Participação dos salários na renda nacional Nível de informalidade Nivel de horas trabalhadas 12 - 14h X nivel de renda Nível de complexidade produtiva Nível economia primária exportadora Maior taxa de juros reais do mundo Juros pagos para bancos (para quem, quanto) Nivel de proteção e list a de NCM protegidos por taxas de importação Nivel de privatização Setores estratégicos e nivel de ocupação estratégicas Nivel de dívidas e lista de empresas Nivel de impostos por faixa de renda Nivel da Fome Moradia em risco Nivel de investimento em propaganda X impacto na redução da fome. PIB x Impostómetro X ano Gráfico do Crescimento dos Setores Industriais PIB TOtal x Ano / Mes Consumo das familias Consumo do governo Formação Bruta de capital fixo Exportações Importações Focos de Violência x Mapa Gasto Primário Nivel de produção por setor primário Nivel de nacionalização estratégica de produtos que impactam o dia a dia do trabalho. Participação da agropecuária (e outros setores) na população ocupada. Os indicadores de desempenho que Jones ta trazendo... todos... em vários vídeos... educação, economia... nossa são varios KPI que a gente tinha que monitorar coletivamente. todos os KPI (key performance indicator) que o Jones ta falando... em uma home page e o video.
@@andreluisguimaraesdias457a mais de 300 anos muitas coisas já foram científicas e hoje é provado que não é. No futuro comunismo tbm não vai ser, não resiste ao teste do tempo em lugar algum, é quando faz é por meio da força bruta.
@@Rob-h3w Muito pelo contrário, a religião prega algo fora da materialidade, já o comunismo, prega uma realidade possível dentro da materialidade em que nós vivemos. Pode ser utópico, mas falar que é a mesma coisa que a religião, que prega algo pós vida, enquanto o comunismo prega A REALIDADE MATERIAL, é apenas falta de conhecimento mesmo.
Uma coisa que sempre me causou uma grande curiosidade, por que a igreja católica é muito conivente com esse crescimento das igrejas evangélicas no Brasil.
Porque hoje em dia a Igreja Católica adota uma postura "ecumênica" depois do Concílio do Vaticano II, se abrindo para todas as religiões no geral. Tanto que como disse o arcebispo de Lisboa, o intuito da Igreja não era mais converter os jovens a Cristo na marcha da juventude, mas para falar de ecologia. Até dentro da Basílica do Vaticano houve um culto a Pacha Mama, a deusa mãe indígena. O próximo papa será ainda mais liberal porque Francisco formou a base eleitoral dele elegendo cardeais progressistas, incluindo o arcebispo de Manaus.
Muito boa conversa! Escancarou a realidade da mobilização social no Brasil, e mostrou como temos muito a pensar se quisermos construir um projeto político que abarque a realidade da maioria dos brasileiros. Sensacional!!!
Rapaz... Digo que esse foi um dos melhores vídeos teu, Gaiofato! Está esperando faz tempo um debate sobre esse assunto... O rapaz presente no vídeo (esqueci o nome, me perdoem) tem vivência no meio e um embasamento incrível! Parabéns
A religião continua sendo o ópio do povo pra aliviar problemas reais. Os milagres giram em torno dos problemas que se perpetuam e que a solução radical não é dada pela fé: livramento de um roubo, conseguiu comida, conseguiu emprego, conseguiu um lugar pra morar, conseguiu uma cirurgia ou cura. Coisas que política de saúde, pleno emprego, moradia e educação de qualidade resolveriam.
@@Rob-h3wVocê não está interessado em ser convencido, amigo. Se estivesse, já teria ido estudar. Só na sua cabeça os comunistas acreditam em uma sociedade utópica, sem ganância e outros males. De onde você tirou que o comunismo é sobre um "céu futuro"? Kkkkkkkkkk. Uma sociedade comunista continuará tendo suas contradições, a diferença é que os meios de produção não estarão nas mãos de poucos. É SÓ ISSO. Se você não sabe disso, como se sente preparado para ser convencido do contrário e postar algo tão leigo como isso que tem copiado e colado sem parar? Seu texto parece de alguém que leu alguma coisa em 20 minutos e perguntou ao pastor se aquilo era verdade. É vergonha alheia demais pow kkkkk
Cara, sinceramente, um dos melhores vídeos do canal. Se pararmos pra pensar, é impossível pensar em revolução sem analisarmos a materialidade histórica a nossa volta. Ou seja, só é possível discutir qualquer mudança a partir dessa análise sincera, não existe discussão sem colocar a religião em pauta. Parabéns, bom demais!
Simplesmente explodiu minha cabeça. A sensação que da é que estamos olhando para o problema de forma "errada". Não que todas as outras discussões não sejam essenciais também, mas poucas vezes levamos essa pauta em consideração. Como é possível pensar em soluções sem falar da raiz profunda dos nossos problemas estruturais no Brasil? Agora vou dormir pensando nisso
Conteúdo bom demais! Preciso de mais entendimento sobre o assunto, mas creio que eu seja ateu agnóstico e já tava pensando "que porre, conteúdo de religião, mas bora ouvir..."E cara, fui me reavaliando conforme o vídeo passava e achei demais! Eu tinha, e com certeza ainda tenho, vários preconceitos com religião nessa soberba que vocês apontaram e eu nem me dava conta. Ainda estou me radicalizando e voltando de um período de adoecimento mental que demorei a tratar, mas senti muito que esse vídeo me fez crescer politicamente e até pessoalmente. Realmente temos que descer do salto e parar de ver religioso, ou quaisquer outras pessoas, só como coitados manipulados e, no mínimo eu diria, ouvir e dialogar.
