Como advogado, também é importante e pode auxiliar na resolução do problema fazer uma denuncia ao Ministério Público do Trabalho e à fiscalização do trabalho, no ministério da economia. Vale ressaltar que a estrutura sindical foi muito afetadas negativamente com a reforma trabalhista.
Até fixei esse aqui no topo, porque a última vez que eu trabalhei em empresa filha da puta foi antes da reforma trabalhista, e o sindicato era PARTICULARMENTE presente. A dica é muito boa.
Tamo junto camarada kkkk, cara os sindicatos hoje em dia foram sucateados. Mas para ser sincero os advogados dos sindicatos não são grandes coisas eu tenho um caso de advogado do sindicato que fudeu um cliente meu ele fez o acordo com a empresa, mas o cara tinha câncer ele falou para colocar o plano de saúde no acordo. O cara não colocou é disse que ia ficar tudo bem kkkkk resultado a empresa aumentou o plano de saúde dele para 40% em vez de 20%. Eu que tive que resolver a merca consegui reestabelecer. É o que eu digo para meus clientes nada de graça é muito bom kkkoo a defensoria tbm faz suas merdas se você tem grana melhor mesmo pagar um advogado particular. PS: o do cara com câncer eu fiz de graça, bom pq afinal é câncer né. Mas fiz bem feito as coisas que você faz por convicção saem bem feito. Nunca trabalhe por dinheiro esse é o meu lema é sim por convicção dinheiro é consequência disso
Talvez eu esteja sonhando muito alto ao sugerir isso, mas não seria possível a sua participação em algum vídeo do Elba? Mais interessante do que um vídeo sobre RH, é apenas um vídeo assim com a presença de um advogado. Você, ou outro representante da sua profissão poderia acrescentar muito no conteúdo, trazendo uma nova perspectiva sobre o assunto.
Vide a reforma trabalhista afetou negativamente o sindicato como a partir da reforma tu só paga o sindicato se tu quiser. Antes, era retirado obrigatoriamente o imposto sindical do teu salário. Ou seja, vivia numa ditadura onde tu não tinha escolha. Isso é o que ele quer dizer com negativamente.
Ainda bem que a Cleidi que conheço é Merendeira, capricha na no purê de batata e ainda deixa a mulecada repetir na escondida ( quase uma Santa ) kkkkk Salve Mãe 🖤
@@brendonblack9150 eu já repeti umas 6 kkkkk, na hora da fruta eu era uma revoada de gafanhoto ( comia um monte , já que era self service kkkk). Se você for a primeira pessoa a pegar, começa a ter o comportamento de manada ( o pessoal vai voar para a tigela kkkkkk)
Esse vídeo só apareceu pra mim hoje. E HOJE eu pedi demissão. O motivo foi um esporro que tomei ontem do meu chefe. Eu encontrei bastante conforto no que você disse, Elba. Muito obrigado.
Já fiz "sutilmente" uma denúncia de assédio moral generalizado numa multinacional, quando teve um concurso cultural de literatura onde os funcionário enviaram historias p/receber premio. Eu mandei um drama épico descrevendo via metáforas como um grupo de pessoas (vulgo setor de uma empresa) sobrevivia unido contra um tirano malévolo, vulgo chefe.... o RH não gostou muito não, me olhavam feio nos corredores e meu poema desapareceu hahahaha mas algun meses dps o tirano mudou de empresa ;)
Se me permite, vou dar um breve testemunho sobre o abuso moral que sofri: Em uma empresa conceituado no ramo do qual eu fazia parte, me contratou para cargo de sub-gerente, ou seja, trabalharia direta e exclusiva com a gerente. O GRANDE problema era justamente esse, a gerente gritava, xingava, se dirigia a mim como eu fosse uma criança com sério problemas cognitivos, tudo isso não importanto quem estivesse ao lado. Resisti bravamente por 4 meses e pedi demissão, o assédio era padrão a ela e aceitável dentro da empresa em relação a isso, tanto que o chefe dela sabia disso, ninguém parava no cargo, e era complacente com aquilo. A melhor decisão que tomei em um emprego, nunca me arrependi! Abração e ótimo vídeo!
Cacete. Por essas e outras que não consigo ter pena de empresas. Como dizem: essas empresas tem acionistas e lucro; você um salário e """"direitos""""" - e ainda assim naquelas. Ótimo vídeo, Elba!
Pois, é... e ainda tem gente que reclama dos direitos trabalhistas. Eles ajudam a garantir o mínimo de salubridade!! Sem isso as empresas manteriam os funcionários acorrentados na estação de trabalho....
@@malokegames assim... é o mecanismo que existe hj aqui no Brasil, mas poderia existir um mecanismo diferente pra esse tipo de coisa. Numa empresa com capital isso ai funciona, num negócio com pouco capital isso ai pode quebrar as pernas e nem toda vez a culpa será de quem esta contratando. Meu ponto é que esse CLT não é perfeito. Aumentar custos de se contratar alguem e dificultar demitir, gera tambem efeito reverso, que é as empresas contratando menos porque é menos acessivel contratar.
@@carlosrfs99 Não estou dizendo que os direitos trabalhistas são perfeitos, estou dizendo que eles Precisam necessariamente existir, senão voltaríamos aos tempos da revolução industrial. O equilíbrio se obtém ao longo do tempo com reformas e atualizações, nada é estático nesse mundo... mas com certeza esse discurso político extremista atual, visa desbalancear as condições para um dos lados.
Caralho Elba! Tu é quase um mentor pra mim, segui esse mantra do "se seu emprego não te agrada, saia e encontre o que te satisfaz". Eu pedi demissão desde o ultimo video que você fez sobre RH e hoje já estou numa empresa muito mais condizente com o meu perfil. Muito obrigado por abrir meus olhos, camarada! A gente fica cego com o medo do desemprego. Mas as coisas se acertam, esforço, sorte, tudo isso são dados jogados e uma hora tem que cair um resultado positivo!
Muito obrigado por compartilhar todo esse conhecimento. edit: se tivesse visto esse vídeo uns 2/3 anos atrás, pode ser que eu estivesse com a vida um pouco melhor.
Elba podia virar professor de umas matérias chatas/difíceis, a oratória é tão boa que não importa o tema a gente assiste por 1h e fica triste quando vê que acabou.
Ou vocês escolhem mais empregos ou mais direitos. O autor dessa frase foi eleito e além de tirar os direitos trabalhistas não gerou mais empregos. Parabéns aos 57 milhões que votaram nesse cara.
