Agora quero conhecer a Ilha Fiscal, farei depois da quarentena. 😍 Eu sempre passeava pelo Orla e pensava: depois eu vou. Gente, Rio de Janeiro é tudo de bom, sou de Boa Vista- Roraima, moro aqui tem 6 anos já conheço várias lugares e ainda têm muitos para conhecer. E meus amigos me perguntando quando irei à minha cidade, sendo que RJ é local preferidos de férias. Adoro aqui e vejo a história pelas ruas e casas, imaginando quem passou por aqui, que evento ocorreu. Como na Praça da República, Paço Imperial, Quinta da Boa Vista, Arcos da Lapa, Casa França, CCBB, Jardim Botânico, Praça Maua, Palácio do Catete, Biblioteca Nacional, Convento do Largo Carioca, Outeiro da Glória... são meus lugares favoritos. 😍
Paulo hoje completa 134 anos do baile da ilha fiscal. Foi no dia 9 de novembro que a luzes do Império se apagava até vir o 15 de novembro. Sei que possa ter videos no seu canal, mas faça outro recente, mas detalhado.
Eu amo essa história do último baile do império. Fico tentando me imaginar naquela época. Assisti esse vídeo ontem e vim assistir hoje de novo. Muito bom!
Alguns dias antes do famoso último baile do Império, já no Paço Leopoldina, houve uma outra festa, não tão grande, mas certamente muito mais refinada, não sei se inserida na mesma onda de reafirmação monárquica que estava por trás do evento da Ilha Fiscal. Era o pretendente a ser "Pedro III", Príncipe Imperial Pedro Augusto de Saxe-Coburg e Bragança, neto preferido do imperador, querendo se fixar mais profundamente no cenário sucessório, com total aval dos avós imperantes que viam nele a melhor opção da sucessão imperial. Ele recebeu no palacete que herdou da mãe a mesma tripulação chilena, numa fina recepção, digamos que este foi o antepenúltimo baile do Império. O Conde D'Eu estupefado com o que viu, deixou por escrito em carta ao pai que " nunca tinha visto nada tão refinado no Brasil", avalizando o contexto e a produção da festa. Cristais, porcelana, vinhos e criadagem de primeira linha, tudo de padrão europeu, provavelmente com recursos dos Saxe-Coburg, para se contrapor a então popular Redentora, herdeira legítima da coroa. Dizem que a festa da Ilha Fiscal foi também uma disfarçada comemoração das bodas de prata da Princesa Isabel, que teria ocorrido alguns dias antes, em outubro do mesmo ano. Não seria lógico fazer uma festança assim para receber uma tripulação chilena, não se mata lagartixa na parede com tiro de canhão, havia algo no ar querendo se contrapor ao boato de golpe republicano e desejando reanimar o marasmo social do melancólico final de reinado do imperador doente e alquebrado. A Ilha Fiscal é uma bela construção Neo-Gótica com cantaria de granito, no mesmo estilo da sisuda Catedral de Petrópolis e moda na Europa. Abraço ae no querido Barão de Rezzutti, embaixador do Império aqui no RUclips.
Brinco com o Rezzuti que D. Pedro II teria feito ele "Barão de Rezzutti" pelos bons serviços à Casa Imperial e à memória dos pais dele ( Pedro I e Imperatriz Leopoldina ). É o embaixador do passado imperial aqui no RUclips e merece todo o nosso respeito e incentivo. Nos dedica tanta atenção e faz isto no tom de cumplicidade irresistível , ele gosta e nos faz gostar, é um mago muito mais que um dedicado historiador. Viva o barão que nos faz sonhar !!!
Paulo Rezzutti. Vc conta a história com tanto entusiasmo, que dá a entender que participou da festa. E eu fico imaginando .... Eu entro nos seus livros como se estivesse vivendo o momento. Tô fascinado, quero ir breve ao Rio e a Portugal só pra conhecer os lugares que vc fala
As "cabeças de porcos recheadas" devem ser porcos inteiros assados com algum recheio, acho eu. Os republicanos inflaram em muito a quantidade de comida servida no baile que foi o último dos poucos que o Império patrocinou. Já a república é um baile que dura mais de 100 anos e pago por nós. Parabéns pelo vídeo!
Quanto ao óleo de baleia em construção, dizem aqui em Paraíba do Sul que a ponte velha, construída sob a supervisão do Barão de Mauá, levou óleo de baleia em sua argamassa.
O Paulo mencionou o tropeço do imperador quando chegou na Ilha Fiscal com seu humorismo: "o imperador tropeça, mas o império não cai". Apesar de humorismo havia um grande engano, pois os republicanos, nessa mesma noite, já estavam articulando o golpe no clube militar. É lamentavel, se pensarmos que no dia do golpe, dom Pedro tivesse dado ouvido aos que lhe ofereciam apoios, pegando assim, com urgência, uma lancha alí bem proximo do palacio para fugir para outro lugar. É triste também que o comandante do navio chileno homenagiado nessa festa, ofereceu refúgio a bordo do seu referido navio ao imperador, sendo mais uma das mão amiga recusadas pelo imperador. Finalmente, a festa sem dúvida foi um espetáculo, mas parece que o vento da baia, nessa noite, soprou o contrário apesar de tudo. Tanto que tudo acabou sendo favorável para o golpe, inclusive o indiferentismo do monarca. Que pena, Brasil!