Me relacionei com um cara de esquerda burguês. Ele ficava na minha casa na Vila Brasilândia, não ajudava em nada que usufruia, comia da comida de Dona Cida, vulgo minha mãe que tbm foi protestante e ele amava falar mal de evangélico sem nunca ter posto um pé na igreja pra ver como tudo funcionava. Ateu, pq a família alcançou uma vida boa e era do discurso " a igreja tem que acabar". Não fazia um trampo social, se envolvia com várias mulheres do mesmo meio profissional sem nenhum puder, buscavam as pobretas feito eu, quando não preta e fora de um padrão e assim achava que conhecia algo sobre a periferia. O cara mesmo rodando na periferia não tinha noção para perceber que em seu bairro São em Francisco em Niterói, não tinha a quantidade de igreja que se vê na periferia. Eu já perdi as contas de igrejas em uma quadra aqui na vila, para em 6 duzia ou mais ter uma escola. E pra ele, crente só e burro. O que eu dava de pei nele. Pq uma coisa era eu que cresci e vivi 15 anos na igreja e tive a oportunidade de conhecer outras idéias. Outra coisa era este ser cheio de privilégios que queria levantar críticas ao invés de tentar compreender e ser estratégico. Parabéns Gustavo por esse dialogo aberto e Andre Castro por essa troca responsável ❤
O movimento neopentecostal tem me preocupado bastante, principalmente porque tenho exemplo dentro de casa. Minha esposa começou a frequentar uma igreja um pouco antes das eleições de 2022. Na época, votou no Lula para tirar o Bolsonaro, porém se as eleições fossem hoje duvido que ela faria o mesmo. Isso, pois cada vez mais a conversa dela tem sido contra minorias, assistindo filmes gospel, defendendo menos assistência governamental e ela ainda diz que os evangélicos são perseguidos em nosso país. E para ser a cereja do bolo, descobri que ela tem assistido Brasil Paralelo. Realmente, não sei o que fazer dentro de casa e muito menos sobre o Brasil, pois não tem como competir com esse senso de pertencimento que a igreja produz, mas o restante do pacote que é preocupante.
Importante reflexão sobre o papel da religião na política, entretanto esse papel comunitário das religiões protestantes somente ocorreu depois de toda a perseguição religiosa com as religiões de matriz africana. Antes de chegar o culto na comunidade existia diversas organizações comunitárias como barrações, tendas, terreiros de candomblé. O cristão dos anos 1910 até 50 perseguiu com a proteção do Estado para que hoje esse mesmo catolicismo venha fazer assistencialismo
O grande drama de tudo isso é justamente o maior drama do ser humano: o sentido da vida. Se para viver um ser humano precisa de religião eu não vejo o que fazer por ele e nem COM ele. Mas se tem gente que acredita, boa sorte.
Devo fazer uma complementação de alguns comentários que vi aqui e também como crítica ao vídeo. Eu concordo que para se ter um movimento de massas, é necessário ter massas e que isso represente justamente a grande parcela da população, no entanto, devo discordar com Gaiofato quando diz que ateísmo militante é algo que não deveria ser realizado e irei explicar o por quê. Eu acompanho o movimento ateísta desde 2014 e devo dizer que é errada a comparação de que todo militante ateísta visa de alguma forma um ateísmo de Estado ou mesmo a conversão de religiosos. O que a maioria de nós acaba por lutar é o mínimo: respeito a laicidade do Estado, que por consequência, garantirá um respeito a pessoas de todos os credos e mesmo quem não possui. A interferência da religião no Estado é inegável e isso ocorre não somente na esfera Federal, mas nas menores instâncias e, até o dia de hoje, a única organização que vi realmente ter atuação jurídica para tentar garantir o mínimo de respeito à laicidade foi a ATEA, por exemplo. Poucos políticos se permitem a fazer uma crítica real a essa interferência e é algo que pode e deve sim ser questionado e combatido mesmo em uma luta à favor do marxismo. Concordo que há uma necessidade de se conquistar o público religioso e há possibilidade de se fazer isso, sendo membro daquela religião ou não, com o que os marxistas sabem fazer de melhor: utilizar a materialidade histórica. Vale lembrar também que as igrejas não são as únicas instituições que agregram pessoas assim envolvidas, o mesmo sentimento de pertencimento pode ser alcançado com grupos que não precisem necessariamente ter um teor religioso, é uma crítica que inclusive o Dawkins chega a falar em um de seus documentários. Agora o questionamento a se fazer é: porque não há essas organizações em maior quantidade ? Acredito que aqui se vale a crítica da falta de tempo para o lazer e frequência de espaços sociais que o próprio sistema capitalista acaba por fazer. Se houvesse mais tempo para socialização e frequentação em espaços variados, as pessoas poderiam sim se organizar da mesma forma que ocorre com os grupos religiosos e isso é um exemplo que vejo sendo possível com o que vocês da soberana acabam fazendo ao reunir pessoas com interesses em assuntos diferentes e que permitem a socialização e que se feitos em espaço físico, podem vir a agregar ainda mais a atenção de prováveis adeptos.
Fui criado dentro da Igreja Batista e assino embaixo de tudo que esse rapaz está falando!!! Mano, é desse jeito mesmo! Essa narrativa de guerra espiritual é profundamente arraigada na mente evangélica! Não é somente ser “contra a esquerda”. A esquerda é vista como parte do “mundo” e dessa forma, servem como instrumento de Satanás, afinal, “o mundo jaz do maligno” O evangélico se vê literalmente como “escolhidos de Deus” e viver num mundo que é do “diabo” é a maior prova de fidelidade a Deus e o último teste de fogo para o evangélico. São mecanismos psicológicos fortíssimos!
