minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
"É que a autoestima anda ali de ladinho com o autoconhecimento. E o autoconhecimento anda ali de mãozinhas dadas com a confiança. E a gente não confia em quem a gente não conhece, né?!" Essa é uma dessas frases que grudam na minha essência, e que espero carregar por um bom tempo. Obrigada por se expressar!
@@luanalopes9868 minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
@@eloizaprado5593 minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
@@juanpedro4083 Pedro não há outra maneira de resolver isso senão conversando. Dialogo é tudo. Pense bem,você está a magoando muito mais virando a cara quando ela tenta beija-lo do que se simplesmente dizendo a verdade. Porém,reveja os motivos pelos quais você realmente não deseja beija-la,se for algo relacionando a ela converse com ela sobre esses motivos,se for realmente por "nojo" e isso atrapalha sua vida de alguma forma sugiro que procure um profissional para ajuda-lo com isso.Espero ter ajudado.
minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
@@juanpedro4083 KKKKKKK oxe, amg?? Em todo lugar que você vai e que você toca tem bactéria. Se você não quer beijá-la, tem que deixar ela seguir a vida dela. Como vc acha que ela se sente com isso? Pense nisso. Por esse seu medo, que é bem bobo, você pode tá impedindo ela de conhecer outra pessoa.
@@juanpedro4083 olha entendo TOC é um problema complicado, não se culpe ou se critique por ter isso.. Explique para ela seja sincero, mostre que o problema é não é necessariamente com ela. Tente procurar alguma ajuda, hj em dia terapias ajudam bastante nesses e em outros problemas.
Mães da nova geração; Ajudem seus filhos terem autoestima. Ajudem eles perceberem que são uma grande potência.Não cortem as asas dos seus próprios filhos. Aqui quem fala é uma filha que tem uma mãe que nunca acreditou em mim.
É isso que penso quando eu tiver filhos, vou ensina-los a si amar, dizer o quantos eles são lindos e amados, desenvolver autoestima. Porque essas ações me fazem falta hoje.
Muito incrível! eu costumo dizer que a gente tem que se blindar, fazer terapia, ler sobre desenvolvimento pessoal, se cercar de auto estima porque gente pra te rebaixar amigão, isso nao faltará na sua vida, ao contrário da Camila, eu não tivese essa injeção de auto confiança dos pais, pelo contrário, fui diminuído toda a vida e depedendendo de como vc esteja, vc acredita nisso, gratidão aos psicólogos, livros e a mim mesmo, que decidir mudar, me conhecer e consequetemente estar pronto pra esse mundo que não é o "das maravilhas".
Confesso que sinto inveja daqueles que receberam confiança dos pais, pois eu em toda a infancia e principalmente adolescencia fui diminuida principalmente pelos meus pais. Afeta muito a nossa vida adulta.
@@anapaula02ts Eu te entendo Ana Paula, ser diminuido e acreditar nisso me fez um adulto que se acha incapaz, que não sabia se posicionar e que tudo estava sempre bem (mesmo sem estar). Demorei, mas busquei ajuda, fiz terapia por alguns meses e passei a me interessar por desenvolvimento pessoal, leio livros, ouço podcasts, leio bastante sobre auto confiança e posso dizer que mudei muito, claro que após uma vida toda sem me posicionar, hoje ouço comentários de que "você mudou" e isso é muito bom. Acredite, por mais que isso tenha moldado sua vida, vc consegue mudar isso ok?
Eu permaneço sendo destruída diariamente pela minha mãe e com dificuldade de sair mesmo com anos de terapia... Saudades do meu pai. Minha irmã não aguentou e se matou. E agora eu não sei como sair (amo minha mãe apesar de tudo mas seria melhor pra mim) pois minha mãe ficou cardíaca e tem sequelas de um micro avc, tá semidependente...
@@catinarezi ou é sua mãe ou é vc! Desculpa, hj eu não ficaria perto de um pai ou mãe que me fizesse mal! Eu não quis ficar perto do meu pai por isso! Ah, mas pai e mãe é sagrado!? Depende...
Incrível,Camila! Tenho 60 anos e só agora compreendo e assimilo o q você,ainda tão jovem, já descobriu! Parabéns,querida! Por tudo que conquistou. E, acredite, vc ganhou muito mais anos em sua vida do q vc pode imaginar! ❤️
Verdade!!! Tb tou aprendendo isso agora! Mas pra isso, tive que ficar só, sair da dependência e aprovação masculina, que muitas vezes me sentia validada. Mas ainda estou no processo do auto conhecimento! O importante q estou no caminho certo não me importo tanto com minha idade!(62) 😀
Ano passado (2020), iniciei a minha jornada do autoconhecimento (é um caminho sem volta). Fui tirando as camadas que haviam em mim, autoestima foi sendo moldada, autoconfiança que estou trabalhando mais, e hoje me sinto mais leve do que antes.
@@renannunes7516 Oi, Renan. Sei exatamente como se sente. Há alguns meios (que só vemos depois que já estamos dentro), mas para os primeiros passos é primordial que tenha alguém que nos aponte o caminho. No meu caso, foi por meio de uma mentoria, de alguém que já havia passado por onde eu estava. No entanto, um psicólogo já te ajudará bastante a ponto de dizer, "oi, é por aqui"...🤗 Espero ter contribuído.
Que sorte a sua ter pais que te estimularam. Minha mãe por melhor que eu fizesse sempre me considerou insuficiente. Até os elogios dela quando acontecem vêm acompanhados de um “mas”... dizendo que algo poderia ser melhor. Meu pai era quem me salvava disso, ele sempre viu o melhor em mim, sempre acreditou que as piores situações eram reversíveis e, claro que era meu pai, mas ele realmente acreditava, não fazia só pra me agradar (na real ele era assim com todos). Ele morreu quando eu tinha 16 anos e me sinto exatamente como você falou: “a louca/maluquinha” lutando contra o resto do mundo dizendo sempre que as coisas são impossíveis, que devo desistir das coisas que me importam e nas quais acredito, que tô vendo possibilidade onde não tem e que nada nunca vai mudar. Desde os 16 anos, luto todos os dias pra não sucumbir às investidas da minha mãe e da sociedade, que parece pensar mais como ela. Minha irmã, que sempre foi a sortuda popular enquanto eu era a esquisita que teimava em ir pro colégio de all star amarelo com uniforme azul marinho, não aguentou e se matou. O preço de se sujeitar a viver pra agradar os outros... Minha autoestima é aquela velinha sempre prestes a apagar, mas que tá lá no fundo, milagrosamente aguentando firme, talvez por teimosia, são os resquícios do que o meu pai me ensinou. Mas é difícil, viu? As pessoas AMAM minar a autoestima das outras.
Mas que bom que você tem essa consciência de saber que o que sua mãe falava era uma visão DELA, e não uma verdade absoluta. Hoje você é adulta e inteligente o suficiente para reverter qualquer visão incoerente que vc tem de si mesma.
@@thalitameirelles8087 foda, eu lendo esses comentários depois de minha mãe me dar garrafadas na cabeça na frente da minha sobrinha de 4 anos. 35 anos e ainda refém das humilhações dela, sendo até fisicamente agredida. É difícil ter forças pra sair de um buraco deste tamanho.