Elba, ESPETACULAR a forma com que você tratou o assunto. Uma TRISTE realidade. É ENORME a quantidade de relatos de práticas ABSURDAMENTE FORTES de preconceito, assédio moral e sexual, diferenciação salarial por gênero, entre tantas outras. Não é exceção, é raro uma pessoa que nunca tenha presenciado algumas dessas situações (quando o raro deveria ser não presenciar). E você foi CIRÚRGICO: tá ruim, sai fora. Não é pra isso que se ganha dinheiro. Orgulhoso de ver alguém falar abertamente assim! Obrigado pelo conteúdo!
é muito bom esses videos sobre o rh sempre que vou fazer uma entrevista acabo lembrando dessas historias, to amando essa serie, ja to na espera do próximo
sobre chegar ao limite...cara eu já tive síndrome de burnout (cheguei a trabalhar 28 dias sem final de semana 15h por dia e a hora extra ainda era o valor do salário base de CLT flex), um dia eu surtei e pedi demissão (ai sim a dona tentou me dar um aumento mas era um aumento patético e eu já tinha broxado), a empresa perdeu um funcionário e eu perdi uns 2 anos sendo quase que totalmente improdutivo (por causa da síndrome), não seja animal...nenhum salário vale sua vida e sua saúde.
@@Zmirremi_iasmin oi Iasmin, a síndrome de burnout basicamente é vc trabalhar tanto que vc gasta mais energia do que seu corpo aguenta por muito tempo e você fica meio que "esgotada" por um longo tempo (no meu caso quase 2 anos), sempre trabalhei pra caramba e tive mta energia mas nesses 2 anos eu meio que me sentia "vagabundo" pq simplesmente n tinha energia pra trabalhar, não é depressão é a energia que fica esgotada mesmo, você consegue ver várias matérias sobre isso (fui descobrir que tive isso anos depois), atualmente estou bem mas nesses 2 anos foi bem complicado rsrs (trabalhava com TI só pra constar)
@@DaniloBenetti Que bom ! Caramba! Isso poderia ter evoluído bem mal ( se você não saísse) ia ter o Karoshi é um tipo de morte súbita ( acontece por excesso de trabalho durante muito tempo e é comum no Japão). Tenta compensar esses 2 anos com a saúde , por que seu corpo cobra ( ele realmente sofre muito)
Muito bom Elba, essa série de RH da pra render muito vídeo e se fizer de forma mensal acredito que fica de bom tamanho. Sugestão de temas: fui demitido o que fazer e não Fazer nos próximos empregos. O que o recrutador espera numa entrevista, o que ele não quer ouvir? Tem muitos temas mano, e como você fala de uma forma mais informal, tipo papo de bar, pros amigos nerds. Isso pode ser um diferencial frente a outros canais de RH convencionais.
Eu tô no meu primeiro emprego, mas to me sentindo muito acolhido, quando eu vejo o tipo de empresa que existe por aí, eu fico totalmente satisfeito com a empresa que eu trabalho e com a sorte que eu dei kkkkk, valeu Elba
Elba é TÃO bom estar na facul e ver seus vídeos sobre essas questões de RH/empresas. Rola um dia fazer um vídeo desses respondendo (diretamente) perguntas da galera?
Boa tarde, Elba se possível faça um vídeo falando como a nova lei 14.188/2021 pode afetar essas questões de abusos no trabalho, seria legal ter um ponde de vista de alguém que já trabalhou como RH neste aspecto.
Elba, esses seus videos ajudam muuuuuuito, muito obrigado por compartilhar suas experiências com RH, infelizmente fui criado com uma mentalidade que me deixa refem da empresa, pq o mais importante é ter emprego, estar trabalhando, etc. Seus videos me ensinam que empresa é empresa, e eu sou eu, não tem amizade, eu em primeiro lugar. Eu quase não aceitei um emprego para ganhar mais pq gostava muito da empresa anterior, seus videos me deu coragem de aceitar a nova oferta pra descobrir que a empresa que eu gostava tanto cagou pra mim.
43:55 esse desfoque ficou bom d+. Já trabalhei em uma empresa que era muito ruim no processo dela, entrei cheio de vontade de melhorar e aplicar oque eu sabia, até que comecei a ver que a defasagem técnica dava calafrio, e o comportamento de um dos sócios matava a empresa, enquanto eu trabalhava lá eu escolhia pagar o aluguel ou pagar o almoço (não é força de expressão), o sócio/chefe de lá teve uma vez que perdeu a carta por que tava dirigindo na contra mão e deu de cara com um carro de polícia (nas palavras dele, os policiais só ficam querendo multar pra pegar nosso dinheiro). Quando falei que ia sair da empresa porque só não tinha condição de pagar as contas com o que me pagavam, esse chefe se ofereceu pra ser meu fiador (que bonzinho né, podia melhorar meu salário pra eu não precisar disso), na empresa não tinha RH, dava pra contar nos dedos quem trabalhava lá contando com os sócios. Sai de lá e morando com a minha mãe, desempregado, juntei mais dinheiro e ainda ajudava a pagar as contas. Hoje arranjei um emprego maravilhoso, garanto que a empresa que trabalho não é a melhor do mundo, porque não acredito que exista a empresa melhor do mundo, mas MEU DEUS como a empresa que eu to é boa.
Bixo, eu estava assistindo o primeiro vídeo dessa série ontem e sonhando acordado "imagina uns 50 vídeos do Elba falando sobre RH. Que sonho." ai tu vai e atende meu pedido. Que homem, meus amigos. Que homem S2
Esses vídeos são ótimos. Hoje é um dos motivos para que eu siga o seu canal. Vídeos sobre o mercado de trabalho vom essa abordagem são muito bons para todos, especialmente para quem está ingressando ou tem pouco tempo no mercado de trabalho. Isso que você disse sobre não fazer o RH seu confidente, é real. É muito comum as pessoas irem no RH desabafar sobre os seus problemas na empresa... Isso também ocorre com outros setores que tem que atender pessoas, como é o caso do TI.
A qualidade de imagem e voz é tão boa que da gosto de assistir os vídeos do canal. A ponto de abrir o vídeo novo do canal e esperar aquele momento certo do dia, em que a gente senta e relaxa pra ver algo bom. Entre os vídeos fúteis e rápidos o vídeo de qualidade literalmente e um dialogo de conteúdo.
