Muito bom Gabriel, você sempre é muito claro e objetivo em seus vídeos. Realmente, foi surpreendente ter essa visão de um outro ponto de vista. De quem está na ativa em outro país. Parabéns!!!
eu faço cerca de 50 casamentos por ano e o mais comum entre eles é: making of começa por volta das 10, na igreja tipo 13h, na quinta as 15h e aí tem as entradinhas pra comer não é almoço, aí tem as vezes o sunset, as vezes jogar o ramo de tarde e dependendo da época do ano já se faz a sessão enquanto os convidados entram no salão mas pode ser que a sessão seja entre pratos também , eaí é tipo umas 3h só de jantar e normalmente com umas brincadeiras no meio, aí abre o baile, as vezes já com a dança dos noivos antes do bolo ou as vezes bolo primeiro depois dança dos noivos com mais outro baile (hora louca) e isso acaba tipo 1 a 3am. Mas há casos extremos também de por exemplo começar as 9am e sair de lá 4:30 am @@gabrielsap
Conheci a algum tempo seu canal, mas só agora estou acompanhando mais os vídeos, queria só dizer muito obrigado por compartilhar essa vivência e todo conteúdo, está sendo uma experiência muito enriquecedora pra mim. Pretendo iniciar no mundo da fotografia e filmagem daqui um tempo. Forte abraço e desejo tudo de bom pra você meu nobre.
Muito bom o vídeo. Eu moro e faço fotos na china apenas de estrangeiros e por incrível que pareça eu sempre sento na mesa para comer, não tenho uma mesa específica pra mim então eu como sempre com os convidados. Nisso eu gosto muito.
Eu to passada com esses valores. Dei uma pesquisada em fotógrafos na Holanda e a media é de 1500 à 2000 euros pra fotografia de casamento, sendo bem menos tempo. Peguei os 3 primeiros que apareceram no google.
começar o dia pelo meio dia? bolas, que casamento você fez em portugal? para mim que tenho anos nisto o mais tardio começou quase 11h mas no geral tinhamos de estar na casa da noiva por volta das 8:30h - 9h
@@gabrielsap compreendo em parte o teu descontento com os casamentos em portugal, mas para quem viveu sempre esta realidade não tem muito para comparar. Ainda por cima, se for bom fotografo, e tiver a exposição que o gabriel tem, é possivel conseguir clientes muito bons, até com casamentos fora de portugal. O seu ponto de vista vai mais para os clasicos em territorio portugues, os que poderiamos chamar de casamentos base, mas isso tal vez fica para mim que sou pequeno e tenho um leg de contactos basico, mas o gabriewl tem canal no youtube,m tem uma experiencia de trabalhos de um nivel alto, então se eu já peguei casamento de bom nivel, o gabriel devia pegar ainda mais. penso que deve ser so uma vontade escondida de largar os casamentos ehehehe rapaz, tu tens tudo para ter cliente top, o resto é treta só. abraço!
A nível de carga horária eu só vi vantagem, ja que minha por aqui no DF já é +- isso mesmo, dentro do que costumo oferecer. A única coisa a ser considerada seria esse lance do poder aquisitivo do cliente e custo com deslocamento já que pelas minhas contas a gente passa por uns 3 locais diferentes durante o dia.
não tenho certeza se entendi seu comentário, mas se a questão for cobrar por hora isso aqui é muito raro mesmo, a maioria cobra pelo dia de registo do casamento inteiro, desde making of até "final" da festa, sejam lá quantas horas isso for
@@TheGuigotzÉ o que costumo fazer atualmente por aqui. Reservo o dia todo pros noivos, e por isto que só vi vantagens. :) O que me referia foi só ter de estudar melhor o mercado pois é como o Sap comentou. Não adianta cobrar 2,000.00 euros e a condição média do portugues ser 600.00 euros, por exemplo. O fluxo de clientes vai ser bem variável. O que não é necessariamente ruim, é só uma questão de pesar se vale a pena se desgastar com esse tipo de serviço.
Eu SEMPRE limitei minhas coberturas por tempo e esse é o item base pra diferenciar meus pacotes. Não sei se é porque já fui advogado, mas gosto de tudo definido, preto no branco, com horários fixos de início e fim.
sim e está certíssimo! Nos Eua e vários outros países de "1° mundo" é assim, o que tá "mal acostumado" é o nosso mercado/público comum mesmo! @@gabrielsap infelizmente pra quem realmente "só" faz casamentos não consegue ser tão duro com esses limites se precisa fechar a quantidade pra se sustentar mas já vejo alguns fotógrafos grandes de casamento aqui a colocarem limite de 12 horas!
Meu deus, vc abriu todo o processo mesmo!! É difícil ver isso no yt. Obrigado por confirmar minhas dúvidas pra me tornar fotógrafo de casamento hahhaha
Se trabalhar 4 sábados e 4 domingos no mês já fez as contas quanto pode ganhar mesmo que seja só e digo só 500€, a grande maioria das pessoas não ganha isso, é preciso é ter vontade de trabalhar
Olá nobre Gabriel! Acabei de conhecer seu canal e gostei da forma que se comunica! Aqui no sul do Brasil (PR, SC e RS) é mais parecido com Portugal então, porque é bem organizado e ao menos os casamento que geralmente faço, são assim dessa forma bem organizados!
Como funciona aqui em Brasília e como trabalho: Vamos levar em conta um casamento que está marcado as 16:30. - Chegamos no making of da noiva as 14:30, quando ela já está praticamente pronta. - Making of do noivo é mais cedo, esse segundo videomaker finaliza lá e vai para a cerimonia filmar a decoração. - Adendo importante, induzimos a noiva a se arrumar no local da cerimonia, quando você começa a ganhar nome, geralmente os casais nos ouvem até mais que as cerimonialistas. - Ao sair do making of da noiva, peço para ela segurar uns 15 minutos, para dar tempo da gente resolver os últimos detalhes. - Cerimonia começa as 16:30, termina umas 18:00, mais ou menos (com atrasos na entrada da noiva). - Os noivos vão para suíte comer (ficam lá de 20 a 30 minutos). - Neste tempo a gente consegue beliscar algumas coisas e desmontar o gymbal, porque na festa gostamos mais de filmar na mão. - Noivos descem, fazem o brinde e vão para as fotos protocolares. Hoje, nós sempre alinhamos com eles e cerimonial para não perder muito tempo com isso, porque além de cansa-los, os convidados fazem filas enormes e atrapalha a logística da festa, então, só tiramos com os principais. - As 19:30 os noivos abrem a pista de dança, as 20:00 geralmente eles começam a tirar algumas fotos com convidados. Nesta hora, se o cerimonial não age, a gente já conversam com os noivos para passar bem rápido em cada mesa e tirar fotos, o DJ consegue nos ajudar a acelerar esse processo com uma música animada. - Importante ressaltar que muitos convidados vem de longe, para esses, recomendamos sempre procurar os noivos durante a festa, que fazemos as fotos e videos tranquilamente. - As 21:30 jogamos o buquê. - Em média nosso contrato se encerra por volta das 23:30, porque depois do buquê a festa já está bem para baixo e nós já conseguimos captar tudo que precisavamos. Acho que uma conversa com noivos e cerimonial para alinhar o tempo e expectativas é essencial, porque foto e video são os únicos bem duráveis do casamento, vocês não irão querer esses profissionais extremamente cansados por conta de os ter colocado em uma cobertura sem fim. Isso sem dúvidas interfere na qualidade do trabalho.
