A verdadeira pessoa que faz o que promete, faz do zero mesmo, pq todos q ja pesquisei dizem q e do zero mas na verdade precisa comprar o líquido o Scooby e não e nada do zero. Parabéns minha chef sou super fã sua 👏🏻 ❤❤
Semana passada comecei a fazer vinagre com as suas receitas, hoje estou aqui novamente aprendendo a fazer a combucha do zero, seu canal é um grande achado pra mim, parabéns chefe
Olá Clau, muito obrigada pela participação! Verdade! Basta introduzirmos microrganismos benéficos que a fermentação ocorre a contento! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK? E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto ou indicar a alguém que vc conheça? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Vc é uma chef muito! charmosa sra Ana! Aprendo muito com vc já fiz o vinagre de goiaba de arroz de capim limão de limão de maçã de cenoura no começo quando comecei a fazer vinagre joguei meus vinagre tudo fora estava juntando no fundo do frasco uma massinha estava com cheiro de vinagre mas nas imagens os seus são bem limpinho eu pensei que era mofo e joguei tudo fora agora eu sei que não era muito obrigado por compartilhar❤
Olá Rose, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho, seja sempre muito bem-vinda ao canal e aprecio seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Feliz 2022 Chef Ana! Consegui fazer o meu scoby. Demorou 38 dias e já tem outro nascendo. Ele parece um cogumelo 🍄 pulei de alegria. Agora vou comprar o outro vidro para fazer o kombucha. Meu marido e eu nunca tomamos kombucha, mas estamos bem animados. Obrigada por ensinar com tanto carinho. Um abraço e um beijo no seu ❤️
Olá Zella, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar que as pessoas executarem as receitas com sucesso! Os kombuchas aromatizados são como refrigerantes caseiros, mas temos que ter cuidado com as crianças, pois li o relato de um americano que os pais lhe davam kombucha quando pequeno e ele ficava doidão, mesmo com o baixo teor alcoólico da bebida! Feliz 2022 pra vc e para os seus!!! ;-)
Boa tarde chef Ana! Moramos só meu marido e eu. Nossos filhos são todos adultos, cada um morando em sua casa. Nós dois somos hipertensos e tomamos todos os dias 1 copo de água misturado em 1 colher de sopa de vinagre de maçã feito em casa. Vinagre, que aprendi com você. Moramos em Curitiba-Pr onde o verão é meio fraco. Dezembro e Janeiro fez mais dias frios do que quentes. Um abraço e 💋 no seu ❤️
Bom dia Zella! Que bom eu poder ter sido útil com a receita do vinagre de maçã, mas acho que o "Kombucha Aromatizado" (playlist "Kombucha") seja uma boa opção. Acho que o clima aqui no centro/norte de Portugal deve ser parecido com o de Curitiba, pois também temos poucos dias quentes no verão, e o inverno bem friozinho... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Boa tarde chef te conheci você ensinando faser combucha hoje pela primeira vez fiquei muito feliz feliz ,gostaria de aprender faser o vinagre de maçã que você falou ?muito obrigado.
Até que enfim alguém competente ensinou a fazer o kombucha realmente do zero. Muito obrigado. Fiz o meu, utilizando sua receita, agora é só esperar a mãe scoby se formar.
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Olá, tudo bem? Deixa comigo, assim que ficar pronto te falo. Estou morando no vale do aço e aqui as temperaturas estão bem altas mais de 30⁰, acho que vai ficar pronto bem rápido.
Adorei a sua receita queria fazer mais não sabia como começa as suas dicas foram muito importante agora vou fazer a mimha combucha muito obrigado pela esplicação
Olá Maria, as fermentações caseiras são realmente preparações muito interessantes. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou boa mesmo! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Probióticos”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK? Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
E vc é uma fofa! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
Olá Maura, muito obrigada pela participação e pelo carinho! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Olá Silvia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Olá Martha, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-) Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
Sugiro que seja feito um vídeo sobre os cuidados para (como) manter a mãe "viva". Quanto tempo posso guardar/manter uma mãe? Deve ficar fora ou dentro da geladeira? Quanto do líquido da kombucha deve ser utilizado para manter a mãe viva? E esse líquido vai alimentar e manter a mãe viva por quanto tempo? Ao longo do tempo tenho que adicionar mais líquido para alimentar a mãe?
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres Caseiros”, pois nele tenho mais informações. OK?
Olá Josenilda, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! A grande vantagem de prepararmos fermentações caseiras (Kombuchas, Vinagres e Probióticos - quando puder confira outros vídeos nas playlists correspondentes) é podermos decidir quando interromper a fermentação, determinando portanto o nível de acidez que preferimos. ;-)
Eu não vejo porque não. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá, que a meu ver pode ser de qualquer tipo. OK?
Olá Janeide, muito obrigada pela participação e pelo carinho! Verdade, realmente os processos fermentativos dos kombuchas e vinagres caseiros foram para mim também uma grata descoberta! ;-)
Com essa explicação super detalhada, agora consigo fazer. Entendi o que é scoby, e como conseguir. Já estou indicando o canal para os iniciantes em kombucha, como eu! 😄😄 Obrigada!!!!
Como a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, eles devem ser mantidos sem refrigeração.
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Não sei se entendi direito sua pergunta, mas se foi no sentido de alimentar a mãe com kombucha para mantê-la até o preparo de um novo vinagre, sim pode. Agora, se foi para saber se podemos usar a mãe para preparar um outro kombucha, a resposta também é sim, pois trata-se de floras semelhantes. OK?
Olá Cleonice, muito obrigada pela participação! Eu mesma fiz pela primeira vez há poucos anos, mas posso garantir que a primeira vez a gente nunca esquece... ;-)
Olá Rosimeri, muito obrigada pela participação! Como precisamos acrescentar microrganismos acidificantes ativos, vc pode pode até usar um vinagre comprado no mercado, mas ele não pode ter sido pasteurizado. OK?
Melhor vídeo de kombucha que já vi. Fazemos isso há alguns anos, mas adquiri a minha de quem já tinha. E uma dica é deixar a mãe por semanas no mesmo líquido pra que ela engrosse bastante. Neste caso o líquido ficará bem ácido. Dá pra usar como vinagre. Parabéns!
Olá Marco, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Perfeitamente! No caso das "mães" dos vinagres, eu tbm tenho acrescentado uma bebida alcoólica (vinho branco), pois elas se mantém ativas e ainda chegam a se reproduzir no meu pote "maternidade". ;-)
Olá Eliz, muito obrigada pela participação! Faça, mas ajuda muito acrescentar microrganismos acidificantes presentes em outro kombucha, vinagre ou probiótico. OK?
