Sou apaixonado por Cabreúva quem não conhece tem que conhecer, tenho um pé enorme em casa todos os anos faço umas 50 mudas e dou para quem se comprometer em plantar e cuidar
Alô, Fabri ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Por isso nós a chamamos de "bancada ostentação". Um luxo só, das madeiras às ferragens .... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Mestre Fernando Belchior por mais uma vídeo aula! Semana passada estava te aperriando lá no outro vídeo sobre bancada de marceneiro. E dei uma olhada também numas fotos de uma bancada no Facebook. Obrigado pelas dicas, com certeza servirão para a construção da minha. Abraço
Alô, Janderson ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! À sua disposição no que eu puder ajudar. Boa bancada nova !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Não preciso nem dizer que seu vídeo é bão dimais, excelente, gostei muito, e gostei também do cachorrinho atrás com roupinha e tudo, isso mostra o quanto vocês são gente boa, abraços.
Parabéns Fernando pelas informações sempre esclarecedora em seus vídeos. Sou um hobbyists que iniciou com mais de 70 anos e sempre acompanho os seus ensinamentos, Obrigado!
Maravilhoso , sempre muito bem explicado parabéns Fernando Belchior , e que marcenaria bem arrumada realmente não a como deixar de elogiar vcs aí tudo muito bem feito e com muito carinho, realmente é nota mil sempre , é um grande prazer em assistido sempre. Obrigado
Alô, Cupim de casa ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Seu pedido foi anotado. Vamos fazer um vídeo a respeito. Só peço, de antemão, desculpas pela demora, dada a quantidade de pedidos de vídeos que recebemos, e os poucos recursos dos quais dispomos para fazê-los. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando, eu admiro muito a sua preocupação pela preservação das matas em seus vídeos e pela preferência em madeiras de reflorestamento. Quanto as técnicas que você nos ensina, eu devo agradecê-lo e pedir que continue com suas dicas.
igual quando usei madeira de Piquia para concertar uma porta grande, não estava seca e rapidamente apareceram frestas, estou terminando minha bancada mas acho não vi você falando sobre a altura ideal, mesmo assim obrigado pelas dicas sobre madeiras .
Olá Fernando, muito obrigado pelas dicas, em breve farei minha bancada e sua orientação foi valiosa. Enviarei um e-mail para solicitar o projeto. Obrigado
Parabéns pelos vídeos! Esse assunto eu sou apaixonado! Pretendo construir uma com canafístula de reaproveitamento, a partir de dormentes muito antigos da linha férrea, vou adotar o estilo Roubo com as roscas das morças de madeira feitas artesanalmente com uma ferramenta que desenvolvi com muita pesquisa na web. Grande abraço aqui de Pinheiro Machado - RS
Alô, Josué ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Toda a sorte do mundo na construção de sua bancada. Se tiver alguma dúvida, por favor, me acione para ver se eu posso ser de alguma ajuda. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Exelente vídeo amigo, o cachorrinho so de boa la atrás no vídeo, suas bancadas são ótimas, professor, poderia fazer um vídeo sobre sua biografia também👍
Alô, Jorge ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Normalmente, a garapeira não pode ser considerada uma madeira tipicamente boa para fazer uma bancada de marceneiro, devido ao fato dela torcer demais,. Você pode buscar evitar isso fazendo uma seleção criteriosa das peças que você vai usar, procurando pranchas que sejam linheiras, ou seja, com as fibras bem comportadas. Como acabamento, recomendo aplicar seladora, que é facilmente reparável, em caso de necessidade, e provê alguma proteção à madeira. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando, assisto seus vídeos a mais de um ano, e tiro o maior proveito possível, estou pretendendo virar marceneiro "mas tá difícil", já adquiri algumas ferramentas básicas e a madeira para a bancada " Angelin e peroba" gostaria q se possível me enviasse algum projeto q vc tenha disponivel, pode ser o mais fácil pois sou eu mesmo q pretendo fabrica-la. No mais agradeço e continuo vendo seus vídeos. Gde abraço!
Alô, Raimundo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos um projeto de bancada muito bom, feita com base na bancada do Mestre Milton Barbosa, desenho esse executado por nosso amigo Lucas Puttini. Para obtê-lo, mande por favor um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br, e responderemos enviando-lhe o projeto. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ricardo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem, e por acompanhar o nosso trabalho !!! Em alguns dias, processarei a caixa de mensagens do Fernando responde e envio a você, ok ? Um grande abraço ! Fernando.
Fernando, primeiramente quero parabenizar e agradecer muito pelo seu trabalho aqui no RUclips. Seus vídeos são de excelente qualidade e conteúdo extremamente útil. Em segundo lugar, gostaria de um conselho. Resolvi construir uma bancada e tive uma excelente oportunidade de negócio em um lote de vigotas de garapeira. Até por conta do preço estar muito bom, a madeira ainda está um pouco verde/úmida. Vou tabicar as peças e deixar secando à sombra até chegar à umidade adequada para começar a usinagem. Minha dúvida é se já posso cortar as peças nos comprimentos necessários ou se é melhor deixar secando no tamanho que veio da madeireira (vigas de 3 metros). Muito Obrigado.
Olá Fernando! Mais um ótimo vídeo, parabéns. Vc não disse nada sobre peroba, ainda se pode encontrar bons batentes de peroba. Não seriam bons para uma bancada? Grato
Aproveito o comentário do amigo para dizer que tenho vigas de peroba rosa adquiridas de demolição de casas antigas aqui em Goiânia e gostaria de saber se é uma boa opção para a construção de minha bancada. São vigas de telhado de 11 e 15 cm e 5,5 e 6 cm de espessura.
