Parabéns pela reportagem... Quando eu era pré adolescente, simplesmente amava passear pelo Bonfim, principalmente junto ao meu avô que, em sua juventude, trabalhou por lá! Muita cultura, paz e histórias envolvidas, nostálgico!
Só quem já fez esse tipo de passeio sabe o quanto e bonito. Sou apaixonado por BH e ver que alguém que tenha a mesma paixão que eu por essa cidade maravilhosa.
Morei e trabalhei alguns anos de frente ao Cemitério, e quantas vezes o atravessei de um lado a outro para encurtar caminho. Realmente, lugar ímpar com belas esculturas e o mais importante de tudo é Você observar e parar para ver as datas de nascimento e morte dessas pessoas e por um momento tentar imaginar a vida delas e ser tomado por um respeito profundo por todos, independente do tipo de vida que tiveram. Sinceramente, cemitérios são lugares de paz e profunda reflexão.
4 года назад+2
que privilégio o seu, por ter tido este caminho...
Maíra sempre surpreendendo! Só você para deixar um assunto carregado de medo e aversão, em um assunto interessante e cheio de cultura! Fiquei até com vontade de fazer a visita! Parabéns!!!
Adorei! A história da Loura do Bonfim se assemelha à Moça do Táxi do Cemitério Santa Izabel em Belém do Pará. Sendo o túmulo da Josephina Conte um dos mais visitados.
EU AMO CEMITÉRIOS, VOU UMAS TRÊS VEZES NO ANO, AOS CEMITÉRIOS AQUI PERTO: BETIM, MÁRIO CAMPOS, MATEUS LEME, IGARAPÉ... EU QUERO PASSAR UM FERIADO NESSE LINDO CEMITÉRIO BONFIM. SHALON A TODOS. PARABÉNS MAÍRA , NA MINHA PESQUISA SOBRE CEMITÉRIOS, GOSTEI MUITO DE TER ACHADO VOCÊ. GOSTO MUITO DE VOCÊ.
4 года назад
Reverendo Mil bem vindo! Nossa que pesquisa incrível 👏 Lá vale o passeio!!
@ oi Maíra,que honra você ter respondido ao meu comentário. Já pesquisei sobre o cemitério de SP sim, é bonito mesmo. Vc acredita que sou do Ceará?Sou sua fã viu.Estou adorando seu canal!
4 года назад+1
@@laizaragao551 Que honra vc aqui!! Sua terra é linda demaisss! Que sds da praia viu... obrigada bjosss
Maíra. Descobri seu canal esses dias. Gostaria de lhe parabenizar por essa série sobre BH. Você traz um olhar diferenciado, aquele olhar que todo belo horizontino deveria ter, valorizando o cotidiano dos bairros e as relíquias que muitas vezes estão explicitas, mas não são vistas. Tenho um prazer imenso em simplesmente caminhar e observar nossas calçadas e do que dela podemos observar, prédios, temperos, pessoas. Muito ver alguém fazendo um trabalho tão diferenciado, mostrando que o óbvio, pode ser único e rico. Seu canal está espetacular, parabéns mais uma vez por trazer imagens tão incríveis, relatos tão valioso, e poesia em forma de vídeo.
Surpreendente a sua matéria! Parabéns pela coragem e sensibilidade. Quando eu morei em BH, estive nesse cemitério algumas vezes e apreciei muito. Porém, com as informações da guia dá vontade de conhecer mais.
Gostei desta reportagem, apareceu o tumulo de meus pais umas duas vezes perto daquela arvore frondosa. A estória da loira do Bom Fim que eu já escutei é outra completamente diferente
@ Antigamente havia uma linha de bondes que terminava na porta do cemitério um certo dia já era quase meia-noite uma moça loura pegou o bonde no principio da rua Bonfim, e sentou-se no ultimo banco , o cobrador foi até ela e cobrou a passagem ela pagou e ficou sozinha no bonde, quando chegou a porta do cemitério ela desceu e entrou no cemitério atravessando portão fechado. Os funcionário ficaram desesperados e saíram de lá correndo, ela estava vestida de noiva o que deixou os funcionário curiosos, como uma mulher vestida de noiva iria pegar o bonde meia-noite?
Eu conheci esse trabalho da Professora Marcelina é realmente muito interessante e mostra como o cemitério retrata uma sociedade de uma cidade em determinada época. Ótima matéria, parabéns!
