Color-ism: being Black and the three myths surrounding the Black woman

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 янв 2025

Комментарии • 4 тыс.

  • @brunamonteiro292
    @brunamonteiro292 7 лет назад +2701

    O pior é quando eles dizem : " Você não é negra , é moreninha " ....

    • @barbarafurtado9843
      @barbarafurtado9843 5 лет назад +101

      Morena é estereótipo

    • @mayarajansen2080
      @mayarajansen2080 5 лет назад +55

      Eu passo por isso.

    • @murilocouto3598
      @murilocouto3598 5 лет назад +62

      Gente, que tal vcs terem um pouco mais de atitude e MANDAR SE FODER? quem sabe da vida de vocês são vcs nessa desgraça

    • @oxycozy164
      @oxycozy164 5 лет назад +85

      minha tia me chama de moreno escuro, eu fico tipo ???

    • @tatisakaa
      @tatisakaa 4 года назад +10

      já ouvi isso

  • @anadesa2793
    @anadesa2793 4 года назад +497

    Já ouvi muitas vezes "mas vc nem é tão negra" como se fosse uma coisa negativa ser preto. Muito triste

    • @patriciacardoso5505
      @patriciacardoso5505 3 года назад +1

      Sim ,isso era direto.

    • @RENANSILVA-tz2zq
      @RENANSILVA-tz2zq 3 года назад +1

      Pzeee

    • @mirianribeiro1490
      @mirianribeiro1490 3 года назад +1

      Também já ouvi muito, e é muito triste.

    • @claudiaclaudia4935
      @claudiaclaudia4935 3 года назад +6

      deve ser coisa negativa sim, pois os proprios negros colocam muita enfase nisso, e muitos deles, principalmente artistas quando comecam a ganhar muita fama e fortuna, a primeira coisa que fazem e' cirurgia no nariz, para tirar o achatado caracteristico da raca negra, alisam o cabelo, pois nao gostam de cabelo duro, e ainda ficam louras. Se isso nao e' racismo nao sei o que e'.

    • @honeyloccust
      @honeyloccust 3 года назад +13

      @@claudiaclaudia4935 racismo é o seu comentário, moça

  • @GabiDePretas
    @GabiDePretas 9 лет назад +2738

    Como sempre, maravilhosa! Ótima explicação!

    • @GabiDePretas
      @GabiDePretas 9 лет назад +50

      +DePretas por Gabi Oliveira ah, obrigada por ter indicado meu vídeo, sua linda!

    • @analizpires863
      @analizpires863 7 лет назад +20

      Gabi Oliveira Vai lá em etnia brasileira por livia zaruty sla como é o nome dela e olha lá o vídeo que ela fala de "pessoas pardas quererem ser negras" .... É simplesmente ridículo oq aquela mulher fala..... Uma grandeee falta de conhecimento ... Até discuti com ela sobre isso .... Ela diz que o brasileiro não é negro de verdade que é só mestiço..... que é pra parar de se chamarem de neVai lá em etnia brasileira por livia zaruty sla como é o nome dela e olha lá o vídeo que ela fala de "pessoas pardas quererem ser negras" .... É simplesmente ridículo oq aquela mulher fala..... Uma grandeee falta de conhecimento ... Até discuti com ela sobre isso .... Ela diz que o brasileiro não é negro de verdade, que é pra parar de se chamar de negras .... Fiquei revoltada

    • @analizpires863
      @analizpires863 7 лет назад

      Jacke isso..

    • @elisreginalm
      @elisreginalm 6 лет назад +22

      Analiz Pires antes era "feio" ser negro hoje é "feio" ser pardo e branco.... Ta foda Brasil. Nao da pra separar todos entre negros e brancos. Existem SIM mestiços e inclusive denominações para eles dentro da própria miscigenação Mulatos= branco e negro. Cafuzo= negro e índio. Mameluco=branco e índio. Trazendo essa linha de raciocínio para outro contexto só existem homossexuais e transsexuais, nao existem bissexuais, nem panssexuais e nem interssexuais. Existem apenas dois polos, homo e hetero, trans e cis. E ela diz uma coisa que pra mim foi o ponto alto do vídeo "como alguem se descobre negro? Se algum dia você teve duvida que era negro então você não é negro". Quem a negro sempre soube que é negro. Ela é muito inteligente e muito estudada e tem a oportunidade de ver por outro ponto já que mora na Europa. Ela diz que a palavra "negro" é negativa, e que apenas no Brasil negro é mais positivo que preto. Mas enfim duvido que entenda.

    • @lilith-lux-mammon
      @lilith-lux-mammon 6 лет назад +18

      Elisregina Lobo e Livia zaruty é extremamente inteligente , ponderada e observadora
      Ao contrário dos militantes que acham que tudo é 8 ou 80

  • @AL1C3_0
    @AL1C3_0 6 лет назад +1539

    "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho nos olhos, haverá guerra"

  • @milenarocha3446
    @milenarocha3446 7 лет назад +469

    Nátaly, esse é o primeiro vídeo que assisto seu, e ele me fez chorar. Faz pouco tempo que tomei consciência do fato de que sou negra, tenho a pele ainda mais clara que a sua, e pra mim ainda é difícil me posicionar quando me falam que eu não sou negra. Obrigada por existir, por fazer esses vídeos, por discutir esses assuntos.

    • @slrmah
      @slrmah 4 года назад +9

      eu também, vamos conseguir, na foto to branca pq a make tá clara kkkkk

    • @adrieleevellen5362
      @adrieleevellen5362 4 года назад

      to nessa tb

    • @vitoria.senaaa
      @vitoria.senaaa 4 года назад

      Eu tbm

    • @joao3493
      @joao3493 4 года назад +12

      Tmb😔👊Pior é que meus primos negros de pele escura falam que eu não sou negro

    • @joao3493
      @joao3493 4 года назад +4

      Eles me consideram branco

  • @anacarolinarosa9885
    @anacarolinarosa9885 4 года назад +45

    Eu aprendo MUITO MAIS com a Nátaly do que com >qualquer< professora de história branca que já tive. O jeito que ela é bem estruturada, articula bem, explica de um jeito tão didático, sério perfeita

  • @pedromarcelorochasouza8188
    @pedromarcelorochasouza8188 4 года назад +108

    Parça vc vem me ajudando a me entende melhor sobre ser negro , pq ser negro não é só ter nariz grande e pele escura , é carregar consigo a história do meu antepassados que foram escravos que lutaram pra ter o que eu tenho hj, e entender q há sim muitas coisas a serem mudadas já que o racismo (colo vc msm disse) é algo estrutural, algo que está nas raízes brasileiras . Vc ensina muito bem sobre o assunto deveria ser professora de sociologia ksksksksk

  • @tulip8853
    @tulip8853 5 лет назад +1987

    Na minha certidão tá escrito "amarela"
    Blz, sou da família dos Simpsons

  • @NoturnaZzZ
    @NoturnaZzZ 8 лет назад +356

    Sobre a questão do termo "pardo" usado pelo IBGE. Eu trabalhei no IBGE por um bom tempo fazendo pesquisar diariamente, a pergunta feita é "Qual a cor ou raça que você se considera?", nosso treinamento é destacado que não podemos de forma alguma ajudar a pessoa a responder essa pergunta porque podemos induzir a resposta. As respostas são branco, preto, pardo, amarelo ou indígena, particularmente acho que essa pergunta com essas respostas estão cheia de erros, mas enfim... O fato é que a pessoa pode se definir pela cor da pele ou pela raça.
    Por exemplo, sou filha de mãe branca e pai negro, aconteceu de eu nascer com a pele branca, mas por vários motivos eu não me sinto representada por essa definição, assim como, por motivos óbvios, também não me defino como negra, a opção que me resta é a parda (que o IBGE entende como mistura de raças). Entendo tua negação com o termo pardo , já entrevistei senhora negra de pele escuro que se considerou parda porque, palavras dela, o cabelo era "bom" e o pai dela era branco, e segundo o IBGE ela tá certa. A pergunta não é como a sociedade te enxerga, é como tu te enxergas. Também é absurda a quantidade de brancos que não levam a sério essa pergunta, já perdi a conta de quantas vezes eu ouvi respostas do tipo "hehe, tô sempre queimado do sol, bota que eu sou negão, hehe", isso sempre me incomodava, não sei que tão engraçada as pessoas acham essa pergunta, mas sempre fazia questão de explicar a importância da questão e deixar claro "queimado do sol" não conta como raça.
    Enfim, como disse antes, acho que essas definições do IBGE estão errada, mal elaboradas, mas foi o jeito que eles acharam para abranger todas as cores e raças.

    • @migonbrah
      @migonbrah 7 лет назад +20

      Totalmente mal elaboradas. Não que os EUA sejam necessariamente algum tipo de referência racial, mas penso ser muito mais adequado fazer essa classificação (se realmente quiserem fazer, porque né...) em termos de caucasianos, afro-brasileiros, birraciais (ou multirraciais), indígenas (nativos), etc.

    • @camilamila1613
      @camilamila1613 6 лет назад +12

      Dé Souza vdd nem sempre a cor que você é , é a que você se considera . O ser humano é tão obcecado em se auto descobrir que se importa com tons de pele . Esse assunto de cor pra mim é tão simples pois é irreversível que quase não falo . Fulano é negro legal , branco legal etc... deveríamos enfatiza a punição de quem não te aceita e comete um crime como o racismo .