E por que muitos deles querem entrar na política, já que a política é algo do mundo, e o mundo "jaz no maligno"? Por que não ficar só na promessa do outro mundo? Contraditório.
Na pandemia, um rapaz que era motorista junto comigo, falou que a vacina tinha chips, que o pastor dele tinha falado daí ele indagou: O pastor que falou, vc acha que ele iria mentir pra mim? ......... ............ ...............
Desmobilizante? Vi tanta informação que colabora com ações de como inclusive podemos dialogar com o que vamos entender como "eles". Pq entrar no contra ataque é reafirmar o que aprendem de que é uma guerra e que somos inimigos. Achei ótimo não mostrarem de início nesse final 😅 que não existia a pretensão, mas o próprio Gustavo traz diversas possibilidades
Se o religioso está o tempo todo militando sobre sua religião, qual o problema de fazer o mesmo com o ateísmo? Essa sanha de vocês ignorarem que o ateísmo é parte constituinte do marxismo me dá muita preguiça. Lógico que precisamos dos religiosos para uma revolução, mas não é negando que é importante a laicidade do estado, por exemplo, que você vai conseguir isso. Gostei do vídeo, mas toma um pouco de cuidado com essa sanha em ir contra a militância ateísta. Eu diria até que é por conta dela não existir que hoje mais da metade do congresso simplesmente não vê problema em usar de preceitos religiosos para legislar. Se a militância fosse maior, eu duvido que seria possível misturar Estado e religião como fazem hoje.
Mas as religiões não são culpadas. Os religiosos não são burros (como eles falaram). Só por um exemplo bobo. O cristianismo foi perseguido em sua época mais primordial pq levantava incoformismo e uma rebeldia a classe dominante da epoca. Roma persiguiu pq viu uma ameaça naquela teologia que revoltava o povo contra a sua dominação, ele lutou contra até que foi mais inteligente e se o "incorporou" a ele e dali conseguiu uma dominação ainda maior.
@@artursilva9132Ateísmo é propaganda anti-comunista? eu acho que interpretei o materialismo dialético que marx propunha de forma errada então... para mim, ambos pensamentos caminham juntos, para se compreender o capitalismo, e a ideologia burguesa, precisamos entender que a religião é parte desse core.
@@artursilva9132 Como fica o naturalismo? O materialismo dialético é puramente naturalista, e se baseia nas descobertas e compreensão do que podemos ver através da natureza, já a religião se baseia no místico, no que é além dos sentidos naturais dos seres vivos. Não tem como marxismo não ser ateísta, a lógica é simples, se você baseia toda sua ideologia no que pode ser visto como fruto de uma ciência naturalista, isso consequentemente não pode ir de acordo com o que as inúmeras bíblias e religiões pregam em seus ensinamentos.
@@joeygrace2464 ateismo militante é propaganda anticomunista no brasil, mas pra entender isso é necessário entender q a religião tem um papel de dominação pq foi dominada, não pq isso é um pressuposto dela
Essa história de vencer o inimigo, de enfrentar uma guerra, de mostrar pros outros que você é melhor é Velho Testamento puro! Por isso Israel e o Velho Testamento tá na moda e o Novo Testamento tá fora de moda. Sempre tem várias desculpas pra não aplicar o amor ao próximo e mil justificativas pra pegar só as passagens que "justificam" a violência na Bíblia.
39:25 "não é a toa que o nome vem daí: Igreja Universal" Ironicamente, se a gente olhar a Igreja Católica, o nome 'católico' vem de 'kathólikos' (no grego, 'καθολικός'), que significa 'geral, universal'
É preciso ouvir os evangélicos e encontrar formas de acolhe-los. Eles foram sempre usados de massa de manobra. Enquanto a esquerda Br não entender e agir, as coisas não vão mudar
Eu nasci em uma família extremamente liberal e religiosa, classe média alta, padrão. Durante muito tempo fui libertário e religioso infelizmente, por causa da religião eu era intolerante as minorias. Até um comuna entrar na minha vida e me apresentar ao materialismo histórico dialético, e aos canais do Gaiofato, Ian etc. Hoje sou comunista e ateu. Observação: Parei de ser intolerante depois que virei ateu.
@@Rob-h3wganacia e outros males vão continuar existindo no comunismo, só só lógica do trabalho vai mudar. Você não vai se levantar da cama pra produzir mais pra enriquecer pessoas ricas, que nasceram ricas e morreram podres de ricas. Religião me dá preguiça discutir, eu viro as costas ou vou fazer algo melhor da minha vida
@@Rob-h3wO Materialismo histórico é o método científico que tem como objetivo compreender a realidade a partir das transformações históricas e sociais, enquanto a religião é puramente metafísica. Além de que a religião é usada pelas classes dominantes para manter as classes oprimidas domesticadas.
Parto do pressuposto de que Cristão NÃO EXISTE. Conceituo Cristão como sendo o indivíduo que segue os ensinamentos de Jesus Cristo e vive como Jesus Cristo viveu. Como não vejo "cristãos" que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo e NÂO vivem como ele viveu, efetivamente, resta concluir que Cristão não existe.
acredito q os grandes influencers da esquerda como vc (socialistas e comunistas) tem q começar a conversar com os influenciadores Nacionalistas populares como por exemplo o Robinson Farinazzo, pois vejo q tanto vcs como o lado nacionalista BR tem crescido mt e seriam de grande força na luta contra o neoliberalismo q tanto maltrata e aliena o nosso povo e país. PF peço q pensem mt nisso...