Mais de 1 ano de vídeo pra ver e assisto coincidentemente quando eu mais precisava. Estou em um emprego há 10 meses, com 20 anos recebo um salario beeeem mais alto que a dos meus amigos/pessoas da mesma idade, porém esse trampo tá acabando comigo. O estresse já está marcando meu corpo com dermatite e me encontro num momento de excesso do trabalho. Apesar de receber bem e gostar do meu trabalho em si, o ambiente com alguns dos colegas de trabalho é bem doentio, porém coloquei na minha cabeça que eu deveria segurar mais e tals. Vendo hoje, eu só estava com medo de sair de um emprego que apesar de ganhar bem, me desgasta e não dá chance pra subir. Juntei coragem e pedi demissão Se tu esperar o "momento ideal" pra sair quando já está esgotado, tu vai acabar apodrecendo no lugar. Apesar de nem todo mundo poder ter esse luxo, tu sempre precisa focar no seu bem-estar. Empresa nenhuma vai se importar de fato se vc está bem ou não, pra eles a gnt é só número
Primeiramente Elba, parabéns pelo conteúdo! Acho de extrema necessidade falar sobre as realidades da relação trabalho/funcionário. Gostaria que você falasse nos próximos vídeos mais a respeito sobre justa causa, no sentido de que dado todas as circunstâncias que vc colocou sobre a justa causa acontecer efetivamente, qual o impacto disso na vida e carreira do funcionário nesses casos. Abraço e parabéns pelo canal, fico sempre mto feliz em ouvir vc falar!
O primeiro vídeo da série me deu uma lição muito importante sobre salário, desde então busquei mudar de emprego, a busca demorou uns dois meses e hoje trabalho por um salário que faz o anterior parecer que eu me prostituia (hoje ganho 4x o valor do outro), e num ambiente de trabalho INFINITAMENTE melhor com gestores INFINITAMENTE MELHOR. Logo, muito obrigado Elba, seu primeiro vídeo foi um turning point na minha vida, eu estava em um lugar que eu inovava constantemente, ganhava algumas esmolas por isso mas os méritos sempre acabavam com meus chefes, hoje, trabalho num lugar que se eu espirro, me valorizam, gestores que gostam de mim pelo que sou e não preciso fingir que gosto de ninguém, pq genuinamente eu gosto daquelas pessoas com quem trabalho hoje. Mais uma vez, muito obrigado Elba, suas palavras como profissionais são de qualidade ímpar.
ooopa lançou a parte 2!! tô muito feliz, mano, esses vídeos não apenas são interessantes como os outros, mas trazem informações muito úteis para a maioria da galera
No Esajur da Unig veio um caso em que um funcionário brigou com o chefe entrando na porrada, já falamos para ele ir a delegacia prestar queixa e ir na delegacia do trabalho assim a empresa é que teria de tentar provar a sua inocência e não o funcionário. Já mandando também ir fazer um corpo de delito para produzir mais provas contra o patrão.
Um lugar que trabalhei tinha um gerente que fazia birra com a pessoa e marcava ela. Já aconteceu comigo por sei lá qual motivo, com um amigo que foi atrás do dinheiro das férias (a empresa tinha sido comprada e foi trocado o contrato de estágio, daí foi feita a rescisão e contratação), com meu gestor por pedir o reembolso de uma viagem que ele pagou com o próprio dinheiro (antes ele tinha ligado pra esse gerente pra avisar que tinham comprado a passagem errada e o gerente tava de boa do meu gestor comprar a passagem e dai ser reembolsado) e com um outro amigo que no primeiro dia, já ficou marcado por "ser muito devagar" (ele ainda estava configurando as coisas na máquina dele). Ele segurou um tempão minha contratação, mesmo meu gestor querendo e sendo elogiado, ele não queria me contratar por causa dessa birra
Essa é umas das melhores séries que já vi no YT. Obrigado Elba por compartilhar sua experiência conosco, você não tem noção do quanto isso agrega para algumas pessoas aqui, principalmente as que tem pretensão de ingressarem na área de Direito Trabalhista! PS: uma pena que eu não tenha sido notificado com esse vídeo na data do lançamento.
Eu planejo trabalhar no RH no futuro, e essa sua série realmente é incrível pra mim saber desse tipo de coisa pra já me alertar sobre esse tipo de coisa
oi elba, eu to começando agora a entender como entrar no mercado de trabalho pois sou jovem e minha familia não tem conhecimento, esses videos estão me ajudando muito a entender como as coisas funcionam, desde já agradeço por suas dicas abraço !
Pra alguns, esse tipo de conhecimento pode até parecer trivial, mas pode ter certeza que essa série de videos vai ajudar muitas pessoas. Obrigado por compartilhar suas experiencias Elba, tenho aprendido muito com vc
Sempre que eu vejo um vídeo novo desse canal é de aquecer o coração. Significa que vai ser um bom dia. S2 (bom dia no sentido de ver um vídeo bem feito)
Segundo vídeo do que provavelmente Será a melhor sério do canal (perdão análise histórica, você é bacana também...) Elba, você poderia gravar um vídeo contanto casos cabulosos da vida real, como esse da ameaça, tal como alguém contando uma história de terror e seria muito interessante!
Muito boa essa experiência. Fui gerente vários anos e existe todo tipo de pessoa. Gente que briga por muito pouco, gente que tem prazer em tratar com os outros
Elba comenta casos graves de difamação que vc viu no RH, do tipo denúncia falsa de agressão, abuso ou insultos existe possibilidade de quem fez a denuncia ser desligado ?
excelente video Elba!!! lembrei da minha troca de emprego - segundo emprego para o terceiro (estava contratado e fui avaliar a oferta com o possivel chefe: em 30 min consegui o novo emprego com salario 25% maior e melhores condiçoes) , procurar emprego ainda trabalhando e muito melhor. PS: na serie anterior o Elba explicou que preenchimento de vagas para empregos tambem sao baseados em QI (quem indica) - pura verdade.
Tudo que você me disse me lembrou do meu ultimo emprego em que eu sofria assedio moral do meu chefe, aguentei por um ano e queria ter pedido demissão em dezembro, mas conversando com a família decidi não fazer, mas o engraçado que em janeiro depois de uma discussão com meu chefe eu tomei coragem e conversei com o RH da empresa, milagrosamente ganhei 1 mês e meio de férias e depois a demissão, foi a melhor coisa que podia me acontecer, arrumei outro emprego com calma graças ao seguro desemprego e vendo seu vídeo consegui entender tudo que aconteceu por tras do pano, adorei as informações, conteúdo de 1° sempre.
Vendo esse video que eu entendi "o que aconteceu" qd me mandaram embora, ainda tinha 3 meses de contrato, me pagaram integral os 3 meses + ferias e mais umas coisas eu nao tinha ferias + algumas coisas eu era o menor aprendiz
A única coisa que posso dizer para esse vídeo, é muito obrigado por ter feito ele. Foi como um tapa de manopla de ferro, mas que serviu e muito para meu crescimento profissional.