    • @larissaalbuquerque8650
      @larissaalbuquerque8650 6 лет назад

      lucas s 👏👏👏👏Muito bom o seu comentário!!!!

    • @thesunsetea
      @thesunsetea 5 лет назад +33

      Nossa, esse papo de colorismo me dá um nó na cabeça. Cada um diz uma coisa. Teu comentário me deu até certo alívio. Nesse mar de confusão pra se encaixar num grupo, tem tanta gente sem saber dizer o que é de fato. Ainda perdida, porém tentando estudar mais sobre.

    • @simonek4398
      @simonek4398 4 года назад +25

      @@migonbrah Nos Estados Unidos um negro da America Latina nao é considerado negro.E sim considerado Latino. Sofri preconceito por negras dos Estados Unidos. Porque elas falaram para mim, que no Brasil nao tem negros e sim mesticos.

  • @maysanara
    @maysanara 4 года назад +9

    Meu marido é negro e quando nós nos conhecemos ele me disse ser contra as cotas. Hoje, graças aos movimentos negros e suas leituras, ele mudou de ideia e passou a perceber o quanto sua família foi lesada em sua história. Que bom que estes e outros movimentos sociais existem! Que bom que há pessoas engajadas em melhorar o mundo e torná-lo melhor para todos. Um abraço e parabéns.

  • @adriellequeiroz6233
    @adriellequeiroz6233 4 года назад +198

    "Aquela sensação de despertencimento" ai, você resumiu tudo oq eu sinto...

    • @marcoslenon
      @marcoslenon Год назад +1

      pra mim a mulher do vídeo é preta retinta
      não sei nem porque ela usou o termo "pele clara" pra se definir

    • @pitucolindo17lindo10
      @pitucolindo17lindo10 Год назад

      Sim, tbm senti mt isso agr me aceito e sei que, sim, eu sou um homem negro.

    • @pitucolindo17lindo10
      @pitucolindo17lindo10 Год назад +1

      Inclusive vc é lindissima

  • @Vinioliveira6079
    @Vinioliveira6079 4 года назад +201

    Pardo: Mistura de africano + Indígena + Europeu. Existem pardos de pele clara e com fenótipos europeus, e existem pardos de pele escura e com fenótipos africanos.

    • @MrRafinha50
      @MrRafinha50 3 года назад +31

      Pardo = indígena. isso que você falou é mestiço, e todos do continente americano é mestiço, mas nem todos são brancos.

    • @larimacedooo2664
      @larimacedooo2664 3 года назад +5

      @@MrRafinha50 Tá.. Mas eu vou fazer o PROUNI e tem lá qual sua cor ..
      Por essa lógica eu sou mestiça.
      Mas lá só tem,branco,pardo,negro,indígena.
      Qual eu coloco ??? Pardo?

    • @rafaeI01
      @rafaeI01 3 года назад +17

      Eu sou pardo de nariz fino, olhos puxados e pele clara, sempre acham que eu sou asiático, eu fico muito confuso pq dizem que pardo não existe, e sempre q falam o pq falam que pardo é negro mas eu sou muito claro pra ser negro, mas meus traços são indígenas e não europeus pra ser branco

    • @miminkotube
      @miminkotube 3 года назад +4

      @@MrRafinha50 Nem todos do continente americano são mestiços, existem diversos indígenas que não passaram pelo processo de miscigenação e várias outras pessoas de outras raças que também não são fruto de miscigenação.

    • @vansiqueirajunior8260
      @vansiqueirajunior8260 3 года назад +11

      @@rafaeI01 o problema é que os "negros" que se dizem contra o colorismo, também impõe o colorismo o "afro-colorismo", pois nem todas as pessoas de pele "marrom" são "afro", eu mesmo também sou pardo, moreno de cabelos lisos, quando criança até parecia um curumim, meus amigos negros e brancos nunca me consideram negro, nem branco. E olha que na minha adolescência eu curtia rap.

  • @AlineFranca
    @AlineFranca 9 лет назад +6

    Maravilhosa! Concordo totalmente com o seu ponto de vista, obrigada por compartilha-lo conosco

  • @karinamelo779
    @karinamelo779 6 лет назад +41

    Isso é muito forte!! Eu passei muito tempo achando que não tinha sofrido racismo mas ao longo do tempo que fui adquirindo mais conhecimento que abriu a minha visão. Por um tempo me senti triste quando percebi a minha ignorância mas hoje graças a Deus hoje quero buscar conhecimento para me posicionar e agradeço muito pelo trabalho de vocês que fazem esse trabalho de comunicação e informação que é tão importante.

  • @fixatab
    @fixatab Год назад +6

    Uma menina tão nova, tão cheia de conhecimentos profundos sobre a vida

  • @kezia7829
    @kezia7829 4 года назад +261

    Eu casei com um negro e meu filho tem a pele igual a sua. E eu sempre falei "meu filho não eh pardo, ele eh negro" hj ele tem 9 anos e fala de boca cheia, que eh negro. E isso eh orgulho para nós. Tudo q vc fala nesse vídeo sofre o sofrimento dos Negros de pele escura eu ensino à ele. Amei vc, seus vídeos são top! Bju

    • @frankrokfeller4043
      @frankrokfeller4043 3 года назад +27

      Tão novo e já sendo alienado por vocês militantes, lamentável

    • @shayanesilva303
      @shayanesilva303 3 года назад +5

      @@frankrokfeller4043 ☹️

    • @Baddaby
      @Baddaby 3 года назад +49

      @@frankrokfeller4043 alienada é a pessoa que tem orgulho do próprio filho e não você que tem fetiche em achar que é da família Rockefeller. Beleza amigão.

    • @frankrokfeller4043
      @frankrokfeller4043 3 года назад +5

      @@Baddaby Tá bom querida, senta e chora!

    • @hr-qn2hs
      @hr-qn2hs 3 года назад +20

      @@frankrokfeller4043 descança bolsominiun

  • @natalysantana1978
    @natalysantana1978 8 лет назад +13

    "Ah, mas vc nem é tão escura assim" "Seu cabelo nem é crespo" já escutei isso muito isso a tempos atrás e não via o mal que vejo agora ... realmente, tudo o que disse é vdd

  • @mateussantiagolage1005
    @mateussantiagolage1005 8 лет назад +166

    Não concordo com a parte do pardo. Eu sou mestiço, de pai negro e mãe branca, sendo normalmente considerado branco, porém minha pele não é branca não. Logo, se eu me considerar negro, vou até ser zoado, porém me considerando branco não sinto que tenho o tom de pele parecido com o dos colegas e atores, por exemplo, que se declaram brancos. Então acho o termo pardo válido.

    • @geehlessa9911
      @geehlessa9911 8 лет назад +34

      Mateus Santiago Lage me sinto confusa com isso tb, sou filha de homem negro com mulher braca. passei a ler e estudar muito para encontar minha identidade e comecei a me considerar negra, porem sofri "racismo" de negros de pele mais escura (negro TB tem preconceito com negro) enfim, minhas duvidas voltaram e não sei o que sou, se sou negra ou pardo (ms não aceito o termo pardo) não sei mais o q pensar. fico triste com isso

    • @ynara04
      @ynara04 8 лет назад

      Mateus Santiago Lage É assim que me sinto...

    • @geniellima1506
      @geniellima1506 8 лет назад +4

      vc e parda/mestiça aceite

    • @mateussantiagolage1005
      @mateussantiagolage1005 8 лет назад

      Massa

    • @nathaliacosta700
      @nathaliacosta700 7 лет назад +17

      acho até válido, se você tiver consciência que é negro. O termo “pardo” foi criado para tirar a sua consciência (de que vc é negro). Então por isso que é melhor falar negro de pele clara, pq quando vc diz pardo parece q vc está se livrando do rótulo de negro. Tenho uma colega “parda” que quando foi questionada se era negra, ela disse “não me considero negra, eu sou morena, não sou tão escura” até pq ninguém quer se considerar negro, né?

  • @zyllus.oficial
    @zyllus.oficial 4 года назад +10

    Adorei! Eu sou negra d pele beeem clara, sofri mto racismo na minha infância pq meu cabelo é mto crespo, eu tenho a boca um pouco maior do que o estereótipo de uma boca "delicada" e sempre tive busso. Sofri mto bullying tbm por causa do busso. Na minha adolescência eu sofria mto por isso, era muito introspectiva e excluida na escola, que meus pais, camelos, pagavam por não querer que eu estudasse em escola pública. Eu era uma das poucas negras na sala, onde tinham se 3 ou 4 pessoas pretas era mto. Isso na periferia do RJ. Agora imagina uma pessoa retinta na Zona Sul! Isso sim é mto real! Hoje vejo meus privilégios enquanto uma pessoa tbm com outros traços "finos" e, cm vc disse, naturalmente magra. Mas não esqueço tudo que sofri e o quanto isso influênciou na minha alto estima e nas minhas relações na infância e adolescência.

  • @allinesilva1079
    @allinesilva1079 2 года назад +5

    Vendo este vídeo depois de 06 anos e é tão atual e tão maravilhoso!! A Nataly dividiu tanto conosco. Aprendizagem pura!!!