ADOREI! Esse mês já marquei pra ir na visita guiada. Obrigado por fazer vídeos tão sensacionais sobre nossa cidade querida. Isso é muito importante para a valorização de BH!
massa demais, hoje moro nos usa, mas minha infancia foi por ai. quanta recordacao. e aquele morro lateral que leva ate a praca 12, que altura. incrivel. gratidao.
Nossa, amei, com certeza é um museu arquitetônico e escultural a céu aberto,e recebe turistas de muitos lugares. Com muito respeito aos mortos e muitas orações eu gostaria de conhecê-lo.Obrigada por essa aula preciosa de nossa história mineira.
Seus vídeos são sensacionais. Ficou muito legal esse video. Sou do Carlos Prates e por diversas vezes já passei por dentro do cemitério pra ir jogar bola msm, ou ir fazer trabalhos da época de escola. A forma q vc demonstrou o cemitério realmente representa a obra de arte q é o cemitério do Bonfim. Parabéns.
4 года назад+1
Weslly Martins ha, gente! Que alegria saber disso!!! Muito obrigada
Olha o que Jó, de forma poética, citou na Bíblia sobre a morte:" Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os cansados."Jó 3:17. Muito top seu canal Maíra.
Arrasou nesse vídeo hein? Vou assistir de novo com marido e filhos e fatalmente irei visitar o cemitério, jamais imaginei tamanha beleza! Valeu de mais pela dica! Beijo e boa semana!! 😘
5 лет назад+1
Ai que coisa lindaaaaa. Ainda mais com a família reunida S2 obrigada e bjão
A Maíra! Quanta sensibilidade em nos presentear com está pauta. delícia de vídeo. Confesso que tenho medo de cemitério, não me sinto a vontade em ir mas você conseguiu despertar meu interesse! Obrigada por compartilhar conosco essa riqueza.
Muito bom o vídeo, muito interessante. Tem gente que morre de medo de cemitério, na verdade é o lugar mais tranquilo de todos, de paz total. Parabéns Maíra, seu canal é maravilhoso, só temas interessantes.
He Maíra sempre surpreendendo com seus vídeos. Lugar bom pra se morar não tem confusão com os vizinhos, sossego absoluto e não tem brigas com ninguém rsrsrsrs.
“Ninguém morre. O aperfeiçoamento prossegue em toda parte. A vida renova e eleva os quadros múltiplos de seus servidores, conduzindo-os, vitoriosa e bela, à União suprema com a Divindade.” Parabéns pela matéria...fantástica.
Que maravilha!!! Amo quando vejo algum documentário sobre essa beleza que é o Bonfim...Sempre que posso eu o visito...Inclusive, irei nesse final de semana, necessito ir ai 😊, parabéns pelo vídeo.
Ah! Maíra sempre desenterrando lindos lugares para nos mostrar toda nossa cultura, arte, curiosidades! Tudo para nos aliviar das tensões diárias! Parabéns para você e toda sua equipe!
Maíra querida, amei a forma como vc apresentou o vídeo. Cemitérios estão cheios de história e cultura como vc disse. Amo o tipo de conteúdo da forma como vc apresentou. Parabéns
Moro no bairro e todo dia passo por dentro do Cemitério para cortar caminho. Passo por obras de arte que nem sabia da sua importância. Como é bom ter o conhecimento para saber das preciosidades desse patrimônio municipal!
Boa noite, Maíra. Que bonito é esse cemitério, sobretudo por sua localização privilegiada. Já visitei alguns cemitérios icônicos, aqui e em outros países, e o Bonfim acaba de entrar na minha lista de futuras visitas. E, por falar nisso, não sei se você conhece o premiado documentário brasileiro "Nós que aqui estamos e por vós esperamos", que se inicia e tem seu termino em um cemitério. Vale muito a pena ver. Acho que vc vai apreciá-lo até se inspirar para eventuais matérias. E, mais uma vez, muito obrigado por, como sempre, nos oferecer uma reportagem de primeiríssimo nível. Grande abraço.
Muito legal Maíra. Nasci e cresci na região do Cemitério do Bonfim. Nele estão sepultados meu pai, meus avós, meus padrinhos, alguns tios, enfim. Coincidência ou não, no projeto original da cidade essa região era chamada "Região dos Menezes", que é o sobrenome da minha família. Abraços.
Amo visitar cemitério como turismo. Nas cidades históricas tbm é legal. Uma pena que, como tantos outros pontos, não são muito bem cuidados e acabam sofrendo depredação.