@@Rob-h3w De resto, quase concordo com vc, com uma excecao, o comunismo busca transformar a materialidade em uma boa materialidade, enquanto as religioes prometem o paraiso após a morte. Isso é uma coisa que é uma diferença central
Besteira, o cristianismo inclui tanto ricos quanto pobres, não tem problema ser rico no cristianismo, o problema é acumular dinheiro por pura ganância e egoísmo e sem fazer caridade
@@Rob-h3wlembrando que isso aqui na terra, ou seja é um sonho material. Já os alienados da religião imaginam um mundo de conto de fadas, puro pensamento mágico, um religioso alienado ( sinônimo.) nem pisa na realidade
@@AlexFerreira-og8fj E sempre foi um país pobre, né? Inclusive a doutrinação, digo, catequização no cristianismo foi a desculpa que deram para roubar as riquezas do país e leva para a Coroa Portuguesa.
Esses evangélicos neopentecostais não acharam mais sentido nas pregações na igreja e partiram para política com fetichismo da luta do bem contra o mal, com recalque da grande liderança do Lula, Lula paz e amor, Lula Nobel da paz. Pastores como malafai ficou enlouquecido de inveja....
Não é, socialismo é baseado em ciência naturalista e materialismo dialético, religião é baseada no anti natural e mágico. Uma ideologia prega que nós como homo sapiens capacitados de um senso comum, podemos tornar a vida dos seres vivos na terra, um lugar melhor. Religiões pregam que a única coisa que importa, é a pós vida.
Esse aqui ó é o Mises! 😁😁😁😁😁😁😁 Nunca perde a graça kkkkkk o cara chama todo mundo de fascista e não consegue reconhecer o Mussolini. Parabéns USP! Formando historiadores do mais alto gabarito.
@@Operariobrasilia558 de nada, a maior propaganda anti comunismo é deixar o Gaiofato falar. Quanto mais gente conhecer o trabalho dele, menos comunistas no mundo. O cara do artigo que o Gaiofato usou pediu desculpas por escrever aquilo bêbado hahahahaha Sensacional... Baita professor!
Esse dias fui em uma igreja católica grande, em uma missa de 7° dia, colocaram uma cx na frente do altar, em um parte da missa, igreja é um negócio? Magina kkk, coisas óbvias que as pessoas vê, mas não entendi, 2024 sim 2024, simplesmente inacreditável.
Cara, qual o ponto do vídeo? Isso tudo é óbvio. O ponto é "A gente tem que fazer algo"? Avá. E o pessoal batendo palma como se fosse inovador. Ta crítico a coisa. O que eu vejo é umas alfinetadas bem bunda mole no ateísmo militante com medo de citar nomes. Veja, não é negando a religião do povo que se faz mudança, mas também não é fingindo que Marxismo não tem viés ateu que vai convencer as massas.
infelizmente isso já aconteceu em outros vídeos do canal, criticar espantalhos comunistas e ao mesmo tempo usar espantalhos ateístas é um tanto quanto hipócrita por parte do Gustavo
@@RafaelMittag É claro como o dia que ele tá tentando se alavancar pra ganhar afeto de pessoas religiosas. Só que lá na frente o povo percebe, num da pra ficar fingindo ser outra coisa. No fundo vai ficar tentando arranjar briga com gente do mesmo campo na ansia de virar um henry bugalho da vida.
Gigantesca essa aula, vou salvar e compartilhar aos litros. Enquanto a Revolução Brasileira não despertar para isso estaremos apenas sonhando!
assunto maravilhoso. importantíssimo, de reverberações práticas imediatas para a militância.
Copiou colou @@Rob-h3w
Participação dos salários na renda nacional
Nível de informalidade
Nivel de horas trabalhadas 12 - 14h X nivel de renda
Nível de complexidade produtiva
Nível economia primária exportadora
Maior taxa de juros reais do mundo
Juros pagos para bancos (para quem, quanto)
Nivel de proteção e list a de NCM protegidos por taxas de importação
Nivel de privatização
Setores estratégicos e nivel de ocupação estratégicas
Nivel de dívidas e lista de empresas
Nivel de impostos por faixa de renda
Nivel da Fome
Moradia em risco
Nivel de investimento em propaganda X impacto na redução da fome.
PIB x Impostómetro X ano
Gráfico do Crescimento dos Setores Industriais
PIB TOtal x Ano / Mes
Consumo das familias
Consumo do governo
Formação Bruta de capital fixo
Exportações
Importações
Focos de Violência x Mapa
Gasto Primário
Nivel de produção por setor primário
Nivel de nacionalização estratégica de produtos que impactam o dia a dia do trabalho.
Participação da agropecuária (e outros setores) na população ocupada.
Os indicadores de desempenho que Jones ta trazendo... todos... em vários vídeos... educação, economia... nossa são varios KPI que a gente tinha que monitorar coletivamente. todos os KPI (key performance indicator) que o Jones ta falando... em uma home page e o video.
Rob , comunismo não e religião, e um estudo científico, tá misturando alhos com bugalhos
@@andreluisguimaraesdias457a mais de 300 anos muitas coisas já foram científicas e hoje é provado que não é. No futuro comunismo tbm não vai ser, não resiste ao teste do tempo em lugar algum, é quando faz é por meio da força bruta.
@@Rob-h3w Muito pelo contrário, a religião prega algo fora da materialidade, já o comunismo, prega uma realidade possível dentro da materialidade em que nós vivemos. Pode ser utópico, mas falar que é a mesma coisa que a religião, que prega algo pós vida, enquanto o comunismo prega A REALIDADE MATERIAL, é apenas falta de conhecimento mesmo.
Tema importantissimo para o desenrolar da revolução brasileira!!
Uma coisa que sempre me causou uma grande curiosidade, por que a igreja católica é muito conivente com esse crescimento das igrejas evangélicas no Brasil.