A conversa com noivos e cerimonial é mesmo essencial (sem falar de um bom contrato), mas não o suficiente pra mudar a questão cultural. Aqui é muito raro um cliente esperar uma cobertura de menos de 12h.
Estou conseguindo uns jobs de fotografia em Flensburgo, Alemanha. E é uma opção muito boa para fotógrafos de portugal que querem poder cobrar um valor válido e não ter um burnout!
Boas Gabriel, sou fotógrafo de casamentos em Portugal há cerca de 10 anos e o nosso trabalho aqui é muito desvalorizado. Você falou em média que um fotógrafo aqui trabalha cerca de 12 horas... Quem me dera! Posso dizer que o normal para mim é fazer no mínimo 19h de cobertura. Isto porque a grande maioria dos casamentos acontece em igreja da parte da manhã, tive casamentos este ano que os noivos tinham de estar na igreja às 11h da manhã. Um destes casamentos era casamento + baptizado de duas crianças. Normalmente demoro 1h a fazer as fotos da prep do noivo e cerca de hora e meia a duas horas para a prep da noiva. Ou seja, neste caso como ainda tinha a prep de duas crianças começou tudo muitissimo cedo. Comecei a fazer as fotos da preparação do noivo às 7h da manhã (e o local onde eles se prepararam foi a uma hora de distancia de mim, ou seja eu saí de minha casa por volta das 6h da manhã). Ou seja fiz o noivo das 7 às 8h, depois foram mais 20 a 30 minutos até a casa onde se preparava a noiva e as crianças. Ou seja desde as 8:40 até às 11h fiz a preparaçao da noiva e das crianças. Depois da cerimónia na igreja fomos todos para a quinta onde ficámos até às 2 da manhã. Cheguei a casa por volta das 3h da madrugada, ou seja tudo contabilizado foram 21 horas de trabalho. Mas como disse em média costuma ser à volta de 18 a 19h. Acho que nunca tive a sorte de fazer um casamento que só tivesse de trabalhar 12 horas. Outra coisa que mencionou no video é que normalmente na quinta quando os fotografos e videografos estao sentados à mesa, que é bastante calmo no entanto em quase todos os casamentos que fiz, os noivos gostam de ter fotos dos brindes que vão acontecendendo na sala ou seja, por vezes estamos a comer e começa um brinde, nós temos de parar de comer, pegar na máquina e ir tirar fotos. Diria que isto acontece umas 5 ou 6 vez ao longo da refeição, por isso infelizmente nunca tive a sorte de poder descansar um pouco durante a refeição, porque até aí temos de estar sempre a sair do lugar para ir tirar fotos. Para finalizar, uma coisa que não sei se é igual no Brasil, mas aqui as quintas simplesmente não estão minimamente preocuapdas com a luz no momento do corte do bolo. Muitas vezes os noivos estão a cortar o bolo completamente às escuras. Se não formos nós a levar leds para iluminar os noivos, eles simplesmente ficam sem fotos e é mesmo raro encontrar uma quinta que tenha iluminação decente no corte do bolo. Compreendo que tenha deixado de fazer casamentos cá em Portugal, eu próprio já considerei o mesmo porque tal como mencionou, são muitissimas horas de trabalho no dia do casamento + as horas que passamos depois a editar cada casamento, e por vezes não é um trabalho bem pago, pelo menos comparando aos fotografos de casamentos dos estados unidos e outros paises em que se cobra em média 3500€ por 5h de reportagem. O problema é que as noivas/noivos aqui não estão "educados" para aquilo que é um casamento, enquanto que lá fora (estados unidos por exemplo) um casal não se importa de pagar bem pelos fornecedores tendo em conta que lá percebem que é um dos dias mais importantes da vida deles e querem que seja o melhor possível, aqui o objectivo principal de uma noiva é arranjar o mais barato, SEMPRE. Se ela tiver um fotografo mau a cobrar 500€ pelo menos que um fotógrafo excelente que cobre 800, ela garantidamente vai escolher o de 500€ simplesmente porque é mais barato. Claro que há noivos que dão valor ao nosso trabalho e querem escolher os melhores fotografos e pagam mais por isso, mas regra geral a maioria das noivas pedem orçamentos a 20 fotografos diferentes apenas com o intuito de comparar preços sem nunca mostrarem interesse em verem os trabalhos de cada um. O que oferecer mais serviços pelo preço mais baixo, é o que elas decidem contratar. Enquanto esse tipo de mentalidade não mudar em Portugal, o nosso trabalho de fotógrafo vai ser sempre complicado, porque depois temos de ouvir comentários como "mas porque é que voces cobram 1000 se este outro fotgrafo cobra 500 pelas mesmas coisas??". Mas desculpe por já me estar a alongar no meu rant ahah. Espero que um dia volte a ter vontade de fazer casamentos por aqui, e que entretanto o trabalho do fotografo comece a ser mais valorizado! Abraço
Obrigado por compartilhar sua experiência! Realmente o corte do bolo é no escuro total geralmente 😅. Sobre o brinde, eu tenho no meu contrato que o momento em que os convidados vão comer é também o meu intervalo. Se não for muito corrido eu até fotografo um desses momentos do brinde, mas não estou obrigado a isso.
Meu Deus, tou abismado com esse trabalho. Aqui em Manaus, uma capital, é uma média de R$3000 por casamento, mais ou menos 3 salários minimos e um poder de compra relativamente bom. Em média 10h de trabalho e ainda dá pra fazer bem menos, como o Gabriel falou, algo em média de 8h dá pra fazer tranquilo. Alguns casamentos são bagunçados realmente, mas nada nesse nível de misturar casamento com batizado. E pelo seu relato, esse casamento ai foi só um fotógrafo? Geralmente aqui sempre são 2 fotógrafos (um faz os prep do noivo e outro da noiva e assim por diante)
aqui na região do centro já tenho pegos casamentos um pouco diferentes, o pessoal aqui tem posto o corte do bolo pra no máximo 22:30, entretanto começamos o making of por volta das 8/9h da manha e terminamos tudo por volta das 23h mais de 12 horas de serviço rsrs, também estou pensando seriamente em diminuir e ter outros tipos de trabalho, mais prefiro muito mais o brasil, fazia casamentos em Santa Catarina e se casava sempre ao final do dia ao por do sol e era tudo muito bom kkkk, mas em portugal penso em diminuir, acho toda a logistica e modo de atuar muito bagunçado na casa da noiva assim como a casa do noivo, poucas vezes peguei casas somente com o noivo e somente com a noiva, os casamentos aqui costuma ser as 12h sol pelando, e quando pensam em fazer no "civil' o que seria ao ar livre, ainda sim querem casar entre 12h e 15h, pior hora para se fazer um casamento kkk pra mim o casamento Português é como se fosse casamentos de 20 anos, fotógrafos que fazem venda de fotos tornando o ambiente do dia um comercio de fotos kkkk tiram fotos tudo em jpeg, mal tratam as fotos enfim mtas coisas que desanimam quem justamente vem do Brasiil com oura cabeça e visão! kk pronto falei! tmj
Olá, sou nova aqui. Sou de Manaus, aqui tenho uma flora mas em em setembro do ano que vem estarei indo morar em Portugal. Queria iniciar em um novo ramo, minha dúvida é será que vale a pena fazer cursos aqui ou em portugal tem cursos melhores de fotografia?