Olá Alda, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Na verdade eu não diria que parti do zero, pois a flora microbiana existente no vinagre adicionado ajudou bastante, pois acredito que o chá, ao contrário dos vinagres feitos com limpezas de frutas e legumes, seja pobre em leveduras e bactérias acidificantes. E é por essa razão que quando fiz o vídeo "Kefir" (playlist "Laticínios"), eu usei o "cogumelo" presente na garrafinha que comprei no mercado, e eu usaria este mesmo recurso para fazer um kefir de água. OK?
Sensacional. Tudo q a muito procurava e encontrei aqui.😊 Obrigada. ❤ só uma observação. O que é açúcar impalpável.🤭🤭 e o vinagre pode ser o vinagre orgânico de maçã ou não. Qual o ideal 😘
Eu usei o açúcar impalpável que fiz (quando puder, dê uma conferida no vídeo “Açúcar Impalpável”) , pois lá ensino como se deve proceder) apenas porque ele dissolve mais facilmente, mas pode ser usado qualquer tipo de açúcar.
Amei as dicas de kumbucha vai acrescentar muito nas minhas geleias, miro em Brazil ja 30 anos , meus 2 filhos sao Brazileiros e sou peruana entao faço geleias, para vender, gostaria de saber se tem libro com suas tecnicas de geleias e de comidas, onde posso ver? Vou fazer as Kumbuchas e seus vinagres;; somente na prineira kombucha, vc colocou somente 150ml de suco, ai é pouco. É assim mesmo? Esse pouco deixo para fermentar 10 dias e servira para as proximas? So 150ml??
Olá Patricia, muito obrigada pela participação! Já se obtém uma boa fermentação com 150 ml de suco, mas fique a vontade para aumentar se quiser. Por enquanto temos apenas vídeos das geleias na playlist "Conservas e Geleias", mas quem sabe publicamos um livro no futuro? E faça bons negócios com suas geleias! ;-)
Olá Eonice, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! É fundamental o uso de um vinagre caseiro, pois precisamos introduzir microrganismos benéficos ativos e estes não estão presentes nos vinagres industrializados. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, e escolha um vinagre de sua preferência. OK?
Com certeza! Basta haver frutose e flora microbiana disponíveis. Começamos a fazer vinagres quando ainda morávamos na fazenda, exatamente pois meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira situada abaixo do palmito pupunha, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. ;-)
Eu até já fiz aqui o kefir de leire (quando puder, dê uma conferida no vídeo “Kefir” na playlist “Probióticos”), pois comprei o kefir de leite no mercado e usei como isca, mas para prepararmos o de água é preciso mesmo que alguém nos ceda a isca, mas aqui na minha vila ainda não tive esta sorte... ;-(
no lugar do vinagre de maçã acho que poderia usar kefir de água que tenho em casa, quando sei q isso aí morreu? fede muito? para produzir mais scoobys só repetir o processo? e para cultivar o scooby?
Na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. Para cultivar uma nova "mãe do vinagre escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá Emille, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Foi exatamente como parti do "zero" para fazer este kombucha, pois usei um vinagre que eu havia feito. OK?
Olá Glorinha, eu já conhecia, pois temos amigos que produzem comercialmente, mas só fui aprender a fazer depois que recebemos um pedido aqui no canal e fui pesquisar o processo de fabricação mais a fundo! ;-)
Boa noite , gostei imenso do vídeo ! Mas fique com algumas questões se me puder ajudar .. 1- em vez de usar esse vinagre eu posso usar uma bebida Kombucha original já feita comprada no supermercado ? 2 - qual é o melhor chá que tenha menos cafeína que eu possa usar ? Eu tenho um pouco de ansiedade e muita cafeína fico acelerada . 3 - se puder usar uma Kombucha original qual a quantidade que podemos usar para formar um scoby para 1lt se água ? 4- é necessário deixar o chá esfriar de um dia ? Obrigada pelos seus vídeos maravilhosos 😘👍👍
Olá Ana, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Vamos lá: Sim, use uns 100 ml de um kombucha não pasteurizado, de preferência sem filtrar o precipitado no fundo. Pelo que já pesquisei, os chás verde e mate apresentam os maiores teores de cafeína. Agora, apesar de não serem propriamente kombuchas, podemos fermentar outras plantas sem cafeína em sua composição como a camomila, o capim limão, erva doce, maçã, limão e obter excelentes prebióticos. Eu gosto de deixar minhas infusões apurando até o dia seguinte apenas para que fiquem mais "apuradas". OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 e só mais uma questão .. para formar o scoby eu posso por a mesma quantidade de chá de arranque com a mesma quantidade de chá novo ? Dizem que assim o scoby forma mais rápido pois agora em Portugal está muito frio e demora mais tempo ..
E nós tbm estamos morando em Portugal desde Agosto/20! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Culinária Portuguesa” na playlist “Culinária Portuguesa”, no qual falamos sobre nossa mudança e projetos, por hora suspensos por conta da pandemia. Mas então, pode sim, principalmente se a ideia for apenas a produção do scooby, visto que este kombucha pode estar muito ácido para consumo. Pois é, fiz este vídeo ainda em Novembro, quando as temperaturas estavam mais altas... ;-(
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 @Dicas e Receitas do Ganesha Organico entao e depois do Scooby estar formado para fazer o novo chá posso usar 20 por cento desse chá um pouco avinagrado ? É que tenho de ter um pouco de chá de arranque para formar novo chá . E com certeza irei visitar o seu vídeo !! Agora em janeiro tem estado um frio pior que em novembro ! Obrigado por me responder ☺️☺️
adorei o video e tenho uma perguntinha .. a nova mãe que pode ser formar com os residuos do fundo da base tem que ser alimentada com mais açucar de vez em quando ou não precisa? espero ter me feito entender pq nao sei se consegui me expressar direito.
Olá Alain, muito obrigada pela participação! Como na verdade a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente e no meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. Então, tanto os scoobies quanto as mães devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-las” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisam (assim como os vinagres) ser refrigeradas, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, e tb no vídeo "Vinagres Caseiros - Noções Gerais" na playlist "Vinagres" pois neles tenho mais informações. OK?
Olá Ivan, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Mas quando puder, não deixe de conferir a receita de “Kombucha Aromatizado” nas playlists “Kombucha” ou "Vinagres". OK?