#rezzuttiresponde. Gostaria que vc respondesse uma dúvida que sempre tive. Na cidade onde moro (região dos inconfidentes) foi utilizada muita mão de obra escrava, e segundo relatos de populares morriam escravos diariamente nos deslizamentos de terra na mina de ouro "Cata Branca", inclusive um desses deslizamentos foi responsável pelo encerramento das atividades nessa mina, a morte de mais de uma centena de escravos e alguns ingleses. A pergunta é o seguinte: onde estão os restos mortais de tantos escravos(milhões em todo o Brasil)? Onde eram enterrados (não existe um só túmulo de escravos na cidade)? Após uma busca na internet tudo que encontrei são relatos sobre a rua do Valongo onde hoje está o museu dos Pretos Novos. E o restante onde estão? Obrigado.
Tem uma loja da Riachuelo na Rua do Ouvidor aqui no Rio que tem uma parte da parede da construção a mostra e que tem um painel escrito que aquela estrutura tinha sido feita com óleo de baleia na argamassa.
Otimo video! Sobre o óleo de baleia, não sei no Rio, mas na Bahia há estudos que dizem que este foi usado como impermeabilizante no forte São Marcelo e em obras perto do mar, usava-se justamente por este repelir as erosões que o salitre causava nas edificações! Abraços e adoro seus videos!
Quê legal! Já fui duas vezes na Ilha fiscal e pena que não me interessei tanto.. agora quero voltar lá só para tentar viver àquele momento do baile do império.. estou estudando a história do Brasil.. lindaaaa demais!
1 - adorei a expressão do Paulo às cabeças de porco recheadas hahahah 2 - vocês também acharam o Palácio da Ilha Fiscal parecido com o palácio da Disney? 3 - Fui enganado ao fazer a visita guiada ao Teatro Municipal de São Paulo, pois lá me disseram que a contrução havia sido feita com óleo de baleia, pois não havia argamassa ou cimento na época da contrução. Fui tapeado 🤦🏻♂️
A ilha Fiscal e lindissima e oa funcionarios da marinha que orientam o passeio, sao muito educados e cuidadosos.Vale muito a pena visitar.Um passeio inesquecivel.
@@familiagasparinilage5113 Eu fui de Saveiro,mas eles mudam de embarcacoes.Mas o passeio antes no centro cultural da Marinha e na ilha Fiscal,vale muito a pena.Eles nao estao funcionando agora em decorrencia das medidas de protecao a Covid-19.
Que curioso isso do óleo de baleia. Fui a Petrópolis e tinha um senhorzinho dando um tour na igreja principal e ele disse que ela também foi construída com óleo de baleia. Achei que fosse literalmente (acho que ele também, rs). Muuuuuito bom o conteúdo do canal!
Eba livro novo ! Já via a explosiva Musa Neocolonial, Carmem Miranda, nossa bombshell que surgiu na mesma época que a arquitetura neocolonial pegou fôlego, reafirmando nossa origens portuguesas.
Mais um lugar maravilhoso para se visitar no Rio de Janeiro. A Ilha Fiscal é "um biju", linda mesmo. Vale a pena o passeio. Fomos lá algumas vezes qdo nossos filhos eram pequenos; eu aproveitava para curtir a vista e ouvir outra vez as explicações do Guia. rsrsrsrsrs Êta Rio de Janeiro lindo!!!! Obrigada pelas explicações, mais uma vez.
Adoraria ver uma entrevista com a autora Rosa Beluzzo, de "Relíquias Culinárias", que trata dos usos e costumes à mesa, as tradições, os pratos, os banquetes, as confeitarias e tudo o mais que envolva a gastronomia no Rio de Janeiro do século 19, comecinho do 20. E com pitadas de comentários de ninguém menos que Machado de Assis. Usei este livro para fazer uma matéria sobre os bares mais antigos do Rio. É tão maravilhoso, que dá vontade de "comer" essa história. Seria muito lindo ver você a Rosa conversando sobre o assunto.
Fui tomar banho e embaixo da água estava pensando no lance do óleo de baleia, esta substância bem que poderia ter alguma função impermeabilizante. Aplicado a posteriori na argamassa na intenção de protegê-la e assim dar maior durabilidade à construção. Se aplicada na alvenaria já terminada até poderia ser útil !
Sua pronúncia de Cochrane parece ser a correta, mas aqui na Tijuca (bairro do Rio) tem uma rua com esse nome e todo mundo, a vida toda, sempre disse "cócrane"
Melhor explicação de todas sobre o baile vip imperial! Fiquei impressionada com a quantidade de bebidas e comidas! No dia 19/05 eu vou no lançamento no Rio vou correndo no site me inscrever! Obrigada por essa cultura maravilhosa!!!
Lá dentro você tem um elevador que era puxado a mão de escravos para acesso às câmaras do imperador e do Almirante. Parece que estes itens foram acrescentados depois do período da Monarquia. Também é possível ter acesso à máquina do relógio da torre. Eu fui da marinha e tirei serviço de guarda lá na ilha fiscal nos aos de 1983/84.
