PROTAGONISTA SILENCIOSO em RPGs ainda funciona?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 янв 2025

Комментарии • 74

  • @PACKPLAYSGAMESS
    @PACKPLAYSGAMESS 5 месяцев назад +3

    Tá mandando bem demais, Ryu, parabéns pelo trabalho! Essa parceria já deu certo!

  • @thevannrock6751
    @thevannrock6751 5 месяцев назад +7

    Eu amo o fato Protagonista de Persona ser silencioso

  • @adrianodiley2737
    @adrianodiley2737 5 месяцев назад +9

    Ao meu ver em Drakengard 1 faz muito sentido o protagonista ser silencioso

    • @gamesrulesbrasil
      @gamesrulesbrasil  5 месяцев назад +5

      HAHAHAHAHAHA ai você tem um ótimo ponto!

  • @Fabio_MTG
    @Fabio_MTG 5 месяцев назад +2

    Ótimo vídeo !

  • @helldanart
    @helldanart 5 месяцев назад +9

    Eu acho que a reposta tá ai no vídeo, eu acho que sim, funciona inclusive eu adoro esse formato... o lance maior aqui é: Em qual desses jogos vc se sente ser o próprio personagem e onde isso poderia funcionar. RPGs mais ocidentais (sem generalizar mas generalizando) tende a usar formatos de "tabletop", a gente cria fichas, cria personalidade e joga conforme, no geral a gente que dá a carta nessas narrativas criando uma imersão que estamos no controle do nosso boneco daí vem o que vc citou ai, Baldur's gate, Pillar of eternity, um dos meus rpgs favoritos da vida que é Vampire the masquerade: Bloodlines, todos esses me deram esse "controle da narrativa, onde minhas decisões e personalidade tinham força" enfim pra mim ainda funciona e funciona muito e tem muito suco dessa laranja ainda pra espremer, mas eu tb sou aquele player que dança conforme a musica, personagens já prontos com texto no estilo Final Fantasy da vida, tb são legais, depende mais do formato ao meu ver, saber usar isso como uma ferramenta de estrutura.

    • @RyuAkechi
      @RyuAkechi 5 месяцев назад +2

      Concordo, Dan! RPGs inspirados em tabletop demandam um protagonista sem voz própria, porque tecnicamente, nós somos as vozes deles e estamos decidindo a narrativa! Por outro lado, se for pra ter um protagonista fixo, que seja feita com carinho e tenha o desenvolvimento necessário. Valeu pelo comentário, lindo!

  • @pauloaugustofenix
    @pauloaugustofenix 5 месяцев назад +4

    20:18 meu falecido pai gostava desse jogo e até assobiava a música de abertura(Wild Arms)^^
    Não lembro se na série Shining Force os protagonistas eram silenciosos mas de Shining in the Darkness eu lembro que era :3

    • @RyuAkechi
      @RyuAkechi 5 месяцев назад +3

      Poxa, que memória linda! A abertura de Wild Arms é sensacional!

    • @pauloaugustofenix
      @pauloaugustofenix 5 месяцев назад +1

      @@RyuAkechi muito sensacional mesmo :3

  • @OMEGAID181
    @OMEGAID181 5 месяцев назад +31

    O problema não é protagonista silencioso, e sim falta de desenvolvimento dele.

    • @KassyusKass
      @KassyusKass 5 месяцев назад +2

      Protagonista silencioso é quase sempre brochante

  • @tiagoc9754
    @tiagoc9754 5 месяцев назад +2

    Joker tem até voz. Ele fala quando jogamos carta
    Isso que você falou do relacionamento com os outros personagens eu acho que é o ponto alto e ponto baixo do jogo. Isso exatamente pelo o que você falou: a gente responde o que aumenta status, não o que realmente achamos. Pra mim, isso perde todo o sentido de ter escolhas nos diálogos. Você não tem incentivo em ter personalidade própria, mas "vestir a máscara" pra agradar os NPCs. Mas se tratando de persona, vai saber se não era esse o real objetivo

  • @HellExorcist
    @HellExorcist 5 месяцев назад +3

    Vem ser o meu protagonista nada silêncioso, Ryu!!
    Vídeo maravilhoso, mano!! Eu sempre utilizei Dragon Quest VIII como um exemplo bacana de protagonista mudo (e olha que eu prefiro os tagarelas!).