Cati Narézi me emocionei com sua historia. Eu imagino como pode ser, caminhar contra a vontade dos outros e da sociedade. A vida deveria ser tão simples
Por eu estar sempre sozinho, adquiri autoconhecimento. Há 3 dias atrás, encontrei uma pessoa que era totalmente o oposto a mim. Me teceu de elogios e começou a falar de sua vida academica, profissao sem ao menos eu ter perguntado. Queria demonstrar que era financeiramente superior a mim e que eu deveria me relacionar com ela por isso. Ao dizer que eu era totalmente resolvido, emocionalmente e financeiramente, mesmo nao tendo sequer um por cento do que ela tinha, e que estava muito bem estando sozinho, notei que essa pessoa ficou irritada e não mais falou comigo. E continuou na sua busca incessante por alguém.
Sou estudante de Neurociências e cheguei a conclusão que muitas das vezes não paramos para pensar em algumas questões. O ideal de beleza física foi inventada por nós logicamente, e com isso a maioria das pessoas exclui, agride e etc. Eu sempre fui muito magro e sofro bullyng e em todos os locais que chego, percebo alguém rindo de mim e debochando baixinho. Mesmo assim, eu continuo vivendo a minha vida do meu jeitinho e sempre em busca de autoconhecimento e alcançar o meu sonho que é ser Neurocientista Palestrante. Eu leio tanto e estudo demais em busca de desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação, onde atuo como professor, onde também os alunos abusam da minha aparência física de forma discreta. A gente finge não perceber, mas a dor de cada comentário e deboche vem como uma faca. Não é dinheiro ou beleza física que resolve o problema da autoestima completamente, que é o que a maioria pensa. Existem pessoas com uma beleza física fora do comum e ainda sim, sofrem caladas pois no fundo não se aceita. Através das Neurociências, eu consegui reerguer e jamais vou desistir ou permitir ser triste por causa de opiniões de pessoas que nem me conhece.
Antigamente a gente podia sofrer bulling na rua, pq em casa a gente tinha amor... éramos amados apesar dos defeitos. Hoje em dia a criança costuma nem ver os pais, quem dirá ser amado por eles.
@@elisandrasapucaia1433 na verdade tinha... mas hoje em dia as pessoas têm mais "voz" e lugar de fala com a internet e tals, antigamente o máximo que se fazia era reclamar com os amigos
Eu sofri bullying dentro de casa e na rua.... foi complicado dos meus 7 anos até os 24 e hoje com 27 anos aprendi que, por algum motivo temos de passar pelo pior nesta terra para evoluirmos . Perdoar sempre as pessoas e a nós mesmos , sair do vitimismo e seguir em frente com um F.O.D.A - S.E , fé , otimismo , determinaçao, ação, superação e equilíbrio.
Bullyng começa dentro de casa ,na família, a criança que é vítima na escola ou na rua, antes, é dentro de casa, desvalorizada,vai para fora com o senso de menos valia e sofre bullying...comigo foi assim...
Nem sequer me lembro dessa época em que tudo girava em torno do meu umbigo. Meu pai sempre me chamava a atenção: dá licença para os outros, não fala alto vai acordar os vizinhos, olha aí, cuidado com as pessoas, etc etc. Os outros sempre foram mais importantes. A opinião dos outros, o incômodo dos outros, enfim. Não tive o luxo da fase egocêntrica, nem nunca soube o que é isso.
Eu já perdi a minha essência milhares de vezes na adolescência e início da fase adulta, mas estou me reencontrando agora aos 23 aninhos e descobrir que sou autêntica e não quero nunca mais perder isso.
É muito lindo ler isso. Me vi por muito tempo "perdida tentando ser uma pessoa que nunca me identifiquei. Hoje aos 23 anos eu sinto que tenho asas, quero voar viver quero realizar sonhos e sonhar coisas grandes. Eu tenho trabalhado muito isso com a minha filha, não quero que ela sofra oq sofri sem identidade, sem auto confiança, sem coragem de chegar e ser... Quero que ela seja a Dona da própria definição
Eu me reencontrei aos 19, me perdi de novo aos 20 e me reencontrei agora novamente aos 22. É um processo de autoconhecimento eterno, é um trabalho eterno estarmos conectados com nós mesmos.
Já passei pelo mesmo. Mesmo minha família nunca me apoiou em nada. Hoje moro no Japão e estou ganhando muito bem. Se eu não tivesse acreditado em mim nunca teria conseguido nada.
A pior escolha a ser feita é dar ao Outro o direito de nos definir. A mais forte expressão do “EU SOU” pertence unicamente e exclusivamente a cada um de nós. Somos Luz e sombra, dualidade e escritores da nossa própria história. O lápis e a borracha, são meus. E eu decido cada página do meu livro dessa experiência de viver. Ser feliz é uma arte que aprendemos depois que nos permitimos nos despir, nos desconstruir, pra nos reconhecer e nos reinventar. Gratidão pela reflexão 🌷
Os estímulos que recebemos na infância são tão importantes, porque são eles que carregamos na vida adulta. Achei lindo quando você fala que sua mãe te elogiava muito e você acreditava. Mas, o que acontece na maioria das vezes é, quando uma criança recebe muitos elogios, a própria família, ou pessoas próximas, dizem “não enche a bola dela, senão ela vai ficar metida” isso é de uma crueldade tamanha, mesmo que não tenha a intenção de ser. Aí criam-se os padrões de baixa autoestima, inseguranças, traumas, tudo isso que depois bloqueia a vida... Parabéns!!!
Autoestima é sobre apreciar sua existência, é sobre ter estima e carinho sobre você mesmx. Ela falou uma verdade sobre o autoconhecimento, só depois de me aprofundar sobre o assunto e me conhecer foi que eu pude me apreciar, ver as qualidades que eu nem sabia que tinha, ver os defeitos e entender pq eu precisava melhorar, saber as situações em que eu não merecia e não tinha porquê estar. Muitos livros me ajudaram nessa jornada: Inteligente emocional - Goleman Como fazer amigos e influenciar pessoas; Como evitar preocupações e começar a viver - Dale Carnegie Especialista em pessoas - Tiago Brunet O poder do agora E outros que não lembro o nome. Se quiserem dar indicações de livros que mudaram sua perspectiva, eu aceito 🙏
Gostei muito. Eu tenho uma memória incrível, isso permite que eu tenha lembranças dos meus 3, 4 anos ou menos, e eu lembro que sempre fui sensível para ver as coisas por dentro e por fora, mas as pessoas em sua maior parte foram cruéis comigo. No colégio eu sofria bullying de quase todos os colegas, mas eu não odiava ninguém. Eu fazia pior, acreditava no que essas pessoas falavam sobre mim, e guardava toda a carga negativa dentro da minha alma. É difícil falar, mas ao mesmo tempo é libertador, porque até hoje, com 30 anos, eu sofro com as consequências do meu passado. Hoje eu sei o que eu quero, quem sou, como sou e para onde pretendo ir, mas as pessoas continuam tão más quanto antes ou talvez pior.