Caraca Maíra, amo visitar cemitérios sempre fez parte das minhas viagens, esse de Bonfim é lindo sua arquitetura....parabens novamente pelo seu trabalho.
4 года назад
Lia Ganem eu tb curto! Me lembro do de SP e de Buenos Aires...
Maira parabéns pelo vídeo, muito interessante, família parte do meu pai tem túmulo aí, eu tb como Belo-horizontino não posso deixar de elogiar neeeee.... Adorei o vídeo... Eu já estive na França e não visitei cemitério Père-Lachaise.... 🥺🥺🥺... Eu tenho esses hábitos de ir em cemitério admirar as histórias ....
Ah, Maíra de Deus! Até que enfim uma reportagem como desejava, com uma pequena ressalva: lamentavelmente faltou a entrevista com os coveiros. Eles, sim, poderiam dar um relato completo sobre o que significa ser coveiro, a meia noite do coveiro, sussurros, entidades, o Bonfim e a Loura. Portanto, aguardo ansiosamente pelo "Turismo no Cemitério do Bonfim ll" e coveiros, como protagonistas. De qualquer maneira, foi boa a reportagem, Maíra.
Verdade! Vocês ouviram falar da "Maria do Cemitério", guardiã já falecida do cemitério da pequena cidade de Machado, no Sul de Minas? Foi entrevistada há muitos anos pelo Jô Soares e foi comovente. Ela morava lá, criou filhos e falava da honra que era levar alguém a sua última morada, ato tão importante quanto receber um recém-nascido. Vale a pena.
Oi! Eu penso que esta podia ser uma pauta para um documentário. Os trabalhadores dos cemitérios, em particular, dos cemitérios públicos tem muito a contar.
Eu acho muito bacana visitar cemitérios, a riqueza arquitetônica é sem igual, todos os corredores contam uma história coletiva, todos os túmulos contam uma história particular, que pode ser conhecida a depender da personagem ou imaginada pelo visitante, o que é um boa experiência. Nas férias de julho visitei dois em Florianópolis. Lindinhos e floridos artificialmente, em campanha contra o mosquito Aedes Aegypti. É uma pena que em vários municípios do Brasil os cemitérios estejam descuidados, vandalizados até, porque alguns mausoléus guardam verdadeiras preciosidades. Moro em Londrina, e o cemitério São Pedro é uma passagem que leva ao miolo do centro da cidade. Todos os dias várias pessoas lhe cruzam para encurtar caminho, outras preferem contornar por fora. Eu sou das que adentra, aproveitando a paisagem, a reflexão gratuita e imediata sobre vida e morte, e a calmaria do ambiente. Adorei a reportagem, parabéns.👍
5 лет назад+3
Nossa fiz uma viagem imaginando seus trajetos muito bem descritos aqui... Coisa linda sua sensibilidade! Obrigada!!!
Matéria sensacional! Esse cemitério tem uma relação muito forte com o Heavy Metal, especialmente as vertentes mais extremas. A capa do primeiro trabalho do Sarcófago foi fotografada aí, o Impurity tem um trabalho chamado Bonfim Moritvri Mortivis. Duas referências mundiais do metal, esse tema é abordado nas visitas guiadas?
Maíra, conheci seu canal enquanto procurava por informações sobre BH, pois me mudarei de Brasília para sua cidade esta semana, desde então não consigo parar de assistir hehe
Depois desse vídeo eu fiquei curiosa pra conhecer o cemitério. Cada túmulo importante é uma aula de história pra nós mineiros. Nem sabia que o Otacílio Negrão de Lima está enterrado lá, e faz muito sentido.
Um ano e meio após a publicação do vídeo, coincidências a parte, o dia 12/12 é uma data muito importante para mim, observo também as citações sobre a gripe Espanhola, estamos em meio a uma Pandemia, e o mais importante o túmulo de Raul Soares que é o nome da cidade em que nasci. Parabéns Maíra pelo conteúdo do vídeo. Adorei.
Parabéns Maíra!! Você tem me despertado o interesse em conhecer pontos turístico de BH. Achava que eu conhecia BH. Você é fantástica, não precisamos ir longe para vislumbrar artes e cultura
Legal! Moro no Padre Eustáquio, às vezes saio a pé e acabo dando voltas no Cemitério do Bonfim. Um ótimo lugar pra descansar a mente, ler... Parabéns pelo vídeo, Maíra.