Olá Lucia, muito obrigada pela participação! Sim, contanto que ele não tenha sido pasteurizado. Quando adicionamos mães do vinagre, scoobies ou mesmo vinagres nas preparações de vinagres, kombuchas ou probióticos, estamos adicionando microrganismos benéficos ativos, de modo a permitir e acelerar um processo fermentativo mais eficiente. OK? Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico” e o “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico”. Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados: “Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html “Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html “Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html “Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook! Já no curso de geleias, além dos 16 vídeos exclusivos, temos uma apostila em PDF com aproximadamente 15 páginas (Noções Gerais, Como Esterilizar e Dar Vácuo em Potes de Vidro - cujo resumo se encontra na descrição do vídeo de apresentação) e as planilhas interativas Excel para o cálculo de custos e rendimentos, tudo por apenas R$ 99,90! Aqui o link do vídeo de apresentação do curso de geleias: ruclips.net/video/wYfMjrwRYnY/видео.html Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com que eu passo a chave do PIX para realizar o pagamento. Depois basta nos enviar o comprovante, que eu envio o PDF do eBook ou o material completo do curso. Então Lucia, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita! Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
meu kombucha tá no fundo do pote eh a primeira vez que eu tenho um kombucha e nao sabia que tinha que colocar starter na primeira fermentação dele, ele morreu? a partir de quantos dias é possível ver sinais visíveis de fermentação? porque o meu ta la a 6 dias e nada ate agora, ele só ta no fundo do pote de chá
Olá, Garota sem Nome, muito obrigada pela participação e me desculpe se não entendi direito... O que vc chama de kombucha seria o scooby? Qual a origem deste "kombucha"? Agora, se este é um scooby que vc conseguiu com alguém e adicionou à infusão de chá, seis dias ainda é pouco tempo para ocorrer uma fermentação mais intensa, embora em temperatura ambiente mais alta, já dê para perceber um aroma mais ácido... Aguarde mais uns dias. OK?
Caramba Zeila, aí devia estar bem frio mesmo, hein? E ainda não ficou pronto? Eu só coloquei um pouco de vinagre no início para adicionar um pouco de flora acética e apressar a fermentação, pois estava sem mães ou scooby. ;-(
Ola! Antecipadamente, já agradeço a atenção que sempre nos dá. Eu posso iniciar com a chá mate no lugar do chá preto, uma vez que também tem um pouco de cafaeína?
Olá Luciene, muito obrigada pela participação! Sim, podemos usar qualquer tipo de chá, mas a cafeína não é indispensável ao processo de fermentação e sim a glicose que adicionamos. Tem gente que faz kombucha até com flores de hibisco que não possui cafeína. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Ahhhh sim, entendi... Pensei que na primeira preparação, por não ter a mãe, precisaria da cafeína. Muito obrigada por esclarecer. 😍
Então, por experiência sabemos que as frutas, legumes e verduras já possuem uma flora bacteriana natural e basta darmos um "choque" energético pela adição de glicose para que esta se desenvolva. Mas no caso do chá preto, por segurança, achei melhor também acrescentar "algumas" bactérias benéficas através da adição de vinagre caseiro não pasteurizado. OK?
Olá Valmir, muito obrigada pela participação! Nas lojas de produtos naturais já encontramos vinagres ou mesmo kombuchas não pasteurizados que vão cumprir a função de acrescentar microrganismos e dar um "start" na fermentação. OK?
Olá Ana Maria, muito obrigada pela participação! Na verdade não, mas eu costumo fazer esta primeira fermetação apenas para poder preparar o "Kombucha Aromatizado" (playlist "Kombucha"), e este sim manter na geladeira para consumir bem geladinho. OK?
Estou conhecendo esse canal agora e estou adorando as receitas gostaria de tirar uma dúvida essa combucha iniciada do zero e a mesma que as pessoas fazem doacoes ou compram ou tem diferença dessa para as compradas e se pode fazer combucha saborizadas como ja vi sendo ensinadas no RUclips.
Olá Adriana, muito obrigada pela participação! Sim, basicamente o processo de fermentação é o mesmo. Quando adicionamos mães do vinagre, scoobies ou mesmo vinagres não pasteurizados nas preparações de vinagres, kombuchas ou probióticos, estamos adicionando microrganismos benéficos ativos, de modo a permitir e acelerar um processo fermentativo mais eficiente. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Probióticos”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Obrigado pela resposta irei fazer do zero como você ensinou ja tem tempo que gostaria de adquirir uma combucha mas as vezes as pessoas que doam moram longe da minha casa pelo correio o frete e caro e fazendo do zero emais facil para mim estou muito agradecida por esses ensinamentos, para nós e muito precioso obrigado.
Sim, pois na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Na verdade tenho duas. Quando puder, confira as receitas de “Conserva de Pimenta” e "Conserva de Pimenta Dedo-de-Moça" nas playlists “Conservas e Geleias” ou "Pimenta". OK?
Que bom! Isso porque fomos produtores rurais orgânicos durante alguns bons anos e adorávamos plantar diversas variedades de pimentas para utilizar na nossa linha de geleias, conservas e temperos! ;-)
Olá Marli, muito obrigada pela participação! Atualmente estou me dedicando a outras atividades e estamos publicando apenas compactos de vídeos antigos às quartas-feiras, pois a renda gerada pelo canal infelizmente é muito baixa, não justifica a produção de novos vídeos e as contas teimam em chegar... ;-(
Ana estou amando seu canal. Parabéns. Gostaria de tirar uma dúvida. Ganhei um kombucha. Usei por um tempo, mais depois nao continuei usando mais, pra não perder a mãe vez por outra faço um chá mate adoçado e reponho. Porém não consegui mais a fermentação já tem umas duas semanas ou mais e aínda está bem doce. Se eu fizer outro chá e colocar está mãe será que consigo recupera-la? Tem vários skoobs. Pode me ajudar por favor. Desde já obrigada
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Imagino que o tempo tbm ande frio na sua região e duas semanas pode não ter sido suficiente... Mas não entendi um detalhe: já se formaram vários scoobies? Se é este o caso, só resta mesmo aguardar mais uns dias. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 sim Já em mais ou menos uns 8 scoob. Pensando bem fiz as contas aqui já tem mais ou menos uns 28 dia é ainda está bem docinha a água. Seria bom fazer outro chá e colocar um scook mais novinho pra começar outra remessa? Existe alguma coisa que se possa fazer com os scoobs que se formaram? Obrigada por responder
Com certeza os scoobies/mães mais novos serão sempre mais "ativos" do que os mais antigos. Vc poderia usar esta sua "maternidade" de scoobies para fazer alguns vinagres... Quem sabe vc acha algum vinagre que te agrade na playlist "Vinagres"?