2 situações que aconteceram comigo: denunciei minha ex-chefe sigilosamente ao RH por abuso moral, onde ela aproveitou uma ausência médica minha para por a culpa do erro dela em mim numa reunião com os gerentões lá, não tive defesa. O RH não só cagou como ela ficou sabendo e me trocou de equipe. A empresa menor que trabalhava foi comprada pela grande operadora semi-estatal, trocamos de prédio para um simples e pequeno do outro lado da rua do majestoso prédio principal da tal empresa. Na homolagação, foi claramente dito que não poderíamos levar comida de casa pois a empresa dava VR, mesmo no nosso prédio tendo microondas e área para comer. Advinha se nào era o próprio pessoal hipócrita do RH que ia la esquentar a marmitinha fit. RH é um nome bonito pro antigo departamento de pessoal, eles estão lá para te contratar (e normalmente não sabem criar a vaga etc, só tem coisa bizarra) e pra te dar os papéis da demissão, eles não vão conhecer do seu trampo pra empatizar com uma situação, sinceramente nos lugares que trabalhei o RH não servia pra muita coisa, se achavam pra caralho mas sabem como é... Sindicato não tem nem o que falar, quando fui lá me olharam feio pra usar o banheiro, fazem a greve até o presidente acertar o preço com o dono da firma, tão cagando tbm. pense na sua própria carreira, em construir uma vida profissional pq vc é bom mesmo e indispensável como a cleide da história (só não seja babaca). Toda essa historinha aí é conversa pra boi dormir, na prática não funciona.
Sou um cara reservado, uma vez trabalhei em uma multinacional junto com o setor de vendas da empresa. O gerente da empresa gostava de gente que puxava o saco dele, que saia pra beber com ele e etc. Quando o cara percebeu a forma que eu estava "cagando" para a situação e ficava na minha, ele reclamava para o chefe do meu chefe que eu não estava me adequando à equipe e era tímido demais, sendo que isso não atrapalhava meu trabalho. Eu me defendia dizendo que isso não interferia no que eu estava fazendo, que exigia concentração. Resultado.... é, fui demitido.
Você abraçou mesmo ser autônomo e produzir conteúdo. Fico feliz e espero que dê muito certo, é muita história para quem não quer se afastar disso. Ou não.
Bicho, em uma situação dessas de ameaça e abuso, tem que dar o fora. Qualquer pessoa que seja íntimo seu, vai te dar apoio, mãe, pai, tio, avô, amigo(de verdade), qualquer um. Se você não tem nada disso, então tu só se preocupa com si mesmo, liberte-se.
Isso me lembra quando a Riot em 2017 contratou os diretores/ex-diretores da Blizzard que estavam Free-agent para gerencia da equipe de desenvolvimento e em 2018 tomou greve e 12 processos devido a Assédios na empresa
Bicho, eu tô num trampo que a última pessoa não ficou um ano por ser trampo demais, com 3 meses aqui meu cliente interno pediu minha cabeça pra minha superiora direta, eu falei que estava resolvendo as coisas na velocidade que conseguia (pq o fluxo de trabalho é ABSURDO) e a resposta dela foi "faço mais rápido", prontamente falei "chefe, eu tô tomando ansiolítico e dormindo mal para um caralho" e a resposta dela foi "tome algo mais forte". Atualmente estamos com 2 cabeças a menos no depto, numa equipe de 4 pessoas. Como alguém que já trampou no RH até desanima fazer qualquer tipo de reclamação.
Gosto do quadro de rh que mostra que todas as coisa ridículas que a gnt ouve ou ve acontecer em grandes empresas, na vdd são bem assim, são muito piores 37:30 histórias com sindicato também deve ser um assunto foda hehe
Como advogado, também é importante e pode auxiliar na resolução do problema fazer uma denuncia ao Ministério Público do Trabalho e à fiscalização do trabalho, no ministério da economia. Vale ressaltar que a estrutura sindical foi muito afetadas negativamente com a reforma trabalhista.
Até fixei esse aqui no topo, porque a última vez que eu trabalhei em empresa filha da puta foi antes da reforma trabalhista, e o sindicato era PARTICULARMENTE presente. A dica é muito boa.
Tamo junto camarada kkkk, cara os sindicatos hoje em dia foram sucateados. Mas para ser sincero os advogados dos sindicatos não são grandes coisas eu tenho um caso de advogado do sindicato que fudeu um cliente meu ele fez o acordo com a empresa, mas o cara tinha câncer ele falou para colocar o plano de saúde no acordo. O cara não colocou é disse que ia ficar tudo bem kkkkk resultado a empresa aumentou o plano de saúde dele para 40% em vez de 20%. Eu que tive que resolver a merca consegui reestabelecer. É o que eu digo para meus clientes nada de graça é muito bom kkkoo a defensoria tbm faz suas merdas se você tem grana melhor mesmo pagar um advogado particular.
PS: o do cara com câncer eu fiz de graça, bom pq afinal é câncer né. Mas fiz bem feito as coisas que você faz por convicção saem bem feito. Nunca trabalhe por dinheiro esse é o meu lema é sim por convicção dinheiro é consequência disso
Vão a merd@ com sindicatos
Talvez eu esteja sonhando muito alto ao sugerir isso, mas não seria possível a sua participação em algum vídeo do Elba?
Mais interessante do que um vídeo sobre RH, é apenas um vídeo assim com a presença de um advogado. Você, ou outro representante da sua profissão poderia acrescentar muito no conteúdo, trazendo uma nova perspectiva sobre o assunto.
Vide a reforma trabalhista afetou negativamente o sindicato como a partir da reforma tu só paga o sindicato se tu quiser. Antes, era retirado obrigatoriamente o imposto sindical do teu salário. Ou seja, vivia numa ditadura onde tu não tinha escolha. Isso é o que ele quer dizer com negativamente.
aiai a alegria de ouvir "baseado no retorno que teve o primeiro video da serie, definitivamente isso vai virar uma serie"
$$$$$$$$$
comentário de um viajante do tempo
💸💸
Elba capitalista malvadão kk
@@joaolevysilvamaciel4423 vulgo apoiadores do canal
Essa série de vídeos devia se chamar: As Aventuras de Elba RHamalho KKKK
Muito bom vídeo cara. Infelizmente o mundo empresarial pode ser horroroso...
KKKKKKKKKKK
Ainda bem que a Cleidi que conheço é Merendeira, capricha na no purê de batata e ainda deixa a mulecada repetir na escondida ( quase uma Santa ) kkkkk Salve Mãe 🖤
amén ✋
Repetia quantas vezes?
Eu já cheguei 5 prato num dia.
@@brendonblack9150 aí é GOD kkkkk quem deixa repetir 5 vezes já ascendeu ao modo Deus. O máximo que consegui foram 3 kkkk
@@brendonblack9150 eu já repeti umas 6 kkkkk, na hora da fruta eu era uma revoada de gafanhoto ( comia um monte , já que era self service kkkk). Se você for a primeira pessoa a pegar, começa a ter o comportamento de manada ( o pessoal vai voar para a tigela kkkkkk)
Apliquei algumas dicas do ultimo vídeo em uma entrevista e agora estou empregado a 2 meses... Obrigado Elba....
