É por isso que eu julgo importante aparecer gente como o Santinelli, porque o cara faz esse combate na forma do humor.... Ele sozinho conseguiu fazer a JP inteira quebrar o discurso da liberdade de expressão sem limites.... A resposta é essa, o combate ideológico direto....
É foda, pq boa parte da esquerda é trabalhadora e nesta jornada de merda 6x1,o cara geralmente está trabalhando neste dia,ou está demasiadamente cansado para ir para estes movimentos. Em contrapartida é só vcs observarem o público bolsonarista, que é majoritariamente formado por patrões e pessoas aposentadas,ou seja, a direita leva vantagem neste tipo de articulação. Só uma mera opinião.
Sério mesmo que você acha que todas aquelas pessoas na Paulista eram burgueses e aposentados? Não entendo essa recusa da Esquerda em admitir que a Direita conseguiu arrebatar o povo trabalhador para as suas fileiras. Enquanto a Esquerda não abandonar as pautas identitárias e se engajar na luta pelo trabalhador, ou seja, no marxismo sindicalista mesmo, vai continuar sendo vista como um grupelho de intelectuais universitários, que odeiam tudo o que o povo mais gosta (religião, família, futebol, churrasco e etc). Foi a própria Esquerda quem caiu nesse beco sem saída.
Maioria das manifestaçao são no domingo e os trabalhadores vão msm cansados pra atos bolsonarista pq a causa é válida. Estão cansados de serem assaltados nas ruas, roubados pelo governo. Coisas q o lula defende por ninguém vai em manifestação de esquerda.
E em que momento ele negou? Ele só disse que maior parte da direita consegue participar pq tem menos funções e mais tempo, não deixam de ser trabalhadores.
@@hey_imriver Sem problemas, camarada. Estou aqui pra contribuir na luta contra o facismo. Pena que vocês não, por discordarem de Lula. Erro óbvio de estratégia. Vocês perdem apoio de quem gosta do Lula, e o PT perde apoio de quem segue vocês. Quem ganha é o facismo.
@@macdowellbc6256Olha, se isso é real eu esperava mais do ICL. Ele bajulando o governo a rodo mas estamos vendo ele metendo pau na falta de coragem do governo Lula em enfrentar pautas necessárias, como a isenção de empresas ligadas a igrejas. Por sinal, é um dos orgulhos do canal, ele não ser bancado por partidos ou qualquer coisa do governo.
Gustavo, acho o teu comentário e análise, enriquecedor e esclarecedor.É por aí, tem que aglutinar os opositores da direita.Há pouco, estava ouvindo um vídeo que pregava a revolução.Confesso que é um video que mexe com nossos nervos, sentimos uma vontade enorme no momento em que escutamos, de partir pra ignorância, é preciso pensar no passado, no Vale da Ribeira, do Vlado, do Lamarca e tantos outros, que esperavam uma adesão da população, que não veio.Muito triste o caminho que o planeta está tomando, mas como revolucionários somos um zero à esquerda.Claro que em certos momentos , o sangue sobe, o ideal também, ideal de justiça, de sermos atuantes e melhores do que realmente somos.Mas racionalmente, é balela.A única coisa que poderá fazer a diferença, é a educação, conscientização e o povo ir pras ruas.Cadê a Une? O Vamos pra rua? Os sindicatos? Ao meu ver, estamos ferrados enquanto não houver essas manifestaçoēs, é apenas o que nos resta, é assustador.
O dito trabalhador hoje está rodando de Uber, é evangélico e é Bolsonarista. O grande bastião do Nordeste é a semiárido nordestino e uma parte das grandes capitais. Se o Bolsonarismo chegar ao Nordeste, aí sim teremos consequências trágicas para a esquerda, como por exemplo a perda dos governos do nordeste, aí sim o problema virá!
Vou dizer hein Gustavo, suas análises tem sido cada vez melhor! Mesmo dentro da esquerda radical eu quase não vejo isso, percebo que o pessoal fica mto na superficialidade e ficam de "meme" ao invés de fazer a análise concreta e material dos nossos problemas
Vídeo muito bom. As vezes tu fala difícil e eu não entendo o sentido da frase mas em seguida vou pesquisando o que quer dizer cada palavra. Esse exercício mental ajuda muito a formar uma opinião assim que temos o entendimento.
Acredito que devemos ter um ´´influencer´´ comunista com uma didática mais simples, pq os termos são muito acadêmicos e a maioria dos trabalhadores n conseguem ir atrás ou não querem ir atrás de saber o que cada palavra significa, precisamos de um agitador que realmente fale a língua do povo.
@@thaynaartmann6609 O chavoso acho que é o mais perto que temos, gosto do Galo mas ele não é comunista e tem um posicionamento que distancia os trabalhadores de outras regiões, o foco dele é a quebrada de SP, não do Brasil em si.
Eu entendo de uma forma diferente. O perfil do público que compareceu foi de modo geral, homens de meia idade a idosos extremamente mobilizados pela religião. As igrejas tem esse poder de mobilização e nO necessariamente o Bozó.
Viu meia duzia de videos postados por paginas de Esquerda e acha que tem analise suficiente pra definir o publico que esteve na manifestação KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tem que fazer video com foto mano... vamo juntar com o Jones Manuel e fazer um catarse de um documentário que consiga filosoficamente decupar os problemas e futuros possiveis. Trazendo argumentação do porque a fé é algo humano e porque a evangelhização da politica é criminosa.
Achar que o lula mostrará sua força é um idealismo sem lastro na realidade. O PT é um partido burguês, que trocou a militância para eleitores e faz mais de 20 anos que isso acontece. E como toda social democracia se degenera à direita, o lula de antes não é o lula de hoje, não espere que ele faça isso. Quem precisa fazer é a esquerda radical, e não temos números, todo aquele que se considera comunista necessita estar organizado em algum partido, de preferência a UP.
Na minha perspectiva só há uma alternativa, isso a médio e longo prazo: mobilização e politização da classe trabalhadora! Pra isso, os sindicatos e organizações de classe são essenciais. Mas aqui reside o calcanhar de Aquiles. Penso que são 4 pontos que devemos refletir, e rápido, para tentar mobilizar a classe novamente: 1 - Os sindicatos de maneira geral, estão cooptados por essa "esquerda" liberal-progressista. Lá nos governos Lula e Dilma, preferiram se calar, mesmo diante dos ataques estruturais sistemáticos que sofremos, mesmo sem as transformações básicas que precisávamos, em prol de manter o apoio ao projeto então em vigor. Aqui na Bahia por exemplo tem sindicato que não ganha nada do governo a quase 20 anos e não se mobiliza pra não desgastar o partido dos trabalhadores. 2 - Os sindicatos foram duramente atacados desde o golpe de 2016, o que fragilizou ainda mais as estruturas organizacionais da classe trabalhadora. 3 - Com o avanço do reacionarismo, do conservadorismo, representados pelo crescimento das igrejas evangélicas, sobretudo entre a classe trabalhadora, como alcançar essa parcela da população? 4 - A incapacidade da esquerda de dar respostas claras, precisas, objetivas e de curto prazo para problemas reais da população: violência, perda do valor do salário, sistema de saúde, de educação, de transporte público...