Olá Nubia, muito obrigada pela participação! Quando adicionamos mães do vinagre, scoobies ou mesmo vinagres não pasteurizados nas preparações de vinagres, kombuchas ou probióticos, estamos adicionando microrganismos benéficos ativos, de modo a permitir e acelerar um processo fermentativo mais eficiente. Neste caso vc pode comprar algum vinagre não pasteurizado ou mesmo kombucha e se não encontrar, adicione as cascas de alguma fruta ou legume de seu gosto, pois estas estão repletas de microrganismos e o seu kombucha já ficará aromatizado. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
Olá Maria Beatriz, muito obrigada pela participação! Também conhecido como açúcar de confeiteiro, é um açúcar bem fininho que eu ensino a fazer no vídeo "Açúcar Impalpável" na playlist "Vinagres". OK?
Olá Johanna, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! As mães dos vinagres devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre/kombucha, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-las” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. Não vejo um limite quanto ao número de vezes que podemos usá-las, pois com novas mães sendo produzidas e colocadas em um pote específico, as mais antigas acabam servindo como um depósito estratégico de microrganismos benéficos. ;-)
A verdadeira pessoa que faz o que promete, faz do zero mesmo, pq todos q ja pesquisei dizem q e do zero mas na verdade precisa comprar o líquido o Scooby e não e nada do zero. Parabéns minha chef sou super fã sua 👏🏻 ❤❤
Olá, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
A chef Ana já virou minha chef favorita, receitas do zero, baratas e com foco na utilização integral dos alimentos...em resumo : perfeita!!!
Olá Luísa, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! ;-)
Faz tempo que quero ter kombucha e agora vc ensinou como começar do zero, que maravilha. Era o que eu precisava. Gratidão!
Olá Angela, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando fizer me diga como ficou!
Semana passada comecei a fazer vinagre com as suas receitas, hoje estou aqui novamente aprendendo a fazer a combucha do zero, seu canal é um grande achado pra mim, parabéns chefe
Olá João Paulo, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 A
Estou fazendo-o gastronomia. Eu vou fazer todas as receitas e defender a minha especialização.
Sensacional, a senhora foi a única que nos ensinou a fazer o scoby.
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Que bom saber que posso fazer do zero! GRATIDÃO ❤💯🙏🤩💐👏👏👏
Olá Clau, muito obrigada pela participação! Verdade! Basta introduzirmos microrganismos benéficos que a fermentação ocorre a contento! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto ou indicar a alguém que vc conheça? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Já fiz vinagre de maçã, de hortelã, tepache e outros fermentados.
Agora vou começar o combucha do zero. Muito obrigada!❤
Que barato! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho outras informações. OK?
Vc é uma chef muito! charmosa sra Ana!
Aprendo muito com vc já fiz o vinagre de goiaba de arroz de capim limão de limão de maçã de cenoura no começo quando comecei a fazer vinagre joguei meus vinagre tudo fora estava juntando no fundo do frasco uma massinha estava com cheiro de vinagre mas nas imagens os seus são bem limpinho eu pensei que era mofo e joguei tudo fora agora eu sei que não era muito obrigado por compartilhar❤
Olá Rose, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho, seja sempre muito bem-vinda ao canal e aprecio seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Eu, uso o mel mais coloco ele, já na água quente, para matar qualquer contaminação....❤❤❤❤
Feliz 2022 Chef Ana!
Consegui fazer o meu scoby.
Demorou 38 dias e já tem outro nascendo. Ele parece um cogumelo 🍄 pulei de alegria.
Agora vou comprar o outro vidro para fazer o kombucha.
Meu marido e eu nunca tomamos kombucha, mas estamos bem animados. Obrigada por ensinar com tanto carinho. Um abraço e um beijo no seu ❤️
Olá Zella, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar que as pessoas executarem as receitas com sucesso! Os kombuchas aromatizados são como refrigerantes caseiros, mas temos que ter cuidado com as crianças, pois li o relato de um americano que os pais lhe davam kombucha quando pequeno e ele ficava doidão, mesmo com o baixo teor alcoólico da bebida! Feliz 2022 pra vc e para os seus!!! ;-)
Como vc fez ?
Boa tarde chef Ana!
Moramos só meu marido e eu. Nossos filhos são todos adultos, cada um morando em sua casa.
Nós dois somos hipertensos e tomamos todos os dias 1 copo de água misturado em 1 colher de sopa de vinagre de maçã feito em casa. Vinagre, que aprendi com você. Moramos em Curitiba-Pr onde o verão é meio fraco. Dezembro e Janeiro fez mais dias frios do que quentes. Um abraço e 💋 no seu ❤️
Bom dia Zella! Que bom eu poder ter sido útil com a receita do vinagre de maçã, mas acho que o "Kombucha Aromatizado" (playlist "Kombucha") seja uma boa opção. Acho que o clima aqui no centro/norte de Portugal deve ser parecido com o de Curitiba, pois também temos poucos dias quentes no verão, e o inverno bem friozinho... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Boa tarde chef te conheci você ensinando faser combucha hoje pela primeira vez fiquei muito feliz feliz ,gostaria de aprender faser o vinagre de maçã que você falou ?muito obrigado.
Até que enfim alguém competente ensinou a fazer o kombucha realmente do zero.
Muito obrigado. Fiz o meu, utilizando sua receita, agora é só esperar a mãe scoby se formar.
Olá Antônio, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação. Quando puder me diga como ficou!
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Olá, tudo bem?
Deixa comigo, assim que ficar pronto te falo. Estou morando no vale do aço e aqui as temperaturas estão bem altas mais de 30⁰, acho que vai ficar pronto bem rápido.
Adorei a sua receita queria fazer mais não sabia como começa as suas dicas foram muito importante agora vou fazer a mimha combucha muito obrigado pela esplicação
Olá Maria, as fermentações caseiras são realmente preparações muito interessantes. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou boa mesmo! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Probióticos”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
Perguntei no vídeo do probiotico de beterraba ,sobre quem não tem a mãe para fazer . Que bom encontrar encontrei aqui .
Depois que já temos algumas mães, fica realmente mais fácil preparar as fermentações caseiras, mas basta observar as BPF que tudo se arranja... ;-)
Ana e' uma excelente profissional extremamente sabia só tenho que te agradecer e dizer vc e maravilhosa
E vc é uma fofa! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
Obrigado bom dia, gratidão, gratidão.
Olá Gelsi, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Que saudade da senhora, tava com outro celular e este não tava inscrito, obrigada a senhora e de uma sabedoria que dar gosto
Olá, que bom! Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! ;-)
Ana fiz o vinagre de Roma e de pimenta ,coco,uva ,maçã tô muito feliz agora vou pro kombucha.
Mas eu já falei que a parada é viciante... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233sim, viciei
O vídeo de milhões!!!
Primeiro que ensina do zero, parabéns você é apaixonante.
Olá Maura, muito obrigada pela participação e pelo carinho! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Eu amo aprender com você!