Autoestima é como nos relacionamos conosco. E através desse relacionamento desenvolvemos nossa autoconfiança. Não ligar pra galera ou seguir os condicionamentos sociais que nos fez dependente da opinião do outro, tudo pro outro .... e você fica esquecida e se comparando cada vez mais. Ressignificar as crenças limitantes pode ajudar e muito nesse processo e mergulhar para saber quem é você sem a lavagem cerebral e condicionamentos sociais. Conheça-te a ti mesmo ❤️
Minha infância foi o periodo mais falso em minha vida, eu fui tratado como o patinho feio, o zero a esquerda, um abandonado. Graças a Deus eu tive um pai que me deu a graça do equilíbrio e da fé , e que me conservou o brilho da esperança, e o vazio dos arredores, e a frieza dos adversários foram superados simplesmente por ter tido um pai maravilhoso que me preparou para superação, matei todas as vozes negativas interiores e hj vejo o quando sou livre e feliz por ter tido um Pai amigo, companheiro e amoroso. Se hj tenho minha auto-estima devo a meu melhor educador, " Meu Pai".
Tenho 60 anos, e a pouco tempo entendi que a autoestima não depende do que vem de fora e tudo de dentro. Custei mas entendi que posso sim viver do meu jeito, não me importar com o que dizem, e bom nos encontrarmos.
Nossa, como eu precisava ouvir isso. Passando por um novo desafio no trabalho e me cobrando muito pra dar conta de tudo, em um curto período de tempo. Obrigada Cami ❤️
Que mulher incrível, sua beleza, carisma, modo de fala, seu ponto de vista; excepcional, tenho meus 15 anos, e já fui muito diminuído, já fui tímido, por ter passado maior parte da minha vida criado sem muita companhia de outras pessoas de minha idade, acabei desenvolvendo certa insegurança, medo de ligar com coisas do dia à dia, Na sociedade, enfim, mas atualmente estou lidando muito melhor, sou alguém menos ansioso, menos timido, com mais auto confiança. Tenho investido muito mais em mim, em cuidar de mim mesmo, me amar, adquirir conhecimento, e me aprimorar em todos os aspectos. Ver essa mulher falando sobre isso é como agregar o dobro de valor na sua vida.
Que legal essa live, bem construtiva. É sempre muito bom ter auto estima em tudo na vida, é como combustível pra acreditar que nós podemos e temos capacidade e não deixar as más influências que tentam nós diminuir e ditar o que devemos ser. Vamos acreditar que podemos fazer e ser melhores!!🙏
Sofri anos sendo o que eu não era, me moldando a vontade dos outros por conta da falta de Identidade, fui me despertar depois que fui curada da Depressão, foi justo o Psiquiatra que também é psicólogo que abriu meus olhos, que eu deveria fazer o que eu gostava, experimentar coisas novas ser eu mesma independente do pensamentos e crítica dos outros etc…. Toda essa falta de Identidade, insegura, ligava muitas vezes pelas críticas pq sempre fui autêntica, alegre, espontânea foi apagando por conta de pessoas que não gostava e a minha criação também, meus pais me oprimiam de mais, eu não tinha apoio( somente o que eles queriam aí era apoio) eu não tinha voz. Não é fácil, mas é possível Sim! Passar por um Processo doloroso da minhoca no Casulo e Renacer uma linda 🦋🦋🦋🦋🦋
A palestra me levou a pensar em algo pela primeira vez: as pessoas que a gente conhece ao longo da vida, ou seja, os relacionamentos que estabelecemos, na verdade, são meios que nos levam ao autoconhecimento, ou seja, a reconhecer e a conhecer a nós mesmos.
Tão bom ver a Autoestima ser contada por quem foi estimulada na AUTOCONFIANÇA e AUTOVALOR. Sempre estamos em construção, mas quando apoiados, fica tudo mais leve.
esse tedx foi tudo. foi simples, mas enriquecedor! Afinal, podem existir bilhões de pessoas astutas, belas e tudo de bom! Mas, nenhuma, literalmente 0 dessas pessoas são eu! E como é bom sermos nós mesmos, né?! 🥰
Aprender a se comunicar de forma eficaz, deveria ser matéria obrigatória na escola, mas infelizmente não aprendemos isso , eu mesmo tive que buscar um curso de comunicar e oratória para me desenvolver nessa área, mas com certeza foi o melhor investimento que já fiz na vida , o curso me abriu muitas portas para o empreendedorismo .
Também estou passando por várias mudanças e por mais que doa, tirando o lado bom de cada uma delas, pois sempre tem!!!! Basta a gente querer ver e sair do papel de vítima e de se achar fraca. Somos poderosas!
Super instrutivo, gostei demais, estou vivendo essa descoberta aos 38 anos e me sinto exatamente como no final você disse, construindo a minha casinha confortável no meu terreno próprio 😍
"A autoestima é irmãzinha do autoconhecimento, e o autoconhecimento anda de mãos dadas com a confiança; ou você confia em gente que você não conhece? Não, né...."
Minha mãe Narcisita destruí minha infância! Fui insegura e sem Pertencimento, foi um árduo trabalho recuperar a auto estima! Minha mãe só me destruiu eu e minhas irmãs! Uma infância de horror e dor. Crescer foi libertador. Sorte quem tem uma mãe (família boa)
Estou assistindo enquanto faço os meus 5km diários na academia e chorando horrores, Camila você foi cirúrgica nesse tedx muito obrigada eu precisava ouvir exatamente cada palavra que você disse. 💖
“porque não tem nenhum concorrente pra gente. só tem uma camila, um joao, uma maria. não tem quem concorda com a gente. nós somos um conjunto de características. comecei a explorar outros assuntos, aumentei o meu leque de curiosidades, comecei a falar de outros assuntos que não tinha coragem de abordar. buscar ser original , me sentia mais forte, me sinto mais forte quando me reconheço como única.” ❤️
5:50 que loucura louca mesmo! Conheci uma pessoa que nem se quer sabia o quão nítido era a pressão que sentia por estar em uma determinada idade sem esposa e filhos, isso acaba com o ser humano, o desespero de conseguir realizar aquilo que no fundo não sabe se quer, só acha que deveria pq todos a sua volta estão fazendo.
Onde eu estava que não conheci es programa antes? Gente, muito bom 🥰🥰 Meu tempo será preenchido pelo que me faz bem. Há muito tempo estou cansada de palpites e julgamentos. Chega!
Isso me ajudou hj de diversas formas: " ...é uma delicia a gente construir, a casinha confortável e amorosa que é nossa auto estima, num terreno próprio. Terreno que é só nosso." muito obrigada! estava precisando
Enfim, uma influenciadora que aparenta ser sensata. Abri o vídeo buscando uma referência e quando ouvi a palavra "blogueira" o meu preconceito falou super alto, mas ela me surpreendeu.
Sobre auto-conhecimento: "ou você confia em quem você não conhece? " durma com este barulho Daniel. Eu já tinha ouvido falar de você Camila mas ainda não tinha assistido nenhuma palestra sua...taí gostei! Vou segui-la nas redes sociais. Valeu! Se cuida.
Você é linda, mulher. Todos os seus direito são legítimos e justos. Você é foda pra karai. Você é linda do jeito que você é. Você precisa ser você mesmo, simplesmente ser você. Você é muito poderosa, seu discurso é muito válido.
"Como ter coragem para dizer mais não do que sim?" Uau, parabéns por esse Tedx extremamente necessário! É fundamental nos conhecermos para sabermos quem somos, o que queremos, o que não queremos, entrar em contato com o "eu" é muito necessário. Parabéns pela partilha! Tenho um canal que aborda temas relacionados com comunicação, conflitos, relacionamentos, e uma dos temas abordados foi: Sua essência é única, e esse é seu maior diferencial, que vai muito ao encontro do que você abordou.