Porque hoje em dia a Igreja Católica adota uma postura "ecumênica" depois do Concílio do Vaticano II, se abrindo para todas as religiões no geral. Tanto que como disse o arcebispo de Lisboa, o intuito da Igreja não era mais converter os jovens a Cristo na marcha da juventude, mas para falar de ecologia. Até dentro da Basílica do Vaticano houve um culto a Pacha Mama, a deusa mãe indígena. O próximo papa será ainda mais liberal porque Francisco formou a base eleitoral dele elegendo cardeais progressistas, incluindo o arcebispo de Manaus.
Muito boa conversa! Escancarou a realidade da mobilização social no Brasil, e mostrou como temos muito a pensar se quisermos construir um projeto político que abarque a realidade da maioria dos brasileiros. Sensacional!!!
Já virei fã, eu como evangélico de esquerda me identifiquei muito
Conversa sensacional
Rapaz... Digo que esse foi um dos melhores vídeos teu, Gaiofato! Está esperando faz tempo um debate sobre esse assunto...
O rapaz presente no vídeo (esqueci o nome, me perdoem) tem vivência no meio e um embasamento incrível! Parabéns
A religião continua sendo o ópio do povo pra aliviar problemas reais. Os milagres giram em torno dos problemas que se perpetuam e que a solução radical não é dada pela fé: livramento de um roubo, conseguiu comida, conseguiu emprego, conseguiu um lugar pra morar, conseguiu uma cirurgia ou cura. Coisas que política de saúde, pleno emprego, moradia e educação de qualidade resolveriam.
Concordo mais Deus é mais que milagres
Forte esse Rapaz.bem estruturado.o saber de ombro com marxismo
O André não para quieto na cadeira rsrs inteligentíssimo esse rapaz
Mano oque vc ta falando não faz sentido, vc ja pegou em um livro de história alguma vez na sua vida? Parece que não @@Rob-h3w
@@Rob-h3wVocê não está interessado em ser convencido, amigo. Se estivesse, já teria ido estudar. Só na sua cabeça os comunistas acreditam em uma sociedade utópica, sem ganância e outros males. De onde você tirou que o comunismo é sobre um "céu futuro"? Kkkkkkkkkk. Uma sociedade comunista continuará tendo suas contradições, a diferença é que os meios de produção não estarão nas mãos de poucos. É SÓ ISSO. Se você não sabe disso, como se sente preparado para ser convencido do contrário e postar algo tão leigo como isso que tem copiado e colado sem parar? Seu texto parece de alguém que leu alguma coisa em 20 minutos e perguntou ao pastor se aquilo era verdade. É vergonha alheia demais pow kkkkk
Rob , nunca teve sociedade comunista , comunismo e um estudo científico, e tão simples entender .
@@Rob-h3w Maninho, estude e melhore. É de graça aqui no canal. Mas escute e pense, não fique papagaiando senso comum.
Mais alguém aí teve o comentário censurado?
Ótimo, sou protestante, acompanho o canal a certo tempo e estou me formando em teologia!, ótima conversa.
Cara, sinceramente, um dos melhores vídeos do canal. Se pararmos pra pensar, é impossível pensar em revolução sem analisarmos a materialidade histórica a nossa volta. Ou seja, só é possível discutir qualquer mudança a partir dessa análise sincera, não existe discussão sem colocar a religião em pauta. Parabéns, bom demais!
Simplesmente explodiu minha cabeça. A sensação que da é que estamos olhando para o problema de forma "errada". Não que todas as outras discussões não sejam essenciais também, mas poucas vezes levamos essa pauta em consideração. Como é possível pensar em soluções sem falar da raiz profunda dos nossos problemas estruturais no Brasil? Agora vou dormir pensando nisso
Muito bom, muito instrutivo!
Conteúdo bom demais! Preciso de mais entendimento sobre o assunto, mas creio que eu seja ateu agnóstico e já tava pensando "que porre, conteúdo de religião, mas bora ouvir..."E cara, fui me reavaliando conforme o vídeo passava e achei demais! Eu tinha, e com certeza ainda tenho, vários preconceitos com religião nessa soberba que vocês apontaram e eu nem me dava conta.
Ainda estou me radicalizando e voltando de um período de adoecimento mental que demorei a tratar, mas senti muito que esse vídeo me fez crescer politicamente e até pessoalmente. Realmente temos que descer do salto e parar de ver religioso, ou quaisquer outras pessoas, só como coitados manipulados e, no mínimo eu diria, ouvir e dialogar.
Genail! Se a gente não disputar os trabalhadores cristãos no Brasil e na America Latina uma revolução é impossível.
Adorei o vídeo
Reflexão boa
Muito bom ❤
Me relacionei com um cara de esquerda burguês. Ele ficava na minha casa na Vila Brasilândia, não ajudava em nada que usufruia, comia da comida de Dona Cida, vulgo minha mãe que tbm foi protestante e ele amava falar mal de evangélico sem nunca ter posto um pé na igreja pra ver como tudo funcionava. Ateu, pq a família alcançou uma vida boa e era do discurso " a igreja tem que acabar". Não fazia um trampo social, se envolvia com várias mulheres do mesmo meio profissional sem nenhum puder, buscavam as pobretas feito eu, quando não preta e fora de um padrão e assim achava que conhecia algo sobre a periferia. O cara mesmo rodando na periferia não tinha noção para perceber que em seu bairro São em Francisco em Niterói, não tinha a quantidade de igreja que se vê na periferia. Eu já perdi as contas de igrejas em uma quadra aqui na vila, para em 6 duzia ou mais ter uma escola. E pra ele, crente só e burro. O que eu dava de pei nele. Pq uma coisa era eu que cresci e vivi 15 anos na igreja e tive a oportunidade de conhecer outras idéias. Outra coisa era este ser cheio de privilégios que queria levantar críticas ao invés de tentar compreender e ser estratégico.