Lembro que o pessoal do curso de Turismo da UFMG incentivava muito esse passeio. Li alguns trabalhos muito interessantes sobre o Cemitério do Bonfim. É engraçado como as pessoas fazem esse tipo de turismo no exterior, mas acham esquisito aqui, né? Eu mesma nunca fui! Quem sabe animo agora?! É lindíssimo! Um beijo!
Amei este vídeo! De verdade, não sabia que os túmulos pudessem ser tão ricos de arte e de histórias. Interessante a questão da gripe espanhola e dos túmulos estarem mais pertinho. Passando a pandemia vou querer visitar sim. Amei!
Parabéns pela reportagem... Quando eu era pré adolescente, simplesmente amava passear pelo Bonfim, principalmente junto ao meu avô que, em sua juventude, trabalhou por lá! Muita cultura, paz e histórias envolvidas, nostálgico!
Que delícia devia ser este passeio!!!
@ Fantástico... Sua reportagem me fez lembrar de momentos e passeios maravilhosos com o meu avô durante o final da década de 80, muito obrigado!! ;-)
Só quem já fez esse tipo de passeio sabe o quanto e bonito. Sou apaixonado por BH e ver que alguém que tenha a mesma paixão que eu por essa cidade maravilhosa.
Que vídeo incrível. Ano que vem vou conhecer BH e provavelmente visitar esse cemitério. Parabéns para a repórter e a historiadora.
Morei e trabalhei alguns anos de frente ao Cemitério, e quantas vezes o atravessei de um lado a outro para encurtar caminho. Realmente, lugar ímpar com belas esculturas e o mais importante de tudo é Você observar e parar para ver as datas de nascimento e morte dessas pessoas e por um momento tentar imaginar a vida delas e ser tomado por um respeito profundo por todos, independente do tipo de vida que tiveram. Sinceramente, cemitérios são lugares de paz e profunda reflexão.
que privilégio o seu, por ter tido este caminho...
Hoje em dia acho que não dá pra atravessar mais ele de ponta a ponta o portão de fundos vive fechado
Muito interessante as curiosidades e a história contida neste cemitério. Obrigada por compartilhar.
Vale a visita!!
Maíra só vc,pela primeira vez que gostei muito mais muito mesmo de ver algo sobre cemiterio muita história e arte envolvidas 👍
parabéns muito bom a historia de bh na historia da necrópole desta grande cidade
Maíra sempre surpreendendo! Só você para deixar um assunto carregado de medo e aversão, em um assunto interessante e cheio de cultura! Fiquei até com vontade de fazer a visita! Parabéns!!!
Adorei! A história da Loura do Bonfim se assemelha à Moça do Táxi do Cemitério Santa Izabel em Belém do Pará. Sendo o túmulo da Josephina Conte um dos mais visitados.
EU AMO CEMITÉRIOS, VOU UMAS TRÊS VEZES NO ANO, AOS CEMITÉRIOS AQUI PERTO: BETIM, MÁRIO CAMPOS, MATEUS LEME, IGARAPÉ...
EU QUERO PASSAR UM FERIADO NESSE LINDO CEMITÉRIO BONFIM.
SHALON A TODOS.
PARABÉNS MAÍRA , NA MINHA PESQUISA SOBRE CEMITÉRIOS, GOSTEI MUITO DE TER ACHADO VOCÊ. GOSTO MUITO DE VOCÊ.
Reverendo Mil bem vindo! Nossa que pesquisa incrível 👏 Lá vale o passeio!!
Eu sou fascinada pela beleza dos cemitérios.Sei lá,pode ser mórbido mas acho lindo.
Laiz Aragão já foi no de SP?! Lindo tb
@ oi Maíra,que honra você ter respondido ao meu comentário. Já pesquisei sobre o cemitério de SP sim, é bonito mesmo. Vc acredita que sou do Ceará?Sou sua fã viu.Estou adorando seu canal!
@@laizaragao551 Que honra vc aqui!! Sua terra é linda demaisss! Que sds da praia viu... obrigada bjosss
Maíra. Descobri seu canal esses dias.
Gostaria de lhe parabenizar por essa série sobre BH.
Você traz um olhar diferenciado, aquele olhar que todo belo horizontino deveria ter, valorizando o cotidiano dos bairros e as relíquias que muitas vezes estão explicitas, mas não são vistas.
Tenho um prazer imenso em simplesmente caminhar e observar nossas calçadas e do que dela podemos observar, prédios, temperos, pessoas.