Há 33 anos ouço falar do baile da Ilha Fiscal e nunca tinha entendido como uma festa tão grande, com tanta gente, pode acontecer num micro-castelo como aquele. Só você trouxe a informação sobre "pavilhões". Mesmo assim, você errou na quantidade: é impossível que tenham montado "centenas" de pavilhões num espaço tão pequeno como a área da ilha. :)
Este sim é um maravilhoso historiador isento . Que não fica puxando a história para direita como o Brasil paralelo e nem para a esquerda como o Peninha e toda a maioria dos historiadores
Eu fui no lançamento do livro no Rio de Janeiro e achei muito legal. Posso dar uma sugestão de assunto? Poderia contar o que aconteceu com os irmãos de Dom Pedro II? Eu sei que teve um menino (primogênito que faleceu) e a irmã mais velha virou rainha de Portugal mas tem as outras que praticamente são esquecidas (não sei também se elas foram relevantes para alguma coisa). Se você puder falar sobre isso acho que será interessante. Grande abraço.
Ocorre que os bolcheviques eram mais práticos e mais eficazes e fuzilaram todo mundo. Aqui tudo é meia sola e então mandaram a família real embora e depois anularam o decreto. A turma do deixa disso sempre se mete.
Quase que tivemos o fim da monarquia com um banho de sangue como na Rússia! Um Militar, ascendente do ex presidente FHC ,queria fuzilar toda a família , inclusive as crianças!
Paulo. Será que a expressão "feito com óleo de baleia", quando referido a uma construção, não poderia se referir a algo negativo ? Falo de concretos mal feitos, com ligas que se desfazem, dando os desastres de desmoronamentos de construções. Neste caso a expressão poderia dizer que o concreto era ruim pois fora feito com óleo de baleia em lugar de água.
ADOREI....!! Parece de uma certa forma, uma festa de despedida ao imperador e sua família..!!!? Óleo de baleia era para as iluminarias das ruas(poste) , é o que eu sei... Gostei muito de saber dessa festa na ilha Fiscal e dela como todo!
#RezzuttiResponde Paulo, o baile aconteceu em 09 de novembro de 1889, 6 dias antes do golpe republicano, quando D. Pedro II já estava em Petrópolis. Você sabe dizer quando ele subiu a serra pela última vez?
Como suas explicacões são importantes. Como os politicos do Brasil comete o mesmo erro por uma suposta republica que até hoje esta embassada,por tanta decisòes errada.Adriana.
1vela é aproximadamente 12,6 lumens, logo 60.000 velas = 756.000 lumens , hoje uma lâmpada LED de 12W da marca Kian libera 1020 Lumens, logo seria equivalente a aproximadamente a 742 lâmpadas LED de 12W, ou se formos levar em conta uma incandescente provavelmente usada na época, uma lâmpada incandescente genérica de 100W emana 1600 lumens sendo assim sendo equivalente a aproximadamente 473 lâmpadas incandescentes de 100W que daria um total de 47.300W/h
Olá Rezzutti. Sempre me interessei bastante pelas festas realizadas pela corte, e gostaria de saber onde posso achar mais informação sobre os bailes feitos no Brasil após a chegada da família real aqui em 1808 até o último baile (da ilha fiscal) em 1889.
É muito linda a ilha fiscal, estive lá quando era criança, xií faz tempo mas lembro de ter achado linda e imaginado o baile como os dos desenhos da Disney.
Poxa, Paulo, o lançamento em São Paulo vai ser na segunda... Eu sou do litoral, se fosse fim de semana seria mais viável. Vou aguardar mais um lançamento em Sampa. Adorei a explicação do vídeo, bem melhor do que a que vi pessoalmente na própria Ilha. Abraço.
Belíssimo vidio e a forma de contar essa história tão interessante. Viajei no tempo e me vi naquele baile maravilhoso !!! Só não gostei das cabeças de porcos, mas tudo bem !!! Kkkkkk Parabéns por nos trazer fatos tão importante de uma forma lúdica.Fica muito mais fácil de entender, sem ser cansativo. Beijinhos no Lafaiete 🤗🤗🤗
OBRIGADA POR ESSE MARAVILHOSO VIDEO. CONHECIA PARTE DA HISTÓRIA MAS NÃO TD. SOU SIMPLESMENTE APAIXONADA POR ESSE CASTELO,JA Q FIZ MT O TRAJETO RIO´NITEROI.ONDE POSSO ENCONTRAR ESSAS FOTOS. AINDA NÃO TE MANDEI O ALBUM DE MEU BISAVO INSLEY PACHECO PQ ENCONTREI NOVAS FOTOS E PRECISO REORGANIZA-LO. COM A LULTA PELA DEMOCRACIA E LULA,NÃO TENHO TIDO MT TEMPO. NÃO ESQUECI DOS DESENHOS Q LHE FALEI. CREIO Q SERÃO SEUS MESMOS. MEU BISAVO ERA CONSIDERADO O TERCEIRO DA CASA IMPERIAL. DESCOBRI NO GOOGLE MT COISA SBRE ELE. NÃO SABIA Q TEVE TANTA IMPORTANCIA E FOI GANHADOR DE MTS PREMINOS,ATÉ INTERNACIONAIS. FALE UM POUCO SOBRE ELE SE PUDER. FICARIA MAIS ORGULHOSA AINDA. ATÉ POUCO TEMPO ATRAS NINGUÉM TINHA NADA SOBRE ELE. MT POUCO ACHAVA-SE,INCLUSIVE DOCUMENTOS DA BIBLIOTECA NACIONAL SÓ AGORA ESTÃO APARECENDO. HÁ UM SITE PORTUGUES Q TEM TD A SUA HISTÓRIA E MTS OBRAS DELE. VOU VER AS NOTICIAS DO YT. BJS
Óleo de Baleia se usava para iluminação, a expressão armação (trambique), vem das armações que onde se destrincha as baleias, era monopólio do Rei, e suas licitações eram meio fraudulentas e tendenciosas, daí o significado de armação que usamos hoje.... RS
Se tivesse sido nos dias de hoje o Amaury Jr. estaria lá entrevistando todo mundo.