Opa Gabriel, conteúdo top! Você chegou fazer pesquisa de mercado entre fotógrafos e videomaker no mercado de casamento? Achei essa régua bem baixa 600 euros em um pais como Portugal. Aqui em Santa Catarina a média gira em torno de R$ 300 à R$ 400 a hora em evento de casamento.
Marcus, Portugal tem uma das rendas mais baixas da Europa. O salário mínimo aqui é 760€ e mais de 70% da população ganha menos de 1.000€ por isso é raro alguém ter muito dinheiro para investir nisso. Sem falar que as pessoas não valorizam TANTO a autoimagem aqui e não fazem como os brasileiros que até se endividam pra pagar tudo no casamento.
Alô alô! Na minha mentoria podemos conversar mais sobre especificidades dos eventos em Portugal :) Mande um email pra gabrielsap@icloud.com e vamos falar sobre isso :)
Parabéns pelo video ,,, em questão das horas já estou acostumado trabalhar quase 12h aqui em São Paulo-BR affff mas esta assim em todo lugar começa mkof da noiva as 15h casa 19h a 20h e termina as 2h a 3h da manhã,,, fora locomoção etc etc ,,, mas concordo com vc só 500 a 600 euro,,, equivalente a 2,500 a 3 mil reais,,, muito muito muito muito pouco,,, porem se colocar tudo na balança a câmera custa mais barato ai já no brasil tem imposto absurdo no final vai dar quase na mesma,,, mas vc fez certo ,,, trabalhar e sentir bem é o melhor caminho,,, parabéns pelo video.
o que vc falou esta correto,,, porem ai em 2 a 4 eventos vc compra uma camera nova ,,, aqui no brasil são 2 a 6 meses compra uma camera nova,,,@@gabrielsap
Mesmo assim não vale a pena. O melhor é fazer um bom marketing para atingir os clientes certos: aqueles que podem pagar 2.000€ em vez de apenas 500€.@@estudiodiovalediovale2184
Hehehe de boa! Fiquei feliz de ter usado o nosso pra ilustrar o vídeo, o que reafirmou o que comentastes conosco e no comentário aqui. (Ah e o bolo não era de mentira também 😅)
Gabriel SAP, voltou a assuntos que nos interessam a nós, comuns mortais, que não percebemos nada de tecnologia. O seu lado técnico, é para mim , quase incompreensível . E tem razão, um casamento em PT é cansativo até para os convidados, o que será para os profissionais... Continue a relatar este tipo de assuntos. Abraços lusos!
Acredito que o fator do investimento é critico mesmo pelo tempo despendido no evento em si, mas o agravante é que se concentram num período de 3 meses no ANO.. ai fica complicado mesmo depender só disso.
Como respondi ao Marcus, Portugal tem uma das rendas mais baixas da Europa. O salário mínimo aqui é 760€ e mais de 70% da população ganha menos de 1.000€ por isso é raro alguém ter muito dinheiro para investir nisso. Sem falar que as pessoas não valorizam TANTO a autoimagem aqui e não fazem como os brasileiros que até se endividam pra pagar tudo no casamento.
@@gabrielsap , sobre essa questão de valorização de autoimagem, eu acho que europeus e canadenses não se importam tanto com isso, ao contrário de estadunidenses, brasileiros, coreanos e japoneses. Não sei se minha percepção está correta, o que vc acha?
@@luisbueno01 o Canadense e Estadunidense tem mais dinheiro pra gastar. Entre os dois o Canadense é o mais discreto mas ainda valoriza a autoimagem mais do que a maioria dos europeus. Os asiáticos AMAM fotografia. Boa parte dos meus clientes ultimamente são asiáticos :)
Eu estou morando no Porto, sou fotógrafa e filmmaker além de designer gráfica… tem interesse em montar um time? Podemos unir forças e estudar uma estratégia de marketing para trabalhar só com público classe A
Alô Gabrielli! Muito obrigado pela proposta mas casamento é uma área que estou abandonando mesmo. São muitas horas de trabalho, então é algo que até penso em ainda fazer, mas muito raramente. De qualquer forma conte cômodo, não necessariamente para uma sociedade, mas para colaborações eventuais :)
Oi Gabriel,meu nome é Vera, gostaria muito sua ajuda,tenho uma filha morando ai,ela é dificiente auditiva se vc entrar em contato comigo eu te falo,moro em Sao Paulo ,
Olá, Vera! Não entendi muito bem sua mensagem e não sei como posso ajudar, mas se for algo referente a serviço de fotografia/video pode me enviar um email para o endereço que está na seção "about" do canal.
@@gabrielsap sim ,primeiro em termo de horario e as diferencas que da nos casamentos no Brasil e Portugal. Mais importante é a hospitalidade e serviço e preocupacao para quem esta a fazer as fotos para recordação de uma vida juntos .
Acho que ainda não entendi,@@carlalopes2328 . Mas a preocupação e hospitalidade nesse caso são SERVIÇOS e devem ser muito bem pagos, coisa que não acontece em Portugal. E justamente por ser a uma recordação para a vida toda é um serviço de extrema responsabilidade e stress. Mais um motivo para que os fotógrafos de casamento cobrem valores justos (e altos).
É sem dúvida o melhor nicho pra se profissionalizar na fotografia, o nicho mais fácil pra encontrar clientes e começar a ganhar dinheiro, mas sem dúvida NÃO é onde se ganha mais dinheiro com menos esforço.
CASAMENTO NA EUROPA, SÓ NA ITALIA. PELA MINHA EXPERIENCIA LÁ ALEM DE PAGAREM MELHOR TEM MUUUUITO CASAMENTO, MUNDO TODO QUER CASAR NA ITALIA, EM COMO, TOSCANA E ETC
Sim. Infelizmente é verdade. Nós portugueses somos assim. É muito triste mas é verdade! Nós queremos tudo e pagar pouco ou pagar nada, e quando tem mesmo de ser pago é sempre tarde e a más horas. - Isto está estupidamente enraizado na nossa cultura. Esta atitude destrói muitas actividades comerciais.
Conheço vários fotografos de casamentos e os valores não batem certo. Além disso a comparação com o Brasil não faz sentido, porque como sabemos o Brasil tem uma desigualdade social gritante entre muito pobres e muito ricos que não existe aqui em Pt. Abraço
Eu também conheço muitos fotógrafos que cobram muito mais, mas são exceções. A maioria, a média, cobra valores irrisórios. Sobre a diferença social menor você tem razão e tem muita gente que consegue viver bem cobrando valores baixos. O vídeo é sobre a minha opinião e meu estilo de vida: quero trabalhar cada vez menos e ganhar cada vez mais.