  • @tiagoc9754
    @tiagoc9754 5 месяцев назад +2

    Eu prefiro protagonista fixo que fala e tem nome próprio. Exceto nesses RPGs que buscam se aproximar mais do RPG de mesa.
    Mas aí fica a reflexão: se RPG é role playing game (ou seja, jogo interpretativo) e quando jogamos com protagonistas fixos não temos como "interpretar", poderíamos dizer ainda que são RPGs?

  • @luizaquerubin
    @luizaquerubin 5 месяцев назад +3

    Nunca gostei de protagonistas mudos em qualquer jogo que seja, teoricamente essa característica serve para você se veja no personagem, mas eu nunca consegui fazer isso, eu nunca consegui me ver na pele de nenhum desses protagonistas mudos, e o pior de todos na minha opinião e o Link de Legend of Zelda, o Link tá alí ele tem a sua própria personalidade e opiniões, os outros personagens interagem com ele como se o Link respondesse de volta mas a gente nunca vê isso, e isso me frusta.

  • @guilhermemendonca6719
    @guilhermemendonca6719 5 месяцев назад +3

    O problema do protagonista silencioso é que fica sem personalidade na maioria das vezes. Sente raiva? Desaprova? Fica triste? Na maioria das vezes ele apenas reage aos outros personagens.

  • @bahrunar
    @bahrunar 5 месяцев назад +1

    Mais um vídeo muito bom do nosso grande Dragão!
    Eu também curto mais RPGs em que o personagem tem voz, mas tem casos em que um silencioso casa muito bem também e a jornada dele e o jogo são excelentes!
    Um exemplo que sempre me vêm a mente em casos assim, é de um jogo eu que eu não curti terem colocado um protagonista silencioso. Para mim é um caso similar ao do Final Fanntasy XIV, de uma série em que os protagonistas costumam ter voz, mas em um jogo específico o protagonista não tem. É o caso do Tales of Xillia 2, uma série que amo também, e que para mim os personagens são muito marcantes, principalmente os protagonistas, como Lloyd no Symphonia, ou o Luke no Abyss. Já no Xillia 2, escolheram colocar um personagem silencioso e um sistema de escolha nas falas, que pode melhorar a afinidade com certos personagens dependendo do que escolher. Em uma série com tantos protagonistas marcantes, achei que não foi uma boa escolha, parece para mim que o personagem não tinha tanta personalidade e que não me passou a sensação de "ser o protagonista" em um elenco bom, com protagonistas ótimos em seu antecessor.

    • @gamesrulesbrasil
      @gamesrulesbrasil  5 месяцев назад

      Ótimo exemplo do Tales of Xillia 2! Destaca ainda mais como o silêncio de um protagonista pode ser contrastante em uma série que é conhecida por ter personagens carismáticos!

  • @marcelocardoso1016
    @marcelocardoso1016 5 месяцев назад +6

    Faz vídeos contando toda a história da trilogia: Xenosaga.
    Igual que você fez do Xenogueas e Metal Gear!
    Obrigado pela sua atenção!!!

  • @tiagoc9754
    @tiagoc9754 5 месяцев назад +2

    BOF IV o Ryu PRECISA ser silencioso. Ainda mais pela narrativa que mostra o Fou-Lu e os interesses dele. Se o Ryu fala e se contrapõe ao Fou-Lu, você tira toda a imersão do jogar refletir sobre o ponto de vista do Fou-Lu e tirar suas próprias conclusões. Sem contar que o Ryu falante e tendo um posicionamento claro mataria a possibilidade de você escolher o final do jogo

  • @OnslaughterEx
    @OnslaughterEx 5 месяцев назад +2

    Eu não tenho problema com esse tipo de protagobista... o problema é se os acompanhantes também forem todos mufos, como um dos Final Fantasy ora Nintendo DS. Eu acho até um certo charme nesse tipo de protagobista, porque é o tipo que você pode botar seu nome nele e se sentir no jogo. Todos os de Pokémon funcionam assim até hoje.