Os sindicatos sequer se preocupam com trabalhadores sem associação e vínculo trabalhista muito menos com PJs. Não fazem nada pra atrair esta realidade de quase 30 milhões de trabalhadores, mas a esquerda radical tb recusa essa realidade botando em programas o olhar só sobre a CLT e "fim da demissão sem justa causa", coisas que estão muito longe do mínimo da realidade do trabalhador hoje.
A Esquerda é muito poderosa, a meu ver, mas muito desorganizada também, é como um gigante que não sabe se mover direito, pois as pernas e os braços não dialogam entre si
Erro seu, a esquerda é muito organizada e domina vários espaços de poder. A direita é mais desorganizada, eles não possuem nenhum partido, por exemplo.
@@arthurcoelho7463 é doido é? dos 29 partidos registrados no TSE, apenas 2 são de esquerda: PCB e UP... ok, PSOL ainda tem uma chance de mostrar que peita o sistema lá na raiz. De resto, meu amigo, é tudo de direita. A maioria disfarçada de "social democracia".
Tem procurar entender os anseios dos pobres e dos trabalhadores isso sim é o que falta nisso que chamamos de esquerda, a direita a sua maneira degenerada queira ou nao é quem chega no povao, principalmente pelas igrejas que por sinal cresceram muito no processo de social consumismo proporcionado pelo Lula
Não, a esquerda progressista que é o probelma, ela aca focando em pautas menores no lugar de lutar pelas principais pautas. Pra eles o grupinho defendido é mais importante que a classe trabalhadora. Olha aquela galera do PSOL. Voce acha mesmo que lutam pela classe trabalhadora? eles trabalham em prol de minorias, independente de quem seja.
E o problema que pode ser grande em 2026: serão eleitos 2 senadores!!!!! Agora imaginem RS, SC, PR, MG, SP, MT, MS, GO, DF....... dá até medo da reaça!!!!!
ISSO POR ACASO É NOVIDADE????? KKKKKKKKKK AH CLARO! VOCÊS ESTAVAM PREOCUPADO EM DERRUBAR O BOZO E SE ELE TAVA USANDO MASCARA NÃO É MESMO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vídeo incrível!! Tocou em um ponto em que venho pensando bastante recentemente. A esquerda brasileira não sabe conversar com o povo, ela não conhece o povo que possui, e esse povo acaba ficando marginalizado e cada vez mais abandonado, ficando sucetíveis e vulneráveis a discursos extremos, aí entra a extrema direita do Brasil, que conhece MUITO BEM o povo brasileiro, sempre acolhendo eles com discursos extremos e falácias de um "inimigo invisível", usando o poder emocional que a religião possui na vida dos brasileiros. O brasileiro passou tanto tempo abandonado pela esquerda, que qualquer carinho que a extrema direita fazer neles, já os converte, daí é só questão de tempo até radicalizarem esses brasileiros, e a extrema direita sabe muito bem fazer isso através de palavreados, gírias, mostrar que eles também "são brasileiros" como nós e é claro, através do discurso extremo. Acho esse ponto MUITO importante, pois o brasileiro médio é totalmente analfabeto político, não pesquisa, não vai atrás de informações, e a direita sabe disso, o que torna o trabalho deles muito fácil de se realizar, enquanto a esquerda está parada no tempo, procrastinando cada vez mais as lutas sociais...
Se alguém que se intitula esquerda assume o poder, mas não resolve o problema, faz o povo desacreditar. Isso não acontece com a direita, talvez porque não se espera que eles resolvam.
Nem vou entrar na questão do Comunismo, que não me seduz. Mas vamos pensar, o que nós, cada um de nós, pode fazer fora da internet. Tanto em termo de cooperação, para auxiliar os desempregados, os jovens, a terem melhor empregabilidade, e também de conscientização. Cada um olhar o que pode fazer fora da internet, na prática, no seu meio. No trabalho nem pensar, pois está coalhado de bolsonaristas, quando melhor o emprego, pior. Eu aqui em Portugal, já tenho esbarrado em alguns, finjo de morta. Mas eu sempre fui uma pessoa ativa contra injustiças. No meu prédio em Campinas, eu era uma lenda urbana. Sempre me levantei contra arbitrariedades contra os moradores e injustiças. Tipo, eu denunciei o prédio por ações contra o porteiro do prédio. Simplesmente mudaram o filtro de água para o último andar, depois do alcance do elevador. Muitos vêem, são contra, mas poucos tem coragem de se levantar. E ainda que o discurso seja bom, na prática exploram a diarista e negam comida. Essa é a realidade que temos. Mas temos urgente que pensar em algo fora da bolha da internet.
o irônico de tudo isso, ao meu ver, é que, em âmbito eleitoral, existiam pessoas que já explicitavam todas essas questões que o Gustavo e o Safatle estão dizendo. Por exemplo? Ciro Gomes. o ponto é que, em nenhum momento, de 2018 pra cá, foi levantada a possibilidade, por pessoas como Gustavo e Safatle, com forte influência na esfera pública mais à esquerda, de considerar um processo de esforço para que o Ciro pudesse ser eleito ou ganhasse maior voz no debate eleitoral. Digo isso porque acompanho ele desde 2016, e ele continua sendo massacrado por qualquer tipo de pretexto. Se nós, enquanto pessoas ideologicamente à esquerda, estamos debatendo maneiras de ocupar o poder político com alguém que, de fato, lute por nossas causas, penso que como nós, de esquerda, conduzimos esse processo nas duas últimas eleições foi extremamente burra ou mal planejada, porque claramente sabíamos que o PT seria um retrocesso.
PROGRESSO ERA REELEGER O 22, PRA ALEGRAR A BURGUESIA E AUMENTAR A CHANCE DA REALIDADE MATERIAL ARREBATAR O GADO DISSIDENTE? Pq dentro da democracia burguesa o ciWHO é pior ainda que o atual... Não seria um 80! Nem 50 pra ficar numa menos PIOR dentro da democracia BURGUESA!
Ciro é um reacionário q está muito mais perto do bolsonarismo q a esquerda liberal, ele não tem vergonha de se aliar a neonazistas travestidos de QTP, como o PCO tb faz
Concordo e acompanhei isso tb. PT errou, por ego, medo ou conciliação, em não colocar o Hadad como vice de Ciro Gomes. Ciro, em 2022, não quis se juntar ao PT, aí desandou. Começou a escorregar nos discursos
O Ciro Gomes morreu em 2021 quando o Lula foi solto. Ponto. O cara não mobiliza ninguém a não ser uma classe média antipetista, hoje não faz isso nem mesmo no Ceará.
1 milhão seria a Paulista inteiramente tomada de cabo a rabo e arredores. Mas mesmo assim os caras têm uma capacidade de mobilização gigante, e se fizerem agenda, vai aumentar
Foi dito que no auge era 180k. Eu chuto 200k, e é isso ai. Não deixa de ser expressivo, é sério, e só o começo. Mas qlqr número acima disso, é delírio.
A esquerda desaprendeu a fazer protesto! Ja vi mtos protestos durante a semana, no horário q estamos trabalhando , mtos são da escala 6x1, eai faz como!? Fora a péssima comunicação.