@@gabrielsap Está no seu direito. Eu quero fazer o que me dá prazer. Dinheiro não é a minha prioridade. Mas concordo que o bom trabalho deve ser valorizado. Felicidades
@@Bradford_deal eu tbm quero fazer o que me dá prazer e dinheiro não é minha prioridade. Se minha prioridade fosse dinheiro continuaria sendo advogado em vez de largar tudo pra ficar só na fotografia 😅
Se todos se dessem o devido valor eles ficariam sem saída e largava de serem tão mesquinhas . Como pode um profissional cobrar 600 pratas numa coisa que será um patrimônio tão importante pro resto da vida ???!!!
No casamento em Portugal voce pode sentar e jantar como se voce fosse um ser humano!?!? Que absurdo! Da qui a pouco fotografo vai começar a querer tomar agua e ir no banheiro também.
Casamentos com cerimonia as 20h30? Como assim? Isso nao é Portugal nem casamento de portugues... principalmente se for casamento de igreja, a cerimonia na igreja nunca vai ser depois das 17h
Eu vou casar para o ano e todos os orçamentos que tenho são nos valores que indiquei. Os meus amigos que casaram este ano e nos últimos 2 anos também tiveram os mesmos orçamentos...
Isso é muito bom! Sinal de que você e seus amigos são excelentes clientes, que estão procurando excelentes fotógrafos. Acho que pelo menos metade das pessoas que me procuram estão buscando serviço de foto + video por 600€ ou menos.@@BomRemedio
Trabalhar 12 horas e ganhar 500€ ou 600€, mais as fotos que os convidados compram não é mau de todo, porque normalmente só trabalham ao sábado ou domingo, agora veja e os empregados que servem esses casamento que trabalham também essas mesmas horas ou mais e ganham entre 8€ a 10€ por hora, porque não é só servir nas mesas , tem um trabalho antes montar a sala toda, durante servir a refeição , e depois da festa arrumar a sala sempre, qual é mais cansativo?
Sou portuguesa e Trabalho em fotografia há 20 anos e sim, o processo é igual ao que dizes, mas os valores estão errados... já trabalhei em 3 lojas de fotografia e o mínimo que cobram, é de 1.500€/ 1.600€. E sou do norte. Provavelmente, ainda não consegues arranjar clientes por este valor, pois os clientes portugueses são muito conservadores e já tem o fotógrafo que a mãe casou, o irmão e por aí fora. Talvez por isso, não consigas conquistar.😊
pare nao so joga o preco que vc acha ... faca uma selecao quem quiser, que banque sua foto... entao portuga eh pao duro mas quando perde paga ai da valor kkk
Não Gabriel, vc não está errando no marketing. O problema é que os portugueses querem tudo à borla ou quase isso. Não gastam, e quando gastam, é onde veem que estão levando certa vantagem. Por isso Portugal tem essa pujança econômica toda! 😅
Muito bom Gabriel, você sempre é muito claro e objetivo em seus vídeos.
Realmente, foi surpreendente ter essa visão de um outro ponto de vista.
De quem está na ativa em outro país.
Parabéns!!!
Valeu, Julio! Bom te ver por aqui :)
é Muito raro cerimonia as 17h aqui na minha experiência, no geral é na igreja entre 12:30 à no máx 15h, em igreja pelo menos
Já fiz alguns assim tbm, aí tem tipo almoço na recepção né? Mas a maioria que fiz foi mais tarde, com jantar
eu faço cerca de 50 casamentos por ano e o mais comum entre eles é: making of começa por volta das 10, na igreja tipo 13h, na quinta as 15h e aí tem as entradinhas pra comer não é almoço, aí tem as vezes o sunset, as vezes jogar o ramo de tarde e dependendo da época do ano já se faz a sessão enquanto os convidados entram no salão mas pode ser que a sessão seja entre pratos também , eaí é tipo umas 3h só de jantar e normalmente com umas brincadeiras no meio, aí abre o baile, as vezes já com a dança dos noivos antes do bolo ou as vezes bolo primeiro depois dança dos noivos com mais outro baile (hora louca) e isso acaba tipo 1 a 3am. Mas há casos extremos também de por exemplo começar as 9am e sair de lá 4:30 am @@gabrielsap
Verdade Gabriel. Temos que valorizar o nosso trabalho.
É isso!
Muito bom seu vídeo eu gostei bastante
Que bom que curtiu! :)
Conheci a algum tempo seu canal, mas só agora estou acompanhando mais os vídeos, queria só dizer muito obrigado por compartilhar essa vivência e todo conteúdo, está sendo uma experiência muito enriquecedora pra mim. Pretendo iniciar no mundo da fotografia e filmagem daqui um tempo. Forte abraço e desejo tudo de bom pra você meu nobre.
Muito obrigado pelas palavras, Emerson! Fico muito feliz vendo minhas experiências e opiniões sendo úteis :)
Excelente conteúdo irmão!
Transparência nos relatos de jobs, é um diferencial no meio da galera que gera conteúdo audiovisual. Parabéns
Pois é, não entendo por que as pessoas escondem as coisas..
Muito bom o vídeo. Eu moro e faço fotos na china apenas de estrangeiros e por incrível que pareça eu sempre sento na mesa para comer, não tenho uma mesa específica pra mim então eu como sempre com os convidados. Nisso eu gosto muito.
Bem interessante!
Obrigado pelo vídeo Gabriel, estou conhecendo seu trabalho e estou adorando os vídeos. Você tem uma ótima didática.
Obrigado pelas palavras e bem-vindo, Vicente! Abraço!
Otimo video, Gabriel fala mais sobre ensaios, eu trabalho so com ensaios no BR
Na playlist "Vida de fotógrafo/filmmaker em Portugal" tem vários vídeos falando sobre o meu trabalho no geral, incluindo o que eu faço com ensaios.
Excelente! Obrigada pela informação!
💪🏽💪🏽💪🏽
Show
✌
Eu to passada com esses valores. Dei uma pesquisada em fotógrafos na Holanda e a media é de 1500 à 2000 euros pra fotografia de casamento, sendo bem menos tempo. Peguei os 3 primeiros que apareceram no google.
Pra Holanda esses preços talvez sejam até baixos porque lá se ganha bem mais do que aqui.
começar o dia pelo meio dia? bolas, que casamento você fez em portugal? para mim que tenho anos nisto o mais tardio começou quase 11h mas no geral tinhamos de estar na casa da noiva por volta das 8:30h - 9h
😂😂😂 pois pior ainda
@@gabrielsap compreendo em parte o teu descontento com os casamentos em portugal, mas para quem viveu sempre esta realidade não tem muito para comparar. Ainda por cima, se for bom fotografo, e tiver a exposição que o gabriel tem, é possivel conseguir clientes muito bons, até com casamentos fora de portugal. O seu ponto de vista vai mais para os clasicos em territorio portugues, os que poderiamos chamar de casamentos base, mas isso tal vez fica para mim que sou pequeno e tenho um leg de contactos basico, mas o gabriewl tem canal no youtube,m tem uma experiencia de trabalhos de um nivel alto, então se eu já peguei casamento de bom nivel, o gabriel devia pegar ainda mais. penso que deve ser so uma vontade escondida de largar os casamentos ehehehe rapaz, tu tens tudo para ter cliente top, o resto é treta só.
abraço!