  • @KarinaViegaAB
    @KarinaViegaAB 8 лет назад +7

    Linda, parabéns! Dentre todos os textos e vídeos pela web acerca do tema, o seu conseguiu transpassar de forma simples, rica, clara e, acima de tudo, sem entonação pejorativa.
    Sei que alguns irão olhar minha foto, meus vídeos, e tirarão conclusões acerca de mim que nem eu mesma consigo com plena assertividade. Tenho a pele clara, mas a família de minha mãe é negra. Basta 1 semana de praia para a melanina aflorar aqui. Desde nova, digo: sou negra. Porém a reação das pessoas é debochada frente a isso. Lembro-me bem quando, na pré escola, nos deram um pedaço de papel com opções Branco/Pardo/Negro. Já que o conceito de "pardo" sempre me soou vago, logo a opção mais cabível a meu ver era marcar "Negro". Marquei e a tia da escolinha se negou a aceitar sem nem perguntar os motivos da minha opção. ELA decidiu por mim me enquadrar como "branca" e, ainda por cima, achou que estava me fazendo "bem" por isso. É um preconceito tão arraigado que as pessoas nem se dão conta de quando comentem atos. Hoje em fica relembro esse caso com tristeza, pois penso no quão despreparados boa parte dos professores primários estão para lidar com a questão e isso reflete diretamente sobre nossas crianças...
    Bom...Enfim... Apenas mais um relato.
    Beijos!

  • @gabijv
    @gabijv 9 лет назад +155

    Não me recordo de ter sofrido racismo direto contra mim, mas, na minha formação, tenho consciência de que a falta de representatividade imposta pelo racismo sempre me afetou. Nunca me via nas revistas, as reportagens sobre penteados e maquiagem nunca me contemplavam, nunca tinha quem soubesse tratar meu cabelo nos salões (sempre criticavam ele)... acabei por alisar o cabelo durante mais de cinco anos e só atualmente estou novamente com meus cachos. Entretanto, como eu disse, nunca fui xingada nem explicitamente preterida. Isso me faz negra (só pra esclarecer, eu me considero negra)? Será que sofrer racismo é um pressuposto da negritude? Tenho minhas dúvidas...

    • @NatalyNeri
      @NatalyNeri  9 лет назад +65

      +Gabriela Viana Isso que você falou é ter sofrido racismo na minha concepção. Não se enxergar nos lugares, ter aquela sensação de despertencimento, de não saber lidar com seu corpo e sua autoestima. A gente tende a achar que racismo são só atitudes intensas e radicais como falei no vídeo. Talvez por nunca ter sofrido algo muito forte você realmente tenha uma série de privilégios por ser negra mais clara, mas é importante você refletir sobre tudo o que já te aconteceu e chegar a uma conclusão se assim quiser!

    • @gabijv
      @gabijv 9 лет назад +17

      +Afros e Afins Obrigada, Nataly!! Parabéns por esse vídeo. Realmente precisamos falar sobre o colorismo!

    • @jacksonrj14
      @jacksonrj14 9 лет назад +38

      +Japonês Bonzinho Da Pf Usa Oculos O que você quer dizer com "separatista, vitimista e molezinha" ? Não vi em nenhum momento do vídeo, a Nataly dizer algo sobre separar negros de brancos. Ela apenas falou e explicou perfeitamente bem sobre um tema que muitos por conta da ignorância e falta de informação não sabe. Outra o que você quer dizer com "vitimismo" ? Na sua concepção de vida, você realmente acha que negros e brancos tem a mesma oportunidade ? Ser negro numa sociedade racista e opressora, onde a classe que detém poder econômico é branca, não é nada fácil e muito menos "molezinha"

    • @jacksonrj14
      @jacksonrj14 9 лет назад

      E ai me diz vc ? Já que foi você que veio comentar algo nada a ver com o assunto do vídeo.

    • @jacksonrj14
      @jacksonrj14 9 лет назад +20

      Não interessa se você se referiu a mim ou a Nataly. A questão em si é que você fez um comentário (irrelevante) em um vídeo de domínio PÚBLICO, onde a IMPORTÂNCIA MAIOR é refletir e debater o assunto citado no video. Logo eu como qualquer outra pessoa pode comentar. Tenha um argumento plausível para não comentar besteiras

  • @n.silvaf
    @n.silvaf 8 лет назад +84

    cara,entrei nesse canal hoje,através do PC.
    Simplesmente to apaixonada!😍

  • @angelicaloureiro501
    @angelicaloureiro501 3 года назад +7

    Que vídeo MDS❤️ "parda" de traços finos, e cabelo cacheado/crespo. Aquela que não é tão clara para ser considerada branca, e não é de pele escura o suficiente para ser considerada negra. Seu vídeo ajuda muito a entender um pouco mais ❤️

  • @sarahmariaoliveira2821
    @sarahmariaoliveira2821 8 лет назад +322

    Sou parda. Nunca entendi essa cor, sempre que me olhava no espelho pensava "Sou branca encardida?" "Sou preta desbotada?" De onde veio essa cor? Da África ou da Europa? Misturaram os dois? As vezes quando digo que sou parda vem alguém dizer "Você é branca que queimou do sol" Tua mãe é branca, tu é branca que queimou, o pai da tua mãe tem olhos claros, tu é parda pelo sol e branca pelo sangue. Mas minha mãe dizia: Tu é parda clara, teu pai é pardo escuro, tua avó é negra. Seu vídeo foi a a minha base, eu sequer sabia que Colorismo existia, agora senti vontade de saber o que é, de pesquisar, agora que terminei de ver seu vidro sinto que finalmente vou descobrir o que sou. Muito Obrigada..

    • @lancaster470
      @lancaster470 8 лет назад +8

      Você é uma linda mulher e foi abençoada por ter lindos pais que lhe planejaram com muito amor. É isso.

    • @valeriaartepoesiaculturara8443
      @valeriaartepoesiaculturara8443 7 лет назад +23

      Sarah M Oliveira Eu me considero mestiça porque meu pai é branco e minha mãe é negra

    • @mateus-ob6uw
      @mateus-ob6uw 7 лет назад +1

      vc tirou as palavras da minha boca, smp cresci ouvindo esse tipo de coisa!!!

    • @saglita9895
      @saglita9895 7 лет назад +26

      Sarah M Oliveira vcs esquecem que aqui no Brasil a miscigenação n foi só de brancos e negros, vcs SEMPRE esquecem dos índios meu deus dá até gastura de pessoas assim🙅😒

    • @quandovoceleroscomentarios6130
      @quandovoceleroscomentarios6130 7 лет назад +9

      Você é mestiça

  • @tainarasouza8791
    @tainarasouza8791 9 лет назад +6

    é bom que as pessoas sejam honestas com elas mesmas, pq não adianta uma pessoa branca se declarar negra pq é filha de mãe preta. Vejo em várias discussões pessoas brancas por terem parentesco com negros querendo protagonizar e tomando lugar de fala de negros. Então por favor, como a Na falou, sejam honestos! Eu sou negra, filho de pais negros de pele escura, mas, sou ciente do meu privilégio por ter a pele bem clara por causa do meu bisavô, apesar dos meus traços não negarem a minha descendência. Enfim. Na, seu vídeo é maravilhoso. Desejo todo sucesso do mundo.

  • @barbaraoliveira4059
    @barbaraoliveira4059 8 лет назад +10

    Eu morei minha vida toda no interior de sp, e minha familia (familia da minha mãe) é toooooda branca, eu sou negra, meu pai era negro ele morreu qnd tinha 9 anos, e o pouco de intimidade q eu tinha com negros acabou, dai pra frente nunca mais, só tive amigos brancos, estudava em escola só com branco na sala e assunto racismo na minha casa nao existia, hj moro na favela e nunca me senti tao em casa, agr com 20 anos consigo percebo o quanto de racismo q sofri qnd criança e adolescente sem perceber. Isso é lamentável. Video incrível ganhou +1 fã.

  • @sosoofii
    @sosoofii Год назад +5

    Depois de situações ruins, uma criança como eu que se amava e amava seu tom de pele, passou a se odiar. E eu não culpo as crianças daquela época, elas foram educadas daquela forma.

  • @janainas9385
    @janainas9385 7 лет назад +712

    Tenho uma miga que já ouviu de dois caras com qm se relacionou que ela é "perfeita, pena que nao é branca"... eles disseram isso na cara dela. É aí que entra a solidão da mulher negra. Ela é pra comer mas nunca pra assumir..
    Eu, negra de pele clara, ja percebi as sutilezas, como nao importa quantas pessoas haja na loja, o segurança só me segue. já me recusaram atendimento pq acharam que eu nao tinha dinheiro. As meninas menos atraentes da sala smp tem pele escura hahah.... Uma parte de mudar é perceber o próprio racismo internalizado, eu aprendi a ver o meu próprio e só assim vi o alheio.