Gaio, é muito dificil entender e imaginar um processo de mobilização, politização das bases de esquerda, trabalhadores. Quando há perguntas no sentido de construção, planejamento a resposta é sempre que não se idealiza, mas sinceramente acho que isso deve passar pelo processo de imaginar o que queremos desse pais, só falar de revolução é meio vago e até distante. Precisamos sonhar, mesmo correndo o risco de soar piegas kkkkkk. Mas é o que eu vejo. Vamos dizer o que queremos desse pais e mostrar onde é possivel chegar, e claro, é necessário sim tomar cuidado com o idealismo, mas o esboço é necessario num cenario onde nós estamos tão sem perspectiva. O que vc acha disso?
Sonho meu é o Eduardo Moreira sendo cada vez mais influente com o ICL, a ponto de ajudar a manter a memória do brasileiro sempre fresca para não normalizar a injustiça.
@@MatheusCampos-ex8et Não é mesmo, nessa pauta você e a direita estão juntos. Se te parece sensato, você deve ser mais um que acha que Lula foi eleito presidente, governador, prefeito, deputado, líder do congresso, procurador geral... Mesmo depois de três tentativas de golpe recentes você querer cobrar mais "enfrentamento" do governo mais pressionado da história é ridículo. A polícia está com a direita. As forças armadas. A maior parte do judiciário. São maioria no senado. No congresso. Nos governos estaduais. Nas câmaras. Nas prefeituras. A mídia é de direita. Os atores internacionais imperialistas dão suporte financeiro, estratégico e midiático pra direita. O que é que tu acha que vai acontecer se o governo não souber conciliar com a ditadura do centrao?? Eu te digo. Vai morrer muito mais gente. E você terá parte nisso. A política institucional é feita de diplomacia. Não tem espaço pra radicalidade. Sem uma base institucional sólida, nunca conseguiremos conscientizar a maioria da população para revolução. Não temos milhões de dólares de lobby israelense pra pagar manifestações com realidade virtual e carro alegórico. Não temos o maior polo de comunicação da América Latina fazendo campanha de "o gigante acordou". Acorda pro materialismo dialético e pare de viver nessa nánia metafisica achando que jones manuel vai ganhar eleição pra presidência um dia sem fazer acordos com os mais diversos campos da política institucional...
Engraçado como o comentário some quando alguém fala qualquer coisa que não seja repetir o discurso de influencer feito papagaio.. Depois vão dizer que são contra censura kkkk
Andamos em passos tão lentos para a transformação da nossa classe que sou muito pessimista com relação a esse assunto! Quando deixaremos de estar em redes sociais discutindo a manutenção da nossa existência e passaremos à ação efetiva. Olho para o lado e vejo uma juventude cada vez mais alienada e presa às suas redes.
Os protestos são sempre em dia de semana. Jamais protestarei e verei colegas de esquerda protestante, e quem sabe criar oportunidades de engajamento real com presença física, com movimentos de quinta-feira. A direita já sabe há mais de 10 anos que movimento ganha porte sendo feito em domingos e apenas em domingos.
Essa mobilização pra mim vem de: - eles tem ódio, e ódio mobiliza mais que amor. O dia que a esquerda voltar a sentir ódio as coisas tendem a melhorar. A esquerda disney não sai do lugar. - muitos tem costume/experiência com organização, principalmente pela igreja. A esquerda não está organizada há muito tempo. Não é mais da rotina da pessoa. - financiamento - há um líder que de fato mobiliza, pauta debate. - o conservadorismo tem um caráter internacionalista, existe uma retroalimentação entre as extremas direita do mundo. Enquanto a esquerda é difusa internamente e externamente.
vc tem que convidar esse VLadimir pra conversar.... uma pergunta... toda vez que o capitalismo, o nazismo e o faxo-socialismo italiano falharam foram as forças Anarquistas que estabeleceram a ordem? onde entra o Anarquismo na história politica durante a guerra e retomada a Itália fascista?
Por outro lado, se observa que a direita vem percebendo que a democracia não os favorece, se tornou um jogo arriscado, em que eles podem perder espaço. O que os fez se unir a extrema-direita e promover golpes recentes!
A anistia permissiva q liberou assassinos torturadores de 1964 deixa uma lição : O cumprimento da JUSTIÇA é didático!!! Precisamos deixar essa lição p novas gerações! #SEMANISTIA
meu sonho era ir numa manifestação de esquerda nesse pique mas pelo visto isso ta longe de acontecer, me perguntei muito onde tava a esquerda pra dar um apavoro nessa passeata do diabo
Infelizmente a realidade é que... enquanto Bolsonaro vai pro leléu, aquilo que está por trás dele permanece. Próxima eleição, Tarcísio vem com força, de forma muito mais hábil, sem deixar tão claro as intenções. Mas a turminha por traz é a mesma. E o potencial de estrago também.
Os Trabalhadores e a esquerda estão desmobilizados. A Classe Trabalhadora vai pra rua com base em pautas concretas, como aumento de salários e melhores condições de trabalho e de vida. Teria que se unir em torno de pautas como contrarreforma Trabalhista, p.ex. Infelizmente a esquerda perdeu o contato com a base, como disse o Mano Brawn.
Nós que lutamos por direitos sexuais e reprodutivos tamo aqui lutando contra a suspensão duma Nota Técnica que dizia o óbvio sobre aborto legal, e denunciando há meses o fechamento do serviço de aborto legal mais importante de São Paulo. Domingo agora tem marcha transmasculina, o movimento trans e intersexo está extremamente mobilizado, apesar de suas crianças e adolescentes serem atacadas diariamente pra gerar capital político O problema é achar que a luta contra a direita só se faz falando em "classe trabalhadora" e numa classe trabalhadora que é de homens brancos cis hetero. Aprendam com as lutas e potencias das mulheres e do movimento LBGTI, pq a gente tá exausta de ter nossa luta por sobrevivência e dignidade básicas negligenciada e até ridicularizada como "pauta identitária"
Está cada dia mais difícil ouvir as falas da esquerda revolucionária. Simplesmente passa o tempo e a única coisa que se faz é "nossa tarefa imediata é pautar a discussão" 38:18, e para por ai po, não vai pra canto nenhum. É realmente ótimo ouvir essas falas quando você está no início de uma formação política, mas quando vc está há anos ouvindo a mesma coisa e repara que não houve nada de concreto em termos de avanço, é insuportável ouvir a mesma coisa mais uma vez. Se daqui para as próximas eleições e na disputa em si, a esquerda revolucionária não for capaz de mobilizar sua base ou disputar institucionalmente eu não vejo sentido algum de continuar ouvindo as mesmas falas. Ah, e disputar não é fazer oq o Jones fez em Pernambuco, disputando o governo (certo de que nã há nem chance) ao invés de disputar algo onde a disputa é real.
Nunca entra na cabeça dos caras isso. Ser competitivo eleitoralmente é ter acesso à recursos, mídia e espaços da opinião pública. É um fato material que eles se recusam a aceitar, mas determinante já que não tem recursos.
Por favor, faça um vídeo sobre a ilha de Marajó. Porquê nenhum conteúdo sobre essa grave denúncia,? Já que a esquerda se preocupa tanto com nossas crianças.