  • @tiagomatos1086
    @tiagomatos1086 5 месяцев назад +2

    Acredito que hoje em dia não funciona mas o protagonista silencioso, antigamente sim mais hoje parece que falta algo

  • @Davi_Nafran
    @Davi_Nafran 5 месяцев назад +4

    8:27 na verdade o crono só quer mudar o futuro pra mostrar a Marle que ele é fodão

  • @WiillPlay
    @WiillPlay 5 месяцев назад +2

    Ao meu ver, o problema maior está quanto ao desenvolvimento do personagem. O Persona 5 por exemplo, é um jogo onde o protagonista é silencioso, mas muito expressivo nas suas ações, e apesar de não falar nada exatamente, a Atlus colocou ele com aquelas "microexpressões" a lá Link do Zelda. Onde ele solta sons de dor, determinação e fala muito com o corpo, então, de certa forma, ele está sempre se expressando e ao mesmo tempo, deixando com que você possa interpretar ele ainda assim.
    Um bom exemplo também, é o Chronno. Ele não tem falas, mas mesmo na época do Snes, a equipe por trás, se esforçou muito para com os sprites, poder passar uma personalidade aos personagens, e principalmente ao Chronno, no qual ele transmite muito as características de: brincalhão, bobo, esforçado, determinado e heroico.
    É que nem no livro, você não pode fazer um diálogo explícito, o mais importante é você entregar o que aquele "frame" quer dizer. Ao invés de relatar: "Fulano disse que amava ciclana, e eles se beijaram", construa a atmosfera da cena, dê foco aos detalhes. "Fulano tremia quando seus olhos iam de frente com o de ciclana, tentou disfarçar baixando a cabeça, mas foi interrompido pelo os doces lábios dela, que ao notar, selou os lábios para dentro como quem foge dum temporal..." É mais ou menos por aí! O importante é tratar quem vai consumir determinada mídia, com maturidade e deixar que ele use a cabeça pra interpretar o que está ali.

  • @SnakedaCLTdosaláriolíquido
    @SnakedaCLTdosaláriolíquido 5 месяцев назад +3

    O Crono se torna bem carismático muinto pelo seu design, tipo, ele traz aquela afeição que temos pelos protagonistas criados para dragon ball

  • @brendonoliveira2142
    @brendonoliveira2142 5 месяцев назад +3

    Eu não curto muito protagonistas silenciosos, não sei se tem muitos players como eu mas nunca me vi sendo "eu" o protagonista, mesmo sendo eu no controle, sempre senti que estou acompanhando a jornada de alguém, alguém diferente de mim, com uma personalidade que não é a minha, que age e se comporta de forma que eu não faria e eu curto muito isso.
    Por esse motivo RPGs story-driven com protagonista mudos, sempre parecerem estar faltando algo para mim

  • @guilhermeflou6686
    @guilhermeflou6686 5 месяцев назад +3

    Vini faz Explicando a História Completa de Dragon quest e Rogue Galaxy e faz Explicando a História Completa de series de tales. eu agradeço muito a você Desejo-lhe muito sucesso e grandes conquistas

  • @alissonguerreiro9073
    @alissonguerreiro9073 5 месяцев назад +1

    Não consegui hypar o vídeo só o like mesmo : / Adorei o vídeo

  • @Celsohrfilho
    @Celsohrfilho 5 месяцев назад +2

    Jogo rpg desde sempre e nunca gostei de protagonista quieto, acho q isso é atalho pro desenvolvedor pq fica mais facil desenvolver. Nunca me senti sendo o protahonista.

  • @shinbison1541
    @shinbison1541 5 месяцев назад +2

    eu n me importo porq todo jogo q eu jogo eu me imagino na pele dele ,,,a nao ser qndo é mulher e nao tem como mudar ,mas sempre q vc cria eu tento fazer parecido comigo.

  • @tiagoc9754
    @tiagoc9754 5 месяцев назад +3

    No anime do Legend of Mana deram vozes e personalidade aos protagonistas e ficou um lixo. É como dizem: melhor um sábio calado do que um tolo falante

  • @HalecksonHenrick
    @HalecksonHenrick 5 месяцев назад +1

    Amo FF14, provavelmente meu FF favorito depois do 9, mas ele ser MMO não é tanta desculpa p protagonista silencioso, Guild Wars 2 tbm é MMO, tbm é RPG, e cada raça e genero tem uma voz propria, e tal qual FF, nao é como se nossas escolhas fossem moldar verdadeiramente a historia. A historia narrada do GW2 nao chega aos pés da de FF14, mas os momentos em que ela brilha, ela brilha pq nosso commander (WoL de guild wars) tem tem voz ativa. ACho q eu gostaria ainda mais de FF14 se cada raça/sexo do jogo tbm tivesse dublagem, ao menos em momentos importantes.

