Pela minha compreensão do que foi apresentado no vídeo, um "inode" aparenta ser um "node" na "árvore" de arquivos que o sistema (ext, ntfs, etc) organiza no hd/ssd, enquanto o dado real está armazenado em outro local. Se esta for a hipótese correta, deve ser por isso que mover arquivos de local é tão rápido, pq ao invés de mover o dado real de posição, ele apenas reescreve o metadado que aponta pra localização. Agora, eu to tipo o meme: "aaah, agora eu saquei, agora tudo faz sentido, agora as peças se encaixaram" 😂
Parei de usar minha conta google pra ver videos do youtube há muito tempo. Mas tive que logar para comentar, estava literalmente ontem pesquisando sobre esse tal de Inode, parece que tá me espionando.
@@industriac Se o diolinux estiver me espionando ai o bagulho ficou assustador. Mas falando sério, cada dia mais me distancio dos serviços das big techs, um dia deletarei minha conta google afinal.
Mas o RUclips te sugerir algo do seu interesse, no lugar de algo aleatório qualquer, usando dados para isso, não é uma coisa útil? Para mim, esse é uma das formas de uso mais genuínas de algoritmos customizados, tendo conhecimento do seu funcionamento, sempre que você quiser "sair da bolha" é possível. Ao não usar tais ferramentas e guiar o seu conteúdo baseado somente na sua busca manual invariavelmente você também acaba numa bolha de toda forma. O negócio é usar as ferramentas para o que elas são boas. :) A propósito, a gente tem um vídeo isso, nem tudo é algoritmo: ruclips.net/video/9lajrUYLIgo/видео.html
@@DiolinuxConcordo, o algoritmo é muito poderoso, mas eu pessoalmente não sou fã do que vem além das sugestões. Atualmente uso freetube e newpipe, que me atendem melhor. Mas as vezes o youtube me traz sim algo de muito interessante.
Quando perguntei, pq o reiserfs não foi adiante, o fofoqueiro do chatgpt me informou q Hans reiser matou a sua mulher, foi preso😮. Fora q alguns sistemas de arquivos ja são mais seguros e versáteis com muitos arquivos pequenos
Influenciado pelo seu canal, montei uma VM para testes com Mint/Apache pra dev wordpress num i3 de 4º geração com apenas 8Gb e HD mecânico que tava jogado numa gaveta e... SURPRESA: IIS/WSL2/WIndows 11/WIndows Server/macOS 11 Big Sur (testei TUDO ISSO) levam uma SURRA do i3zinho contra um "poderoso" i710700F com 32Gb... Simplesmente INSTALEI, não mudei NADA, apenas configurei a rede... INCRÍVEL esse tal de Linux. Só é difícil pra quem é BURRO OU PREGUIÇOSO. OBRIGADO CARA!!!
Olá Dio, parabéns pelo trabalho. Muito legal, como sempre! Só um comentário. Acredito que a melhor analogia para os inodes, no caso da alegoria da biblioteca, seria compará-los às fichas catalográficas. Elas informam estante, sequência, autor, editora, publicação, páginas, etc. A ficha catalográfica permite identificar e localizar.
Opaaaaaa... Fala Dionatan... Vc viu que i canal MW Informática fez um video legal sobre linux... Tanta fazer uma colab com ela pra poder disseminar mais a palavra... Ele nao entende muito de linux ... Acho que é um público legal o dele
Vai ser a linode que hospedará a vpn, logo o problema de não ter um ip público estático e com possibilidade de abertura de portas que o CGNAT acarreta não ocorrerá, então não tem solução pra um problema que não existe, já que funcionaria em modo cliente - servidor pelo wireguard
@@PauloAz como eu hospedo meus próprios servidores não sei como é pela linode, mas é para ser acessível desde que você configure corretamente as rotas da rede e as regras de firewall
Inodes e interessante, estou estudando bug baunty, será que inodes posso controlar remotamente um server através do inodes,diolinux poderia comentar sobre oners-lines? Ou kill os programadores chamam o conjunto de comandos exemplo: cat urls.txt | gau | Gxss | dalfox pipe > list
Dionatan, ótimo vídeo, parabéns. Eu pergunto: como funciona a questão de ferramentas de arquivos no Linux? Faz sentido a ideia de fazer um defrag no disco do pinguim?
