Sensacional, que fala, né? Parabéns, Jean, trazer Aníbal Quijano com essa leveza, essa aplicação cirúrgica, esse molejo nas palavras!!!! Já inscrita, já cliquei no gostei e já compartilhei!!!
Muito bom seu vídeo, apenas vamos sempre lembrar da população indígena dentro de todos esses espaços periféricos no mundo para não incorrer na invisibilização dessa população.
Que vídeo maravilhoso. Obrigada ❤ Conteúdo muito importante! Estava com dificuldade de entender na linguagem de Quijano e vc explicou tão bem, estou muito grata. Continue por favor ❤❤❤
Que vídeo incrível! Estava procurando material para um trabalho sobre colonialidade, e ainda bem que esbarrei no seu vídeo! Obrigada por produzir tanto conteúdo interessante e relevante.
Alguns autores falam de colonialidade para explicar o processo onde o mundo foi dividido em colonizadores e colonizados e novas identidades históricas e sociais (brancos, pretos, indígenas) foram construídas e passaram a ser naturalizadas nas relações de dominação.
Que bom que gostou! Vou te indicar dois aqui que são do próprio Quijano: biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/NOR/NOR0237/NOR0237_02.PDF Mas você também pode procurar outras pessoas que escreve sobre ele, talvez seja mais “fácil” para se aproximar do conteúdo. Em breve estou pensando em disponibilizar uma “biblioteca virtual” nos próximos vídeos, fica atento 😉
Tem um texto muito bom da Rita Segato onde ela nos faz entender melhor sobre o Quijano. Caso tenha interesse, tenho em PDF e envio pra vc. Daí me envia seu e-mail.
Que aula necessária! Estou estudando para o Enem e o conteúdo tem um fundo de estudo eurocentrado, para beneficiar só um lado, a questão de ensino e educação no nosso país é mais beneficiada para os herdeiros dos colonizadores. Sobre modernidade: pensei muito sobre o "Metaverso" e como os EUA se coloca propositalmente a frente nessa questão tecnologica para os outros países segui-los. Nosso presidente tbm está aí construindo uma Ditadura e alimentando ainda mais essa Colonialidade e o jeito que esse país leva e violenta pessoas racializadas desde a invasão das terras indígenas em1500
Vc descrevendo assim, lembra muito um relacionamento abusivo, onde todos são afetados de formas BEM diferentes e poucos conseguem perceber.. explica um pouco mais sobre como a elite interna se beneficia tanto? Pq pelo q vi eles meio q se sente uma raça a parte e superior ao resto, mas acho q não seja apenas isso .. o RUclips tirou minha inscrição no seu canal, tô vendo aqui q perde vários vídeos, mdd eu gosto muito do seu trabalho e sempre acompanho bom vou maratonar aqui 😘
Essa é uma ótima comparação!! Sobre como a elite se beneficia: Existe algo chamado “pacto branco” isso surge desde lá da criação da ideia de raça e muitas vezes pode ser algo até subjetivo. Tentando exemplificar esse pacto é algo em que os brancos por entenderem que podem ser beneficiados pelo sistema racista, simplesmente aceita o sistema e vai alimentando-o para manter seus privilégios, independente se isso mata ou oprime outras pessoas. É um sistema de trocas entre a branquitude, porquê eles vão sempre ser mais complacentes entre eles. Num exemplo bem simples podemos falar sobre seleções de emprego, onde muitas pessoas brancas não dão a vaga para um negro e dar a vaga para um branco, simplesmente por ser branco. Esse modelo vai se repetindo em âmbitos maiores e mais complexos, porque esse sistema de colonialidade só é possível devido ao pacto da branquitude.
O que dizer do atual presidente dizer porque a classe média não pode ter mais que uma tv por cômodo?? Capitalismo para eles e socialismo para o povo...porque eles podem. E também esse governo está deixando a desejar pois estão devastando nossa Amazônia
Quijano é um dos poucos autores que, por ser latino-americano, considera não apenas a população negra em sua análise, mas igualmente as populações indígenas e MESTIÇAS de forma integrada. Por que você ignora isso e fala só da população negra, poucas vezes falou indígenas, mas ignora completamente o termo "mestiços" que o autor usa?... Que viagem... Isso não é fiél ao trabalho de Quijano... Ainda um homem mestiço fazendo isso. É um exemplo de etnocentrismo norte-americano querer importar hipodescendência e anular mestiços.