Boa noite, mestre Fernando Belchior, gostaria de saber se as frestas de unir madeira serve para qualquer tipo de madeira. Muito bom a explicação da bancada de trabalho agora sei como monta a minha. Grande profissional. Que Deus lhe abençoe sempre
Estou fazendo a minha com massaranduba. Muito difícil de trabalhar essa madeira, porque muito dura e muito pesada. Mas acho que ficará uma boa bancada, com o peso suficiente para suportar o trabalho diário. Meu receio é que o peso inviabilize o transporte. Por isso, Fernando, em pensei em fazer o tampo modulado, duas bandas, unidas e apertadas com barra roscada. O que você acha? Um forte abraço.
Alô, Yvantelmack ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu não faria. Explico As bancadas que temos aqui são desmontáveis, constituídas do tampo (encaixado na estrutura), e a estrutura, que se desdobra em algumas poucas partes : pernas, travessas, peças do "caixote" interno. Assim, elas são facilmente desmontáveis e transportáveis. Fazer um tampo em partes é, na minha opinião, juntar - e me desculpe a fala - complicação com grande chance de falta de alinhamento, planicidade, e robustez. Você pode, com certeza, fazer um tampo inteiriço, com uma boa solução em termos de planicidade, simplicidade, e peso bom para manejo - se separado da estrutura. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
De fato, você tem razão, mestre. Eu havia pensado em fazer duas linhas de furos pros cachorros (dog holes) e usar uma morsa (tail vise) de dois furos alinhados com as duas linhas de furo do tampo; mas diante do seu alerta vou simplificar o tampo e fazer apenas uma linha de furos, com uma morsa semelhante a da sua bancada. Vai ficar mais complicado de fazer a morsa, mas o trabalho vai compensar. De qualquer modo, não pretendo ficar movendo a bancada de um lado para o outro. Ela vai ficar bem pesada, vou usar linhas de massaranduba de 10x5 pra fazer o laminado do tampo, que vai ficar com 10cm de espessura. Aqui em Fortaleza a gente só encontra massaranduba e angelim pedra, é uma dificuldade. Um forte abraço! E como você sempre diz: "Vamos juntos!"
Boa noite fernando Nunca trabalhei de marceneiro mas estou aprendendo muito assistindo seus vídeos. Estou montando uma oficina no quintal de minha casa e gostaria de sabem se tem como vc fazer um video passo a passo de uma bancada com morsa igual a sua....ADOREI essa. Desde já muito obrigado
Alô, Sormani ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Faremos um vídeo sobre a construção de bancadas, mas ele devrá ser publicado em alguns meses. Se você precisar do projeto de uma bancada, informe-me um endereço de e-mail para que eu possa enviar um projeto a você. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
nota 10 mestre... mas me tire uma dúvida, aqui no nordeste se usa muito jaqueira pra tampo de mesa, ela seria boa pra bancada, pois toda informação que obtive é que é uma madeira dura, resistente a umidade e bem estável, se tiver mais alguma informação adicional agradeço muito, grande abraço
Alô, Júlio ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Vamos lá - características desejáveis para madeiras para esta aplicação : 1 - dureza média a alta; 2 - peso médio para alto; 3 - estabilidade (não ficar torcendo, "fazendo graça"); 4 - se possível, boa de colagem. Quanto à resistência à umidade, eu diria que é um "plus extra adicional a mais", porque - creio - costumeiramente, o grau de exposição de um tampo de mesa à umidade é relativamente baixo (a menos que ele fique ao tempo). Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Vê e revê. Eu mergulho nos argumentos e situações. Aprecio as saídas dos problemas que te apresentam Fernando. Me informe sobre as ferragens com roldanas da última bancada. Estamos juntos 😊
Alô, Cleiton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ontem, finalizei o envio dos projetos para todas as pessoas que a solicitaram - entre elas, você. Verifique por favor se você recebeu, devidamente, o seu projeto. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ver e rever. Eu mergulho nos argumentos e aprecio as saídas dos problemas apresentados a vc. Me informe sobre as ferragens de volante na última bancada
Alô, Arnaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A garapeira não é das melhores madeiras para execução de uma bancada, porque trabalha demais, normalmente. Para reduzir o risco de problemas, sugiro : 1 - usar pranchas com espessura acima de 30 mm; 2 - buscar comprar pranchas de madeira bem linheiras (com fibras bem alinhadas). Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando, qual seria a espessura da barra de rosca infinita (para a confecção das morsas). Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Parabéns pelos excelentes vídeos instrutivos. Poderia me dizer qual o número de dentes de um disco de Serra de 254 mm para madeira maciça em uma serra de bancada pequena de 1800 W. O que seria indicado, mais dentes ou menos dentes? Desde já agradeço pela atenção. 👍
Alô, Evandro ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Recomendo um disco de 80 dentes, com perfil de dentes HI ATB (chanfro no topo do dente, superior, alternado, à direita e à esqurda, com ângulo pronunciado). Recomendo discos da Indfema, Leitz, Freud. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Thiago ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tenho o projeto de uma bancada, executado pelo nosso amigo e colega Luca Puttini, tendo como modelo uma bancada feita pelo Mestre Milton Barbosa, conforme mencionado no vídeo. O processo de construção, em si, não tenho - mas está na lista de vídeos a serem preparados. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Leléo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para obter o projeto gratuitamente, envie por favor um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br, solicitando-o. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Oi, boa noite, Fernando! Gostei muito do seu vídeo replicando sobre madeira. Fernando, eu preciso fazer um balcão para um fogão Cooktop de 5 boca. Eu não sou marceneiro e nunca fiz nada com madeira. Eu vou comprar a madeira e vou tentar fazer . Obrigada.