Hahaha boa, certamente !
kkkk Verdade
Com certeza. 😂
Bêbado, né?
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Agora quero conhecer a Ilha Fiscal, farei depois da quarentena. 😍 Eu sempre passeava pelo Orla e pensava: depois eu vou. Gente, Rio de Janeiro é tudo de bom, sou de Boa Vista- Roraima, moro aqui tem 6 anos já conheço várias lugares e ainda têm muitos para conhecer. E meus amigos me perguntando quando irei à minha cidade, sendo que RJ é local preferidos de férias. Adoro aqui e vejo a história pelas ruas e casas, imaginando quem passou por aqui, que evento ocorreu. Como na Praça da República, Paço Imperial, Quinta da Boa Vista, Arcos da Lapa, Casa França, CCBB, Jardim Botânico, Praça Maua, Palácio do Catete, Biblioteca Nacional, Convento do Largo Carioca, Outeiro da Glória... são meus lugares favoritos. 😍
Saí do Rio, mas meu lugar preferido sempre foi a Floresta da Tijuca.
Paulo hoje completa 134 anos do baile da ilha fiscal. Foi no dia 9 de novembro que a luzes do Império se apagava até vir o 15 de novembro.
Sei que possa ter videos no seu canal, mas faça outro recente, mas detalhado.
No romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, há uma passagem que retrata o baile da Ilha Fiscal. Bem interessante, recomendo demais.
Deve ser lindo esse prédio!!! Gostaria de visita lo, será q pode?
Sim, é aberto para visitação
Eu amo essa história do último baile do império. Fico tentando me imaginar naquela época. Assisti esse vídeo ontem e vim assistir hoje de novo. Muito bom!
Amigo, a impressão que eu tenho ao te ouvir descrever esse baile, é de que você está lá, ao vivo, só narrando.
Alguns dias antes do famoso último baile do Império, já no Paço Leopoldina, houve uma outra festa, não tão grande, mas certamente muito mais refinada, não sei se inserida na mesma onda de reafirmação monárquica que estava por trás do evento da Ilha Fiscal. Era o pretendente a ser "Pedro III", Príncipe Imperial Pedro Augusto de Saxe-Coburg e Bragança, neto preferido do imperador, querendo se fixar mais profundamente no cenário sucessório, com total aval dos avós imperantes que viam nele a melhor opção da sucessão imperial. Ele recebeu no palacete que herdou da mãe a mesma tripulação chilena, numa fina recepção, digamos que este foi o antepenúltimo baile do Império. O Conde D'Eu estupefado com o que viu, deixou por escrito em carta ao pai que " nunca tinha visto nada tão refinado no Brasil", avalizando o contexto e a produção da festa. Cristais, porcelana, vinhos e criadagem de primeira linha, tudo de padrão europeu, provavelmente com recursos dos Saxe-Coburg, para se contrapor a então popular Redentora, herdeira legítima da coroa. Dizem que a festa da Ilha Fiscal foi também uma disfarçada comemoração das bodas de prata da Princesa Isabel, que teria ocorrido alguns dias antes, em outubro do mesmo ano. Não seria lógico fazer uma festança assim para receber uma tripulação chilena, não se mata lagartixa na parede com tiro de canhão, havia algo no ar querendo se contrapor ao boato de golpe republicano e desejando reanimar o marasmo social do melancólico final de reinado do imperador doente e alquebrado. A Ilha Fiscal é uma bela construção Neo-Gótica com cantaria de granito, no mesmo estilo da sisuda Catedral de Petrópolis e moda na Europa. Abraço ae no querido Barão de Rezzutti, embaixador do Império aqui no RUclips.
E ia ter outra festa! A princesa Isabel foi pega, no 15 de novembro, em meio aos preparativos de um baile que ela iria dar no Palácio Isabel.
ADOREI SABER MAIS. E TB O IMPERADOR REZZUTI
Brinco com o Rezzuti que D. Pedro II teria feito ele "Barão de Rezzutti" pelos bons serviços à Casa Imperial e à memória dos pais dele ( Pedro I e Imperatriz Leopoldina ). É o embaixador do passado imperial aqui no RUclips e merece todo o nosso respeito e incentivo. Nos dedica tanta atenção e faz isto no tom de cumplicidade irresistível , ele gosta e nos faz gostar, é um mago muito mais que um dedicado historiador. Viva o barão que nos faz sonhar !!!