Quero saber como cuidar das mães quando não estou usando.
Olá Silvia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Obrigada!
ANA , VC É SENSACIONAL !!
Olá Martha, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
Você é maravilhosa no que faz, também como ensina. Gratidão, obrigada.
Olá Arminda, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Bom dia minha querida vc é maravilhosa aqui na minha cidade é difícil de encontrar o Escuby que Deus te abençoe sempre beijo
Sugiro que seja feito um vídeo sobre os cuidados para (como) manter a mãe "viva". Quanto tempo posso guardar/manter uma mãe? Deve ficar fora ou dentro da geladeira? Quanto do líquido da kombucha deve ser utilizado para manter a mãe viva? E esse líquido vai alimentar e manter a mãe viva por quanto tempo? Ao longo do tempo tenho que adicionar mais líquido para alimentar a mãe?
As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele.
Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres Caseiros”, pois nele tenho mais informações. OK?
Com esse vídeo maaaaaaarrrravilhoso eu poço.
Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
Agradecida
Nao lembro de outro video explicando como vc
Admirável
Olá Juraci, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Ana vc é um anjo gratidão ❤
Olá Sonia, fico feliz por vc seguir curtindo nosso trabalho! ;-)
Também gostei da didática do kombuchá.
Olá Sulaff, que bom! Muito obrigada pela participação! ;-)
Top 10 demais.....❤❤❤❤....
Olá, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Muito obrigada Deus abençoe cada dia a maís
Olá Aparecida, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Ana amei sua receita de cambucha.
Moro em Maceió A, compreil pela primeira vez gostei, comprei em outro estabelecimento não gostei muito azeda .
Olá Josenilda, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! A grande vantagem de prepararmos fermentações caseiras (Kombuchas, Vinagres e Probióticos - quando puder confira outros vídeos nas playlists correspondentes) é podermos decidir quando interromper a fermentação, determinando portanto o nível de acidez que preferimos. ;-)
Eu estava procurando um vídeo assim muito obrigada Deus abençoe
Olá Dalva, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Quando puder, dê uma conferida também no vídeo “Kombucha Aromatizado". OK?
Lindaaaa, nossa nem acredito que achei está receita! Vou fazer e volto pra dizer como ficou 😃😃☺️
É uma preparação realmente bem interessante. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou boa mesmo! OK?
Sempre quiz fazer kombuja aprendi Obrigada.
Este foi nosso primeiro vídeo dentre os que pretendo estar fazendo e adicionando à playlist "Probióticos". OK?
Oi Ana dá certo se usar erva de tereré ou de chimarrão pois é a mesma erva do cha preto.
Eu não vejo porque não. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá, que a meu ver pode ser de qualquer tipo. OK?
Boa tarde
Amei achei que nunca saberia o inicio da vida dessa maravilha obg Deus abençoe todos os seus abraco
Olá Janeide, muito obrigada pela participação e pelo carinho! Verdade, realmente os processos fermentativos dos kombuchas e vinagres caseiros foram para mim também uma grata descoberta! ;-)
Dez você é dez!!! Tudo que eu queria fazer mãe kombucba!!! Parabéns sua linda inteligente e generosa! Gratidão pela partilha.
Olá minha querida, realmente é um grande prazer poder trabalhar fazendo o que amamos! ;-)
Com essa explicação super detalhada, agora consigo fazer. Entendi o que é scoby, e como conseguir. Já estou indicando o canal para os iniciantes em kombucha, como eu! 😄😄
Obrigada!!!!
Olá Luciene, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho, muito obrigada pela participação e seja bem vinda ao clubinho das "alquimistas" de plantão! ;-)
Muito bom o vídeo chef! Faço kombucha há quase dois anos e gostei muito de ver fazendo com vinagre de maça. Sensacional!!!
Olá Samira, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação e elogio! ;-)
Gosto mto da forma dela ensinar parabéns Deus abençoe
Olá Raquel, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Quando tem a mãe e fiz a segunda fermentação, como armazeno a mãe fora ou dentro da geladeira
Como a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, eles devem ser mantidos sem refrigeração.
Obrigada,amo ver a senhora ensinando, Tocantins Brasil manda um cheiro
Top a melhor explicação
Olá Lu, fico feliz por vc seguir curtindo nosso trabalho! ;-)
Ana,ñ pode colocar a mãe com o outro restante da kombucha
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Não sei se entendi direito sua pergunta, mas se foi no sentido de alimentar a mãe com kombucha para mantê-la até o preparo de um novo vinagre, sim pode. Agora, se foi para saber se podemos usar a mãe para preparar um outro kombucha, a resposta também é sim, pois trata-se de floras semelhantes. OK?
Olla Chef Ana, conheci seu canal e estou amando as suas dicas.
Olá Creuza, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Obrigada vc é Maravilhosa ❤ te amo ❤
Olá, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
❤❤❤❤@@dicasereceitasdoganeshaorg9233
Muuuuuito obrigado nuca tomei ,mas tenho vontade. na minha cidade não conheço ninguém que tem ,em tão nunca ia tomar.
Olá Cleonice, muito obrigada pela participação! Eu mesma fiz pela primeira vez há poucos anos, mas posso garantir que a primeira vez a gente nunca esquece... ;-)
Show!! Ensinou a fazer scoby e kombucha. Obrigadíssima chef Ana.
Olá Ione, eu é que agradeço pela sugestão! Esta semana mesmo devo estar terminando o vídeo dos kombuchas aromatizados! ;-)
Chef Ana só posso usar o vinagre caseiro ??? Ou posso usar vinagre comum
Olá Rosimeri, muito obrigada pela participação! Como precisamos acrescentar microrganismos acidificantes ativos, vc pode pode até usar um vinagre comprado no mercado, mas ele não pode ter sido pasteurizado. OK?
Boa tarde, Lemgruber... Valeu..
Bom dia Grigorovski! Que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Amei vou fazer obrigada por nos ajudar com dicase orientações.
Olá Gabi, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Adorei
Olá Rita, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Melhor vídeo de kombucha que já vi. Fazemos isso há alguns anos, mas adquiri a minha de quem já tinha. E uma dica é deixar a mãe por semanas no mesmo líquido pra que ela engrosse bastante. Neste caso o líquido ficará bem ácido. Dá pra usar como vinagre.
Parabéns!
Olá Marco, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Perfeitamente! No caso das "mães" dos vinagres, eu tbm tenho acrescentado uma bebida alcoólica (vinho branco), pois elas se mantém ativas e ainda chegam a se reproduzir no meu pote "maternidade". ;-)
E a mãe vai ficar fora da geladeira sempre depois da segunda fermentação ou após isso guardo na gelafeira
Por sinal amei seu canal
Fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e seja muito bem vinda ao nosso canal! Feliz 2021! ;-)
Vou fazer do zero,depois volto e digo se deu certo , obrigada
Olá Eliz, muito obrigada pela participação! Faça, mas ajuda muito acrescentar microrganismos acidificantes presentes em outro kombucha, vinagre ou probiótico. OK?
