Hein de Haas: migrações não é assim tão simples

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 июл 2024
  • «Não há nada mais permanente do que um migrante temporário. Não criem ilusões de que uma boa parte dos migrantes não veio para ficar», afirma o sociólogo Hein de Haas, especialista em migrações e convidado da entrevista «Migrações não é assim tão simples».
    Ao vivo no auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Hein de Haas, uma das vozes mais influentes e provocadoras sobre migração na Europa, explica que este tema atual não é um fenómeno novo. «A migração é uma parte integrante daquilo que somos enquanto seres humanos e sociedades», diz, sublinhando que os movimentos migratórios acontecem desde o início da humanidade. O que mudou foi o papel da Europa, que passou de ser um ponto de partida (no colonialismo ou nas guerras mundiais) para ser um continente onde chegam cidadãos de todo o mundo.
    O sociólogo alerta para a hipocrisia das políticas de migração que punem os migrantes, mas não aqueles que os aceitam ilegalmente. Nos Estados Unidos, raras vezes as entidades patronais são processadas por empregarem migrantes sem documentos. «Se os políticos fossem realmente sérios e quisessem combater a imigração ilegal, iriam castigar os patrões», afirma, acrescentando que a falta de punição incentiva a exploração e os abusos.
    Desmistificando narrativas politizadas sobre migrações em Portugal e no mundo, Hein de Haas afirma que tanto a esquerda, ao retratar os imigrantes como vítimas, quanto a direita, ao afirmar que vêm para «roubar empregos», erram ao esconder o verdadeiro problema: a crescente escassez de mão de obra, especialmente de migrantes pouco qualificados, tanto na Europa como nos Estados Unidos.
    Esta entrevista a Hein de Haas desmonta preconceitos e contradições nas migrações que alimentam um debate muitas vezes polarizado. Explora questões como a migração temporária, imigração ilegal e os preconceitos contra os migrantes, trazendo à tona os verdadeiros fatores que moldam as políticas de migração no continente.
    Entrevistas da mesma série: • Isto não é assim tão s...
    Saiba mais em ffms.pt/pt-pt
    Siga-nos nas redes sociais:
    FB: / ffms.pt
    IG: / fundacao_ffms
    TW: / ffmspt
    LinkedIn: / fundacao
    00:00 Introdução
    01:28 Como funciona a migração?
    03:25 Perceções erradas sobre os migrantes
    10:49 Desconstrução de mitos sobre migração
    15:29 Desconexão entre conhecimento e discurso público
    19:58 Papel dos políticos no debate sobre migração
    22:16 Uso político da migração
    23:15 Políticas fracassadas de controlo de fronteiras
    24:25 Hipocrisia no controlo da migração laboral
    27:37 Política migratória ideal em países como Portugal
    32:49 Responsabilidade governamental na integração
    36:57 Perspetivas sobre o futuro da política migratória
    43:31 Perguntas de resposta rápida

Комментарии • 1

  • @alexandramarques4643
    @alexandramarques4643 Месяц назад +3

    Excelente visão. Muito enriquecedora e com uma visão realista.