Muito ver alguém fazendo um trabalho tão diferenciado, mostrando que o óbvio, pode ser único e rico.
Seu canal está espetacular, parabéns mais uma vez por trazer imagens tão incríveis, relatos tão valioso, e poesia em forma de vídeo.
Cataguases MG curtindo esse vídeo ótimo.
Surpreendente a sua matéria! Parabéns pela coragem e sensibilidade. Quando eu morei em BH, estive nesse cemitério algumas vezes e apreciei muito. Porém, com as informações da guia dá vontade de conhecer mais.
Gostei desta reportagem, apareceu o tumulo de meus pais umas duas vezes perto daquela arvore frondosa. A estória da loira do Bom Fim que eu já escutei é outra completamente diferente
Conta pra gente!!!
@ Antigamente havia uma linha de bondes que terminava na porta do cemitério um certo dia já era quase meia-noite uma moça loura pegou o bonde no principio da rua Bonfim, e sentou-se no ultimo banco , o cobrador foi até ela e cobrou a passagem ela pagou e ficou sozinha no bonde, quando chegou a porta do cemitério ela desceu e entrou no cemitério atravessando portão fechado. Os funcionário ficaram desesperados e saíram de lá correndo, ela estava vestida de noiva o que deixou os funcionário curiosos, como uma mulher vestida de noiva iria pegar o bonde meia-noite?
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....! rs
Eu conheci esse trabalho da Professora Marcelina é realmente muito interessante e mostra como o cemitério retrata uma sociedade de uma cidade em determinada época. Ótima matéria, parabéns!
ADOREI! Esse mês já marquei pra ir na visita guiada. Obrigado por fazer vídeos tão sensacionais sobre nossa cidade querida. Isso é muito importante para a valorização de BH!
Opa! Eu que agradeço! Depois me conta como foi!!!
@ Conto sim!!!
massa demais, hoje moro nos usa, mas minha infancia foi por ai. quanta recordacao. e aquele morro lateral que leva ate a praca 12, que altura. incrivel. gratidao.
SOU PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM SAO PAULO E ADORO ESTUDAR ESTE TEMA TEMOS QUE EVOLUIR MUITO EM ARTE TUMULAR
Que história bacana a do túmulo que " virou árvore"!
TB ACHEI INCRÍVELLLLLL
Charme, ameio aula de história desse vídeo. Não sou mineiro, mas pensa num lugar que eu amo.
Linda sua matéria, minha bisa descansa aí e por coincidência hoje moro próximo ao cemitério. Realmente um lugar especial.
Nossa, amei, com certeza é um museu arquitetônico e escultural a céu aberto,e recebe turistas de muitos lugares. Com muito respeito aos mortos e muitas orações eu gostaria de conhecê-lo.Obrigada por essa aula preciosa de nossa história mineira.
Só vc mesmo viu màira pra descobrir umas riquezas dessas.,sucesso pra vc sempre.
Muito bom reencontrar aquela jovem apresentadora do MG-Esporte em um trabalho de tão boa qualidade. Parabéns!
Mulher aí tem muito conteúdo top de mais amo meu país BH 😅🔥❤️❤️❤️❤️❤️
Seus vídeos são sensacionais. Ficou muito legal esse video. Sou do Carlos Prates e por diversas vezes já passei por dentro do cemitério pra ir jogar bola msm, ou ir fazer trabalhos da época de escola. A forma q vc demonstrou o cemitério realmente representa a obra de arte q é o cemitério do Bonfim. Parabéns.
Weslly Martins ha, gente! Que alegria saber disso!!! Muito obrigada
Boa noite amei de mais este video um verdadeiro museu de arquitetura belíssima linho de mais fran de Itapevi são Paulo Brasil
Maira sua notificação chega e eu paro tudo pra assistir,adorooooo
Aiiii que delícia! :)
Olha o que Jó, de forma poética, citou na Bíblia sobre a morte:" Ali, os maus cessam de perturbar,
e, ali, repousam os cansados."Jó 3:17. Muito top seu canal Maíra.
Obrigada, Esra! :)
Show... que pauta... que vídeo..
Agradeço por compartilhar o conhecimento conosco. Boa noite.