Boa Noite Fernando, a madeira itaúba é uma boa madeira pra ser fazer uma bancada? Quero começar com a marcenaria e seu canal tem sido um grande incentivo pra mim. abraço e parabéns pelo canal
Leo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem, e por acompanhar o nosso trabalho !!! Sim. Itaúba é uma madeira que eu usaria para fazer uma bancada de marceneiro. Recomendo usar como cola a Titebond III. Um grande abraço ! Fernando.
Olá Fernando. Por que não podemos fazer uma boa bancada de marceneiro de aço? (considerando obviamente que poderíamos revestí-la em madeira onde se faça necessário). E desconsiderando o aspecto "ostentação", (claro, que todos pensamos que a madeira seria o material mais bacana para tal projeto).
Adriano, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A bancada poderia ser inteiramente feita em aço. Mas creio que há o aspecto de que quem faz marcenaria gosta de madeira ;-) ... Um grande abraço ! Fernando.
Realmente, se eu tivesse uma bancada como essa do Lucas Puttini, teria dó de trabalhar em cima dela, ela é mais bonita que quase todos os móveis que já vi.
Alô, Rodrigo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não conheço o gitô (ou gitó, como encontrei). Suponho que ela não seja uma madeira muito comportada, dada a falta de referência de uso em marcenaria, e muito mais em carpintaria. Ou seja : não deve ser uma madeira muito comportada. Se, entretanto, você só dispuser dela, ou se a condição de aquisição for vantajosa, recomendo : 1 - procurar pranchas "secas" (em equilíbrio com o meio ambiente); 2 - usar peças com espessura acima dos 30 mm; 3 - selecionar pranchas linheiras, ou seja, que apresentem fibras paralelas, alinhadas numa mesma direção. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando! Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Sempre com muita simpatia e conhecimento. Você utilizaria TATAJUBA ou TATAJUVA para fazer uma bancada de marceneiro? Se sim, vou deixar ela em uma área externa coberta com uma lona. Você recomendaria algum produto para tratamento contra água?
Fernando você estudou marcenaria fora do Brasil? Eu vejo que você sempre apresenta os conhecimentos como eles são ensinados fora, mas nunca vi um vídeo onde você explica essa experiência. Você já publicou algum vídeo sobre isso? Pergunto pois um dos planos que eu considero na vida é levar a vida como marceneiro em outro país. Obrigado!
Alô, Cartola48 ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Estudei marcenaria no Canadá. Não fiz nenhum vídeo sobe o assunto. Pedido anotado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Gisilo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Deve demorar, em função da nossa carga de trabalho atual. Minhas sinceras desculpas por isso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá mestre Fernando Parabéns pelo belo trabalho conhece tudo de madeira maciça Tenho uma bancada toda em ipê Era do meu avô está muito irregular gostaria de retificar o tampo me.se uma ajuda. De como faser
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O ideall seria você regularizá-la com uma tupia. Sugiro o procedimento mostrado no vídeo cujo link está abaixo : ruclips.net/video/J0SDvKHcL5M/видео.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, parabéns pelo vídeo e pelo canal! Como saber se determinada madeira está seca? E também gostaria de saber qual seria o tempo de espera necessário para a madeira estar boa (seca), no caso de se comprar as peças e trabalha-las em casa para fazer os trabalhos? (fica a sugestão de um vídeo falando sobre esse assunto). Grande abraço!
Alô, Beto ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos às suas respostas : 1 - Como saber se determinada madeira está seca ? Na realidade, se "seca" significa sem água, melhor dizer "em equilíbrio com o meio ambiente em relação às trocas de água". O que, na realidade, nunca ocorre. O que temos é uma substancial redução na variação da quantidade de água contida na peça. Há algumas formas de fazer esta verificação. Por exemplo : a) pesar a peça ao longo de alguns dias. Se as variações do peso da peças forem pequenas - eu diria, menos de 0,5 % ao longo de umas duas semanas - você pode considerar a peça como estando em equilíbrio com o meio ambiente; b) tome a umidade relativa do ar na sua região, e divida por 5. Com um medidor de umidade da madeira, meça o conteúdo de água de sua peça. Se este valor estiver próximo daquele inicialmente citado (umidade relativa do ar dividido por 5), sua peça deve estar muito próxima da situação de equilíbrio; 2 - E também gostaria de saber qual seria o tempo de espera necessário para a madeira estar boa (seca), no caso de se comprar as peças e trabalha-las em casa para fazer os trabalhos? Para uma peça comprada "verde" (pouco tempo após o corte, com teor de água superior a 40 %), o tempo médio de secagem ao natural - desde que a madeira seja devidamente armazenada - é de 1 ano para cada polegada de espessura da peça/ Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite meu amigo ...parabéns pelos conteúdo de.qualidade ... minha dúvida ... tenho algumas pranchas de peroba ... porém esta muito ressecada e com veios de rachaduras ... penso em fazer uma bancada mais pra uso geral ja que não sou profissional da área ... me recomenda alguma coisa pra utilizar da melhor forma possível esse material .. ou aonde seria melhor A aplicação das mesmas. Grato
Stanley, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! As rachaduras na peroba são uma ocorrência natural. Acontecem sempre. Se elas não estiverem afetando as peças estruturalmente, você pode usá-las para qualquer aplicação onde não exista a presença de água. Um grande abraço ! Fernando.
Alô, Kleber ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O cambar'a tem sido utilizado porque, como e' dito por ai', " e' o que tem para hoje". Se n~ao ha' outra alternativa, que seja o cambara' ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Obrigado pela resposta, a propósito do Cambará, vc sabe se é uma madeira que gosta de trabalhar? Ou tem algum detalhe que vc gostaria de compartilhar?