“Foge, cão, que te fazem barão. Para onde? Se me fazem visconde”, ahahah
O palácio Leopoldina era onde está hoje o CEFET-RJ.
Eu acho arquitetura desse lugar uma coisa linda, fico impressionado querendo saber como foi construído naquela época, ainda vou lá.
Muiito bão 👍🏽 para 👍🏽 para todas as postagens 👍🏽 históricas e 👍🏽 para todas as postagens históricas e culturais 👍🏽
SAO VICENTE. BAIXADA. OLA! PARA MIM, SO INTERESSARIAM OS BAILES! ADORO DANÇAR! DEVIA SER MARAVILHOSO! OBRIGADA.
Paulo Rezzutti. Vc conta a história com tanto entusiasmo, que dá a entender que participou da festa. E eu fico imaginando .... Eu entro nos seus livros como se estivesse vivendo o momento. Tô fascinado, quero ir breve ao Rio e a Portugal só pra conhecer os lugares que vc fala
As "cabeças de porcos recheadas" devem ser porcos inteiros assados com algum recheio, acho eu. Os republicanos inflaram em muito a quantidade de comida servida no baile que foi o último dos poucos que o Império patrocinou. Já a república é um baile que dura mais de 100 anos e pago por nós. Parabéns pelo vídeo!
A água não era servida em garafas na época você gerou meu amigo
@@LaryssaNoleto Ave pezinho!
Cara seus comentários são fodas, cadê você hoje após 2 anos dos comentários?
Quem for ao Rio de Janeiro vale a pena....linda linda....🇧🇷💐fiz o passeio tem recepcionistas que explicam .....também adorei o videio.....
Vale muito a pena!
Quanto ao óleo de baleia em construção, dizem aqui em Paraíba do Sul que a ponte velha, construída sob a supervisão do Barão de Mauá, levou óleo de baleia em sua argamassa.
O Paulo mencionou o tropeço do imperador quando chegou na Ilha Fiscal com seu humorismo: "o imperador tropeça, mas o império não cai". Apesar de humorismo havia um grande engano, pois os republicanos, nessa mesma noite, já estavam articulando o golpe no clube militar. É lamentavel, se pensarmos que no dia do golpe, dom Pedro tivesse dado ouvido aos que lhe ofereciam apoios, pegando assim, com urgência, uma lancha alí bem proximo do palacio para fugir para outro lugar. É triste também que o comandante do navio chileno homenagiado nessa festa, ofereceu refúgio a bordo do seu referido navio ao imperador, sendo mais uma das mão amiga recusadas pelo imperador. Finalmente, a festa sem dúvida foi um espetáculo, mas parece que o vento da baia, nessa noite, soprou o contrário apesar de tudo. Tanto que tudo acabou sendo favorável para o golpe, inclusive o indiferentismo do monarca. Que pena, Brasil!
#rezzuttiresponde. Gostaria que vc respondesse uma dúvida que sempre tive. Na cidade onde moro (região dos inconfidentes) foi utilizada muita mão de obra escrava, e segundo relatos de populares morriam escravos diariamente nos deslizamentos de terra na mina de ouro "Cata Branca", inclusive um desses deslizamentos foi responsável pelo encerramento das atividades nessa mina, a morte de mais de uma centena de escravos e alguns ingleses. A pergunta é o seguinte: onde estão os restos mortais de tantos escravos(milhões em todo o Brasil)? Onde eram enterrados (não existe um só túmulo de escravos na cidade)? Após uma busca na internet tudo que encontrei são relatos sobre a rua do Valongo onde hoje está o museu dos Pretos Novos. E o restante onde estão? Obrigado.
Maravilhoso sempre! Vou fazer de tudo pra te prestigiar aqui no Rio. Grande abraço!
Tem uma loja da Riachuelo na Rua do Ouvidor aqui no Rio que tem uma parte da parede da construção a mostra e que tem um painel escrito que aquela estrutura tinha sido feita com óleo de baleia na argamassa.
Otimo video! Sobre o óleo de baleia, não sei no Rio, mas na Bahia há estudos que dizem que este foi usado como impermeabilizante no forte São Marcelo e em obras perto do mar, usava-se justamente por este repelir as erosões que o salitre causava nas edificações! Abraços e adoro seus videos!
Sim, no Forte dos Reis Magos em Natal/RN também contam que foi usado óleo de baleia.
Tadinha das gorduchas
Professor, é um prazer assistir seus vídeos, sempre com detalhes históricos interessantes.
Quê legal! Já fui duas vezes na Ilha fiscal e pena que não me interessei tanto.. agora quero voltar lá só para tentar viver àquele momento do baile do império.. estou estudando a história do Brasil.. lindaaaa demais!
1 - adorei a expressão do Paulo às cabeças de porco recheadas hahahah
2 - vocês também acharam o Palácio da Ilha Fiscal parecido com o palácio da Disney?
