Ficou show demais o documentário! É disso que a gente precisa. E quanto aos RPGs por turnos, a vontade de jogar o gênero pode morrer dentro de uma pessoa e tudo bem, mas o gênero em si jamais morrerá!
Ohhh brigado, meu querido! Fico grato ao Vini por ter embarcado nessa ideia, porque tem tempo que queria produzir algo assim. Um forte abraço, meu parceiro!
Devemos lembrar que, apesar de RPG de turno não ser mais tão bem visto como antigamente, ainda assim é um estilo muito agradável e querido, seja por saudosistas quanto por novos jogadores. Mas isso depende também, e muito, do jogo em questão. Posso dizer que me dediquei com MUITO gosto e amor em zerar Persona 5. Mas o mesmo não posso dizer por Sea of Stars, que eu comprei em lançamento, mas eu ainda nem to na metade do jogo. Ou seja, tem jogos que mantem a formula de um jeito que agrada a todos, mas tem outros que tenta viajar demais na maionese, ai acaba deixando as batalhas maçantes como o caso, no meu ponto de vista, deste segundo jogo que mencionei. Edit: Mas admito que o Action/RPG tem um espaço mais quentinho do meu coração, jogos como a saga YS, Brave Fencer Musashi 1 e 2 roubaram horas dos meus dias. MAS... eu considero, particularmente, FF7 remaker, o ápice do Action RPG. Mesmo sabendo que tem jogos tão bons quanto ele. Mas o que a Square Enix fez com a Gameplay desse jogo. Mds... renovação!
quem diz que jogo por turno é ruim nunca parou pra pensar que muito tempo atrás foi criada uma coisa muito importante organizada por turnos que chama "conversa". Sem contar que também dá a impressão que a pessoa nunca jogou baralho na vida dela também. É só uma forma de organização, mas tem muita criança que ainda não entende isso
Em todos esses anos, é a primeira vez que um canal que sigo é curto fala de Lufia, de longe um dos melhores que já joguei no Nintendo, a história era boa demais
Que vídeo maravilhoso e exclarecedor, Ryu!! Sempre me endaguei muito sobre o tema e é bom ver que mais alguém tem uma opinião parecida. Obs: Torço por mais games com cenas 18+ igual o Baldur's Gate 3.
Que vídeo excelente, já me arrepiei no início com o soundtrack de Chrono Cross haha Sobre a temática, rpg de turno é o meu estilo de jogo favorito ever, quase todos os meus jogos favoritos são de turno haha prefiro passar o resto da vida jogando o mesmos jogos do que trocar por um de ação que não me agrada.
Games rules esses dias eu fiz um vídeo defendendo os rpgs de turno comentando sobre o mesmo assunto da uma olhada depois claro que não é um vídeo tao aprofundado quanto o seu mas fiquei bem satisfeito. Ótimo vídeo.
Falei na live e falo novamente. Tenho 40 anos nas paleta, e digo com segurança que esse é o melhor canal de RPG de vídeo game do YT. Até a minha filha está aprendendo aqui haahaha
Poxa, obrigado pelo carinho, Alan! Espero que você e sua filha curtam os vídeos que virão por aí. Tô com um meninão de 8 meses e espero que ele goste de RPGs para que eu possa passar meu conhecimento adiante, hahaah. Forte abraço!
Vídeo muito bem feito! Parabéns! Acredito que o RPG de turno ser "abraçado" pelos desenvolvedores indies tem muitos benefícios, como a maior introdução de inovações e regaste de mecânicas que davam certo antigamente mas, que por um motivo ou por outro, foram abandonadas pela indústria moderna. Como os vários remakes e remasters recentes indicam, as emrpesas grandes querem condições de mercado para voltar com os RPGs de turno - e os fãs desses RPGs indies são um bom termômetro para isso. Abraço e continuem com esses vídeos mais amplos; sempre pego os jogos na tela como referência para jogar depois.
Que vídeo incrível, não perde em nada para os gringos! Uma grande adição pra comunidade dos RPGs no Brasil. De quebra, peguei vários jogos que não conhecia como recomendação hehehehe E opa, eu vi SÉRIE DE DOCUMENTÁRIOS na descrição?! Brabo demais! PS: Uma pequena sugestão, eu colocaria a palavra "Documentário" entre parênteses ou colchetes no final, acho que o público geral associa essa palavra com algo chato/maçante.
@@RyuAkechi Eu já acho divertido pra caramba, agora espero/torço para que o vídeo atinja o máximo de pessoas possível! Vou fazer a minha parte divulgando para todo mundo que passar na minha frente hahaha. Abração!
Gostei muito do vídeo. Bem expositivo e imparcial com a visão de mercado. Gostaria de mais vídeos como este. Sou da geração de ps1 e amante de jogos de turno.
Eu achava que estava morrendo até eu começar trails in the sky. Tem dez jogos na franquia, desde dezembro eu só jogo isso, e eu ainda tô no sexto jogo da série. Que aliás só fica melhor.
Eu jogo atualmente C-RPG, tático e por turno. Meu preferidos são Wasteland 3, Warhammer 40,000: Rogue Trader, Pathfinder: Wrath of the Righteous, Baldur's Gate III , Persona 5 e XCOM 2. Comecei ontem o fire emblem: three houses e já me conquistou.
Interessante. No fim, os indies salvando o dia novamente. Seria legal fazer uma lista desses jogos indies focados em turno. As vezes quero jogar algo do tipo, mas não sei o que jogar.