Olá! Acredito que talvez você não tenha visto a descrição do vídeo. Este vídeo faz parte de uma pesquisa que realizei no mestrado, focada em um campo de estudo composto majoritariamente por pessoas negras. Esse vídeo foi criado e enviado para elas, como uma forma de comunicação direta com esse grupo. Isso aconteceu em um contexto de pandemia, onde não foi possível realizar rodas de conversa presenciais. Por isso, algumas partes do vídeo trazem mais essa perspectiva. Decidi torná-lo público para que esse conhecimento, apresentado de maneira prática, pudesse também beneficiar outras pessoas. Acredito que a sua crítica ao conteúdo como um exemplo de "etnocentrismo norte-americano" talvez não considere a totalidade da proposta do vídeo. Outra coisa, até então no Brasil quando falamos de população negra nos referimos a pretos e pardos, ainda que você discorde desse pensamento, ele ainda é amplamente utilizado.
@@ijeanfontes Meu comentario é em relação ao conteudo do Quijano, existe um viés muito grande ao se olhar toda a historia da humanidade do aspecto em que ele narra na sua obra, o mundo é muito complexo, e resoluções simples a partir de um certo expectro não fala sobre o todo, ou seja a teoria dele fala sobre muitas questões subjetivas e pouco nas questões práticas e objetivas. Mas entendendo também a necessidade da discursão sobre a pauta que ele levanta, só que olhar a historia da humanidade apenas no expectro narrado não condiz com toda a realidade. No mais sua explicação a cerca do que ele diz foi muito boa, me ajudou na realização de um trabalho sobre esse tema, obrigado !
@@dinheirocontigo A partir do momento em que compreendemos que não existe uma verdade única, entendemos que a teoria dele, assim como muitas outras, é mais uma perspectiva para observar e compreender a sociedade e as relações de poder, e não a única forma. Assim, a partir das suas contribuições vamos construindo pensamentos e buscando formas de aplicá-los melhor na prática. Não acredito que a teoria ofereça soluções simples; pelo contrário. Sim, também acredito que todas essas reflexões sobre a colonialidade exigem uma prática correspondente. E essa prática cabe a cada um, dependendo da forma como se relaciona com a teoria. De nada pelo vídeo!
Excelente vídeo! Parabéns...
Sensacional, que fala, né? Parabéns, Jean, trazer Aníbal Quijano com essa leveza, essa aplicação cirúrgica, esse molejo nas palavras!!!! Já inscrita, já cliquei no gostei e já compartilhei!!!
Ótimas colocações, Jean! Gratidão! Quero me aprofundar ainda mais nesse tema!
Poxa, depois de tanto procurar, achei o melhor video .
Que bom! Se puder dar uma compartilhada para que outras pessoas possam encontrar com mais facilidade!
Ótimo, vamos valorizar o que é nosso. Bem explicado. Voltarei em busca de mais conhecimentos
Parabéns pela explicação! Ajudou muito! Fui...assistir os outros vídeos!
excelente! Abriu um leque de novos olhares e reflexões sobre a realidade que vivemos em minha mente.
Excelente aula. me ajudou muito!
Amei o video❤
Otimo vídeo. Você explica muito bem. Estava tendo dificuldade com os textos do Quijano
Que bom, muito obrigado! Se puder dar uma compartilhada no vídeo com pessoas que têm interesse e se inscreve no canal!!
Amei! Bem explicado e realmente traz uma visão geral da obra. Grata por sua transmissão de saber! ❤❤❤
Muito bom seu vídeo, apenas vamos sempre lembrar da população indígena dentro de todos esses espaços periféricos no mundo para não incorrer na invisibilização dessa população.