Parabéns Gustavo por esse dialogo aberto e Andre Castro por essa troca responsável ❤
Muito bom esse documentário..parabéns
Excelente
André Castro. Show!!!
Muito bom Camarada.
Muito bom camarada🚩
To só na espera de ver o Gustavo reagindo ao documentário do Brasil Paralelo sobre o comunismo dia 14/03 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Amei a referencia sobre o mundo do trabalho. Estava precisando de um material assim!!
Parabéns gaiofato pelo esforço de construir pontes com os religiosos parceiros na luta
Muito booom🤎
O movimento neopentecostal tem me preocupado bastante, principalmente porque tenho exemplo dentro de casa. Minha esposa começou a frequentar uma igreja um pouco antes das eleições de 2022. Na época, votou no Lula para tirar o Bolsonaro, porém se as eleições fossem hoje duvido que ela faria o mesmo. Isso, pois cada vez mais a conversa dela tem sido contra minorias, assistindo filmes gospel, defendendo menos assistência governamental e ela ainda diz que os evangélicos são perseguidos em nosso país.
E para ser a cereja do bolo, descobri que ela tem assistido Brasil Paralelo.
Realmente, não sei o que fazer dentro de casa e muito menos sobre o Brasil, pois não tem como competir com esse senso de pertencimento que a igreja produz, mas o restante do pacote que é preocupante.
Importante reflexão sobre o papel da religião na política, entretanto esse papel comunitário das religiões protestantes somente ocorreu depois de toda a perseguição religiosa com as religiões de matriz africana. Antes de chegar o culto na comunidade existia diversas organizações comunitárias como barrações, tendas, terreiros de candomblé. O cristão dos anos 1910 até 50 perseguiu com a proteção do Estado para que hoje esse mesmo catolicismo venha fazer assistencialismo
Muito video "Vamos dizer assim"😊
O grande drama de tudo isso é justamente o maior drama do ser humano: o sentido da vida. Se para viver um ser humano precisa de religião eu não vejo o que fazer por ele e nem COM ele. Mas se tem gente que acredita, boa sorte.
Excelente
Se a educação decai, a crendice aumenta. 😅😅😅
Tem mais a ver com neoliberalismo, que cria a pobreza pra depois "salvar" com a religião.
Excelente.
Que interessante... ...
Devo fazer uma complementação de alguns comentários que vi aqui e também como crítica ao vídeo. Eu concordo que para se ter um movimento de massas, é necessário ter massas e que isso represente justamente a grande parcela da população, no entanto, devo discordar com Gaiofato quando diz que ateísmo militante é algo que não deveria ser realizado e irei explicar o por quê.
Eu acompanho o movimento ateísta desde 2014 e devo dizer que é errada a comparação de que todo militante ateísta visa de alguma forma um ateísmo de Estado ou mesmo a conversão de religiosos. O que a maioria de nós acaba por lutar é o mínimo: respeito a laicidade do Estado, que por consequência, garantirá um respeito a pessoas de todos os credos e mesmo quem não possui.
A interferência da religião no Estado é inegável e isso ocorre não somente na esfera Federal, mas nas menores instâncias e, até o dia de hoje, a única organização que vi realmente ter atuação jurídica para tentar garantir o mínimo de respeito à laicidade foi a ATEA, por exemplo. Poucos políticos se permitem a fazer uma crítica real a essa interferência e é algo que pode e deve sim ser questionado e combatido mesmo em uma luta à favor do marxismo.
Concordo que há uma necessidade de se conquistar o público religioso e há possibilidade de se fazer isso, sendo membro daquela religião ou não, com o que os marxistas sabem fazer de melhor: utilizar a materialidade histórica.
Vale lembrar também que as igrejas não são as únicas instituições que agregram pessoas assim envolvidas, o mesmo sentimento de pertencimento pode ser alcançado com grupos que não precisem necessariamente ter um teor religioso, é uma crítica que inclusive o Dawkins chega a falar em um de seus documentários. Agora o questionamento a se fazer é: porque não há essas organizações em maior quantidade ? Acredito que aqui se vale a crítica da falta de tempo para o lazer e frequência de espaços sociais que o próprio sistema capitalista acaba por fazer.
Se houvesse mais tempo para socialização e frequentação em espaços variados, as pessoas poderiam sim se organizar da mesma forma que ocorre com os grupos religiosos e isso é um exemplo que vejo sendo possível com o que vocês da soberana acabam fazendo ao reunir pessoas com interesses em assuntos diferentes e que permitem a socialização e que se feitos em espaço físico, podem vir a agregar ainda mais a atenção de prováveis adeptos.
Fui criado dentro da Igreja Batista e assino embaixo de tudo que esse rapaz está falando!!!
Mano, é desse jeito mesmo! Essa narrativa de guerra espiritual é profundamente arraigada na mente evangélica! Não é somente ser “contra a esquerda”. A esquerda é vista como parte do “mundo” e dessa forma, servem como instrumento de Satanás, afinal, “o mundo jaz do maligno”
O evangélico se vê literalmente como “escolhidos de Deus” e viver num mundo que é do “diabo” é a maior prova de fidelidade a Deus e o último teste de fogo para o evangélico.
São mecanismos psicológicos fortíssimos!
E por que muitos deles querem entrar na política, já que a política é algo do mundo, e o mundo "jaz no maligno"? Por que não ficar só na promessa do outro mundo? Contraditório.
André parte 2 valeu
Asmei!