Meu bom, vídeo incrível, parabéns! Você tá fazendo sua parte por esse estilo de jogo, graças a internet podemos manter nossas paixões em alta e falar sobre o que gostamos. Obrigado por fazer parte disso.
Cara cada parte do video me fez voltar a un momento da minha infância como a muito tempo nao acontecia... Parabens pelo video muito bem produzido roteirizado e editado, a muito tempo nao vejo videos bem feitos dessa forma !!!!
na minha opinião a explicação para o encerramento de muitas franquias de rpg no ps2 se dá pelo simples avanço gráfico. Rpgs faziam tanto sucesso pq os equipamentos não eram avançados tecnologicamente, então rpgs se beneficiavam das suas narrativas elaboradas, que mexiam com nossa imaginação para "visualizar" coisas que muitas vezes só nos era dita em textos ou em cutscenes muito simplórias. Quanto a tecnologia proporcionou gráficos pra fazer cenas com direção e qualidade cinematográficas, não precisamos mais imaginar nada e isso beneficia jogos de ação frenética e etc, e essa "novidade" fez os rpgs serem um pouco deixados de lado. Com o tempo, a novidade de outrora deixa de ser novidade e ai os rpgs voltaram a ter algum foco e competir pau a pau com outros gêneros.
Que vídeo top! Achei incrível a produção e estudo a fundo do tema. Apesar de gostar bastante dos RPGs de turno, eu não parava pra analisar seu estado a tempos. Vejo agora que nunca deixaram de ter um público forte, apenas outros interesses falaram mais alto. Muito obrigado!
Pra quem ama RPG de turno recomento o jogo: Hero's adventure road to passion. É novo, pixel art, combate tático e traz liberdade total pro jogador com elementos de vários RPGs que amamos. Cada New Game é uma experiência diferente.
muito bacana, o yuotube precisa de mais conteúdo assim, caprichado, com pesquisa, com espaço pra gente refletir; acho um ponto interessante no final, que vc fala de como vários jogos absorveram elementos de rpg, o que não acho ruim, mas pode induzir a impressão de que existem muito mais rpg's de ação no mercado; seria legal num próximo vídeo explorar a questão dos menus de batalha, que em jogos que estão fazendo sucesso, como persona e like a dragon, usam os botões como atalho para as ações, agilizando os comandos, coisa que o mario rpg já fazia
Rpgs de turno são ótimos mas os actions também são, ter saído dos final fantasy clássicos e visto a evolução, no qual eles vão ficando mais fluídos dá uma nova dinâmica aos combates. Em FF8 você tinha o esquema de cada personagem atacar no seu próprio turno tendo como um elemento extra os Limit Breaks, ai se joga Valkirie Profile se vê o sistema de combos e aquilo já foi uma mega inovação, em FF 12 tínhamos os personagens basicamente num mmorpg, no 13 o sistema de combos dos próprios personagens, mas em Kingdom Hearts cara você vê outro tipo de game.
Toda a análise fez sentido, e até ficou claro que os RPG de turno só estão "migrando" onde antes eram os protagonistas, hoje as empresas não estão querendo arriscar e deixando eles meio que "pra tras" em relação aos action RPG, enquanto isso acho BD3 uma exceção a isso, provavelmente pelo tipo de financiamento que obteve... mas tirando ele e pokemon, que é um caso a parte, não vejo um novo RPG de turno competindo em pe de igualdade com os top ARPG
Ficou muito bom Ryu! Nós das antigas sentimos falta de muitas destas franquias que sumiram e deixaram um buraco, mas a verdade é que tudo evoluiu muito de lá pra cá e nem todos conseguem acompanhar.
Bom, fico no meio termo. Acho bom jogo por turno e jogos RPG/hack'n slash, então é bom ter as duas opções. Cada produtora escolheu o seu caminho, algumas abandonaram o turno pra atingir um novo publico e outras ainda apostam no turno e fizeram inovações, Baldurs Gate é um bom exemplo.
Breath of fire IV, o jogo da minha vida...na minha opinião é o melhor jogo do ps1, e é o melhor jogo de todos para mim...por motivos pessoais mas tbm porque o jogo é sensacional.
Infelizmente tem pessoas que acham RPGs de turno ultrapassados, porém pra mim hoje é apenas uma questão de escolha de game play, eu adoro Rpgs de turno e taticos tbm. O crescimento dos jogos indies foi muito bom pros consumidores desses gêneros a unica coisa que eu acho que está ultrapassado e me irrita muito são os combates aleatórios, vc não ver os inimigos no mapa é horrível.
Esse papo de que é ultrapassado é conversa de criança. Os jogos que sao mais populares hj em dia sao esses FPS tipo Fortnite, Valorant, essas porras aí. Se formos analisar, jogos de FPS são tão antigos quanto jogos de RPG por turnos, nen saberia dizer qual foi o 1º jogo deste gênero, mas o primeiro que joguei foi o Doom pra pc, foi inclusive muito antes de ter jogado um jogo de RPG por turnos kkkkk. Entao isso é conversa de quem nao tem argumentos e também não gosta dos combates por turnos. Oque eu acho é que tem uns pontos a se considerar sobre rpg por turnos. Encontros aleatorios nao pode mais ter, isso sim é chato, enchimento de linguiça dos jogos antigos pra aumentar o tempo de gameplay. RPG por turno precisa de personagens cativantes. Precisa de uma party para ser gerenciada. Batalha por turnos individual como no Last Ranker do psp não cola. O sistema tem que ser ATB ou Timeline como o do FF X. Sistema do Grandia é muito bom também. Gostaria de ver mais jogos parecidos. Agora aquele sistema do Dragon Quest, Suikoden, etc... onde o player escolhe todas as ações da party, pra depois a rodada acontecer, convenhamos, é um porre kkkkkk. Precisa também encarar o fato de que combate por turnos não é a formula mais popular de combate, porem é a que mais combina com jogos de RPG e Fantasia. Final Fantasy action se tornou um jogo completamente genérico, sem personalidade. A Square tem Kingdom Hearts pra fazer algo mais action, Podiam até lançar um titulo novo que se pareça com Final Fantasy mas seja um jogo mais action, agora mudar da agua pro vinho com uma franquia clássica como Final Fantasy, só pra entrar na modinha, ficar no "Hype" é muito tiro no pé. A Square esta colhendo oque plantou, se esqueceu das origens, nao dá valor pro passado, abandonou o próprio estilo que outrora tornou popular. Sendo bem sincero, essa empresa se falir, pra min nao faz mais falta.