Que vídeo, Jean! Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
palavras impecáveis, muito boa explicação, voa!!
Que vídeo maravilhoso. Obrigada ❤ Conteúdo muito importante! Estava com dificuldade de entender na linguagem de Quijano e vc explicou tão bem, estou muito grata. Continue por favor ❤❤❤
Amando seu canal, parabéns pelo trampo!! 😍
Obrigadooo, muito bom❤✊🏿👏🏿👏🏿
Jean, como funciona a colonialidade do saber?
Muito bommmm 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que vídeo incrível!
Estava procurando material para um trabalho sobre colonialidade, e ainda bem que esbarrei no seu vídeo! Obrigada por produzir tanto conteúdo interessante e relevante.
Que bom! Aproveita para se inscrever no canal e compartilhar os vídeos
Amei o seu vídeo!
Excelente vídeo.
Aiiiii que delicia de video
Meu TCC é nesse caminho de colonialodade do poder
parabéns
Ótimo vídeo.
Queria saber se tem o livro de Quijano na versão em português?
Persona linda! Que o Senhor continue lhe abençoando.
Ótimo vídeo. Parabéns!!
Resumo explícito e fácil de se perceber.
Qual seria o conceito da colonialidade?
Alguns autores falam de colonialidade para explicar o processo onde o mundo foi dividido em colonizadores e colonizados e novas identidades históricas e sociais (brancos, pretos, indígenas) foram construídas e passaram a ser naturalizadas nas relações de dominação.
Que vídeo incrível
Obrigado
Meu Deus! Valeu pelo vídeo
Olar, achei o vídeo incrível. Você pode indicar nos comentários materiais para leitura?
Que bom que gostou! Vou te indicar dois aqui que são do próprio Quijano:
biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf
www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/NOR/NOR0237/NOR0237_02.PDF
Mas você também pode procurar outras pessoas que escreve sobre ele, talvez seja mais “fácil” para se aproximar do conteúdo. Em breve estou pensando em disponibilizar uma “biblioteca virtual” nos próximos vídeos, fica atento 😉
Tem um texto muito bom da Rita Segato onde ela nos faz entender melhor sobre o Quijano. Caso tenha interesse, tenho em PDF e envio pra vc. Daí me envia seu e-mail.
Que aula necessária! Estou estudando para o Enem e o conteúdo tem um fundo de estudo eurocentrado, para beneficiar só um lado, a questão de ensino e educação no nosso país é mais beneficiada para os herdeiros dos colonizadores. Sobre modernidade: pensei muito sobre o "Metaverso" e como os EUA se coloca propositalmente a frente nessa questão tecnologica para os outros países segui-los. Nosso presidente tbm está aí construindo uma Ditadura e alimentando ainda mais essa Colonialidade e o jeito que esse país leva e violenta pessoas racializadas desde a invasão das terras indígenas em1500
Siim!!!
muito bom! só faltou falar dos povos indígenas hehe
Vc já tem algum paper publicado sobre isso? eu poderia lhe citar em minha pesquisa, inclusive, talvez eu coloque este vídeo nas referências, não sei
Ainda não, se puder usar o vídeo por enquanto ótimo! Mas quando tiver algo posso divulgar !!!
Vc descrevendo assim, lembra muito um relacionamento abusivo, onde todos são afetados de formas BEM diferentes e poucos conseguem perceber.. explica um pouco mais sobre como a elite interna se beneficia tanto? Pq pelo q vi eles meio q se sente uma raça a parte e superior ao resto, mas acho q não seja apenas isso .. o RUclips tirou minha inscrição no seu canal, tô vendo aqui q perde vários vídeos, mdd eu gosto muito do seu trabalho e sempre acompanho bom vou maratonar aqui 😘
Essa é uma ótima comparação!! Sobre como a elite se beneficia: Existe algo chamado “pacto branco” isso surge desde lá da criação da ideia de raça e muitas vezes pode ser algo até subjetivo. Tentando exemplificar esse pacto é algo em que os brancos por entenderem que podem ser beneficiados pelo sistema racista, simplesmente aceita o sistema e vai alimentando-o para manter seus privilégios, independente se isso mata ou oprime outras pessoas. É um sistema de trocas entre a branquitude, porquê eles vão sempre ser mais complacentes entre eles. Num exemplo bem simples podemos falar sobre seleções de emprego, onde muitas pessoas brancas não dão a vaga para um negro e dar a vaga para um branco, simplesmente por ser branco. Esse modelo vai se repetindo em âmbitos maiores e mais complexos, porque esse sistema de colonialidade só é possível devido ao pacto da branquitude.