O grande problema é a criação de muitos arquivos pequenos, isso não afeta só o esgotamento de inodes, eles deixam o sistema lento. Se precisar copiar, ou mesmo acessar, uma pasta cheia desses arquivos, vai ser lento mesmo que a soma deles não passe de megabytes. Isso é uma coisa que requer uma solução melhor. Não é culpa do sistema de arquivos.
@@RafaCoringaProducoesa solução é não ter muitos arquivos pequenos, precisa haver uma outra forma de armazenar a informação. É lento porque precisa abrir cada arquivo, copiar os dados para a memória e depois para o destino, quando é um arquivo grande você abre só ele. O processo de abertura dos arquivos um por um é o que atrasa o processo.
Um hardware de bom desempenho, SSD Nvme, com placa de boa taxa de leitura e escrita teoricamente minimizam esse problema... Mas seria o caso de análise personalizada do problema de cada uso do sistema.
@@pontotechinformatica a questão não é essa. Armazenar dados em muitos arquivos pequenos dentro de uma pasta é algo precário e que já deveria ser substituído por algo melhor. Pra mim, isso é herança do hábito de programadores do passado.
Tive problemas com inodes em meu notebook recentemente, executando simulações envolvendo containers e logs. De repente eu não podia mais salvar nenhum arquivo
Dio, em um servidor de backup que armazena literalmente Milhões de pequenos arquivos, uma boa solução seria criar arquivos .zip sólidos? eu já tive problemas com essa quantidade de arquivos e deve ter sido devido aos inodes como você citou no video. No winrar existe a opção de criar arquivos sólidos, aonde os arquivos compactador viram 1 só.
Para servidores com literalmente milhões de pequenos arquivos como citou, a melhor opção seria utilizar sistemas de arquivos que gerem inodes dinamicamente como o zfs ao invés de um que gere um valor finito
Na formação de Redes que tive faz uns 15anos atrás, se falou dos inods, porém, nem o professor entendia a respeito do assunto! Depois li e fiquei a entender... NADA KKKKKK Agora finalmente se fez luz ""porra"" 😅 afinal era isso que me lixou o Ubuntu no passado por algumas vezes, algo que nunca aconteceu no Pop!-OS no qual eu usava o Btrfs sem ser o padrão. Curiosamente ao contrário do esperado, com Btrfs não consegui recuperar o sistema quando o quebrava; mas testei com o Ext4 e não é que recupera limpinho?! 😮 Antes que me digam algo, não estou mais a usar o Pop! -OS por conta da mais recente actualização automática do. 38 para o .39, aquilo não arranca o Gdm e nem na linha de comandos arranca. Será algum erro nos inods? Li que pode ser algo relacionado com "=msi" (ficheiro do windows???)
7 месяцев назад
mano. tirei engenharia informatica na faculdade e ninguem me avisou disto dos blocks? ou seja. um arquivo de 1kb vai ocupar 4kb porque tem que ocupar o block todo? omds
Teria como estender/aumentar o tamanho de um volume já em uso? Por exemplo, recentemente fiquei sem espaço no diretório “/” e não consegui instalar outros programas. Diminui um pouco de espaço da "/home", mas não consegui alocar ao “/”. Tem alguma solução pra isso?
Eu queria utilizar o Btrfs, mas pelo que vi, não existe um jeito fácil de gerenbciar partições nele, sendo necessário usar terminal. Eu sinceramente desisti, parecia bem complicado.
Agora entendi os tipos de formatação do disco.