Grande voz acrescimo a consciencia Social
Sou PJ!
Na pandemia, um rapaz que era motorista junto comigo, falou que a vacina tinha chips, que o pastor dele tinha falado daí ele indagou:
O pastor que falou, vc acha que ele iria mentir pra mim?
.........
............
...............
ai eu seria realista e diria acho, até porque não é mentira que existem muitos pastores religiosos que manipulam ou mentem.
Que vídeo bom, quero ver umas 3x
“Não há uma solução para o que fazer” é de cair o cu da bunda, conclusão desmobilizante para a conversa.
Desmobilizante? Vi tanta informação que colabora com ações de como inclusive podemos dialogar com o que vamos entender como "eles". Pq entrar no contra ataque é reafirmar o que aprendem de que é uma guerra e que somos inimigos. Achei ótimo não mostrarem de início nesse final 😅 que não existia a pretensão, mas o próprio Gustavo traz diversas possibilidades
Rapaz 😢😢, virou tudo!!
Tarefa andre
Se o religioso está o tempo todo militando sobre sua religião, qual o problema de fazer o mesmo com o ateísmo? Essa sanha de vocês ignorarem que o ateísmo é parte constituinte do marxismo me dá muita preguiça. Lógico que precisamos dos religiosos para uma revolução, mas não é negando que é importante a laicidade do estado, por exemplo, que você vai conseguir isso.
Gostei do vídeo, mas toma um pouco de cuidado com essa sanha em ir contra a militância ateísta. Eu diria até que é por conta dela não existir que hoje mais da metade do congresso simplesmente não vê problema em usar de preceitos religiosos para legislar. Se a militância fosse maior, eu duvido que seria possível misturar Estado e religião como fazem hoje.
Mas as religiões não são culpadas. Os religiosos não são burros (como eles falaram). Só por um exemplo bobo. O cristianismo foi perseguido em sua época mais primordial pq levantava incoformismo e uma rebeldia a classe dominante da epoca. Roma persiguiu pq viu uma ameaça naquela teologia que revoltava o povo contra a sua dominação, ele lutou contra até que foi mais inteligente e se o "incorporou" a ele e dali conseguiu uma dominação ainda maior.
@@artursilva9132 que loucura, eu nem tenho tanta leitura assim, mas tudo que eu li de Lenin diz exatamente o contrário
@@artursilva9132Ateísmo é propaganda anti-comunista? eu acho que interpretei o materialismo dialético que marx propunha de forma errada então... para mim, ambos pensamentos caminham juntos, para se compreender o capitalismo, e a ideologia burguesa, precisamos entender que a religião é parte desse core.
@@artursilva9132 Como fica o naturalismo? O materialismo dialético é puramente naturalista, e se baseia nas descobertas e compreensão do que podemos ver através da natureza, já a religião se baseia no místico, no que é além dos sentidos naturais dos seres vivos. Não tem como marxismo não ser ateísta, a lógica é simples, se você baseia toda sua ideologia no que pode ser visto como fruto de uma ciência naturalista, isso consequentemente não pode ir de acordo com o que as inúmeras bíblias e religiões pregam em seus ensinamentos.
@@joeygrace2464 ateismo militante é propaganda anticomunista no brasil, mas pra entender isso é necessário entender q a religião tem um papel de dominação pq foi dominada, não pq isso é um pressuposto dela
Essa história de vencer o inimigo, de enfrentar uma guerra, de mostrar pros outros que você é melhor é Velho Testamento puro! Por isso Israel e o Velho Testamento tá na moda e o Novo Testamento tá fora de moda. Sempre tem várias desculpas pra não aplicar o amor ao próximo e mil justificativas pra pegar só as passagens que "justificam" a violência na Bíblia.
39:25 "não é a toa que o nome vem daí: Igreja Universal"
Ironicamente, se a gente olhar a Igreja Católica, o nome 'católico' vem de 'kathólikos' (no grego, 'καθολικός'), que significa 'geral, universal'
Eu sou a favor do Estado Laico, mas num país como o nosso muitos pastores desejam um estado com influência religiosa.
A bancada da Bíblia. É isso.
👏👏👏👏👏👏🦊🦊🖤🖤
muito esclarecedor esse video
É preciso ouvir os evangélicos e encontrar formas de acolhe-los. Eles foram sempre usados de massa de manobra. Enquanto a esquerda Br não entender e agir, as coisas não vão mudar
👏👏👏👏
Eu nasci em uma família extremamente liberal e religiosa, classe média alta, padrão. Durante muito tempo fui libertário e religioso infelizmente, por causa da religião eu era intolerante as minorias. Até um comuna entrar na minha vida e me apresentar ao materialismo histórico dialético, e aos canais do Gaiofato, Ian etc. Hoje sou comunista e ateu.
Observação: Parei de ser intolerante depois que virei ateu.
Ainda bem q vc acordou! Religião é um fardo, uma epidemia da dominação
@@Rob-h3wganacia e outros males vão continuar existindo no comunismo, só só lógica do trabalho vai mudar. Você não vai se levantar da cama pra produzir mais pra enriquecer pessoas ricas, que nasceram ricas e morreram podres de ricas.
Religião me dá preguiça discutir, eu viro as costas ou vou fazer algo melhor da minha vida
@@Rob-h3wO Materialismo histórico é o método científico que tem como objetivo compreender a realidade a partir das transformações históricas e sociais, enquanto a religião é puramente metafísica. Além de que a religião é usada pelas classes dominantes para manter as classes oprimidas domesticadas.
@@Rob-h3w a diferença é que a religião trata de uma ficção, enquanto a disputa de poder na sociedade é materialmente palpável.
