Bom dia! Ótima discussão sobre o caso. Em relação ao contraste, pode ser que ao injetar o medicamento houve uma diluição transitória de contraste. Nesse caso, pedir ao paciente que durante a injeção de contraste fique em apneia até terminar a aquisição.
🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:33 🤔 Discussão sobre as dificuldades em obter informações precisas em exames de rotina, usando um paciente masculino de 48 anos como exemplo. 01:00 ⚠️ A falta de contraste nas câmaras cardíacas à direita e no tronco da artéria pulmonar torna o exame limitado. 02:09 📊 Tentativa de interpretação do exame, apesar das limitações, focando em estruturas vasculares de interesse. 02:49 🚑 Identificação de uma falha de enchimento no lobo inferior esquerdo, indicativo de tromboembolismo pulmonar agudo. 03:44 🛡️ Sem trombos nas principais artérias ou sinais de sobrecarga da câmara cardíaca à direita, o diagnóstico é suficiente para a conduta terapêutica. 04:10 🌊 Observação de um pequeno derrame pleural no lado esquerdo. 05:19 🎯 Presença de uma consolidação em forma de cunha na periferia, muito sugestiva de um infarto pulmonar. 05:47 🔍 Aspecto de sinal do halo em opacidades em vidro fosco, reforçando o diagnóstico de infarto pulmonar. 06:15 💪 Superação das dificuldades do exame e confirmação de um caso de tromboembolismo pulmonar com infarto pulmonar. Made with HARPA AI
Bom dia! Ótima discussão sobre o caso. Em relação ao contraste, pode ser que ao injetar o medicamento houve uma diluição transitória de contraste. Nesse caso, pedir ao paciente que durante a injeção de contraste fique em apneia até terminar a aquisição.
Sempre elucidativo e didático ! Parabéns professor! E obrigada por compartilhar seus conhecimentos
Agradecemos muito o retorno e ficamos felizes que o conteúdo esteja acrescentado no seu conhecimento. Bons estudos 😉
🎯 Key Takeaways for quick navigation:
00:33 🤔 Discussão sobre as dificuldades em obter informações precisas em exames de rotina, usando um paciente masculino de 48 anos como exemplo.
01:00 ⚠️ A falta de contraste nas câmaras cardíacas à direita e no tronco da artéria pulmonar torna o exame limitado.
02:09 📊 Tentativa de interpretação do exame, apesar das limitações, focando em estruturas vasculares de interesse.
02:49 🚑 Identificação de uma falha de enchimento no lobo inferior esquerdo, indicativo de tromboembolismo pulmonar agudo.
03:44 🛡️ Sem trombos nas principais artérias ou sinais de sobrecarga da câmara cardíaca à direita, o diagnóstico é suficiente para a conduta terapêutica.
04:10 🌊 Observação de um pequeno derrame pleural no lado esquerdo.
05:19 🎯 Presença de uma consolidação em forma de cunha na periferia, muito sugestiva de um infarto pulmonar.
05:47 🔍 Aspecto de sinal do halo em opacidades em vidro fosco, reforçando o diagnóstico de infarto pulmonar.
06:15 💪 Superação das dificuldades do exame e confirmação de um caso de tromboembolismo pulmonar com infarto pulmonar.
Made with HARPA AI
Obrigado!