Correção: na viagem à Palestrina - na Itália, numa estada longa, Thomas Mann teve a ideia de escrever "Os Buddenbrooks", o que aconteceu durante o período em que lá esteve, mas retirou dessa viagem momentos importantes que se fazem presentes na obra "Doutor Fausto", a qual foi publicada em 1947, como o trecho citado no vídeo. Obrigado
Professor! Assistindo seus vídeos e sentindo o respeito, o carinho e claramente a gratidão que vc evidências quando vc fala dessas obras de extrema grandeza. Professor, através de seus vídeos eu me aproximei de obras que foi convencido a perder o receio de encontrar dificuldade de ler. E agradeço a vc professor por ter me ajudado muito a estar vivendo um processo de amadurecimento literário. Muito obrigado, professor! Sou seu fã!
Boa noite, professor Marcos! Depois de assistir esse vídeo maravilhoso, não vi outra opção a não ser ler, e só tenho a agradecer por vc ter me convencido a ler esse livro que é simplesmente fantástico, maravilhoso e de uma grandiosidade majestosa! Obrigado pela forma carinhosa com que vc nos faz ler essas obras de um valor imensurável! Eu simplesmente me apaixonei pelo livro! Como um humilde leitor agradeço imensamente essa forma tão carinhoso que através do canal vc nos apresenta e nos faz perder o medo de estar lendo obras tão ricas! Muito obrigado!
Excelente video professor! Vou acrescentar com algumas coisas. O eterno debate filosófico: Settembrini e Naphta. A Montanha Mágica reverbera as ideias pré primeira guerra mundial e as discussões de Settembrini, defensor da razão e do progresso, e Naphta defensor do espírito e da enfermidade. Ambos disputavam a tutela de Hans Castorp, a fim de persuadi-lo quanto ás teorias e crenças que expunham periodicamente em calorosas conversas sobre os mais variados temas, ou melhor, aos que figuravam como essenciais para a compreensões da existência.
Estou a realizar a leitura deste livro e está a ser uma viagem elástica, sem preceito da limitação exterior dos conceitos humanos. Uma expansão da consciência acerca das emoções, da rotina, dos "conceitos", da "saúde", do interstício do tempo e do que significa ser-se 🤍 Cada um de nós é um microcosmos da movimentação e da estagnação que fazem parte do rodopio do Tudo e do Nada. Obrigada pela partilha da sua visão acerca desta obra tão longa e tão curta.
Tô lendo desde o começo do ano, bem em doses homeopáticas devido a uma pós-graduação que acabo de terminar. Agora devo pegar com mais afinco esse livrão que não é fácil, diga-se a verdade. Estou assistindo resenhas como a sua pra me incentivar a continuar, estou na página 180, parece que a leitura tá indo devagar como o tempo naquela "montanha mágica".
Thomas Mann me toca demais. Tonio Kroeger é um dos livros da minha vida. A cada dez anos eu o leio e a percepção é diferente. Desde a adolescência esse livro me acompanha. "Cisne Negro" também é um romance profundo, apesar de pequeno em relação a esses mais famosos. Já disse que seus vídeos fazem um bem danado? Abração.
A Montanha Mágica foi minha leitura de junho. Uau! Confesso que não foi uma leitura fácil, passei por algumas dificuldades mas, cheguei ao final e que final! Acredito que esse é aquele tipo de livro que deve ser lido por todos em algum momento na sua vida. A história apresentada, o clima, a questão do tempo, a morte. Lendo esse livro no momento atual em que vivemos, uma pandemia, e, que varia e várias passagens casam com o nosso Brasil atual. Uma dica que recebi antes de iniciar a leitura foi de prestar atenção no número 7.
Terminei ontem o livro e é fantástico. Além da história completamente diferente, a escrita do Thomas Mann é impressionante, um gênio. Ele tem uma capacidade de reinvenção absurda dentro do próprio livro, com passagens que com certeza ninguém espera. Livro, para mim, muito dificil de ler por conta da complexidade das idéias que o autor traz a partir do diálogo dos personagens e não tem atalhos, o autor de pega pela mão e a leitura é no tempo dele.