3 - Fui enganado ao fazer a visita guiada ao Teatro Municipal de São Paulo, pois lá me disseram que a contrução havia sido feita com óleo de baleia, pois não havia argamassa ou cimento na época da contrução. Fui tapeado 🤦🏻♂️
O passeio para a Ilha Fiscal é super interessante! O lugar é lindo! #recomendo
Estou apaixonada pelos seus vídeos
A ilha Fiscal e lindissima e oa funcionarios da marinha que orientam o passeio, sao muito educados e cuidadosos.Vale muito a pena visitar.Um passeio inesquecivel.
A Marinha faz um p asseio pela baía de Guanabara num navio carvoeiro que serviu na Grande Guerra na África. Vale a pena !
@@familiagasparinilage5113 Eu fui de Saveiro,mas eles mudam de embarcacoes.Mas o passeio antes no centro cultural da Marinha e na ilha Fiscal,vale muito a pena.Eles nao estao funcionando agora em decorrencia das medidas de protecao a Covid-19.
@@familiagasparinilage5113 Com relacao ao passeio,nao conheco.Mas se vc escrever para o centro cultural da marinha eles vao lhe orientar.
@@elianegomesdasilva2037 eu fui num domingo com meu marido e neto ! Ele adorou! Tinha 2 anos,oh saudade !
Que curioso isso do óleo de baleia. Fui a Petrópolis e tinha um senhorzinho dando um tour na igreja principal e ele disse que ela também foi construída com óleo de baleia. Achei que fosse literalmente (acho que ele também, rs). Muuuuuito bom o conteúdo do canal!
Estou escrevendo romance sobre o Baile da Ilha Fiscal. Muito boa sua leitura, Rezzutti
Eba livro novo ! Já via a explosiva Musa Neocolonial, Carmem Miranda, nossa bombshell que surgiu na mesma época que a arquitetura neocolonial pegou fôlego, reafirmando nossa origens portuguesas.
Mais um lugar maravilhoso para se visitar no Rio de Janeiro. A Ilha Fiscal é "um biju", linda mesmo. Vale a pena o passeio. Fomos lá algumas vezes qdo nossos filhos eram pequenos; eu aproveitava para curtir a vista e ouvir outra
vez as explicações do Guia. rsrsrsrsrs Êta Rio de Janeiro lindo!!!! Obrigada pelas explicações, mais uma vez.
Adoraria ver uma entrevista com a autora Rosa Beluzzo, de "Relíquias Culinárias", que trata dos usos e costumes à mesa, as tradições, os pratos, os banquetes, as confeitarias e tudo o mais que envolva a gastronomia no Rio de Janeiro do século 19, comecinho do 20. E com pitadas de comentários de ninguém menos que Machado de Assis. Usei este livro para fazer uma matéria sobre os bares mais antigos do Rio. É tão maravilhoso, que dá vontade de "comer" essa história. Seria muito lindo ver você a Rosa conversando sobre o assunto.
História muito interessante..Paulo vc é gênio.cada veze eu aprendo muito com seu vídeos ..essa olha é muito bonito bjs
Consegui me sentir lá e foi maravilhoso!!!!!Agradeço imensamente o conhecimento e toda a beleza da narrativa!!!!OBRIGADA!
Fui tomar banho e embaixo da água estava pensando no lance do óleo de baleia, esta substância bem que poderia ter alguma função impermeabilizante. Aplicado a posteriori na argamassa na intenção de protegê-la e assim dar maior durabilidade à construção. Se aplicada na alvenaria já terminada até poderia ser útil !
Trabalhei muitos anos no prédio 26 do AMRJ Arsenal de Marinha, com Vista direta para a ilha fiscal. Muito linda.
Adoro seus vídeos.tenho aumentado meus conhecimentos.vc explica muito bem.parabens e sucesso
Sua pronúncia de Cochrane parece ser a correta, mas aqui na Tijuca (bairro do Rio) tem uma rua com esse nome e todo mundo, a vida toda, sempre disse "cócrane"
Melhor explicação de todas sobre o baile vip imperial! Fiquei impressionada com a quantidade de bebidas e comidas! No dia 19/05 eu vou no lançamento no Rio vou correndo no site me inscrever! Obrigada por essa cultura maravilhosa!!!
Há uma semana, visitei essa linda "caixa de jóias" e é simplesmente explêndida mesmo.
Lá dentro você tem um elevador que era puxado a mão de escravos para acesso às câmaras do imperador e do Almirante. Parece que estes itens foram acrescentados depois do período da Monarquia. Também é possível ter acesso à máquina do relógio da torre. Eu fui da marinha e tirei serviço de guarda lá na ilha fiscal nos aos de 1983/84.
Há 33 anos ouço falar do baile da Ilha Fiscal e nunca tinha entendido como uma festa tão grande, com tanta gente, pode acontecer num micro-castelo como aquele. Só você trouxe a informação sobre "pavilhões". Mesmo assim, você errou na quantidade: é impossível que tenham montado "centenas" de pavilhões num espaço tão pequeno como a área da ilha. :)
Este sim é um maravilhoso historiador isento . Que não fica puxando a história para direita como o Brasil paralelo e nem para a esquerda como o Peninha e toda a maioria dos historiadores
O Paulo é um dos melhores historiadores e sua entrevista ao Brasil Paralelo está incrível
HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHA PENINHA DE ESQUERDA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAA
Avisa ele. Porque ele não sabe.