  • @willgene
    @willgene 5 месяцев назад +1

    Poh, seria muito legal um vídeo seu contanto a história do Secret of Mana do super nintendo, estava procurando algo no youtube br, mas não achei nada se comparado ao seu trabalho no Xenogears.

  • @viniciusyglesias8212
    @viniciusyglesias8212 5 месяцев назад +2

    Ainda não vi o vídeo, mas acho que Persona 5 responde bem essa pergunta.

  • @Valente54
    @Valente54 5 месяцев назад +3

    Personagens silenciosos é algo meio controverso nos RPGs hoje em dia, são poucos jogos que isso se sustenta e realmente tem motivo para isso, acredito que isso ainda é uma escolha narrativa que precisa evoluir nos jogos de hoje em dia, talvez uma repaginada em como isso funcionaria dê uma nova luz para essa ideia.

  • @coldkuroi
    @coldkuroi 5 месяцев назад +2

    pra mim ate hoje o unicos games que funcionaram com personagens que não falam foram persona 3 e os zelda. No fallout New Vegas tb nao foi um problema porque eu me sentia o personagem, mas de resto eu acho um saco mesmo, principalmente no baldurs gate 3

  • @mateuswillianzanuto4156
    @mateuswillianzanuto4156 5 месяцев назад +1

    Comigo pelo menos, quando o prota é o protagonista apenas daquele jogo em especifico e ele esta sendo acompanhado por outros personagens na jornada dele eu não me sinto tão atingido justamente por ter outros que iram substituir essa falta de voz e expressividade, agora jogos como a franquia zelda, em que o link é o protagonista da franquia o tempo todo e ele não é acompanhado por ninguem, eu sinto uma estranheza kkkkk.

  • @jomarvianaribeiro8494
    @jomarvianaribeiro8494 5 месяцев назад +3

    Liberdade aos corpos dos anões!

  • @adrianodiley2737
    @adrianodiley2737 5 месяцев назад +1

    Um jogo que eu queria te recomendar caso você não o conheça é (Astlibra Revision) é um JRPG feito quase por um cara só salvo as trilhas sonoras , e eu posso dizer foi uma das melhores historias que eu já joguei ,e não precisa confiar em mim ele é um dos RPGs mais bem avaliados na Steam, recomendo muito o jogo além de divertido e com uma gameplay viciante tem uma historia muito boa e nesse pra mim não fica forçado o protagonista ser silencioso se vcs não jogaram eu recomendo o game sem duvida é um 9.5 de 10

    • @gamesrulesbrasil
      @gamesrulesbrasil  5 месяцев назад +1

      Obrigado pela indicação, Adriano!! Vamos conferir

  • @extremeotakugamer
    @extremeotakugamer 3 месяца назад

    To junto de vc nessa esquizofrenia de ser o Ryu no Breath of Fire 4 🤪
    O meu RPG favorito do PS1

  • @shinbison1541
    @shinbison1541 5 месяцев назад +1

    Breath of Fire ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤️

  • @KensukeHoro
    @KensukeHoro 5 месяцев назад

    Sensacional! Pokemon tem principal mudo né?

  • @puczoas
    @puczoas 5 месяцев назад +1

    Protagonistas silenciosos, sempre faz eles serem bajulados/mimados/respeitado dimais, principalmente pelas personagens femininas. Ys series, Wild Arms 1, Shin Megami Tensei series, Persona series, esses citados no video, entre outros.

  • @NivaJunior
    @NivaJunior 5 месяцев назад

    Eu acho que Nioh 2 possui o melhor implementação de "protagonista" silencioso e Rise of Ronin tem o protagonista silencioso que fala, só jogando para entender (tem demo gratuita para experimentar).