    • @rosemarydemelosoaressilva4550
      @rosemarydemelosoaressilva4550 4 года назад +24

      Escutei isso de uma tinha minha, que eu era mt linda pena que não era branca

    • @Yorranafranciscodemello
      @Yorranafranciscodemello 4 года назад

      Vi no meu registro. Cor parda que cor e essa😒

    • @hinatinhayuga1471
      @hinatinhayuga1471 4 года назад +11

      @@Yorranafranciscodemello vc ja viu papel? Entt... é quando vc é filha de preto com branco ou tem algum parente, aí vc sai com essa cor entendeu nem muito escura nem muito branca kkkkkk

    • @_zarb
      @_zarb 4 года назад +8

      @@Yorranafranciscodemello pardo é considerada negro

    • @Yorranafranciscodemello
      @Yorranafranciscodemello 4 года назад +1

      @@_zarb que legal😂😂pelo menos não. Sou parda não. Tipo papel sou negra huruuuuu😍

  • @Dibsoficial
    @Dibsoficial 8 лет назад +11

    Muito bom o vídeo! vim por meio do vídeo que você fez com o PC... achei seu conteúdo muito relevante e elucidante tb! continue sempre. bj

  • @mia-sm5pc
    @mia-sm5pc 9 лет назад +7

    militante. acertiva. bem posicionada. consciente. bonita. forte.

  • @erikabarra2746
    @erikabarra2746 4 года назад +10

    Me identifiquei com o "mito da barraqueira", sou negra de pele escura e as pessoas (inclusive alguns homens negros) me veem como uma negra "falsa" porque não me encaixo a esse estereótipo , da negra que fala alto, que gesticula, que é agressiva, que não tem medo, que tem samba no pé (na cabeça das pessoas o samba é um dos componentes sanguíneos dos negros, aff) e já fui vista como inadequada por não ter esses comportamentos, triste isso, por outro lado sou uma pessoa tranquila, romântica, analítica, penso antes de falar entre outras características, e já me disseram que esse meu jeito é de "mulher branca", olha que absurdo, como se uma mulher negra não pudesse ser leve, doce, delicada. Os estereótipos são como tatuagens que fizeram em nós sem o nosso consentimento, marcas que carregamos para sempre.

  • @biurifulzinho
    @biurifulzinho 6 лет назад +8

    Nátali, o vídeo é maravilhoso, parabéns. Eu só gostaria de falar sobre uma outra questão que entra muito em colorismo. O cabelo. Sim, o cabelo por incrível que pareça define em qual escala de negritude uma pessoa está. Antes de passar pela transição capilar, as pessoas diziam que eu era branca, mas eu ainda era muito jovem e sem estrutura para entrar em alguma discussão sobre quem eu era de verdade e quase não me posicionava. Por volta dos meus 15 anos eu comecei a me ver como uma moça negra, indo totalmente contra o que os outros pensavam. Passei a deixar o meu cabelo crespo, do jeito bonito e natural que era. Ele, então, suplantou os meus traços finos de moça branca e apesar de alguns ainda afirmarem que eu era branca, uma maioria dizia que, sim, eu era negra.

  • @aldineia2012
    @aldineia2012 8 лет назад +11

    Sou negra retinta com muito orgulho. Empoderada com a minha negritude. Gostei do seu vídeo. A negritude aqui no Brasil é vista pelo fenótipo e não pelo genótipo.

    • @MariaGuedes2022
      @MariaGuedes2022 Год назад

      É porque negros retintos é tipo um negro original e o negro claro é o negro paraguaio, falsificado, made in China.

  • @jacianecampos360
    @jacianecampos360 8 лет назад +91

    Conheci seu canal agora nunca tinha encontrado alguém que me representa tanto. Sou Negra de pele clara, cabelo crespo e nariz largo. Sofri racismo a vida toda, hoje nem tanto, pq sei quem eu sou, porem na adolescente descobri que sofria racismo desde da infância. Amei conhecer vc já me inscrevi e ativei o sino.bjss

    • @marcos-ll2yr
      @marcos-ll2yr 6 лет назад +6

      esse canal é melhor etnia brasileira
      ruclips.net/video/0QMeLYLBsJA/видео.html

    •  6 лет назад

      Olá! Eu estou começando a escrever meu TCC e o tema dele é sobre como é importante a presença de mulheres negras no RUclips e de que forma elas influenciam na vida de outras mulheres negras. Preciso entrevistar algumas das mulheres que as acompanham. Você gostaria de participar?

    • @anapauladaconceicaoxavier6128
      @anapauladaconceicaoxavier6128 6 лет назад

      JaciBela eu sou branca com um bundão corpão com o nariz largo labio carnudo olho pequeno tenho cabelo bem enroladinho meu cabelo é loiro olhos claros eu sofri rascismo na escola quando eu era pequena me chamava de macaca albina esquesita pq me falava ah vc tem a cara esquisita neriz de preto beisão entedeu e eu me amo por causa disso

    • @juliabrito6107
      @juliabrito6107 6 лет назад

      Vdd . Adorei o vídeo ❤

    • @marcos-ll2yr
      @marcos-ll2yr 3 года назад

      @@castiel_67 continue na sua bolha ilusoria to nem ai

  • @Lucinfernuz
    @Lucinfernuz Год назад

    Esse video tava na minha watchlist faz um bom tempo, eu lembrei dele hoje e resolvi assistir. Lindo conteudo S2.
    É incrível como o minimo de estudo (e as vezes só com a vivencia mesmo) a gente sabe o que rola na realidade, exemplo os arquétipos femininos da negra que foi citado. Parabéns pelo trampo, querida.

  • @sammypendragon4657
    @sammypendragon4657 8 лет назад +31

    Sou filha de árabe, que tem a "pele negra clara" com italiana, europeia com a a pele bem branquinha mesmo. As vezes, comparo meu tom de pele com os deles e vejo que estou bem no meio dos dois. Eu me considero parda, pq houve um pouco da mistura dos dois, apesar de eu ter muito mais traços árabes do que italianos.

  • @suzanasanchez6480
    @suzanasanchez6480 8 лет назад +129

    Te vi no canal do PC e te adorei! Ganhou uma inscrita, parabéns vc arrasa!

  • @henriqueoliveira4698
    @henriqueoliveira4698 8 лет назад +7

    Muito obrigado pelo vídeo! Extremamente esclarecedor!
    Parabéns :D

    • @NatalyNeri
      @NatalyNeri  8 лет назад

      +Henrique Oliveira Eu que agradeço!

  • @eduardaprado688
    @eduardaprado688 6 лет назад +8

    Acabei de ver um vídeo que resumidamente, fala que se vc tem o cabelo cacheado vc não é negra, vc só pode se considerar negra se sua pele for bem escura e seu cabelo for Crespo. Fiquei chateadissima em ver uma negra falando dessa forma e sendo tão agressiva no vídeo, de repente, lembrei do seu canal e para o meu deleite, vc tem esse vídeo maravilhoso. Cara... vc é maravilhosa!!! Que vídeo lindo, foi um acalanto pra mim, seu canal é lindo...
    espero de verdade que a outra “RUclipsr” que eu vi, um dia entenda melhor a questão da cor da pele e, principalmente, que ela se liberte desse rancor todo e promova a união ao invés da divisão por tons de pele.

  • @mauromelojr
    @mauromelojr 9 лет назад +7

    Concordo com você, acredito que não seja uma questão de aspectos físicos, é uma questão de identidade e de assumir um passado ativo histórico com sua lutas e conquistas.

  • @lunasanttos7186
    @lunasanttos7186 7 лет назад +47

    "Quando nasci,nasci negro;quando cresci;negro,quando fico doente;negro,quando levo um susto;fico negro e,quando eu morrer,continuarei negro. E você homem branco,ainda vem me chamar de homem de cor?
    Quando você nasce,nasce rosinha;quando cresce;branco,quando fica doente;verde,quando leva um susto fica vermelho e,quando você morrer,ficará cinzento.
    -Escrito por uma criança africana.
    Dizem que o Brasil é um país que o índice de racismo é "aceitável",porque somos uma mistura de raças,e praticamente isso não acontece,só que para nós mulheres que se aceitam negras é muito,mas muito diferente da realidade. Meu pai é cabloco,minha mãe negra clara e,eu sou a mistura dos dois,minha mãe tem cabelo crespo,a mãe do meu pai tinha cabelo ondulado e,o meu é cacheado.Durante muito tempo eu estava na ditadura do cabelo liso,mas isso acabou! Eu não que nada,absolutamente nada,tire os meus traços,hoje com os meus 16 anos,me aceito,assumo e confirmo que sou negra,o que há de errando nisso? NADA! Minha mãe se diz parda e,eu a repreendo,digo para ela se aceitar.
    Rascismo,se não me engano significa o ato medíocre,de achar que a sua espécie é superior a minha,agora eu me pergunto: Não somos todos nós da mesma espécie? Raça,humana?. O que muda é etnia,segundo a ciência somos da mesma raça,seres humanos. As pessoas racistas têm em mente,que o negro só serve para servir,não possuem aptidão nenhuma,inclusive pensar,raciocinar,resumindo não têm inteligência,mas para desmentir esse pensamento pequeno,o primeiro homo sapiens sapiens, foi negro,e tinham grandes aptidões,construíram grandes obras que ficaram para história,inclusive no Egito,e foi exatamente nesse período que começou a miscigenação,um possível "clareamento" do homo sapiens sapiens,conseguiram se manter e desenvolveram várias habilidades.
    Odeio esteriótipos,quando me chamam de morena,moreninha,não aceito,isso não é cor,nem personalidade,fomos e somos imprtantes para a construção da história,da cultura,enfim que a nossa cor não seja sinônimo de vergonha,mas sim de orgulho! Temos vários heróis negros,que sigamos os caminhos deles e,lembrem - se: Ser branco é lindo,mas ser negro é maravilhoso! Bjus de Luz.