Um absurdo de lindo esse lugar😍😍😍😍😍😍
Arrasou nesse vídeo hein? Vou assistir de novo com marido e filhos e fatalmente irei visitar o cemitério, jamais imaginei tamanha beleza! Valeu de mais pela dica! Beijo e boa semana!! 😘
Ai que coisa lindaaaaa. Ainda mais com a família reunida S2 obrigada e bjão
@ amamos bater perna pela cidade! 😊😉
A Maíra! Quanta sensibilidade em nos presentear com está pauta. delícia de vídeo. Confesso que tenho medo de cemitério, não me sinto a vontade em ir mas você conseguiu despertar meu interesse! Obrigada por compartilhar conosco essa riqueza.
Muito bom o vídeo, muito interessante. Tem gente que morre de medo de cemitério, na verdade é o lugar mais tranquilo de todos, de paz total. Parabéns Maíra, seu canal é maravilhoso, só temas interessantes.
Mais um vídeo maravilhoso sobre as riquezas culturais de nossa BH. 😍🥰
Vc acha história de cemitério maravilhoso Deus mi livre você é outra louca que curte cemitério
He Maíra sempre surpreendendo com seus vídeos. Lugar bom pra se morar não tem confusão com os vizinhos, sossego absoluto e não tem brigas com ninguém rsrsrsrs.
“Ninguém morre. O aperfeiçoamento prossegue em toda parte. A vida renova e eleva os quadros múltiplos de seus servidores, conduzindo-os, vitoriosa e bela, à União suprema com a Divindade.” Parabéns pela matéria...fantástica.
Que maravilha!!! Amo quando vejo algum documentário sobre essa beleza que é o Bonfim...Sempre que posso eu o visito...Inclusive, irei nesse final de semana, necessito ir ai 😊, parabéns pelo vídeo.
Lindo o trabalho dessa guia turística. Adorei a explanação.
Gostei demais.! Parabéns Maíra, belo trabalho.
obrigada!
Esse cemitério é muito conhecido na gringa graças ao álbum do Sarcófago INRI
Cemitério muito bonito 🤘 🤘🎸
E nesses vídeos de turismo lá não fala onde é o túmulo que os caras tiraram fotos pro álbum. Alguém sabe chegar lá?
@@ildelanobarbosa631 Nunca fui, mas reza a lenda que é só perguntar pros funcionários onde é. Muitos visitam lá, é comum.
Ah! Maíra sempre desenterrando lindos lugares para nos mostrar toda nossa cultura, arte, curiosidades! Tudo para nos aliviar das tensões diárias! Parabéns para você e toda sua equipe!
muitíssimo obrigada (mais uma vez) rs
Maíra querida, amei a forma como vc apresentou o vídeo. Cemitérios estão cheios de história e cultura como vc disse.
Amo o tipo de conteúdo da forma como vc apresentou.
Parabéns
Que bom Lel! Seja muito bem vinda!
Moro no bairro e todo dia passo por dentro do Cemitério para cortar caminho. Passo por obras de arte que nem sabia da sua importância. Como é bom ter o conhecimento para saber das preciosidades desse patrimônio municipal!
O seu canal é incrível, muito bom ver seus vídeos, sempre cheios de curiosidades sobre nossa bela cidade! Parabéns Maíra 👏👏👏
Boa noite, Maíra. Que bonito é esse cemitério, sobretudo por sua localização privilegiada. Já visitei alguns cemitérios icônicos, aqui e em outros países, e o Bonfim acaba de entrar na minha lista de futuras visitas. E, por falar nisso, não sei se você conhece o premiado documentário brasileiro "Nós que aqui estamos e por vós esperamos", que se inicia e tem seu termino em um cemitério. Vale muito a pena ver. Acho que vc vai apreciá-lo até se inspirar para eventuais matérias. E, mais uma vez, muito obrigado por, como sempre, nos oferecer uma reportagem de primeiríssimo nível. Grande abraço.
Muito legal Maíra.
Nasci e cresci na região do Cemitério do Bonfim.
Nele estão sepultados meu pai, meus avós, meus padrinhos, alguns tios, enfim.
Coincidência ou não, no projeto original da cidade essa região era chamada "Região dos Menezes", que é o sobrenome da minha família.
Abraços.
Olha, não sabia! Legal!!! Obg
Eu voto próximo a este cemitério , colégio de freiras e franciscanos com a igreja e o antigo convento próximo que tbm é bem antigo .
Espetáculo de reportagem!! Parabéns!!
Fantástico! Realmente uma parte da história de nossa capital.
Sempre maravilhosa!!!!