Parabéns, explicou muito bem, eu tenho já faz algum tempo. Estou ansiosa para o novo vídeo para aprender a saborizar. 😍🥰
Olá Joice, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! O vídeo do Kombucha Aromatizado será publicado ainda hoje. ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Vc
Vc e Linda...
Deus te Abençoe...
Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
gostei
Olá Maria, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Você é 100000000. Mil sábia
Olá, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Só gratidão 🙏
Correndo p cozinha p fazer a minha.Rsrs
Olá Maria, trata-se de uma preparação realmente muito interessante. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou boa mesmo! OK?
Boa noite,achei maravilhoso você ensinar fazer kombucha do zero.Gostaria se possível você ensinar fazer kefir de água do zero também
Olá Alda, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Na verdade eu não diria que parti do zero, pois a flora microbiana existente no vinagre adicionado ajudou bastante, pois acredito que o chá, ao contrário dos vinagres feitos com limpezas de frutas e legumes, seja pobre em leveduras e bactérias acidificantes. E é por essa razão que quando fiz o vídeo "Kefir" (playlist "Laticínios"), eu usei o "cogumelo" presente na garrafinha que comprei no mercado, e eu usaria este mesmo recurso para fazer um kefir de água. OK?
Sensacional. Tudo q a muito procurava e encontrei aqui.😊 Obrigada. ❤ só uma observação. O que é açúcar impalpável.🤭🤭 e o vinagre pode ser o vinagre orgânico de maçã ou não. Qual o ideal 😘
Eu usei o açúcar impalpável que fiz (quando puder, dê uma conferida no vídeo “Açúcar Impalpável”) , pois lá ensino como se deve proceder) apenas porque ele dissolve mais facilmente, mas pode ser usado qualquer tipo de açúcar.
Amei as dicas de kumbucha vai acrescentar muito nas minhas geleias, miro em Brazil ja 30 anos , meus 2 filhos sao Brazileiros e sou peruana entao faço geleias, para vender, gostaria de saber se tem libro com suas tecnicas de geleias e de comidas, onde posso ver?
Vou fazer as Kumbuchas e seus vinagres;; somente na prineira kombucha, vc colocou somente 150ml de suco, ai é pouco. É assim mesmo? Esse pouco deixo para fermentar 10 dias e servira para as proximas? So 150ml??
Olá Patricia, muito obrigada pela participação! Já se obtém uma boa fermentação com 150 ml de suco, mas fique a vontade para aumentar se quiser. Por enquanto temos apenas vídeos das geleias na playlist "Conservas e Geleias", mas quem sabe publicamos um livro no futuro? E faça bons negócios com suas geleias! ;-)
Oiii adorei seu vídeo, mas gostaria de saber quem não tem o vinagre caseiro pode usar o de álcool mesmo?
Olá Eonice, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! É fundamental o uso de um vinagre caseiro, pois precisamos introduzir microrganismos benéficos ativos e estes não estão presentes nos vinagres industrializados. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, e escolha um vinagre de sua preferência. OK?
Muito obrigado 🥰
Olá Carlos Eduardo, e eu agradeço pela participação! ;-)
Gostaria de saber se dá pra fazer vinagre de graviola ,grata.
Com certeza! Basta haver frutose e flora microbiana disponíveis. Começamos a fazer vinagres quando ainda morávamos na fazenda, exatamente pois meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira situada abaixo do palmito pupunha, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. ;-)
Eu vou tentar
Olá Ane, pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
Ótima explicação. 💚💚🍀
Olá Leni, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Amei seus ensinamentos!
Adoroooo suas receitas.
Olá Queliane, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Faz para nos o kefir de agua. Obrigada
Eu até já fiz aqui o kefir de leire (quando puder, dê uma conferida no vídeo “Kefir” na playlist “Probióticos”), pois comprei o kefir de leite no mercado e usei como isca, mas para prepararmos o de água é preciso mesmo que alguém nos ceda a isca, mas aqui na minha vila ainda não tive esta sorte... ;-(
Agradeço muito por esse vídeo, há muito quero aprender.
Que bom vc ter gostado, muito obrigada pela participação, mas depois não deixe de preparar o "Kombucha Aromatizado" (playlist "Kombucha"). OK?
Sim. Vou ver com atenção e fazer.
no lugar do vinagre de maçã acho que poderia usar kefir de água que tenho em casa, quando sei q isso aí morreu? fede muito? para produzir mais scoobys só repetir o processo? e para cultivar o scooby?
Na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá.
Para cultivar uma nova "mãe do vinagre escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Por favor vc pode encinar a fazer shake japonês?
Olá Rose, muito obrigada pela participação! Eu bem que gostaria, mas fazer um bom saque exige tempo, paciência japonesa e tonéis de madeira... :-(
Obrigado
Qual a quantidade de vinagre
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Como listei na descrição do vídeo, eu usei 80 ml. OK?
Pra fazer o scoby eu posso utilizar o vinagre orgânico aqueles que vendem nos mercados?
Olá Emille, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Foi exatamente como parti do "zero" para fazer este kombucha, pois usei um vinagre que eu havia feito. OK?
Aqui no nordeste do Brasil as temperaturas são na casa dos 30 célsius (32 - 35). Nessa temperatura, em quanto tempo/dias a kombucha estará pronta ?
Com as temperaturas mais altas os probióticos ficam prontos em menos de uma semana. OK?
Parabéns,Vc explica muito bem
Olá Rosane, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Obrigado maravilhoso
Olá Solemar, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Fiz deu super certo, em 15 dias estou com um Skoob imenso
E ficou com aroma ótimo
Bom dia minha querida Amiga! Fazia tempo que eu queria saber sobre esse vinagre combucha. Abraços.
Olá Glorinha, eu já conhecia, pois temos amigos que produzem comercialmente, mas só fui aprender a fazer depois que recebemos um pedido aqui no canal e fui pesquisar o processo de fabricação mais a fundo! ;-)
Boa noite , gostei imenso do vídeo ! Mas fique com algumas questões se me puder ajudar ..
1- em vez de usar esse vinagre eu posso usar uma bebida Kombucha original já feita comprada no supermercado ?
2 - qual é o melhor chá que tenha menos cafeína que eu possa usar ? Eu tenho um pouco de ansiedade e muita cafeína fico acelerada .