Boa noite, professor Paulo Rezzutti. Uma noite abençoada para você.
Eu fui no lançamento do livro no Rio de Janeiro e achei muito legal. Posso dar uma sugestão de assunto? Poderia contar o que aconteceu com os irmãos de Dom Pedro II? Eu sei que teve um menino (primogênito que faleceu) e a irmã mais velha virou rainha de Portugal mas tem as outras que praticamente são esquecidas (não sei também se elas foram relevantes para alguma coisa). Se você puder falar sobre isso acho que será interessante. Grande abraço.
Obrigado pela sugestão!
Eu vou esta no LER tmb, com o pessoal da capa comics
Obaaaa!
A ilha fiscal é linda. Tive o privilégio de visitar. Belo vídeo como sempre.
Rebeca Araujo Simm!! A conheci no ano passado!! É incrível pensar que um
baile dessa magnitude ocorreu la!!
Bom Dia Paulo
Esse ainda não assisti
Joia
Quero a monarquia de volta
Eu também.
é nós
Todos queremos 💚👑💛
então votem aqui
www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=129306
Quero muito! Precisamos de representatividade contínua!
Só não gostei da parte do bichinhos 😢, o restante da festa deve ter sido maravilhosa. Excelente explicação, adorei. Gratidão ❤❤❤❤👏👏👏👏
Hermoso relato en Rusia también los romanov ofrecieron un baile unos años antes de la revolución de 1917 .
Ocorre que os bolcheviques eram mais práticos e mais eficazes e fuzilaram todo mundo. Aqui tudo é meia sola e então mandaram a família real embora e depois anularam o decreto. A turma do deixa disso sempre se mete.
A família real persa tbm era chegada numa festa. Dançaram por não escolher bem como.arruinar seu reinado
Quase que tivemos o fim da monarquia com um banho de sangue como na Rússia! Um Militar, ascendente do ex presidente FHC ,queria fuzilar toda a família , inclusive as crianças!
PARABÉNS PAULO VC E DE UMA INTELIGÊNCIA ME DA ORGULHO SE EU PUDESSE COMPRAR SEUS LIVROS COMPRARIA TODOS MAIS NAO POSSO BJS
Paulo. Será que a expressão "feito com óleo de baleia", quando referido a uma construção, não poderia se referir a algo negativo ? Falo de concretos mal feitos, com ligas que se desfazem, dando os desastres de desmoronamentos de construções. Neste caso a expressão poderia dizer que o concreto era ruim pois fora feito com óleo de baleia em lugar de água.
Adoro seus videos!!! visualizo claramente o que conta... parabéns!!!
Vídeo lindo ! Eu fui à um casamento lá é realmente assim. Coisa mais linda!
Ki legal sou do MS sou encantada com lugares tipo ilha. Aqui é difícil hein só não digo impossível pq tem ilhas pluviais
Mto bom !
O Brasileiro sabe fazer festa desde essa época rsrs
Obrigada Paulo pela maravilhosa descrição da Ilha Fiscal.
Oba!!! Vou te conhecer!!!
Uma aula maravilhosa
Parabéns e sucesso no lançamento do seu novo livro 👏👏👏👏👏
Ótimo
Acho tudo uma maravilha. Como se estivesse vendo a coisa acontecer...
Eu gostei essa ilha em janeiro desse ano ! Vale a pena !
Boa sorte no lançamento do seu novo livro
Obrigado!
ADOREI....!! Parece de uma certa forma, uma festa de despedida ao imperador e sua família..!!!? Óleo de baleia era para as iluminarias das ruas(poste) , é o que eu sei... Gostei muito de saber dessa festa na ilha Fiscal e dela como todo!
Viva a Monarquia Imperial do Brasil.
#RezzuttiResponde Paulo, o baile aconteceu em 09 de novembro de 1889, 6 dias antes do golpe republicano, quando D. Pedro II já estava em Petrópolis. Você sabe dizer quando ele subiu a serra pela última vez?
Como suas explicacões são importantes. Como os politicos do Brasil comete o mesmo erro por uma suposta republica que até hoje esta embassada,por tanta decisòes errada.Adriana.
Imagina a cobertura que seria feita dessa festa, se fosse hoje!
1vela é aproximadamente 12,6 lumens, logo 60.000 velas = 756.000 lumens , hoje uma lâmpada LED de 12W da marca Kian libera 1020 Lumens, logo seria equivalente a aproximadamente a 742 lâmpadas LED de 12W, ou se formos levar em conta uma incandescente provavelmente usada na época, uma lâmpada incandescente genérica de 100W emana 1600 lumens sendo assim sendo equivalente a aproximadamente 473 lâmpadas incandescentes de 100W que daria um total de 47.300W/h
levando em conta o preço do KW atual deve ter dado uns 20 R$ por hora só de lâmpada
UAU! Obrigado!!!!
De nada!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
NOBRE AMIGO É POSSÍVEL UM PODCAST SOBRE O ASSASSINATO DE PABLO NERUDA? e, TAMBÉM, NÉLIDA PIINON.