Li esse livro ja vai ser uns 2 meses e me perguntei como assim ja vai fazer dois meses que o li ? Mann é demais mesmo,ja pretendo ler essas outras obras que voce mostrou,li A Montanha Mágica mais por curiosidade por esta na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer,só sei que ainda nao esqueci de todo de partes dessa leitura magnífica que foi esse livro.
Na filosofia eu gosto muito de Nietzsche como escritor alemão... Tomás Mann tornou meu escritor favorito... ainda não conheço outros na parte de literatura mas quero conhecer.
Estou bem curiosa p conhecer Thomas Mann. Decidi comecar por Os Buddenbrooks mas ja vi varios vídeos da montanha magica e sou encantada por este livro que nem li ainda. Amo reflexoes sobre o tempo e os q tenham contextos medicos do passado.
Bom dia! Parabéns por esta maravilhosa aula, tanto sobre o autor como sobre a sua obra; já adquiri o livro é assim que possível farei a leitura, que depois deste vídeo, ficará mais emocionante e mais fácil.
Ótima resenha! Já "ensaiei" para ler esse livro algumas vezes, sem sucesso. Agora vou colocar na programação de vez! De Thomas Mann lí soemnte "O Eleito", sensacional, um dos melhores que já li, em termos de literatura e prazer de ler. Um abraço e sucesso!
Professor... espetacular seu exemplo!!!! Vejo paixão em sua voz quando fala dos livros das histórias da importância da leitura Também sou apaixonada pela leitura e Sempre q possível incentivo todos a meu arredor!!!! Thomas mann conheci com vídeos da Tati Feltrin já tenho alguns livros esperando para serem lidos !!! Obrigada por seus vídeos apaixonantes!!!!
Fico muito feliz com comentários sobre a minha paixão. É tudo o que eu espero quando gravo os meus vídeos. Obrigado pelo carinho, Josi. Abraços literários.
Boa tarde. Mann simplesmente genial. Neste feriado comecei a releitura das obras de Mann. É um escritor muito profundo. A adaptação cinematográfica feita por Luchino Visconti de A Monte Em Veneza é maravilhosa..
Oiiii te achei aqui... só te via no ig! Deixei rolando o video aqui enquanto fazia minhas coisas e choquei! Que vídeo maravilhoso! Ameiiiiiiiiiiii Ameiii o vídeo... e já quero ler esse livro! Vc arrasou com suas impressões e reflexões. Eu estou lendo Marco Aurelio Cremasco, o Guayrá, nossa bem diferentão tb. Mistura os povos indígenas, jesuitas e os europeus na formação duma região ali no Paraná. Algumas reflexões aí no seu livro, me lembraram algumas aqui. Se puder leiaaaaaaaaa! likeeeeeeeeeeeee e inscrita!
Jacirema, se tiver interesse em ler a obra, leia uma sinopse antes. Vc será apresentada, logo no início aos personagens. Em suma, a Montanha Mágica narra a visita de Hans a um sanatório para tubérculosos lá na Suiça.
Professor, qual dica vc da pra conseguir entender melhor os dialogos do naphta com o settembrini? Li o livro junto com o projeto mas nao consegui entender alguns dialogos
Não sofra por isso. Eu também parei várias vezes para verificar alguns pontos. Volte lá e marque todos. Depois faça pesquisa sobre o assunto em questão. Trabalho árduo, mas valioso. Abraços.
Você e muito legal assistir seu vídeos ,e como ver a AnaMaria Braga fazendo as receitas da vontade de. Comer.quando acaba o vídeo já dá vontade de ler o livro
Felipe, não diria que um é melhor que o outro. Afirmo apenas que A Montanha Mágica é demasiado intenso e profundo. Isso talvez o coloque em posição de destaque. Leia os dois e faça a sua própria escolha. Será um achado e tanto. Abraços.
felipe magaldi montanha mágica é muito bom. Bastante diálogo que discuti fé, ateísmo, inquisição, etc. Discussões profundas, mas se consegue acompanhar. Eu gostei muito. Na época comprei por acaso, não fazia nem ideia. Dr. Fausto já achei mais lento e mais pesado com muita profundidade em relação a música e sua criação.