  • @enderonaha4531
    @enderonaha4531 4 месяца назад

    Incrível que há muitos personagens falantes, mas meus favoritos são todos silencioso, Link, Chrono, Joker (Amamiya Ren), Makato (Persona 3), Eleven (DQ XI). Sei lá, parece que o personagem silencioso principalmente em persona parece adequado, como se eles ser quieto coubesse perfeitamente a mistura de personalidade. O personagem falante me faz gostar dele, mas o silencioso me faz amá-lo. Acho que falar não é o problema, mas reagir ao ambiente comp Ryu que faz as coisas ficarem ainda mais interessante, pq muitas reações dele serão nossa, né Link? (Eu amo, mas as vezes ele parece um morto enquanto todo mundo chora, por isso é tão legal os vídeos fan made)

    • @enderonaha4531
      @enderonaha4531 4 месяца назад

      Incrível como escrevi um livro em um comentário kkkk

  • @MrDarkSpector
    @MrDarkSpector 5 месяцев назад +1

    So acho protagonista silencioso legal, quando o game proporciona uma liberdade de escolha, no personagem em si, e nas escolhas durante o gameplay, quando o game é linear, o protagonista silencioso só parece uma marionete que precisa de personagens secundários para desenvolver e dar seguimento, tipos por exemplo em Zelda, que Link sempre tem que ter um "acompanhante" falando o que fazer, aonde ir, o que pensar etc....Jogos como Chrono Trigger e Half Life, o protagonista brilha graças aos secundários, que são extremamente carismáticos, o que Seria Chrono sem Marle, Luca, Frog, para dar seguimento ao enredo.

  • @DragoonVermelho
    @DragoonVermelho 3 месяца назад

    protagonista silencioso sempre lembro do Link de Zelda, e lembro da vez que fizeram uma animação com voz e nao foi boa kkkk

  • @OMEGAID181
    @OMEGAID181 5 месяцев назад +3

    7:56 concordo plenamente, inclusive acho raso o desenvolvimento do Chrono.

  • @jelber18
    @jelber18 5 месяцев назад +2

    Eu não me importava com isso quando o Persona 5 saiu, pq grande parte dos RPGs que eu jogava tinham protagonistas silenciosos mas isso mudou em 2021 quando eu conheci a Saga Trails jogando Trails of Cold Steel 1 e 2. O Rean é um protagonista genérico se comparar com um protagonista de anime, mas comparado com protagonistas silenciosos eu me conectei muito mais com ele por causa do senso de justiça, liderança e o desenvolvimento da maturidade dele.

  • @Leaf_ilustra
    @Leaf_ilustra 5 месяцев назад +3

    Chrono Cross realmente é um jogo a parte, e sim, sou mais fã dele do que o Trigger, mas mais pela complexidade da história do que por de fato ser melhor em outros aspectos. E realmente... O protagonista Serge tem um peso narrativo extremo, e eu adoraria que ele falasse, pois atribuiria muito mais peso na história, pois MUITA COISA acontece com e por causa dele, e principalmente quando ele descobre coisas sobre sua origem e passado, dai ficar vendo aquele personagem calado e inexpressivo quebra muito isso. Além do mais... Chrono Cross foi o primeiro Rpg/Jrpg que joguei em que na metade do jogo o corpo do protagonista é roubado, e DO NADA ele começa a falar e falar coisas de forma maquiavélica! Isso me pegou muito de surpresa. Kkkkkkk!
    Edit: Particularmente, acho que o recurso do protagonista mudo deveria ser algo atribuído apenas a jogos como mmorpg ou principalmente jogos que por limitação da época, como jogos do SNES, deveriam usar. Hoje em dia é inadmissível ter um jogo com gráficos que faz a gente ver a fuça do personagem expressando sentimentos e não poder falar, sem que tenha uma razão plausível como mudez ou algum tipo maldição que ele sofre na história. Concordo que hoje em dia é algo desnecessário, e a desculpa de fazer o jogador se sentir na pele do protagonista não é mais tão efetivo como antigamente. Pouquíssimos casos são aceitáveis, como os jogos da série zelda, principalmente os mais atuais. No Breath e no Tears, as opções de resposta do Link nos entrega uma personalidade astuta, carismática, e as vezes até safadinho que o Link tem. Quem aí percebeu isso? Kkkkk

  • @gregfirebrand97
    @gregfirebrand97 5 месяцев назад +1

    Preferiria que todos os protagonistas falassem, acho que meio que agonizante eles mudos, parecem que os forçaram a fazer voto de silêncio. Enfim, não se pode ter tudo na vida (ou não)...

  • @andrevinnyjones
    @andrevinnyjones 5 месяцев назад +2

    No mundo de hoje, não cabe mais essa ideia de um protagonista não falar mais .... Acho q essa prática hoje em dia é mais preguiça de trabalhar na personalidade, emoções e expressões do protagonista

  • @Rangel_Tutoriais
    @Rangel_Tutoriais 5 месяцев назад +1

    Protagonista silencioso nem deveria existir

  • @pcky6646
    @pcky6646 5 месяцев назад +1

    É incrível, eu amo rpg's, mas não tenho a MENOR vontade de jogar esse jogo...