A nível de carga horária eu só vi vantagem, ja que minha por aqui no DF já é +- isso mesmo, dentro do que costumo oferecer. A única coisa a ser considerada seria esse lance do poder aquisitivo do cliente e custo com deslocamento já que pelas minhas contas a gente passa por uns 3 locais diferentes durante o dia.
não tenho certeza se entendi seu comentário, mas se a questão for cobrar por hora isso aqui é muito raro mesmo, a maioria cobra pelo dia de registo do casamento inteiro, desde making of até "final" da festa, sejam lá quantas horas isso for
@@TheGuigotzÉ o que costumo fazer atualmente por aqui. Reservo o dia todo pros noivos, e por isto que só vi vantagens. :) O que me referia foi só ter de estudar melhor o mercado pois é como o Sap comentou. Não adianta cobrar 2,000.00 euros e a condição média do portugues ser 600.00 euros, por exemplo. O fluxo de clientes vai ser bem variável. O que não é necessariamente ruim, é só uma questão de pesar se vale a pena se desgastar com esse tipo de serviço.
Eu SEMPRE limitei minhas coberturas por tempo e esse é o item base pra diferenciar meus pacotes.
Não sei se é porque já fui advogado, mas gosto de tudo definido, preto no branco, com horários fixos de início e fim.
sim e está certíssimo! Nos Eua e vários outros países de "1° mundo" é assim, o que tá "mal acostumado" é o nosso mercado/público comum mesmo! @@gabrielsap infelizmente pra quem realmente "só" faz casamentos não consegue ser tão duro com esses limites se precisa fechar a quantidade pra se sustentar mas já vejo alguns fotógrafos grandes de casamento aqui a colocarem limite de 12 horas!
Eu senti o rancor da parte: “Um bolo de isopor que ninguém cortava”. Um bolo fake realmente magoa, amigo! Eu entendo.
DEMAIS! Principalmente porque estão pagando no isopor um valor que dava pra comprar um montão de bolos bons 😂
Ótimo vídeo, ótimas infos, ainda mais pra quem ta vindo pra Portugal 🇵🇹
Valeeeeu! 🤘🏾
Meu deus, vc abriu todo o processo mesmo!! É difícil ver isso no yt.
Obrigado por confirmar minhas dúvidas pra me tornar fotógrafo de casamento hahhaha
Valeu, Edu! Feliz em compartilhar conhecimento!
Se trabalhar 4 sábados e 4 domingos no mês já fez as contas quanto pode ganhar mesmo que seja só e digo só 500€, a grande maioria das pessoas não ganha isso, é preciso é ter vontade de trabalhar
@@adiliaferreira9502
Acabei de fazer um trabalho de 3h por 450€.
Eu quero é trabalhar cada vez menos e ganhar cada vez mais. Eu me valorizo!
@@gabrielsap ótimo para si
@@gabrielsap por este andar qualquer dia até lhe vão levar o dinheiro a casa sem você fazer nada
Olá nobre Gabriel! Acabei de conhecer seu canal e gostei da forma que se comunica! Aqui no sul do Brasil (PR, SC e RS) é mais parecido com Portugal então, porque é bem organizado e ao menos os casamento que geralmente faço, são assim dessa forma bem organizados!
Bacana, Cleber! Prefiro assim (mas a festa no Brasil é mais legal de fotografar porque é mais animada)
Como funciona aqui em Brasília e como trabalho:
Vamos levar em conta um casamento que está marcado as 16:30.
- Chegamos no making of da noiva as 14:30, quando ela já está praticamente pronta.
- Making of do noivo é mais cedo, esse segundo videomaker finaliza lá e vai para a cerimonia filmar a decoração.
- Adendo importante, induzimos a noiva a se arrumar no local da cerimonia, quando você começa a ganhar nome, geralmente os casais nos ouvem até mais que as cerimonialistas.
- Ao sair do making of da noiva, peço para ela segurar uns 15 minutos, para dar tempo da gente resolver os últimos detalhes.
- Cerimonia começa as 16:30, termina umas 18:00, mais ou menos (com atrasos na entrada da noiva).
- Os noivos vão para suíte comer (ficam lá de 20 a 30 minutos).
- Neste tempo a gente consegue beliscar algumas coisas e desmontar o gymbal, porque na festa gostamos mais de filmar na mão.
- Noivos descem, fazem o brinde e vão para as fotos protocolares. Hoje, nós sempre alinhamos com eles e cerimonial para não perder muito tempo com isso, porque além de cansa-los, os convidados fazem filas enormes e atrapalha a logística da festa, então, só tiramos com os principais.
- As 19:30 os noivos abrem a pista de dança, as 20:00 geralmente eles começam a tirar algumas fotos com convidados. Nesta hora, se o cerimonial não age, a gente já conversam com os noivos para passar bem rápido em cada mesa e tirar fotos, o DJ consegue nos ajudar a acelerar esse processo com uma música animada.
- Importante ressaltar que muitos convidados vem de longe, para esses, recomendamos sempre procurar os noivos durante a festa, que fazemos as fotos e videos tranquilamente.
- As 21:30 jogamos o buquê.
- Em média nosso contrato se encerra por volta das 23:30, porque depois do buquê a festa já está bem para baixo e nós já conseguimos captar tudo que precisavamos.
Acho que uma conversa com noivos e cerimonial para alinhar o tempo e expectativas é essencial, porque foto e video são os únicos bem duráveis do casamento, vocês não irão querer esses profissionais extremamente cansados por conta de os ter colocado em uma cobertura sem fim. Isso sem dúvidas interfere na qualidade do trabalho.
A conversa com noivos e cerimonial é mesmo essencial (sem falar de um bom contrato), mas não o suficiente pra mudar a questão cultural. Aqui é muito raro um cliente esperar uma cobertura de menos de 12h.
Estou conseguindo uns jobs de fotografia em Flensburgo, Alemanha. E é uma opção muito boa para fotógrafos de portugal que querem poder cobrar um valor válido e não ter um burnout!
Bacana! Vou pesquisar sobre essa região. Saudades da Alemanha :)
Boas Gabriel, sou fotógrafo de casamentos em Portugal há cerca de 10 anos e o nosso trabalho aqui é muito desvalorizado. Você falou em média que um fotógrafo aqui trabalha cerca de 12 horas... Quem me dera! Posso dizer que o normal para mim é fazer no mínimo 19h de cobertura.
Isto porque a grande maioria dos casamentos acontece em igreja da parte da manhã, tive casamentos este ano que os noivos tinham de estar na igreja às 11h da manhã. Um destes casamentos era casamento + baptizado de duas crianças. Normalmente demoro 1h a fazer as fotos da prep do noivo e cerca de hora e meia a duas horas para a prep da noiva. Ou seja, neste caso como ainda tinha a prep de duas crianças começou tudo muitissimo cedo.