Alguém, por favor, pode me dizer se é verdade que essa nova edição de Montanha Mágica da Companhia das Letras vem com a tradução dos diálogos franceses, em nota de rodapé?
Michel, eu li e afirmo que tanto os diálogos em francês quanto em inglês são traduzidos e estão em notas de rodapé. Porém, caso não se sinta confortável com a informação, procure uma livraria e tire suas dúvidas. Eu aconselho que faça isso. Abraços.
Gente, parece que só eu não consegui ler esse livro e nem posso dizer que gostei. Comecei a ler no inicio do ano e simplesmente a leitura não fluiu, não me dava dava vontade de ler, nem na metade cheguei e abandonei. Deu pra perceber que a escrita do autor é perfeita, mas não fácil. Achei o entendimento difícil, os diálogos cansativos e complexos. Talvez um dia eu consiga terminar e passar a gostar, mas é duro ler quase mil páginas e ficar com aquela sensação de "não estou entendendo nada".
Professor eu tenho duas perguntas. 1) Esse livro é uma apologia ao socialismo? 2) Quando ele aderiu ao comunismo ele abriu mão de sua riqueza e foi viver como proletário?
Maria Clarice, podemos de muitas maneiras seguirmos por esse caminho, mas na verdade o ponto principal dessa obra é mostrar o tempo, aquele que se apresentou antes da primeira guerra mundial, e abrir os nossos olhos para uma Europa doente. Por isso, temos aquele microcosmo [ sanatório ] reunido de quase exclusivamente da elite européia. Em relação à segunda pergunta, só posso dizer que desconheço essa proeza dele. A única coisa que me recordo é que na época da guerra, dizendo-se patriota alemão, penhorou a sua casa para apoio a esse movimento. Mas também era uma forma de contrariar o seu irmão Heinrich Mann que defendia a França. Infelizmente, é tudo o que sei. Adorei a sua pergunta. Caso consiga mais informações sobre essa questão, deixarei uma resposta aqui.
Por mais que se esforce, não encontrará passagem alguma a permitir qualquer interpretação de que "A Montanha Mágica" seja uma apologia ao socialismo. Afinal de contas, à época Thomas Mann pertencia a um grupo de intelectuais reacionários que, a propósito, atuou para impedir a repatriação à Alemanha do intelectual marxista Georg Lukácks. Por fim, a afirmação de que Thomas Mann "aderiu ao comunismo" está equivocada.
Olá, princesa Luciana! Infelizmente, ainda não é para você. É uma obra de difícil compreensão e exige muito conhecimento literário. Se gosta de livros grandes ou calhamaços, leia O Conde de Monte Cristo ou Os três Mosqueteiros. Beijos literários. 😘
Não acho que as pessoas estavam lá assistindo a desgraça de camarote, ela estavam esperando a morte, elas estão alheias ao tempo, por isso o tempo ali se dissolve tanto, deixa de ser algo tão imperativo. A guerra só explode efetivamente no fim do livro e isso coloca as pessoas , inclusive as lá de cima, em movimento. Não achei que o Hans ficava em cima do muro nas discussões filosóficas, achei que o interessante é que ele consegue formar uma opinião própria a partir dessas discussões, o que todos os professores esperam, acredito eu rsrs
+Mariene Boldiere, o livro é aberto a várias interpretações. Por isso, o final é do jeito que se mostra. Respeito as suas colocações, mas a minha visão é diferente da sua. Por isso é que é interessante a discussão. Obrigado pela visita. Abraços.
Marcos Amaro não acho que seja um problema termos opiniões diferentes, acho que elas se complementam, não quis de forma alguma soar ofensiva, só quis incluir algo à discussão
+Mariene Boldiere, você entendeu tudo errado. É claro que não é um problema. É a partir daí que aprendemos. E não vi nada de ofensivo em seu comentário. Abraços.