Nossa! meus parabéns, boa sorte.
Manoo parabéns
Que foda cara, parabens! Você tá trabalhando com que área?
Parabéns cara!!
@@joaojoao6423 supermercado
Esse vídeo só apareceu pra mim hoje.
E HOJE eu pedi demissão. O motivo foi um esporro que tomei ontem do meu chefe.
Eu encontrei bastante conforto no que você disse, Elba. Muito obrigado.
Já fiz "sutilmente" uma denúncia de assédio moral generalizado numa multinacional, quando teve um concurso cultural de literatura onde os funcionário enviaram historias p/receber premio. Eu mandei um drama épico descrevendo via metáforas como um grupo de pessoas (vulgo setor de uma empresa) sobrevivia unido contra um tirano malévolo, vulgo chefe.... o RH não gostou muito não, me olhavam feio nos corredores e meu poema desapareceu hahahaha mas algun meses dps o tirano mudou de empresa ;)
Detalhe que esqueci: O jurado que julgaria as historias era composto de toda a alta diretoria da empresa!
Uma história de um tirano sendo humilhado e perdendo o seu poder? Já estou inspirado!
É verdade, eu era o rh
É incrível como alguém consegue ser tão universalmente interessante. Elba, Q U E R E M O S M A I S!!!
! " Você não é amigo de empresa " falo muito isso prós amiguinhos mais tem uns que não entendem isso. Mais estão aprendendo....
essa série do RH é MUITO TOP, parabéns Elba mais um conteúdo fantástico
Se me permite, vou dar um breve testemunho sobre o abuso moral que sofri: Em uma empresa conceituado no ramo do qual eu fazia parte, me contratou para cargo de sub-gerente, ou seja, trabalharia direta e exclusiva com a gerente. O GRANDE problema era justamente esse, a gerente gritava, xingava, se dirigia a mim como eu fosse uma criança com sério problemas cognitivos, tudo isso não importanto quem estivesse ao lado. Resisti bravamente por 4 meses e pedi demissão, o assédio era padrão a ela e aceitável dentro da empresa em relação a isso, tanto que o chefe dela sabia disso, ninguém parava no cargo, e era complacente com aquilo.
A melhor decisão que tomei em um emprego, nunca me arrependi!
Abração e ótimo vídeo!
Cacete. Por essas e outras que não consigo ter pena de empresas. Como dizem: essas empresas tem acionistas e lucro; você um salário e """"direitos""""" - e ainda assim naquelas. Ótimo vídeo, Elba!
Pois, é... e ainda tem gente que reclama dos direitos trabalhistas. Eles ajudam a garantir o mínimo de salubridade!! Sem isso as empresas manteriam os funcionários acorrentados na estação de trabalho....
@@malokegames Mas não somos geralmente? Ainda mais no homeoffice? HUASDUHADSH. Brincadeira a parte, true da true
@@malokegames assim... é o mecanismo que existe hj aqui no Brasil, mas poderia existir um mecanismo diferente pra esse tipo de coisa. Numa empresa com capital isso ai funciona, num negócio com pouco capital isso ai pode quebrar as pernas e nem toda vez a culpa será de quem esta contratando. Meu ponto é que esse CLT não é perfeito. Aumentar custos de se contratar alguem e dificultar demitir, gera tambem efeito reverso, que é as empresas contratando menos porque é menos acessivel contratar.
@@carlosrfs99 Não estou dizendo que os direitos trabalhistas são perfeitos, estou dizendo que eles Precisam necessariamente existir, senão voltaríamos aos tempos da revolução industrial. O equilíbrio se obtém ao longo do tempo com reformas e atualizações, nada é estático nesse mundo... mas com certeza esse discurso político extremista atual, visa desbalancear as condições para um dos lados.
CLT mais atrapalha do que ajuda o trabalhador.
Caralho Elba! Tu é quase um mentor pra mim, segui esse mantra do "se seu emprego não te agrada, saia e encontre o que te satisfaz". Eu pedi demissão desde o ultimo video que você fez sobre RH e hoje já estou numa empresa muito mais condizente com o meu perfil. Muito obrigado por abrir meus olhos, camarada! A gente fica cego com o medo do desemprego. Mas as coisas se acertam, esforço, sorte, tudo isso são dados jogados e uma hora tem que cair um resultado positivo!
Muito obrigado por compartilhar todo esse conhecimento.
edit: se tivesse visto esse vídeo uns 2/3 anos atrás, pode ser que eu estivesse com a vida um pouco melhor.
Elba poderia resumir pela máxima "a corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco".
Elba podia virar professor de umas matérias chatas/difíceis, a oratória é tão boa que não importa o tema a gente assiste por 1h e fica triste quando vê que acabou.
pois é...
Elba de camisa preta é quase o Zordon
Meu professor kkkkkkk. Só que ele ( não o Elba ) tem menos volume ( altura,peso e sem barba)
Ou vocês escolhem mais empregos ou mais direitos. O autor dessa frase foi eleito e além de tirar os direitos trabalhistas não gerou mais empregos. Parabéns aos 57 milhões que votaram nesse cara.
A idéia está errada. Ao invés de diminuírem impostos, retiraram parte do salário das pessoas e embolsaram ele.
Elba, essa série é uma utilidade pública! Esperando muito avidamente pelo próximo.
Eu simplesmente adoro essas thumbnails dessa série, não sei porquê mas eu acho hilárias
Esses vídeos de RH são bons demais, ficaria horas vendo kkk
Elba, ESPETACULAR a forma com que você tratou o assunto. Uma TRISTE realidade. É ENORME a quantidade de relatos de práticas ABSURDAMENTE FORTES de preconceito, assédio moral e sexual, diferenciação salarial por gênero, entre tantas outras. Não é exceção, é raro uma pessoa que nunca tenha presenciado algumas dessas situações (quando o raro deveria ser não presenciar). E você foi CIRÚRGICO: tá ruim, sai fora. Não é pra isso que se ganha dinheiro. Orgulhoso de ver alguém falar abertamente assim! Obrigado pelo conteúdo!
Mais um video incrivel de RH chegando fresquinho na sua porta
é muito bom esses videos sobre o rh sempre que vou fazer uma entrevista acabo lembrando dessas historias, to amando essa serie, ja to na espera do próximo
sobre chegar ao limite...cara eu já tive síndrome de burnout (cheguei a trabalhar 28 dias sem final de semana 15h por dia e a hora extra ainda era o valor do salário base de CLT flex), um dia eu surtei e pedi demissão (ai sim a dona tentou me dar um aumento mas era um aumento patético e eu já tinha broxado), a empresa perdeu um funcionário e eu perdi uns 2 anos sendo quase que totalmente improdutivo (por causa da síndrome), não seja animal...nenhum salário vale sua vida e sua saúde.