Eu sinto falta de RPGs de turno com gráficos mais realistas (os modelos dos personagens), como FF8 e 10, não tenho nada contra os que tem a arte de anime, gosto também, mas sinto falta. O Yakuza, gostei muito, pq tem essa pegada no gráfico, mas não sou muito fã de comédia e ele não é ambientado em um mundo de fantasia, mesmo assim gostei e muito dele. Mas é isso, sinto falta disso.
Rpg de turnos amo, jogo desde o snes Mario rpg entre outros já zerei a maioria dos tops , hj em dia não tem muitos bons, o que recomendo hoje em dia , é honkai star rail, ótima tarde a todos
Podia fazer uma lista de RPGs Indie fora os mais badalados (Sea of Stars, Chained Echoes, etc). Vi que colocou Ara Fell no vídeo, eu achei um jogo incrível!! Tem um outro de RPG Maker, é mais simples, mas achei muito bom também Echoes of Aetheria.
E eu achando que geral estava gostando mais de algo dinâmico e com ação, sendo que há um iceberg de explicações sobre o "declínio" desse gênero, muito esclarecedor o documentário, ajudou a jogar luz num tema que se vê achismos por aí, inclusive o meu.
Disse tudo, quando surgiram os jogos americanos Hollywoodianos, os Jrpgs cartunescos foram sumindo aos poucos, porém agora voltaram com as produtoras indies.
11:57 - a série Lunar não foi desenvolvida no playstation 1. Tanto "The Silver Star Story Complete" quanto "Eternal Blue Complete" são relançamentos remasterizados das versões de Sega CD! Grandia mesma coisa, é um port da versão Sega Saturn que aliás é mais bonita e polida no console da Sega! Pena nunca ter vindo oficialmente pro ocidente! :(
A Square e FF podem ter abandonado o sistema de turnos. Mas a Atlus continua firme e forte e eu me sinto satisfeito. E mais, o pessoal da Atlus não ficou preso no tempo com um sistema de turnos simplista e ultrapassado, eles estão sempre aprimorando e adicionando mais profundidade ao sistema de combate dos jogos deles.
E mesmo outros jogos aderiram, exemplo é a franquia yakuza/like a dragon. Do yakuza 0 ao 6 eram todos de ação e porradaria, e a partir do yakuza: like a dragon e o like a dragon: infinite wealth (que lançou esse ano) se tornaram rpg's de turno, isso sem falar no Baldur's gate 3 que ganhou o g.o.t.y e o Sea of Stars em 2022 que deixou todo mundo no hype. O gênero continua na ativa e não vai deixar de existir tão cedo quanto os haters pensam.
Um dos jogos de turno mais legais que eu joguei foi LOST ODYSSEY, PQP, que jogo legal! Acho que tem como manter o combate de turno e ainda sim ser "super cool" com cutscenes bem agitadas e tudo mais.
Parabéns cara que video incrível estou rejogamdo ff12 zda o ff que mais amo infinitamente RPG como os clássicos não teremos mais a demanda por jogos ruins como alta resolução e fps vão matar os games aos poucos
Sugestão de vídeo: franquia monster hunter. Vejo que poucos no ocidente, pelo menos antes do World, conheciam essa bela franquia. Quando der, inseri MH na pauta aí ! hahah :D
Concordo que o gênero não está morrendo. Na década de 90 tudo era mais experimental e as empresas podiam errar sem falir. Os custos de produzir um jogo é que faz experimentos não acontecerem mais, por exemplo: P3 reloaded teve um investimento relativamente baixo, vendeu 1 milhão de cópias e é considerado um sucesso, já FF7 Rebirth registrou mais de 2 milhões de usuários na primeira semana e foi considerado fracasso comercial. Os jogos AAA estão custando tanto que 2 milhões de jogadores no lançamento não suprem os custos da empresa. Para mim o erro está em buscar sempre mais, maior, mais grandioso, etc. Jogos de escopo reduzido, como Chained Echoes, Sea of Stars, Cosmic Star Heroine, etc demoram menos para ver a luz do dia e suprem as necessidades do mercado
Eu infelizmente não peguei a geração do PS1 e tals, já que nasci em 2002 então acabei pegando os tempos áureos do PS2 e início do PS3/Xbox 360, no início eu tinha aquele preconceito com jogos de turno mas sempre tive a vontade de jogar Pokémon pq amava o desenho quando era criança e ai tudo mudou, descobri o poder da emulação e joguei o Pokémon Ruby pela primeira vez e zerei, dai pra frente já era, joguei quase todos os pokémons e hack rom, zerei chrono trigger, alguns final fantasy e o meu queridinho Persona, e por ai vai, jogos de turnos sempre me cativaram por ter uma história muito mais bem trabalhada ou por poder fazer estratégias legais nas batalhas então eu não largo por nada!