Meu canal histórico favorito!
Viciados nos seus vídeos Parabéns
Obrigado!
Me senti na ilha!!!
Talita,se puder venha em Bh
Olá Rezzutti. Sempre me interessei bastante pelas festas realizadas pela corte, e gostaria de saber onde posso achar mais informação sobre os bailes feitos no Brasil após a chegada da família real aqui em 1808 até o último baile (da ilha fiscal) em 1889.
Camiseta roxa na thumbnail.
*Abre o vídeo*
camiseta vermelha hahahahaha
já me programei pra ir ao lançamento aqui em SP!! muito ansioso!!!
ahahha, nunca casa as cores das camisas ahahahah
09 de novembro ❤❤ amei o vídeo
É muito linda a ilha fiscal, estive lá quando era criança, xií faz tempo mas lembro de ter achado linda e imaginado o baile como os dos desenhos da Disney.
Eu também estive lá. Meu pai era da Marinha. Eu fazia xixi no mar.
Poxa, Paulo, o lançamento em São Paulo vai ser na segunda... Eu sou do litoral, se fosse fim de semana seria mais viável. Vou aguardar mais um lançamento em Sampa. Adorei a explicação do vídeo, bem melhor do que a que vi pessoalmente na própria Ilha. Abraço.
Você deveria vir pra Curitiba também. Seria uma honra receber você na nossa universidade.
Ué, mas eu soube que curitibanos não falam com estranhos...
As construções eram bem belas.
Belíssimo vidio e a forma de contar essa história tão interessante. Viajei no tempo e me vi naquele baile maravilhoso !!! Só não gostei das cabeças de porcos, mas tudo bem !!! Kkkkkk
Parabéns por nos trazer fatos tão importante de uma forma lúdica.Fica muito mais fácil de entender, sem ser cansativo. Beijinhos no Lafaiete 🤗🤗🤗
Provavelmente vc já comeu carne da cabeça, sem saber
Eu, como monarquista, comemoro o dia 15 de novembro de 1889 porque é a data de nascimento de Dom Manuel II, último Rei de Portugal. Ave Império.
Você, como monarquista, namora republicanos? Ave Chester.
❤❤❤❤
Oi Paulo direto do futuro,vco vai lançar algum livro esse ano ?
👏👏👏👏👏
Dúvida. A iluminação elétrica no Rio de Janeiro não surgiu somente em 1905?
OBRIGADA POR ESSE MARAVILHOSO VIDEO. CONHECIA PARTE DA HISTÓRIA MAS NÃO TD. SOU SIMPLESMENTE APAIXONADA POR ESSE CASTELO,JA Q FIZ MT O TRAJETO RIO´NITEROI.ONDE POSSO ENCONTRAR ESSAS FOTOS. AINDA NÃO TE MANDEI O ALBUM DE MEU BISAVO INSLEY PACHECO PQ ENCONTREI NOVAS FOTOS E PRECISO REORGANIZA-LO. COM A LULTA PELA DEMOCRACIA E LULA,NÃO TENHO TIDO MT TEMPO. NÃO ESQUECI DOS DESENHOS Q LHE FALEI. CREIO Q SERÃO SEUS MESMOS. MEU BISAVO ERA CONSIDERADO O TERCEIRO DA CASA IMPERIAL. DESCOBRI NO GOOGLE MT COISA SBRE ELE. NÃO SABIA Q TEVE TANTA IMPORTANCIA E FOI GANHADOR DE MTS PREMINOS,ATÉ INTERNACIONAIS. FALE UM POUCO SOBRE ELE SE PUDER. FICARIA MAIS ORGULHOSA AINDA. ATÉ POUCO TEMPO ATRAS NINGUÉM TINHA NADA SOBRE ELE. MT POUCO ACHAVA-SE,INCLUSIVE DOCUMENTOS DA BIBLIOTECA NACIONAL SÓ AGORA ESTÃO APARECENDO. HÁ UM SITE PORTUGUES Q TEM TD A SUA HISTÓRIA E MTS OBRAS DELE. VOU VER AS NOTICIAS DO YT. BJS
Obrigado!!!
Bom Dia! Você poderia falar sobre Simplício Dias da Silva, Parnaíba-PI.
fala um pouco do conde d'eu como era no parlamento, essa história que talvez ele fosse o imperador please
👍
Paulo, no link do evento do Rio não há inscrição para o seu evento no dia 19.Pode me ajudar? E dia 19 né?
Não sei o que aconteceu. Eles devem atualizar ate a semana que vem.
Paulo tenho uma curiosidade sobre o que levou e como foi a mudança de capital de Salvador para o Rio.
O ouro das Minas Gerais que saiam pelo porto do RJ ;-)
Uma baita rave cheia de camarotes!
Faz live no dia dos eventos pra atrair mais pessoas :)
Pq dom Pedro segundo não foi exilado em portugal?
Na catedral de Petrópolis é possível passar das grades do túmulo da família?
Óleo de Baleia se usava para iluminação, a expressão armação (trambique), vem das armações que onde se destrincha as baleias, era monopólio do Rei, e suas licitações eram meio fraudulentas e tendenciosas, daí o significado de armação que usamos hoje.... RS