Amo visitar cemitério como turismo. Nas cidades históricas tbm é legal. Uma pena que, como tantos outros pontos, não são muito bem cuidados e acabam sofrendo depredação.
Nem vi o vídeo e já dei like. Tema interessantissimo!!! É riqueza em forma de história e conhecimento sobre a nossa cidade!! Parabéns
Fotografias incríveis aí !
Que lugar maravilhoso e riquíssimo de história, parabéns!!!!
Maíra, o seu canal é um dos poucos de entretenimento que realmente possui conteúdo e acréscimo ao nosso conhecimento! Quanta temática bacana! Sucesso!
Fico tão feliz de saber que acha assim! Obrigada!!!
Fantástico o vídeo!
Parabéns Maíra!
Maravilhoso vídeo! Retrata perfeitamente a riqueza histórica, cultural que é motivo de orgulho do povo mineiro.
Que video incrivel.O pessoal estranha quando digo, que amo passear em cemiterios ,me traz uma paz inexplicavel.
Caraca Maíra, amo visitar cemitérios sempre fez parte das minhas viagens, esse de Bonfim é lindo sua arquitetura....parabens novamente pelo seu trabalho.
Lia Ganem eu tb curto! Me lembro do de SP e de Buenos Aires...
Mais um vídeo muito interessante...o assunto morte é cercado de muitos tabus,aí vem Maíra e aborda de maneira muito sutil!parabéns!
Maira parabéns pelo vídeo, muito interessante, família parte do meu pai tem túmulo aí, eu tb como Belo-horizontino não posso deixar de elogiar neeeee.... Adorei o vídeo... Eu já estive na França e não visitei cemitério Père-Lachaise.... 🥺🥺🥺... Eu tenho esses hábitos de ir em cemitério admirar as histórias ....
Ah, Maíra de Deus! Até que enfim uma reportagem como desejava, com uma pequena ressalva: lamentavelmente faltou a entrevista com os coveiros. Eles, sim, poderiam dar um relato completo sobre o que significa ser coveiro, a meia noite do coveiro, sussurros, entidades, o Bonfim e a Loura. Portanto, aguardo ansiosamente pelo "Turismo no Cemitério do Bonfim ll" e coveiros, como protagonistas. De qualquer maneira, foi boa a reportagem, Maíra.
Verdade! Vocês ouviram falar da "Maria do Cemitério", guardiã já falecida do cemitério da pequena cidade de Machado, no Sul de Minas? Foi entrevistada há muitos anos pelo Jô Soares e foi comovente. Ela morava lá, criou filhos e falava da honra que era levar alguém a sua última morada, ato tão importante quanto receber um recém-nascido. Vale a pena.
@@mig13brasil Fica a sugestão
Oi! Eu penso que esta podia ser uma pauta para um documentário. Os trabalhadores dos cemitérios, em particular, dos cemitérios públicos tem muito a contar.
É incrível sua versatilidade, Maíra! Adorei assitir esse vídeo, muito intressante e educativo. Uma aula de arquitetura e história.
Um bom passeio né! Vai lá!!! :) obrigada
Arrasou na pauta 👏🏼👏🏼👏🏼 lembrei-me do Cemitério de Recoleta, menor que o do Bonfim, mas com o fluxo de turistas beem maior.
Eu acho muito bacana visitar cemitérios, a riqueza arquitetônica é sem igual, todos os corredores contam uma história coletiva, todos os túmulos contam uma história particular, que pode ser conhecida a depender da personagem ou imaginada pelo visitante, o que é um boa experiência. Nas férias de julho visitei dois em Florianópolis. Lindinhos e floridos artificialmente, em campanha contra o mosquito Aedes Aegypti. É uma pena que em vários municípios do Brasil os cemitérios estejam descuidados, vandalizados até, porque alguns mausoléus guardam verdadeiras preciosidades. Moro em Londrina, e o cemitério São Pedro é uma passagem que leva ao miolo do centro da cidade. Todos os dias várias pessoas lhe cruzam para encurtar caminho, outras preferem contornar por fora. Eu sou das que adentra, aproveitando a paisagem, a reflexão gratuita e imediata sobre vida e morte, e a calmaria do ambiente. Adorei a reportagem, parabéns.👍
Nossa fiz uma viagem imaginando seus trajetos muito bem descritos aqui... Coisa linda sua sensibilidade! Obrigada!!!
Muito bacana! Adorei o vídeo, retratando um lado que por vezes nos passa despercebido.