Achei foda o video ensaio, mas o titulo dizia DOCUMENTARIO, esperava mais informações (exemplo bobo: qual o primeiro RPG de turno lançado). Ainda assim, muito informativo e dinamico. Ótimo trabalho.
Pra mim o que era/é cativante nos jogos de turno é que os jogos focavam MUITO na história, e o gameplay era calmo, era como participar de uma história podendo controlar calmamente os personagens. Seja lá qual era o motivo real deles focarem tanto nas histórias e imersão, isso era bem único pra mim. Agora, quando eu vou jogar FF, o XV, por exemplo, é tudo tão bonito, é possível ver o dinheiro na tela, mas eles sacrificam a escrita absurdamente. No final pra mim é a popularização, as empresas querem mais clientes e acabam querendo abraçar todo mundo. Trágico, mas eles são donos da franquioa, fazer o que né. FF VII Rebirth tá aí mostrando que nem sempre o nome é capaz de vender o jogo, tá vendendo BEM POUCO!!!!!!!!! Bem longe do esperado. BG3 mostrou que tem fã pra jogo de turno, tem gamer que ama o gênero ainda.
Sim. Tem muitos. Acho que a maioria acima dos 35 anos, mas tem varios sim. Deveriam levantar um debate de o quanto a ascenção de alguns streamers "formadores de opiniao digital" influenciaram negativamente a indústria dos games, não estou generalizando, claro, mas é um debate pertinente sim em 2024.
O video foi muito bom, mas mostrar FF7 Remake como exemplo de abandono de turno foi pessoal 😂. Correr de um lado para o outro enquanto o ATB enche, não torna o jogo um jogo de ação. Diria que foi uma ótima evolução para um turno mais moderno capaz de trazer novos jogadores e agradar a maioria dos antigos. No mais, vocês me deram saudades do Grandia. Ta na hora de zerar mais uma vez.
O foda é que até num vídeo teu a lógica de mercado trabalha forte, se esse vídeo flopa, tu não tem nenhum incentivo pra fazer mais disso no teu canal. Gastar tanto tempo pra pouco retorno, talvez seja exatamente assim que muitas empresas grande se sintam.
Ficou show demais o documentário! É disso que a gente precisa. E quanto aos RPGs por turnos, a vontade de jogar o gênero pode morrer dentro de uma pessoa e tudo bem, mas o gênero em si jamais morrerá!
Ohhh brigado, meu querido! Fico grato ao Vini por ter embarcado nessa ideia, porque tem tempo que queria produzir algo assim. Um forte abraço, meu parceiro!
Estou com vcs, eu tbm recentemente comentei sobre esse assunto de que falam que o gênero está morto e isso é doidera. Um forte abraço a ambos.
Devemos lembrar que, apesar de RPG de turno não ser mais tão bem visto como antigamente, ainda assim é um estilo muito agradável e querido, seja por saudosistas quanto por novos jogadores. Mas isso depende também, e muito, do jogo em questão. Posso dizer que me dediquei com MUITO gosto e amor em zerar Persona 5. Mas o mesmo não posso dizer por Sea of Stars, que eu comprei em lançamento, mas eu ainda nem to na metade do jogo. Ou seja, tem jogos que mantem a formula de um jeito que agrada a todos, mas tem outros que tenta viajar demais na maionese, ai acaba deixando as batalhas maçantes como o caso, no meu ponto de vista, deste segundo jogo que mencionei.
Edit: Mas admito que o Action/RPG tem um espaço mais quentinho do meu coração, jogos como a saga YS, Brave Fencer Musashi 1 e 2 roubaram horas dos meus dias. MAS... eu considero, particularmente, FF7 remaker, o ápice do Action RPG. Mesmo sabendo que tem jogos tão bons quanto ele. Mas o que a Square Enix fez com a Gameplay desse jogo. Mds... renovação!
quem diz que jogo por turno é ruim nunca parou pra pensar que muito tempo atrás foi criada uma coisa muito importante organizada por turnos que chama "conversa". Sem contar que também dá a impressão que a pessoa nunca jogou baralho na vida dela também. É só uma forma de organização, mas tem muita criança que ainda não entende isso
Em todos esses anos, é a primeira vez que um canal que sigo é curto fala de Lufia, de longe um dos melhores que já joguei no Nintendo, a história era boa demais
Por mais que os jogos de ação sejam ótimos eu sinto uma magia única nos RPGs de turno
Que vídeo maravilhoso e exclarecedor, Ryu!! Sempre me endaguei muito sobre o tema e é bom ver que mais alguém tem uma opinião parecida.
Obs: Torço por mais games com cenas 18+ igual o Baldur's Gate 3.
Que vídeo excelente, já me arrepiei no início com o soundtrack de Chrono Cross haha
Sobre a temática, rpg de turno é o meu estilo de jogo favorito ever, quase todos os meus jogos favoritos são de turno haha prefiro passar o resto da vida jogando o mesmos jogos do que trocar por um de ação que não me agrada.
Games rules esses dias eu fiz um vídeo defendendo os rpgs de turno comentando sobre o mesmo assunto da uma olhada depois claro que não é um vídeo tao aprofundado quanto o seu mas fiquei bem satisfeito.
Ótimo vídeo.
Esse ano eu zerei até então 30 jogos, desses 13 foram Jrpgs, desses 7 de turno.