A beleza dessa obra está na multiplicidades de leitura. Muito rica. Eu por exemplo acredito que toda temática que ele retratou na vivência no sanatório, nada mais é resultado da experiência/formação que ele teve acesso (essas fraternidades de iluminados) por isso se passa numa montanha habitada por pessoas da elite. A descida para a planície é a vida dos comuns...e a vida na Montanha é a vida daqueles que acordaram. Não cheguei a conclusão se a doença representa a ignorância...mas acho que é isso... Hans é um aprendiz, e por isso ele não toma lados, e Nafta e Settembrini são amigos a função deles é proporcionar a dualidade política e filosófica para os "adeptos".
Então são dois. A princípio achei o livro muito caro, mas depois deduzi que valia a pena o investimento. Além disto alguns fatos também ajudaram: A mãe do autor nasceu no Brasil, existe uma música da Legião Urbana com este nome e um dos meus escritores preferidos Nelson Rodrigues também foi tuberculoso e ficou internado em um sanatório. Mal comecei e já estou gostando!!!!!
@Animes Legendados pelo que estou pescando da leitura e principalmente pela linguagem, ele provavelmente participou de uma associação de homens - e provavelmente passou por experiências eróticas de cunho masculino - aliás umas das leituras que faço dessa obra é que o tal sanatório é retrato da sua vivência naquele local onde se discute toda aquela temática bem como explora essa sexualidade entre homens. Como ele teve muitos filhos, provavelmente tinha atração pelo feminino, então não diria que era homosessexual, no máximo foi doutrinado que precisava viver a experiência.
Correção: na viagem à Palestrina - na Itália, numa estada longa, Thomas Mann teve a ideia de escrever "Os Buddenbrooks", o que aconteceu durante o período em que lá esteve, mas retirou dessa viagem momentos importantes que se fazem presentes na obra "Doutor Fausto", a qual foi publicada em 1947, como o trecho citado no vídeo. Obrigado
Professor! Assistindo seus vídeos e sentindo o respeito, o carinho e claramente a gratidão que vc evidências quando vc fala dessas obras de extrema grandeza. Professor, através de seus vídeos eu me aproximei de obras que foi convencido a perder o receio de encontrar dificuldade de ler. E agradeço a vc professor por ter me ajudado muito a estar vivendo um processo de amadurecimento literário. Muito obrigado, professor! Sou seu fã!
Boa noite, professor Marcos! Depois de assistir esse vídeo maravilhoso, não vi outra opção a não ser ler, e só tenho a agradecer por vc ter me convencido a ler esse livro que é simplesmente fantástico, maravilhoso e de uma grandiosidade majestosa! Obrigado pela forma carinhosa com que vc nos faz ler essas obras de um valor imensurável! Eu simplesmente me apaixonei pelo livro! Como um humilde leitor agradeço imensamente essa forma tão carinhoso que através do canal vc nos apresenta e nos faz perder o medo de estar lendo obras tão ricas!
Muito obrigado!
Excelente video professor! Vou acrescentar com algumas coisas.
O eterno debate filosófico: Settembrini e Naphta. A Montanha Mágica reverbera as ideias pré primeira guerra mundial e as discussões de Settembrini, defensor da razão e do progresso, e Naphta defensor do espírito e da enfermidade. Ambos disputavam a tutela de Hans Castorp, a fim de persuadi-lo quanto ás teorias e crenças que expunham periodicamente em calorosas conversas sobre os mais variados temas, ou melhor, aos que figuravam como essenciais para a compreensões da existência.
Estou a realizar a leitura deste livro e está a ser uma viagem elástica, sem preceito da limitação exterior dos conceitos humanos. Uma expansão da consciência acerca das emoções, da rotina, dos "conceitos", da "saúde", do interstício do tempo e do que significa ser-se 🤍 Cada um de nós é um microcosmos da movimentação e da estagnação que fazem parte do rodopio do Tudo e do Nada. Obrigada pela partilha da sua visão acerca desta obra tão longa e tão curta.
Tô lendo desde o começo do ano, bem em doses homeopáticas devido a uma pós-graduação que acabo de terminar. Agora devo pegar com mais afinco esse livrão que não é fácil, diga-se a verdade. Estou assistindo resenhas como a sua pra me incentivar a continuar, estou na página 180, parece que a leitura tá indo devagar como o tempo naquela "montanha mágica".