Alô, Kleber ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A menos que tenhamos sido "abençados" aqui com as piores peças de cambará, nossa percepção é que o cambará não gosta de trabalhar. Ela simplesmente adora. Deve ser parente próxima do cumaru... ;-) Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Se a bancada for firmemente fixada no chão com parafusos grandes ou chumbada ainda assim precisa ser pesada? Vi um video de um americano fazendo com várias camadas de plywood. Será que fica bom
Rafael, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se você travar a bancada no chão, e se ela for estruturalmente rígida, com encaixes, colagens e aparafusamentos bem feitos, com peças de compensado de dimensões adequadas, nenhum problema. Um grande abraço ! Fernando.
Alô, Vivi ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos lá : muiracatiara rajada, cumaru, massaranduba, angelim vermelho, itauba, preciosa. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando, concordo com você quanto à qualidade das colas Titebond, tenho usado a original, a dois e a três, é surpreendente a qualidade. Quanto a comprar a Madeira seca você quer dizer que ela deve possuir entre 15 e 18./. De umidade? Parabéns pela qualidade dos seus vídeos. Um grande abraço!
Alô, S'ergio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Por "seca" quero dizer em equil'ibrio com o meio ambiente. Pode usar uma " regra do ded~ao" : a madeira esta' em equil'ibrio quando o seu teor de umidade e' 1/5 da umidade relativa do ar. Recomendo umidade abaixo de 12%, e que voce consiga medir adequadamente esta caracter'istica. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Sergio, vou me arvorar aqui pra responder sua pergunta. A porcentagem de água da madeira "seca" depende muito da região, pois, como o Fernando falou no vídeo, a madeira não fica propriamente seca, ela fica em equilíbrio de troca com o ambiente. Assim se a região tem um clima mais úmido (Fortaleza por exemplo) a porcentagem de equilíbrio aumenta, se mais seco (Brasília por exemplo), a porcentagem diminui. Essa relação também depende do tipo de madeira, algumas equilibram com porcentagem maior outras com porcentagem menor. No material disponível nesse link ( a3p.jbrj.gov.br/pdf/madeira.pdf ), você vai encontrar uma tabela com essa relação de equilíbrio entre vários tipos de madeira e várias regiões do país. Espero ter ajudado. Um abraço
Sou apaixonado por Cabreúva quem não conhece tem que conhecer, tenho um pé enorme em casa todos os anos faço umas 50 mudas e dou para quem se comprometer em plantar e cuidar
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você tem toda razão em sua paixão... ;-)
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Essa última bancada é simplesmente um luxo hein mestre!! Parabéns pela aula, muito boa. Vamos juntos sempre.
Alô, Fabri !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Por isso nós a chamamos de "bancada ostentação". Um luxo só, das madeiras às ferragens ....
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns Mestre Fernando Belchior por mais uma vídeo aula! Semana passada estava te aperriando lá no outro vídeo sobre bancada de marceneiro. E dei uma olhada também numas fotos de uma bancada no Facebook. Obrigado pelas dicas, com certeza servirão para a construção da minha. Abraço
Alô, Janderson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
À sua disposição no que eu puder ajudar.
Boa bancada nova !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite, Fernando!
Gosto muito de assistir seus videos, muito bem explicado.
Gilberto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom ouvir exemplos de um mestre das madeiras, obrigado Belchior, foi bem explicado, Shalom !!!
Alô, Emenda !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Não preciso nem dizer que seu vídeo é bão dimais, excelente, gostei muito, e gostei também do cachorrinho atrás com roupinha e tudo, isso mostra o quanto vocês são gente boa, abraços.
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bacana ficou excelente seu projeto mesa de bancada foi uma ótima apresentação e muito boa à demonstração valeu obrigadao
Parabéns Fernando pelas informações sempre esclarecedora em seus vídeos. Sou um hobbyists que iniciou com mais de 70 anos e sempre acompanho os seus ensinamentos,
Obrigado!
nunca é tarde
Maravilhoso , sempre muito bem explicado parabéns Fernando Belchior , e que marcenaria bem arrumada realmente não a como deixar de elogiar vcs aí tudo muito bem feito e com muito carinho, realmente é nota mil sempre , é um grande prazer em assistido sempre. Obrigado
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando ..gostei das bancadas...deveria fazer um video de uma delas em uso e as pricipais funçoes delas...obrogado
Alô, Cupim de casa !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Seu pedido foi anotado. Vamos fazer um vídeo a respeito. Só peço, de antemão, desculpas pela demora, dada a quantidade de pedidos de vídeos que recebemos, e os poucos recursos dos quais dispomos para fazê-los.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando? Sou seu fã ... Vc ensina muito bem e dah excelentes dicas pra galera da marcenaria... Abçs pra eqp
Sempre juntos... obrigado meu amigo por mais estas dicas...abs
Alô, Alcir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando, eu admiro muito a sua preocupação pela preservação das matas em seus vídeos e pela preferência em madeiras de reflorestamento. Quanto as técnicas que você nos ensina, eu devo agradecê-lo e pedir que continue com suas dicas.
Alô, Wylzeimar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite, Estou olhando uma bancada de marceneiro SB 132, madeira de lyptus, desejo saber sua opinião, obrigado pela atenção
Parabéns! Galera admiro vocês "Vamos juntos" 👏✌️👌
Alô, Edgar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Vamos juntos !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que simpatia! Obrigada! Sempre sonhei com uma bancada ótima. Mas a essa altura já não poderia tê-la!
Um abraço!
Alô, Mercedes !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns
Alô, Ivan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns meu amigo! Obrigado!Admiro muito a pessoa que você é. um mestre exemplar. Uma das médias qualidades que você tem é produzir com qualidade!
Muito boa explanação. Assunto rico de detalhes. Parabéns Mestre. 👍
Alô, Alexandre !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação Fernando. Grande abraço
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
fiquei babando nas bancadas. parabéns pelo vídeo.
Alô, Marcenaria Sem Mimimi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando. Boa explanação.