  • @gabriellesousa4
    @gabriellesousa4 6 лет назад +63

    Já sofri racismo e não sabia💔
    Só entendi através desse vídeo😞💔

  • @pitucolindo17lindo10
    @pitucolindo17lindo10 Год назад

    Inteligente d+, força pro nosso povo✊🏿✊🏾✊🏽✊🏼✊🏻 e slk q mina linda, Multiplica senhorrrr

  • @elisaharumi6563
    @elisaharumi6563 7 лет назад +50

    Sou descendente de brancos (portugueses) e amarelos (japoneses). Sou mestiça! E pronto! Não sou branquinha e nem amarela, sou mestiça, apesar da cor de pele extremamente clara.

  • @julianam.v.3210
    @julianam.v.3210 8 лет назад +5

    toda vez que eu acho que melhorei um pouquinho eu descubro que tenho um trilhão de coisas pra desconstruir...

  • @vitoriasofiabarboza6967
    @vitoriasofiabarboza6967 4 года назад +1

    Nathii, você é tão fofa, explica temas tão complexos e importantes de forma tão compreensível, obrigada! 😍😍

  •  9 лет назад +18

    Ótimo vídeo ! Mas eu acredito que há pessoas que não tenham conhecimento sobre sua negritude , pois eu acredite que em algum momento há pessoa tenha sofrido racismo , mas também pode ter sofrido racismo de forma sutil sem ter notado ou nem ter sofrido racismo , mas não deixa de ser negro . Negro não pode ter nariz fino, não pode ter olhos claros kkkkkkk , sem contar que se vc é negra vc tem que saber sambar kkkk. Super concordo , quanto mais clara , mais privilégios . Detesto quando me chamam de morena , na hora corto e falo " sou negra , pode me chamar de negra não me ofendo ". Mas isso de " o que é ser negro " é algo que comecei a pensar , ainda mais após o vídeo da Jout Jout que o namorado dela aparece e fala que após os comentários da net que ele parou para pensar que era negro , pois até então nem aí . Eu partia da primissa : se o pai ou mãe é negro , negro vc é " mas aí pensei , se o filho é 50% branco e 50 % negro ( mistura dos pais ) não há uma miscigenação ? Louco demais

    •  9 лет назад

      É algo muito interno , acho que nã há um negrometro ........é complexo . Beijos sua linda

    • @beatrizpassos7224
      @beatrizpassos7224 9 лет назад

      Poderia me dizer qual é o nome que o namorado da Jout Jout aparece? ❤

    •  9 лет назад

      +Beatriz Passos está no Canal da Jout Jout.

    •  9 лет назад

      +Preta Aline Custódio (Preta) Caião quer conversar

    • @beatrizpassos7224
      @beatrizpassos7224 9 лет назад

      +Preta Aline Custódio (Preta) Obrigada ❤❤❤

  • @elizandrasilva91
    @elizandrasilva91 8 лет назад +406

    "É bonitinha, mas tem a b*ceta marrom"
    "Nunca imaginei que ele ficaria com uma pessoa de cor"
    Coisas que já ouvi na vida, é... obrigada, suas colocações são completamente realistas e verdadeiras

  • @ijeanfontes
    @ijeanfontes 8 лет назад +332

    Obrigado por esse vídeo, estou me apropriando mais sobre essa questão do colorismo, pois eu cresci ouvindo que era pardo e acreditando que era essa pessoas que não era branca nem negra... mas hoje após me apropriar mais sobre essas questões do movimento negro eu entendi que sou um negro de pele clara.

    • @bomdia4578
      @bomdia4578 8 лет назад +61

      Ná verdade você é mestiço.

    • @nuriafagundes
      @nuriafagundes 7 лет назад +6

      Jean Fontes Olá, vi esse vídeo e consegui compreender muito mais sobre esta questão, sobre saber qual realmente é minha cor. Durante muito tempo me classificava como parda também e isso não fazia nenhum sentido porque tenho traços mega fortes. E me identifiquei muito com o teu comentário 😊

    • @LuizHenrique-by4bz
      @LuizHenrique-by4bz 7 лет назад +18

      Pq esse povo veio nesse comentário tentar determinar a cor que esse rapaz é? Se toquem pessoas, vcs não sabem mais dele do que ele.

    • @ArquiteturaUFRGS
      @ArquiteturaUFRGS 7 лет назад +13

      Negro para mim é quem tem a pele preta, pardo que tem a pele marrom, e branco quem tem a pele bege.

    • @marianam.devargas5650
      @marianam.devargas5650 7 лет назад +21

      +Julian Vogel por isso esse vídeo foi feito, pra mostrar que não existem apenas 3 cores e pronto.

  • @joaopaulosantos1757
    @joaopaulosantos1757 6 лет назад

    Eu tinha uma visão tão distorcida de colorismo. Eu sou negro de pele mais clara e questionei uma youtuber socióloga sobre o conceito de colorismo e ela me indicou seu vídeo.MUITO OBRIGADO! GRATIDÃO ETERNA!

  • @alessandrareis5021
    @alessandrareis5021 9 лет назад +5

    Tudo que você disse fez sentido para mim, eu como muitas aqui tive privilégios por ser clara, mas também já fui descriminada por não ter o cabelo igual, já me falaram que eu era escura demais ( isso eu tendo consciência de ser mais clara que meu pai e irmão) para fazer uma fantasia em uma festa da escola e isso nos afeta, sinceramente eu nunca soube o que colocar nos vestibulares, se eu era branca, se eu era negra, "parda"....

  • @lucaspinttoparinirvana9894
    @lucaspinttoparinirvana9894 8 лет назад +104

    Adorei o canal. Este vídeo é importante pra todo mundo, independentemente da etnia. É triste ter que discutir isso em 2016, mas vamos adiante. Os cães ladram mas a caravana passa. Vocês têm todo meu respeito, admiração e igualdade.

    • @mundojovem2926
      @mundojovem2926 7 лет назад

      👏👏👏👏 obrigada querido, amo minha cor ser negra, mais o preconceito esta em todos os lugares, descobri o canal recentemente e adorei 👏👏

    • @lucasmelo3751
      @lucasmelo3751 6 лет назад +1

      Dois anos depois, e posso te falar... Quase nada mudou, ainda estamos discutindo isso.

  • @IkaroBreny
    @IkaroBreny 7 лет назад +266

    Meu Deus, eu tô mais perdido do que já estava. Hahahahah agora é que não sei minha identidade mesmo.

    • @analauanne8892
      @analauanne8892 5 лет назад +1

      Ikaro Breny rt

    • @yasuniiy
      @yasuniiy 4 года назад +2

      @@analauanne8892 cala a boca

    • @wedsonnobre3482
      @wedsonnobre3482 4 года назад +7

      Ikaro Breny vc é pardo

    • @gabrielaamaral5141
      @gabrielaamaral5141 4 года назад +34

      @Lourran Souza existe sim e vc é um!

    • @SuperDanielassis
      @SuperDanielassis 4 года назад +30

      @Lourran Souza existe sim, mas o pardo se encaixa na etnia nagra, são os famosos "negros de pele clara"

  • @chiga666
    @chiga666 6 лет назад

    Obrigado ppr existir e continuar apesar do racismo ou das diferenças do opinião gerada pela agressão da população racista. Um acalanto e um incentivo para uma vida melhor.

  • @pretaraujo
    @pretaraujo 9 лет назад +139

    Miga! Você é foda! 😍

  • @MariMorenaM
    @MariMorenaM 9 лет назад +132

    Vídeo maravilhoso Nataly!

    • @jr1713116
      @jr1713116 9 лет назад

      Mari, sua maravilhosa ♡

    • @LidianeSantos-mk5dm
      @LidianeSantos-mk5dm 9 лет назад

      Mari I♡you!

    • @karenraste9064
      @karenraste9064 9 лет назад

      +Mari Morena mari linda sempre arrasando!!!

    • @docynho13
      @docynho13 9 лет назад

      +Mari Morena sua linda!

    • @lipesmart7302
      @lipesmart7302 9 лет назад +11

      +Mari Morena Sou MESTIÇO. Pode vir o papa me dizer que sou negro, mas sei que sou MESTIÇO, sempre soube haha !!

  • @RenataCruzOficial
    @RenataCruzOficial 8 лет назад +45

    é facil identificar quando as pessoas te consideram negra: vão agir de forma diferente, e na maioria das vezes vão te vigiar, vão desconfiar nao so da sua capacidade intelectual mas do teu carater. Brasil não eh um bom lugar para ser preto. eu sei disso pois sempre que alguem age dessa forma fazem eu achar q nao devia estar ali. eh muito pesado ter q conviver com essas pessoas.

    • @leticianunes1149
      @leticianunes1149 6 лет назад +1

      Renata Cruz Como qualquer outro lugar não é!

  • @palomalarissa403
    @palomalarissa403 3 года назад +2

    Nossa, esse vídeo foi o mais esclarecedor que eu vi sobre o tema. Obrigada!