Thomas Mann me toca demais. Tonio Kroeger é um dos livros da minha vida. A cada dez anos eu o leio e a percepção é diferente. Desde a adolescência esse livro me acompanha. "Cisne Negro" também é um romance profundo, apesar de pequeno em relação a esses mais famosos. Já disse que seus vídeos fazem um bem danado? Abração.
Lourival, eu pretendo fazer a releitura dessa novela para uma futura resenha. Obrigado pelo carinho. Abraços.
A Montanha Mágica foi minha leitura de junho. Uau! Confesso que não foi uma leitura fácil, passei por algumas dificuldades mas, cheguei ao final e que final! Acredito que esse é aquele tipo de livro que deve ser lido por todos em algum momento na sua vida.
A história apresentada, o clima, a questão do tempo, a morte. Lendo esse livro no momento atual em que vivemos, uma pandemia, e, que varia e várias passagens casam com o nosso Brasil atual.
Uma dica que recebi antes de iniciar a leitura foi de prestar atenção no número 7.
Terminei ontem o livro e é fantástico. Além da história completamente diferente, a escrita do Thomas Mann é impressionante, um gênio. Ele tem uma capacidade de reinvenção absurda dentro do próprio livro, com passagens que com certeza ninguém espera. Livro, para mim, muito dificil de ler por conta da complexidade das idéias que o autor traz a partir do diálogo dos personagens e não tem atalhos, o autor de pega pela mão e a leitura é no tempo dele.
Olá! Estou pretendendo começar essa leitura, Vc acha uma leitura difícil? Estou com receio, pois sou iniciante..
@@lucianacordeiro9742 Vá sem medo, vc entenderá muita coisa. Depois vc faz uma releitura e entenderá mais ainda.
@@alissoncaua1293 obrigada
@@lucianacordeiro9742 começou a ler moça?? Também to com ele aqui pra ler mas com um certo receio.
Li esse livro ja vai ser uns 2 meses e me perguntei como assim ja vai fazer dois meses que o li ? Mann é demais mesmo,ja pretendo ler essas outras obras que voce mostrou,li A Montanha Mágica mais por curiosidade por esta na lista dos 1001 livros para ler antes de morrer,só sei que ainda nao esqueci de todo de partes dessa leitura magnífica que foi esse livro.
Na filosofia eu gosto muito de Nietzsche como escritor alemão... Tomás Mann tornou meu escritor favorito... ainda não conheço outros na parte de literatura mas quero conhecer.
Eu tb meu filosofo preferido é Nietzsche é um dos escritores que amo é Hermann Hesse. Acabei de comprar agora Der ZauberBerg,
Estou bem curiosa p conhecer Thomas Mann. Decidi comecar por Os Buddenbrooks mas ja vi varios vídeos da montanha magica e sou encantada por este livro que nem li ainda. Amo reflexoes sobre o tempo e os q tenham contextos medicos do passado.
Inesquecível Hans castorp.que livro apaixonante.ele é enorme,mas quando comecei a chegar no final da leitura,fiquei triste porque ele estava acabando
Adorei sua resenha!!! Foi meu maior desafio literário, mas me senti transformada depois de vencê-lo.
Estou lendo A Montanha Mágica e adorando. Suas impressões acrescentaram muito para minha compreensão do enredo. Um abraço!
Obrigada por esta brilhante resenha estou quase terminando a Montanha Mágica. Vc me inspirou a buscar outros livros de T.M.
Que vídeo fantástico, Amaro. Um dos seus melhores
+Andréa Karla, não foi gigantesco, mas necessário. Eu aprendi demais com essa obra. Obrigado pela visita. Abraços.
Preciso ler os livros do Thomas Mann!! E suas indicações nos induzem a querer saber muito mais sobre ele e suas obras!! Amei !!!😍😍😍😍
Bom dia!
Parabéns por esta maravilhosa aula, tanto sobre o autor como sobre a sua obra; já adquiri o livro é assim que possível farei a leitura, que depois deste vídeo, ficará mais emocionante e mais fácil.