3 - se puder usar uma Kombucha original qual a quantidade que podemos usar para formar um scoby para 1lt se água ?
4- é necessário deixar o chá esfriar de um dia ?
Obrigada pelos seus vídeos maravilhosos 😘👍👍
Olá Ana, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Vamos lá:
Sim, use uns 100 ml de um kombucha não pasteurizado, de preferência sem filtrar o precipitado no fundo.
Pelo que já pesquisei, os chás verde e mate apresentam os maiores teores de cafeína. Agora, apesar de não serem propriamente kombuchas, podemos fermentar outras plantas sem cafeína em sua composição como a camomila, o capim limão, erva doce, maçã, limão e obter excelentes prebióticos.
Eu gosto de deixar minhas infusões apurando até o dia seguinte apenas para que fiquem mais "apuradas". OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 e só mais uma questão .. para formar o scoby eu posso por a mesma quantidade de chá de arranque com a mesma quantidade de chá novo ? Dizem que assim o scoby forma mais rápido pois agora em Portugal está muito frio e demora mais tempo ..
E nós tbm estamos morando em Portugal desde Agosto/20! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Culinária Portuguesa” na playlist “Culinária Portuguesa”, no qual falamos sobre nossa mudança e projetos, por hora suspensos por conta da pandemia. Mas então, pode sim, principalmente se a ideia for apenas a produção do scooby, visto que este kombucha pode estar muito ácido para consumo. Pois é, fiz este vídeo ainda em Novembro, quando as temperaturas estavam mais altas... ;-(
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 @Dicas e Receitas do Ganesha Organico entao e depois do Scooby estar formado para fazer o novo chá posso usar 20 por cento desse chá um pouco avinagrado ? É que tenho de ter um pouco de chá de arranque para formar novo chá . E com certeza irei visitar o seu vídeo !! Agora em janeiro tem estado um frio pior que em novembro ! Obrigado por me responder ☺️☺️
Sim, use 20% agora no inverno, mas quando o tempo esquentar, acho 10% mais do que o suficiente. OK?
adorei o video e tenho uma perguntinha .. a nova mãe que pode ser formar com os residuos do fundo da base tem que ser alimentada com mais açucar de vez em quando ou não precisa? espero ter me feito entender pq nao sei se consegui me expressar direito.
Olá Alain, muito obrigada pela participação! Como na verdade a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente e no meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá.
Então, tanto os scoobies quanto as mães devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-las” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisam (assim como os vinagres) ser refrigeradas, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele.
Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, e tb no vídeo "Vinagres Caseiros - Noções Gerais" na playlist "Vinagres" pois neles tenho mais informações. OK?
Que sensacional, vou fazerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!! vc é um anjo
Olá Ivan, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Mas quando puder, não deixe de conferir a receita de “Kombucha Aromatizado” nas playlists “Kombucha” ou "Vinagres". OK?
Bom dia minha querida obrigada por suas orientações,eu posso usar vinagre de maçã industrial?
Olá Lucia, muito obrigada pela participação! Sim, contanto que ele não tenha sido pasteurizado. Quando adicionamos mães do vinagre, scoobies ou mesmo vinagres nas preparações de vinagres, kombuchas ou probióticos, estamos adicionando microrganismos benéficos ativos, de modo a permitir e acelerar um processo fermentativo mais eficiente. OK?
Eu gostaria de aproveitar e te convidar a conhecer os “eBooks do Ganesha Orgânico” e o “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico”.
Estes são os links dos vídeos de apresentação dos eBooks já publicados:
“Receitas de Temperos” - ruclips.net/video/aIuDYeiaB3w/видео.html
“Receitas com Gengibre” - ruclips.net/video/Ce_Xuc8SKX0/видео.html
“Receitas com Batata” - ruclips.net/video/ncjgM-i36w4/видео.html
“Receitas de Conservas” - ruclips.net/video/ts4pUkcZia0/видео.html
Cada eBook vem com 20 receitas com Foto, Rendimento, Ingredientes, Modo de Preparo, Dicas e Link do Vídeo por apenas R$ 9,90 cada eBook!
Já no curso de geleias, além dos 16 vídeos exclusivos, temos uma apostila em PDF com aproximadamente 15 páginas (Noções Gerais, Como Esterilizar e Dar Vácuo em Potes de Vidro - cujo resumo se encontra na descrição do vídeo de apresentação) e as planilhas interativas Excel para o cálculo de custos e rendimentos, tudo por apenas R$ 99,90!
Aqui o link do vídeo de apresentação do curso de geleias: ruclips.net/video/wYfMjrwRYnY/видео.html
Caso haja interesse, por favor entre em contato pelo email ganeshaorganico@gmail.com que eu passo a chave do PIX para realizar o pagamento.
Depois basta nos enviar o comprovante, que eu envio o PDF do eBook ou o material completo do curso.
Então Lucia, eu tenho certeza que vc vai gostar! Tudo muito bem explicadinho para facilitar a execução de cada receita!
Saiba que sua força será super bem-vinda!!! ;-)
meu kombucha tá no fundo do pote
eh a primeira vez que eu tenho um kombucha e nao sabia que tinha que colocar starter na primeira fermentação dele, ele morreu? a partir de quantos dias é possível ver sinais visíveis de fermentação? porque o meu ta la a 6 dias e nada ate agora, ele só ta no fundo do pote de chá
Olá, Garota sem Nome, muito obrigada pela participação e me desculpe se não entendi direito... O que vc chama de kombucha seria o scooby? Qual a origem deste "kombucha"? Agora, se este é um scooby que vc conseguiu com alguém e adicionou à infusão de chá, seis dias ainda é pouco tempo para ocorrer uma fermentação mais intensa, embora em temperatura ambiente mais alta, já dê para perceber um aroma mais ácido... Aguarde mais uns dias. OK?
Om dia posso usar Morinda "NONI" desidratada como conservante.
Olá Telma, muito obrigada pela participação! Eu não saberia dizer, pois nunca usei... ;-(
Boa tarde Chef Ana!
Ficou 45 dias no total.
Aqui estava meio frio.
Então tenho que ir colocando vinagre de maçã nele?
Caramba Zeila, aí devia estar bem frio mesmo, hein? E ainda não ficou pronto? Eu só coloquei um pouco de vinagre no início para adicionar um pouco de flora acética e apressar a fermentação, pois estava sem mães ou scooby. ;-(
Ola! Antecipadamente, já agradeço a atenção que sempre nos dá. Eu posso iniciar com a chá mate no lugar do chá preto, uma vez que também tem um pouco de cafaeína?