Acho super válido, alguém que cresceu com o "tudo é possível" conjecturar sobre auto-estima. A auto estima não vem dos nossos pais, de forma positiva, ela nasce com o "tudo e possível, você é perfeito(a), você é melhor que seu amiginho(a) e é absorvida pela percepção de algo completamente inexistente, pois não somos perfeitos e nem melhor que ninguém. É preciso aprender o oposto do que foi dito já que o dito é sempre dito, por pura falha parental. Quando falamos sobre o tema, se é que me faço entender, é preciso cuidado. Auto estima é aprender que ela não deve ser questionada, não é adquirida ou aprendida durante a infância. É uma palavra que foi criada apenas para justificar a incapacidade do ser humano de aceitar que todos os outros são iguais. Não acho que devemos dar tanta importância em ser especial pra si próprio antes de começar a ser especial para os outros, e nem justificar o fato de não sermos especiais para ninguém. Somos iguais, somos o que somos. Se a princesa ou o príncipe da mamãe/papai não existissem, provavelmente a auto estima não viria à tona na fase adulta como justificativa para acertos/erros, pois aprenderíamos desde de criança que o MEU não existe sem o SEU.
Tenho 15 anos atualmente. E estou trabalhando aos poucos, em etapas essa questão. Sempre fui alguém muito competitiva no ambiente escolar ,que passa uma imagem de segura e estável. No entanto, não sou essa perfeição, é algo que na maioria das vezes eu busco ou me forço a ter para fazer algo necessário. Venho buscado constantemente evoluir e lidar com a minha ansiedade e a pressão que eu mesmo faço em mim . E ver essa palestra me auxiliou muito.
E eu achando que seria apenas mais um vídeo sobre autoestima... Muito mais que isso! Com toda a certeza! Sempre me espelhei em famosas... principalmente na Shakira! Queria ser como ela, me vestir como ela, rebolar como ela, falar como ela, gesticular como ela... Meu Deus! Eu não me respeitava. Sentia um peso toda a vez que fazia isso, mas era viciante. Eu era adolescente e não conseguia me desvencilhar da ideia de que ser como ela, me faria ser desejada e diferente de todo o mundo! Gratidão Camila! Muito necessário esse TEDx
Camis, obrigada por ter liberado esse teu "eu" e ter se permitido trazer um pouco mais ds tua individualidade para a gente. Obrigada por compartilhar esses conhecimentos desse jeitinho todo, inspirador e natural! Obrigada por abrir essa pauta! Te admiro demais, espero um dia passar por você e te dar um abraço. ❤ Sucesso sempre garota!!
Eu nao era uma adolescente "normal" nunca liguei pro que os outros pensavam... Mais tb minha mae sempre diziam vc nao é todo mundo e eu acreditei mesmo hahahaha... Obrigada Mae... Isso é muito libertador
"Eu queria ser todas as pessoas, menos eu!" Eu tbm cresci assim
Porra !!... se vc pensava assim imagina eu !? 🤦🏾♂️😆
Nossa!!
Você é bonita mulher!!
ne
eu tbm...😊👊
minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
"É que a autoestima anda ali de ladinho com o autoconhecimento. E o autoconhecimento anda ali de mãozinhas dadas com a confiança. E a gente não confia em quem a gente não conhece, né?!" Essa é uma dessas frases que grudam na minha essência, e que espero carregar por um bom tempo. Obrigada por se expressar!
muito bom
Parece bom pensar bastante em tudo isso
Foi a melhor parte
Muito interessante essa frase! É super verdade 👏🏾👏🏾
@@luanalopes9868 minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
É horrível quando fazem a gente se sentir um nada na infância, agora tenho que descobrir como lidar com essas coisas, minha mãe me oprimia demais.
Pesquisa bastante sobre "identidade", me ajudou muito!
você n tá só irmão, fé que um dia a gente consegue quebrar todas essas barreiras !!!!
@@fertaqua identidade em qual aspecto, onde posso achar bons textos e vídeos sobre esse assunto??
Verdade te entendo
Tirar da mão do outro a sua aprovação é essencial para ser feliz. Sua opinião sobre se mesmo deve prevalecer apesar do que qualquer pessoa, te diga.
"Seja dono da definição de você mesmo"
essa mulher é linda demais
Isto é quase impossível! As pessoas têm as mais diversas definições a respeito do outro.
@@fernandaflorenzano4941 mas a questão não é como o outro nos define,mas saber quem somos e quem queremos ser.
@@eloizaprado5593 minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
@@juanpedro4083 Pedro não há outra maneira de resolver isso senão conversando. Dialogo é tudo.
Pense bem,você está a magoando muito mais virando a cara quando ela tenta beija-lo do que se simplesmente dizendo a verdade.
Porém,reveja os motivos pelos quais você realmente não deseja beija-la,se for algo relacionando a ela converse com ela sobre esses motivos,se for realmente por "nojo" e isso atrapalha sua vida de alguma forma sugiro que procure um profissional para ajuda-lo com isso.Espero ter ajudado.
“Me sinto mais forte quando me reconheço como única” ❤️
Boa... Ninguem nunca será vc... E isso é perfeito
Também!
Hoje em dia é muito difícil se sentir único. As pessoas estão sempre fazendo e pensando as mesmas coisas.
Yjkkdkajkai
jmkkaa
Não há concorrente para nós, SOMOS ÚNICOS!!!!
minha namorada quer me beijar mas eu não quero beijá-la. Imagine a quantidade de bactérias que tem na boca dela. Ela é linda mas eu não quero beijá-la de maneira alguma. Ela tentou me beijar mas eu virei o rosto e ela me perguntou qual foi o problema. Eu não quis falar para ela que tenho nojo. Não sei como resolver esse problema.
@@juanpedro4083 KKKKKKK oxe, amg??
Em todo lugar que você vai e que você toca tem bactéria. Se você não quer beijá-la, tem que deixar ela seguir a vida dela. Como vc acha que ela se sente com isso? Pense nisso. Por esse seu medo, que é bem bobo, você pode tá impedindo ela de conhecer outra pessoa.
@@marianaarruda1794 TOC
@@juanpedro4083 olha entendo TOC é um problema complicado, não se culpe ou se critique por ter isso..
Explique para ela seja sincero, mostre que o problema é não é necessariamente com ela.
Tente procurar alguma ajuda, hj em dia terapias ajudam bastante nesses e em outros problemas.
@@juanpedro4083 então deixa ela ser feliz com outro,se Não quer nem beijar imagina fazer outras coisas melhor ela seguir a vida dela
Mães da nova geração; Ajudem seus filhos terem autoestima. Ajudem eles perceberem que são uma grande potência.Não cortem as asas dos seus próprios filhos. Aqui quem fala é uma filha que tem uma mãe que nunca acreditou em mim.
Amiga linda, aconteceu o mesmo comigo. Sua mãe é narcisista como a minha? pesquisa sobre mães narcisistas
A minha vivia mim chamando de sonsa, preguiçosa 😕
Você é importante.Nunca pare de brilhar grande estrela🌟
É isso que penso quando eu tiver filhos, vou ensina-los a si amar, dizer o quantos eles são lindos e amados, desenvolver autoestima. Porque essas ações me fazem falta hoje.
Nunca deixe ninguem tirar a sua essência.
“Casa com quem não curte, trabalha com o que não gosta. Só pra agradar quem está assistindo.” Forte isso rs!