Comecei a fazer as fotos da preparação do noivo às 7h da manhã (e o local onde eles se prepararam foi a uma hora de distancia de mim, ou seja eu saí de minha casa por volta das 6h da manhã). Ou seja fiz o noivo das 7 às 8h, depois foram mais 20 a 30 minutos até a casa onde se preparava a noiva e as crianças. Ou seja desde as 8:40 até às 11h fiz a preparaçao da noiva e das crianças. Depois da cerimónia na igreja fomos todos para a quinta onde ficámos até às 2 da manhã. Cheguei a casa por volta das 3h da madrugada, ou seja tudo contabilizado foram 21 horas de trabalho. Mas como disse em média costuma ser à volta de 18 a 19h. Acho que nunca tive a sorte de fazer um casamento que só tivesse de trabalhar 12 horas.
Outra coisa que mencionou no video é que normalmente na quinta quando os fotografos e videografos estao sentados à mesa, que é bastante calmo no entanto em quase todos os casamentos que fiz, os noivos gostam de ter fotos dos brindes que vão acontecendendo na sala ou seja, por vezes estamos a comer e começa um brinde, nós temos de parar de comer, pegar na máquina e ir tirar fotos. Diria que isto acontece umas 5 ou 6 vez ao longo da refeição, por isso infelizmente nunca tive a sorte de poder descansar um pouco durante a refeição, porque até aí temos de estar sempre a sair do lugar para ir tirar fotos.
Para finalizar, uma coisa que não sei se é igual no Brasil, mas aqui as quintas simplesmente não estão minimamente preocuapdas com a luz no momento do corte do bolo. Muitas vezes os noivos estão a cortar o bolo completamente às escuras. Se não formos nós a levar leds para iluminar os noivos, eles simplesmente ficam sem fotos e é mesmo raro encontrar uma quinta que tenha iluminação decente no corte do bolo.
Compreendo que tenha deixado de fazer casamentos cá em Portugal, eu próprio já considerei o mesmo porque tal como mencionou, são muitissimas horas de trabalho no dia do casamento + as horas que passamos depois a editar cada casamento, e por vezes não é um trabalho bem pago, pelo menos comparando aos fotografos de casamentos dos estados unidos e outros paises em que se cobra em média 3500€ por 5h de reportagem.
O problema é que as noivas/noivos aqui não estão "educados" para aquilo que é um casamento, enquanto que lá fora (estados unidos por exemplo) um casal não se importa de pagar bem pelos fornecedores tendo em conta que lá percebem que é um dos dias mais importantes da vida deles e querem que seja o melhor possível, aqui o objectivo principal de uma noiva é arranjar o mais barato, SEMPRE. Se ela tiver um fotografo mau a cobrar 500€ pelo menos que um fotógrafo excelente que cobre 800, ela garantidamente vai escolher o de 500€ simplesmente porque é mais barato. Claro que há noivos que dão valor ao nosso trabalho e querem escolher os melhores fotografos e pagam mais por isso, mas regra geral a maioria das noivas pedem orçamentos a 20 fotografos diferentes apenas com o intuito de comparar preços sem nunca mostrarem interesse em verem os trabalhos de cada um. O que oferecer mais serviços pelo preço mais baixo, é o que elas decidem contratar. Enquanto esse tipo de mentalidade não mudar em Portugal, o nosso trabalho de fotógrafo vai ser sempre complicado, porque depois temos de ouvir comentários como "mas porque é que voces cobram 1000 se este outro fotgrafo cobra 500 pelas mesmas coisas??".
Mas desculpe por já me estar a alongar no meu rant ahah. Espero que um dia volte a ter vontade de fazer casamentos por aqui, e que entretanto o trabalho do fotografo comece a ser mais valorizado! Abraço
Obrigado por compartilhar sua experiência!
Realmente o corte do bolo é no escuro total geralmente 😅.
Sobre o brinde, eu tenho no meu contrato que o momento em que os convidados vão comer é também o meu intervalo. Se não for muito corrido eu até fotografo um desses momentos do brinde, mas não estou obrigado a isso.
Meu Deus, tou abismado com esse trabalho. Aqui em Manaus, uma capital, é uma média de R$3000 por casamento, mais ou menos 3 salários minimos e um poder de compra relativamente bom. Em média 10h de trabalho e ainda dá pra fazer bem menos, como o Gabriel falou, algo em média de 8h dá pra fazer tranquilo. Alguns casamentos são bagunçados realmente, mas nada nesse nível de misturar casamento com batizado. E pelo seu relato, esse casamento ai foi só um fotógrafo? Geralmente aqui sempre são 2 fotógrafos (um faz os prep do noivo e outro da noiva e assim por diante)
Irmão, muito linda a imagem que você criou nesse vídeo. Pode dizer qual câmera, lente e filtro vc usou? Sucesso aí!
Alô Filipe! Usei a Sony A7C com Samyang 35mm 1.8 e sem filtro :)
Mas o cenário é todo de mentira 😂 Criei com o Photoshop.
É quase vender o almoço para comprar a janta. Triste viu. Mas meus planos vão além do social. Então vamos a luta papai.
É isso!! 💪🏽💪🏽💪🏽
Dos muitos casamentos que eu vou aqui em Portugal o making of costuma começar as 10am ;(
Sim, verdade
Pesaaaado
aqui na região do centro já tenho pegos casamentos um pouco diferentes, o pessoal aqui tem posto o corte do bolo pra no máximo 22:30, entretanto começamos o making of por volta das 8/9h da manha e terminamos tudo por volta das 23h mais de 12 horas de serviço rsrs, também estou pensando seriamente em diminuir e ter outros tipos de trabalho, mais prefiro muito mais o brasil, fazia casamentos em Santa Catarina e se casava sempre ao final do dia ao por do sol e era tudo muito bom kkkk, mas em portugal penso em diminuir, acho toda a logistica e modo de atuar muito bagunçado na casa da noiva assim como a casa do noivo, poucas vezes peguei casas somente com o noivo e somente com a noiva, os casamentos aqui costuma ser as 12h sol pelando, e quando pensam em fazer no "civil' o que seria ao ar livre, ainda sim querem casar entre 12h e 15h, pior hora para se fazer um casamento kkk pra mim o casamento Português é como se fosse casamentos de 20 anos, fotógrafos que fazem venda de fotos tornando o ambiente do dia um comercio de fotos kkkk tiram fotos tudo em jpeg, mal tratam as fotos enfim mtas coisas que desanimam quem justamente vem do Brasiil com oura cabeça e visão!
kk pronto falei!
tmj
Tem umas coisas bizarras mesmo 😂
pow, tu és de Belém! pelo sotaque eu tava imaginando, já seguindo aqui! hehe
Égua!
Olá, sou nova aqui. Sou de Manaus, aqui tenho uma flora mas em em setembro do ano que vem estarei indo morar em Portugal. Queria iniciar em um novo ramo, minha dúvida é será que vale a pena fazer cursos aqui ou em portugal tem cursos melhores de fotografia?
Definitivamente os cursos Brasileiros são melhores. Melhor fazer logo no Brasil e já chegar aqui mais qualificada.