Cara , seus audios tem um volume alto excelente ! Gratidao ! Assisto os seus videos arrumando cozinha e a casa , entao é muito importante videos que eu possa fazer as coisas pela casa e escutar bem essas aulas críticas ❤
Acho que não é por aí, tem outro aspecto que o campo da esquerda tem muitíssima dificuldade de falar sobre. Os campos de discussão ideológicos mudaram, e são espaços que não temos como vencer. Explico: as forças políticas ideológicas se organizavam em espaços para que essas ideias fossem compartilhadas. No caso da esquerda, os sindicatos e os movimentos sociais e etc exerciam essa função. No mundo atual do capitalismo tardio, esses espaços não apenas foram esvaziados como eles foram substituidos pela internet e pelos templos religiosos. Em ambos os espaços, o que importa é o volume. E em espaços onde o importante é o volume para se sobressair, nós sempre perderemos. Não porque não podemos produzir o tanto quanto eles, mas nós temos um filtro ético que eles não tem. Ou seja, 1 vídeo/postagem nossa fazendo uma análise coerente dos fatos, 10 postagens deles falando abobrinha. A revolução, antes de tudo, perpassa por uma relação de força. Não há justiça ou coerência. "Os justos precisam se fazer fortes para dizerem que são justos". A força/violência tem um papel histórico importantíssimo. A pergunta que fica é: teriamos possibilidade de nos fazermos mais fortes do que a burguesia, em um mundo onde a classe dominante tem o potencial para destruir o mundo belicamente falando? Posso estar sendo pessimista. Mas me parece que a suposta morte da esquerda, é rever o seu papel nessa luta: hérois em uma guerra perdida. Seremos atropelados, mas atrasaremos o fim tanto quanto pudermos.
O que ele falou sobre se a eleição for diferente. Temos o MBL dando fortes acenos ao bolsonarismo. Provavelmente eles não puxariam o voto nulo. Defenderiam o voto ao Bolsonaro. O Kim já disse que se o Bolsonaro o convocar para uma Frente Ampla contra o PT, ele aceitaria.
Primeiro: não existe movimento bolsonarista grátis. O que podemos sim nos preocupar a falta de "comunhão" ou auxilio entre a esquerda (inclusive financeiro), coisa que a extrema direita com o auxílio das igrejas que operam com a Teologia da Dominação conseguem manifestar. Gostaria de ver seus ensaios em sites ou blog, Gustavo. Sempre gosto das suas referências e organização de pensamento.
Mano Brown já disse: “tem que voltar pra base. Tem que pisar na rua, tem que entrar na favela, chamar o povo”. A esquerda tem que ser menos acadêmica e mais simples em expressar suas ideias tem que falar a linguagem do povo hoje, infelizmente, Bolsonaro consegue levar muitos manifestantes para as ruas. Precisamos levar o trabalhador para as ruas e quebrar esse monopólio da direita.
O pt abraçou o burocratismo e abandonou a base faz tempo , o PSOL vai junto , conciliação de classe tem preço e consequência , lançar candidatura com marta é sinal que já deu
# É Centrão? Eu digo NÃO! Vamos fazer campanha p/ os nossos familiares e amigos não votarem no centrão!! O centrão quer poder e dinheiro, e sempre pende para a direita.
É por isso que eu julgo importante aparecer gente como o Santinelli, porque o cara faz esse combate na forma do humor.... Ele sozinho conseguiu fazer a JP inteira quebrar o discurso da liberdade de expressão sem limites.... A resposta é essa, o combate ideológico direto....
Concordo plenamente!!
o foda é ter o culhão de tomar porrada igual santinelli, é facinho ser destruído se incomodar demais
Esse aqui é facilmente um dos cortes top 5 do canal
É foda, pq boa parte da esquerda é trabalhadora e nesta jornada de merda 6x1,o cara geralmente está trabalhando neste dia,ou está demasiadamente cansado para ir para estes movimentos. Em contrapartida é só vcs observarem o público bolsonarista, que é majoritariamente formado por patrões e pessoas aposentadas,ou seja, a direita leva vantagem neste tipo de articulação. Só uma mera opinião.
Sério mesmo que você acha que todas aquelas pessoas na Paulista eram burgueses e aposentados? Não entendo essa recusa da Esquerda em admitir que a Direita conseguiu arrebatar o povo trabalhador para as suas fileiras. Enquanto a Esquerda não abandonar as pautas identitárias e se engajar na luta pelo trabalhador, ou seja, no marxismo sindicalista mesmo, vai continuar sendo vista como um grupelho de intelectuais universitários, que odeiam tudo o que o povo mais gosta (religião, família, futebol, churrasco e etc). Foi a própria Esquerda quem caiu nesse beco sem saída.
Maioria das manifestaçao são no domingo e os trabalhadores vão msm cansados pra atos bolsonarista pq a causa é válida. Estão cansados de serem assaltados nas ruas, roubados pelo governo. Coisas q o lula defende por ninguém vai em manifestação de esquerda.
pare de nega a realidade todos são trabalhadores
E em que momento ele negou? Ele só disse que maior parte da direita consegue participar pq tem menos funções e mais tempo, não deixam de ser trabalhadores.
A realidade é que o Lule não é aclamado pelo povo igual o Bolsonaro
Esse vídeo é obrigatório para todo e qualquer trabalhador entender o contexto em que nos encontramos. Excelente, Gaiofato!
E tu acha que trabalhador entende sequer o vocabulário desses caras? 😂😂
@@Sub4-k7uObrigado pelo engajamento, camarada. Você está ajudando na difusão das ideias pra mais pessoas, continue assim ✊
@@hey_imriver Sem problemas, camarada. Estou aqui pra contribuir na luta contra o facismo.
Pena que vocês não, por discordarem de Lula. Erro óbvio de estratégia.
Vocês perdem apoio de quem gosta do Lula, e o PT perde apoio de quem segue vocês. Quem ganha é o facismo.
@@hey_imriver bora compartilhar a sua senhora, "camarada"?
Vale a pena vocês reagirem a fala do Eduardo Moreira no ICL 1⁰ edição, aos 9m.
Ele fala da falta de organização e método que ainda precisamos fazer.
Excelente citação!
ICL é pago pelo Instituto Lula
@@macdowellbc6256Olha, se isso é real eu esperava mais do ICL. Ele bajulando o governo a rodo mas estamos vendo ele metendo pau na falta de coragem do governo Lula em enfrentar pautas necessárias, como a isenção de empresas ligadas a igrejas.
Por sinal, é um dos orgulhos do canal, ele não ser bancado por partidos ou qualquer coisa do governo.
@@macdowellbc6256. Pqp! Santa ignorância! 😂😂😂😂
Eduardo Moreira é milionário. Jura mesmo que o Lula paga pra ele ficar mais rico?
Comunismo não é amor, é um martelo 🔨 ao qual se golpeia o inimigo
Maozedong
Golpeia a constituição tbm kkk
Não só golpeia, mas o comunismo só resiste pela pregação.
Pregação no sentido de discurso, voz ativa.
@@alphaferrero2655 sim! quando a constituição atual não garante direito ao trabalhador e só garante ao burguês, tem que golpeá-la mesmo.
Realidade: nunca trabalharam um dia na vida
@@lucas_s1realidade: levou uma nação do arado de boi ao espaço em 20 anos
Gustavo, acho o teu comentário e análise, enriquecedor e esclarecedor.É por aí, tem que aglutinar os opositores da direita.Há pouco, estava ouvindo um vídeo que pregava a revolução.Confesso que é um video que mexe com nossos nervos, sentimos uma vontade enorme no momento em que escutamos, de partir pra ignorância, é preciso pensar no passado, no Vale da Ribeira, do Vlado, do Lamarca e tantos outros, que esperavam uma adesão da população, que não veio.Muito triste o caminho que o planeta está tomando, mas como revolucionários somos um zero à esquerda.Claro que em certos momentos , o sangue sobe, o ideal também, ideal de justiça, de sermos atuantes e melhores do que realmente somos.Mas racionalmente, é balela.A única coisa que poderá fazer a diferença, é a educação, conscientização e o povo ir pras ruas.Cadê a Une? O Vamos pra rua? Os sindicatos? Ao meu ver, estamos ferrados enquanto não houver essas manifestaçoēs, é apenas o que nos resta, é assustador.