Terminei ele ontem! Estou encantado!!
Qual o melhor para começar sobre este autor?
Ótima resenha!
Já "ensaiei" para ler esse livro algumas vezes, sem sucesso.
Agora vou colocar na programação de vez!
De Thomas Mann lí soemnte "O Eleito", sensacional, um dos melhores que já li, em termos de literatura e prazer de ler.
Um abraço e sucesso!
Professor... espetacular seu exemplo!!!! Vejo paixão em sua voz quando fala dos livros das histórias da importância da leitura
Também sou apaixonada pela leitura e Sempre q possível incentivo todos a meu arredor!!!!
Thomas mann conheci com vídeos da Tati Feltrin já tenho alguns livros esperando para serem lidos !!!
Obrigada por seus vídeos apaixonantes!!!!
Fico muito feliz com comentários sobre a minha paixão. É tudo o que eu espero quando gravo os meus vídeos. Obrigado pelo carinho, Josi. Abraços literários.
Excelente aula! Obrigada!
Boa tarde. Mann simplesmente genial. Neste feriado comecei a releitura das obras de Mann. É um escritor muito profundo. A adaptação cinematográfica feita por Luchino Visconti de A Monte Em Veneza é maravilhosa..
Amei o vídeo! Meu livro chegou hj. Ansiosa pra ler. Adoro seus vídeos!
Oiiii te achei aqui... só te via no ig! Deixei rolando o video aqui enquanto fazia minhas coisas e choquei! Que vídeo maravilhoso! Ameiiiiiiiiiiii Ameiii o vídeo... e já quero ler esse livro! Vc arrasou com suas impressões e reflexões. Eu estou lendo Marco Aurelio Cremasco, o Guayrá, nossa bem diferentão tb. Mistura os povos indígenas, jesuitas e os europeus na formação duma região ali no Paraná. Algumas reflexões aí no seu livro, me lembraram algumas aqui. Se puder leiaaaaaaaaa! likeeeeeeeeeeeee e inscrita!
GuiMargutti, muito obrigado pelo carinho. Tem de ter muita paciência e amor para assistir a um vídeo tão longo. Kkkk. Obrigado.
Vou procurar esse livro. Obrigado pela dica. Abraços.
Gostei da resenha e vou comprar O livro, A montanha mágica, Thomas Mann, alemão.
Vídeo excelente, professor!!! Por favor, continue com o trabalho inspirador!! Um ótimo dia e ótimas leituras para todos!
Acompanhei o programa de leitura e agora com o vosso comentário fecho com chave de ouro a leitura desta obra que considerei complexa e desafiadora.
Excelente, me convenceu a comprar!
Amei o vídeo, fiquei com vontade de ler todos. 😍😍
Então leia porque são incríveis!
As "discussões " entre Settembrini e Naphta são muito marcantes mesmo. Hans olhando pra um, pro outro, ouvindo, dando palpite... (eu me imaginava lá)
Quais são as edições? É um livro autobiográfico tipo um diário? Qual a forma desse livro? Romance?
Essas perguntas devem ser respondidas por quem lê. Normalmente, faço a gentileza de apresentá-las nas resenhas.
Jacirema, se tiver interesse em ler a obra, leia uma sinopse antes. Vc será apresentada, logo no início aos personagens. Em suma, a Montanha Mágica narra a visita de Hans a um sanatório para tubérculosos lá na Suiça.
Compartilhado.
Excelente vídeo.
Abraços!!
Melhor resenha de Montanha Mágica do RUclips!
Professor, qual dica vc da pra conseguir entender melhor os dialogos do naphta com o settembrini? Li o livro junto com o projeto mas nao consegui entender alguns dialogos
Não sofra por isso. Eu também parei várias vezes para verificar alguns pontos. Volte lá e marque todos. Depois faça pesquisa sobre o assunto em questão. Trabalho árduo, mas valioso. Abraços.
Esse livro está na estante me chamando. Adorei a contextualização! Bjs
+Relivrando, muito obrigado. Ele é mais um daqueles gigantes para ser lido com paciência. Abraços.