Acho que por isso para mover muitos arquivos pequenos demora mais que um só grande
Pela minha compreensão do que foi apresentado no vídeo, um "inode" aparenta ser um "node" na "árvore" de arquivos que o sistema (ext, ntfs, etc) organiza no hd/ssd, enquanto o dado real está armazenado em outro local. Se esta for a hipótese correta, deve ser por isso que mover arquivos de local é tão rápido, pq ao invés de mover o dado real de posição, ele apenas reescreve o metadado que aponta pra localização.
Agora, eu to tipo o meme: "aaah, agora eu saquei, agora tudo faz sentido, agora as peças se encaixaram" 😂
Referências 😂😂😂
Sensacional, muito bem explicado, até compartilhei com meus alunos aqui, assunto típico da LPIC-1.
Obrigado Ricardo! :)
Parei de usar minha conta google pra ver videos do youtube há muito tempo. Mas tive que logar para comentar, estava literalmente ontem pesquisando sobre esse tal de Inode, parece que tá me espionando.
Parece? O dilema das redes mandou um abraço!
@@industriac Se o diolinux estiver me espionando ai o bagulho ficou assustador. Mas falando sério, cada dia mais me distancio dos serviços das big techs, um dia deletarei minha conta google afinal.
Cara, tenta driblar o sistema (tipo usando VPN, ou algo parecido) que uma hora você consegue
Mas o RUclips te sugerir algo do seu interesse, no lugar de algo aleatório qualquer, usando dados para isso, não é uma coisa útil? Para mim, esse é uma das formas de uso mais genuínas de algoritmos customizados, tendo conhecimento do seu funcionamento, sempre que você quiser "sair da bolha" é possível. Ao não usar tais ferramentas e guiar o seu conteúdo baseado somente na sua busca manual invariavelmente você também acaba numa bolha de toda forma. O negócio é usar as ferramentas para o que elas são boas. :)
A propósito, a gente tem um vídeo isso, nem tudo é algoritmo: ruclips.net/video/9lajrUYLIgo/видео.html
@@DiolinuxConcordo, o algoritmo é muito poderoso, mas eu pessoalmente não sou fã do que vem além das sugestões. Atualmente uso freetube e newpipe, que me atendem melhor. Mas as vezes o youtube me traz sim algo de muito interessante.
Quando perguntei, pq o reiserfs não foi adiante, o fofoqueiro do chatgpt me informou q Hans reiser matou a sua mulher, foi preso😮. Fora q alguns sistemas de arquivos ja são mais seguros e versáteis com muitos arquivos pequenos
Esse mundo Open Source e suas peculiaridades! Linus não me deixa mentir, não é mesmo NVIDIA?
Gosto muito de utilizar o ext4, nunca tive problemas
Eu também, e no desktop, como eu comentei, raramente dará algum problema mesmo.
Seria uma solução zipar pastas com muitos arquivos pouco usados. Porque além de serem compactados, vão consumir apenas um Inode
Exatamente o que eu havia pensado ao assistir o vídeo.
Sim, faz o vídeo sobre links simbólicos
Agora faz sentido quando eu desinstalava tantos apps do meu celular e ainda tinha a mensagem la na playstore de sem espaço 🥵
Oi amigos, agora sou membro do canal
assunto top Diol, erro que ocorre em boa parte de sistemas web que não previu isso! normalmente olhe em /tmp
O apoiador desse vídeo podia ter sido a Linode...
Sabia que já havia ouvido algo parecido antes😂😂😂😂😂
Influenciado pelo seu canal, montei uma VM para testes com Mint/Apache pra dev wordpress num i3 de 4º geração com apenas 8Gb e HD mecânico que tava jogado numa gaveta e... SURPRESA: IIS/WSL2/WIndows 11/WIndows Server/macOS 11 Big Sur (testei TUDO ISSO) levam uma SURRA do i3zinho contra um "poderoso" i710700F com 32Gb... Simplesmente INSTALEI, não mudei NADA, apenas configurei a rede... INCRÍVEL esse tal de Linux. Só é difícil pra quem é BURRO OU PREGUIÇOSO. OBRIGADO CARA!!!
