CONSERVAÇÃO DA QUANTIDADE DE MOVIMENTO na prática

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • Leis de conservação
    Todas as leis de conservação, como a conservação da quantidade de movimento, energia, momento angular, etc. são consideradas leis fundamentais da Física. Estes são baseados em observações e experimentos. É importante lembrar que uma lei de conservação não pode ser provada. Ele pode ser verificada ou refutada, por meio de experimentos. Um experimento cujo resultado está em conformidade com ela verifica ou substancia da lei; não prova a lei. Por outro lado, um único experimento cujo resultado for contra a lei é suficiente para refutá-la.
    A lei da conservação da quantidade de movimento (momento) foi deduzida a partir de grande número de observações e experimentos. Esta lei foi formulada há quase três séculos atrás. É interessante notar que jamais houve uma única situação que tenha ido contra essa lei. Várias experiências do nosso cotidiano podem ser explicadas com base na lei da conservação da quantidade de movimento.
    A TERCEIRA LEI DE NEWTON
    As duas primeiras leis do movimento nos dizem como uma força aplicada muda o movimento e nos fornece um método para determinar a força. A terceira lei do movimento afirma que, quando um objeto exerce uma força sobre outro objeto, o segundo objeto instantaneamente exerce uma força de volta ao primeiro. Estas duas forças são sempre iguais em magnitude e direção, mas possuem sentidos opostos. Essas forças atuam em diferentes objetos e nunca sobre o mesmo objeto.
    Em outras palavras, existe um par de forças e não apenas uma força. As duas forças opostas são também conhecidas como forças de ação e reação.
    Quando uma arma é disparada, ela exerce uma força para a frente no marcador. A bala exerce uma força de reação igual e oposta na arma (Terceira Lei de Newton). Isto resulta no recuo da arma de fogo. Como a arma tem uma massa muito maior do que a bala, a aceleração da arma é muito menor do que a aceleração da bala.

Комментарии • 1