O dito trabalhador hoje está rodando de Uber, é evangélico e é Bolsonarista. O grande bastião do Nordeste é a semiárido nordestino e uma parte das grandes capitais. Se o Bolsonarismo chegar ao Nordeste, aí sim teremos consequências trágicas para a esquerda, como por exemplo a perda dos governos do nordeste, aí sim o problema virá!
Vou dizer hein Gustavo, suas análises tem sido cada vez melhor! Mesmo dentro da esquerda radical eu quase não vejo isso, percebo que o pessoal fica mto na superficialidade e ficam de "meme" ao invés de fazer a análise concreta e material dos nossos problemas
tb acho. falta coisas mais propositivas.
Que vídeo bom
Valeu!
Não sei quantas pessoas cabem lá na paulista mas a avenida estava cheia no limite de sua capacidade. Sem honestidade não há credibilidade.
Vídeo muito bom. As vezes tu fala difícil e eu não entendo o sentido da frase mas em seguida vou pesquisando o que quer dizer cada palavra. Esse exercício mental ajuda muito a formar uma opinião assim que temos o entendimento.
Acredito que devemos ter um ´´influencer´´ comunista com uma didática mais simples, pq os termos são muito acadêmicos e a maioria dos trabalhadores n conseguem ir atrás ou não querem ir atrás de saber o que cada palavra significa, precisamos de um agitador que realmente fale a língua do povo.
@@AkirAMFconcordo
@@AkirAMFpor isso dói muita fé tbm ao chavoso da USP, ao galo....
@@thaynaartmann6609 O chavoso acho que é o mais perto que temos, gosto do Galo mas ele não é comunista e tem um posicionamento que distancia os trabalhadores de outras regiões, o foco dele é a quebrada de SP, não do Brasil em si.
beijos de luz. Estevão Ferreira
Na moral, a qualidade dos cortes de 2024 subiu muito! Parabéns, camarada! Achei o conteúdo muito produtivo.
Muito bom. Analise perfeita!!!
Que aula ❤
Isso vai desgastar vai mas se desgaste por algo que valha ❤ que comentário.
Eu entendo de uma forma diferente. O perfil do público que compareceu foi de modo geral, homens de meia idade a idosos extremamente mobilizados pela religião. As igrejas tem esse poder de mobilização e nO necessariamente o Bozó.
Viu meia duzia de videos postados por paginas de Esquerda e acha que tem analise suficiente pra definir o publico que esteve na manifestação KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tem que fazer video com foto mano... vamo juntar com o Jones Manuel e fazer um catarse de um documentário que consiga filosoficamente decupar os problemas e futuros possiveis. Trazendo argumentação do porque a fé é algo humano e porque a evangelhização da politica é criminosa.
Um dos melhores reacts do ano. Precisa ser difundido em toda a web.
Gustavo é ótimo,seus vídeos faz diferença na informação
Ta gigante em mano... voa mlk!!!
Mt top
A minha percepção é o público Bolsonarista e mais engajado na ruas e nas redes sociais, gostaria muito quê isso mudasse e o Lula mostrasse sua força
Já era esperado que fosse assim; Lula não pode se mover além do que é permitido; a política é um jogo de cartas marcadas.
Achar que o lula mostrará sua força é um idealismo sem lastro na realidade.
O PT é um partido burguês, que trocou a militância para eleitores e faz mais de 20 anos que isso acontece.
E como toda social democracia se degenera à direita, o lula de antes não é o lula de hoje, não espere que ele faça isso.
Quem precisa fazer é a esquerda radical, e não temos números, todo aquele que se considera comunista necessita estar organizado em algum partido, de preferência a UP.
Lula não fez isso em 2003-2010. Não tem um pq começar a fazer em 2024. Limitação dele e do partido. Cabe a nós, como classe, fazer a agitação popular
@@bifaaaaaa eles não fazer manifestações só vai fortalecer a direita Bolsonarista e teoria da consideração de quê as urnas foram fraudadas.
Excelente @@bifaaaaaa
Na minha perspectiva só há uma alternativa, isso a médio e longo prazo: mobilização e politização da classe trabalhadora! Pra isso, os sindicatos e organizações de classe são essenciais. Mas aqui reside o calcanhar de Aquiles. Penso que são 4 pontos que devemos refletir, e rápido, para tentar mobilizar a classe novamente:
1 - Os sindicatos de maneira geral, estão cooptados por essa "esquerda" liberal-progressista. Lá nos governos Lula e Dilma, preferiram se calar, mesmo diante dos ataques estruturais sistemáticos que sofremos, mesmo sem as transformações básicas que precisávamos, em prol de manter o apoio ao projeto então em vigor. Aqui na Bahia por exemplo tem sindicato que não ganha nada do governo a quase 20 anos e não se mobiliza pra não desgastar o partido dos trabalhadores.
2 - Os sindicatos foram duramente atacados desde o golpe de 2016, o que fragilizou ainda mais as estruturas organizacionais da classe trabalhadora.
3 - Com o avanço do reacionarismo, do conservadorismo, representados pelo crescimento das igrejas evangélicas, sobretudo entre a classe trabalhadora, como alcançar essa parcela da população?
4 - A incapacidade da esquerda de dar respostas claras, precisas, objetivas e de curto prazo para problemas reais da população: violência, perda do valor do salário, sistema de saúde, de educação, de transporte público...
Os sindicatos sequer se preocupam com trabalhadores sem associação e vínculo trabalhista muito menos com PJs. Não fazem nada pra atrair esta realidade de quase 30 milhões de trabalhadores, mas a esquerda radical tb recusa essa realidade botando em programas o olhar só sobre a CLT e "fim da demissão sem justa causa", coisas que estão muito longe do mínimo da realidade do trabalhador hoje.
Qria ver o Safatle com o Jones numa live semanal, ia ser brabo
Assiste o meme do "E U LULA EIN?? I U PETÊ???" que dá na mesma 😂😂😂
@@Sub4-k7u ué
Esse conteúdo é valioso demais! Um dos melhores videos Gustavo 🫰🏽
A Esquerda é muito poderosa, a meu ver, mas muito desorganizada também, é como um gigante que não sabe se mover direito, pois as pernas e os braços não dialogam entre si
a gente tá só no momento catraca: a esquerda só tá servindo pra impedir de ir mais pra direita. Resistem tanto mas esquecem de avançar
O PT desorganiza
O mesmo ocorre com a direita, ambos esquerda e direita é uma moeda de dois lados nesse aspecto de organização
Vai ganhar quem se organizar primeiro
Erro seu, a esquerda é muito organizada e domina vários espaços de poder. A direita é mais desorganizada, eles não possuem nenhum partido, por exemplo.
@@arthurcoelho7463 é doido é? dos 29 partidos registrados no TSE, apenas 2 são de esquerda: PCB e UP... ok, PSOL ainda tem uma chance de mostrar que peita o sistema lá na raiz.