O que é essa síndrome ? Como você tá agora ?
@@Zmirremi_iasmin oi Iasmin, a síndrome de burnout basicamente é vc trabalhar tanto que vc gasta mais energia do que seu corpo aguenta por muito tempo e você fica meio que "esgotada" por um longo tempo (no meu caso quase 2 anos), sempre trabalhei pra caramba e tive mta energia mas nesses 2 anos eu meio que me sentia "vagabundo" pq simplesmente n tinha energia pra trabalhar, não é depressão é a energia que fica esgotada mesmo, você consegue ver várias matérias sobre isso (fui descobrir que tive isso anos depois), atualmente estou bem mas nesses 2 anos foi bem complicado rsrs (trabalhava com TI só pra constar)
@@DaniloBenetti
Que bom !
Caramba! Isso poderia ter evoluído bem mal ( se você não saísse) ia ter o Karoshi é um tipo de morte súbita ( acontece por excesso de trabalho durante muito tempo e é comum no Japão).
Tenta compensar esses 2 anos com a saúde , por que seu corpo cobra ( ele realmente sofre muito)
hoje eu treino e cuido da minha saúde na medida do possível, mas tem que tomar cuidado a energia dos 20 e poucos anos acaba (E bem rápido kkk)
Muito bom Elba, essa série de RH da pra render muito vídeo e se fizer de forma mensal acredito que fica de bom tamanho.
Sugestão de temas: fui demitido o que fazer e não Fazer nos próximos empregos.
O que o recrutador espera numa entrevista, o que ele não quer ouvir?
Tem muitos temas mano, e como você fala de uma forma mais informal, tipo papo de bar, pros amigos nerds. Isso pode ser um diferencial frente a outros canais de RH convencionais.
Pra mim n tem problema de usa camisa preta não Elba, eu ouço como podcast mesmo
Eu tô no meu primeiro emprego, mas to me sentindo muito acolhido, quando eu vejo o tipo de empresa que existe por aí, eu fico totalmente satisfeito com a empresa que eu trabalho e com a sorte que eu dei kkkkk, valeu Elba
Elba é TÃO bom estar na facul e ver seus vídeos sobre essas questões de RH/empresas.
Rola um dia fazer um vídeo desses respondendo (diretamente) perguntas da galera?
Boa tarde, Elba se possível faça um vídeo falando como a nova lei 14.188/2021 pode afetar essas questões de abusos no trabalho, seria legal ter um ponde de vista de alguém que já trabalhou como RH neste aspecto.
Muito boa essa série, gosto MT do canal. Acho poucas pessoas que falem assim a respeito (sem querer bancar o coach), pfv continua :)
Elba, esses seus videos ajudam muuuuuuito, muito obrigado por compartilhar suas experiências com RH, infelizmente fui criado com uma mentalidade que me deixa refem da empresa, pq o mais importante é ter emprego, estar trabalhando, etc. Seus videos me ensinam que empresa é empresa, e eu sou eu, não tem amizade, eu em primeiro lugar.
Eu quase não aceitei um emprego para ganhar mais pq gostava muito da empresa anterior, seus videos me deu coragem de aceitar a nova oferta pra descobrir que a empresa que eu gostava tanto cagou pra mim.
43:55 esse desfoque ficou bom d+. Já trabalhei em uma empresa que era muito ruim no processo dela, entrei cheio de vontade de melhorar e aplicar oque eu sabia, até que comecei a ver que a defasagem técnica dava calafrio, e o comportamento de um dos sócios matava a empresa, enquanto eu trabalhava lá eu escolhia pagar o aluguel ou pagar o almoço (não é força de expressão), o sócio/chefe de lá teve uma vez que perdeu a carta por que tava dirigindo na contra mão e deu de cara com um carro de polícia (nas palavras dele, os policiais só ficam querendo multar pra pegar nosso dinheiro). Quando falei que ia sair da empresa porque só não tinha condição de pagar as contas com o que me pagavam, esse chefe se ofereceu pra ser meu fiador (que bonzinho né, podia melhorar meu salário pra eu não precisar disso), na empresa não tinha RH, dava pra contar nos dedos quem trabalhava lá contando com os sócios. Sai de lá e morando com a minha mãe, desempregado, juntei mais dinheiro e ainda ajudava a pagar as contas. Hoje arranjei um emprego maravilhoso, garanto que a empresa que trabalho não é a melhor do mundo, porque não acredito que exista a empresa melhor do mundo, mas MEU DEUS como a empresa que eu to é boa.
meu deeeeos eduardo aonde é? Mora em ke cidade? Diga para´ná
Trabalhei em uma empresa q a vezes rolava um assédio moral em reunião, desde então eu gravo todas as reuniões.
Bixo, eu estava assistindo o primeiro vídeo dessa série ontem e sonhando acordado "imagina uns 50 vídeos do Elba falando sobre RH. Que sonho." ai tu vai e atende meu pedido. Que homem, meus amigos. Que homem S2
Esses vídeos são ótimos. Hoje é um dos motivos para que eu siga o seu canal.
Vídeos sobre o mercado de trabalho vom essa abordagem são muito bons para todos, especialmente para quem está ingressando ou tem pouco tempo no mercado de trabalho.
Isso que você disse sobre não fazer o RH seu confidente, é real. É muito comum as pessoas irem no RH desabafar sobre os seus problemas na empresa...
Isso também ocorre com outros setores que tem que atender pessoas, como é o caso do TI.
Está já é, senão a melhor, uma das melhores séries do canal. Parabéns pelo conteúdo de excelência.
Essa vai ser uma serie mto boa do canal, de verdade, otimo entretenimento, essa divisão de conhecimento e experiência é mto prazerosa
Que legal vc partilhar, essas experiências, e muito bom ouvir isso, de quem "tá do outro lado da mesa".
A qualidade de imagem e voz é tão boa que da gosto de assistir os vídeos do canal.
A ponto de abrir o vídeo novo do canal e esperar aquele momento certo do dia, em que a gente senta e relaxa pra ver algo bom.
Entre os vídeos fúteis e rápidos o vídeo de qualidade literalmente e um dialogo de conteúdo.
Mais de 1 ano de vídeo pra ver e assisto coincidentemente quando eu mais precisava.
Estou em um emprego há 10 meses, com 20 anos recebo um salario beeeem mais alto que a dos meus amigos/pessoas da mesma idade, porém esse trampo tá acabando comigo. O estresse já está marcando meu corpo com dermatite e me encontro num momento de excesso do trabalho.