Irretocável meu caro Ryu. Parabéns pelo excelente trabalho de sempre! 👏
Obrigado, Andrew! Teremos mais futuramente!
Vídeo top, muito bom mesmo!. Tem muitos Rpgs bom ai, muita coisa boa!.
Falei na live e falo novamente.
Tenho 40 anos nas paleta, e digo com segurança que esse é o melhor canal de RPG de vídeo game do YT.
Até a minha filha está aprendendo aqui haahaha
Poxa, obrigado pelo carinho, Alan! Espero que você e sua filha curtam os vídeos que virão por aí. Tô com um meninão de 8 meses e espero que ele goste de RPGs para que eu possa passar meu conhecimento adiante, hahaah. Forte abraço!
Vagrant story é lindo do seu jeito único e ultra original 🎉😊
Incrível seu material. Por favor traga mais pra gente!
Vídeo muito bem feito! Parabéns!
Acredito que o RPG de turno ser "abraçado" pelos desenvolvedores indies tem muitos benefícios, como a maior introdução de inovações e regaste de mecânicas que davam certo antigamente mas, que por um motivo ou por outro, foram abandonadas pela indústria moderna. Como os vários remakes e remasters recentes indicam, as emrpesas grandes querem condições de mercado para voltar com os RPGs de turno - e os fãs desses RPGs indies são um bom termômetro para isso. Abraço e continuem com esses vídeos mais amplos; sempre pego os jogos na tela como referência para jogar depois.
Excelente vídeo no formato documentário.
Se for trabalhoso demais poderia até ser menor ou dividido em fases.
Mas ficou excelente, Ryu
Que vídeo incrível, não perde em nada para os gringos! Uma grande adição pra comunidade dos RPGs no Brasil. De quebra, peguei vários jogos que não conhecia como recomendação hehehehe
E opa, eu vi SÉRIE DE DOCUMENTÁRIOS na descrição?! Brabo demais!
PS: Uma pequena sugestão, eu colocaria a palavra "Documentário" entre parênteses ou colchetes no final, acho que o público geral associa essa palavra com algo chato/maçante.
Olha o meu filho do aço favorito! Brigado pelo carinho, meu anjo! Hahahhaha, vamos tentar transformar documentários em algo divertido, então!
@@RyuAkechi Eu já acho divertido pra caramba, agora espero/torço para que o vídeo atinja o máximo de pessoas possível! Vou fazer a minha parte divulgando para todo mundo que passar na minha frente hahaha. Abração!
Gostei muito do vídeo. Bem expositivo e imparcial com a visão de mercado. Gostaria de mais vídeos como este. Sou da geração de ps1 e amante de jogos de turno.
Trarei sempre que possível!
Video sensacional Ryu. Achei ótimo a apresentação em ordem cronológica.
Obrigado, Eduardo!!
Maravilha! Belo trabalho, Ryu!
Eu achava que estava morrendo até eu começar trails in the sky. Tem dez jogos na franquia, desde dezembro eu só jogo isso, e eu ainda tô no sexto jogo da série. Que aliás só fica melhor.
franquia sensacional mesmo
Rpg de turno táticos continuam sendo os meus preferidos!
e voltaram com tudo
11:38 música de batalha do Parasite Eve, por favor coloque as músicas usadas na edição. Sempre gosto muito de ter referências.
Eu jogo atualmente C-RPG, tático e por turno. Meu preferidos são Wasteland 3, Warhammer 40,000: Rogue Trader, Pathfinder: Wrath of the Righteous, Baldur's Gate III
, Persona 5 e XCOM 2. Comecei ontem o fire emblem: three houses e já me conquistou.
Quando apareceu Dark Cloud eu quase chorei pqp. Que jogo mds
Interessante. No fim, os indies salvando o dia novamente. Seria legal fazer uma lista desses jogos indies focados em turno. As vezes quero jogar algo do tipo, mas não sei o que jogar.
no início eu não curtia essa estética dos jogos.indies mas eu me rendi e fechei vários.
Meu bom, vídeo incrível, parabéns! Você tá fazendo sua parte por esse estilo de jogo, graças a internet podemos manter nossas paixões em alta e falar sobre o que gostamos. Obrigado por fazer parte disso.
Que isso, eu que agradeço por assistir e contribuir com seu comentário, Tio!
Cara cada parte do video me fez voltar a un momento da minha infância como a muito tempo nao acontecia...
Parabens pelo video muito bem produzido roteirizado e editado, a muito tempo nao vejo videos bem feitos dessa forma !!!!
Obrigado demais, Thiago! Feliz que gostou!
Muito bom ryu! Por isso sigo jogando pokemon, já que as outras franquias que gostava viraram rpg de ação e cada vez lançam menos jogos assim 😢
na minha opinião a explicação para o encerramento de muitas franquias de rpg no ps2 se dá pelo simples avanço gráfico. Rpgs faziam tanto sucesso pq os equipamentos não eram avançados tecnologicamente, então rpgs se beneficiavam das suas narrativas elaboradas, que mexiam com nossa imaginação para "visualizar" coisas que muitas vezes só nos era dita em textos ou em cutscenes muito simplórias. Quanto a tecnologia proporcionou gráficos pra fazer cenas com direção e qualidade cinematográficas, não precisamos mais imaginar nada e isso beneficia jogos de ação frenética e etc, e essa "novidade" fez os rpgs serem um pouco deixados de lado. Com o tempo, a novidade de outrora deixa de ser novidade e ai os rpgs voltaram a ter algum foco e competir pau a pau com outros gêneros.