Olá Luciene, muito obrigada pela participação! Sim, podemos usar qualquer tipo de chá, mas a cafeína não é indispensável ao processo de fermentação e sim a glicose que adicionamos. Tem gente que faz kombucha até com flores de hibisco que não possui cafeína. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Ahhhh sim, entendi... Pensei que na primeira preparação, por não ter a mãe, precisaria da cafeína. Muito obrigada por esclarecer. 😍
Então, por experiência sabemos que as frutas, legumes e verduras já possuem uma flora bacteriana natural e basta darmos um "choque" energético pela adição de glicose para que esta se desenvolva. Mas no caso do chá preto, por segurança, achei melhor também acrescentar "algumas" bactérias benéficas através da adição de vinagre caseiro não pasteurizado. OK?
Ola...chef...Cuidava do meu com cha mate pode ser?
Sim, com certeza! ;-)
boa tarde , e quem não tem esse vinagre de maçã ai ? como faz ?
Olá Valmir, muito obrigada pela participação! Nas lojas de produtos naturais já encontramos vinagres ou mesmo kombuchas não pasteurizados que vão cumprir a função de acrescentar microrganismos e dar um "start" na fermentação. OK?
Ana, a kombucha tem que manter na geladeira depois de.pronta;?
Olá Ana Maria, muito obrigada pela participação! Na verdade não, mas eu costumo fazer esta primeira fermetação apenas para poder preparar o "Kombucha Aromatizado" (playlist "Kombucha"), e este sim manter na geladeira para consumir bem geladinho. OK?
Estou conhecendo esse canal agora e estou adorando as receitas gostaria de tirar uma dúvida essa combucha iniciada do zero e a mesma que as pessoas fazem doacoes ou compram ou tem diferença dessa para as compradas e se pode fazer combucha saborizadas como ja vi sendo ensinadas no RUclips.
Olá Adriana, muito obrigada pela participação! Sim, basicamente o processo de fermentação é o mesmo. Quando adicionamos mães do vinagre, scoobies ou mesmo vinagres não pasteurizados nas preparações de vinagres, kombuchas ou probióticos, estamos adicionando microrganismos benéficos ativos, de modo a permitir e acelerar um processo fermentativo mais eficiente.
Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Probióticos”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Obrigado pela resposta irei fazer do zero como você ensinou ja tem tempo que gostaria de adquirir uma combucha mas as vezes as pessoas que doam moram longe da minha casa pelo correio o frete e caro e fazendo do zero emais facil para mim estou muito agradecida por esses ensinamentos, para nós e muito precioso obrigado.
Eu tenho uma criação de mãe, todas enorme lindas porém elas estão no vinagre de vinho, posso utilizar elas para fazer a kanbucha?
Sim, pois na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Ana cm k se faz keefir de leite
Olá Ana, muito obrigada pela participação! Olá, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira o vídeo “Kefir” na playlist “Probióticos”. OK?
Chef Ana vc tem uma receita de e conserva de pimenta?
Na verdade tenho duas. Quando puder, confira as receitas de “Conserva de Pimenta” e "Conserva de Pimenta Dedo-de-Moça" nas playlists “Conservas e Geleias” ou "Pimenta". OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Ana do céu, sua playlist de pimenta tá uma loucura.
Que delícia meu Deus, Já quero fazer tuuuuuuuudo
Que bom! Isso porque fomos produtores rurais orgânicos durante alguns bons anos e adorávamos plantar diversas variedades de pimentas para utilizar na nossa linha de geleias, conservas e temperos! ;-)
Nossa nunca mais recebi seus videos.vc esta bem de saude??
Olá Marli, muito obrigada pela participação! Atualmente estou me dedicando a outras atividades e estamos publicando apenas compactos de vídeos antigos às quartas-feiras, pois a renda gerada pelo canal infelizmente é muito baixa, não justifica a produção de novos vídeos e as contas teimam em chegar... ;-(
Ana estou amando seu canal. Parabéns. Gostaria de tirar uma dúvida. Ganhei um kombucha. Usei por um tempo, mais depois nao continuei usando mais, pra não perder a mãe vez por outra faço um chá mate adoçado e reponho. Porém não consegui mais a fermentação já tem umas duas semanas ou mais e aínda está bem doce. Se eu fizer outro chá e colocar está mãe será que consigo recupera-la? Tem vários skoobs. Pode me ajudar por favor.
Desde já obrigada
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Imagino que o tempo tbm ande frio na sua região e duas semanas pode não ter sido suficiente... Mas não entendi um detalhe: já se formaram vários scoobies? Se é este o caso, só resta mesmo aguardar mais uns dias. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 sim Já em mais ou menos uns 8 scoob. Pensando bem fiz as contas aqui já tem mais ou menos uns 28 dia é ainda está bem docinha a água. Seria bom fazer outro chá e colocar um scook mais novinho pra começar outra remessa? Existe alguma coisa que se possa fazer com os scoobs que se formaram?
Obrigada por responder
Com certeza os scoobies/mães mais novos serão sempre mais "ativos" do que os mais antigos. Vc poderia usar esta sua "maternidade" de scoobies para fazer alguns vinagres... Quem sabe vc acha algum vinagre que te agrade na playlist "Vinagres"?
Chef boa noite, posso faze r com chá verde?
Sim, com certeza.
Se eu não tiver o vinagre de maçã caseiro. O que posso usar para substituir??
Olá Nubia, muito obrigada pela participação! Quando adicionamos mães do vinagre, scoobies ou mesmo vinagres não pasteurizados nas preparações de vinagres, kombuchas ou probióticos, estamos adicionando microrganismos benéficos ativos, de modo a permitir e acelerar um processo fermentativo mais eficiente. Neste caso vc pode comprar algum vinagre não pasteurizado ou mesmo kombucha e se não encontrar, adicione as cascas de alguma fruta ou legume de seu gosto, pois estas estão repletas de microrganismos e o seu kombucha já ficará aromatizado.
Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
O que é açúcar impalpavel?
Olá Maria Beatriz, muito obrigada pela participação! Também conhecido como açúcar de confeiteiro, é um açúcar bem fininho que eu ensino a fazer no vídeo "Açúcar Impalpável" na playlist "Vinagres". OK?
Como é esse açúcar impalpavel?
Olá Ângela, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira o vídeo “Açúcar Impalpável” na playlist “Vinagres”. OK?
Adorei o vídeo! Vou testar fazer essa 1ª fermentação e a aromatizada também. Tem um número de vezes que podemos usar a mãe?
Olá Johanna, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! As mães dos vinagres devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre/kombucha, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-las” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. Não vejo um limite quanto ao número de vezes que podemos usá-las, pois com novas mães sendo produzidas e colocadas em um pote específico, as mais antigas acabam servindo como um depósito estratégico de microrganismos benéficos. ;-)