Apesar de receber bem e gostar do meu trabalho em si, o ambiente com alguns dos colegas de trabalho é bem doentio, porém coloquei na minha cabeça que eu deveria segurar mais e tals. Vendo hoje, eu só estava com medo de sair de um emprego que apesar de ganhar bem, me desgasta e não dá chance pra subir. Juntei coragem e pedi demissão
Se tu esperar o "momento ideal" pra sair quando já está esgotado, tu vai acabar apodrecendo no lugar. Apesar de nem todo mundo poder ter esse luxo, tu sempre precisa focar no seu bem-estar. Empresa nenhuma vai se importar de fato se vc está bem ou não, pra eles a gnt é só número
Faz um vídeo falando sobre o cara que patenteou a lista de um deck
Elba, uma sugestão de video: "merdas para não se fazer ao entrar no mercado de trabalho"
Amo esse quadro! Espero que tenha mais episódios
Parabéns Elba. Excelente conteúdo.
Primeiramente Elba, parabéns pelo conteúdo! Acho de extrema necessidade falar sobre as realidades da relação trabalho/funcionário. Gostaria que você falasse nos próximos vídeos mais a respeito sobre justa causa, no sentido de que dado todas as circunstâncias que vc colocou sobre a justa causa acontecer efetivamente, qual o impacto disso na vida e carreira do funcionário nesses casos.
Abraço e parabéns pelo canal, fico sempre mto feliz em ouvir vc falar!
O primeiro vídeo da série me deu uma lição muito importante sobre salário, desde então busquei mudar de emprego, a busca demorou uns dois meses e hoje trabalho por um salário que faz o anterior parecer que eu me prostituia (hoje ganho 4x o valor do outro), e num ambiente de trabalho INFINITAMENTE melhor com gestores INFINITAMENTE MELHOR.
Logo, muito obrigado Elba, seu primeiro vídeo foi um turning point na minha vida, eu estava em um lugar que eu inovava constantemente, ganhava algumas esmolas por isso mas os méritos sempre acabavam com meus chefes, hoje, trabalho num lugar que se eu espirro, me valorizam, gestores que gostam de mim pelo que sou e não preciso fingir que gosto de ninguém, pq
genuinamente eu gosto daquelas pessoas com quem trabalho hoje.
Mais uma vez, muito obrigado Elba, suas palavras como profissionais são de qualidade ímpar.
Vim pelo Magic, fiquei pelo RH! Sensacional esse quadro ou sei lá como chamar, segue firme Elba!
ooopa lançou a parte 2!!
tô muito feliz, mano, esses vídeos não apenas são interessantes como os outros, mas trazem informações muito úteis para a maioria da galera
No Esajur da Unig veio um caso em que um funcionário brigou com o chefe entrando na porrada, já falamos para ele ir a delegacia prestar queixa e ir na delegacia do trabalho assim a empresa é que teria de tentar provar a sua inocência e não o funcionário. Já mandando também ir fazer um corpo de delito para produzir mais provas contra o patrão.
Meus parabéns! Todos seus vídeos são ótimos, mas essa série que vc faz sobre RH é simplesmente fenomenal, espero que não abandone esse quadro
Um lugar que trabalhei tinha um gerente que fazia birra com a pessoa e marcava ela. Já aconteceu comigo por sei lá qual motivo, com um amigo que foi atrás do dinheiro das férias (a empresa tinha sido comprada e foi trocado o contrato de estágio, daí foi feita a rescisão e contratação), com meu gestor por pedir o reembolso de uma viagem que ele pagou com o próprio dinheiro (antes ele tinha ligado pra esse gerente pra avisar que tinham comprado a passagem errada e o gerente tava de boa do meu gestor comprar a passagem e dai ser reembolsado) e com um outro amigo que no primeiro dia, já ficou marcado por "ser muito devagar" (ele ainda estava configurando as coisas na máquina dele). Ele segurou um tempão minha contratação, mesmo meu gestor querendo e sendo elogiado, ele não queria me contratar por causa dessa birra
Essa é umas das melhores séries que já vi no YT. Obrigado Elba por compartilhar sua experiência conosco, você não tem noção do quanto isso agrega para algumas pessoas aqui, principalmente as que tem pretensão de ingressarem na área de Direito Trabalhista!
PS: uma pena que eu não tenha sido notificado com esse vídeo na data do lançamento.
Comentando para dar engajamento e declarar que quero mais videos deste tema
por favor faça mais vídeos. Você tem muito talento como comunicador. Parabéns.
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos de RH aqui no canal.
Essa sabedoria é de grande valor e utilidade.
Eu planejo trabalhar no RH no futuro, e essa sua série realmente é incrível pra mim saber desse tipo de coisa pra já me alertar sobre esse tipo de coisa
Caramba, em pensar que o Elbinha trabalhava na "minha" cidade! Outro salve de SBC pra vc Elbinha, curto muito seus vídeos!!
Uma semana que mal começou e está sendo bem complicada, mas um vídeo desses me ajudou, vlw mesmo pelo ótimo trabalho.
oi elba, eu to começando agora a entender como entrar no mercado de trabalho pois sou jovem e minha familia não tem conhecimento, esses videos estão me ajudando muito a entender como as coisas funcionam, desde já agradeço por suas dicas abraço !
Eu vivi para a parte dois! Obrigado, pfizer! SE VACINEM GALERINHA!!
Jovem é muito privilegiado, eu perdi dois tios nos 60' que mesmo com vacina morreram :(
@@ConanOG meus pêsames, cara.
Meus pesames irmao!!
Me vacinei ontem
skin desbloqueada Elba demilich (quem pegar o meme pegou)
Pra alguns, esse tipo de conhecimento pode até parecer trivial, mas pode ter certeza que essa série de videos vai ajudar muitas pessoas. Obrigado por compartilhar suas experiencias Elba, tenho aprendido muito com vc
Sempre que eu vejo um vídeo novo desse canal é de aquecer o coração. Significa que vai ser um bom dia. S2 (bom dia no sentido de ver um vídeo bem feito)
Segundo vídeo do que provavelmente Será a melhor sério do canal (perdão análise histórica, você é bacana também...)
Elba, você poderia gravar um vídeo contanto casos cabulosos da vida real, como esse da ameaça, tal como alguém contando uma história de terror e seria muito interessante!
Caralho Elba, que vídeo incrível, mano. Sério mesmo, maravilhoso. Parabéns, cara. Vontade de dividir uma breja contigo um dia, bicho.
Estou adorando esses vídeos de RH. Ansioso pelo próximo.
Muito boa essa experiência. Fui gerente vários anos e existe todo tipo de pessoa. Gente que briga por muito pouco, gente que tem prazer em tratar com os outros
Elba comenta casos graves de difamação que vc viu no RH, do tipo denúncia falsa de agressão, abuso ou insultos existe possibilidade de quem fez a denuncia ser desligado ?