Agora pronto, professor! Você me convenceu a comprar dois livros do TM!
Nunca li nada de Thomas.... mas vou ler!!
Jan/2021! Onde andas professor?...
Estou preparando um vídeo para vocês. Acredito que amanhã será postado. Estou voltando!!!
Teacher Marco muito legal❤❤❤❤
+Lycidia Barretto, obrigado. 🕺💙🕺
Thomas Mann é simplesmente genial. A descrição em outros autores pode até cansar. Com ele não. Dá prazer em ler.
Literalmente kkkkk descobri que na escrita dele existe um obscenidade oculta.
@@Lu-cv4zt é vdd
Na minha lista.
Você e muito legal assistir seu vídeos ,e como ver a AnaMaria Braga fazendo as receitas da vontade de. Comer.quando acaba o vídeo já dá vontade de ler o livro
Adorei vídeo ❤
Qual livro é melhor o Dr Fausto ou a montanha mágica?
Felipe, não diria que um é melhor que o outro. Afirmo apenas que A Montanha Mágica é demasiado intenso e profundo. Isso talvez o coloque em posição de destaque. Leia os dois e faça a sua própria escolha. Será um achado e tanto. Abraços.
felipe magaldi montanha mágica é muito bom. Bastante diálogo que discuti fé, ateísmo, inquisição, etc. Discussões profundas, mas se consegue acompanhar. Eu gostei muito. Na época comprei por acaso, não fazia nem ideia. Dr. Fausto já achei mais lento e mais pesado com muita profundidade em relação a música e sua criação.
Alguém, por favor, pode me dizer se é verdade que essa nova edição de Montanha Mágica da Companhia das Letras vem com a tradução dos diálogos franceses, em nota de rodapé?
Michel, eu li e afirmo que tanto os diálogos em francês quanto em inglês são traduzidos e estão em notas de rodapé. Porém, caso não se sinta confortável com a informação, procure uma livraria e tire suas dúvidas. Eu aconselho que faça isso. Abraços.
ponha o nome da editora para que eu procure por favor com a tradução da parte em frances
Niedja, no vídeo eu falo o nome da editora que é Companhia das Letras.
Gente, parece que só eu não consegui ler esse livro e nem posso dizer que gostei. Comecei a ler no inicio do ano e simplesmente a leitura não fluiu, não me dava dava vontade de ler, nem na metade cheguei e abandonei. Deu pra perceber que a escrita do autor é perfeita, mas não fácil. Achei o entendimento difícil, os diálogos cansativos e complexos. Talvez um dia eu consiga terminar e passar a gostar, mas é duro ler quase mil páginas e ficar com aquela sensação de "não estou entendendo nada".
Professor eu tenho duas perguntas. 1) Esse livro é uma apologia ao socialismo? 2) Quando ele aderiu ao comunismo ele abriu mão de sua riqueza e foi viver como proletário?
Maria Clarice, podemos de muitas maneiras seguirmos por esse caminho, mas na verdade o ponto principal dessa obra é mostrar o tempo, aquele que se apresentou antes da primeira guerra mundial, e abrir os nossos olhos para uma Europa doente. Por isso, temos aquele microcosmo [ sanatório ] reunido de quase exclusivamente da elite européia. Em relação à segunda pergunta, só posso dizer que desconheço essa proeza dele. A única coisa que me recordo é que na época da guerra, dizendo-se patriota alemão, penhorou a sua casa para apoio a esse movimento. Mas também era uma forma de contrariar o seu irmão Heinrich Mann que defendia a França. Infelizmente, é tudo o que sei. Adorei a sua pergunta. Caso consiga mais informações sobre essa questão, deixarei uma resposta aqui.
Marcos Amaro olá Professor. Muito obrigada pela presteza em responder. Agradeço também os esclarecimentos. Muito obrigada. Abraço.
Por mais que se esforce, não encontrará passagem alguma a permitir qualquer interpretação de que "A Montanha Mágica" seja uma apologia ao socialismo. Afinal de contas, à época Thomas Mann pertencia a um grupo de intelectuais reacionários que, a propósito, atuou para impedir a repatriação à Alemanha do intelectual marxista Georg Lukácks. Por fim, a afirmação de que Thomas Mann "aderiu ao comunismo" está equivocada.