Mto real…
Resumo da ópera : "Nunca deixe ninguem tirar a sua essência. "
Muito incrível! eu costumo dizer que a gente tem que se blindar, fazer terapia, ler sobre desenvolvimento pessoal, se cercar de auto estima porque gente pra te rebaixar amigão, isso nao faltará na sua vida, ao contrário da Camila, eu não tivese essa injeção de auto confiança dos pais, pelo contrário, fui diminuído toda a vida e depedendendo de como vc esteja, vc acredita nisso, gratidão aos psicólogos, livros e a mim mesmo, que decidir mudar, me conhecer e consequetemente estar pronto pra esse mundo que não é o "das maravilhas".
Confesso que sinto inveja daqueles que receberam confiança dos pais, pois eu em toda a infancia e principalmente adolescencia fui diminuida principalmente pelos meus pais. Afeta muito a nossa vida adulta.
@@anapaula02ts Eu te entendo Ana Paula, ser diminuido e acreditar nisso me fez um adulto que se acha incapaz, que não sabia se posicionar e que tudo estava sempre bem (mesmo sem estar). Demorei, mas busquei ajuda, fiz terapia por alguns meses e passei a me interessar por desenvolvimento pessoal, leio livros, ouço podcasts, leio bastante sobre auto confiança e posso dizer que mudei muito, claro que após uma vida toda sem me posicionar, hoje ouço comentários de que "você mudou" e isso é muito bom. Acredite, por mais que isso tenha moldado sua vida, vc consegue mudar isso ok?
Eu permaneço sendo destruída diariamente pela minha mãe e com dificuldade de sair mesmo com anos de terapia... Saudades do meu pai.
Minha irmã não aguentou e se matou. E agora eu não sei como sair (amo minha mãe apesar de tudo mas seria melhor pra mim) pois minha mãe ficou cardíaca e tem sequelas de um micro avc, tá semidependente...
@@catinarezi ou é sua mãe ou é vc!
Desculpa, hj eu não ficaria perto de um pai ou mãe que me fizesse mal! Eu não quis ficar perto do meu pai por isso!
Ah, mas pai e mãe é sagrado!?
Depende...
Perfeito! @felipe!
Somos frutos da nossas escolhas diárias e não do que nos aconteceu!
O passado não pode ser modificado, mas o futuro sim...
Autoestima é um processo de autoconhecimento e confiança 🤍
Incrível,Camila! Tenho 60 anos e só agora compreendo e assimilo o q você,ainda tão jovem, já descobriu! Parabéns,querida! Por tudo que conquistou. E, acredite, vc ganhou muito mais anos em sua vida do q vc pode imaginar! ❤️
Verdade!!! Tb tou aprendendo isso agora! Mas pra isso, tive que ficar só, sair da dependência e aprovação masculina, que muitas vezes me sentia validada. Mas ainda estou no processo do auto conhecimento! O importante q estou no caminho certo não me importo tanto com minha idade!(62) 😀
Estou nesse processo de autoconhecimento e muita coisa vem mudando em mim desde então. E como é libertador . 🌟🥰
Ano passado (2020), iniciei a minha jornada do autoconhecimento (é um caminho sem volta). Fui tirando as camadas que haviam em mim, autoestima foi sendo moldada, autoconfiança que estou trabalhando mais, e hoje me sinto mais leve do que antes.
Como faco isso? Por onse comeco? To perdido
Terapia com psicólogo é um bom começo pra esse processo..
@@renannunes7516 Oi, Renan. Sei exatamente como se sente. Há alguns meios (que só vemos depois que já estamos dentro), mas para os primeiros passos é primordial que tenha alguém que nos aponte o caminho. No meu caso, foi por meio de uma mentoria, de alguém que já havia passado por onde eu estava. No entanto, um psicólogo já te ajudará bastante a ponto de dizer, "oi, é por aqui"...🤗 Espero ter contribuído.
@@nathalialisowskiisso mesmo Nathalia 😃
@@larissacarvalho6500 já falei com minha mãe, mas não sei se ela realmente conseguiu um psicólogo, quero logo, necessito muito disso
ameiiiiiiiiiiiii, quanta lição importante!
Que sorte a sua ter pais que te estimularam. Minha mãe por melhor que eu fizesse sempre me considerou insuficiente. Até os elogios dela quando acontecem vêm acompanhados de um “mas”... dizendo que algo poderia ser melhor.
Meu pai era quem me salvava disso, ele sempre viu o melhor em mim, sempre acreditou que as piores situações eram reversíveis e, claro que era meu pai, mas ele realmente acreditava, não fazia só pra me agradar (na real ele era assim com todos). Ele morreu quando eu tinha 16 anos e me sinto exatamente como você falou: “a louca/maluquinha” lutando contra o resto do mundo dizendo sempre que as coisas são impossíveis, que devo desistir das coisas que me importam e nas quais acredito, que tô vendo possibilidade onde não tem e que nada nunca vai mudar.
Desde os 16 anos, luto todos os dias pra não sucumbir às investidas da minha mãe e da sociedade, que parece pensar mais como ela. Minha irmã, que sempre foi a sortuda popular enquanto eu era a esquisita que teimava em ir pro colégio de all star amarelo com uniforme azul marinho, não aguentou e se matou. O preço de se sujeitar a viver pra agradar os outros...
Minha autoestima é aquela velinha sempre prestes a apagar, mas que tá lá no fundo, milagrosamente aguentando firme, talvez por teimosia, são os resquícios do que o meu pai me ensinou. Mas é difícil, viu? As pessoas AMAM minar a autoestima das outras.
Mas que bom que você tem essa consciência de saber que o que sua mãe falava era uma visão DELA, e não uma verdade absoluta. Hoje você é adulta e inteligente o suficiente para reverter qualquer visão incoerente que vc tem de si mesma.
Acontecia isso comigo também, muito difícil ser excluída pela própria família!
Achei nossa história sobre os pais parecidíssima e meu pai também faleceu, mas eu tinha 13 na época. Sinto até hoje.
@@thalitameirelles8087 foda, eu lendo esses comentários depois de minha mãe me dar garrafadas na cabeça na frente da minha sobrinha de 4 anos. 35 anos e ainda refém das humilhações dela, sendo até fisicamente agredida.
É difícil ter forças pra sair de um buraco deste tamanho.
Cati Narézi me emocionei com sua historia. Eu imagino como pode ser, caminhar contra a vontade dos outros e da sociedade. A vida deveria ser tão simples
Autoestima é poder, e com o poder nós somos especiais, tô amando essa caminhada em que estou, a cada dia que passa estou me conhecendo melhor
Autoestima..anda com autoconhecimento e confiança
Sim! Autoconhecimento gera confiança...
Exatamente 👏👏👏
Por eu estar sempre sozinho, adquiri autoconhecimento. Há 3 dias atrás, encontrei uma pessoa que era totalmente o oposto a mim. Me teceu de elogios e começou a falar de sua vida academica, profissao sem ao menos eu ter perguntado. Queria demonstrar que era financeiramente superior a mim e que eu deveria me relacionar com ela por isso. Ao dizer que eu era totalmente resolvido, emocionalmente e financeiramente, mesmo nao tendo sequer um por cento do que ela tinha, e que estava muito bem estando sozinho, notei que essa pessoa ficou irritada e não mais falou comigo. E continuou na sua busca incessante por alguém.