Parabéns pela escolha do tema. Adorei a entrevistada.
Muito legal! Já vi várias histórias do Cemitério do Bonfim. São tantas que poderia rolar a Parte 2 heim! Excelente matéria Maíra! Parabéns!
Eu amo passear nos cemitérios e poder ver essas obras de arte tumulares!!! A paz do lugar nos faz refletir sobre nossas vidas!!!
Sensacional!! 👏
Matéria sensacional! Esse cemitério tem uma relação muito forte com o Heavy Metal, especialmente as vertentes mais extremas. A capa do primeiro trabalho do Sarcófago foi fotografada aí, o Impurity tem um trabalho chamado Bonfim Moritvri Mortivis. Duas referências mundiais do metal, esse tema é abordado nas visitas guiadas?
Acredito que sim! São temas variados nas visitas🙂
Muito bom!!!!!
Maíra, conheci seu canal enquanto procurava por informações sobre BH, pois me mudarei de Brasília para sua cidade esta semana, desde então não consigo parar de assistir hehe
Que show de aprendizado! Assisti até o fim e me dei bem! Obrigado Maísa e Produção! Nota 1000
Eu amo cemitério...Quando entro em um, sinto uma paz que não existe em nenhum outro lugar...A tranquilidade, que existe dentro desses lugares é única.
Espetacular... Adorei a sugestão do "tour". Parabéns, mamãe maíra.
Simplesmente maravilhoso!
Depois desse vídeo eu fiquei curiosa pra conhecer o cemitério. Cada túmulo importante é uma aula de história pra nós mineiros. Nem sabia que o Otacílio Negrão de Lima está enterrado lá, e faz muito sentido.
Tenho vontade de visitar eu moro visinho de bh muitas coisas de história arte e fé!
parabéns pelo trabalho histórico
Documentário Perfeito , repórter perfeita, este cemitério é uma exposição de arte a céu aberto
Muito bacana.legal demais
Que legal gostaria muito de conhecer.
Um ano e meio após a publicação do vídeo, coincidências a parte, o dia 12/12 é uma data muito importante para mim, observo também as citações sobre a gripe Espanhola, estamos em meio a uma Pandemia, e o mais importante o túmulo de Raul Soares que é o nome da cidade em que nasci. Parabéns Maíra pelo conteúdo do vídeo. Adorei.
Tem razão! Obrigada 😊
Sua produção é nota 10 Maíra. Parabéns
ebaaa obrigadaaa
Muito legal, Maíra!
Vídeos sempre surpreendente !!!!
que maravilha , vou visitar qualquer dia !
Parabéns Maíra!! Você tem me despertado o interesse em conhecer pontos turístico de BH. Achava que eu conhecia BH. Você é fantástica, não precisamos ir longe para vislumbrar artes e cultura
O que dizer mais da beleza da arte tumular deste cemitério?ele e magnífico.
Legal! Moro no Padre Eustáquio, às vezes saio a pé e acabo dando voltas no Cemitério do Bonfim. Um ótimo lugar pra descansar a mente, ler... Parabéns pelo vídeo, Maíra.
Turismo no cemitério..kkkkk. Maíra, vc é ótima! Parabéns por todos assuntos abordados. Diversidade sem fim!
obrigada! O que virá a seguir????.... rs
@ ansioso pra saber...rsrs
Lembro que o pessoal do curso de Turismo da UFMG incentivava muito esse passeio. Li alguns trabalhos muito interessantes sobre o Cemitério do Bonfim. É engraçado como as pessoas fazem esse tipo de turismo no exterior, mas acham esquisito aqui, né? Eu mesma nunca fui! Quem sabe animo agora?! É lindíssimo! Um beijo!
Eu tive curiosidade de visitar os cemitérios das cidades que morei, sempre aprendemos e refletimos sobre a vida nestas visitas
Maira seu canal e maravilhoso,pena que ainda não tem seu devido reconhecimento.
Amei este vídeo! De verdade, não sabia que os túmulos pudessem ser tão ricos de arte e de histórias.
Interessante a questão da gripe espanhola e dos túmulos estarem mais pertinho.
Passando a pandemia vou querer visitar sim. Amei!
Sou apaixonada por arte tumular e suas histórias.
Nos anos 80 em épocas que nao existia a internet a banda Sarcofago de metal extremo revelou esse cemitério ao mundo.
Espetacular! Indo a BH irei :)
:)))))