@@gabrielsap obrigada pela dica 🤗
show de bola, e ess iMac? :) Vai ter review???
Não vai ter review porque ele não existe 😂 Todo esse cenário foi gerado por inteligência artificial 😬
@@gabrielsapkkkkkkk
@@gabrielsap trolagem total
@@KarlMaxFernandes 😂
Opa Gabriel, conteúdo top! Você chegou fazer pesquisa de mercado entre fotógrafos e videomaker no mercado de casamento? Achei essa régua bem baixa 600 euros em um pais como Portugal. Aqui em Santa Catarina a média gira em torno de R$ 300 à R$ 400 a hora em evento de casamento.
Marcus, Portugal tem uma das rendas mais baixas da Europa. O salário mínimo aqui é 760€ e mais de 70% da população ganha menos de 1.000€ por isso é raro alguém ter muito dinheiro para investir nisso. Sem falar que as pessoas não valorizam TANTO a autoimagem aqui e não fazem como os brasileiros que até se endividam pra pagar tudo no casamento.
Sou do Sul fui DJ de casamento 20 anos no Brasil, gostaria de continuar aqui em Portugal e gostaria de algumas ideias, vc poderia me ajudar?
Alô alô! Na minha mentoria podemos conversar mais sobre especificidades dos eventos em Portugal :) Mande um email pra gabrielsap@icloud.com e vamos falar sobre isso :)
É como é a filmagem se casamento aí em Portugal?
Tudo que eu falei sobre foto vale pra filmagem também, o que torna ainda pior porque vídeo dá mais trabalho.
Parabéns pelo video ,,, em questão das horas já estou acostumado trabalhar quase 12h aqui em São Paulo-BR affff mas esta assim em todo lugar começa mkof da noiva as 15h casa 19h a 20h e termina as 2h a 3h da manhã,,, fora locomoção etc etc ,,, mas concordo com vc só 500 a 600 euro,,, equivalente a 2,500 a 3 mil reais,,, muito muito muito muito pouco,,, porem se colocar tudo na balança a câmera custa mais barato ai já no brasil tem imposto absurdo no final vai dar quase na mesma,,, mas vc fez certo ,,, trabalhar e sentir bem é o melhor caminho,,, parabéns pelo video.
Já tenho quase 40 anos e gosto de coisas caras, então não dá pra ficar trabalhando 12h em pé e ganhando pouco 😂
o que vc falou esta correto,,, porem ai em 2 a 4 eventos vc compra uma camera nova ,,, aqui no brasil são 2 a 6 meses compra uma camera nova,,,@@gabrielsap
Mesmo assim não vale a pena. O melhor é fazer um bom marketing para atingir os clientes certos: aqueles que podem pagar 2.000€ em vez de apenas 500€.@@estudiodiovalediovale2184
realmente é muito caro
Caro?!
Geralmente o casamento é em qual dia aí? Tipo, no Brasil o principal seria o Sábado de 17h e tal. Tô gostando demais do canal!
Valeu, Jader!
Assim como no Brasil o dia mais comum é sábado também.
Ei Gabriel! O nosso não atrasou 😅
O de vocês foi incrível! Usei as fotos pra ilustrar porque gosto delas, não por achar que vocês se incluem nos maus exemplos que citei 😂❤️
Hehehe de boa! Fiquei feliz de ter usado o nosso pra ilustrar o vídeo, o que reafirmou o que comentastes conosco e no comentário aqui. (Ah e o bolo não era de mentira também 😅)
Gabriel SAP, voltou a assuntos que nos interessam a nós, comuns mortais, que não percebemos nada de tecnologia.
O seu lado técnico, é para mim , quase incompreensível .
E tem razão, um casamento em PT é cansativo até para os convidados, o que será para os profissionais...
Continue a relatar este tipo de assuntos. Abraços lusos!
Obrigado, Sonia! Gosto muito das suas participações por aqui :)
@@gabrielsap
Acredito que o fator do investimento é critico mesmo pelo tempo despendido no evento em si, mas o agravante é que se concentram num período de 3 meses no ANO.. ai fica complicado mesmo depender só disso.
É, em países onde esse nicho é tão sazonal o cara tem que fazer MUITO dinheiro na temporada ou ter outras atividades no resto do ano.
Fiquei surpreso com a discrepância de valores 😮
Como respondi ao Marcus, Portugal tem uma das rendas mais baixas da Europa. O salário mínimo aqui é 760€ e mais de 70% da população ganha menos de 1.000€ por isso é raro alguém ter muito dinheiro para investir nisso. Sem falar que as pessoas não valorizam TANTO a autoimagem aqui e não fazem como os brasileiros que até se endividam pra pagar tudo no casamento.
@@gabrielsap , sobre essa questão de valorização de autoimagem, eu acho que europeus e canadenses não se importam tanto com isso, ao contrário de estadunidenses, brasileiros, coreanos e japoneses. Não sei se minha percepção está correta, o que vc acha?
@@luisbueno01 o Canadense e Estadunidense tem mais dinheiro pra gastar. Entre os dois o Canadense é o mais discreto mas ainda valoriza a autoimagem mais do que a maioria dos europeus.
Os asiáticos AMAM fotografia. Boa parte dos meus clientes ultimamente são asiáticos :)
Muito havia a falar sobre este assunto…
Verdade
Égua, falou Belém do Pará já gostei!
Égua moleque, tu é doido!
Eu estou morando no Porto, sou fotógrafa e filmmaker além de designer gráfica… tem interesse em montar um time? Podemos unir forças e estudar uma estratégia de marketing para trabalhar só com público classe A
Alô Gabrielli! Muito obrigado pela proposta mas casamento é uma área que estou abandonando mesmo. São muitas horas de trabalho, então é algo que até penso em ainda fazer, mas muito raramente.
De qualquer forma conte cômodo, não necessariamente para uma sociedade, mas para colaborações eventuais :)
600 é praticamente o meu pacote mais baixo. Por média consigo fechar casamentos por volta dos 1300 mais o valor do vídeo se assim quiserem
Boa! Agora tente usar 1.300€ como preço do pacote mais baixo.
olha eu aqui kkkkk
Oi Gabriel,meu nome é Vera, gostaria muito sua ajuda,tenho uma filha morando ai,ela é dificiente auditiva se vc entrar em contato comigo eu te falo,moro em Sao Paulo ,
Olá, Vera! Não entendi muito bem sua mensagem e não sei como posso ajudar, mas se for algo referente a serviço de fotografia/video pode me enviar um email para o endereço que está na seção "about" do canal.
duvida, 500 euros para 1 fotografo ou 2 ?
1 fotógrafo. Raramente se faz casamentos com mais de 1 fotógrafo aqui.
Eu gostei do seu post mas acho um pouco contraditorio. 🤔
Interessante 🤔 Pode explicar melhor?
@@gabrielsap sim ,primeiro em termo de horario e as diferencas que da nos casamentos no Brasil e Portugal. Mais importante é a hospitalidade e serviço e preocupacao para quem esta a fazer as fotos para recordação de uma vida juntos .
@@gabrielsap quanto sao os reais que cobrava no Brasil em euros pelas horas que fazia de trabalho?