"Nossa autoestima é a reputação que temos sobre nós mesmos."
"Aquela chama gostosa que da no espírito quando a gente decide viver com toda a verdade".
"E saber de si, e viver de, e não para"
Sou estudante de Neurociências e cheguei a conclusão que muitas das vezes não paramos para pensar em algumas questões. O ideal de beleza física foi inventada por nós logicamente, e com isso a maioria das pessoas exclui, agride e etc. Eu sempre fui muito magro e sofro bullyng e em todos os locais que chego, percebo alguém rindo de mim e debochando baixinho. Mesmo assim, eu continuo vivendo a minha vida do meu jeitinho e sempre em busca de autoconhecimento e alcançar o meu sonho que é ser Neurocientista Palestrante. Eu leio tanto e estudo demais em busca de desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação, onde atuo como professor, onde também os alunos abusam da minha aparência física de forma discreta. A gente finge não perceber, mas a dor de cada comentário e deboche vem como uma faca. Não é dinheiro ou beleza física que resolve o problema da autoestima completamente, que é o que a maioria pensa. Existem pessoas com uma beleza física fora do comum e ainda sim, sofrem caladas pois no fundo não se aceita. Através das Neurociências, eu consegui reerguer e jamais vou desistir ou permitir ser triste por causa de opiniões de pessoas que nem me conhece.
Antigamente a gente podia sofrer bulling na rua, pq em casa a gente tinha amor... éramos amados apesar dos defeitos. Hoje em dia a criança costuma nem ver os pais, quem dirá ser amado por eles.
"ain hoje em dia...", "Ain antigamente..."
Que preguiça...
Antigamente não tinha a pressão de ter tudo e não ter tempo pra nada de hoje em dia.
@@elisandrasapucaia1433 na verdade tinha... mas hoje em dia as pessoas têm mais "voz" e lugar de fala com a internet e tals, antigamente o máximo que se fazia era reclamar com os amigos
Eu sofri bullying dentro de casa e na rua.... foi complicado dos meus 7 anos até os 24 e hoje com 27 anos aprendi que, por algum motivo temos de passar pelo pior nesta terra para evoluirmos . Perdoar sempre as pessoas e a nós mesmos , sair do vitimismo e seguir em frente com um F.O.D.A - S.E , fé , otimismo , determinaçao, ação, superação e equilíbrio.
Bullyng começa dentro de casa ,na família, a criança que é vítima na escola ou na rua, antes, é dentro de casa, desvalorizada,vai para fora com o senso de menos valia e sofre bullying...comigo foi assim...
Um livro transformador foi o do psiquiatra Roberto Shinyashiki
"O sucesso é ser feliz" minha vida não é mais a mesma . Gratidão gratidão ❤
Tenho a tendência de ser muito crítico comigo mesmo e vídeos como esse me ajudam (e muito).
Nem sequer me lembro dessa época em que tudo girava em torno do meu umbigo. Meu pai sempre me chamava a atenção: dá licença para os outros, não fala alto vai acordar os vizinhos, olha aí, cuidado com as pessoas, etc etc. Os outros sempre foram mais importantes. A opinião dos outros, o incômodo dos outros, enfim. Não tive o luxo da fase egocêntrica, nem nunca soube o que é isso.
Eu já perdi a minha essência milhares de vezes na adolescência e início da fase adulta, mas estou me reencontrando agora aos 23 aninhos e descobrir que sou autêntica e não quero nunca mais perder isso.
É muito lindo ler isso.
Me vi por muito tempo "perdida tentando ser uma pessoa que nunca me identifiquei. Hoje aos 23 anos eu sinto que tenho asas, quero voar viver quero realizar sonhos e sonhar coisas grandes. Eu tenho trabalhado muito isso com a minha filha, não quero que ela sofra oq sofri sem identidade, sem auto confiança, sem coragem de chegar e ser...
Quero que ela seja a Dona da própria definição
Eu me reencontrei aos 19, me perdi de novo aos 20 e me reencontrei agora novamente aos 22. É um processo de autoconhecimento eterno, é um trabalho eterno estarmos conectados com nós mesmos.
Também tenho 23 e tô me reencontrando ,e para onde eu vou não quero NUNCA mais voltar.
Sempre escutei de todos, inclusive do meu pai, que eu nao iria conseguir. Espero um dia chegar lá e mostrar que sim, EU CONSIGO!
Já passei pelo mesmo. Mesmo minha família nunca me apoiou em nada. Hoje moro no Japão e estou ganhando muito bem. Se eu não tivesse acreditado em mim nunca teria conseguido nada.
@@juanpedro4083 Parabéns 😁
Você consegue!
CONSEGUE SIM!!!! 🧡
Tem q conseguir por ti mesma e não pra dar revanche.
Marina Sena só falou verdades 👏👏
Muito obrigada Camila, pelo tempo e dedicação para esta palestra no TEDxSaoPaulo!
A pior escolha a ser feita é dar ao Outro o direito de nos definir.
A mais forte expressão do “EU SOU” pertence unicamente e exclusivamente a cada um de nós.
Somos Luz e sombra, dualidade e escritores da nossa própria história.
O lápis e a borracha, são meus.
E eu decido cada página do meu livro dessa experiência de viver.
Ser feliz é uma arte que aprendemos depois que nos permitimos nos despir, nos desconstruir, pra nos reconhecer e nos reinventar.
Gratidão pela reflexão 🌷
Os estímulos que recebemos na infância são tão importantes, porque são eles que carregamos na vida adulta. Achei lindo quando você fala que sua mãe te elogiava muito e você acreditava. Mas, o que acontece na maioria das vezes é, quando uma criança recebe muitos elogios, a própria família, ou pessoas próximas, dizem “não enche a bola dela, senão ela vai ficar metida” isso é de uma crueldade tamanha, mesmo que não tenha a intenção de ser. Aí criam-se os padrões de baixa autoestima, inseguranças, traumas, tudo isso que depois bloqueia a vida... Parabéns!!!
" A gente se mistura pra se RECONHECER"
Perfeito
Autoestima é sobre apreciar sua existência, é sobre ter estima e carinho sobre você mesmx. Ela falou uma verdade sobre o autoconhecimento, só depois de me aprofundar sobre o assunto e me conhecer foi que eu pude me apreciar, ver as qualidades que eu nem sabia que tinha, ver os defeitos e entender pq eu precisava melhorar, saber as situações em que eu não merecia e não tinha porquê estar. Muitos livros me ajudaram nessa jornada:
Inteligente emocional - Goleman
Como fazer amigos e influenciar pessoas; Como evitar preocupações e começar a viver - Dale Carnegie
Especialista em pessoas - Tiago Brunet
O poder do agora
E outros que não lembro o nome. Se quiserem dar indicações de livros que mudaram sua perspectiva, eu aceito 🙏
Gostei muito. Eu tenho uma memória incrível, isso permite que eu tenha lembranças dos meus 3, 4 anos ou menos, e eu lembro que sempre fui sensível para ver as coisas por dentro e por fora, mas as pessoas em sua maior parte foram cruéis comigo. No colégio eu sofria bullying de quase todos os colegas, mas eu não odiava ninguém. Eu fazia pior, acreditava no que essas pessoas falavam sobre mim, e guardava toda a carga negativa dentro da minha alma. É difícil falar, mas ao mesmo tempo é libertador, porque até hoje, com 30 anos, eu sofro com as consequências do meu passado. Hoje eu sei o que eu quero, quem sou, como sou e para onde pretendo ir, mas as pessoas continuam tão más quanto antes ou talvez pior.