De resto, meu amigo, é tudo de direita. A maioria disfarçada de "social democracia".
Que vídeo foda
"Não é a gente ter que reclamar que o bolsonarista tá indo pro Bolsonaro, é a gente ter que oferecer algo melhor"
Os partidos progressistas tem que procurar e se juntar às torcidas organizadas também, em busca de alcançar as pessoas.
Tem procurar entender os anseios dos pobres e dos trabalhadores isso sim é o que falta nisso que chamamos de esquerda, a direita a sua maneira degenerada queira ou nao é quem chega no povao, principalmente pelas igrejas que por sinal cresceram muito no processo de social consumismo proporcionado pelo Lula
Torcidas organizadas são marginais e bandidos.
Não, a esquerda progressista que é o probelma, ela aca focando em pautas menores no lugar de lutar pelas principais pautas. Pra eles o grupinho defendido é mais importante que a classe trabalhadora. Olha aquela galera do PSOL. Voce acha mesmo que lutam pela classe trabalhadora? eles trabalham em prol de minorias, independente de quem seja.
Já são, o torcedor médio odeia torcida organizada!
👏👏👏👏👏 segue Jonas Manuel gente 🙏
Quem é Jones Manoel?
Um cartaz escrito: "Justiça por Bolsonaro " será fã ou hater?
E o bordão "Lula Livre"?
Também era um pedido por justiça. E adivinha quem falou tudo nos julgamentos e quem ficou quieto.
Excelente, Gus! TMJ
Gaiofatinho, comentando só pra dar doce pro engaja ❤❤
Conteúdo espetacular
E o problema que pode ser grande em 2026: serão eleitos 2 senadores!!!!! Agora imaginem RS, SC, PR, MG, SP, MT, MS, GO, DF....... dá até medo da reaça!!!!!
“A esquerda virou uma forma de traição” é isso.
ISSO POR ACASO É NOVIDADE????? KKKKKKKKKK AH CLARO! VOCÊS ESTAVAM PREOCUPADO EM DERRUBAR O BOZO E SE ELE TAVA USANDO MASCARA NÃO É MESMO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@higornoliObrigado pelo engajamento, camarada. Você está ajudando na difusão das ideias pra mais pessoas, continue assim ✊
Ótimas analises do Safatle.
Vídeo incrível!! Tocou em um ponto em que venho pensando bastante recentemente. A esquerda brasileira não sabe conversar com o povo, ela não conhece o povo que possui, e esse povo acaba ficando marginalizado e cada vez mais abandonado, ficando sucetíveis e vulneráveis a discursos extremos, aí entra a extrema direita do Brasil, que conhece MUITO BEM o povo brasileiro, sempre acolhendo eles com discursos extremos e falácias de um "inimigo invisível", usando o poder emocional que a religião possui na vida dos brasileiros. O brasileiro passou tanto tempo abandonado pela esquerda, que qualquer carinho que a extrema direita fazer neles, já os converte, daí é só questão de tempo até radicalizarem esses brasileiros, e a extrema direita sabe muito bem fazer isso através de palavreados, gírias, mostrar que eles também "são brasileiros" como nós e é claro, através do discurso extremo. Acho esse ponto MUITO importante, pois o brasileiro médio é totalmente analfabeto político, não pesquisa, não vai atrás de informações, e a direita sabe disso, o que torna o trabalho deles muito fácil de se realizar, enquanto a esquerda está parada no tempo, procrastinando cada vez mais as lutas sociais...
Se alguém que se intitula esquerda assume o poder, mas não resolve o problema, faz o povo desacreditar. Isso não acontece com a direita, talvez porque não se espera que eles resolvam.
Nao morreu não: estão bem viva nos bares com pernas cruzadas tomando cheveja fumando cigarros e filosofando.
Enquanto a direita esta ai nas ruas
Caramba, é muito triste isso ser verdade
Esse professor é foda
Parabéns pelo conteúdo Gaiofato 🙏🌺
Bom dia, camaradas! ❤
Fatos!
Cara, bora
Excelente vídeo, Gaiofato! Análise riquíssima e muito bom a autocrítica para o nosso lado.
Valeu pelo conteúdo, camarada!
Que Lenine te abençoe camarada,um beijo de Portugal
😮😮😮
Nem vou entrar na questão do Comunismo, que não me seduz. Mas vamos pensar, o que nós, cada um de nós, pode fazer fora da internet. Tanto em termo de cooperação, para auxiliar os desempregados, os jovens, a terem melhor empregabilidade, e também de conscientização. Cada um olhar o que pode fazer fora da internet, na prática, no seu meio. No trabalho nem pensar, pois está coalhado de bolsonaristas, quando melhor o emprego, pior. Eu aqui em Portugal, já tenho esbarrado em alguns, finjo de morta. Mas eu sempre fui uma pessoa ativa contra injustiças. No meu prédio em Campinas, eu era uma lenda urbana. Sempre me levantei contra arbitrariedades contra os moradores e injustiças. Tipo, eu denunciei o prédio por ações contra o porteiro do prédio. Simplesmente mudaram o filtro de água para o último andar, depois do alcance do elevador. Muitos vêem, são contra, mas poucos tem coragem de se levantar. E ainda que o discurso seja bom, na prática exploram a diarista e negam comida. Essa é a realidade que temos. Mas temos urgente que pensar em algo fora da bolha da internet.
video necessário, Gustavo
Amooo
Vladimir é brabo!
Interessante
Ótimo vídeo, muito relevante nesse momento
o irônico de tudo isso, ao meu ver, é que, em âmbito eleitoral, existiam pessoas que já explicitavam todas essas questões que o Gustavo e o Safatle estão dizendo. Por exemplo? Ciro Gomes. o ponto é que, em nenhum momento, de 2018 pra cá, foi levantada a possibilidade, por pessoas como Gustavo e Safatle, com forte influência na esfera pública mais à esquerda, de considerar um processo de esforço para que o Ciro pudesse ser eleito ou ganhasse maior voz no debate eleitoral. Digo isso porque acompanho ele desde 2016, e ele continua sendo massacrado por qualquer tipo de pretexto. Se nós, enquanto pessoas ideologicamente à esquerda, estamos debatendo maneiras de ocupar o poder político com alguém que, de fato, lute por nossas causas, penso que como nós, de esquerda, conduzimos esse processo nas duas últimas eleições foi extremamente burra ou mal planejada, porque claramente sabíamos que o PT seria um retrocesso.
PROGRESSO ERA REELEGER O 22, PRA ALEGRAR A BURGUESIA E AUMENTAR A CHANCE DA REALIDADE MATERIAL ARREBATAR O GADO DISSIDENTE? Pq dentro da democracia burguesa o ciWHO é pior ainda que o atual... Não seria um 80! Nem 50 pra ficar numa menos PIOR dentro da democracia BURGUESA!
Ciro é um reacionário q está muito mais perto do bolsonarismo q a esquerda liberal, ele não tem vergonha de se aliar a neonazistas travestidos de QTP, como o PCO tb faz
Concordo e acompanhei isso tb.
PT errou, por ego, medo ou conciliação, em não colocar o Hadad como vice de Ciro Gomes.
Ciro, em 2022, não quis se juntar ao PT, aí desandou.