Acho que ainda não entendi,@@carlalopes2328 .
Mas a preocupação e hospitalidade nesse caso são SERVIÇOS e devem ser muito bem pagos, coisa que não acontece em Portugal. E justamente por ser a uma recordação para a vida toda é um serviço de extrema responsabilidade e stress. Mais um motivo para que os fotógrafos de casamento cobrem valores justos (e altos).
Fazendo uma conversão direta acho que em média cobrava o equivalente a 1.200€ ou 1.500€ por 6h a 8h de trabalho.@@carlalopes2328
Negocio longo demais... todo mundo diz que casamento é o melhor nicho pra ganhar dinheiro, mas passar um dia todo so pra fazer um... muito obrigado kk
É sem dúvida o melhor nicho pra se profissionalizar na fotografia, o nicho mais fácil pra encontrar clientes e começar a ganhar dinheiro, mas sem dúvida NÃO é onde se ganha mais dinheiro com menos esforço.
Só de escutar a programação do casamento br, no qual fiz durante 8 anos 📸 , ja me da um desânimo 😅
Né? Só de lembrar que já jantei escondido nos fundos da cozinha, sentado no botijão de gás, dá vontade de chorar de raiva 😂
CASAMENTO NA EUROPA, SÓ NA ITALIA. PELA MINHA EXPERIENCIA LÁ ALEM DE PAGAREM MELHOR TEM MUUUUITO CASAMENTO, MUNDO TODO QUER CASAR NA ITALIA, EM COMO, TOSCANA E ETC
Nem digo SÓ na Itália, mas tbm em países com renda mais alta tipo Alemanha, França..
Sim. Infelizmente é verdade. Nós portugueses somos assim. É muito triste mas é verdade! Nós queremos tudo e pagar pouco ou pagar nada, e quando tem mesmo de ser pago é sempre tarde e a más horas. - Isto está estupidamente enraizado na nossa cultura. Esta atitude destrói muitas actividades comerciais.
Obrigado por contribuir com o ponto de vista de um português! :)
Eu imaginei que os casamentos aí em Portugal tivesse na casas dos 2000 euros!
Tem gente que cobra até mais, mas a média é mesmo 500-600€
Conheço vários fotografos de casamentos e os valores não batem certo. Além disso a comparação com o Brasil não faz sentido, porque como sabemos o Brasil tem uma desigualdade social gritante entre muito pobres e muito ricos que não existe aqui em Pt. Abraço
Eu também conheço muitos fotógrafos que cobram muito mais, mas são exceções. A maioria, a média, cobra valores irrisórios.
Sobre a diferença social menor você tem razão e tem muita gente que consegue viver bem cobrando valores baixos. O vídeo é sobre a minha opinião e meu estilo de vida: quero trabalhar cada vez menos e ganhar cada vez mais.
@@gabrielsap Está no seu direito. Eu quero fazer o que me dá prazer. Dinheiro não é a minha prioridade. Mas concordo que o bom trabalho deve ser valorizado. Felicidades
@@Bradford_deal eu tbm quero fazer o que me dá prazer e dinheiro não é minha prioridade. Se minha prioridade fosse dinheiro continuaria sendo advogado em vez de largar tudo pra ficar só na fotografia 😅
Eu fiz um de 4 horas debaixo de um sol fudido e ja me senti cansado. Imagina um de 12h kkkkkkkkk
Passei mal só de ler 😅
Se todos se dessem o devido valor eles ficariam sem saída e largava de serem tão mesquinhas . Como pode um profissional cobrar 600 pratas numa coisa que será um patrimônio tão importante pro resto da vida ???!!!
Exato! Basta UM elo fraco nessa corrente pra atrapalhar o mercado.
No casamento em Portugal voce pode sentar e jantar como se voce fosse um ser humano!?!? Que absurdo! Da qui a pouco fotografo vai começar a querer tomar agua e ir no banheiro também.
Né? Até nos tratam como gente! 😂
Casamentos com cerimonia as 20h30? Como assim? Isso nao é Portugal nem casamento de portugues... principalmente se for casamento de igreja, a cerimonia na igreja nunca vai ser depois das 17h
Tenho quase certeza de que quando falei em cerimônia às 20:30h eu estava falando dos casamentos que fazia no Brasil...
A maior parte dos fotógrafos está a cobrar 2000/2500€. As tuas contas estão certas.
Pelas minhas pesquisas a maior parte cobra muito menos de 1000€ na verdade
Eu vou casar para o ano e todos os orçamentos que tenho são nos valores que indiquei. Os meus amigos que casaram este ano e nos últimos 2 anos também tiveram os mesmos orçamentos...
Isso é muito bom! Sinal de que você e seus amigos são excelentes clientes, que estão procurando excelentes fotógrafos. Acho que pelo menos metade das pessoas que me procuram estão buscando serviço de foto + video por 600€ ou menos.@@BomRemedio
Trabalhar 12 horas e ganhar 500€ ou 600€, mais as fotos que os convidados compram não é mau de todo, porque normalmente só trabalham ao sábado ou domingo, agora veja e os empregados que servem esses casamento que trabalham também essas mesmas horas ou mais e ganham entre 8€ a 10€ por hora, porque não é só servir nas mesas , tem um trabalho antes montar a sala toda, durante servir a refeição , e depois da festa arrumar a sala sempre, qual é mais cansativo?
Pois eles deveriam ganhar muito mais mesmo! Não sou eu que deveria ganhar menos 😂
Sou portuguesa e Trabalho em fotografia há 20 anos e sim, o processo é igual ao que dizes, mas os valores estão errados... já trabalhei em 3 lojas de fotografia e o mínimo que cobram, é de 1.500€/ 1.600€. E sou do norte.
Provavelmente, ainda não consegues arranjar clientes por este valor, pois os clientes portugueses são muito conservadores e já tem o fotógrafo que a mãe casou, o irmão e por aí fora. Talvez por isso, não consigas conquistar.😊
Obrigado por compartilhar sua experiência, mas talvez seja uma exceção.
Voce tem preguiça de trabalhar
Devo ter mesmo, né? Por isso que trabalho de domingo a domingo, incluindo feriados, madrugadas.. Típico comportamento de quem tem preguiça 😂
@@gabrielsap maior preguiça hein.... tem que trabalhar 10, 12 horas direto sim... o dinheiro é só um detalhe, o negócio é trabalhar kkkkk
@@bryanplum9061 😅
pare nao so joga o preco que vc acha ... faca uma selecao quem quiser, que banque sua foto... entao portuga eh pao duro mas quando perde paga ai da valor kkk
Não sei se entendi 😅
Não Gabriel, vc não está errando no marketing. O problema é que os portugueses querem tudo à borla ou quase isso. Não gastam, e quando gastam, é onde veem que estão levando certa vantagem. Por isso Portugal tem essa pujança econômica toda! 😅
Isso me deixa mais tranquilo (ou não 😂)
5 da tarde???? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 A maioria é entre as 11h da manhã e o meio dia. Preparem-se para 14/16h de trabalho.
É isso! No meu primeiro casório em Portugal foram 14h de trabalho. Coisa de louco. Nunca mais!