Alô, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que maravilha assistir esse vídeo e rever o amigo e as bancadas, sabendo quem está por trás das câmeras e a segurança lá nos fundos. Boas energias
Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento!
Abraço Deus abençõe
Alô, Rui !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Suas dicas são nota 1000. Sou Alessandro Furtado.
Alô, Alessandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show o conteúdo e apresentação. Parabéns. Muito obrigado e sucesso nos negócios. Deus abençoe! #vamujuntos😊
Muitíssimo obrigado !!!
igual quando usei madeira de Piquia para concertar uma porta grande, não estava seca e rapidamente apareceram frestas, estou terminando minha bancada mas acho não vi você falando sobre a altura ideal, mesmo assim obrigado pelas dicas sobre madeiras .
Como sempre ensinado com paciência e eficiência,estou sempre ligado no seu canal!!!
Idalécio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Olá Fernando, muito obrigado pelas dicas, em breve farei minha bancada e sua orientação foi valiosa.
Enviarei um e-mail para solicitar o projeto. Obrigado
Alô, Luis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito obrigado pelo envio do e-mail.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelos vídeos! Esse assunto eu sou apaixonado! Pretendo construir uma com canafístula de reaproveitamento, a partir de dormentes muito antigos da linha férrea, vou adotar o estilo Roubo com as roscas das morças de madeira feitas artesanalmente com uma ferramenta que desenvolvi com muita pesquisa na web. Grande abraço aqui de Pinheiro Machado - RS
Alô, Josué !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Toda a sorte do mundo na construção de sua bancada. Se tiver alguma dúvida, por favor, me acione para ver se eu posso ser de alguma ajuda.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Se precisar entrarei em contato sim. Muito obrigado pela atenção!
Muito didático, está de parabéns.
Alô, Robson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Exelente vídeo amigo, o cachorrinho so de boa la atrás no vídeo, suas bancadas são ótimas, professor, poderia fazer um vídeo sobre sua biografia também👍
Alô, Edson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelentes dicas, Fernando. Logo mais entarei fazendo a minha. Sendo assim, vou solicitar o projeto. Fique com Deus.
Alô, Fábio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Professor, Garapeira é boa??? Qual a dica para acabamento e proteção da mesma?
Alô, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Normalmente, a garapeira não pode ser considerada uma madeira tipicamente boa para fazer uma bancada de marceneiro, devido ao fato dela torcer demais,. Você pode buscar evitar isso fazendo uma seleção criteriosa das peças que você vai usar, procurando pranchas que sejam linheiras, ou seja, com as fibras bem comportadas.
Como acabamento, recomendo aplicar seladora, que é facilmente reparável, em caso de necessidade, e provê alguma proteção à madeira.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom vídeo. Abraço.
Alô, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando, assisto seus vídeos a mais de um ano, e tiro o maior proveito possível, estou pretendendo virar marceneiro "mas tá difícil", já adquiri algumas ferramentas básicas e a madeira para a bancada " Angelin e peroba" gostaria q se possível me enviasse algum projeto q vc tenha disponivel, pode ser o mais fácil pois sou eu mesmo q pretendo fabrica-la. No mais agradeço e continuo vendo seus vídeos. Gde abraço!
Alô, Raimundo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos um projeto de bancada muito bom, feita com base na bancada do Mestre Milton Barbosa, desenho esse executado por nosso amigo Lucas Puttini.
Para obtê-lo, mande por favor um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br, e responderemos enviando-lhe o projeto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais um show de vídeo
Alô, Ivan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Mestre Fernando.
Alô, Woodworking !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meu Deus. Eu pensei em perguntar isso hoje!
Alô, Tauan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Fernando video top fas bancadas, eu solicitei através do email o projeto da bancada do Lucas, muito grato no aguardo...parabéns pelos videos
Ricardo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem, e por acompanhar o nosso trabalho !!!
Em alguns dias, processarei a caixa de mensagens do Fernando responde e envio a você, ok ?
Um grande abraço !
Fernando.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito grato fernando estarei no aguardo...
Fernando, boa tarde! Parabéns pelos seus vídeos. São excelentes! Por favor, a madeira GARAPEIRA é adequada para bancadas? Obrigado.
muito bom, parabéns! Obrigado por sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos
Alô, Arthur !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela imensa demora na resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
tem risco da mdf envergar dependendo do tamanho da escrivaninha? o que faço?
Fernando, primeiramente quero parabenizar e agradecer muito pelo seu trabalho aqui no RUclips. Seus vídeos são de excelente qualidade e conteúdo extremamente útil. Em segundo lugar, gostaria de um conselho. Resolvi construir uma bancada e tive uma excelente oportunidade de negócio em um lote de vigotas de garapeira. Até por conta do preço estar muito bom, a madeira ainda está um pouco verde/úmida. Vou tabicar as peças e deixar secando à sombra até chegar à umidade adequada para começar a usinagem. Minha dúvida é se já posso cortar as peças nos comprimentos necessários ou se é melhor deixar secando no tamanho que veio da madeireira (vigas de 3 metros). Muito Obrigado.
Leonardo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem.
Seque-as primeiro, usine-as depois de secas.
Um grande abraço !
Fernando.
Ótima aula, parabéns! Gostei muito!
Alô, Oficina !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando!
Mais um ótimo vídeo, parabéns.
Vc não disse nada sobre peroba, ainda se pode encontrar bons batentes de peroba. Não seriam bons para uma bancada?
Grato
Aproveito o comentário do amigo para dizer que tenho vigas de peroba rosa adquiridas de demolição de casas antigas aqui em Goiânia e gostaria de saber se é uma boa opção para a construção de minha bancada. São vigas de telhado de 11 e 15 cm e 5,5 e 6 cm de espessura.
Amei! Obrigada pelas dicas. Precisava para um projeto da faculdade!