Que vídeo top! Achei incrível a produção e estudo a fundo do tema. Apesar de gostar bastante dos RPGs de turno, eu não parava pra analisar seu estado a tempos. Vejo agora que nunca deixaram de ter um público forte, apenas outros interesses falaram mais alto. Muito obrigado!
Eu que agradeço pelo comentário e carinho!!
Tem tanto jogo que nunca joguei que ainda tenho RPG de turno para toda a vida.
Pra quem ama RPG de turno recomento o jogo: Hero's adventure road to passion.
É novo, pixel art, combate tático e traz liberdade total pro jogador com elementos de vários RPGs que amamos.
Cada New Game é uma experiência diferente.
muito bacana, o yuotube precisa de mais conteúdo assim, caprichado, com pesquisa, com espaço pra gente refletir;
acho um ponto interessante no final, que vc fala de como vários jogos absorveram elementos de rpg, o que não acho ruim, mas pode induzir a impressão de que existem muito mais rpg's de ação no mercado;
seria legal num próximo vídeo explorar a questão dos menus de batalha, que em jogos que estão fazendo sucesso, como persona e like a dragon, usam os botões como atalho para as ações, agilizando os comandos, coisa que o mario rpg já fazia
Boa sugestão! Eu quero produzir um vídeo sobre esses “elementos de RPG” um dia, aí deve entrar esse tópico!
Jrps são minha paixão, eles me fazem sentir livre e que eu posso simplesmente obliterar o inimigo a minha frente com um new game+.
Fico legal documentário
Rpgs de turno são ótimos mas os actions também são, ter saído dos final fantasy clássicos e visto a evolução, no qual eles vão ficando mais fluídos dá uma nova dinâmica aos combates.
Em FF8 você tinha o esquema de cada personagem atacar no seu próprio turno tendo como um elemento extra os Limit Breaks, ai se joga Valkirie Profile se vê o sistema de combos e aquilo já foi uma mega inovação, em FF 12 tínhamos os personagens basicamente num mmorpg, no 13 o sistema de combos dos próprios personagens, mas em Kingdom Hearts cara você vê outro tipo de game.
Ótimo vídeo! Essa soundtrack da opening de chrono cross me fizeram chorar.
Incrível!!!
Assim como seu beijo!
Eu amo RPG em turno, e pouco tempo tivemos a prova que rpg de turno é vivo, persona 5, é um exemplo rápido
Gostei, vídeo muito interessante.
Caraca que vídeo maravilhoso 😍
O fundo musical do vídeo, o tema de Chrono Cross chega da um arrepio.
Toda a análise fez sentido, e até ficou claro que os RPG de turno só estão "migrando" onde antes eram os protagonistas, hoje as empresas não estão querendo arriscar e deixando eles meio que "pra tras" em relação aos action RPG, enquanto isso acho BD3 uma exceção a isso, provavelmente pelo tipo de financiamento que obteve... mas tirando ele e pokemon, que é um caso a parte, não vejo um novo RPG de turno competindo em pe de igualdade com os top ARPG
Baita vídeo parabéns!!!
É meu estilo de jogo favorito, e provavelmente sempre será
Ultima, considerado um dos primórdios dos RPGs era inicialmente um ARPG.
Bom video,eu comecei nos rpgs com Phantasy Star 1 do master system,fiquei maravilhado com aquilo e delá pra cá,foi só ladeira a baixo.kkkkkkk
EITA canal danado de bom!
Ótimo video!
Ficou muito bom Ryu! Nós das antigas sentimos falta de muitas destas franquias que sumiram e deixaram um buraco, mas a verdade é que tudo evoluiu muito de lá pra cá e nem todos conseguem acompanhar.
Nem diga, Adolfo! Sempre dá um quentinho no coração quando surge uma coletânea para consoles atuais! Obrigado pelo comentário!
Muito bom seu canal ❤
Maravilha de vídeo, uma dica/ pedido, coloque os nomes dos jogos que aparecem no vídeo, fiquei interessado em vários aí kkkk❤
A gente acabou colocando em muitos, mas alguns ficaram de fora! Na próxima garantiremos todos!
Baldur's Gate 3 calou a boca de todo mundo kkkk
Video muito bom.
Bom, fico no meio termo. Acho bom jogo por turno e jogos RPG/hack'n slash, então é bom ter as duas opções. Cada produtora escolheu o seu caminho, algumas abandonaram o turno pra atingir um novo publico e outras ainda apostam no turno e fizeram inovações, Baldurs Gate é um bom exemplo.
-*
muito bom o vídeo
só acho que a Konami ta segurando muito no remaster do Suikoden, xD
Muito bom!
Honkai star rail, rpg de turno que lota estádios só pra fazer um show acústico
Honkai é RPG de turno?
@@fabriciofenryir397star rail
Breath of fire IV, o jogo da minha vida...na minha opinião é o melhor jogo do ps1, e é o melhor jogo de todos para mim...por motivos pessoais mas tbm porque o jogo é sensacional.
Infelizmente tem pessoas que acham RPGs de turno ultrapassados, porém pra mim hoje é apenas uma questão de escolha de game play, eu adoro Rpgs de turno e taticos tbm. O crescimento dos jogos indies foi muito bom pros consumidores desses gêneros a unica coisa que eu acho que está ultrapassado e me irrita muito são os combates aleatórios, vc não ver os inimigos no mapa é horrível.
Concordo.