Oh meu bem, fique bem. Você é uma alma boa ❤️
Que palestra incrível, necessário e pertinente no mundo virtual que vivemos.
Autoestima é como nos relacionamos conosco. E através desse relacionamento desenvolvemos nossa autoconfiança. Não ligar pra galera ou seguir os condicionamentos sociais que nos fez dependente da opinião do outro, tudo pro outro .... e você fica esquecida e se comparando cada vez mais.
Ressignificar as crenças limitantes pode ajudar e muito nesse processo e mergulhar para saber quem é você sem a lavagem cerebral e condicionamentos sociais.
Conheça-te a ti mesmo ❤️
Eu sou lindo e ninguém me supera.
Camila é um respiro de inteligência e verdade em meio de tantas querendo apenas se promover pela imagem… Camila é diferenciada, é única!
Minha infância foi o periodo mais falso em minha vida, eu fui tratado como o patinho feio, o zero a esquerda, um abandonado. Graças a Deus eu tive um pai que me deu a graça do equilíbrio e da fé , e que me conservou o brilho da esperança, e o vazio dos arredores, e a frieza dos adversários foram superados simplesmente por ter tido um pai maravilhoso que me preparou para superação, matei todas as vozes negativas interiores e hj vejo o quando sou livre e feliz por ter tido um Pai amigo, companheiro e amoroso. Se hj tenho minha auto-estima devo a meu melhor educador, " Meu Pai".
Tenho 60 anos, e a pouco tempo entendi que a autoestima não depende do que vem de fora e tudo de dentro. Custei mas entendi que posso sim viver do meu jeito, não me importar com o que dizem, e bom nos encontrarmos.
Amei ouvir que a autoestima é irmã do autoconhecimento. Nossa... Autoconhecimento é tudo!!!!
Amo as palestras! Um dia se Deus permitir, serei eu compartilhando a minha história e meu propósito no Ted!
Nossa, como eu precisava ouvir isso. Passando por um novo desafio no trabalho e me cobrando muito pra dar conta de tudo, em um curto período de tempo. Obrigada Cami ❤️
Eu
Que mulher incrível, sua beleza, carisma, modo de fala, seu ponto de vista; excepcional, tenho meus 15 anos, e já fui muito diminuído, já fui tímido, por ter passado maior parte da minha vida criado sem muita companhia de outras pessoas de minha idade, acabei desenvolvendo certa insegurança, medo de ligar com coisas do dia à dia, Na sociedade, enfim, mas atualmente estou lidando muito melhor, sou alguém menos ansioso, menos timido, com mais auto confiança. Tenho investido muito mais em mim, em cuidar de mim mesmo, me amar, adquirir conhecimento, e me aprimorar em todos os aspectos.
Ver essa mulher falando sobre isso é como agregar o dobro de valor na sua vida.
Palestra sensacional ❤
Que legal essa live, bem construtiva. É sempre muito bom ter auto estima em tudo na vida, é como combustível pra acreditar que nós podemos e temos capacidade e não deixar as más influências que tentam nós diminuir e ditar o que devemos ser. Vamos acreditar que podemos fazer e ser melhores!!🙏
Sofri anos sendo o que eu não era, me moldando a vontade dos outros por conta da falta de Identidade, fui me despertar depois que fui curada da Depressão, foi justo o Psiquiatra que também é psicólogo que abriu meus olhos, que eu deveria fazer o que eu gostava, experimentar coisas novas ser eu mesma independente do pensamentos e crítica dos outros etc….
Toda essa falta de Identidade, insegura, ligava muitas vezes pelas críticas pq sempre fui autêntica, alegre, espontânea foi apagando por conta de pessoas que não gostava e a minha criação também, meus pais me oprimiam de mais, eu não tinha apoio( somente o que eles queriam aí era apoio) eu não tinha voz.
Não é fácil, mas é possível Sim! Passar por um Processo doloroso da minhoca no Casulo e Renacer uma linda 🦋🦋🦋🦋🦋
Que verdade verdadeira dessa loucura louca.
A palestra me levou a pensar em algo pela primeira vez: as pessoas que a gente conhece ao longo da vida, ou seja, os relacionamentos que estabelecemos, na verdade, são meios que nos levam ao autoconhecimento, ou seja, a reconhecer e a conhecer a nós mesmos.
Eu amo o sotaque da Camila!
Bahea né mãe
Ela é de Recife
SIIIIIIIM
Eu pensando que ela é carioca..kk tá chiando
"É saber de si e viver de, e não para." ♥️💥
“Mostre-me um homem são que eu o curarei”
Jung!
Perfeito!
Tão bom ver a Autoestima ser contada por quem foi estimulada na AUTOCONFIANÇA e AUTOVALOR.
Sempre estamos em construção, mas quando apoiados, fica tudo mais leve.
Camila Coutinho necessária e com uma fala que prende/ encanta quem assiste. Maravilhosa! ❤️
Sou meio suspeita para falar de TED, pois já assisti diversos, mas esse TED foi um dos melhores que já assisti. Obrigada pela "palestra" Camila.
que bom que você teve uma família que sempre te apoiou, isso é fundamental para se ter autoestima
esse tedx foi tudo. foi simples, mas enriquecedor! Afinal, podem existir bilhões de pessoas astutas, belas e tudo de bom! Mas, nenhuma, literalmente 0 dessas pessoas são eu! E como é bom sermos nós mesmos, né?! 🥰
Aprender a se comunicar de forma eficaz, deveria ser matéria obrigatória na escola, mas infelizmente não aprendemos isso , eu mesmo tive que buscar um curso de comunicar e oratória para me desenvolver nessa área, mas com certeza foi o melhor investimento que já fiz na vida , o curso me abriu muitas portas para o empreendedorismo .
Maravilhosa, sempre! E disse tudo: para ter autoestima é preciso se conhecer, entender as dores e as delícias de ser nós mesmos.
Também estou passando por várias mudanças e por mais que doa, tirando o lado bom de cada uma delas, pois sempre tem!!!! Basta a gente querer ver e sair do papel de vítima e de se achar fraca. Somos poderosas!
Super instrutivo, gostei demais, estou vivendo essa descoberta aos 38 anos e me sinto exatamente como no final você disse, construindo a minha casinha confortável no meu terreno próprio 😍
Como se descobriu ganho sua alto estima tenho 38 anos e não encontrei a minha ainda 😞 queria ter alto estima 😔
"A autoestima é irmãzinha do autoconhecimento, e o autoconhecimento anda de mãos dadas com a confiança; ou você confia em gente que você não conhece? Não, né...."
"Existimos e nos misturamos para nos reconhecer-mos".
Minha mãe Narcisita destruí minha infância! Fui insegura e sem Pertencimento, foi um árduo trabalho recuperar a auto estima! Minha mãe só me destruiu eu e minhas irmãs! Uma infância de horror e dor. Crescer foi libertador. Sorte quem tem uma mãe (família boa)
Estou assistindo enquanto faço os meus 5km diários na academia e chorando horrores, Camila você foi cirúrgica nesse tedx muito obrigada eu precisava ouvir exatamente cada palavra que você disse. 💖
“porque não tem nenhum concorrente pra gente. só tem uma camila, um joao, uma maria. não tem quem concorda com a gente. nós somos um conjunto de características. comecei a explorar outros assuntos, aumentei o meu leque de curiosidades, comecei a falar de outros assuntos que não tinha coragem de abordar. buscar ser original , me sentia mais forte, me sinto mais forte quando me reconheço como única.” ❤️
5:50 que loucura louca mesmo!