  • @cassiasilva2085
    @cassiasilva2085 4 года назад +3

    Perfeita a locutora! Perfeito o conteúdo! Obrigada, Nataly!❤

  • @MsJanetWood
    @MsJanetWood 8 лет назад +68

    O mundo não é apenas preto ou branco! Há muitos matizes da cor no meio! Os habitantes originais dos continentes americanos, tinham a pele marrom. Eles eram pardos. Assim, seus descendentes também são pardos até hoje! Um teste de DNA pode dizer exatamente sua composição étnica.

    • @davimartinsbt8261
      @davimartinsbt8261 5 лет назад +6

      Não é marrom, é vermelha e o conceito "pardo" implica o sentido de mistura de raças, os índios aqui eram puramente índios

    • @yaguux
      @yaguux 5 лет назад

      Só NEGRO E BRANCO.

    • @davimartinsbt8261
      @davimartinsbt8261 5 лет назад +5

      @@yaguux Um indígena é negro parça?

    • @Misterchris2003
      @Misterchris2003 5 лет назад

      @@davimartinsbt8261 não

    • @jamesftmorais
      @jamesftmorais 5 лет назад

      Por quê é tão difícil as pessoas entenderem que a palavra PARDO é um tom e não uma cor. Do mesmo jeito que tem um branco intenso e um branco pardo, há também negros intensos e pardos.

  • @jaisacaldas
    @jaisacaldas 6 лет назад +24

    Necessitava ver esse vídeo! Você é uma inspiração pra mim, estou em formação em Ciências Sociais no Nordeste, no Piauí. Sou do centro acadêmico da UESPI de Teresina, e adoraria te receber por aqui.

  • @monalisalima4575
    @monalisalima4575 4 года назад +1

    Eu descobri que sou negra quando estava no primeiro ano do ensino médio (2018) ( pelo meu professor de história ). Sempre falaram: você é parda, eu não tinha noção nem do colorismo, nem do movimento negro.

  • @Victoria-rp5zl
    @Victoria-rp5zl 8 лет назад +139

    Apenas uma observação: Nariz grande [independente da largura] é um traço caucasiano (branco). Nariz achatado que é uma característica tipicamente afro (negra).

    • @NatalyNeri
      @NatalyNeri  8 лет назад +60

      +Victoria apenas uma informação: Não. Vá pesquisar mais.

    • @sinarasantana1889
      @sinarasantana1889 8 лет назад +11

      +Skate Board não, na verdade ela é oq ela se considera ser. Não é vc quem vai distinguir a raça dela. O termo pardo, como ela disse, foi criado para esbranquicer os negros. Entenda, vc é oq vc decide lutar pra ser, não oq a sociedade diz que vc é.

    • @luisfelipedossantoslopes-9516
      @luisfelipedossantoslopes-9516 8 лет назад +7

      os indianos não são brancos e tem esses traços

    • @wesleyonly2852
      @wesleyonly2852 8 лет назад

      .

    • @wesleyonly2852
      @wesleyonly2852 8 лет назад +53

      Discordo que é discurso para embranquecer a população, eu não me considero negro porque eu quero ser branco, porque eu não sou negro e também não sou branco.
      Dos meus trisavós até eu, são muitas miscigenações, tem Africano, português, índio, espanhol, asiático, italiano, alemão... eu não posso me considerar negro diante disso tudo, eu sou mestiço ou multiétnico palavra que vem do grego que significa "muitos povos" ou seja, mistura de muitos povos e com características de todos eles, eu tenho características negra, caucasiana, asiática, por causa de todas as misturas.
      Agora muitos negros não respeitam, querem porque querem que todos se considerem negros sem serem...

  • @isabellahypolito7792
    @isabellahypolito7792 8 лет назад +5

    Menina to conhecendo seu canal agora! e to adorando! vc é muito linda e inteligente!

    • @NatalyNeri
      @NatalyNeri  8 лет назад +2

      +Isabella Rocha Agradeço demais! Espero que volte sempre :D

  • @vitoriabraz6253
    @vitoriabraz6253 4 года назад +3

    Sou negra de pele clara e vendo outro vídeo de outra youtuber ela dizendo que sou mestiça e nossa eu pensei que, não sou escura o suficiente para ser negra ou clara o suficiente para ser branca.
    Me senti sem lugar e acho seu vídeo explicou claramente . Agradeço demais

    • @ayfitopsbrasil6553
      @ayfitopsbrasil6553 3 года назад

      E eu sou branco escuro

    • @kakaj7118
      @kakaj7118 Год назад

      Não existe negro de pele clara, é somente negro, cês não sabem usarem termos corretos até nesses vídeos.

  • @bazinhavs
    @bazinhavs 4 года назад

    Vendo o video pela quarta vez, obrigada Nátaly

  • @mairadossantossilveira216
    @mairadossantossilveira216 4 года назад +3

    Hoje, 2020, estou assistindo esse vídeo e agradecendo por esclarecer muita coisa!

  • @judorigon245
    @judorigon245 6 лет назад +5

    Dois anos depois e eu aqui assistindo esse vídeo de novo, porém agora, pra construção do meu TCC.

  • @annemonteiro1081
    @annemonteiro1081 7 лет назад +88

    eu tô muito confusa, agr

    • @Yorranafranciscodemello
      @Yorranafranciscodemello 4 года назад +5

      As vezes acho que. Minha cor e de burro quando foge pra dedcontarir😂😂amo minha cor💝💝🙏

    • @douglaszs6578
      @douglaszs6578 3 года назад

      Sou Descendente de Europeus Africanos e Indígenas, e isso é visível em mim, vc tem a aparência muito mais próxima ao Indígena, assim comco eu, mais eu não gosto me entitular poha nenhuma, pq eu não sou cachorro pra ter raça kkk

    • @wesleybandeira2291
      @wesleybandeira2291 3 года назад +1

      fica não vc parda linda

  •  Год назад

    Excelente explicação. Parabéns❤

  • @ArturFernandesdeSouzaFilho
    @ArturFernandesdeSouzaFilho 8 лет назад +40

    Eu entendo completamente essa questão do pardo e do negro... mas o meu problema é que às vezes eu percebo que o movimento negro se esquece da herança branca da pessoa. Existem famílias que possuem todo uma ramificação branca, tipo o cara tem até a pele escura, mas tem dois avós brancos, um bando de primos e tios brancos, e às vezes ele se identifica mais até com essas pessoas. Ele se considerar somente como negro acho também que é falta de consideração com essa herança que ele possui. Acho essa discussão complexa e que não devemos simplesmente resumir à lei da gota única.

    • @jessicasantos644
      @jessicasantos644 8 лет назад +20

      quando você sofre racismo é pela cor e não pela herança genética

  • @Gabriel-ud5hu
    @Gabriel-ud5hu 8 лет назад +309

    Não me importo em ser chamado de pardo
    Termos são só termos, você usa eles como bem entende
    eu concordo com o ponto de vista dela, o foco tem que ser em consciência de si e união, seja qual o tom de negro for...

    • @sabrinamarques6717
      @sabrinamarques6717 7 лет назад +8

      Ela diz numa parte do vídeo q "pardo tb é uma forma de enfraquecimento, de tirar a consciência ", mas se n rola com Vc, legal.

    • @sabrinamarques6717
      @sabrinamarques6717 7 лет назад +1

      Embraquecimento *

    • @maki2996
      @maki2996 7 лет назад +13

      Também sou assim, não vejo problema se me chamarem de parda, branca, negra, afinal são só rótulos, o que importa realmente é o que eu acho, e para mim se está nos meus documentos que sou parda, eu sou, afinal o que é a palavra alheia ao ver de documentos. Estou realmente pouco se importando com o que falam de mim ._.

    • @adaltorres
      @adaltorres 7 лет назад +11

      Melanina • Ela fala da cor negra como uma maldição, querendo convencer, que se o meu tataravô era um negro, tudo será negro para sempre mesmo que eu venha a ter filhos com uma europeia os meus filhos serão negros incondicionalmente.

    • @DiegoRocca
      @DiegoRocca 6 лет назад +22

      Besteira. Minha mãe é branca. Vou renegar o que herdei dela?
      Pardo é miscigenado. Não existem somente 2 LADOS, 2 CORES.

  • @jhonatasgabriel5250
    @jhonatasgabriel5250 4 года назад +6

    Eu sou um homem negro de pele clara e vejo q a maioria das pessoas não aceitam a minha indentidade. Escuto palavras desse tipo: "você não é negro, é pardo!", "Você é moreno, não negro!", "Se chamado de macaco vc não quer, né?" Entre outras... afinal eu percebo q até hoje essa ideia de "embranquecer" as pessoa ainda persisti na mente de muitos por ai!

    • @catarro8045
      @catarro8045 3 года назад +1

      Onde diabos você é negro?

    • @Gustavo-hm2ce
      @Gustavo-hm2ce 3 года назад

      Vc é o que ? Kkkkkk

    • @Gustavo-hm2ce
      @Gustavo-hm2ce 3 года назад

      Mn , vcs tem que ver, que pardo é uma mistura e pronto . E negro não é mistura . Vc acha que vc vai sofrer tanto racismo igual um negro ? ( Ainda mais no Brasil) ?