  • @FereldenKrogan
    @FereldenKrogan 5 месяцев назад +2

    Eu sou um brother e só jogo de mulher. Preciso nem falar q eu nunca entrei nessa vibe de me ver no protagonista,esse bagulho de ser mudo só me irrita.

  • @Miranha-SupremoV18
    @Miranha-SupremoV18 5 месяцев назад +1

    Um Protagonista Silencioso Reflete Justamente ao Jogador, que tem que ouvir a Historia do Jogo em si, mas parece que tem gente que não liga pra Historia e não aprende a ouvir ela.

  • @Enimorj
    @Enimorj 5 месяцев назад +1

    Que conhecidencia, estou começando Dragon Quest 11 hoje e tu solta esse video kkkkk. E tenho que dizer que grande parte dos meus jogos favoritos tem um protagonista silencioso, mas eu realmente não vejo a necessidade de mantermos essa "tradição", é claro, ele não precisa ser tagarela, mas mudo me incomoda, e até atrapalha em algumas cenas mais emotivas onde os dubladores estão dando tudo de si, e na hora da frase de impacto do seu personagem (ou onde deveria ter uma), ele da um grunhido 😂

  • @caiokenproductions
    @caiokenproductions 5 месяцев назад +2

    Entendo o protagonista silencioso com a limitação dos recursos, mas hoje em dia que temos mais recursos, podemos simplesmente escolher o que o protagonista vai falar. Simplesmente escolhemos a reaçao que queremos que o protagonista tenha, e ele nao fica com cara de estupido.

  • @mjfilho33
    @mjfilho33 5 месяцев назад

    3:58 garota gastou toda a lata de fixador pras mechas chegarem a esse ponto 🤭

    • @super_aizen
      @super_aizen 5 месяцев назад +1

      Reparei e ja tava escrevendo a mesma coisa.
      Que coisa ridícula que incomoda pra caramba.
      Ainda mais em plena cutscene inicial que mostra tudo o que o jogo está por vir.

  • @gabrielmansur4342
    @gabrielmansur4342 5 месяцев назад

    Cara protagonista assim eu não curto muito não , um dos poucos que gostei foi Chrono , o do dragon questão 11 é sem nome , mudo e sem expressão nenhuma .

  •  5 месяцев назад +1

    Protagonista silencioso é raso, distoante e passa a sensação de que foi desenvolvido com extrema preguiça. Era perdoável em 1988 devido aos recursos limitados.
    Acho que o único protagonista mudo que me cativou foram os primeiros protagonistas de pokémon (ainda que seja argumentável que os peotagonistas são na verdade os monstrinhos da party).

  • @Infinitemetamorphosis
    @Infinitemetamorphosis 5 месяцев назад +1

    Dois tipos de protagonistas que eu detesto, silencioso ou estilo Cloud e Squall

  • @jeffinhoeternamente5
    @jeffinhoeternamente5 5 месяцев назад +2

    Não sou fã de protagonista silencioso e nem personagens com falta de emoção.

  • @speakupingleskidinho
    @speakupingleskidinho 5 месяцев назад +1

    Eu nunca gostei.

  • @FenixVoltz
    @FenixVoltz 5 месяцев назад +2

    Para mim Protagonista silencioso nunca funcionou, parece até preguiça de criar e desenvolver um personagem interessante e unico, sem se agarrar a cliches de Shounen(que ate gosto) e o fato de ainda insistirem nisso ate hoje em dia, é apenas por que estão presos a tradições passadas e não como um recurso que melhora a obra e sim defasam ela

  • @lancemoraes853
    @lancemoraes853 5 месяцев назад

    É ruim, só joga porque não tem opção e o jogo é bom

  • @TheIkkarus
    @TheIkkarus 5 месяцев назад +1

    Me incomoda muito JRPGs com protagonistas mudos. Se você pelo menos tivesse a liberdade de criar o personagem e customizar da maneira que quisesse, até ai tudo bem, é plausível, mas em jogos onde o protagonista é um personagem fixo? Nada justifica ser praticamente uma porta sem personalidade.

  • @domingues115
    @domingues115 5 месяцев назад

    Nunca teve graça personagens sem personalidade