Esse papo de que é ultrapassado é conversa de criança. Os jogos que sao mais populares hj em dia sao esses FPS tipo Fortnite, Valorant, essas porras aí. Se formos analisar, jogos de FPS são tão antigos quanto jogos de RPG por turnos, nen saberia dizer qual foi o 1º jogo deste gênero, mas o primeiro que joguei foi o Doom pra pc, foi inclusive muito antes de ter jogado um jogo de RPG por turnos kkkkk. Entao isso é conversa de quem nao tem argumentos e também não gosta dos combates por turnos.
Oque eu acho é que tem uns pontos a se considerar sobre rpg por turnos.
Encontros aleatorios nao pode mais ter, isso sim é chato, enchimento de linguiça dos jogos antigos pra aumentar o tempo de gameplay.
RPG por turno precisa de personagens cativantes. Precisa de uma party para ser gerenciada. Batalha por turnos individual como no Last Ranker do psp não cola.
O sistema tem que ser ATB ou Timeline como o do FF X. Sistema do Grandia é muito bom também. Gostaria de ver mais jogos parecidos. Agora aquele sistema do Dragon Quest, Suikoden, etc... onde o player escolhe todas as ações da party, pra depois a rodada acontecer, convenhamos, é um porre kkkkkk.
Precisa também encarar o fato de que combate por turnos não é a formula mais popular de combate, porem é a que mais combina com jogos de RPG e Fantasia.
Final Fantasy action se tornou um jogo completamente genérico, sem personalidade. A Square tem Kingdom Hearts pra fazer algo mais action, Podiam até lançar um titulo novo que se pareça com Final Fantasy mas seja um jogo mais action, agora mudar da agua pro vinho com uma franquia clássica como Final Fantasy, só pra entrar na modinha, ficar no "Hype" é muito tiro no pé.
A Square esta colhendo oque plantou, se esqueceu das origens, nao dá valor pro passado, abandonou o próprio estilo que outrora tornou popular. Sendo bem sincero, essa empresa se falir, pra min nao faz mais falta.
Eu sinto falta de RPGs de turno com gráficos mais realistas (os modelos dos personagens), como FF8 e 10, não tenho nada contra os que tem a arte de anime, gosto também, mas sinto falta. O Yakuza, gostei muito, pq tem essa pegada no gráfico, mas não sou muito fã de comédia e ele não é ambientado em um mundo de fantasia, mesmo assim gostei e muito dele. Mas é isso, sinto falta disso.
Rpg de turnos amo, jogo desde o snes Mario rpg entre outros já zerei a maioria dos tops , hj em dia não tem muitos bons, o que recomendo hoje em dia , é honkai star rail, ótima tarde a todos
Podia fazer uma lista de RPGs Indie fora os mais badalados (Sea of Stars, Chained Echoes, etc). Vi que colocou Ara Fell no vídeo, eu achei um jogo incrível!! Tem um outro de RPG Maker, é mais simples, mas achei muito bom também Echoes of Aetheria.
E eu achando que geral estava gostando mais de algo dinâmico e com ação, sendo que há um iceberg de explicações sobre o "declínio" desse gênero, muito esclarecedor o documentário, ajudou a jogar luz num tema que se vê achismos por aí, inclusive o meu.
Disse tudo, quando surgiram os jogos americanos Hollywoodianos, os Jrpgs cartunescos foram sumindo aos poucos, porém agora voltaram com as produtoras indies.
sempre fui fa de rpg por turno , pois meu favorito foi ff7 e todosdo snes e ps1 , mas hoje ja nao tenho paciencia para rpg de turno .
Vídeo novo fresquinho, delicia, que ótimo tema de vídeo, deve tá maravilhoso.
Muito legal
Um rpg de turno de fantasia medieval que tenho muito carinho é o Golden Sun 1 e 2 de gba. De todos que joguem, nenhum foi tão incrível quanto esse
Eu zerei ele esses dias kkkkk
sempre tem mercado, cada dia so cresce
Adorei a matéria
Carai olha o Nêmesis 13:01 num rpg antigo kkk Capcom dando copy paste?
Ja fui muito fã desse estilo quando mais novo, mas hj em dia nao tenho mas paciência pra esse estilo
que video bom, obrigado por o conteudo.
11:57 - a série Lunar não foi desenvolvida no playstation 1. Tanto "The Silver Star Story Complete" quanto "Eternal Blue Complete" são relançamentos remasterizados das versões de Sega CD! Grandia mesma coisa, é um port da versão Sega Saturn que aliás é mais bonita e polida no console da Sega! Pena nunca ter vindo oficialmente pro ocidente! :(
Ai, esse erro foi total mesmo! Devia ter feito mais pesquisa. Perdão pelo vacilo!
Um RPG de ação esquecido do PS1 é o Dragon Valor, muito massa.
Excelente! E a trilha sonora de BoF 3? 🥹🥹🥹
O vídeo ficou show
Acho que atualmente os melhores rpgs de turno do mercado são feitos pelo ocidente.
Quero mais.
A Square e FF podem ter abandonado o sistema de turnos. Mas a Atlus continua firme e forte e eu me sinto satisfeito. E mais, o pessoal da Atlus não ficou preso no tempo com um sistema de turnos simplista e ultrapassado, eles estão sempre aprimorando e adicionando mais profundidade ao sistema de combate dos jogos deles.
E mesmo outros jogos aderiram, exemplo é a franquia yakuza/like a dragon. Do yakuza 0 ao 6 eram todos de ação e porradaria, e a partir do yakuza: like a dragon e o like a dragon: infinite wealth (que lançou esse ano) se tornaram rpg's de turno, isso sem falar no Baldur's gate 3 que ganhou o g.o.t.y e o Sea of Stars em 2022 que deixou todo mundo no hype.