Começou a escorregar nos discursos
O Ciro Gomes morreu em 2021 quando o Lula foi solto. Ponto. O cara não mobiliza ninguém a não ser uma classe média antipetista, hoje não faz isso nem mesmo no Ceará.
Tava hospedado ao lado, impossível ter menos de 400 mil ali. Falar que é menos é ignorar o tamanho do inimigo
pelas fotos beirava a 1 milhão facil, mas entendo uma parte querer minimizar isso
1 milhão é praticamente a população de Campinas vestida com a camiseta da seleção. Por favor, não né!
1 milhão seria a Paulista inteiramente tomada de cabo a rabo e arredores. Mas mesmo assim os caras têm uma capacidade de mobilização gigante, e se fizerem agenda, vai aumentar
Foi dito que no auge era 180k. Eu chuto 200k, e é isso ai.
Não deixa de ser expressivo, é sério, e só o começo. Mas qlqr número acima disso, é delírio.
@@personaltrivia1 milhão é loucura. Mas já estive hospedado ao lado quando deu aproximadamente 200 mil, e dessa vez tinha consideravelmente mais
E essa Jornalista colocando o a rede globo e a rede bandeirantes no bolso com apenas uma pergunta.
❤❤✊🏽✊🏽✊🏽
A esquerda desaprendeu a fazer protesto! Ja vi mtos protestos durante a semana, no horário q estamos trabalhando , mtos são da escala 6x1, eai faz como!? Fora a péssima comunicação.
Gaio, é muito dificil entender e imaginar um processo de mobilização, politização das bases de esquerda, trabalhadores. Quando há perguntas no sentido de construção, planejamento a resposta é sempre que não se idealiza, mas sinceramente acho que isso deve passar pelo processo de imaginar o que queremos desse pais, só falar de revolução é meio vago e até distante. Precisamos sonhar, mesmo correndo o risco de soar piegas kkkkkk. Mas é o que eu vejo. Vamos dizer o que queremos desse pais e mostrar onde é possivel chegar, e claro, é necessário sim tomar cuidado com o idealismo, mas o esboço é necessario num cenario onde nós estamos tão sem perspectiva. O que vc acha disso?
Através do medo o engajamento da direita é forte
Quem impõe medo e violência?
@@macdowellbc6256A direita, como diz o comentário ao qual você respondeu
O Eduardo Moreira podia fechar a paulista com políticos artistas e religiosos de esquerda pra debater aumento do salário mínimo
Ou a redução da jornada de trabalho
Oxi estou comentando na internet... E no vídeo errado ainda ...
Eu iria de BH a SP, por conta própria
@@adrianomedeiros01rs, nem sei se está jo vídeo errado. Li seu comentário como algo propositivo
Sonho meu é o Eduardo Moreira sendo cada vez mais influente com o ICL, a ponto de ajudar a manter a memória do brasileiro sempre fresca para não normalizar a injustiça.
Super necessário.
Muito fod@ essa entrevista ❤
29:50 isso é pura verdade, muitos deputados e políticos da esquerda simplesmente arregaram da luta e deixaram muita gente desamparada.
Outros se somaram à extrema direita no antipetismo, tipo o gaiofato e o cirojones manuel...
@@Sub4-k7u Antipetismo não é exclusivo da direita e criticar um governo com politicas liberais me soa bem razoável.
@@MatheusCampos-ex8et Não é mesmo, nessa pauta você e a direita estão juntos. Se te parece sensato, você deve ser mais um que acha que Lula foi eleito presidente, governador, prefeito, deputado, líder do congresso, procurador geral...
Mesmo depois de três tentativas de golpe recentes você querer cobrar mais "enfrentamento" do governo mais pressionado da história é ridículo.
A polícia está com a direita. As forças armadas. A maior parte do judiciário. São maioria no senado. No congresso. Nos governos estaduais. Nas câmaras. Nas prefeituras. A mídia é de direita. Os atores internacionais imperialistas dão suporte financeiro, estratégico e midiático pra direita.
O que é que tu acha que vai acontecer se o governo não souber conciliar com a ditadura do centrao??
Eu te digo. Vai morrer muito mais gente. E você terá parte nisso.
A política institucional é feita de diplomacia. Não tem espaço pra radicalidade. Sem uma base institucional sólida, nunca conseguiremos conscientizar a maioria da população para revolução.
Não temos milhões de dólares de lobby israelense pra pagar manifestações com realidade virtual e carro alegórico. Não temos o maior polo de comunicação da América Latina fazendo campanha de "o gigante acordou".
Acorda pro materialismo dialético e pare de viver nessa nánia metafisica achando que jones manuel vai ganhar eleição pra presidência um dia sem fazer acordos com os mais diversos campos da política institucional...
Engraçado como o comentário some quando alguém fala qualquer coisa que não seja repetir o discurso de influencer feito papagaio..
Depois vão dizer que são contra censura kkkk
@@Sub4-k7u Mas o seu comentário não sumiu.
Andamos em passos tão lentos para a transformação da nossa classe que sou muito pessimista com relação a esse assunto! Quando deixaremos de estar em redes sociais discutindo a manutenção da nossa existência e passaremos à ação efetiva. Olho para o lado e vejo uma juventude cada vez mais alienada e presa às suas redes.
Os protestos são sempre em dia de semana. Jamais protestarei e verei colegas de esquerda protestante, e quem sabe criar oportunidades de engajamento real com presença física, com movimentos de quinta-feira. A direita já sabe há mais de 10 anos que movimento ganha porte sendo feito em domingos e apenas em domingos.
A Esquerda Morreu? Ainda não.
Deixa chegar as eleições do fim do ano agora e de 2026.
Essa mobilização pra mim vem de:
- eles tem ódio, e ódio mobiliza mais que amor. O dia que a esquerda voltar a sentir ódio as coisas tendem a melhorar. A esquerda disney não sai do lugar.
- muitos tem costume/experiência com organização, principalmente pela igreja.
A esquerda não está organizada há muito tempo. Não é mais da rotina da pessoa.
- financiamento
- há um líder que de fato mobiliza, pauta debate.
- o conservadorismo tem um caráter internacionalista, existe uma retroalimentação entre as extremas direita do mundo. Enquanto a esquerda é difusa internamente e externamente.
eu acho q a gente precisa de mais agitação, mais movimentos, mais convencimento, mais organização . . ta foda dmais
" Pesquisa da USP falou q tinham 185 mil pessoas na Paulista"🤔 parei aí.... Taquepariu.
esse vídeo foi cada tapa na cara
Morreu. E por isso nosso trabalho é tão importante, pra renascer das cinzas, mais forte e mais radical
O Brasil já tá caminhando pra ser pentecostal com ajuda do lula, eu não sei como vai ter esquerda
acho que bateu umas 400 mil pessoas
vc tem que convidar esse VLadimir pra conversar.... uma pergunta... toda vez que o capitalismo, o nazismo e o faxo-socialismo italiano falharam foram as forças Anarquistas que estabeleceram a ordem? onde entra o Anarquismo na história politica durante a guerra e retomada a Itália fascista?
Por outro lado, se observa que a direita vem percebendo que a democracia não os favorece, se tornou um jogo arriscado, em que eles podem perder espaço. O que os fez se unir a extrema-direita e promover golpes recentes!