Grande professor da marcenaria! Sou admirador dos seus ensinamentos. Gostaria de receber o projeto da bancada. Meu
Como sempre é muito preciso e didático. Conhece muito de marcenaria. The best one.
Boa noite, mestre Fernando Belchior, gostaria de saber se as frestas de unir madeira serve para qualquer tipo de madeira.
Muito bom a explicação da bancada de trabalho agora sei como monta a minha. Grande profissional. Que Deus lhe abençoe sempre
Alô, Fausto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se entendi a sua pergunta, sim !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina obrigado, fresa
Estou fazendo a minha com massaranduba. Muito difícil de trabalhar essa madeira, porque muito dura e muito pesada. Mas acho que ficará uma boa bancada, com o peso suficiente para suportar o trabalho diário. Meu receio é que o peso inviabilize o transporte. Por isso, Fernando, em pensei em fazer o tampo modulado, duas bandas, unidas e apertadas com barra roscada. O que você acha? Um forte abraço.
Alô, Yvantelmack !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu não faria. Explico
As bancadas que temos aqui são desmontáveis, constituídas do tampo (encaixado na estrutura), e a estrutura, que se desdobra em algumas poucas partes : pernas, travessas, peças do "caixote" interno. Assim, elas são facilmente desmontáveis e transportáveis.
Fazer um tampo em partes é, na minha opinião, juntar - e me desculpe a fala - complicação com grande chance de falta de alinhamento, planicidade, e robustez.
Você pode, com certeza, fazer um tampo inteiriço, com uma boa solução em termos de planicidade, simplicidade, e peso bom para manejo - se separado da estrutura.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
De fato, você tem razão, mestre. Eu havia pensado em fazer duas linhas de furos pros cachorros (dog holes) e usar uma morsa (tail vise) de dois furos alinhados com as duas linhas de furo do tampo; mas diante do seu alerta vou simplificar o tampo e fazer apenas uma linha de furos, com uma morsa semelhante a da sua bancada. Vai ficar mais complicado de fazer a morsa, mas o trabalho vai compensar. De qualquer modo, não pretendo ficar movendo a bancada de um lado para o outro. Ela vai ficar bem pesada, vou usar linhas de massaranduba de 10x5 pra fazer o laminado do tampo, que vai ficar com 10cm de espessura. Aqui em Fortaleza a gente só encontra massaranduba e angelim pedra, é uma dificuldade. Um forte abraço! E como você sempre diz: "Vamos juntos!"
Boa noite fernando
Nunca trabalhei de marceneiro mas estou aprendendo muito assistindo seus vídeos.
Estou montando uma oficina no quintal de minha casa e gostaria de sabem se tem como vc fazer um video passo a passo de uma bancada com morsa igual a sua....ADOREI essa.
Desde já muito obrigado
Alô, Sormani !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Faremos um vídeo sobre a construção de bancadas, mas ele devrá ser publicado em alguns meses.
Se você precisar do projeto de uma bancada, informe-me um endereço de e-mail para que eu possa enviar um projeto a você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina ma.ninho4@hotmail.com
nota 10 mestre... mas me tire uma dúvida, aqui no nordeste se usa muito jaqueira pra tampo de mesa, ela seria boa pra bancada, pois toda informação que obtive é que é uma madeira dura, resistente a umidade e bem estável, se tiver mais alguma informação adicional agradeço muito, grande abraço
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Vamos lá - características desejáveis para madeiras para esta aplicação :
1 - dureza média a alta;
2 - peso médio para alto;
3 - estabilidade (não ficar torcendo, "fazendo graça");
4 - se possível, boa de colagem.
Quanto à resistência à umidade, eu diria que é um "plus extra adicional a mais", porque - creio - costumeiramente, o grau de exposição de um tampo de mesa à umidade é relativamente baixo (a menos que ele fique ao tempo).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
parabéns. quais as dimensões principalmente comprimento , largura e altura
Vê e revê. Eu mergulho nos argumentos e situações. Aprecio as saídas dos problemas que te apresentam Fernando.
Me informe sobre as ferragens com roldanas da última bancada.
Estamos juntos 😊
Boa noite
Otimo video, mandei o email para receber o projeto da bancada...abraço
Alô, Cleiton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Ontem, finalizei o envio dos projetos para todas as pessoas que a solicitaram - entre elas, você.
Verifique por favor se você recebeu, devidamente, o seu projeto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina recebi sim, muito obrigado vai ser de grande ajuda...sucesso e forte abraço.
Ver e rever. Eu mergulho nos argumentos e aprecio as saídas dos problemas apresentados a vc.
Me informe sobre as ferragens de volante na última bancada
Ótima aula mestre Fernando!
O que me diz sobre a Garapeira para bancada. Estou com um projeto pronto e devo começar em breve. Grato.
Alô, Arnaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A garapeira não é das melhores madeiras para execução de uma bancada, porque trabalha demais, normalmente.
Para reduzir o risco de problemas, sugiro :
1 - usar pranchas com espessura acima de 30 mm;
2 - buscar comprar pranchas de madeira bem linheiras (com fibras bem alinhadas).
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Belas peças...
Alô, Nelson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show de bola 👏👏👏👏
Alô, Sandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
E aew pai !? Vídeo show de bola!!!!!
Ricardo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando... acabo de conhecer seu canal justamente sobre as bancadas... sou amador e sonho em ter uma.... obrigado.
Mestre Fernando, qual seria a espessura da barra de rosca infinita (para a confecção das morsas). Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Parabéns pelos excelentes vídeos instrutivos. Poderia me dizer qual o número de dentes de um disco de Serra de 254 mm para madeira maciça em uma serra de bancada pequena de 1800 W. O que seria indicado, mais dentes ou menos dentes? Desde já agradeço pela atenção. 👍
Alô, Evandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Recomendo um disco de 80 dentes, com perfil de dentes HI ATB (chanfro no topo do dente, superior, alternado, à direita e à esqurda, com ângulo pronunciado).