    • @jhonatasgabriel5250
      @jhonatasgabriel5250 3 года назад

      @@catarro8045 entendi... você nunca ouviu falar sobre Colorismo

    • @jhonatasgabriel5250
      @jhonatasgabriel5250 3 года назад

      @@Gustavo-hm2ce ??

  • @taina1938
    @taina1938 6 лет назад

    Nataly sempre se doando, compartilhando conhecimento. MUITO OBRIGADA! VOCÊ AJUDA MILHARES DE PESSOAS.

  • @Bibi0504
    @Bibi0504 3 года назад +3

    Eu descobri que eu sou negra nesse vídeo eu tava perdendo a minha mãe porque eu falei que não era negra. Muito obrigada

    • @Bibi0504
      @Bibi0504 3 года назад +1

      Eu tava perdendo a amizade da minha mãe

  • @lara-ce4jm
    @lara-ce4jm 8 лет назад +17

    Racismo é quando você pede pra mexer no meu cabelo, racismo é quando você diz que acha corajoso eu assumir meus cachos, racismo é quando você diz que eu não falo como uma negra...desde pequena sofrendo racismo de várias formas pra depois a pessoa falar que eu estou exagerando quando respondo "só se você deixar eu pegar no seu!" ou que não é preciso coragem pra "assumir" meus cachos ou quando eu os pergunto o que eles acham que é "falar como negro"

  • @babyjoe7826
    @babyjoe7826 8 лет назад +35

    Alguém dá um prêmio pra essa menina melhor vídeo

  • @labrsnt
    @labrsnt 4 года назад

    Nátaly, te desejo força de todo coração. É extremamente doloroso de expor na internet, ainda mais falar sobre negros com propriedade (que sempre foi um tema tabu para discussão) e ainda sofrer com os idiotas que sempre acham um ponto para infernizar a vida dos outros. Digo que nós, inscritos e ouvintes, fazemos isso valer a pena quando desconstruímos tudo que nos foi dado de bandeja. Nós estamos te ouvindo e aprendendo. Obrigada mesmo por fazer o seu trabalho muito bem feito!

  • @manoelaandrade8
    @manoelaandrade8 6 лет назад +8

    Obrigada Nath 💜💜 Sempre tive neura com a Minha cor !

  • @100Aulas
    @100Aulas 8 лет назад +17

    Se uma pessoa fala com vc em forma diferente, te julga ou tem conceitos de você sem te conhecer isso se chama Preconceito... Da mesma forma que você foi pontual em saber citar datas e definições de pardo e negro do dicionário o significado real de racismo deve ser também considerado. Eu sei que falar racismo dar muito mais peso mais não tem lógica sinalizar como RACISMO sempre situações simples de puro PRECONCEITO!

    • @The251823
      @The251823 6 лет назад +1

      Concordo com seu ponto de vista. Temos de ter muito cuidado com o real significado dos termos técnicos juridicos.

    • @The251823
      @The251823 6 лет назад +1

      sMaihara Arruda Por seu descontrole e uso inadequado de termos tão agressivos, bem se vê que vc não tem condições de debater esse tema em alto nível. Vá se tratar. Ela tem todo direito de estar aqui dando a opinião dela. Ninguém é obrigado a concordar, mas sim respeitar e se quiser discordar, num debate saudável com textos educados.

    • @alinieeeee
      @alinieeeee 3 года назад

      que?

  • @gabriellealves9270
    @gabriellealves9270 8 лет назад +8

    Uma pessoa se autodeclarar branca ou negra não é uma forma de menosprezar a outra ou as outras raças que estão miscigenadas em si. Porque o que muitos esquecem é que não existe apenas uma definição para os tais. Branco ou Negro pode se referir à raça, mas também pode se referir à cor. E o fato de você descender de uma cor, não quer dizer que vai ter ela. As pessoas quando dizem que você é negra, não estão se referindo à raça e sim a cor. Assim como quand dizem que você é branco. Negro não é ter a cor de carvão, o fato de você ser escuro já te faz negro. Sinceramente, se você se olha no espelho, você sabe qual o pensamento que tem de você. A dúvida de saber sua cor é pela espera de ser comprovado. Mas de saber dentro de si todos sabem. E a questão do pardo, algumas pessoas pensam que dizer que não é pardo, é estar negando a raça mestiça. Mas isto está completamente equivocado, pois no Brasil, por mais que o IBGE coloque pardo como uma referência a mestiço, o que há na população, é uma visão de cor. E quando negros dizem que não aceitam o pardo é por isso. Vai me dizer que a referência a pardo não é sempre assim? -Ah você é parda, nem é tão escura assim! Ou então, você é quase branquinha. Formas de te deixar mais perto da branquitude.E muitas pessoas podem discordar, mas a nossa sociedade tem como base um racismo oculto. Porque aqui para diferenciar um branco de um negro, a preferência é a cor da pessoa. Aqui, por mais que vocês falem de mestiços, e de raças. É a cor que te define. Diferentemente dos países a fora, como nos EUA, onde lá apenas uma gota de sangue te define. Como assim? vocês vão se perguntar. Pois bem, lá se você tem em seu histórico qualquer parentesco, por mais distante que seja com negro, você, por mais clara que seja a sua cor, os seus olhos, e cabelos lisos, você será considerado negro. Então em uma país onde a preferência vem da cor, se identificar como pardo é como renegar-se. Pois aqui não é a sua origem que reina, mas a cor que possui.E no IBGE, não sei se muitos sabem, consta que a pessoa parda ou negra, está classificada como negra.

    • @katbew344
      @katbew344 7 лет назад

      Sempre me classifiquei como parda, apesar de ter traços finos. Minha pele não é branca, nunca foi. Não conheço completamente minhas origens, pois sei apenas as origens árabes de minha avó materna. Pouco sei a respeito de meu avó materno, pois ele perdeu contato com sua família muito cedo. Menos ainda sei sobre a família de meu pai, que tem muitos traços indígenas, mas ele nega qualquer origem nesse sentido. Quando me olho no espelho vejo alguém com a pele moreno-amarelada. Apenas isso. Não posso me declarar negra pois os preconceitos que sofri foram muito mais por ser nordestina, ou estudar em colégio de “bacana” sem ser igual a eles. Na infância meu cabelo era liso, preto, grosso, igual ao dos índios. Depois ficou uma coisa indefinida e descobri agora, depois dos trinta que ele é ondulado. Estou agora aprendendo a lidar com eles.
      Um grande amigo “brincou” comigo perguntando se eu estava fazendo isso para concorrer pelas cotas num concurso público. Na hora fiquei sem reação. Primeiro porque nunca tinha pensado a respeito disso, já que não me vejo como negra em razão de não conhecer alguma origem africana e não ter sido inserida na cultura. Mas também não sou branca, nunca me vi assim e nunca fui vista como tal. Em segundo lugar, pensei: se eu fosse concorrer às cotas de pardos como as pessoas me veriam? Moro num Estado em que ter minha cor de pele é comum. Será que não basta eu me ver como parda? E o que dá a um pardo o direito de concorrer a tais vagas junto com os negros, uma vez que o preconceito por nós sofrido é infinitamente inferior ao que eles sofrem? Varias questões surgiram na minha cabeça e permanecem sem resposta.
      A piadinha do meu amigo deve ter me atingido da forma como atingiu tanto em razão de ter sido, talvez, a primeira vez em que senti incômodo por me identificar como parda, como pelo fato de ter vindo de alguém próximo.
      Vendo o vídeo agora fiquei ainda mais interessada em estudar o colorismo e investigar minhas origens. Ser morena clara pode sim ter me trazido muitos privilégios, e a prova disso é o comentário sarcástico de meu amigo.
      Parabéns pelo vídeo! Siga produzindo conteúdo que nos informa e nos faz refletir.

  • @clarag8243
    @clarag8243 4 года назад

    você dizendo que não pode nos ajudar, e com certeza já ajudou com esse vídeo, esse conteúdo e sua partilha sz

  • @jenniferseven8466
    @jenniferseven8466 3 года назад +6

    Eu sinto que preciso assistir esses vídeos sobre o embranquecimento, ser pardo ou sobre o colorismo mas sempre me sinto muito mal.
    Sempre me li parda, mas a sociedade me lê branca, sempre coloquei luz nas minhas fotos pra eu ficar mais clara e nunca fiz isso de forma racional, já me chamaram de "cappuccininho" e de "cabelo de pixaim" e uma vez conversando com uma colega negra ela me disse: "agora pronto, menina branca querendo ser negra"... Eu não gosto de entrar nessa discussão sempre acho melhor aceitar o que as pessoas falam de mim do que me impor pra sociedade que poderia me julgar, isso sobre a sexualidade ta começando a mudar aos poucos, mas tbm me escondo bastante... complicado demais

    • @politicaminha5734
      @politicaminha5734 3 года назад +1

      As pessoas pardas deveriam ter muito orgulho de sua história.

    • @politicaminha5734
      @politicaminha5734 3 года назад +1

      O Brasil está tão bipolar, hoje em dia estam tentando dividir os seres humanos entre branco e preto e indígena sendo que a maioria de nos são mestiços.