Marcos, será que é para minha idade kkkkk? Será q consigo ler? Já ouvi que não é uma leitura fácil..
Olá, princesa Luciana! Infelizmente, ainda não é para você. É uma obra de difícil compreensão e exige muito conhecimento literário. Se gosta de livros grandes ou calhamaços, leia O Conde de Monte Cristo ou Os três Mosqueteiros. Beijos literários. 😘
@@MarcosAmaro obrigada pela dica.
Comprei a montanha mágica por assistir um outro vídeo seu, porém assistindo este vídeo tô um pouco assustada em começar a ler e não entender nada .
Não acho que as pessoas estavam lá assistindo a desgraça de camarote, ela estavam esperando a morte, elas estão alheias ao tempo, por isso o tempo ali se dissolve tanto, deixa de ser algo tão imperativo. A guerra só explode efetivamente no fim do livro e isso coloca as pessoas , inclusive as lá de cima, em movimento. Não achei que o Hans ficava em cima do muro nas discussões filosóficas, achei que o interessante é que ele consegue formar uma opinião própria a partir dessas discussões, o que todos os professores esperam, acredito eu rsrs
+Mariene Boldiere, o livro é aberto a várias interpretações. Por isso, o final é do jeito que se mostra. Respeito as suas colocações, mas a minha visão é diferente da sua. Por isso é que é interessante a discussão. Obrigado pela visita. Abraços.
Marcos Amaro não acho que seja um problema termos opiniões diferentes, acho que elas se complementam, não quis de forma alguma soar ofensiva, só quis incluir algo à discussão
+Mariene Boldiere, você entendeu tudo errado. É claro que não é um problema. É a partir daí que aprendemos. E não vi nada de ofensivo em seu comentário. Abraços.
A beleza dessa obra está na multiplicidades de leitura. Muito rica. Eu por exemplo acredito que toda temática que ele retratou na vivência no sanatório, nada mais é resultado da experiência/formação que ele teve acesso (essas fraternidades de iluminados) por isso se passa numa montanha habitada por pessoas da elite. A descida para a planície é a vida dos comuns...e a vida na Montanha é a vida daqueles que acordaram. Não cheguei a conclusão se a doença representa a ignorância...mas acho que é isso... Hans é um aprendiz, e por isso ele não toma lados, e Nafta e Settembrini são amigos a função deles é proporcionar a dualidade política e filosófica para os "adeptos".
eu vim aqui pela musica do renato russo a montanha magica ,não sei se ele lei e fez a musica
Muito bom!!!!!! Amei
❣️❣️❣️❣️❣️
Foram tantos os momentos marcantes nesse livro que usei duas caixinhas de post-it. Rsrs
Nem me fale! Gastei uma fortuna. kkkkkk... Contudo, valeu a pena.
Obrigado pela resenha professor!
🤔
Lendo a Montanha Mágica em tempos de quarentena: Respire.
Então são dois. A princípio achei o livro muito caro, mas depois deduzi que valia a pena o investimento. Além disto alguns fatos também ajudaram: A mãe do autor nasceu no Brasil, existe uma música da Legião Urbana com este nome e um dos meus escritores preferidos Nelson Rodrigues também foi tuberculoso e ficou internado em um sanatório. Mal comecei e já estou gostando!!!!!
Mas gente, não existe bissexual?
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@Animes Legendados pelo que estou pescando da leitura e principalmente pela linguagem, ele provavelmente participou de uma associação de homens - e provavelmente passou por experiências eróticas de cunho masculino - aliás umas das leituras que faço dessa obra é que o tal sanatório é retrato da sua vivência naquele local onde se discute toda aquela temática bem como explora essa sexualidade entre homens. Como ele teve muitos filhos, provavelmente tinha atração pelo feminino, então não diria que era homosessexual, no máximo foi doutrinado que precisava viver a experiência.
Vc fantasiou demais sobre o "suposto" homosexualismo do autor. Nada a ver com a obra em si. Não gostei.