Recomendo discos da Indfema, Leitz, Freud.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde Fernando!
Gostaria de saber se LIPYTOS é uma boa madeira para se fazer bancada de marceneiro?
Boa tarde Fernando. Vc tem algum projeto, ou, vídeo que ensina a fazer passo a passo um bancada de Marceneiro?
Grande abraço
Thiago Costa - Paraty.
Alô, Thiago !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tenho o projeto de uma bancada, executado pelo nosso amigo e colega Luca Puttini, tendo como modelo uma bancada feita pelo Mestre Milton Barbosa, conforme mencionado no vídeo.
O processo de construção, em si, não tenho - mas está na lista de vídeos a serem preparados.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Essas dicas são valiosas.
Muito obrigado !
Excelentes bancadas👏👏👏, já quero projeto hehe
Leléo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para obter o projeto gratuitamente, envie por favor um e-mail para fernandoresponde@uol.com.br, solicitando-o.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, na questão estabilidade, você acharia viável a colocação de pés de rodinha com freio? Parabéns pelo vídeo ilustrativo.
Oi, boa noite, Fernando!
Gostei muito do seu vídeo replicando sobre madeira.
Fernando, eu preciso fazer um balcão para um fogão Cooktop de 5 boca.
Eu não sou marceneiro e nunca fiz nada com madeira.
Eu vou comprar a madeira e vou tentar fazer .
Obrigada.
Fernando, boa tarde!
Mais uma vez parabens pelo video
Mandei o email solicitando o projeto da bancada.
Alô, Fábio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Responderei ao seu e-mail.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa Noite Fernando, a madeira itaúba é uma boa madeira pra ser fazer uma bancada? Quero começar com a marcenaria e seu canal tem sido um grande incentivo pra mim. abraço e parabéns pelo canal
Leo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem, e por acompanhar o nosso trabalho !!!
Sim. Itaúba é uma madeira que eu usaria para fazer uma bancada de marceneiro.
Recomendo usar como cola a Titebond III.
Um grande abraço !
Fernando.
Olá Fernando. Por que não podemos fazer uma boa bancada de marceneiro de aço? (considerando obviamente que poderíamos revestí-la em madeira onde se faça necessário). E desconsiderando o aspecto "ostentação", (claro, que todos pensamos que a madeira seria o material mais bacana para tal projeto).
Adriano, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A bancada poderia ser inteiramente feita em aço. Mas creio que há o aspecto de que quem faz marcenaria gosta de madeira ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando.
Vamo junto!
Com certeza !!!
Realmente, se eu tivesse uma bancada como essa do Lucas Puttini, teria dó de trabalhar em cima dela, ela é mais bonita que quase todos os móveis que já vi.
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando valeu mesmo vou fazer uma bancada e estava precisando muito dessas ideias
Esse profissional é magnifico
Muito bom!
Alô, Bruno !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Todas são lindas, gostaria de saber se a madeira gitô é boa para fazer um bancada desta?
Alô, Rodrigo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não conheço o gitô (ou gitó, como encontrei).
Suponho que ela não seja uma madeira muito comportada, dada a falta de referência de uso em marcenaria, e muito mais em carpintaria. Ou seja : não deve ser uma madeira muito comportada.
Se, entretanto, você só dispuser dela, ou se a condição de aquisição for vantajosa, recomendo :
1 - procurar pranchas "secas" (em equilíbrio com o meio ambiente);
2 - usar peças com espessura acima dos 30 mm;
3 - selecionar pranchas linheiras, ou seja, que apresentem fibras paralelas, alinhadas numa mesma direção.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Grande vídeo! Valeu!
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando! Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Sempre com muita simpatia e conhecimento. Você utilizaria TATAJUBA ou TATAJUVA para fazer uma bancada de marceneiro? Se sim, vou deixar ela em uma área externa coberta com uma lona. Você recomendaria algum produto para tratamento contra água?
Gosto muito da peroba rosa. Parabéns pelo vídeo
Fernando você estudou marcenaria fora do Brasil? Eu vejo que você sempre apresenta os conhecimentos como eles são ensinados fora, mas nunca vi um vídeo onde você explica essa experiência. Você já publicou algum vídeo sobre isso? Pergunto pois um dos planos que eu considero na vida é levar a vida como marceneiro em outro país. Obrigado!
Também gostaria de saber!!
Alô, Cartola48 !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Estudei marcenaria no Canadá. Não fiz nenhum vídeo sobe o assunto.
Pedido anotado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Rafael !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Amigo quando fará um vídeo fazendo uma bancada e passando o passo a passo!?
Alô, Gisilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Deve demorar, em função da nossa carga de trabalho atual.
Minhas sinceras desculpas por isso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá mestre Fernando
Parabéns pelo belo trabalho conhece tudo de madeira maciça
Tenho uma bancada toda em ipê
Era do meu avô está muito irregular gostaria de retificar o tampo me.se uma ajuda. De como faser
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O ideall seria você regularizá-la com uma tupia. Sugiro o procedimento mostrado no vídeo cujo link está abaixo :
ruclips.net/video/J0SDvKHcL5M/видео.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado mestre continue nos dando aulas como estás
Muito bom! Gostei de saber...
Alô, Edgar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, parabéns pelo vídeo e pelo canal! Como saber se determinada madeira está seca? E também gostaria de saber qual seria o tempo de espera necessário para a madeira estar boa (seca), no caso de se comprar as peças e trabalha-las em casa para fazer os trabalhos? (fica a sugestão de um vídeo falando sobre esse assunto). Grande abraço!