  • @Agostinho866
    @Agostinho866 8 лет назад +59

    Bom dia,
    Sempre fui "classificado" como pardo e sempre me "senti" assim. Não por isso, sinto-me menos negro ou menos branco ou menos indio, pelo contrario, sinto-me a mistura dos três, o que em minha opinião, não me torna menos negro. O preconceito que sofro algumas vezes (aqui na França, onde estou estudando) é por ter esse padrao misturado e ter essa "cara de brasileiro".É mais xenofobismo. No Brasil nunca senti muito preconceito.Talvez por ser pardo, oque não exclui minha ascendência negra.
    Abraços,

  • @vanessabarros6223
    @vanessabarros6223 6 лет назад +47

    Alguém vendo em 2019?
    Curte aqui.

  • @marianamorais3987
    @marianamorais3987 6 лет назад

    Mano lindo, não tinha ouvido falar dessa teoria! A minha bisavó é negra e o meu avô é branco e desde aí a minha familia tem vindo a se misturar com brancos, mas eu respeito muito a minha avó porque sempre me transmitiu a sua identidade negra, acho isso mt bonito, igual ao que vc disse!

  • @brunoesteves5465
    @brunoesteves5465 3 года назад +57

    É pardo sim, sendo que nós Brasileiros temos descendência de brancos, indígenas e negros.

    • @castiel_67
      @castiel_67 3 года назад

      Pardo n é cor nem raça

    • @clarap4046
      @clarap4046 3 года назад +3

      @@castiel_67 e mistura 👁👄👁 eu sou mistura de 3 raças

    • @calvo2180
      @calvo2180 3 года назад

      Pardo é papelão

  • @alineconceicao3640
    @alineconceicao3640 6 лет назад +3

    A garota faz um vídeo maravilhoso discutindo o colorismo, aí a galera vem aqui tentando deslegitimar a auto definição racial dela. Infelizmente, eu sempre sofro com isso. Quando eu me identifico como negra sempre tem algum alienado me dizendo que sou parda ou morena.

  • @FalandoNissoHeloyse
    @FalandoNissoHeloyse 7 лет назад +4

    Eu acho impossível a pessoa olhar pra você e não ver que você é negra. ❤️

    • @kaelx1554
      @kaelx1554 4 года назад +1

      Gostei da sua irônia ajjdkskkdkd quase acreditei que estava falando sério kk

  • @biarodrigues5233
    @biarodrigues5233 2 года назад +1

    voltando pra ver todos os seus vídeos e estudar sobre racismo e colorismo pq a minha filha de 3 meses sofreu racismo estrutural ontem, então preciso estar pronta pra poder ajudar ela.

    • @NatalyNeri
      @NatalyNeri  2 года назад +1

      Fico Feliz em saber que acompanha o canal, e espero de coração que possa auxiliar neste processo! Sucesso!

  • @video9162
    @video9162 8 лет назад +6

    interessante, muita gente me disse : "vc não é negro, vc é moreno". ou "é errado vc dizer que é negro".

    • @sofialibanea4078
      @sofialibanea4078 8 лет назад +1

      timo cabral o mesmo cmg, inclusive acho que nunca sofri racismo direto (pensei mt e não lembre de nada), sempre me falam que sou "morena", pq sou negra de pele clara, cabelo liso e rosto fino (meu nariz é um pouquinho de batata, mas quase nada)

    • @Luizhenriq-zb1ib
      @Luizhenriq-zb1ib 7 лет назад

      timo cabral quando eu depato racismo na escola , lançam esses comentarios como se me fizer-se mudar de ideia

  • @FoxWiki
    @FoxWiki 4 года назад +8

    RESUMO:
    UM TRAÇO NEGRO , JA TE FAZ UMA PESSOA NEGRA...

    • @Junior-eu6em
      @Junior-eu6em 4 года назад +2

      Tenho cabelo crespo e meu nariz é """de batata""" (falando igual certas pessoas falam) mas falam que sou branco por eu ter pele clara. Eu sinceramente não sei oq sou kkkkkkkkkkkk

    • @Junior-eu6em
      @Junior-eu6em 4 года назад

      @Bjunio 51 putz tlgd. Valeu ❤️

  • @solitary...4868
    @solitary...4868 3 года назад +5

    Mas e no meu caso, q não tenho nenhuma característica negra, e minha pele é um tom mais claro q a sua, mas tipo, no papel tá escrito "pardo", e pelo q vc falou sobre "racismo estrutural", percebi q realmente nunca sofri racismo, e o pessoal sempre me chamou de "moreninho", "café com leite", e uma vez na escola eu até pensei ter sofrido racismo, mas, eu tinha me confundido, eu estava na vdd sofrendo intolerância religiosa, me chamaram de "CRENTÃO" e eu entendi "PRETÃO", e quando eu e a pessoa fomos pra diretoria a diretora falou q minha cor era linda, e q ela adorava ficar ""bronzeada"" daquele jeito, e que eu "nem precisava me preocupar pq eu nem era negro", fui pra sala contando pros meus amigos e TODOS eles me disseram a msm coisa... Enfim acho q sempre serei o "moreninho" da família, mesmo q eu seja da cor dos meus tios brancos, mas deve ser pq meu pai é negro, e minha mãe era quase albina😅

  • @julianamacedo6899
    @julianamacedo6899 6 лет назад

    Neri agradecendo os 10.000inscritos, e hoje está com mais de 400.000!!! Daqui apouco 50 milhões! Discursos e esclarecimentos maravilhosos! Merece cada um dos inscritos! ❤️

  • @LucasLMR
    @LucasLMR 8 лет назад +6

    Pardo na verdade não é mestiço. Na época da colonização o Pardo era designado aos índios - Nos EUA umas das formas de se referir à latinos é com o termo "brown", faz sentindo uma vez q a etnia é constituída principalmente pela ascendência indígena nativa americana

  • @PassandodosVinteElen
    @PassandodosVinteElen 6 лет назад +5

    Esse video e incrivel, eu ja tinha visto mas hoje vim assistir de novo e estou chocada, ja ate chorei aqui tentando entender quem eu sou e onde me encaixo e o preconceito que eu criei sem saber.

  • @amandacabral1545
    @amandacabral1545 8 лет назад +8

    eu tenho a pele clarinha, mas tenho cabelo crespo e bocão. O máximo de racismo que eu sofri foi ser chamada de cabelo duro

    • @tatha2003
      @tatha2003 5 лет назад

      Sua pele não é clarinha não, você é moreninha. Pele clarinha é a minha que parece folha sufite

  • @adrianadesouzanunes1706
    @adrianadesouzanunes1706 6 лет назад

    Nossa, com esse seu video virei hiper fã de vc.... traduziu tudo q penso... ja distribuí pros amigos esse seu video e me inscrevi no seu perfil... Parabens

  • @steffanymoura137
    @steffanymoura137 8 лет назад +38

    Gosto muito dos vídeos da Nataly e de como ela expõe e explana as idéias sobre toda a cultura negra.
    Porém, não pude deixar de notar algumas divergências.
    Acabei de assistir o vídeo dela sobre "Apropriamento" e nele, ela fala que uma pessoa não negra não pode se apropriar dos elementos culturais sagrados de quem é negro, justificando que essa ação não tira o valor que os objetos (como no exemplo do turbante usado no vídeo) porque esta pessoa tem ancestrais negros (entenda como pais, avós, tios) apesar de ela mesma não ser.
    Mas no vídeo acima, a Nataly, por ser negra de pele clara, pode justificar seus traços caucasianos (como nariz e rosto fino e ser naturalmente magra) como herança de seus ancestrais mais próximos para se justificar ainda mais como negra ?
    Ah... tem algo errado aí, hein?!

    • @steffanymoura137
      @steffanymoura137 8 лет назад

      *TIRA o valor

    • @steffanymoura137
      @steffanymoura137 8 лет назад +1

      +Amaral Rodrigues
      Me conhece de onde pra ter uma informação tão errada sobre mim?!
      Querida, guarde seus pré(conceitos) sobre mim apenas pra você.
      Sou negra de pele clara, mas se eu acordasse com uma pele bem mais negra, negra mesmo, com certeza, por amor a mim mesma não me mataria.
      Eu enfrentaria deveras muito mais preconceitos, covardias e ignorâncias (algumas que eu não faço nem ideia que existam, pois não as sofro), uma verdade que reconheço.
      Mas não seria razão para me matar.
      Jamais deixaria que ninguém decidisse através da minha cor se vivo ou se morro.
      Quem sou eu para me julgar assim ?
      Não
      Eu não seria covarde.
      O que não faltaria seria irmãos nos quais me apoiar lá fora.
      Então,
      Não defeque pela boca falando sobre alguém que conhece apenas o nome e a foto de um perfil na internet.

    • @louiseulrichb.jabour1619
      @louiseulrichb.jabour1619 8 лет назад +3

      +Amaral Rodrigues Se somos mais bonitas porem não te queremos, o video não se resume a quem vc quer nao querido, ninguem gosta de escroto,e o tema do video nao é sobre gostos de macho mesmo eu tendo ascendencia alemã e francesa sou mestiça, e sou branca mas é totalmente escroto da sua parte vc rebaixar negra e querer ficar com o protagonismo e virar para branca debate que nem é sobre brancxs, aqui não é tinder não.