@@Rob-h3w Isso já acontece no capitalismo, quem controla o Estado é a burguesia, assim como a igreja.
De um baiano pra outro,
LA ELE.
É o carro do engajamento passando na sua rua.
QUAL O CANAL DESSE CAMARADA MANO?
Qual o papel da religião no desenvolvimento do terrorismo em um pais!
🤘🤘🤘
😮
😢
Parto do pressuposto de que Cristão NÃO EXISTE. Conceituo Cristão como sendo o indivíduo que segue os ensinamentos de Jesus Cristo e vive como Jesus Cristo viveu. Como não vejo "cristãos" que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo e NÂO vivem como ele viveu, efetivamente, resta concluir que Cristão não existe.
acredito q os grandes influencers da esquerda como vc (socialistas e comunistas) tem q começar a conversar com os influenciadores Nacionalistas populares como por exemplo o Robinson Farinazzo, pois vejo q tanto vcs como o lado nacionalista BR tem crescido mt e seriam de grande força na luta contra o neoliberalismo q tanto maltrata e aliena o nosso povo e país. PF peço q pensem mt nisso...
Fatinazzo é nazbol, não é esquerda
O cristianismo no brasil pode ser um cristianismo proletário. Nao precisa ser um cristianismo burgues e reacionário.
@@Rob-h3w me diz ai de onde que vc tirou que no comunismo nao vai existir ganancia
@@Rob-h3w De resto, quase concordo com vc, com uma excecao, o comunismo busca transformar a materialidade em uma boa materialidade, enquanto as religioes prometem o paraiso após a morte. Isso é uma coisa que é uma diferença central
Besteira, o cristianismo inclui tanto ricos quanto pobres, não tem problema ser rico no cristianismo, o problema é acumular dinheiro por pura ganância e egoísmo e sem fazer caridade
@@Rob-h3wlembrando que isso aqui na terra, ou seja é um sonho material. Já os alienados da religião imaginam um mundo de conto de fadas, puro pensamento mágico, um religioso alienado ( sinônimo.) nem pisa na realidade
Tarefa benjamin
To de saco chrio desses cristãos! Chega dessa epidemia
O choro é livre! Brasil é um país CRISTÃO desde a sua fundação, até o Lula e o PT já ajudou bastante o cristianismo kkkkk
Kkkkkkkkk o choro é livre, o Brasil é um país CRISTÃO desde a sua fundação, inclusive o Lula e o PT já ajudaram bastante o cristianismo kkkkkkk
@@AlexFerreira-og8fj E sempre foi um país pobre, né? Inclusive a doutrinação, digo, catequização no cristianismo foi a desculpa que deram para roubar as riquezas do país e leva para a Coroa Portuguesa.
Esses evangélicos neopentecostais não acharam mais sentido nas pregações na igreja e partiram para política com fetichismo da luta do bem contra o mal, com recalque da grande liderança do Lula, Lula paz e amor, Lula Nobel da paz. Pastores como malafai ficou enlouquecido de inveja....
Depois falam q socialismo não é comparavel com religião kkk
Não é, socialismo é baseado em ciência naturalista e materialismo dialético, religião é baseada no anti natural e mágico. Uma ideologia prega que nós como homo sapiens capacitados de um senso comum, podemos tornar a vida dos seres vivos na terra, um lugar melhor. Religiões pregam que a única coisa que importa, é a pós vida.
Isso mesmo, defende o malafaia.
Esse aqui ó é o Mises!
😁😁😁😁😁😁😁
Nunca perde a graça kkkkkk o cara chama todo mundo de fascista e não consegue reconhecer o Mussolini.
Parabéns USP! Formando historiadores do mais alto gabarito.
Obrigado pelo engajamento
@@Operariobrasilia558 de nada, a maior propaganda anti comunismo é deixar o Gaiofato falar.
Quanto mais gente conhecer o trabalho dele, menos comunistas no mundo.
O cara do artigo que o Gaiofato usou pediu desculpas por escrever aquilo bêbado hahahahaha
Sensacional... Baita professor!
Vem pro terreiro que vcs irão aprender muita coisa ...
Era ateu e fui criado em lar evangelico, mas depois que conheci a dona rosa caveira eu mudei acabei destruindo meu ateismo
Esse dias fui em uma igreja católica grande, em uma missa de 7° dia, colocaram uma cx na frente do altar, em um parte da missa, igreja é um negócio? Magina kkk, coisas óbvias que as pessoas vê, mas não entendi, 2024 sim 2024, simplesmente inacreditável.
Discussão necessária! Essa situação é de se entristecer tanto...
Mais ensino sobre o universo , ciências, astronomia chega de religiões
Cara, qual o ponto do vídeo? Isso tudo é óbvio. O ponto é "A gente tem que fazer algo"? Avá.
E o pessoal batendo palma como se fosse inovador. Ta crítico a coisa.
O que eu vejo é umas alfinetadas bem bunda mole no ateísmo militante com medo de citar nomes. Veja, não é negando a religião do povo que se faz mudança, mas também não é fingindo que Marxismo não tem viés ateu que vai convencer as massas.
infelizmente isso já aconteceu em outros vídeos do canal, criticar espantalhos comunistas e ao mesmo tempo usar espantalhos ateístas é um tanto quanto hipócrita por parte do Gustavo
@@RafaelMittag É claro como o dia que ele tá tentando se alavancar pra ganhar afeto de pessoas religiosas. Só que lá na frente o povo percebe, num da pra ficar fingindo ser outra coisa.
No fundo vai ficar tentando arranjar briga com gente do mesmo campo na ansia de virar um henry bugalho da vida.
Muito boa essa conversa. Parabéns. Felicidades pra todos.