O gênero continua na ativa e não vai deixar de existir tão cedo quanto os haters pensam.
um dos jogos mais recentes que ando jogando e é de turno é Honkai Star Rail :3
Estou jogando eiyuden chronicle hundred heroes tirando alguns bugs , e um jogo bom de turno.
Um dos jogos de turno mais legais que eu joguei foi LOST ODYSSEY, PQP, que jogo legal! Acho que tem como manter o combate de turno e ainda sim ser "super cool" com cutscenes bem agitadas e tudo mais.
Parabéns cara que video incrível estou rejogamdo ff12 zda o ff que mais amo infinitamente RPG como os clássicos não teremos mais a demanda por jogos ruins como alta resolução e fps vão matar os games aos poucos
To jogando dq7 e ta uma delícia
Sugestão de vídeo: franquia monster hunter. Vejo que poucos no ocidente, pelo menos antes do World, conheciam essa bela franquia. Quando der, inseri MH na pauta aí ! hahah :D
Concordo que o gênero não está morrendo. Na década de 90 tudo era mais experimental e as empresas podiam errar sem falir. Os custos de produzir um jogo é que faz experimentos não acontecerem mais, por exemplo: P3 reloaded teve um investimento relativamente baixo, vendeu 1 milhão de cópias e é considerado um sucesso, já FF7 Rebirth registrou mais de 2 milhões de usuários na primeira semana e foi considerado fracasso comercial. Os jogos AAA estão custando tanto que 2 milhões de jogadores no lançamento não suprem os custos da empresa.
Para mim o erro está em buscar sempre mais, maior, mais grandioso, etc. Jogos de escopo reduzido, como Chained Echoes, Sea of Stars, Cosmic Star Heroine, etc demoram menos para ver a luz do dia e suprem as necessidades do mercado
Ótimo ponto, Lucas! Ajudou a dar ainda mais contexto ao que relatei no vídeo. Agradeço pelo comentário!
10:16 decorrer do q???
rapaz honkai star rail é chines e faz bastante sucesso, e tem outros, mas realmente são asiáticos.
Tema de Xenogears ao fundo
18:37 resident evil 6 quem o diga😂
Eu infelizmente não peguei a geração do PS1 e tals, já que nasci em 2002 então acabei pegando os tempos áureos do PS2 e início do PS3/Xbox 360, no início eu tinha aquele preconceito com jogos de turno mas sempre tive a vontade de jogar Pokémon pq amava o desenho quando era criança e ai tudo mudou, descobri o poder da emulação e joguei o Pokémon Ruby pela primeira vez e zerei, dai pra frente já era, joguei quase todos os pokémons e hack rom, zerei chrono trigger, alguns final fantasy e o meu queridinho Persona, e por ai vai, jogos de turnos sempre me cativaram por ter uma história muito mais bem trabalhada ou por poder fazer estratégias legais nas batalhas então eu não largo por nada!
Que massa!!!!
Achei foda o video ensaio, mas o titulo dizia DOCUMENTARIO, esperava mais informações (exemplo bobo: qual o primeiro RPG de turno lançado). Ainda assim, muito informativo e dinamico. Ótimo trabalho.
A SEGA virou a mãe dos rpg de turno atualmente. Se me dissessem há 10 anos que Yakuza ia virar rpg de turno eu teria dado risada
As partes da intriga política são melhores que as lutas, digo mesmo
A camada profunda de jogos, o próprio final fantasy tem coisas assim.
Pra mim o que era/é cativante nos jogos de turno é que os jogos focavam MUITO na história, e o gameplay era calmo, era como participar de uma história podendo controlar calmamente os personagens. Seja lá qual era o motivo real deles focarem tanto nas histórias e imersão, isso era bem único pra mim. Agora, quando eu vou jogar FF, o XV, por exemplo, é tudo tão bonito, é possível ver o dinheiro na tela, mas eles sacrificam a escrita absurdamente. No final pra mim é a popularização, as empresas querem mais clientes e acabam querendo abraçar todo mundo. Trágico, mas eles são donos da franquioa, fazer o que né. FF VII Rebirth tá aí mostrando que nem sempre o nome é capaz de vender o jogo, tá vendendo BEM POUCO!!!!!!!!! Bem longe do esperado. BG3 mostrou que tem fã pra jogo de turno, tem gamer que ama o gênero ainda.
Sim. Tem muitos. Acho que a maioria acima dos 35 anos, mas tem varios sim. Deveriam levantar um debate de o quanto a ascenção de alguns streamers "formadores de opiniao digital" influenciaram negativamente a indústria dos games, não estou generalizando, claro, mas é um debate pertinente sim em 2024.
O video foi muito bom, mas mostrar FF7 Remake como exemplo de abandono de turno foi pessoal 😂. Correr de um lado para o outro enquanto o ATB enche, não torna o jogo um jogo de ação. Diria que foi uma ótima evolução para um turno mais moderno capaz de trazer novos jogadores e agradar a maioria dos antigos.
No mais, vocês me deram saudades do Grandia. Ta na hora de zerar mais uma vez.
O foda é que até num vídeo teu a lógica de mercado trabalha forte, se esse vídeo flopa, tu não tem nenhum incentivo pra fazer mais disso no teu canal. Gastar tanto tempo pra pouco retorno, talvez seja exatamente assim que muitas empresas grande se sintam.
Sim.....criador de conteúdo sente isso a cada vídeo que faz e vira escravo da plataforma. É horrível. Valeu pelo comentário.