Conheci uma pessoa que nem se quer sabia o quão nítido era a pressão que sentia por estar em uma determinada idade sem esposa e filhos, isso acaba com o ser humano, o desespero de conseguir realizar aquilo que no fundo não sabe se quer, só acha que deveria pq todos a sua volta estão fazendo.
Incrível, partilha!
Eu sou linda sou uma mulher admirável ,esforçada , eu reconheço meus erros ,eu queria ser eu mesma 💓
Quero. eu tambem quero ser eu mesmo. Me libertar desse peso que é se preocupar com a opiniao de gente que nao é tao importante assim
Uma clareza sensacional, que nos faz olhar para dentro e buscar o que há de melhor! 💜
Amei ! Perfeito a gente só confia em quem a gente conhece, então bora lá buscar o autoconhecimento 👏🏻👏🏻👏🏻😘🥰❤️
Onde eu estava que não conheci es programa antes? Gente, muito bom 🥰🥰
Meu tempo será preenchido pelo que me faz bem. Há muito tempo estou cansada de palpites e julgamentos. Chega!
Que admiração! Quem te segue a muitos anos percebeu muito tudo isso, e sou grata por seu conteúdo exatamente por ser assim, único, seu!
Isso me ajudou hj de diversas formas: " ...é uma delicia a gente construir, a casinha confortável e amorosa que é nossa auto estima, num terreno próprio. Terreno que é só nosso." muito obrigada! estava precisando
Gosto daquilo que é original sem cópia
Quem tem autoestima tem muita coragem, se mete em tudo, não tem medo
Enfim, uma influenciadora que aparenta ser sensata. Abri o vídeo buscando uma referência e quando ouvi a palavra "blogueira" o meu preconceito falou super alto, mas ela me surpreendeu.
Que lindo o que ela está falando sobre a auto estima que a mãe plantava nela , também faço isso naturalmente, me identifiquei como mãe 😍😍😍
Sobre auto-conhecimento: "ou você confia em quem você não conhece? " durma com este barulho Daniel.
Eu já tinha ouvido falar de você Camila mas ainda não tinha assistido nenhuma palestra sua...taí gostei! Vou segui-la nas redes sociais. Valeu! Se cuida.
Gostaria da opção de clicar no "Gostei Nível Máximo". Sensacional! Parabéns!
Gente, virei fã dessa mulher. Linda, imperfeita, segura, generosa. Uma das mulheres mais lindas daqui.
Seja Dono da definicao de si mesmo. Vc e nao o outro quem diz se Vc é bom. Obrigada por esta palestra🎉 Autoconhecimento é de grande valor
Quando decidi viver nossa essência com toda verdade!
O comum é não ter > autoestima.
São raros os quem tem, e ainda sim sao julgados por se amar.
Não há quem concora com a gente mesmo. ♥️
Você é linda, mulher. Todos os seus direito são legítimos e justos. Você é foda pra karai. Você é linda do jeito que você é. Você precisa ser você mesmo, simplesmente ser você. Você é muito poderosa, seu discurso é muito válido.
Deus te abençoe por ser verdadeira
"Como ter coragem para dizer mais não do que sim?" Uau, parabéns por esse Tedx extremamente necessário! É fundamental nos conhecermos para sabermos quem somos, o que queremos, o que não queremos, entrar em contato com o "eu" é muito necessário. Parabéns pela partilha! Tenho um canal que aborda temas relacionados com comunicação, conflitos, relacionamentos, e uma dos temas abordados foi: Sua essência é única, e esse é seu maior diferencial, que vai muito ao encontro do que você abordou.
É a grande chave: "Aceitar-se e se Desenvolver". Ao invés de ficarmos procurando ser quem nao somos!
Me sinto mais forte , quando me reconheço como única .!!!!
Cada um vive uma trajetória, você precisa identificar o que é melhor pra si mesmo, antes de tentar agradar o outro. Se não, a gente se perde!
Acho super válido, alguém que cresceu com o "tudo é possível" conjecturar sobre auto-estima. A auto estima não vem dos nossos pais, de forma positiva, ela nasce com o "tudo e possível, você é perfeito(a), você é melhor que seu amiginho(a) e é absorvida pela percepção de algo completamente inexistente, pois não somos perfeitos e nem melhor que ninguém. É preciso aprender o oposto do que foi dito já que o dito é sempre dito, por pura falha parental. Quando falamos sobre o tema, se é que me faço entender, é preciso cuidado. Auto estima é aprender que ela não deve ser questionada, não é adquirida ou aprendida durante a infância. É uma palavra que foi criada apenas para justificar a incapacidade do ser humano de aceitar que todos os outros são iguais. Não acho que devemos dar tanta importância em ser especial pra si próprio antes de começar a ser especial para os outros, e nem justificar o fato de não sermos especiais para ninguém. Somos iguais, somos o que somos. Se a princesa ou o príncipe da mamãe/papai não existissem, provavelmente a auto estima não viria à tona na fase adulta como justificativa para acertos/erros, pois aprenderíamos desde de criança que o MEU não existe sem o SEU.
Amei seu posicionamento é isso!!
Fantástico! muitas desconstruções!
Tenho 15 anos atualmente. E estou trabalhando aos poucos, em etapas essa questão. Sempre fui alguém muito competitiva no ambiente escolar ,que passa uma imagem de segura e estável. No entanto, não sou essa perfeição, é algo que na maioria das vezes eu busco ou me forço a ter para fazer algo necessário. Venho buscado constantemente evoluir e lidar com a minha ansiedade e a pressão que eu mesmo faço em mim . E ver essa palestra me auxiliou muito.
Seus pais tinham razão. Vc é lindíssima!
Autoestima è a base de tudo, sem ela não existe confiança. A verdade é a única coisa que pode te libertar e te blindar!
E eu achando que seria apenas mais um vídeo sobre autoestima... Muito mais que isso! Com toda a certeza! Sempre me espelhei em famosas... principalmente na Shakira! Queria ser como ela, me vestir como ela, rebolar como ela, falar como ela, gesticular como ela... Meu Deus! Eu não me respeitava. Sentia um peso toda a vez que fazia isso, mas era viciante. Eu era adolescente e não conseguia me desvencilhar da ideia de que ser como ela, me faria ser desejada e diferente de todo o mundo! Gratidão Camila! Muito necessário esse TEDx
Camis, obrigada por ter liberado esse teu "eu" e ter se permitido trazer um pouco mais ds tua individualidade para a gente. Obrigada por compartilhar esses conhecimentos desse jeitinho todo, inspirador e natural! Obrigada por abrir essa pauta! Te admiro demais, espero um dia passar por você e te dar um abraço. ❤ Sucesso sempre garota!!
Eu nao era uma adolescente "normal" nunca liguei pro que os outros pensavam... Mais tb minha mae sempre diziam vc nao é todo mundo e eu acreditei mesmo hahahaha... Obrigada Mae... Isso é muito libertador
Amor próprio é de dentro pra fora. Autoestima pode ser incorporada pelo externo.