É mais ou menos por aí. Talvez em breve posso fazer um vídeo sobre branquitude !! E obrigado pelo carinho ❤️
@@ijeanfontes Estava tentando entender esse tema para uma redação. Obrigado, vc é ótimo!
@@ijeanfontes Faz simmm
O que dizer do atual presidente dizer porque a classe média não pode ter mais que uma tv por cômodo?? Capitalismo para eles e socialismo para o povo...porque eles podem. E também esse governo está deixando a desejar pois estão devastando nossa Amazônia
Quijano é um dos poucos autores que, por ser latino-americano, considera não apenas a população negra em sua análise, mas igualmente as populações indígenas e MESTIÇAS de forma integrada. Por que você ignora isso e fala só da população negra, poucas vezes falou indígenas, mas ignora completamente o termo "mestiços" que o autor usa?... Que viagem... Isso não é fiél ao trabalho de Quijano... Ainda um homem mestiço fazendo isso. É um exemplo de etnocentrismo norte-americano querer importar hipodescendência e anular mestiços.
Olá! Acredito que talvez você não tenha visto a descrição do vídeo. Este vídeo faz parte de uma pesquisa que realizei no mestrado, focada em um campo de estudo composto majoritariamente por pessoas negras. Esse vídeo foi criado e enviado para elas, como uma forma de comunicação direta com esse grupo. Isso aconteceu em um contexto de pandemia, onde não foi possível realizar rodas de conversa presenciais. Por isso, algumas partes do vídeo trazem mais essa perspectiva.
Decidi torná-lo público para que esse conhecimento, apresentado de maneira prática, pudesse também beneficiar outras pessoas. Acredito que a sua crítica ao conteúdo como um exemplo de "etnocentrismo norte-americano" talvez não considere a totalidade da proposta do vídeo.
Outra coisa, até então no Brasil quando falamos de população negra nos referimos a pretos e pardos, ainda que você discorde desse pensamento, ele ainda é amplamente utilizado.
Quanta criatividade, a esquerda sabe mesmo criar narrativas
Muita teoria, mas nenhuma pratica
@@dinheirocontigo tá falando isso com base em quê? Ou ainda, sobre a prática de quem?
@@ijeanfontes Meu comentario é em relação ao conteudo do Quijano, existe um viés muito grande ao se olhar toda a historia da humanidade do aspecto em que ele narra na sua obra, o mundo é muito complexo, e resoluções simples a partir de um certo expectro não fala sobre o todo, ou seja a teoria dele fala sobre muitas questões subjetivas e pouco nas questões práticas e objetivas. Mas entendendo também a necessidade da discursão sobre a pauta que ele levanta, só que olhar a historia da humanidade apenas no expectro narrado não condiz com toda a realidade. No mais sua explicação a cerca do que ele diz foi muito boa, me ajudou na realização de um trabalho sobre esse tema, obrigado !
@@dinheirocontigo A partir do momento em que compreendemos que não existe uma verdade única, entendemos que a teoria dele, assim como muitas outras, é mais uma perspectiva para observar e compreender a sociedade e as relações de poder, e não a única forma. Assim, a partir das suas contribuições vamos construindo pensamentos e buscando formas de aplicá-los melhor na prática.
Não acredito que a teoria ofereça soluções simples; pelo contrário.
Sim, também acredito que todas essas reflexões sobre a colonialidade exigem uma prática correspondente. E essa prática cabe a cada um, dependendo da forma como se relaciona com a teoria.
De nada pelo vídeo!