Metformina: para que serve, como age, como tomar, quando não tomar e quais os efeitos colaterais?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 окт 2024
  • 👉Conheça o "Saúde de Elite: como prevenir e tratar doenças crônicas". Link aqui:
    drcarlocunha.k...
    Na seção de vídeos sobre medicamentos aqui do canal nós vamos falar hoje sobre um remédio que faz parte da primeira linha no tratamento medicamentoso para diabetes: a metformina.
    A metformina, quando a gente fala de tratamento medicamentoso, faz parte da primeira linha no tratamento para diabetes.
    É sempre importante deixar claro que, na medida que uma pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, o primeiro passo terapêutico se baseia em medidas para controle de peso (uma dieta com baixa caloria, um aumento de atividade física, principalmente com exercícios aeróbicos e um programa de exercícios físicos estruturado). Pra mais de 80% das pessoas recém diagnosticadas com diabetes essa é a indicação.
    E se a pessoa não alcançar um bom controle do açúcar no sangue (da glicemia) em 1 a 3 meses, a partir daí deve se considerar o uso de medicamento. E neste caso a metformina faz parte do rol de tratamento de primeira linha.
    Então como é que a metformina age?
    São basicamente 3 mecanismos: a metformina reduz a produção de glicose no fígado e fazendo isso, consequentemente, vai ter menos glicose circulando pelo sangue; ou seja, já por esse mecanismo de ação, a metformina tá dando uma forcinha praquela insulina que está com dificuldade de fazer o seu trabalho pois agora tem menos glicose no sangue.
    Além disso a metformina aumenta a sensibilidade principalmente dos músculos para a insulina. Entenda bem: a metformina não aumenta a produção de insulina; mas ela ajuda aquela insulina que já foi produzida a funcionar melhor, principalmente nos nossos músculos.
    E o terceiro mecanismo que ela ajuda é reduzindo a absorção de glicose no nosso trato digestivo. Isso significa que, de toda a glicose que a gente coloca pra dentro na alimentação e cai no trato digestivo para a digestão, a metformina contribui para que uma quantidade menor de glicose seja absorvida. Logo, isso também vai causar um efeito de redução na glicose no sangue e é mais uma mãozinha que a metformina dá pra insulina trabalhar melhor.
    A metformina é o medicamento de escolha para pessoas com diabetes e que estejam em sobrepeso ou obesidade. Isso porque não existe associação da metformina com ganho de peso indesejado (como pode ocorrer com outros tipos de tratamento). Veja bem, pelo contrário do que muitos acreditam ou até prescrevem por aí, a metformina não deve ser usada como medicamento para perder peso.
    Outra coisa sobre a metformina: ela não causa Hipoglicemia. E isso é muito importante pois confere mais segurança ao tratamento da pessoa com diabetes. Inclusive, se você quiser saber um pouco mais sobre hipoglicemia tem um vídeo aqui do canal em que eu falo sobre esse assunto. Eu vou deixar o link aqui em cima pra você assistir depois.
    Mais uma coisa boa que a metformina faz: ela ajuda com uma redução leve, mas já ajuda, dos níveis de colesterol LDL e dos triglicerídeos. Tem um outro vídeo aqui do canal que eu explico sobre as letrinhas do colesterol. Link aqui em cima.
    Os efeitos colaterais mais frequentes da metformina tem a ver com o aparelho digestivo; são efeitos gastrintestinais: náusea, diarréia, dor abdominal.
    Uma forma de minimizar esses efeitos ruins e indesejados é iniciar o tratamento com doses baixas após a alimentação. A metformina é disponibilizada nas apresentações de 500mg ou 850mg. A pessoa deve iniciar com dose baixa, com 1 comprimido de 500mg ou meio comprimido de 850mg; tomar depois do almoço por exemplo, uma vez ao dia; e o aumento da dose vai sendo feito de forma gradual, a cada 7 a 10 dias, justamente pra reduzir os efeitos no trato digestivo.
    O seu médico vai com certeza te orientar sobre a prescrição e sobre como tomar o medicamento, bem como a dose e posologia indicada. Lembre que esse vídeo não tem conotação de prescrição; ele é apenas um vídeo de educação e orientações em saúde.
    E pra finalizar uma palavra sobre quando a metformina não deve ser usada. A contra-indicação mais importante para a metformina é a insuficiência renal avançada. Ela não deve ser usada em pessoas com insuficiência renal, principalmente se a creatinina estiver acima de 1,5ml/dl ou a taxa de filtração glomerular menor que 30 ml/min. A creatinina é um exame de laboratório que, junto com a taxa de filtração glomerular, avaliam o bom funcionamento dos rins.
    E ela deve ser evitada também em pacientes com doença grave do fígado.
    E para as mulheres na gravidez? Pode usar? Sim, a metformina é inclusive utilizada com segurança nas situações em que é necessário uso de medicamentos para o tratamento do diabetes gestacional. E como a presença da metformina no leite materno costuma ser pequena, em geral o uso desse medicamento durante o aleitamento materno é liberado pelos pediatras.

Комментарии • 110