Olá Dio, parabéns pelo trabalho. Muito legal, como sempre!
Só um comentário. Acredito que a melhor analogia para os inodes, no caso da alegoria da biblioteca, seria compará-los às fichas catalográficas.
Elas informam estante, sequência, autor, editora, publicação, páginas, etc.
A ficha catalográfica permite identificar e localizar.
achei interessante a premissa de fazer um vídeo sobre links!
Voto +1
Faz vídeo sobre a rede Lora Mesh e sobre home SOC
E eu tive uma aula sobre isso. Valeu Dio, finalmente entendi.
acho que meu celular antigo deu isso kkk ele simplesmente não parava de falar q ta sem memória independente de quanto eles dizia ter de espaço livre
Opaaaaaa...
Fala Dionatan...
Vc viu que i canal MW Informática fez um video legal sobre linux...
Tanta fazer uma colab com ela pra poder disseminar mais a palavra...
Ele nao entende muito de linux ...
Acho que é um público legal o dele
e os produtos da hinode vc já conhece?
Possível solução para liberar inodes seria criar containers de arquivos, como veracrypt.
Dio, por acaso você tem algum conteúdo sobre o uso do Wireguard + linode pra acesso de rede pessoal doméstica, quando o ISP usa CGNAT?
Vai ser a linode que hospedará a vpn, logo o problema de não ter um ip público estático e com possibilidade de abertura de portas que o CGNAT acarreta não ocorrerá, então não tem solução pra um problema que não existe, já que funcionaria em modo cliente - servidor pelo wireguard
@@jeronimorafael2487 Obrigado Jeronimo. Mas dessa forma, conectando via linode, eu conseguirei acessar minha rede doméstica fora de casa?
@@PauloAz como eu hospedo meus próprios servidores não sei como é pela linode, mas é para ser acessível desde que você configure corretamente as rotas da rede e as regras de firewall
Valeu
Um container docker no servidor tbm vai ter problemas com inodes ou o container conta como só um inode?
Inodes e interessante, estou estudando bug baunty, será que inodes posso controlar remotamente um server através do inodes,diolinux poderia comentar sobre oners-lines? Ou kill os programadores chamam o conjunto de comandos exemplo: cat urls.txt | gau | Gxss | dalfox pipe > list
Dionatan, ótimo vídeo, parabéns. Eu pergunto: como funciona a questão de ferramentas de arquivos no Linux? Faz sentido a ideia de fazer um defrag no disco do pinguim?
Até existem ferramentas, mas não é muito comum os sistemas de arquivos usados no Linux fragmentarem a ponto de precisarem de reparos manuais.
Vlw!!
Interessante, rapaz. Sabia dessa não.
O grande problema é a criação de muitos arquivos pequenos, isso não afeta só o esgotamento de inodes, eles deixam o sistema lento. Se precisar copiar, ou mesmo acessar, uma pasta cheia desses arquivos, vai ser lento mesmo que a soma deles não passe de megabytes. Isso é uma coisa que requer uma solução melhor. Não é culpa do sistema de arquivos.
Poizé alguém tem sugestões? achei estranho esses dias ter demorado copiar arquivos pequenos e os grandes ser rápido
@@RafaCoringaProducoesa solução é não ter muitos arquivos pequenos, precisa haver uma outra forma de armazenar a informação. É lento porque precisa abrir cada arquivo, copiar os dados para a memória e depois para o destino, quando é um arquivo grande você abre só ele. O processo de abertura dos arquivos um por um é o que atrasa o processo.
Um hardware de bom desempenho, SSD Nvme, com placa de boa taxa de leitura e escrita teoricamente minimizam esse problema...
Mas seria o caso de análise personalizada do problema de cada uso do sistema.