Ótimo vídeo Elba, ajudou a apurar as ideias.
Nossa que conteúdo maravilhoso, irá para playlist de estudos!
excelente video Elba!!! lembrei da minha troca de emprego - segundo emprego para o terceiro (estava contratado e fui avaliar a oferta com o possivel chefe: em 30 min consegui o novo emprego com salario 25% maior e melhores condiçoes) , procurar emprego ainda trabalhando e muito melhor.
PS: na serie anterior o Elba explicou que preenchimento de vagas para empregos tambem sao baseados em QI (quem indica) - pura verdade.
Excelente vídeo, extramamente didáticos. Mal posso esperar pela parte 3.
Tudo que você me disse me lembrou do meu ultimo emprego em que eu sofria assedio moral do meu chefe, aguentei por um ano e queria ter pedido demissão em dezembro, mas conversando com a família decidi não fazer, mas o engraçado que em janeiro depois de uma discussão com meu chefe eu tomei coragem e conversei com o RH da empresa, milagrosamente ganhei 1 mês e meio de férias e depois a demissão, foi a melhor coisa que podia me acontecer, arrumei outro emprego com calma graças ao seguro desemprego e vendo seu vídeo consegui entender tudo que aconteceu por tras do pano, adorei as informações, conteúdo de 1° sempre.
Vendo esse video que eu entendi "o que aconteceu" qd me mandaram embora, ainda tinha 3 meses de contrato, me pagaram integral os 3 meses + ferias e mais umas coisas
eu nao tinha ferias + algumas coisas
eu era o menor aprendiz
Estava ansiosa por esse vídeo e ele chegouuuu
Melhor serie!! parabéns pelo pelo trabalho Elba. Poderia ter um canal com esse tema.
A única coisa que posso dizer para esse vídeo, é muito obrigado por ter feito ele.
Foi como um tapa de manopla de ferro, mas que serviu e muito para meu crescimento profissional.
Sempre muito preciso e claro!
Vídeo incrível!
Ansioso pelos próximos episódios!
2 situações que aconteceram comigo: denunciei minha ex-chefe sigilosamente ao RH por abuso moral, onde ela aproveitou uma ausência médica minha para por a culpa do erro dela em mim numa reunião com os gerentões lá, não tive defesa. O RH não só cagou como ela ficou sabendo e me trocou de equipe.
A empresa menor que trabalhava foi comprada pela grande operadora semi-estatal, trocamos de prédio para um simples e pequeno do outro lado da rua do majestoso prédio principal da tal empresa. Na homolagação, foi claramente dito que não poderíamos levar comida de casa pois a empresa dava VR, mesmo no nosso prédio tendo microondas e área para comer. Advinha se nào era o próprio pessoal hipócrita do RH que ia la esquentar a marmitinha fit.
RH é um nome bonito pro antigo departamento de pessoal, eles estão lá para te contratar (e normalmente não sabem criar a vaga etc, só tem coisa bizarra) e pra te dar os papéis da demissão, eles não vão conhecer do seu trampo pra empatizar com uma situação, sinceramente nos lugares que trabalhei o RH não servia pra muita coisa, se achavam pra caralho mas sabem como é...
Sindicato não tem nem o que falar, quando fui lá me olharam feio pra usar o banheiro, fazem a greve até o presidente acertar o preço com o dono da firma, tão cagando tbm.
pense na sua própria carreira, em construir uma vida profissional pq vc é bom mesmo e indispensável como a cleide da história (só não seja babaca). Toda essa historinha aí é conversa pra boi dormir, na prática não funciona.
Parabéns, e que venham mais videos!!!!
E ficamos na expectativa do próximo.
Obrigado muito pelos seus vídeos Elba, seus vídeos me fazem muita companhia no almoço
Sou um cara reservado, uma vez trabalhei em uma multinacional junto com o setor de vendas da empresa. O gerente da empresa gostava de gente que puxava o saco dele, que saia pra beber com ele e etc. Quando o cara percebeu a forma que eu estava "cagando" para a situação e ficava na minha, ele reclamava para o chefe do meu chefe que eu não estava me adequando à equipe e era tímido demais, sendo que isso não atrapalhava meu trabalho. Eu me defendia dizendo que isso não interferia no que eu estava fazendo, que exigia concentração. Resultado.... é, fui demitido.
Adoro esses vídeos e que bom que irá virar uma série.
Tava doido pra parte 2! Desde o primeiro e do vídeo do the office
Só um detalhe, agora que já faz um tempo dessa briga da Blizzard, o Bobby Kotick já fez um pronunciamento sobre o caso.
Você abraçou mesmo ser autônomo e produzir conteúdo. Fico feliz e espero que dê muito certo, é muita história para quem não quer se afastar disso. Ou não.
Bicho, em uma situação dessas de ameaça e abuso, tem que dar o fora.
Qualquer pessoa que seja íntimo seu, vai te dar apoio, mãe, pai, tio, avô, amigo(de verdade), qualquer um. Se você não tem nada disso, então tu só se preocupa com si mesmo, liberte-se.
vídeo ótimo, a espera por mais vídeos dessa série, parabéns Elba!
É o Chinchila que faz as thumbs do canal tbm? Adoro elas, são simples e engraçadas. A desse vídeo conseguiu se superar
Essa série é sensacional cara, ainda bem que já tem uma parte 3 programada
Isso me lembra quando a Riot em 2017 contratou os diretores/ex-diretores da Blizzard que estavam Free-agent para gerencia da equipe de desenvolvimento e em 2018 tomou greve e 12 processos devido a Assédios na empresa
Top , curti muito o relato parabéns pelo vídeo
Já tô esperando a parte 3 !!
Bicho, eu tô num trampo que a última pessoa não ficou um ano por ser trampo demais, com 3 meses aqui meu cliente interno pediu minha cabeça pra minha superiora direta, eu falei que estava resolvendo as coisas na velocidade que conseguia (pq o fluxo de trabalho é ABSURDO) e a resposta dela foi "faço mais rápido", prontamente falei "chefe, eu tô tomando ansiolítico e dormindo mal para um caralho" e a resposta dela foi "tome algo mais forte". Atualmente estamos com 2 cabeças a menos no depto, numa equipe de 4 pessoas. Como alguém que já trampou no RH até desanima fazer qualquer tipo de reclamação.
Acho que esse foi o melhor vídeo que já vi na vida.
queremos muitos mais dessa série
Gosto do quadro de rh que mostra que todas as coisa ridículas que a gnt ouve ou ve acontecer em grandes empresas, na vdd são bem assim, são muito piores
37:30 histórias com sindicato também deve ser um assunto foda hehe