A anistia permissiva q liberou assassinos torturadores de 1964 deixa uma lição : O cumprimento da JUSTIÇA é didático!!! Precisamos deixar essa lição p novas gerações! #SEMANISTIA
A esquerda deve se organizar e se unir
meu sonho era ir numa manifestação de esquerda nesse pique mas pelo visto isso ta longe de acontecer, me perguntei muito onde tava a esquerda pra dar um apavoro nessa passeata do diabo
Infelizmente a realidade é que... enquanto Bolsonaro vai pro leléu, aquilo que está por trás dele permanece.
Próxima eleição, Tarcísio vem com força, de forma muito mais hábil, sem deixar tão claro as intenções.
Mas a turminha por traz é a mesma. E o potencial de estrago também.
Porra finalmente essa conversa
Os Trabalhadores e a esquerda estão desmobilizados. A Classe Trabalhadora vai pra rua com base em pautas concretas, como aumento de salários e melhores condições de trabalho e de vida. Teria que se unir em torno de pautas como contrarreforma Trabalhista, p.ex. Infelizmente a esquerda perdeu o contato com a base, como disse o Mano Brawn.
Nós que lutamos por direitos sexuais e reprodutivos tamo aqui lutando contra a suspensão duma Nota Técnica que dizia o óbvio sobre aborto legal, e denunciando há meses o fechamento do serviço de aborto legal mais importante de São Paulo. Domingo agora tem marcha transmasculina, o movimento trans e intersexo está extremamente mobilizado, apesar de suas crianças e adolescentes serem atacadas diariamente pra gerar capital político
O problema é achar que a luta contra a direita só se faz falando em "classe trabalhadora" e numa classe trabalhadora que é de homens brancos cis hetero. Aprendam com as lutas e potencias das mulheres e do movimento LBGTI, pq a gente tá exausta de ter nossa luta por sobrevivência e dignidade básicas negligenciada e até ridicularizada como "pauta identitária"
Está cada dia mais difícil ouvir as falas da esquerda revolucionária. Simplesmente passa o tempo e a única coisa que se faz é "nossa tarefa imediata é pautar a discussão" 38:18, e para por ai po, não vai pra canto nenhum. É realmente ótimo ouvir essas falas quando você está no início de uma formação política, mas quando vc está há anos ouvindo a mesma coisa e repara que não houve nada de concreto em termos de avanço, é insuportável ouvir a mesma coisa mais uma vez. Se daqui para as próximas eleições e na disputa em si, a esquerda revolucionária não for capaz de mobilizar sua base ou disputar institucionalmente eu não vejo sentido algum de continuar ouvindo as mesmas falas. Ah, e disputar não é fazer oq o Jones fez em Pernambuco, disputando o governo (certo de que nã há nem chance) ao invés de disputar algo onde a disputa é real.
Nunca entra na cabeça dos caras isso. Ser competitivo eleitoralmente é ter acesso à recursos, mídia e espaços da opinião pública. É um fato material que eles se recusam a aceitar, mas determinante já que não tem recursos.
Há sim, 185 mil né, a USP né...😂😂😂😂
Por favor, faça um vídeo sobre a ilha de Marajó. Porquê nenhum conteúdo sobre essa grave denúncia,? Já que a esquerda se preocupa tanto com nossas crianças.
Porque de acordo com a esquerda isso é pauta da direita conspiracionista
Já tem vários vídeos nos perfis de esquerda, tratando das fake news sobre Marajó.
Cara , seus audios tem um volume alto excelente ! Gratidao ! Assisto os seus videos arrumando cozinha e a casa , entao é muito importante videos que eu possa fazer as coisas pela casa e escutar bem essas aulas críticas ❤
Salve Gaiofato, adoro seus vídeos mas você por acaso já ouviu falar da Manual?
Acho que não é por aí, tem outro aspecto que o campo da esquerda tem muitíssima dificuldade de falar sobre. Os campos de discussão ideológicos mudaram, e são espaços que não temos como vencer. Explico: as forças políticas ideológicas se organizavam em espaços para que essas ideias fossem compartilhadas. No caso da esquerda, os sindicatos e os movimentos sociais e etc exerciam essa função.
No mundo atual do capitalismo tardio, esses espaços não apenas foram esvaziados como eles foram substituidos pela internet e pelos templos religiosos. Em ambos os espaços, o que importa é o volume. E em espaços onde o importante é o volume para se sobressair, nós sempre perderemos. Não porque não podemos produzir o tanto quanto eles, mas nós temos um filtro ético que eles não tem. Ou seja, 1 vídeo/postagem nossa fazendo uma análise coerente dos fatos, 10 postagens deles falando abobrinha.
A revolução, antes de tudo, perpassa por uma relação de força. Não há justiça ou coerência. "Os justos precisam se fazer fortes para dizerem que são justos". A força/violência tem um papel histórico importantíssimo. A pergunta que fica é: teriamos possibilidade de nos fazermos mais fortes do que a burguesia, em um mundo onde a classe dominante tem o potencial para destruir o mundo belicamente falando?
Posso estar sendo pessimista. Mas me parece que a suposta morte da esquerda, é rever o seu papel nessa luta: hérois em uma guerra perdida. Seremos atropelados, mas atrasaremos o fim tanto quanto pudermos.
Qual a pauta concreta pra esquerda ir pra rua?
Boa tarde!!!
O que ele falou sobre se a eleição for diferente. Temos o MBL dando fortes acenos ao bolsonarismo. Provavelmente eles não puxariam o voto nulo. Defenderiam o voto ao Bolsonaro. O Kim já disse que se o Bolsonaro o convocar para uma Frente Ampla contra o PT, ele aceitaria.
Vídeo muito bom! Quero os cortes no Instagram amanhã de manhã. 😂
Tudo culpa do PT a esquerda morreu. Vai lá incrível Gustavo salva o país em 2026 ... vence as eleições!
Primeiro: não existe movimento bolsonarista grátis. O que podemos sim nos preocupar a falta de "comunhão" ou auxilio entre a esquerda (inclusive financeiro), coisa que a extrema direita com o auxílio das igrejas que operam com a Teologia da Dominação conseguem manifestar.
Gostaria de ver seus ensaios em sites ou blog, Gustavo. Sempre gosto das suas referências e organização de pensamento.
CarnaGolpe fora de época
Mano Brown já disse: “tem que voltar pra base. Tem que pisar na rua, tem que entrar na favela, chamar o povo”. A esquerda tem que ser menos acadêmica e mais simples em expressar suas ideias tem que falar a linguagem do povo hoje, infelizmente, Bolsonaro consegue levar muitos manifestantes para as ruas. Precisamos levar o trabalhador para as ruas e quebrar esse monopólio da direita.
O trabalhador hoje nem reconhece a importância do sindicato, quanto mais se filiar. Mas na hora do perrengue, vai lá atrás de "adevogado".
O pt abraçou o burocratismo e abandonou a base faz tempo , o PSOL vai junto , conciliação de classe tem preço e consequência , lançar candidatura com marta é sinal que já deu
# É Centrão? Eu digo NÃO!
Vamos fazer campanha p/ os nossos familiares e amigos não votarem no centrão!!
O centrão quer poder e dinheiro, e sempre pende para a direita.
Gaiogato, vou ter que discordar aqui. O problema não é uma hegemonia reformista, se o PT fosse minimamente reformista a gente tava mil vezes melhor
Hegemonia desmobilizadora