@@pontotechinformatica a questão não é essa. Armazenar dados em muitos arquivos pequenos dentro de uma pasta é algo precário e que já deveria ser substituído por algo melhor. Pra mim, isso é herança do hábito de programadores do passado.
Tive problemas com inodes em meu notebook recentemente, executando simulações envolvendo containers e logs. De repente eu não podia mais salvar nenhum arquivo
Video sobre links seria mt bom
Links simbólicos seria legal
Dio, em um servidor de backup que armazena literalmente Milhões de pequenos arquivos, uma boa solução seria criar arquivos .zip sólidos? eu já tive problemas com essa quantidade de arquivos e deve ter sido devido aos inodes como você citou no video. No winrar existe a opção de criar arquivos sólidos, aonde os arquivos compactador viram 1 só.
Backup melhor pegar os arquivos completos e jogar em outros HDs e na nuvem
Para servidores com literalmente milhões de pequenos arquivos como citou, a melhor opção seria utilizar sistemas de arquivos que gerem inodes dinamicamente como o zfs ao invés de um que gere um valor finito
Até o momento tive sorte!
Na formação de Redes que tive faz uns 15anos atrás, se falou dos inods, porém, nem o professor entendia a respeito do assunto! Depois li e fiquei a entender... NADA KKKKKK
Agora finalmente se fez luz ""porra"" 😅 afinal era isso que me lixou o Ubuntu no passado por algumas vezes, algo que nunca aconteceu no Pop!-OS no qual eu usava o Btrfs sem ser o padrão.
Curiosamente ao contrário do esperado, com Btrfs não consegui recuperar o sistema quando o quebrava; mas testei com o Ext4 e não é que recupera limpinho?! 😮
Antes que me digam algo, não estou mais a usar o Pop! -OS por conta da mais recente actualização automática do. 38 para o .39, aquilo não arranca o Gdm e nem na linha de comandos arranca. Será algum erro nos inods? Li que pode ser algo relacionado com "=msi" (ficheiro do windows???)
mano. tirei engenharia informatica na faculdade e ninguem me avisou disto dos blocks?
ou seja. um arquivo de 1kb vai ocupar 4kb porque tem que ocupar o block todo? omds
Teria como estender/aumentar o tamanho de um volume já em uso? Por exemplo, recentemente fiquei sem espaço no diretório “/” e não consegui instalar outros programas. Diminui um pouco de espaço da "/home", mas não consegui alocar ao “/”. Tem alguma solução pra isso?
Não, o que dá é pra criar outra partição nesse espaço
tenta pelo gparted
@@M25videos Não consegui, bugou a inicialização do sistema "grub" rsrs
Eu queria utilizar o Btrfs, mas pelo que vi, não existe um jeito fácil de gerenbciar partições nele, sendo necessário usar terminal. Eu sinceramente desisti, parecia bem complicado.
não da pra usar o gparted pra isso?
@@M25videos Q eu saiba, não
eu acaha que isso fosse o caminho do arquivo mais vi que nao. Eu vi isso em hospedagem de sites tambem. e la vc pode ter so um numero X de Inodes.
👍👍
Minha máquina de casa da intranfs toda hora, tenho que fazer fsck pra arrumar....
pq estão mudando as capas dos vídeos agora?
Meu irmão vende perfumes dessa empresa ai
Hoje compactei 15GB de arquivos que quase não uso. E são muitos arquivos pequenos.
Será que ajuda compactando arquivos?
[...] ele GERA** erros bizarros 😅
ou eles
😊
É por isso que eu zipo todo o sistema kkkkkkkkkkk
Esse tipo de edição com imagens aleatórias não é legal
EU GOSTO DE POKÉMONS TIPO ÁGUA E TIPO VENTO 🌬️🍃🍃🍃🍃.
JUNTOS FORMA TSUNAMI🇯🇵 😂😂😂😂😂😂😂
Um "Hacker" e COBOL! 👴
O tanto de problemas que eu tive com Inodes não tá escrito KKKKKKKKKKK
Corrompi meu HDD