendo desonestos intelectualmente e sendo autênticos traidores.
@@jorgefurtado9037 O presidente atacou o INPE, cara. Só imbecil faz parte da academia e se sente representado por esse governo.
"rei não estuda geometria", aí que ele se enganou. Na antiguidade, muitos reis e imperadores estudavam não só geometria, mas outras áreas da matemática juntamente com conhecimentos clássicos da literatura e arte. Alexandre, o Grande, foi um deles, inclusive, tendo como preceptor nada menos, nada mais, um sujeito chamado Aristóteles.
Todavia, não precisamos ir tão longe no tempo e no espaço para buscarmos exemplos de imperadores estudiosos. Basta saber que o nosso Pedro II era um aficcionado estudioso de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive da geometria euclidiana(com certeza ele lera Elementos em grego).
Não é à toa q o melhor e mais famoso colégio público federal do Brasil leva o seu nome, o Colégio Pedro II.
Calma, ele só fez uma piada.
"rei não estuda geometria", aí que ele se enganou.
Será que todos os Reis eram aplicados nos estudos?
Mas, de fato é só uma piada kkKKkKk
Kkkkkkkkkk me senti ofendido cara
audio muito baixo
Os matemáticos poderiam ser mais cativantes;
Tudo isso e hoje eu escrevo chuva com x e ainda acho graça
Não é isso não. A matemática "ensinada" nas escolas e universidades é pura burocracia que irrita e não acrescenta nada a ninguém. A platéia que ficou aos risos provavelmente não resolve problemas matemáticos.
A matemática de verdade é filosófica, é pensamento produtivo.
A matemática aplicada nas universidades é bonita, você que talvez não tenha interesse
@@mulhollanddrivehobo6910 Não, não é bonita. É burocrática e inútil.
@@marcioalexandre7610 Concordo com você!
o q seria uma matemática útil? como seria desburocratizada?
@@marcusandre1000 Aquela que se usa na vida real, e não uma acadêmica imaginária.
Queria saber quem foi o tal presidente , a princípio pensei tratar-se de Lula, Bolsonaro ou Temer , mas essa definição de mais ilustre em termos de educação e formação cultural que tivemos não se encaixa em nenhum dos três, pensei que talvez pudesse ser o Itamar , mas ele era engenheiro e no mínimo a aplicação da matemática ele deveria gostar em algum ponto da vida , Sarney não era Erudito, não sei se o professor Elon teria idade para falar de JK , então alguém sabe de quem ele falava ?
Pela data, Temer, Dilma e Bolsonaro estão fora. Talvez o FHC, que era doutor em sociologia e pela formação em humanas, deveria odiar matemática.
@@paulocastro8444 sim, eu pensei nele, mas não sei se dá para dizer que foi o mais ilustre
Gente, 2005 este video. Vivem em que mundo?
@@josemariaf.j.dasilveira7060 como assim, vc sabe quem é, fala aí ?
@@josemariaf.j.dasilveira7060 agora eu vi na descrição do vídeo !
Qual é o nome deste presidente?
Acredito que FHC, foi o presidente mais culto que o Brasil já teve.
Em 2005, ano em que este vídeo foi gravado, o presidente era o Lula.
@@alanveiga452 Nada impede de ser um presidente anterior ao Lula, que só tinha 2 anos no poder na época.
Luladrão
@@alanveiga452 "o presidente mais ilustre, em termos de educação, formação cultural...". Com absoluta certeza ele não estava se referindo ao Lula, mas só dois presidentes podem ser colocado nesse categoria, Collor (porém pouco provável que eles estava se referindo ao msm), e o considerado intelectual FHC (o mais provável).
o que o professor comenta no vídeo sobre o presidente é no minuto 7:25 , e acrescenta que foi um Presidente com excelente bagagem cultural que o Brasil já teve. sem sombra de dúvidas, deve ter se referido ao Fernando Henrique Cardoso (FHC), que foi um grande acadêmico das ciências humanas, sendo sua área de interesse as Ciências Sociais, e que devesse sentir dificuldades com a matemática. àqueles que falam do Lula, não chorem. 2022 ele é eleito e vocês choram bonito!
KKKKKKKKK
Coloca a foto dele de capa, talvez facilite, assim não precisa digitar para sabermos sua ideologia/lado político.
É mesmo? Olha só. Que coisa hein.
Só reza brava pra curar um esquerdista da gema, prudência sofisticação e muita abstinência do erário.
Deus te ouça Lula 2022, entre um analfabeto e um Boçal (Bolsonaro) fico com o analfabeto. Pois com um pouco de dedicação e esforço se consegue alfabetiza-lo. Já o Boçal por convicção esse não tem cura.
Fiquei enojada da matematica nesta geracao q contextualiza o contextualizado e aplica lógicas ilógicas com respostas q só existem na cabeça de quem criou pra deixar acéfalos acéfalos, inaptos de perceberem q ludibriam sua inteligênca e cognição os deixando zumbis de suas preposições, essa classe de prof. Acadêmicos, "revolucionaram" a matemática pra vcs não os tirarem de suas eternas cadeiras, porq a vdd é q a matemática na sua matriz e essência, é descomplicada, mas uma junta do ministério da educação, nunca deixará vc saber disso, senão os jovens aprendem muito rápido, e eles se tornam sem precisão, aponsentariam antes de seu tempo.
Acho que uma IA faz um texto com mais sentido q esse
caraio akkakakkakaka tendi porra nenhuma
Caraca, não conseguiu entender? Está entendido que ela está reclamando de "lógicas ilógicas". Uma coisa que só faz sentido na cabeça de um indivíduo. Muitas provas atualmente não pregam conceitos matemáticos ou raciocínio lógicos, é por exemplo contextualizar uma questão de cálculo de frações (Necessidade? Nenhuma, faz o aluno só sentir burro) as questões atualmente são mais difíceis pelo português do que pela matemática em si.
@@ruanmack8507 Isso aí nn é pra fazer o aluno se sentir burro não moço... é pra ele ter certeza que realmente é burro. Mlk nn tem interpretação de texto e quer vir chorar no RUclips
@@raulmorais8487 Sim, com seu devido intelecto é claro. Veja um vídeo do Professor Wagner do Impa, ele fala exatamente sobre isso
O quadrupede devería ter dito: ODEIO NAO TER CAPACIDADE INTELECTUAL PARA ENTENDER MATEMÁTICA.
Não diga bobagem sobre um presidente honesto do período militar ou anterior. Eles eram sinceros e não jogavam para torcida (as "bolhas") como hoje, criando narrativas. O encontro relembrado por esse excelente professor (excelente) e por um excelente presidente da República não deve ser maculado por críticas desse tipo que você fez. Não sei se você entende o que eu escrevi... Pons asinorum também existe fora da matemática...