Alô, Beto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos às suas respostas :
1 - Como saber se determinada madeira está seca ?
Na realidade, se "seca" significa sem água, melhor dizer "em equilíbrio com o meio ambiente em relação às trocas de água". O que, na realidade, nunca ocorre. O que temos é uma substancial redução na variação da quantidade de água contida na peça.
Há algumas formas de fazer esta verificação. Por exemplo :
a) pesar a peça ao longo de alguns dias. Se as variações do peso da peças forem pequenas - eu diria, menos de 0,5 % ao longo de umas duas semanas - você pode considerar a peça como estando em equilíbrio com o meio ambiente;
b) tome a umidade relativa do ar na sua região, e divida por 5. Com um medidor de umidade da madeira, meça o conteúdo de água de sua peça. Se este valor estiver próximo daquele inicialmente citado (umidade relativa do ar dividido por 5), sua peça deve estar muito próxima da situação de equilíbrio;
2 - E também gostaria de saber qual seria o tempo de espera necessário para a madeira estar boa (seca), no caso de se comprar as peças e trabalha-las em casa para fazer os trabalhos?
Para uma peça comprada "verde" (pouco tempo após o corte, com teor de água superior a 40 %), o tempo médio de secagem ao natural - desde que a madeira seja devidamente armazenada - é de 1 ano para cada polegada de espessura da peça/
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado pelas respostas! Um grande abraço e sucesso sempre!!!
boa noite amigo, aqui na minha cidade só achei peroba do norte/cupiuba e cambará, elas sao boas?
Boa tarde Fernando, excelente o seu canal. Peroba Vermelha é uma boa opção para fazer uma bancada?
Obrigado
Essa bancada ta linda
Boa noite meu amigo ...parabéns pelos conteúdo de.qualidade ... minha dúvida ... tenho algumas pranchas de peroba ... porém esta muito ressecada e com veios de rachaduras ... penso em fazer uma bancada mais pra uso geral ja que não sou profissional da área ... me recomenda alguma coisa pra utilizar da melhor forma possível esse material .. ou aonde seria melhor A aplicação das mesmas. Grato
Stanley, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
As rachaduras na peroba são uma ocorrência natural. Acontecem sempre.
Se elas não estiverem afetando as peças estruturalmente, você pode usá-las para qualquer aplicação onde não exista a presença de água.
Um grande abraço !
Fernando.
Bom dia Fernando, e o Cambara, nao fica bom? é uma madeira barata e facil de encontrar aqui na regiao de SP. abc's, parabéns.
Alô, Kleber !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O cambar'a tem sido utilizado porque, como e' dito por ai', " e' o que tem para hoje".
Se n~ao ha' outra alternativa, que seja o cambara' ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Obrigado pela resposta, a propósito do Cambará, vc sabe se é uma madeira que gosta de trabalhar? Ou tem algum detalhe que vc gostaria de compartilhar?
Alô, Kleber !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A menos que tenhamos sido "abençados" aqui com as piores peças de cambará, nossa percepção é que o cambará não gosta de trabalhar.
Ela simplesmente adora.
Deve ser parente próxima do cumaru... ;-)
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Titebond lll é top!
Sim !
Quais as medidas de uma bancada
Se a bancada for firmemente fixada no chão com parafusos grandes ou chumbada ainda assim precisa ser pesada? Vi um video de um americano fazendo com várias camadas de plywood. Será que fica bom
Rafael, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se você travar a bancada no chão, e se ela for estruturalmente rígida, com encaixes, colagens e aparafusamentos bem feitos, com peças de compensado de dimensões adequadas, nenhum problema.
Um grande abraço !
Fernando.
Exelente vídeo
Alô, Alpha !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
obrigado mestre!
Fernando qual é a melhor madeira para fazer uma bancada de cozinha, ou seja que seja resistente a água e durável? Aguardo obrigada!
Alô, Vivi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos lá : muiracatiara rajada, cumaru, massaranduba, angelim vermelho, itauba, preciosa.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Vídeos muitos bom sempre parabéns estou querendo fazer uma de peroba rosa vc indica e me poderia mandar o projeto por favor
Bom dia Fernando, concordo com você quanto à qualidade das colas Titebond, tenho usado a original, a dois e a três, é surpreendente a qualidade. Quanto a comprar a Madeira seca você quer dizer que ela deve possuir entre 15 e 18./. De umidade? Parabéns pela qualidade dos seus vídeos. Um grande abraço!
Alô, S'ergio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Por "seca" quero dizer em equil'ibrio com o meio ambiente. Pode usar uma " regra do ded~ao" : a madeira esta' em equil'ibrio quando o seu teor de umidade e' 1/5 da umidade relativa do ar.
Recomendo umidade abaixo de 12%, e que voce consiga medir adequadamente esta caracter'istica.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sergio, vou me arvorar aqui pra responder sua pergunta. A porcentagem de água da madeira "seca" depende muito da região, pois, como o Fernando falou no vídeo, a madeira não fica propriamente seca, ela fica em equilíbrio de troca com o ambiente. Assim se a região tem um clima mais úmido (Fortaleza por exemplo) a porcentagem de equilíbrio aumenta, se mais seco (Brasília por exemplo), a porcentagem diminui. Essa relação também depende do tipo de madeira, algumas equilibram com porcentagem maior outras com porcentagem menor. No material disponível nesse link ( a3p.jbrj.gov.br/pdf/madeira.pdf ), você vai encontrar uma tabela com essa relação de equilíbrio entre vários tipos de madeira e várias regiões do país. Espero ter ajudado. Um abraço
Creio que o percentual que mencionei seja adequado ao sul, um grande abraço !
Belíssimo material, caro amigo @Yvantelmack Dantas
👏👏👏 Parabéns professor!!!